BRPI0710555A2 - elemento de construção, estrutura de parede, sistema de elemento de construção, e, método para fazer paredes usando material de enchimento - Google Patents

elemento de construção, estrutura de parede, sistema de elemento de construção, e, método para fazer paredes usando material de enchimento Download PDF

Info

Publication number
BRPI0710555A2
BRPI0710555A2 BRPI0710555-0A BRPI0710555A BRPI0710555A2 BR PI0710555 A2 BRPI0710555 A2 BR PI0710555A2 BR PI0710555 A BRPI0710555 A BR PI0710555A BR PI0710555 A2 BRPI0710555 A2 BR PI0710555A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
element according
panel
construction
transverse arm
construction element
Prior art date
Application number
BRPI0710555-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Felix Paul Jaecklin
Original Assignee
Geotech Lizenz A G
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Geotech Lizenz A G filed Critical Geotech Lizenz A G
Publication of BRPI0710555A2 publication Critical patent/BRPI0710555A2/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04CSTRUCTURAL ELEMENTS; BUILDING MATERIALS
    • E04C1/00Building elements of block or other shape for the construction of parts of buildings
    • E04C1/39Building elements of block or other shape for the construction of parts of buildings characterised by special adaptations, e.g. serving for locating conduits, for forming soffits, cornices, or shelves, for fixing wall-plates or door-frames, for claustra
    • E04C1/395Building elements of block or other shape for the construction of parts of buildings characterised by special adaptations, e.g. serving for locating conduits, for forming soffits, cornices, or shelves, for fixing wall-plates or door-frames, for claustra for claustra, fences, planting walls, e.g. sound-absorbing
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E02HYDRAULIC ENGINEERING; FOUNDATIONS; SOIL SHIFTING
    • E02DFOUNDATIONS; EXCAVATIONS; EMBANKMENTS; UNDERGROUND OR UNDERWATER STRUCTURES
    • E02D29/00Independent underground or underwater structures; Retaining walls
    • E02D29/02Retaining or protecting walls
    • E02D29/025Retaining or protecting walls made up of similar modular elements stacked without mortar
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E02HYDRAULIC ENGINEERING; FOUNDATIONS; SOIL SHIFTING
    • E02DFOUNDATIONS; EXCAVATIONS; EMBANKMENTS; UNDERGROUND OR UNDERWATER STRUCTURES
    • E02D29/00Independent underground or underwater structures; Retaining walls
    • E02D29/02Retaining or protecting walls
    • E02D29/0258Retaining or protecting walls characterised by constructional features
    • E02D29/0266Retaining or protecting walls characterised by constructional features made up of preformed elements

Abstract

ELEMENTO DE CONSTRUçãO, ESTRUTURA DE PAREDE, SISTEMA DE ELEMENTO DE CONSTRUçãO, E, METODO PARA FAZER PAREDES USANDO MATERIAL DE ENCHIMENTO. O elemento de construção (1) para fazer paredes usando material de enchimento, particularmente terra ou similar, compreende uma estrutura provida de um painel frontal (2), uma viga longitudinal (3) horizontal e paralela ao painel e pelo menos um braço transversal (4) para conectar o painel à viga longitudinal, a viga longitudinal sendo associada ao braço transversal próximo à base de suporte da estrutura, que, uma vez arranjada na posição de instalação, tem o painel substancialmente voltado para a face externa de uma parede enchida com material de enchimento e a viga longitudinal arranjada no interior da própria parede.

Description

INSTRUÇÃO, ESTRUTURA DE PAREDE, SISTEMADE ELEMENTO DE CONSTRUÇÃO, E, MÉTODO PARA FAZERPAREDES USANDO MATERIAL DE ENCHIMENTO"
Campo técnico
Esta invenção refere-se a um elemento de construção para criarparedes usando material de enchimento, particularmente terra ou similar.
Fundamentos
Para a execução de trabalhos de alvenaria como, por exemplo,paredes para retenção de encostas e gradientes nas laterais de estradas,rodovias, linhas férreas etc., ou paredes para criar desníveis entre diferentesníveis urbanos, é conhecido o uso de tipos diferentes de elementos deconstrução pré-fabricados.
Esses elementos consistem, normalmente, de estruturas comvigas de tamanho considerável fazendo uso de pré-moldados de concreto que,durante a construção da parede, são colocados um sobre o topo do outro e,depois, enchidos com material de enchimento, como terra, areia, cascalho etc.
A parede resultante é muito estável e resistente, mas pode serainda melhorada neste sentido pelo uso de sistemas particulares de retenção,que permitem a união dos elementos de construção um ao outro, ou a fixaçãodestes ao material de enchimento e/ou diretamente a uma encosta a ser retida.
Um primeiro tipo de elementos de construção consiste naassociação de um par de vigas longitudinais, substancialmente horizontais,com um par de vigas transversais, que unem mutuamente as vigaslongitudinais e definem as bases de suporte do elemento de construção,permitindo que ele seja repousado sobre o solo ou sobre outro elemento deconstrução. Na configuração do conjunto, os elementos de construção sãoposicionados de modo que as vigas longitudinais estejam arranjadas paralelasà posição do plano da parede a ser construída, com um deles voltado parafora, enquanto o outro é arranjado sobre o lado interno da parede.As vigas longitudinais são encaixadas na porção de topo dasvigas transversais e conseqüentemente, uma vez os elementos de construçãoinstalados, o material de enchimento emerge na parte externa entre as vigastransversais e a viga longitudinal externa. Então, neste primeiro tipo deelementos de construção o material de enchimento pode atuar como solo fértilpara cultivo de plantas como grama, flores ou similares.
Em um segundo tipo de elementos de construção, por outrolado, as estruturas com viga têm um lado fechado por um painelsubstancialmente vertical, de cuja face interna duas vigas transversais seestendem as quais, na extremidade oposta são mutuamente conectadas poruma viga horizontal paralelo com o painel.
A viga horizontal é arranjada no topo das vigas transversais,aproximadamente na mesma altura da borda de topo do painel.
Na configuração do conjunto os elementos de construção sãoposicionados com as vigas horizontais sobre o lado interno da parede e dospainéis girados para fora e adjacentes um ao outro; a parede resultanteapresentando, assim, uma superfície externa substancialmente contínua apartir da qual o material de enchimento não vem à superfície.
Estes elementos de construção, embora particularmente fortes,são suscetíveis a melhoramento adicional visando facilitar o processo deprodução e tornando-os mais práticos para usar durante a construção daparede.
A este respeito de fato, deve-se recordar que a forma doselementos de construção conhecidos resulta neles serem geralmente formadosdentro de formas de moldes volumosos fechados no fundo, que são enchidoscom concreto fresco, e dos quais o elemento é removido por alçamento umavez o cimento tenha atingido um grau suficiente de força e rigidez .
Entretanto, antes de poder alçar os elementos de construçãodestas formas e dimensões, para evitar rupturas, rachaduras ou distorções ocimento devem solidificar totalmente dentro da forma e isto exige um tempoparticularmente longo; o equipamento para formar aos elementos deconstrução tradicionais permanece conseqüentemente em uso por muitotempo e permite fazer a um número limitado de elementos cada dia,geralmente retardando o processo de produção e resultando em custos deprodução particularmente altos.
Deve-se igualmente enfatizar que durante a construção daparede, o material de enchimento para cobrir os elementos de construção deveser compactado cada vez que os elementos são arranjados uns sobre os outros.
A compactação do material de enchimento é feita geralmentepor meio de uma unidade de compactação que empurra o material deenchimento para dentro das estruturas com vigas, pressionando-a para baixo;esta operação, entretanto é geralmente um pouco complicada porque aunidade de compactação deve ser introduzida, de acima, entre as vigas e opainel, se provido, dos elementos de construção, e é, portanto, necessário ouso de um elevador/escavadeira para içar a unidade de compactação acima daestrutura com vigas.
Objetivo da invenção
O alvo principal da presente invenção é conseguir omelhoramento acima mencionado provendo um elemento de construção paracriar paredes enchidas com material de enchimento, particularmente terra ousimilar, que possam ser fabricadas de um modo prático e fácil, rapidamente, ecom custos de produção relativamente baixos.
Outro objetivo da presente invenção é simplificar a construçãoda parede, em particular tornando mais fácil as operações de montagem de umelemento de construção sobre o outro e a operação de cobertura com omaterial de enchimento.
Todos os objetivos acima mencionados são conseguidos com opresente elemento de construção para criar paredes usando-se material deenchimento, particularmente terra ou similar, compreendendo pelo menosuma estrutura provida com pelo menos um painel frontal, pelo menos umaviga longitudinal substancialmente horizontal e paralela ao mencionado painele, pelo menos um braço transversal para conectar o mencionado painel àmencionada viga longitudinal, na posição de instalação o mencionado painelsendo girado para a face externa de uma parede enchida com o material deenchimento e a mencionada viga longitudinal sendo arranjada dentro daprópria parede, caracterizado pelo fato da mencionada viga longitudinal serassociada com o mencionado braço transversal perto da base de suporte damencionada estrutura.
Descrição resumida dos desenhos
Características e vantagens adicionais desta invençãoparecerão ainda mais evidentes da descrição detalhada de diversos modos derealização preferidos, mas não exclusivos, de um elemento de construção paracriar paredes usando material de enchimento, particularmente terra ou similar,ilustrado indicativamente por um exemplo não limitativo, nos desenhosanexos, onde:
figura 1 e uma vista em perspectiva de um primeiro modo derealizacao do elemento de construcao de acordo com a invencao;
figura 2 e uma vista lateral do elemento de construcao da figura 1;
figura 3 e uma vista no plano do elemento de construcao dafigura 1;
figura 4 e uma vista lateral de um segundo modo de realizacaodo elemento de construcao de acordo com a invencao;
figura 5 e uma vista lateral de um terceiro modo de realizacaodo elemento de construcao de acordo com a invencao;
figura 6 e uma vista lateral de um quarto modo de realizacaodo elemento de construcao de acordo com a invencao;figura 7 é uma vista transversal de uma parede feita com oselementos de construção de acordo com a invenção;
figura 8 é uma vista no plano, parcialmente em seção, dosmeios para fixar um elemento de construção ao outro;
figura 9 é uma vista em perspectiva de um elemento deparapeito de acordo com a invenção;
figura 10 é uma vista transversal, esquemática e vista parcialde uma parede construída com os elementos de construção e os elementos deparapeito de acordo com a invenção;
figura 11 é uma vista em perspectiva de um elemento de bordade retenção de acordo com a invenção;
figura 12 é uma vista transversal de uma parede feita com oselementos de construção e os elementos de borda de retenção de acordo com ainvenção;
figura 13 é uma vista em perspectiva de um quinto modo derealização do elemento de construção de acordo com a invenção;
figura 14 é uma vista em perspectiva de um sexto modo derealização do elemento de construção de acordo com a invenção;
figura 15 é uma vista em perspectiva de um sétimo modo derealização do elemento de construção de acordo com a invenção;
figura 16 é uma vista em perspectiva de um oitavo modo derealização do elemento de construção de acordo com a invenção.
Modos de realização da invenção
Com referência particular a estas figuras, por 1, é indicadoglobalmente um elemento de construção para criar paredes usando material deenchimento, particularmente terra ou similar.
O elemento de construção 1 consiste de uma estrutura deconcreto provida com um painel frontal 2, substancialmente retangular, deuma viga longitudinal 3 horizontal e paralela ao painel 2, e de um par debraços transversais 4 para conectar o painel 2 à viga longitudinal 3.
Os braços transversais 4, em detalhe, se estendem paralelos umao outro ao longo de uma direção perpendicularmente ao painel 2 e à viga 3.
A montagem de elementos de construção 1 diferentes, permiteconstruir uma parede M enchida com material de enchimento R, na qual, ospróprios elementos são arranjados em uma posição de instalação, na qual, opainel 2 é girado para a face externa da parede Mea viga longitudinal 3 éarranjada dentro da própria parede e coberta com. o material de enchimentoR.
Diferentes modos de realização do elemento de construção 1são possíveis de acordo com a invenção os quais, para uma compreensão maisfácil, foram indicados nas figuras com os números de referência la, lb, lc,ld, le, lf, lg, Ih para distingui-los entre si; uma característica comum a todosestes modos de realização consiste no fato da viga longitudinal 3 estarassociada aos braços transversais 4, perto da base de suporte da estrutura 1.
O elemento de construção la, de acordo com um primeiromodo de realização da invenção, está mostrado nas figuras de 1 a 3, no qual opainel 2 está arranjado substancialmente vertical e pretende-se que sejaarranjado paralelo à face externa da parede M.
A borda inferior 2a do painel 2, e a borda inferior 4a dosbraços transversais 4, estão arranjadas perto da base da estrutura 1; emparticular, a borda inferior 2a do painel 2, a borda inferior 3a da vigalongitudinal 3 e a borda inferior 4a dos braços transversais 4 representam abase do elemento de construção Ia para repousá-lo sobre o solo ou sobre umelemento de construção 1, subjacente.
Neste modo de realização, a extensão em altura dos braçostransversais 4 é substancialmente a mesma que a extensão em altura do painel2; na prática, a borda inferior 4a e a borda superior 4b dos braços 4 estãosubstancialmente no mesmo plano que a borda inferior 2a e a borda superior2b do painel 2, respectivamente.
Proveitosamente são providos meios de reforço para reforçar aconexão entre o painel 2 e os braços transversais 4, por exemplo, feitos de umpar de montantes 5, de forma triangular, arranjados horizontalmente perto dabase da estrutura 1 e colocados entre a face interna 2c do painel 2 e assuperfícies laterais dos braços transversais 4.
Os braços transversais 4 do elemento de construção Ia sãoassociados, ambos, ao lado e no topo superior com a viga longitudinal 3; naprática, se estendendo do painel 2, tanto quanto a viga longitudinal 3 e,também, se projetando acima da mesma.
O painel 2, a viga longitudinal 3 e os braços transversais 4 têmuma secção transversal afilada e alargada na porção inferior; estacaracterística particular, junto com o fato da viga longitudinal 3 estararranjada na base da estrutura la, permite facilitar a operação de remoção doelemento de construção Ia da forma durante a moldagem.
O elemento de construção la, em particular, pode ser formadodentro de moldes de forma convenientemente abertos no fundo, que podemser fechados simplesmente repousando-os sobre uma superfície horizontal.
Uma vez arranjada sobre a superfície, a forma é enchida comconcreto fresco e, após um curto estágio de endurecimento, pode ser içadadeixando o elemento de construção Ia sobre a superfície horizontal paraterminar sua secagem; portanto, usando a mesma forma, vários elementos deconstrução podem ser feitos em um período muito curto de tempo.
Deve-se notar que a forma particular do elemento deconstrução Ia não tem recortes que poderiam atrapalhar o içamento da forma,e, é de tal maneira que permite a moldagem do elemento de construção Iadiretamente na posição de uso, que será mantido até a construção da paredeM, sem a necessidade de quaisquer operações de içamento do elemento.
A secção transversal da viga longitudinal 3, em detalhe, éformada como um trapézio com as bases maiores e menores substancialmentehorizontais.
O ângulo em relação à vertical da superfície 3b da vigalongitudinal 3 girado para o interior da estrutura Ia é substancialmente maiordo que o ângulo em relação à vertical da superfície 3c, da viga longitudinal 3,girado para a parte externa da estrutura la.
Durante a construção da parede Μ, o elemento de construçãoIa é arranjado em uma posição de instalação na qual o painel 2 é arranjado nomesmo plano que a superfície externa da parede M e represente a face damesma.
O elemento de construção lb, de acordo com um segundomodo de realização da invenção, está ilustrado em secção transversal nafigura 4 e é totalmente similar ao elemento de construção Ia descritopreviamente, à exceção do fato dos braços transversais 4 estarem associadoslateralmente à viga longitudinal 3 e, também, não se projetam acima desta.
Na prática, em relação ao primeiro modo de realização, nestesegundo modo de realização, os braços transversais 4 têm um rebaixomoldado 6 obtido acima da viga longitudinal 3 que permite o acoplamentocom um terceiro modo de realização da invenção, mostrado em secçãotransversal na figura 5.
Neste terceiro modo de realização da invenção, o elemento deconstrução está indicado geralmente com o número de referência Ic e é similarao primeiro modo de realização, à exceção do fato de ter um painel 2 comextensão de altura substancialmente menor do que a extensão em altura dosbraços transversais 4.
Em mais detalhe, as bordas 4b da parte superior dos braçostransversais 4 estão substancialmente sobre o mesmo plano que a bordasuperior 2b do painel 2, enquanto a borda inferior 2b do painel 2 é arranjadamais alta em relação à borda inferior 4a dos braços transversais 4, querepresentam a base de suporte da estrutura 1c junto com a borda inferior 3a daviga longitudinal 3.
Além disso, a distância da borda inferior 2a do painel 2, apartir da base da estrutura 1c, é substancialmente a mesma que a extensão emaltura da viga longitudinal 3 de um elemento de construção lb, adjacente, deacordo com o segundo modo de realização.
Na prática, na posição de instalação, o elemento de construção1b, de acordo com o segundo modo de realização, é arranjado com o painel 2arranjado sobre a face externa da parede M e, adjacente a ele, dentro daparede M, é posicionado o elemento de construção lc, de acordo com oterceiro modo de realização, que tem o painel relevante 2 arranjado nosrebaixos moldados 6 acima da viga longitudinal 3 do elemento de construção1b, adjacente.
O elemento de construção ld, de acordo com um quarto modode realização da invenção, está mostrado em secção transversal na figura 6 e ésimilar ao modo de realização mostrado nas figuras de 1 a 3, à exceção dofato da extensão em altura dos braços transversais 4 ser substancialmentemenor do que a extensão em altura do painel 2.
Em mais detalhe, a borda inferior 4a dos braços transversais 4e a borda inferior 2a do painel 2 estão, cada uma, sobre o mesmo plano edefinem, juntamente com a borda inferior 3a da viga longitudinal 3, a base doelemento de construção ld; a borda superior 4b dos braços transversais 4, porsua vez, é arranjada a uma altura menor em relação à borda superior do painel2.
Pretende-se que, no uso, este elemento de construção 1d, sejamontado sobre o topo da parede M, a porção superior do painel 2 sendo usadacomo uma parede de retenção lateral para material de enchimento R.
A figura 7 mostra uma parede M criada usando-se elementosde construção 1a, 1b, 1e e 1d de dimensões diferentes.A base da parede M é razoavelmente larga e definida peloselementos de construção 1b e 1c, de acordo com o segundo e o terceiro modode realização da invenção; acima deles estão empilhados os elementos deconstrução 1a de acordo com o primeiro modo de realização e no topo daparede M estão arranjados os elementos de construção 1d, de acordo com oquarto modo de realização. A quantidade de elementos de construção Ia deacordo com o primeiro modo de realização usado para erigir a parede Mdepende da altura final que esta tem que atingir.
Vantajosamente, cada um dos elementos de construção 1a, 1b,1c e 1d compreendem meios de fixação 7 para fixá-los a um elemento deconstrução adjacente 1a, 1b, 1c e 1d.
Estes meios da fixação compreendem uma pluralidade de furos8, substancialmente verticais, obtidos nas bordas inferiores 2a, 4a e superiores2b 4b dos painéis 2 dos braços transversais 4, nos quais pinos de travamentocorrespondentes 9 podem ser encaixados.
A construção da parede M é, conseqüentemente,razoavelmente simples sendo executada pelo simples içamento/abaixamentode um elemento de construção 1 a, 1b, 1c, 1d sobre o outro uma vez os furoscorrespondentes 8 terem sido alinhados, esse um, com o outro.
Para aumentar a resistência oferecida pelos pinos detravamento 9 às forças deslizantes laterais entre um elemento de construção1a, 1b, 1c, 1d e outro, os meios de fixação 7 compreendem, igualmente, umapluralidade de corpos de reforço em forma de U 9a, do tipo barra dedobramento ou similar, enfiados dentro da estrutura 1 ao redor dos furos 8(figura 8).
Como uma alternativa ao uso do elemento de construção 1d,de acordo com o quarto modo de realização da invenção, no topo da paredeΜ, o posicionamento pode ser provido de um elemento de parapeito 10,mostrado em detalhe na figura 9.Este elemento de parapeito compreende uma primeira placa11, substancialmente retangular e vertical, e uma segunda placa 12,substancialmente horizontal e associada ao lado da base da primeira placa 11.
Na posição de instalação (figura 10), a primeira placa 11 éarranjada sobre o mesmo plano que a face externa da parede Mea segundaplaca 12 é arranjada acima de um elemento de construção Ia no topo daparede M.
Com a superfície inferior da segunda placa 12 é associada umapluralidade de seções verticais 13 que permitem que o elemento de parapeito10 seja conectado ao elemento de construção la, subjacente.
Para esta finalidade, o elemento de construção Ia tem meios deconexão 14 para conectá-lo ao elemento de parapeito 10, que compreende umpar de orifícios traspassantes 15 obtidos substancialmente horizontais atravésde cada braço transversal 4 e nos quais pode ser introduzido um número igualde pinos de ligação 16 para conectar às seções verticais 13.
Em cada braço transversal 4, os orifícios traspassantes 15 sãoarranjados substancialmente um em cima do outro perto da borda superior 4b,do próprio braço.
Em detalhe, as seções verticais 13 do elemento de parapeito 10tem um par de entalhes traspassantes 17 substancialmente horizontais, que sãoobtidos um em cima do outro e, nos quais, os pinos de ligação 16 podem serencaixados.
O elemento de parapeito 10 mostrado na figura 9 tem doispares de seções verticais 13, cada par sendo associável a partir de ladosopostos de um braço transversal 4, correspondente.
Entretanto, outros modos de realização alternativos da presenteinvenção não podem ser descartados nos quais, por exemplo, o elemento deparapeito 10 tem apenas duas seções verticais 13, uma para cada um dosbraços transversais 4.No lugar do elemento de parapeito 10, pode ser provido o usode um elemento de borda de retenção 18 feito de uma placa vertical 19 que,na posição de instalação, é arranjada sobre o mesmo plano que a face externada parede M sobre um elemento de construção la.
A uma face da placa vertical 19 é associada uma pluralidadede seções verticais 13, totalmente similares às seções verticais providas noelemento de parapeito 10, que permitem a conexão do elemento de borda deretenção 18 aos orifícios traspassantes 15 do elemento de construção la.
O elemento de borda de retenção 18, em particular, tem duasseções verticais 13, cada uma delas podendo ser associada a um dos braçostransversais 4.
Entretanto, no caso de ser necessária uma conexão maisestável, dois pares de seções verticais 13 podem ser providos, cada par sendoassociável a partir dos lados opostos de cada braço transversal 4 de maneirasimilar ao modo de realização do elemento de parapeito 10 mostrado na figura9.
Deve-se observar que, no modo de realização do elemento deborda de retenção 18 mostrado na figura 11, a placa vertical 19 tem umaforma substancialmente retangular, mas modos de realização alternativos nãopodem ser descartados nos quais, a forma é, por exemplo, triangular
A fig. 13 mostra um elemento de construção Ie de acordo comum quinto modo de realização da invenção, que é completamente similar aomodo de realização das figs. 1 a 3, exceto pelo fato dos meios de reforço parareforçar a conexão entre o painel e os braços transversais 4 terem ainda umpar de montantes 5, de forma triangular, que é arranjado horizontalmentepróximo ao topo da estrutura le.
A fig. 14, por outro lado, mostra um elemento de construção Ifde acordo com um sexto modo de realização da invenção, no qual as bordasinferiores 4a dos braços transversais 4 estão substancialmente sobre o mesmoplano que a borda inferior 2a do painel 2 e a borda superior 2b do painel 2 serarranjada a uma altura mais baixa em relação às bordas superiores 4b dosbraços transversais 4.
Neste modo de realização, além disso, o montante 5 tem formasubstancialmente retangular e se estende horizontalmente ao longo de todo ocomprimento do painel 2.
O elemento de construção Ig de acordo com um sétimo modode realização está mostrado na fig. 15 e é similar à versão apresentada na fig.14, exceto pelo fato do painel 2 ser arranjado substancialmente obliquamenteem relação a um plano vertical e se estender da base da estrutura Igsubstancialmente inclinado para fora.
Em todos os modos de realização dos elementos de construçãopreviamente explicados e ilustrados la, lb, lc, ld, le, If lg, os braçostransversais 4 são arranjados substancialmente a uma distanciadasextremidades longitudinais do painel 2 e da viga longitudinal 3.
Em particular, a distância de cada braço transversal a partir desua extremidade mais próxima ao mesmo é de cerca do dobro da distânciaentre os dois braços transversais 4.
No elemento de construção Ih de acordo com o oitavo modode realização mostrado na fig. 16, por outro lado, os braços transversais 4 sãoarranjados diretamente nas extremidades longitudinais do painel 2 e da vigalongitudinal 3.
De fato, foi mostrado como a invenção descrita atinge osobjetivos propostos e, em particular, o fato aqui reiterado dela permitir o usode um método de fabricação mais funcional e barato em comparação aotradicional.
Além disso, a solução particular de ajustar uma vigalongitudinal arranjada na base do elemento de construção permite tornar aoperação de construção de parede consideravelmente mais fácil: a coberturados elementos com material de enchimento e sua compactação no interior doselementos são, de fato, operações que podem ser efetuadas rápida esimplesmente por trás da parede sem ter que alçar um compactador como nocãs de elementos de construção tradicionais.
Esta invenção assim concebida é suscetível de numerosasmodificações e variações, todas as quais dentro do escopo do conceito dainvenção.
Além disso, todos os detalhes podem ser substituídos poroutros elementos que sejam tecnicamente equivalentes.
Na prática, os materiais usados, bem como, as formas edimensões contingentes, podem ser qualquer uma de acordo com osrequisitos, sem se afastar do escopo das reivindicações a seguir.

Claims (51)

1. Elemento de construção para fazer paredes usando materialde enchimento, particularmente terra ou similar, compreendendo pelo menosuma estrutura provida com pelo menos um painel frontal, pelo menos umaviga longitudinal substancialmente horizontal e paralela ao mencionado painele, pelo menos um braço transversal para conectar o mencionado painel àmencionada viga longitudinal, na posição de instalação o mencionado painelsendo voltado para a face externa de uma parede enchida com material deenchimento e a mencionada viga longitudinal sendo arranjada dentro daprópria parede, caracterizado pelo fato de que a mencionada viga longitudinalé associada ao mencionado braço transversal próximo à base de suporte damencionada estrutura.
2. Elemento de construção de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato do mencionado braço transversal ficarsubstancialmente a ângulo reto com o mencionado painel.
3. Elemento de construção de acordo com uma ou mais dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato da borda inferior de pelomenos um dentre o mencionado painel e o mencionado braço transversal serarranjada próximo à base da mencionada estrutura.
4. Elemento de construção de acordo com uma ou mais dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato da extensão em altura domencionado braço transversal ser substancialmente a mesma extensão emaltura do mencionado painel.
5. Elemento de construção de acordo com a reivindicação 4,caracterizado pelo fato da borda inferior e a borda superior do mencionadobraço ficar substancialmente sobre o mesmo plano que a borda inferior e daborda superior do mencionado painel, respectivamente.
6. Elemento de construção de acordo com uma ou mais dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato da extensão em altura domencionado braço transversal ser substancialmente menor do que a extensãoem altura do mencionado painel.
7. Elemento de construção de acordo com a reivindicação 6,caracterizado pelo fato da borda inferior do mencionado braço transversalficar substancialmente sobre o mesmo plano que a borda inferior domencionado painel e a borda superior do mencionado braço transversal serarranjada a uma altura mais baixa em relação à borda superior do mencionadopainel.
8. Elemento de construção de acordo com uma ou mais dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato da extensão em altura domencionado braço transversal ser substancialmente maior do que a extensãoem altura do mencionado painel.
9. Elemento de construção de acordo com a reivindicação 8,caracterizado pelo fato da borda superior do mencionado braço transversalficar substancialmente sobre o mesmo plano que a borda superior domencionado painel e a borda inferior do mencionado painel ser arranjada auma altura maior em relação à borda inferior do mencionado braçotransversal.
10. Elemento de construção de acordo com a reivindicação 8,caracterizado pelo fato da borda inferior do mencionado braço transversalficar substancialmente sobre o mesmo plano que a borda inferior domencionado painel e a borda superior do mencionado painel ser arranjada auma altura menor em relação à borda superior do mencionado braçotransversal.
11. Elemento de construção de acordo com uma ou mais dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato da distância da bordainferior do mencionado painel a partir da base da mencionada estrutura sersubstancialmente a mesma que a extensão em altura da mencionada vigalongitudinal.
12. Elemento de construção de acordo com uma ou mais dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato do mencionado braçotransversal ser associado pela lateral e pelo topo à mencionada vigalongitudinal.
13. Elemento de construção de acordo com uma ou mais dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato do mencionado braçotransversal se associado pela lateral à mencionada viga longitudinal.
14. Elemento de construção de acordo com uma ou mais dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de pelo menos um dentreo mencionado painel, o mencionado braço transversal e a mencionada vigalongitudinal ter uma seção transversal afilada e aumentada na porção inferior.
15. Elemento de construção de acordo com uma ou mais dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato da seção transversal damencionada viga longitudinal ser substancialmente trapezoidal.
16. Elemento de construção de acordo com uma ou mais dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato da base maior e basemenor da seção transversal trapezoidal da mencionada viga longitudinalserem substancialmente horizontais.
17. Elemento de construção de acordo com uma ou mais dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato do ângulo em relação àvertical da superfície da mencionada viga longitudinal voltada para o interiorda mencionada estrutura ser substancialmente maior do que o ângulo emrelação à vertical da superfície da mencionada viga longitudinal voltada parao lado externo da mencionada estrutura.
18. Elemento de construção de acordo com uma ou mais dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato do mencionado painel sersubstancialmente retangular.
19. Elemento de construção de acordo com uma ou mais dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato do mencionado painel sersubstancialmente vertical, na posição de instalação o mencionado painelsendo arranjado substancialmente paralelo à face externa da mencionadaparede.
20. Elemento de construção de acordo com uma ou mais dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de, na posição deinstalação, o mencionado painel ficar substancialmente sobre o mesmo planoque a face externa da mencionada parede.
21. Elemento de construção de acordo com uma ou mais dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de, na posição deinstalação, o mencionado painel ser substancialmente arranjado acima da vigalongitudinal de um elemento de construção adjacente.
22. Elemento de construção de acordo com uma ou mais dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato do mencionado painel sersubstancialmente oblíquo em relação a um plano vertical.
23. Elemento de construção de acordo com a reivindicação 22,caracterizado pelo fato do mencionado painel substancialmente oblíquo seestender da base da mencionada estrutura substancialmente inclinado parafora.
24. Elemento de construção de acordo com uma ou mais dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de compreender meios dereforço para reforçar a conexão entre o mencionado painel e o mencionadobraço transversal.
25. Elemento de construção de acordo com uma ou mais dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato dos mencionados meios dereforço compreender pelo menos um montante substancialmente horizontalcolocado entre a face interna do mencionado painel e a superfície lateral domencionado braço transversal.
26. Elemento de construção de acordo com uma ou mais dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato do mencionado montanteser conformado substancialmente triangular.
27. Elemento de construção de acordo com uma ou mais dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato do mencionado montanteser conformado substancialmente retangular e se estender ao longo do todo ocomprimento do mencionado painel.
28. Elemento de construção de acordo com uma ou mais dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato do mencionado montanteser arranjado próximo à base da mencionada estrutura.
29. Elemento de construção de acordo com uma ou mais dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato do mencionado montanteser arranjado próximo ao topo da mencionada estrutura.
30. Elemento de construção de acordo com uma ou mais dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato dele compreender meiosde fixação para fixação a um elemento de construção adjacente, tendo pelomenos um furo substancialmente vertical obtido em pelo menos uma dentre aborda superior e borda inferior do pelo menos um dentre o mencionadopainel, o mencionado braço transversal e a mencionada viga longitudinal e noqual um correspondente pino de travamento pode ser ajustado.
31. Elemento de construção de acordo com uma ou mais dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato dos mencionados meios defixação compreender pelo menos um corpo de reforço em forma de U imersono interior da mencionada estrutura ao redor do mencionado furo.
32. Elemento de construção de acordo com uma ou mais dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de compreender meios deconexão para conectar a pelo menos um dentre um elemento de parapeito eum elemento de borda de retenção associável ao topo da mencionadaestrutura.
33. Elemento de construção de acordo com uma ou mais dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato dos mencionados meios defixação compreender pelo menos uma abertura traspassante obtidasubstancialmente horizontal através do mencionado braço transversal e naqual pode se inserido um pino de ligação associável a uma seçãosubstancialmente vertical de pelo menos um dentre o mencionado elementode parapeito e o mencionado elemento de borda de retenção.
34. Elemento de construção de acordo com uma ou mais dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato da mencionada aberturatraspassante ser obtida próximo à borda superior do mencionado braçotransversal.
35. Elemento de construção de acordo com uma ou mais dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato dos mencionados meios deretenção compreender um par das mencionadas aberturas traspassantesobtidas substancialmente uma sobre a outra.
36. Elemento de construção de acordo com uma ou mais dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de compreender dois dosmencionados braços transversais.
37. Elemento de construção de acordo com a reivindicação 36,caracterizado pelo fato dos mencionados braços transversais serem arranjadossubstancialmente a uma distância das extremidades longitudinais domencionado painel e da mencionada viga longitudinal.
38. Elemento de construção de acordo com a reivindicação 36,caracterizado pelo fato dos mencionados braços transversais serem arranjadosnas extremidades longitudinais do mencionado painel e da mencionada vigalongitudinal.
39. Elemento de parapeito associável aos elementos deconstrução como definidos em uma ou mais das reivindicações 1 a 38,caracterizado pelo fato de compreender pelo menos uma primeira placa,substancialmente vertical, pelo menos uma segunda placa, substancialmentehorizontal associada à lateral da base da mencionada primeira placa, e pelomenos uma seção substancialmente vertical associada à superfície inferior damencionada segunda placa e associável aos mencionados meios de conexãode pelo menos um dos mencionados elementos de construção, na posição deinstalação a mencionada primeira placa sendo arranjada substancialmentesobre o mesmo plano que a face externa da mencionada parede e amencionada segunda placa sendo arranjada acima de pelo menos um dosmencionados elementos de construção.
40. Elemento de parapeito de acordo com a reivindicação 39,caracterizado pelo fato da mencionada seção vertical ter um entalhetraspassante substancialmente horizontal no qual o mencionado pino deligação pode ser ajustado.
41. Elemento de parapeito de acordo com a reivindicação 40,caracterizado pelo fato da mencionada seção vertical ter um par dosmencionados entalhes traspassantes que são substancialmente obtidos umacima do outro.
42. Elemento de parapeito de acordo com uma ou mais dasreivindicações 39 a 41, caracterizado pelo fato de compreender pelo menosduas das mencionadas seções verticais, cada uma sendo associável a um dosmencionados braços transversais.
43. Elemento de parapeito de acordo com uma ou mais dasreivindicações 39 a 42, caracterizado pelo fato de compreender pelo menosdois pares das mencionadas seções verticais, cada par sendo associável peloslados opostos de um dos mencionados braços transversais.
44. Elemento de parapeito de acordo com uma ou mais dasreivindicações 39 a 43, caracterizado pelo fato da mencionada primeira placaser substancialmente retangular.
45. Elemento de borda de retenção associável a elementos deconstrução como definidos em uma ou mais das reivindicações 1 a 38,caracterizado pelo fato de compreender pelo menos uma placasubstancialmente vertical e pelo menos uma seção substancialmente verticalassociada a pelo menos um lado da mencionada placa e associável aosmencionados meios de conexão de pelo menos um dos mencionadoselementos de construção, na posição de instalação a mencionada placa sendoarranjada substancialmente sobre o mesmo plano da face externa damencionada parede acima de pelo menos um dos elementos de construção.
46. Elemento de borda de retenção de acordo com areivindicação 45, caracterizado pelo fato da mencionada seção vertical ter umentalhe traspassante substancialmente horizontal no qual o mencionado pinode ligação pode ser ajustado.
47. Elemento de borda de retenção de acordo com areivindicação 46, caracterizado pelo fato da mencionada seção vertical ter umpar dos mencionados entalhes traspassantes que são substancialmente obtidosum sobre o outro.
48. Elemento de borda de retenção de acordo com uma oumais das reivindicações 45 a 47, caracterizado pelo fato de compreender pelomenos duas das mencionadas seções verticais, cada uma sendo associável aum dos mencionados braços transversais.
49. Elemento de borda de retenção de acordo com uma oumais das reivindicações 45 a 48, caracterizado pelo fato de compreender pelomenos dois pares das mencionadas seções verticais, cada par sendo associávelpelos lados opostos de um dos mencionados braços transversais.
50. Elemento de borda de retenção de acordo com uma oumais das reivindicações 45 a 49, caracterizado pelo fato da mencionada placaser substancialmente retangular.
51. Elemento de borda de retenção de acordo com uma oumais das reivindicações 45 a 50, caracterizado pelo fato da mencionada placaser substancialmente triangular.
BRPI0710555-0A 2006-04-21 2007-04-20 elemento de construção, estrutura de parede, sistema de elemento de construção, e, método para fazer paredes usando material de enchimento BRPI0710555A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ITMO2006A000129 2006-04-21
IT000129A ITMO20060129A1 (it) 2006-04-21 2006-04-21 Elemento da costruzione per la realizzazione di muri con riempimento di materiale riporto, particolarmente terra o simili
PCT/IB2007/001039 WO2007122485A2 (en) 2006-04-21 2007-04-20 Building element for making walls using filling material, particularly earth or the like

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0710555A2 true BRPI0710555A2 (pt) 2011-08-16

Family

ID=38537505

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0710555-0A BRPI0710555A2 (pt) 2006-04-21 2007-04-20 elemento de construção, estrutura de parede, sistema de elemento de construção, e, método para fazer paredes usando material de enchimento

Country Status (8)

Country Link
US (1) US7845885B2 (pt)
EP (1) EP2010719A2 (pt)
JP (1) JP2009534558A (pt)
BR (1) BRPI0710555A2 (pt)
CA (1) CA2649612A1 (pt)
EA (1) EA200870458A1 (pt)
IT (1) ITMO20060129A1 (pt)
WO (1) WO2007122485A2 (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ITMO20080183A1 (it) * 2008-06-27 2009-12-28 Geotech Lizenz A G Elemento di fondazione prefabbricato per l'erezione di muri con riempimento di materiale di riporto, particolarmente terra o simili
CA2733690A1 (en) * 2008-08-15 2010-02-18 Smart Slope, Llc Retaining wall system
US8141315B1 (en) 2009-03-03 2012-03-27 Ridgerock Retaining Walls, Inc. Modular wall block with block-locating jut and shear lug
US8388258B2 (en) 2009-03-06 2013-03-05 Earth Reinforcement Technologies, Llc Precast wall system
CA2684275A1 (en) * 2009-11-03 2011-05-03 Slab Innovation Inc. Retaining wall block
CN104520509B (zh) * 2012-06-28 2017-06-06 厄斯沃产品有限责任公司 挡土墙系统顶上的预制交通屏障
US10724258B2 (en) * 2015-05-05 2020-07-28 West Virginia University Durable, fire resistant, energy absorbing and cost-effective strengthening systems for structural joints and members
CA2959421A1 (en) * 2016-03-02 2017-09-02 Evergreen Walls, Inc. Building element for making retaining wall using filling material
US11149402B2 (en) * 2016-03-02 2021-10-19 Evergreen Walls, Inc. Building elements for making retaining walls, and systems and methods of using same
JP6562271B2 (ja) * 2016-06-07 2019-08-21 東栄商興株式会社 滑動抵抗板が設置された空積みブロック擁壁の施工法
US10968593B2 (en) * 2017-03-01 2021-04-06 Phiproei THOOPPHONTHAP Precast reinforced concrete heavy duty retaining wall
US10400418B2 (en) 2017-09-28 2019-09-03 Inside Bet Llc Combined counterfort retaining wall and mechanically stabilized earth wall
US10337164B2 (en) 2017-09-28 2019-07-02 Inside Bet LCC Threadbar connections for wall systems
US10280583B2 (en) * 2017-09-28 2019-05-07 Inside Bet Llc Multi-web counterfort wall system
CA3080176A1 (en) * 2017-10-26 2019-05-02 Felix P. Jaecklin Building elements for making retaining walls, and systems and methods of using same

Family Cites Families (46)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US536129A (en) * 1895-03-19 Automatic bridge-gate
US3877236A (en) * 1973-10-05 1975-04-15 Neill Raymond J O Crib block and structure
US3922864A (en) * 1974-02-25 1975-12-02 Hilfiker Pipe Co Stringer for retaining wall construction
JPS5270516A (en) * 1975-12-09 1977-06-11 Kyokado Eng Co Method of building soil construction
SU607891A1 (ru) * 1976-09-22 1978-05-25 Mkheidze Otari V Подпорна стенка
FR2406700A1 (fr) * 1977-10-21 1979-05-18 Sabla Sa Element de construction prefabrique pour l'erection de murs, notamment de soutenement
US4293245B1 (en) * 1978-06-13 1997-11-18 Geotech Lizens Ag Structural system and structural elements for use and construction of earth filled walls
EP0020721B1 (en) * 1978-12-11 1984-05-16 Roger L. Toffolon Precast concrete structural unit and composite wall structure
DE3019675A1 (de) * 1980-05-23 1981-12-03 Herwig 7031 Hildrizhausen Neumann Riegelbalken zur bildung eines raumgitters bei einem bauelementsystem zur erstellung bepflanzbarer stuetzmauern
DE3413479A1 (de) * 1984-04-10 1985-10-17 Geotech Lizenz AG, Ennetbaden Bauelement fuer traggitter-mauern mit schuettfuellung
US5181351A (en) * 1984-04-10 1993-01-26 Jaecklin Felix Paul Building element for supporting grid walls with a bulk material filling
US4848150A (en) * 1984-09-04 1989-07-18 Baird William E Apparatus for measuring small changes in liquid level in a container
DE3532641A1 (de) * 1985-09-12 1987-03-19 Geotech Lizenz Ag Mauer mit einem massentragwerk, zugehoeriges bauelement und verfahren zur herstellung der mauer
US4930939A (en) * 1985-09-12 1990-06-05 Jaecklin Felix Paul Wall with gravity support structure, building element and method for construction thereof
US5139369A (en) * 1985-09-12 1992-08-18 Jaecklin Felix Paul Wall with gravity support structure, building element and method for construction thereof
GB2206136B (en) * 1987-06-29 1991-11-13 Cosmo Real Estate Company Limi Masonry wall structure
US5044834A (en) * 1990-07-26 1991-09-03 Graystone Block Co., Inc. Retaining wall construction and blocks therefor
AU8490091A (en) * 1990-09-16 1992-04-15 Felix Paul Jacklin Construction and process for producing the same, associated construction elements and sets of construction elements
DE4104247A1 (de) * 1991-02-12 1992-08-13 Jaecklin Felix Paul Raumgitterbauwerk mit zugehoerigem bauteil sowie bauteilsatz
US5131791A (en) * 1990-11-16 1992-07-21 Beazer West, Inc. Retaining wall system
GB2251259B (en) * 1990-12-28 1994-09-21 Knudsen Poul N A retaining wall structure
US5066169A (en) * 1991-02-19 1991-11-19 Gavin Norman W Retaining wall system
US5181352A (en) * 1991-02-21 1993-01-26 Michael Friedman Rain cap system for fast modular structures
FR2680195B1 (fr) 1991-08-06 1995-10-27 Manent Vincent Element prefabrique pour la construction de murs.
US5350256A (en) * 1991-11-26 1994-09-27 Westblock Products, Inc. Interlocking retaining walls blocks and system
ATE182939T1 (de) * 1992-10-06 1999-08-15 Anchor Wall Syst Verbund mauerwerksblock
US5474405A (en) * 1993-03-31 1995-12-12 Societe Civile Des Brevets Henri C. Vidal Low elevation wall construction
US5468098A (en) * 1993-07-19 1995-11-21 Babcock; John W. Segmental, anchored, vertical precast retaining wall system
DE4329370A1 (de) * 1993-09-01 1995-03-02 Jaecklin Felix Paul Element für Bauwerke, insbesondere für begrünbare Stütz- oder Schallschutzbauten, mit Bauteilsatz und Herstellungsverfahren
JP2706216B2 (ja) * 1993-10-15 1998-01-28 有限会社マス構造企画 擁壁用ブロック及び擁壁の構築構造
US5564865A (en) * 1993-12-17 1996-10-15 Jansson; Jan E. Concrete module for retaining wall and improved retaining wall
US5484234A (en) * 1994-09-30 1996-01-16 Worden; Leonard A. Building module for plantable walls with a bulk filling material
US5474140A (en) * 1994-10-31 1995-12-12 Stevens; Jim A. Soil sampling probe
US5658098A (en) * 1995-07-26 1997-08-19 Hercules Manufacturing, Inc. Polymeric retaining wall building block
US5620283A (en) * 1995-11-01 1997-04-15 Walter; Richard Alignment hanger and method for building a barrier of concrete blocks
US6341922B1 (en) * 1997-10-20 2002-01-29 Felix P. Jaecklin Cellular construction, in particular supporting or sound insulating construction capable of being greened, and process for producing the same
WO2001009439A1 (fr) * 1999-07-30 2001-02-08 Joseph Golcheh Procede de constitution d'un mur de soutenement a partir d'un massif renforce et element de renforcement d'un tel massif
CA2314417C (en) * 1999-11-04 2003-05-20 Gordon Graham Concrete block for elevating and retaining surfaces
US6416260B1 (en) * 2000-05-18 2002-07-09 Permawall Systems, Inc. Self-connecting, reinforced retaining wall and masonry units therefor
DE10049136A1 (de) * 2000-10-04 2002-04-11 Felix Paul Jaecklin Bauelement für Raumgitter-Tragwerke mit Massenfüllung, insbesondere für Stütz- und /oder Schallschutzmauern, und entsprechendes Bauwerk
DE10049290A1 (de) * 2000-10-04 2002-04-11 Felix Paul Jaecklin Bauelement für Raumgitter-Tragwerke mit Massenfüllung, insbesondere für Stütz- und/oder Schallschutzmauern, und entsprechendes Bauwerk
US6505999B1 (en) * 2001-05-24 2003-01-14 Huesker, Inc. Retaining wall structure for soil stabilization including double layer of geogrid web material to provide high strength connection with backfill material
US6816154B2 (en) * 2001-05-30 2004-11-09 Palmone, Inc. Optical sensor based user interface for a portable electronic device
US6685400B1 (en) * 2001-08-06 2004-02-03 Sll, Llc Mechanically stabilized earth wall systems and methods
DE10239533A1 (de) * 2002-08-23 2004-10-14 Jaecklin, Felix Paul, Dr. Bauwerk, insbesondere Hang-Stützbauwerk und/oder Schallschutz-Bauwerk
US6821058B1 (en) * 2003-06-24 2004-11-23 Keystone Retaining Wall Systems, Inc. Retaining wall block system and connector

Also Published As

Publication number Publication date
US20080317557A1 (en) 2008-12-25
WO2007122485A3 (en) 2008-02-07
CA2649612A1 (en) 2007-11-01
WO2007122485A2 (en) 2007-11-01
JP2009534558A (ja) 2009-09-24
EP2010719A2 (en) 2009-01-07
EA014570B1 (ru) 2010-12-30
US7845885B2 (en) 2010-12-07
EA200870458A1 (ru) 2010-12-30
ITMO20060129A1 (it) 2007-10-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0710555A2 (pt) elemento de construção, estrutura de parede, sistema de elemento de construção, e, método para fazer paredes usando material de enchimento
EP0912804B1 (en) A foundation element, methods for the construction of prefabricated structures including these elements, particularly prefabricated tunnels, and prefabricated structures made by these methods
KR101707523B1 (ko) 사면 보강 및 급속시공을 위한 계단식 옹벽 시공용 프리캐스트 콘크리트 블록 및 이를 이용한 옹벽 시공방법
ES2204401T3 (es) Piedra artificial para el afirmado de superficies reservadas al trafico en exteriores.
US20050265792A1 (en) Plantable reinforced earth wall and its block and construction method of reinforced earth wall
KR101710045B1 (ko) 조립 구조를 가지는 저심도 박스형 지하구조물 및 그 시공방법
ITPN20110081A1 (it) Struttura per la creazione di alloggiamenti per la posa di alberi eprocedimento di posa degli alberi stessi.
KR102186470B1 (ko) 다웰바 스틸폼
KR101328436B1 (ko) 조립식 옹벽블록
CN213389552U (zh) 一种预制混凝土道路路基
KR100839019B1 (ko) 옹벽 축조용 블록 및 그 시공방법
JP2004017645A (ja) プレキャストコンクリート基礎ブロックの型枠装置、プレキャストコンクリート基礎ブロック及びプレキャストコンクリート基礎ブロックを用いた基礎工法
BE1029202B1 (nl) Fundatie-element voor een mastfundatie, een mastfundatie en een methode om een mastfundatie te plaatsen
JP3857124B2 (ja) 路面覆工施工法及びこれに使用する覆工板
CN112152179B (zh) 预制电缆沟及其施工方法
KR101091600B1 (ko) 측구용 pc 거푸집 구조체 및 이를 이용한 측구 시공방법
JP3537398B2 (ja) 組立柵工
JPS59220501A (ja) 張出歩道ブロツクおよびその敷設工法
KR101544985B1 (ko) 소켓식 프리캐스트 콘크리트 패널 및 이를 이용한 포장공법
KR200213124Y1 (ko) 착탈식 강재 거푸집
KR100951694B1 (ko) 식재공간이 구비된 조립식 보차도경계블록
KR0136773Y1 (ko) 블럭조립식 보강토옹벽공사의 기층용 블럭받침
KR100816304B1 (ko) 배열과 설치가 간편한 도로 경계석 및 그 시공 방법
JP3774459B2 (ja) 組立柵工
KR101306270B1 (ko) 합성수지재 경계블록 및 그 시공방법

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 7A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2260 DE 29/04/2014.