BRPI0808834A2 - Dispositivo de exibição - Google Patents

Dispositivo de exibição Download PDF

Info

Publication number
BRPI0808834A2
BRPI0808834A2 BRPI0808834-9A BRPI0808834A BRPI0808834A2 BR PI0808834 A2 BRPI0808834 A2 BR PI0808834A2 BR PI0808834 A BRPI0808834 A BR PI0808834A BR PI0808834 A2 BRPI0808834 A2 BR PI0808834A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
subpixel
subpixels
red
yellow
display device
Prior art date
Application number
BRPI0808834-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Kozo Nakamura
Shun Ueki
Akiko Miyazaki
Original Assignee
Sharp Kk
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sharp Kk filed Critical Sharp Kk
Publication of BRPI0808834A2 publication Critical patent/BRPI0808834A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02BOPTICAL ELEMENTS, SYSTEMS OR APPARATUS
    • G02B5/00Optical elements other than lenses
    • G02B5/20Filters
    • G02B5/201Filters in the form of arrays
    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02FOPTICAL DEVICES OR ARRANGEMENTS FOR THE CONTROL OF LIGHT BY MODIFICATION OF THE OPTICAL PROPERTIES OF THE MEDIA OF THE ELEMENTS INVOLVED THEREIN; NON-LINEAR OPTICS; FREQUENCY-CHANGING OF LIGHT; OPTICAL LOGIC ELEMENTS; OPTICAL ANALOGUE/DIGITAL CONVERTERS
    • G02F1/00Devices or arrangements for the control of the intensity, colour, phase, polarisation or direction of light arriving from an independent light source, e.g. switching, gating or modulating; Non-linear optics
    • G02F1/01Devices or arrangements for the control of the intensity, colour, phase, polarisation or direction of light arriving from an independent light source, e.g. switching, gating or modulating; Non-linear optics for the control of the intensity, phase, polarisation or colour 
    • G02F1/13Devices or arrangements for the control of the intensity, colour, phase, polarisation or direction of light arriving from an independent light source, e.g. switching, gating or modulating; Non-linear optics for the control of the intensity, phase, polarisation or colour  based on liquid crystals, e.g. single liquid crystal display cells
    • G02F1/133Constructional arrangements; Operation of liquid crystal cells; Circuit arrangements
    • G02F1/1333Constructional arrangements; Manufacturing methods
    • G02F1/1335Structural association of cells with optical devices, e.g. polarisers or reflectors
    • G02F1/133509Filters, e.g. light shielding masks
    • G02F1/133514Colour filters
    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02FOPTICAL DEVICES OR ARRANGEMENTS FOR THE CONTROL OF LIGHT BY MODIFICATION OF THE OPTICAL PROPERTIES OF THE MEDIA OF THE ELEMENTS INVOLVED THEREIN; NON-LINEAR OPTICS; FREQUENCY-CHANGING OF LIGHT; OPTICAL LOGIC ELEMENTS; OPTICAL ANALOGUE/DIGITAL CONVERTERS
    • G02F2201/00Constructional arrangements not provided for in groups G02F1/00 - G02F7/00
    • G02F2201/52RGB geometrical arrangements
    • HELECTRICITY
    • H10SEMICONDUCTOR DEVICES; ELECTRIC SOLID-STATE DEVICES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • H10KORGANIC ELECTRIC SOLID-STATE DEVICES
    • H10K59/00Integrated devices, or assemblies of multiple devices, comprising at least one organic light-emitting element covered by group H10K50/00
    • H10K59/30Devices specially adapted for multicolour light emission
    • H10K59/35Devices specially adapted for multicolour light emission comprising red-green-blue [RGB] subpixels
    • H10K59/351Devices specially adapted for multicolour light emission comprising red-green-blue [RGB] subpixels comprising more than three subpixels, e.g. red-green-blue-white [RGBW]

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Optics & Photonics (AREA)
  • Nonlinear Science (AREA)
  • Mathematical Physics (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Crystallography & Structural Chemistry (AREA)
  • Liquid Crystal (AREA)
  • Devices For Indicating Variable Information By Combining Individual Elements (AREA)
  • Optical Filters (AREA)
  • Electroluminescent Light Sources (AREA)

Description

“DISPOSITIVO DE EXIBIÇÃO” Campo Técnico
A presente invenção diz respeito a um dispositivo de exibição e, mais particularmente, a um dispositivo de exibição de múltiplos componentes primários que realiza exibição pelo uso de quatro ou mais cores primárias.
Antecedentes da Invenção
Atualmente, vários dispositivos de exibição são usados em uma variedade de aplicações. Em dispositivos de exibição comumente usados, cada pixel é composto por três subpixels para exibição de três componentes primários de luz, isto é, vermelho, verde e azul, de acordo com o que, é alcançada exibição multicores.
Um problema dos dispositivos de exibição convencionais é que eles somente podem exibir cores em uma faixa limitada (referida como uma “gama de cores”). A figura 49 mostra uma gama de cores de um dispositivo de exibição convencional, que realiza a exibição pelo uso de três componentes primários. A figura 49 é um diagrama de cromaticidade xy em um sistema de cores XYZ, em que uma gama de cores é mostrada por um triângulo cujos ápices ficam em três pontos correspondentes aos três componentes primários de vermelho, verde e azul. Na figura, também são mostradas cores de vários objetos ao natural, graficamente representadas com símbolos “X”, da forma preceituada por Pointer (veja Documento Não Patente 1). Como pode-se ver a partir da figura 49, há algumas cores de objeto que não caem na gama de cores. Assim, os dispositivos de exibição que realizam a exibição pelo uso de três componentes primários não podem exibir certas cores de objeto.
Portanto, a fim de ampliar a gama de cores de um dispositivo de exibição, foi proposta uma técnica que aumenta o número de cores primárias a ser usadas para exibição para quatro ou mais.
Por exemplo, da forma mostrada na figura 50, o Documento de Patente 1 divulga um dispositivo de exibição de cristal líquido 800, em que cada um dos pixels P é composto por seis subpixels R, G, B, Ye1 CeM para exibir vermelho, verde, azul, amarelo, ciano e magenta, respectivamente. A gama de cores do dispositivo de exibição de cristal líquido 800 é mostrada na figura 51. Da forma mostrada na figura 51, uma gama de cores que é representada como uma forma hexagonal, cujos ápices ficam em seis pontos correspondentes às seis cores primárias que abrangem, substancialmente, todas as cores de objeto. Assim, a gama de cores pode ser ampliada pelo aumento do número de cores primárias a ser usadas para exibição. Na presente especificação, todos os dispositivos de exibição que realizam exibição pelo uso de quatro ou mais cores primárias serão referidos, no geral, como um “dispositivo de exibição de múltiplos componentes primários”.
[Documento de Patente 1] Publicação Aberta PCT em Fase Nacional Japonesa 2004-529396. [Documento Não Patente 1] M. R. Pointer, “The gamut of real surface colors”, Color Research and Application, Vol. 5, No. 3, pp. 145-155 (1980).
Divulgação da Invenção
Problemas a ser Resolvidos pela Invenção
Entretanto, os inventores realizaram um estudo detalhado relacionado à qualidade da exibição de dispositivos de exibição de múltiplos componentes primários e, assim, descobriram que qualidade de exibição suficiente não pode ser alcançada, meramente, pelo aumento do número de cores primárias. Por exemplo, de acordo com o dispositivo de exibição divulgado no Documento de Patente 1, as cores vermelhas realmente exibidas aparecerão escurecidas, isto é, vermelho escuro, o que significa que realmente existem algumas cores de objeto que não podem ser exibidas.
A presente invenção foi feita em vista dos problemas expostos, e um objetivo desta é fornecer um dispositivo de exibição que tem uma ampla gama de cores e que pode exibir vermelho brilhante.
Meios para Resolver os Problemas
Um dispositivo de exibição de acordo com a presente invenção é um dispositivo de exibição compreendendo uma pluralidade de pixels, cada qual definido por uma pluralidade de subpixels, em que a pluralidade de subpixels inclui primeiro e segundo subpixels vermelhos para exibição de vermelho, um subpixel verde para exibição de verde, um subpixel azul para exibição de azul e um subpixel amarelo para exibição de amarelo. E o subpixel azul e o subpixel amarelo ficam dispostos contíguos.
Em uma modalidade preferida, o subpixel azul, o subpixel amarelo e o primeiro ou o segundo subpixels vermelhos ficam dispostos contíguos, nesta ordem.
Em uma modalidade preferida, o subpixel verde, o subpixel azul, o subpixel amarelo e o primeiro ou o segundo subpixels vermelhos ficam dispostos contíguos, nesta ordem.
Em uma modalidade preferida, a pluralidade de subpixels inclui adicionalmente um subpixel ciano para exibição de ciano, e um do primeiro e do segundo subpixels vermelhos, o subpixel verde, o subpixel azul, o subpixel amarelo, o outro do primeiro e do segundo subpixels vermelhos e o subpixel ciano ficam dispostos contíguos, nesta ordem.
Em uma modalidade preferida, a pluralidade de subpixels inclui adicionalmente um subpixel ciano para exibição de ciano, e o subpixel ciano, o subpixel verde, o subpixel azul, o subpixel amarelo, um do primeiro e do segundo subpixels vermelhos e o outro do primeiro e do segundo subpixels vermelhos ficam dispostos contíguos, nesta ordem.
Em uma modalidade preferida, a pluralidade de subpixels inclui adicionalmente um subpixel ciano para exibição de ciano, e o subpixel ciano, o subpixel azul, o subpixel amare
lo, e o primeiro ou o segundo subpixels vermelhos ficam dispostos contíguos, nesta ordem.
Em uma modalidade preferida, um do primeiro e do segundo subpixels vermelhos, o subpixel ciano, o subpixel azul, o subpixel amarelo, o outro do primeiro e do segundo subpixels vermelhos e o subpixel verde ficam dispostos contíguos, nesta ordem.
Em uma modalidade preferida, o subpixel verde, o subpixel ciano, o subpixel azul, o subpixel amarelo, um do primeiro e do segundo subpixels vermelhos e o outro do primeiro e do segundo subpixels vermelhos ficam dispostos contíguos, nesta ordem.
Em uma modalidade preferida, o subpixel verde, um do primeiro e do segundo subpixels vermelhos, o subpixel azul, o subpixel amarelo e o outro do primeiro e do segundo subpixels vermelhos ficam dispostos contíguos, nesta ordem.
Em uma modalidade preferida, a pluralidade de subpixels inclui adicionalmente um subpixel ciano para exibição de ciano e, em cada um da pluralidade de pixels, um do primeiro e do segundo subpixels vermelhos, o subpixel ciano, o subpixel verde, o outro do primeiro e do segundo subpixels vermelhos, o subpixel azul e o subpixel amarelo ficam dispostos contíguos, nesta ordem.
Em uma modalidade preferida, em cada um da pluralidade de pixels, pelo menos um do subpixel azul e do subpixel amarelo fica disposto entre outros subpixels.
Em uma modalidade preferida, em cada um da pluralidade de pixels, o subpixel azul e o subpixel amarelo ficam dispostos contíguos, e o subpixel azul e o subpixel amarelo, ficando dispostos contíguos, ficam dispostos entre outros subpixels.
Em uma modalidade preferida, o subpixel azul e o subpixel amarelo, ficando dispostos contíguos, ficam localizados próximos do centro do pixel.
Alternativamente, um dispositivo de exibição de acordo com a presente invenção é um dispositivo de exibição compreendendo uma pluralidade de pixels, cada qual definido por uma pluralidade de subpixels dispostos em uma linha por múltiplas colunas, em que a pluralidade de subpixels inclui primeiro e segundo subpixels vermelhos para exibição de verme25 lho, um subpixel verde para exibição de verde, um subpixel azul para exibição de azul e um subpixel amarelo para exibição de amarelo, e entre dois pixels adjacentes ao longo da direção de uma coluna, a pluralidade de subpixels tem diferentes arranjos.
Em uma modalidade preferida, entre dois pixels adjacentes ao longo da direção da coluna, pelo menos um do subpixel verde e do subpixel amarelo pertence a diferentes colunas.
Em uma modalidade preferida, entre dois pixels adjacentes ao longo da direção da coluna, tanto o subpixel verde quanto o subpixel amarelo pertencem a diferentes colunas.
Alternativamente, um dispositivo de exibição de acordo com a presente invenção é um dispositivo de exibição compreendendo uma pluralidade de pixels, cada qual definido por uma pluralidade de subpixels dispostos em múltiplas linhas por múltiplas colunas, em que a pluralidade de subpixels inclui primeiro e segundo subpixels vermelhos para exibição de vermelho, um subpixel verde para exibição de verde, um subpixel azul para exibição de azul e um subpixel amarelo para exibição de amarelo, e entre dois pixels adjacentes ao longo da direção de uma linha, a pluralidade de subpixels tem diferentes arranjos.
Em uma modalidade preferida, entre dois pixels adjacentes ao longo da direção da linha, pelo menos um do subpixel verde e do subpixel amarelo pertence a diferentes linhas.
Em uma modalidade preferida, entre dois pixels adjacentes ao longo da direção da
linha, tanto o subpixel verde quanto o subpixel amarelo pertencem a diferentes linhas.
Em uma modalidade preferida, o dispositivo de exibição de acordo com a presente invenção é um dispositivo de exibição de cristal líquido que compreende uma camada de cristal líquido.
Em uma modalidade preferida, os primeiro e segundo subpixels vermelhos têm, ca
da qual, um valor Y de não menos que 5 % e não mais que 11 %, o subpixel verde tem um valor Y de não menos que 20 % e não mais que 35 %, o subpixel azul tem um valor Y de não menos que 5 % e não mais que 10 %, e o subpixel amarelo tem um valor Y de não menos que 30 % e não mais que 50 %, em que, no sistema de cores XYZ, um valor Y de cada pixel durante a exibição de branco é definido como 100 %.
Em uma modalidade preferida, o primeiro e o segundo subpixels vermelhos têm, cada qual, um comprimento de onda dominante de não menos que 605 nm e não mais que 635 nm, o subpixel verde tem um comprimento de onda dominante de não menos que 520 nm e não mais que 550 nm, o subpixel azul tem um comprimento de onda dominante de não 20 mais que 470 nm, e o subpixel amarelo tem um comprimento de onda dominante de não menos que 565 nm e não mais que 580 nm.
Em uma modalidade preferida, o primeiro e o segundo subpixels vermelhos têm, cada qual, uma pureza de cor de não menos que 90 %, o subpixel verde tem uma pureza de cor de não menos que 65 % e não mais que 80 %, o subpixel azul tem uma pureza de cor de não menos que 90% e não mais que 95 %, e o subpixel amarelo tem uma pureza de cor de não menos que 85 % e não mais que 95 %.
Em uma modalidade preferida, a pluralidade de subpixels tem, substancialmente, o mesmo tamanho.
Em uma modalidade preferida, o primeiro e o segundo subpixels vermelhos são acionados independentemente um do outro.
Em uma modalidade preferida, o primeiro e o segundo subpixels vermelhos são acionados por um mesmo elemento de comutação.
Em uma modalidade preferida, o subpixel ciano tem um valor Y de não menos que % e não mais que 30 %, em que, no sistema de cores XYZ, um valor Y de cada pixel durante a exibição de branco é definido como 100 %.
Em uma modalidade preferida, o subpixel ciano tem um comprimento de onda dominante de não menos que 475 nm e não mais que 500 nm. Em uma modalidade preferida, o subpixel ciano tem uma pureza de cor de não menos que 65 % e não mais que 80 %.
Efeitos da Invenção
Cada pixel de um dispositivo de exibição de acordo com a presente invenção inclui 5 não somente subpixels para exibição de vermelho, verde e azul, mas, também, subpixels para exibição de outras cores. Em outras palavras, mais de três cores primárias são usadas para exibição pelo dispositivo de exibição de acordo com a presente invenção, assim, resultando em uma gama de cores que é mais ampla do que aquela de um dispositivo de exibição convencional que usa três componentes primários para exibição. Além do mais, cada 10 pixel do dispositivo de exibição de acordo com a presente invenção inclui dois subpixels para exibição de vermelho, de acordo com o que, o valor Y do vermelho pode ser melhorado, e vermelho brilhante pode ser exibido.
Descrição Resumida dos Desenhos
A figura 1 é um diagrama que mostra esquematicamente um dispositivo de exibição de cristal líquido 100 de acordo com uma modalidade preferida da presente invenção.
A figura 2 é um diagrama que mostra uma gama de cores do dispositivo de exibição de cristal líquido 100.
A figura 3 é um gráfico que mostra características de transmitância espectral dos filtros de cor correspondentes a uma construção ilustrada na Tabela 1.
A figura 4 é um gráfico que mostra um espectro da Iuz de fundo correspondente à
construção ilustrada na Tabela 1.
A figura 5 é um gráfico que mostra características de transmitância espectral de filtros de cor correspondentes a uma construção ilustrada na Tabela 3.
A figura 6 é um gráfico que mostra um espectro da Iuz de fundo correspondente à construção ilustrada na Tabela 3.
A figura 7 é um gráfico que mostra características C*-L*, em relação ao vermelho, de um dispositivo de exibição de cristal líquido 800 no Documento de Patente 1 e do dispositivo de exibição de cristal líquido 100 de acordo com a presente invenção.
A figura 8 é um gráfico que mostra características C*-L*, em relação à magenta, de um dispositivo de exibição de cristal líquido 800 no Documento de Patente 1 e do dispositivo de exibição de cristal líquido 100 de acordo com a presente invenção.
As figuras 9 (a) até (c) são gráficos que mostram características C*-L* das cores de objeto, em relação ao vermelho, verde e azul, respectivamente.
As figuras 10 (a) até (c) são gráficos que mostram características C*-L* das cores de objeto, em relação ao amarelo, ciano e magenta, respectivamente.
A figura 11 é um gráfico que mostra características de transmitância espectral de um filtro de cor correspondente ao Exemplo 1. A figura 12 é um gráfico que mostra um espectro de Iuz de fundo correspondente ao Exemplo 1.
A figura 13 é um gráfico que mostra características de transmitância espectral de um filtro de cor correspondente ao Exemplo 2.
A figura 14 é um gráfico que mostra um espectro de Iuz de fundo correspondente
ao Exemplo 2.
A figura 15 é um gráfico que mostra características de transmitância espectral de um filtro de cor correspondente ao Exemplo 3.
A figura 16 é um gráfico que mostra um espectro de Iuz de fundo correspondente ao Exemplo 3.
A figura 17 é um gráfico que mostra características de transmitância espectral de um filtro de cor correspondente ao Exemplo 4.
A figura 18 é um gráfico que mostra um espectro de Iuz de fundo correspondente ao Exemplo 4.
A figura 19 é um gráfico que mostra características de transmitância espectral de
um filtro de cor correspondente ao Exemplo 5.
A figura 20 é um gráfico que mostra um espectro de Iuz de fundo correspondente ao Exemplo 5.
A figura 21 é um gráfico que mostra características de transmitância espectral de um filtro de cor correspondente ao Exemplo 6.
A figura 22 é um gráfico que mostra um espectro de Iuz de fundo correspondente ao Exemplo 6.
A figura 23 é um gráfico que mostra características de transmitância espectral de um filtro de cor correspondente ao Exemplo 7.
A figura 24 é um gráfico que mostra um espectro de Iuz de fundo correspondente
ao Exemplo 7.
A figura 25 é um gráfico que mostra características de transmitância espectral de um filtro de cor correspondente ao Exemplo 8.
A figura 26 é um gráfico que mostra um espectro de Iuz de fundo correspondente ao Exemplo 8.
As figuras 27 (a) até (I) são diagramas que mostram exemplos preferíveis do arranjo de subpixels.
As figuras 28 (a) e (b) são diagramas que mostram exemplos preferíveis do arranjo de subpixels.
As figuras 29 (a) até (I) são diagramas que mostram exemplos preferíveis do arran
jo de subpixels.
As figuras 30 (a) até (I) são diagramas que mostram exemplos preferíveis do arranjo de subpixels.
As figuras 31 (a) até (I) são diagramas que mostram exemplos preferíveis do arranjo de subpixels.
As figuras 32 (a) até (I) são diagramas que mostram exemplos preferíveis do arranjo de subpixels.
As figuras 33 (a) até (I) são diagramas que mostram exemplos preferíveis do arranjo de subpixels.
As figuras 34 (a) até (I) são diagramas que mostram exemplos preferíveis do arranjo de subpixels.
As figuras 35 (a) até (I) são diagramas que mostram exemplos preferíveis do arran
jo de subpixels.
As figuras 36 (a) até (I) são diagramas que mostram exemplos preferíveis do arranjo de subpixels.
A figura 37 (a) é um diagrama que mostra um pixel de um dispositivo de exibição convencional que usa três componentes primários para exibição; e a figura 37 (b) é um diagrama que mostra um pixel de um dispositivo de exibição de múltiplos componentes primários.
As figuras 38 (a) e (b) são diagramas para explicar a largura da linha quando uma linha verde for exibida em um dispositivo de exibição convencional que usa três componen
tes primários para exibição.
As figuras 39 (a) até (c) são diagramas para explicar motivos pelos quais ocorre uma diminuição na largura da linha em um dispositivo de exibição de múltiplos componentes primários.
As figuras 40 (a) até (c) são diagramas para explicar motivos pelos quais uma diminuição na largura da linha pode ser impedida pela adoção de um certo arranjo de subpixel em um dispositivo de exibição de múltiplos componentes primários.
A figura 41 (a) é um diagrama que mostra um pixel de um dispositivo de exibição convencional que usa três componentes primários para exibição, e a figura 41 (b) é um diagrama que mostra um pixel de um dispositivo de exibição de múltiplos componentes primários.
As figuras 42 (a) até (c) são diagramas para explicar motivos pelos quais ocorre uma diminuição na largura da linha em um dispositivo de exibição de múltiplos componentes primários.
As figuras 43 (a) até (d) são diagramas para explicar motivos pelos quais uma diminuição na largura da linha pode ser impedida pela adoção de um certo arranjo de subpixel em um dispositivo de exibição de múltiplos componentes primários.
A figura 44 é uma vista seccional transversal que mostra esquematicamente o dispositivo de exibição de cristal líquido 100.
A figura 45 é um diagrama que mostra um exemplo de arranjo de elemento de comutação.
A figura 46 é um diagrama que mostra um outro exemplo de arranjo de elemento de comutação.
A figura 47 é uma vista seccional transversal que mostra esquematicamente um substrato de filtro de cor do dispositivo de exibição de cristal líquido 100.
A figura 48 é um diagrama de blocos que mostra esquematicamente um controlador de múltiplos componentes primários no dispositivo de exibição de cristal líquido 100.
A figura 49 é um diagrama que mostra uma gama de cores de um dispositivo de e
xibição de cristal líquido convencional que usa três componentes primários para exibição.
A figura 50 é um diagrama que mostra esquematicamente um dispositivo de exibição de cristal líquido de múltiplos componentes primários convencional 800.
A figura 51 é um diagrama que mostra uma gama de cores do dispositivo de exibição de cristal líquido 800.
Descrição dos Números de Referência R1 primeiro subpixel vermelho R2 segundo subpixel vermelho G subpixel verde B subpixel azul
Ye subpixel amarelo C subpixel ciano
10 substrato de matriz ativo
11 elemento de comutação 20 substrato de filtro de cor
21 substrato transparente 22R1 primeiro filtro de cor vermelho 22R2 segundo filtro de cor vermelho 22G filtro de cor verde 22B filtro de cor azul
22Ye filtro de cor amarelo 22C filtro de cor ciano
23 matriz preta
24 contraeletrodo
30 camada de cristal líquido
40 controlador de múltiplos componentes primários
41 matriz de conversão 42 unidade de mapeamento
43 tabela de busca bidimensional
44 multiplicador
100 dispositivo de exibição de cristal líquido Melhor Modo para Realizar a Invenção
Antes de descrever as modalidades da presente invenção, o motivo pelo qual vermelho aparece escurecido (escuro) no dispositivo de exibição de cristal líquido 800 divulgado no Documento de Patente 1 será descrito.
Quando o número de cores primárias a ser usadas para exibição aumenta, o núme10 ro de subpixels por pixel aumenta, o que reduz inevitavelmente a área de cada subpixel. Isto resulta em uma menor luminosidade (que corresponde ao valor Y no sistema de cores XYZ) da cor a ser exibida por cada subpixel. Por exemplo, se o número de cores primárias usadas para exibição aumentar de três para seis, a área de cada subpixel é reduzida em cerca da metade, de forma que a luminosidade (valor Y) de cada subpixel também seja reduzida em 15 cerca da metade.
“Brilho” é um dos três fatores que definem uma cor, os outros dois sendo “matiz” e “saturação”. Portanto, mesmo se a gama de cores no diagrama de cromaticidade xy (isto é, faixa reproduzível de “matiz” e “saturação”) puder ser ampliada pelo aumento do número de cores primárias, da forma mostrada na figura 51, a menor “luminosidade” impede que a ga20 ma de cores real (isto é, a gama de cores que também leva “luminosidade” em consideração) se torne suficientemente ampla.
De acordo com um estudo dos inventores, embora subpixels para exibição de verde e azul ainda possam exibir suficientemente várias cores de objeto sob menor luminosidade, são os subpixels para exibição de vermelho que se tornam incapazes de exibir algumas co25 res de objeto sob menor luminosidade. Se a luminosidade (valor Y) ficar menor em função do uso de um menor número de cores primárias, a qualidade de exibição do vermelho é degradada de maneira tal que vermelho apareça vermelho escurecido (isto é, vermelho escuro).
A presente invenção foi feita com base nas descobertas expostas. Doravante, mo30 dalidades da presente invenção serão descritas em relação às figuras. Embora as seguintes descrições sejam direcionadas ao dispositivo de exibição de cristal líquido como um exemplo, a presente invenção pode ser adequadamente usada para vários dispositivos de exibição, tais como CRTs (tubos de raios catódicos), dispositivos de exibição EL orgânico, painéis de exibição de plasma e SEDs (Telas emissoras de Elétron com condução na Superfí35 cie), bem como dispositivos de exibição de cristal líquido.
A figura 1 mostra esquematicamente um dispositivo de exibição de cristal líquido 100 de acordo com a presente modalidade. O dispositivo de exibição de cristal líquido 100 inclui uma pluralidade de pixels em um arranjo de matriz. A figura 1 mostra quatro pixels P entre a pluralidade de pixels do dispositivo de exibição de cristal líquido 100.
Da forma mostrada na figura 1, cada pixel P é definido por uma pluralidade de subpixels, a saber: primeiro e segundo subpixels vermelhos R1 e R2 para exibição de vermelho, um subpixel verde G para exibição de verde, um subpixel azul B para exibição de azul, um subpixel amarelo Ye para exibição de amarelo e um subpixel ciano C para exibição de ciano. A figura 1 mostra um caso em que estes subpixels são arranjados em uma linha por múltiplas colunas no pixel P.
O dispositivo de exibição de cristal líquido 100 de acordo com a presente invenção tem uma ampla gama de cores em virtude de ele usar mais cores primárias para exibição do que qualquer dispositivo de exibição de cristal líquido comumente usado que usa três componentes primários para realizar a exibição. A figura 2 mostra uma gama de cores exemplar do dispositivo de exibição de cristal líquido 100. Da forma mostrada na figura 2, a gama de cores do dispositivo de exibição de cristal líquido 100 abrange várias cores de objeto.
Note que a gama de cores mostrada na figura 2 tem uma forma hexagonal. Isto é em virtude de o vermelho que é exibido pelo primeiro subpixel vermelho R1 ser diferente do vermelho que é exibido pelo segundo subpixel vermelho R2. Percebe-se que o vermelho exibido pelo primeiro subpixel vermelho R1 pode ser idêntico ao vermelho exibido pelo segundo subpixel vermelho R2, em cujo caso a gama de cores terá uma forma pentagonal. Em ambos os casos, a gama de cores pode ser melhorada em relação àquela de um dispositivo de exibição de cristal líquido comumente usado cuja gama de cores tem uma forma triangular.
Além do mais, já que cada pixel do dispositivo de exibição de cristal líquido 100 de acordo com a presente invenção inclui dois subpixels para exibição de vermelho (isto é, primeiro e segundo subpixels R1 e R2), a luminosidade (valor Y) do vermelho pode ser melhorada em relação àquela do dispositivo de exibição de cristal líquido 800 mostrado na figura 50. Assim, vermelho brilhante pode ser exibido. Em outras palavras, é fornecida uma ampla gama de cores que leva em consideração não somente a matiz e a saturação no diagrama de cromaticidade xy, mas, também, a luminosidade.
Agora, a melhoria no valor Y do dispositivo de exibição de cristal líquido 100 será especificamente descrita em comparação com o dispositivo de exibição de cristal líquido de múltiplos componentes primários 800 do Documento de Patente 1.
A Tabela 1 exemplifica um valor Y, cromaticidade xy, comprimento de onda dominante (ou comprimento de onda complementar para magenta) e pureza de cor de cada subpixel, bem como sua qualidade de exibição, no dispositivo de exibição de cristal líquido de múltiplos componentes primários 800 do Documento de Patente 1. A Tabela 1 também mostra um valor Y, cromaticidade xy e temperatura de cor do caso em que o pixel está exibindo branco. O valor Y de cada subpixel representa um valor relativo tomado em relação ao valor Y do pixel durante a exibição de branco (definido como 100 %). O comprimento de onda dominante e o comprimento de onda complementar representam grosseiramente a matiz. A pureza de cor representa grosseiramente a saturação. Além do mais, a figura 3 e a figura 4 5 mostram características de transmitância espectral dos filtros de cor e um espectro de Iuz de fundo, respectivamente, que correspondem a esta construção ilustrada.
Tabela 1
W R Ye G C B M Y[%] 100 8,1 33,6 31,6 11,9 3,9 11,2 X 0,285 0,684 0,446 0,17 0,13 0,147 0,293 7 2 y 0,293 0,299 0,534 0,72 0,22 0,061 0,122 7 4 Comprimento de onda 8.959,85 625 571 528 486 465 562* dominante [nm] (9.233) * Pureza de cor [%] 96 94 82 75 93 74 Qualidade de exibição X X ® O X ® *) Temperatura de cor (°C (K))
*) Comprimento de onda complementar (nm)
Da forma mostrada na Tabela 1, os subpixels R, B e Ye para exibição de vermelho,
azul e amarelo têm uma fraca qualidade de exibição. Além do mais, o subpixel C para exibição de ciano tem uma qualidade de exibição ligeiramente inferior àquela dos subpixels G e M para exibição de verde e magenta. Entretanto, note que os resultados mostrados na Tabela 1 não se aplicam imediatamente às cores primárias que são usadas para exibição. O 15 motivo é que amarelo, ciano e magenta sempre podem ser exibidos por meio da mistura aditiva de vermelho, verde e azul. Portanto, cada uma destas cores (ciano, amarelo, magenta) deve ser avaliada: tanto em relação à cor que é exibida pelos subpixels Ye, C ou M sozinhos, quanto em relação a uma cor que é exibida por meio da mistura de cor aditiva.
Especificamente, amarelo deve ser avaliado: tanto em relação a uma cor amarela 20 que é exibida por meio da mistura do vermelho, que é exibido pelo subpixel vermelho R, e do verde, que é exibido pelo subpixel verde G, quanto em relação a uma cor amarela que é exibida pelo subpixel amarelo Ye sozinho. Ciano deve ser avaliado: tanto em relação a uma cor ciano que é exibida por meio da mistura do verde, que é exibido pelo subpixel verde G, e do azul, que é exibido pelo subpixel azul B, quanto em relação a uma cor ciano que é exibi25 da pelo subpixel ciano C sozinho. Magenta deve ser avaliado: tanto em relação a uma cor magenta que é exibida por meio da mistura do vermelho, que é exibido pelo subpixel vermelho R, e do azul, que é exibido pelo subpixel azul B, quanto em relação a uma cor magenta que é exibida pelo subpixel magenta M sozinho.
A Tabela 2 exemplifica um valor Y, cromaticidade xy, comprimento de onda dominante (ou comprimento de onda complementar para magenta) e pureza de cor de cada uma das cores primárias usadas para exibição pelo dispositivo de exibição de cristal líquido 800, bem como suas qualidades de exibição.
Tabela 2
W R Ye* G C* B M* Y [%] 100 8,1 73,1 31,6 47,2 3,9 23,0 X 0,285 0,684 0,407 0,177 0,149 0,147 0,300 y 0,293 0,299 0,550 0,727 0,296 0,061 0,126 Comprimento de onda 630 566 528 489 465 561 t dominante [nm] Pureza de cor [%] 94 87 82 65 93 74 Qualidade de exibição X <§> ® X • *) Ye = R + Ye + G *)C = G + C+ B *)M = R + B + M ΐ) Comprimento de onda complementar (nm)
Pode-se ver a partir da Tabela 2 que uma qualidade de exibição suficiente também é obtida para amarelo e ciano. Isto é um resultado de um valor Y enormemente melhorado, que, por sua vez, é obtido pela consideração (quase por meio de uma simples soma aritmética) da cor que é criada através da mistura de cor aditiva de outros subpixels.
Entretanto, da forma mostrada na Tabela 2, a qualidade de exibição para vermelho
ainda é baixa. Isto é em virtude de o valor Y ter se tornado baixo em função do maior número de cores primárias. Incidentemente, parece que a qualidade de exibição para azul também é baixa no exemplo ilustrado. Entretanto, isto é atribuível a um valor Y excessivamente baixo, que é associado com as especificações dos filtros de cor e da Iuz de fundo que foram 20 usadas neste protótipo em particular. O baixo valor Y para azul não é um problema essencial em virtude de ele poder ser superado pela mudança das especificações dos filtros de cor e da Iuz de fundo.
A seguir, a Tabela 3 exemplifica um valor Y, cromaticidade xy, comprimento de onda dominante e pureza de cor de cada subpixel, bem como suas qualidades de exibição, no 25 dispositivo de exibição de cristal líquido 100 de acordo com a presente invenção. Além do mais, a figura 5 e a figura 6 mostram características de transmitância espectral dos filtros de cor e um espectro de Iuz de fundo, respectivamente, que correspondem a esta construção ilustrada. Tabela 3
W R1 R2 Ye G C B Y [%] 100 10,5 10,5 32,7 29,0 12,1 5,4 X 0,302 0,681 0,681 0,496 0,177 0,139 0,149 y 0,250 0,296 0,296 0,488 0,707 0,130 0,042 Comprimento 9.320,85 630 630 579 527 476 460 de onda do¬ (9.594) * minante [nm] Pureza de 93 93 95 77 86 96 cor [%] Qualidade de X X X # O e exibição *) Temperatura da cor (°C (K))
Da forma vista na Tabela 3, quando se olha para cada subpixel sozinho, parece que o primeiro subpixel vermelho R1, o segundo subpixel vermelho R2 e o subpixel amarelo Ye 5 têm uma fraca qualidade de exibição. A qualidade de exibição do subpixel ciano C também é ligeiramente inferior àquela do subpixel verde G e do subpixel azul B. Entretanto, também no dispositivo de exibição de cristal líquido 100 de acordo com a presente invenção, os resultados mostrados na Tabela 3 não se aplicam imediatamente às cores primárias que são usadas para exibição. Em outras palavras, cada qualidade de exibição mostrada na Tabela 10 3 representa meramente uma “qualidade de exibição de um subpixel”, em vez de uma “qualidade de exibição de uma cor primária”, que é usada para exibição.
Como já foi descrito, amarelo e ciano devem ser avaliados: tanto em relação a uma cor que é exibida pelo subpixel amarelo Ye ou pelo subpixel ciano C sozinhos, quanto em relação a uma cor que é exibida por meio de mistura de cor aditiva. Vermelho deve ser ava15 liado tanto em relação ao vermelho que é exibido pelo primeiro subpixel vermelho R1 quanto em relação ao vermelho que é exibido pelo segundo subpixel vermelho R2. Também, no dispositivo de exibição de cristal líquido 100 de acordo com a presente invenção, magenta pode ser exibido por meio de mistura de cor (isto é, mistura das cores vermelhas exibidas pelo primeiro e pelo segundo subpixels vermelhos R1 e R2 e do azul exibido pelo subpixel 20 azul B).
A Tabela 4 exemplifica um valor Y, cromaticidade xy, comprimento de onda dominante (ou comprimento de onda complementar para magenta) e pureza de cor de cada uma das cores primárias usadas para exibição pelo dispositivo de exibição de cristal líquido 100 de acordo com a presente invenção, bem como suas qualidades de exibição. Tabela 4
W R* Ye* G c* B M* Y [%] 100 20,9 72,0 29,0 46,4 5,4 26,2 x 0,302 0,681 0,451 0,177 0,150 0,149 0,338 y 0,250 0,296 0,504 0,707 0,177 0,042 0,132 Comprimento 630 573 527 479 460 553 f de onda do¬ minante [nm] Pureza de 94 86 77 76 96 80 cor [%] Qualidade de • ® O ® © ® exibição *) R = R1 + R2
*) Ye = R1 + R2 + Ye + G
*)C = G + C + B
*) M = R1 + R2 +B
t) Comprimento de onda complementar (nm)
Como pode-se ver na Tabela 4, uma qualidade de exibição muito boa é obtida para amarelo e ciano e, também, para magenta. Além do mais, vermelho também tem um valor Y enormemente melhorado, assim, resultando em uma qualidade de exibição substancialmente melhor.
Agora, a diferença na faixa de reprodução do vermelho entre o dispositivo de exibição de cristal líquido 100 de acordo com a presente invenção e o dispositivo de exibição de cristal líquido 800 do Documento de Patente será descrita mais especificamente.
A figura 6 mostra características C*-L*, em relação ao vermelho, do dispositivo de 15 exibição de cristal líquido 800 do Documento de Patente 1 e do dispositivo de exibição de cristal líquido 100 de acordo com a presente invenção. A figura 7 é um gráfico que mostra um relacionamento entre C* e L* em relação a um ângulo de matiz h = 40 0 (correspondente ao vermelho) no sistema de cores L*C*h. C* corresponde a ^(a*)2 + (b*)2] no sistema de cores L*a*b*, e representa a saturação. L* corresponde ao valor Y no sistema de cores XYZ, 20 e representa luminosidade. Uma faixa de vermelho das cores de objeto também é mostrada na figura 7 (linha tracejada).
Como pode-se ver a partir da figura 7, o dispositivo de exibição de cristal líquido 800 não pode cobrir toda a faixa de vermelho das cores de objeto em virtude da baixa luminosidade (L*) do vermelho. Por outro lado, o dispositivo de exibição de cristal líquido 100 de acordo com a presente invenção cobre toda a faixa de vermelho das cores de objeto em virtude da alta luminosidade do vermelho. Em particular, o dispositivo de exibição de cristal líquido 100 de acordo com a presente invenção pode reproduzir uma cor vermelha da mais alta saturação (mostrada circulada na figura 7), isto é, a cor vermelha mais vivida. Portanto, a gama de cores é ampliada, e o vermelho brilhante pode ser exibido.
Note que o dispositivo de exibição de cristal líquido 100 de acordo com a presente invenção carece de todos os subpixels para exibir magenta, enquanto que o dispositivo de exibição de cristal líquido 800 do Documento de Patente 1 inclui subpixels para exibir magenta. Os inventores também estudaram o impacto desta omissão na exibição de magenta.
A figura 8 mostra características C*-L*, em relação à magenta, do dispositivo de exibição de cristal líquido 800 do Documento de Patente 1 e do dispositivo de exibição de 10 cristal líquido 100 de acordo com a presente invenção. A figura 8 é um gráfico que mostra um relacionamento entre C* e L*, em relação a um ângulo de matiz h = 350 ° (correspondente a magenta) no sistema de cores L*C*h. Uma faixa de magenta das cores de objeto (linha tracejada) também é mostrada na figura 8.
Como pode-se ver a partir da figura 8, no dispositivo de exibição de cristal líquido 15 800 que inclui um subpixel magenta em cada pixel, a faixa de magenta das cores de objeto é substancialmente coberta, isto é, magenta da mais alta saturação (mostrada circulada na figura 8) pode ser reproduzida. O dispositivo de exibição de cristal líquido 100 de acordo com a presente invenção também cobre substancialmente a faixa de magenta das cores de objeto, apesar da omissão dos subpixels magenta, e pode reproduzir magenta da mais alta 20 saturação (isto é, magenta mais vivido). Como pode-se ver a partir da figura 8, o dispositivo de exibição de cristal líquido 100 de acordo com a presente invenção ainda cobre uma faixa ligeiramente mais ampla.
O motivo pelo qual cores de objeto magenta podem ser suficientemente reproduzidas mesmo se subpixels magenta forem omitidos, é que, da forma mostrada na figura 2, a 25 faixa de magenta das cores de objeto tem uma extensão quase linear, de forma que cores de objeto magenta possam ser suficientemente reproduzidas por meio da mistura de cor aditiva, contanto que os subpixels vermelhos R1 e R2 e o subpixel azul B tenham uma pureza de cor suficientemente alta. Por outro lado, as faixas de amarelo e de ciano das cores de objeto têm uma extensão arredondada, da forma mostrada na figura 2, e, portanto, cores de 30 objeto amarelo e ciano são difíceis de ser reproduzidas, a menos que subpixels amarelos Ye e subpixels cianos C sejam fornecidos.
Da forma supradescrita, um dispositivo de exibição de cristal líquido de acordo com a presente invenção tem uma ampla gama de cores, e pode exibir vermelho brilhante. Note que o vermelho que é exibido pelo primeiro subpixel vermelho R1 e o vermelho que é exibi35 do pelo segundo subpixel vermelho R2 podem ser idênticos ou diferentes. No caso em que eles forem idênticos, o processo de fabricação dos filtros de cor pode ser encurtado. No caso em que eles forem diferentes, há seis cores primárias a ser exibidas pelos subpixels (isto é, a gama de cores tem uma forma hexagonal no diagrama de cromaticidade) e, portanto, o número de cores reproduzíveis (em particular, o número de cores exibidas nas vizinhanças do vermelho) aumenta.
A seguir, faixas preferíveis para o valor Y, comprimento de onda dominante e pureza de cor de cada subpixel do dispositivo de exibição de cristal líquido 100 serão discutidos.
A fim de alcançar reprodução de cor altamente verdadeira, é preferivelmente determinar a luminosidade (isto é, valor Y) de cada cor primária usada para exibição de acordo com a luminosidade das cores de objeto. As figuras 9(a) até 9(c) e as figuras 10(a) até 10(c) mostram características C*-L* das cores de objeto em relação ao vermelho (h = 40 °), verde (h = 160 °), azul (h = 310 °), amarelo (h = 90 °), ciano (h = 220 °) e magenta (h = 350 °).
A fim de reproduzir cores de alta saturação, da forma mostrada nas figuras 9 (a) até (c), é preferível que: vermelho tenha um L* de não menos que 38 e não mais que 54, verde tenha um L* de não menos que 52 e não mais que 66, e azul tenha um L* de não menos que 27 e não mais que 38. Já que L* e o valor Y satisfazem um relacionamento de L* = 116 15 Y1/3 -16, quando esta condição for expressada em termos do valor Y, em vez de L*, é preferível que: vermelho tenha um valor Y de não menos que 10 % e não mais que 22 %, verde tenha um valor Y de não menos que 20 % e não mais que 35 %, e azul tenha um valor Y de não menos que 5 % e não mais que 10 %.
Similarmente, a fim de reproduzir cores de alta saturação, da forma mostrada nas 20 figuras 10 (a) até (c), é preferível que: amarelo tenha um L* de não menos que 82 e não mais que 94, ciano tenha um L* de não menos que 38 e não mais que 79, e magenta tenha um L* de não menos que 46 e não mais que 62. Quando esta condição for expressada em termos do valor Y em vez de L*, é preferível que: amarelo tenha um valor Y de não menos que 60 % e não mais que 85 %, ciano tenha um valor Y de não menos que 10 % e não mais 25 que 55 %, e magenta tenha um valor Y de não menos que 15 % e não mais que 30 %.
Quando o valor Y for muito baixo, uma cor escurecida resultará, mesmo se a saturação puder ser alta. Por exemplo, vermelho aparecerá como escarlate, amarelo como ocra, e verde ou azul como preto. Inversamente, se o valor Y for muito alto, a exibição se assemelhará a cores luminosas, o que pode ser bizarro. Esta tendência é especialmente verdadeira 30 em relação ao vermelho e ao verde. Quanto ao ciano, boa exibição pode ser obtida em uma faixa relativamente ampla de valores Y, como pode-se ver a partir da figura 10(b).
A Tabela 5 mostra faixas preferíveis para o valor Y, comprimento de onda dominante e pureza de cor de cada cor primária usada para exibição pelo dispositivo de exibição de cristal líquido 100.
Tabela 5
valor Y (um valor em que comprimento de on¬ pureza de cor a exibição do branco é da dominante definida como 100 %) R (= R1 + não menos que 10 %, não menos que 605 não menos que 90 % R2) não mais que 22 % nm, não mais que 635 nm Ye (= R1 + não menos que 60 %, não menos que 565 não menos que 85 %, R2 + Ye + não mais que 85 % nm, não mais que não mais que 95 % G) 580 nm G não menos que 20 %, não menos que 520 não menos que 65 %, não mais que 35 % nm, não mais que não mais que 80 % 550 nm C (= G + C não menos que 10 %, não menos que 475 não menos que 65 %, + B) não mais que 55 % nm, não mais que não mais que 80 % 500 nm B não menos que 5 %, não não mais que 470 nm não menos que 90 %, mais que 10 % não mais que 95 % M (= R1 + não menos que 15 %, não menos que 60 %, R2 + B) não mais que 30 % não mais que 80 % Da forma supradescrita, é preferível que: vermelho tenha um valor Y de não menos que 10 % e não mais que 22 %, verde tenha um valor Y de não menos que 20 % e não mais que 35 %, azul tenha um valor Y de não menos que 5 % e não mais que 10 %, amarelo tenha um valor Y de não menos que 60 % e não mais que 85 %, ciano tenha um valor Y de 5 não menos que 10 % e não mais que 55 %, e magenta tenha um valor Y de não menos que 15 % e não mais que 30 %.
Além do mais, é preferível que: vermelho tenha um comprimento de onda dominante de não menos que 605 nm e não mais que 635 nm, verde tenha um comprimento de onda dominante de não menos que 520 nm e não mais que 550 nm, azul tenha um comprimento 10 de onda dominante de não mais que 470 nm, amarelo tenha um comprimento de onda dominante de não menos que 565 nm e não mais que 580 nm, e ciano tenha um comprimento de onda dominante de não menos que 475 nm e não mais que 500 nm.
Além do mais, é preferível que: vermelho tenha uma pureza de cor de não menos que 90 %, verde tenha uma pureza de cor de não menos que 65 % e não mais que 80 %, 15 azul tenha uma pureza de cor de não menos que 90 % e não mais que 95 %, amarelo tenha uma pureza de cor de não menos que 85 % e não mais que 95 %, ciano tenha uma pureza de cor de não menos que 65 % e não mais que 80 %, e magenta tenha uma pureza de cor de não menos que 60 % e não mais que 80 %.
Quanto ao vermelho, o primeiro e o segundo subpixels vermelhos R1 e R2 contribuem para a exibição. Quando ao amarelo, o primeiro e o segundo subpixels vermelhos R1 e R2, o subpixel amarelo Ye e o subpixel verde G contribuem para a exibição. Quanto ao ciano, o subpixel verde G, o subpixel ciano Ceo subpixel azul B contribuem para a exibição. Quando ao magenta, o primeiro e o segundo subpixels vermelhos R1 e R2 e o subpixel azul B contribuem para a exibição. Quando estes fatos forem levados em consideração, as 5 faixas preferíveis para o comprimento de onda dominante, o valor Yea pureza de cor de cada subpixel do dispositivo de exibição de cristal líquido 100 são mostradas na Tabela 6.
Tabela 6
valor Y (um valor em que a comprimento de onda pureza de cor exibição do branco é defi¬ dominante nida como 100 %) R1 R2 não menos que 5 %, não não menos que 605 nm, não menos que 90 % mais que 11 % não mais que 635 nm Ye não menos que 30 %, não não menos que 565 nm, não menos que 85 %, mais que 50 % não mais que 580 nm não mais que 95 % G não menos que 20 %, não não menos que 520 nm, não menos que 65 %, mais que 35 % não mais que 550 nm não mais que 80 % C não menos que 10 %, não não menos que 475 nm, não menos que 65 %, mais que 30 % não mais que 500 nm não mais que 80 % B não menos que 5 %, não não mais que 470 nm não menos que 90 %, mais que 10 % não mais que 95 % Da forma mostrada na Tabela 6, é preferível que: cada um do primeiro e do segundo subpixels R1 e R2 tenha um valor Y de não menos que 5 % e não mais que 11 %, o sub
pixel verde G tenha um valor Y de não menos que 20 % e não mais que 35 %, o subpixel azul B tenha um valor Y de não menos que 5 % e não mais que 10 %, o subpixel amarelo Ye tenha um valor Y de não menos que 30 % e não mais que 50 %, e o subpixel ciano C tenha um valor Y de não menos que 10 % e não mais que 30 %.
Além do mais, é preferível que: cada um do primeiro e do segundo subpixels ver15 melhos R1 e R2 tenha um comprimento de onda dominante de não menos que 605 nm e não mais que 635 nm, o subpixel verde G tenha um comprimento de onda dominante de não menos que 520 nm e não mais que 550 nm, o subpixel azul B tenha um comprimento de onda dominante de não mais que 470 nm, o subpixel amarelo Ye tenha um comprimento de onda dominante de não menos que 565 nm e não mais que 580 nm, e o subpixel ciano C 20 tenho um comprimento de onda dominante de não menos que 475 nm e não mais que 500 nm.
Além do mais, é preferível que: cada um do primeiro e do segundo subpixels vermelhos R1 e R2 tenha uma pureza de cor de não menos que 90 %, o subpixel verde G tenha uma pureza de cor de não menos que 65 % e não mais que 80 %, o subpixel azul B tenha uma pureza de cor de não menos que 90 % e não mais que 95 %, o subpixel amarelo Ye tenha uma pureza de cor de não menos que 85 % e não mais que 95 %, e o subpixel ciano C tenha uma pureza de cor de não menos que 65 % e não mais que 80 %.
Pela prescrição do valor Y1 do comprimento de onda dominante e da pureza de cor de cada subpixel para ficar nas supramencionadas faixas preferíveis, torna-se possível melhorar os efeitos da presente invenção de ampliar a gama de cores e habilitar a exibição do vermelho brilhante.
Agora, serão descritos os resultados da produção de inúmeros protótipos do dispositivo de exibição de cristal líquido 100 de acordo com a presente invenção com especificações variáveis de filtro de cor e de Iuz de fundo, e examinando suas qualidades de exibição. Os resultados examinados da qualidade de exibição serão mostrados nas Tabelas 7 até 20 a seguir. Deve-se perceber que cada qualidade de exibição citada em qualquer uma das Tabelas 7, 9, 11, 13, 15, 17 e 19 é uma “qualidade de exibição de um subpixel”, enquanto que cada qualidade de exibição citada em qualquer uma das Tabelas 8, 10, 12, 14, 16, 18 e 20 é uma “qualidade de exibição de uma cor primária”.
Exemplo 1
A Tabela 7 mostra o valor Y, a cromaticidade xy, o comprimento de onda dominante, a pureza de cor e a qualidade de exibição de cada subpixel neste Exemplo. A Tabela 8 mostra o valor Y, a cromaticidade xy, o comprimento de onda dominante (ou comprimento de onda complementar para magenta), a pureza de cor e a qualidade de exibição de cada cor primária neste Exemplo. Além do mais, características de transmitância espectral dos filtros de cor e um espectro de Iuz de fundo neste Exemplo são mostrados na figura 11 e na figura 12.
Da forma vista na Tabela 7, no geral, o valor Y, o comprimento de onda dominante e a pureza de cor de cada subpixel estão nas faixas de valores preferíveis mostradas na Tabela 6. Portanto, da forma vista na Tabela 8, no geral, o valor Y, o comprimento de onda dominante e a pureza de cor de cada cor primária estão nas faixas de valores preferíveis mostradas na Tabela 5. Em decorrência disto, uma qualidade de exibição muito boa foi obtida em relação a todas as cores primárias.
Tabela 7
W R1 R2 Ye G C B Y [%] 100 8,8 9,5 36,2 30,0 10,3 5,6 X 0,293 0,684 0,677 0,461 0,167 0,136 0,149 y 0,273 0,293 0,305 0,517 0,722 0,140 0,045 Comprimento de on¬ 8.829,85 630 620 574 526 477 450 da dominante [nm] (9.103)* Pureza de cor [%] 94 96 94 79 85 95 Qualidade de exibi¬ X X X ® O O ção *) Temperatura da cor (°C (K)) Tabela 8
W R* Ye* G C* B M* Y[%] 100 18,2 74,7 30,0 45,5 5,6 23,7 X 0,293 0,684 0,423 0,167 0,148 0,149 0,327 y 0,273 0,299 0,531 0,722 0,192 0,045 0,129 Comprimento 625 596 526 481 450 555 t de onda do¬ minante [nm] Pureza de 96 87 79 75 95 79 cor [%] Qualidade de ® ® ® ® ® ® exibição *) R = R1 + R2
*) Ye = R1 + R2 + Ye + G *)C = G + C + B
*) M = R1 + R2 + B
t) Comprimento de onda complementar (nm)
Exemplo 2
A Tabela 9 mostra o valor Y e congêneres de cada subpixel neste Exemplo, e a Tabela 10 mostra o valor Y e congêneres de cada cor primária neste Exemplo. Além do mais, características de transmitância espectral dos filtros de cor e um espectro de Iuz de fundo neste Exemplo são mostrados na figura 13 e na figura 14.
Da forma vista na Tabela 9, no geral, o valor Y, o comprimento de onda dominante e a pureza de cor de cada subpixel estão nas faixas de valores preferíveis mostradas na 15 Tabela 6. Portanto, da forma vista na Tabela 10, no geral, o valor Y, o comprimento de onda dominante e a pureza de cor de cada cor primária estão nas faixas de valores preferíveis mostradas na Tabela 5. Em decorrência disto, uma qualidade de exibição muito boa foi obtida em relação ao vermelho, verde, amarelo e ciano, e uma boa qualidade de exibição foi obtida em relação ao azul e ao magenta.
Tabela 9
W R1 R1 Ye G C B Y[%] 100 5,3 5,3 46,0 27,2 11,6 5,1 X 0,284 0,673 0,673 0,441 0,251 0,143 0,146 y 0,294 0,315 0,315 0,538 0,625 0,165 0,047 Comprimento 9.032,85 617 617 570 537 478 463 de onda do¬ (9.306)* minante [nm] Pureza de 97 97 93 67 79 96 cor [%] Qualidade de X X X O O exibição *) Temperatura da cor (°C (K)) Tabela 10
W R* Ye* G C* B M* Y [%] 100 10,6 83,5 27,2 43,6 5,1 15,6 X 0,284 0,673 0,439 0,251 0,165 0,146 0,270 y 0,294 0,315 0,517 0,625 0,196 0,047 0,109 Comprimento 617 572 537 480 463 569 t de onda do¬ minante [nm] Pureza de 97 88 67 69 96 78 cor [%] Qualidade de ® ® ® ® O O exibição *) R = R1 + R2
*) Ye = R1 + R2 + Ye + G *)C = G + C+ B
*) M = R1 + R2 + B
t) Comprimento de onda complementar (nm)
Exemplo 3
A Tabela 11 mostra o valor Y e congêneres de cada subpixel neste Exemplo, e a Tabela 12 mostra o valor Y e congêneres de cada cor primária neste Exemplo. Além do mais, características de transmitância espectral dos filtros de cor e um espectro de Iuz de fundo neste Exemplo são mostrados na figura 15 e na figura 16.
Da forma vista na Tabela 11, no geral, o valor Y, o comprimento de onda dominante e a pureza de cor de cada subpixel estão nas faixas de valores preferíveis mostradas na 15 Tabela 6. Portanto, da forma vista na Tabela 12, no geral, o valor Y, o comprimento de onda dominante e a pureza de cor de cada cor primária estão nas faixas de valores preferíveis mostradas na Tabela 5. Em decorrência disto, uma qualidade de exibição muito boa foi obtida em relação ao vermelho, amarelo, ciano e magenta, e uma boa qualidade de exibição foi obtida em relação ao verde e ao azul. Tabela 11
W R1 R1 Ye G C B Y [%] 100 7,1 7,1 32,5 19,3 26,3 8,3 x 0,283 0,697 0,697 0,452 0,191 0,153 0,144 y 0,293 0,296 0,296 0,526 0,739 0,216 0,096 Comprimento 9.180,85 627 627 572 532 482 471 de onda do¬ (9.454) * minante [nm] Pureza de 98 98 94 88 71 89 cor [%] Qualidade de X X X O ® ® exibição *) Temperatura da cor (°C (K))
Tabela 12
W R* Ye* G C* B M* Y [%] 100 14,2 65,7 19,3 53,6 8,3 22,3 X 0,283 0,697 0,490 0,191 0,153 0,144 0,342 y 0,293 0,296 0,487 0,739 0,230 0,096 0,167 Comprimento 627 578 532 484 471 553 t de onda do¬ minante [nm] Pureza de 98 93 88 70 89 66 cor [%] Qualidade de ® ® O ® O ® exibição *) R = R1 + R2
*) Ye = R1 + R2 + Ye + G
*)C = G + C + B *) M = R1 + R2 + B
tComprimento de onda complementar (nm)
Exemplo 4
A Tabela 13 mostra o valor Y e congêneres de cada subpixel neste Exemplo, e a
Tabela 14 mostra o valor Y e congêneres de cada cor primária neste Exemplo. Além do mais, características de transmitância espectral dos filtros de cor e um espectro de Iuz de fundo neste Exemplo são mostrados na figura 17 e na figura 18.
Da forma vista da Tabela 13, no geral, o valor Y, o comprimento de onda dominante e a pureza de cor de cada subpixel estão nas faixas de valores preferíeis mostradas na Tabela 6. Portanto, da forma vista na Tabela 14, no geral, o valor Y, o comprimento de onda dominante e a pureza de cor de cada cor primária estão nas faixas de valores preferíveis mostradas na Tabela 5. Em decorrência disto, uma qualidade de exibição muito boa foi obtida em relação ao vermelho, verde, amarelo, ciano e magenta, e uma boa qualidade de exi5 bição foi obtida em relação ao azul.
Tabela 13
W R1 R2 Ye G C B Y [%] 100 7,1 7,8 31,3 26,7 23,3 4,0 X 0,284 0,685 0,678 0,444 0,178 0,153 0,148 y 0,294 0,295 0,298 0,525 0,717 0,192 0,051 Comprimento 9.581,85 625 625 572 527 481 463 de onda do¬ (9.855) * minante [nm] Pureza de 96 94 91 79 74 95 cor [%] Qualidade de X X X <§> O O exibição *) Temperatura da Cor (°C (K))
Tabela 14
W R* Ye* G C* B M* Y [%] 100 14,8 64,9 26,7 53,7 4,0 18,6 X 0,284 0,685 0,411 0,178 0,155 0,148 0,357 y 0,294 0,296 0,540 0,717 0,228 0,051 0,146 Comprimento 625 567 527 484 463 547 t de onda do¬ minante [nm] Pureza de 96 86 79 69 95 77 cor [%] Qualidade de m <f> O exibição *) R = R1 + R2 *) Ye = RI +R2 + Y + G
*)C = G + C + B *) M = R1 + R2 + B
t) Comprimento de onda complementar (nm)
Exemplo 5
A Tabela 15 mostra o valor Y e congêneres de cada subpixel neste Exemplo, e a Tabela 16 mostra o valor Y e congêneres de cada cor primária neste Exemplo. Além do mais, características de transmitância espectral dos filtros de cor e um espectro de Iuz de fundo neste Exemplo são mostrados na Figura 19 e na figura 20.
Da forma vista na Tabela 15, no geral, o valor Y, o comprimento de onda dominante 5 e a pureza de cor de cada subpixel estão nas faixas de valores preferíveis mostradas na Tabela 6. Portanto, da forma vista na Tabela 16, no geral, o valor Y, o comprimento de onda dominante e a pureza de cor de cada cor primária estão nas faixas de valores preferíveis mostradas na Tabela 5. Em decorrência disto, uma qualidade de exibição muito boa foi obtida em relação ao vermelho, azul, amarelo, ciano e magenta, e uma boa qualidade de exibi10 ção foi obtida em relação ao verde.
Tabela 15
W R1 R1 Ye G C B Y [%] 100 7,6 7,6 31,3 34,8 14,2 5,3 x 0,281 0,685 0,685 0,461 0,206 0,131 0,149 y 0,289 0,293 0,293 0,517 0,595 0,254 0,043 Comprimento 8.778,85 630 630 573 522 489 460 de onda do¬ (9.052)* minante [nm] Pureza de 94 94 93 53 75 76 cor [%] Qualidade de X X X O O ® exibição *) Temperatura da Cor (°C (K))
Tabela 16
W R* Ye* G C* B M* Y [%] 100 15,1 80,9 34,8 53,9 5,3 20,2 X 0,281 0,685 0,442 0,206 0,158 0,149 0,308 y 0,289 0,293 0,477 0,595 0,229 0,043 0,117 Comprimento 630 578 522 484 460 559 f de onda do¬ minante [nm] Pureza de 94 93 53 68 96 79 cor [%) Qualidade de ® O ® ® ® exibição 15
*) R = R1 + R2
*) Ye = R1 + R2 + Ye + G *)C = G + C + B *) M = R1 + R2 + B
t) Comprimento de onda complementar (nm)
Exemplo 6
A Tabela 17 mostra o valor Y e congêneres de cada subpixel neste Exemplo, e a
Tabela 18 mostra o valor Y e congêneres de cada cor primária neste Exemplo. Além do mais, características de transmitância espectral dos filtros de cor e um espectro de Iuz de fundo neste Exemplo são mostrados na figura 21 e na figura 22.
Da forma vista na Tabela 17, no geral, o valor Y, o comprimento de onda dominante 10 e a pureza de cor de cada subpixel estão nas faixas de valores preferíveis mostradas na Tabela 6. Portanto, da forma vista na Tabela 18, no geral, o valor Y, o comprimento de onda dominante e a pureza de cor de cada cor primária estão nas faixas de valores preferíveis mostradas na Tabela 5. Em decorrência disto, uma qualidade de exibição muito boa foi obtida em relação ao vermelho, verde, amarelo e magenta, e uma boa qualidade de exibição foi 15 obtida em relação ao azul e ao ciano.
Tabela 17
W R1 R1 Ye G C B Y [%] 100 7,7 7,7 33,6 31,2 10,4 10,0 X 0,284 0,687 0,687 0,451 0,176 0,137 0,146 y 0,286 0,295 0,295 0,526 0,714 0,150 0,082 Comprimento 9.397,85 625 625 572 527 478 469 de onda do¬ (9.671)* minante [nm] Pureza de 96 96 93 78 84 90 cor [%] Qualidade de X X X ® O O exibição *) Temperatura da Cor (°C (K))
Tabela 18
W R* Ye* G C* B M* Y [%] 100 15,3 79,9 31,2 51,4 10,0 25,2 X 0,286 0,687 0,454 0,176 0,148 0,146 0,308 y 0,287 0,294 0,503 0,714 0,219 0,082 0,145 Comprimento 620 578 527 483 469 560 t de onda do¬ minante [nm] Pureza de 96 89 78 72 90 69 cor [%] Qualidade de • §> O O O exibição *) R = R1 + R2 *) Ye = R1 + R2 + Ye + G *)C = G + C + B *) M = R1 + R2 + B t) Comprimento de onda complementar (nm)
Exemplo 7
A Tabela 19 mostra o valor Y e congêneres de cada subpixel neste Exemplo, e a Tabela 20 mostra o valor Y e congêneres de cada cor primária neste Exemplo. Além do mais, características de transmitância espectral dos filtros de cor e um espectro de Iuz de fundo neste Exemplo são mostrados na figura 23 e na figura 24.
Da forma vista na Tabela 19, no geral, o valor Y, o comprimento de onda dominante e a pureza de cor de cada subpixel estão nas faixas de valores preferíveis mostradas na Tabela 6. Portanto, da forma vista na Tabela 20, no geral, o valor Y, o comprimento de onda dominante e a pureza de cor de cada cor primária estão nas faixas de valores preferíveis 15 mostradas na Tabela 5. Em decorrência disto, uma qualidade de exibição muito boa foi obtida em relação ao verde, amarelo, azul, ciano e magenta, e uma boa qualidade de exibição foi obtida em relação ao vermelho.
Tabela 19
W R1 R1 Ye G C B Y [%] 100 8,2 8,2 42,2 22,1 14,6 5,5 X 0,299 0,655 0,655 0,449 0,246 0,146 0,147 y 0,294 0,337 0,334 0,535 0,651 0,225 0,047 Comprimento 7.679,85 609 610 572 538 483 462 de onda do¬ (7.953) * minante [nm] Pureza de 97 97 96 73 71 97 cor [%] Qualidade de X X X ® ® • exibição *) Temperatura da Cor (°C (K))
Tabela 20
W R* Ye* G C* B M* Y [%] 100 16,5 80,3 22,1 41,7 5,3 21,7 X 0,299 0,655 0,471 0,246 0,161 0,146 0,298 y 0,294 0,337 0,500 0,651 0,195 0,047 0,132 Comprimento 609 576 538 480 462 560 t de onda do¬ minante [nm] Pureza de 88 91 73 70 96 73 cor [%] Qualidade de O e ® exibição *) R = R1 + R2 *) Ye = R1 + R2 + Ye + G *)C = G + C + B *) M = R1 + R2 + B t) Comprimento de onda complementar
Exemplo 8
A Tabela 21 mostra o valor Y e congêneres de cada subpixel neste Exemplo, e a Tabela 22 mostra o valor Y e congêneres de cada cor primária neste Exemplo. Além do mais, características de transmitância espectral dos filtros de cor e um espectro de Iuz de fundo neste Exemplo são mostrados na figura 25 e na figura 26.
Da forma vista na Tabela 21, já que o primeiro e o segundo subpixels vermelhos R1 e R2 tinham um valor Y ligeiramente baixo de 4 %, que não está na faixa de valor preferível mostrada na Tabela 6 (isto é, não menos que 5 % e não mais que 11 %), o valor Y do vermelho não aumentou suficientemente. Em decorrência disto, da forma vista na Tabela 22, o 15 valor Y do vermelho ficou ligeiramente baixo, isto é, 7,9 %, que não está na faixa de valor preferível mostrada na Tabela 5 (isto é, não menos que 10 % e não mais que 22 %). Isto torna o vermelho exibido ligeiramente mais escuro do que é alcançado nos Exemplos 1 até 7. Além do mais, já que o primeiro e o segundo subpixels vermelhos R1 e R2 tinham um valor Y ligeiramente baixo, o valor Y do magenta não aumentou suficientemente. Em decor20 rência disto, da forma vista na Tabela 22, o valor Y do magenta ficou ligeiramente baixo, isto é, 13, 1 %, que não está na faixa de valor preferível (isto é, não menos que 15 % e não mais que 30 %) mostrada na Tabela 5. Isto torna o magenta exibido ligeiramente mais escuro do que é alcançado nos Exemplos 1 até 7.
Tabela 21
W R1 R1 Ye G C B Y [%] 100 4,0 4,0 57,0 21,5 8,6 5,3 X 0,284 0,656 0,656 0,479 0,246 0,137 0,146 y 0,286 0,299 0,299 0,513 0,668 0,107 0,047 Comprimento 9.061,85 625 625 575 540 473 462 de onda do¬ (9.335) * minante [nm] Pureza de 88 88 98 80 89 86 cor [%] Qualidade de X X X O X © exibição *) Temperatura da Cor (°C (K))
Tabela 22
W R* Ye* G C* B M* Y [%] 100 7,9 86,2 21,5 35,2 5,3 13,1 X 0,286 0,656 0,463 0,246 0,157 0,146 0,242 y 0,287 0,299 0,510 0,668 0,156 0,047 0,094 Comprimento 625 574 540 477 462 567 t de onda do¬ minante [nm] Pureza de 88 92 80 77 96 78 cor [%] Qualidade de Δ © © © © Δ exibição *) R = R1 + R2
*) Ye = R1 + R2 + Ye + G *)C = G + C + B
*) M = R1 + R2 + B
t) Comprimento de onda complementar (nm)
A seguir, serão descritos exemplos preferíveis do arranjo de subpixel em um pixel.
Primeiramente, as figuras 27 (a) até (I) mostram exemplos do arranjo preferível do subpixel azul B e do subpixel amarelo Ye. Na figura 27, subpixels diferentes do subpixel azul B e do subpixel amarelo Ye não precisam ser distinguíveis e, portanto, são denotados simplesmente como X1, X2, X3 e X4. Assim, na figura 27 e nas figuras subsequentes, subpixels diferentes dos subpixels de interesse serão denotados como X1, X2 e assim por diante.
Da forma mostrada nas figuras 27 (a) até (I), é preferível que o subpixel azul Beo subpixel amarelo Ye sejam exibidos contíguos. Os motivos disto serão descritos a seguir.
No caso em que um pixel é composto por um subpixel vermelho, um subpixel verde e um subpixel azul, como em um dispositivo de exibição convencional que usa três componentes primários para exibição, a mistura da Iuz de cor dos três subpixels ocorre facilmente. Entretanto, no caso em que um pixel é composto por ainda mais subpixels, como em um dispositivo de exibição de múltiplos componentes primários, a Iuz da cor dos respectivos subpixels pode ser difícil de misturar, dependendo do arranjo dos subpixels, e pode haver problemas no reconhecimento visual. Em particular, pode não ser possível alcançar exibição uniforme durante a exibição do branco.
Embora todos os subpixels estejam em suas máximas Iuminosidades durante a e5 xibição de branco, há grandes diferenças no matiz e na luminância entre os respectivos subpixels. O grau no qual a Iuz da cor de um subpixel é misturada com a Iuz da cor de um subpixel adjacente é determinado pelo matiz e pela luminosidade de cada subpixel. Portanto, sem considerar tais características dos subpixels, a exibição uniforme de branco não pode ser alcançada. Por exemplo, linhas escuras e linhas brilhantes podem ser observadas, ou 10 linhas coloridas podem ser observadas.
Entre a pluralidade de subpixels que compõem os pixels de um dispositivo de exibição de múltiplos componentes primários, o subpixel amarelo tem uma luminosidade muito alta e, assim, é provável que seja uma causa para as linhas brilhantes. Da forma mostrada nas figuras 27 (a) até (I), quando o subpixel azul Beo subpixel amarelo Ye forem dispostos 15 contíguos, o subpixel amarelo Ye com uma luminosidade muito alta e o subpixel azul B com a luminosidade mais baixa ficam adjacentes um em relação ao outro, de forma que seja improvável que as linhas brilhantes sejam observadas. Além do mais, já que o subpixel amarelo Ye e o subpixel azul B são cores complementares uma em relação à outra, a região onde o subpixel amarelo Ye e o subpixel azul B ficam contíguos se torna uma região que exibe 20 bom branco, com pouco colorido. Assim, pela disposição do subpixel azul B e do subpixel amarelo Ye para ficar contíguos, a média da luminosidade e do matiz pode ser bem calculada, assim, facilitando a uniforme exibição de branco.
Nos arranjos exemplares mostrados nas figuras 27 (a) até (e) e (g) até (k), o subpixel azul B é contíguo ao subpixel amarelo Ye no mesmo pixel. Por outro lado, nos arranjos 25 exemplares mostrados nas figuras 27 (f) e (I), o subpixel azul B é contíguo ao subpixel amarelo Ye em um pixel adjacente. As figuras 28 (a) e (b) mostram dois pixels P adjacentes ao longo da direção da linha quando os arranjos exemplares mostrados nas figuras 27 (f) e (I) forem adotados. Da forma mostrada nas figuras 28 (a) e (b), o subpixel azul B não é contíguo ao subpixel amarelo Ye no mesmo pixel, mas é contíguo ao subpixel amarelo Ye em um 30 pixel adjacente.
Assim, o subpixel azul Beo subpixel amarelo Ye podem ser contíguos no mesmo pixel, da forma mostrada nas figuras 27 (a) até (e) e (g) até (k), ou podem ser contíguos através de dois pixels adjacentes, da forma mostrada nas figuras 27 (f) e (I) ou nas figuras 28 (a) e (b). Na presente especificação, diz-se que “subpixels (dois ou mais subpixels) ficam 35 dispostos contíguos” tanto no caso em que os subpixels ficam contíguos no mesmo pixel quanto no caso em que os subpixels ficam contíguos através de dois pixels adjacentes. Esta similaridade se aplica aos arranjos preferíveis descritos a seguir. No caso em que o subpixel azul Beo subpixel amarelo Ye ficam dispostos contíguos, é adicionalmente preferível que o primeiro subpixel vermelho R1 ou que o segundo subpixel vermelho R2 fiquem adjacentes ao subpixel amarelo Ye. Especificamente, da forma mostrada nas figuras 29 (a) até (I), é preferível que o subpixel azul B, o subpixel amarelo Ye 5 e o primeiro ou o segundo subpixels vermelhos R fiquem contíguos, nesta ordem (nesta ordem da esquerda para a direita nas figuras 29 (a) até (f) e nesta ordem da direita para a esquerda nas figuras 29 (g) até (I)). Na figura 29, já que não é necessário distinguir entre o primeiro subpixel vermelho R1 e o segundo subpixel vermelho E2, eles são denotados simplesmente como “R”. Na figura 29, qualquer subpixel que for denotado como “R” pode ser 10 tanto o primeiro subpixel vermelho R1 quanto o segundo subpixel vermelho R2. Esta similaridade se aplica às figuras subsequentes.
Nos arranjos exemplares mostrados nas figuras 29 (a) até (I), o subpixel azul com a luminosidade mais baixa fica adjacente ao subpixel amarelo Ye, e o primeiro ou o segundo subpixels vermelhos R com uma luminosidade relativamente baixa também ficam adjacen15 tes ao subpixel amarelo Ye. Em outras palavras, o subpixel azul Beo primeiro ou o segundo subpixels vermelhos R ficam dispostos em ambos os lados do subpixel amarelo Ye. Em decorrência disto, é menos provável que linhas brilhantes sejam observadas.
Como também já foi descrito em relação ao arranjo do subpixel azul B e do subpixel amarelo Ye, percebe-se que o subpixel azul B, o subpixel amarelo Ye, e o primeiro ou o segundo subpixels vermelhos R podem ficar contíguos no mesmo pixel, da forma mostrada nas figuras 29 (a) até (d) e (h) até (k), ou contíguos através de dois pixels adjacentes, da forma mostrada nas figuras 29 (e) até (g) e (I).
Além do mais, já que o subpixel azul B tem uma baixa luminosidade e que a Iuz da cor do subpixel azul B é fácil de misturar com a Iuz da cor de todos os outros subpixels, é 25 provável que uma linha escura seja observada quando um subpixel com uma baixa luminosidade ficar disposto próximo do subpixel azul B. Portanto, é preferível que o subpixel verde G ou que o subpixel ciano C com uma luminosidade relativamente baixa fiquem dispostos próximos do subpixel azul B.
Em outras palavras, é preferível que: da forma mostrada nas figuras 30 (a) até (I), o 30 subpixel verde G, o subpixel azul B, o subpixel amarelo Ye, e o primeiro ou o segundo subpixels vermelhos R fiquem dispostos contíguos, nesta ordem, ou, da forma mostrada, nas figuras 31 (a) até (I), o subpixel ciano C, o subpixel azul B, o subpixel amarelo Ye, e o primeiro ou o segundo subpixels vermelhos R fiquem dispostos contíguos, nesta ordem. Com um arranjo como este, é possível realizar a exibição de uma maneira que seja improvável 35 que linhas escuras sejam observadas.
Note que o subpixel verde G, o subpixel azul B, o subpixel amarelo Ye e o primeiro ou o segundo subpixels vermelhos R podem ficar contíguos no mesmo pixel, da forma mostrada nas figuras 30 (b) até (d) e (h) até (j)> ou contíguos através de dois pixels adjacentes, da forma mostrada nas figuras 30 (a), (e) até (g), (k) e (I). Além do mais, o subpixel ciano C, o subpixel azul B, o subpixel amarelo Ye1 e o primeiro ou o segundo subpixels vermelhos R podem ficar contíguos no mesmo pixel, da forma mostrada nas figuras 31 (b) até (d) e (h) 5 até 0). ou contíguos através de dois pixels adjacentes, da forma mostrada nas figuras 31 (a), (e) até (g), (k) e (I).
Da forma mostrada na figura 30, quando o subpixel verde G, o subpixel azul B, o subpixel amarelo Ye, e o primeiro ou o segundo subpixels vermelhos R ficarem dispostos contíguos, nesta ordem, os outros dois subpixels podem ficar dispostos em qualquer ordem. 10 Especificamente, da forma mostrada nas figuras 32 (a) até (I), um do primeiro e do segundo subpixels vermelhos R, o subpixel verde G, o subpixel azul B, o subpixel amarelo Ye, e o outro do primeiro e do segundo subpixels vermelhos R, e o subpixel ciano C podem ficar dispostos contíguos, nesta ordem, ou, da forma mostrada nas figuras 33 (a) até (I), o subpixel ciano C, o subpixel verde G, o subpixel azul B, o subpixel amarelo Ye, um do primeiro e 15 do segundo subpixels vermelhos R, e o outro do primeiro e do segundo subpixels vermelhos R podem ficar dispostos contíguos, nesta ordem.
Da forma mostrada na figura 31, também, quando o subpixel ciano C, o subpixel azul B, o subpixel amarelo Ye, e o primeiro ou o segundo subpixels vermelhos R ficarem dispostos contíguos, nesta ordem, os outros dois subpixels podem ficar dispostos em qual20 quer ordem. Especificamente, da forma mostrada nas figuras 34 (a) até (I), um do primeiro e do segundo subpixels vermelhos R, o subpixel ciano C, o subpixel azul B, o subpixel amarelo Ye, o outro do primeiro e do segundo subpixels vermelhos R, e o subpixel verde G podem ficar dispostos contíguos, nesta ordem, ou, da forma mostrada nas figuras 35 (a) até (I), o subpixel verde G, o subpixel ciano C, o subpixel azul B, o subpixel amarelo Ye, um do pri25 meiro e do segundo subpixels vermelhos Reo outro do primeiro e do segundo subpixels vermelhos R podem ficar dispostos contíguos, nesta ordem.
Em relação à figura 30 e à figura 31, já foi descrito que o subpixel verde G ou o subpixel ciano C com uma luminosidade relativamente alta ficam preferivelmente dispostos próximos do subpixel azul B. Por exemplo, quando o primeiro ou o segundo subpixels ver30 melhos R com uma luminosidade relativamente baixa ficarem dispostos próximos do subpixel azul B, uma linha escura que é colorida de magenta pode ser observada em função da mistura da Iuz da cor do subpixel azul B e da Iuz da cor do primeiro ou do segundo subpixels vermelhos R adjacentes. Entretanto, neste caso, pode-se tornar menos provável que a linha escura seja observada pela disposição adicional do subpixel verde G próximo do primeiro ou 35 do segundo subpixels vermelhos R adjacentes ao subpixel azul B.
Isto é, da forma mostrada nas figuras 36 (a) até (I), o subpixel verde G, um do primeiro e do segundo subpixels vermelhos R, o subpixel azul B, o subpixel amarelo Ye e o outro do primeiro e do segundo subpixels vermelhos R podem ficar dispostos contíguos nesta ordem, de acordo com o que, a ocorrência de uma linha escura que é colorida de magenta pode ser aliviada até um nível não problemático, em virtude de o subpixel verde G com uma luminosidade relativamente alta e exibindo verde, que é uma cor complementar a ma5 genta, ficar disposto próximo do primeiro ou do segundo subpixels vermelhos R adjacentes ao subpixel azul B. Além do mais, quando o primeiro e o segundo subpixels vermelhos R ficarem dispostos em um intervalo igual, da forma mostrada nas figuras 36 (a) até (I), um efeito de melhorar a uniformidade da exibição do vermelho (reduzindo a percepção das listras verticais) pode ser obtido.
Além do mais, quando caracteres e gráficos forem exibidos, dependendo do arranjo
de subpixels, pode ocorrer colorido da borda do padrão. A fim de reduzir ocorrência do colorido da borda do padrão, é preferível que pelo menos uma de ambas as extremidades do pixel não seja nem o subpixel amarelo Ye com uma luminosidade muito alta nem o subpixel azul B com a luminosidade mais baixa (isto é, ela é o primeiro ou o segundo subpixels ver15 melhos R, o subpixel verde G ou o subpixel ciano C). Em outras palavras, da forma mostrada em (a) até (e) e (g) até (k) da figura 32 até a figura 36, é preferível que, em cada um da pluralidade de pixels, pelo menos um do subpixel azul B e do subpixel amarelo fique disposto entre outros subpixels (para não ficar localizado em uma extremidade do pixel).
Além do mais, a fim de reduzir a ocorrência de colorido da borda do padrão com uma maior certeza, é mais preferível que nenhuma extremidade do pixel seja o subpixel amarelo Ye nem o subpixel azul B, e é adicionalmente preferível que o subpixel amarelo Ye e o subpixel azul B fiquem localizados próximos do centro do pixel. Em outras palavras, da forma mostrada em (b) até (d) e (h) até (j) da figura 32 até a figura 36, é mais preferível que, em cada um da pluralidade de pixels, o subpixel azul Beo subpixel amarelo Ye fiquem dispostos contíguos, e que o subpixel azul Beo subpixel amarelo Ye, ficando dispostos contíguos, fiquem dispostos entre outros subpixels (para não ficar localizados em uma extremidade do pixel), e é adicionalmente preferível que, da forma mostrada em (c) e (i) da figura 32 até a figura 36, o subpixel azul Beo subpixel amarelo Ye, ficando dispostos contíguos, fiquem localizados próximos do centro do pixel (aqui, eles estão localizados na terceira coIuna e na quarta coluna em um pixel com subpixels dispostos em 1 linha por 6 colunas).
A discussão exposta dos arranjos preferíveis dos subpixels foi feita a partir da perspectiva da realização da uniforme exibição do branco. Agora, arranjos preferíveis de subpixels serão descritos a partir de diferentes perspectivas.
Como já foi descrito, quando o número de cores primárias usadas para exibição aumentar, o número de subpixels por pixel aumenta, de forma que o tamanho de cada subpixel diminua. Por exemplo, quando um pixel de um dispositivo de exibição com três componentes primários, que é composto por três subpixels dispostos em 1 linha por 3 colunas, da forma mostrada na figura 37 (a), for substituído por um pixel de um dispositivo de exibição de múltiplos componentes primários, que é composto por seis subpixels dispostos em 1 linha por 6 colunas, da forma mostrada na figura 37 (b) (esta substituição sendo feita, ainda conservando o tamanho do pixel), a largura de cada subpixel ao longo da direção da linha (a 5 direção direita - esquerda na figura) cai pela metade. Dependendo do arranjo de subpixels, isto resulta em um problema em que, quando uma linha de cor única que se estende ao longo da direção da coluna for exibida, a largura da linha é dividida por dois. Doravante, este problema será descrito mais especificamente.
Primeiro, suponha que os pixels de um dispositivo de exibição de três componentes 10 primários mostrado na figura 37 (a) sejam colocados em um arranjo de matriz mostrado na figura 38 (a). Neste caso, se uma linha verde for exibida pelo ajuste do subpixel verde G na luminância mais alta e pelo ajuste dos outros subpixels na luminância mais baixa, da forma mostrada na figura 38 (b), sua largura da linha é um subpixel tanto em relação à direção da linha quanto em relação à direção da coluna.
Considerando que os subpixels mostrados na figura 32 (c) têm um arranjo chamado
padrão A, se os pixels P com este padrão A forem simplesmente colocados em um arranjo de matriz mostrado na figura 39 (a), um arranjo mostrado na figura 39 (b) será obtido. Se uma linha verde for exibida neste arranjo pelo ajuste do subpixel verde G na luminância mais alta e dos outros subpixels na luminância mais baixa, da forma mostrada na figura 39 20 (c), a largura de uma linha verde que se estende ao longo da direção da coluna será 1/2 daquela mostrada na figura 38 (b) (isto é, uma largura correspondente à metade de um subpixel do dispositivo de exibição de três componentes primários).
A fim de impedir uma diminuição como esta na largura da linha, é preferível que dois pixels adjacentes ao longo da direção da coluna sejam diferentes em seus arranjos de 25 diversos subpixels. Por exemplo, considerando que os subpixels mostrados na figura 32 (b) têm um arranjo chamado padrão B, se os pixels B com o padrão A e os pixels P’ com padrão B ficarem alternativamente dispostos ao longo da direção da coluna, da forma mostrada na figura 40 (a) (isto é, os pixels P do padrão A ficam dispostos nas linhas de número ímpar e os pixels P’ do padrão B ficam dispostos nas linhas de número par), um arranjo 30 mostrado na figura 40 (b) será obtido.
O arranjo de subpixel no pixel é deslocado em uma coluna entre os pixels P do padrão A e os pixels P’ do padrão B. Portanto, no arranjo mostrado na figura 40 (b), todos os subpixels que exibem a mesma cor pertencem a diferentes colunas entre os pixels P, P’ adjacentes ao longo da direção da coluna. Por exemplo, o subpixel verde G pertence à segun35 da coluna no pixel P, mas pertence à primeira coluna no pixel P’. Portanto, se uma linha verde for exibida pelo ajuste do subpixel verde G na luminância mais alta e dos outros subpixels na luminância mais baixa neste arranjo, da forma mostrada na figura 40 (c), a largura de uma linha verde que se estende ao longo da direção da coluna será a mesma daquela mostrada na figura 38 (b) (isto é, a largura de um subpixel do dispositivo de exibição de três componentes primários).
A fim de impedir uma diminuição na largura da linha com uma maior certeza, é mais 5 preferível que subpixels de todas as cores pertençam a diferentes colunas entre dois pixels adjacentes ao longo da direção da coluna. Entretanto, efeitos suficientes serão obtidos, contanto que pelo menos um do subpixel verde G e do subpixel amarelo Ye com uma alta luminosidade pertença a diferentes colunas, e efeitos ainda mais suficientes serão obtidos se tanto o subpixel verde G quanto o subpixel amarelo Ye pertencerem a diferentes colunas.
Embora a discussão exposta tenha sido direcionada a um exemplo em que uma
pluralidade de subpixels fica disposta em uma linha por múltiplas colunas em um único pixel (arranjo de faixa), o supramencionado problema da menor largura de linha também pode ocorrer no caso em que uma pluralidade de subpixels fica disposta em múltiplas linhas por múltiplas colunas em um único pixel (arranjo de mosaico).
Por exemplo, quando um pixel de um dispositivo de exibição de três componentes
primários, que é composto por três subpixels dispostos em 1 linha por 3 colunas, da forma mostrada na figura 41 (a), for substituído por um pixel de um dispositivo de exibição de múltiplos componentes primários, que é composto por seis subpixels dispostos em 2 linhas por 3 colunas, da forma mostrada na figura 41 (b), a largura de cada subpixel ao longo da dire20 ção da coluna (direção de cima para baixo na figura) cai pela metade. Dependendo do arranjo de subpixels, isto resulta em um problema em que, quando uma linha de cor única que se estende ao longo da direção da linha for exibida, a largura da linha é dividida ao meio. Isto será descrito mais especificamente a seguir.
Considerando que os subpixels mostrados na figura 41 (b) têm um arranjo chamado 25 padrão C, se os pixels P com este padrão C forem simplesmente colocados em um arranjo de matriz, da forma mostrada na figura 42 (a), um arranjo mostrado na figura 42 (b) será obtido. Se uma linha verde for exibida pelo ajuste do subpixel verde G na luminância mais alta e dos outros subpixels na luminância mais baixa neste arranjo, da forma mostrada na figura 42 (c), a largura de uma linha verde que se estende ao longo da direção da linha será 30 1/2 daquela mostrada na figura 38 (b) (isto é, uma largura correspondente à metade de um subpixel do dispositivo de exibição de três componentes primários).
A fim de impedir uma diminuição como esta na largura da linha, é preferível que dois pixels adjacentes ao longo da direção da linha sejam diferentes em seus arranjos de diversos subpixels. Por exemplo, considerando que os subpixels mostrados na figura 43 (a) 35 têm um arranjo chamado padrão D (que é um padrão de arranjo diferente do padrão C mostrado na figura 41 (b)), se os pixels P com o padrão C e os pixels P’ com o padrão D ficarem alternativamente dispostos ao longo da direção da linha, da forma mostrada na figura 43 (b) (isto é, os pixels P do padrão C ficam dispostos nas colunas de número ímpar e os pixels P’ do padrão D ficam dispostos nas colunas de número par), um arranjo mostrado na figura 43 (c) será obtido.
Entre os pixels P do padrão C e os pixels P’ do padrão D, o arranjo do subpixel ver5 de G, do subpixel azul B, do subpixel amarelo Ye e do subpixel ciano C no pixel é diferente. Portanto, no arranjo mostrado na figura 43 (c), entre dois pixels P, P’ adjacentes ao longo da direção da linha, o subpixel verde G, o subpixel azul B, o subpixel amarelo Ye e o subpixel ciano C pertencem a linhas diferentes. Especificamente, o subpixel amarelo Ye e o subpixel azul B pertencem à primeira linha no pixel P, mas pertencem à segunda linha no pixel P’. 10 Além do mais, o subpixel verde Geo subpixel ciano C pertencem à segunda linha no pixel P, mas pertencem à primeira linha no pixel P'.
Portanto, se uma linha verde for exibida pelo ajuste do subpixel verde G na luminância mais alta e dos outros subpixels na luminância mais baixa neste arranjo, por exemplo, da forma mostrada na figura 43 (d), a largura de uma linha verde que se estende ao longo da direção da linha será a mesma daquela mostrada na figura 38 (b) (isto é, a largura de um subpixel do dispositivo de exibição de três componentes primários).
A fim de impedir uma diminuição na largura da linha com uma maior certeza, é mais preferível que subpixels de tantas cores quanto possível pertençam a diferentes linhas entre dois pixels adjacentes ao longo da direção da linha. Entretanto, efeitos suficientes serão 20 obtidos, contato que pelo menos um do subpixel verde G e do subpixel amarelo Ye com uma alta luminosidade pertença a diferentes linhas, e efeitos ainda mais suficientes serão obtidos se tanto o subpixel verde G quanto o subpixel amarelo Ye pertencerem a diferentes linhas.
Embora a descrição exposta tenha sido direcionada a construções em que cada pi25 xel é definido por seis subpixels, a presente invenção não é limitada a estas. Também, em construções em que cada pixel é definido por mais (sete ou mais) subpixels, ou em que cada pixel é definido por cinco subpixels (por exemplo, o subpixel ciano pode ser omitido), o efeito da exibição de vermelho brilhante pode ser obtido, contanto que cada pixel inclua o primeiro subpixel vermelho R1 e o segundo subpixel vermelho R2. Além do mais, pela dis30 posição dos subpixels das supramencionadas maneiras (especificamente, dispondo o subpixel azul e o subpixel amarelo para ficar contíguos, ou garantindo que os subpixels tenham diferentes padrões de arranjo entre dois pixels adjacentes), torna-se possível alcançar uniforme exibição do branco e impedir uma diminuição na largura da linha.
Nas construções suprailustradas, a pluralidade de subpixels que define cada pixel tem, substancialmente, o mesmo tamanho. Alternativamente, a pluralidade de subpixels que define cada pixel pode ter tamanho diferente. Entretanto, o uso de subpixels de diferentes tamanhos pode tornar o projeto do dispositivo de exibição difícil, ou pode complicar as etapas de produção do dispositivo de exibição. Tais problemas não ocorrerão no caso em que a pluralidade de subpixels que define cada pixel for, substancialmente, do mesmo tamanho.
A seguir, a estrutura mais específica do dispositivo de exibição de cristal líquido 100 de acordo com a presente modalidade será descrita.
Da forma mostrada na figura 44, o dispositivo de exibição de cristal líquido 100 in
clui um substrato de matriz ativo 10, um substrato de filtro de cor 20 e uma camada de cristal líquido 30 disposta entre eles, por exemplo.
Embora não mostrada, uma pluralidade de elementos de comutação (por exemplo, TFTs) e de eletrodos de pixel, que são eletricamente conectados nos respectivos elementos de comutação, é fornecida no substrato de matriz ativo 10.
Tipicamente, da forma mostrada na figura 45, um elemento de comutação 11 é fornecido correspondente a cada subpixel, de forma que cada subpixel seja independentemente acionado. Entretanto, no caso em que o primeiro subpixel vermelho R1 e o segundo subpixel vermelho R2 ficam dispostos contíguos no pixel, da forma mostrada na figura 46, o 15 elemento de comutação 11 correspondente a um do primeiro subpixel vermelho R1 e do segundo subpixel vermelho R2 pode ser omitido, de forma que o primeiro subpixel vermelho R1 e o segundo subpixel vermelho R2 sejam acionados com o mesmo elemento de comutação 11.
Durante o uso de uma construção em que o primeiro subpixel vermelho R1 e o se20 gundo subpixel vermelho R2 são independentemente acionados um em relação ao outro, é possível reduzir a dependência do ângulo de visualização de γ características (isto é, desacordo entre as γ características durante a observação de uma superfície de exibição na direção frontal e as γ características durante a observação da superfície de exibição em uma direção oblíqua).
Como uma técnica para reduzir a dependência do ângulo de visualização de γ ca
racterísticas, uma técnica chamada acionamento multipixels é proposta nas publicações de patente abertas japonesas 2004-62146 e 2004-78157. Nesta técnica, um subpixel é dividido em duas regiões, e diferentes tensões são aplicadas nestas regiões, de acordo com o que, a dependência do ângulo de visualização de γ características é reduzida.
Durante o uso de uma construção em que o primeiro subpixel vermelho R1 e o se
gundo subpixel vermelho R2 são independentemente acionados um em relação ao outro, é naturalmente possível aplicar diferentes tensões através da camada de cristal líquido sobre o primeiro subpixel vermelho R1 e da camada de cristal líquido sobre o segundo subpixel vermelho R2. Portanto, um efeito de reduzir a dependência do ângulo de visualização de γ 35 características é obtido, similarmente ao acionamento multipixels divulgado nas publicações de patente abertas japonesas 2004-62146 e 2004-78157 supracitadas.
A figura 47 mostra um exemplo de uma estrutura específica do substrato de filtro de cor 20. O substrato de filtro de cor 20 inclui um substrato transparente (por exemplo, um substrato de vidro ou um substrato de plástico) 21 e uma pluralidade de filtros de cor fornecida em regiões do substrato 21, respectivamente, correspondentes aos pixels.
Especificamente, a pluralidade de filtros de cor são: primeiro e segundo filtros de 5 cor vermelha 22R1 e 22R2, que permitem que a Iuz vermelha seja transmitida através deles, um filtro de cor verde 22G, que permite que Iuz verde seja transmitida através dele, um filtro de cor azul 22B, que permite que Iuz azul seja transmitida através dele, um filtro de cor amarela 22Ye, que permite que Iuz amarela seja transmitida através dele, e um filtro de cor ciano 22C, que permite que Iuz ciano seja transmitida através dele.
Uma matriz preta 23 é fornecida entre os filtros de cor. Além do mais, um contraele
trodo 24 é fornecido nos filtros de cor e na matriz preta 23.
Os filtros de cor podem ser formados por uma técnica conhecida, por exemplo, técnica de jato de tinta.
Como já foi descrito, o dispositivo de exibição de cristal líquido 100 realiza exibição 15 de de múltiplos componentes primários. Portanto, os dispositivos de exibição de cristal líquido 100 e 200 incluem um controlador de múltiplos componentes primários que recebe sinais de imagem externamente inseridos e que gera vários sinais de controle para exibição de de múltiplos componentes primários. Um exemplo de um controlador de múltiplos componentes primários é mostrado na figura 48.
O controlador de múltiplos componentes primários 40 mostrado na figura 48 inclui
uma matriz de conversão 41, uma unidade de mapeamento 42, uma pluralidade de tabelas de busca bidimensional 43 e um multiplicador 44.
Sinais RGB externamente inseridos são convertidos pela matriz de conversão 41 em sinais (sinais XYZ) que correspondem ao espaço de cor do sistema de cores XYZ. Os 25 sinais XYZ são mapeados pela unidade de mapeamento 42 sobre o espaço de coordenadas xy, de acordo com o que, sinais correspondentes ao valor Y e às coordenadas de cromaticidade (x, y) são gerados. Há tantas tabelas de busca bidimensionais 43 quantas forem as cores primárias. Com base nestas tabelas de busca bidimensionais 43, dados (r, g, b, ye, c) correspondentes ao matiz e à saturação da cor a ser exibida em cada subpixel são gerados 30 a partir das coordenadas de cromaticidade (x, y). Tais dados e o valor Y são multiplicados no multiplicador 44, de acordo com o que, sinais R, G, B, Ye e C correspondentes às respectivas cores primárias são gerados. Note que a técnica para gerar sinais para exibição de de múltiplos componentes primários não é limitada à técnica aqui descrita, que é somente exemplar.
Aplicabilidade Industrial
De acordo com a presente invenção, é fornecido um dispositivo de exibição que tem uma ampla gama de cores e que pode exibir vermelho brilhante. Também de acordo com a presente invenção, é fornecido um substrato de filtro de cor para ser usado em um dispositivo de exibição como este.
A presente invenção é adequadamente usada para vários dispositivos de exibição, por exemplo, dispositivos de exibição de cristal líquido, CRTs (tubos de raios catódicos), dispositivos de exibição EL orgânico, painéis de exibição de plasma e SEDs (Telas emissoras de Elétron com condução na Superfície).

Claims (20)

1. Dispositivo de exibição compreendendo uma pluralidade de pixels, cada qual definido por uma pluralidade de subpixels, CARACTERIZADO pelo fato de que: a pluralidade de subpixels inclui primeiro e segundo subpixels vermelhos para exibição de vermelho, um subpixel verde para exibição de verde, um subpixel azul para exibição de azul e um subpixel amarelo para exibição de amarelo; e o subpixel azul e o subpixel amarelo ficam dispostos contíguos.
2. Dispositivo de exibição, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o subpixel azul, o subpixel amarelo, e o primeiro ou o segundo subpixels vermelhos ficam dispostos contíguos, nesta ordem.
3. Dispositivo de exibição, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de que o subpixel verde, o subpixel azul, o subpixel amarelo, e o primeiro ou o segundo subpixels vermelhos ficam dispostos contíguos, nesta ordem.
4. Dispositivo de exibição, de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADO pelo fato de que: a pluralidade de subpixels inclui adicionalmente um subpixel ciano para exibição de ciano; e um do primeiro e do segundo subpixels vermelhos, o subpixel verde, o subpixel azul, o subpixel amarelo, o outro do primeiro e do segundo subpixels vermelhos, e o subpixel ciano ficam dispostos contíguos, nesta ordem.
5. Dispositivo de exibição, de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADO pelo fato de que: a pluralidade de subpixels inclui adicionalmente um subpixel ciano para exibição de ciano, e o subpixel ciano, o subpixel verde, o subpixel azul, o subpixel amarelo, um do primeiro e do segundo subpixels vermelhos, e o outro do primeiro e do segundo subpixels vermelhos ficam dispostos contíguos, nesta ordem.
6. Dispositivo de exibição, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de que a pluralidade de subpixels inclui adicionalmente um subpixel ciano para exibição de ciano; e o subpixel ciano, o subpixel azul, o subpixel amarelo, e o primeiro ou o segundo subpixels vermelhos ficam dispostos contíguos, nesta ordem.
7. Dispositivo de exibição, de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelo fato de que um do primeiro e do segundo subpixels vermelhos, o subpixel ciano, o subpixel azul, o subpixel amarelo, o outro do primeiro e do segundo subpixels vermelhos, e o subpixel verde ficam dispostos contíguos, nesta ordem.
8. Dispositivo de exibição, de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelo fato de que o subpixel verde, o subpixel ciano, o subpixel azul, o subpixel amarelo, um do primeiro e do segundo subpixels vermelhos, e o outro do primeiro e do segundo subpixels vermelhos ficam dispostos contíguos, nesta ordem.
9. Dispositivo de exibição, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de que o subpixel verde, um do primeiro e do segundo subpixels vermelhos, o subpixel azul, o subpixel amarelo, e o outro do primeiro e do segundo subpixels vermelhos ficam dispostos contíguos, nesta ordem.
10. Dispositivo de exibição, de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADO pelo fato de que: a pluralidade de subpixels inclui adicionalmente um subpixel ciano para exibição de ciano; e em cada um da pluralidade de pixels, um do primeiro e do segundo subpixels vermelhos, o subpixel ciano, o subpixel verde, o outro do primeiro e do segundo subpixels vermelhos, o subpixel azul e o subpixel amarelo ficam dispostos contíguos, nesta ordem.
11. Dispositivo de exibição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 até10, CARACTERIZADO pelo fato de que, em cada um da pluralidade de pixels, pelo menos um do subpixel azul e do subpixel amarelo fica disposto entre outros subpixels.
12. Dispositivo de exibição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 até 11, CARACTERIZADO pelo fato de que, em cada um da pluralidade de pixels, o subpixel azul e o subpixel amarelo ficam dispostos contíguos, e o subpixel azul e o subpixel amarelo, ficando dispostos contíguos, ficam dispostos entre outros subpixels.
13. Dispositivo de exibição, de acordo com a reivindicação 12, CARACTERIZADO pelo fato de que o subpixel azul e o subpixel amarelo, ficando dispostos contíguos, ficam localizados próximos do centro do pixel.
14. Dispositivo de exibição compreendendo uma pluralidade de pixels, cada qual definido por uma pluralidade de subpixels dispostos em uma linha por múltiplas colunas, CARACTERIZADO pelo fato de que: a pluralidade de subpixels inclui primeiro e segundo subpixels vermelhos para exibição de vermelho, um subpixel verde para exibição de verde, um subpixel azul para exibição de azul, e um subpixel amarelo para exibição de amarelo; e entre dois pixels adjacentes ao longo da direção da coluna, a pluralidade de subpixels tem diferentes arranjos.
15. Dispositivo de exibição, de acordo com a reivindicação 14, CARACTERIZADO pelo fato de que, entre dois pixels adjacentes ao longo da direção da coluna, pelo menos um do subpixel verde e do subpixel amarelo pertence a diferentes colunas.
16. Dispositivo de exibição, de acordo com a reivindicação 15, CARACTERIZADO pelo fato de que, entre dois pixels adjacentes ao longo da direção da coluna, tanto o subpixel verde quanto o subpixel amarelo pertencem a diferentes colunas.
17. Dispositivo de exibição compreendendo uma pluralidade de pixels, cada qual definido por uma pluralidade de subpixels dispostos em múltiplas linhas por múltiplas colunas, CARACTERIZADO pelo fato de que: a pluralidade de subpixels inclui primeiro e segundo subpixels vermelhos para exibição de vermelho, um subpixel verde para exibição de verde, um subpixel azul para exibição de azul e um subpixel amarelo para exibição de amarelo; e entre dois pixels adjacentes ao longo da direção da linha, a pluralidade de subpixels tem diferentes arranjos.
18. Dispositivo de exibição, de acordo com a reivindicação 17, CARACTERIZADO pelo fato de que entre dois pixels adjacentes ao longo da direção da linha, pelo menos um do subpixel verde e do subpixel amarelo pertence a diferentes linhas.
19. Dispositivo de exibição, de acordo com a reivindicação 18, CARACTERIZADO pelo fato de que entre dois pixels adjacentes ao longo da direção da linha, tanto o subpixel verde quanto o subpixel amarelo pertencem a diferentes linhas.
20. Dispositivo de exibição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 até 19, CARACTERIZADO pelo fato de que é um dispositivo de exibição de cristal líquido que compreende uma camada de cristal líquido.
BRPI0808834-9A 2007-03-16 2008-03-13 Dispositivo de exibição BRPI0808834A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2007-068999 2007-03-16
JP2007068999 2007-03-16
PCT/JP2008/054638 WO2008114695A1 (ja) 2007-03-16 2008-03-13 表示装置

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0808834A2 true BRPI0808834A2 (pt) 2014-08-26

Family

ID=39765804

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0808834-9A BRPI0808834A2 (pt) 2007-03-16 2008-03-13 Dispositivo de exibição

Country Status (7)

Country Link
US (1) US8488085B2 (pt)
EP (1) EP2128844A4 (pt)
JP (1) JP4763078B2 (pt)
CN (1) CN101636775B (pt)
BR (1) BRPI0808834A2 (pt)
RU (1) RU2442291C2 (pt)
WO (1) WO2008114695A1 (pt)

Families Citing this family (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8451302B2 (en) * 2007-01-25 2013-05-28 Sharp Kabushiki Kaisha Multi primary color display device
JPWO2010061577A1 (ja) * 2008-11-28 2012-04-26 シャープ株式会社 多原色液晶表示装置および信号変換回路
RU2012122061A (ru) * 2009-10-29 2013-12-10 Шарп Кабусики Кайся Жидкокристаллическое устройство отображения
KR20140026114A (ko) * 2012-08-24 2014-03-05 삼성디스플레이 주식회사 3화소 유닛 및 이를 포함하는 표시 패널
CN104102617B (zh) * 2013-04-02 2017-06-23 德文侠创新伙伴有限公司 具有美容功能的数字化阅读装置
US20160091754A1 (en) * 2013-04-26 2016-03-31 Sharp Kabushiki Kaisha Display device
JP2016173876A (ja) * 2013-08-08 2016-09-29 シャープ株式会社 表示装置
KR102159749B1 (ko) 2014-01-27 2020-09-25 삼성디스플레이 주식회사 표시장치
JP2015184623A (ja) * 2014-03-26 2015-10-22 ソニー株式会社 画像表示装置、カラーフィルタおよび画像信号処理装置
EP3739311A1 (en) * 2016-03-31 2020-11-18 Dai Nippon Printing Co., Ltd. Transmission-type color calibration chart and calibration slide glass
CN105869524A (zh) * 2016-04-29 2016-08-17 中山市宏晟祥光电照明科技有限公司 Led灯珠光效增强型显示屏模组
EP3476122B1 (en) * 2016-06-22 2020-09-16 Dolby Laboratories Licensing Corporation Rendering wide color gamut, two-dimensional (2d) images on three-dimensional (3d) capable displays
CN109387977B (zh) * 2018-12-20 2022-01-14 厦门天马微电子有限公司 彩膜基板及显示装置
CN110989239A (zh) * 2019-12-18 2020-04-10 京东方科技集团股份有限公司 一种像素结构、显示基板和显示装置

Family Cites Families (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4800375A (en) 1986-10-24 1989-01-24 Honeywell Inc. Four color repetitive sequence matrix array for flat panel displays
JP3362758B2 (ja) 1996-03-15 2003-01-07 富士ゼロックス株式会社 反射型カラー表示装置
TW417074B (en) * 1996-09-06 2001-01-01 Matsushita Electric Ind Co Ltd Display device
JP3292133B2 (ja) * 1997-04-14 2002-06-17 日亜化学工業株式会社 Led表示器及びそれを用いた表示装置
JPH10319911A (ja) * 1997-05-15 1998-12-04 Matsushita Electric Ind Co Ltd Led表示装置およびその制御方法
JP4034022B2 (ja) 2000-01-25 2008-01-16 シャープ株式会社 液晶表示装置
JP2001306023A (ja) 2000-04-18 2001-11-02 Seiko Epson Corp 画像表示装置
JP3833464B2 (ja) * 2000-11-01 2006-10-11 株式会社三井ハイテック リードフレーム
EP2273480A3 (en) 2001-06-11 2012-02-22 Genoa Color Technologies Ltd. Device, system and method for color display
US20040051724A1 (en) * 2002-09-13 2004-03-18 Elliott Candice Hellen Brown Four color arrangements of emitters for subpixel rendering
CN1659620B (zh) * 2002-04-11 2010-04-28 格诺色彩技术有限公司 具有增强的属性的彩色显示装置和方法
JP4342200B2 (ja) 2002-06-06 2009-10-14 シャープ株式会社 液晶表示装置
JP4248306B2 (ja) 2002-06-17 2009-04-02 シャープ株式会社 液晶表示装置
JP2004157378A (ja) 2002-11-07 2004-06-03 Denso:Kk スクロール式表示装置
JP4436120B2 (ja) * 2002-12-18 2010-03-24 シャープ株式会社 液晶表示装置及びその製造方法
JP2004258488A (ja) 2003-02-27 2004-09-16 Seiko Epson Corp カラー表示装置及び電子機器
KR100943273B1 (ko) * 2003-05-07 2010-02-23 삼성전자주식회사 4-컬러 변환 방법 및 그 장치와 이를 이용한 유기전계발광표시장치
US7483095B2 (en) * 2003-12-15 2009-01-27 Genoa Color Technologies Ltd Multi-primary liquid crystal display
JP4623498B2 (ja) * 2003-12-26 2011-02-02 シャープ株式会社 表示装置
JP4552508B2 (ja) * 2004-05-21 2010-09-29 セイコーエプソン株式会社 表示装置、画素配置方法および画素配置プログラム
CN100443990C (zh) * 2004-08-19 2008-12-17 夏普株式会社 多原色显示装置和液晶显示装置
WO2006109577A1 (ja) * 2005-04-05 2006-10-19 Sharp Kabushiki Kaisha カラーフィルタ基板及び表示装置
JP5014139B2 (ja) 2005-09-21 2012-08-29 シャープ株式会社 表示装置およびカラーフィルタ基板

Also Published As

Publication number Publication date
US20100066956A1 (en) 2010-03-18
CN101636775A (zh) 2010-01-27
CN101636775B (zh) 2014-05-07
RU2009138221A (ru) 2011-04-27
RU2442291C2 (ru) 2012-02-10
JP4763078B2 (ja) 2011-08-31
US8488085B2 (en) 2013-07-16
EP2128844A1 (en) 2009-12-02
EP2128844A4 (en) 2011-08-10
WO2008114695A1 (ja) 2008-09-25
JPWO2008114695A1 (ja) 2010-07-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0808834A2 (pt) Dispositivo de exibição
US20240040881A1 (en) Display panel and display device
KR101750022B1 (ko) 유기전계발광표시장치
JP4781480B2 (ja) 多原色表示装置
US7760177B2 (en) Display device and color filter substrate
US10257503B2 (en) Autostereoscopic display device
JP7005657B2 (ja) 画素構造及びoled表示パネル
CN108807491A (zh) 像素排列结构
CN210073853U (zh) 像素排布结构、显示面板及显示装置
CN109143708B (zh) 像素结构、阵列基板及显示装置
US20160171917A1 (en) Display panel
WO2017016169A1 (zh) 像素阵列、显示装置及其显示方法
KR20150007256A (ko) 픽셀 어레이
CN105826349A (zh) 显示面板
TWI398713B (zh) 陣列基板以及平面顯示裝置
JP2020518022A (ja) 表示パネルの駆動方法及び駆動装置
CN110364546A (zh) 一种有机发光二极管oled像素排列结构
CN113410259A (zh) 倒装芯片空间像素排布结构和显示面板装置
CN110262120B (zh) 一种基板及其制备方法、显示面板
CN105096805B (zh) 显示装置及子像素渲染方法
CN105096801A (zh) 显示单元、显示面板及其驱动方法和显示装置
CN109581723B (zh) 一种显示面板和显示装置
TWI578503B (zh) 畫素陣列
KR20070103616A (ko) 디스플레이 패널 및 그 구동 방법
CN109686263B (zh) 一种像素结构、显示面板及显示装置

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AS 6A E 7A ANUIDADES.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2343 DE 01-12-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.