BRPI0714780B1 - Method for the reduction of a determination of acidity of acetic acid current - Google Patents

Method for the reduction of a determination of acidity of acetic acid current Download PDF

Info

Publication number
BRPI0714780B1
BRPI0714780B1 BRPI0714780-5A BRPI0714780A BRPI0714780B1 BR PI0714780 B1 BRPI0714780 B1 BR PI0714780B1 BR PI0714780 A BRPI0714780 A BR PI0714780A BR PI0714780 B1 BRPI0714780 B1 BR PI0714780B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
acetic acid
catalyst
stream
water
reaction
Prior art date
Application number
BRPI0714780-5A
Other languages
English (en)
Inventor
H. Harris Stephen
A. Salisbury Brian
M. Hanes Ronnie
Original Assignee
Millennium Petrochemicals Inc.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Millennium Petrochemicals Inc. filed Critical Millennium Petrochemicals Inc.
Publication of BRPI0714780A2 publication Critical patent/BRPI0714780A2/pt
Publication of BRPI0714780A8 publication Critical patent/BRPI0714780A8/pt
Publication of BRPI0714780B1 publication Critical patent/BRPI0714780B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C51/00Preparation of carboxylic acids or their salts, halides or anhydrides
    • C07C51/42Separation; Purification; Stabilisation; Use of additives
    • C07C51/43Separation; Purification; Stabilisation; Use of additives by change of the physical state, e.g. crystallisation
    • C07C51/44Separation; Purification; Stabilisation; Use of additives by change of the physical state, e.g. crystallisation by distillation
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C51/00Preparation of carboxylic acids or their salts, halides or anhydrides
    • C07C51/10Preparation of carboxylic acids or their salts, halides or anhydrides by reaction with carbon monoxide
    • C07C51/12Preparation of carboxylic acids or their salts, halides or anhydrides by reaction with carbon monoxide on an oxygen-containing group in organic compounds, e.g. alcohols
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C51/00Preparation of carboxylic acids or their salts, halides or anhydrides
    • C07C51/42Separation; Purification; Stabilisation; Use of additives
    • C07C51/487Separation; Purification; Stabilisation; Use of additives by treatment giving rise to chemical modification

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Crystallography & Structural Chemistry (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Low-Molecular Organic Synthesis Reactions Using Catalysts (AREA)
  • Manufacture And Refinement Of Metals (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MÉTODO PARA A REDUÇÃO DE UMA IMPUREZA DE ALDEÍDO DA CORRENTE DE ÁCIDO ACÉTICO".
CAMPO DA INVENÇÃO A invenção refere-se à preparação de ácido acético. Mais particularmente, a invenção refere-se a um método para a remoção de impurezas de aldeído do ácido acético.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO A carbonilação de metanol produz ácido acético: Antes de 1970, ácido acético era produzido usando catalisadores de cobalto. Um catalisador de carbonil iodeto de ródio foi desenvolvido em 1970 por Monsanto. O catalisador de ródio é consideravelmente mais ativo que o catalisador de cobalto, o que permite pressão e temperatura de reação menores. Mais importantemente, o catalisador de ródio dá alta seletividade ao ácido acético.
Um problema com o processo original Monsanto é que uma grande quantidade de água (cerca de 14%) é necessária para produzir hidrogênio em um reator através da reação de deslocamento do gás d’água Água e hidrogênio são necessários para reagir com Rh(lll) precipitado e com [Rhl4(CO)2]" inativo para regenerar o catalisador de Rh(l) ativo. A grande quantidade de água aumenta a quantidade de iodeto de hidrogênio, que é altamente corrosivo e leva a problemas de engenharia. Além disso, a remoção de uma grande quantidade de água do produto de ácido acético é custosa.
No fim dos anos 70, Celanese modificou o processo Monsanto por adição de sal de iodeto de lítio à carbonilação. O sal de iodeto de lítio aumenta a estabilidade do catalisador ao minimizar as reações secundárias que produzem espécies de Rh(lll) inativas e, logo, a quantidade de água necessária é reduzida. Entretanto, a alta concentração do sal de iodeto de lítio promove estresse de rompimento por corrosão dos vasos do reator. A-lém disso, o uso de sais de iodeto aumenta as impurezas de iodeto no pro duto de ácido acético.
No fim dos anos 90, Lyondell Chemical Company (por seus pre-decessores) desenvolveu um novo sistema de catalisador de carbonilação de ródio que não usa sal de iodeto. O sistema de catalisador usa um óxido pentavalente do Grupo VA como óxido de trifenilfosfina como um estabilizador de catalisador. O sistema de catalisador de Lyondell não apenas reduz a quantidade de água necessária, mas também aumenta a taxa de carbonilação e o rendimento de ácido acético. Vide na Patente U.S. No. 5.817.869.
Um desafio que a indústria ainda enfrenta é que abaixando a concentração de água na carbonilação do metanol resulta em formação de aldeído aumentada. Métodos para a redução da concentração de aldeído em ácido acético são conhecidos. Por exemplo, a Patente U.S. No. 6.667.418 descreve um método para a redução de aldeídos por oxidação destes com ar, peróxido de hidrogênio, e outros iniciadores de radical livre em um processo de produção de ácido acético integrado a uma temperatura elevada. A introdução de iniciadores de radical livre no processo de produção de ácido acético é inconveniente, pois iniciadores de radical livre são explosivos.
Um novo método para a redução de aldeídos em ácido acético é necessário. Idealmente, o método poderia ser realizado conveniente e seguramente.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO A invenção é um método para a preparação de ácido acético. O método inclui a reação de uma corrente de ácido acético contendo uma impureza de aldeído com um composto de hidroxila para converter a impureza de aldeído em um acetal. O acetal é então separado do ácido acético por, por exemplo, destilação.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Uma corrente de ácido acético contendo impurezas de aldeído é produzida por carbonilação de metanol. Exemplos de impurezas de aldeído incluem acetaldeído, crotonaldeído, butiraldeído, seus derivados, como 2-etil crotonaldeído, 2-etil butiraldeído, similares, e misturas destes. O método da invenção é preferivelmente usado para remover impurezas de aldeído leves.
Por “leves”, quer se dizer qualquer impureza de aldeído que tenha um ponto de ebulição relativamente baixo comparado com o do ácido acético. Exemplos de impurezas de aldeído leves incluem acetaldeído e butiraldeído. A reação de carbonilação é frequentemente realizada na presença de um catalisador de carbonilação e um estabilizador de catalisador. Catalisadores de carbonilação apropriados incluem aqueles conhecidos na indústria de ácido acético. Exemplos de catalisadores de carbonilação apropriados incluem catalisadores de ródio e catalisadores de irídio.
Catalisadores de ródio apropriados são ensinados, por exemplo, pela Patente U.S. No. 5.817.869. Catalisadores de ródio apropriados incluem o metal ródio e compostos de ródio. Preferivelmente, os compostos de ródio são selecionados do grupo consistindo em sais de ródio, óxidos de ródio, similares, e misturas destes. Mais preferivelmente, os compostos de ródio são selecionados do grupo consistindo em Rh2(CO)4l2, Rh2(CO)4Br2, Rh2 (CO)4Cl2, Rh(CH3C02)2, Rh(CH3C02)3, [H]Rh(CO)2l2, similares, e misturas destes. Mais preferivelmente, os compostos de ródio são selecionados do grupo consistindo em [H]Rh(CO)2l2, Rh(CH3C02)2, similares, e misturas destes.
Catalisadores de irídio apropriados são ensinados, por exemplo, pela Patente U.S. 5.932.764. Catalisadores de irídio apropriados incluem o metal irídio e compostos de irídio. Exemplos de compostos de irídio apropriados incluem lrCI3, lrl3, lrBr3, [lr(CO)2l]2, [lr(CO)2CI]2, [lr(CO)2Br]2, [lr(CO)4l2]' H+, [lr(CO)2Br2]H+, [lr(CO)2l2]H+, [lr(CH3)l3(CO)2]H+, Ir4(CO)12, lrCI34H20, lrBr3 4H20, lr3(CO)12, lr203, Ir02, lr(acac)(CO)2, lr(acac)3, lr(Ac)3, [lr30(0Ac)6(H20)3] [OAc], e H2[lrCl6]. Preferivelmente, os compostos de irídio são selecionados do grupo consistindo em acetatos, oxalatos, acetoaceta-tos, similares, e misturas destes. Mais preferivelmente, os compostos de irídio são acetatos. O catalisador de irídio é preferivelmente usado com um cocatali-sador. Cocatalisadores preferidos incluem metais e compostos de metais selecionados do grupo consistindo em ósmio, rênio, rutênio, cádmio, mercúrio, zinco, gálio, índio, e tungstênio, seus compostos, similares, e misturas destes. Cocatalisadores mais preferidos são selecionados do grupo consistindo em compostos de rutênio e compostos de ósmio. Cocatalisadores mais preferidos são compostos de rutênio. Preferivelmente, os cocatalisadores são livres de cloreto, como acetatos.
Preferivelmente, a reação é realizada na presença de um estabilizador de catalisador. Estabilizadores de catalisador apropriados incluem aqueles conhecidos na indústria. Em geral, há dois tipos de estabilizadores de catalisador. O primeiro tipo de estabilizador de catalisador é um sal de iodeto de metal, como iodeto de lítio. O segundo tipo de estabilizador de catalisador é um estabilizador do tipo não-sal. Estabilizadores do tipo não-sal preferidos são óxidos pentavalentes do Grupo VA. Vide a Patente U.S. No. 5.817.869. Óxi-dos de fosfina são mais preferidos. Óxidos de trifenilfosfina são mais preferidos. A reação de carbonilação é realizada na presença de água. Preferivelmente, a concentração de água presente é de cerca de 2% em peso a cerca de 14% em peso, baseado no peso total do meio de reação. Mais preferivelmente, a concentração de água é de cerca de 2% em peso a cerca de 10% em peso. Mais preferivelmente, a concentração de água é de 4% em peso a cerca de 8% em peso. A reação é realizada na presença de acetato de metila. Acetato de metila pode ser formado in situ. Se desejável, acetato de metila pode ser adicionado como um material inicial devido à reação de mistura. Preferivelmente, a concentração de acetato de metila é de cerca de 2% em peso a cerca de 20% em peso baseado no peso total do meio de reação. Mais preferivelmente, a concentração de acetato de metila é de cerca de 2% em peso a cerca de 16% em peso. Mais preferivelmente, a concentração de acetato de metila é de cerca de 2% em peso a cerca de 8% em peso. Alternativamente, acetato de metila ou uma mistura de acetato de metila e metanol de correntes de subprodutos da hidrólise/metanólise de polivinilacetato pode ser usada para a reação de carbonilação.
Preferivelmente, a reação é realizada na presença de iodeto de metila. Iodeto de metila é um promotor de catalisador. Preferivelmente, a concentração de iodeto de metila é de cerca de 0,6% em peso a cerca de 36% em peso baseado no peso total do meio de reação. Mais preferivelmente, a concentração de iodeto de metila é de cerca de 4% em peso a cerca de 24% em peso. Mais preferivelmente, a concentração de iodeto de metila é de cerca de 6% em peso a cerca de 20% em peso. Alternativamente, iodeto de metila pode ser gerado no reator de carbonilação por adição de iodeto de hidrogênio (Hl).
Hidrogênio pode também ser alimentado no reator. A adição de hidrogênio pode melhorar a eficiência da carbonilação. Preferivelmente, a concentração de hidrogênio é de cerca de 0,1% em mol a cerca de 5% em mol de monóxido de carbono no reator. Mais preferivelmente, a concentração de hidrogênio é de cerca de 0,3% em mol a cerca de 3% em mol de monóxido de carbono no reator.
Metanol e monóxido de carbono são alimentados no reator de carbonilação. A alimentação de metanol no reator de carbonilação pode vir de uma instalação de “singás-metanol” ou de qualquer outra fonte. Metanol não reage diretamente com monóxido de carbono para formar ácido acético. Ele é convertido em iodeto de metila pelo iodeto de hidrogênio presente no reator acético e então reage com monóxido de carbono e água para gerar ácido acético e regenerar o iodeto de hidrogênio. Monóxido de carbono não apenas se torna parte da molécula de ácido acético, mas também desempenha uma função importante na formação e estabilidade do catalisador ativo. A reação de carbonilação é preferivelmente realizada a uma temperatura dentro da faixa de cerca de 150°C a cerca de 250°C. Mais preferivelmente, a reação é realizada a uma temperatura dentro da faixa de cerca de 150°C a cerca de 200°C. A reação de carbonilação é preferivelmente realizada sob uma pressão dentro da faixa de cerca de 1,48 Mpa a cerca de 13,89 Mpa (200 psig a cerca de 2.000 psig). Mais preferivelmente, a reação é realizada sob uma pressão dentro da faixa de cerca de 2,17 Mpa a cerca de 3,55 Mpa (300 psig a cerca de 500 psig).
Uma corrente de produto de ácido acético é frequentemente retirada do reator e é separada, por uma separação do tipo instantânea, em uma fração líquida incluindo o catalisador e o estabilizador de catalisador e uma fração de vapor compreendendo o produto de ácido acético, os reagen-tes, água, iodeto de metila, e impurezas geradas durante a reação de carbo-nilação incluindo aldeídos. A fração líquida é então reciclada para o reator de carbonilação. A fração de vapor é então passada para uma coluna de destilação. A coluna de destilação, a tão-chamada “extremidade de leves da destilação”, separa uma corrente superior incluindo iodeto de metila, água, metanol, acetato de metila, e impurezas incluindo impurezas de aldeído de uma corrente de ácido acético compreendendo ácido acético, uma pequena quantidade de água, e impurezas pesadas. A corrente de ácido acético pode ser passada para uma coluna de secagem para remover água e então ser sujeita à destilação, a tão-chamada “extremidade de pesados da destilação”, para remover impurezas pesadas como ácido propiônico. A corrente superior da extremidade de leves da destilação provavelmente inclui de cerca de 60% em peso a cerca de 90% em peso de iodeto de metila, de cerca de 5% em peso a cerca de 15% em peso de acetato de metila, de cerca de 1% em peso a cerca de 10% em peso de ácido acético, 1% em peso ou menos de água, de cerca de 1% em peso a cerca de 10% em peso de impurezas de alcano, e cerca de 2% em peso ou menos de impurezas de aldeído baseado no peso total da corrente superior. A corrente superior é condensada e separada em um decanta-dor em uma fase aquosa e leve e em uma fase orgânica pesada. A fase orgânica pesada inclui iodeto de metila e a impureza de aldeído. A fase aquosa leve inclui água, ácido acético, e acetato de metila. A fase aquosa é frequentemente reciclada para o reator ou para a extremidade de leves da destilação.
De acordo com o método da invenção, pelo menos uma porção da fase orgânica pesada é tratada com um composto de hidroxila para converter os aldeídos a acetais. Preferivelmente, cerca de 5% a cerca de 50% da fase orgânica pesada é tratada com um composto de hidroxila. Mais preferivelmente, cerca de 5% a cerca de 25% da fase orgânica pesada é tratada com um composto de hidroxila. A fase orgânica pesada tratada é então direcionada para a extremidade de leves da coluna de destilação. Devido a seus altos pontos de ebulição, os acetais vão com a corrente de produto de ácido acético como impurezas pesadas e são subsequentemente removidas do produto de ácido acético pela extremidade de pesados da destilação.
Alternativamente, a fase orgânica pesada tratada é separada por uma coluna de destilação em uma fração, que inclui a maioria do acetal para despejo, e em uma fração que inclui a maioria de iodeto de metila, que é reciclada de volta para a fase pesada do decantador ou para o reator de carbonilação. Por “maioria”, quer se dizer que a concentração do componente relevante é maior que 50% do peso total da fração.
Compostos de hidroxila apropriados para reação com os aldeí-dos incluem álcoois, glicóis, e polióis. Álcoois apropriados incluem álcoois de C4 a Cio- Álcoois estericamente volumosos, como 2-etilhexan-1-ol, 2-metilhexan-2-ol, 3-metilpentan-3-ol, 2-metilpentan-2-ol, 3-metil-2-butanol, 2-metilbutan-2-ol, e 3-metil-2-butanol, são preferidos. Por “glicol”, quer se dizer qualquer composto que tenha dois grupos hidroxila. Glicóis apropriados incluem etileno glicol, propileno glicol, 1,4-butanodiol, 1,3-butanodiol, 1,5-pentanodiol, 1,6-hexanodiol, 2-metil-1,3-propanodiol, 2,2-dimetil-1,3-propanodiol, ciclo-hexano-1,4-dimetanol, e neopentil glicol, similares, e misturas destes. Polióis apropriados incluem aqueles que têm três ou mais grupos hidroxila funcionais, como glicerina. Glicóis são preferidos, pois eles formam acetais cíclicos com aldeídos. Etileno glicol é o mais preferido, pois é barato e prontamente disponível.
Preferivelmente, o tratamento com compostos de hidroxila é realizado a uma temperatura dentro da faixa de cerca de 20°C a cerca de 135°C. Mais preferivelmente, a temperatura está dentro da faixa de cerca de 20°C a cerca de 50°C. Preferivelmente, o tratamento é realizado na presença de um catalisador ácido. Mais preferivelmente, o catalisador ácido é uma resina trocadora de íons.
Preferivelmente, o composto de hidroxila é usado em uma quantidade dentro da faixa de cerca de 1 equivalente a cerca de 10 equivalentes das impurezas de aldeído. Mais preferivelmente, o composto de hidroxila é usado em uma quantidade dentro da faixa de cerca de 2 equivalentes a cerca de 5 equivalentes das impurezas de aldeído.
Os exemplos seguintes meramente ilustram a invenção. Aqueles versados na técnica reconhecerão muitas variações que estão dentro do espírito da invenção e do escopo das reivindicações. EXEMPLO 1 Uma solução de tipo fase pesada de decantador (25 g), que contém 79% em peso de iodeto de metila, 4,6% em peso de ácido acético, 9,5% em peso de acetato de metila, 5,7% em peso de iso-octano, 500 ppm de á-gua, e 500 ppm de acetaldeído, é colocada em um balão de fundo redondo. Amberlyst®15 (uma resina trocadora de íons ácida, 0,5 g, produto de Sigma-Aldrich) é adicionada ao reator e a mistura é agitada. Etileno glicol (630 mL, 2 equivalentes de acetaldeído) é adicionado por meio de uma seringa à mistura e a reação continua por 30 minutos. A análise por GC indica que 93% do acetaldeído é convertido em acetal. EXEMPLO 2 Uma sonda de infravermelho de ATR (reflectância total atenuada), ligada através de canais ópticos a um espectrômetro de infravermelho, é inserida em um gargalo de um balão de fundo redondo de dois gargalos. Amberlyst 15 (1,1 g) é adicionado no balão seguido de 5 mL de uma solução com 3,8% em peso de acetaldeído, 7,3% em peso de etileno glicol (1,3 de equivalência baseado em acetaldeído), e 88,9% de iodeto de metila. A pasta fluida resultante contém cerca de 0,4 g de acetaldeído por g de Amberlyst 15. Espectros de infravermelho são obtidos em uma base periódica por um período total de cerca de 15 minutos em temperatura ambiente. O decréscimo na absorção de um sinal infravermelho de acetaldeído a 1724 cm'1 e o aumento correspondente na absorção de um sinal infravermelho do acetal cíclico correspondente a 1140 cm"1 são ambos monitorados. A análise do espectro mostra que cerca de 80% do acetaldeído é convertido em acetal após 1 minuto de reação. EXEMPLO 3 O procedimento geral do Exemplo 2 é repetido, mas 1,3-propa-nodiol, 1,3-butanodiol e 1,4-butanodiol, em vez de etileno glicol, são respectivamente usados. Após 1 minuto de reação, a conversão em aldeído é de cerca de 42% para 1,3-propanodiol, 52% para 1,3-butanodiol, e 69% para 1,4-butanodiol. EXEMPLO 4 O procedimento geral do Exemplo 2 é repetido, mas a solução contém 3,2% em peso de ácido acético, 8,2% em peso de acetato de metila, 6,4% em peso de 3-metilpentano, 70,8% em peso de iodeto de metila, 4,2% em peso de acetaldeído, e 7,2% em peso de etileno glicol e é misturada com quantidades variáveis da resina Amberlyst 15 para obter 0,4 g, 0,7g e 1,2 g de acetaldeído por g da resina Amberlyst 15, respectivamente. As reações são monitoradas pela sonda de infravermelho inserida. Os resultados mostram que após 1 minuto de reação, as conversões em aldeído são de cerca de 71%, 50%, e 15%. EXEMPLO 5 O procedimento geral do Exemplo 4 é repetido com ácido iodí-drico em vez de Amberlyst 15. Cinco mL de uma solução como descrito no Exemplo 4 são adicionados a um balão de fundo redondo, seguido de 0,34 g de solução de ácido iodídrico 57% aquosa. A concentração de ácido iodídri-co na solução resultante é de 1,9% em peso. A análise da solução por meio da sonda de infravermelho mostra conversão imediata de cerca de 65% de acetaldeído ao acetal correspondente. EXEMPLO 6 Em cada caso envolvendo um conjunto de quatro experimentos, A-D, uma coluna de vidro de diâmetro interno de 8 mm é carregada com 1,15 g (1,8 mL) da resina Amberlyst. Esse volume de resina é referido como volume de leito (BV). A razão de comprimento para diâmetro (l/d) desse leito de resina é de aproximadamente 2,5. Soluções do tipo fase pesada de decantação da composição mostrada na Tabela 1 são usadas como alimentação para essas colunas. Glicol ou poliol está presente em equivalência molar relativa a acetaldeído. As soluções do tipo fase pesada de decantação são alimentadas por gravidade através de um condensador resfriado por água para o topo da coluna. A finalidade do condensador é prevenir a evaporação do acetaldeído de ponto de ebulição baixo antes de sua reação na coluna. A própria coluna é mantida em temperatura ambiente. A vazão através da coluna é ajustada através de manipulação de uma válvula de remoção. Alíquotas do eluado da coluna são coletadas em frascos resfriados e subsequentemente analisadas pela sonda infravermelha para determinar a extensão da conversão de acetaldeído no acetal apropriado.
Os resultados mostram que a taxa de reação de acetaldeído é suficientemente rápida tal que conversões de 75%-95% (dependendo do glicol/poliol) podem ser alcançadas a uma vazão de cerca de 50 BV/h. De fato, até mesmo a vazões tão altas quanto 100 BV/h, as percentagens de conversão caem apenas levemente a uma faixa de 60-95% (dependendo do glicol/poliol).
REIVINDICAÇÕES

Claims (16)

1. Método para a redução de uma impureza de aldeído da corrente de ácido acético, caracterizado pelo fato de que compreende: (a) reação de metanol e monóxido de carbono na presença de um catalisador de carbonilação, um estabilizador de catalisador, iodeto de metila, água e acetato de metila para produzir uma corrente de ácido acético compreendendo o catalisador, o estabilizador de catalisador, iodeto de metila, acetato de metila, água, ácido acético, e uma impureza de aldeído; (b) aquecimento de pelo menos uma porção da corrente de ácido acético para produzir uma corrente de vapor compreendendo ácido acético, água, acetato de metila, iodeto de metila e a impureza de aldeído, e uma corrente líquida incluindo o catalisador e o estabilizador de catalisador; (c) reciclagem da corrente líquida para a reação da etapa (a); (d) separação da corrente de vapor por destilação em uma corrente de produto de ácido acético compreendendo ácido acético e água, e em uma corrente superior compreendendo iodeto de metila, água, acetato de metila, ácido acético, e a impureza de aldeído; (e) condensação da corrente superior para produzir uma fase aquosa leve compreendendo água, ácido acético, e acetato de metila, e uma fase orgânica pesada compreendendo iodeto de metila e a impureza de aldeído; (f) reação de pelo menos uma porção da fase orgânica pesada com um composto de hidroxila para converter a impureza de aldeído em um acetal com um ponto de ebulição maior que o do ácido acético; (g) reciclagem da fase pesada tratada da etapa (f) para a destilação da etapa (d), em que o acetal segue com a corrente de produto de ácido acético como uma impureza pesada; e (h) separação do acetal da corrente de produto de ácido acético da etapa (g) por destilação;
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o catalisador é um catalisador de ródio.
3. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o estabilizador de catalisador é selecionado do grupo consistindo em óxidos pentavalentes do Grupo VA, sais de iodeto de metal, e misturas destes.
4. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o estabilizador de catalisador é um óxido de fosfina.
5. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o estabilizador de catalisador é óxido de trifenilfosfina.
6. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a concentração de água da etapa (a) é de 10% em peso ou menos baseado na corrente de ácido acético total.
7. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a concentração de água da etapa (a) é de 6% em peso ou menos baseado no peso total da corrente de ácido acético total.
8. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a impureza de aldeído é acetaldeído.
9. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o composto de hidroxila é selecionado do grupo consistindo em glicóis, polióis, e álcoois de C4-10·
10. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o composto de hidroxila é um glicol selecionado do grupo consistindo em etileno glicol, propileno glicol, 1,4-butanodiol, 1,3-butanodiol, 1,5-pentanodiol, 1,6-hexanodiol, 2-metil-1,3-propanodiol, 2,2-dimetil-1,3- propanodiol, ciclo-hexano-1,4-dimetanol, neopentila glicol e misturas destes.
11. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o composto de hidroxila é etileno glicol.
12. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a reação da etapa (f) é realizada na presença de um catalisador ácido.
13. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o catalisador é uma resina trocadora de íons ácida.
14. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a reação da etapa (f) é realizada a uma temperatura dentro da faixa de cerca de 20°C a 135°C.
15. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a reação da etapa (f) é realizada a uma temperatura dentro da faixa de cerca de 20°C a 50°C.
16. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a fase pesada da etapa (e) compreende de 60% em peso a 90% em peso de iodeto de metila, 1 % em peso a 10% em peso de ácido acético, 5% em peso a 15% em peso de acetato de metila, 1% em peso a 10% em peso de um alcano, 1% em peso ou menos de água, e 2% em peso ou menos da impureza de aldeído.
BRPI0714780-5A 2006-08-01 2007-07-23 Method for the reduction of a determination of acidity of acetic acid current BRPI0714780B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/496,900 2006-08-01
US11/496,900 US7524988B2 (en) 2006-08-01 2006-08-01 Preparation of acetic acid
PCT/US2007/016563 WO2008016502A2 (en) 2006-08-01 2007-07-23 Preparation of acetic acid

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0714780A2 BRPI0714780A2 (pt) 2013-10-29
BRPI0714780A8 BRPI0714780A8 (pt) 2017-05-16
BRPI0714780B1 true BRPI0714780B1 (pt) 2017-11-21

Family

ID=38820363

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0714780-5A BRPI0714780B1 (pt) 2006-08-01 2007-07-23 Method for the reduction of a determination of acidity of acetic acid current

Country Status (7)

Country Link
US (1) US7524988B2 (pt)
EP (1) EP2046711B1 (pt)
CN (1) CN101495438B (pt)
AT (1) ATE502001T1 (pt)
BR (1) BRPI0714780B1 (pt)
DE (1) DE602007013242D1 (pt)
WO (1) WO2008016502A2 (pt)

Families Citing this family (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7524988B2 (en) 2006-08-01 2009-04-28 Lyondell Chemical Technology, L.P. Preparation of acetic acid
US7390919B1 (en) * 2007-10-01 2008-06-24 Lyondell Chemical Technology, L.P. Methyl acetate purification and carbonylation
US8076512B2 (en) * 2009-08-27 2011-12-13 Equistar Chemicals, L.P. Preparation of acetic acid
US8519181B2 (en) 2010-04-07 2013-08-27 Lyondell Chemical Technology, L.P. Preparation of acetic acid
US8735030B2 (en) 2010-04-15 2014-05-27 Carl Zeiss Smt Gmbh Method and apparatus for modifying a substrate surface of a photolithographic mask
CN102971284B (zh) 2010-05-18 2016-01-27 国际人造丝公司 生产乙酸的方法
DE102011078927B4 (de) 2010-07-12 2019-01-31 Carl Zeiss Sms Ltd. Verfahren zum Korrigieren von Fehlern einer photolithographischen Maske
US8431740B2 (en) * 2010-07-21 2013-04-30 Equistar Chemicals, Lp Controlling decanter phase separation of acetic acid production process
DE102011083774B4 (de) 2010-10-04 2019-06-13 Carl Zeiss Sms Ltd. Verfahren zum Bestimmen von Laser korrigierenden Tool-Parametern
JP5914358B2 (ja) 2010-12-15 2016-05-11 株式会社ダイセル 酢酸の製造方法
US8539394B2 (en) 2011-03-02 2013-09-17 Carl Zeiss Sms Ltd. Method and apparatus for minimizing overlay errors in lithography
EP2581789B1 (en) 2011-10-14 2020-04-29 Fundació Institut de Ciències Fotòniques Optically transparent and electrically conductive coatings and method for their deposition on a substrate
US20140005352A1 (en) * 2012-06-29 2014-01-02 Invista North America S.A R.L. Gas scrubber and related processes
US8969613B2 (en) 2012-10-31 2015-03-03 Lyondellbasell Acetyls, Llc Removal of aldehydes in acetic acid production
SG11201705684SA (en) 2015-01-30 2017-08-30 Lyondellbasell Acetyls Llc Recovery of acetic acid
US9908833B2 (en) 2015-12-03 2018-03-06 Lyondellbasell Acetyls, Llc Removal of aldehydes in acetic acid production processes
BR112018010977B1 (pt) * 2015-12-03 2021-09-08 Lyondellbasell Acetyls, Llc. Processo para a produção de ácido acético
CN112441882B (zh) * 2019-09-02 2023-04-07 中国石油化工股份有限公司 用于乙二醇精制的稳定剂及其制备方法
CN113651775B (zh) * 2020-05-12 2024-05-03 中国石油化工股份有限公司 醛的脱除方法
WO2023137005A1 (en) 2022-01-11 2023-07-20 Lyondellbasell Acetyls, Llc Removal of aldehydes in acetic acid production
US20230257335A1 (en) 2022-02-14 2023-08-17 Lyondellbasell Acetyls, Llc Removal of aldehydes in acetic acid production
WO2023158791A1 (en) 2022-02-18 2023-08-24 Lyondellbasell Acetyls, Llc Removal of aldehydes in acetic acid production
CN117942722A (zh) * 2024-03-27 2024-04-30 河北建滔能源发展有限公司 一种用于去除醋酸中醛类杂质的脱醛塔

Family Cites Families (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3769329A (en) 1970-03-12 1973-10-30 Monsanto Co Production of carboxylic acids and esters
US5155265A (en) 1987-12-23 1992-10-13 Hoechst Celanese Corporation Purification of acetic acid with ozone followed by treatment with activated carbon and/or an ion-exchange resin
US5202481A (en) * 1987-12-23 1993-04-13 Hoechst Celanese Corporation Purification of acetic acid produced by the low water carbonylation of methanol by treatment with ozone
US5155266A (en) 1987-12-23 1992-10-13 Hoechst Celanese Corporation Purification of acetic acid with ozone in the presence of an oxidation catalyst
AU8790391A (en) 1990-11-19 1992-05-21 Hoechst Celanese Corporation Removal of carbonyl impurities from a carbonylation process stream
GB9100216D0 (en) * 1991-01-05 1991-02-20 Bp Chem Int Ltd Process
AU639630B2 (en) * 1991-01-28 1993-07-29 Celanese International Corporation Removal of carbonyl impurities from carbonylation process stream
DE4327011A1 (de) 1993-08-12 1995-02-16 Hoechst Ag Verfahren zur Entfernung von Aldehyden und Acetalen aus technisch hergestellter Essigsäure
US5625095A (en) * 1994-06-15 1997-04-29 Daicel Chemical Industries, Ltd. Process for producing high purity acetic acid
US5783731A (en) * 1995-09-11 1998-07-21 Hoechst Celanese Corporation Removal of carbonyl impurities from a carbonylation process stream
US5817869A (en) * 1995-10-03 1998-10-06 Quantum Chemical Corporation Use of pentavalent Group VA oxides in acetic acid processing
DE19610881B4 (de) * 1995-12-07 2008-01-10 Limo Patentverwaltung Gmbh & Co. Kg Mikrosystembaustein
IN192600B (pt) * 1996-10-18 2004-05-08 Hoechst Celanese Corp
US6339171B1 (en) * 1996-10-18 2002-01-15 Celanese International Corporation Removal or reduction of permanganate reducing compounds and alkyl iodides from a carbonylation process stream
GB9625335D0 (en) * 1996-12-05 1997-01-22 Bp Chem Int Ltd Process
DE69901652T2 (de) * 1998-04-25 2004-04-08 Bp Chemicals Ltd. Reinigungsverfahren
US6323364B1 (en) * 1999-08-31 2001-11-27 Celanese International Corporation Rhodium/inorganic iodide catalyst system for methanol carbonylation process with improved impurity profile
US6667418B2 (en) * 2002-04-16 2003-12-23 Celanese International Corporation Oxidation treatment of a recycle stream in production of acetic acid by methanol carbonylation
US7524988B2 (en) 2006-08-01 2009-04-28 Lyondell Chemical Technology, L.P. Preparation of acetic acid

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0714780A8 (pt) 2017-05-16
BRPI0714780A2 (pt) 2013-10-29
CN101495438B (zh) 2012-12-12
WO2008016502A3 (en) 2008-03-20
EP2046711B1 (en) 2011-03-16
DE602007013242D1 (de) 2011-04-28
WO2008016502A2 (en) 2008-02-07
CN101495438A (zh) 2009-07-29
ATE502001T1 (de) 2011-04-15
EP2046711A2 (en) 2009-04-15
US20080033206A1 (en) 2008-02-07
US7524988B2 (en) 2009-04-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0714780B1 (pt) Method for the reduction of a determination of acidity of acetic acid current
JP6404125B2 (ja) カルボン酸の製造方法
JP5438758B2 (ja) 複数の溶媒のオプションを有する吸収器を有するメタノールカルボニル化システム
EP2069281B1 (en) Purification of acetic acid
US8173076B2 (en) Method and apparatus for making acetic acid with improved light ends column productivity
RU2503652C2 (ru) Получение уксусной кислоты
US7345197B1 (en) Preparation of acetic acid
US7390919B1 (en) Methyl acetate purification and carbonylation
TW201223935A (en) Production of acetic acid with high conversion rate
BR112015009005B1 (pt) Método para remover acetaldeído de um sistema de ácido acético e método de operação de um sistema de produção de ácido acético
KR101675612B1 (ko) 아세트산의 제조
JP2018030831A (ja) 低い酢酸ブチル含量を有する酢酸生成物の製造方法
JP6047094B2 (ja) 高転化率での酢酸の製造
JP6039781B2 (ja) 低いヨウ化エチル含量を有する反応媒体から酢酸を製造する方法
JP6074009B2 (ja) リチウム化合物を導入することによる酢酸の製造方法
JP6425837B1 (ja) 酢酸の製造方法
RU2606125C2 (ru) Процесс производства уксусной кислоты
BRPI1013382B1 (pt) Métodos para a remoção de uma impureza de hidrocarboneto de um intermediário de produção de ácido acético e para a produção de ácido acético
JP2006096764A (ja) アセトアルデヒドの分離除去方法
JP6034942B2 (ja) 酢酸リチウムを含む反応媒体をフラッシュさせる方法
WO2023137005A1 (en) Removal of aldehydes in acetic acid production
WO2019186697A1 (ja) 酢酸の製造方法
JPWO2018163448A1 (ja) 酢酸の製造方法

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: MILLENNIUM PETROCHEMICALS INC. (US) , LYONDELLBASE

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]