BRPI1102551A2 - dispositivo de mistura de uma bebida, e, método de mistura de bebida - Google Patents

dispositivo de mistura de uma bebida, e, método de mistura de bebida Download PDF

Info

Publication number
BRPI1102551A2
BRPI1102551A2 BRPI1102551-4A BRPI1102551A BRPI1102551A2 BR PI1102551 A2 BRPI1102551 A2 BR PI1102551A2 BR PI1102551 A BRPI1102551 A BR PI1102551A BR PI1102551 A2 BRPI1102551 A2 BR PI1102551A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
beverage
mixed
concentrate
concentration
mixing
Prior art date
Application number
BRPI1102551-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Torsten Runge
Dirk Leutz
Matthias Weinzierl
Original Assignee
Krones Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=44117415&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI1102551(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Krones Ag filed Critical Krones Ag
Publication of BRPI1102551A2 publication Critical patent/BRPI1102551A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01FMIXING, e.g. DISSOLVING, EMULSIFYING OR DISPERSING
    • B01F23/00Mixing according to the phases to be mixed, e.g. dispersing or emulsifying
    • B01F23/40Mixing liquids with liquids; Emulsifying
    • B01F23/405Methods of mixing liquids with liquids
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01FMIXING, e.g. DISSOLVING, EMULSIFYING OR DISPERSING
    • B01F23/00Mixing according to the phases to be mixed, e.g. dispersing or emulsifying
    • B01F23/40Mixing liquids with liquids; Emulsifying
    • B01F23/49Mixing systems, i.e. flow charts or diagrams
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01FMIXING, e.g. DISSOLVING, EMULSIFYING OR DISPERSING
    • B01F35/00Accessories for mixers; Auxiliary operations or auxiliary devices; Parts or details of general application
    • B01F35/80Forming a predetermined ratio of the substances to be mixed
    • B01F35/82Forming a predetermined ratio of the substances to be mixed by adding a material to be mixed to a mixture in response to a detected feature, e.g. density, radioactivity, consumed power or colour
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01FMIXING, e.g. DISSOLVING, EMULSIFYING OR DISPERSING
    • B01F2101/00Mixing characterised by the nature of the mixed materials or by the application field
    • B01F2101/06Mixing of food ingredients
    • B01F2101/14Mixing of ingredients for non-alcoholic beverages; Dissolving sugar in water

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Devices For Dispensing Beverages (AREA)
  • Apparatus For Making Beverages (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO DE MISTURA DE UMA BEBIDA, E, MéTODO DE MISTURA DE BEBIDA São descritos um dispositivo e um método de mistura de uma bebida Devido ao fato de que uma fase misturada aquosa, na qual os componentes de receita necessários para mistura da bebida estão contidos e que contém um teor de água mais alto que a bebida misturada Preparada, é recolhida em um tanque, a fase misturada pode ser adicionada especificamente a uma mistura de bebida com concentração em excesso, a fim de ajustar a concentração final, desejada. A fase misturada contém preferencialmente proporções devolvidas da bebida misturada preparada.

Description

DISPOSITIVO DE MISTURA DE UMA BEBIDA, E, MÉTODO DE MISTURA DE BEBIDA
A presente invenção refere-se a um dispositivo e método de mistura de bebidas. Durante a mistura de bebidas, tais como um suco ou
limonada, diversos componentes da receita são adicionados individualmente a água -ou um componente básico preparado, tal como um concentrado de bebida ou xarope, é misturado com água para ajustar a concentração desejada dos ingredientes no produto final.
A este respeito, sabe-se do estado da técnica, tal como por meio de Blüml, S., Fischer S., Handbuch der Fülltechnik (Manual de Tecnologia de Manchas), Behr's Verlag, Hamburgo, 2004, que uma mistura de bebida preparada pode ser fornecida a uma unidade de tratamento a quente e armazenada temporariamente em um tanque de compensação estéril antes do enchimento com a bebida. Entre o tanque de compensação estéril e a entrada da unidade de tratamento a quente, pode ser fornecida uma linha de retorno que,
entretanto, somente pode ser utilizada para adicionar
produto tratado a quente à mistura de bebida preparada, por exemplo, para mover o produto no circuito durante uma interrupção da seqüência de produção.
Durante uma alteração entre diferentes produtos ou uma suspensão mais longa da produção, o produto presente no sistema de canos deve ser drenado e/ou empurrado para fora dos canos com água. Particularmente, este tipo de fração de produto ejetada deve ser descartado em seguida. Com alterações freqüentes de produto, a fabricação de pequenas
quantidades não é econômica, tanto com relação aos custos do
produto quanto com relação aos custos da água residual.
Existe, portanto, a necessidade de um dispositivo aprimorado a este respeito e de um método aprimorado. O objeto é resolvido por um dispositivo com as características' da reivindicação 1. Com um tanque de coleta para recolher uma fase misturada aquosa, na > qual os componentes da receita para mistura da bebida estão contidos e que possui um teor de água mais alto que a bebida misturada, quaisquer proporções de produto misturado previamente podem ser combinadas, por exemplo, durante o fluxo de seções de cano e recipientes de tratamento ou durante a coleta de produto final que não foi adequadamente esterilizado ou preenchido. Em uma linha de produto para fornecer um concentrado no qual estão contidos os componentes da receita necessários para mistura da bebida e que contém um teor de água mais baixo que a bebida misturada, o concentrado e a fase misturada podem ser misturados em uma razão de mistura previamente determinada para a bebida. O concentrado é preferencialmente o resultado de uma primeira mistura preparatória, na qual os ingredientes da bebida, com exceção do teor de água, já estão presentes na mesma razão de mistura do produto final.
O dispositivo conforme a presente invenção é utilizado, portanto, para a mistura final por meio de. ajuste do teor de água desejado da bebida. Com este propósito, é fornecido um dispositivo de medição para medir a concentração de um componente característico da fase misturada, bem como uma linha de aditivo conectada ao tanque de coleta e à linha de produto para mistura da fase misturada com o concentrado. A este respeito, é fornecido um dispositivo de dosagem para ajuste da razão de mistura volumétrica da fase misturada e o concentrado é fornecido sobre a linha de aditivos. Desta forma, o fluxo de volume de aditivos da fase misturada pode ser adaptado à necessidade relevante. O dispositivo compreende preferencialmente pelo menos uma linha para o retorno de uma proporção de bebidas misturadas preparadas. Preferencialmente, é fornecida uma linha de circulação sobre o tanque de coleta para circulação da fase misturada. Desta forma, são reduzidas variações temporais da concentração da fase misturada.
Preferencialmente, o dispositivo de medição é disposto de forma que possa medir a concentração na fase misturada circulada. Desta forma, é possível uma determinação particularmente precisa da concentração.
Preferencialmente, o dispositivo conforme a presente invenção também compreende um dispositivo de medição sobre a extremidade de entrada para medir a concentração do componente característico do concentrado e/ou um dispositivo de medição sobre a extremidade de saída para medir a concentração do componente característico da bebida misturada preparada. Desta forma, o controle da dosagem de fases misturadas pode ser conduzido de forma precisa e atualizada.
Preferencialmente, o dispositivo conforme a presente invenção também compreende um dispositivo de controle para controlar o dispositivo de dosagem com base em um valor de concentração determinado pelo dispositivo de medição sobre a extremidade de entrada e/ou de saída. Desta forma, a dosagem pode ser automatizada e ajustada de forma particularmente precisa a condições de operação em alteração.
Preferencialmente, o dispositivo conforme a presente invenção também compreende uma linha de retorno para devolver bebida misturada preparada da linha de produto para o tanque de coleta. Assim, o produto carregado no sistema de cano pode ser reutilizado de forma simples.
Preferencialmente, o dispositivo conforme a presente invenção também compreende uma linha de retorno para devolver bebida misturada preparada e bebida tratada a quente do tanque de tampão para o tanque de coleta. Desta forma, a bebida que já foi tratada pode ser reutilizada.
Preferencialmente, o dispositivo conforme a presente invenção também compreende um dispositivo de captação, que pode ser conectado ao tanque de coleta, para captar e devolver bebida misturada preparada cheia em garrafas ou recipientes similares. Desta forma, o grau de reciclagem de produto misturado preparado pode ser adicionalmente aumentado.
0 objeto também é solucionado por meio de um método conforme a reivindicação 9, A este respeito, a bebida é misturada por meio da adição da fase misturada ao concentrado, por meio do quê a razão de mistura volumétrica da fase misturada e do concentrado é ajustada dependendo da concentração medida na fase misturada, a fim de ajustar a concentração do componente característico na bebida misturada em um valor alvo.
Preferencialmente, o fluxo de volume da fase misturada adicionada é adaptado a um fluxo de volume do concentrado adicionado. Uma dosagem desta natureza pode ser controlada de forma simples com medidores de fluxo e com dispositivos de dosagem.
Preferencialmente, também se adiciona água, a fim de ajustar o valor alvo. Desta forma, o valor alvo pode ser ajustado de forma mais flexível também no caso em que a fase misturada apresenta concentração alta demais ou é esgotada.
Preferencialmente, bebida misturada preparada é devolvida de um tanque de tampão estéril e/ou um tanque de captação para esvaziar recipientes cheios na fase misturada. Desta forma, produto misturado pode ser devolvido de forma particularmente eficiente.
Preferencialmente, a concentração medida é um teor de açúcar, particularmente um valor Brix. Desta forma, pode ser empregado um método de medição padronizado para uma série de bebidas que contêm açúcar.
Preferencialmente, é também medida a concentração do componente característico no concentrado de bebida e/ou a concentração do componente característico na bebida misturada. Desta forma, a dosagem pode ser controlada de forma particularmente precisa.
Preferencialmente, o concentrado e a fase misturada são combinados durante a mistura da bebida na forma de linhas de dosagem em fluxo contínuo. Essa alimentação contínua dos componentes a serem dosados durante a mistura, que pode também incluir, por exemplo, uma linha de dosagem que conduz água, facilita o fluxo de produto contínuo e o processamento adicional contínuo da bebida.
Uma realização preferida da presente invenção é ilustrada na figura. São exibidos os seguintes:
Fig. 1: diagrama esquemático de um dispositivo conforme a presente invenção; e
Figs. 2A a 2F: estados de operação selecionados do
dispositivo da Fig. 1. "
Como se pode observar na Fig. 1, uma realização do dispositivo 1 conforme a presente invenção para mistura de uma bebida 3 compreende um tanque de coleta 5 para coletar uma fase misturada 7 essencialmente em uma diluição da bebida misturada preparada 3. A fase misturada 7 é uma mistura_ de . pelo. menos dois dos componentes a seguir: A) um concentrado de bebida previamente misturada 9, que já contém todos os componentes de receita em uma composição definida e é um componente básico para mistura da bebida 3; B) bebida misturada pronta e tratada a quente 3', que é, por exemplo, armazenada temporariamente em um tanque de tampão, particularmente em um tanque de tampão estéril 11, antes do enchimento da bebida; C) bebida * misturada pronta 3", que já foi cheia em garrafas e, por exemplo, é retida em um tanque de captação 13 e é temporariamente armazenada; e D) água 15, que pode ser introduzida no tanque de coleta 5 após uma alteração de produto ou suspensão de produção do sistema de cano do dispositivo 1 na forma de água de produto, mas também na forma de água nova.
O concentrado de bebida 9 é tomado* como sendo um produto intermediário misturado em uma etapa de produção separada que não é exibida e que, com exceção do teor de água, já corresponde à bebida misturada preparada 3. Todos os componentes da receita a serem considerados durante a mistura já estão presentes, portanto, com exceção do teor de água no concentrado de bebida 9 em uma razão desejada no produto final. O teor de água ou, em outras palavras, a concentração da bebida 3 é preferencialmente especificada com base em um valor alvo característico, tal como a concentração de um ingrediente característico da bebida 3 ou um componente característico apropriado.
Durante a mistura das bebidas 3 que contêm açúcar, tais como sucos, - limonadas ou xaropes, a concentração KA da bebida misturada 3, a concentração KM da fase misturada 7 e a concentração KK do concentrado 9 são preferencialmente especificadas como valores de teor de açúcar, particularmente como valores Brix. As concentrações KA, KM e KK a serem consideradas durante a mistura e a serem monitoradas por dispositivos de medição associados podem, entretanto, também ser caracterizadas por outros componentes, ingredientes ou parâmetros.
O método conforme a presente invenção pode ser realizado de forma particularmente vantajosa se as concentrações KA, KM e KK do componente característico, preferencialmente o teor de açúcar, particularmente o valor Brix do concentrado 9, forem de 2% a 25% mais altas que o valor relevante da bebida misturada preparada 3.
A concentração KM do componente característico, tal como o teor de açúcar, na fase misturada 7 pode variar dependendo do estado de operação do dispositivo 1 conforme a presente invenção. Como demonstra a Fig. 1, uma linha de circulação 17 e um dispositivo de medição 19 para medir a concentração KM são fornecidos sobre -o tanque de coleta 5. Por meio da circulação da fase misturada 7 por uma bomba que não é ilustrada, as variações temporais da concentração KM são minimizadas e garante-se que a concentração KM da fase misturada 7 introduzida no concentrado 9 com o propósito de misturar a bebida 3 é conhecida e pode ser aplicada como quantidade introduzida para controle da mistura.
O dispositivo 1 também compreende uma linha de produto 21 para fornecer o concentrado 9, para mistura da bebida 3 para passagem da bebida misturada preparada 3 para unidade de tratamento seguintes, tais como o tanque de fluxo prévio 23 de uma unidade dê fornecimento de meios e um trocador de calor ' seguinte 24 para o tratamento quente da bebida 3. A direção do -fluxo é indicada, em cada caso, por setas. A saída de líquido do tanque de coleta 5 é conectada à linha de produto 21 por meio de uma linha de mistura 25 à qual são fornecidos um medidor de fluxo 27 e um dispositivo de dosagem 29, tal como uma válvula de controle, para ajustar o fluxo de volume VM da fase misturada 7. O fluxo de volume VM da, fase misturada 7 é uma quantidade emitida para o controle da mistura de bebida e é ajustada dependendo da concentração medida KM da fase misturada 7 e, quando aplicável, sobre quantidades introduzidas adicionais, nomeadamente o fluxo de volume VK e a concentração KK do concentrado de alimentação 9, de tal forma que a bebida 3 seja preferencialmente misturada por fim após a introdução da fase misturada 7 no concentrado fluido 9, ou seja, de tal forma que a bebida 3 seja ajustada ao valor alvo da concentração KA após a introdução da fase misturada 7.
Como demonstra adicionalmente a Fig. 1, a linha de produto 21 compreende um dispositivo de medição 31 sobre a extremidade de entrada para medir a concentração KK do concentrado 9 e um dispositivo de medição 33 para medir a concentração KA da -bebida misturada 3 sobre a extremidade de saída. Isso age, se necessário, como a variável controlada para mistura da bebida 3.
Além disso, na direção de fluxo antes do dispositivo de medição 33 sobre a extremidade de saida, é fornecida uma linha de alimentação de água 3 5 para introduzir água 15, tal como água de produto ou água nova, na linha de produto 21. Sobre a linha de alimentação de água 35, são fornecidos um medidor de fluxo 37 e um dispositivo de dosagem 39, tal como uma válvula de controle, para ajustar o fluxo de volume VW da água 15 introduzida na linha de produto 21. A linha de alimentação de água 35 é utilizada para ajustar ou corrigir a concentração KA conforme o necessário,· particularmente se isso não for possível unicamente por meio da adição da fase misturada 7. Isso é relevante, por exemplo, quando a concentração KM da fase misturada 7 for alta demais para a mistura correta ou durante a mistura da bebida 3 com o tanque de coleta 5 vazio. A este respeito, não é importante se a linha de alimentação de' água 35 for disposta na direção de fluxo antes ou depois da linha de aditivo 25. Uma linha rompida indica uma linha de fornecimento de água opcional 3 6 para o tanque de coleta 5.
Sobre a extremidade de saída da linha de produto 21, também é fornecido um dispositivo de dosagem ou desligamento 41, bem como uma primeira linha de retorno 4 3 para devolver bebida misturada preparada 3 ou para ejetar água de produto 15 para o tanque de coleta 5.
Para devolver bebida tratada quente e misturada preparada 3' do tanque de tampão estéril 11 para o tanque de coleta 5, é fornecida uma segunda linha de retorno 45 que pode abrir, por exemplo, para a linha de produto 21. Para possibilitar um circuito de produto do tanque de tampão estéril 11 para o .tanque de coleta 5 também sem incluir a linha de produto 21, é preferencialmente fornecida uma terceira linha de retorno 4 6 para conectar o tanque de tampão estéril 11 diretamente à primeira linha de retorno 43 ou ao tanque de coleta 5. Com as linhas de retorno, seria possível, quando necessário, por exemplo, também devolver bebida tratada quente 3' do tanque de tampão estéril 11 para a entrada da unidade de tratamento 23, 24.
As Figuras 2Α a 2 F ilustram o método conforme a presente invenção com base em fluxos de fluido em estados operacionais selecionados do dispositivo 1 conforme a presente invenção. A este respeito, por razões de clareza, as partes componentes individuais do dispositivo 1 que foram descritas anteriormente são omitidas.
A Fig. 2A exibe um estado de ejeção de água de produto 15, que enche o sistema de cano do dispositivo 1 entre fases de produto individuais e durante o carregamento de um produto, antes de misturar a bebida 3. Com este propósito, o concentrado 9 que flui na linha de produto 21 é misturado, com água da linha de alimentação de água 35 na linha de produto 21 e ajustado no valor alvo de KA de tal forma que a linha de produto 21 sobre a extremidade de saída seja cheia com a bebida misturada preparada 3 até uma unidade de tratamento tal como o tanque de fluxo prévio 23 e o trocador de calor 24. A água de produto 15 é ejetada no presente para o tanque de coleta 5. Como suplemento para os dispositivos de medição 31 e 33, pode ser fornecido um dispositivo de medição 47 para medir o componente de bebida característico, tal como o valor Brix, sobre a entrada para o tanque de coleta 5.
A Fig. 2B exibe um estado em que a bebida misturada 3 move-se para a unidade de tratamento seguinte, neste caso o tanque de fluxo prévio 23 e o trocador de calor 24. O concentrado. 9 e a água 15 são misturados conforme descrito anteriormente e passados através da unidade de tratamento 23, 24 até que o sistema de cano que conduz o produto seja cheio na entrada do tanque de tampão estéril 11 com a bebida misturada preparada 3 e a bebida tratada quente 3'. A este respeito, a água de produto 15 é ejetada e passada para o tanque de coleta 5.
A Fig. 2C exibe uma primeira fase de produção na qual a fase misturada 7 do tanque de coleta 5 é adicionada ao concentrado 9. Opcionalmente, a água 15 da linha de alimentação de água 3 5 pode ser adicionada, conforme indicado no presente com uma linha tracejada, a fim de ajustar a concentração alvo KA sobre o dispositivo de medição 33 na. extremidade de saída. O dispositivo de medição 19 é ilustrado no presente por simplicidade sem o circuito de circulação.
A Fig. 2D exibe uma segunda fase de produção na qual, por exemplo, o conteúdo de garrafas incorretamente cheias passa do tanque de captação 13 para o tanque de coleta 5. Por meio dessa introdução de bebida misturada preparada 3" na fase misturada 7, a concentração KM da fase misturada 7 é alterada em comparação com a primeira fase de produção. Consequentemente, o fluxo de volume VM da fase misturada adicionada 7 é adaptado à concentração KM medida, em cada caso, com o dispositivo de medição 19 e, quando necessário, conforme indicado com uma linha tracejada, adiciona-se água 15 para ajustar a concentração KA na linha de produto 21 sobre a extremidade de saída.
A Fig. 2E ilustra uma terceira fase de produção com um tanque de coleta vazio 5 após a exaustão da fase misturada 7. Neste caso, a concentração KA somente é ajustada por meio da adição de água 15 da linha de alimentação de água 3 5 para o concentrado 9.
,Conforme também exibem as Figs. 2C a 2E, a bebida misturada preparada 3 passa continuamente, em cada caso, para a unidade de tratamento' 23, 24 e para o tanque de tampão estéril seguinte 11. A mistura da bebida 3 ocorre preferencialmente, portanto, de forma contínua, em que o fluxo de volume da fase misturada adicionada 7 e/ou da água15 pode ser continuamente adaptado às concentrações medidas KK e KM e ao fluxo de volume VK do concentrado 9. A reutilização da fase misturada 7 em operação de condução é possível, portanto, sem a necessidade de interromper a mistura da bebida 3. Para controle da bebida tratada 3', pode ser fornecido um dispositivo de medição adicional 4 9 antes do tanque de tampão estéril 11 para medir a concentração do valor característico KA, tal. como o valor Brix.
A Fig. 2F ilustra um estado no final da produção, após o novo fluxo do sistema de cano do dispositivo 1 com água 15 para remover resíduos do concentrado 9 e a bebida misturada 3 dos canos, para recolhê-los no tanque de coleta5 e pássá-loa para reutilização durante .produção posterior. Os resíduos de bebida retidos no tanque de coleta 5 passam para um recipiente de reservatório 51 e podem passar novamente para a fase misturada 7 durante a elaboração de
uma outra carga de produção.
Desta forma, o dispositivo conforme a presente
invenção e o método conforme a presente invenção possibilitam o retorno essencialmente completo de bebida já misturada 3 para a circulação de produção, de tal forma que perdas devido a interrupções de produção ou mudança de produto possam ser reduzidas, particularmente no engarrafamento de pequenas quantidades.
Particularmente, na fase misturada 7, proporções da bebida misturada preparada 3, do concentrado previamente misturado ou ingrediente básico 9 e da água 15 podem ser retidas durante a introdução do concentrado 9 no sistema de cano, mediante ejeção da bebida misturada preparada 3 e da bebida tratada quente 3' , durante o retorno de bebida inadequadamente esterilizada 3', ao final da produção, durante uma mudança de produção e durante a reutilização de bebida já cheia 3".
É auto-explicativo que nem todas as possibilidades de retorno necessitam ser exploradas. Poderá ser fornecido, por exemplo, o retorno da linha de produção 21, por exemplo, e/ou do tanque de tampão estéril 11. É decisivo que a bebida misturada anteriormente 3, 3' , 3" possa ser devolvida para a circulação de produção, por meio do quê a combinação de um componente básico 9■com concentração mais alta que o produto final 3, 3', 3" é realizada com a fase misturada diluída 7 do produto final 3, 3', 3" em uma razão de mistura apropriada.

Claims (15)

REIVINDICAÇÕES
1. DISPOSITIVO DE MISTURA DE UMA BEBIDA, particularmente com retorno de uma parte da bebida misturada preparada (3, 3', 3"), caracterizado por ter: um tanque de coleta (5) para recolher uma fase misturada aquosa (7), na qual os componentes da receita necessários para misturar a bebida estão contidos e que contém um teor de água mais alto que a bebida misturada (3) ; uma linha de produto (21) para: fornecimento de um concentrado (9) , no qual estão contidos os componentes da receita necessários para mistura da bebida (3) e que contém um teor de água mais baixo que a bebida misturada (3); e para transporte da bebida misturada (3); . um dispositivo de medição (19) para medir o concentrado (KM) de um componente característico da fase misturada (7) ; uma linha de aditivo (25) conectada ao tanque de coleta (5) e à linha de produto (21) para adição da fase misturada (7) ao concentrado (9), em que um dispositivo de dosagem (29) para ajuste da razão de mistura volumétrica da fase misturada (7) e do concentrado (9) é fornecido sobre a linha de aditivo.
2. DISPOSITIVO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado em que é fornecida uma linha de circulação (17) para circular a fase misturada (7) sobre o tanque de coleta (5) ..
3. DISPOSITIVO, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado em que o dispositivo de medição (19) é disposto de tal forma que possa medir a concentração (KM) na fase misturada circulada (7).
4. DISPOSITIVO, de acordo com pelo menos uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por ter adicionalmente um dispositivo de medição (31) sobre a extremidade de entrada para medir a concentração (KK) do componente característico do concentrado (9) e/ou um dispositivo' de medição (33) sobre a extremidade de saída para medir a concentração (KA) do componente característico da bebida- misturada preparada (3).
5. DISPOSITIVO, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado, por ter. adicionalmente um dispositivo de controle para controlar o dispositivo de dosagem (2 9) com base em um valor de concentração (KK, KA) do componente característico determinado pelo dispositivo de medição (31, -33) na extremidade de entrada e/ou na extremidade de saída.
6. DISPOSITIVO, de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado por ter adicionalmente uma linha de retorno (43) para devolver bebida misturada preparada (3) da linha de produto (21) para o tanque de coleta (5) .
7. DISPOSITIVO, de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado por ter adicionalmente uma linha de retorno (45, 46) para devolver bebida misturada preparada (3) e bebida tratada quente (3' ) de um tanque de tampão estéril (11) para o tanque de coleta (5). -
8. DISPOSITIVO, de acordo com uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado por ter adicionalmente um dispositivo de captação (13) , que pode ser conectado ao tanque de coleta (5) , para recolher e devolver bebida misturada preparada .(3") cheia em garrafas ou recipientes- similares.
9. MÉTODO DE MISTURA DE BEBIDA, particularmente com o uso de uma parte devolvida da bebida misturada preparada (3, 3', 3"), caracterizado por ter as etapas a seguir: a) coleta de uma fase misturada aquosa (7) , na qual os componentes da receita necessários para misturar a bebida (3) estão contidos e que contém um teor de água mais alto que a bebida (3) a ser misturada; b) fornecimento de um concentrado (9) , no qual estão contidos os componentes da receita necessários para mistura da bebida e que contém um teor de água mais baixo que a bebida (3) a ser misturada; c) medição da concentração (KM) de um componente característico da fase misturada (7); e d) mistura da bebida (3) por meio da adição da fase misturada (7) ao concentrado (9) , em que a razão de mistura volumétrica da fase misturada e do concentrado é ajustada dependendo da concentração (KM) medida na etapa c, a fim de ajustar a concentração (KA) do componente característico na bebida misturada (3) em um valor alvo.
10. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado em que, na etapa d, um fluxo de volume (VM) da fase de mistura adicionada (7) é adaptado a um fluxo de volume (VK) do concentrado fornecido (9).
11. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 9 ou 10, caracterizado em que, na etapa d, a água (15) -também é adicionada para ajustar o valor alvo na bebida misturada (3) .
12. MÉTODO, de acordo com pelo menos uma das reivindicações 9 a 11, caracterizado em que, na etapa a, a bebida misturada preparada (3', 3") é devolvida de um tanque .- - de compensação estéril (11) e/ou um tanque de captação (13) para esvaziar recipientes cheio na fase misturada (7).
13. MÉTODO, de acordo com pelo menos uma das reivindicações 9 a 12, caracterizado em que a concentração (KM) medida na etapa c é um teor de açúcar, particularmente um valor Brix.
14. MÉTODO, de acordo com pelo menos uma das reivindicações 9 a 13, caracterizado em que também é medida a concentração (KK) do componente característico no concentrado de bebida e/ou a concentração (KA) do componente característico na bebida (3) misturada na etapa d.
15. MÉTODO, de acordo com pelo menos uma das reivindicações 9 a 14, caracterizado em que o concentrado (9) e a fase misturada (7) são reunidos na forma de linhas de dosagem de fluxo continuo- quando a bebida (3) é misturada.
BRPI1102551-4A 2010-05-19 2011-05-16 dispositivo de mistura de uma bebida, e, método de mistura de bebida BRPI1102551A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102010029125A DE102010029125A1 (de) 2010-05-19 2010-05-19 Vorrichtung und Verfahren zum Ausmischen von Getränken

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1102551A2 true BRPI1102551A2 (pt) 2012-10-23

Family

ID=44117415

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1102551-4A BRPI1102551A2 (pt) 2010-05-19 2011-05-16 dispositivo de mistura de uma bebida, e, método de mistura de bebida

Country Status (8)

Country Link
US (1) US20120012226A1 (pt)
EP (1) EP2388064B1 (pt)
CN (1) CN102246997B (pt)
BR (1) BRPI1102551A2 (pt)
DE (1) DE102010029125A1 (pt)
DK (1) DK2388064T3 (pt)
ES (1) ES2389559T3 (pt)
PL (1) PL2388064T3 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102009016806A1 (de) * 2009-04-09 2010-10-21 Khs Ag Produktionsanlage zum Abfüllen von Produkten in Form jeweils eines flüssigen Füllgutes sowie Pufferspeicher für eine solche Produktionsanlage
CN103141890A (zh) * 2012-08-27 2013-06-12 成都崇安科技有限公司 蔬菜汁生产线的蔬菜汁调合和检测装置
DE102012224163B4 (de) * 2012-12-21 2017-11-16 Krones Aktiengesellschaft Verfahren zum Herstellen eines Sirups
DE102014108416A1 (de) * 2014-06-16 2015-12-17 Krones Ag Verfahren und Vorrichtung zum Befüllen eines Behälters mit einem Füllprodukt
DE102016217342A1 (de) 2016-09-12 2018-03-15 Krones Ag Abfüllanlage zum Wärmebehandeln und Abfüllen einer Flüssigkeit
CN110917974B (zh) * 2019-12-02 2023-09-01 天津市山海关饮料有限公司 一种混合饮料生产加工设备

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4160512A (en) * 1977-12-01 1979-07-10 Cleland Robert K Liquid metering and blending means
DE4123047A1 (de) * 1991-07-12 1993-01-14 Kronseder Maschf Krones Verfahren und vorrichtung zum mischen von getraenkekomponenten
DE4237933A1 (de) * 1992-11-11 1994-05-19 Magdeburg Getraenkemasch Verfahren und Vorrichtung zum Herstellen von Getränken aus mehreren flüssigen Komponenten
DE4343643A1 (de) * 1993-12-21 1995-08-03 Mette Manfred Verfahren und Vorrichtung zum Herstellen von Getränken aus mehreren fließfähigen Komponenten
DE29617228U1 (de) * 1996-10-04 1997-10-30 Krones Ag Hermann Kronseder Maschinenfabrik, 93073 Neutraubling Vorrichtung zum Dosieren und Mischen von Getränkekomponenten
IES73269B2 (en) * 1997-03-03 1997-05-21 Woodlace Ltd Beverage preparation
EP1132337A1 (de) * 2000-02-24 2001-09-12 Ismatec SA, Laboratoriumstechnik Verfahren und Vorrichtung zum Mischen von Flüssigkeiten
GB0314651D0 (en) * 2003-06-24 2003-07-30 Britvic Soft Drinks Ltd Beverage dispense
CN2715544Y (zh) * 2004-07-12 2005-08-10 苏州华宇飞凌包装机械有限公司 饮料混合装置
US20100031825A1 (en) * 2008-08-05 2010-02-11 Kemp David M Blending System

Also Published As

Publication number Publication date
DK2388064T3 (da) 2012-09-24
ES2389559T3 (es) 2012-10-29
EP2388064B1 (de) 2012-06-27
EP2388064A1 (de) 2011-11-23
US20120012226A1 (en) 2012-01-19
DE102010029125A1 (de) 2011-11-24
CN102246997A (zh) 2011-11-23
CN102246997B (zh) 2013-09-11
PL2388064T3 (pl) 2012-11-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1102551A2 (pt) dispositivo de mistura de uma bebida, e, método de mistura de bebida
US9150398B2 (en) Method and filling system for filling containers in a volume and/or quantity controlled manner
CA2545868A1 (en) Hot-fill beverage production with flavor injection
CN109982684A (zh) 用于制造用于血液透析机的液体酸性浓缩物的方法、设备和罐
JPH04218164A (ja) 医療に使用される液体の調剤装置
RU2731588C1 (ru) Способ и смесительная установка для основанного на дозированных замесах приготовления текучего покровного материала
CN110215862A (zh) 染料助剂化料配送装置
CN112174071B (zh) 用碳化填充产品填充待填充容器的方法和装置
WO2001002036A1 (de) Behälter mit bestandteilen des sauren konzentrats für eine dialysierflüssigkeit und vorrichtung zum aufbereiten des letzteren
US20230382706A1 (en) Bulk ingredient batching
ES2793150T3 (es) Procedimiento así como instalación para la producción de un producto mixto a partir de al menos un componente principal líquido y al menos un componente adicional
CN104643197A (zh) 一种氨基酸低糖饮品及其制备工艺
US9364801B2 (en) Device for mixing the additive components of a mixture product to be added to a base component or main component
CN104886253B (zh) 一种动态调酸装置及罐内加酸的动态调酸方法
US20110051547A1 (en) Arrangement and method at a milking station for achieving a representative milk sample
JPH1085573A (ja) 電解質と非電解質の混合溶液の調合方法
EP2982429A1 (en) System and method for dissolving detergent tablets or granulate
CN111359467A (zh) 一种离子交换树脂复苏液的配制系统及配制方法
US20210401003A1 (en) Produce processing dosing system
CN208549791U (zh) 过氧乙酸溶液制备装置
US20220241481A1 (en) Apparatus for providing dialysis concentrate
CN212017442U (zh) 一种离子交换树脂复苏液的配制系统
JP2019118904A (ja) バッチ式混合装置およびバッチ式混合方法
ES2611952T3 (es) Sistema de impresión de chorro de tinta
BRPI1103602A2 (pt) dispositivo e mÉtodo para prover um produto lÍquido para ser reutilizado e tratado

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal - extension of time limit for request of examination expired [chapter 11.1.1 patent gazette]