BRPI0809148A2 - Processo de recuperação de óxido de propileno - Google Patents

Processo de recuperação de óxido de propileno Download PDF

Info

Publication number
BRPI0809148A2
BRPI0809148A2 BRPI0809148-0A BRPI0809148A BRPI0809148A2 BR PI0809148 A2 BRPI0809148 A2 BR PI0809148A2 BR PI0809148 A BRPI0809148 A BR PI0809148A BR PI0809148 A2 BRPI0809148 A2 BR PI0809148A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
propylene
propane
propylene oxide
extractive distillation
stream
Prior art date
Application number
BRPI0809148-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Te Chang
Original Assignee
Lyondell Chemical Tech Lp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Lyondell Chemical Tech Lp filed Critical Lyondell Chemical Tech Lp
Publication of BRPI0809148A2 publication Critical patent/BRPI0809148A2/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07DHETEROCYCLIC COMPOUNDS
    • C07D301/00Preparation of oxiranes
    • C07D301/32Separation; Purification

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Epoxy Compounds (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE ÓXIDO DE PROPILENO”.
Antecedentes da Invenção
A presente invenção refere-se à recuperação de óxido de propiIeno e especialmente à separação de propileno e propano de uma corrente de produto/solvente contendo óxido de propileno tal como da reação de propileno, oxigênio e hidrogênio ou à reação de propileno e peróxido de hidrogênio para formar óxido de propileno.
Descrição da Técnica Anterior
Processos são conhecidos para a produção de óxido de propileno mediante a reação direta de propileno, oxigênio e hidrogênio, ou mediante a reação de propileno com peróxido de hidrogênio. Vide, por exemplo, a USP 6.710.194, Japan Kokai No. 4-352771, e muitos outros.
Nos processos para a produção de óxido de propileno pela reação direta de hidrogênio, oxigênio e propileno sobre um catalisador tal como Pd/TS-1 ou pela reação de peróxido de hidrogênio com propileno sobre TS
1, é necessário remover o propileno e propano solúveis da corrente de produto/solvente antes do óxido de propileno ser recuperado. Convencionalmente, duas colunas de destilação de remoção de propano que operam em pressões baixas e elevadas respectivamente, foram requeridas para eficazmente separar propano e propileno da corrente de produto sem perda significativa de óxido de propileno. A presente invenção fornece um método simplificado e melhorado para a separação de propano e/ou propileno.
Sumário da Invenção
De acordo com a presente invenção, um sistema de remoção de propano melhorado é fornecido, o qual não requer um removedor de propano de alta pressão. Em vez disso, uma corrente de água e metanol, tal como a corrente de processo recuperada como resíduo da destilação de óxido de propileno bruto, é empregada como um solvente de destilação extrativa na operação de remoção de propano de destilação extrativa de baixa pressão, desse modo executando a remoção de propano substancialmente completa da corrente contendo óxido de propileno em uma maneira muito mais simpies e eficaz. O método é particularmente adequado para um processo PO direto quando a concentração elevada de propileno na alimentação não for requerida.
Descrição dos Desenhos A figura 1 ilustra esquematicamente a prática da invenção.
A figura 2 ilustra esquematicamente uma forma de realização especialmente vantajosa da invenção.
Descrição Detalhada
Referindo-se à figura 1, uma corrente de mistura do produto de 10 reação de oxido de propileno compreendida de óxido de propileno, solvente, propileno, propano assim como vários materiais oxigenados é passada de uma unidade de reação produtora de óxido de propileno (não mostrada) através da linha 1 para o separador de cintilação 20, em que a mistura é submetida à cintilação para formar fases separadas de vapor e líquido. A 15 partir do separador 20, uma fração de vapor é passada através da linha 3 para o absorvedor de óxido de propileno 21, em que o óxido de propileno é absorvido em um líquido de absorção de metanol/água compreendido de uma parte das correntes da parte inferior da coluna de destilação de óxido de propileno bruto 22 que passa da coluna 22 através da linha 10, linha 12 e 20 linha 14 para absorvedor 21. Os vapores suspensos do absorvedor 21 são reciclados através da linha 5 no sistema de reação de óxido de propileno com uma pequena parte sendo enviada através da linha 4 para um sistema de recuperação por ventilação tal como é descrito na USP 6.914.167 (não mostrado).
As correntes de líquido do separador de cintilação 20 e o absor
vedor de óxido de propileno 21 são passados respectivamente através das linhas 3 e 6 para a seção inferior do removedor de propano de baixa pressão 23 juntamente com uma parte da corrente da parte inferior da coluna de óxido de propileno bruto 22 que passa para a seção superior do removedor de 30 propano 23 e que serve como um solvente de destilação extrativa para a separação substancialmente completa de propileno e propano suspensos que contém óxido de propileno absorvido. O solvente contendo o óxido de propileno absorvido passa do removedor de propano 23 como resíduo através da linha 8 para a coluna de óxido de propileno bruto 22, em que o óxido de propileno bruto é destilado em suspensão através da linha 9 de uma corrente de solvente residual, a 5 maior parte do qual é reciclado no reator de óxido de propileno através da linha 11 e parte do qual passa através das linhas 12 e 14 para o absorvedor de óxido de propileno 21 e através das linhas 12 e 13 para o removedor de propano de baixa pressão 23 para a recuperação de óxido de propileno como acima descrito.
Por esta seqüência a separação substancialmente completa de
propano e propileno a partir do óxido de propileno do produto é obtida mediante a destilação extrativa sem o uso de um removedor de propano de alta pressão antes da separação do óxido de propileno do solvente de reação. Isto resulta em substanciais economias de separação.
Uma prática particularmente preferida da invenção é descrita na
figura 2 acompanhante. Nesta prática, tanto a absorção de óxido de propileno quanto a remoção de propano ocorrem em uma única coluna de destilação extrativa.
Referindo-se à figura 2, uma corrente de mistura do produto de reação de oxido de propileno passa através da linha 1 para o separador de cintilação 20. A mistura é submetida à cintilação no separador 20 com a corrente de vapor passando através da linha 32 até a seção intermediária da coluna de destilação extrativa 33. O líquido do separador de cintilação 20 é alimentado através da linha 34 até a seção residual da coluna de destilação extrativa 23. Uma corrente de solvente líquido de reciclo da coluna de óxido de propileno bruto 22 é passada através das linhas 28 e 30 até a seção superior da coluna de destilação extrativa 33, em que ela funciona como solvente de destilação extrativa para separar óxido de propileno do propileno e propano. A corrente de vapor contendo propileno e propano passa em suspensão através da linha 35 com uma parte indo para um sistema de recuperação por ventilação (não mostrado) e o restante sendo reciclado no sistema de reação de óxido de propileno através da linha 36. Na coluna de destilação extrativa 33 o solvente absorve óxido de propileno no líquido de solvente e uma corrente líquida de resíduo compreendida de solvente e óxido de propileno absorvido é removida da coluna 33 e passa através da linha 37 para a coluna de óxido de propileno bruto 22, 5 em que o óxido de propileno do produto é separado em suspensão através da linha 38 e a corrente de solvente líquida de resíduo é separada através das linhas 28 e 30 para o reciclo na coluna 33 com uma parte retornando através da linha 39 para o sistema de reação de óxido de propileno.
Esta concretização da invenção é especialmente vantajosa pelo fato de que tanto a absorção de óxido de propileno quanto a remoção de propano são facilmente executadas em uma coluna de destilação extrativa essencialmente usando material nativo no sistema.
De um modo geral, a mistura de produto de reação líquida da reação de oxidação direta compreende em peso cerca de 1 a 6 % de óxido 15 de propileno, cerca de 86 a 98 % de solvente e cerca de 0,5 a 8 % de propileno acrescido de propano. A mistura de solvente é geralmente uma mistura de metanol/água compreendida em peso de 60 a 90 % de metanol e de 10 a 40 % de água, e pode conter de 0 a 8 % de outros materiais, tais como éteres glicólicos.
Na prática da invenção, a mistura de produto de reação líquida
da reação produtora de óxido de propileno é alimentada para o separador de cintilação 20 de modo a separar uma corrente de fase vapor mais leve da fase contendo solvente líquido mais pesado.
O óxido de propileno á absorvido no solvente compreendido de 25 metanol e/ou água em uma etapa de destilação extrativa em um absorvedor de separação ou em um absorvedor/removedor de propano integrado, desse modo separando o óxido de propileno dos componentes de propileno e/ou propano não-absorvidos da mistura de reação. O dito solvente é preferivelmente a mistura de metanol/água usada na reação de formação de óxido de 30 propileno tal como é recuperado como resíduo da destilação de óxido de propileno bruto.
Exemplo Referindo-se à figura 2, uma mistura de reação da produção de óxido de propileno mediante a reação de propileno, oxigênio e hidrogênio é uma pasta fluida de catalisador TS-1 fomentado por Pd em um solvente de metanol-água que passa através da linha 1 para o recipiente de cintilação 20 5 na taxa de 453,6 Kg/h (1000 Ibs/h). A mistura de reação está a 60°C e 2,2 MPa (315 psia).
A mistura é submetida à cintilação no recipiente 20 com uma fração de vapor sendo removida através da linha 32 a 40°C e 861,8 KPa (125 psia) na taxa de 147,4 Kg/h (325 Ibs/h), e uma fração líquida removida 10 através da linha 34 a 40°C e 861,8 KPa (125 psia) na taxa de 306,1 Kg/h (675 Ibs/h). A fração de vapor é compreendida em peso de 1,1 % de óxido de propileno, e 2,1 % de propano, 16,8 % de propileno e 80 % de outros. A fração líquida é compreendida em peso de cerca de 3,4 % de óxido de propileno, cerca de 0,7 % de propileno, cerca de 0,1 % propano, cerca de 72 % 15 de metanol e cerca de 21 % de água.
A fração de vapor passa do recipiente de cintilação 20 através da linha 32 para o absorvedor/removedor de propano 33 e é introduzida nele em um ponto intermediário enquanto a fração líquida é passada do recipiente de cintilação 20 através da linha 34 na taxa de 306,1 Kg/h (675 Ibs/h) para 20 a seção inferior do absorvedor/removedor de propano 33. O resíduo da coluna de óxido de propileno bruto 22 é removido através da linha 28 com uma parte reciclada através da linha 39 na reação de formação de óxido de propileno e uma parte que passa através da linha 30 para a seção superior de absorvedor/removedor de propano 33 na taxa de 158,7 Kg/h (350 Ibs/h). Es25 ta corrente de resíduo compreende em peso cerca de 73 % de metanol, cerca de 22 % de água, e cerca de 5 % de outros (incluindo 2,75 % de PO).
No absorvedor/removedor de propano 33, a corrente que passa da coluna 22 através da linha 30 funciona como um solvente de destilação extrativa eficaz para separar os componentes de propeno e propileno de hi30 drocarboneto leve em suspensão enquanto retém o óxido de propileno que passa com o solvente a partir do absorvedor/removedor de propano através da linha 37. É possível separar virtualmente todo o propeno e propileno da corrente de óxido de propileno desta maneira como vapor, desse modo permitindo que o óxido de propileno seja subsequentemente recuperado com pureza elevada.
Na operação mostrada na figura 2, o absorvedor/removedor de 5 propano 33 é operado em pressão relativamente baixa, a corrente suspensão sendo 27°C e 241,3 KPa (35 psia) e o resíduo sendo removido em 93°C. A corrente suspensa é removida na taxa de 37,2 Kg/h (82 Ibs/h) e compreende em peso 81 % de propileno e propano. A corrente de resíduo é removida na taxa de 416,4 Kg/h (918 Ibs/h), e compreende 2,8 % em peso de ó10 xido de propileno.
Em geral, a corrente de solvente de destilação extrativa é usada em quantidade de cerca de 0,1 a 1 parte em peso per parte das correntes combinadas alimentadas através das linhas 32 e 34.
Embora na forma de concretização ilustrada a corrente de resíduo de metanol e água da coluna 22 seja usada para a destilação extrativa, e esta é a prática preferida, outras fontes de metanol e água podem ser fornecidas para executar a destilação extrativa.
Na prática especialmente preferida, a destilação extrativa é realizada em uma pressão de 103,4 a 413,7 KPa (15 a 60 psia), preferivelmente 20 de 103,4 a 275,8 KPa (15 a 40 psia), e a alimentação para a destilação extrativa compreende uma corrente de vapor contendo não mais do que 80% em peso de propileno e propano, preferivelmente não mais do que 30% em peso de propileno e propano e uma corrente de líquido contendo não mais do que 20% em peso de propileno e propano, preferivelmente não mais do 25 que 3% em peso de propileno e propano.

Claims (8)

1. Processo para a separação de óxido de propileno, produzido pela oxidação direta de propileno a partir de propano e/ou propileno, cuja melhora compreende extrativamente destilar o propileno e/ou o propano em suspensão do óxido de propileno usando solvente de destilação extrativa de metanol e/ou água.
2. Processo de acordo com a reivindicação 1, em que o solvente de destilação extrativa compreende a corrente de resíduo de uma destilação de óxido de propileno bruta.
3. Processo de acordo com a reivindicação 1, em que a alimentação para a destilação extrativa compreende vapor e líquido da oxidação direta de propileno.
4. Processo de acordo com a reivindicação 1, em que a alimentação para a destilação extrativa compreende vapor e líquido de uma cintilação de pressão reduzida de uma corrente de reação a partir da oxidação direta de propileno.
5. Processo de acordo com a reivindicação 1, em que a destilação extrativa é realizada em uma pressão de 103,4 a 413,7 KPa (15 a 60 psia).
6. Processo de acordo com a reivindicação 1, em que a destilação extrativa é realizada em uma pressão de 103,4 a 275,8 KPa (15 a 40 psia).
7. Processo de acordo com a reivindicação 1, em que a alimentação para a destilação extrativa compreende uma corrente de vapor contendo em peso não mais do que 80% de propileno e propano e uma corrente de líquido contendo em peso não mais do que 20% de propileno e propano.
8. Processo de acordo com a reivindicação 1, em que a alimentação para a destilação extrativa compreende uma corrente de vapor contendo em peso não mais do que 30% de propileno e propano e uma corrente de líquido contendo em peso não mais do que 3% de propileno e propano.
BRPI0809148-0A 2007-03-23 2008-02-20 Processo de recuperação de óxido de propileno BRPI0809148A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/728,098 2007-03-23
US11/728,098 US7718040B2 (en) 2007-03-23 2007-03-23 Propylene oxide recovery process
PCT/US2008/002205 WO2008118265A1 (en) 2007-03-23 2008-02-20 Propylene oxide recovery process

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0809148A2 true BRPI0809148A2 (pt) 2014-09-16

Family

ID=39469583

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0809148-0A BRPI0809148A2 (pt) 2007-03-23 2008-02-20 Processo de recuperação de óxido de propileno

Country Status (10)

Country Link
US (1) US7718040B2 (pt)
EP (1) EP2125764B1 (pt)
JP (1) JP2010522234A (pt)
KR (1) KR20090122959A (pt)
CN (1) CN101641343B (pt)
AT (1) ATE493392T1 (pt)
BR (1) BRPI0809148A2 (pt)
DE (1) DE602008004220D1 (pt)
ES (1) ES2355286T3 (pt)
WO (1) WO2008118265A1 (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7649102B2 (en) * 2008-03-28 2010-01-19 Lyondell Chemical Technology, L.P. Propylene oxide process
CN103172595B (zh) * 2011-12-22 2015-03-18 中国石油化工股份有限公司 一种从直接环氧化反应产物中提纯环氧丙烷的方法
CN103172596B (zh) * 2011-12-22 2015-02-25 中国石油化工股份有限公司 一种环氧丙烷精制方法
CN103172594B (zh) * 2011-12-22 2015-03-18 中国石油化工股份有限公司 一种精制提纯环氧丙烷的方法
CN103788025B (zh) * 2012-10-29 2015-10-28 中国石油化工股份有限公司 一种精制环氧丙烷的方法
CN105272813A (zh) * 2014-07-24 2016-01-27 中国石油化工股份有限公司 丙烯回收方法
CN105294379B (zh) * 2014-07-24 2017-10-27 中国石油化工股份有限公司 丙烯回收设备
CN104130215B (zh) * 2014-08-11 2016-02-03 河南骏化发展股份有限公司 双氧水直接氧化丙烯连续生产环氧丙烷的方法
EA035589B1 (ru) 2015-11-26 2020-07-13 Эвоник Оперейшнс Гмбх Способ эпоксидирования пропена
SG11201900013PA (en) * 2016-07-20 2019-02-27 Basf Se A process for preparing propylene oxide
EP3406603A1 (en) 2017-05-22 2018-11-28 Evonik Degussa GmbH Process for the epoxidation of propene
CN113912571B (zh) * 2020-07-10 2023-12-05 中国石油化工股份有限公司 丙烯直接环氧化以制备环氧丙烷的方法
US11691955B2 (en) 2021-08-30 2023-07-04 Saudi Arabian Oil Company Process for recovering propylene oxide and carbon dioxide in PPC polyol production

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3632482A (en) * 1969-09-09 1972-01-04 Shell Oil Co Propylene oxide recovery from propylene by extractive distillation with an alcohol-ketone-hydrocarbon solvent
US4140588A (en) * 1977-08-05 1979-02-20 Halcon Research And Development Corporation Purification of propylene oxide by extractive distillation
US4944847A (en) * 1989-06-12 1990-07-31 Nalco Chemical Company Method for inhibiting epichlorohydrin fouling
US5006206A (en) * 1990-03-12 1991-04-09 Arco Chemical Technology, Inc. Propylene oxide purification
JP3044836B2 (ja) 1991-05-28 2000-05-22 東ソー株式会社 プロピレンオキシドの製法
US5464505A (en) * 1994-05-31 1995-11-07 Texaco Chemical Inc. Use of propylene oxide adducts in the purification of propylene oxide by extractive distillation
US6024840A (en) * 1997-08-08 2000-02-15 Arco Chemical Technology, L.P. Propylene oxide purification
DE10032885A1 (de) * 2000-07-06 2002-01-17 Basf Ag Verfahren zur Herstellung von Propylenoxid
US6914167B2 (en) 2002-08-26 2005-07-05 Arco Chemical Technology, L.P. Vent recovery system
US6710194B1 (en) 2003-01-23 2004-03-23 Arco Chemical Technology, L.P. Epoxidation process
US7594979B2 (en) * 2003-03-18 2009-09-29 Dow Global Technologies, Inc. Purification of propylene oxide resulting from epoxidation of propylene with hydrogen peroxide
US7323579B2 (en) * 2004-07-07 2008-01-29 Basf Aktiengesellschaft Separation of propylene oxide from a mixture comprising propylene oxide and methanol

Also Published As

Publication number Publication date
CN101641343B (zh) 2012-02-08
US20080230369A1 (en) 2008-09-25
DE602008004220D1 (de) 2011-02-10
JP2010522234A (ja) 2010-07-01
US7718040B2 (en) 2010-05-18
KR20090122959A (ko) 2009-12-01
ATE493392T1 (de) 2011-01-15
CN101641343A (zh) 2010-02-03
EP2125764B1 (en) 2010-12-29
WO2008118265A1 (en) 2008-10-02
EP2125764A1 (en) 2009-12-02
ES2355286T3 (es) 2011-03-24

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0809148A2 (pt) Processo de recuperação de óxido de propileno
ES2202281T3 (es) Procedimiento para la epoxidacion de olefinas.
BR112013006967B1 (pt) Métodos de purificação de óxido de propileno
TW201016632A (en) Absorber demethanizer for methanol to olefins process
TWI564289B (zh) A method for producing paraffin wax and a paraffin making apparatus
BRPI0408730B1 (pt) processo e aparelhagem para separar um óxido de propileno purificado
ES2309227T3 (es) Proceso para la epoxidacion de olefinas.
JP3150801B2 (ja) 抽出蒸留によるプロピレンオキシドの精製方法
JP4406363B2 (ja) 酸化プロピレンの製造方法におけるプロペンの回収
JP2003238548A (ja) プロピレンオキサイドの精製方法
BRPI0620273A2 (pt) processo em que o óxido de propileno é formado
US9718752B2 (en) Process for the separation of an alkylene glycol
KR20190091458A (ko) 비닐 아세테이트의 동시 생산에 의한 에탄 산화적 탈수소화
JPS60149582A (ja) トコフエロ−ルの精製方法
JPH09323985A (ja) プロパノールを用いたプロピレンオキシドの抽出蒸留法
TW201033173A (en) Method and apparatus for purifying paraffin
JPS5962532A (ja) 1,3−ブタジエンの製造法
EP4289806A1 (en) Method for producing propylene
ES2281014T3 (es) Recuperacion de productos a partir de mezclas supercriticas.
JPS60174733A (ja) 1,3−ブタジエンの製造方法
MXPA00001292A (en) Propylene oxide purification

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B11E Dismissal acc. art. 34 of ipl - requirements for examination incomplete
B11T Dismissal of application maintained [chapter 11.20 patent gazette]