PT101646B - Aparelho de enfiamento semi-automatico de fio para maquinas de electroerosao - Google Patents

Aparelho de enfiamento semi-automatico de fio para maquinas de electroerosao Download PDF

Info

Publication number
PT101646B
PT101646B PT101646A PT10164695A PT101646B PT 101646 B PT101646 B PT 101646B PT 101646 A PT101646 A PT 101646A PT 10164695 A PT10164695 A PT 10164695A PT 101646 B PT101646 B PT 101646B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
semi
exit
wheel
guide
threading device
Prior art date
Application number
PT101646A
Other languages
English (en)
Other versions
PT101646A (pt
Inventor
Jose Maria Onandia Albizuri
Original Assignee
Ona Electro Erosion
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from ES9400263U external-priority patent/ES1026980Y/es
Application filed by Ona Electro Erosion filed Critical Ona Electro Erosion
Publication of PT101646A publication Critical patent/PT101646A/pt
Publication of PT101646B publication Critical patent/PT101646B/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B23MACHINE TOOLS; METAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B23HWORKING OF METAL BY THE ACTION OF A HIGH CONCENTRATION OF ELECTRIC CURRENT ON A WORKPIECE USING AN ELECTRODE WHICH TAKES THE PLACE OF A TOOL; SUCH WORKING COMBINED WITH OTHER FORMS OF WORKING OF METAL
    • B23H7/00Processes or apparatus applicable to both electrical discharge machining and electrochemical machining
    • B23H7/02Wire-cutting
    • B23H7/08Wire electrodes
    • B23H7/10Supporting, winding or electrical connection of wire-electrode
    • B23H7/102Automatic wire threading

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Electrochemistry (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Electrical Discharge Machining, Electrochemical Machining, And Combined Machining (AREA)
  • Guides For Winding Or Rewinding, Or Guides For Filamentary Materials (AREA)
  • Forwarding And Storing Of Filamentary Material (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
APARELHO DE ENFIAMENTO SEMI-AUTOMÁTICO DE FIO PARA MÁQUINAS DE ELECTROEROSÃO
São bem conhecidos os problemas de enfiamento de fio nas máquinas de electroerosão por fio, devido a rotura voluntária ou involuntária do mesmo.
Antecedentes do invento
São conhecidos da técnica anterior alguns dispositivos que se propõe resolver os inconvenientes inerentes ao enfiamento de fio nas máquinas de electroerosão por fio. Entre esses dispositivos são de realçar as patentes US5045662 e JP05092322.
A patente US5045662 diz respeito a um dispositivo no qual é introduzido ar comprimido que obriga o fio-eléctrodo a vibrar durante a sua introdução. Um circuito de detecção de contacto vai detectar a existência de contacto entre o fio-eléctrodo e o tubo de guiamento. Se o estado de contacto se mantiver durante um certo tempo, indicando que não se está a verificar a introdução desejada, um circuito de controlo vai desencadear uma acção correctiva fazendo parar o rolo de alimentação, cortando o fio-eléctrodo e depois reiniciando a alimentação, ou invertendo temporariamente o sentido de rotação do rolo de alimentação. O início da acção correctiva é temporizado de modo a ocorrer antes do fio-eléctrodo ter possibilidade de saltar para fora do rolo de alimentação.
A patente JP05092322 apresenta um dispositivo para impedir a acumulação de aparas no tubo de guiamento de um fio-eléctrodo. O dispositivo compreende um elemento de guiamento para o fio-eléctrodo o qual promove a mudança de direcção do fio eléctrodo através de um rolo de guiamento. Neste elemento de guiamento é também introduzido um fluido sob pressão (água) para a remoção de aparas agarradas ao fio-eléctrodo e transmite ao referido fio um impulso dirigido na direcção e sentido da sua trajectória. O dispositivo deste invento apresenta ainda um tubo de guiamento para guiar a corrente do fluido anteriormente introduzido bem como o fio-eléctrodo. Posteriormente o fluido sob pressão é retirado em duas fases distintas.
O presente invento preconiza um aparelho de enfiamento semiautomático de fio para máquinas de electroerosão, que é caracterizado por dispor de uma roda tractora principal que promove a tracção do fio na cabeça inferior que se acha colocada imediatamente por debaixo da peça a ser trabalhada, encontrando-se à saída da referida roda tractora situado um primeiro afunilamento de guiamento que vai desembocar num segundo afunilamento cuja saída apresenta a forma de um funil que se projecta para o interior de um habitáculo que se acha equipado com uma entrada de ar comprimido e se encontra colocado defronte da entrada de um tubo de guiamento de saída e encontrando-se à saída do tubo de guiamento dispostas duas rodas, uma das quais é uma roda auxiliar tractora e a outra uma roda louca.
A solução proposta neste invento distingue-se substancialmente dos dispositivos da técnica anterior. Com efeito, este aparelho permite o transporte do
fio de maneira contínua, evitando desvios, conferindo aos seus elementos de guiamento umas formas afuniladas, e combinando meios de tracção mecânicos e fluidos, consegue proporcionar um dispositivo capaz de fazer que o enfiamento do fio se faça de uma maneira semi-automática.
A Figura 1 é uma vista esquemática do conjunto do dispositivo característico do invento.
A Figura 2 é uma vista em corte de dois dos elementos componentes da cabeça inferior como elemento do dispositivo da Figura 1.
A Figura 3 é uma vista em perspectiva de uma guia tipo tobogan utilizada na cabeça inferior da Figura 2.
O fio (1) proveniente da cabeça superior (33), depois de efectuar o seu trabalho na peça a trabalhar (5), é introduzido na cabeça inferior (4) através do orifício (2) da boquilha (3), por exemplo de meterial plástico, que se une à flange (16) que dispõe de uma guia inferior (17) de tolerância mínima, a fim de promover um guiamento perfeito com respeito ao fio (1), que é constituída por materiais duros, como por exemplo materiais cerâmicos e diamante.
Dispõe-se de uma entrada (18) de água de refrigeração e limpeza que através do rebaixo toroidal (19) e dos correspondentes orifícios (20) praticados na flange (16) vai penetrar na cavidade interna (21) formada entre a boquilha (3) e a flange (16), indo depois sair para o exterior através do orifício (OAtravés de uma conduta (22) transversal aos orifícios (20) vai ser
enviada água de refrigeração para o orifício 823) continuador da guia inferior (17) do fio (1).
O fio (1) estabelece contacto na tomada de corrente (6) e passa entre a roda tractora principal (7) e a primeira roda louca (8i).
A seguir à primeira roda louca (8|) encontra-se disposta uma guia (46) do tipo tobogan que é constituída por um funil (24) de recepção e por um orifício de saída (25), dispostos um a seguir ao outro e escavados sobre uma superfície (26) de perfil aproxiinadamente circunferencial que se acha colocada defronte da roda tractora principal (7) e indo desembocar sobre a segunda roda louca (82).
O fio (1) que abandona a roda tractora principal (7) chega a uma primeira guia de saída (27), que é uma guia de forma afunilada e de natureza cerâmica, para ir desembocar numa segunda guia (28), também de forma afunilada e de natureza cerâmica, que vai conduzir 0 fio(l) por meio de um funil saliente (30) que se projecta para 0 interior de um habitáculo (29) no qual se acha formada uma entrada de ar (31) que pode ser regulada de acordo com as necessidades de pressão de ar para arrastamento do fio e/ou para limpeza.
A seguir ao funil saliente (30) encontra-se situado um tubo de guiamento e saída (32) condutor do fio (1).
O ar que entra através da entrada de ar (31) vai chocar contra as paredes do funil saliente (30) e vai penetrar no interior do tubo de guiamento e saída (32), graças ao que se consegue promover a secagem do fio e facilitar 0 seu
arrastamento.
No interior do braço (12) de suporte da cabeça inferior (4) vai passar o tubo de guiamento e saída (32) que conduz o fio (1) entre uma roda auxiliar de tracção (34) e uma roda louca (35) que por intermédio do seu braço (36) se articula sobre o eixo (37) e que vai exercer pressão contra a roda auxiliar (34) por acção da mola (38).
O motor (39) de accionamento da roda tractora auxiliar (34) é um motor de binário reduzido e de elevada velocidade de rotação em comparação com o motor (10) de accionamento da roda de arrastamento principal (7) com a finalidade de submeter-se a este no seu trabalho.
Em seguida o fio (1) vai passar para dentro de um depósito (40) de fio usado.
Para guiar o fio (1) na primeira guia (27) utiliza-se água (W) que deve ser imediatamente eliminada no caso de não se querer ter problemas a jusante.
A água (W) é eliminada através do espaço existente entre a primeira (27) e a segunda guia (28).
O ar que entra pela entrada (31) vai facilitar a evacuação da água
-6(W) na medida em que é insuflado de maneira a passar da segunda guia (28) para a primeira guia (27).
Lisboa, 3 1 de Janeiro de 1995
ROSÁRIO CRUZ GARCL
Agente Oficial da Propriedade Industrial
RUA VtCTOR CORDON, 14 -3° 1200 LISBOA

Claims (5)

  1. REIVINDICAÇÕES
    Ia. - Aparelho de enfiamento semi-automático de fio para máquinas de electroerosão, caracterizado por dispor de uma roda tractora principal que promove a tracção do fio na cabeça inferior que se acha colocada imediatamente por debaixo da peça a ser trabalhada, encontrando-se à saída da referida roda tractora situado um primeiro afunilamento de guiamento que vai desembocar num segundo afunilamento cuja saída apresenta a forma de um funil que se projecta para o interior de um habitáculo que se acha equipado com uma entrada de ar comprimido e se encontra colocado defronte da entrada de um tubo de guiamento de saída e encontrando-se à saída do tubo de guiamento dispostas duas rodas, uma das quais é uma roda auxiliar tractora e a outra uma roda louca.
  2. 2a. - Aparelho de enfiamento semi-automático de fio para máquinas de electroerosão, de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por o fio entrar na cabeça inferior através do orifício de uma boquilha, passar para uma guia inferior de tolerância mínima com respeito ao fio, e sair através de um orifício de condução praticado na flange, após o que irá estabelecer contacto com uma tomada de corrente.
  3. 3a. - Aparelho de enfiamento semi-automático de fio para máquinas de electroerosão, de acordo com a reivindicação I caracterizado por se dispor de uma entrada de água que por intermédio de uma conduta vai estabelecer comunicação com um espaço formado entre a boquilha e a flange, saindo para o exterior através do orifício da boquilha.
  4. 4a. - Aparelho de enfiamento semi-automático de fio para máquinas de electroerosão, de acordo com a reivindicação 3 caracterizado por a conduta apresentar uma derivação que se acha em comunicação com o orifício de condução da flange.
  5. 5a. - Aparelho de enfiamento semi-automático de fio para máquinas de electroerosão, de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por o motor de accionamento da roda tractora auxiliar ser um motor com um binário de valor
PT101646A 1994-02-02 1995-01-31 Aparelho de enfiamento semi-automatico de fio para maquinas de electroerosao PT101646B (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES9400263U ES1026980Y (es) 1994-02-02 1994-02-02 Dispositivo de enhebrado semi-automatico de hilo para maquina de electroerosion.
US08/207,568 US5495086A (en) 1994-02-02 1994-03-04 Semi-automatic wire-threading device for electroerosion machines

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT101646A PT101646A (pt) 1995-08-09
PT101646B true PT101646B (pt) 1998-09-30

Family

ID=26154772

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT101646A PT101646B (pt) 1994-02-02 1995-01-31 Aparelho de enfiamento semi-automatico de fio para maquinas de electroerosao

Country Status (6)

Country Link
US (1) US5495086A (pt)
DE (1) DE19502151A1 (pt)
FR (1) FR2715595B1 (pt)
GB (1) GB2286143B (pt)
IT (1) IT1273442B1 (pt)
PT (1) PT101646B (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE19607705C2 (de) * 1996-02-29 2000-06-29 Agie Sa Drahtlaufsystem für eine Funkenerosionsvorrichtung
DE19646677C2 (de) * 1996-11-12 2002-07-11 Agie Sa Drahtlauf-Umlenkvorrichtung für eine Drahtelektroden-Funkenerosionsmaschine
JP3388763B2 (ja) * 1997-11-25 2003-03-24 三菱電機株式会社 ワイヤ放電加工機
DE10009556C2 (de) 2000-02-29 2002-08-01 Agie Sa Drahtspannsystem für eine Funkenerosionsvorrichtung
DE10085489B4 (de) * 2000-09-28 2013-05-29 Mitsubishi Denki K.K. Funkenerosive Drahtschneidemaschine
US6641025B2 (en) * 2001-08-30 2003-11-04 Micron Technology, Inc. Threading tool and method for bond wire capillary tubes
DE102005031605B4 (de) * 2005-07-06 2009-10-22 Robert Bosch Gmbh Aero- bzw. hydrostatische Elektrodenführung zur funkenerosiven Bearbeitung

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CH585086A5 (pt) * 1975-11-10 1977-02-28 Agie Ag Ind Elektronik
JPS5783364A (en) * 1980-11-10 1982-05-25 Inoue Japax Res Inc Wires setting device for wire type discharge processing machine
JPS5914428A (ja) * 1982-07-08 1984-01-25 Makino Milling Mach Co Ltd ワイヤカツト放電加工機のワイヤ電極巻上げ誘導装置
JPH01321126A (ja) * 1988-06-20 1989-12-27 Adotetsuku Eng:Kk ワイヤ放電加工機における結線装置
JPH0259221A (ja) * 1988-08-24 1990-02-28 Mitsubishi Electric Corp ワイヤ放電加工装置
DE3942067C2 (de) * 1988-12-23 1995-03-30 Mitsubishi Electric Corp Drahtführungsvorrichtung für eine funkenerosive Drahtschneidemaschine
JPH0796168B2 (ja) * 1989-02-23 1995-10-18 三菱電機株式会社 ワイヤ放電加工装置のワイヤ自動供給装置
WO1990012672A1 (fr) * 1989-04-27 1990-11-01 Mitsubishi Denki Kabushiki Kaisha Appareil d'amenee de fil-electrode pour machines d'usinage par electro-erosion
JPH04105822A (ja) * 1990-08-24 1992-04-07 Mitsubishi Electric Corp ワイヤ電極送出方法
JP3243570B2 (ja) * 1991-09-30 2002-01-07 株式会社 アマダマシニックス ワイヤ放電加工機のワイヤ電極搬送装置

Also Published As

Publication number Publication date
GB2286143B (en) 1996-06-19
GB2286143A (en) 1995-08-09
FR2715595A1 (fr) 1995-08-04
ITMI950111A1 (it) 1996-07-23
ITMI950111A0 (it) 1995-01-23
GB9501723D0 (en) 1995-03-22
FR2715595B1 (fr) 1996-10-18
US5495086A (en) 1996-02-27
IT1273442B1 (it) 1997-07-08
PT101646A (pt) 1995-08-09
DE19502151A1 (de) 1995-08-24

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT101646B (pt) Aparelho de enfiamento semi-automatico de fio para maquinas de electroerosao
JPH0123701Y2 (pt)
KR20130101454A (ko) 래비린스 씰, 세정유닛 및 방법, 용액제막방법
DE102007057531A1 (de) Elektrowerkzeug
ATE163273T1 (de) Behandlungsvorrichtung mit konditionierungspendel für die wände
JP2011125969A (ja) 洗浄ツール
US1774703A (en) Sand-blast device
US1452779A (en) Water-jet head attachment for button-blank-cutting machines
DE97052T1 (de) Verfahren und geraet zum funkenerosiven bearbeiten mit bewegtem draht.
US3273940A (en) Mining pick
EP0092673A3 (en) Tool-holding device supporting turning tools of a same system
JPS5823507Y2 (ja) レ−ザカコウヒサンブツジヨキヨソウチ
ES447618A1 (es) Perfeccionamientos introducidos en unos medios de refrigera-cion para refrigerar un filamento de alambre, asi como en unaparato y un metodo para trefilar alambre.
JPH0389986A (ja) サクション孔の洗浄装置
KR20230145350A (ko) 드레인 기구
US1752903A (en) Needle drier
JPH01321126A (ja) ワイヤ放電加工機における結線装置
JP3742635B2 (ja) 内視鏡装置
JPS6135382Y2 (pt)
JPS6347025A (ja) 細穴放電加工機
US4442689A (en) Lubricating die holder
US813114A (en) Device for cutting screws upon long rods.
JPH0460767B2 (pt)
JPH01130773A (ja) 金属線条の洗浄装置
JPS59120260A (ja) 車両用ウインド・ウオツシヤ装置

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19950418

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19980623

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20010731