BRPI0710348A2 - unidade de carregamento - Google Patents

unidade de carregamento Download PDF

Info

Publication number
BRPI0710348A2
BRPI0710348A2 BRPI0710348-4A BRPI0710348A BRPI0710348A2 BR PI0710348 A2 BRPI0710348 A2 BR PI0710348A2 BR PI0710348 A BRPI0710348 A BR PI0710348A BR PI0710348 A2 BRPI0710348 A2 BR PI0710348A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
unit according
container
objects
unit
transport
Prior art date
Application number
BRPI0710348-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Gianmario Sala
Original Assignee
Gianmario Sala
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Gianmario Sala filed Critical Gianmario Sala
Publication of BRPI0710348A2 publication Critical patent/BRPI0710348A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65BMACHINES, APPARATUS OR DEVICES FOR, OR METHODS OF, PACKAGING ARTICLES OR MATERIALS; UNPACKING
    • B65B5/00Packaging individual articles in containers or receptacles, e.g. bags, sacks, boxes, cartons, cans, jars
    • B65B5/10Filling containers or receptacles progressively or in stages by introducing successive articles, or layers of articles
    • B65B5/101Filling containers or receptacles progressively or in stages by introducing successive articles, or layers of articles by gravity
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65BMACHINES, APPARATUS OR DEVICES FOR, OR METHODS OF, PACKAGING ARTICLES OR MATERIALS; UNPACKING
    • B65B35/00Supplying, feeding, arranging or orientating articles to be packaged
    • B65B35/10Feeding, e.g. conveying, single articles
    • B65B35/12Feeding, e.g. conveying, single articles by gravity
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65BMACHINES, APPARATUS OR DEVICES FOR, OR METHODS OF, PACKAGING ARTICLES OR MATERIALS; UNPACKING
    • B65B35/00Supplying, feeding, arranging or orientating articles to be packaged
    • B65B35/30Arranging and feeding articles in groups
    • B65B35/54Feeding articles along multiple paths to a single packaging position
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65BMACHINES, APPARATUS OR DEVICES FOR, OR METHODS OF, PACKAGING ARTICLES OR MATERIALS; UNPACKING
    • B65B5/00Packaging individual articles in containers or receptacles, e.g. bags, sacks, boxes, cartons, cans, jars
    • B65B5/10Filling containers or receptacles progressively or in stages by introducing successive articles, or layers of articles
    • B65B5/108Article support means temporarily arranged in the container

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Attitude Control For Articles On Conveyors (AREA)
  • Basic Packing Technique (AREA)
  • Supplying Of Containers To The Packaging Station (AREA)

Abstract

<B>Unidade de carregamento.<D> Uma unidade para o carregamento de primeiros recipientes (6), alimentados de forma descontinua, com um predeterminado número de objetos (3) com dimensões menores que as dos primeiros recipientes, os ditos segundos objetos (3) sendo alimentados em dita unidade (1) continuamente através de um aumentador (2), a dita unidade compreendendo meios de transporte (12, 13, 30, 31, 50) para transportar os ditos objetos (3) para dentro do dito recipiente (6), meios de interceptação (31, 32) para os ditos objetos (3) a fim de habilitar ou evitar a entrada de ditos objetos em dito recipiente, e meios (40, 41) para contar o número de ditos objetos (3) inseridos dentro do dito primeiro recipiente (6), os ditos meios de interceptação (31, 32) sendo associados com os ditos meios transportadores.

Description

Unidade de carregamento.
A presente invenção se refere a uma unidade decarregamento, de acordo com o preâmbulo da reivindicação principal. Mais em particular,esta se refere a uma unidade para o carregamento de primeiros sacos, usualmente demalha, com um número determinado segundos sacos pequenos dentro dos quaisprodutos soltos são pré-embalados e dentro dos quais estes estão livres para semoverem. Em particular, os primeiros sacos podem ser de qualquer material, enquantoque os segundos sacos podem ser de uma malha mais uma cinta um tira, de tipoGIRPLUS OU VERTBAG OU CARRY FRESH, ou então em filme de PE ou PP.
Os produtos soltos contidos nos segundos sacos pequenospodem ser, por exemplo, frutas cítricas tais como laranjas, limões, tangerinas, ouvegetais tais como tomates ou cebolas. Estes produtos são atualmente embalados paraa distribuição em larga escala dentro de grandes sacos, os quais contêm cerca de 10sacos de pequena dimensão. Por exemplo, 10 sacos pequenos, cada qual com 2,5 Kg,são inseridos dentro de um saco grande, ou saca, de modo a facilitar o seu transporte. Aoperação de carregamento é atualmente realizada de forma manual.
Um objetivo da invenção é, portanto, o de prover a umaunidade de carregamento de sacos, a qual permita que a operação atualmente manualseja automatizada.
Este e outros objetivos são alcançados através de umaunidade de carregamento de sacos, de acordo com as reivindicações em anexo.
Vantajosamente, a unidade de carregamento de sacos dapresente invenção permite que primeiros sacos, alimentados de forma descontínua,sejam carregados com segundos sacos, originários de uma linha contínua dealimentação.
A unidade da presente invenção permite que umdeterminado número de sacos de pequena dimensão, inseridos dentro daqueles degrande dimensão, sejam contados com extrema precisão.
Uma outra vantagem da presente invenção é ad e que estapermite um carregamento homogêneo dos sacos, resultando em uma economia deespaço e minimizando o volume final do saco.
Outras características e vantagens da invenção ficarãoclaras a parti da descrição de uma forma de realização preferida, mas não exclusiva, daunidade de carregamento de sacos, ilustrada a titulo de exemplo não limitativo, nosdesenhos que a acompanham, e nos quais:
A figura 1 é uma vista esquemática em planta de uma unidade de carregamento desacos de acordo com a presente invenção;- A figura 2 é uma vista frontal esquematizada de dispositivo da figura 1;-A figura 3 é uma vista esquemática em elevação lateral do dispositivo da figura 1;
-A figura 4 é uma vista esquemática em planta de uma forma alternativa da unidadede carregamento de sacos de acordo com a presente invenção;
-A figura 5 é uma vista frontal esquematizada de dispositivo da figura 4; e
-A figura 6 é uma vista esquemática em elevação lateral do dispositivo da figura 4.
Com referência as figuras, estes ilustram uma unidade decarregamento de sacos indicada em seu conjunto por 1.
A unidade 1 é inserida em uma linha comum de produção,apresentando um alimentador 2 de sacos 3 de pequena dimensão preenchidos comprodutos alimentícios. No exemplo ilustrado, os sacos de pequena dimensão sãopreenchidos com batatas.
A linha de alimentação compreende uma correia dealimentação 2 que alimenta a unidade de carregamento da presente invenção. A unidade1 coopera, a jusante, com um conhecido dispositivo 4 para a formação e o fechamentode conhecidos sacos de malha 6, e a qual alimenta estes sacos, individualmente, naunidade. Os são desenrolados de um rolo 5, e são formados a partir de duas camadas6A, 6B frontais de malha costuradas ao longo de uma linha 6C contínua e horizontal,posicionada no fundo de ditos sacos 6 e ao longo de linhas verticais 6D, 6E as quaisunem lateralmente cada saco 6.
Estes sacos 6, que ficam pousados sobre uma correiatransportadora 8 para os sacos 6, avançam individualmente de tal forma que um sacopermanece (aberto de uma forma usual) abaixo de uma região dispensadora 9 daunidade de carregamento 1 até ficar completamente carregado.
O saco 6 preenchido é então movido para uma posição naqual este é costurado ao longo de sua boca e é separado dos sacos restantes através deum corte feito entre duas costuras laterais 6E, 6D de dois sacos vizinhos.
Apesar da descrição supra do dispositivo de formação e defechamento ser totalmente convencional, esta vantajosamente apresenta um vibrador 10posicionado abaixo da segunda correia transportadora 8, o qual sobre e desce esta emintervalos regulares de modo a tornar a distribuição dos pequenos sacos 3 homogêneadentro do saco 6.
O vibrador 10 compreende um motorredutor 11, com um parde braços 12 fixados sobre o seu eixo. Um par de roletes 130 é pivotado em cadaextremidade e entre estes braços, paralelos ao eixo 10a. A rotação do motorredutor 11faz com que os braços 12 girem e interceptem a correia 8 elástica do transportador,através dos roletes 130, para levantá-lo e então deixá-lo cair, altemadamente. Isto causaum movimento vibratório, do qual resulta o carregamento homogêneo de cada saco 6.
Em relação a este ponto, cada saco 3 de pequenadimensão contém produtos soltos pré-embalados. Estes produtos então ficam livrementemóveis dentro do saco. Essencialmente, quando o saco 3 pequeno é assentado sobrequalquer superfície, os produtos em seu interior ficam sobre esta superfície fazendo comque o saco assuma um formato similar ao da superfície sobre a qual eles se assentam. Aexpansão lateral do saco pequeno é limitada pela tensão da malha a qual mantém ogrupo de produtos junto.
Assim, o vibrador, que age na correia transportadora 8 paraos sacos 6, possibilita que um certo número de sacos 3 pequenos se acomodeuniformemente no saco 6, a fim de garantir que estes posteriormente ocupem um volumepequeno.
A unidade de carregamento 1 compreende um par de linhasde alimentação 73, 74 compreendendo correias transportadoras 12, 13 adjacentes, cadaqual comandada de forma independente através de um motorredutor (não mostrado),estas sendo separadas uma da outra por meio de um defletor 14 e lateralmente unidaspor paredes 15, 16.
A saída da correia de alimentação 2 é posicionada acimadeste defletor (veja a figura 2). Um seletor 18 é articulado no defletor 14, abaixo dacorreia de alimentação 2, e é movido por meio de um atuador 19 entre uma primeiraposição de seleção, na qual este guia um saco pequeno que cai neste sobre a primeiracorreia 2, e uma segunda posição de seleção, na qual este guia este pequeno saco para, sobre a segunda correia 13.
Desta forma, o seletor distribui os sacos 3 pequenos quechegam da correia de alimentação 2 alternativamente entre a primeira correia 12 e asegunda correia 13. O movimento do seletor 18 é controlado por meio de terceirascélulas fotoelétricas 20, 21. Quando um saco pequeno 3 cai sobre a primeira correiatransportadora 12, após deslizar sobre o seletor 18 (por exemplo na primeira posição deseleção), o saco pequeno passe na frente da terceira célula fotoelétrica 21 a qual, sendoobscurecida, faz com que o atuador 19 mova o seletor 18 para a sua segunda posição deseleção. O saco pequeno 3 seguinte, o qual chega a partir da correia de alimentação 2,conseqüentemente caia sobre a segunda correia 13, e assim por diante.
A dita primeira correia transportadora 12 e a segundacorreia transportadora 13, cada qual, apresenta um comprimento de modo a alojar doissacos pequenos 3 em uma terceira posição de espera Ill e em uma segunda posição deespera II. A presença ou a ausência dos sacos pequenos 3 em cada uma das correias12, 13, em dita terceira posição de espera III, é monitorada pelas ditas célulasfotoelétricas 20, 21, enquanto que a presença ou a ausência de um saco em ditasegunda posição de espera Il é monitorada pelas segundas células fotoelétricas 24, 25.
Cada uma das correias transportadoras 12, 13 desembocaem uma rampa inclinada 30, 29, definindo uma primeira posição de espera I, monitoradapor uma primeira célula fotoelétrica 27, 26; cada uma dentre as duas rampas ousuperfícies inclinadas atua como uma região dispensadora 9, abaixo da qual éposicionado um saco aberto 6 de modo a receber em seu interior os sacos pequenos 3que caem da unidade dispensadora 1. Ambas as bocas desembocam no mesmo saco,mas em posições diferentes.
Na saída de cada rampa é posicionado um meiointerceptador 31, 32, compreendendo um obturador com perfil 33, 34 articulado ao redordo eixo geométrico de rotação A. Além de cada obturador 33, 34 é posicionado umcilindro pneumático 36, 37, móvel entre uma primeira posição, na qual este bloqueia arotação de dito obturador 33, 34, e uma segunda posição na qual este libera a rotação dodito obturador 33, 34, para assim permitir que um pequeno saco 3 disposto na rampa 30,29, na frente do obturador 33, 34 tanto fique na rampa quanto caia dentro do saco 6,através da movimentação do obturador pela ativação de seu peso.
A lâmina 40, posicionada na frente do sensor 41, éassociada em torção com cada obturador. A rotação do obturador, causada pelo peso deum saco pequeno 3, faz com que a lâmina se mova para fora da área de influencia dosensor, o qual assim detecta a passagem de um saco pequeno 3, desta feitapossibilitando que um certo número de sacos de pequena dimensão 3, inseridos dentrodo saco 6, sejam contados precisamente em cada linha. O obturador 33, 34vantajosamente apresenta um peso e um formato de modo a abrir apenas quando umpeso, que age sobre este, exceda um certo limite. Isto evita que o obturador seja abertocaso, por exemplo, esteja presente uma única batata, tendo acidentalmente escapado deum dos sacos pequenos 3, assim evitando erros na contagem. O obturador 33, 34também é conformado de modo a não permitir que sacos pequenos fiquem presos.
Uma inserção de borracha 48 também está presente emcada rampa 30, 29, em uma porção de contato entre a rampa e o obturador, de modo aamortecer o movimento de fechamento do obturador e evitar possíveis rebotes os quaispoderiam resultar em erros de contagem para os sacos pequenos 3 que caem dentro dosaco 6.
Alinhado e a jusante do defletor 14, é previsto um separador50 de formato alongado, móvel verticalmente ao longo de uma guia 51 através de umatuador (não mostrado). O separador 50 é abaixado para dentro do saco abertoenquanto o saco ainda está se movendo contra a posição dispensadora 9, e auxilia aesticá-lo e a abri-lo de modo a permitir que os sacos pequenos 3 caiam facilmente dentrodo saco 6, O separador 50 também é muito útil na do saco em duas regiões ou colunas70, 71, cada qual alimentada independentemente pelas primeira e segunda correiastransportadoras, através dos respectivos obturadores.Uma vez que os sacos pequenos são dispensados aesquerda e a direita do separador, este último sobe lentamente a fim de permitir que doissacos alinhados fiquem em contato lateral. O mesmo ocorre conforme os sacospequenos 3 sucessivos são inseridos, até que o saco 6 seja preenchido. Desta forma, adistribuição dos sacos pequenos 3 dentro do saco 6 fica muito homogênea e fica limitadoqualquer desperdício de espaço devido à superposição dos sacos pequenos 3.Vantajosamente, e antes que os dois últimos sacos pequenos 3 sejam dispensados, oseparador 50 é extraído do saco 6, de modo a permitir que o saco 6 recém carregadoseja rapidamente deslocado.
A unidade 1 operada da seguinte forma.
O dispositivo de formação e fechamento 4 inicialmenteposiciona um saco 6 abaixo da região de dispensa. O separador 50, como dito, éabaixado dentro do saco antes que este último alcance o fundo da região dispensadora9. A correia de alimentação continuamente alimenta os sacos pequenos 3 para a unidadede carregamento 1.
O seletor 18 alternadamente alimenta um saco para aprimeira correia transportadora 12 e um para a segunda correia transportadora 13, asquais se movem continuamente de modo a alimentar estes pequenos sacos nasrespectivas rampas ou superfície inclinadas 30, 29. O peso dos sacos pequenos 3 assimtransportados faz com que o correspondente obturador 33, 34 se abra, o sensor 41 decada obturador também contando o número de sacos pequenos 3 alimentados dentro dosaco 6.
Os sacos pequenos 3 caem, de forma controlada peloseparador, de modo a preencher cada uma das colunas 71, 72 do saco 6.
Quando uma das colunas está preenchida, por exemplo acoluna da direita (o exemplo sendo idêntico para o caso da coluna da esquerda, mascom relação aos componentes da segunda correia transportadora 13), o cilindropneumático 36, acima da coluna, bloqueia o relativo obturador 33 de forma a evitar queum outro saco pequeno 3, transportado pela primeira correia transportadora 12, caiadentro do saco. O saco pequeno 3 que fica contra o obturador 33, assim ocupara aprimeira posição de espera I. A célula fotoelétrica 27 detecta a presença do sacopequeno 3, mas a primeira correia transportadora 12 não é parada. Esta primeira correiatransportadora 12 somente é parada quando um possível outro saco pequeno 3 transiteem frente da segunda célula fotoelétrica 25. É assim criado um trem de sacos pequenos,na espera de serem inseridos dentro do saco 6.
Quando a terceira posição de espera de ambas as correiasestá ocupada (células fotoelétricas 21 e 20 obstruídas), a unidade de carregamento 1está saturada e a correia de alimentação é parada em uma condição de emergência.Contudo, a velocidade da correia alimentadora é tal avirtualmente nunca alcançar um bloqueio de emergência, dado que as posições deacúmulo (três para cada correia) facilmente permitem que a coluna seja carregada.
Vantajosamente, e para eliminar quaisquer erros decontagem, é prevista uma escova acima das correias transportadoras 12 e 13, nasproximidades da segunda posição de espera II, e que é móvel entre uma primeiraposição, na qual esta fica afastada em uns poucos centímetros da correia, e umasegunda posição na qual esta virtualmente pousa sobre a correia.
A escova é abaixada quando o cilindro 36 é ativado e acélula fotoelétrica 27 detecta um saco pequeno 3 na primeira posição.
O propósito desta escova, a qual é alçada com um certoatraso após o cilindro 36 ser ativado, é o de atrasar qualquer saco pequeno 3 que chegaem frente à célula fotoelétrica 25 da segunda posição II, uns poucos segundos após ocilindro 36 ser desativado e com a correia transportadora ainda se movendo. Um talsaco, chegando na rampa 30 em velocidade, poderia passar abaixo do obturador 33quando este ainda se encontra aberto pela passagem do saco antecedente, e assim nãoser contado.
Ao invés disto, a escova 60 intercepta este possível sacopequeno, a fim de gerar, entre o saco antecedente e o saco interceptado, um intervalo detempo tal que permite que este último seja corretamente contado.
As posições de acúmulo (seis no total) também sãonecessárias para permitir a substituição automática do saco 6 sem que a correia dealimentação 2 deixe de fornecer continuamente os sacos pequenos 3. Na prática,quando um saco está cheio (por exemplo com 5 sacos por coluna), os cilindrospneumáticos que bloqueiam os obturadores 33, 34 são operados e os sacos pequenos 3começam a acumular da forma supra indicada. Quando o saco chega na posição, os doiscilindros são liberados. Os sacos presentes na primeira posição de espera I de cadacorreia caem dentro do saco empurrando os obturadores 33, 34. Tão logo as célulasfotoelétricas da primeira posição 26, 27 de cada correia são liberadas, as primeira esegunda correias transportadoras (se paradas) começam a operar, empurrandoquaisquer sacos pequenos 3 presentes nas segundas posições Il para o saco 6.
Vantajosamente, este sistema permite que um númeroexato de sacos pequenos 3, dispensado em cada "coluna" do saco 6, definida peloseparador 50, seja contado com grande precisão. Com relação a este ponto, entre ossacos pequenos 3 sucessivos presentes na posição de acúmulo, sempre existe um certoespaço, o que permite que o obturador 33 conte precisamente os sacos pequenos 3 osquais transitam através deste. Este sistema também permite que as duas colunas desacos individuais sejam completadas de forma independente, de modo a garantir, porexemplo, que em um saco 6 dentro do qual seja preciso um número total de dez sacospequenos 3, estes não fiquem distribuídos de forma assimétrica dentro do saco 6.
Deve ser percebido que as células fotoelétricas apresentamuma função de controle antes da de contagem, e servem para controlar a função deacumulação. Também deve ser percebido que a contagem não é realizada através dascélulas fotoelétricas, as quais poderiam contar as etiquetas de tipo bandeira, existentesem alguns tipos de embalagem ou, no caso das cebolas, através da contagem das suasfolhas.
São também possíveis modificações e variações alémdaquelas já descritas, e por exemplo, podem ser previstas mais posições de esperaatravés da previsão de correias mais longas, ou de diversas correias transportadoras emsérie. Também podem ser posicionadas mais de duas correias transportadoras lado alado, a fim de carregar um saco 3 com diversas colunas de produtos. Neste caso, devemestar presentes dois ou mais separadores de modo a formarem o número necessário decolunas.
A lógica de controle para o seletor 18 também pode serotimizada. Caso uma dentre as duas colunas esteja completa, este seletor pode serdeixado parado em uma posição apta a preencher a coluna que ainda não está completa.
A alimentação pode ter lugar tanto a partir da esquerdaquanto da direita, ou pode ser prevista uma alimentação a partir da parte de trás comduas correias e um deslizador para escorregar o pacote por sobre as correias 31, 32, oucom uma correia central, a partir da traseira, junto com uma correia central em relação àscorreias 31 e 32, ao final da qual é previsto um container o qual abre cada vez que oobturador se encontra em uma posição, permitindo que os sacos pequenos caiam sobreas correias 31 e 32.
Uma forma alternativa de realização da unidade da presenteinvenção é mostrada nas figuras de 4 a 6, e é particularmente apta para o carregamentodos containeres ou recipientes 6A de qualquer tipo, seja de tecido, de cartão ou deplástico, com uma pluralidade de artigos 3A de qualquer tipo, sendo que deve serinserido um certo número predeterminado destes dentro de dito recipiente 6A.
A unidade 1 aqui mostrada é substancialmente similaràquela previamente descrita, com a exceção de algumas modificações feitas de modo aadaptar esta unidade para manipular artigos com pesos, dimensões e característicasdiferentes da dos sacos previamente descritos. Por conseqüência, as ditas figuras usamos mesmos números de referência que os anteriormente estabelecidos, sendo que não éfeita descrição para as partes mecânicas idênticas.
Esta forma de realização diferente é particularmenteadaptada para contar artigos de pequena dimensão, tais como conectores de plásticopara encanamento de diâmetros diversos. Estes conectores diferem dos artigos contadospela unidade precedente substancialmente pelo seu formato diferenciado e pesodiferente.
Tal como no caso anterior, e nesta forma de realização, oalimentador 2 compreende uma correia transportadora 2 que transporta, em suasuperfície, uma pluralidade de elementos de suporte 200, afastados entre eles de formaregular, e dispostos transversalmente em relação à direção de deslocamento da correia.Os tais elementos de suporte são fixados na correia transportadora. Tal como pode serclaramente visto na figura 4, estes apresentam uma primeira porção 200A e umasegunda porção 200B, de formato substancialmente paralelepipédico e afastados de umespaço 200C. Acima da correia é posicionada uma primeira escova 201, com as suascerdas paralelas em relação aos elementos de suporte. As cerdas da escova apresentamum comprimento de tal modo a interceptar a porção superior dos elementos de suportequando estes passam abaixo das cerdas. Também é prevista uma segunda escova, aqual pode ou não ser acionado através de um motor, perpendicular à primeira eposicionada de tal forma que as suas cerdas, durante a movimentação da correia,passam no espaço 200C previsto entre as primeira e segunda porções dos elementos desuporte.
As escovas e o espaço 200C são posicionados de tal formaque quando estes passam abaixo das escovas, os conectores se tornam distribuídos detal modo a ficarem em frente a cada elemento de suporte. A segunda escova 202 éprevista para liberar quaisquer conectores que fiquem bloqueados entre as duas porçõesdo elemento de suporte. Deve ser percebido que, por uma questão de simplicidade, enas figuras, as escovas 201 e 202 são mostradas nas proximidades do final da correiatransportadora, sendo que quando em uso, elas de fato ficam posicionadas distantes dofinal da correia. A ordem das escovas 201 e 202 também pode ser invertida, dependendodo caso em particular.
Também é prevista uma outra modificação da máquina, comrelação as células fotoelétricas que controlam o seletor 18. Na forma de realizaçãoprecedente era prevista uma única célula fotoelétrica 20, 21 para monitorar a presençaou a ausência do saco na posição de espera ou acúmulo Ill de cada linha 73, 74. Com oobjetivo de adaptar a leitura das pequenas dimensões dos artigos a serem claras, sãoprevistas quatro ou mais células fotoelétricas, algumas agrupadas mas posiçõesrepresentadas pelos numerais de referência 21A, B e algumas localizadas nas posiçõesindicadas na figura pelos numerais de referência 20A, B. Com a disposição das célulasfotoelétricas, o seletor 18 pode ser controlado com uma máxima precisão, de forma adetectar, em qualquer caso, a presença ou a ausência de um artigo 3.
Além do mais, para definir cada posição de espera I, II, Illao longo das duas linhas 73, 74, são previstas mais duas escovas 60B, 61B,posicionadas entre as posições de espera Il e III, de modo a evitar que os conectores"pulem" de uma posição para a outra após terem sido distribuídos em uma das duaslinhas pela correia transportadora 2. Estas outras duas escovas, tal como aquelas que separam a posição de espera I da posição de espera II, são verticalmente móveis acimada correia sob o controle da unidade lógica de controle (estas sendo ajustadas emaltura), e em particular estas são abaixadas tão logo as células fotoelétricas 24, 25detectem a presença de um conector na segunda posição de espera II.
Devido ao peso reduzido dos conectores, na forma de realização atualmente descrita, são introduzidas mais duas modificações em relação àmovimentação dos meios de interceptação. Um contrapeso de posição ajustável éassociado a cada um dos obturadores com perfil 33, 34. O contrapeso 210, 211 reduz aforça necessária para abrir o obturador com perfil, para assim permitir a contagem dosartigos de pouco peso representados pelos ditos conectores plásticos. Os ditos obturadores 33 e 34 também são dotados de um outro cilindro pneumático 204, 205 paracontrolar a sua abertura. A este respeito, mesmo para artigos muito leves, quando ascorreias transportadoras 12, 13 estão em movimento, a força inercial ou "momento"apresentado pelos artigos é suficiente para abrir os obturadores com perfil (desde que oscontrapesos estejam devidamente ajustados) e permitem a contagem correta dos artigos os quais caem dentro do recipiente. Ao contrário, quando a unidade está aguardando porum novo recipiente 6, que deverá ser colocado na posição de dispensa, e o artigo 3 a serdispensado está parado na primeira posição de espera I (célula fotoelétrica 24, 25 ativa ecilindro 36, 37 fechado), mesmo que o cilindro 36, 37 seja desativado, o peso do artigo éinsuficiente para abrir o obturador 33, 34. Em conseqüência, o cilindro 204, 205 é ativado de modo a abrir automaticamente o obturador 33, 34 e assim permite que o artigo 3 sejadispensado dentro do recipiente 3 e contado.
Uma outra célula fotoelétrica também é introduzida nadisposição de controle para o recipiente 6, de modo a detectar caso o saco estejasobrecarregado.
Por fim, todas as partes metálicas da unidade em questão,as quais quando em uso entram em contato com os artigos com os quais o ditorecipiente é carregado, são recobertas com um material emborrachado antiabrasivo.
A operação da unidade em questão é similar à daprecedente, as únicas diferenças sendo no controle, na lógica computadorizada da unidade e na estrutura dos obturadores e nos meios de abertura destes, devido ao pesoreduzido dos artigos com os quais os ditos recipientes devem ser carregados. Nopresente texto, foram feitas referências aos artigos com os quais são carregados osrecipientes 6 ou primeiros sacos. Estes artigos podem ser de qualquer tipo, formato oupeso. Da mesma forma, os recipientes 6 podem ser sacos plásticos ou tecidos, caixas depapel cartão ou de plástico, envelopes, etc.
Na descrição supra, as células fotoelétricas foram definidasde modo a monitorar a presença ou a ausência de um artigo na primeira posição deespera I, à frente do obturador, na segunda posição central de espera Il ou na terceiraposição de espera III, diretamente abaixo do seletor 18. Para cada posição, pode serprevista uma ou mais dentre ditas células fotoelétricas, de modo a também permitir aleitura da presença dos artigos com dimensões consideravelmente diferentes.

Claims (38)

1. Unidade para o carregamento de primeiros recipientes(6), alimentados de forma descontínua, com um predeterminado número de objetos (3)com dimensões menores que as dos primeiros recipientes, os ditos segundos objetos (3)sendo alimentados em dita unidade (1) continuamente através de um alimentador (2), adita unidade caracterizada pelo fato de compreender meios de transporte (12, 13, 30,- 31, 50) para transportar os ditos objetos (3) para dentro do dito recipiente (6), meios deinterceptação (31, 32) para os ditos objetos (3) a fim de habilitar ou evitar a entrada deditos objetos em dito recipiente, e meios (40, 41) para contar o número de ditos objetos(3) inseridos dentro do dito primeiro recipiente (6), os ditos meios de interceptação (31,- 32) sendo associados com os ditos meios transportadores.
2. Unidade, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadapelo fato de que os meios de contagem (40, 41) estão associados com os ditos meios deinterceptação (31, 32).
3. Unidade, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadapelo fato de que os ditos meios de transporte compreendem primeiros elementos detransporte (12, 13, 30, 31) posicionados a jusante de ditos meios de interceptação paracriar um trem de ditos objetos (3) quando os ditos meios de interceptação são ativados.
4. Unidade, de acordo com a reivindicação 3, caracterizadapelo fato de que os ditos elementos de transporte apresentam ao menos um seletor (18)para alternar os objetos que chegam do alimentador (2) entre ao menos duas linhas detransporte (73, 74).
5. Unidade, de acordo com a reivindicação 4, caracterizadapelo fato de que cada uma entre as duas ditas linhas de transporte compreende aomenos um elemento de transporte (12, 13) terminando em uma superfície inclinada (30,- 29), os ditos meios de interceptação (31) estando associados com a dita superfícieinclinada.
6. Unidade, de acordo com a reivindicação 5, caracterizadapelo fato de que a dita superfície inclinada (30, 29) e o dito elemento de transporte (12,- 13) definem uma primeira (I), uma segunda (II) e uma terceira (III) posições de espera asquais, quando os ditos meios de interceptação estão ativados, cada uma aloja um objeto(3) para criar um trem, cada posição estando associada a um relativo primeiro (27, 26),segundo (25) e terceiro (20, 21, 20A, 20B, 21 A, 21B) sensores, os quais detectam apresença ou a ausência de um objeto na respectiva posição.
7. Unidade, de acordo com a reivindicação 2, caracterizadapelo fato de que os ditos meios de transporte (12, 13 29, 30) compreendem segundoselementos de transporte (30, 29, 50) posicionados a jusante de ditos meios deinterceptação (31, 32), de modo a distribuir o objeto (3) em ao menos duas posiçõesseparadas na boca do recipiente (6).
8. Unidade, de acordo com a reivindicação 7, caracterizadapelo fato de que os ditos segundos elementos transportadores compreendem ao menosuma porção de ditas superfícies inclinadas (30, 29).
9. Unidade, de acordo com a reivindicação 8, caracterizadapelo fato de que as ditas superfícies inclinadas são separadas por um defletor (14).
10. Unidade, de acordo com a reivindicação 7,caracterizada pelo fato de que os ditos segundos elementos de transportecompreendem um separador (50), o qual pode ser acomodado dentro de um recipiente(6) a ser carregado, de modo a definirem duas colunas (71, 72) em seu interior.
11. Unidade, de acordo com a reivindicação 10,caracterizada pelo fato de que o dito separador (50) se estende através da parte maiorde altura do dito recipiente (6).
12. Unidade, de acordo com a reivindicação 10,caracterizada pelo fato de que o dito separador (50) é associado com os meios (51)para a sua movimentação vertical, de forma a permitir que este seja inserido e extraídode dito recipiente (6).
13. Unidade, de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato de que os ditos meios de interceptação (31, 32) compreendemao menos um obturador (33), articulado no eixo geométrico (a) de rotação, e meios (37)para evitar ou para permitir, de forma controlada, a rotação de dito obturador ao redor dodito eixo geométrico (A).
14. Unidade, de acordo com a reivindicação 13,caracterizada pelo fato de que os ditos meios (37) para evitar ou para permitir a ditarotação compreendem um cilindro pneumático (36, 37) que coopera com uma porção dedito obturador (33, 34).
15. Unidade, de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato de que, durante o seu carregamento, os ditos recipientes (6)ficam sobre um suporte vibratório (8), o dito suporte vibratório facilitando a distribuição deditos objetos (3) dentro de ditos recipientes (6).
16. Unidade, de acordo com a reivindicação 15,caracterizada pelo fato de que o dito suporte vibratório é elástico e compreende umvibrador (10) disposto de forma a elevar e abaixar repetidamente o dito suporte elástico.
17. Unidade, de acordo com a reivindicação 16,caracterizada pelo fato de que o dito vibrador compreende ao menos um par de roletes(130) pivotados em um par de braços (12) chaveados sobre um eixo geométrico derotação (10a).
18. Unidade, de acordo com a reivindicação 16,caracterizada pelo fato de que o dito suporte elástico é a correia de uma correiatransportadora (8).
19. Unidade, de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato de que a dita superfície inclinada apresenta inserções elásticasdispostas para amortecer o impacto de dito obturador sobre a dita superfície inclinada.
20. Unidade, de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato de que as ditas linhas de transporte (73, 74) compreendem aomenos um elemento de redução de velocidade (60) para facilitar o posicionamento dosobjetos (3) dispostos sobre o dito elemento de transporte (12, 13) em dita segundaregião (II), quando os ditos elementos de transporte são parados.
21. Unidade, de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato de que as ditas ao menos duas linhas de transporte (73, 74) sãoidênticas.
22. Unidade, de acordo com a reivindicação 2,caracterizada pelo fato de que os ditos meios de contagem compreendem uma lâmina(40) associada em torção com cada um dos obturadores, o movimento de dita lâmina(40) sendo detectado por um sensor (41), uma oscilação de dita lâmina (40) além de umlimite predeterminado sendo indicativa da passagem de um objeto abaixo do relativoobturador.
23. Unidade, de acordo com uma ou mais dentre asreivindicações 1 a 22, caracterizada pelo fato de que um contrapeso ajustável estáassociado com ao menos um dentre os ditos obturadores (33, 34) para reduzir a forçanecessária para abrir o dito obturador.
24. Unidade, de acordo com uma ou mais dentre asreivindicações 1 a 23, caracterizada pelo fato de que um cilindro de abertura (210, 211)está associado com ao menos um entre ditos obturadores (33, 34).
25. Unidade, de acordo com uma ou mais dentre asreivindicações 1 a 24, caracterizada pelo fato de que uma célula fotoelétrica (215) paraa indicação de sobre carregamento é prevista de frente para o dito recipiente (6).
26. Unidade, de acordo com uma ou mais dentre asreivindicações 1 a 25, caracterizada pelo fato de que uma escova (60A, 60B)verticalmente móvel é prevista entre a dita primeira posição de espera (I) e a segundaposição de espera (II).
27. Unidade, de acordo com uma ou mais dentre asreivindicações 1 a 26, caracterizada pelo fato de que uma escova (60A, 60B)verticalmente móvel é prevista entre a dita segunda posição de espera (II) e a terceiraposição de espera (III).
28. Unidade, de acordo com uma ou mais dentre asreivindicações 1 a 27, caracterizada pelo fato de que a dita correia de alimentaçãocompreende uma pluralidade de elementos de suporte (200) fixados eqüidistantes entreeles, os ditos elementos de suporte compreendendo uma primeira e uma segundaporções, as quais são afastadas por um espaço, acima de dita correia sendo previstauma primeira e uma segunda escovas dispostas mutuamente na perpendicular, aprimeira escova apresentando um comprimento de tal modo a tocar a porção superior deditos elementos de suporte que estes passam abaixo desta, a segunda escova sendoprevista para passar dentro de dito espaço previsto entre as duas porções de ditoselementos de suporte.
29. Unidade, de acordo com uma ou mais dentre asreivindicações 1 a 28, caracterizada pelo fato de que a dita terceira posição (III)compreende quatro células fotoelétricas (21 A, 21 Β, 20A, 20b) para controlar omovimento de dito seletor (18).
30. Unidade, de acordo com uma ou mais dentre asreivindicações 1 a 29, caracterizada pelo fato de que as partes metálicas de ditaunidade, as quais entram em contato com o dito artigo (3) são recobertas com ummaterial de borracha anti abrasivo.
31. Método para o carregamento automático de recipientes(6), alimentados de forma descontínua, com um predeterminado número de objetos (3),alimentados em dita unidade (1) continuamente através de um alimentador (2),caracterizado pelo fato de compreender as etapas de transportar ditos objetos (3) nadireção de ditos recipientes (6), contar o número de objetos (3) inseridos dentro de ditorecipiente (6) e, quando o número de ditos objetos inserido em dito recipiente (6) é iguala um número predeterminado, bloquear o fluxo de ditos objetos em dito recipiente (6),para então criar um trem de produtos prontos para serem inseridos no recipienteseguinte, substituir o primeiro recipiente (6) por um novo recipiente, e liberar o fluxo dedito trem de recipientes (6) em dito novo recipiente (6) vazio.
32. Método, de acordo com a reivindicação 31,caracterizado pelo fato de alternar os objetos originados de dito alimentador (2) entre aomenos duas linhas de transporte (73, 74), cada qual disposta de modo a receber umaparte do trem.
33. Método, de acordo com a reivindicação 31,caracterizado pelo fato de dividir o recipiente (6) em ao menos um certo número decolunas igual ao do número de linhas de transporte presentes, e pelo fato de alimentarcada uma de ditas colunas com uma linha de transporte dedicada.
34. Método, de acordo com a reivindicação 33,caracterizado pelo fato de inserir dentro do saco, antes de seu carregamento, umseparador (50) para formar a dita coluna.
35. Método, de acordo com a reivindicação 34,caracterizado pelo fato de extrair o dito separador (50) do dito recipiente (6)gradualmente conforme este último é carregado com os ditos segundos objetos (3).
36. Método, de acordo com a reivindicação 31,caracterizado pelo fato de vibrar o primeiro recipiente (6) durante o seu carregamento.
37. Unidade ou um método, de acordo com uma ou maisdentre as reivindicações 1 a 36, caracterizado pelo fato de que os ditos recipientes sãoos primeiros sacos (6).
38. Unidade ou um método, de acordo com uma ou maisdentre as reivindicações 1 a 37, caracterizado pelo fato de que os ditos objetos são ossegundos sacos (3), os quais contém produtos soltos que se movem livremente dentrodeles.
BRPI0710348-4A 2006-05-03 2007-04-27 unidade de carregamento BRPI0710348A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT000865A ITMI20060865A1 (it) 2006-05-03 2006-05-03 Gruppo di riempimento di sacchi
ITMI2006A000865 2006-05-03
PCT/IB2007/001178 WO2007125411A2 (en) 2006-05-03 2007-04-27 Filling unit

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0710348A2 true BRPI0710348A2 (pt) 2011-08-09

Family

ID=38610686

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0710348-4A BRPI0710348A2 (pt) 2006-05-03 2007-04-27 unidade de carregamento

Country Status (6)

Country Link
US (1) US20090199512A1 (pt)
EP (1) EP2027022A2 (pt)
BR (1) BRPI0710348A2 (pt)
CA (1) CA2651028A1 (pt)
IT (1) ITMI20060865A1 (pt)
WO (1) WO2007125411A2 (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102008015082A1 (de) * 2008-03-19 2009-09-24 Focke & Co.(Gmbh & Co. Kg) Verfahren und Vorrichtung zum Herstellen von Beutelpackungen
ES2537640B1 (es) * 2013-12-09 2016-03-15 Investigaciones Y Desarrollos Automatizados, S.L.U. Perfeccionamientos en encajadora semi-automática para mallas o similar de productos hortofrutícolas en envases comerciales y procedimiento de encajado
US11529436B2 (en) 2014-11-05 2022-12-20 Organovo, Inc. Engineered three-dimensional skin tissues, arrays thereof, and methods of making the same
WO2017007948A1 (en) * 2015-07-09 2017-01-12 Boothman Jeff Automated packing systems and methods
DE202016000757U1 (de) * 2016-02-03 2016-03-10 Multivac Sepp Haggenmüller Se & Co. Kg Tiefziehverpackungsmaschine
IT201600081813A1 (it) 2016-08-03 2018-02-03 Saclark S R L Apparato perfezionato per il riempimento di sacchi
CN108382675B (zh) * 2018-03-12 2020-11-24 烟台三新新能源科技有限公司 一种计算机设备运输包装装置
WO2020131988A1 (en) * 2018-12-21 2020-06-25 Sealed Air Corporation (Us) Automated packaging station and system for packaging objects
US11155378B2 (en) 2019-04-05 2021-10-26 Blue Sky Ventures? (Ontario) Inc. Gating system for accumulating items and related filling machine and methods
CN113830376A (zh) * 2020-06-24 2021-12-24 广西科技大学 一种分拣装置及使用方法

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
BE536319A (pt) *
DE2029904A1 (de) * 1970-06-18 1971-12-23 VEB Kombinat Nagema Verpackungs Schokoladenmaschmen und Wagetechnik, χ 8045 Dresden Vorrichtung zum geordneten Einbringen
DE2629531C3 (de) * 1976-07-01 1979-12-06 Hans 7000 Stuttgart List Zahlvorrichtung
US4124967A (en) * 1977-09-19 1978-11-14 Beer Frederick W Method and apparatus for placing flexible packages in containers
US5123231A (en) * 1990-10-31 1992-06-23 Fallas David M Product grouping and packing apparatus and method
US5345748A (en) * 1993-04-28 1994-09-13 Powell Machinery, Inc. Bagger with plural weigh chutes
CA2160497C (en) * 1995-10-13 2002-08-27 Serge Page Automatic sequential bagging machine with constant feed and method of operation
ATE350277T1 (de) * 2000-06-05 2007-01-15 Bosch Gmbh Robert Vorrichtung zum abfüllen von produkten, insbesondere schlauchbeuteln, in verpackungsbehälter
NZ506489A (en) * 2000-08-22 2002-10-25 Sealed Air Nz Ltd Automatic information acquisition of meat cuts and the resulting diversion to the relevant packaging stations
AUPS307202A0 (en) * 2002-06-21 2002-07-11 Manufacturing Solutions Pty Ltd Device for guiding flexible packages into a case
ITBO20020449A1 (it) * 2002-07-12 2004-01-12 Marchesini Group Spa Metodo per la selezione e l'alimentazione di articoli ad un sottostante nastro alveolato ed apparecchiatura che attua tale metodo

Also Published As

Publication number Publication date
CA2651028A1 (en) 2007-11-08
EP2027022A2 (en) 2009-02-25
ITMI20060865A1 (it) 2007-11-04
US20090199512A1 (en) 2009-08-13
WO2007125411A2 (en) 2007-11-08
WO2007125411A3 (en) 2008-12-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0710348A2 (pt) unidade de carregamento
US3842569A (en) Carrot bagging apparatus and method
JP5015639B2 (ja) 連係装置とそれを用いた計量装置、包装装置及び計量包装システム
JP2008230630A (ja) 連係装置とそれを用いた計量装置、包装装置及び計量包装システム
JP6097397B2 (ja) 移動式収集コンテナ及び用量分割ステーションを備える、1用量の固形薬品ポーションを包装するための装置
EP2985576B1 (en) Collection hopper and combination scale
US3842573A (en) Method and apparatus for packaging coins
KR101596929B1 (ko) 과일 선별기
KR20200132268A (ko) 과일 적재 시스템
KR101974474B1 (ko) 어체 정량 투입기
KR101667371B1 (ko) 얼음 연속 계량 겸용 마대 자동 포장장치
CA2962715C (en) Improved apparatus for dosing and packaging agricultural products
ES2361984B1 (es) Dispositivo de depósito de soportes flexibles en recipientes rígidos con apertura superior.
JP5178014B2 (ja) 計量包装システム
US2625255A (en) Distributing and feeding mechanism
JP6062536B2 (ja) 組合せ秤
JP4709516B2 (ja) 棒金処理装置
JP2768591B2 (ja) 錠剤の分包処理装置
ES2537640B1 (es) Perfeccionamientos en encajadora semi-automática para mallas o similar de productos hortofrutícolas en envases comerciales y procedimiento de encajado
JP2006273548A (ja) 角底紙袋の堆積装置
WO2018115537A1 (es) Instalación para pesar lotes de productos marinos
JP2002240806A (ja) 農産物の箱詰供給装置
JPH06156433A (ja) 搬送投入装置
ITFO980032A1 (it) Macchina per il riempimento automatico dei vassoi di confezionamentoper prodotti di forma rotondeggiante, ortofrutticoli e non, da disporr

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE 6A. ANUIDADE(S).

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2225 DE 27/08/2013.