BRPI0712499A2 - junta universal com mecanismo de acoplamento para destacavelmente engatar peças de fixação de ferramenta - Google Patents
junta universal com mecanismo de acoplamento para destacavelmente engatar peças de fixação de ferramenta Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI0712499A2 BRPI0712499A2 BRPI0712499-6A BRPI0712499A BRPI0712499A2 BR PI0712499 A2 BRPI0712499 A2 BR PI0712499A2 BR PI0712499 A BRPI0712499 A BR PI0712499A BR PI0712499 A2 BRPI0712499 A2 BR PI0712499A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- universal joint
- actuator element
- coupling
- actuator
- stud
- Prior art date
Links
Classifications
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B25—HAND TOOLS; PORTABLE POWER-DRIVEN TOOLS; MANIPULATORS
- B25B—TOOLS OR BENCH DEVICES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, FOR FASTENING, CONNECTING, DISENGAGING OR HOLDING
- B25B23/00—Details of, or accessories for, spanners, wrenches, screwdrivers
- B25B23/16—Handles
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B25—HAND TOOLS; PORTABLE POWER-DRIVEN TOOLS; MANIPULATORS
- B25B—TOOLS OR BENCH DEVICES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, FOR FASTENING, CONNECTING, DISENGAGING OR HOLDING
- B25B23/00—Details of, or accessories for, spanners, wrenches, screwdrivers
- B25B23/0007—Connections or joints between tool parts
- B25B23/0028—Angular adjustment means between tool head and handle
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B25—HAND TOOLS; PORTABLE POWER-DRIVEN TOOLS; MANIPULATORS
- B25B—TOOLS OR BENCH DEVICES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, FOR FASTENING, CONNECTING, DISENGAGING OR HOLDING
- B25B23/00—Details of, or accessories for, spanners, wrenches, screwdrivers
- B25B23/0007—Connections or joints between tool parts
- B25B23/0014—Screwdriver- or wrench-heads provided with cardan joints or the like
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B25—HAND TOOLS; PORTABLE POWER-DRIVEN TOOLS; MANIPULATORS
- B25B—TOOLS OR BENCH DEVICES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, FOR FASTENING, CONNECTING, DISENGAGING OR HOLDING
- B25B23/00—Details of, or accessories for, spanners, wrenches, screwdrivers
- B25B23/0007—Connections or joints between tool parts
- B25B23/0035—Connection means between socket or screwdriver bit and tool
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B60—VEHICLES IN GENERAL
- B60D—VEHICLE CONNECTIONS
- B60D1/00—Traction couplings; Hitches; Draw-gear; Towing devices
- B60D1/58—Auxiliary devices
- B60D1/62—Auxiliary devices involving supply lines, electric circuits, or the like
- B60D1/64—Couplings or joints therefor
-
- Y—GENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
- Y10—TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
- Y10T—TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
- Y10T403/00—Joints and connections
- Y10T403/32—Articulated members
- Y10T403/32114—Articulated members including static joint
- Y10T403/32163—Articulate joint intermediate end joints
- Y10T403/32172—Variable angle
- Y10T403/32181—Universal
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Mechanical Engineering (AREA)
- Transportation (AREA)
- Portable Nailing Machines And Staplers (AREA)
- Manipulator (AREA)
- Pivots And Pivotal Connections (AREA)
- Snaps, Bayonet Connections, Set Pins, And Snap Rings (AREA)
- Mutual Connection Of Rods And Tubes (AREA)
- Harvester Elements (AREA)
- Gripping On Spindles (AREA)
- Clamps And Clips (AREA)
- Prostheses (AREA)
Abstract
JUNTA UNIVERSAL COM MECANISMO DE ACOPLAMENTO PARA DESTACAVELMENTE ENGATAR PEçAS DE FIXAçãO DE FERRAMENTA. A presente invenção refere-se a uma junta universal inclui primeira e segunda partes interconectadas por um elemento acoplador e um mecanismo de acoplamento para engatar de modo destacável as peças de fixação de ferramenta tais como soquetes. Os mecanismos de acoplamento descritos incluem um elemento de engate e um elemento atuador. O elemento de engate pode incluir um pino e o pino pode ser orientado obliquamente ou longitudinalmente no prisioneiro propulsor da junta universal, O elemento atuador pode incluir um colar e uma porção central que cruze o eixo longitudinal central do prisioneiro propulsor. A porção central pode ser deslocada ao longo do eixo longitudinal para o elemento acoplador e o ele- mento atuador pode ser configurado para estender para uma abertura formada pelo elemento acoplador e a segunda parte da junta universal.
Description
Relatório Descritivo da Patente da Invenção para "JUNTA UNI- VERSAL COM MECANISMO DE ACOPLAMENTO PARA DESTACAVEL- MENTE ENGATAR PEÇAS DE FIXAÇÃO DE FERRAMENTA"
Campo Técnico da Invenção
A presente invenção refere-se aos mecanismos para alterar as forças de engate entre a junta universal e uma peça de fixação da ferramen- ta.
Antecedentes
As juntas universais têm sido no passado provida com meca- nismos para engatar destacavelmente as peças de fixação de ferramenta. As Patentes U.S. 5.660.491 ( Roberts e outro ) e 5.433.548 (Roberts, e ou- tro), cedidas a cessionária da presente invenção, relatam várias versões de tais mecanismos. Outros mecanismos para juntas universais são descritos nas Patentes U.S. 4.614.457 (Sammon, ver coluna 3, linha 32) e 5.291.809 (Fox, III), bem como na Publicação de Pedido de Patente U.S. 0229752/2005 A1 (Nickipuck).
Em adição, muitos mecanismos têm sido descritos para engatar destacavelmente as peças de fixação de ferramenta a uma barra de exten- são e as barras de extensão são na ocasião conectadas às juntas univer- sais. Ver, por exemplo, os mecanismos descritos nas Patentes U.S. 4.848.I96 (Roberts, e outro), 5.214.986 (Roberts e outro), 5.233.892 (Ro- berts, e outro), 5.501.125 (Roberts, e outro), e 5.644.958 (Roberts, e outro), todas cedidas à cessionária da presente invenção. Outros tais mecanismos são descritos nas Patentes U.S. 4.781.085 (Fox, III) e 4.768.405 (Nickipuck). Sumário da Invenção
Por meio da introdução, os desenhos anexos mostram dois dife- rentes mecanismos para alterar as forças de engate entre o prisioneiro pro- pulsor de uma junta universal e uma peça de fixação de ferramenta. Ambos destes mecanismos incluem um elemento atuador e um elemento de engate, em que o elemento atuador estende-se através da junta universal próxima do elemento acoplador da junta universal. Em um caso, o elemento de enga- te inclui um pino obliquamente orientado e no outro caso, o elemento de en- gate inclui um pino orientado longitudinalmente. Ambos os mecanismos são longitudinalmente compactos e estendem-se apenas uma pequena distância além do diâmetro externo do elemento propulsor.
O escopo da presente invenção é definido somente pelas reivin- dicações apensas, que não devem ser Iimitativas a qualquer grau das des- crições dentro deste resumo ou da discussão de background precedente.
Breve Descrição dos Desenhos
As figuras 1 e 2 são vistas seccionais longitudinais de uma junta universal que inclui uma primeira concretização preferida do mecanismo pa- ra alterar as forças de engate; a figura I mostra o mecanismo em uma posi- ção de engate e a figura 2 mostra o mecanismo em uma posição de liberação.
As figuras 3 e 4 são vistas seccionais longitudinais de uma junta universal que inclui uma segunda concretização preferida de um mecanismo para alterar as forças de engate; a figura 3 mostra o mecanismo em uma posição de engate e a figura 4 mostra o mecanismo em uma posição de libe- ração.
Descrição Detalhada das Concretizações Preferidas
A figura 1 mostra uma junta universal 10 que inclui primeira e segunda partes 12, 14 interconectadas por um elemento acoplador 16. O elemento acoplador 16 é pivotadamente conectado à primeira parte 12 por um primeiro pino 18 e à segunda parte 14 por um segundo pino 20. Neste exemplo, a primeira parte 12 inclui um par de braços espaçados 22 e a se- gunda parte 14 inclui um par de braços espaçados 24 (apenas um que é mostrado na figura 1). Os braços 22, 24 funcionam como protrusões de su- porte de carga que recebem os pinos acopladores 18, 20, respectivamente e transmitem torque entre o elemento acoplador 16 e primeira e segunda par- tes 12, 14, respectivamente. A primeira parte define um soquete 26 e a se- gunda parte define um prisioneiro propulsor 28. O soquete 26 pode ter um tamanho ou configuração diferente do que ilustrada e o soquete 26 não é requerido em todas as concretizações. Se desejar, a primeira parte 12 pode ser provida com uma outra estrutura para receber o torque tal como uma manivela similar a manivela de uma barra de platinado, por exemplo, ou um eixo da barra de extensão, barra em T ou outra ferramenta ou parte de fer- ramenta.
O soquete 26 é configurado para acoplar a primeira parte de qualquer ferramenta de transmissão de torque tal como uma chave inglesa ou uma barra de extensão, por exemplo. O prisioneiro propulsor 28 é confi- gurado para inserção em qualquer peça de fixação de ferramenta apropriada e tipicamente define uma seção transversal ovalada. Por exemplo,o prisio- neiro propulsor 28 pode ter um formato quadrado, hexagonal ou outro não circular em seção transversal. A segunda parte 14 definirá freqüentemente uma seção transversal circular entre o prisioneiro propulsor 28 e os braços 24, embora isto não seja requerido. O prisioneiro propulsor 28 define um ei- xo longitudinal central 30 e a segunda parte 14 coopera com o elemento aco- plador 16 para definir uma abertura 32 que passa através da junta universal 10 ente o elemento acoplador 16 e a segunda parte 14.
A primeira parte 12 é livre para pivotar através de um arco limi- tado com respeito ao elemento acoplador 16 em torno do primeiro pino 18, e a segunda parte 14 está livre para pivotar através de um arco limitado com respeito ao elemento acoplador 16 em torno do segundo pino 20. Estes mo- vimentos permitem a junta universal 10 a girar com a primeira parte 12 posi- cionada em um ângulo enviezado com respeito à segunda parte. Os braços 24 transmitem o torque entre o elemento acoplador 16 e o prisioneiro propul- sor 28. As características da junta universal 10 acima descrita são conven- cionais e estas características podem ser configuradas como descritas em maiores detalhes na Patente U.S. 5.433.548 (Roberts e outro). Por exemplo, a figura 1 da Patente Norte Americana 5.433.548 é uma vista em perspectiva que mostra uma possível relação dos dois braços espaçados da segunda parte com o elemento acoplador.
A junta universal 10 inclui um mecanismo para alterar as forças de engate entre a junta universal 10 e uma peça de fixação de ferramenta, como abaixo descrito. Quando usado ao longo deste relatório descritivo e nas seguintes reivindicações, o termo "peça de fixação de ferramenta" refe- re-se a qualquer peça de fixação configurada para ser engatada pelo prisio- neiro propulsor 28, incluindo porém não limitando aos soquetes, barras de extensão, certas catracas e similares.
Na concretização das figuras 1 e 2, a segunda parte 14 inclui uma guia 40 que é orientada ao longo de uma direção da guia 42 que se estende em um ângulo oblíquo com respeito ao eixo longitudinal 30. De pre- ferência, o ângulo oblíquo entre o eixo 30 e a direção da guia 42 é maior do que 10 graus. Neste exemplo, a guia inclui uma passagem interna 44 no pri- sioneiro propulsor 28 e um ressalto interno 48. A passagem internas 44 é orientada em um ângulo oblíquo em relação ao eixo 30 e em geral, este ân- gulo oblíquo pode ser menos que 80 graus. Como usado aqui e nas seguin- tes reivindicações, uma passagem interna no prisioneiro propulsor é aquele que é circundado pelo prisioneiro propulsor para pelo menos parte do seu comprimento. Assim, uma passagem interna no prisioneiro propulsor é dis- tinguida de um sulco na superfície do prisioneiro propulsor.
O mecanismo ilustrado ainda inclui um elemento de engate 50 movelmente disposto na guia 40. O elemento de engate 50 deste exemplo inclui um pino tendo uma extremidade inferior 52 e uma extremidade superi- or 54. O elemento de engate ilustrado 50 inclui um retentor 56 tal como uma arruela fendada recebida em um sulco na extremidade superior 54.Como mostrado, a superfície inferior do retentor 56 funciona como uma superfície de suporte 58 para o elemento de engate 50,como descrito abaixo. Alternati- vamente, a cabeça do elemento de engate pode ser configurada e /ou alar- gada para prover uma superfície de suporte sem um elemento adicional tal como o retentor ilustrado 56. O elemento de engate 50 define um ressalto externo 59 entre as extremidades inferior e superior 52, 54.
Como usado ao longo deste relatório descritivo e das seguintes reivindicações, o termo elemento de engate" refere-se a um ou uma plurali- dade de componentes acoplados, pelo menos um dos quais é configurado para engatar de modo liberável uma peça de fixação de ferramenta. Assim, este termo abrange tanto os elementos de engate da parte simples como conjuntos de multipeças (incluindo, por exemplo, os elementos de engate de múltiplas partes mostrados nas figuras 4-6 do Pedido de Patente U.S., nú- mero da série 796.382/1985, Procuração 742/294 depositada em 1 de maio de 2.006 e cedida a cessionária desta invenção). Este Pedido de Patente relacionado é aqui incorporado como referência na sua totalidade, exceto em que no caso de qualquer inconsistência entre o presente relatório descritivo e este Pedido de Patente relacionado, o presente relatório descritivo controla.
A função primária do elemento de engate 50 é reter uma peça de fixação de ferramenta no prisioneiro propulsor 28 durante o uso normal. A extremidade inferior 52 do elemento de engate 50 é configurada para enga- tar uma peça de fixação de ferramenta quando o elemento de engate 50 fica em uma posição de engate e para liberar a peça de fixação de ferramenta quando o elemento de engate 50 fica em uma posição de liberação. Como usado ao longo deste relatório descritivo e seguintes reivindicações, o termo "posição de engate" não significa travar a peça de fixação da ferramenta no lugar contra todas as forças concebíveis tendendo a desalojar a peça de fi- xação de ferramenta.
Embora ilustrado como um pino cilindricamente simétrico nas figuras 1 e 2, o elemento de engate 50 pode tomar vários formatos. Se dese- jado, o elemento de engate 5- pode ser provido com uma seção transversal não arredondada para alguma ou toda sua extensão e a passagem 44 pode definir um formato complementar tal que uma orientação rotacional preferida do elemento de engate 50 na passagem 44 seja automaticamente obtida. Isto é, o elemento de engate 50 não necessita ser girável na passagem 44. O término da extremidade inferior 52 do elemento de engate 50 pode ser formado em qualquer formato apropriado e, por exemplo, pode ser arredon- dado como mostrado na Patente Norte Americana ns 5.911.800, cedida para a cessionária da presente invenção.
O mecanismo ilustrado, ainda, inclui um elemento atuador 60 que será descrito em conexão com a figura 2 para clareza da ilustração. O elemento atuador 60 nesta concretização preferida inclui uma porção central 62 que se estende próximo a ou realmente através do eixo 30 e uma porção periférica 64 que permanece espaçada do eixo 30. A porção periférica 64 inclui um par de braços inclinados opostos 70, 72 e um colar 66. O colar 66 ajusta-se intimamente em torno da segunda parte 14 e o colar 66 desliza-se longitudinalmente ao longo de um trajeto que é essencialmente paralelo ao eixo 30. Neste exemplo, o colar 66 define um sulco que se estende comple- tamente em torno de uma circunferência interna do colar e as extremidades externas dos braços inclinados 72, 74 são recebidos dentro do sulco. Este arranjo permite o colar 66 a girar livremente com respeito aos braços inclina- dos 70, 72 e a segunda parte. Alternativamente, o colar 66 pode ser fixado nos braços inclinados 70, 72 ou o colar pode engatar os braços inclinados 70, 72 com uma geometria diferente. Por exemplo, o colar pode definir uma saliência (shelf) para engatar os braços inclinados 70,72 e o anel de reten- ção na segunda parte 14 pode limitar o curso do colar em uma direção.
Para qualquer desenho de colar, os braços inclinados 70, 72 são angulares em um ângulo oblíquo com respeito ao eixo 30 e eles servem para deslocar a porção central 62 relativa ao colar 66 ao longo do eixo 30 de tal modo que a porção central 62 fica mais distante do prisioneiro propulsor 28 em relação ao centro do anel do colar (medida ao longo do eixo 30) do que seria se os braços 70, 72 estendessem transversalmente ao eixo 30. Na fi- gura 2, o número de referência 76 indica um primeiro plano transversal ao eixo 30 que passa através do centro de massa do colar 66 quando o ele- mento atuador 60 está na posição elevada mostrada na figura 2. O número de referência 78 indica um segundo plano transversal ao eixo 30 que passa através do centro da massa da porção central 62 quando o elemento atuador 60 está na posição elevada da figura 2. Por causa do deslocamento propor- cionado pelos braços inclinados 70, 72, o segundo plano 78 e o prisioneiro propulsor 28 são posicionados nos lados opostos do primeiro plano 76.
O braço inclinado 70 define uma fenda alongada 74 que recebe a extremidade superior 54 do elemento de engate 50. A superfície superior do braço inclinado 70 adjacente à fenda 74 funciona com uma superfície de suporte 68 que neste exemplo engata a superfície de suporte 58 do retentor 56. Também, neste exemplo, a superfície de suporta 68 é orientada subs- tancialmente de modo transversal à direção da guia 42, embora isto não seja requerido. Em muitos casos, será preferível orientar a superfície de suporte 68, de modo que não seja paralelo ao eixo 30 ou à direção da guia 42.
Como mostrado nas figuras 1 e 2, o colar 66 estende-se em tor- no da periferia circunferencial externa da segunda parte 14. Deve ser enten- dido que as estruturas alternativas podem similarmente ser empregadas, incluindo porém não limitadas aquelas que se estendem apenas parcialmen- te em torno de uma circunferência e aquelas que têm uma curta extensão longitudinal.
As juntas universais da presente invenção de preferência inclu- em pelo menos um elemento propelente que provê engate automático com uma peça de fixação de ferramenta uma vez o prisioneiro propulsor 28 tenha sido inserido na peça de fixação de ferramenta. Em algumas concretizações, tal engate automático pode operar após a extremidade exposta do elemento de engate 50 ser impulsionada para uma posição de liberação por uma peça de fixação de ferramenta quando o prisioneiro propulsor 28 é inserido em uma peça de fixação de ferramenta. Um engate automático pode também ser útil após o elemento atuador 60 tenha sido usado para mover o elemento de engate 50 para uma posição de liberação. Nas concretizações alternati- vas em que o engate deve ser manualmente iniciado por um movimento do operador de um elemento atuador, nenhum elemento propelente pode ser requerido. Em uma alternativa, um detentor pode ser usado para reter o e- lemento atuador em uma ou mais posições, tais como posição de engate e posição de liberação.
A concretização das figuras 1 e 2 inclui um elemento propelente 90 que se mantém nos ressaltos 48 e 59 para impelir o elemento de engate 50 e o elemento atuador 60 na posição de engate mostrada na figura 1. O elemento propelente 90 define um centro de massa que reside na segunda parte 14. Neste caso, o elemento propelente 90 impele o elemento de enga- te 50 por reagir contra a segunda parte 14. Nesta maneira, o elemento pro- pelente 90 proporciona forças propelentes desejadas sem engate com o e- lemento acoplador 16 e independente de qualquer reação contra o elemento acoplador 16.
Muitas versões desta invenção provê um elemento propelente ocultado (1) que é protegido contra influências externas tais como objeto ou material estranho que pode de outro modo obstruir operação do mecanis- mo,e, (2)que é improvável resultar em fragmentos do elemento propelente que escapa da junta universal 10 no caso que o elemento propelente deva quebrar-se em pedaços em uso. Neste exemplo, o elemento propelente 90 é uma mola em espiral do tipo compressão que circunda o elemento de engate 50 e é posicionado dentro da guia 40, embora muitos outros tipos de ele- mentos propelentes possam ser usados para desempenhar as funções pro- pelentes descritas acima. Nas concretizações alternadas, o elemento prope- lente pode ser implementado em outras formas, colocados em outras posi- ções, impele o elemento de engate e o elemento atuador em outras dire- ções, e/ou ser integrado com ou acoplado diretamente com outros compo- nentes.
As figuras 1 e 2 mostram o mecanismo ilustrado em duas posi- ções separadas. A posição da figura 1 é a posição de descanso normal, em que o elemento propelente 90 retém o elemento de engate 50 e o elemento atuador 60 na posição de engate.
Como mostrado na figura 2, quando as forças externas são apli- cadas para mover o colar 66 em uma direção distante do prisioneiro propul- sor 28, o colar 66 move o elemento de engate 50 obliquamente para cima na vista das figuras 1 e 2. Isto leva a extremidade inferior 52 do elemento de engate 50 a se mover fora da sua posição de engate (isto é, qualquer posi- ção em que o término da extremidade inferior 52 projeta-se para fora do pri- sioneiro propulsor 28 para engatar suficientemente a peça e fixação de fer- ramenta e ainda para a passagem 44.
Quando as forças externas são removidas e o colar 28 é deixado mover-se distante da posição da figura 2, a força propelente do elemento propelente 90 move o elemento de engate 50 para a posição da figura I.
Quando o prisioneiro propulsor 28 é simplesmente impulsionado para uma peça de fixação da ferramenta, a peça de fixação da ferramenta pode empurrar o elemento de engate 50 para o prisioneiro propulsor 28, comprimindo o elemento propelente 90 no processo.
Neste exemplo, a região de contacto entre o elemento de engate 50 e o elemento atuador 60 permanece dentro da periferia da segunda parte 14 e o colar 66 pode ser provido com um diâmetro externo de modo inco- mum pequeno para um dado tamanho de prisioneiro propulsor 28, mesmo embora o elemento de engate 50 deslize obliquamente na segunda parte 14.
Figuras 3 e 4 ilustram uma segunda concretização preferida da presente invenção. A estrutura básica da junta universal, identificada por números de referência dentro da faixa de 10-32 na descrição das figuras 1 e 2, é idêntica nas duas concretizações e não serão descritas novamente. Nesta concretização, a segunda parte 14 inclui uma guia 100 que inclui uma passagem interna 102 no prisioneiro propulsor 28 e um ressalto interno 104. A guia 100 e a passagem interna 102 são neste exemplo orientadas parale- las ao eixo longitudinal central 30.
Um elemento de engate 110 é posicionado na guia 100 e este elemento de engate inclui uma esfera 112, uma rampa 114 e um eixo 116. A rampa 114 e o eixo 116 movem-se como uma unidade e podem ser forma- dos em um local se desejar. A esfera 112 move-se ao longo da rampa 114 quando a rampa 114 move-se longitudinalmente na guia 100. A extremidade superior 118 do eixo 116 define um sulco que recebe um retentor 120, tal como uma arruela fendada, por exemplo, e, o lado inferior do retentor 120 forma uma superfície de suporte 122. Como discutido acima, é também pos- sível configurar e/ou alargar a cabeça da extremidade superior 118 para pro- ver a superfície de suporte sem necessidade de uma parte adicional. A ram- pa 114 define um ressalto 124 em torno do eixo 116.
Voltando-se para a figura 4 para clareza da ilustração, um ele- mento atuador I30 inclui uma porção central 132 e uma porção periférica I34 e a porção periférica 134 inclui um colar 136 e um par de braços inclinados 142, 144. O elemento atuador 130 é similar ao elemento atuador 60 acima descrito, exceto que não há fenda nos braços inclinados 142, 144 e há uma abertura 144 na porção central 132. A extremidade superior 118 do eixo 116 passa através desta abertura 144. A porção central 132 forma uma superfí- cie de suporte 138 em torno da abertura 144 e esta superfície de suporte 138 engata a superfície de suporte 122 do retentor 120 ou outra superfície de suporte do elemento de engate.
Como acima, os braços inclinados 142, 144 desviam-se da por- ção central 132 para o elemento acoplador 16 e distante do prisioneiro pro- pulsor 28, e, um primeiro plano 146 transversal ao eixo 30 e passando atra- vés do centro de massa do colar 136 é posicionado entre um segundo plano 148 transversal ao eixo 30 passando através do centro de massa da porção central 132 e o prisioneiro propulsor 28.
Um elemento propelente 180 é posicionado em torno do eixo 116 dentro da guia 100 para ser suportado nos ressaltos 104, 124. O ele- mento propelente 180 define um centro de massa que fica dentro da segun- da parte 14. Neste caso, o elemento propelente 180 impele o elemento de engate 110 pela reação contra a segunda parte 14. Deste modo, o elemento propelente 180 provê as forças propelentes desejadas sem engate com o elemento acoplador 16 e independente de qualquer reação contra o elemen- to acoplador 16.
A figura 3 mostra o mecanismo ilustrado na posição de descan- so, em que as força propelente do elemento propelente 180 retém o elemen- to de engate 110 em uma posição de engate de peça de fixação de ferra- menta. Nesta posição, a esfera 112 estende-se externamente a partir do pri- sioneiro propulsor 28 para engatar um recesso ou furo no soquete de uma peça de fixação de ferramenta (não-mostrada).
Quando um operador deseja liberar uma peça de fixação de fer- ramenta, o colar 136 é movido distante do prisioneiro propulsor 28, compri- mindo deste o elemento propelente 180 e movendo a rampa para cima como visto nas figuras 3 e 4, de tal modo que a esfera 112 fica livre para se mover para o prisioneiro propulsor 28. Deste modo, uma peça de fixação de ferra- menta fica liberada.
As concretizações ilustradas em ambas figuras incluem elemen- tos atuadores 60, 130 que são configurados e posicionados para minimizar a extensão total da segunda parte 14. Os atuadores 60, 130 são acessíveis da periferia da segunda parte 14 e eles incluem uma porção central 62, 132 que cruza o eixo longitudinal central 30. Pelo menos uma porção dos elementos atuadores 60, 130 estende-se para a abertura 32 definida pelo elemento a- coplador 16 e a segunda parte 14, para pelo menos algumas posições do elemento atuador 60, 130. Similarmente, pelo menos alguma porção dos elementos atuadores 60, 130 estende-se entre os elementos projetantes por- tadores de carga 24 da segunda parte 14 para pelo menos algumas posi- ções dos elementos atuadores 60, 130.
Descrito de um outro modo, o elemento de engate 50, 110 e/ou o elemento atuador 60, 130 podem ser movidos para uma posição que é próxima ao elemento acoplador 16. Com referência às figuras 2 e 4, o ele- mento atuador 60, 130 move-se através de um curso que tem uma extensão longitudinal D1. Na aproximação mais íntima, o mais próximo do elemento de engate 50, 110 e do elemento atuador 60, 130 aproxima o elemento aco- plador 16 para dentro de uma distância longitudinal D2. (no caso do contac- to entre o mais próximo do elemento de engate 50, 110 e do elemento atua- dor 60, 130 e do elemento acoplador 16, D2 igual a zero). D2 é de preferên- cia menos que cinco vezes D1, mais de preferência menos que duas vezes Dl e mais de preferência menos que D1.
Como uma outra medida da compacidade longitudinal dos dese- nhos ilustrados, o centro de massa do elemento de engate é posicionado próximo à parede da segunda parte mais distante do prisioneiro propulsor quando o elemento de engate está na posição de descanso. Com referência às figuras 1 e 3, o centro de massa 92, I82 do elemento de engate 50, 110 é separado por uma distância longitudinal D3 a partir da parede 94, I84 da se- gunda parte 12 mais distante do prisioneiro propulsor 28 que cruza o eixo 30, respectivamente. D3 é de preferência menos que oito vezes D1 (figuras 2 e 4, respectivamente), mais de preferência menos que cinco vezes D1,e, mais de preferência menos que três vezes D1.
Ao longo desta descrição e nas reivindicações apensas, as se- guintes definições devem ser entendidas: O termo "acoplado" e suas várias formas são pretendidas a- branger amplamente tanto o acoplamento direto como indireto. Assim, uma primeira parte é dita ser acoplada a uma segunda parte quando as duas par- tes são diretamente acopladas (por exemplo, pelo contacto direto ou engate funcional direto), bem como quando a primeira parte é funcionalmente enga- tada com uma parte intermediária que fica por sua vez funcionalmente enga- tada diretamente ou via uma ou mais partes intermediárias mais adicionais com a segunda parte. Também, duas partes são ditas que sejam acopladas quando elas são funcionalmente engatadas (diretas ou indiretamente) em algumas vezes e não funcionalmente engatadas em outras vezes.
O termo "engatar" e suas várias formas, quando usado com refe- rência à retenção de uma peça de fixação de ferramenta, refere-se à aplica- ção de quaisquer forças que tendem a reter uma ferramenta e uma peça de fixação de ferramenta juntamente contra forças de separação inadvertidas ou indesejadas (por exemplo, tais como podem ser introduzidos durante o uso da ferramenta). Deve ser entendido, todavia, que o engate não requer em todos os casos uma conexão de travamento que é mantida contra cada tipo ou magnitude concebível da força separadora.
As designações "superior" e "inferior" usadas com referência aos elementos mostrados nos desenhos são aplicadas meramente para conve- niência da descrição. Estas designações não devem ser construídas para conveniência da descrição. Estas designações não devem ser construídas como absoluta ou limitativa e podem ser invertidas. Para efeito da clareza, a menos que de outro modo indicado, o termo "superior" geralmente refere-se ao lado de um elemento que é mais longe de uma extremidade acopladora tais como prisioneiro propulsor. Em adição, a menos que de outro modo in- dicado, o termo "inferior" geralmente refere-se ao lado de um elemento que é mais próximo à extremidade acopladora.
O termo "longitudinal" refere-se às direções que são geralmente paralelas à direção da extensão do prisioneiro propulsor. Nas concretizações acima descritas, a direção longitudinal é geralmente paralela ao eixo longitu- dinal 30. O termo "elemento" inclui ambos os componentes de única parte e componentes de multipartes. Assim, um elemento pode ser formado de dois ou mais componentes separados que cooperam para desempenhar a função do elemento.
Como utilizado aqui, o movimento de um elemento para uma posição (por exemplo, de engate ou de liberação) ou para um componente particular (por exemplo, para ou distante do prisioneiro propulsor) inclui to- das as maneiras de movimentos longitudinais, movimentos enviezados, mo- vimentos rotacionais, e suas combinações.
O termo "movimento relativo " como aplicado à translação entre duas partes refere-se a qualquer movimento pelo que o centro de massa de uma parte move-se em relação ao centro de massa de uma outra parte.
Como usado aqui, o termo " elemento propelente" refere-se a qualquer dispositivo que provê uma força propelente. Elementos propelentes representativos incluem porém não estão limitados às molas (por exemplo, molas elastoméricas ou de metal, molas de torção, molas helicoidais, molas em folha, molas de tensão, molas de compressão, molas de extensão, molas em espiral, mola voluta, molas planas e similares), detentores (por exemplo, esferas detentoras carregadas de mola, cones, cunhas, cilindros e simila- res), dispositivos pneumáticos, dispositivos hidráulicos e similares e suas combinações.
As ferramentas acima descritas são caracterizadas em vários graus por algumas ou todas das seguintes características: construção sim- ples, um pequeno número de partes facilmente manufaturadas; fácil acesso a um operador usando a ferramenta em um espaço de trabalho estreito e/ou restringido; construção sulcada, durável e confiável; uma capacidade para acomodar várias peças de fixação de ferramenta, incluindo aquelas com vá- rios tamanhos e configurações de recessos projetados para receber um de- tentor; auto- ajustagem para desgaste; substancialmente eliminando qual- quer exigência de alinhamento preciso; facilmente depurável; apresentando um mínimo de superfícies irregulares; estendendo-se externamente a partir da ferramenta por uma pequena quantidade; e tendo uma curta extensão longitudinal.
Os mecanismos ilustrados nos desenhos incluem elementos a- tuadores que têm uma dimensão máxima de secção transversal que fica a- penas ligeiramente maior do que aquele da segunda parte na qual eles são montados. Tal um elemento atuador trás várias vantagens. Uma vez que o elemento atuador tem um pequeno diâmetro externo, a ferramenta resultante é compacta e facilmente usadas em espaços apertados. Também, o elemen- to atuador é menos sujeito a ser acidentalmente movido para a posição de liberação durante o uso, uma vez que fica presente uma seção transversal menor do que muitas peças de fixação de ferramenta.
Naturalmente, deverá ser entendido que uma ampla faixa de mudanças e modificações podem ser realizadas nas concretizações preferi- das acima descritas. Por exemplo, o elemento atuador pode empregar ape- nas um braço inclinado mais do que o par de braços inclinados opostos ilus- trados. Também, para conveniência , várias posições dos elementos de en- gate e dos elementos atuadores têm sido descritos. Será naturalmente en- tendido que o termo "posição" é pretendido abranger uma faixa de posições, quando é apropriado para peças de fixação de ferramenta que têm recessos e furos de variados formatos e dimensões.
Pretende-se, portanto, que a descrição detalhada acima seja considerada como ilustrativa mais do que Iimitativa e que seja entendida que o escopo desta invenção é definido pelas seguintes reivindicações incluindo todos os equivalentes.
Claims (46)
1. Junta universal para uso com uma ferramenta de transmissão de torque, a dita junta universal compreendendo uma primeira parte, uma segunda parte compreendendo um prisioneiro propulsor e pelo menos um elemento acoplador acoplado entre as primeira e segunda partes, o dito pelo menos um elemento acoplador configurado para transmitir o torque entre a primeira e segunda partes, o aperfeiçoamento compreendendo: uma guia na segunda parte orientada em um ângulo oblíquo com respeito a um eixo longitudinal central do prisioneiro propulsor; um elemento de engate movelmente montado na guia para es- tender-se fora do prisioneiro propulsor e engatar uma peça de fixação de ferramenta quando na posição de engate e liberar a peça de fixação da fer- ramenta, quando na posição de liberação; um elemento atuador acoplado com o elemento de engate de tal modo que o movimento longitudinal do elemento atuador com respeito à se- gunda parte resulta no movimento do elemento de engata; o dito elemento atuador cruzando o eixo longitudinal central.
2. Junta universal para uso com uma ferramenta de transmissão de torque, a dita junta universal compreendendo uma primeira parte, uma segunda parte compreendendo um prisioneiro propulsor e pelo menos um elemento acoplador acoplado entre primeira e segunda partes, o dito pelo menos um elemento acoplador configurado para transmitir o torque entre a primeira e segunda partes, o aperfeiçoamento compreendendo: uma guia na segunda parte orientada em um ângulo oblíquo com respeito a um eixo longitudinal central do prisioneiro propulsor; um elemento de engate movelmente montado na guia para es- tender-se fora do prisioneiro propulsor e engatar uma peça de fixação de ferramenta quando em uma posição de engate e liberar a peça de fixação de ferramenta quando em uma posição de liberação; um elemento atuador acoplado com o elemento de engate de tal modo que o movimento do elemento atuador com respeito à segunda parte resulta no movimento do elemento de engate; a dita segunda parte compreendendo pelo menos duas protru- sões de suporte de carga configuradas para participar da transmissão de torque entre o elemento acoplador e a segunda parte, pelo menos uma parte do dito elemento atuador estendendo-se entre as protrusões de suporte de carga para pelo menos algumas posições do elemento atuador.
3. Junta universal para uso com uma ferramenta de transmissão de torque, a dita junta universal compreendendo uma primeira parte, uma segunda parte compreendendo um prisioneiro propulsor e pelo menos um elemento acoplador acoplado entre as primeira e segunda partes, o dito pelo menos um elemento acoplador configurado para transmitir o torque entre a primeira e segunda partes, o aperfeiçoamento compreendendo: uma guia na segunda parte orientada em um ângulo oblíquo com respeito a um eixo longitudinal central do prisioneiro propulsor; um elemento de engate movelmente montado na guia para es- tender-se fora do prisioneiro propulsor e engatar um peça de fixação de fer- ramenta quando em uma posição de engate e liberar a peça de fixação de ferramenta quando em uma posição de liberação; um elemento atuador acoplado com um elemento de engate de tal modo que o movimento do elemento atuador com respeito à segunda par- te resulta em movimento do elemento de engate; o dito elemento acoplador e a dita segunda parte cooperando para formar uma abertura, pelo menos uma parte do dito elemento atuador estendendo-se para a abertura para pelo menos algumas posições do ele- mento atuador.
4. Junta universal de acordo com a reivindicação 1, 2 ou 3, em que o elemento atuador compreende um colar estendendo-se em torno da segunda parte.
5. Junta universal de acordo com a reivindicação 1, 2 ou 3, em que o elemento de engate move-se ao longo de uma primeira direção na guia, em que o elemento atuador compreende uma superfície de suporte próxima do elemento de engate,e, em que a superfície de suporte é orienta- da não paralela à primeira direção e não paralela ao eixo longitudinal central.
6. Junta universal de acordo com a reivindicação 5, em que a superfície de suporte é orientada substancialmente de modo perpendicular à primeira direção.
7. Junta universal de acordo com a reivindicação 1 ou 3, em que a segunda parte compreende dois braços espaçados posicionados nos res- pectivos lados do elemento acoplador.e, em que pelo menos alguma parte do elemento atuador estende-se entre os dois braços espaçados, para pelo menos algumas posições do elemento atuador com respeito à segunda parte.
8. Junta universal de acordo com a reivindicação 5, em que o elemento de engate compreende uma segunda superfície de suporte posi- cionada para engatar a chamada primeira superfície de suporte do elemento atuador.
9. Junta universal de acordo com a reivindicação 1, 2 ou 3, em que o elemento atuador é acessível de uma periferia da segunda parte e cruza o eixo longitudinal central.
10. Junta universal de acordo com a reivindicação 1, 2 ou 3, em que o dito elemento atuador compreende uma porção periférica e uma por- ção central, a dita porção periférica orientada pelo menos em parte em um ângulo oblíquo com respeito ao eixo longitudinal central do prisioneiro pro- pulsor para deslocar a dita porção central distante do dito prisioneiro propul- sor ao longo do eixo longitudinal central.
11. Junta universal de acordo com a reivindicação 10, em que a porção periférica compreende um primeiro braço inclinado estendendo-se em um ângulo oblíquo distante da porção central.
12. Junta universal de acordo com a reivindicação 11, em que a porção periférica ainda compreende um segundo braço inclinado estenden- do-se em um ângulo oblíquo distante da porção central.
13. Junta universal de acordo com a reivindicação 12, em que o primeiro e segundo braços são posicionados nos lados opostos da porção central.
14. Junta universal de acordo com a reivindicação 10, em que o elemento atuador é acoplado ao elemento de engate na porção periférica.
15. Junta universal de acordo com a reivindicação 1, 2 ou 3 ain- da compreendendo um elemento propelente operativo para impelir o ele- mento atuador para uma posição de descanso enquanto permanecendo livre de engate com o elemento acoplador.
16. Junta universal para uso com uma ferramenta transmissora de torque, a dita junta universal compreendendo uma primeira parte, uma segunda parte compreendendo um prisioneiro propulsor e pelo menos um elemento acoplador acoplado entre as primeira e segunda partes, o dito pelo menos um elemento acoplador configurado para transmitir torque entre pri- meira e segunda partes, o aperfeiçoamento compreendendo: uma guia na segunda parte; um elemento de engate movelmente montado na guia para es- tender-se fora do prisioneiro propulsor e engatar uma peça de fixação de ferramenta quando em uma posição de engate e liberar a peça de fixação de ferramenta quando em uma posição de liberação; um elemento atuador acoplado com o elemento de engate de tal modo que o movimento longitudinal do elemento atuador com respeito à se- gunda parte resulta em movimento do elemento de engate; o dito elemento atuador compreendendo uma porção periférica e uma porção central, a dita porção periférica posicionada distante do prisio- neiro propulsor e orientada pelo menos em parte em um ângulo oblíquo com respeito a um eixo longitudinal central do prisioneiro propulsor; o dito elemento atuador cruzando o eixo longitudinal central.
17. Junta universal para uso com uma ferramenta de transmis- são de torque, a dita junta universal compreendendo uma primeira parte, uma segunda parte compreendendo um prisioneiro propulsor e, pelo menos um elemento acoplador acoplado entre as ditas primeira e segunda partes, o dito pelo menos um elemento acoplador configurado para transmitir o torque entre as primeira e segunda partes, o aperfeiçoamento compreendendo: uma guia na segunda parte; um elemento de engate movelmente montado na guia para es- tender-se fora do prisioneiro propulsor e engatar uma peça de fixação de ferramenta quando em uma posição de engate e liberar a peça de fixação de ferramenta quando em uma posição de liberação; um elemento atuador acoplado com o elemento de engate de tal modo que o movimento do elemento atuador com respeito à segunda parte resulta em movimento do elemento de engate; o dito elemento atuador compreendendo uma porção periférica e uma porção central, a dita porção periférica posicionada distante do prisio- neiro propulsor e orientada pelo menos em parte em um ângulo oblíquo com respeito a um eixo longitudinal central do prisioneiro propulsor; a dita segunda parte compreendendo pelo menos duas protru- sões de suporte de carga configuradas para participar da transmissão de torque entre o elemento acoplador e a segunda parte, pelo menos a parte do dito elemento atuador estendendo-se entre as protrusões de suporte de car- ga para pelo menos algumas posições do elemento atuador.
18. Junta universal para uso com uma ferramenta de transmiss- são de torque, a dita junta universal compreendendo uma primeira parte, uma segunda parte compreendendo um prisioneiro propulsor e pelo menos um elemento acoplador acoplado entre as ditas primeira e segunda partes, o dito pelo menos um elemento acoplador configurado para transmitir o torque entre a primeira e segunda partes, o aperfeiçoamento compreendendo: uma guia na segunda parte; um elemento de engate movelmente montado na guia para es- tender-se fora do prisioneiro propulsor e engatar uma peça de fixação de ferramenta quando em uma posição de engate e liberar a peça de fixação de ferramenta quando em uma posição de liberação; um elemento atuador acoplado com o elemento de engate de tal modo que o movimento do elemento atuador com respeito à segunda parte resulta em movimento do elemento de engate; o dito elemento atuador compreendendo uma porção periférica e uma porção central, a dita porção periférica posicionada distante do prisio- neiro propulsor e orientada pelo menos em parte em um ângulo oblíquo com respeito a um eixo longitudinal central do prisioneiro propulsor; o dito elemento acoplador e a dita segunda parte cooperando para formar uma abertura, pelo menos parte do dito elemento atuador es- tendendo-se para a abertura para pelo menos algumas posições do elemen- to atuador.
19. Junta universal de acordo com a reivindicação 16, 17 ou 18, em que o elemento atuador compreende um colar estendendo-se em torno da segunda parte.
20. Junta universal de acordo com a reivindicação 16, 17 ou 18, em que a porção central é deslocada distante do prisioneiro propulsor ao longo do eixo longitudinal central pela porção periférica.
21. Junta universal de acordo com a reivindicação 19, em que o colar é centrado em um primeiro plano orientado transversalmente para o eixo longitudinal do prisioneiro propulsor quando o elemento atuador está em uma primeira posição com respeito à segunda parte.
22. Junta universal de acordo com a reivindicação 21, em que a porção central é centrada em um segundo plano orientado transversalmente ao eixo longitudinal, quando o elemento atuador está na primeira posição.
23. Junta universal de acordo com a reivindicação 22, em que o prisioneiro propulsor e o segundo plano são posicionados nos lados opostos do primeiro plano.
24. Junta universal de acordo com a reivindicação 19, em que a porção periférica compreende um primeiro braço inclinado estendendo-se em um ângulo oblíquo entre o colar e a porção central.
25. Junta universal de acordo com a reivindicação 24, em que a porção periférica ainda compreende um segundo braço inclinado estenden- do-se em um ângulo oblíquo entre o colar e a porção central.
26. Junta universal de acordo com a reivindicação 25, em que o primeiro braço e o segundo braço são posicionados nos lados opostos da porção central.
27. Junta universal de acordo com a reivindicação 16, 17 ou 18 em que o elemento atuador é acoplado ao elemento de engate na porção central.
28. Junta universal de acordo com a reivindicação 16, 17 ou 18, em que o elemento atuador é acoplado ao elemento de engate na porção periférica.
29. Junta universal de acordo com a reivindicação 16 ou 18, em que a segunda parte compreende dois braços espaçados posicionados nos respectivos lados do elemento acoplador, e, em que pelo menos alguma par- te do elemento atuador estende-se entre dois braços espaçados, para pelo menos algumas posições do elemento atuador com respeito à segunda parte.
30. Junta universal de acordo com a reivindicação 16, 17 ou 18, ainda compreendendo um elemento propelente operativo para impelir o ele- mento atuador para uma posição de descanso enquanto permanecendo livre de engate com o elemento acoplador.
31. Junta universal para uso com uma ferramenta de transmis- são de torque, a dita junta universal compreendendo uma primeira parte, uma segunda parte compreendendo um prisioneiro propulsor e pelo menos um elemento acoplador acoplado entre a primeira e segunda partes, o dito pelo menos um elemento acoplador configurado para transmitir torque entre primeira e segunda partes, o aperfeiçoamento compreendendo: uma guia na segunda parte, a dita guia compreendendo uma passagem interna no prisioneiro propulsor orientada em um ângulo de me- nos que 80 graus com respeito ao eixo longitudinal central do prisioneiro propulsor; um elemento de engate movelmente montado na guia para es- tender-se fora do prisioneiro propulsor e engatar uma peça de fixação de ferramenta quando em uma posição de engate e liberar a peça de fixação de ferramenta quando em uma posição de liberação; e um elemento atuador compreendendo um colar estendendo-se em torno da segunda parte; o dito elemento atuador acoplado com um elemento de engate de tal modo que o movimento do elemento atuador com respeito à segunda parte resulta em movimento do elemento de engate; o dito elemento atuador móvel com respeito a segunda parte através de um curso tendo uma extensão longitudinal D1 e a dita segunda parte configurada de tal modo que na aproximação mais íntima, o mais pró- ximo do elemento atuador e do elemento de engate aproxima-se do elemen- to acoplador para dentro da distância longitudinal D2,em que D2 é menos que cinco vezes D1.
32. Junta universal para uso com uma ferramenta de transmis- são de torque, a dita junta universal compreendendo uma primeira parte, uma segunda parte compreendendo um prisioneiro propulsor e pelo menos um elemento acoplador acoplado entre as primeira e segunda partes, o dito pelo menos um elemento acoplador configurado para transmitir o torque en- tre as primeira e segunda partes, o aperfeiçoamento compreendendo: uma guia na segunda parte, a dita guia compreendendo uma passagem interna no prisioneiro propulsor orientado em um ângulo de me- nos que 80 graus com respeito a um eixo longitudinal central do prisioneiro propulsor; um elemento de engate movelmente montado na guia para es- tender-se fora do prisioneiro propulsor e engatar uma peça de fixação de ferramenta quando em uma posição de engate e liberar a peça de fixação de ferramentas quando em uma posição de liberação, o dito elemento de enga- te definindo um centro de massa; e um elemento atuador compreendendo um colar que se estende em torno da segunda parte; o dito elemento atuador acoplado com o elemento de engate de tal modo que o movimento do elemento atuador com respeito à segunda par- te resulta em movimento do elemento de engate; o dito elemento atuador móvel com respeito à segunda parte através de um curso tendo uma extensão longitudinal D1, a dita segunda parte compreendendo uma parede cruzando o eixo longitudinal central mais distante do prisioneiro propulsor, o dito centro de massa espaçado da pare- de por uma distância longitudinal D3 quando o elemento de engate está em uma posição de descanso, em que D3 é menos que oito vezes D1.
33. Junta universal para uso com uma ferramenta de transmis- são de torque, a dita junta universal compreendendo uma primeira parte, uma segunda parte compreendendo um prisioneiro propulsor,e, pelo menos um elemento acoplador acoplado entre as primeira e segunda partes, o dito pelo menos um elemento acoplador configurado para transmitir o torque en- tre as primeira e segunda partes, o aperfeiçoamento compreendendo: uma guia na segunda parte, a dita guia compreendendo uma passagem interna no prisioneiro propulsor orientado em um ângulo de me- nos que 80 graus com respeito a um eixo longitudinal central do prisioneiro propulsor; um elemento de engate movelmente montado na guia para es- tender-se fora do prisioneiro propulsor e engatar uma peça de fixação de ferramenta quando em uma posição de engate e liberar a peça de fixação de ferramenta quando em uma posição de liberação; e um elemento atuador compreendendo um colar que se estende em torno da segunda parte; o dito elemento atuador acoplado com o elemento de engate de tal modo que o movimento do elemento atuador com respeito à segunda par- te resulta no movimento do elemento de engate; a dita segunda parte compreendendo pelo menos duas protru- sões de suporte de carga configuradas para participar da transmissão do torque entre o elemento acoplador e a segunda parte, pelo menos a parte do dito elemento atuador estendendo-se entre as protrusões de suporte de car- ga para pelo menos algumas posições do elemento atuador.
34. Junta universal para uso com uma ferramenta de transmis- são de torque, a dita junta universal compreendendo uma primeira parte, uma segunda parte compreendendo um prisioneiro propulsor e, pelo menos um elemento acoplador acoplado entre as primeira e segunda partes, o dito pelo menos um elemento acoplador configurado para transmitir o torque en- tre as primeira e segunda partes, o aperfeiçoamento compreendendo: uma guia na segunda parte, a dita guia compreendendo uma passagem interna no prisioneiro propulsor orientado em um ângulo de me- nos que 80 graus com respeito a um eixo longitudinal central do prisioneiro propulsor; um elemento de engate movelmente montado na guia para es- tender-se fora do prisioneiro propulsor e engatar uma peça de fixação de ferramenta quando em uma posição de engate e para liberar a peça de fixa- ção de ferramenta quando em uma posição de liberação; e um elemento atuador compreendendo um colar que se estende em torno da segunda parte; o dito elemento atuador acoplado com o elemento de engate de tal modo que o movimento do elemento atuador com respeito à segunda par- te resulta no movimento do elemento de engate; o dito elemento acoplador e a dita segunda parte cooperando para formar uma abertura, pelo menos parte do dito elemento atuador es- tendendo-se para a abertura para pelo menos algumas posições do elemen- to atuador.
35. Junta universal de acordo com a reivindicação 31, 32, 33 ou - 34, em que a passagem interna é orientada substancialmente paralela ao eixo longitudinal central.
36. Junta universal de acordo com a reivindicação 31, 32, 33 ou - 34 em que a passagem interna é orientada em um ângulo oblíquo ao eixo longitudinal central.
37. Junta universal para uso com uma ferramenta de transmis- são de torque, a dita junta universal compreendendo uma primeira parte, uma segunda parte compreendendo um prisioneiro propulsor e pelo menos um elemento acoplador acoplado entre as primeira e segunda partes, o dito pelo menos um elemento acoplador configurado para transmitir torque entre as primeira e segunda partes, o aperfeiçoamento compreendendo: uma guia na segunda parte; um elemento de engate movelmente montado na guia para es- tender-se fora do prisioneiro propulsor e engatar uma peça de fixação de ferramentas quando em uma posição de engate e liberar a peça de fixação de ferramenta quando em uma posição de liberação; um elemento atuador acessível de um periferia do segundo ele- mento e cruzando um eixo longitudinal central da segunda parte, o dito ele- mento atuador compreendendo um colar estendendo-se em torno da segun- da parte; o dito elemento atuador acoplado com o elemento de engate de tal modo que o movimento longitudinal do elemento atuador com respeito à segunda parte resulta em movimento do elemento de engate; e um elemento propelente operativo para impelir o elemento atua- dor para uma posição de descanso independentemente de qualquer reação contra o elemento acoplador; o dito elemento atuador móvel com respeito à uma segunda par- te através de um curso tendo uma exensão longitudinal D1, e a dita segunda parte configurada de tal modo que na aproximação mais íntima, o mais pró- ximo do elemento atuador e do elemento de engate aproxima-se do elemen- to acoplador para dentro de uma distância longitudinal D2, em que D2 é me- nos que cinco vezes D1.
38. Junta universal para uso com uma ferramenta de transmis- são de torque, a dita junta universal compreendendo uma primeira parte, uma segunda parte compreendendo um prisioneiro propulsor e pelo menos um elemento acoplador configurado para transmitir o torque entre as primei- ra e segunda partes, o aperfeiçoamento compreendendo: uma guina na segunda parte; um elemento de engate movelmente montado na guia para es- tender-se fora do prisioneiro propulsor e engatar uma peça de fixação de ferramenta quando em uma posição de engate e liberar a peça de fixação de ferramenta quando em uma posição de liberação, o dito elemento de engate compreendendo um centro de massa; um elemento atuador acessível de uma periferia do segundo e- lemento e cruzando um eixo longitudinal central da segunda parte, o dito elemento atuador compreendendo um colar estendendo-se em torno da se- gunda parte; o dito elemento atuador acoplado com o elemento de engate de tal modo que o movimento longitudinal do elemento atuador com respeito à segunda parte resulta em movimento do elemento de engate; e um elemento propelente operativo para impelir o elemento atua- dor para uma posição de descanso independentemente de qualquer reação contra o elemento acoplador; o dito elemento atuador móvel com respeito à segunda parte através de um curso tendo uma extensão longitudinal D1, a dita segunda parte compreendendo uma parede que cruza o eixo longitudinal central mais distante do prisioneiro propulsor, o dito centro de massa espaçado da pare- de por uma distância D3 quando o elemento de engate está em uma posição de descanso, em que D3 é menos que oito vezes D1.
39. Junta universal para uso com uma ferramenta de transmis- são de torque, a dita junta universal compreendendo uma primeira parte, uma segunda parte compreendendo um prisioneiro propulsor e pelo menos um elemento acoplador acoplado entre primeira e segunda partes, o dito pelo menos um elemento acoplador configurado para transmitir o torque en- tre a primeira e a segunda partes, o aperfeiçoamento compreendendo: uma guia na segunda parte; um elemento de engate movelmente montado na guia para es- tender-se fora do prisioneiro propulsor e engatar uma peça de fixação da ferramenta quando em uma posição de engate e liberar a peça de fixação de ferramenta quando em uma posição de liberação; um elemento atuador acessível de uma periferia do segundo e- lmento e cruzando um eixo longitudinal central da segunda parte, o dito elemento atuador compreendendo um colar que se estende em torno da se- gunda parte; o dito elemento atuador acoplado com um elemento de engate de tal modo que o movimento do elemento atuador com respeito à segunda parte resulta em movimento do elemento de engate; e um elemento propelente operativo para impelir o elemento atua- dor para uma posição de descanso independentemente de qualquer reação contra o elemento acoplador; a dita segunda parte compreendendo pelo menos duas protru- sões de suporte de carga configuradas para participar da transmissão de torque entre o elemento acoplador e a segunda parte, pelo menos parte do dito elemento atuador estendendo-se entre as protrusões de suporte de car- ga para pelo menos algumas posições do elemento atuador.
40. Junta universal para uso com uma ferramenta de transmis- são de torque, a dita junta universal compreendendo uma primeira parte, uma segunda parte compreendendo um prisioneiro propulsor, e, pelo menos um elemento acoplador acoplado entre as primeira e segunda partes, o dito pelo menos um elemento acoplador configurado para transmitir o torque en- tre as primeira e segunda partes, o aperfeiçoamento compreendendo: uma guia na segunda parte; um elemento de engate movelmente montado na guia para es- tender-se fora do prisioneiro propulsor e engatar uma peça de fixação de ferramenta quando em uma posição de engate e liberar a peça de fixação de ferramenta quando em uma posição de liberação; um elemento atuador acessível de uma periferia do segundo e- lemento e cruzando o eixo longitudinal central da segunda parte, o dito ele- mento atuador compreendendo um colar que se estende em torno da se- gunda parte; o dito elemento atuador acoplado com um elemento de engate de tal modo que o movimento do elemento atuador com respeito à segunda parte resulta em movimento de elemento de engate; e um elemento propelente operativo para impelir o elemento atua- dor para uma posição de descanso independentemente de qualquer reação contra o elemento acoplador; o dito elemento acoplador e a dita segunda parte cooperando para formar uma abertura, pelo menos parte do dito elemento atuador es- tendendo-se para a abertura para pelo menos algumas posições do elemen- to atuador.
41. Junta universal de acordo com a reivindicação 37, 38, 39 ou - 40, em que o elemento propelente é disposto na guia.
42. Junta universal de acordo com a reivindicação 37, 38, 39 ou - 40, em que o elemento propelente é disposto quase que inteiramente dentro da segunda parte.
43. Junta universal das reivindicação 37, 38, 39 ou 40, em que o elemento propelente é disposto em torno do elemento de engate.
44. Junta universal de acordo com a reivindicação 37, 38, 39 ou - 40, em que o elemento propelente é caracterizado por um centro de massa e em que o centro de massa é posicionado dentro da segunda parte para pelo menos algumas posições do elemento atuador.
45. Junta universal de acordo com a reivindicação 37, 38, 39 ou - 40, em que o dito elemento atuador é móvel longitudinalmente para posições crescentemente externas na segunda parte.
46. Junta universal de acordo com a reivindicação 37, 38 ou 40, em que a segunda parte compreende dois braços espaçados posicionados nos respectivos lados do elemento acoplador, e em que pelo menos alguma parte do elemento atuador estende-se entre os dois braços espaçados, para pelo menos algumas posições do elemento atuador com respeito à segunda parte.
Applications Claiming Priority (3)
| Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
|---|---|---|---|
| US81023906P | 2006-06-02 | 2006-06-02 | |
| US60/810,239 | 2006-06-02 | ||
| PCT/US2007/011344 WO2007142779A2 (en) | 2006-06-02 | 2007-05-10 | Universal joint with coupling mechanism for detachably engaging tool attachments |
Publications (1)
| Publication Number | Publication Date |
|---|---|
| BRPI0712499A2 true BRPI0712499A2 (pt) | 2012-08-21 |
Family
ID=38801957
Family Applications (1)
| Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
|---|---|---|---|
| BRPI0712499-6A BRPI0712499A2 (pt) | 2006-06-02 | 2007-05-10 | junta universal com mecanismo de acoplamento para destacavelmente engatar peças de fixação de ferramenta |
Country Status (13)
| Country | Link |
|---|---|
| US (2) | US8047103B2 (pt) |
| EP (1) | EP2032313A4 (pt) |
| JP (1) | JP5368975B2 (pt) |
| KR (1) | KR101497713B1 (pt) |
| CN (1) | CN101472711B (pt) |
| AU (1) | AU2007257355B2 (pt) |
| BR (1) | BRPI0712499A2 (pt) |
| CA (1) | CA2654042C (pt) |
| MX (1) | MX2008015428A (pt) |
| RU (1) | RU2450910C2 (pt) |
| TW (1) | TWI412441B (pt) |
| WO (1) | WO2007142779A2 (pt) |
| ZA (1) | ZA200810065B (pt) |
Families Citing this family (19)
| Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
|---|---|---|---|---|
| JP5368975B2 (ja) * | 2006-06-02 | 2013-12-18 | ジョーダ エンタープライジズ インコーポレイテッド | 工具アタッチメントを着脱自在に係合する連結機構を有する自在継手 |
| AU2009291688A1 (en) * | 2008-09-12 | 2010-03-18 | Ethicon Endo-Surgery, Inc. | Ultrasonic device for fingertip control |
| US9107688B2 (en) * | 2008-09-12 | 2015-08-18 | Ethicon Endo-Surgery, Inc. | Activation feature for surgical instrument with pencil grip |
| US8834484B2 (en) | 2011-11-14 | 2014-09-16 | Biomet Manufacturing, Llc | Surgical instrument including angle adjustment mechanism and quick-connect mechanism |
| US9408613B2 (en) | 2011-12-13 | 2016-08-09 | Biomet Manufacturing, Llc | Glenoid reamer |
| US9949744B2 (en) * | 2012-08-30 | 2018-04-24 | Wright Medical Technology, Inc. | Implant suitable for calcaneal osteotomy |
| WO2014062149A1 (en) * | 2012-10-15 | 2014-04-24 | Melaku Tsegaye | Torque offsetting tool |
| US20160045207A1 (en) | 2014-08-14 | 2016-02-18 | Biomet Manufacturing, Llc | Flexible bone reamer |
| US11965563B2 (en) | 2014-08-22 | 2024-04-23 | Re-Dai Precision Tools Co., Ltd. | Elastic short-pin type universal joint |
| US11098765B2 (en) | 2014-11-26 | 2021-08-24 | Re-Dai Precision Tools Co., Ltd. | Elastic short-pin type universal joint |
| TW201608144A (zh) * | 2014-08-22 | 2016-03-01 | Re Dai Prec Tools Co Ltd | 彈性短銷型萬向接頭 |
| DE202014106211U1 (de) | 2014-12-22 | 2015-01-21 | Re-Dai Precision Tools Co., Ltd. | Kreuzgelenk mit abgefederten Zylinderstiften |
| US10265816B2 (en) | 2017-04-20 | 2019-04-23 | thyssenkrupp System Engineering AG | Automatic quick exchange tool for nutrunner sockets |
| RU2656166C1 (ru) * | 2017-04-26 | 2018-05-31 | Публичное акционерное общество "ОДК - Уфимское моторостроительное производственное объединение" (ПАО "ОДК-УМПО") | Штифтовое соединение для вала турбомашины |
| CN109026989B (zh) * | 2017-06-09 | 2021-08-20 | 中国科学院长春光学精密机械与物理研究所 | 一种基于Roberts机构的圆周导向机构 |
| US20190293112A1 (en) * | 2018-03-26 | 2019-09-26 | Jhih-Sheng TSAI | Universal joint socket |
| US20210301880A1 (en) * | 2020-03-24 | 2021-09-30 | Hong Ann Tool Industries Co., Ltd. | Universal joint |
| US12390911B2 (en) * | 2020-11-12 | 2025-08-19 | Snap-On Incorporated | Universal joint tool adapter assembly |
| JP7755844B2 (ja) * | 2021-07-13 | 2025-10-17 | Tone株式会社 | インパクトレンチ用ソケットアダプター |
Family Cites Families (38)
| Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
|---|---|---|---|---|
| US1864466A (en) * | 1930-09-10 | 1932-06-21 | John N Peterson | Tool holder |
| US1940405A (en) | 1931-09-04 | 1933-12-19 | Jacobs Mfg Co | Chuck |
| US3220755A (en) * | 1960-06-25 | 1965-11-30 | Ehrenreich & Cie A | Ball joints |
| US3208318A (en) * | 1964-04-24 | 1965-09-28 | Peter M Roberts | Quick release for socket wrenches |
| US4768405A (en) | 1981-05-04 | 1988-09-06 | Qualicorp Ltd. | Locking socket wrench drive device |
| US4420995A (en) * | 1981-06-05 | 1983-12-20 | Roberts Peter M | Quick-release and positive locking mechanism for use on socket wrenches and on power and impact tools |
| US4571113A (en) | 1984-03-27 | 1986-02-18 | Coren Alfred S | Locking joints |
| US4848196A (en) | 1984-10-23 | 1989-07-18 | Roberts Peter M | Quick release and automatic positive locking mechanism for socket wrenches and extension bars for socket wrenches |
| US4614457A (en) | 1985-07-15 | 1986-09-30 | Sammon James P | Coupling mechanism |
| US4770073A (en) | 1987-02-20 | 1988-09-13 | Bernhard Palm | Socket wrench extension |
| US4781085A (en) | 1987-12-30 | 1988-11-01 | Bayfront Investments, Inc. | Locking socket wrench extension |
| WO1990002634A1 (en) | 1988-09-06 | 1990-03-22 | Nickipuck Michael F | Locking socket wrench drive device |
| US5333523A (en) | 1991-01-17 | 1994-08-02 | Bernhard Palm | Snap-on quick release extension and drivers |
| US5214986A (en) | 1991-09-27 | 1993-06-01 | Roberts Peter M | Quick release mechanism for tools such as socket wrenches |
| US5291809A (en) * | 1992-03-02 | 1994-03-08 | Fox Iii Leonard J | Locking adapter for socket wrench |
| US5233892A (en) * | 1992-10-09 | 1993-08-10 | Roberts Peter M | Quick release mechanism for tools such as socket wrenches |
| US5501125A (en) | 1992-10-09 | 1996-03-26 | Roberts Tool International (Usa), Inc. | Quick release mechanism for tools such as socket wrenches |
| US5644958A (en) * | 1992-10-09 | 1997-07-08 | Roberts Tool International (Usa), Inc. | Quick release mechanism for tools such as socket wrenches |
| US5289745A (en) * | 1993-04-06 | 1994-03-01 | Beardsley Gilbert D | Socket wrench extension with lock |
| CA2120856C (en) * | 1993-04-20 | 1997-07-01 | Peter M. Roberts | Quick release mechanism for tools such as socket wrenches |
| USD359668S (en) | 1993-04-20 | 1995-06-27 | Roberts Tool International (Usa), Inc. | Quick release mechanism actuator for tools such as socket wrenches |
| USD355342S (en) | 1993-09-09 | 1995-02-14 | Roberts Tool International (Usa), Inc. | Tool handle |
| US5660491A (en) | 1993-09-22 | 1997-08-26 | Roberts Tool International (Usa), Inc. | Universal joint for torque transmitting tools |
| US5433548A (en) * | 1993-09-22 | 1995-07-18 | Roberts Tool International (Usa), Inc. | Universal joint for torque transmitting tools |
| USD397597S (en) | 1995-01-10 | 1998-09-01 | Roberts Tool International (Usa), Inc. | Socket wrench |
| US5851151A (en) * | 1995-03-23 | 1998-12-22 | Stanley Mechanics Tools | Pinless impact universal joint |
| US6044730A (en) * | 1997-10-08 | 2000-04-04 | Joda Enterprises, Inc. | Ratchet wrench |
| US6109140A (en) * | 1998-04-09 | 2000-08-29 | Joda Enterprises, Inc. | Ratchet wrench |
| US6199457B1 (en) | 1998-05-13 | 2001-03-13 | Snap-On Technologies, Inc. | Quick release mechanism for socket drive tool |
| FR2779374B1 (fr) * | 1998-06-04 | 2000-08-25 | Facom | Outil d'entrainement muni d'un mecanisme de verrouillage |
| US6164169A (en) * | 1998-08-03 | 2000-12-26 | Socket Retainer Systems, Inc. | Socket mounting arrangement |
| US6098500A (en) * | 1998-12-11 | 2000-08-08 | Joda Enterprises, Inc. | Hand tool with ratchet handle and associated quick release mechanism |
| MXPA04005255A (es) | 2001-12-04 | 2004-10-11 | Joda Entpr Inc | Mecanismo de liberacion rapida para herramientas tales como llaves de tuerca de boca tubular. |
| US6920810B1 (en) | 2002-10-31 | 2005-07-26 | Snap-On Incorporated | Method and apparatus for attaching and detaching an attachable device |
| US6755100B1 (en) | 2002-12-23 | 2004-06-29 | Stanley Chiro International Ltd. | Tool having quick release and positive locking device |
| US20040146342A1 (en) * | 2003-01-27 | 2004-07-29 | Yu-Cheng Lin | Connection of tool handle with tool bit |
| US20050229752A1 (en) | 2004-04-20 | 2005-10-20 | Nickipuck Michael F | Low profile locking socket wrench universal joint |
| JP5368975B2 (ja) * | 2006-06-02 | 2013-12-18 | ジョーダ エンタープライジズ インコーポレイテッド | 工具アタッチメントを着脱自在に係合する連結機構を有する自在継手 |
-
2007
- 2007-05-10 JP JP2009513164A patent/JP5368975B2/ja not_active Expired - Fee Related
- 2007-05-10 AU AU2007257355A patent/AU2007257355B2/en not_active Ceased
- 2007-05-10 RU RU2008152292/02A patent/RU2450910C2/ru not_active IP Right Cessation
- 2007-05-10 ZA ZA200810065A patent/ZA200810065B/xx unknown
- 2007-05-10 WO PCT/US2007/011344 patent/WO2007142779A2/en not_active Ceased
- 2007-05-10 CA CA2654042A patent/CA2654042C/en not_active Expired - Fee Related
- 2007-05-10 BR BRPI0712499-6A patent/BRPI0712499A2/pt not_active Application Discontinuation
- 2007-05-10 CN CN2007800204651A patent/CN101472711B/zh not_active Expired - Fee Related
- 2007-05-10 KR KR1020087029042A patent/KR101497713B1/ko not_active Expired - Fee Related
- 2007-05-10 EP EP07776966A patent/EP2032313A4/en not_active Withdrawn
- 2007-05-10 MX MX2008015428A patent/MX2008015428A/es active IP Right Grant
- 2007-05-17 TW TW096117610A patent/TWI412441B/zh not_active IP Right Cessation
-
2008
- 2008-12-01 US US12/315,260 patent/US8047103B2/en not_active Expired - Fee Related
-
2011
- 2011-09-28 US US13/247,324 patent/US8746113B2/en not_active Expired - Fee Related
Also Published As
| Publication number | Publication date |
|---|---|
| EP2032313A4 (en) | 2009-10-28 |
| RU2450910C2 (ru) | 2012-05-20 |
| TW200804042A (en) | 2008-01-16 |
| US20120036969A1 (en) | 2012-02-16 |
| EP2032313A2 (en) | 2009-03-11 |
| JP5368975B2 (ja) | 2013-12-18 |
| JP2009539048A (ja) | 2009-11-12 |
| TWI412441B (zh) | 2013-10-21 |
| US8746113B2 (en) | 2014-06-10 |
| US8047103B2 (en) | 2011-11-01 |
| CA2654042C (en) | 2013-01-15 |
| KR101497713B1 (ko) | 2015-03-02 |
| WO2007142779A3 (en) | 2008-05-15 |
| MX2008015428A (es) | 2008-12-12 |
| CN101472711A (zh) | 2009-07-01 |
| WO2007142779A2 (en) | 2007-12-13 |
| ZA200810065B (en) | 2010-10-27 |
| KR20090017549A (ko) | 2009-02-18 |
| CN101472711B (zh) | 2013-12-18 |
| AU2007257355B2 (en) | 2013-03-28 |
| RU2008152292A (ru) | 2010-07-20 |
| AU2007257355A1 (en) | 2007-12-13 |
| US20090173191A1 (en) | 2009-07-09 |
| CA2654042A1 (en) | 2007-12-13 |
Similar Documents
| Publication | Publication Date | Title |
|---|---|---|
| BRPI0712499A2 (pt) | junta universal com mecanismo de acoplamento para destacavelmente engatar peças de fixação de ferramenta | |
| AU2008234990C1 (en) | Rod coupling comprising a pin | |
| CA2392528C (en) | Fastener having movable drive pin | |
| US10865924B2 (en) | Quick-disassembly nipple connector structure | |
| JP2009539048A5 (pt) | ||
| US7523911B2 (en) | Telescoping pole mount | |
| EP2449269B1 (en) | Coupling device | |
| US7802768B2 (en) | Telescoping pole mount | |
| US6131495A (en) | Tool having replaceable tool heads | |
| US5651737A (en) | Drill motor coupling for misaligned rotating shafts | |
| BRPI0711158A2 (pt) | mecanismos de acoplamento para encaixar de forma separável conexões de ferramenta | |
| AU2008235045B2 (en) | Rod coupling comprising a sacrificial element | |
| BRPI0617669A2 (pt) | mecanismo que permite um movimento relativo entre duas peças rìgidas, mas que é dotado de um meio anti-rotação | |
| US20060201289A1 (en) | Tools for detachably engaging tool attachments | |
| AU9710701A (en) | Nut assembly | |
| EP4517130A1 (en) | Chain | |
| KR20110070746A (ko) | 소켓 렌치 | |
| CN205514875U (zh) | 螺丝刀 | |
| KR100288910B1 (ko) | 소켓 렌치 기구용 신속해제 메카니즘 | |
| CN218844990U (zh) | 一种可以定位的销轴套 | |
| DE202018101816U1 (de) | Schnellkupplung mit verbessertem Aufbau | |
| DE102016215989A1 (de) | Drehmomentschlüsseladapter | |
| AU711408B3 (en) | A tool |
Legal Events
| Date | Code | Title | Description |
|---|---|---|---|
| B06T | Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette] | ||
| B11E | Dismissal acc. art. 34 of ipl - requirements for examination incomplete | ||
| B11T | Dismissal of application maintained [chapter 11.20 patent gazette] |