BRPI0911985B1 - Processos para a preparação de ésteres - Google Patents
Processos para a preparação de ésteres Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI0911985B1 BRPI0911985B1 BRPI0911985-0A BRPI0911985A BRPI0911985B1 BR PI0911985 B1 BRPI0911985 B1 BR PI0911985B1 BR PI0911985 A BRPI0911985 A BR PI0911985A BR PI0911985 B1 BRPI0911985 B1 BR PI0911985B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- acid
- catalyst
- formula
- amount
- preferred
- Prior art date
Links
Classifications
-
- C—CHEMISTRY; METALLURGY
- C07—ORGANIC CHEMISTRY
- C07C—ACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
- C07C253/00—Preparation of carboxylic acid nitriles
- C07C253/30—Preparation of carboxylic acid nitriles by reactions not involving the formation of cyano groups
-
- C—CHEMISTRY; METALLURGY
- C07—ORGANIC CHEMISTRY
- C07C—ACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
- C07C255/00—Carboxylic acid nitriles
- C07C255/01—Carboxylic acid nitriles having cyano groups bound to acyclic carbon atoms
- C07C255/32—Carboxylic acid nitriles having cyano groups bound to acyclic carbon atoms having cyano groups bound to acyclic carbon atoms of a carbon skeleton containing at least one six-membered aromatic ring
- C07C255/37—Carboxylic acid nitriles having cyano groups bound to acyclic carbon atoms having cyano groups bound to acyclic carbon atoms of a carbon skeleton containing at least one six-membered aromatic ring the carbon skeleton being further substituted by etherified hydroxy groups
-
- C—CHEMISTRY; METALLURGY
- C07—ORGANIC CHEMISTRY
- C07C—ACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
- C07C2601/00—Systems containing only non-condensed rings
- C07C2601/02—Systems containing only non-condensed rings with a three-membered ring
-
- C—CHEMISTRY; METALLURGY
- C07—ORGANIC CHEMISTRY
- C07C—ACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
- C07C67/00—Preparation of carboxylic acid esters
- C07C67/08—Preparation of carboxylic acid esters by reacting carboxylic acids or symmetrical anhydrides with the hydroxy or O-metal group of organic compounds
-
- C—CHEMISTRY; METALLURGY
- C07—ORGANIC CHEMISTRY
- C07C—ACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
- C07C69/00—Esters of carboxylic acids; Esters of carbonic or haloformic acids
- C07C69/74—Esters of carboxylic acids having an esterified carboxyl group bound to a carbon atom of a ring other than a six-membered aromatic ring
- C07C69/743—Esters of carboxylic acids having an esterified carboxyl group bound to a carbon atom of a ring other than a six-membered aromatic ring of acids with a three-membered ring and with unsaturation outside the ring
- C07C69/747—Chrysanthemumic acid esters
Abstract
PROCESSOS PARA A PREPARAÇÃO DE ÉSTERES. A presente invenção refere-se a um processo para a preparação de inseticidas piretroides sintéticos. O processo envolve o acoplamento de ácido carboxílico (IV) com um álcool (V) na presença de um catalisador em que R1, R2, R3 e Ar são definidos no relatório descritivo.
Description
A presente invenção refere-se a um processo para a preparação de alguns compostos piretroides úteis como inseticidas, bem como um processo para a preparação de intermediários úteis na síntese de tais compostos.
Os inseticidas piretroides sintéticos da fórmula (I) são descritos em GB2000764 em que um entre R1 e R2 representa um grupo da fórmula: W~(CF2)m~ onde W representa um átomo de hidrogênio, flúor ou cloro e m possui o valor de um ou dois, e o outro entre R1 e R2 representa um átomo de flúor, cloro ou bromo, e R3 representa um átomo de hidrogênio ou o grupo ciano ou etinila.
Os inseticidas piretroides sintéticos da fórmula (II) são descritos em US4405640 em que R1 e R2 são selecionados a partir de metila, halometila, e halo; X é oxigênio, enxofre, sulfonila ou um grupo NR4 onde R4 representa hidrogênio, alquila inferior ou acila carboxílica inferior; R3 é alquila inferior, alque- nila ou benzila inferior; m possui o valor de zero a um, e n possui um valor de um a quatro.
A presente invenção tem como objetivo fornecer processos para a preparação desses e outros piretroides.
Foi agora surpreendentemente descoberto que esses compostos podem ser vantajosamente obtidos ao acoplar o álcool e ácido carboxílico correspondentes na presença de um catalisador, como descrito abaixo.
A presente invenção fornece um processo para a preparação de compostos da fórmula (III) em que R1 é hidrogênio, alquila, haloalquila, ou halogênio; R2 é hidrogênio, alquila, haloalquila, ou halogênio; R3 é hidrogênio, halogênio, hidroxila, nitro, ciano, alquila opcio-nalmente substituída, alquenila opcionalmente substituída, ou alquinila op-cionalmente substituída;
Ar é um grupo arila opcionalmente substituído que compreende reagir um ácido carboxílico da fórmula (IV) com um álcool da fórmula (V) na presença de um catalisador selecionado a partir de catalisa-dores contendo zircônio, catalisadores contendo háfnio, catalisadores con-tendo ferro, catalisadores contendo cobalto, catalisadores contendo estanho, catalisadores contendo titânio, catalisadores contendo sal de amónio e cata-lisadores contendo ácido borônico.
De preferência, R1 e R2 são independentemente selecionados a partir de hidrogênio, halogênio, alquila C1-C4 e haloalquila C1-C4.
De preferência, R3 é selecionado a partir de hidrogênio, halogênio, hidroxila, nitro, ciano, alquila C1-C4 e haloalquila C1-C4, com mais preferência, hidrogênio, ciano ou alquinila C3-C4.
De preferência, Ar é fenila substituída por um ou mais grupos se-lecionados a partir de hidrogênio, halogênio, hidroxila, nitro, ciano, alquila C1-C4, haloalquila C1-C4, e fenóxi. Halo é flúor, cloro ou bromo.
Cada porção alquila é uma cadeia linear ou ramificada e é, por exemplo, metila, etila, n-propila, n-butila, n-pentila, n-hexila, iso-propila, n- butila, sec-butila, iso-butila, terc-butila ou neo-pentila. Os grupos preferidos possuem de 1 a 6 átomos de carbono.
Haloalquila refere-se a uma porção alquila, como definido acima, em que ao menos um átomo de hidrogênio é substituído por um átomo de halo. Arila se refere a um grupo fenila ou naftila.
Heteroarila refere-se a um sistema de anel mono ou bicíclico em que cada anel compreende de 5 a 7 átomos no elemento de anel, e de 1 a 3 heteroátomos independentemente selecionados a partir de O, N e S. Exemplos de grupos heteroarila são piridina, pirrol, furano, pirazol, imidazol e oxa- zol.
Alquenila refere-se a um grupo linear ou ramificado que consiste em átomos de carbono e hidrogênio que compreendem ao menos uma ligação dupla carbono-carbono. Exemplos são etenila, prop-1-enila, prop-2- enila, but-1-enila, but-2-enila e but-3-enila. Tanto grupos c/s como trans são contemplados. Os grupos alquenila preferidos possuem de 2 a 6 átomos de carbono.
Alquinila refere-se a um grupo linear ou ramificado que consiste em átomos de carbono e hidrogênio que compreendem ao menos uma ligação tripla carbono-carbono. Exemplos são etinila, prop-1-inila, prop-2-inila, but-1-inila, but-2-inila e but-3-inila. Os grupos alquinila preferidos possuem de 2 a 6 átomos de carbono. Cicloalquila inclui ciclopropila, ciclobutila, ciclopentila e ciclo- hexila.
Quando presente, cada substituinte opcional de arila ou de hete-roarila é, independentemente, de preferência, selecionado a partir de alquila, alquenila, alquinila, alcoxila, alquenilóxi, arilóxi, tioalquila, amino, alquilamino, dialquilamino, aralquila, acetamido, n-alquila acetamido, alquilsufonila, halo, hidroxila, ciano e nitro. A partir de um ao máximo número possível de substi- tuintes pode estar presente.
De preferência, um entre R1 e R2 é halo, e o outro é haloalquila. Com mais preferência, um entre R1 e R2 é cloro, e o outro é haloalquila, por exemplo, halo-C1-C4-alquila. Com mais preferência, um entre R1 e R2 é halo, e o outro é trifluorometila. Com mais preferência, um entre R1 e R2 é cloro, e o outro é trifluorometila.
De preferência, os substituintes do anel ciclopropano estão na estereoquímica cis. Ou seja, o composto da fórmula (III) possui a estereo- química (llla)
De preferência, o composto da fórmula (III) possui a fórmula (II- lb) Com muita preferência, o composto da fórmula (III) possui a fór- mula (lllc) Em uma modalidade preferida, Ar é um grupo fenila opcionalmente substituído.
Em uma modalidade altamente preferida, Ar é um grupo fenoxi- fenila. Com mais preferência, Ar é um grupo 3-fenoxifenila. Nessa modalida- de, prefere-se que R3 é ciano ou etinila. E mais preferido que R3 seja ciano. Por exemplo,
Um entre R1 e R2 é halo, e o outro é halo-C1-C4-alquila; R3 é ciano ou etinila; Ar é um grupo fenoxifenila. Com máxima preferência, o composto da fórmula (III) possui a fórmula (IIId)
Em uma modalidade preferida alternativa, Ar é um grupo da fórmula (VI) R4 em que R4 é selecionado a partir de alquila, alquenila, alquinila, alcoxila, alquenilóxi, arilóxi, tioalquila, amino, alquilamino, dialquilamino, a- ralquila, acetamido, n-alquila acetamido, alquilsufonila, halo, hidroxila, ciano e nitro. De preferência, R4 é alquila de 1 a 4 átomos de carbono, alquenila de três a cinco átomos de carbono, metóxi, etóxi, alilóxi, etiltio, etanossulfonila, benzila, dimetilamino, etilamino, acetamido ou n-metilacetamido. Com muita preferência, R4 é metila. De preferência, R4 está na posição 4.
Nessa modalidade, prefere-se que R3 seja hidrogênio. Por exemplo, Um entre R1 e R2 é halo, e o outro é halo-C1-C4-alquila; R3 é hidrogênio; Ar é um grupo da fórmula (VI) R4 é alquila de 1 a 4 átomos de carbono, alquenila de três a cinco átomos de carbono, metóxi, etóxi, alilóxi, etiltio, etanossulfonila, benzila, dimetilamino, etilamino, acetamido ou n-metilacetamido. Com máxima preferência, o composto da fórmula (III) possui a fórmula (llle)
De acordo com uma modalidade altamente preferida, a invenção fornece um processo para a preparação de teflutrina (VII) compreendendo reagir um ácido com um álcool da fórmula (IX) na presença de um catalisador selecionado a partir de catalisadores contendo zircônio, catalisadores contendo háfnio, catalisadores contendo ferro, catalisadores contendo cobalto, catalisadores contendo estanho, catalisadores contendo titânio, catalisadores contendo sal de amónio e catalisadores contendo ácido borônico.
De acordo com uma modalidade altamente preferida alternativa, a invenção fornece um processo para a preparação de lambda cialotrina (X) compreendendo reagir um ácido carboxílico da fórmula (VIII) com um álcool da formula (XI) na presença de um catalisador selecionado a partir de catalisa-dores contendo zircônio, catalisadores contendo háfnio, catalisadores con-tendo ferro, catalisadores contendo cobalto, catalisadores contendo estanho, catalisadores contendo titânio, catalisadores contendo sal de amónio e cata-lisadores contendo ácido borônico. O composto (XI) pode ser gerado in situ. A presente invenção também se refere a um processo substan-cialmente como descrito aqui com referência aos exemplos.
A presente invenção também se refere a um composto obtenível pelo processo descrito aqui. A presente invenção também se refere a um composto obtido pelos processos descritos aqui.
Os processos da invenção podem ser usados para preparar for-mas enantiomericamente enriquecidas ou puras dos compostos. Em uma modalidade preferida, a invenção fornece um processo para a preparação de gama-cialotrina (S)-a-ciano-3-fenoxibenzil (Z)-(1 R,3R)-3-(2-cloro-3,3,3- triflúor-1-propenil)-2,2-dimetilciclopropano carboxilato) (XIV)
A reação da invenção é opcionalmente (e, de preferência) realizada em um solvente adequado. Os solventes adequados incluem, porém sem caráter limitativo, hidrocarbonetos alifáticos lineares, ramificados ou cíclicos como ligroína ou ciclo-hexano, pentano, hexano, heptano, octano, bem como solventes aromáticos, como benzeno, tolueno, xileno, monocloro- benzeno, diclorobenzeno, triclorobenzeno. Um solvente preferido é xileno.
A reação da invenção pode ser realizada a uma temperatura tal que uma taxa aceitável de reação seja atingida. De preferência, a reação é realizada a uma temperatura de 0°C a 200°C. Com mais preferência, a reação é realizada a uma temperatura de 50°C a 180°C. Com mais preferência, a reação é realizada a uma temperatura de 100°C a 170°C. Com mais preferência, a reação é realizada a uma temperatura de 130°C a 150°C.
De preferência, faz-se uma provisão para a remoção de água da mistura de reação, por exemplo, remoção de água antes do término da rea-ção. A água pode ser removida da reação continuamente. Um método ade-quado é a remoção azeotrópica de água. O aparelho adequado para realizar a remoção azeotrópica de água será conhecido pelos elementos versados na técnica. Descobriu-se que a remoção de água é altamente desejada para realizar uma conversão comerciaímente útil em produto.
As classes preferidas de catalisadores são i) catalisadores con-tendo zircônio, ii) catalisadores contendo háfnio, iii) catalisadores contendo ferro, iv) catalisadores contendo cobalto, v) catalisadores contendo estanho, vi) catalisadores contendo titânio, vii) catalisadores contendo amónio e cata-lisadores contendo ácido borônico.
De preferência, o catalisador é um catalisador contendo zircônio. Os catalisadores contendo zircônio preferidos são compostos de zircônio (IV). Com mais preferência, são haletos de zircônio (IV), oxialetos de zircônio (IV), alcóxidos de zircônio (IV), dicloreto de zirconoceno, e os complexos de solvente dessas espécies, especialmente os complexos de tetra-hidrofurano. ZrCI4, ZrOCI2, Zr(O'Pr4), Dicloreto de zirconoceno, ZrBr4, e ZrCI4 -(THF)2 são muito preferidos. O catalisador mais preferido é ZrCI4.
Os catalisadores contendo háfnio preferidos são compostos de háfnio (IV). Haletos de háfnio (IV) e os complexos de solvente dos mesmos são mais preferidos. HfCI4 e HfCI4 (THF)2 são mais preferidos.
Os catalisadores contendo ferro preferidos são compostos de ferro (III). Haletos de ferro (III) são mais preferidos. FeCI3 é mais preferido. Um catalisador contendo cobalto preferido é K5COW12O40.
Os catalisadores contendo estanho preferidos são compostos de estanho (IV). Haletos de estanho (IV) são mais preferidos. SnCI4 é mais pre-ferido.
Os compostos de titânio preferidos são compostos de titânio (IV). Haletos de titânio (IV) e alcóxidos de titânio (IV) são mais preferidos. Ti(O'Pr)4 e TiCI4 são mais preferidos.
Um catalisador de sal de amónio preferido é Ph2NH2OTf. Exemplos dos ácidos borônicos de catalisadores contendo ácido borônico incluem ácido bórico, ácido fenilborônico, ácido 2- metilfenilborônico, ácido 3-metilfenilborônico, ácido 4-metilfenilborônico, áci-do 2,3-dimetilfenilborônico, ácido 4-dimetilfenilborônico, ácido 2,5- dimetilfenilborônico, ácido 2-etilfenilborônico, ácido 4-n-propilfenilborônico, ácido 4-isopropilfenilborônico, ácido 4-n-butilfenilborônico, ácido 4-terc- butilfenilborônico, ácido 1-naftilborônico, ácido 2-naftilborônico, ácido 2- bifenilborônico, ácido 3-bifenilborônico, ácido 4-bifenilborônico, ácido 2-flúor- 4- bifenilborônico, ácido 2-fluoroenilborônico, ácido 9-fluoroenilborônico, áci-do 9-fenantrenilborônico, ácido 9-antracenilborônico, ácido 1-pirenilborônico, ácido 2-trifluorometilfenilborônico, ácido 3-trifluorometilfenilborônico, ácido 4- trifluorofenilborônico, ácido 3,5-bis(trifluorometil)fenilborônico, ácido 2- metoxifenilborônico, ácido 3-metoxifenilborônico, ácido 4- metoxifenilborônico, ácido 2,5-dimetoxifenilborônico, ácido 4,5- dimetoxifenilborônico, ácido 2,4-dimetoxifenilborônico, ácido 2- etoxifenilborônico, ácido 3-etoxifenilborônico, ácido 4-etoxifenilborônico, áci-do 4-fenoxiborônico, ácido 4-metilenodioxifenilborônico, ácido 2- fluorofenilborônico, ácido 3-fluorofenilborônico, ácido 4-fluorofenilborônico, ácido 2,4-difluorofenilborônico, ácido 2,5-difluorofenilborônico, ácido 4,5- difluorofenilborônico, ácido 3,5-difluorofenilborônico, ácido 2- formilfenilborônico, ácido 3-formilfenilborônico, ácido 4-formilfenilborônico, ácido 3-formil-4-metoxifenilborônico, ácido 2-cianofenilborônico, ácido 3- cianofenilborônico, ácido 4-cianofenilborônico, ácido 3-nitrofenilborônico, ácido 3-acetilfenilborônico, ácido 4-acetilfenilborônico, ácido 3- trifluoroacetilfenilborônico, ácido 4-trifluoroacetilfenilborônico, ácido 4- metiltiofenilborônico, ácido 4-vinilfenilborônico, ácido 3-carboxifenilborônico, ácido 4-carboxifenilborônico, ácido 3-aminofenilborônico, ácido 2-(N,N- dimetilamino)fenilborônico, ácido 3-(N,N-dimetilamino)fenilborônico, ácido 4- (N,N-dimetilamino)fenilborônico, ácido 2-(N,N-dietilamino)fenilborônico, ácido 3-(N,N-dietilamino)fenilborônico, ácido 4-(N,N- dietilamino)fenilborônico, ácido 2-(N,N-dimetilaminometil)fenilborônico, ácido furan-2-borônico, ácido fu- ran-3 -borônico, ácido 4-formil-2-furanborônico, ácido dibenzofuran-4- borônico, ácido benzofuran-2-borônico, ácido tiofeno-2-borônico, ácido tiofe- no-3-borônico, ácido 5-metiltiofeno-2-borônico, ácido 5-clorotiofeno-2- borônico, ácido 4- metiltiofeno-2-borônico, ácido 5-metiltiofeno-2-borônico, ácido 2-acetiltiofeno-5-borônico, ácido 5-metiltiofeno-2-borônico, ácido ben- zotiofeno-2-borônico, ácido dibenzotiofeno-4-borônico, ácido piridina-3- borônico, ácido piridina-4-borônico, ácido pirimidina-5-borônico, ácido quino- lina-8-borônico, ácido isoquinolina-4-borônico, 4- benzenobis(ácido borôni-co), éster do ácido fenilborônico-pinacol, e éster do ácido 4- cianofenilborônico-pinacol.
Uma classe preferida de ácidos borônicos consiste em ácidos a- ril borônicos, por exemplo, ácido 2-(N,N-dimetilaminometil)fenilborônico e ácido 3,5-trifluorometilfenilborônico. Um ácido borônico preferido alternativo é ácido bórico.
De preferência, o catalisador é um catalisador contendo zircônio, um catalisador contendo háfnio, um catalisador contendo sal de amónio ou um catalisador contendo ácido borônico, particularmente um catalisador con-tendo zircônio ou um catalisador contendo sal de amónio. Com mais prefe-rência, o catalisador é um catalisador contendo zircônio.
De preferência, o catalisador compreende ou consiste em ZrCI4 ou um solvente complexo desse, HfCI4 ou um complexo de solvente desse,
Ph2NH2+OTf ou ácido bórico. Com mais preferência, o catalisador compre-ende ou consiste em ZrCI4 ou um complexo de solvente desse ou Ph2NH2+OTf.
Geralmente um tipo de catalisador será usado em uma reação. Entretanto, a invenção também inclui reações em que mais de um tipo de catalisador é usado, por exemplo, de maneira separada, sequencial ou si-multânea. Por exemplo, mais de um tipo de catalisador contendo zircônio pode ser usado ou um catalisador contendo zircônio pode ser usado em combinação com um catalisador contendo ácido borônico.
De preferência, a quantidade de catalisador empregada é de até 50% em mol com base na quantidade ácido carboxílico (IV). Com mais pre-ferência, a quantidade de catalisador empregada é de até 25% em mol com base na quantidade de ácido carboxílico (IV). Com mais preferência, a quan-tidade de catalisador empregada é de até 15% em mol com base na quanti-dade de ácido carboxílico (IV).
De preferência, a quantidade de catalisador empregada é de ao menos 0,01% em mol com base na quantidade de ácido carboxílico (IV). Com mais preferência, a quantidade de catalisador empregada é de ao menos 0,1% em mol com base na quantidade de ácido carboxílico (IV). Com mais preferência, a quantidade de catalisador empregada é de ao menos 1% em mol com base na quantidade de ácido carboxílico (IV). Com mais preferência, a quantidade de catalisador empregada é de ao menos 5% em mol com base na quantidade de ácido carboxílico (IV).
De preferência, a quantidade de catalisador empregada está entre 0,01 e 50% em mol com base na quantidade de ácido carboxílico (IV). Com mais preferência, a quantidade de catalisador empregada está entre 0,1 e 25% em mol com base na quantidade de ácido carboxílico (IV). Com mais preferência, a quantidade de catalisador empregada está entre 5 e 15% em mol com base na quantidade de ácido carboxílico (IV).
De preferência, a quantidade de catalisador empregada é de até 50 % em mol com base na quantidade de álcool (V). Com mais preferência, a quantidade de catalisador empregada é de até 25 % em mol com base na quantidade de álcool (V). Com mais preferência, a quantidade de catalisador empregada é de até 15% em mol com base na quantidade de álcool (V).
De preferência, a quantidade de catalisador empregada é de ao menos 0,01% em mol com base na quantidade de álcool (V). Com mais pre-ferência, a quantidade de catalisador empregada é de ao menos 0,1% em mol com base na quantidade de álcool (V). Com mais preferência, a quantidade de catalisador empregada é de ao menos 1% em mol com base na quantidade de álcool (V). Com mais preferência, a quantidade de catalisador empregada é de ao menos 5% em mol com base na quantidade de álcool (V).
De preferência, a quantidade de catalisador empregada está entre 0,01 e 50% em mol com base na quantidade de álcool (V). Com mais preferência, a quantidade de catalisador empregada está entre 0,1 e 25% em mol com base na quantidade de álcool (V). Com mais preferência, a quantidade de catalisador empregada está entre 5 e 15% em mol com base na quantidade de álcool (V).
Os métodos adequados para a preparação de ácidos carboxíli- cos (IV) e alcoóis (V) são descritos em US4405640 e GB2000764. Outros métodos serão óbvios para os elementos versados na técnica.
O acabamento da mistura de reação é realizado de acordo com procedimentos bem conhecidos de química orgânica sintética. Por exemplo, um acabamento aquoso pode ser realizado pela adição de água (ou outra solução aquosa), e extração do produto desejado com um solvente orgânico desejado.
Alternativamente, o produto pode ser isolado ao remover qualquer solvente presente por destilação, por exemplo, sob pressão reduzida.
A purificação do produto pode ser realizada por qualquer um entre inúmeros métodos, por exemplo, destilação, recristalização e cromatogra- fia.
A presente invenção será descrita agora a título dos seguintes exemplos não-limitativos. Os elementos versados na técnica irão reconhecer imediatamente as variações adequadas dos procedimentos tanto em rea-gentes como em condições de reação e técnicas.
Todas as referências mencionadas aqui são incorporadas a título de referência em sua totalidade. Todos os aspectos e características pre-feridas da invenção podem ser combinados uns com os outros, exceto quando isso for evidentemente impossível.
A reação de ácido PP890 (VIII) e TFX-OH (IX) durante 3 horas a 140°C na presença de uma pequena quantidade de tetracloreto de zircônio (1% em mol) forneceu muito pouca conversão (2%). A adição de mais catali-sador (10% em mol) resultou em uma conversão pura e rápida no produto teflutrina desejado (VII).
A identidade do produto foi confirmada por comparação de GCMS e RMN com o material autêntico. Detalhes experimentais adicionais:
Um frasco de fundo redondo com três gargalos de 250ml foi a- justado com um bastão magnético, termômetro, banho de óleo, condensador, e aparelho de Dean & Stark carregado com peneiras moleculares 3A de 8 a 12 malhas (com 10ml de xileno). O sistema foi purgado com nitrogênio e o ar purgado para a atmosfera. TFXOH (8,0 g), PP890 (9,8g), xileno (100ml) e ZrCI4 (0,01 g) foram carregados no frasco. A mistura foi aquecida em refluxo (145°C) e mantida a essa temperatura durante 5 h. Adicionalmente, o catalisador ZrCI4 (0,09g) foi adicionado, o líquido no receptor de Dean & Stark substituído por xileno fresco, e a mistura refluxada durante mais 4,5 h.
A reação foi monitorada através de GC: Conversão após 1 h (0,1 catalisador equivalente) = 65% Conversão após 3 h (0,1 catalisador equivalente) = 90% Conversão após 4,5 h (0,1 catalisador equivalente) = 99% Uma porção (20ml) da massa de reação foi lavada com água (2x10 ml), seca (MgSO4) e concentrada a vácuo. A identidade do produto foi confirmada por GC, GCMS e RMN.
Exemplo 2 Sequência de Reação O procedimento do exemplo 1 foi repetido variando o substrato empregado.
A cianoidrina necessária para cialotrina não está prontamente disponível, e é gerada in situ. Madelonitrila está prontamente disponível e é estruturalmente similar, então essa foi usada como um modelo para o sistema de cialotrina. Ocorreu pouca reação na ausência de um catalisador (2% de conversão após 3 horas a 140°C).
Uma conversão significativa foi realizada na presença de catali-sador contendo tetracloreto de zircônio (10% em mol). Exemplo 3 Sequência de reação
Um frasco de fundo redondo com três gargalos de 50ml foi ajustado com um bastão magnético, termômetro, banho de óleo, condensador, e aparelho de Dean & Stark ajustado com peneiras moleculares 3A de 8 a 12 malhas (com 10ml de xileno). O sistema foi purgado com nitrogênio e o ar purgado para a atmosfera.
Catalisadores contendo ciandoidrina 3-fenóxi benzilaldeído (0,66g), PP890 (0,5g), xileno (20ml) e triflilato de difenilamônio (67mg) foram carregados no frasco. A mistura foi aquecida em refluxo (~143° C) e mantida 5 a essa temperatura durante 10 h. A reação foi monitorada através de GC.
Conversão = 40% (de dois isômeros de cialotrina) após 10 h. GC/MS: O produto apresentou o mesmo tempo de reação, íon molecular (M+ 449) e padrão de fragmentação que aquele encontrado com o material autêntico. 10 RMN: Os dados RMN eram compatíveis com aqueles do materi al autêntico. Exemplo 4 Sequência de reação
Acilação direta de cianoidrina 3-fenóxi benzilaldeído com PP890 foi realizada utilizando as condições descritas no exemplo 3. Uma seleção de catalisadores foi mostrada:
Cialotrina foi formada de maneira bem-sucedida na presença de catalisador, e nenhuma reação foi observada sem catálise. Todos os três catalisadores usados forneceram alguma conversado no produto desejado, porém triflilato de difenilamônio foi claramente o mais eficaz. 5 Cianoidrina racêmica e PP890 foram usados, então o produto foi formado como uma mistura 1:1 de diasterômeros:
O produto foi isolado e caracterizado por RMN e GC/MS. Os dados espectrais do material eram compatíveis com o produto desejado. Duas impurezas decorrentes de longo tempo de retenção foram 10 observadas por GCMS quando ácido bórico e triflilato de difenilamônio forem usados como catalisadores. As duas impurezas possuíam o mesmo peso molecular sugerindo que essas eram isoméricas uma com a outra. Seu peso molecular (MW 467) era 18 vezes maior do que aquele do produto desejado (MW 449). Portanto, é provável que essas sejam derivados hidratados das 15 moléculas-alvo. Por exemplo, o análogo de produto em que o grupo nitrila foi hidrolisado com uma amida:
O comportamento diferente observado entre os catalisadores é considerado decorrente das diferenças na purga de nitrogênio usada. Uma purga menos eficaz foi usada com os experimentos de ácido bórico e triflato, podendo permitir alguma entrada de água (resultando em hidrólise do produto)-
Claims (4)
1. Processo para a preparação de compostos da fórmula (III) em que R1 é hidrogênio, alquila C1-C6, haloalquila C1-C6, ou halogênio; R2 é hidrogênio, alquila C1-C6, haloalquila C1-C6, ou halogênio; R3 é ciano; Ar é uma fenila substituída por fenóxi, caracterizado pelo fato de que compreende reagir um ácido carboxílico da fórmula com um álcool da fórmula (V) na presença de um catalisador selecionado a partir de catalisadores de sal de amônio em uma quantidade entre 5 e 15% em mol com base na quantidade de ácido carboxílico (IV), em que a reação é realizada entre 50°C a 180°C em um solvente adequado selecionado a partir de hidrocarbo- netos alifáticos lineares, ramificados ou cíclicos e um hidrocarboneto aromático, em que o catalisador é Ph2NH2+OTf-.
2. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que R1 e R2 são independentemente selecionados a partir de hidrogênio, halogênio, alquila C1-C4 e haloalquila C1-C4.
3. Processo, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o ácido carboxílico da fórmula (IV) possui a fórmula (VIII)
4. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o álcool da fórmula (V) possui a fórmula (XI)
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
GB0808767.8 | 2008-05-14 | ||
GBGB0808767.8A GB0808767D0 (en) | 2008-05-14 | 2008-05-14 | Process |
PCT/EP2009/055649 WO2009138373A2 (en) | 2008-05-14 | 2009-05-11 | Processes for the preparation of esters |
Publications (3)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI0911985A2 BRPI0911985A2 (pt) | 2015-10-13 |
BRPI0911985A8 BRPI0911985A8 (pt) | 2017-06-06 |
BRPI0911985B1 true BRPI0911985B1 (pt) | 2023-06-06 |
Family
ID=
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
JP6504530B2 (ja) | 光学活性な2−(2−フルオロビフェニル−4−イル)プロパン酸の製造法 | |
TWI465196B (zh) | 製備酯類的方法 | |
BRPI0911985B1 (pt) | Processos para a preparação de ésteres | |
US8501993B2 (en) | Processes for the preparation of amides | |
US7683215B2 (en) | Optically active bisoxazoline compounds, process for production of the same and use thereof | |
US6706910B2 (en) | Method for producing cyclopropanecarboxylates | |
Lee et al. | Highly Enantioselective Rh-Catalyzed Transfer Hydrogenation of α-Functionalized Arylketones | |
JP5617317B2 (ja) | 3−(2−シアノ−1−プロペニル)−2,2−ジメチルシクロプロパンカルボン酸またはその塩の製造方法 | |
ES2322763T3 (es) | Procedimiento para producir un compuesto nitro opticamente activo. | |
JP2002293759A (ja) | シクロプロパンカルボン酸エステル類の製造方法 | |
US8759541B2 (en) | Chiral acyclic diaminocarbene ligands, precursors therefore and their use in organic synthesis reactions | |
JP2003252836A (ja) | 光学活性なトランス−2−アミノシクロアルカノール又はその塩の製造方法 | |
JP4521531B2 (ja) | 不斉アシル化触媒及び光学分割方法 | |
JP3482475B2 (ja) | 不斉銅錯体、その製造方法およびその銅錯体を用いる光学活性シクロプロパンカルボン酸類の製造方法 | |
JP4212351B2 (ja) | 光学活性1,2−ジアミン誘導体および光学活性イミダゾリジノン誘導体の製造法 | |
JPH051008A (ja) | 1,4−ジシアノブテン類の製造法 | |
CA2110728A1 (en) | Method of preparing optically active cyanohydrin derivatives | |
JPH09255592A (ja) | 不斉ボラン還元による光学活性アルコールの製造法 | |
JP2001278851A (ja) | 不斉銅錯体の製造法およびそれを用いる光学活性シクロプロパン化合物の製造法 | |
JP2002003489A (ja) | イソオキサゾリン誘導体の製造方法 | |
JP2004339163A (ja) | 光学活性ナフチルアルコール類、その製造方法およびその中間体 | |
JP2002293760A (ja) | シクロプロパンカルボン酸エステル類の製造法 | |
JP2013199448A (ja) | シアノアルケニルシクロプロパンカルボン酸塩の製造方法 |