PT1005968E - Dispositivo para a formação de camadas decorativas - Google Patents

Dispositivo para a formação de camadas decorativas Download PDF

Info

Publication number
PT1005968E
PT1005968E PT99122439T PT99122439T PT1005968E PT 1005968 E PT1005968 E PT 1005968E PT 99122439 T PT99122439 T PT 99122439T PT 99122439 T PT99122439 T PT 99122439T PT 1005968 E PT1005968 E PT 1005968E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
containers
decorative material
press
container
decorative
Prior art date
Application number
PT99122439T
Other languages
English (en)
Inventor
Guido Dillenburger
Markus Gessner
Original Assignee
Villeroy & Boch Fliesen Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Villeroy & Boch Fliesen Gmbh filed Critical Villeroy & Boch Fliesen Gmbh
Publication of PT1005968E publication Critical patent/PT1005968E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B44DECORATIVE ARTS
    • B44CPRODUCING DECORATIVE EFFECTS; MOSAICS; TARSIA WORK; PAPERHANGING
    • B44C5/00Processes for producing special ornamental bodies
    • B44C5/04Ornamental plaques, e.g. decorative panels, decorative veneers
    • B44C5/0446Ornamental plaques, e.g. decorative panels, decorative veneers bearing graphical information
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B28WORKING CEMENT, CLAY, OR STONE
    • B28BSHAPING CLAY OR OTHER CERAMIC COMPOSITIONS; SHAPING SLAG; SHAPING MIXTURES CONTAINING CEMENTITIOUS MATERIAL, e.g. PLASTER
    • B28B7/00Moulds; Cores; Mandrels
    • B28B7/38Treating surfaces of moulds, cores, or mandrels to prevent sticking
    • B28B7/386Cleaning

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Manufacturing & Machinery (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Ceramic Engineering (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Devices For Post-Treatments, Processing, Supply, Discharge, And Other Processes (AREA)
  • Closures For Containers (AREA)
  • Press-Shaping Or Shaping Using Conveyers (AREA)
  • Coating Apparatus (AREA)
  • Laminated Bodies (AREA)
  • Adornments (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "DISPOSITIVO PARA A FORMAÇÃO DE CAMADAS DECORATIVAS" A presente invenção refere-se a um dispositivo para a formação de camadas decorativas aquando do fabrico de azulejos, com um molde que deve assentar sobre um suporte em camadas, o qual delimita sobre o suporte em camadas vários campos para a guarnição com material decorativo, um dispositivo para a aplicação de material decorativo sobre o suporte em camadas, com vários recipientes de material decorativo por cima do molde, cada um associado a um dos campos, sendo que, no fundo dos recipientes está prevista pelo menos uma abertura de escoamento para material decorativo, que pode ser fechada por um cursor e estando o cursor concebido como cursor comum a todas as aberturas de escoamento, para a abertura e o fecho simultâneo das aberturas de escoamento, o qual cursor apresenta aberturas de passagem que correspondem ao padrão de furos das aberturas de escoamento.
Através de utilização de moldes conhecidos, são aplicados como suportes em camadas, por exemplo, num êmbolo de compressão de azulejos e os campos individuais delimitados pelo molde são depois guarnecidos, um após outro, com materiais decorativos diferentes. 0 molde apresenta as pontes que delimitam os campos uns em relação aos outros, as quais são relativamente finas, de modo que, após o levantamento do molde do suporte em camadas, os materiais decorativos aplicados sobre os campos individuais formam linhas de impacto relativamente nítidas umas sobre as 1 outras, correspondentes a um padrão decorativo inserido.
Um dispositivo para a formação de camadas decorativas do género referido na introdução resulta do documento EP-A-693325. 0 molde deste dispositivo conhecido está concebido em forma de grelha, com campos de grelha da mesma dimensão. Recipientes que se prolongam sobre o molde em forma de grelha sobrepõem diferentes superfícies do molde em forma de grelha, com sobreposição de campos de grelha em número diferente. Consoante o recipiente com o qual os campos de grelha em causa estão em ligação, os campos de grelha individuais recebem materiais decorativos diferentes. A partir do documento publicado EP-A-909622, é conhecido um dispositivo semelhante. Os recipientes de material decorativo apresentam para os campos do molde fundos cobertos igualmente e várias aberturas de escoamento estão colocadas repartidas pelos respectivos fundos.
Cabe à presente invenção o objectivo de simplificar construtivamente o dispositivo conhecido a partir do documento EP-A-693352.
Este objectivo é resolvido por os fundos dos recipientes estarem repartidos cobrindo os campos que lhes estão associados e várias aberturas de escoamento estarem repartidas pelos respectivos fundos de recipiente, a fim de obter uma guarnição uniforme dos campos com material decorativo e por o dispositivo para a aplicação de material decorativo sobre o suporte em camadas estar previsto para a aplicação do material decorativo escoado dos recipientes, directamente sobre um êmbolo de compressão de azulejos, que forma o suporte em camadas. 2
Com auxílio deste dispositivo, de acordo com a invenção é possível, de maneira eficiente, através de abertura temporária de todas as aberturas de escoamento, por meio do cursor, produzir camadas decorativas uniformes nos campos individuais, directamente sobre um êmbolo de compressão de azulejos utilizado para o fabrico de azulejos. 0 dispositivo de aplicação está previsto para a guarnição dos campos, com utilização da força da gravidade do material decorativo, sendo que se utiliza, em especial, um material decorativo fluído, em forma de pó ou de granulado.
Para a aplicação doseada de material decorativo a partir dos recipientes de reserva, é utilizado um cursor que desimpede as aberturas de escoamento dos recipientes, para a aplicação de material decorativo. De um modo vantajoso a totalidade das aberturas de escoamento podem ser abertas e fechadas através de um único accionamento do cursor, para a aplicação de material decorativo ao mesmo tempo sobre todos os campos. 0 curso de deslocamento necessário regula-se de acordo com o maior diâmetro de abertura existente.
Numa forma de realização vantajosa da invenção, os fundos dos recipientes, com reduzido esforço de construção, estão formados por uma placa de base comum a todos os recipientes de material decorativo. Uma tal placa de base contínua pode, de um modo vantajoso, apresentar grelhas com furos que formam as aberturas de escoamento para todos os recipientes de material decorativo.
Na forma de realização preferida, os recipientes apresentam, ao longo da sua altura total, uma secção transversal 3 horizontal correspondente ao fundo dos recipientes, de modo que estes recipientes podem ser formados por compartimentação vertical de um recipiente exterior, com a placa de fundo como fundo de recipiente. A invenção deve agora ser explicada em pormenor e descrita com base num exemplo de realização e nos desenhos anexos que se referem a este exemplo de realização. Mostram:
Fig. 1 um dispositivo de acordo com a invenção, numa vista lateral, Fig. 2 o dispositivo da fig. 1, numa vista lateral rodada em 90° em relação à vista da fig. 1, num corte de acordo com a linha de intersecção I-I da fig. 3, Fig. 3 o dispositivo das figs. 1 e 2, numa vista de cima, Fig. 4 um cursor utilizado no dispositivo de acordo com as figs. 1 a 3, com uma grelha com furos, Fig. 5 um molde utilizado no dispositivo de acordo com as figs. 1 a 4, numa vista de cima, Fig. 6 o molde da fig. 5, numa vista lateral, Fig. 7 campos que podem ser guarnecidos com material decorativo, delimitados pelo molde das figs. 5 e 6, e 4
Fig. 8 um dispositivo para o fabrico de azulejos em esboço, que utiliza o dispositivo das figs. 1 a 7 de acordo com a invenção.
Com o número de referência 1, é designado nas figuras um conjunto de recipientes com uma placa 2 de fundo. Com a placa 2 de fundo, o conjunto de recipientes está assente sobre um flange 3 de um molde 4, através de um cursor 21. 0 molde 4 está previsto para a sobreposição sobre um êmbolo de compressão, não representado nas figuras, de uma prensa utilizada para o fabrico de azulejos.
Como se deve deduzir em especial das figs. 2 e 3, o conjunto 1 de recipientes é constituído por um recipiente 5 exterior que apresenta, no exemplo de realização descrito, uma secção transversal quadrada e cujas paredes de recipiente se prolongam verticalmente desde a placa 2 de fundo. A par do recipiente 5 exterior, o conjunto 1 de recipientes compreende outros recipientes 6 a 10. Os recipientes 6 a 10 são formados por uma parede 11 cilíndrica, que se prolonga verticalmente desde a placa 2 de fundo, bem como secções 12 a 15 de parede cilíndrica, que se prolongam verticalmente desde a placa 2 de fundo. As secções 12 a 15 de parede cilíndricas compartimentam o espaço interior cilíndrico formado pela parede 11 cilíndrica.
Para a fixação do recipiente 1 exterior na placa 2 de fundo, estão previstas cantoneiras 16 a 19, ligadas quer à placa de fundo, quer também às paredes dos recipientes.
Como se deve deduzir em especial das figs. 3 e 4, a placa 2 de fundo está provida de uma grelha de furos 20, na zona dos recipientes 5 a 10, enquanto que uma parte não-perfurada da 5 placa de fundo está saliente de todos os lados sobre o recipiente 5 exterior. 0 cursor 21, representado à parte na fig. 4, apresenta uma grelha de furos 22 que é idêntica em cobertura à grelha de furos 20 da placa 2 de fundo.
Com os números de referência 23 a 25, são designados furos longitudinais previstos no cursor 21. O cursor 21 apresenta, além disso, uma pega 26 que está colocada numa secção 27 do cursor sem furos. É feita agora referência às figs. 5 e 6, onde o molde 4 com o flange 3 está representado à parte.
Como se pode deduzir em especial da fig. 6, prolongam-se a partir do flange 3 as cavilhas 28 a 30. Em direcção oposta às cavilhas, prolonga-se a partir do flange 3 uma peça 31 de armação, correspondente na sua secção transversal ao recipiente 5 exterior, a qual é reforçada por peças 32 e 33 de suporte diagonal, as quais são iguais na altura à peça 31 de armação.
Com o número de referência 46, é designada uma ponte de limitação em forma de anel, apoiada nos suportes 32 e 33 diagonais, a qual corresponde, em secção transversal, à parede 11 cilíndrica do conjunto 1 de recipientes.
As secções em ponte do molde, correspondentes às secções 12 a 15 de parede cilíndrica, são designadas nas figs. 5 e 6 com os números de referência 34 a 37.
Como se depreende em especial da fig. 6, as secções 34 a 37 6 em ponte do molde estão providas, cada uma, com um entalhe numa parte saliente para além da ponte 46 em anel. Daí são visíveis na fig. 6 os entalhes 38 e 39. Entre as distâncias mais curtas entre os pontos de cruzamento das secções 34 a 37 em ponte do molde e a ponte 33 em anel, esta apresenta igualmente um entalhe correspondente na altura aos entalhes 38 e 39, do qual é visível na fig. 6 o entalhe 40.
Para a composição do dispositivo representado nas figs. 1 a 3, é colocado em primeiro lugar o cursor 21 sobre o molde 4, sendo que as cavilhas 28 a 30 vão encaixar nos furos 23 a 25 longitudinais. Depois disso, o conjunto 1 de recipientes é colocado com a sua placa 2 de fundo sobre o cursor 21, sendo que as cavilhas 28 a 30 penetram em furos previstos, que estão produzidos nas cantoneiras 16 a 18 de fixação e na placa 2 de fundo.
De maneira diferente em relação ao exemplo de realização mostrado, as cavilhas poderiam apresentar uma rosca e estarem previstos meios de fixação roscados, o que impede o conjunto 1 de recipientes de se soltar do cursor 21, no entanto, deixa folga suficiente para que o cursor possa ser deslocado ao longo dos furos 23 a 25 longitudinais, guiado pelas cavilhas 28 a 30.
Os recipientes 5 a 10 individuais do conjunto 1 de recipientes podem ser enchidos com uma reserva de material decorativo, sendo que, por exemplo, os recipientes 6 a 10 podem ser enchidos com um material decorativo branco e o recipiente 5 exterior, bem como o recipiente 10 interior, com um material decorativo negro.
No caso de funcionamento, o dispositivo é colocado sobre o 7 êmbolo de compressão de azulejos acima referido, sendo que as secções 34 a 37 em ponte do molde e a ponte 33 em anel, na maior parte do comprimento da ponte, ficam com o seu bordo inferior encostado ao êmbolo de compressão. Uma limitação exterior correspondente à secção transversal do recipiente 5 exterior é formada pelo facto de o referido êmbolo de compressão de azulejos ser baixado numa guia que limita lateralmente o volume de compressão.
Através desta limitação lateral, a ponte 33 em anel e as secções 34 a 37 em ponte do molde, formam-se sobre o êmbolo de compressão de azulejos um total de cinco campos 41 a 45, delimitados uns em relação aos outros, como se deve deduzir da fig. 7. A conexão entre uma parte interior e exterior do campo 41 é produzida pelos referidos entalhes 38 a 40, nas secções em ponte do molde ou na ponte em anel.
Para a aplicação de material decorativo, o cursor é deslocado ao longo do comprimento dos furos 23 a 25 longitudinais, sendo que a grelha 22 de furos do cursor 21 chega para a cobertura da placa 2 de fundo com a grelha 20 de furos. Com isso, pode chegar material decorativo fluído ao suporte em camadas, formado através do êmbolo de compressão de azulejos. A grelha de furos relativamente estreita providencia uma repartição uniforme do material sobre o suporte em camadas.
De acordo com o enchimento dos recipientes 5 a 10, indicado anteriormente a título de exemplo, os campos 42 a 45 podem ser guarnecidos com massa decorativa branca, enquanto ao campo 41 chega massa decorativa negra.
Para o doseamento da quantidade de material aplicada, o 8 cursor, durante um período definido previamente, é deixado na condição de aberto e depois deslocado novamente, ao longo do comprimento dos furos 23 a 25 longitudinais, para o fecho das aberturas de escoamento.
Em cada um dos recipientes 5 a 10 pode estar contida uma reserva de material decorativo suficiente para um maior número de revestimentos. A quantidade de fluxo do material de enchimento fluído, por unidade de tempo, é consideravelmente independente do nível de enchimento. Uma vez que o material utilizado, ainda que fluído, está, não obstante, no estado sólido, as influências da força da gravidade nas quantidades de fluxo são de significado secundário. A utilização de um dispositivo de vibração que influencie a quantidade de fluxo é concebível.
De maneira diferente, em relação ao exemplo de realização mostrado, o accionamento do cursor poderia ser realizado automaticamente, por medição adequada do tempo de abertura de ser realizado manualmente através de um dispositivo de accionamento mecânico.
Como material decorativo é utilizado, de um modo preferido, granulado para pulverização, sendo as partículas de granulado constituídas pela mesma massa que os azulejos, embora sendo coloridas.
As peças dos recipientes e do molde são fabricadas, de um modo preferido, de latão, que possui boas características de deslizamento para os materiais decorativos utilizados e não se deforma aquando da junção de peças dos recipientes através de 9 soldadura.
Como se deduz da fig. 8, o dispositivo descrito pode ser instalado na proximidade de uma prensa para o fabrico de azulejos em esboço, sendo que está previsto um dispositivo de transporte, o qual avança a ferramenta de prensa para o revestimento do êmbolo de compressão inferior do dispositivo e transporta-a novamente de regresso à prensa.
Na fig. 8, é designada com o número de referência 50 uma prensa. Com auxilio de um dispositivo 51, pode ser deslocada uma ferramenta 52 de prensa, para dentro ou para fora da prensa. Sobre o curso de deslocamento da ferramenta 52 de prensa, que pode ser movida para a frente e para trás, através do dispositivo de avanço/recuo correspondente a uma seta 53, está colocado na proximidade da prensa 50 um dispositivo para a recolha e transporte de azulejos em esboço produzidos através da prensa. O dispositivo 54 de recolha e transporte instalado a jusante é um dispositivo 55 de enchimento, para o revestimento da ferramenta 52 de prensa com massa para azulejos.
Na direcção de recuo, atrás do dispositivo 55 de enchimento, está previsto um dispositivo de escova/aspiraçâo para a limpeza da ferramenta 52 de prensa. Além disso, sobre o curso de deslocamento da ferramenta 52 de prensa está instalado um dispositivo 57, o qual compreende dispositivos 58, 59 para a formação de camadas decorativas, como foram descritos anteriormente, com base nas figs. 1 a 7.
Correspondendo aos dispositivos 58, 59, a ferramenta 52 de 10 prensa apresenta vários êmbolos inferiores (não mostrados). Aos dispositivos 58, 59 pode ser alimentado material decorativo através de tubos 60 flexíveis. Os tubos 60 flexíveis estão ligados a recipientes de reserva de material decorativo, através de um suporte 62 de tubos.
Correspondendo a uma seta 61, os dispositivos 54 a 57 podem ser movidos verticalmente, para baixar e para levantar a ferramenta de prensa. 0 dispositivo 56 de escova/aspiração previsto para a limpeza da ferramenta 52 de prensa pode ser deslocado de tal maneira numa direcção de movimento não mostrada que pode, além disso, ser utilizado para a limpeza dos dispositivos 58, 59.
As peças em esboço fabricadas através da prensa 50 são transportadas com a ferramenta 52 para fora da prensa 50, sendo que o dispositivo 54 recolhe e transporta para fora as peças em esboço. Durante o transporte em frente do dispositivo 56 de escova/aspiração, é limpa a ferramenta 52 de prensa. Depois, com auxílio do dispositivo 57, realiza-se a aplicação de camadas decorativas sobre os referidos êmbolos inferiores da ferramenta 52 de prensa. Durante esta operação, a ferramenta de prensa repousa, enquanto, que durante a recolha precedente dos azulejos em esboço e a limpeza pelo dispositivo 51 foi movida continuamente. Após a produção das camadas decorativas, a ferramenta 52 de prensa é avançada em direcção inversa para a prensa 50, sendo que se realiza um revestimento dos espaços ocos com massa para azulejos, através do dispositivo 55 de enchimento. Após o transporte da ferramenta 52 de prensa para fora da posição sob o dispositivo 57, é utilizado o dispositivo 56 de escova/aspiração para a limpeza dos dispositivos 58, 59. A ferramenta 52 de prensa, provida das camadas decorativas e cheia 11 com massa para azulejos é finalmente avançada de novo para a prensa 50. No lado da prensa 50 situado em posição oposta, estão disponíveis novamente os dispositivo descritos, em imagem de espelho, de modo que, sob utilização intensiva, a prensa 50 pode ser accionada no funcionamento em tandem.
De maneira diferente em relação ao exemplo de realização descrito, o curso de deslocamento poderia estar previsto como anel fechado sobre o qual circulam em volta simultaneamente várias ferramentas. Neste caso, as ferramentas podem deslocar-se, num dos lados, na direcção da prensa e do outro lado, para fora da prensa. No caso desta forma de realização, mesmo com utilização de mais do que duas ferramentas, cada um dos dispositivos 54 a 57 precisa de estar disponível apenas uma vez.
Lisboa, 08 de Março de 2007 12

Claims (11)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Dispositivo para a formação de camadas decorativas aquando do fabrico de azulejos, com um molde (4) que deve assentar sobre um suporte em camadas, o qual delimita sobre o suporte em camadas vários campos (41-45) para a guarnição com material decorativo, um dispositivo para a aplicação de material decorativo sobre o suporte em camadas, com vários recipientes (5-10) de material decorativo por cima do molde (4), cada um associado a um dos campos (41-45), sendo que no fundo de cada recipiente está prevista pelo menos uma abertura (20) de escoamento para material decorativo, que pode ser fechada por um cursor (21) e estando o cursor (21) concebido como cursor (21) comum a todas as aberturas (20) de escoamento, para a abertura e o fecho simultâneo das aberturas (20) de escoamento, cursor esse que apresenta aberturas de passagem que correspondem ao padrão de furos das aberturas (20) de escoamento, caracterizado por os fundos dos recipientes estarem repartidos cobrindo os campos (41-45) que lhe estão associados e várias aberturas de escoamento estarem repartidas respectivamente pelos fundos dos recipientes, a fim de obter uma guarnição uniforme dos campos (41-45) com material decorativo e por o dispositivo para a aplicação de material decorativo sobre o suporte em camadas estar previsto para a aplicação do material decorativo escoado dos recipientes, directamente sobre um êmbolo de compressão de azulejos que forma o suporte em camadas.
  2. 2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os fundos dos recipientes serem formados por uma placa 1 (2) de base, comum a todos os recipientes (5-10) de material decorativo.
  3. 3. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por a placa (2) de fundo apresentar uma grelha com furos, que formam as aberturas (20) de escoamento, para todos os recipientes (5-10) de material decorativo.
  4. 4. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por os recipientes (5-10) apresentarem uma secção transversal horizontal inalterada ao longo da totalidade da altura dos recipientes.
  5. 5. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por os recipientes (5-10) serem formados por compartimentação vertical de um recipiente (5) exterior, com a placa (2) de base como fundo do recipiente.
  6. 6. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 5, caracterizado por os campos serem delimitados uns em relação aos outros por pontes (46; 34-37) finas do molde (4) que garantem a formação de padrões decorativos inseridos.
  7. 7. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado por estar previsto um dispositivo de vibração, para influenciar as quantidades de material decorativo que passam através das aberturas de escoamento.
  8. 8. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado por o dispositivo (58, 59) estar instalado na proximidade de uma prensa (50) para a produção 2 de azulejos em esboço e por estar previsto um dispositivo (51) de transporte, para o movimento de pelo menos um êmbolo inferior da ferramenta (52) de prensa, entre o dispositivo (58, 59) e a prensa (50).
  9. 9. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por, ao longo do curso de transporte desde a prensa (50) até ao dispositivo (58, 59), estarem colocados um dispositivo para a recolha dos azulejos em esboço da ferramenta (50) de prensa, um dispositivo (55) de enchimento para a introdução de massa para azulejos na ferramenta (52) de prensa e um dispositivo (56) de limpeza, em especial um dispositivo de escova/aspiração, para a limpeza da ferramenta (52) de prensa.
  10. 10. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por o dispositivo (56) de limpeza, além disso, poder ser utilizado para a limpeza dos dispositivos (58, 59).
  11. 11. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 8 a 10, caracterizado por o curso de transporte estar previsto como um curso anelar. Lisboa, 08 de Março de 2007 3 1/6
    2/6
    FIG.3 .Ό O 0 0 0 0 0 0 0 o o o 0 0 0 o 0 0 0 0 0 o o 0 0 0 o o o 0 0 0 0 0 0 0 o 0 0 o 0 0 0 0 0 0 o 0 0 0 0 0 0 0 0 o 0 0 0 0 o 0 0 0 0 0 o 0 0 c o 0 0 0 0 0 0 0 0 Q 0 0 0 Q Ô Ô o 0 o ô 0 0 0 0 0 0 o 0 0 Q 0 / 0 0 o 0 0 0 0 0 0 o 0 0 o 0 o o 0 o o 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 o 0 0 0 0 0 0 0 0 0 o o 0 0 0 0 0 0 0 o 0 0 0 o 0 0 0 o 0 0 0 0 o 0 0 0 0 o o 0 0 0 0 o 0 o o 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 o 0 0 0 /V21 Y\J12 FIG.4 25 4/6 32
    38 7 3ai ^ FIG.6 5/6 —43
    FI6.7 6/6
    FIG.8
PT99122439T 1998-11-17 1999-11-11 Dispositivo para a formação de camadas decorativas PT1005968E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE19852892A DE19852892C2 (de) 1998-11-17 1998-11-17 Vorrichtung für die Bildung von Dekorschichten

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1005968E true PT1005968E (pt) 2007-03-30

Family

ID=7888012

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT99122439T PT1005968E (pt) 1998-11-17 1999-11-11 Dispositivo para a formação de camadas decorativas

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP1005968B1 (pt)
AT (1) ATE350204T1 (pt)
DE (2) DE19852892C2 (pt)
ES (1) ES2280111T3 (pt)
PT (1) PT1005968E (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
HU230623B1 (hu) * 2014-02-25 2017-04-28 Árpád Barabás Berendezés és eljárás mintázott járófelületű térburkoló elem előállítására
CN110860428B (zh) * 2019-12-23 2023-07-07 安徽思普特新型材料有限公司 一种线条覆网涂装一体化生产线及其生产方法

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3296675A (en) * 1965-01-27 1967-01-10 Filangeri Dominick Apparatus for molding ornamental building blocks
DE2550474A1 (de) * 1975-11-11 1977-05-12 Villeroy & Boch Vorrichtung zum automatischen herstellen keramischer dekorfliesenformlinge
IT1072269B (it) * 1977-01-07 1985-04-10 Longinotti Enrico Apparecchiatura per il riempimento degli stampi con malte colorate e con l ausilio di divisioni per definire disegni sulla superficie visibile
JPH07117022A (ja) * 1993-10-22 1995-05-09 C C A Kk 模様入り成形体の成形装置、及び模様入り成形体の製造方法
IT1268838B1 (it) * 1994-07-21 1997-03-13 L B Engineering Srl Attrezzatura per alimentare il carrello di carico dello stampo nella fabbricazione di piastrelle ceramiche
IT1297755B1 (it) * 1997-10-14 1999-12-20 L B Engineering S R L Ora Lb O Attrezzatura e metodo per alimentare con materiale in polvere o granulare, la cavita' dello stampo, nella fabbricazine di piastrelle

Also Published As

Publication number Publication date
ES2280111T3 (es) 2007-09-01
DE59914123D1 (de) 2007-02-15
EP1005968A3 (de) 2002-10-30
EP1005968A2 (de) 2000-06-07
DE19852892C2 (de) 2000-10-05
DE19852892A1 (de) 2000-05-18
EP1005968B1 (de) 2007-01-03
ATE350204T1 (de) 2007-01-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
DE69117275T2 (de) Vorrichtung zur Förderung von Pulverfarben
EP3135407B1 (en) Coater apparatus and method of additive manufacturing
DE60218534T2 (de) Vorrichtung mit starrem behälter und mehreren flexiblen beuteln zur verpackung und abgabe von fluiden
JP6865833B2 (ja) ステレオリソグラフィ装置に供給するための改良されたカートリッジ、およびカートリッジを使用するステレオリソグラフィ装置
CN108025499A (zh) 用于增材制造系统的打印头模块的阵列
CN106061698A (zh) 用于生产具有斑驳踏面的铺路块的设备和方法
DE112010005292B4 (de) Verfahren und Vorrichtung zum Rotationsformen
DE3543504C2 (pt)
DE69905921T2 (de) Tube mit mehrschichtigem tubenkopf sowie verfahren und vorrichtung zu dessen herstellung
PT1005968E (pt) Dispositivo para a formação de camadas decorativas
WO2017102242A1 (de) Pulveraustragseinheit, vorrichtung und verfahren zum generativen herstellen eines dreidimensionalen objekts
DE3780826T2 (de) Vorrichtung zum fuellen von zaehfluessigem material.
US6098847A (en) Apparatus for feeding a flowable particulate material into a proportioning apparatus
DE2008326A1 (de) Gefriervorrichtung mit drehbarer, waagerechter Gefriereinrichtung
WO2013057374A1 (en) Three-dimensional constructions
DE3908188A1 (de) Werkzeug zum spritzgiessen von kunststoff
DE3445248C2 (pt)
EP2706865B1 (de) Positionierbare düsen
DE202019005473U1 (de) Einbaugegenstand für den Sanitär- und/oder Küchenbereich
DE102016200538A1 (de) Klimaprüfgerät
CN108248040A (zh) 3d打印喷嘴及3d打印设备
DE102015014231A1 (de) Dosieraggregat mit Speicherbehälter
IT201800007414A1 (it) Dispositivo di caricamento e di distribuzione secondo disegno di materiali in polvere per decori
EP4185756A1 (en) 3d-printing system and method to automatically build a building
JPH02117817A (ja) 発泡成形装置