BRPI0814454B1 - faixa de estabilização reforçada destinada a ser utilizada em obras de solo reforçado, utilização de uma faixa de estabilização, obra de solo reforçado e processo de construção de uma obra de solo reforçado - Google Patents

faixa de estabilização reforçada destinada a ser utilizada em obras de solo reforçado, utilização de uma faixa de estabilização, obra de solo reforçado e processo de construção de uma obra de solo reforçado Download PDF

Info

Publication number
BRPI0814454B1
BRPI0814454B1 BRPI0814454A BRPI0814454A BRPI0814454B1 BR PI0814454 B1 BRPI0814454 B1 BR PI0814454B1 BR PI0814454 A BRPI0814454 A BR PI0814454A BR PI0814454 A BRPI0814454 A BR PI0814454A BR PI0814454 B1 BRPI0814454 B1 BR PI0814454B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
stabilization
reinforced
fact
rope
strip
Prior art date
Application number
BRPI0814454A
Other languages
English (en)
Inventor
Morizot Jean-Claude
Freitag Nicolas
Original Assignee
Terre Armee Int
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Terre Armee Int filed Critical Terre Armee Int
Publication of BRPI0814454A2 publication Critical patent/BRPI0814454A2/pt
Publication of BRPI0814454B1 publication Critical patent/BRPI0814454B1/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E02HYDRAULIC ENGINEERING; FOUNDATIONS; SOIL SHIFTING
    • E02DFOUNDATIONS; EXCAVATIONS; EMBANKMENTS; UNDERGROUND OR UNDERWATER STRUCTURES
    • E02D29/00Independent underground or underwater structures; Retaining walls
    • E02D29/02Retaining or protecting walls
    • E02D29/0225Retaining or protecting walls comprising retention means in the backfill
    • E02D29/0241Retaining or protecting walls comprising retention means in the backfill the retention means being reinforced earth elements
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E02HYDRAULIC ENGINEERING; FOUNDATIONS; SOIL SHIFTING
    • E02DFOUNDATIONS; EXCAVATIONS; EMBANKMENTS; UNDERGROUND OR UNDERWATER STRUCTURES
    • E02D17/00Excavations; Bordering of excavations; Making embankments
    • E02D17/20Securing of slopes or inclines
    • E02D17/202Securing of slopes or inclines with flexible securing means

Abstract

faixa de estabilização reforçada destinada a ser utilizada em obras de solo reforçado, utilização de uma faixa de estabilização, obra de solo reforçado e processo de construção de uma obra de solo reforçado" a presente invenção se refere a uma faixa de estabilização reforçada (10) destinada a ser utilizada em obras de solo reforçado, compreendendo uma parte longitudinal (12), compreendendo a parte longitudinal ( 12) sobre pelo menos uma parte do seu comprimento pelo menos uma corda (14) disposta de maneira substancialmente longitudinal e envolvida pelo volume da parte longitudinal.

Description

“FAIXA DE ESTABILIZAÇÃO REFORÇADA DESTINADA A SER UTILIZADA EM
OBRAS DE SOLO REFORÇADO, UTILIZAÇÃO DE UMA FAIXA DE ESTABILIZAÇÃO,
OBRA DE SOLO REFORÇADO E PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA OBRA DE
SOLO REFORÇADO”
A presente invenção se refere a uma faixa de estabilização reforçada destinada a ser utilizada em obras ou estruturas de solo reforçado ou de terra armada, assim como a utilização de uma tal faixa para a construção de obras de solo reforçado ou de terra armada.
Uma obra de solo reforçado associa uma massa de terra compactada, uma face de revestimento do muro e reforços conectados ou não à face de revestimento do muro.
Diversos tipos de reforços podem ser utilizados, metálicos, por exemplo, em aço galvanizado, faixas de estabilização à base de fibras de poliéster, por exemplo. Elas são colocadas me seu lugar dentro do solo com uma densidade dependente das restrições que podem se exercer sobre a obra, sendo os esforços de impulsão do terreno absorvidos pelo atrito solo-reforços.
A face de revestimento do muro é mais frequentemente realizada a partir de elementos pré-fabricados de concreto, em forma de lajes ou de blocos, justapostos para recobrir a face frontal da obra.
Na grande maioria de casos, os reforços são fornecidos em forma de faixas tendo um comprimento de aproximadamente 3 a 10 metros, embora possam ser empregadas faixas mais curtas ou mais longas. A largura das faixas está geralmente compreendida entre 4 e 6 centímetros embora seja possível se empregar faixas de largura que vai a 10 ou 25 centímetros, e mesmo mais. A sua espessura varia, por exemplo, de aproximadamente 1 milímetro a alguns centímetros e está geralmente compreendida entre 1 e 6 milímetros.
Existem faixas de estabilização não reforçadas ou reforçadas por meio de hastes metálicas ou ainda de fibras ou fios paralelos.
A finalidade das faixas de estabilização é a de transmitir as forças no solo ou na terra e assim distribuis os esforços.
Mais especificamente, é necessário se transmitir as forças entre uma faixa e a massa de terra na qual ela é colocada. A faixa deve, portanto, ter uma superfície suficientemente grande para desenvolver pelo atrito a resistência ao cisalhamento exigida por unidade de comprimento.
Por outro lado, a faixa é capas, de preferência, de transmitir os esforços sobre todo o seu comprimento, apresentando ela, portanto, uma grande resistência à tração.
Uma solução conhecida pelos versados na técnica consiste em utilizar faixas que comportam uma parte longitudinal na forma de uma parte central para resistir a uma força de tração, tendo a parte central duas partes laterais que se sobressaem lateralmente de um lado e do outro da parte central para criar atrito contra a terra, comportando a parte central um conjunto de fibras dispostas paralelamente entre si de modo a reforçar a resistência à tração.
Uma outra solução consiste na utilização de faixas em formato de paralelepípedo de polietileno reforçadas por fibras de poliéster dispostas paralelamente entre elas no interior do volume da faixa.
Na técnica anterior, os reforços internos das faixas são constituídos por feixes substancialmente paralelos e por fios substancialmente paralelos entre si. Uma tal disposição das fibras apresenta riscos de deslizamento entre fibras, entre o grupo de fibras e a faixa, e consequentemente uma degradação da transmissão do esforço entre o solo e a parte da faixa resistente à tração.
A finalidade da presente invenção consiste em propor uma outra solução que permite que se transmitam as forças entre uma faixa e o massa de terra em que ela é colocada e que apresenta uma grande resistência a tração e que limita o risco de deslizamento entre fibras e entre o grupo de fibras e a faixa.
A invenção propõe assim uma faixa de estabilização reforçada destinada a ser utilizada nos obras de solo reforçado, compreendendo uma parte longitudinal, compreendendo a parte longitudinal, sobre pelo menos uma parte do seu comprimento, pelo menos uma corda disposta de modo substancialmente longitudinal e envolvida pelo volume da parte longitudinal.
É vantajoso que a corda apresente uma grande resistência à tração e aumente a coesão interna entre as fibras. Além disso, a disposição das fibras ou dos fios na forma de corda ou de cordame permite uma melhor ancoragem das fibras ou dos fios no interior da parte longitudinal.
Uma faixa de estabilização, de acordo com a presente invenção pode, além disso, comportar uma ou diversas das características opcionais citadas abaixo, consideradas individualmente de acordo com todas as combinações possíveis:
•O material que constitui a parte longitudinal é à base de polímeros, à base de polietileno, por exemplo;
•O material que constitui as fibras ou os fios da corda é à base de polímero, à base de poliéster, por exemplo;
•A parte longitudinal se apresenta sob forma de pelo menos uma parte central, tendo esta parte central pelo menos uma parte lateral que se projeta lateralmente para fora da parte longitudinal para criar atrito contra a terra;
•A parte lateral se estende longitudinalmente;
•A parte longitudinal comporta diversas partes centrais ligadas uma à outra por uma parte central;
•A corda é uma corda trançada a partir de pelo menos três fibras, especialmente a partir de pelo menos seis fibras;
•A corda é uma corda torcida a partir de pelo menos três fibras, especialmente a partir de pelo menos seis fibras;
•A corda compreende um núcleo ou alma central
A presente invenção tem também por objetivo a utilização de uma faixa de estabilização de acordo com a invenção para a construção de uma obra de solo reforçado.
A presente invenção se refere também a uma obra de solo reforçado comportando pelo menos uma faixa de estabilização de acordo com a presente invenção
A invenção tem também por objetivo um processo de construção de uma obra de solo reforçado em que é disposta uma face de revestimento do muro acompanhando uma face frontal da obra e que delimita um volume a ser aterrado, são dispostos reforços em uma zona do volume, é levado material de massa de terra para dentro do volume e é compactado o material de massa de terra, compreendendo os reforços pelo menos uma faixa de estabilização de acordo com a presente invenção.
A invenção será mais bem compreendida com a leitura da descrição que segue, dada a título de exemplo somente, e referindo-se aos desenhos apensos em que:
•A Figura 1 é uma vista em perspectiva de uma primeira modalidade com uma corda torcida;
•A Figura 2 é uma vista em perspectiva de uma segunda modalidade com uma corda trançada;
•A Figura 3 é uma vista em perspectiva de uma terceira modalidade com duas cordas diferentes;
•A Figura 4 é uma vista esquemática em seção lateral de uma obra de solo reforçado de acordo com a presente invenção durante a sua realização.
Dentro do sentido da invenção, considera-se “corda” um conjunto, obtido por torção ou trançamento, por exemplo, de pelo menos três fibras compostas por uma multiplicidade de fios ou então diretamente por pelo menos três fios, de materiais têxteis, sintéticos, plásticos, metálicos ou de uma combinação destas fibras ou fios diferentes. É conhecido dos versados na técnica o fato de que as pelo menos três fibras que compõem uma corda são agrupadas de modo a formar uma construção estável.
Os fios, dentro do sentido da presente invenção, são compostos por um conjunto de monofilamentos e/ou por fibras descontínuas e/ou por fios em fibrilas agrupados e retorcidos.
Uma corda, de acordo com a presente invenção, pode compreender pelo menos 3 toros, sendo cada toro composto por uma multiplicidade de fibras agrupadas de modo a formar uma construção estável.
Uma corda de acordo com a presente invenção pode ser uma corda trançada no sentido da norma NF EN ISO 1968, isto é, trançando-se em conjunto os toros para formar uma construção estável que não se destorcerá.
Uma corda de acordo com a presente invenção pode ser uma corda retorcida no sentido da norma NF EN ISO 1968, isto é, obtida retorcendo-se os toros para formar uma construção estável que não se destorça.
Uma corda de acordo com a presente invenção pode compreender diversos conjuntos de fibras combinando conjuntos de fibras paralelas agrupadas de modo a formar uma construção estável, envolvidas, por exemplo, por fibras tecidas ou torcidas.
As cordas selecionadas podem, por exemplo, ser finas, tendo um diâmetro da ordem do milímetro ou mais espessas com um diâmetro da ordem do centímetro.
Para fins de clareza, os diferentes elementos representados nas figuras não estão necessariamente na mesma escala.
Compreende-se como “parte longitudinal” a parte da faixa de estabilização que se estende no sentido do comprimento, ao longo do eixo longitudinal da faixa.
Foi representada na Figura 1 uma vista em perspectiva de uma primeira modalidade de uma faixa de estabilização da presente invenção.
Nesta primeira modalidade, a faixa de estabilização reforçada 10 de acordo com a presente invenção, compreendendo uma parte longitudinal 12 compreendendo sobre todo o seu comprimento uma corda 14, sendo a corda 14 envolvida pelo volume da parte longitudinal 12.
A parte longitudinal pode ser de um material plástico tal como polietileno, polipropileno PVC.
Nesta modalidade, a corda consiste em um agrupamento de três fibras 16 torcidas. As fibras 16 que compõem a corda 14 podem ser metálicas, sintéticas, poliméricas, por exemplo, serem compostas por poliéster, por poliamida e por poliolefina, ou ainda serem naturais, à base de cânhamo, por exemplo, ou uma combinação destas fibras diferentes.
Em uma outra modalidade, representada na Figura 2, a parte longitudinal 12 da faixa de estabilização 10 de acordo com a presente invenção, se apresenta na forma de uma parte central 17, tendo a parte central 17 duas partes laterais 18 em forma de abas que se projetam lateralmente para fora para criar atrito contra a terra.
A parte longitudinal 12 se prolonga lateralmente dos dois lados, mas poderia também se prolongar de um só lado.
Nesta modalidade, a corda é trançada a partir de seis fibras 16.
As abas 18 podem ser dotadas de nervuras e/ou de ondulação e/ou de perfuração ou de um outro meio qualquer conhecido dos versados na técnica para melhorar a interação por atrito com a terra.
De acordo com uma outra modalidade apresentada na Figura 3, a faixa de acordo com a presente invenção pode comportar diversas cordas da mesma natureza ou de naturezas diferentes, sendo as cordas envolvidas pelo volume da parte longitudinal 12 da faixa.
Cada corda 14 pode se estender sobre uma parte somente do comprimento da faixa de estabilização 10.
As cordas 14 podem conter uma alma central para aumentar os seus diâmetros e assim a superfície de contato entre as fibras exteriores e o material que compõe a parte longitudinal da faixa de estabilização 10.
A faixa, de acordo com a presente invenção pode também compreender uma parte longitudinal reforçada com uma multiplicidade de cordas, de cordas finas repartidas em todo o volume de modo substancialmente homogêneo, por exemplo.
Uma faixa, de acordo com a presente invenção pode ser produzida, por exemplo, por extrusão, co-extrusão, laminação ou outra técnica conhecida pelos versados na técnica para produzir faixas de metal ou de polímero
A invenção se refere também a um processo de construção de uma obra de solo reforçado.
A Figura 4 ilustra um tal processo. Uma massa de terra compactada 20, dentro da qual são distribuídas faixas de estabilização de acordo com a presente invenção, é delimitada sobre o lado frontal da obra por uma face de revestimento do muro 23 constituída justapondo-se elementos pré-fabricados 24, e sobre o lado de trás pelo terreno 25 contra o qual é erguido o muro de arrimo.
Para se garantir a coesão do muro de arrimo, as faixas de estabilização 10 podem ser conectadas aos elementos da face de revestimento do muro 24 e se estender por uma determinada distância para dentro da massa de terra 21. Estas faixas de estabilização 10 contribuem para reforçar o solo situado em uma zona reforçada Z na parte de trás da face de revestimento do muro 23.
Nesta zona reforçada Z, o material de aterro 21 apresenta uma grande resistência devido ao fato dele ser reforçado pelas faixas de estabilização 10. Ele é assim capaz de suportar os esforços de cisalhamento que são exercidas devido aos esforços de tração a que são submetidas as faixas de estabilização 10. Esta zona reforçada Z deve naturalmente ter uma espessura suficiente para sustentar a face de revestimento do muro 23.
A simples conexão das faixas de estabilização à parte de trás dos elementos da face de revestimento do muro 24 permite assim manter a face de revestimento do muro aplicada contra os aterros que podem representar um grande volume.
Em uma realização possível, as faixas de estabilização 10 são integradas durante a fabricação dos elementos da face de revestimento do muro 24. No caso freqüente em que os elementos 24 são pré-fabricados em concreto, uma parte das faixas de estabilização 10 pode ser afundada no concreto moldado de um elemento 24. No exemplo de configuração da obra ilustrado na Figura 4, as faixas de estabilização 10 são dispostas em planos horizontais superpostos em alternância em toda a altura da obra.
Para se edificar a obra apresentada na Figura 4, pode-se proceder da seguinte maneira;
a) colocar nos seus lugares uma parte dos elementos do revestimento externo do muro 24 para se poder em seguida lançar o material de aterro até uma determinada altura. De modo conhecido, a montagem e o posicionamento dos elementos da face de revestimento do muro podem ser facilitados por elementos de montagem colocados entre eles;
b) instalar as faixas de estabilização 10 sobre a terra aterrada já presente exercendo sobre elas uma ligeira tração;
c) lançar material de aterro sobre a camada de faixas de estabilização 10 que acaba de ser instalada, até o seguinte nível de faixas de estabilização 10 sobre o lado de trás dos elementos da face dianteira do muro 24. Este material de aterro é compactado à medida que ele é colocado;
d) repetir as etapas a) a c) até ser atingido o nível superior do aterro.
Deve-se observar que podem ser introduzidas numerosas variantes na estrutura descrita acima e no seu processo de realização.
É também possível se conduzir o processo de acordo com a presente invenção com faixas dispostas em ziguezague. As faixas podem também permitir que se solidarize a face de revestimento 24 à face 26 do terreno por fixação à parede, graças a ganchos, alças ligadas por pregos à face 26 ou por qualquer outro meio conhecido dos versados na técnica.
A invenção não se limita a estes tipos de realização e deve ser interpretada de modo não limitativo e abrangendo qualquer modalidade de realização equivalente.

Claims (11)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Faixa de estabilização reforçada (10) destinada a ser utilizada em obras de solo reforçado, compreendendo uma parte longitudinal (12), a parte longitudinal (12) compreendendo sobre pelo menos uma parte do seu comprimento pelo menos uma corda (14) disposta de modo aproximadamente longitudinal e envolvida dentro do volume da parte longitudinal
    CARACTERIZADA pelo fato de que o material formando as fibras ou os fios da corda (14) são a base de polímeros, e pelo fato de que a corda (14) é uma corda entrelaçada por pelo menos três fibras (16).
  2. 2. Faixa de estabilização (10), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que o material que constitui a parte longitudinal é à base de polietileno.
  3. 3. Faixa de estabilização (10), de acordo com a reivindicação 1 ou 2, CARACTERIZADA pelo fato de que o material que constitui as fibras ou fios da corda é à base de polímero, por exemplo à base de poliéster.
  4. 4. Faixa de estabilização (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, CARACTERIZADA pelo fato de que a parte longitudinal (12) se apresenta na forma de pelo menos uma parte central (17), a parte central (17) tendo pelo menos uma parte lateral (18) que se projeta lateralmente para fora da parte longitudinal para se atritar contra a terra.
  5. 5. Faixa de estabilização (10), de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADA pelo fato de que a parte lateral (18) se estende longitudinalmente.
  6. 6. Faixa de estabilização (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a
    5, CARACTERIZADA pelo fato de que a parte longitudinal (12) compreende diversas partes centrais (17) ligadas entre si por uma parte lateral.
  7. 7. Faixa de estabilização (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a
    6, CARACTERIZADA pelo fato de que a corda (14) é uma corda trançada a partir de pelo menos seis fibras (16).
  8. 8. Faixa de estabilização (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a
    7, CARACTERIZADA pelo fato de que a corda (14) compreende um núcleo central.
  9. 9. Utilização de uma faixa de estabilização (10) como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 8, CARACTERIZADA pelo fato de que é destinada à construção de uma obra de solo reforçado.
  10. 10. Obra de solo reforçado, CARACTERIZADA pelo fato de que compreende pelo menos uma faixa de estabilização (10) como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 9.
  11. 11. Processo de construção de uma obra de solo reforçado, em que uma face (24) é disposta sobre uma superfície frontal da obra que delimita um volume a ser aterrado, reforços (10) são dispostos dentro de uma zona do volume, um material de aterro (21) é lan
    Petição 870180039970, de 14/05/2018, pág. 6/7 çado para dentro do volume e o material de aterro (21) é compactado, CARACTERIZADO pelo fato de que os reforços (10) compreendem pelo menos uma faixa de estabilização (10) como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 8.
BRPI0814454A 2007-07-31 2008-07-24 faixa de estabilização reforçada destinada a ser utilizada em obras de solo reforçado, utilização de uma faixa de estabilização, obra de solo reforçado e processo de construção de uma obra de solo reforçado BRPI0814454B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0705580A FR2919631B1 (fr) 2007-07-31 2007-07-31 Bande de stabilisation renforcee destinee a etre utilisee dans des ouvrages en sol renforce
PCT/FR2008/051397 WO2009024700A1 (fr) 2007-07-31 2008-07-24 Bande de stabilisation renforcee destinee a etre utilisee dans des ouvrages en sol renforce

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0814454A2 BRPI0814454A2 (pt) 2015-01-06
BRPI0814454B1 true BRPI0814454B1 (pt) 2018-12-26

Family

ID=39226590

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0814454A BRPI0814454B1 (pt) 2007-07-31 2008-07-24 faixa de estabilização reforçada destinada a ser utilizada em obras de solo reforçado, utilização de uma faixa de estabilização, obra de solo reforçado e processo de construção de uma obra de solo reforçado

Country Status (10)

Country Link
US (1) US8182177B2 (pt)
EP (1) EP2171160B1 (pt)
JP (1) JP5073823B2 (pt)
KR (1) KR20100071967A (pt)
AT (1) ATE506490T1 (pt)
BR (1) BRPI0814454B1 (pt)
DE (1) DE602008006407D1 (pt)
FR (1) FR2919631B1 (pt)
MX (1) MX2010001286A (pt)
WO (1) WO2009024700A1 (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8632278B2 (en) * 2010-06-17 2014-01-21 T & B Structural Systems Llc Mechanically stabilized earth welded wire facing connection system and method
US8632280B2 (en) * 2010-06-17 2014-01-21 T & B Structural Systems Llc Mechanically stabilized earth welded wire facing connection system and method
US8632282B2 (en) * 2010-06-17 2014-01-21 T & B Structural Systems Llc Mechanically stabilized earth system and method
US8734059B2 (en) * 2010-06-17 2014-05-27 T&B Structural Systems Llc Soil reinforcing element for a mechanically stabilized earth structure
RU2459040C9 (ru) * 2011-02-28 2013-07-20 Закрытое акционерное общество "ПРЕСТО-РУСЬ" Инновационная пространственная полимерная решетка (варианты)
RU2474637C2 (ru) * 2011-02-28 2013-02-10 Закрытое акционерное общество "ПРЕСТО-РУСЬ" Инновационная полимерная лента (варианты) и полоса, изготовленная из нее
FR3016904B1 (fr) * 2014-01-27 2016-02-05 Terre Armee Int Bande de stabilisation renforcee pour ouvrages en remblai renforce avec gaine fonctionnalisee
RU2625058C1 (ru) * 2016-08-26 2017-07-11 Общество с ограниченной ответственностью "Мики" Армированная георешетка и способ ее получения
US10577772B1 (en) * 2019-02-13 2020-03-03 Big R Manufacturing, Llc Soil reinforcing elements for mechanically stabilized earth structures
RU2760449C1 (ru) * 2021-05-21 2021-11-25 Михаил Михайлович Азарх Гибкая полоса из полимерного материала, содержащая армирующие элементы, способ ее изготовления и объемная ячеистая конструкция, выполненная с ее использованием

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR873354A (fr) 1941-06-26 1942-07-07 Armature métallique pour constructions en béton armé
FR2325778A1 (fr) * 1975-09-26 1977-04-22 Vidal Henri Armature pour ouvrage en terre armee
BE896030A (fr) * 1983-02-25 1983-06-16 Witte Yves De Structure utilisable en genie civil comme materiau stabilisant sol, comme materiau amortisseur de vibrations ou amortisseur acoustique
JPS6096441A (ja) 1983-10-31 1985-05-30 Nippon Denso Co Ltd 樹脂容器に金属部材をこうめる方法及び装置
JPS6096441U (ja) * 1983-12-07 1985-07-01 津田 禎三 補強土
DE3728255A1 (de) * 1987-08-25 1989-03-09 Huesker Synthetic Gmbh & Co Erdankerband
US4960349A (en) * 1988-12-05 1990-10-02 Nicolon Corporation Woven geotextile grid
ES2042271T5 (es) * 1989-04-12 1997-11-01 Vorspann Technik Gmbh Grupo tensor de varios elementos tensores como cordones, varillas o alambres.
JP3301155B2 (ja) * 1993-04-15 2002-07-15 東レ株式会社 土木用シート
WO1995011351A1 (en) * 1993-10-22 1995-04-27 Societe Civile Des Brevets Henri Vidal Strip for use in stabilised earth structures
ZA963715B (en) * 1995-05-12 1996-11-20 Tensar Corp Bonded composite open mesh structural textiles
US5795835A (en) * 1995-08-28 1998-08-18 The Tensar Corporation Bonded composite knitted structural textiles
WO1998006570A1 (en) * 1996-08-14 1998-02-19 The Tensar Corporation Bonded composite engineered mesh structural textiles
EP1699962B1 (en) * 2003-12-30 2012-02-15 Samyang Corporation Method for producing a geogrid
FR2922235B1 (fr) * 2007-10-16 2009-12-18 Terre Armee Int Bande de stabilisation destinee a etre utilisee dans des ouvrages en sol renforce

Also Published As

Publication number Publication date
ATE506490T1 (de) 2011-05-15
US20100254770A1 (en) 2010-10-07
MX2010001286A (es) 2010-07-30
WO2009024700A1 (fr) 2009-02-26
EP2171160A1 (fr) 2010-04-07
FR2919631A1 (fr) 2009-02-06
JP5073823B2 (ja) 2012-11-14
DE602008006407D1 (de) 2011-06-01
US8182177B2 (en) 2012-05-22
EP2171160B1 (fr) 2011-04-20
WO2009024700A9 (fr) 2009-04-16
FR2919631B1 (fr) 2013-08-09
BRPI0814454A2 (pt) 2015-01-06
KR20100071967A (ko) 2010-06-29
JP2010535299A (ja) 2010-11-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0814454B1 (pt) faixa de estabilização reforçada destinada a ser utilizada em obras de solo reforçado, utilização de uma faixa de estabilização, obra de solo reforçado e processo de construção de uma obra de solo reforçado
US4273476A (en) Reinforcement of armored earth work constructions
KR102073598B1 (ko) 프리스트레스드 콘크리트 부품들의 제조를 위한 보강 요소, 프리스트레스드 콘크리트 부품 및 이들의 제조방법
BR112012002984B1 (pt) Estrutura e método de ancoragem em extremidade para corpo de filamento de plástico reforçado com fibra
US6368024B2 (en) Geotextile fabric
RU2503778C2 (ru) Гибкая укрепляющая лента, используемая для армирования грунтовых сооружений
BR0318564B1 (pt) "tela protetora de arame de dupla torção com malhas hexagonais e estrutura protetora".
JP5288986B2 (ja) 補強地盤構造で使用するための安定化ストリップ
RU2520542C1 (ru) Композитная стеклопластиковая арматура (варианты)
JPS6370720A (ja) 地盤補強材
JPS6218246A (ja) 表面に突起を有する補強部材及びその製造方法
JP2009097292A (ja) 定着部材およびそれを用いたコンクリート部材の補強方法
KR0177024B1 (ko) 끈보강재를 이용한 보강토공법
RU77310U1 (ru) Арматура композитная (варианты)
JPH11336084A (ja) コンクリート用布製型枠
CN205975168U (zh) 合成纤维绳索以及含有其的混凝土构造物和长形物体
JP7150533B2 (ja) 掘削機切削用仮壁及びその製造方法
KR102632477B1 (ko) 보강토옹벽
RU134966U1 (ru) Композитная стеклопластиковая арматура (варианты)
CA3029606C (en) Synthetic fiber cable
JP4022321B2 (ja) 地盤補強用グリッド材の連結構造
KR101933083B1 (ko) 토목섬유시트부가 적용된 쏘일네일링 유닛 및 이를 이용한 지반보강공법
JP2001254371A (ja) 擁壁工法
KR100936295B1 (ko) 보강수단을 구비한 그리드
CN117144794A (zh) 后装传感单元的智能索

Legal Events

Date Code Title Description
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B09X Republication of the decision to grant [chapter 9.1.3 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/12/2018, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 13A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2629 DE 25-05-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.