PT100487B - Formulacoes lipossomais de rifamicinas com elevada estabilidade e eficacia de incorporacao de antibiotico, e processo para a sua preparacao - Google Patents

Formulacoes lipossomais de rifamicinas com elevada estabilidade e eficacia de incorporacao de antibiotico, e processo para a sua preparacao Download PDF

Info

Publication number
PT100487B
PT100487B PT100487A PT10048792A PT100487B PT 100487 B PT100487 B PT 100487B PT 100487 A PT100487 A PT 100487A PT 10048792 A PT10048792 A PT 10048792A PT 100487 B PT100487 B PT 100487B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
process according
liposomal
liposomes
phospholipids
liposomal formulations
Prior art date
Application number
PT100487A
Other languages
English (en)
Other versions
PT100487A (pt
Inventor
Maria Eugenia Meirinhos D Cruz
Maria Manuela De Jesus Gaspar
Luis Vicente Constantino
Reetha Metha
Gabriel Lopez Berestein
Original Assignee
Univ Texas
Ineti Inst Nac Engenh E Tecnol
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Univ Texas, Ineti Inst Nac Engenh E Tecnol filed Critical Univ Texas
Priority to PT100487A priority Critical patent/PT100487B/pt
Priority to PCT/PT1993/000002 priority patent/WO1993023016A1/en
Publication of PT100487A publication Critical patent/PT100487A/pt
Publication of PT100487B publication Critical patent/PT100487B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K9/00Medicinal preparations characterised by special physical form
    • A61K9/10Dispersions; Emulsions
    • A61K9/127Liposomes
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K31/00Medicinal preparations containing organic active ingredients
    • A61K31/33Heterocyclic compounds
    • A61K31/395Heterocyclic compounds having nitrogen as a ring hetero atom, e.g. guanethidine or rifamycins
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K31/00Medicinal preparations containing organic active ingredients
    • A61K31/33Heterocyclic compounds
    • A61K31/395Heterocyclic compounds having nitrogen as a ring hetero atom, e.g. guanethidine or rifamycins
    • A61K31/495Heterocyclic compounds having nitrogen as a ring hetero atom, e.g. guanethidine or rifamycins having six-membered rings with two or more nitrogen atoms as the only ring heteroatoms, e.g. piperazine or tetrazines

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Pharmacology & Pharmacy (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Dispersion Chemistry (AREA)
  • Medicinal Preparation (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)

Description

Esta invenção relaciona-se com a preparação de formulações lipossomais contendo uma rifamicina, e misturas de glicerofosfolípidos de cadeia acílica saturada ou insaturada, com colesterol e moléculas carregadas, lipidicas ou não (e.g. estearilamina, ácido fosfatidico). As rifabutinas são um grupo de antibióticos onde se encontra a Rifampicina, um dos tuberculostáticos mais activos em uso clínico, cuja actividade pode ser potenciada pela sua encapsulação em lipossomas, uma vez que a farmacocinética do antibiótico fica modificada. Os lipossomas quando administrados são fagocitados pelos macrófagos daí que estes sistemas terapêuticos possam ser usados para transportar fármacos para os macrófagos infectados aumentando-se deste modo a concentração de antibiótico onde ela é mais necessária e diminuindo-se onde ela possa provocar toxicidade. Adicionalmente alguns antibióticos deste grupo possuem uma accão anti-virica que poderá também ser potenciada pela sua administração na forma t liposomal.
Manipulando a carga, a composição lípídica ou o tamanho dos lipossomas pode-se modular o comportamento in vivo destas vesículas.
Os macrófagos são células pertencentes ao sistema reticuloendotelial e estão na primeira linha das defesas do organismo tendo funções de fagocitose e destruição de corpos estranhos. Existem no entanto, organismos capazes de sobreviver dentro destas células, sendo, portanto, muito difíceis de eliminar. Entre eles encontram-se o Micobacterium
Tuberculosis, o Micobacterium Avium e outros microrganismos sensíveis às rifamicinas.
A presente invenção compreende um processo de formação de lipossomas por liofilização, seguida de hidratação do liofilizado de onde se destacam os seguintes passos :
-Formação de uma solução contendo o antibiótico e os componentes lipofilicos dos lipossomas, num solvente ou mistura de solventes apropriados como o t-Butanol ou o ciclo-hexano. Por solvente ou mistura de solventes apropriados entende-se que com eles e os restantes componentes se forme uma solução homogéneapassível de ser llofilizada.
-Passagem da solução ao estado sólido por arrefecimento.
-Liofilização do congelado.
-Hidratação do liofilizado com água,soro fisiológico, ou outra solução aquosa apropriada.
Com o presente processo obtêm-se formulações lipossomais de rifamicinas de grande estabilidade em soro humano e baixa toxicidade, destinadas a futura utilização clínica.
Foram realizadas por nós ensaios de encapsulação e estabilidade em soro humano da rifampicina, da ciclopentilrifampicina e da rifabutina.
É possível incorporar as rifamicinas em lipossomas de diferentes composições lípidicas. No entanto, são aqueles em que o principal componente lípidico é um fosfolípido com temperatura de transição de fase superior a 37° C, que demonstraram uma maior estabilidade em soro humano. A estabilidade em soro humano é fundamental para que os liposomas mantenham as suas características uma vez administrados. Os lipossomas com baixa estabilidade em soro humano libertarão as rifamicinas no momento da sua desintegração, passando o antibiótico a comportar-se como fármaco livre e desaparecendo a partir desse momento as vantagens da forma lipossomal.
Realizaram-se ensaios de toxicidade comparativa da rifampicina livre e lipossomal tendo-se utilizado células de ovário de hamster chinês como modelo para a toxicidade sobre células não fagocitárias, libertação do anião superóxido a partir de macrófagos como modelo para a toxicidade sobre células fagocitárias, e libertação de potássio a partir de eritrócitos como modelo de toxicidade sobre as membranas.
Testou-se ainda a toxicidade aguda em ratinhos.
A rifampicina lipossomal mostrou-se menos tóxica que a rifampicina Livre para as células de ovário de hamster chinês. Não demonstrou ser supressora de produção de 0^ pelos macrófagos, tendo até um efeito indutor na produção do ião superóxido. Um ponto importante uma vez que a produção deste ião paralela a de peróxido de hidrogénio, composto que o corpo humano usa para combater as infecções por micobactérias.
Também não se encontrou na rifampicina lipossomal nenhuma acção indutora de libertação de potássio pelos eritrócitos.não lhe sendo associada nenhuma actividade destabilizadora das membranas. Os testes de toxicidade aguda efectuados em ratinhos demonstraram que a rifampicina liposomal não tinha uma toxicidade superior à rifampicina livre .
RESUMO
Formulações lipossomais de Rifamicinas com elevada estabilidade e eficácia de incorporação de antibiótico, e processo para a sua preparação.
A presente invenção refere-se a formulações lipossomais contendo uma rifamicina, destinadas a uso clínico e caracterizadas por terem razões antibiótico / lípido até 2 moles de antibiótico por mole de lípido e da composição lipidica ser constituida por misturas de glicerofosfolípidos de cadeia acílica saturada ou insaturada, com colesterol e moléculas carregadas, lípidicas ou não.
produto obtido apresenta uma elevada estabilidade em soro fisiológico e soro humano e a sua toxicidade apresenta-se como sendo menor que a da forma livre do fármaco.
processo para a preparação de formulações liposomais de rifamicinas é caracterizado pela dissolução do antibiótico e dos outros componentes em solventes adequados, liofilização da solução e hidratação do liofilizado.

Claims (16)

1. Formulações lipossomais ou mistura poten.cialmen.te formadora de liposomas uma vez hidratada contendo pelo menos uma rifamicina ou derivados hidrófobos como substância farmacológicamente activa, caracterizadas por terem elevada estabilidade e eficácia de incorporação.
2. Formulação lipossomal de acordo com a reivindicação 1 caracterizada pelo facto dos lipossomas terem na sua composição fosfolípidos naturais ou sintéticos
3. Formulação lipossomal de acordo com a reivindicação 1 e 2 caracterizada pelo facto de na formulação também entrarem moléculas neutras ou carregadas, de natureza não lipídica.
4. Formulação lipossomal de acordo com a reivindicação 1 a 3 caracterizada pelo facto de conter pelo menos um dos seguintes fosfolípidos: fosfatidilcolina (PC), dimiristoilfosfatidilcolina (DMPC) dipalmitoilfosfatidilcolina (DPPC), diestearoilfosfatidilcolina (DSPC), dioleioilfosfatidilcolina (DOPC), difitanoilfosfatidilcolina (DPhPC), fosfatidilglicerol (PG), dimiristoilfosfatidilglicerol (DMPG) e dipalmitoilfosfatidilglicerol (DPPG), diestearoilfosfatidilglicerol (DSPG).
5, Formulação lipossomal de acordo com as reivindicações 1 a 4 caracterizada pelo facto do antibiótico utilizado ser a Rifampicina, a Rifabutina, a ciclopentilrifampicina ou outra
Rifamicina, ou seus derivados hidrófobos.
6. Processo para a preparação de formulações lipossomais de rifamicinas, caracterizado pelos passos de:
- Dissolução dos lipidos e do antibiótico em solvente que permaneça sólido durante o processo de liofilização.
- Passagem da solução ao estado sólido por arrefecimento.
- Liofilização do sólido obtido.
- Obtenção de uma mistura potencialmente formadora de lipossomas que poderá ser hidratada logo a seguir á sua formação ou em qualquer momento antes da sua administração.
- Hidratação do liofilizado com ãgua ou qualquer solução aquosa apropriada.
7. Processo de acordo com a reivindicação 6 caracterizado por serem usados fosfolipidos e, ainda facultativamente, colesterol e/ou outras moléculas carregadas de natureza lípidica ou não.
8. Processo de acordo com as reivindicações 6 e 7 caracterizado por serem usadas misturas contendo fosfolipidos de cadeia acílica saturada ou insaturada.
9. Processo de acordo com as reivindicações 6 a 8 caracterizado por os fosfolípidos serem escolhidos entre fosfatidilcolina (PC), dimiristoilfosfatidilcolina (DMPC) dipalmitoilfosfatidilcolina (DPPC), diestearoilfosfatidilcolina (DSPC), dioleioilfosfatidilcolina (DOPC), dífitanoilfosfatidilcolina (DPhPC), fosfatidílglicerol (PG), dimiristoil- fosfatidílglicerol (DMPG) e dipalmitoilfosfatidilglicerol (DPPG), diestearoilfosfatidilglicerol (DSPG).
10. Processo de acordo com as reivindicações 6 a 9 caracterizado pela proporção antibiótico / lípido variar entre
1/5 e 1/80.
11. Processo de acordo com as reivindicações 6 a 10 caracterizado por os lipossomas possuírem um diâmetro que varia entre 0.05 μι» a 10 pm.
12. Processo de acordo com as reivindicações 6 a 11 caracterizado por a eficácia de encapsulação ser pelo menos de
65%.
13. Processo de acordo com as reivindicações 6 a 12 caracterizado pela estabilidade em soro fisiológico a 4°C ser superior a 80% ao fim de 15 dias.
14. Processo de acordo com as reivindicações 6 a 13 caracterizado 80% ao fim de pela estabilidade 48 horas. em soro humano ser superior a 15. Processo de acordo com as reivindicações 6 a 14
caracterizado pelo facto do tuberculostático utilizado ser a
Rifampicina, a Rifabutina, a ciclopentilrifampicina ou outra
Rifamicina, ou seus derivados hirófobos.
16. Processo de acordo com as reivindicações 6 a 15 caracterizado pelo facto do lipido ser esterilizado antes de ser hidratado 17. Processo de acordo com as reivindicações 6 a 16
caracterizado pelo facto dos lipossomas serem formados por hidratação de fosfolípidos que não estejam sobre a forma de liofilizado.
18. Processo de acordo com as reivindicações 6 a 17 caracterizado pelo facto da rifabutina ser adicionada no passo de hidratação dos lipossomas.
19. Processo de acordo com as reivindicações 6 a 18 caracterizado pelo facto da solução aquosa de hidratação conter outras substâncias farmacológicamente aetivas.
20. Processo de acordo com as reivindicações 6 a 19 caracterizado pelo facto dos liposomas obtidos serem extrudados sob pressão. 21. Processo de acordo com as reivindicações 6 a 20
caracterizado pelo facto do fármaco não imobilizado ser separado dos lipossomas
22. Formulações lipossomais de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5 caracterizadas por serem preparadas pelo processo de acordo com qualquer uma das reivindicaçães 6 a 21.
PT100487A 1992-05-14 1992-05-14 Formulacoes lipossomais de rifamicinas com elevada estabilidade e eficacia de incorporacao de antibiotico, e processo para a sua preparacao PT100487B (pt)

Priority Applications (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT100487A PT100487B (pt) 1992-05-14 1992-05-14 Formulacoes lipossomais de rifamicinas com elevada estabilidade e eficacia de incorporacao de antibiotico, e processo para a sua preparacao
PCT/PT1993/000002 WO1993023016A1 (en) 1992-05-14 1993-05-14 Liposomal formulations containing rifamycins

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT100487A PT100487B (pt) 1992-05-14 1992-05-14 Formulacoes lipossomais de rifamicinas com elevada estabilidade e eficacia de incorporacao de antibiotico, e processo para a sua preparacao

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT100487A PT100487A (pt) 1993-11-30
PT100487B true PT100487B (pt) 1999-07-30

Family

ID=20085149

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT100487A PT100487B (pt) 1992-05-14 1992-05-14 Formulacoes lipossomais de rifamicinas com elevada estabilidade e eficacia de incorporacao de antibiotico, e processo para a sua preparacao

Country Status (2)

Country Link
PT (1) PT100487B (pt)
WO (1) WO1993023016A1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2716373B1 (fr) * 1994-02-23 1996-05-03 Pasteur Institut Liposomes, et leur utilisation pour l'obtention de vaccins.
TWI501786B (zh) * 2013-02-27 2015-10-01 Nat Univ Chung Hsing 油體蛋白(oleosin)及修飾型態用於製備安定之新型微脂粒

Family Cites Families (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CA1260393A (en) * 1984-10-16 1989-09-26 Lajos Tarcsay Liposomes of synthetic lipids

Also Published As

Publication number Publication date
WO1993023016A1 (en) 1993-11-25
PT100487A (pt) 1993-11-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5965156A (en) Amphotericin B liposome preparation
ES2770575T3 (es) Formulación de liberación sostenida de un fármaco antiinflamatorio no esteroideo
ES2704299T3 (es) Formulaciones de liposomas multivesiculares de ácido tranexámico
EP0380584B1 (en) Polyene macrolide pre-liposomal powders
CA2616449C (en) Compositions for external application, containing adenosyl cobalamin for improvement of skin diseases
JPS6354684B2 (pt)
US20170042813A1 (en) Liposome composition and method for producing same
US8298573B2 (en) Stable sterile filterable liposomal encapsulated taxane and other antineoplastic drugs
Da Costa et al. Encapsulation of 5-fluorouracil in liposomes for topical administration
PT97328A (pt) Processo para a preparacao de composicoes farmaceuticas lipossomais contendo peptidos, de longa duracao de actuacao
PT100487B (pt) Formulacoes lipossomais de rifamicinas com elevada estabilidade e eficacia de incorporacao de antibiotico, e processo para a sua preparacao
CA2279259A1 (en) Pain reducing parenteral liposome formulation
US20040175417A1 (en) Amphotericin B liposome preparation
WO1992002208A1 (en) Stable doxorubicin/liposome composition
KR100622290B1 (ko) 파르트리신 유도체의 주사가능한 약제학적 제형
JP2002509866A (ja) リポソーム様作用物質調剤の製造法
Karki et al. Formulation and evaluation of coencapsulated rifampicin and isoniazid liposomes using different lipids
CN115737565B (zh) 一种五味子乙素脂质体及其制备方法
CN112773776B (zh) 一种载药纳米粒体系
JPH0211515A (ja) フエルビナクを含有する製薬学的調製物
ES2254027B1 (es) Formulaciones liposomales.
PL190078B1 (pl) Liposomowy preparat mitoksantronu, sposób jego wytwarzania i przeciwnowotworowa kompozycja farmaceutyczna zawierająca ten preparat
JPH06256212A (ja) オーレオバシジン類のリポソーム製剤
PL190077B1 (pl) Liposomowy preparat doksorubicyny, sposób jego wytwarzania oraz przeciwnowotworowa kompozycja farmaceutyczna zawierająca ten preparat
KR20000073825A (ko) 클라리스로마이신-함유 건조리포좀 조성물

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19990416

TE3A Change of address (patent)

Free format text: INSTITUTO NACIO. ENGENHARIA TECNOLOGIA INDUSTRIAL PT

Effective date: 20030108

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20121016