BRPI1002430A2 - dispositivo de evacuação equipado em um veìculo ferroviário, e método para prender dispositivo de evacuação a veìculo ferroviário - Google Patents

dispositivo de evacuação equipado em um veìculo ferroviário, e método para prender dispositivo de evacuação a veìculo ferroviário Download PDF

Info

Publication number
BRPI1002430A2
BRPI1002430A2 BRPI1002430A BRPI1002430A2 BR PI1002430 A2 BRPI1002430 A2 BR PI1002430A2 BR PI1002430 A BRPI1002430 A BR PI1002430A BR PI1002430 A2 BRPI1002430 A2 BR PI1002430A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
evacuation device
rail vehicle
step plate
main body
evacuation
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Akiji Setoyama
Junichi Kunimoto
Hisatoshi Yamamoto
Original Assignee
Hitachi Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Hitachi Ltd filed Critical Hitachi Ltd
Publication of BRPI1002430A2 publication Critical patent/BRPI1002430A2/pt
Publication of BRPI1002430B1 publication Critical patent/BRPI1002430B1/pt

Links

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Emergency Lowering Means (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Business, Economics & Management (AREA)
  • Emergency Management (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO DE EVACUAçãO EQUIPADO EM UM VEìCULO FERROVIáRIO, E MéTODO PARA PRENDER DISPOSITIVO DE EVACUAçãO A VEìCULO FERROVIáRIO.A presente invenção refere-se a um dispositivo de evacuação que equipa um veículo ferroviário que se desloca em uma via ferroviária elevada, o dispositivo de evacuação para o carro ferroviário capaz de ser colocado seletivamente em qualquer uma das portas laterais deslizantes do veículo ferroviário, e tendo um mecanismo para prender o dispositivo, através de um procedimento simples, ás portas laterais deslizantes selecionadas, e um método para fixar o mesmo no veículo ferroviário. O dispositivo de evacuação 200 compreende uma estrutura de corpo principal 210, painéis de prevenção de quedas 230 e 230, dispostos em ambas as extremidades longitudinais da estrutura de corpo principal 210, ao longo das bordas verticais da mesma, e uma placa de degrau 242 conectada a uma estrutura de retenção 240 para reter uma calha espiral vertical 260 constituindo um caminho em espiral através do qual os passageiros podem deslizar para baixo. Rodas 244 estão dispostas nas respectivas quinas, em um lado inferior de uma estrutura inferior 216 constituindo a estrutura de corpo principal 210, para transferir o dispositivo de evacuação 200 retirado da câmara de armazenamento 100 a uma porta deslizante lateral arbitrária 34 e 34 sendo selecionada. As respectivas rodas 244 estão fixadas na estrutura inferior 216 através de juntas capazes de girar dentro de um plano horizontal.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DISPOSITI- VO DE EVACUAÇÃO EQUIPADO EM UM VEÍCULO FERROVIÁRIO, E MÉTODO PARA PRENDER DISPOSITIVO DE EVACUAÇÃO A VEÍCULO FERROVIÁRIO".
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Campo da invenção
A presente invenção refere-se a um dispositivo de evacuação equipado em um veículo ferroviário, especificamente, em um veículo ferrovi- ário que se desloca em um trilho elevado e a um método para a fixação do dispositivo de evacuação ao veículo ferroviário, ao utilizar o dispositivo de evacuação.
Descrição da técnica relacionada
Quando um veículo ferroviário que se desloca em uma via ferro- viária elevada é submetido à falha grave ou incêndio, por exemplo, os pas- sageiros a bordo do veículo ferroviário devem ser evacuados do veículo. Quando tal falha ou incêndio ocorre quando o veículo está parado na esta- ção, os passageiros podem ser evacuados para a plataforma da estação.
Entretanto, se esse incidente ocorre quando o veículo está se deslocando em uma via ferroviária elevada, entre estações, e quando não há nenhuma estrutura, tal como uma plataforma, provendo um caminho para a evacua- ção, os passageiros devem ser guiados e evacuados com segurança do veí- culo ferroviário parado em tal posição.
Quando o veículo ferroviário está se deslocando em um trilho e- levado tendo uma pluralidade de vias ferroviárias elevadas correndo em pa- ralelo, a evacuação pode ser executada parando um veículo de resgate em paralelo com o veículo ferroviário, na via ferroviária elevada oposta, abrindo as portas laterais deslizantes opostas, no veículo ferroviário e no veículo de resgate, colocando um caminho de evacuação (escada) entre as portas late- rais deslizantes de ambos os veículos e orientar os passageiros para a eva- cuação do veículo ferroviário para o veículo de resgate. Além disso, se esse incidente ocorre quando o veículo ferroviário está se deslocando em uma via ferroviária elevada de linha única, é possível parar um veículo de resgate bem atrás do veículo ferroviário, colocar um caminho de evacuação (escada) do último carro do veículo ferroviário para o carro dianteiro do veículo de resgate, e orientar os passageiros para a evacuação do veículo ferroviário.
Quando uma falha grave ocorre, através de um terremoto em larga escala ou similar, em uma subestação de energia elétrica provendo energia necessária para o funcionamento do veículo ferroviário, múltiplos veículos ferroviários se deslocando em vias ferroviárias elevadas irão parar, e torna-se impossível operar veículos de resgate. Portanto, um dispositivo de evacuação é provido em que o dispositivo de evacuação que equipa o veícu- lo ferroviário permite aos passageiros evacuar em segurança do veículo fer- roviário para o solo, sem depender de veículos de resgate.
O dispositivo de evacuação é disposto próximo a uma porta late- ral deslizante do veículo ferroviário, e compreende uma parte constituindo uma viga em balanço que se expande da porta lateral deslizante do veículo ferroviário para o sentido da largura do veículo ferroviário, e uma parte incli- nada conectada continuamente à parte da viga em balanço. A parte inclina- da se expande ao longo da direção longitudinal do veículo ferroviário e, a extremidade dianteira da parte inclinada contata o solo, constituindo assim um caminho de evacuação do veículo ferroviário, através da viga em balan- ço e da parte inclinada, ao solo. Os passageiros que se deslocam para fora através da porta lateral deslizante do veículo ferroviário chegam à área ex- pandida em uma estrutura de viga em balanço, então escorregam através da parte inclinada para chegar ao solo. Um dispositivo de evacuação com tal disposição é descrito, por exemplo, na publicação sdo pedido de patente japonesa aberto à inspeção pública N0 S61-135857 (documento de patente 1).
O dispositivo de evacuação acima descrito é disposto antecipa- damente próximo a uma porta lateral deslizante específica do veículo ferro- viário. Portanto, quando o veículo ferroviário para em uma emergência na via ferroviária elevada, a posição na qual a parte da extremidade dianteira da inclinação que constitui o dispositivo de evacuação é colocada é determina- da, não seletivamente, pela posição onde para o carro ferroviário. Se a parte da extremidade dianteira da inclinação é colocada, por exemplo, num auto- móvel parado no solo ou numa parede lateral ou numa cobertura de um pré- dio ou similar, a segurança dos passageiros escorregando pela parte incli- nada pode ser deteriorada.
O problema a ser resolvido na técnica anterior é permitir que o dispositivo de evacuação equipado no veículo ferroviário que se desloca em um trilho elevado seja fixado em uma posição selecionada dentro do veículo ferroviário, de modo que a posição da extremidade da parte inclinada que entra em contato com o solo possa ser selecionada.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
O objetivo da presente invenção é prover um dispositivo de eva- cuação que equipa um veículo ferroviário que se desloca em um trilho ele- vado, em que o dispositivo de evacuação pode ser colocado em portas late- rais deslizantes selecionadas do veículo ferroviário, e o dispositivo de eva- cuação pode ser fixado às portas laterais deslizantes selecionadas do veícu- lo ferroviário através de uma disposição simples e um procedimento simples.
No sentido de alcançar o objetivo da presente invenção, o dis- positivo de evacuação de acordo com a presente invenção que equipa um veículo ferroviário que se desloca ém um trilho elevado compreende uma estrutura de corpo principal, painéis de prevenção de queda afixados de forma giratória em torno de linhas de eixo que se estendem verticalmente em ambas as partes, à esquerda e à direita, da estrutura de corpo principal, uma placa de degrau tendo uma parte de borda da mesma afixada de forma giratória em torno de uma linha de eixo que se estende horizontalmente em uma parte inferior da estrutura, da estrutura de corpo principal, uma estrutura de fixação ligada à outra parte de borda da placa de degrau e com uma ca- lha em espiral vertical constituindo um caminho de evacuação ligada à placa de degrau afixada nela; e um dispositivo de mobilidade para transferir o dis- positivo de evacuação disposto em um lado inferior da estrutura de corpo principal.
De acordo com a presente invenção, o dispositivo tendo os ar- ranjos descritos acima, armazenado em uma dada câmara de armazena- mento no interior do veículo ferroviário pode ser transferido para qualquer porta lateral deslizante arbitrária no interior do veículo de transporte ferroviá- rio e fixado de uma forma simples no interior do corpo do carro, porta lateral deslizante selecionada, de modo que o dispositivo de evacuação pode ser movido para uma posição adequada dentro do veículo ferroviário, através do equipamento de mobilidade e a calha espiral vertical pode ser baixada a uma posição selecionada no solo, em que a condição da superfície do solo é preferível. Assim, a presente invenção permite garantir a segurança dos passageiros escorregando para o solo através do dispositivo de evacuação.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A figura 1 é uma vista lateral que mostra, em formato de estrutu- ra, um carro monotrilho (veículo ferroviário) que adota o dispositivo de eva- cuação de acordo com a presente invenção, se deslocando em um trilho e- levad o;
a figura 2 é uma vista em corte transversal tomada em A-A do carro monotrilho mostrado na figura 1;
a figura 3 é uma vista superior tomada da vista B-B do carro monotrilho mostrado na figura 2;
a figura 4 é uma vista em perspectiva mostrando o dispositivo de evacuação de acordo com a presente invenção tirada do lado interno do car- ro monotrilho para o lado externo do mesmo;
a figura 5 é uma vista em perspectiva mostrando o dispositivo de evacuação de acordo com a presente invenção do lado externo do carro monotrilho para o lado interno do mesmo;
a figura 6 é uma vista em perspectiva mostrando o estado de uti- lização do dispositivo de evacuação de acordo com a presente invenção, em que o dispositivo de evacuação no estado usado é mostrado do lado interno do carro monotrilho para o lado externo do mesmo;
a figura 7 é uma vista em perspectiva mostrando o estado em que uma estrutura de suporte e uma placa de degrau provida ao dispositivo de evacuação mostrado na figura 6 estão expandidas;
a figura 8 é uma vista superior mostrando o estado em que o dispositivo de evacuação de acordo com a presente invenção está fixado em portas laterais deslizantes do carro monotrilho;
a figura 9 é uma vista em corte transversal tomada em C-C da figura 8 mostrando o estado em que o dispositivo de evacuação está fixado ao carro monotrilho; e
a figura 10 é uma vista em perspectiva mostrando o estado de utilização do dispositivo de evacuação de acordo com a presente invenção, em que o dispositivo de evacuação em utilização é mostrado do lado interno do carro monotrilho para o lado externo do mesmo.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS MODALIDADES PREFERIDAS
Agora, é descrita com referência aos desenhos, uma modalida- de preferida de um dispositivo de evacuação de acordo com a presente in- venção.
A figura 1 é uma vista lateral de um carro monotrilho montado em viga 10 (referido posteriormente aqui como "carro monotrilho 10"), mos- trado como um exemplo de um veículo ferroviário. Veículos ferroviários são os veículos que se deslocam em vias definidas, como carros ferroviários, bondes, carros monotrilho montados em viga (suspensos) e novos sistemas de transporte. Na presente invenção, um carro monotrilho montado em viga é tomado como um exemplo do veículo ferroviário, ao explicar o dispositivo de evacuação que equipa o carro monotrilho montado em viga 10, que se desloca em um trilho elevado.
O carro monotrilho 10, ilustrado na figura 1, inclui três carros co- nectados para constituir uma formação de carro ferroviário, que se desloca em uma viga de trilho 2 colocada sobre um trilho elevado formado a uma altura H do solo 1. O carro monotrilho 10 tem suas extremidades longitudi- nais suportadas em truques (não mostrados), compostos de rodas de apoio rolando sobre uma superfície superior da viga de trilho, rodas de guia e ro- das estáveis rolando em ambos os lados da viga de trilho, e assim se deslo- ca sobre a viga de trilho. Aparelhos de ar condicionado 45 estão dispostos no teto do carro monotrilho 10 para controlar a temperatura ambiente no in- terior do veículo. Vários equipamentos dispostos nos truques e em partes do subsolo do carro monotrilho 10 são cobertos por saias 22 fixadas a estrutu- ras laterais 30 descritas em detalhe mais adiante.
A figura 2 é uma vista em corte transversal tomada em A-A do carro monotrilho 10 conforme mostrado na figura 1. O carro monotrilho 10 é composto por estruturas laterais 30 e 30 dispostas em ambos os lados no sentido da largura de uma estrutura inferior 20, estruturas de extremidade (não mostradas) dispostas em ambas as extremidades longitudinais do mesmo, e uma estrutura de cobertura 40 disposta nas extremidades superio- res das estruturas laterais e estruturas de extremidade.
Uma câmara de equipamentos de subsolo para a colocação de equipamentos de subsolo (não mostrados), tais como um conversor princi- pal, um transformador e uma unidade auxiliar de suprimento de energia, é formada em um lado inferior da estrutura inferior 20. Um piso 14 é formado acima da estrutura inferior 20, e no piso 14 estão dispostos vários equipa- mentos, tais como uma câmara de armazenamento 100 armazenando o dis- positivo de evacuação 200 descrito em detalhes mais adiante, assentos 39 e portas laterais deslizantes 34 através das quais os passageiros entram e saem do veículo.
A figura 3 é uma vista superior tomada da vista B-B do carro monotrilho 10 da figura 2. Cavidades de porta 32 e 32 são formadas em um lado interno do corpo do carro em áreas onde as portas laterais deslizantes 34 e 34 estão dispostas na estrutura lateral 30, constituindo o carro monotri- lho 10, e um degrau 24 está disposto na estrutura lateral 30 correspondendo a uma parte de extremidade inferior das portas laterais deslizantes 34 ao longo da direção de abertura/fechamento das portas 34. As portas laterais deslizantes 34 e 34 mostradas na figura 3 são compostas por duas portas deslizantes, respectivamente, abertas e fechadas em direções opostas ao longo da direção longitudinal do carro monotrilho 10, mas a porta também pode ser composta de uma única porta lateral deslizante abrindo em uma direção. Colunas de cavidade de porta 36 e 36 estão dispostas no lado in- terno do corpo do carro ao longo de uma direção vertical nas extremidades das cavidades de porta 32 e 32 próximas às portas laterais deslizantes 34 e 34. Embora não mostrado, um corrimão pode ser disposto no lado voltado para o interior do carro da coluna de cavidade de porta 36.
Uma câmara de armazenamento 100 para armazenar o disposi- tivo de evacuação 200 está disposta em um lado de uma das portas laterais deslizantes 34. A câmara de armazenamento 100 é composta por uma porta com uma seção transversal substancialmente em formato de L, perpendicu- lar em relação à direção vertical, em que a porta pode ser aberta e fechada em torno de um eixo de rotação 110 disposto em uma parte de borda lateral vertical em um lado da porta. Uma parte de borda lateral vertical da outra extremidade da porta é vedada através de uma vedação facilmente quebrá- vel ou similar, e em caso de emergência, a vedação pode ser quebrada para abrir a porta, de modo a permitir que o dispositivo de evacuação 200 seja retirado suavemente da câmara de armazenamento 100, enquanto por outro lado, a vedação pode suprimir o ruído causado pela vibração quando o carro monotrilho 10 está se deslocando. Um corrimão 38 está disposto no lado da outra porta lateral deslizante 34, e assentos 39 estão dispostos acima do piso superior 14, ao longo da direção longitudinal do carro monotrilho 10.
A figura 4 é uma vista em perspectiva da parte interna do carro monotrilho 10 em direção ao seu lado externo, mostrando o estado do dis- positivo de evacuação 200 de acordo com a presente invenção retirado da câmara de armazenamento 100, mas ainda não fixado às portas laterais deslizantes do carro monotrilho 10. A figura 5 é uma vista em perspectiva tomada do lado externo do carro monotrilho 10 em direção ao seu lado inter- no, mostrando o dispositivo de evacuação 200, no estado da figura 4. O dis- positivo de evacuação 200 é composto por uma estrutura de corpo principal 210, painéis de prevenção de queda 230 e 230 dispostos em ambas as ex- tremidades longitudinais da estrutura de corpo principal 210 (sentido longitu- dinal do corpo do carro indicado pela seta 272) ao longo das bordas verti- calmente estendidas da mesma, uma estrutura de apoio 240 para apoiar uma calha em espiral vertical 260 com um caminho em espiral através do qual os passageiros podem deslizar para baixo, e um painel de degrau 242 ligado integralmente à estrutura de apoio 240. A estrutura de corpo principal 210 é disposta de modo que a di- reção longitudinal da estrutura superior 212 (seta 272) formada em um for- mato retangular seja disposta ao longo da direção longitudinal do carro mo- notrilho 10, e a estrutura de corpo principal inclui ainda uma estrutura inferior 216 disposta substancialmente em paralelo com a estrutura superior 212 e estruturas verticais 214 conectando as estruturas superiores e inferiores na direção perpendicular.
Cada painel de prevenção de queda 230 e 230 é afixado de for- ma giratória em torno de um eixo de rotação 234 estendendo-se verticalmen- te com relação à estrutura de corpo principal 210 na estrutura vertical 214 em uma borda lateral perpendicular da mesma, e inclui uma parte de contato 236 (referir-se à figura 5.) entrando em contato com a coluna de cavidade de porta 36, quando disposta na porta lateral deslizante 34 na outra borda late- ral perpendicular da mesma. Uma placa de borracha é afixada a cada parte de contato 236 para aliviar o choque quando o dispositivo de evacuação 200 entra em contato com a coluna de cavidade de porta 36. Conforme descrito anteriormente, um corrimão (não mostrado) pode ser disposto nas colunas de cavidade de porta 36, de modo que a parte de contato 236 do painel de prevenção de queda 230 entra em contato tanto com a coluna de cavidade de porta 36 ou o corrimão disposto na coluna de cavidade de porta 36. Na descrição a seguir, vamos ilustrar um exemplo em que as partes de contato 236 entram em contato com as colunas de cavidade de porta 36.
O painel de degrau 242 tem uma seção transversal substancial- mente em formato de L perpendicular no sentido longitudinal, e no estado mostrado na figura 4, o painel de degrau tem uma parte de painel 245 (refe- rir-se à figura 5) aposta e estendida substancialmente na horizontal em um ângulo reto a partir de uma parte de borda da extremidade superior do painel de degrau 242, e uma parte de restrição 246 (referir-se à figura 5) formada na extremidade dianteira da parte de painel 245. Uma borda da extremidade inferior do painel de degrau 242 em uma forma ereta está afixada de forma giratória em torno de um eixo de rotação 244 em relação à estrutura inferior 216, e uma estrutura de retenção 240 está fixada à parte de conexão entre a borda da extremidade superior do painel de degrau 242 e a parte de painel 245, em que o painel de degrau 242 e a estrutura de retenção 240 constitu- em um plano achatado conectado.
A estrutura de retenção 240 está equipada com uma calha espi- ral vertical 260 em um estado dobrado, e em que a estrutura de retenção 240 e o painel de degrau 242 conectado à estrutura de retenção 240 estão armazenados na estrutura de corpo principal 210 em um estado ereto com o eixo de rotação 244 posicionado na extremidade inferior. No lado inferior da estrutura inferior 216 constituindo a estrutura de corpo principal 210 estão dispostas rodas 244 como um dispositivo de mobilidade nas quatro quinas das mesmas, de modo a permitir que o dispositivo de evacuação 200 retira- do da câmara de armazenamento 100 para as portas laterais deslizantes arbitrárias 34 e 34. As rodas 244 são fixadas através de juntas rotativas ca- pazes de girar no plano horizontal, de modo que a direção do movimento do mesmo não seja restrita.
Durante a emergência, quaisquer portas laterais deslizantes ar- bitrárias 34 e 34 do carro monotrilho 10 podem ser selecionadas de modo que os passageiros do carro monotrilho 10 podem pousar (no solo 1) com segurança através da calha espiral vertical 260 disposta no dispositivo de evacuação 200, e o dispositivo de evacuação 200 pode ser transferido da câmara de armazenamento 100 para as portas laterais deslizantes selecio- nadas 34 e 34 e fixado a elas. Por exemplo, se o dispositivo de evacuação 200 está armazenado na câmara de armazenamento 100 provida no carro número 1 do carro monotrilho 10, tendo uma formação de três carros, o dis- positivo de evacuação 200 retirado da câmara de armazenamento 100 no carro número 1 pode ser fixado a uma parte de porta lateral deslizante arbi- trária no carro número 3 do carro monotrilho 10, pela qual os passageiros podem desembarcar em segurança sobre o solo através do dispositivo de evacuação preso 200 e evacuar do local.
A figura 6 é uma vista mostrando o estado de utilização do dis- positivo de evacuação 200 de acordo com a presente invenção, que é uma vista em perspectiva mostrando o dispositivo de evacuação 200 no estado usado, do lado interno do carro monotrilho para o lado externo do mesmo. Os detalhes do carro monotrilho 10 não estão ilustrados, de forma a mostrar como o dispositivo de evacuação 200 está fixado à parte de porta lateral deslizante do carro monotrilho 10. Painéis de prevenção de queda 230 e 230 dispostos em ambas as extremidades no sentido longitudinal do dispositivo de evacuação 200 (seta 272) estão expandidos para os lados esquerdo e direito da estrutura de corpo principal 210, de acordo com a qual os planos dos painéis de prevenção de queda 230 e 230 estão dispostos substancial- mente em paralelo com a estrutura lateral 30 (figuras 2 e 3) constituindo o carro monotrilho 10. Posteriormente, a estrutura de retenção 240 disposta integralmente com a placa de degrau 242 é expandida da parte interna do corpo do carro do carro monotrilho 10 (parte da frente dafigura 6) em direção ao lado externo do corpo do carro, de modo que a placa de degrau 242 e a estrutura de retenção 240 estão dispostas substancialmente em paralelo com o piso superior 14 do carro monotrilho 10. Neste momento, os painéis de prevenção de queda 230 e 230 fecham a folga entre a porta lateral desli- zante 34 do carro monotrilho 10 e o dispositivo de evacuação 200 para evitar que passageiros caiam pela folga, e a placa de degrau 222 disposta na es- trutura inferior 216 e a placa de degrau expandida 242 constituem um cami- nho de evacuação contínuo, de modo que os passageiros poderão facilmen- te alcançar a calha espiral vertical expandida 260 através das duas placas de degrau (222 e 242) do carro monotrilho 10. Os painéis de prevenção de queda 230 e 230 no estado expandido nas direções esquerda e direita estão impedidos de girar mais em torno do eixo de rotação 234 através de baten- tes adequados. Os painéis de prevenção de queda 230 podem ser formados de membros de formato extrudado, formados através de um processo de moldagem por extrusão ao longo da direção perpendicular dos mesmos, ou podem ser formados pela afixação de painéis finos como membros de super- fície a estruturas como membros de esqueleto para reduzir o peso dos pai- néis.
A figura 7 é uma vista detalhada mostrando a estrutura da estru- tura de retenção disposta de forma giratória e a placa de degrau. Um mem- bro de tubulação 243 está disposto de forma giratória em torno de um eixo de rotação 244 disposto na parte inferior da estrutura de corpo principal 210, em que uma borda lateral da placa de degrau 242 está conectada ao mem- bro de tubulação 243, e a outra borda lateral da placa de degrau 242 está afixada à estrutura de retenção 240. A placa de degrau 242 e a estrutura de retenção 240 constituem um plano achatado contínuo. Quando a rigidez da placa de degrau 242 que liga o membro de tubulação 243 e a estrutura de retenção 240 é pequena, o membro de tubulação 243 e a estrutura de reten- ção 240 podem ser conectados através de um braço de apoio 241 em vez da placa de degrau 242. Em tal exemplo, a placa de degrau 242 pode ser disposta como uma tampa que cobre a parte superior do braço de apoio 241, constituindo um caminho para os passageiros evacuando do carro monotri- lho. Além disso, membros de placa 245 e 245 ligados à outra borda lateral da placa de degrau 242 não são necessariamente um painel único contínuo disposto ao longo da borda da placa de degrau 242, mas eles podem ser dispostos de uma forma dispersa, como mostrado na figura 7. Nesse caso, a parte de restrição 246 conectada ao membro de placa 245 também deve estar disposta de forma dispersa.
A figura 8 é uma vista superior mostrando o estado em que o dispositivo de evacuação 200 de acordo com a presente invenção é fixado a portas laterais deslizantes de um veículo ferroviário (correspondendo à vista em corte transversal em B-B da figura 2). A figura 9 é uma vista em corte transversal em C-C da figura 8. Durante a emergência, portas laterais desli- zantes 34 e 34 para as quais o dispositivo de evacuação 200 deve ser fixado são selecionadas e, em seguida, o dispositivo de evacuação 200 é retirado da câmara de armazenamento 100 e transferido para as portas laterais des- lizantes selecionadas 34 e 34. Então, as portas laterais deslizantes selecio- nadas 34 e 34 são abertas operando-se uma válvula de porta ou similar, pa- ra permitir que as portas laterais deslizantes 34 e 34 sejam abertas e fecha- das manualmente. Posteriormente, os painéis de prevenção de queda 230 e 230 dispostos nas laterais esquerda e direita, na direção longitudinal do dis- positivo de evacuação 200 são girados em torno dos eixos de rotação 234 e 234, nas direções esquerda e direita, de modo a expandir os painéis, e o dispositivo de evacuação 200 é movido para a direção da largura do carro monotrilho 10 (seta 270), de modo que as partes de contato 236 e 236 dis- postas nas partes de batente 232 e 232 dos painéis de prevenção de queda 230 e 230 são feitas para entrar em contato com o lado interno do carro das colunas de cavidade de porta 36 e 36 em direção ao lado externo do carro. A parte de contato 236 tem uma borracha ou similar capaz de aliviar o choque quando o painel de prevenção de queda 230 entra em contato com a coluna de cavidade de porta 36 e para aumentar a força de atrito no sentido Iongitu- dinal do carro monotrilho 10 entre o painel de prevenção de queda 230 e a superfície da coluna de cavidade de porta 36.
Posteriormente, a placa de degrau 242 e a estrutura de retenção 240 ligada à placa de degrau 242 disposta no dispositivo de evacuação 200 são expandidas sendo empurradas a partir do lado interno do corpo do carro em direção ao lado externo do mesmo, e, assim, a parte de restrição 246 formada na extremidade dianteira do membro de placa 245 conectado à pla- ca de degrau 242 é pressionada contra (restringe) a parede lateral externa da estrutura inferior 20 do carro monotrilho 10 do lado externo do carro para o lado interno do mesmo. A parte de restrição restringe o movimento do dis- positivo de evacuação 200 na direção da largura (seta 270) do carro monotri- lho 10. Em outras palavras, com relação à direção da largura (seta 270) do carro monotrilho 10, o dispositivo de evacuação 200 é restringido e preso através da operação de pressão das partes de contato 232 dos painéis de prevenção de queda 230 contra as colunas de cavidade de porta 36 e atra- vés da operação de pressão da parte de restrição 246 do membro de placa 245 (referir-se à figura 9) contra a parede lateral externa da estrutura inferior 20, e por outro lado, com relação à direção longitudinal do carro monotrilho 10 (figura 6, seta 272), partes de batente 232 formadas por flexão das bor- das laterais dos painéis de prevenção de queda 230 estão engatadas e pre- sas às colunas de cavidade de porta 36 e 36 do carro monotrilho 10. Painéis de prevenção de queda 230 funcionam para garantir a segurança através da prevenção da queda de passageiros através da folga formada entre o dispo- sitivo de evacuação 200 e as portas laterais deslizantes abertas 34 durante a evacuação, e também funcionam para fixar o dispositivo de evacuação 200 ao carro monotrilho 10. Quando a estrutura de retenção 240 é expandida, a calha espiral vertical 260, dobrada e armazenada dentro da estrutura de re- tenção 240, desce e se estende para baixo, constituindo assim um caminho de evacuação do carro monotrilho 10 continuado a partir do painel de degrau 222 e do painel de degrau 242 que atinge o solo 1.
Conectando partes de ancoragem 218 e 218 (referir-se à figura 9) dispostas nas extremidades superiores das estruturas verticais 214 e 214 da estrutura de corpo principal 210, com partes de ancoragem 248 e 248 dispostas na estrutura de retenção 240, usando fios de arame 250 e 250, o movimento de rotação da placa de degrau 244 e a estrutura de retenção 240 em torno do eixo de rotação 244 é restrito de tal forma que o plano formado pela placa de degrau 244 e a estrutura de retenção 240 é substancialmente horizontal. Quando a estrutura de retenção 240 e a placa de degrau 242 são expandidas, a placa de degrau 222 disposta na parte superior da estrutura inferior 216 constitui um plano contínuo com a placa de degrau 242 forman- do, assim, um caminho que permita aos passageiros a se movimentar sua- vemente para a calha espiral vertical 260.
A figura 10 é uma vista mostrando o estado de utilização do dis- positivo de evacuação de acordo com a presente invenção, que é uma vista em perspectiva mostrando o dispositivo de evacuação 200 no estado usado do lado interno do corpo do carro para o lado externo do mesmo. Uma lona (tecido) 252 é pendurada a partir da estrutura de corpo principal 210 do dis- positivo de evacuação 200 aos fios de arame 250, de modo a orientar os passageiros em evacuação para a calha espiral vertical 260, embora tenha sido omitida da explicação mencionada acima para a compreensão facilitada dos diversos componentes que constituem o dispositivo de evacuação.

Claims (7)

1. Dispositivo de evacuação equipado em um veículo ferroviário, o dispositivo de evacuação, compreendendo: uma estrutura de corpo principal; painéis de prevenção de queda afixados de forma giratória em torno de linhas de eixo que se estendem verticalmente em ambas as partes, à esquerda e à direita, da estrutura de corpo principal; uma placa de degrau tendo uma parte de borda da mesma afi- xada de forma giratória em torno de uma linha de eixo que se estende hori- zontalmente em uma parte inferior da estrutura de corpo principal; uma estrutura de retenção conectada à outra parte de borda da placa de degrau e com uma calha em espiral vertical constituindo um cami- nho de evacuação ligada à placa de degrau afixada nela, e um dispositivo de mobilidade para transferir o dispositivo de e- vacuação disposto em um lado inferior da estrutura de corpo principal.
2. Dispositivo de evacuação de acordo com a reivindicação 1, em que uma parte de borda vertical dos painéis de prevenção de queda está afixada de forma giratória em torno de um eixo que se estende verti- calmente e a outra parte de borda vertical dos painéis de prevenção de que- da está equipada com uma parte de batente que está engatada com uma coluna de cavidade de porta, disposta no veículo ferroviário, quando o dis- positivo de evacuação é usado.
3. Dispositivo de evacuação de acordo com a reivindicação 1, em que a placa de degrau é equipada com um membro de placa dispos- to na dita outra parte de borda da placa de degrau à qual a estrutura de re- tenção está conectada, o membro de placa intersectando com a placa de degrau e se estendendo na direção em que gira a placa de degrau; e o membro de placa tem, na sua parte de extremidade dianteira, uma parte de restrição que entra em contato com o veículo ferroviário quan- do a placa de degrau e a estrutura de retenção giram em torno da dita linha de eixo que se estende horizontalmente, e prende o dispositivo de evacua- ção.
4. Dispositivo de evacuação de acordo com a reivindicação 1, em que a parte inferior da estrutura, da estrutura de corpo principal, está equipada com uma outra placa de degrau conectada continuamente em um lado frontal da dita placa de degrau sendo expandida horizontalmente.
5. Dispositivo de evacuação de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, em que a estrutura de corpo principal e a estrutura de retenção estão equipadas com partes de ancoragem, para permitir que um fio de arame seja preso a elas; e o movimento rotacional da placa de degrau e da estrutura de re- tenção, em relação à estrutura de corpo principal, é restringido quando as partes de ancoragem estão ligadas através do fio de arame.
6. Dispositivo de evacuação de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, em que o dispositivo de mobilidade é uma roda disposta em uma parte inferior da estrutura de corpo principal através de uma junta capaz de girar dentro de um plano horizontal.
7. Método para prender um dispositivo de evacuação para um veículo ferroviário, ao veículo ferroviário, o método compreendendo: uma etapa de transferir o dispositivo de evacuação para uma porta lateral deslizante do veículo ferroviário; uma etapa de expandir painéis de prevenção de queda dispos- tos de forma giratória em ambas as partes de extremidade do dispositivo de evacuação, e tendo partes de contato afixadas aos painéis de prevenção de queda entrando em contato com o veículo ferroviário; e uma etapa de expandir, de uma parte interna do veículo ferroviá- rio em direção à parte externa do mesmo, uma placa de degrau tendo uma parte de borda dela disposta de forma giratória em uma parte inferior do dis- positivo de evacuação e uma estrutura de retenção conectada à outra parte de borda da placa de degrau, e tendo uma parte de restrição disposta em uma extremidade dianteira de um membro de placa conectado à placa de degrau restringindo o dispositivo de evacuação ao veículo ferroviário.
BRPI1002430-1A 2009-12-25 2010-07-30 Dispositivo de evacuação equipado em um veículo ferroviário e método para prender dispositivo de evacuação a veículo ferroviário BRPI1002430B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2009-294367 2009-12-25
JP2009294367A JP5237930B2 (ja) 2009-12-25 2009-12-25 軌条車両に備えられる避難装置及びその避難装置の軌条車両への固定方法

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1002430A2 true BRPI1002430A2 (pt) 2012-05-15
BRPI1002430B1 BRPI1002430B1 (pt) 2020-03-10

Family

ID=44345003

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1002430-1A BRPI1002430B1 (pt) 2009-12-25 2010-07-30 Dispositivo de evacuação equipado em um veículo ferroviário e método para prender dispositivo de evacuação a veículo ferroviário

Country Status (3)

Country Link
JP (1) JP5237930B2 (pt)
KR (1) KR101177419B1 (pt)
BR (1) BRPI1002430B1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5793097B2 (ja) * 2012-03-09 2015-10-14 株式会社日立製作所 避難装置を備える軌条車両および避難装置の固定方法
JP5793124B2 (ja) * 2012-08-03 2015-10-14 株式会社日立製作所 軌条車両に備えられる避難装置
CN105536163A (zh) * 2016-01-29 2016-05-04 沈阳建筑大学 广口式高层建筑消防逃生管道
CN107914727A (zh) * 2016-09-14 2018-04-17 张迈 一种轨道交通车辆
CN107600091A (zh) * 2017-10-31 2018-01-19 中车资阳机车有限公司 一种机车车辆救援用逃生梯
CN109519215B (zh) * 2018-12-13 2024-08-02 广州地铁设计研究院股份有限公司 一种防跌落地铁疏散平台
KR102111578B1 (ko) * 2019-02-08 2020-05-15 우석대학교 산학협력단 인명구조장치

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS442958Y1 (pt) * 1966-10-11 1969-02-03
JPS563068A (en) * 1979-06-22 1981-01-13 Shiyoubouchiyou Chiyoukan Rescueing method from multistory building
JPS5846826Y2 (ja) * 1980-08-22 1983-10-25 博巳 上田 救助袋支持枠
JPS5743722A (en) * 1980-08-29 1982-03-11 Mitsubishi Electric Corp Building installation
AU586652B2 (en) * 1984-12-03 1989-07-20 B.F. Goodrich Company, The Evacuation slide
US4583616A (en) * 1985-05-24 1986-04-22 Baker Safety Equipment, Inc. Portable fire escape
JP2572728Y2 (ja) * 1991-05-30 1998-05-25 川重鉄道車両エンジニアリング株式会社 非常用はしご
US20030136608A1 (en) 2002-01-23 2003-07-24 Ray Gunthardt Escape system
JP4406291B2 (ja) * 2004-01-09 2010-01-27 日本車輌製造株式会社 鉄道車両の非常用脱出装置
JP4030510B2 (ja) * 2004-02-27 2008-01-09 齊田産業株式会社 救助袋装置
US20080116007A1 (en) 2006-11-21 2008-05-22 Brian Johnson Stowable, unobtrusive access and escape devices

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI1002430B1 (pt) 2020-03-10
KR20110074646A (ko) 2011-07-01
JP5237930B2 (ja) 2013-07-17
JP2011131795A (ja) 2011-07-07
KR101177419B1 (ko) 2012-08-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1002430A2 (pt) dispositivo de evacuação equipado em um veìculo ferroviário, e método para prender dispositivo de evacuação a veìculo ferroviário
ES2847952T3 (es) Vehículo con ensamblaje de escalera retráctil
WO2018054000A1 (zh) 轨道交通系统
ES2942299T3 (es) Conjunto de estribo para vehículo de transporte, vehículo equipado con el mismo y procedimiento de puesta en funcionamiento de este vehículo
WO2018054002A1 (zh) 用于跨座式轨道交通系统的轨道
WO2018054012A1 (zh) 轨道车辆
WO2018053996A1 (en) Rail transport system
CN208602470U (zh) 站内单轨导向稳定装置、空中轨道交通系统及其车站
JP5317281B2 (ja) 可動ホーム柵
PT103769A (pt) Tunel de galeria múltipla
BR112016009436B1 (pt) dispositivo de assistência para pessoa com mobilidade reduzida
KR101349937B1 (ko) 도로 터널 화재 조기진압 및 인명구조장치
KR101058879B1 (ko) 도시철도차량의 안전발판
KR20130024068A (ko) 철도 차량용 가동 발판 장치
CN106114523B (zh) 悬空式列车通道系统
WO2018053998A1 (zh) 轨道交通系统
KR100622395B1 (ko) 자기부상열차 선로에 설치되는 추락방지용 안전 난간구조물
BR102012017545A2 (pt) instalaÇço condutora para transporte em massa de materiais
CN110281964A (zh) 一种可侧门疏散的轨道交通车辆及其侧门疏散结构
WO2018054001A1 (zh) 轨道交通系统
KR101749526B1 (ko) 자기부상열차용 비상탈출장치
KR102115562B1 (ko) 터널용 피난갱문
WO2018053999A1 (zh) 轨道交通系统
WO2018053997A1 (zh) 转向架及具有其的轨道车辆和轨道交通系统
JP5793097B2 (ja) 避難装置を備える軌条車両および避難装置の固定方法

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 30/07/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 11A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2630 DE 01-06-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.