BRPI0710382A2 - instalação de controle de temperatura de produtos dispostos em palete ou similar - Google Patents

instalação de controle de temperatura de produtos dispostos em palete ou similar Download PDF

Info

Publication number
BRPI0710382A2
BRPI0710382A2 BRPI0710382-4A BRPI0710382A BRPI0710382A2 BR PI0710382 A2 BRPI0710382 A2 BR PI0710382A2 BR PI0710382 A BRPI0710382 A BR PI0710382A BR PI0710382 A2 BRPI0710382 A2 BR PI0710382A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
installation according
chamber
unit
flexible elements
palette
Prior art date
Application number
BRPI0710382-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Michel Paupardin
Benoit Paupardin
Original Assignee
Fromfroid S A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from FR0603570A external-priority patent/FR2900223A1/fr
Application filed by Fromfroid S A filed Critical Fromfroid S A
Publication of BRPI0710382A2 publication Critical patent/BRPI0710382A2/pt
Publication of BRPI0710382B1 publication Critical patent/BRPI0710382B1/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F25REFRIGERATION OR COOLING; COMBINED HEATING AND REFRIGERATION SYSTEMS; HEAT PUMP SYSTEMS; MANUFACTURE OR STORAGE OF ICE; LIQUEFACTION SOLIDIFICATION OF GASES
    • F25DREFRIGERATORS; COLD ROOMS; ICE-BOXES; COOLING OR FREEZING APPARATUS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • F25D13/00Stationary devices, e.g. cold-rooms
    • F25D13/06Stationary devices, e.g. cold-rooms with conveyors carrying articles to be cooled through the cooling space
    • F25D13/067Stationary devices, e.g. cold-rooms with conveyors carrying articles to be cooled through the cooling space with circulation of gaseous cooling fluid
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F25REFRIGERATION OR COOLING; COMBINED HEATING AND REFRIGERATION SYSTEMS; HEAT PUMP SYSTEMS; MANUFACTURE OR STORAGE OF ICE; LIQUEFACTION SOLIDIFICATION OF GASES
    • F25DREFRIGERATORS; COLD ROOMS; ICE-BOXES; COOLING OR FREEZING APPARATUS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • F25D2317/00Details or arrangements for circulating cooling fluids; Details or arrangements for circulating gas, e.g. air, within refrigerated spaces, not provided for in other groups of this subclass
    • F25D2317/06Details or arrangements for circulating cooling fluids; Details or arrangements for circulating gas, e.g. air, within refrigerated spaces, not provided for in other groups of this subclass with forced air circulation
    • F25D2317/066Details or arrangements for circulating cooling fluids; Details or arrangements for circulating gas, e.g. air, within refrigerated spaces, not provided for in other groups of this subclass with forced air circulation characterised by the air supply
    • F25D2317/0664Details or arrangements for circulating cooling fluids; Details or arrangements for circulating gas, e.g. air, within refrigerated spaces, not provided for in other groups of this subclass with forced air circulation characterised by the air supply from the side

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Thermal Sciences (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Warehouses Or Storage Devices (AREA)
  • Heat Treatments In General, Especially Conveying And Cooling (AREA)
  • Furnace Charging Or Discharging (AREA)
  • Pallets (AREA)
  • Automatic Assembly (AREA)
  • Auxiliary Apparatuses For Manual Packaging Operations (AREA)
  • Food Preservation Except Freezing, Refrigeration, And Drying (AREA)
  • Pretreatment Of Seeds And Plants (AREA)
  • Packages (AREA)
  • Treatment Of Fiber Materials (AREA)
  • Meat, Egg Or Seafood Products (AREA)

Abstract

INSTALAçãO DE CONTROLE DE TEMPERATURA DE PRODUTOS DISPOSTOS EM PALETE OU SIMILAR. A invenção refere-se a uma instalação (1) de controle de temperatura de produtos (2) dispostos em palete (3) ou similar compreendendo pelo menos uma câmara, meios de introdução de um palete, meios de transporte (5) do palete entre uma entrada e uma saída e meios de insuf lamento de ar (6) ao redor dos produtos dispostos no palete. Ela é caracterizada pelo fato de a instalação também compreender meios de separação longitudinal (7) levantáveis dispostos sensivelmente no eixo principal da dita pelo menos uma câmara (4) e que permitem impedir o escoamento de ar entre a superfície superior (8) de cada palete presente na câmara e o teto (9) da dita pelo menos uma câmara (4).

Description

"INSTALAÇÃO DE CONTROLE DE TEMPERATURA DE PRODUTOSDISPOSTOS EM PALETE OU SIMILAR".
A presente invenção refere-se a uma instalação decontrole de temperatura de produtos dispostos em paleteou similar.
A presente invenção encontrará sua principal aplicação narealização de instalações de controle de temperatura emvista de refrigeração ou manutenção de temperatura deprodutos, mais particularmente, de produtos do setoragroalimentar.
Todavia, apesar de particularmente prevista para talaplicação, a instalação de controle de temperatura tambémpoderá ser utilizada para outras aplicações eespecialmente para o aquecimento de produtos do setoralimentar ou ainda vários outros setores.
Por palete ou similar, entende-se no decorrer do pedidoqualquer tipo de suporte que permite o armazenamento e otransporte de produtos, especialmente empilhados. Atítulo de exemplo, podem ser paletes dupla face de duasentradas, paletes face única com longarinas, paletes dequatro entradas com longarinas ou tocos, paletesreversíveis com longarinas ou tocos, rebitadas, pregadasou meio-paletes de quatro entradas.
Evidentemente, estes paletes podem ter comprimento elarguras variáveis, a altura formada pelos produtos nopalete também pode variar consideravelmente e,especialmente, podem ser introduzidos seguidamente nainstalação de controle de temperatura paletes comuns emeio-paletes.
Já se conhecem no mercado instalações de controle detemperatura de produtos dispostos em paletes.Geralmente, estas instalações compreendem pelo menos umacâmara, meios de introdução de um palete e meios detransporte do palete, podendo estes meios de transporteserem realizados especialmente por esteiras.
Estas instalações também compreendem meios deinsuflamento de ar permitindo que o ar passe ao redor dospaletes especialmente em vista de aquecer, resfriar oumanter a temperatura dos paletes.
Classicamente, os meios de insuflamento de ar sãoconstituídos de ventiladores que geram um movimento dear, operando estes ventiladores com trocadores de calorque permitem aquecer ou esfriar este ar.
Em algumas instalações, para permitir um resfriamentohomogêneo do palete que atravessa a instalação, projetam-se várias câmaras com meios de insuflamento de ar quesopram de maneira alternada de uma câmara para outra, porexemplo, da esquerda para a direita em relação ao sentidode deslocamento dos paletes em uma câmara e da direitapara a esquerda em outra câmara.
As instalações de controle de temperatura do mercadoapresentam grandes vantagens e especialmente a de poderemcontrolar a temperatura de paletes continuadamente.Todavia, as instalações apresentam diferentesinconvenientes entre os quais a dificuldade de controlaro ajuste fino da temperatura dos produtos nos paletes.
Por outro lado, outro inconveniente deste tipo deinstalação é uma má circulação de ar na instalação.De fato, para que a instalação seja eficaz, é preciso queo máximo de ar atravesse os produtos de maneira a obteruma boa troca térmica. Efetivamente, considerando-se oespaço livre entre o alto dos paletes e o teto dainstalação, grande parte do ar passa por cima dospaletes, diminuindo a capacidade de resfriamento dainstalação.
Para remediar estes inconvenientes, foram propostospainéis fixos dispostos entre o teto da instalação e oalto dos paletes. Todavia, esta solução não ésatisfatória, pois o painel, rígido, pode danificar osprodutos nos paletes e, especialmente, quando estespaletes são deslocados, acarretar a queda de produtos.Outro inconveniente reside no fato de que os paletesintroduzidos na instalação não têm todos necessariamentea mesma altura e o painel pode descer no máximo até aaltura do palete mais alto; conseqüentemente, sempreexistem espaços livres consideráveis acima dos paletesmais baixos.
Também é importante salientar que este sistema de painéisé pouco prático de se utilizar uma vez que, antes dequalquer controle de temperatura de uma série de paletes,é necessário regular manualmente a altura do painel naaltura máxima previsível dos paletes que devem entrar nainstalação.
Finalmente, outro inconveniente destas instalaçõesclassicamente utilizadas é a ausência de estanqueidadeentre as próprias câmaras, o que é particularmenteprejudicial quando os meios de insuflamento de ar de cadacâmara são opostos, uma vez que, em uma câmara, cria-se
uma subpressão no mesmo local em que, na câmara oposta,ocorre uma sobrepressão, o que direciona o ar de umacâmara diretamente para a segunda câmara;conseqüentemente, este ar não atravessa os paletes e,portanto, não é útil.
Levando-se em conta tais inconvenientes, as instalaçõesde controle de temperatura atualmente no mercado têm umbaixo rendimento energético e não permitem regularsatisfatoriamente a temperatura dos produtos dispostos empaletes.
A presente invenção tem por objetivo remediar osinconvenientes precitados e propor uma instalação decontrole de temperatura de produtos que permite limitaros "by-pass" do ar e, conseqüentemente, aumentar orendimento energético da instalação.
Outro objetivo da presente invenção é propor umainstalação de controle de temperatura de produtosdispostos em paletes que permite eliminar e/ou limitarconsideravelmente o espaço livre entre cada palete e oteto da instalação.
Outro objetivo da presente invenção é propor umainstalação de controle de temperatura de produtos quepode controlar a temperatura de paletes com diversasalturas em uma mesma série e, por exemplo, ao mesmo tempopaletes comuns e meio-paletes.
Outro objetivo da presente invenção é propor umainstalação de controle de temperatura de produtosdispostos em palete na qual o conjunto das operações éexecutado de maneira automática.
A invenção tem assim por objeto uma instalação decontrole de temperatura de produtos dispostos em paleteou similar compreendendo pelo menos uma câmara, meios deintrodução de um palete, meios de transporte do paleteentre uma entrada e uma saída e meios de insuflamento dear ao redor dos produtos dispostos no palete.De acordo com a invenção, a instalação compreende, alémdisso, meios de separação longitudinal levantáveis,dispostos sensivelmente no eixo principal da dita pelomenos uma câmara, permitindo impedir o escoamento de arentre a superfície superior de cada palete presente nacâmara e o teto da dita pelo menos uma câmara.
Outras características e vantagens da invençãoressaltarão da descrição a seguir de um exemplo derealização preferido, no qual a descrição é dada apenas atítulo de exemplo não limitativo, em referência aosdesenhos anexos em que:
A figura 1 representa uma vista em corte lateral de umainstalação realizada de acordo com a invenção;
A figura 2 representa uma perspectiva esquemãtica de umdetalhe de realização de acordo com a invenção;
A figura 3 representa uma vista em corte do detalhe derealização representado na figura 2;
A figura 4 representa uma vista parcial simplificadailustrando o funcionamento da instalação de acordo com ainvenção;
As figuras 5 e 6 representam um segundo modo derealização em perspectiva e de acordo com a invenção;
A figura 7 representa uma vista parcial do modo derealização representado nas figuras 5 e 6;
A figura 8 representa um detalhe de realização do segundomodo de realização representado nas figuras 5 a 7; eAs figura 9a a 9c representam três variantes derealização de um braço articulado.
Na figura 1, representou-se uma instalação 1 de controlede temperatura de produtos 2 dispostos em palete 3 ousimilar.
Esta instalação 1 compreende meios de introdução de umpalete, meios estes que não estão representados nosdesenhos anexos, porém são amplamente conhecidos dotécnico do assunto.
A instalação 1 compreende, além disso, meios detransporte 5 do palete entre uma entrada e uma saída dainstalação 1, bem como meios de insuflamento de ar 6 aoredor dos produtos 2 do palete 3.
De acordo com a invenção, a instalação 1 compreende, alémdisso, meios de separação longitudinal 7 levantáveis.Estes meios de separação 7 são dispostos sensivelmente noeixo principal da dita pelo menos uma câmara e permitemimpedir o escoamento de ar entre a superfície superior 8de cada palete 3 e o teto 9 da dita pelo menos uma câmara4.
De maneira vantajosa, estes meios de separaçãolongitudinal 7 ocupam toda a extensão da câmara 4 e sãoprojetados meios de separação longitudinal 7 para cadacâmara 4.
Evidentemente, de acordo com outros modos de realização,também é possível considerar que algumas câmaras 4 nãosejam equipadas destes meios de separação longitudinal 7,por exemplo, a última câmara, dita câmara de saída.
Nas figuras 2 e 3, nota-se que os meios de separaçãolongitudinal 7 compreendem meios de deslocamento 10 quepermitem o posicionamento de elementos flexíveis 11garantindo a estanqueidade entre o teto 9 e a superfíciesuperior 8 de cada palete 3.
Mais precisamente, os meios de deslocamento 10 permitem olevantamento ou o posicionamento destes elementosflexíveis 11.De acordo com o modo de realização descrito nas figuras 1a 4, os elementos flexíveis 11 são distribuídos em duasfileiras. Esta disposição é particularmente favorávelquando se projetam meios de insuflamento de cada lado dospaletes 3, ou para constituir uma superfície com maiorestanqueidade.
Contudo, também é possível projetar a realização de meiosde separação longitudinal 7 com apenas uma fileira deelementos flexíveis 11.De acordo com um modo de realização preferido, os meiosde deslocamento compreendem dois tubos, interno 12 eexterno 13, portando o tubo externo 13 os elementosflexíveis 11, e portando o tubo interno 12 uma régua 14cujo levantamento provoca a rotação do tubo externo 13 eo levantamento dos elementos flexíveis 11.
Nota-se na figura 4 que os elementos flexíveis 11 estãoem posição abaixada correspondendo a uma posição de régua14 baixa, estando os dois tubos 12 e 13 em rotação livreum em relação ao outro. A passagem da posição alta para aposição baixa é obtida abaixando-se a régua 14, o que fazo tubo 13 pivotar em torno de seu eixo, levado pelo pesodos elementos 11.
A passagem da posição baixa para a posição alta é obtidaefetuando-se uma rotação do tubo 12, fazendo com que arégua 14 encoste-se aos elementos flexíveis 11,levantando estes últimos.
Os elementos flexíveis 11 podem especialmente serconstituídos de pêlos, tais como representados na figura4 .
Contudo, trata-se de um exemplo não limitativo, e esteselementos flexíveis também podem ser constituídos detiras.
No exemplo das figuras 1 a 4, os pêlos que constituem oselementos flexíveis 11 são independentes uns dos outros.Esta característica permite, uma vez posicionados esteselementos 11, eliminar o espaço livre entre o teto 9 e aface superior 8 de cada palete. De fato, cada elementoflexível 11 pára somente quando sua extremidade toca asuperfície superior 8 do palete.
Levando-se em conta a estrutura destes elementosflexíveis 11, sejam eles constituídos de tiras ou depêlos, o toque com a superfície superior 8 é leve, o quepermite não danificar os produtos que podem constituireles próprios a superfície superior 8 do palete.De acordo com um modo de realização vantajoso dainvenção, também se pode projetar estes elementosflexíveis 11 interligados em sua parte alta formando umacortina totalmente estanque ao ar.
Esta parte alta tem um posicionamento tal que suaextremidade inferior está sempre acima da superfície 8 dopalete 3 mais alto da câmara 4.
Também se deve notar que estes meios de separaçãolongitudinal 7 compreendem, além disso, meios de comando15 que permitem o acionamento dos meios de deslocamento10, sendo especialmente estes meios realizados por umpistão.
Evidentemente, podem ser utilizadas outras possibilidadesde motorização e de comando dos meios de deslocamento 10conhecidas do técnico do assunto.
Também é importante salientar que o funcionamento dosmeios de deslocamento 10 é concomitante com ofuncionamento dos meios de transporte 5.
De fato, antes de qualquer deslocamento dos paletes 3pelos meios de transporte 5, realiza-se de preferência demaneira automática o levantamento dos elementos flexíveis11 pelos meios de deslocamento 10.
Quando os meios de transporte 5 do palete são parados, osmeios de deslocamento 10 são acionados e posicionam arégua 14 em posição baixa permitindo o posicionamento doselementos flexíveis 11 contra a superfície superior 8 dospaletes 3.
Nas figuras 5 a 9, representou-se um segundo modo derealização dos meios de separação longitudinal 7.Neste modo de realização, os meios de separaçãolongitudinal 7 compreendem um eixo motor 2 0 equipado demeios de fixação 21 e que permite o acionamento de braçosarticulados 22 no sentido da subida, tal como ilustradona figura 5.
Os meios de separação longitudinal 7 também compreendempelo menos uma lona de estanqueidade 23 ligada aos braçosarticulados 22.
Na figura 8, representaram-se detalhadamente os meios defixação 21, compreendendo estes últimos um batente 24disposto sobre o eixo motor 20, operando cada batente comuma extremidade 25 dita proximal de um braço articulado22 .
Nota-se assim na figura 8 que, no caso de uma rotação doeixo motor em um sentido correspondente ao dolevantamento da lona 23, o batente vai de encontro àextremidade 25 do braço articulado, levantando-o.Na figura 7, nota-se que o braço 22 compreendearticulações, e que cada articulação é posicionada demaneira que um trecho inferior 22' do braço articulado 22pode estar levantado em relação a um trecho superior22 ' 1 , que por sua vez pode estar levantado em relação aotrecho 22 ' ' ' .
Esta característica é particularmente interessante umavez que, quando o eixo motor 2 0 abaixa os braços articulados 22 em direção aos produtos, ela permite que oesforço exercido pela lona 23 sobre os produtos sejadistribuído sobre a face inferior da extremidade distai26 do braço articulado 22.
O levantamento dos trechos inferiores em relação aostrechos superiores permite, portanto, distribuir sobreuma grande superfície o esforço exercido pela lona sobreos produtos e assim evitar qualquer deterioração doproduto paletizado.
A utilização de braços articulados, todos independentesuns dos outros, também permite recuperar as diferenças denível dos paletes. De fato, no momento da descida dosbraços articulados 22, os batentes 24 mantêm os braços 22até que estes últimos encostem-se ao palete, continuandoos batentes 24 sua rotação e deixando os braços 22posicionados em fim de descida. No final da rotação doeixo 20, todos os braços 22 têm suas extremidades emcontato com o produto paletizado.
Em função das características do túnel, poderão serutilizados diferentes tipos de braços articulados 22 eespecialmente, como representado nas figuras 9a, 9b e 9c,poderão ser utilizados braços articulados 22 apresentandouma duas ou três articulações.
O dimensionamento e/ou o espaçamento entre os braçosarticulados 22 poderão ser variáveis e, especialmente, osbraços articulados 22 poderão ser espaçados de 20 a 100cm sobre o dito eixo motor 20.
A essa altura, é importante notar que o eixo motor 20será vantajosamente colocado em rotação por meios decomando 2 7 compreendendo um pistão.
Evidentemente, podem ser utilizados outros modos derealização dos meios de comando 27 conhecidos do técnicodo assunto.
De acordo com uma característica da invenção, os braços22 são ligados à lona 23 que, vantajosamente, compreendebolsos 30 permitindo a introdução dos braços articulados22 .
De acordo com um modo de realização vantajoso, a ligaçãoentre os braços 22 e a lona de estanqueidade 23 éremovível.
Contudo, em outros modos de realização, poder-se-áprojetar que a amarração nos bolsos 3 0 seja fixa ou aindaque os braços 22 não sejam fixados dentro dos bolsos 30,mas sobre uma face da lona de estanqueidade 23.De maneira a permitir inclinações diferentes entre osbraços 22, projetam-se pregas 28 entre os bolsos 30 dalona de estanqueidade.
Vantajosamente, estas pregas 2 8 têm um formato evasê emdireção à extremidade baixa 29 da lona 23.Esta característica permite o posicionamento de doisbraços articulados 22 visinhos em alturas diferentes e,especialmente, com diferenças de alturas compreendidasentre 20 cm e 1 m, permitindo conseqüentementeproporcionar estanqueidade à parte alta da instalaçãomesmo quando os paletes apresentam diferenças de alturaimportantes.
De acordo com a invenção, também são projetados meios deseparação adicionais 16 dispostos sensivelmenteperpendicularmente e nas extremidades dos meios deseparação longitudinal 7, que permitem impedir oescoamento de ar entre duas câmaras 4 na altura daspartes altas.
Estes meios de separação adicionais 16 compreendem meiosde deslocamento adicionais 17 e uma guilhotina 18,permitindo os meios de deslocamento adicionais 17 umdeslocamento em translação da guilhotina 18 entre umaposição de trabalho abaixada e uma posição levantada.Notam-se nas figura 1 e 4 as guilhotinas 18 dispostas emposição de trabalho, ou seja, com suas extremidadesinferiores em contato com ou na vizinhança da superfíciesuperior 8 do palete disposto na vertical.De acordo com um modo de realização preferido, os meiosde deslocamento adicionais 17 são sincronizados com osmeios de deslocamento 10 dos elementos flexíveis 11.Poder-se-á projetar especialmente que os meios dedeslocamento 10 e 17 sejam acionados pelos meios decomando 15, 27.
A associação entre os meios de separação longitudinal 7 eos meios de separação adicionais 16 permite assegurar umaboa estanqueidade do conjunto das partes altas, ou seja,
das partes localizadas acima da superfície superior 8 dospaletes 3.
Conseqüentemente, a instalação de controle de temperaturaassim equipada tem um excelente desempenho, uma vez que oar expelido pelos meios de insuflamento 6 éobrigatoriamente forçado a passar ao redor dos paletes 3.De acordo com uma opção vantajosa da invenção, também sepodem projetar meios de estanqueidade laterais 19.Para tal, projeta-se que os paletes 3 sejam introduzidosna instalação 1 de maneira a estarem alinhados por umaface, apresentando assim uma superfície de referência.
Considerando-se as diferenças de orientação dos paletesou as dimensões destes paletes 3, a face oposta à facealinhada apresenta degraus e, conseqüentemente, um espaçopor onde o ar pode escapar.
De acordo com o modo de realização vantajoso, os meios deestanqueidade laterais 19 permitem preencher este espaçoe, especialmente vantajosamente, na altura dasextremidades das câmaras 4.
Estes meios de estanqueidade laterais 19 poderãocompreender portas deslizantes 20 dispostas sensivelmenteperpendicularmente ao eixo principal de cada câmara 4.
Nesse caso também, estes meios de estanqueidade laterais19 serão sincronizados com os meios de transporte 5: aporta é deslocada para o interior da câmara 4 quando osmeios de transporte 5 são parados e, inversamente, aporta desliza nas paredes da instalação 1 antes dequalquer deslocamento dos meios de transporte 5.Estes meios de estanqueidade laterais 19 também permitemaumentar o rendimento energético da instalação decontrole de temperatura 1.
Eles também permitem que um operador tenha fácil acessono interior da instalação em caso de problema,especialmente durante o funcionamento da instalação.Para tal, pode-se projetar um comando no exterior dainstalação permitindo a abertura e/ou o fechamento doconjunto das portas 20 da instalação 1.
Evidentemente, outros modos de realização ao alcance dotécnico do assunto também podem ser idealizados, semtodavia sair do quadro da invenção definida pelasreivindicações abaixo.

Claims (20)

1. Instalação de controle de temperatura de produtosdispostos em palete ou similar, compreendendo ainstalação (1) pelo menos uma câmara, meios de introduçãode um palete (3), meios de transporte (5) do palete entreuma entrada e uma saída, meios de insuflamento de ar (6)ao redor dos produtos (2) de um palete, caracterizadapelo fato de a instalação compreender, além disso, meiosde separação longitudinal (7) levantáveis dispostossensivelmente no eixo principal da dita pelo menos umacâmara e que permitem impedir o escoamento de ar entre asuperfície superior (8) de cada palete presente na câmarae o teto (9) da dita pelo menos uma câmara (4).
2. Instalação, de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato de os meios de separaçãolongitudinal (7) compreenderem meios de deslocamento (10)que permitem o levantamento ou o posicionamento deelementos flexíveis (11) garantindo a estanqueidade.
3. Instalação, de acordo com a reivindicação 2,caracterizada pelo fato de os meios de deslocamento (10)compreenderem dois tubos, interno (12) e externo (13),portando o tubo externo (13) os elementos flexíveis (11),e portando o tubo interno (12) uma régua (14) cujolevantamento provoca a rotação do tubo externo (13) e olevantamento dos elementos flexíveis.
4. Instalação, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 2 ou 3, caracterizada pelo fato de oselementos flexíveis (11) serem constituídos de pêlos.
5. Instalação, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 2 ou 3, caracterizada pelo fato de oselementos flexíveis (11) serem constituídos de tiras.
6. Instalação, de acordo com qualquer uma dasreivindicações de 2 a 5, caracterizada pelo fato de oselementos flexíveis (11) serem interligados em sua partealta formando uma cortina.
7. Instalação, de acordo com qualquer uma dasreivindicações de 2 a 6, caracterizada pelo fato de oselementos flexíveis (11) serem distribuídos em uma ouduas fileira.
8. Instalação, de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato de os meios de separaçãolongitudinal (7) compreenderem um eixo motor (20)equipado de meios de fixação (21) permitindo oacionamento de pelo menos dois braços articulados (22) nosentido da subida e de pelo menos uma lona deestanqueidade (23) ligada aos braços articulados (22).
9. Instalação, de acordo com a reivindicação 8,caracterizada pelo fato de os meios de fixação (21)compreenderem batentes (24) dispostos sobre o eixo motor(20), operando cada batente (24) com uma extremidade ditaproximal (25) de um braço articulado (22).
10. Instalação, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 8 ou 9, caracterizada pelo fato de cadabraço articulado (22) compreender uma a trêsarticulações.
11. Instalação, de acordo com qualquer uma dasreivindicações de 8 a 10, caracterizada pelo fato de asarticulações permitirem um levantamento de um trechoinferior (22, , 22'1) do braço articulado em relação a umtrecho superior (22' ' , 22 ''' ) .
12. Instalação, de acordo com qualquer uma dasreivindicações de 8 a 11, caracterizada pelo fato oesforço exercido pela lona (23) sobre os produtos serdistribuído sobre a face inferior da extremidade distai(26) do braço articulado (22).
13. Instalação, de acordo com qualquer uma dasreivindicações de 8 a 12, caracterizada pelo fato de osbraços articulados (22) dispostos sobre o eixo motor (20)serem espaçados de 20 a 100 cm.
14. Instalação, de acordo com qualquer uma dasreivindicações de 8 a 13, caracterizada pelo fato de oeixo motor (20) ser colocado em rotação por meios decomando (27) compreendendo um pistão.
15. Instalação, de acordo com qualquer uma dasreivindicações de 8 a 14, caracterizada pelo fato de alona de estanqueidade (23) compreender bolsos (30)permitindo a introdução dos braços articulados (22) epregas (28) entre os bolsos permitindo inclinaçõesdiferentes entre os braços (22).
16. Instalação, de acordo com qualquer a reivindicação-15, caracterizada pelo fato de as pregas (28) terem umformato evasê em direção à extremidade baixa (29) da lona(23) .
17. Instalação, de acordo com qualquer uma dasreivindicações de 1 a 16, caracterizada pelo fato decompreender meios de separação adicionais (16) dispostossensivelmente perpendicularmente e nas extremidades dosmeios de separação longitudinal (7) e que permitemimpedir o escoamento de ar entre duas câmaras (4) naaltura dos trechos altos.
18. Instalação, de acordo com a reivindicação 17,caracterizada pelo fato de os meios de separaçãoadicionais (16) compreenderem meios de deslocamentoadicionais (17) e uma guilhotina (18), permitindo osmeios de deslocamento adicionais (17) um deslocamento emtranslação da guilhotina (18) entre uma posição detrabalho abaixada e uma posição levantada.
19. Instalação, de acordo com a reivindicação 18,caracterizada pelo fato de os meios de deslocamentoadicionais (17) serem sincronizados com os meios dedeslocamento (10) dos elementos flexíveis (11).
20. Instalação, de acordo com qualquer uma dasreivindicações de 1 a 19, caracterizada pelo fato decompreender meios de estanqueidade laterais (19)compreendendo portas deslizantes (20) na altura dasextremidades das câmaras (4) e dispostas sensivelmenteperpendicularmente ao eixo principal de cada câmara (4).
BRPI0710382-4A 2006-04-21 2007-03-20 Instalação de controle de temperatura de produtos dispostos em palete ou similar BRPI0710382B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0603570 2006-04-21
FR0603570A FR2900223A1 (fr) 2006-04-21 2006-04-21 Installation de traitement en temperature de produits disposes en palette ou similaire
FR0752825A FR2900225B1 (fr) 2006-04-21 2007-01-23 Installation de traitement en temperature de produits disposes en palette ou similaire.
FR0752825 2007-01-23
PCT/FR2007/050955 WO2007122334A1 (fr) 2006-04-21 2007-03-20 Installation de traitement en temperature de produits disposes en palette ou similaire

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0710382A2 true BRPI0710382A2 (pt) 2011-08-09
BRPI0710382B1 BRPI0710382B1 (pt) 2019-05-14

Family

ID=38291244

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0710382-4A BRPI0710382B1 (pt) 2006-04-21 2007-03-20 Instalação de controle de temperatura de produtos dispostos em palete ou similar

Country Status (17)

Country Link
US (1) US8459180B2 (pt)
EP (3) EP2211130B1 (pt)
AT (1) ATE470117T1 (pt)
AU (1) AU2007242688B2 (pt)
BR (1) BRPI0710382B1 (pt)
CA (1) CA2650048C (pt)
DE (1) DE602007006871D1 (pt)
DK (1) DK1893927T3 (pt)
ES (1) ES2347016T3 (pt)
FR (1) FR2900225B1 (pt)
IL (1) IL194801A0 (pt)
MX (1) MX2008013593A (pt)
NO (1) NO340892B1 (pt)
NZ (1) NZ572172A (pt)
PL (1) PL1893927T3 (pt)
RU (1) RU2416061C2 (pt)
WO (1) WO2007122334A1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8919142B2 (en) 2011-03-29 2014-12-30 Daniel J. Tippmann Swing seal for a rack-aisle freezing and chilling system
US9873547B2 (en) 2013-03-15 2018-01-23 Tippmann Companies Llc Heat transfer system for warehoused goods
USD732789S1 (en) 2014-01-29 2015-06-23 Tippmann Companies Llc Palletized product spacer
FR3023363B1 (fr) * 2014-07-04 2016-07-01 Clauger Tunnel de refroissement rapide de denrees alimentaires chargees sur palettes
US10194682B2 (en) * 2015-09-30 2019-02-05 Tippmann Companies Llc Heat transfer system for warehoused goods
US10473384B2 (en) * 2016-07-11 2019-11-12 Logan H. Stollenwerck, III Cooler divider
CN109579507B (zh) * 2018-12-21 2020-06-09 潍坊强源化工有限公司 一种可提高工作效率的溴酸钠生产用干燥装置

Family Cites Families (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3638450A (en) * 1970-03-23 1972-02-01 Union Carbide Corp Flexible partition for refrigerated storage chamber
US3772839A (en) * 1971-05-10 1973-11-20 L Timbers Wedge through type closure for dock door
US3816867A (en) * 1972-06-23 1974-06-18 Foremark Corp Inflatable canopy
JPS4966034A (pt) * 1972-10-27 1974-06-26
GB2079917B (en) * 1980-07-12 1984-03-14 Air Prod & Chem Tunnel freezers
US4574543A (en) * 1983-08-11 1986-03-11 Crosson Robert J Truck bay door apparatus
GB2164911B (en) * 1984-09-17 1989-06-01 Kureha Chemical Ind Co Ltd Apparatus for heat shrinking plastics film used for wrapping
US4799342A (en) * 1984-12-12 1989-01-24 Eriks Holding N.V. Combined dock seal and shelter
DE3938965A1 (de) * 1989-11-24 1991-05-29 Schmitz Kuehler Baierbrunn Abdeckvorrichtung
US5125196A (en) * 1991-04-30 1992-06-30 Kelley Company Inc. Dock seal header construction
DE9202378U1 (pt) * 1992-02-24 1992-04-16 Plattenhardt + Wirth Gmbh, 7996 Meckenbeuren, De
US5778557A (en) * 1992-09-23 1998-07-14 Food Plant Engineering, Inc. Temperature and atmosphere control system for stored products
US5466030A (en) * 1993-11-09 1995-11-14 Tuff Boy Holding, Inc. Side loading vehicle: apparatus and method
GB9402855D0 (en) * 1994-02-15 1994-04-06 Air Prod & Chem Tunnel freezer
IL128006A0 (en) * 1998-01-15 1999-11-30 Gilbert Franciscus Evarist D H Contacting of articles with a gas
DE10017408A1 (de) * 2000-04-07 2001-10-11 Wiessner Gmbh Behandlungs-Tunelleinrichtung, insbesondere Kühltunell
DE202004020618U1 (de) * 2003-03-07 2005-09-01 M+W Zander Gebäudetechnik GmbH Vorrichtung zum Kühlen von Gut, insbesondere von Lebensmitteln, vorzugsweise von Molkereiprodukten
US7621285B2 (en) * 2005-09-15 2009-11-24 Steris Inc. Tunnel washer system with improved cleaning efficiency

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0710382B1 (pt) 2019-05-14
CA2650048C (fr) 2013-12-31
FR2900225B1 (fr) 2011-03-18
FR2900225A1 (fr) 2007-10-26
RU2008145172A (ru) 2010-05-27
EP2211130A1 (fr) 2010-07-28
DE602007006871D1 (de) 2010-07-15
EP1893927A1 (fr) 2008-03-05
EP2211129A1 (fr) 2010-07-28
AU2007242688A1 (en) 2007-11-01
EP2211130B1 (fr) 2020-01-22
EP2211129B1 (fr) 2019-02-13
MX2008013593A (es) 2009-01-19
ES2347016T3 (es) 2010-10-22
EP1893927B1 (fr) 2010-06-02
US20100025020A1 (en) 2010-02-04
DK1893927T3 (da) 2010-09-27
NZ572172A (en) 2011-06-30
US8459180B2 (en) 2013-06-11
NO20084828L (no) 2009-01-19
WO2007122334A1 (fr) 2007-11-01
PL1893927T3 (pl) 2010-11-30
ATE470117T1 (de) 2010-06-15
NO340892B1 (no) 2017-07-10
AU2007242688B2 (en) 2010-11-18
CA2650048A1 (fr) 2007-11-01
RU2416061C2 (ru) 2011-04-10
IL194801A0 (en) 2009-09-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0710382A2 (pt) instalação de controle de temperatura de produtos dispostos em palete ou similar
US9970207B2 (en) Air frame expandable shelter
US5817002A (en) Infant thermal support device
US6746394B2 (en) Infant thermal support device
ES2741545T3 (es) Aparato de soporte de órganos y método para soportar un órgano
ES2910162T3 (es) Celda y método para almacenar un conjunto de productos, con creación de un flujo de aire a través del conjunto de productos
ES2674450T3 (es) Cámara de maduración de productos
CN111749341A (zh) 密封隔离仓
WO2014053682A1 (es) Secadero ecosostenible para productos agricolas
EP3015377A1 (en) Shrink wrap tunnel
BR112020016329A2 (pt) Processo e dispositivo para extração de ar na área de uma prensa de aquecimento
JP4344721B2 (ja) 水耕栽培方法及び水耕栽培装置
JP2012501721A (ja) 全体目視可能な上体支持用下敷ブランケット
US8096936B2 (en) Thermotherapy device with an inflatable hood
ES2273327T3 (es) Puerta con persinana arrollable equipada con una aleta de estanqueidad.
ES2420584T3 (es) Dispositivo de bandeja para maltería, horno de secado, germinador y herramienta de remojo
RU2787196C2 (ru) Ячейка и способ хранения набора продуктов с созданием воздушного потока через набор продуктов
ES2732358T3 (es) Aparato y método para la limpieza de placas de transferencia de calor
CN215756446U (zh) 一种基于紫铜管的医用分子筛制氧机散热器
ES2924711T3 (es) Equipo para vulcanizar perfiles continuos
CN220454114U (zh) 一种鲍鱼干燥装置
ES2247088T3 (es) Manipulacion de materiales en forma de particulas.
KR100294607B1 (ko) 기밀용기의도어장치
ES2501065T3 (es) Recipiente de propulsión retráctil con impulsor
WO2021130393A1 (es) Máquina de procesado de productos alimenticios

Legal Events

Date Code Title Description
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 14/05/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 14/05/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS