BRPI0802373A2 - processo para a obtenÇço de tecidos À prova de desfiadura e tecido obtido - Google Patents

processo para a obtenÇço de tecidos À prova de desfiadura e tecido obtido Download PDF

Info

Publication number
BRPI0802373A2
BRPI0802373A2 BRPI0802373-5A BRPI0802373A BRPI0802373A2 BR PI0802373 A2 BRPI0802373 A2 BR PI0802373A2 BR PI0802373 A BRPI0802373 A BR PI0802373A BR PI0802373 A2 BRPI0802373 A2 BR PI0802373A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
pass
wires
process according
elastic
belonging
Prior art date
Application number
BRPI0802373-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Laura Calissoni
Original Assignee
Carvico S P A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Carvico S P A filed Critical Carvico S P A
Publication of BRPI0802373A2 publication Critical patent/BRPI0802373A2/pt
Publication of BRPI0802373B1 publication Critical patent/BRPI0802373B1/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D04BRAIDING; LACE-MAKING; KNITTING; TRIMMINGS; NON-WOVEN FABRICS
    • D04BKNITTING
    • D04B21/00Warp knitting processes for the production of fabrics or articles not dependent on the use of particular machines; Fabrics or articles defined by such processes
    • DTEXTILES; PAPER
    • D04BRAIDING; LACE-MAKING; KNITTING; TRIMMINGS; NON-WOVEN FABRICS
    • D04BKNITTING
    • D04B27/00Details of, or auxiliary devices incorporated in, warp knitting machines, restricted to machines of this kind
    • D04B27/02Warp-thread guides

Abstract

PROCESSO PARA A OBTENÇçO DE TECIDOS À PROVA DE DESFIADURA E TECIDO OBTIDO. Sobre máquina de tecelagem (1) com tear de tipo à prova de desfiadura que compreende dispositivos emalhadores (4) e ao menos uma barra de passetes (2), que inclui uma pluralidade de passetes (2a) que guiam uma pluralidade de fios (10) na direção dos dispositivos emalhadores (4), nos quais cada uma das passetes (2a) pertencente ao menos a uma das barras de passetes (2) guia uma pluralidade de fios (10).

Description

"PROCESSO PARA A OBTENÇÃO DE TECIDOS À PROVA DE DESFIADURA E TECIDO OBTIDO"
Campo da Invenção
A presente invenção tem por objeto um processo para aobtenção de tecidos à prova de desfiadura, do tipo descrito no preâmbulo daprimeira reivindicação e um tecido obtido com o referido processo.
Fundamentos da Invenção
Como se sabe, tecidos são produzidos por umapluralidade de fios dispostos de acordo com particulares geometrias periódicasque permitem a conexão recíproca dos referidos fios e a formação de malhas.
Portanto, as características dos tecidos sãoestabelecidas pelas geometrias dos entrelaçamentos, pela tipologia dos fios e,enfim, pelas dimensões das malhas.
Em particular, os assim chamados tecidos elásticos à prova de desfiadura são produzidos por um entrelaçamento de base quecompreende uma pluralidade de fios que se desenrolam segundo uma únicadireção, chamada urdidura, e são combinados entre eles por fiossubstancialmente rígidos e por fios substancialmente elásticos.
Os tecidos elásticos à prova de desfiadura são20 utilizados para diversas aplicações e, em particular, para roupas ou vestidoscomo trajes de banho, trajes para o exercício de atividades esportivas, roupaíntima, além de outras peças de vestuário.
Os tecidos em questão são realizado°s industrialmentepor expressas máquinas de tecelagem, com tear de tipo à prova de desfiadura, que compreendem um sistema de transporte e movimentação dos fios, que sãoinseridos, através do orifício de expressos elementos furados, chamadospassetes, e recaem sobre uma fileira de agulhas, dispostas transversalmente àdireção dos fios.
Ademais, as referidas agulhas e passetes são dispostas periodicamente ao longo de expressas barras, que se estendem em direçãolongitudinal.
Em particular, está presente uma pluralidade de barrasde passetes, uma para cada diferente fio que compõe o entrelaçamento debase, e uma de barras de agulhas e outros dispositivos emalhadores, quedesempenham diferentes funções.
Nos detalhes cada fio do entrelaçamento de base passaatravés do orifício de uma diferente passete e, posteriormente, os fiosinteragem simultaneamente com as agulhas situadas em baixo.
Um exemplo de seção esquemática de uma conhecidamáquina de tecelagem, com tear de tipo à prova de desfiadura, é mostrado naFig. 1 onde estão ilustradas duas diferentes barras de passetes,substancialmente idênticas, que transportam cada uma um fio a três barras dedispositivos emalhadores postas em baixo que, interagindo reciprocamente,realizam o tecido.
Quando estas máquinas são ativadas, as passetes e asagulhas são movimentadas com movimentos alternados, enquanto os fios sãomovimentados com um movimento contínuo. Em particular, os fios têmmovimento contínuo vertical e descendente e as passetes que, por sua vez,movimentam ulteriormente os fios, com movimento alternado longitudinal etransversal.
As agulhas, postas em baixo das passetes e queinteragem com os fios movimentados pelas passetes, são movimentadas commovimento vertical alternado.
Entre os tecidos realizados com as referidas máquinas,há pouco tempo foi desenvolvido pela Requerente um tecido constituído porum entrelaçamento de base que tem uma pluralidade de fios e, em particular,dois fios dispostos substancialmente paralelos.
Em particular, nesta tipologia de tecido, oentrelaçamento base está previsto dispor quer de fios elásticos, compostos porelastômeros como lycra® ou similares, quer de fios não elásticos, compostospor poliamidas ou similares.
Estes tecidos apresentam características ideais deresistência e de limitada espessura.
Nestes tecidos, os fios elásticos, que são dificilmentetingíveis e apresentam piores características estéticas, são ocultados pelos fiosnão elásticos.
Contudo, constatou-se que os fios elásticos as vezesnão permanecem alinhados detrás dos fios não elásticos e saem para forapiorando o aspecto exterior do tecido, de um ponto de vista visual e táctil.
Além disso, deve-se ressaltar que os fios com númerosmuito finos causam uma reduzida produtividade das máquinas de tecelagem e,consequentemente, um aumento de custos para a realização dos mesmos.
Descrição da Invenção
Nesta situação a tarefa técnica, posta à fundamento dapresente invenção, é conceber um tecido elástico à prova de desfiadura emcondições de obviar substancialmente aos inconvenientes acima referidos.
No âmbito de dita tarefa técnica, é um objetivoimportante da invenção realizar um procedimento, para a realização de tecidos àprova de desfiadura, capaz de realizar tecidos, em particular, tecidos quecompreendam um entrelaçamento de base com fios dispostos paralelamente,com melhores características estéticas e superficiais.
Um ulterior objetivo da invenção é obter umprocedimento para a realização de tecidos à prova de desfiadura que tenha umaelevada produtividade.
A tarefa técnica e os objetivos especificados sãoalcançados por um tecido elástico à prova de desfiadura como reivindicado naanexa Reivindicação 1.
Execuções preferidas são evidenciadas nasreivindicações dependentes.
Ulteriores características e as vantagens da invençãosão melhor esclarecidas a seguir pela descrição pormenorizada de execuçõespreferidas da invenção, com referência aos desenhos anexos, nos quais.
Breve Descrição dos Desenhos
A Figura 1 mostra a seção da porção principal de umamáquina de tecelagem de acordo com a técnica conhecida;
A Figura 2a apresenta a seção da porção principal deuma máquina de tecelagem capaz de realizar o procedimento de acordo com ainvenção;
A Figura 2b apresenta uma ampliação da seção daporção principal de uma máquina de tecelagem capaz de realizar o procedimento de acordo com a invenção, ilustrada na Fig. 2a;
A Figura 2c apresenta uma ulterior ampliação da seçãoda porção principal de uma máquina de tecelagem capaz de realizar oprocedimento de acordo com a invenção, ilustrada nas Figuras 2a e 2b;
A Figura 3 ilustra o esquema de base de um tecido que pode ser realizado com o procedimento de acordo com a invenção.
Melhor Modo de Execução da Invenção
Com referência às Figuras citadas, a máquina detecelagem para atuar o procedimento de acordo com a invenção é globalmenteindicada com o número 1.15 A mesma é substancialmente e preferivelmente um tear
de tipo à prova de desfiadura monofrontura, ilustrado na Fig. 1.
Estas máquinas são parcialmente conhecidas ecomercializadas, por exemplo, pela empresa alemã LIBA MaschinenfabrikGmbH com o nome de Copcentra.
A máquina de tecelagem 1 compreende ao menos umabarra de passetes 2, um sistema de dispositivos emalhadores 3, e um sistemade transporte 5.
Em particular, cada barra de passetes 2 compreendeuma pluralidade de passetes 2a dispostas periodicamente e paralelamente em direção longitudinal 1a, perpendicular ao plano da seção ilustrada na Fig. 2a eàs direções vertical 1b e transversal 1c.
O sistema de dispositivos emalhadores 3, bemconhecido, compreende, em grandes linhas, uma barra de platines 3a, umabarra de corrediças 3b e uma barra de agulhas 3c capazes de enganchar, arrastar e emalhar os fios segundo um conhecido procedimento.
Em particular, o sistema de dispositivos emalhadores 3compreende uma pluralidade de dispositivos emalhadores singelos 4, e cadabarra de platines 3a, de corrediças 3b e de agulhas 3c do sistema dedispositivos emalhadores 3 compreende respectivamente uma pluralidade deplatines 4a, corrediças 4b e agulhas 4c dispostas paralelamente eperiodicamente em direção longitudinal 1a, e que têm a mesma periodicidadeespacial das barras de passetes 2.
Além disso, as citadas barras de passetes 2 e osdispositivos emalhadores 4 se movem de acordo com movimentospredeterminados e periódicos no tempo.
O procedimento de acordo com a invenção prevê queuma pluralidade de fios 10 sejam dispostos sobre o sistema de transporte 5 e,em particular, sobre expressos cilindros de tear ou bobinas.
Estes cilindros de tear, desenrolando-se, permitem oavanço dos fios 10, a sua passagem sobre expressas hastes de tensionamento6 e o suprimento contínuo das passetes 2a e dos dispositivos emalhadores 4.
Portanto, o sistema de transporte 5 e, em particular, ashastes de tensionamento 6, são idôneas a determinar a inclinação a respeitoda direção vertical 1b com a qual os fios 10 chegam às passetes 2a.
Estas últimas providenciam, através de suamovimentação periódica, descrita anteriormente, ao entrelaçamento reciprocodos fios 10 e à realização de um tecido 11 de tipo à prova de desfiadura.
O procedimento, de acordo com a invenção, prevê quecada passete 2a pertencente ao menos a uma das referidas barras depassetes 2, guie uma pluralidade de fios 10, e preferivelmente dois fios 10.
Em particular, cada passete 2a compreende um orifício2b, através do qual passam uma pluralidade de fios 10, e preferivelmente doisfios 10, para serem guiados na direção dos dispositivos emalhadores 4.
Preferivelmente é previsto que este orifício 2b,destinado à passagem de mais fios 10, tenha uma dimensão máxima de vãolivre 2d maior de 1 mm e preferivelmente de cerca 2 mm.
Em particular, o orifício 2b pode ser um furopreferivelmente substancialmente circular e com diâmetro compreendido entre1 mm e 2 mm.Em alternativa, é possível que estejam previstos maisorifícios 2b por passete 2a, preferivelmente um para fio 10, ou orifícios 2b nãocirculares mas de forma oportuna capaz de permitir a passagem de mais fios10, por exemplo, ovais.
Obviamente, poderão ser previstas mais barras depasseies 2 que tenham passetes 2a que guiam, cada uma, uma pluralidade defios 10, ou barras de passetes 2 que tenham passetes 2a que guiam, cadauma, uma pluralidade de fios 10 conjugados com barras de passetes 2 quetenham passetes 2a que guiam, cada uma, um único fio 10 ou outras coisasmais.
Preferivelmente é prevista, ou em qualquer casoutilizada, uma só barra de passetes 2 cujas passetes 2a guiam dois fios 10 e,em particular, um fio elástico 10a e um fio não elástico 10b, melhor descritoslogo a seguir.
Ademais, o sistema de transporte 5 guia oportunamenteos dois fios 10, segundo direções de avanço 6a diferentes e que formam,preferivelmente, um ângulo de interseção a incluído entre 10° e 60° e maispreferivelmente entre 20° e 40°.
Estas diferentes direções de avanço 6a são idôneas anão fazer interferir os dois diferentes fios 10 reciprocamente emcorrespondência do orifício 2b, como ilustrado na Fig. 2c.
Portanto, são preferivelmente presentes duas hastes detensionamento 6, uma traseira, sobre a qual está disposto o fio elástico 10a, euma dianteira, sobre a qual está disposto o fio não elástico 10b.
Aqui é definido como substancialmente não elástico umfio que tenha um alongamento elástico em porcentagem inferior a 20% docomprimento total, enquanto que é definido como substancialmente elásticoum fio que tenha um alongamento elástico em porcentagem superior a 80% docomprimento total.
Graças a esta solução, é possível alimentar cada barrade passetes 2 com dois fios 10 que tenham uma velocidade diferente, definidapela velocidade de desenrolamento pelo sistema de transporte 5.De fato, amiúde é preciso utilizar tensões diversas ealongamentos ou deformações axiais diversas para fios 10 elásticos e nãoelásticos e, em conseqüência, desenrolar e fazer avançar os mesmos fios 10com velocidades diferentes.
Ademais, preferivelmente, a densidade de passetes 2apor polegada (1 polegada = 2,54 cm), em direção longitudinal 1a, écompreendida entre 32 e 44, e mais preferivelmente entre 40-44.
Portanto, o tecido 11 é definido por um entrelaçamentode base 12, que se repete periodicamente no interior do tecido 11.
Este entrelaçamento de base 12 compreende ao menosdois fios 10 e prevê que ao menos dois fios 10 sejam dispostos paralelamente.
De fato, os referidos dois fios 10 são guiados por umasó passete 2a e, portanto, executam os mesmos deslocamentospermanecendo sempre paralelos e estreitamente encostados.
Em particular estão previstos, no entrelaçamento debase 12, exclusivamente dois fios 10: o fio elástico 10a e o fio não elástico 10b.
O fio não elástico 10b é realizado em materiais de tipoconhecido, pode ser, por exemplo, um fio multifibra de poliamida; emalternativa, pode ser realizado de poliéster, polipropileno ou ainda de outrosmateriais.
O mesmo tem oportunamente um número compreendidoentre 22 e 60 dTex e mais oportunamente compreendido entre 22 e 44 dTex.Como é notório, em dTex é medido o número, ou densidade linear, dos fios,expresso em gramas por dez quilômetros (1 dTex = 0.1 g/km).
O fio elástico 10a é realizado em material elástico detipo conhecido, em particular, por polímeros elastômeros ou em Lycra®. Alémdisso, o mesmo tem oportunamente um número compreendido entre 22 e 60dTex.
Os fios 10 são dispostos de acordo comentrelaçamentos determinados pelo movimento alternado da barra de passetes 2.
Por exemplo, na Fig. 3 está ilustrado esquematicamenteo entrelaçamento de base 12 preferido para a realização do tecido 11 segundoo procedimento.
Na mesma figura estão presentes uma pluralidade depontos, cada um deles representa uma agulha 4c da primeira barra de agulhas3c em uma sua temporária posição. As agulhas 4c estão dispostas em linhashorizontais, chamadas carreiras, e em linhas verticais, chamadas fileiras. Narealidade as fileiras são definidas pelo periódico movimento dos fios e dasmesmas agulhas, enquanto as carreiras são definidas pelo posicionamentohorizontal das mesmas agulhas. Por esta razão, uma fileira de agulhas representa o posicionamento periódico de uma mesma agulha, enquanto cadacarreira representa uma pluralidade de agulhas diferentes.
Os espaços brancos entre as fileiras são numeradoscom números naturais de 0 a 4 e representam as posições em que as passeies2a dispõem os fios.
Em particular, os dois fios 10a e 10b são ambosdispostos segundo um entrelaçamento de base 12 que tem uma periodicidadede quatro malhas, nas quais três malhas consecutivas são obtidas em agulhas4c diferentes. Com o termo consecutivas entende-se que não são saltadasagulhas 4c.
Este tipo de entrelaçamento é tecnicamente denominado"Atlas" com uma periodicidade de 4 malhas.
Este entrelaçamento pode compreender malhasfechadas ou abertas, em particular, das quatro malhas previstas, as malhasfechadas podem variar em número de zero a quatro, enquanto as remanescentes serão abertas.
Na Fig. 3 está ilustrado um entrelaçamento no qualestão previstas malhas fechadas alternadas a malhas abertas e, em particular,as malhas abertas estão colocadas sobre as duas agulhas laterais das trêsagulhas 4c.
Este entrelaçamento 12 é definido por um movimento dabarra de passetes 2 em correspondência dos espaços de 0 a 1 em umaprimeira carreira, de 2 a 1 em uma segunda carreira, de 3 a 2 em uma terceiracarreira e de 1 a 2 na quarta carreira.
A invenção consegue importantes vantagens.De fato, constatou-se que os tecidos 11, realizados como procedimento segundo a invenção, apresentam características estéticas esuperficiais notavelmente melhoradas a respeito das mesmas tipologias detecidos 11, realizados com um idêntico entrelaçamento de base 12 mas comum procedimento de tipo conhecido, ou seja, com um procedimento que prevêque cada fio passe através do orifício de uma diferente passete, pertencente auma diferente barra de passeies.
Em particular, a citada vantagem deve-se ao fato que osfios 10, guiados por uma única passete 2a, permanecem sempre emproximidade e, portanto, permanecem dispostos de acordo com a ordemestabelecida pela máquina de tecelagem 1 sem que o fio situado em baixo e,em particular, o fio elástico 10a, saia para a superfície do tecido 11.
Além disso, constatou-se, em virtude da mesma razão,um notável melhoramento da superfície do tecido 11.
Os melhoramentos ocorreram especialmente nostecidos realizados com um Atlas de quatro malhas e os dois fios elástico 10a enão elástico 10b. De fato, este tecido 11, devido à sua finura e complexidade, resulta particularmente exaltado pela solução técnica que prevê a inserção dosdois fios em um único orifício 2b de uma passete 2a.
Uma ulterior vantagem é propiciada pelo fato que foipossível melhorar, graças ao fato que é necessário movimentar uma únicabarra de passetes 2, a produtividade da máquina 1 e, consequentemente, reduzir os custos do tecido 11.

Claims (10)

1. PROCESSO PARA A OBTENÇÃO DE TECIDOS ÀPROVA DE DESFIADURA sobre máquina de tecelagem (1) com tear de tipo àprova de desfiadura que compreende dispositivos emalhadores (4) e ao menosuma barra de passetes (2), que inclui uma pluralidade de passetes (2a), quecompreendem ao menos um orifício (2b), que guiam uma pluralidade de fios(10) na direção dos referidos dispositivos emalhadores (4) e caracterizado pelofato que cada uma das referidas passetes (2a) pertencentes ao menos a umadas referidas barras de passetes (2) guia uma pluralidade de fios (10) por meio do referido orifício (2b).
2. PROCESSO, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de cada passete (2a), pertencente ao menos a uma dasreferidas barras de passetes (2), compreender um único orifício (2b).
3. PROCESSO, de acordo com uma ou mais dasreivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de cada passete (2a),pertencente ao menos a uma das referidas barras de passetes (2), guiar doisfios (10).
4. PROCESSO, de acordo com a reivindicação 3,caracterizado pelo fato de cada passete (2a), pertencente ao menos a uma das referidas barras de passetes (2), guiar um fio elástico (10a) e um fio nãoelástico (10b).
5. PROCESSO, de acordo com a reivindicação 4,caracterizado pelo fato de o referido fio não elástico (10b) ser predisposto comuma densidade linear compreendida entre 22 e 44 dTex e o referido fio elástico(10a) ser predisposto com uma densidade linear compreendida entre 33 e 44dTex.
6. PROCESSO, de acordo com a reivindicação 5,caracterizado pelo fato de as referidas passetes (2a) serem predispostas sobrea referida barra de passetes (2) com uma freqüência compreendida entre 40 e 44 passetes por polegada.
7. PROCESSO, de acordo com a reivindicações 5 ou 6,caracterizado pelo fato de os referidos fios (10) serem dispostos de acordo comum entrelaçamento de tipo Atlas que tem uma periodicidade de quatro malhas.
8. PROCESSO, de acordo com uma ou mais dasreivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de a referida máquina detecelagem (1) compreender um sistema de transporte (5) que faz avançar osreferidos fios (10) de acordo com direções de avanço (6a) diferentes e queformam, entre elas, um ângulo de interseção (a) compreendido entre 10° e 60°.
9. PROCESSO, de acordo com as reivindicações 5 ou 6,caracterizado pelo fato de o referido sistema de transporte (5) fazer avançar osreferidos fios (10) diferentes com diversas velocidades.
10. TECIDO, caracterizado pelo fato de ser obtido peloprocesso descrito nas reivindicações 1 a 9.
BRPI0802373-5A 2007-07-20 2008-07-15 Processo para a obtenção de tecidos à prova de desfiadura e tecido obtido BRPI0802373B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP07425448A EP2017380B1 (en) 2007-07-20 2007-07-20 Procedure for manufacturing ladderproof fabrics
EP07425448.3 2007-07-20

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0802373A2 true BRPI0802373A2 (pt) 2010-03-23
BRPI0802373B1 BRPI0802373B1 (pt) 2018-07-24

Family

ID=38814459

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0802373-5A BRPI0802373B1 (pt) 2007-07-20 2008-07-15 Processo para a obtenção de tecidos à prova de desfiadura e tecido obtido

Country Status (22)

Country Link
US (1) US7574877B1 (pt)
EP (1) EP2017380B1 (pt)
JP (1) JP5413822B2 (pt)
KR (1) KR101466401B1 (pt)
CN (1) CN101348970B (pt)
AR (1) AR066384A1 (pt)
AT (1) ATE431868T1 (pt)
AU (1) AU2008203113B2 (pt)
BR (1) BRPI0802373B1 (pt)
CA (1) CA2636979C (pt)
DE (1) DE602007001151D1 (pt)
DK (1) DK2017380T3 (pt)
ES (1) ES2326602T3 (pt)
HK (1) HK1124644A1 (pt)
IL (1) IL192769A (pt)
MX (1) MX2008009261A (pt)
MY (1) MY143291A (pt)
NO (1) NO337250B1 (pt)
RU (1) RU2474627C2 (pt)
SA (1) SA08290449B1 (pt)
TW (1) TWI368681B (pt)
ZA (1) ZA200806000B (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR3015189B1 (fr) * 2013-12-19 2016-05-20 Andre Avio Article d'habillement sculptant
CN106350937B (zh) * 2016-11-01 2018-10-09 浙江日发纺机技术有限公司 一种4寸六路编织机的防脱散装置
CN107287755B (zh) * 2017-08-14 2018-09-11 广州市天海花边有限公司 多梳经编机的编织方法
EP3628763B1 (en) * 2018-09-27 2021-06-02 Sofradim Production Bioresorbable knit for hernia repair and method for manufacturing the same
TWI759097B (zh) * 2021-02-05 2022-03-21 中國衛生材料生產中心股份有限公司 口罩耳帶及口罩耳帶製作方法

Family Cites Families (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US464995A (en) * 1891-12-15 Thread-guide for knitting-machines
US2418445A (en) * 1943-10-16 1947-04-08 Vanity Fair Mills Inc Thread guide for knitting machines
DE1076305B (de) * 1956-08-20 1960-02-25 Merckle Karl Legenadel an Raschelmaschinen
US3541813A (en) * 1968-11-06 1970-11-24 Wirkmaschinenbau Limbach Oberf Needle for warp knitting machines
US3757537A (en) * 1971-02-23 1973-09-11 O York Knitting machine
SU405984A1 (ru) * 1972-04-03 1973-11-05 Ф. А. Моисеенко Киевский технологический институт легкой промышленност Способ прокладывания нитей основы на крючковые иглы основовязальной машины
DE2226000C2 (de) * 1972-05-29 1974-03-07 Karl Mayer, Textil-Maschinenfabrik Gmbh, 6053 Obertshausen Fadenführer für Kettenwirkmaschinen
DD110073A1 (pt) * 1973-12-21 1974-12-05
DE2621797C3 (de) * 1976-05-15 1979-03-15 Karl Mayer Textil-Maschinen-Fabrik Gmbh, 6053 Obertshausen Kettenwirkmaschine mit Jacquardlochnadeln
IT1076589B (it) * 1977-02-14 1985-04-27 Nannini Guido & C Di Nannini G Guidafilo per telai tessili utilizzati particolarmente per la realizzazione di pizzi
DE2926324A1 (de) * 1979-06-15 1981-01-08 Sulzer Ag Raschelmaschine
JPH0197249A (ja) * 1987-10-08 1989-04-14 Asahi Chem Ind Co Ltd カーリング防止機能を有する経編地
US4998418A (en) * 1988-08-08 1991-03-12 Knittex Fashions, Inc. Feed finger for knitting machines
EP0485633A4 (en) * 1990-06-05 1992-11-19 Washi Kosan Co., Ltd. Tool for knitting, weaving, and sewing machines
BR9913874A (pt) * 1998-09-14 2001-10-23 Du Pont Porta-fio para conduzir um primeiro e segundo fios para uma agulha com um ângulo definido entre os fios, conjunto de porta-fios e aparelho de tear aperfeiçoado
GB0117351D0 (en) * 2001-07-17 2001-09-05 Price Shepshed Ltd Tubular fabric and method of making the same
EP1281798A3 (en) * 2001-07-31 2003-04-23 Industria Centenari E Zinelli Spa Method for producing a retentive elastic knitted fabric and knitted fabric
JP2006241608A (ja) * 2005-03-01 2006-09-14 Nippon Mayer Ltd 伸縮性経編地の編成方法及び該編成方法に用いるジャカードガイド
ATE431867T1 (de) * 2007-01-05 2009-06-15 Carvico S P A Verfahren zur herstellung eines elastischen, maschenfesten textils

Also Published As

Publication number Publication date
MX2008009261A (es) 2009-03-05
TW200914664A (en) 2009-04-01
ATE431868T1 (de) 2009-06-15
EP2017380B1 (en) 2009-05-20
SA08290449B1 (ar) 2011-10-08
AU2008203113A1 (en) 2009-02-05
EP2017380A1 (en) 2009-01-21
AR066384A1 (es) 2009-08-19
MY143291A (en) 2011-04-15
ES2326602T3 (es) 2009-10-15
BRPI0802373B1 (pt) 2018-07-24
CN101348970A (zh) 2009-01-21
KR101466401B1 (ko) 2014-11-27
DK2017380T3 (da) 2009-09-07
HK1124644A1 (en) 2009-07-17
DE602007001151D1 (de) 2009-07-02
ZA200806000B (en) 2009-06-24
JP5413822B2 (ja) 2014-02-12
IL192769A0 (en) 2009-02-11
CN101348970B (zh) 2012-10-24
TWI368681B (en) 2012-07-21
NO20083075L (no) 2009-01-21
CA2636979C (en) 2015-06-23
US7574877B1 (en) 2009-08-18
RU2474627C2 (ru) 2013-02-10
IL192769A (en) 2011-01-31
RU2008127218A (ru) 2010-01-20
JP2009024324A (ja) 2009-02-05
NO337250B1 (no) 2016-02-22
US20090193853A1 (en) 2009-08-06
KR20090009711A (ko) 2009-01-23
AU2008203113B2 (en) 2014-04-03
CA2636979A1 (en) 2009-01-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2813930T3 (es) Redes sintéticas con cadenas dobles
US6244077B1 (en) Multilayer knitted structure and method of producing the same
BRPI0802373A2 (pt) processo para a obtenÇço de tecidos À prova de desfiadura e tecido obtido
EP0073337B1 (en) Elastic yarn supply package
KR20200007956A (ko) 중간 형체가 투사되는 3층 경편포의 직조 공정 및 그 원단
RU2464365C2 (ru) Способ производства непроницаемого эластичного трикотажа
IT201800002946U1 (it) Articoli di abbigliamento prodotti su macchine tessili lineari
IE47307B1 (en) Textile and method
CN115748080A (zh) 一种高强力经编织物
RU2333302C1 (ru) Однослойный основовязаный комбинированный трикотаж
CS207239B1 (cs) Pletenina opatřená alespoň místně krycí vrstvou
ITMI20120947A1 (it) Procedimento per produrre articoli di abbigliamento su macchine tessili lineari
CS201058B1 (cs) Proplétaná textilie s lomenými pruhy na licní straně a způsob její výroby
ITBS20010061A1 (it) Procedimento per produrre articoli di abbigliamento su macchine tessili lineari ed articoli di abbigliamento cosi' ottenuti
CS206876B1 (cs) Jednolícní pletenina z více niťových soustav
CS203898B1 (cs) Hadicový pletený pás a způsob jeho výroby
ITFI20100073A1 (it) " un procedimento di fabbricazione di un filato voluminoso, filato cosi' prodotto e relativo dispositivo per produrlo"
CS212087B1 (cs) Způsob výroby propletů se smyčkovým povrchem
CH696123A5 (de) Verfahren und Kettenwirkmaschine zur Herstellung eines Kettengewirkes mit eingelegten Verstärkungselementen.
CS202931B1 (en) Warp-knitted fabric and method of manufacturing same

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 24/07/2018, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.