t . - r Ç "SIST DE ENTREGA PARA ENXERTO DE STENT RAMIFrcADo" A presente invenção reivindica uma prioridade do pedido de patente chinês com o pedido número "200910052079.1", intitulado "Delivery System for Branched Stent Graft and Delivery 5 Method thereof", que foi submetião ao Escritório Chinês de ' Patentes em 26 de Maio de 2009. Todos os conteúdos desse pedido de patente chinês são incorporados ao presente pedido por referência.
CAMPO TÉCNICO A presente invenção se refere a um dispositivo 10 médico, em particular a um sistema de entrega, o qual entrega um enxerto de stent in vivo para tratamento de Iesões arteriais, e, especialmente, urri sisterna de entrega para um enxerto de stent ramificado corn entrega ramificada e a um método de entrega do mesmo.
15 HISTÓRICO DA INVENÇÃO A exclusão de enxerto endovascular (EVGE) é uma nova tecnologia crescendo em popularidaãe nos anos de 1990. Quando comparada com méto6dos de tratamento tradicionais, o emprego da técnica intervencional tetn as vantagens de incisões menores, 20 wenores complicações, baixa mortaíidade, etc.
Entretanto, atualmente, a EVGE é principalmente aplicável às lesões não envolvendo uina a.t.-téria de ramo, mas uína grande parte de doenças de expansão aÓrtica clínicas envolve a artéria de ramo. Éi muito complicado tratar a artéria de ramo, 25 quando as lesCies ocorrerem usanão substituição com vasos protéticos tradicionais, qjue envolve incisões maiores e uína mortalidade mais elevada. Portanto, é ruais essencial empregar um método miniruamente invasivo para realizar o tratamento. Infelizrnente, embora o enxerto de stent com vasos protéticos e a 30 técnica para entregá-lo ter sido bem desenvolvida, técnicas relacionadas ao enxerto de stent ramificado ainda são muito poucas. As técnicas para entregar o enxerto de stent ramificado têm se tornado um problema a ser urgentemente solucionado no campo técnico de tratamento minirnainente invasivo.
35 RESUMO DA IQO o objeto da presente invenção é solucionar principalmente urn problema de entregar um transplante ao local da lesão, especialmente o local da lesão da artéria de ramo em uwa operação minimamente invasiva, que diz respeito à aorta, 5 especialmente a aorta torácica e sua artéria de ramo.
E'ara se conseguir o objeto acima, a presente invenção fornece um sisterria de entrega para urn enxerto de stent ramificado, sendo que, depois que o enxerto de stent ramificado ligado for encapsulado de uma maneira completa ou semi-completa, usanão uma manga de enxerto fieita de um material de políraero flexível, o enxerto de stent ramificado é encerrado de maneira mÓvel em um envoltÓrio de camada externa Eeito de um material de polímero, e depois que urn ramo de stent e um corpo principal de stent forem entregues aos locais de lesões de uma aorta e de um vaso sanguíneo de ramo, de uma rnaneira segura e tluente, o enxerto de stent é posicionado de maneira acurada e liberado de maneira segura. Especificamente, urn sistema de entrega para um enxerto de stent ramificado de acordo com a presente invenção cornpreende um envoltÓrio de camada ãupla contendo o enxerto de stent e um reboque e mecanisrno de liberaç?o, que reboca e libera o enxerto de stent a partir do envoltório de camada dupla. Depois de ser ligado, um corpo pr-incipal de stent e uin ramo de stent do enxerto de stent são inteiramente posicionados de maneira móvel dentro do envoltÓrio de camada dupla, o corpo principal de stent é conectado com o conjunto de guia de controle e é rebocado e liberado pelo conjunto de guia de controle, e o ramo de stent é rebocado por um conjunto de guia de ramo e é conectado com o conjunto de guia de controle, de rnodo que o ramo de stent é liberado pelo conjunto de guia de controle.
O envoltÓrio de cainada dupía compreende um envoltÓrio de camada externa e uma rnanga de enxerto de camada interna. De preferência, depois de ser encapsulado de rnaneira rnÓvel pela manga de enxerto, de uma maneira completa ou semi- completa, o ramo de stent e o corpo príncioal de stent são posicionados no envoltÓrio de camada externa.
.F 3 De acordo com urn aspecto da presente invenção, antes de ser posicionado no envoltÓrio de camada dupla, o rarrío de í stent é encerrado em um envoltÓrio de ramo e é Iigado pelo envoltÓrio de ramo, de modo que o ramo de stent e o corpo 5 principal de stent estejam isolados um do outro. Ern uma modaliàade preferida, q conjunto de guia de controle compreende um fio de guia de controle e tim mecanismo de coritrole correspondente, e uma espiral de corpo principal liga, de maneira destacável, o corpci principal de stent e é conectada ao Eio de guia de controle; o 10 conjunto de guia de ramo compreende um fio de guia de ramo e um rnecanisrno de controle correspondente, o envoltÓrio de ramo é conectado de maneira destacável ao Eio de guia de controle, e c) fio de guia ãe ramo conecta e reboca o envoltÓrio de ramo. Nesse caso, um operador pode posicionar, de maneira acurada, o ramo de 15 stent antes de liberar c) raíno de stent, especialmente antes de liberar o ramo de stent. Com respeito à lesão do vaso sanguíneo de ramo, este tipo de projeto é especialmente favorável.
Deve ser entendido que q ramo de stent taüíbém pode ser ligado de outras «aneiras, por exemplo, o ramo de stent 20 pode ser ligado por uma estrutura similar à espiral de corpo principal e ser conectado ao fio de guia de controle, por meio disto a liberação de maríeirm segura do corpo principal de stent e ão ramo de stent, simultaneamente ou separadamente, também pode ser conseguida pelo fio de guia de controle.
25 A fim de se evitar que o ramo de stent seja liberado de maneira inesperada ou prematuramente durante o processo de entrega{ a presente invenção fornece um tal projeto, no qual o envoltório de ramo é conectado de maneira destacável ao fio de guia de controle via urna Eivela de segurança de ramo no 30 envoltÓrio de ramo, e a liberação segura do rarno de stent é controlada por rneio do Eio de guia de controle.
Em aãição, na presente invenção, a manga de enxerto, de ^ preferencta, é feita de um material de políLLlero flexível. O material de políwero flexível é, por exemplo, PET 35 (poli(tereftalato de etileno)), PTFE (politetrafluoroetileno), etc. O envoltórío de carnada externa é, de preferência, feito de um material de polírnero. Esse material àe polírnero é, por exemplo,
F 4 HDPE (polietileno de alta densidade), Pebax (po1i(éter- acidainida)), etc.
A presente invenção Eornece adicionalmente um rnétodo para entrega de um enxerto de stent ramificado para dentro 5 de uma artéria, usando o sistema de entrega acima ãescrito, para um enxerto de stent ramificado, compreendendo: a) uma etapa de reboque para rebocar o enxerto de stent para dentro da artéria por um conjunto de guia de controle, e mover o enxerto de stent para fora ào envoltório de camada 10 dupla; b) urna etapa de posicionamento para respectivamente ajustar as posições do corpo principal de stent e do ramo de stent pelo conjunto de guia de controle e pelo conjunto de guia de ramo de acordo com um local de uma lesão; 15 C) uma etapa de liberação para afrouxar a ligação de conjunto de guia de controle do enxerto de stent, para, por meio disto, Iiberar o enxerto de stent.
Mais especificamente, na etapa a), é preferível que o envoltório de camada interna, encapsulando o enxerto de 20 stent, seja movido para fora do envoltório de caínada externa, e, então, o enxerto de stent seja movido para fora do envoltório de camada interna. Nesse caso, conforme mencionado acima, uma vez que a manga de enxerto de camada interna da presente invenção emprega um material de polímero flexível, depois que a manga de enxerto de 25 carriada interna for movida para fora do envoltÓrio de camada externa, a manga de enxerto pode ser entregue através de urrta artéria extrernamente tortuosa, e o enxerto de stent, contido na manga de enxerto de camada interna, pode ser facilmente liberado ulteriormente.
30 vantajosamente, uma etapa de pré-liberação b') é adicionalniente incluída entre as etapas b) e C), sendo que, na etapa b'), o ramo de stent ainda permanece em um estado de estar ligado, e o ramo de stent é rebocado pelo fio de guia de ramo para tazer com que o ramo de stent seja separado do corpo principal de 35 stent e entre errt um vaso sanguíneo de ramo. Nesse estado pré- liberado, o operador pode realizar um ajuste de posicionamento do ramo de stent e do corpo principal de stent, especialmente um
.r 5 ajuste de posicionamento do ramo de stent, de acordo com a condição real da operação, para se conseguir urn posicionamento acurado de todo o enxerto de stent. Subsequentemente, a etapa c) é realizada para liberar todo o enxerto de stent.
5 Comparado corrt a técnica anterior, o sistema de entrega para um enxerto de stent ramifiicado e o rnétodo para entrega do mesrno, fornecidos pela presente invenção, pode ser aplicado à EVGE, especialmente envolvendo a lesão da artéria de ramo mais amplamente. Esse sistema de entrega é de estrutura 10 simples e de uso conveniente. O emprego da técnica de envoltÓrio de camada dupla pode assegurar, de maneira efetiva, que c) enxerto de stent seja entregue para dentro da artéria, de uma maneira fluente e segura. A técnica de pré-liberação para o raíno de stent e o corpo principal de stent pode controlar, de maneira acurada, a 15 posição do enxerto de stent, especialmente a posição do ramo de stent do enxerto de stent, de acordo com o local da lesão. blais particularmente, a presente invenção pode conseguir a liberação, de maneira segura, do corpo principal de stent e do ramo de stent do ramo de stent, siwultaneainente ou separadamente, depois de 20 posicioná-los.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS Por meio das descrições detalhadas das modalidades não restritivas, feitas de acordo com as seguintes figuras, as outras características, o objeto e as vantagens da 25 presente invenção tornar-se-ão mais óbvios.
A Figura 1 é um diagrama esquemático de uína estrutura externa do sistema de entrega para urri enxerto de stent ramificado de acordo com a presente invenção; A Figura 2 é um diagrama esquemático parcial, o 30 qual mostra tuna parte de uma estrutura interna do sistema de entrega na Figura 1, era que o envoltório de camada dupla tem encapsulado o enxerto de stent ramiticado; A Figura 3 é um diagrama esquernático de entreça do sisterna de entrega com um enxerto de stent ramificado da 35 Figura 2 para dentro da artéria, sendo qjue o enxerto de stent foi movido para fora do envoltório de camada dupla;
A Figura 4 é um diagrama esqueinático do enxerto de stent da Figura 3 estando em urn estado pré-liberado; A Figura 5 é um diagrama esquemático do enxerto de stent da Figura 4 estando em um estado completamente liberado; 5 e A Figura 6 é um diagrama esquemático do envoltório de camada dupla com um enxerto de stent ramificaão, que mostra um modo conectivo de duas camadas de envoltórios.
EmIícações dos Sinais de RefeFêncía: 1 cabeça cÔnica 2 Eio de guia de ramo 3 envoltório de camada externa 4 cabo de controle do envoltório de camada externa 5 comutador de fio guia de 6 fio de guia de controle controle 7 espiral do corpo principal 8 corpo principal de stent 9 fivela de segurança de ramo 10 envoltório de ramo 11 ramo de stent 12 parte de massa em fusão quente 13 manga de enxerto de camada 14 duto de ejeção interna 15 duto de conexão de manga 16 cabo de controle da manga de enxerto
ÍLO DESCRIÇÃO DETALFZÀDA Para um melhor entendimento da presente invenção, são dadas descrições adicionais ern combinação com as modalidades preferidas da presente invenção abaixo.
Referindo-se à Figura 1 e à Figura 2, tun sistema de entrega para um enxerto de stent ramificado de acordo corn a presente invenção Eornecido dentro deie cow um conjunto de guia de rarno, que reboca um ramo de stent do enxerto de stent, sendo que o conjunto de guia de ramo é similar a urrt conjunto de guia de controle, que controla uríí corpo principal de stent. Para concisão, somente um fio de guia de ramo 2 conectado ao ramo de stent 11 é mostrado.
Conforme pode ser visto a partir da Figura 2, um corpo principal de stent 8 do enxerto de stent é ligado por uma g k 7 espiral de corpo principal 7, e um fio de guía de controle 6, que controla qs processos de reboque e de liberação do corpo principal .
de stent 8 passa através das respectivas juntas da espiral de corpo principal 7, de modo que uma conexão destacável seja formada 5 entre a espiral de corpo principal 7 e o fio de guia de controle
6. O rajno de stent 11 é ligado por um envoltório de ramo 10, e um fio ãe guia ãe ramo 2 é conectado ao envoltório de ramo 10. Em adição, o envoltÓrio de ramo 10 é fornecido sobre ele, com uína fiivela de segurança de ramo 9, e similar à espiral de corpo lO principal 7, a fivela de segurança de ramo 9 é conectada de maneira destacável ao fio de guia de controle 6, por exemplo, de uma maneira com nÓs. Portanto, por operação do Eio de guia de controle 6, o corpo principal de stent 8 e c) ramo de stent 11 podem ser liberados siwultaneamente de maneira segura; ou depois L5 que a Eivela de segurança de ramo 9 se rompa para longe da conexão, um operador opera o envoltório de ramo 10, de maneira independente, em ocasiões apropriadas para fazer com que o envoltório de ramo lO se rompa para longe da Iigação do ramo de stent 11, e Iiberar, de maneira segura, o ramo de stent. Deve ser 20 entendido que o envoltÓrio de ramo 10 e o fio de guia de controle 6 podem ser conectados, de maneira destacável, de outras maneira similares, e a forma conectiva entre a fivela de segurança de ramo 9 e o fio de guia de controle 6 pode ser modificada, de maneira correspondente, de acordo com as reais exigências. Ademais, o 25 sistema de entrega mostrado na Figura 1 é dotado adicionalmente com um cabo de controle de manga de enxerto 16 em adição a urn cabo 4, para operação de um envoltório de camada externa 3. Sob um estado inicial, depois de ser ligadcü o ramo de stent 11 e o corpo principal de stent 8 são inteiramente 30 posicíonados dentro de urrí envoltório de camada dupla, composto por um envoltÓrio de camada externa 3 e uma ínanga de enxerto de camada interna 13, e, então, entregues à artéria. No estado mostrado na Figura 2, quando a manga de enxerto de camada interna 13, que encapsula o enxerto de stent, tiver sido movida para fora do 35 envoltÓrio de camada externa 13, o operador pode entregar Eacilníente a manga de enxerto ãe camada interna 13, feito de um material de polímero flexível, através de uma artéria tortuosa,
por operação do sisterna de entrega, sem danificar a artéria.
Quando o enxerto de stent tiver sido entregue às vizinhanças do local da lesão do lado de dentro de urn vaso
5 sanguíneo, o enxerto de stent conectado com um duto de ejeção 14 pocie ser ulteriormente movido para fora da manga de enxerto de camada interna 13 pela operação da rnanga de enxerto de camada interna, conforírie mostrado na Figura 3. Nesse caso, uma cabeça cÔnica 1 impele o fio de guia de controle 6 a continuar a realizar lO o reboque para dentro do vaso sanguíneo da aorta, e o fio de guia de ramo 2 é rebocado para o vaso sanguíneo de ramo por um mecanismo de controle correspondente (não mostrado). Quanão o corpo principal de stent 8 e o ramo de stent 11 do enxerto de stent forerrí, arubos, movidos para fora da manga de enxerto de camada interna í3, conforme mostrado na Figura 4, o fio de guia de ramo 2 é operado para separar o ramo de stent 11 do corpo principal de stent 8. Sob uma tal circunstància, ' o enxerto de stent está em um estado pré-liberado, e uraa vez que o rauK) de stent il está ainda sendo ligado no envoltório de ramo 10 e não tinha siào liberado, e, enquanto isso, o corpo principal de stent 8 está tambérn entrando em um estado ligado e não tinha sido
Iiberado, o operador pode controlar a forma do corpo principal de stent 8 e ajustar a posição do ramo de stent 11 por rneio do fío de guia de controle 6 e o fio de guia de ramo 2 de acordo corn a condição real da operação, para, por meio disso, se conseguir urrí posicionamento acurado do todo do enxerto de stent.
Uma vez que o posicionarríento do enxerto de stent seja completado, o enxerto de stent pode ser facilmente Liberado.
Uma vez que a espirai de corpo principal 7 e a fivela de segurança de ramo 9 estejam, ambas, conectadas de rnaneira destacável ao fio de guia de controle 6 de uma maneira com nÓs, depois do posicionamento acurado do enxerto de stent, um comutador de fio de guia de controle 5, no sisterna de entrega conforme mostrado na Figura 1, é desenroscado, o fio de guia de controle 6 é puxado para trás, a espirai de corpo principal 7 e a fivela de segurança de ramo 9 são afrouxados nas juntas, então, o corpo principal de stent 8 começa a ser liberado, e o envoltÓrio de ramo 10 do ramo ãe stent L1 afrouxa a força de fixação ao mesmo tempo para rornper para longe do ramo de stent 11 sob o impulso do Fio de guia de ramo 2, por meío disto o ramo de stent L1 livra-se da ligação e começa a ser liberado, conforíne mostrado na Figura 5. Durante o 5 processo de liberação acima, o operador tarnbém pode controlar o processo de liberação do enxerto de stent de acordo com as aplicações reais. Depois que a liberação é completa, o rnecanisrno de controle para reboque do fio de guia, por exemplo, uma cabeça de fio de guia 1, do fio de guia de ccmtrole 6, pode ser removida através do enxerto de stent, que tinha sido liberado, por meio disto o sistema de entrega inteiro poãe ser removido da artéria subsequentemente.
A Figura 6 mostra adicionalmente um modo conectivo para fixar a manga de enxerto de camada interna 13 a outro duto de polímero, por exernplo, um duto de conexão de manga 15, no sistena de e:itrega da presente invenção. Aqui, é empregada uma técnica de conexão térwica de manga com multicamadas. O processo dessa técnica é fundir por calor uma manga de camada intermediária, por exemplo, a manga de enxerto de camada interna 13, de uma ciu duas camadas de rnateriais de polímero, por exemplo, PET, PTFE, etc., para fazer com que a manga de camada intermediária seja conectada e unida ao outro duto de conexão de manga 15, para, por meio disto, conectar estavelmente o conjunto de manga de enxerto de camada interna no sistema de entrega. Na Figura 6, o sinal de referência 12 denota a parte que está fundida por calor.
O conteúdo acima são descrições das modalidades preferidas da presente invenção. Deve ser entendido que a presente invenção não está limitada às modalidades especíticas acima, e que os versados na técnica podem fazer várias transforrnações ou emendas dentro do escopo das reivindicações anexas.