BRPI0714949A2 - sistemas de acionamento para mÁquinas de lavar louÇas do tipo transportador - Google Patents

sistemas de acionamento para mÁquinas de lavar louÇas do tipo transportador Download PDF

Info

Publication number
BRPI0714949A2
BRPI0714949A2 BRPI0714949-2A BRPI0714949A BRPI0714949A2 BR PI0714949 A2 BRPI0714949 A2 BR PI0714949A2 BR PI0714949 A BRPI0714949 A BR PI0714949A BR PI0714949 A2 BRPI0714949 A2 BR PI0714949A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cradle
drive
drive shaft
shelf
average speed
Prior art date
Application number
BRPI0714949-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Steven H Kramer
Brian A Brunswick
Gary A Gerber
Original Assignee
Premark Feg Llc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Premark Feg Llc filed Critical Premark Feg Llc
Publication of BRPI0714949A2 publication Critical patent/BRPI0714949A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47LDOMESTIC WASHING OR CLEANING; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47L15/00Washing or rinsing machines for crockery or tableware
    • A47L15/24Washing or rinsing machines for crockery or tableware with movement of the crockery baskets by conveyors
    • A47L15/241Washing or rinsing machines for crockery or tableware with movement of the crockery baskets by conveyors the dishes moving in a horizontal plane
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47LDOMESTIC WASHING OR CLEANING; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47L15/00Washing or rinsing machines for crockery or tableware
    • A47L15/24Washing or rinsing machines for crockery or tableware with movement of the crockery baskets by conveyors
    • A47L15/247Details specific to conveyor-type machines, e.g. curtains
    • A47L15/248Details specific to conveyor-type machines, e.g. curtains relating to the conveyors

Landscapes

  • Washing And Drying Of Tableware (AREA)
  • Transmission Devices (AREA)

Abstract

SISTEMA DE ACIONAMENTO PARA MÁQUINAS DE LAVAR LOUÇAS DO TIPO TRANSPORTADOR. Uma máquina de lavar louças do tipo transportador inclui um alojamento através do qual passam as prateleiras de louças ao longo de uma via de transporte para limpeza. O sistema de acionamento de prateleira inclui uma estrutura de engate de prateleira que se desloca para frente e para trás na primeira e segunda direção. Ao se deslocar na primeira direção, a estrutura de engate de prateleira desloca uma prateleira adjacente para frente ao longo da via transporte. Ao se deslocar na segunda direção, a estrutura de engate de prateleira deixa a prateleira adjacente substancialmente estacionária. O sistema de acionamento é configurado para mover a estrutura de engate de prateleira na primeira direção em uma primeira velocidade média e para mover a estrutura de engate de prateleira na segunda direção em uma segunda velocidade média. A segunda velocidade média é superior à primeira velocidade média de modo que a prateleira adjacente gata mais tempo se deslocando para frente do que estando estacionária. um conjunto de vedação pode ser provido em torno de um eixo de acionamento do sistema de acionamento.

Description

"SISTEMAS DE ACIONAMENTO PARA MÁQUINAS DE LAVAR LOUÇAS DO TIPO TRANSPORTADOR"
REFERÊNCIA CRUZADA A PEDIDOS RELACIONADOS
Esse pedido reivindica prioridade para o Pedido Provisório dos Estados Unidos 60/833.422, depositado em 26 de julho de 2006, intitulado Drive Systems for Warewashers.
CAMPO TÉCNICO
Esse pedido se refere às máquinas de lavar louças do tipo pass through que são usadas em aplicações comerciais tais como cafeterias e restaurantes e, mais especifica- mente, a um sistema de acionamento para mover louças através de tais máquinas de lavar louças.
ANTECEDENTES
Máquinas de lavar louças comerciais incluem comumente uma área de alojamento que define a área de lavagem e enxágue para pratos, potes, panelas e outros artigos. Um transportador é usado para transportar as louças através da máquina de lavar louças a partir de um lado de entrada para um lado de saída. No lado de saída da máquina de lavar louças uma mesa/calha de recebimento de louças pode se estender por vários pés para permitir que as louças limpas saiam completamente da máquina de lavar louças antes de serem removidos pelo pessoal da cozinha.
A Patente dos Estados Unidos 6.550.607 descreve uma máquina de lavar louças incluindo um arranjo de acionamento de transportador incluindo um sistema de detecção de emperramento. A máquina de lavar louças inclui um arranjo de acionamento de transporta- dor incluindo um conjunto de motor de acionamento formado por um motor de acionamento e caixa de engrenagens de redução, com um eixo rotacional do conjunto sendo substanci- almente vertical. O conjunto de motor de acionamento inclui um eixo de saída giratório. Uma embreagem de deslizamento giratório inclui um lado de entrada conectado operativamente para rotação pelo eixo de saída do conjunto de motor de acionamento, e um lado de saída conectado operativamente para acionar um transportador do tipo garra. Especificamente, o lado de saída é conectado a um eixo vertical que se estende até um braço de manivela. Quando o braço de manivela gira em uma direção no sentido horário (olhando-se de cima para baixo ao longo do eixo rotacional) ele engata repetidamente um bloco de acionamento. O transportador do tipo garra desloca as prateleiras contendo louças através da máquina sobre trilhas, no modo parar e seguir, com cada rotação do braço de manivela. As garras são presas a um berço que é suspenso abaixo das trilhas em blocos de corrediça de plásti- co. O berço é oscilado para frente e para trás na direção da seta pelo braço de manivela giratório e bloco de acionamento, propelindo as prateleiras para frente em cada curso para frente do berço por intermédio das garras engatando os entrelaçamentos nas partes inferio- res das prateleiras. O bloco de acionamento se desloca em um canal. Durante o curso in- verso do berço, as garras do berço se desengatam dos entrelaçamentos de prateleira (pivo- tando no sentido para baixo quando elas contatam outros entrelaçamentos no movimento reverso) e as prateleiras permanecem estacionárias (comumente referido como tempo de permanência) até o próximo curso para frente do berço. Na média, as prateleiras deslocadas através das máquinas de lavar louças estão geralmente estacionárias pela mesma duração de tempo em que eles se deslocam para frente. Isto é, a prateleira deve hesitar enquanto o transportador está retornando para a posição de acionamento inundando parte da louça na prateleira com água de lavagem e de enxágue. Durante o acionamento da prateleira, parte da louça é lavada com menos quantidade de água. Para superar essa menor quantidade de água, o sistema de lavagem e de enxágue é projetado para atender os critérios de limpeza de pratos durante o movimento da prateleira. O sistema é de "lavagem superior" da louça durante as longas paradas como resultado significando que o sistema de lavagem e de en- xágue poderia ser mais eficiente se um sistema de transportador com menos tempo de per- manência fosse projetado. É mais eficaz empurrar/puxar as prateleiras através da máquina de lavar louças em
uma taxa mais uniforme (por exemplo, menos tempo de estacionamento) para garantir uma distribuição mais regular de água para as louças.
Vários modelos foram considerados para um sistema de transportador de movimen- to constante incluindo uma corrente de acionamento de aço inoxidável e uma correia resis- tente aos produtos químicos. A corrente de aço inoxidável realizaria um trabalho preciso deslocando a prateleira, mas o custo atual para implementar tal sistema em uma máquina transportadora seria muito maior do que aquele do transportador de catraca. Galvanização resistente à corrosão em uma corrente de aço-carbono estaria disponível em um custo infe- rior, mas a confiabilidade a longo prazo seria um problema à medida que a galvanização da corrente se desgasta, o que levaria à ferrugem. O modelo de correia é de custo inferior, mas os materiais de correia não existiam atualmente nesse momento que pudessem resistir aos produtos químicos, calor, e tensão de retenção na máquina para atender os padrões de qua- lidade e confiabilidade.
SUMÁRIO
Em um aspecto, uma máquina de lavar louças do tipo transportador inclui um alo-
jamento através do qual as prateleiras de louças são passadas ao longo de uma via de transporte para limpeza. Um sistema de acionamento de prateleira inclui uma estrutura de engate de prateleira que se desloca para frente e para trás em primeira e segunda direção. Ao se deslocar na primeira direção, a estrutura de engate de prateleira desloca uma pratelei- ra adjacente para frente ao longo da via de transporte. Ao se deslocar na segunda direção, a estrutura de engate de prateleira deixa a prateleira adjacente substancialmente estacionária. O sistema de acionamento é configurado para mover a estrutura de engate de prateleira na primeira direção e uma primeira velocidade média e para mover a estrutura de engate de prateleira na segunda direção em uma segunda velocidade média. A segunda velocidade média é mais rápida do que a primeira velocidade média de modo que a prateleira adjacente gasta mais tempo se deslocando para frente do que estando estacionária.
Em outro aspecto, um método de transportar uma prateleira de louça através de uma máquina de lavar louças do tipo transportador inclui: prover um alojamento através do qual as prateleiras de louça são passadas ao longo de uma via de transporte para limpeza; e mover uma estrutura de engate de prateleira para frente e para trás na primeira e segunda direção, quando se deslocando na primeira direção a estrutura de engate de prateleira des- loca uma prateleira adjacente para frente ao longo da via de transporte, ao se deslocar na segunda direção a estrutura de engate de prateleira sai da prateleira adjacente substancial- mente estacionária, a estrutura de engate de prateleira é deslocada na primeira direção em uma primeira velocidade média e é deslocada na segunda direção em uma segunda veloci- dade média, onde a segunda velocidade média é mais rápida do que a primeira velocidade média de modo que a prateleira adjacente gasta mais tempo se deslocando para frente do que estando estacionária.
Em um aspecto adicional, uma máquina de lavar louças do tipo transportador inclui um alojamento através do qual as louças são passadas ao longo de uma via de transporte para limpeza e ao longo de uma pluralidade de bicos de pulverização dentro do alojamento. Um sistema de transporte de louça inclui um eixo de acionamento que se estende através de uma parede do alojamento. O conjunto de vedação de eixo de acionamento inclui um alojamento de mancai substancialmente estacionário tendo uma face adjacente à superfície interna da parede e uma abertura através da qual passa o eixo de acionamento, e um defle- tor de água disposto em torno do alojamento de mancai e acoplado para movimento com o eixo de acionamento.
Em outro aspecto, uma máquina de lavar louças do tipo transportador inclui um alo- jamento através do qual as louças são passadas para limpeza e uma pluralidade de bicos de pulverização dentro do alojamento. Um sistema de transporte de louça inclui um eixo de acionamento se estendendo através de uma parede do alojamento. O conjunto de vedação de eixo de acionamento inclui um alojamento de mancai localizado adjacente a uma superfí- cie interna da parede e através da qual se estende o eixo de acionamento, e um defletor de água disposto em torno do alojamento de mancai. Uma superfície interna do defletor de á- gua é espaçada a partir de uma superfície externa do alojamento de mancai. A superfície externa do alojamento de mancai inclui uma calha perifericamente estendida formada nesse lugar, a calha é posicionada de tal modo que a água que entra em uma porção superior do conjunto de vedação de eixo de acionamento entre o alojamento de mancai e o defletor de água tende a fluir descendentemente ao longo da calha. Os detalhes de uma ou mais modalidades são apresentados nos desenhos anexos e na descrição abaixo. Outras características, objetivos e vantagens serão evidentes a partir da descrição e dos desenhos, e a partir das reivindicações.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS DESENHOS As Figuras, 1 e 2, são vistas detalhadas, em perspectiva de uma modalidade de um
sistema de engate de prateleira para transportar uma prateleira de louças;
As Figuras 3-6 ilustram outra modalidade de um sistema de engate de prateleira pa- ra transportar uma prateleira de louças;
A Figura 7 é um gráfico exemplar de uma distância de deslocamento de prateleira em relação ao tempo;
As Figuras 8-13 são várias vistas ilustrando os elementos de acionamento para uma modalidade de um sistema de transportador de rápido retorno;
A Figura 14 é uma vista frontal de uma modalidade de uma manivela de aciona- mento para uso no sistema de transportador de rápido retorno das Figuras 8-13 incluindo uma fenda para prover capacidade de ajuste do comprimento do curso;
A Figura 15 é um vista em seção de uma modalidade de um conjunto de vedação de eixo de acionamento para uso com o sistema de transportador de rápido retorno das Fi- guras 8-13;
A Figura 16 é um gráfico exemplar de uma curva de velocidade do transportador; e A Figura 17 ilustra outra modalidade de acionamento para um sistema de transpor-
tador de rápido retorno.
DESCRIÇÃO
Como introdução, vários sistemas de acionamento são considerados para melhorar o movimento das prateleiras de louças através de uma máquina de lavar louças. Por exem- pio, a catraca dual de acionamento central (não mostrada) tem dois braços de acionamento. Enquanto um braço aciona a prateleira, o segundo braço se retrai. Quando uma barra de acionamento começa a se retrair, o segundo braço pega a prateleira e começa a empurrar. Esse movimento é obtido com uma articulação de quatro barras no motor de acionamento de entrada. A vantagem é que a prateleira apenas hesita durante o tempo que leva para o segundo braço engatar a prateleira. A prateleira é empurrada através do sistema em uma taxa quase contínua, os pratos são empurrados para a mesa de saída igualmente, e o mo- delo é simples e confiável.
Um arranjo de "garra dupla" 10 é mostrado de acordo com as Figuras 1 e 2. Duas garras 12 e 14 estão localizadas no mesmo eixo pivô Aea extensão do curso de um berço 16 conectado às garras é reduzida. As duas garras 12 e 14 são arranjadas de modo que as porções de engate de prateleira 15 e 17 das duas garras são deslocadas em relação uma à outra ao longo da distância de deslocamento através da máquina de lavar louças. A primeira garra 12 empurra a prateleira durante o primeiro curso para frente com a garra engatando um entrelaçamento de prateleira específica. O berço 16 é invertido para uma posição onde a segunda garra 14 pode engatar o mesmo entrelaçamento, então o berço é outra vez deslo- cado para frente. O berço 16 é outra vez invertido de modo que a primeira garra 12 pode prender o próximo entrelaçamento da prateleira. Os cursos curtos, rápidos do arranjo de garra duplo 10 proporcionam um número maior de partidas e paradas, e desse modo uma cobertura mais consistente entre as louças em diferentes partes das prateleiras. Adicional- mente, as louças estão geralmente estacionárias pela mesma quantidade de tempo em que elas estão se deslocando para frente.
Um sistema de "catraca dual" 20 é mostrado de acordo com as Figuras 3-6. O sis- tema de catraca dual 20 utiliza não somente um berço interno 22 como também um berço externo 24. Quando um berço 22, 24 está acionando as prateleiras para frente, o outro ber- ço está se deslocando no sentido para trás para entrar em posição para realizar o próximo movimento de acionamento para frente para as prateleiras. Desse modo, o tempo de per- manência para cada berço é reduzido significativamente. Devido à estreiteza da área de entrelaçamento na maioria das prateleiras para pratos, não há área de acionamento sufici- ente no entrelaçamento de prateleira para permitir que as garras 26, 28 no berço interno e no berço externo 22, 24 passem uns pelos outros. Consequentemente, as garras de acio- namento 26, 28 são montadas e configuradas de modo que a garra de acionamento fará com que a garra se deslocando no sentido para trás fique posicionada geralmente plana para evitar interferência. A complexidade é um problema com esse modelo, uma vez que ele utiliza oito diferentes ligações de acionamento para acionar os braços 30, 32. Isso conduz potencialmente a problemas de confiabilidade em que as juntas se desgastarão e pedaços de louça lavada poderiam entrar no sistema e causar um emperramento, paralisando a má- quina.
Transportador de Rápido Retorno
Com referência agora à Figura 7, é discutido um sistema de acionamento de má- quinas de lavar louças na natureza de um sistema de "rápido retorno". A Figura 7 mostra um gráfico exemplar da distância de deslocamento de prateleira em relação ao tempo. A curva 100 representa um transportador contínuo, a curva 102 representa uma aproximação gros- seira de um berço da técnica anterior e acionamento de garra (isto é, onde o tempo de per- manência da prateleira é idêntico ao tempo de deslocamento para frente da prateleira, mo- delo de transportador típico) e a curva 104 representa uma aproximação grosseira do con- ceito de um transportador de rápido retorno. Nas curvas 102 e 104, embora o movimento da prateleira seja ilustrado na forma de linha reta, de inclinação constante (por exemplo, o mo- vimento de prateleira ilustrado na curva 102 entre o tempo 2t e 3t ou o movimento de prate- leira ilustrado na curva 104 entre o tempo 2t e 3,5t), na realidade o movimento da prateleira necessariamente envolveria alguma aceleração e desaceleração de modo que a linha não seria de inclinação constante. Além disso, em um arranjo de acionamento que converte o movimento rotativo de uma manivela em movimento pivotante para frente e para trás de um eixo, o qual então é convertido em movimento linear para trás e para frente (como na moda- Iidade descrita abaixo utilizando blocos de deslizamento) a velocidade resultante não seria linear. Nesse gráfico as curvas são ilustradas de forma linear com a finalidade de entendi- mento. A Figura 16 mostra uma curva exemplar de velocidade do transportador para uma implementação da modalidade do transportador de rápido retomo descrito abaixo, onde va- lores de velocidade negativa refletem o movimento de retorno ou para trás do transportador e valores de velocidade positiva refletem o movimento para frente do transportador. Como a velocidade muda durante movimento para frente e inverso do transportador devido à acele- ração, velocidades médias serão referidas aqui, a qual é a mudança na distância dividida pela mudança. Como pode ser visto por intermédio da Figura 16, a velocidade média duran- te movimento reverso do transportador é maior do que a velocidade média durante movi- mento para frente do transportador supondo que a distância de deslocamento pelo transpor- tador durante deslocamento para frente e inverso seja aproximadamente idêntica.
No conceito de transportador de rápido retorno, o transportador é ainda repetida- mente acionado por catraca para frente e para trás, mas o tempo de permanência da prate- leira é reduzido significativamente mediante deslocamento do transportador (por exemplo, berço e garras) no sentido para trás em uma velocidade média que é substancialmente mai- or (isto é, ao menos aproximadamente 30% maior) do que aquela em que o transportador é deslocado para frente. No gráfico da Figura 7 o transportador se desloca para frente em a- proximadamente 75% do tempo, e no sentido para trás apenas em aproximadamente 25% do tempo. Variações nesse desdobramento são possíveis. Embora o recurso de rápido re- torno possa ser implementado utilizando muitas configurações diferentes de transportador, a modalidade a seguir é descrita com relação a um transportador de berço e garra.
Com referência agora às Figuras 8-14, elementos básicos de sistema de aciona- mento dessa modalidade incluem um motor de acionamento 200 que realiza rotação de uma manivela de acionamento 202. A manivela de acionamento (a qual pode estar no lado de saída da embreagem de deslizamento de superproteção formando parte de um sistema de detecção de emperramento) 202 inclui um braço radialmente estendido 203 que é conecta- do de forma pivotante a um bloco de deslizamento 204 (mostrado sombreado) em uma ex- tremidade distai do braço para efetuar movimento arqueado para trás e para frente de um elemento oscilante 206 incluindo um canal que se estende por uma extensão do membro oscilante ao longo do qual se desloca o bloco de deslizamento. O elemento oscilante 206 é conectado com um eixo de acionamento de berço 208 que inclui suportes de acionamento, espaçados 210 se estendendo a partir do mesmo. Cada suporte de acionamento 210 é co- nectado de modo pivotante com um bloco de deslizamento correspondente 212 que se des- loca dentro de um guia de canal correspondente 214 que é conectado ao trilho lateral de berço 216. Quando o eixo de acionamento 208 é girado no sentido horário (quando visto a partir da extremidade do eixo que é conectada ao membro oscilante 206) os suportes 210 giram na direção para frente (em relação à trajetória de deslocamento através das máquinas de lavar louças) fazendo com que os blocos de deslizamento 212 interajam com os guias de canal 214 e desloquem o berço e suas garras para frente. Apenas a garra dupla 209 é mos- trada na Figura 8 e não é mostrada nas Figuras 9-13 restantes. Contudo, uma única garra, ou qualquer outra estrutura de engate de prateleira, adequada, poderia ser usada. Inversa- mente, quando o eixo de acionamento 208 é girado no sentido anti-horário (quando visto a partir da extremidade do eixo que é conectada ao canal de acionamento 206) os suportes 210 giram na direção para trás (em relação à trajetória de deslocamento através das máqui- nas de lavar louças) fazendo com que os blocos de deslizamento interajam com os guias de canal 214 e desloquem o berço e suas garras (não mostrados) para trás. Com referência mais especificamente à elevação lateral da Figura 13, durante acio-
namento do transportador a manivela 202 é girada continuamente de uma maneira no senti- do horário na direção da seta 217 em uma velocidade geralmente constante. Durante rota- ção da manivela o bloco de deslizamento 204 se desloca ao longo do comprimento de um canal de acionamento 215 formado pelo membro oscilante 206. Quando o bloco de desliza- mento 204 está mais próximo do eixo de acionamento 208, ele faz com que o eixo de acio- namento gire mais rapidamente. Quando o bloco de deslizamento se desloca adicionalmen- te a partir do eixo de acionamento 208, a velocidade de rotação do eixo de acionamento diminui. O conjunto é arranjado de modo que o eixo de acionamento se desloca no sentido anti-horário quando o bloco de deslizamento está mais próximo do eixo de acionamento, e no sentido horário quando o bloco de deslizamento está mais distante do eixo de aciona- mento. Desse modo, o berço se desloca para frente em uma velocidade média que é inferior à velocidade média quando o berço se desloca para trás, resultando em uma curva de mo- vimento da prateleira aproximada pela curva 104 na Figura 7. A regulagem de acionamento é tal que quando a manivela 202 é girada, aproximadamente 240 graus (ou entre aproxima- damente 210-270 graus) da rotação estão acionando e aproximadamente 120 graus (ou entre aproximadamente 90-150 graus) está retraindo. Variações em relação a isso eviden- temente são possíveis.
Com referência à Figura 14, para prover capacidade de ajuste da extensão de cur- so do berço, a manivela 202 pode incluir uma fenda alongada 220 de modo que o bloco de deslizamento pode ser montado de forma pivotante na manivela em múltiplos locais ao lon- go do comprimento da manivela. Como exemplo, se um bloco de deslizamento for montado com seu eixo geométrico pivô em direção à extremidade radialmente externa da fenda (con- forme o bloco de deslizamento 204'), o comprimento do curso é aumentado. Inversamente, se um bloco de deslizamento for montado em direção à extremidade radialmente interna da fenda (conforme o bloco de deslizamento 204"), a extensão do curso é diminuída. Isso per- mite que o sistema de acionamento seja ajustado para otimização de acordo com prateleiras de estilos diferentes que têm espaçamentos diferentes de entrelaçamento (isto é, o compri- mento do curso pode ser ajustado para se equiparar ao espaçamento do entrelaçamento para cada tipo específico de prateleira).
Uma máquina de lavar louças de tipo transportador típica inclui uma ou mais zonas de pulverização (por exemplo, tipicamente ao menos uma zona de lavagem e ao menos uma zona de enxágue) com bicos de pulverização correspondentes localizados internamen- te no alojamento da máquina dentro de cada zona. Bicos de pulverização superiores 300 e inferiores 302 exemplares são mostrados esquematicamente na Figura 13 em associação com os braços de bico superiores 304 e inferiores 306 correspondentes. Contudo, a posi- ção, tipo e orientação dos bicos de pulverização podem variar amplamente. O transportador de rápido retorno descrito acima pode aperfeiçoar o enxágue obtido durante operação de enxágue.
As Figuras 8, 9, 11 e 12 também mostram um conjunto de vedação de eixo de a- cionamento 250 usado para eliminar a água que sai do alojamento da máquina de lavar lou- ças ao longo do eixo de acionamento 208. A configuração do conjunto de vedação de eixo é vista melhor na vista em seção transversal da Figura 15. O conjunto inclui um alojamento de mancai 252 tendo uma face adjacente ao lado interno 254 da parede de tanque. Uma veda- ção de anel-O 256, a qual é assentada em um recesso anular do alojamento de mancai, impede que a água se desloque para baixo na superfície de parede interna 254, até o eixo e para fora do alojamento. O alojamento de mancai inclui uma abertura direta central que re- tém um mancai de eixo de acionamento 258. O alojamento de mancai permanece estacio- nário enquanto gira o eixo de acionamento. Um defletor de água 200 é conectado para rota- ção com o eixo de acionamento 208 (por exemplo, por intermédio de um parafuso de aperto) e uma vedação de anel-0 262 impede que a água migre ao longo da superfície do eixo de acionamento através do defletor de água 260. O defletor de água se estende em torno do alojamento de mancai 252 de uma maneira semelhante à coberta como mostrado pela pa- rede defletora 264.
Internamente em relação à máquina de lavar louças o conjunto de vedação 250 não é submerso. Mais propriamente, o conjunto de vedação está sujeito à incidência de água como resultado de excesso de pulverização dos bicos e/ou deflexão da água a partir das louças dentro da máquina. A água entrando na área de mancai por intermédio da porção superior de um espaço 266 entre o defletor e a parede do tanque não pode se deslocar além do anel-O 256 e, portanto, mais provavelmente se deslocará para baixo em torno da super- fície externa do alojamento de mancai e de volta para o tanque. Se qualquer água se deslo- car ao longo de uma porção superior de uma folga 268 entre a parede defletora 264 e o alo- jamento de mancai 252, o alojamento de mancai é construído com um canal ou calha rebai- xada perifericamente estendida 270 localizada internamente exatamente além da folga 268 de tal modo que a água entrando através da folga tende a fluir no sentido para baixo ao lon- go da calha 270 e de volta para dentro do tanque através da porção inferior da folga 268. Se qualquer água passar pela calha 270 para dentro do espaço 272 entre o espaço entre a face do alojamento de mancai e a face do defletor, a água tenderá a seguir uma de duas trajetó- rias. Especificamente, a água fluirá no sentido para baixo ao longo do espaço 272 e de volta através da porção inferior da folga 268 para dentro do tanque ou a água fluirá no sentido para fora ao longo do eixo e mancai para dentro do espaço 274 que contém uma arruela de vedação 276. Quando a água se deslocando ao longo do eixo atinge a arruela de vedação ela cairá dentro da extremidade inferior do espaço 274 que inclui um furo de gotejamento estendido no sentido para baixo 278 que permite que a água escape do espaço 274 e saia do conjunto de vedação ao longo da porção inferior da folga 268 de volta para o tanque de lavagem. O conjunto de vedação de eixo pode ser usado em dispositivos que não sejam máquinas de lavar louças; e/ou vários eixos que podem ou não girar. O conjunto de vedação eixo é conectado a um eixo e inibe a passagem de líquido, por exemplo, que escapa através de uma abertura no alojamento. Deve ser claramente entendido que a descrição acima tem apenas o propósito de
ilustração e exemplo e não pretende ser considerada como limitação, e que alterações e modificações são possíveis. Por exemplo, embora o arranjo de membro oscilante 206, e de bloco de deslizamento 204, seja descrito acima, outros sistemas de acionamento podem ser usados para realizar os movimentos de acionamento para frente e para trás descritos acima onde o movimento de retorno é mais rápido do que o movimento de avanço. A Figura 17 ilustra um arranjo de carnes de acionamento 208 incluindo um came de acionamento 282 incluindo uma trilha 284 dentro do qual se desloca um seguidor 286 à medida que gira o came. A trilha 284 é moldada para fazer com que o seguidor 286 se desloque para cima e para baixo em taxas diferentes, o que faz com que o acionamento 288 gire para frente e em reversão em diferentes taxas de velocidade. O eixo de acionamento 288 é conectado à arti- culação 290, o que faz com que o berço 292 se desloque nas direções para frente e inversa. Outras modalidades são consideradas tal como uma articulação de quatro barras, seguidas de mancai de esfera, etc. Consequentemente, outras modalidades estão dentro do escopo das reivindicações a seguir.

Claims (25)

1. Máquina de lavar louças do tipo transportador, CARACTERIZADA por compre- ender: um alojamento através do qual as prateleiras de louças são passadas ao longo de uma trajetória de transporte para limpeza; um sistema de acionamento de prateleira incluindo uma estrutura de engate de pra- teleira que se desloca para frente e para trás em primeira e segunda direção, quando se deslocando na primeira direção a estrutura de engate de prateleira desloca uma prateleira adjacente para frente ao longo da trajetória de transporte, ao se deslocar na segunda dire- ção a estrutura de engate de prateleira deixa a prateleira adjacente substancialmente esta- cionária, o sistema de acionamento é configurado para mover a estrutura de engate de pra- teleira na primeira direção em uma primeira velocidade média e para mover a estrutura de engate de prateleira na segunda direção em uma segunda velocidade média, onde a segun- da velocidade média é mais rápida do que a primeira velocidade média de modo que a pra- teleira adjacente gasta mais tempo se deslocando para frente do que estando estacionária; o sistema de acionamento incluindo um berço tendo trilhos laterais separados, cada trilho lateral tendo estrutura de engate de prateleira correspondente, o berço acionado line- armente para frente na direção de transporte na primeira velocidade média e linearmente no sentido para trás em uma direção inversa na segunda velocidade média.
2. Máquina de lavar louças do tipo transportador, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que o sistema de acionamento compreende: um conjunto de motor de acionamento com um motor de acionamento e um eixo de saída de motor; uma manivela de acionamento conectada operativamente ao eixo de saída do mo- tor para efetuar rotação da manivela de acionamento em torno de um primeiro eixo, a mani- vela de acionamento incluindo um membro de ligação que orbita em torno do primeiro eixo; um membro oscilante ligado à manivela de acionamento por intermédio do membro de ligação para efetuar movimento oscilante do membro de oscilação em torno de um se- gundo eixo quando a manivela de acionamento é girada; e um eixo de acionamento de berço ligado ao berço, o eixo de acionamento de berço definindo um segundo eixo e sendo conectado ao membro oscilante em uma extremidade do membro oscilante para realizar rotação bidirecional do eixo de acionamento de berço quando o membro oscilante oscila.
3. Máquina de lavar louças do tipo transportador, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADA pelo fato de que a manivela de acionamento inclui uma porção de braço radialmente estendida que é ligada giratoriamente em uma extremidade distai ao membro de ligação na forma de um bloco de deslizamento.
4. Máquina de lavar louças do tipo transportador, de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADA pelo fato de que o membro oscilante inclui um canal de acionamento ao longo do qual se desloca o bloco de deslizamento quando a manivela de acionamento é girada em torno do eixo, o segundo eixo sendo substancialmente paralelo ao primeiro eixo.
5. Máquina de lavar louças do tipo transportador, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADA pelo fato de que para cada 360 graus de rotação da manivela de acio- namento, o eixo de acionamento de berço gira na primeira direção por aproximadamente 210-270 graus de rotação da manivela de acionamento e na segunda direção por aproxima- damente 90-150 graus de rotação da manivela de acionamento.
6. Máquina de lavar louças do tipo transportador, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADA por compreender ainda um conjunto de vedação de eixo de acionamen- to localizado em torno do eixo de acionamento de berço, o conjunto de vedação de eixo de acionamento arranjado e configurado para inibir a saída de água do alojamento ao longo do eixo de acionamento de berço durante uma operação de lavagem.
7. Máquina de lavar louças do tipo transportador, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que o berço é ligado a um eixo de acionamento de berço por intermédio de ao menos uma ligação, a ligação sendo configurada de tal modo que o berço se desloca em uma direção para frente na primeira velocidade média quando o eixo de acionamento de berço gira em uma primeira direção e o berço se desloca na direção in- versa na segunda velocidade média quando o eixo de acionamento de berço gira na segun- da direção.
8. Máquina de lavar louças do tipo transportador, de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADA pelo fato de que a primeira ligação conecta o eixo de acionamento de berço a um trilho lateral de berço e uma segunda articulação conecta o eixo de acionamento de berço ao outro trilho lateral de berço.
9. Máquina de lavar louças do tipo transportador, de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADA pelo fato de que a articulação compreende um primeiro guia de canal conectado a um trilho lateral de berço, o primeiro guia de canal incluindo um primeiro canal formado entre paredes laterais separadas do primeiro guia de canal; um segundo guia de canal conectado ao outro trilho lateral de berço, o segundo guia de canal incluindo um segundo canal formado entre paredes laterais separadas do se- gundo guia de canal; um primeiro bloco de deslizamento posicionado no primeiro canal; um segundo bloco de deslizamento posicionado no segundo canal; um primeiro suporte de acionamento conectado de forma pivotante com o primeiro bloco de guia, o primeiro suporte de acionamento se estendendo radialmente no sentido para fora a partir do eixo de acionamento de berço; e um segundo suporte de acionamento conectado de forma pivotante com o segundo bloco de guia, o segundo suporte de acionamento se estendendo radialmente no sentido para fora a partir do eixo de acionamento de berço.
10. Máquina de lavar louças do tipo transportador, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que o sistema de acionamento compreende um arranjo de carne e seguidor configurado para mover a estrutura de engate de prateleira na primeira direção em uma primeira velocidade média e para mover a estrutura de engate de prateleira na segunda direção em uma segunda velocidade média, onde a segunda velocidade média é superior à primeira velocidade média de modo que a prateleira adjacente gasta mais tem- po se deslocando para frente do que estando estacionária.
11. Máquina de lavar louças do tipo transportador, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que o sistema de acionamento compreende ainda: uma manivela de acionamento que gira em uma direção durante operação da má- quina, a manivela acionada é conectada operativamente com um eixo por intermédio de uma conexão de deslizamento para causar rotação para trás e para frente do eixo durante rotação da manivela acionada, o eixo ligado operativamente para causar movimento da es- trutura de engate de cremalheira na primeira direção durante rotação do eixo em uma dire- ção e para causar movimento da estrutura de engate de prateleira na segunda direção du- rante rotação do eixo em uma direção oposta.
12. Máquina de lavar louças do tipo transportador, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADA pelo fato de que a conexão de deslizamento é ajustável para ajustar seletivamente a extensão do curso da estrutura de engate de prateleira.
13. Método de transportar uma prateleira de louças através de uma máquina de Ia- var louças do tipo transportador, o método CARACTERIZADO por compreender: prover um alojamento através do qual as prateleiras de louça são passadas através de uma via de transporte para limpeza; mover a estrutura de engate de prateleira para frente e para trás na primeira e se- gunda direção, em que mover na primeira direção a estrutura de engate de prateleira move uma prateleira adjacente para frente ao longo da via de transporte, ao mover na segunda direção a estrutura de engate de prateleira deixa a prateleira adjacente substancialmente estacionária, a estrutura de engate de prateleira é movida na primeira direção em uma pri- meira velocidade média e é movida na segunda direção em uma segunda velocidade média, onde a segunda velocidade média é superior à primeira velocidade média de modo que a prateleira adjacente gasta mais tempo se deslocando para frente do que estando estacioná- ria; e acionar um berço tendo paredes laterais separadas linearmente para frente na dire- ção de transporte na primeira velocidade média e linearmente para trás em uma direção k reversa na segunda velocidade média, cada trilho lateral tendo estrutura de engate de prate- leira, correspondente.
14. Método, de acordo com a reivindicação 13, CARACTERIZADO por compreen- der ligar o berço a um eixo de acionamento de berço por intermédio de ao menos uma liga- ção, a ligação sendo configurada de tal modo que o berço se desloca na direção para frente na primeira velocidade média quando o eixo de acionamento de berço gira em uma primeira direção e o berço se desloca na direção inversa na segunda velocidade média quando o eixo de acionamento de berço gira na segunda direção.
15. Método, de acordo com a reivindicação 13, CARACTERIZADO por compreen- der: conectar operativamente uma manivela acionada a um eixo por intermédio de uma conexão de deslizamento para causar rotação para trás e para frente do eixo durante a rota- ção da manivela acionada; girar a manivela acionada em uma direção durante operação da máquina; o eixo operativamente conectado à manivela acionada para causar movimento da estrutura de engate de prateleira na primeira direção durante rotação do eixo em uma dire- ção e para causar movimento da estrutura de engate de prateleira na segunda direção du- rante rotação do eixo em uma direção oposta.
16. Método, de acordo com a reivindicação 15, CARACTERIZADO pelo fato de que a conexão de deslizamento é ajustável para seletivamente ajustar a extensão do curso da estrutura de engate.
17. Método, de acordo com a reivindicação 15, CARACTERIZADO pelo fato de que para cada 360 graus de rotação da manivela acionada, o eixo gira na primeira direção entre aproximadamente 210-270 graus de rotação de manivela de acionamento e na segunda direção entre aproximadamente 90-150 graus de rotação d manivela de acionamento.
18. Máquina de lavar louças do tipo transportador, CARACTERIZADA por compre- ender: um alojamento através do qual as louças são passadas ao longo de uma via de transporte para limpeza; uma pluralidade de bicos de pulverização dentro do alojamento; um sistema de transporte de louças incluindo um eixo de acionamento que se es- tende através de uma parede do alojamento; um conjunto de vedação de eixo de acionamento compreendendo um alojamento de mancai substancialmente estacionário tendo uma face adjacente à superfície interna da parede e uma abertura através da qual passa o eixo de acionamento, e um defletor de água disposto em torno do alojamento de mancai e acoplado para movimento com o eixo de acio- namento.
19. Máquina de lavar louças do tipo transportador, de acordo com a reivindicação -18, CARACTERIZADA pelo fato de que a face do alojamento de mancai inclui um membro de vedação associado que contata a superfície interna da parede para inibir o deslocamento do líquido ao longo da superfície interna da parede até o eixo de acionamento.
20. Máquina de lavar louças do tipo transportador, de acordo com a reivindicação -19, CARACTERIZADA pelo fato de que o membro de vedação está localizado em um re- cesso anular formado no alojamento de mancai.
21. Máquina de lavar louças do tipo transportador, de acordo com a reivindicação -20, CARACTERIZADA por compreender ainda um mancai de eixo de acionamento localiza- do na abertura do alojamento de mancai, o eixo de acionamento se estendendo através do mancai.
22. Máquina de lavar louças do tipo transportador, de acordo com a reivindicação -18, CARACTERIZADA pelo fato de que a via de fluxo de água é definida por um espaço entre o interior do defletor de água e o exterior do alojamento de mancai, o alojamento de mancai incluindo uma calha perifericamente estendida arranjada e configurada de tal modo que a água fluindo ao longo de uma porção superior da via de fluxo tende a entrar na calha e se deslocar para baixo ao longo da calha antes de fluir de volta através da porção inferior da via de fluxo.
23. Máquina de lavar louças do tipo transportador, de acordo com a reivindicação -22, CARACTERIZADA pelo fato de que a face do alojamento de mancai inclui ainda um recesso central radialmente no sentido para dentro do membro de vedação, o recesso cen- tral incluindo ao menos um furo de drenagem se estendendo no sentido para baixo através do alojamento de mancai.
24. Máquina de lavar louças do tipo transportador, de acordo com a reivindicação -23, CARACTERIZADA pelo fato de que a arruela de vedação é disposta em torno do eixo de acionamento e dentro do recesso central.
25. Máquina de lavar louças do tipo transportador, de acordo com a reivindicação -18, CARACTERIZADA pelo fato de que um tanque de líquido é disposto abaixo do conjunto de eixo de acionamento.
BRPI0714949-2A 2006-07-26 2007-07-24 sistemas de acionamento para mÁquinas de lavar louÇas do tipo transportador BRPI0714949A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US83342206P 2006-07-26 2006-07-26
US60/833.422 2006-07-26
PCT/US2007/074146 WO2008014215A2 (en) 2006-07-26 2007-07-24 Drive systems for conveyor-type warewashers

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0714949A2 true BRPI0714949A2 (pt) 2013-06-11

Family

ID=38658518

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0714949-2A BRPI0714949A2 (pt) 2006-07-26 2007-07-24 sistemas de acionamento para mÁquinas de lavar louÇas do tipo transportador

Country Status (8)

Country Link
US (1) US8215323B2 (pt)
EP (1) EP2043497B1 (pt)
CN (1) CN101505647B (pt)
AU (1) AU2007276830B2 (pt)
BR (1) BRPI0714949A2 (pt)
CA (1) CA2658856C (pt)
MX (1) MX2009000983A (pt)
WO (1) WO2008014215A2 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR102002414B1 (ko) 2013-05-27 2019-07-23 삼성전자주식회사 식기 세척기
CN103479312A (zh) * 2013-09-10 2014-01-01 常熟市微尘电器有限公司 全自动洗碗机
US9962059B2 (en) 2014-05-08 2018-05-08 Illinois Tool Works Inc. Warewasher wash arm filter arrangement
TWM515418U (zh) * 2015-07-27 2016-01-11 盟立自動化股份有限公司 用來清洗平板構件之槽體
KR102455226B1 (ko) * 2016-02-25 2022-10-17 삼성전자주식회사 식기 세척기
WO2018017643A1 (en) 2016-07-22 2018-01-25 Illinois Tool Works Inc. Batch-type warewasher with energy retaining curtain
CN106473689B (zh) * 2016-10-31 2018-08-31 广东美集世智能科技有限公司 一种智能洗碗机器人
IT202000005311A1 (it) * 2020-03-12 2021-09-12 Romano Marchetti Macchina di lavaggio industriale di contenitori di alimenti

Family Cites Families (30)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2548131A (en) * 1948-04-07 1951-04-10 Mecres S A Conveyer apparatus for serving of meals
US2660293A (en) * 1951-05-21 1953-11-24 Nolan Company Conveyer apparatus
US2777566A (en) * 1951-06-06 1957-01-15 King Donald Mayer Conveyor systems
US2662293A (en) * 1952-07-03 1953-12-15 Le Moyne M Rutherford Micrometer and attachment
US2848102A (en) * 1955-05-06 1958-08-19 Jeffrey Mfg Co Mold conveyer
US3043237A (en) * 1959-05-15 1962-07-10 Logan Co Chain conveyor for dollies
US3494077A (en) * 1967-06-23 1970-02-10 Rogers & Clarke Mfg Co Machine tool having a variable-stroke drive
US3612253A (en) * 1969-02-17 1971-10-12 Gen Electric Recessed chain-track assembly for dishwashers
US3760936A (en) * 1971-11-22 1973-09-25 Blakeslee & Co G S Dishwasher conveyor system
US4456117A (en) * 1981-11-23 1984-06-26 Lasalle Machine Tool, Inc. Conveyor with slow down section
US4505381A (en) * 1983-05-23 1985-03-19 Harry Major Machine And Tool Co. Conveyor roller
US4598818A (en) * 1985-08-01 1986-07-08 Harry Major Machine & Tool Co. Accumulating conveyor
US4884893A (en) * 1987-07-10 1989-12-05 Gaston County Dyeing Machine Co. Method and apparatus for generating and dispersing immiscible liquid particles in a carrier liquid and dispensing said carrier liquid
US5105636A (en) * 1991-01-03 1992-04-21 White Consolidated Industries, Inc. Bearing and seal system for fabric treatment machines
US5178261A (en) * 1991-05-30 1993-01-12 Auto/Con Corporation Conveyor system
US5263378A (en) * 1992-04-20 1993-11-23 Litton Industrial Automation Systems Inc. Indexing feed, harmonic drive, quick connect/disconnect coupling and manufacturing process
US5282529A (en) * 1992-09-01 1994-02-01 Durr Automation, Inc. Pallet guidance structure for over and under conveyor
JP3173222B2 (ja) * 1993-04-16 2001-06-04 スズキ株式会社 ウォータポンプ
US5465826A (en) * 1994-02-24 1995-11-14 Valiant Machine & Tool, Inc. Conveyor system
US6012567A (en) * 1997-09-09 2000-01-11 Ecolab Inc. Drive assembly for a conveyor
DE19829650C2 (de) 1998-07-02 2000-06-08 Premark Feg Llc Durchlaufgeschirrspülvorrichtung für Geschirrkörbe und Verfahren zum Betrieb davon
US6026831A (en) * 1998-11-19 2000-02-22 Insinger Machine Company Single-unit, conveyor-type washer
SE515303C2 (sv) * 1999-11-09 2001-07-09 Getinge Disinfection Ab Lastningssystem vid en diskanläggning, diskanläggning samt förfarande för i- och urlastning av disk vid ett flertal, parallella diskmaskiner
US6550607B1 (en) * 2000-11-02 2003-04-22 Premark Feg L.L.C. Jam detection system for a warewasher
CN2503839Y (zh) * 2001-09-21 2002-08-07 邱令洪 吸盘升降胀管适形旋刷型全自动洗碗机
US7025506B2 (en) * 2002-02-19 2006-04-11 Stone Construction Equipment, Inc. Removable mortar mixer bearing and seal assembly
FI115195B (fi) * 2002-08-28 2005-03-31 Hackman Metos Oy Menetelmä tunneliastianpesukoneen kuljetinlaitteen ohjaamiseksi ja tunneliastianpesukone
US6758707B2 (en) * 2002-11-12 2004-07-06 Acme Marine Group, L.L.C. Propeller drive shaft mounting support unit for an inboard drive marine vessel and method of forming same
US6955179B2 (en) * 2002-12-30 2005-10-18 Meiko Maschinenbau Gmbh & Co. Straight-through dishwasher with a carriage which is driven in opposite directions
ITBO20030610A1 (it) 2003-10-17 2005-04-18 Premark Feg Llc Macchina lavastoviglie con versatilita' di posizione.

Also Published As

Publication number Publication date
CN101505647B (zh) 2011-05-25
US20100000582A1 (en) 2010-01-07
MX2009000983A (es) 2009-02-04
WO2008014215A3 (en) 2008-04-10
CN101505647A (zh) 2009-08-12
WO2008014215A2 (en) 2008-01-31
CA2658856C (en) 2011-09-20
AU2007276830A1 (en) 2008-01-31
AU2007276830B2 (en) 2011-03-31
CA2658856A1 (en) 2008-01-31
EP2043497A2 (en) 2009-04-08
EP2043497B1 (en) 2011-09-07
US8215323B2 (en) 2012-07-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0714949A2 (pt) sistemas de acionamento para mÁquinas de lavar louÇas do tipo transportador
US10405725B2 (en) Dishwasher with hydraulically powered wash system
US10602908B2 (en) Dish washing machine
US10952589B2 (en) Dishwasher with hydraulically powered wash system
US8347898B2 (en) Dishwasher with rotating zone wash sprayers
US5983908A (en) Glass washing and dishwashing machine
CN108095654A (zh) 一种碗碟清洗机
CN104889095A (zh) 多功能清洗机构、清洗工艺及模块化组合式清洗工作站
CN106235983A (zh) 刷碗机
KR20120126598A (ko) 식기세척기
KR200264589Y1 (ko) 식기 자동세척장치
KR101065616B1 (ko) 식판 세척기
EP1510168A2 (en) Wash arm arrangement for a dishwasher
US8226778B2 (en) Drive systems for warewashers
CN215391449U (zh) 一种玻璃板清洗设备
CN212154522U (zh) 一种铝合金门窗
CN109549589B (zh) 一种喷淋系统及洗碗机
US2592687A (en) Sterilizing apparatus
CN109530371A (zh) 一种蛋托盘自动清洗机及双线蛋托盘自动清洗机
CN218424653U (zh) 一种肉鸡养殖料槽清理装置
CN210764393U (zh) 一种冷却循环水质处理系统
CN212813933U (zh) 一种虾尾清洗机
KR101376218B1 (ko) 식기 세척기
CN209789553U (zh) 饺子机的蒸煮锅
KR200149263Y1 (ko) 식기 세척기의 식기 이송장치

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]
B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]