BRPI0709805A2 - aparelho de controle de uma mÁquina de prensa, mÁquina de prensa, e, mÉtodo de controle de uma mÁquina de prensa - Google Patents

aparelho de controle de uma mÁquina de prensa, mÁquina de prensa, e, mÉtodo de controle de uma mÁquina de prensa Download PDF

Info

Publication number
BRPI0709805A2
BRPI0709805A2 BRPI0709805-7A BRPI0709805A BRPI0709805A2 BR PI0709805 A2 BRPI0709805 A2 BR PI0709805A2 BR PI0709805 A BRPI0709805 A BR PI0709805A BR PI0709805 A2 BRPI0709805 A2 BR PI0709805A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
motor
rotational
speed
value
motor torque
Prior art date
Application number
BRPI0709805-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Dai Onishi
Kazumichi Okajima
Original Assignee
Ihi Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ihi Corp filed Critical Ihi Corp
Publication of BRPI0709805A2 publication Critical patent/BRPI0709805A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B30PRESSES
    • B30BPRESSES IN GENERAL
    • B30B15/00Details of, or accessories for, presses; Auxiliary measures in connection with pressing
    • B30B15/14Control arrangements for mechanically-driven presses
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B30PRESSES
    • B30BPRESSES IN GENERAL
    • B30B1/00Presses, using a press ram, characterised by the features of the drive therefor, pressure being transmitted directly, or through simple thrust or tension members only, to the press ram or platen
    • B30B1/26Presses, using a press ram, characterised by the features of the drive therefor, pressure being transmitted directly, or through simple thrust or tension members only, to the press ram or platen by cams, eccentrics, or cranks
    • B30B1/266Drive systems for the cam, eccentric or crank axis
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B30PRESSES
    • B30BPRESSES IN GENERAL
    • B30B1/00Presses, using a press ram, characterised by the features of the drive therefor, pressure being transmitted directly, or through simple thrust or tension members only, to the press ram or platen
    • B30B1/26Presses, using a press ram, characterised by the features of the drive therefor, pressure being transmitted directly, or through simple thrust or tension members only, to the press ram or platen by cams, eccentrics, or cranks
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B30PRESSES
    • B30BPRESSES IN GENERAL
    • B30B15/00Details of, or accessories for, presses; Auxiliary measures in connection with pressing
    • B30B15/14Control arrangements for mechanically-driven presses
    • B30B15/148Electrical control arrangements

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Control Of Presses (AREA)
  • Control Of Electric Motors In General (AREA)
  • Press Drives And Press Lines (AREA)

Abstract

<B>APARELHO DE CONTROLE DE UMA MAQUINA DE PRENSA, MÁQUINA DE PRENSA, E, MÉTODO DE CONTROLE DE UMA MÁQUINA DE PRENSA<D>Um dispositivo de controle para uma máquina de prensa, tendo um motor, um mecanismo de conversão tendo um corpo giratório girado pelo motor e convertendo o movimento rotacional do corpo giratório em movimento alternado, e um cursor conectado ao mecanismo de conversão e alternando, em que, quando o motor é girado a uma velocidade de comando específica, torque atual do motor varia de acordo com o ângulo de rotação docorpo giratório. O dispositivo de controle adicionalmente tem um dispositivo de detecção de ângulo para detectar o ângulo de rotação do corpo giratório, um dispositivo de determinação de torque para determinar, baseado no valor de um ângulo de rotação introduzido do dispositivo de detecção de ângulo, torque de motor requerido de acordo com características da máquina de prensa, e um dispositivo de ajuste de velocidade para aumentar uma velocidade de comando de rotação do motor a um nível mais alto que a velocidade de comando especifica, o dispositivo de ajuste de velocidade aumentando a velocidade de comando de rotação no ângulo de rotação do corpo giratório ao qual o torque de motor requerido é menor do que um valor padrão de torque de motor predeterminado.

Description

"APARELHO DE CONTROLE DE UMA MÁQUINA DE PRENSA,MÁQUINA DE PRENSA, E, MÉTODO DE CONTROLE DE UMAMÁQUINA DE PRENSA"
FUNDAMENTO DA INVENÇÃO
1. Campo da Invenção
A presente invenção relaciona-se a uma máquina de prensatendo um mecanismo convertendo um movimento rotacional em ummovimento alternado.
2. Descrição da Técnica Relacionada
Uma máquina de prensa inclui uma prensa hidráulicaacionando um cursor na base de uma pressão hidráulica, e uma prensamecânica acionando um cursor na base de um mecanismo mecânico.
A prensa mecânica inclui uma prensa de manivela acionandorotacionalmente um eixo de manivela por um motor. Na prensa de manivela,um cursor é elevado e abaixado na base de uma rotação do eixo de manivela.
A prensa é executada intercalando um objeto trabalhado entreum molde de metal superior fixado a uma superfície inferior do cursor e ummolde de metal inferior arranjado em um lado inferior do cursor, a ummomento quando o cursor desce.
Adicionalmente, a prensa mecânica inclui uma prensamecânica empregando um volante no qual uma energia rotacional éacumulada, e uma prensa mecânica empregando um servo-motor que podeajustar livremente uma rotação dianteira, uma rotação traseira e uma mudançade velocidade sem usar o volante.
A máquina de prensa empregando o volante transmite umaforça de acionamento rotacional de um motor 41a um volante 47 por umapolia 43 e uma correia de transmissão 45, por exemplo, como mostrado naFigura 1. Uma embreagem 49 acopla o volante 47 a uma engrenagemprincipal 51 em um estado ATIVO, e desconecta o volante 47 da engrenagemprincipal 51 em um estado INATIVO.
A engrenagem principal 51 está fixada a uma porção de pontade um eixo de manivela 53, e o eixo de manivela 53 é acionadorotacionalmente junto com a engrenagem principal 51.
Uma porção de extremidade de um membro de acoplamento55 está acoplada a uma porção excêntrica da eixo de manivela 53, e um cursor57 está acoplado à outra porção de extremidade do membro de acoplamento55. Por conseguinte, um movimento rotacional do eixo de manivela 53 éconvertido em um movimento linear alternado do cursor 57, e o cursor 57 éelevado e abaixado.
Nesta estrutura, a energia rotacional acumulada no volante 47é descarregada em uma região de ângulo rotacional do eixo de manivela 53apertando um objeto trabalhado, e é acumulada novamente no volante 47 naoutra região de ângulo rotacional.
No caso da máquina de prensa empregando o volante, umaparelho é aumentado em tamanho a um grau de um emprego do volante e daembreagem, porém, no caso da máquina de prensa empregando o servo-motor, há uma vantagem que o volante e a embreagem podem ser omitidos.
Porém, no caso da máquina de prensa empregando o servo-motor, desde que é impossível acumular a energia rotacional no volante, énecessário fixar o servo-motor e um equipamento de fonte de energia paraacionar o motor a uma grande capacidade.
Levando este ponto em conta, no Documento de Patente 1(Publicação de Patente Japonesa Aberta ao Público N0 2004-344946, "PressMachine"), um capacitor para acumular uma energia elétrica está conectado aum equipamento de fonte de energia de CA, e a energia elétrica acumulada nocapacitor é provida ao servo-motor na região de ângulo rotacional do eixo demanivela apertando o objeto trabalhado.
Por conseguinte, o equipamento de fonte de energia de CA édiminuído, e uma energia necessária a um momento de aperto é assegurada.
Porém, no caso do Documento de Patente 1, desde que umagrande corrente é provida ao servo-motor na região de ângulo rotacional doeixo de manivela apertando o objeto trabalhado até mesmo se o equipamentode fonte de energia de CA puder ser diminuído, um circuito de acionamentoacionando diretamente o servo-motor é aumentado àquele grau.
Por outro lado, é desejado adicionalmente diminuir o motor e ocircuito de acionamento do motor na máquina de prensa empregando ovolante.
Adicionalmente, é desejado abaixar um consumo de energiaelétrica na máquina de prensa.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Por conseguinte, um objetivo da presente invenção é proveruma máquina de prensa, um aparelho de controle e um método de controle damáquina de prensa, que pode diminuir um motor e um circuito deacionamento do motor, e pode abaixar um consumo de energia elétrica.
Se um eixo de manivela for girado a uma velocidade deinstrução fixa por um motor, um torque de desempenho do motor é flutuadode acordo com um ângulo rotacional do eixo de manivela, na base de várioselementos mecânicos acoplados ao eixo de manivela, até mesmo em umestado no qual um objeto trabalhado não é apertado realmente.
A presente invenção é estruturada tal a aplicar eficientementeuma energia rotacional a um sistema rotacional utilizando a flutuação dotorque de desempenho de motor como mencionado acima.
Em outras palavras, de acordo com a presente invenção a fimde alcançar o objetivo mencionado acima, é provido um aparelho de controlede uma máquina de prensa incluindo: um motor; um mecanismo conversortendo um corpo giratório acionado rotacionalmente pelo motor e convertendoum movimento rotacional em um movimento alternado; e um cursor acopladoao mecanismo conversor e alternando, um torque de desempenho de motorsendo flutuado de acordo com um ângulo rotacional do corpo giratório nocaso de girar o motor a uma velocidade de instrução fixa,em que o aparelho de controle inclui:
um aparelho detector de ângulo detectando um ângulorotacional do corpo giratório;
uma aparelho determinador de torque determinando um torquede motor necessário em correspondência a uma característica da máquina deprensa na base de um valor da entrada de ângulo rotacional do aparelhodetector de ângulo; e
um aparelho ajustador de velocidade aumentando a velocidadede instrução rotacional do motor a um valor mais que a velocidade deinstrução fixada, ao ângulo rotacional do corpo giratório no qual o torque demotor necessário se torna menor do que um valor de referência de torque demotor predeterminado.
Como mencionado acima, no aparelho de controle da máquinade prensa de acordo com a presente invenção, desde que o torque de motornecessário é determinado em correspondência à característica da máquina deprensa, e a velocidade rotacional do motor é aumentada a um valor mais que avelocidade de instrução fixada no ângulo rotacional do corpo giratório no qualo torque de motor necessário se torna menor do que o valor de referência detorque de motor previamente determinado, é possível aplicar eficientemente aenergia rotacional ao sistema rotacional. Por conseguinte, é possível abaixarefetivamente o valor de torque de motor máximo.
Por conseguinte, desde que é possível abaixar o valor detorque de motor máximo, é possível fazer as capacidades elétricas do motor ea porção de acionamento de motor pequenas, e é possível diminuir o motor ea porção de acionamento de motor.
Adicionalmente, desde que é possível aplicar eficientemente aenergia rotacional ao sistema giratório, é possível abaixar um consumo deenergia elétrica.
Adicionalmente, de acordo com a presente invenção, a fim dealcançar o objetivo mencionado acima, é provido um aparelho de controle deuma máquina de prensa incluindo: um motor; um mecanismo conversor tendoum corpo giratório acionado rotacionalmente pelo motor e convertendo ummovimento rotacional em um movimento alternado; e um cursor acoplado aomecanismo conversor e alternando, um torque de desempenho de motor sendoflutuado de acordo com um ângulo rotacional do corpo giratório no caso degirar o motor a uma velocidade de instrução fixada,
em que o aparelho de controle inclui:
um aparelho detector de ângulo detectando um ângulorotacional do corpo giratório;
um aparelho determinador de torque determinando um torquede motor necessário em correspondência a uma característica da máquina deprensa na base de um valor da entrada de ângulo rotacional do aparelhodetector de ângulo; e
um aparelho ajustador de velocidade diminuindo a velocidadede instrução rotacional do motor a um valor menos que a velocidade deinstrução fixada, no ângulo rotacional do corpo giratório no qual o torque demotor necessário se torna maior do que um valor de referência de torque demotor predeterminado.
Como mencionado acima, no aparelho de controle da máquinade prensa mencionada acima, desde que o torque de motor necessário édeterminado em correspondência à característica da máquina de prensa, e avelocidade rotacional do motor é diminuída a um valor menos que avelocidade de instrução fixada no ângulo rotacional do corpo giratório no qualo torque de motor necessário se torna maior do que o valor de referência detorque de motor previamente determinado, é possível inibir a eficiência deaplicar a energia rotacional ao sistema rotacional de ser deteriorada.
Por conseguinte, desde que é possível abaixar o consumo deenergia elétrica, e suprimir o valor de torque de motor máximo, é possívelfazer uma capacidade elétrica do motor e da porção de acionamento de motorpequena.
Adicionalmente, de acordo com a presente invenção, é providoum aparelho de controle de uma máquina de prensa incluindo: um motor; ummecanismo conversor tendo um corpo giratório acionado rotacionalmentepelo motor e convertendo um movimento rotacional em um movimentoalternado; e um cursor acoplado ao mecanismo conversor e alternando, umtorque de desempenho de motor sendo flutuado de acordo com um ângulorotacional do corpo giratório no caso de girar o motor a uma velocidade deinstrução fixada,
em que o aparelho de controle inclui:
um aparelho detector de ângulo detectando um ângulorotacional do corpo giratório;
um aparelho determinador de torque determinando um torquede motor necessário em correspondência a uma característica da máquina deprensa na base de um valor da entrada de ângulo rotacional do aparelhodetector de ângulo; e
um aparelho ajustador de velocidade aumentando a velocidadede instrução rotacional do motor a um valor mais que a velocidade deinstrução fixada, no ângulo rotacional do corpo giratório no qual o torque demotor necessário se torna menor do que um valor de referência de torque demotor predeterminado, e diminuindo a velocidade de instrução rotacional domotor a um valor menos que a velocidade de instrução fixada, no ângulorotacional do corpo giratório no qual o torque de motor necessário se tornamaior do que o valor de referência de torque de motor predeterminado.
Como mencionado acima, no aparelho de controle da máquinade prensa de acordo com a presente invenção, desde que o torque de motornecessário é determinado em correspondência à característica da máquina deprensa, e a velocidade rotacional do motor é aumentada a um valor mais que avelocidade de instrução fixada no ângulo rotacional do corpo giratório no qualo torque de motor necessário se torna menor do que o valor de referência detorque de motor previamente determinado, é possível aplicar eficientemente aenergia rotacional ao sistema rotacional. Por conseguinte, é possível abaixarefetivamente o valor de torque de motor máximo.
Adicionalmente, desde que a velocidade rotacional do motor édiminuída a um valor menos que a velocidade de instrução fixada no ângulorotacional do corpo giratório no qual o torque de motor necessário se tornamaior do que o valor de referência de torque de motor previamentedeterminado, é possível inibir a eficiência de aplicar a energia rotacional aosistema rotacional de ser deteriorada.
Por conseguinte, desde que é possível abaixar o valor detorque de motor máximo e é possível abaixar o consumo de energia elétrica, épossível fazer as capacidades elétricas do motor e a porção de acionamento demotor pequenas.
Adicionalmente, de acordo com um aspecto preferível dapresente invenção, o aparelho ajustador de velocidade aumenta ou diminui avelocidade de instrução rotacional do motor da velocidade de instrução fixadapor uma magnitude de um valor que é obtido multiplicando um ganho fixadopor uma diferença entre o torque de motor necessário e o valor de referênciade torque de motor.
Como mencionado acima, desde que a velocidade de instruçãorotacional do motor é aumentada ou diminuída por uma quantidade que estáem proporção a uma quantidade de flutuação de torque, é possível aplicarmais efetivamente a energia rotacional ao sistema rotacional.
De acordo com um aspecto preferível da presente invenção,um valor integral de tempo durante um tempo predeterminado é igual entreuma quantidade pela qual o aparelho ajustador de velocidade aumenta avelocidade de instrução rotacional do motor, e uma quantidade pela qual oaparelho ajustador de velocidade diminui a velocidade de instrução rotacionaldo motor.
Como mencionado acima, desde que a quantidade de aumentara velocidade de instrução rotacional e a quantidade de diminuir a velocidadede instrução rotacional são iguais no valor integral de tempo disso durante otempo predeterminado, é possível alinhar um tempo operacional de prensadurante um tempo predeterminado com um tempo operacional de apertodurante um tempo predeterminado no caso de girar o motor na velocidade deinstrução fixada, por esse meio prevenindo uma velocidade de produção deprensa de ser abaixada.
De acordo com a presente invenção, é possível prover umamáquina de prensa tendo o aparelho de controle mencionado acima.
Adicionalmente, de acordo com a presente invenção, é providoum método de controle de uma máquina de prensa incluindo:
um motor; um mecanismo conversor tendo um corpo giratórioacionado rotacionalmente pelo motor e convertendo um movimento rotacionalem um movimento alternado; e um cursor acoplado ao mecanismo conversore alternando, um torque de desempenho de motor sendo flutuado de acordocom um ângulo rotacional do corpo giratório no caso de girar o motor a umavelocidade de instrução fixada,
em que o método de controle inclui as etapas de:detectar um ângulo rotacional do corpo giratório;determinar um torque de motor necessário em correspondênciaa uma característica da máquina de prensa na base de um valor do ângulorotacional detectado; e
aumentar a velocidade de instrução rotacional do motor a umvalor mais que a velocidade de instrução fixada, no ângulo rotacional docorpo giratório no qual o torque de motor necessário se torna menor do queum valor de referência de torque de motor predeterminado;
em que o torque de motor necessário é determinado na base deum fator de flutuação de torque de motor na base da alternância do cursor, eum fator de flutuação de torque de motor na base do movimento rotacional docorpo giratório.
No método de controle da máquina de prensa de acordo com apresente invenção mencionada acima, desde que o torque de motor necessárioé determinado em correspondência à característica da máquina de prensa, e avelocidade rotacional do motor é aumentada a um valor mais que a velocidadede instrução fixada no ângulo rotacional do corpo giratório no qual o torquede motor necessário se torna menor do que o valor de referência de torque demotor predeterminado, é possível aplicar eficientemente a energia rotacionalao sistema rotacional. Por conseguinte, é possível reduzir efetivamente o valorde torque de motor máximo.
Por conseguinte, desde que é possível reduzir o valor de torquede motor máximo, é possível fazer as capacidades elétricas do motor e aporção de acionamento de motor pequenas, e é possível diminuir o motor e aporção de acionamento de motor.
Adicionalmente, desde que é possível aplicar eficientemente aenergia rotacional ao sistema rotacional, é possível abaixar o consumo deenergia elétrica.
Adicionalmente, determinando o torque de motor necessáriona base do fator de flutuação de torque de motor na base do movimentoalternado do cursor, e o fator de flutuação de torque de motor na base domovimento rotacional do corpo giratório, é possível executar o controle davelocidade rotacional de motor levando em consideração o fator de flutuaçãode torque de motor na base do movimento alternado do cursor e domovimento rotacional do corpo giratório.
Adicionalmente, de acordo com a presente invenção, é providoum método de controle de uma máquina de prensa incluindo:
um motor; um mecanismo conversor tendo um corpo giratórioacionado rotacionalmente pelo motor e convertendo um movimento rotacionalem um movimento alternado; e um cursor acoplado ao mecanismo conversore alternando, um torque de desempenho de motor sendo flutuado de acordocom um ângulo rotacional do corpo giratório no caso de girar o motor a umavelocidade de instrução fixada,
em que o método de controle inclui as etapas de:
formar uma relação entre um valor de torque de motornecessário em correspondência a uma característica da máquina de prensa eum valor de um ângulo rotacional do corpo giratório, o valor de torque demotor necessário sendo determinado na base de uma corrente provida aomotor executando uma operação de ensaio da máquina de prensa;
detectar um ângulo rotacional do corpo giratório;determinar um torque de motor necessário em correspondênciaa um valor do ângulo rotacional detectado na base do valor do ângulorotacional detectado e da relação; e
aumentar uma velocidade de instrução rotacional do motor aum valor mais que a velocidade de instrução fixada, no ângulo rotacional docorpo giratório no qual o torque de motor necessário se torna menor do queum valor de referência de torque de motor predeterminado.
No método de controle da máquina de prensa de acordo com apresente invenção mencionada acima, desde que é possível formar a relaçãoentre o valor de torque de motor necessário em correspondência àcaracterística da máquina de prensa e o valor do ângulo rotacional do corpogiratório, o valor de torque de motor necessário sendo obtido na base dacorrente provida ao motor executando a operação de ensaio, determinando otorque de motor necessário correspondendo ao ângulo rotacional do corpogiratório na base da relação, e aumentando o velocidade rotacional do motor aum valor mais que a velocidade de instrução fixada no ângulo rotacional docorpo giratório no qual o torque de motor necessário se torna menor do que ovalor de referência de torque de motor predeterminado, é possível aplicareficientemente a energia rotacional ao sistema rotacional. Por conseguinte, épossível abaixar efetivamente o torque de motor máximo.
Portanto, desde que é possível abaixar o valor de torque demotor máximo, é possível fazer as capacidades elétricas do motor e a porção de acionamento de motor pequenas, e é possível diminuir o motor e a porçãode acionamento de motor.
Adicionalmente, desde que é possível aplicar eficientemente aenergia rotacional ao sistema rotacional, é possível abaixar o consumo deenergia elétrica.
Adicionalmente, é possível determinar o torque de motornecessária só aplicando o ângulo rotacional detectado à relação obtida pelaoperação de ensaio.
De acordo com a presente invenção mencionada acima, épossível diminuir o motor e o circuito de acionamento de motor, e é possívelabaixar o consumo de energia elétrica.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Figura 1 é uma vista mostrando uma estrutura de uma máquinade prensa convencional usando um volante;
Figura 2 é uma vista mostrando uma estrutura de uma máquinade prensa de acordo com uma primeira concretização da presente invenção;
Figura 3 é uma vista mostrando um ângulo rotacional de umeixo de manivela, um valor de velocidade de instrução e uma flutuação detorque de motor necessária com respeito a um tempo, no caso de girar ummotor a uma velocidade fixada;Figura 4 é uma vista mostrando um fluxo de um processo deuma porção de computação de acordo com a primeira concretização dapresente invenção;
Figura 5 é uma vista mostrando uma flutuação de torque demotor necessária durante um ciclo de uma rotação do eixo de manivela;
Figura 6 é uma vista mostrando um ângulo do eixo demanivela, um valor de velocidade de instrução ajustada, e uma flutuação detorque no caso de ajustar a velocidade rotacional;
Figura 7 é uma vista mostrando uma estrutura de uma máquinade prensa de acordo com uma segunda concretização da presente invenção;
Figura 8 é uma vista mostrando um fluxo de um processo deuma porção de computação de acordo com a segunda concretização dapresente invenção; e
Figura 9 é uma vista mostrando uma estrutura de uma máquinade prensa de acordo com uma terceira concretização da presente invenção.
DESCRIÇÃO DAS CONCRETIZAÇÕES PREFERIDAS
Uma descrição será dada de concretizações preferíveis deacordo com a presente invenção com referência aos desenhos acompanhantes.Neste caso, os mesmos numerais de referência são anexados a porçõescomuns em cada um dos desenhos, e uma descrição sobreposta será omitida.
Primeira concretização
Figura 2 é uma vista mostrando uma estrutura de uma máquinade prensa 10 de acordo com a presente invenção. Como mostrado na Figura 2,a máquina de prensa 10 é provida com um motor 1, uma polia 3 e uma correiade transmissão 5 girando de acordo com uma força de acionamento rotacionaldo motor 1, um volante 6 ao qual uma força de acionamento do motor 1 étransmitida pela polia 3 e pela correia de transmissão 5 assim para ser girado,uma eixo de manivela 7 ao qual uma força de acionamento rotacional étransmitida do volante 6, uma embreagem 9 acoplando o volante 6 e o eixo demanivela 7 em um estado ATIVO e desconectando o eixo de manivela 7 dovolante 6 em um estado INATIVO, um cursor 11 elevando e descendo nabase da rotação do eixo de manivela 7, e um membro de acoplamento 12 noqual uma porção de extremidade está acoplada a uma porção excêntrica daeixo de manivela 7 e a outra porção de extremidade está acoplada ao cursor11 assim para elevar e descer o cursor 11.
Um molde de metal superior para a prensa é fixado a umasuperfície inferior do cursor 11, e um objeto trabalhado é apertado entre omolde de metal superior e um molde de metal inferior provido em um ladoinferior do cursor 11, no caso que o cursor 11 é descido.
Adicionalmente, um aparelho de controle 15 controlando umavelocidade rotacional do motor 1 está incorporado na máquina de prensa 10.O aparelho de controle 15 tem uma porção de instrução de velocidade 17produzindo um valor de velocidade de instrução rotacional (em seguida, sereferido como um valor de velocidade de instrução), por exemplo, emcorrespondência a uma condição de prensa do objeto trabalhado ou similarentrado do lado externo, e uma porção de acionamento de motor 21 (porexemplo, um circuito de acionamento) recebendo o valor de velocidade deinstrução da porção de instrução de velocidade 17 e provendo uma correntecorrespondendo ao valor de velocidade de instrução ao motor 1. Neste caso, ovalor de velocidade de instrução da porção de instrução de velocidade 17 éentrado a uma porção ajustadora de instrução 19 por um limitador, em umexemplo da Figura 2.
Primeiro, uma descrição será dada de um caso que um valor develocidade de instrução fixado é entrado à porção de acionamento de motor21 da porção de instrução de velocidade 17 sem passar pela porção ajustadorade instrução 19.
Neste caso, a porção de acionamento de motor 21 provê acorrente ao motor 1 na base do valor de velocidade de instrução de entrada.Adicionalmente, a porção de acionamento de motor 21 recebeum valor detectado de um sensor de velocidade angular 23 tal como um taco-gerador ou similar detectando uma velocidade rotacional do motor 1,determina se ou não a velocidade rotacional detectada do motor 1 concordacom o valor de velocidade de instrução, e ajusta a corrente ao motor 1 se avelocidade for diferente. Por conseguinte, a velocidade rotacional detectadado motor 1 é controlada de tal maneira a concordar com o valor de velocidadede instrução fixada.
Figura 3 é um gráfico mostrando uma flutuação de torquenecessária do motor 1 no caso de girar o motor 1 a uma velocidade deinstrução fixada (quer dizer, uma velocidade fixada) assim para operar amáquina de prensa 10, como mencionado acima. No relatório descritivopresente e reivindicações, o torque de motor necessário é um torque do motor1 que é determinado por uma característica da máquina de prensa, do objetotrabalhado em prensa, uma velocidade rotacional fixada desejada do eixo demanivela 7, ou similar.
Em (A) da Figura 3, um eixo horizontal indica um tempo, eum eixo vertical indica um ângulo rotacional da eixo de manivela 7. Desdeque o ângulo rotacional do eixo de manivela 7 muda de 0 a 360 graus por umciclo da prensa, a mesma forma de onda é repetida através de ciclos da prensa.
Em (B) da Figura 3, o eixo horizontal indica um tempo, e umeixo vertical indica um valor de velocidade de instrução produzido pelaporção de instrução de velocidade 17. Neste caso, o valor de velocidade deinstrução é fixado.
(C) da Figura 3 mostra uma flutuação de torque necessária domotor 1 no caso de girar o motor 1 a uma velocidade de instrução fixa paraoperar a máquina de prensa 10. Como mostrado neste desenho, se o eixo demanivela 7 for girado na velocidade de instrução fixa em (B) da Figura 3 pelomotor 1, o torque necessário do motor 1 é flutuado de acordo com o tempo nabase dos vários fatores mecânicos acoplados ao eixo de manivela 7. Emoutras palavras, um torque de desempenho de motor da máquina de prensa éflutuado de acordo com o ângulo rotacional da eixo de manivela 7.
A máquina de prensa 10 de acordo com a primeiraconcretização é adicionalmente provida com um sensor de ângulo 25 tal comoum codificador rotativo ou similar detectando um ângulo rotacional de umaengrenagem principal 29 acoplada a uma porção de extremidade do eixo demanivela 7, como mostrado na Figura 2.
O aparelho de controle 15 executa um controle para aumentara velocidade de instrução rotacional do motor 1 mais que uma velocidade deinstrução fixada em (B) da Figura 3 a um ângulo rotacional do eixo demanivela 7 ao qual o torque necessário do motor se torna menor do que umvalor de referência de torque de motor mostrado em (C) da Figura 3 no casode girar o motor 1 na velocidade de instrução fixada como mostrado em (B)da Figura 3. Por conseguinte, desde que é possível aplicar eficientemente aenergia rotacional ao sistema giratório, é possível descer efetivamente umvalor de torque de motor máximo. Por conseguinte, desde que é possívelreduzir o valor de torque de motor máximo, é possível fazer capacidadeselétricas do motor Iea porção de acionamento de motor 21 pequenas, e é possível diminuir o motor Iea porção de acionamento de motor 21.Adicionalmente, desde que é possível aplicar eficientemente a energiarotacional ao sistema giratório, é possível abaixar um consumo de energiaelétrica.
No relatório descritivo presente e reivindicações, o valor de referência de torque de motor pode ser um valor médio durante um ciclo dotorque necessário flutuante mostrado por uma linha sólida em (C) da Figura 3ou um valor médio do torque de motor necessário durante um tempopredeterminado. Porém, o valor de referência de torque de motor não estálimitado a isto, e pode ser um valor fixado que é maior do que um valormínimo do torque de motor necessário mostrado pela linha sólida em (C) daFigura 3 e menor do que um valor máximo do torque de motor necessáriomostrado por uma linha sólida em (C) da Figura 3.
Adicionalmente, o aparelho de controle 15 diminui avelocidade de instrução rotacional do motor 1 menos que a velocidade deinstrução fixada, no ângulo rotacional do eixo de manivela 7 ao qual o torquede motor necessário se torna maior do que o valor de referência de torque demotor no caso de girar o motor 1 na velocidade de instrução fixadamencionada acima. Por conseguinte, é possível adicionalmente abaixar ovalor de torque de motor máximo.
Uma descrição será dada em detalhes abaixo sobre a máquinade prensa 10 executando o controle mencionado acima.
Como mostrado na Figura 2, o aparelho de controle 15 damáquina de prensa 10 de acordo com a primeira concretização éadicionalmente provido com uma porção de computação 26 produzindo umvalor de ajuste de velocidade do motor 1 em correspondência a um valor desaída de um sensor de ângulo 25, e uma porção ajustadora de instrução 19aumentando e diminuindo o valor de velocidade de instrução entrado daporção de instrução de velocidade 17 por um grau do valor de ajuste develocidade entrado da porção de computação 26. A porção ajustadora deinstrução 19 produz o valor de velocidade de instrução que foi ajustado assimpara ser elevado e abaixado como mencionado acima, para a porção deacionamento de motor 21. No exemplo, na Figura 2, o valor de ajuste develocidade da porção de computação 26 é entrado à porção ajustadora deinstrução 19 pelo limitador.
O sensor de ângulo 25 detecta o ângulo rotacional do eixo demanivela 7 detectando o ângulo rotacional da engrenagem principal 29acoplada ao eixo de manivela 7 assim para produzir continuamente um valorde detecção.A porção de computação 26 funciona como uma função deajuste de velocidade calculando o valor de ajuste de velocidade para aumentare diminuir a velocidade de instrução rotacional do motor 1 emcorrespondência ao valor de entrada do ângulo rotacional do eixo de manivela 7.
Figura 4 é uma vista mostrando um fluxo da entrada para afunção para a saída.
Se o valor do ângulo rotacional for entrado à porção decomputação 26, isso é, a função de ajuste de velocidade, do sensor de ângulo25, a porção de computação 26 primeiro calcula um fator de flutuação dotorque de motor necessário causado por um movimento alternado do cursor, eum fator de flutuação do torque de motor necessário causado pelo movimentorotacional do eixo de manivela, na base desta entrada.
1. Cálculo de fator de flutuação de torque de motor necessário causado pormovimento alternado de cursor
Se o valor do ângulo rotacional for entrado para calcular ofator de flutuação de torque de motor necessário causado pelo movimentoalternado do cursor (mostrado por símbolo de referência Sl na Figura 4), oângulo rotacional é convertido em uma posição do cursor 11.
Adicionalmente, o fator de flutuação de torque de motornecessário causado pelo movimento alternado do cursor é calculado na baseda informação da posição de cursor.
O cálculo de fator de flutuação de torque é executado comrespeito aos fatores seguintes (1) a (6).
(1) Fricção de cursor
A fricção de cursor é determinada como um produto de umcoeficiente de fricção dinâmica do cursor e uma velocidade do cursor. Nestecaso, desde que a velocidade do cursor é mudada de acordo com o ângulorotacional do eixo de manivela, uma força de fricção do cursor é mudada deacordo com o ângulo rotacional do eixo de manivela.
(2) Inércia de cursor
A inércia do cursor é determinada como um produto de umpeso do cursor e uma aceleração do cursor. Neste caso, quando a aceleraçãodo cursor é mudada de acordo com o ângulo rotacional do eixo de manivela, ainércia do cursor também é mudada de acordo com o ângulo rotacional doeixo de manivela.
(3) Amortecedor
Uma força que um amortecedor de matriz aplica ao cursor édeterminada na base de uma força de amortecedor fixada só enquanto oamortecedor de matriz é atuado a um momento de aperto. Neste caso, a forçaque o amortecedor de matriz aplica ao cursor é mudada de acordo com oângulo rotacional do eixo de manivela.
(4) Pressão de aperto
A prensa é modelada como uma mola, e a pressão de apertogerada só enquanto a mola está comprimida (quer dizer, só enquanto o moldede metal superior e o molde de metal inferior estão em contato entre si) édeterminada como um produto de uma constante de mola e uma quantidadede compressão. Neste caso, a pressão de aperto é mudada de acordo com oângulo rotacional do eixo de manivela.
(5) Contra-equilibrador
A fim de equilibrar com uma força aplicada ao cursor 11devido a seu próprio peso do cursor lie seu próprio peso do elementomecânico acoplado ao cursor 11, há um caso que a máquina de prensa 10 éprovida com um contra-equilibrador aplicando uma força para cima ou parabaixo ao cursor 11.
O contra-equilibrador é constituído por um cilindropneumático ou similar, e uma magnitude de uma força que o contra-equilibrador aplica ao cursor 11 é flutuada pela posição do cursor 11, querdizer, o ângulo rotacional do eixo de manivela 7.(6) Outros fatores
No caso que os outros fatores aplicando a força ao cursoralternado 11 existem além dos fatores mencionados acima, estes fatores sãoconsiderados igualmente.
Com respeito aos fatores (1) a (6) mencionados acima, asforças respectivas aplicadas ao cursor 11 são determinadas previamente comoa função do ângulo rotacional do eixo de manivela.
Se as forças lineares aplicadas ao cursor 11 emcorrespondência ao ângulo rotacional de entrada com respeito aos fatores (1)a (6), estas forças lineares são adicionadas como mostrado na Figura 4.Subseqüentemente, a força linear adicionada é convertida no fator de torquenecessário do motor.
2. Cálculo de fator de flutuação de torque de motor necessário causado pormovimento rotacional de eixo de manivelaPor outro lado, um cálculo do fator de flutuação do torque demotor necessário causado pelo movimento rotacional do eixo de manivela(mostrado por símbolo de referência S2 na Figura 4) também é executado.Este cálculo determina o fator de torque de motor necessário geradoconvertendo o movimento rotacional no movimento alternado do cursor comouma função do ângulo rotacional do eixo de manivela. No caso daconcretização presente, o fator de flutuação de torque de motor necessáriogerado devido à excentricidade do eixo de manivela é determinado como afunção do ângulo rotacional do eixo de manivela.
O fator de flutuação de torque de motor necessário épreviamente determinado como a função do ângulo rotacional do eixo demanivela, e o valor do fator de torque de motor necessário é calculado emcorrespondência ao ângulo rotacional de entrada de acordo com a função.
Como mencionado acima, se o fator de torque de motornecessário causado pelo movimento alternado do cursor 11, e o fator deflutuação de torque de motor necessário causado pelo movimento rotacionaldo eixo de manivela forem calculados em correspondência ao ângulorotacional de entrada, o torque de motor necessário é calculado adicionando-os, como mostrado na Figura 4.
(A) da Figura 5 mostra um exemplo do torque de motornecessário. Neste desenho, um eixo horizontal indica o ângulo rotacional doeixo de manivela, e um eixo vertical indica uma taxa de flutuação de torquesem unidade.
Subseqüentemente, é calculada uma diferença entre um torquede motor necessário correspondendo a um total do fator de torque de motornecessário causado pelo movimento alternado do cursor 11, e o fator deflutuação de torque de motor necessário causado pelo movimento rotacionaldo eixo de manivela, e um valor de referência de torque de motor como umvalor de flutuação de torque.
(B) da Figura 5 mostra um valor de flutuação de torqueextraído como mencionado acima. Neste desenho, um eixo horizontal indica oângulo rotacional do eixo de manivela, e um eixo vertical indica a taxa deflutuação de torque sem unidade.
Preferivelmente, uma posição do eixo horizontal (quer dizer, ovalor de referência de torque de motor) é definida como mostrado em (B) daFigura 5 de tal maneira que um valor obtido integrando o torque de motornecessário expresso pela função mostrada em (A) da Figura 5 pelo ângulorotacional durante um ciclo (0 a 360 graus) do ângulo rotacional do eixo demanivela 7 se torne zero. Por conseguinte, neste caso, a posição do eixohorizontal é definida de tal maneira que um valor médio do torque de motornecessário durante um ciclo da rotação da eixo de manivela 7 se torne zero.
A seguir, o valor de flutuação de torque correspondendo àdiferença entre o torque de motor necessário e o valor de referência de torquede motor é multiplicado por um ganho fixado (amplificação) assim para sersaído como um valor de ajuste de velocidade.
Como mostrado na Figura 4, se o ângulo rotacional do eixo demanivela 7 for entrado à porção de computação 26 de acordo com oprocedimento mencionado acima, o valor de ajuste de velocidade é saído daporção de computação 26.
Como mencionado acima, de acordo com a presente invenção,o torque de motor necessário é calculado em correspondência à característicada máquina de prensa 10, e o valor de ajuste de velocidade é calculado emcorrespondência ao torque de motor necessário.
Na concretização presente, o valor de ajuste de velocidade écalculado de tal maneira a aumentar a velocidade de instrução rotacional domotor 1 mais que a velocidade de instrução fixada, no ângulo rotacional doeixo de manivela 7 ao qual o torque de motor necessário se torna menor doque o valor de referência de torque de motor no caso de girar o motor 1 navelocidade de instrução fixada mencionada acima.
Adicionalmente, o valor de ajuste de velocidade é calculado detal maneira a diminuir a velocidade de instrução rotacional do motor 1 a umvalor menos que a velocidade de instrução fixada, no ângulo rotacional doeixo de manivela 7 ao qual o torque de motor necessário se torna maior doque o valor de referência de torque de motor no caso de girar o motor 1 navelocidade de instrução fixada mencionada acima.
No exemplo na Figura 4, a função de ajuste de velocidade daporção de computação 26 é formada de tal maneira a produzir o valor deajuste de velocidade tendo a magnitude do valor obtido multiplicando o valorde flutuação de torque no ângulo rotacional de entrada pelo ganho fixado, se oângulo rotacional do eixo de manivela 7 for entrado, como mostrado em (B)da Figura 5. Neste caso, o valor de saída da função de ajuste de velocidade épositivo com respeito ao ângulo rotacional ao qual o torque de motornecessário se torna menor do que o valor de referência de torque de motor nocaso de girar o motor 1 na velocidade de instrução fixada. Por outro lado, ovalor de saída da função de ajuste de velocidade é negativo com respeito aoângulo rotacional ao qual o torque de motor necessário se torna maior do que o valor de referência de torque de motor no caso de girar o motor 1 navelocidade de instrução fixada. Adicionalmente, no caso de fixar o ganho aovalor positivo fixado, quando o torque de motor necessário mostrado em (C)da Figura 3 ou Figura 5 se torna menor ou maior do que o valor de referênciade torque de motor, um valor absoluto do valor de saída da função de ajuste de velocidade àquele ângulo rotacional se torna maior.
A função de ajuste de velocidade mencionada acima pode serconstruída, por exemplo, por um circuito eletrônico incorporado na porção decomputação 26.
A porção de computação 26 servindo como a função de ajuste de velocidade aplica o ângulo rotacional à função de ajuste de velocidade se oângulo rotacional do eixo de manivela 7 detectado pelo sensor de ângulo 25for entrado, e calcula o valor de ajuste de velocidade correspondendo aoângulo rotacional. O valor de ajuste de velocidade calculado pela porção decomputação 26 é saído à porção ajustadora de instrução 19.
A porção ajustadora de instrução produz o valor de velocidadede instrução que é ajustado assim para ser aumentado e diminuídoadicionando o valor de ajuste de velocidade da porção de computação 26 aovalor de velocidade de instrução fixada da porção de instrução de velocidade17.
O valor de velocidade de instrução é entrado à porção deacionamento de motor 21, e a porção de acionamento de motor 21 ajusta acorrente elétrica provida ao motor 1 de tal maneira que a velocidaderotacional do motor 1 concorde com o valor de velocidade de entrada deinstrução. Este ajuste pode ser executado usando o sensor de velocidade 23como mencionado acima.
De acordo com o controle mencionado acima, a velocidade deinstrução rotacional do motor 1 é aumentada no ângulo rotacional do eixo demanivela 7 ao qual o torque necessário é pequeno em (C) da Figura 3, e avelocidade de instrução rotacional do motor 1 é diminuída no ângulorotacional do eixo de manivela 7 ao qual o torque de motor necessário égrande em (C) da Figura 3.
(B) da Figura 6 mostra que uma mudança de tempo do valorde velocidade de instrução ajustado como mencionado acima.Adicionalmente, (C) da Figura 6 mostra uma flutuação de torque de motorneste caso. Uma linha interrompida em (B) da Figura 6 mostra um valor develocidade de instrução fixado em (B) da Figura 3 para comparação, e umalinha interrompida em (C) da Figura 6 mostra a flutuação de torque de motornecessário de (C) da Figura 3. (A) da Figura 6 mostra uma mudança de tempoou o ângulo rotacional do eixo de manivela 7 correspondendo a (A) da Figura3.
E possível aplicar eficientemente a energia rotacional aosistema giratório ajustando a velocidade como mostrado em (B) da Figura 6, épossível diminuir o valor de torque de motor máximo e é possível abaixar aflutuação do torque de motor, como mostrado em (C) da Figura 6.
Como mencionado acima, desde que é possível abaixar o valorde torque de motor máximo, é possível fazer as capacidades elétricas domotor e a porção de acionamento de motor pequenas, e é possível diminuir omotor e a porção de acionamento de motor.
Adicionalmente, desde que é possível aplicar eficientemente aenergia rotacional ao sistema giratório, é possível abaixar o consumo deenergia elétrica.
Adicionalmente, preferivelmente, um valor integral de tempodurante um ciclo (0 a 360 graus) do ângulo rotacional do eixo de manivela 7 éigual entre a quantidade à qual a velocidade de instrução rotacional do motoré aumentada da velocidade de instrução fixada mencionada acima, e aquantidade à qual da velocidade de instrução rotacional do motor é diminuídada velocidade de instrução fixada mencionada acima, de acordo com a funçãode ajuste de velocidade mencionada acima. Por conseguinte, desde que aquantidade aumentando a velocidade de instrução rotacional e a quantidadediminuindo a velocidade de instrução rotacional são iguais no valor integralde tempo durante um ciclo do ângulo rotacional, é possível alinhar o tempo deoperação de prensa durante um ciclo do ângulo rotacional com o tempo deoperação de prensa durante um ciclo do ângulo rotacional no caso de girar omotor na velocidade de instrução fixada, e é possível prevenir a velocidade deprodução de prensa de ser abaixada.
Segunda concretização
Figura 7 é uma vista de uma estrutura de uma máquina deprensa 10' de acordo com uma segunda concretização da presente invenção.Na máquina de prensa 10' de acordo com a segunda concretização, a estruturaé feita tal que o valor do torque de instrução seja entrado à porção decomputação 26 da porção de acionamento de motor 21, e a estrutura daporção de computação 26 é diferente do caso da primeira concretização. Asoutras estruturas da máquina de prensa 10' de acordo com a segundaconcretização são iguais as mesmas como o caso da primeira concretização.
Da mesma maneira como mencionado acima, a porção deacionamento de motor 21 recebe o valor de velocidade de instrução da porçãode instrução de velocidade 17 diretamente ou pela porção ajustadora deinstrução 19, e provê a corrente elétrica do valor correspondendo a isso aomotor 1. Neste momento, um valor de velocidade atual do motor 1 é entrado àporção de acionamento de motor 21 do sensor de velocidade 23, e o valor decorrente para o motor 1 é controlado por realimentação de tal maneira que avelocidade atual do motor 1 concorde com o valor de velocidade de instrução.Figura 8 mostra a estrutura da porção de computação 26 deacordo com a segunda concretização.
De acordo com a segunda concretização, em um estado onde ovalor de velocidade de instrução fixado é entrado à porção de acionamento demotor 21 da porção de instrução de velocidade 17 sem passar pela porçãoajustadora de instrução 19, a operação de ensaio da máquina de prensa 10' éexecutada. Nesta operação de ensaio, o objeto trabalhado é apertadorealmente. A operação de ensaio pode ser executada durante um primeirociclo ou alguns ciclos da operação produtora de prensa.
A um momento da operação de ensaio, o valor de torque deinstrução é entrado à porção de computação 26 da porção de acionamento demotor 21, e o ângulo rotacional do eixo de manivela 7 é entrado à porção decomputação 26 do sensor de ângulo 25.
O valor de torque de instrução entrado à porção decomputação 26 da porção de acionamento de motor 21 corresponde a umvalor do torque de motor necessário correspondendo ao valor da correnteelétrica que a porção de acionamento de motor 21 provê ao motor 1, pode serum valor em proporção ao valor de corrente, e é calculado do valor dacorrente elétrica provida ao motor 1.
Uma relação entre o ângulo rotacional do eixo de manivela 7 eo valor de torque de instrução é obtida pela operação de ensaio da máquina deprensa 10', e é formada como uma tabela. Por conseguinte, é possível obter ovalor de torque de instrução com respeito a cada um dos ângulos rotacionaisdo eixo de manivela 7 se referindo à tabela formada.
Uma descrição será dada da formação de tabela no caso de ummétodo operacional de executar a operação enquanto parando a prensa a umponto morto de topo toda vez.
Neste método operacional, um ciclo é fixado tal que o cursor11 comece operando de um estado de parar no ponto morto de topo enovamente retorne ao ponto morto de topo assim para parar, e esta operação érepetida. Neste caso, desde que a embreagem 9 é ativada e desativada todoum ciclo, a embreagem 9 afeta da mesma maneira todo ciclo, e o mesmo valorde torque é repetido através de ciclos.
Por conseguinte, a relação entre o ângulo rotacional do eixo demanivela 7 o valor de torque de instrução pode ser obtida durante um cicloopcional para formar a tabela. Alternativamente, dados relativos à relaçãomencionada acima obtidos através de alguns ciclos são calculados em médiapor cada um de ângulos para formar os dados para um ciclo assim para formara tabela.
Uma descrição será dada da formação de tabela no caso dométodo operacional de operar continuamente a prensa sem parar a prensa noponto morto de topo.
Neste método operacional, o cursor 11 é operadocontinuamente sem ser parado no ponto morto de topo, depois de começar aoperação, e o cursor 11 não é parado no ponto morto de topo por um ciclo.Neste caso, desde que a embreagem 9 não é desconectada depois que aembreagem 9 está conectada, depois de começar a operação, o valor de torquede instrução é diferente entre o primeiro ciclo e o ciclo depois disso.
Por conseguinte, os dados para alguns ciclos (por exemplo, ηciclos) até que o valor de torque de instrução se torne estável são obtidos pelaoperação de ensaio, e a tabela mencionada acima mostrando a flutuação detorque de instrução através de alguns ciclos é formada. Os dados em cada umdos ciclos da tabela são aplicados ao ciclo correspondente a um momento daoperação atual. Adicionalmente, os dados no ciclo final (ciclo n) da tabela sãoaplicados repetidamente aos ciclos depois do ciclo n, a um momento daoperação atual.
Alternativamente, os dados para um ciclo depois que o valorde torque de instrução se torna estável por operação de prensa de ensaiopodem ser obtidos para formar a tabela. Os dados da tabela expressando arelação no momento estável podem ser aplicados repetidamente a cada umdos ciclos do tempo de começo na operação atual.
Como mencionado acima, se a tabela for formada pelaoperação de ensaio da máquina de prensa 10', a tabela é armazenada naporção de computação 26, e a operação atual da máquina de prensa 10' éexecutada como segue.
Se o ângulo rotacional do eixo de manivela 7 for entrado àporção de computação 26 do sensor de ângulo 25 a um momento de operação,a porção de computação 26 aplica o ângulo rotacional de entrada à tabela ecalcula o valor de torque de motor necessário correspondendo ao ângulorotacional de entrada.
Subseqüentemente, da mesma maneira como o caso daprimeira concretização, a porção de computação 26 calcula a diferença entre otorque de motor necessário e o valor de referência de torque de motor, depoisdisso multiplica a diferença pelo ganho fixado, e produz o valor multiplicadocomo o valor de ajuste de velocidade. Desde que as operações depois dissosão as mesmas como aquelas da primeira concretização, uma descrição dissoserá omitida. Neste caso, a um momento da operação atual da máquina deprensa 10', o valor de torque de instrução pode não ser entrado à porção decomputação 26 da porção de acionamento de motor 21.
Na segunda concretização, só é possível determinar o torquede motor necessário só aplicando o ângulo rotacional detectado à tabelaobtida pela operação de ensaio, e é possível ajustar a velocidade de instruçãorotacional do motor na base da estrutura simples e processo.Terceira concretização
Figura 9 é uma vista de uma estrutura de uma máquina deprensa 10" de acordo com uma terceira concretização da presente invenção.Na terceira concretização, um integrador 33 é usado em lugar do sensor deângulo 25 na Figura 2 descrita na primeira concretização ou na segundaconcretização. As outras estruturas são as mesmas como aquelas da máquinade prensa 10 de acordo com a primeira concretização, e Figura 9 descreve asestruturas correspondendo à primeira concretização. Porém, no caso que aestrutura da terceira concretização é feita tal a corresponder à segundaconcretização, a estrutura é feita tal que o torque de instrução seja entrado àporção de computação 26 da porção de acionamento de motor 21 a ummomento da operação de ensaio.
Como mostrado na Figura 9, o valor de velocidade deinstrução ajustada da porção ajustadora de instrução 19 é entrado aointegrador 33, e o integrador 33 integra o valor de velocidade de instrução deentrada pelo tempo.
Se o valor de velocidade de instrução for integrado pelo tempodo tempo de começar o acionamento de motor, é possível obter o ângulorotacional do motor 1 na atualidade.
O valor do ângulo rotacional do motor 1 na atualidade obtidopelo integrador 33 como mencionado acima é entrado à porção decomputação 26. A porção de computação 26 produz o valor de ajuste develocidade na base do valor do ângulo rotacional entrado do integrador 33. Asoutras estruturas e operações são as mesmas como aquelas do caso daprimeira concretização.
De acordo com a terceira concretização, é possível detectar oângulo rotacional do motor 1 por tempo integrando o valor de velocidade deinstrução pelo integrador 33 até mesmo se o sensor de ângulo 25 detectando oângulo rotacional da engrenagem principal 29 como a primeira concretizaçãonão for provido.
Por conseguinte, desde que o sensor de ângulo 25 pode seromitido, a estrutura pode ser feita simples.Quarta concretizaçãoNa primeira concretização ou na segunda concretização, aporção de computação 26 produz o valor de ajuste de velocidade adicionadoao valor de velocidade de instrução da porção de instrução de velocidade 17,porém, na quarta concretização, a porção de computação 26 produz um valorde ganho de ajuste (amplificação) multiplicado pelo valor de velocidade deinstrução da porção de instrução de velocidade 19.
A porção aj ustadora de instrução 19 produz o valor develocidade de instrução ajustada multiplicando o valor de velocidade deinstrução entrado da porção de instrução de velocidade 17 pelo ganho deajuste entrado da porção de computação 26.
O ganho de ajuste calculado pela porção de computação 26que é multiplicado pelo valor de velocidade de instrução da porção deinstrução de velocidade 17 pode ser fixado tal que a quantidade de ajuste peloganho de ajuste resulte igual àquele na primeira concretização ou na segundaconcretização mostrada em (B) da Figura 6.
Em outras palavras, o ganho de ajuste calculado pela porção decomputação 26 é mudado em correspondência ao valor do ângulo rotacionalentrado à porção de computação 26. O ganho de ajuste leva um valor menorno valor do torque de motor necessário mostrado em (C) da Figura 3 noângulo rotacional de entrada que é maior do que o valor de torque de motor dereferência, e leva um valor maior no valor do torque de motor necessáriomostrado em (C) da Figura 3 no ângulo rotacional de entrada que é menor doque o valor de torque de motor de referência.Outras concretizações
O aparelho detector de ângulo é constituído pelo sensor deângulo 25 detectando a velocidade rotacional da engrenagem principal 29mencionada acima, ou o integrador 33 integrando em tempo o valor develocidade de instrução entrado à porção de acionamento de motor 21, porém,pode ser estruturado pelos outros meios adequados. Por exemplo, o aparelhodetector de ângulo pode ser estruturado por um aparelho detector develocidade angular ou um aparelho detectando a posição ou a velocidade docursor 11.
Na porção de computação 26 de acordo com a primeiraconcretização ou a segunda concretização, a porção calculando o torque demotor necessário na base do ângulo rotacional de entrada do eixo de manivela7 constitui o aparelho determinador de torque. Adicionalmente, na porção decomputação 26 e na porção ajustadora de instrução 19 de acordo com aprimeira concretização e a segunda concretização, a porção calculando o valorde velocidade de instrução ajustado na base do torque de motor necessáriocalculado constitui a aparelho ajustador de velocidade.
Porém, o aparelho determinador de torque não está limitado àestrutura de acordo com as concretizações mencionadas acima, e podeempregar qualquer aparelho para determinar o torque de motor necessário emcorrespondência à característica da máquina de prensa na base do valor deentrada do ângulo rotacional, e pode ser estruturado por um meio adequadotal como um circuito eletrônico ou similar assim para alcançar a função.
Adicionalmente, o aparelho ajustador de velocidade não estálimitado às estruturas de acordo com as concretizações mencionadas acima, epode ser estruturado por qualquer aparelho que aumente a velocidade deinstrução rotacional do motor mais que a velocidade de instrução fixada noângulo rotacional do corpo giratório (por exemplo, o eixo de manivela 7) noqual o torque de motor necessário se torna menor do que o valor de referênciade torque de motor predeterminado, ou diminui a velocidade de instruçãorotacional do motor menos que a velocidade de instrução fixada no ângulorotacional do corpo giratório no qual o torque de motor necessário se tornamaior do que o valor de referência de torque de motor predeterminado, e podeser estruturado por um meio adequado tal como um circuito eletrônico ousimilar assim para alcançar esta função.Adicionalmente, na estrutura mencionada acima, a fim dealinhar o tempo operacional por um ciclo da rotação de eixo de manivela, aquantidade à qual a velocidade de instrução rotacional do motor é aumentadada velocidade de instrução fixada, e a quantidade à qual a velocidaderotacional do motor é diminuída da velocidade de instrução fixada são fixadastal que o valor integral de tempo durante um ciclo (0 a 360 graus) do ângulorotacional do eixo de manivela 7 seja igual. Porém, o valor de velocidade deinstrução pode ser ajustado de tal maneira que estas integrais de tempodurante um tempo predeterminado adequado (por exemplo, durante umminuto) sejam iguais em correspondência a várias condições e estados.
O eixo de manivela 7 mencionado acima corresponde ao corpogiratório, e o eixo de manivela 7, o membro de acoplamento 12 acoplado a elee similar constitui o mecanismo conversor de converter o movimentorotacional do motor 1 no movimento alternado do cursor 11, porém, omecanismo conversor pode ser estruturado pelo came acionadorotacionalmente pelo motor 1, os outros membros adequados ou similares.
Adicionalmente, a descrição é dada das máquinas de prensa10, 10' e 10" usando o volante nas concretizações mencionadas acima, porém,a presente invenção pode ser aplicada à máquina de prensa executando aoperação pelo servo-motor sem usar o volante.
Como mencionado acima, é para ser notado que a presenteinvenção não está limitada às concretizações mencionadas acima, mas podeser modificada diversamente dentro da extensão da presente invenção.

Claims (8)

1. Aparelho de controle de uma máquina de prensa,caracterizado pelo fato de incluir:um motor; um mecanismo conversor tendo um corpo giratórioacionado rotacionalmente pelo motor e convertendo um movimento rotacionalem um movimento alternado; e um cursor acoplado ao mecanismo conversore alternando, um torque de desempenho de motor sendo flutuado de acordocom um ângulo rotacional do corpo giratório no caso de girar o motor a umavelocidade de instrução fixada,em que o aparelho de controle inclui:um aparelho detector de ângulo detectando um ângulorotacional do corpo giratório;um aparelho determinador de torque determinando um torquede motor necessário em correspondência a uma característica da máquina deprensa na base de um valor do ângulo rotacional entrado do aparelho detectorde ângulo; euma aparelho ajustador de velocidade aumentando avelocidade de instrução rotacional do motor a um valor mais que a velocidadede instrução fixada, no ângulo rotacional do corpo giratório no qual o torquede motor necessário se torna menor do que um valor de referência de torquede motor predeterminado.
2. Aparelho de controle de uma máquina de prensa,caracterizado pelo fato de incluir:um motor; um mecanismo conversor tendo um corpo giratórioacionado rotacionalmente pelo motor e convertendo um movimento rotacionalem um movimento alternado; e um cursor acoplado ao mecanismo conversore alternando, um torque de desempenho de motor sendo flutuado de acordocom um ângulo rotacional do corpo giratório no caso de girar o motor a umavelocidade de instrução fixada,em que o aparelho de controle inclui:um aparelho detector de ângulo detectando um ângulorotacional do corpo giratório;um aparelho determinador de torque determinando um torquede motor necessário em correspondência a uma característica da máquina deprensa na base de um valor do ângulo rotacional entrado do aparelho detectorde ângulo; euma aparelho ajustador de velocidade diminuindo a velocidadede instrução rotacional do motor a um valor menos que a velocidade deinstrução fixada, no ângulo rotacional do corpo giratório no qual o torque demotor necessário se torna maior do que um valor de referência de torque demotor predeterminado.
3. Aparelho de controle de uma máquina de prensa,caracterizado pelo fato de incluir:um motor; um mecanismo conversor tendo um corpo giratórioacionado rotacionalmente pelo motor e convertendo um movimento rotacionalem um movimento alternado; e um cursor acoplado ao mecanismo conversore alternando, um torque de desempenho de motor sendo flutuado de acordocom um ângulo rotacional do corpo giratório no caso de girar o motor a umavelocidade de instrução fixada,em que o aparelho de controle inclui:um aparelho detector de ângulo detectando um ângulorotacional do corpo giratório;um aparelho determinador de torque determinando um torquede motor necessário em correspondência a uma característica da máquina deprensa na base de um valor do ângulo rotacional entrado do aparelho detectorde ângulo; euma aparelho ajustador de velocidade aumentando avelocidade de instrução rotacional do motor a um valor mais que a velocidadede instrução fixada, no ângulo rotacional do corpo giratório no qual o torquede motor necessário se torna menor do que um valor de referência de torquede motor predeterminado, e diminuindo a velocidade de instrução rotacionaldo motor a um valor menos que a velocidade de instrução fixada, no ângulorotacional do corpo giratório no qual o torque de motor necessário se tornamaior do que o valor de referência de torque de motor predeterminado.
4. Aparelho de controle de acordo com reivindicação 1, 2 ou 3,caracterizado pelo fato de que o aparelho ajustador de velocidade aumenta oudiminui a velocidade de instrução rotacional do motor da velocidade deinstrução fixada por uma magnitude de um valor que é obtido multiplicandoum ganho fixado por uma diferença entre o torque de motor necessário e ovalor de referência de torque de motor.
5. Aparelho de controle de acordo com reivindicação 3,caracterizado pelo fato de que um valor de integral de tempo através de umtempo predeterminado é igual entre uma quantidade pela qual a aparelhoajustador de velocidade aumenta a velocidade de instrução rotacional domotor, e uma quantidade pela qual o aparelho ajustador de velocidade diminuia velocidade de instrução rotacional do motor.
6. Máquina de prensa, caracterizada pelo fato de ter o aparelhode controle como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 5.
7. Método de controle de uma máquina de prensa,caracterizado pelo fato de incluir:um motor; um mecanismo conversor tendo um corpo giratórioacionado rotacionalmente pelo motor e convertendo um movimento rotacionalem um movimento alternado; e um cursor acoplado ao mecanismo conversore alternando, um torque de desempenho de motor sendo flutuado de acordocom um ângulo rotacional do corpo giratório no caso de girar o motor a umavelocidade de instrução fixada,em que o método de controle inclui as etapas de:detectar um ângulo rotacional do corpo giratório;determinar um torque de motor necessário em correspondênciaa uma característica da máquina de prensa na base de um valor do ângulorotacional detectado; eaumentar a velocidade de instrução rotacional do motor a umvalor mais que a velocidade de instrução fixada, no ângulo rotacional docorpo giratório no qual o torque de motor necessário se torna menor do queum valor de referência de torque de motor predeterminado,em que o torque de motor necessário é determinado na base deum fator de flutuação de torque de motor na base da alternância do cursor, eum fator de flutuação de torque de motor na base do movimento rotacional docorpo giratório.
8. Método de controle de um máquina de prensa, caracterizadopelo fato de incluir:um motor; um mecanismo conversor tendo um corpo giratórioacionado rotacionalmente pelo motor e convertendo um movimento rotacionalem um movimento alternado; e um cursor acoplado ao mecanismo conversore alternando, um torque de desempenho de motor sendo flutuado de acordocom um ângulo rotacional do corpo giratório no caso de girar o motor a umavelocidade de instrução fixada,em que o método de controle inclui as etapas de:formar uma relação entre um valor de torque de motornecessário em correspondência a uma característica da máquina de prensa eum valor de um ângulo rotacional do corpo giratório, o valor de torque demotor necessário sendo determinado na base de uma corrente provida aomotor executando uma operação de ensaio da máquina de prensa;detectar um ângulo rotacional do corpo giratório;determinar um torque de motor necessário em correspondênciaa um valor do ângulo rotacional detectado na base do valor do ângulorotacional detectado e da relação; eaumentar uma velocidade de instrução rotacional do motor aum valor mais que a velocidade de instrução fixada, no ângulo rotacional docorpo giratório no qual o torque de motor necessário se torne menor do queum valor de referência de torque de motor predeterminado.
BRPI0709805-7A 2006-04-06 2007-03-26 aparelho de controle de uma mÁquina de prensa, mÁquina de prensa, e, mÉtodo de controle de uma mÁquina de prensa BRPI0709805A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2006105575A JP5115899B2 (ja) 2006-04-06 2006-04-06 プレス機械、プレス機械の制御装置及び制御方法
JP2006-105575 2006-04-06
PCT/JP2007/056171 WO2007116673A1 (ja) 2006-04-06 2007-03-26 プレス機械、プレス機械の制御装置及び制御方法

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0709805A2 true BRPI0709805A2 (pt) 2011-07-26

Family

ID=38580972

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0709805-7A BRPI0709805A2 (pt) 2006-04-06 2007-03-26 aparelho de controle de uma mÁquina de prensa, mÁquina de prensa, e, mÉtodo de controle de uma mÁquina de prensa

Country Status (10)

Country Link
US (1) US8047131B2 (pt)
EP (1) EP2002969B1 (pt)
JP (1) JP5115899B2 (pt)
KR (1) KR20080106949A (pt)
CN (1) CN101421095B (pt)
BR (1) BRPI0709805A2 (pt)
ES (1) ES2485817T3 (pt)
RU (1) RU2008143987A (pt)
TW (1) TW200808531A (pt)
WO (1) WO2007116673A1 (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5190755B2 (ja) * 2007-09-27 2013-04-24 株式会社Ihi プレス角度制御装置、プレス機械設備およびプレス角度制御方法
JP5138399B2 (ja) 2008-01-25 2013-02-06 アイダエンジニアリング株式会社 サーボプレス機械
JP5552789B2 (ja) * 2009-10-13 2014-07-16 株式会社Ihi プレス機械のダイクッション装置
JP5470223B2 (ja) 2010-11-09 2014-04-16 アイダエンジニアリング株式会社 サーボプレスの制御装置及び制御方法
JP5826573B2 (ja) * 2011-09-22 2015-12-02 株式会社三井ハイテック 積層鉄心の製造方法
US8651019B1 (en) * 2012-08-31 2014-02-18 Shieh Yih Machinery Industry Co., Ltd Crank press with dual protection mechanism and control method thereof
JP5940106B2 (ja) * 2014-02-26 2016-06-29 アイダエンジニアリング株式会社 サーボプレス機械及びサーボプレス機械の制御方法
KR20160062906A (ko) 2014-11-26 2016-06-03 송명진 고글형 디바이스를 위한 증강현실 키보드
KR101703591B1 (ko) * 2015-06-16 2017-02-07 현대자동차 주식회사 얼터네이터 제어 장치 및 이를 이용한 얼터네이터 제어 방법
EP3608737B1 (de) * 2018-08-06 2022-11-16 Siemens Aktiengesellschaft Bestimmung mindestens einer umformprozesskennzahl einer servopresse
CN111930068B (zh) * 2020-08-20 2021-04-06 河北工业大学 一种立式径向挤压制管设备的控制系统
TWI790579B (zh) * 2021-03-25 2023-01-21 宏碁股份有限公司 用於電動輔助腳踏車的驅動裝置以及驅動方法
WO2022216246A1 (en) * 2021-04-06 2022-10-13 Bias Makina Anonim Sirketi A press control method

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP3313144B2 (ja) * 1992-07-14 2002-08-12 アイダエンジニアリング株式会社 サーボモータ駆動方式プレス機械の駆動制御装置
JP2897657B2 (ja) * 1994-10-04 1999-05-31 村田機械株式会社 パンチプレスのトルク制御装置
JP3171124B2 (ja) * 1996-09-05 2001-05-28 村田機械株式会社 パンチプレス駆動装置
EP1151851B1 (en) * 2000-04-24 2006-05-03 Aida Engineering Ltd. Method of controlling synchronous drive of pressing machine and pressing machine usable in the method
JP3941384B2 (ja) * 2000-12-05 2007-07-04 アイダエンジニアリング株式会社 駆動装置並びにプレス機械のスライド駆動装置及び方法
JP3860743B2 (ja) * 2001-12-21 2006-12-20 アイダエンジニアリング株式会社 プレス機械
KR100509376B1 (ko) * 2001-12-21 2005-08-22 아이다엔지니어링가부시끼가이샤 프레스 기계
JP4131627B2 (ja) * 2002-01-11 2008-08-13 アイダエンジニアリング株式会社 プレス機械
JP2003290998A (ja) * 2002-03-28 2003-10-14 Aida Eng Ltd プレス機械およびプレス機械システム
JP4034230B2 (ja) 2003-05-23 2008-01-16 アイダエンジニアリング株式会社 プレス機械
JP4015139B2 (ja) * 2004-06-28 2007-11-28 ファナック株式会社 鍛圧機械のサーボモータ制御装置
JP2008149336A (ja) * 2006-12-15 2008-07-03 Ihi Corp プレス機械、プレス機械の制御装置及び制御方法

Also Published As

Publication number Publication date
CN101421095A (zh) 2009-04-29
JP5115899B2 (ja) 2013-01-09
TW200808531A (en) 2008-02-16
ES2485817T3 (es) 2014-08-14
EP2002969A4 (en) 2013-04-10
US20100170405A1 (en) 2010-07-08
EP2002969A9 (en) 2009-04-22
EP2002969B1 (en) 2014-05-07
EP2002969A2 (en) 2008-12-17
RU2008143987A (ru) 2010-05-20
KR20080106949A (ko) 2008-12-09
US8047131B2 (en) 2011-11-01
JP2007275931A (ja) 2007-10-25
CN101421095B (zh) 2012-06-06
WO2007116673A1 (ja) 2007-10-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0709805A2 (pt) aparelho de controle de uma mÁquina de prensa, mÁquina de prensa, e, mÉtodo de controle de uma mÁquina de prensa
CN103527563B (zh) 一种液压马达起动性能的测试装置及测试方法
US11002266B2 (en) Method for regulating the output pressure of a hydraulic drive system, use of the method and hydraulic drive system
CN106337793B (zh) 用于保护共振式线性压缩机的方法及系统
CN107842489B (zh) 一种游梁式抽油机的电动机转速调整方法
CN108821118A (zh) 用于深水吊装作业过程中的主动升沉补偿系统
KR20130064051A (ko) 계량펌프를 제어 및/또는 조절하기 위한 방법
WO2019156110A1 (ja) 波力発電システム
CN108505975B (zh) 抽油机快速自动调节平衡方法
CN103780185A (zh) 压缩机的力矩控制方法和力矩控制装置
RU2008126963A (ru) Система автоматического управления гидравлическим агрегатом, питающим вибратор гидравлической жидкостью
CN105915109B (zh) 斜拉式菱形放大机构压电粘滑直线电机及其激励方法
CN110685879B (zh) 一种连续比例调节流量的斜轴式柱塞泵变量机构
US6494685B2 (en) Pump and motor assembly with constant pressure output
JP2004092647A (ja) 精密液圧エレルギ−の供給システム
JP2000500697A (ja) 遠心モーメントが調整可能な不平衡振動子の制御装置
JP2008149336A (ja) プレス機械、プレス機械の制御装置及び制御方法
CN101118195A (zh) 无刷直流电力测功机
JP2007009856A (ja) 圧縮空気製造装置
CN108227773A (zh) 一种透平机械汽缸振动闭环控制结构及其调节方法
CN203570755U (zh) 一种液压马达起动性能的测试装置
CN111413214A (zh) 弹性试件谐振扭摆试验台及试验方法
CN101000051A (zh) 压缩机的扭矩控制装置及其方法
WO2024108596A1 (zh) 一种打磨单元偏转控制装置、系统、方法及钢轨打磨车
CN115993225B (zh) 一种低能耗共振疲劳试验平衡式激励装置及控制方法

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]
B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]