BRPI0709738B1 - processo para produção de um componente metálico e elemento estrutural - Google Patents

processo para produção de um componente metálico e elemento estrutural Download PDF

Info

Publication number
BRPI0709738B1
BRPI0709738B1 BRPI0709738-7A BRPI0709738A BRPI0709738B1 BR PI0709738 B1 BRPI0709738 B1 BR PI0709738B1 BR PI0709738 A BRPI0709738 A BR PI0709738A BR PI0709738 B1 BRPI0709738 B1 BR PI0709738B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
shot
iron
percussion
jet
equal
Prior art date
Application number
BRPI0709738-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Kazuyuki Oguri
Takahiro Sekigawa
Akiko Inoue
Original Assignee
Mitsubishi Heavy Industries , Ltd.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Mitsubishi Heavy Industries , Ltd. filed Critical Mitsubishi Heavy Industries , Ltd.
Publication of BRPI0709738A2 publication Critical patent/BRPI0709738A2/pt
Publication of BRPI0709738B1 publication Critical patent/BRPI0709738B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B24GRINDING; POLISHING
    • B24CABRASIVE OR RELATED BLASTING WITH PARTICULATE MATERIAL
    • B24C1/00Methods for use of abrasive blasting for producing particular effects; Use of auxiliary equipment in connection with such methods
    • B24C1/10Methods for use of abrasive blasting for producing particular effects; Use of auxiliary equipment in connection with such methods for compacting surfaces, e.g. shot-peening
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B24GRINDING; POLISHING
    • B24CABRASIVE OR RELATED BLASTING WITH PARTICULATE MATERIAL
    • B24C11/00Selection of abrasive materials or additives for abrasive blasts
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T428/00Stock material or miscellaneous articles
    • Y10T428/12All metal or with adjacent metals
    • Y10T428/12014All metal or with adjacent metals having metal particles
    • Y10T428/12028Composite; i.e., plural, adjacent, spatially distinct metal components [e.g., layers, etc.]
    • Y10T428/12063Nonparticulate metal component

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Other Surface Treatments For Metallic Materials (AREA)
  • ing And Chemical Polishing (AREA)
  • Cleaning And De-Greasing Of Metallic Materials By Chemical Methods (AREA)
  • Analysing Materials By The Use Of Radiation (AREA)
  • Powder Metallurgy (AREA)

Abstract

PROCESSO PARA PRODUÇÃO DE UM COMPONENTE METÁLICO E DE UM ELEMENTO ESTRUTURAL. A presente invenção refere-se a um processo para produção de um componente metálico que inclui submeter a superfície de um material metálico a um jato de chumbagem, em que praticamente não ocorre nenhuma alteração das dimensões ou da aspereza do perfil da superfície do material metálico, a fração de ferro aderida à superfície do material metálico é removida com eficiência, e as propriedades de fadiga do componente metálico produzido são aperfeiçoadas. As primeiras partículas contendo ferro como componente principal e contendo uma média de dimensão de partícula não inferior a 0,1 mm de trava radial 28, e não superior a 5 mm são projetadas sobre a superfície de um material metálico contendo uma liga de baixo peso, e as segundas partículas que em sua essência não contêm ferro e contendo uma dimensão média de partículas não superior a 200 (Mi)m são em seguida projetadas sobre a superfície do material metálico.

Description

Campo da Técnica
[001] A presente invenção se refere a um processo para produção de um componente metálico e de um elemento estrutural.
Técnica Anterior
[002] O jato-percussão (shot peening) representa um exemplo conhecido de um processo de modificação da superfície que é usado para incrementar a resistência à fadiga de materiais metálicos como os elementos estruturais usados em aeronaves, automóveis e outros itens semelhantes. O jato-percussão (shot peening) é um método em que, soprar incontáveis partículas dotadas de tamanho de partícula de aproximadamente 0,8 mm (o material do jato) junto com um fluxo de ar comprimido sobre a superfície de um material metálico, a dureza da superfície de um material metálico é aumentada, e é formada uma camada de certa profundidade dotada de uma tensão residual compressiva.
[003] As partículas compostas de um material a base de ferro, como o ferro fundido, são de baixo custo, e de modo contrário, materiais como o ferro provavelmente não danificam superfícies de um material metálico mesmo quando comprimidos, e são, portanto, usados vastamente como material do jato.
[004] Em termos de aumento da resistência à fadiga dos materiais aluminosos por jato-percussão (shot peening), o processo mencionado adiante foi revelado (vide a Citação 1 não referente à Patente).
[005] Citação 1 não referente à Patente: T. Dorr e mais quatro outros, "Influence of Shot Peening on Fatigue Performance of High Strength Aluminum and Magnesium Alloys", The 7th Conference on Shot Peening, 1999, Institute of Precision Mechanics, Warsaw, Polô- nia. Endereço da Internet: www.shotpeeninq.org/ICSP/icsD-7-20.pdf. Descrição da Invenção
[006] Quando o jato-percussão (shot peening) usando um material do jato composto de um material a base de ferro, uma parte do material do jato permanece sobre a superfície do material metálico que não foi submetido ao jato-percussão (shot peening). Devido ao fato de que a fração de ferro, dentro do material do jato, retida desta forma na superfície do material metálico pode causar corrosão, um tratamento de remoção da fração de ferro que remova a fração de ferro do material do jato aderida à superfície do material metálico deve ser realizada em seguida à finalização do jato-percussão (shot peening), a fim de evitar este tipo de corrosão.
[007] Um processo em que o material metálico submetido ao jato- percussão (shot peening) é imerso em um solvente que dissolve o ferro (a saber, um processo úmido), tem sido tipicamente empregado como este tipo de tratamento de remoção da fração de ferro. Entretanto, empregando um processo úmido, a remoção exclusiva da fração de ferro é difícil. Ainda mais, se for realizada uma tentativa de se remover completamente a fração de ferro usando um processo úmido, então diversos pm de material metálico também são dissolvidos na superfície do material, o que produz inconvenientes, como alterações das dimensões do material e aspereza do perfil da superfície.
[008] A presente invenção foi desenvolvida à luz destas circunstâncias, e possui como objetivo o fornecimento de um processo para produção de um componente metálico e de um elemento estrutural, ou item semelhante, usado em aeronaves, automóveis ou similares, sen-do que o processo compreende submeter à superfície do material metálico ao jato-percussão (shot peening), em que quase não ocorre alteração ou aspereza do perfil da superfície do material metálico, a fração de ferro aderida à superfície do material metálico é removida com eficiência, e as propriedades de fadiga do componente metálico produzido são complementarmente aprimoradas.
[009] A fim de atingir o objetivo descrido acima, a presente invenção adota os aspectos descritos abaixo.
[0010] A saber, um processo para produção de um componente metálico, de acordo com a presente invenção, compreende uma primeira etapa de projeção para projetar em primeiro lugar as partículas contendo ferro como elemento principal, e dotadas de um tamanho médio de partícula não inferior a 0,1 mm e não superior a 5 mm sobre a superfície de um material metálico compreendendo uma liga leve, e em seguida à finalização da primeira etapa de projeção, uma segunda etapa de projeção para projetar em segundo lugar partículas não compreendendo essencialmente ferro, e dotadas de um tamanho médio de partícula não superior a 200 pm sobre a superfície do material metálico. Na presente invenção, o "tamanho médio de partícula" é determinado como o tamanho de partícula correspondente ao pico na curva de distribuição de freqüência, e também é citado como o tamanho de partícula mais freqüente ou o diâmetro modal.
[0011] Como alternativa, o tamanho médio de partícula também pode ser determinado usando os métodos relacionados abaixo. (1) Um método em que o tamanho médio de partícula é determinado a partir de uma curva de peneira (o tamanho de partícula correspondente a R= 50% é considerado o diâmetro médio ou 50% do tamanho de partícula, e é representado pelo símbolo dpso). (2) Um método em que o tamanho médio de partícula é determinado a partir da distribuição de Rammler-Rosin. (3) Outros métodos (como a determinação do tamanho médio da partícula do número, o tamanho médio da partícula do comprimento, o tamanho médio da partícula da área, o tamanho médio da partícula do volume, o tamanho médio da partícula da área da superfí- cie, ou o tamanho da partícula do volume médio).
[0012] De acordo com este processo, na produção de um componente metálico, o efeito do aprimoramento da fadiga por meio de jato- percussão (shot peening) convencional é retido, e as alterações das dimensões e a aspereza do material metálico causadas pela remoção da fração de ferro podem ser evitadas.
[0013] Ainda mais, o elemento estrutural da presente invenção inclui um componente metálico produzido a partir do uso do processo de produção descrito acima.
[0014] Um elemento estrutural da presente invenção possui excelentes propriedades de fadiga, e não sofre alterações de dimensão ou aspereza da superfície do material metálico causadas pela remoção da fração de ferro. Este elemento estrutural pode ser usado de forma favorável no campo de maquinários de transporte, como aeronaves e automóveis, e em outros campos que exijam propriedades favoráveis de fadiga de material.
[0015] A presente invenção fornece um processo para produção de um componente metálico e de um elemento estrutural ou similar usado em aeronaves, automóveis ou itens semelhantes, sendo que o processo compreende submeter a superfície do material metálico ao jato-percussão (shot peening), em que o efeito do aprimoramento da fadiga por meio de jato-percussão (shot peening) convencional é retido, e a remoção a seco da fração de ferro é possível, significando que os custos operacionais podem ser reduzidos de forma dramática. Mais ainda, as alterações das dimensões ou a aspereza da superfície do material metálico causadas pela remoção da fração de ferro praticamente não ocorrem, assegurando a qualidade uniforme do perfil da superfície, e pelo fato de que uma tensão residual compressiva pode ser provocada na superfície externa usando um jato de micropartícu- las, um aperfeiçoamento da fadiga, maior do que aquele que pode ser obtido usando o jato-percussão (shot peening) convencional, pode ser esperado.
Breve Descrição dos Desenhos
[0016] A Figura 1 é um diagrama que mostra uma distribuição de concentração para a fração de ferro residual na superfície tratada de uma amostra de teste composta de um material de liga de alumínio em seguida ao jato-percussão (shot peening) da amostra.
[0017] A Figura 2 é um diagrama que mostra um perfil de superfície de um material de liga de alumínio antes do tratamento da superfície.
[0018] A Figura 3 é um diagrama que mostra o perfil da superfície de um material de liga de alumínio em seguida ao tratamento da superfície do Exemplo Comparativo 1.
[0019] A Figura 4 é um diagrama que mostra o perfil da superfície de um material de liga de alumínio em seguida ao tratamento da superfície do Exemplo 1.
[0020] A Figura 5 é um diagrama que mostra o perfil da superfície de um material de liga de alumínio em seguida ao tratamento da superfície do Exemplo Comparativo 2.
[0021] A Figura 6 é um é um diagrama que mostra uma distribuição de concentração para a fração de ferro residual na superfície tratada de uma amostra de teste composta de um material de liga de titânio em seguida ao jato-percussão (shot peening) da amostra.
[0022] A Figura 7 é um diagrama que mostra o perfil da superfície de um material de liga de titânio antes do tratamento da superfície.
[0023] A Figura 8 é um diagrama que mostra o perfil da superfície de um material de liga de titânio em seguida ao tratamento da superfície do Exemplo Comparativo 3.
[0024] A Figura 9 é um diagrama que mostra o perfil da superfície de um material de liga de titânio em seguida ao tratamento da superfí- cie do Exemplo 2.
[0025] A Figura 10 é um diagrama que mostra o perfil da superfície de um material de liga de titânio em seguida ao tratamento da superfície do Exemplo Comparativo 4.
Melhor Modo para Executar a Invenção:
[0026] A descrição das modalidades do processo para produção de um componente metálico, de acordo com a presente invenção é apresentada abaixo, com citação dos desenhos.
[0027] No processo para produção de um componente metálico, de acordo com a presente invenção, uma liga leve é usada como material metálico que atua como substrato. Os exemplos de ligas leves usadas para o material metálico incluem ligas de alumínio e ligas de titânio.
[0028] No processo para produção de um componente metálico, de acordo com a presente invenção, exemplos das primeiras partículas (o primeiro material do jato) que incluem o ferro como componente principal compreendem arame laminado e similares. Ademais, exemplos das segundas partículas (o segundo material do jato) que essencialmente não compreendem ferro incluem partículas duras de metal, cerâmica ou vidro ou similares, e dessas, partículas cerâmicas como alumínio ou silício são preferenciais.
[0029] O tamanho médio de partícula do primeiro material do jato não é inferior a 0,1 mm e não superior a 5 mm, e é preferencialmente não inferior a 0,2 mm e não superior a 2 mm. Se o tamanho médio de partícula do primeiro material do jato for inferior a 0,1 mm, então a tensão residual compressiva diminui, e o efeito do jato-percussão (shot peening) diminui, sendo que os dois são indesejáveis. Além disso, se o tamanho médio de partícula do primeiro material do jato for superior a 5 mm, então a aspereza da superfície aumenta, e o dano à superfície é mais provável, diminuindo, desta forma, o efeito do jato-percussão (shot peening) e aumentando o grau de deformação.
[0030] O tamanho médio de partícula do segundo material do jato não é superior a 200 pm, e preferencialmente não é inferior a 10 pm e não superior a 100 pm. Se o tamanho médio de partícula do segundo material for superior a 200 pm, então o efeito do jato-percussão (shot peening) das microparticulas é reduzido, o que é indesejável. Ademais, se o tamanho médio de partícula do segundo material do jato for inferior a 10 pm, então a obtenção do estado estável de aspersão não pode ser esperada.
[0031] A velocidade de aspersão do material do jato é regulada pela pressão de aspersão do fluxo de ar comprimido. A pressão de aspersão na primeira etapa de projeção (o primeiro jato-percussão (shot peening)) da presente invenção preferencialmente não é inferior a 0,1 MPa, não é superior a 1 MPa, e preferencialmente não é inferior a 0,2 MPa e não é superior a 0,5 MPa. Se a pressão de aspersão for superior a 1 MPa, então a energia cinética excessivamente grande das partículas pode danificar a superfície do material, significando que uma melhoria excessiva da vida de fadiga não pode ser obtida. Além disso, se a pressão de aspersão for inferior a 0,1 MPa, então a obtenção do estado estável de aspersão se torna bastante difícil.
[0032] A velocidade de aspersão do material do jato é regulada pela pressão de aspersão do fluxo de ar comprimido. A pressão de aspersão na segunda etapa de projeção (o segundo jato-percussão (shot peening)) da presente invenção preferencialmente não é inferior a 0,1 MPa, não é superior a 1 MPa e preferencialmente não é inferior a 0,3 MPa e não é superior a 0,6 MPa. Se a pressão de aspersão for superior a 1 MPa, então a energia cinética excessivamente grande das partículas pode danificar a superfície do material, significando que uma melhoria excessiva da vida de fadiga não pode ser obtida. Além disso, se a pressão de aspersão for inferior a 0,1 MPa, então a obtenção do estado estável de aspersão se torna bastante difícil. Na primeira etapa de aspersão (o primeiro jato-percussão (shot peening)) da presente invenção, em acréscimo aos dispositivos de jato-percussão (shot peening) do tipo bocal, os dispositivos do jato-percussão (shot peening) do tipo propulsor também podem ser usados. Nos ditos casos, as condições de jato-percussão (shot peening) podem ser ajustadas pela alteração da taxa de rotações do propulsor.
[0033] Uma condição preferencial para o primeiro jato-percussão (shot peening), expressa em termos do valor da altura do arco (a intensidade) determinada usando um sistema de válvula de Almen, que define a intensidade do jato-percussão (shot peening), é preferencial-mente não inferior a 0,10 mm(A) e não superior a 0,30 mm(A), independentemente se o sistema de aspersão do tipo bocal ou o sistema do tipo propulsor for usado.
[0034] As partículas do jato-percussão (shot peening) para o primeiro material do jato e para o segundo material do jato preferencialmente possuem o formato esférico com superfícies lisas. A razão para esta preferência é que, se as partículas de material do jato forem pon-tiagudas, a superfície do componente metálico pode ser danificada.
[0035] A cobertura do primeiro material do jato, preferencialmente, não é inferior a 100% e não é superior a 1.000%, e mais preferencialmente não é inferior a 100% e não é superior a 500%. Nos níveis de cobertura inferiores a 100%, as regiões que não foram submetidas ao jato subsistem, significando uma melhoria satisfatória da resistência à fadiga não pode ser obtida. Ademais, se o nível de cobertura exceder 1.000%, então a aspereza da superfície do material aumenta, e um aumento na temperatura do material da superfície causa uma redução na tensão residual compressiva na superfície externa, significando que uma melhoria satisfatória da resistência à fadiga não pode ser obtida.
[0036] A cobertura do segundo jato-percussão (shot peening) pre- ferencialmente, não é inferior a 100% e não é superior a 1.000%, e mais preferencialmente não é inferior a 100% e não é superior a 500%. Nos níveis de cobertura inferiores a 100%, nem o efeito de redução satisfatória da fração de ferro, nem a melhoria satisfatória da resistência à fadiga podem ser obtidos. Ademais, se o nível de cobertura exceder 1.000%, então o aumento na temperatura do material da superfície causa uma redução na tensão residual compressiva na superfície externa, significando que uma melhoria satisfatória da resistência à fadiga não pode ser obtida.
[0037] Um componente metálico que não foi submetida a jato- percussão (shot peening) sob as condições descritas acima exibem, preferencialmente, as propriedades de superfície (tensão residual compressiva da superfície e aspereza da superfície) descritas acima.
Tensão Residual Compressiva da Superfície
[0038] Em um componente metálico que tenha sido submetido ao primeiro jato-percussão (shot peening) e ao segundo jato-percussão (shot peening), de acordo com a presente invenção, existe uma elevada tensão residual compressiva não inferior a 150 MPa tanto na superfície externa quanto nos arredores. Como resultado, a superfície é fortalecida e não ocorre falha por fadiga na superfície, e sim no interior do material, significando que a vida da fadiga aumenta de forma substancial.
[0039] Realizando o primeiro jato-percussão (shot peening) e o segundo jato-percussão (shot peening) no material metálico sob as condições acima, um componente metálico de superfície tratada da presente invenção é obtido.
[0040] Uma descrição mais detalhada do processo para produção de um componente metálico de acordo com a presente invenção é apresentada abaixo usando uma série de exemplos e de exemplos comparativos. Exemplo 1
[0041] Uma folha de um material de liga de alumínio (7050-T7451, dimensões: 19 mm x 76 mm x 2,4 mm) foi usada como amostra de teste. Uma superfície desta amostra foi submetida ao primeiro jato- percussão (shot peening) usando um material do jato composto de partículas de aço fundido S230 dotadas de um tamanho médio de partícula de 500 a 800 pm, usando um dispositivo do tipo propulsor sob condições que incluem um arco de 0,15 mm(A).
[0042] Subsequentemente, a superfície que foi submetida ao primeiro jato-percussão (shot peening) é submetida ao segundo jato- percussão (shot peening) composto de partículas cerâmicas de alumí- nio/silício dotadas de tamanho médio de partícula não superior a 500 pm, sob condições que incluem uma pressão de aspersão de 0,4 MPa e um tempo de aspersão de 30 segundos. A altura do arco para este tratamento foi de 0,08 mmN.
[0043] Um aparelho dinâmico de micropartículas (PNEUMA BLASTER, número do modelo: P-SGF-4ATCM-401, fabricado por Fuji Manufacturing Co., Ltd) foi usado como o aparelho de jato-percussão (shot peening) no primeiro e no segundo jato-percussão (shot peening).
[0044] Em seguida ao segundo jato-percussão (shot peening), a distribuição de concentração para a fração de ferro residual na superfície tratada da amostra de teste foi medida usando um EPMA (Electronic Probe MicroAnalyzer). Os resultados são mostrados no gráfico da Figura 1. Neste gráfico, o eixo horizontal representa a intensidade de detecção da fração de ferro Lv em determinado ponto na superfície submetida ao jato-percussão (shot peening), e o eixo vertical mostra a área de adesão da fração de ferro (a quantidade da fração de ferro residual) expressa em porcentagem (esta descrição também se aplica à Figura 6).
[0045] Os valores obtidos usando o método de análise EPMA revelado na presente invenção não indicam quantidades absolutas e, portanto, apenas avaliações relativas da quantidade da fração de ferro residual são possíveis (isto também se aplica aos exemplos e aos exemplos comparativos descritos abaixo).
[0046] Ademais, na imagem analítica obtida através do processamento da imagem da distribuição da concentração da fração de ferro obtida pelo EPMA para a amostra de teste do Exemplo 1, quase não foi detectada fração de ferro residual.
[0047] Ademais, a inspeção visual do perfil da superfície da superfície tratada em seguida ao segundo jato-percussão (shot peening) não revelou aspereza. Os resultados da medição dos perfis da superfície para o material de liga de alumínio antes e depois do jato- percussão (shot peening) da Figura 1 são mostrados na Figura 2 e na Figura 4, respectivamente. Além disso, os resultados da medição da aspereza da superfície (Ra) do material de liga de alumínio são mostrados na Tabela 1, junto dos resultados para o outro exemplo e os exemplos comparativos. Conforme mostrado na Tabela 1, resultados bastante favoráveis foram obtidos, sendo que o segundo jato- percussão (shot peening) reduziu efetivamente a aspereza. Exemplo Comparativo 2
[0048] O segundo jato-percussão (shot peening) no Exemplo 1 não foi realizado, e em seguida ao primeiro jato-percussão (shot peening), a distribuição de concentração para a fração de ferro residual na superfície tratada da amostra de teste foi medida usando um EPMA. Os resultados são mostrados no gráfico da Figura 1.
[0049] A partir dos resultados mostrados na Figura 1 fica evidente que, enquanto praticamente não restou nenhuma fração de ferro do Exemplo 1, permaneceu uma fração de ferro residual após o tratamento do Exemplo Comparativo 1.
[0050] Além disso, na imagem analítica obtida pelo processamento da imagem da distribuição de concentração da fração de ferro obtida por EPMA para a amostra de teste do Exemplo Comparativo 1, foram detectadas regiões dotadas de uma elevada concentração residual da fração de ferro.
[0051] O resultado da medição do perfil da superfície para o material da liga de alumínio após o jato-percussão (shot peening) no Exemplo Comparativo 1 é mostrado na Figura 3. Além disso, o resultado da medição da aspereza da superfície (Ra) do material da liga de alumínio após o jato-percussão (shot peening) no Exemplo Comparativo 1 é mostrado na Tabela 1, junto com os resultados dos outros exemplos e exemplos comparativos. Exemplo Comparativo 2
[0052] Após o jato-percussão (shot peening) no Exemplo Comparativo 1, um tratamento para remoção da fração de ferro foi realizado imergindo a amostra de teste por 30 minutos em uma solução misturada de ácido nítrico, ácido crômico anidro e ácido fluorídrico.
[0053] Na imagem analítica obtida pelo processamento da imagem da distribuição de concentração da fração de ferro do Exemplo Comparativo 2, foram detectadas regiões dotadas de uma concentração residual de fração de ferro.
[0054] Além disso, a inspeção visual do perfil da superfície da superfície tratada após o tratamento de remoção da fração de ferro revelou que a liga de alumínio do substrato tinha dissolvido parcialmente, promovendo aspereza. O resultado da medição do perfil da superfície para o material da liga de alumínio após o jato-percussão (shot peening) no Exemplo Comparativo 2 é mostrado na Figura 5. Ademais, o resultado da medição da aspereza da superfície (Ra) do material da liga de alumínio após o jato-percussão (shot peening) no Exemplo Comparativo 2 é mostrado na Tabela 1, acompanhado dos resultados para os demais exemplos e exemplos comparativos. Exemplo 2
[0055] Uma folha de um material de liga de alumínio (um material recozido TÍ-6A1-4V, dimensões 19 mm x 76 mm x 2,4 mm) foi usado como material metálico para uma amostra de teste. Uma superfície desta amostra foi submetida ao primeiro jato-percussão (shot peening) usando um material do jato composto de partículas de aço fundido com tamanho médio de partícula de 120 a 300 pm, usando um dispositivo do tipo propulsor sob condições que incluem uma altura de arco de 0,18 mmN.
[0056] Após o segundo jato-percussão (shot peening), a distribuição de concentração da fração de ferro residual na superfície tratada da amostra de teste foi medida usando um EPMA. Os resultados são mostrados no gráfico da Figura 6, e otimizando-se as condições para o segundo jato-percussão (shot peening), a fração de ferro pode ser removida na íntegra.
[0057] Ademais, na imagem analítica obtida pelo processamento da imagem da distribuição da concentração da fração de ferro obtida por EPMA para a amostra de teste do Exemplo 2, praticamente não foi detectada uma fração de ferro residual.
[0058] Além disso, a inspeção visual do perfil da superfície da superfície tratada após o segundo jato-percussão (shot peening) não revelou aspereza. Os resultados do perfil da superfície para o material da liga de titânio antes e depois do jato-percussão (shot peening) no Exemplo 2 são mostrados na Figura 7 e na Figura 9, respectivamente.
[0059] Ademais, os resultados da medição da aspereza da superfície (Ra) do material da liga de titânio antes e após o jato-percussão (shot peening) no Exemplo 2 são mostrados na Tabela 1, acompanhados dos resultados para os demais exemplos e exemplos comparativos. Conforme demonstrado na Tabela 1, foram obtidos resultados bastante favoráveis, e o segundo jato-percussão (shot peening) reduziu de forma efetiva a aspereza.
Exemplo Comparativo 3
[0060] O segundo jato-percussão (shot peening) no Exemplo 2 não foi realizado, e após o primeiro jato-percussão (shot peening), a distribuição de concentração para a fração de ferro residual na superfície tratada da amostra de teste foi medida usando um EPMA. Os re-sultados são mostrados no gráfico da Figura 6.
[0061] A partir dos resultados mostrados na Figura 6, fica evidente que enquanto praticamente não restou fração de ferro na superfície tratada após os tratamentos do Exemplo 2, permaneceu uma fração de ferro residual na superfície tratada após o tratamento do Exemplo Comparativo 3.
[0062] Ademais, na imagem analítica obtida pelo processamento da imagem da distribuição da concentração da fração de ferro obtida por EPMA para a amostra de teste do Exemplo Comparativo 3, foram detectadas regiões com elevada concentração da fração de ferro resi-dual.
[0063] O resultado da medição do perfil da superfície para o material da liga de titânio após o jato-percussão (shot peening) no Exemplo Comparativo 3 é mostrado na Figura 8. Ainda, o resultado da medição da aspereza da superfície (Ra) do material da liga de titânio após o jato-percussão (shot peening) no Exemplo Comparativo 3 é mostrado na Tabela 1, acompanhado dos resultados para os demais exemplos e exemplos comparativos.
[0064] Após o primeiro jato-percussão (shot peening) no Exemplo Comparativo 3, um tratamento para a remoção da fração de ferro foi realizado imergindo-se a amostra de teste por 30 minutos em solução aquosa de ácido nítrico.
[0065] Na imagem analítica obtida pelo processamento da imagem da distribuição da concentração da fração de ferro obtida por EPMA para a amostra de teste do Exemplo Comparativo 4, foram detectadas regiões com uma fração de ferro residual.
[0066] Ademais, a inspeção visual do perfil da superfície da superfície tratada após o tratamento de remoção da fração de ferro revelou que o material da liga de titânio do substrato tinha dissolvido parcialmente, promovendo aspereza. O resultado da medição do perfil da superfície do material da liga de titânio após o jato-percussão (shot peening) no Exemplo Comparativo 4 é mostrado na Figura 10. Além disso, o resultado da medição da aspereza da superfície (Ra) do material da liga de titânio, após o jato-percussão (shot peening) no Exemplo Comparativo 4, é mostrado na Tabela 1, acompanhado dos resultados dos demais exemplos e exemplos comparativos. Tabela 1 Alteração da Aspereza da Superfície submetida ao Jato-percussão (shot peening) Ra (pm)
Figure img0001

Claims (2)

1. Processo para produção de um componente metálico, que compreende: uma primeira etapa de projeção para projetar as primeiras partículas que compreendem ferro como um componente principal, e contendo uma dimensão média de partícula maior ou igual a 0,1 mm e menor ou igual a 5 mm sobre uma superfície de uma material metálico que compreende uma liga leve, e em seguida à finalização da primeira etapa de projeção, uma segunda etapa de projeção para projetar as segundas partículas que, em sua essência, são isentas de ferro e contendo uma dimensão média de partícula menor ou igual a 200 pm sobre uma superfície de um material metálico, em que na primeira etapa de projeção, as primeiras partículas são projetadas com uma intensidade maior ou igual a 0,10 mm(A) e menor ou igual a 0,30 mm(A), expressa em termos de um valor da altura do arco determinado utilizando um sistema de válvula de Almen e com uma cobertura maior ou igual a 100% e menor ou igual a 1.000%, na segunda etapa de projeção, as segundas partículas são projetadas em uma cobertura maior ou igual a 100% e menor ou igual a 1.000%, caracterizado pelo fato de que uma velocidade de aspersão das primeiras partículas e das segundas partículas é regulada por uma pressão de aspersão do fluxo de ar comprimido, e a pressão de aspersão na primeira etapa de projeção é maior ou igual a 0,1 MPa e menor ou igual a 1 MPa.
2. Elemento estrutural, caracterizado pelo fato de que contem um componente metálico produzido a partir do uso do processo conforme definido na reivindicação 1.
BRPI0709738-7A 2006-04-03 2007-04-03 processo para produção de um componente metálico e elemento estrutural BRPI0709738B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2006-102161 2006-04-03
JP2006102161A JP4699264B2 (ja) 2006-04-03 2006-04-03 金属部材の製造方法及び構造部材
PCT/JP2007/057425 WO2007116871A1 (ja) 2006-04-03 2007-04-03 金属部材の製造方法及び構造部材

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0709738A2 BRPI0709738A2 (pt) 2011-07-26
BRPI0709738B1 true BRPI0709738B1 (pt) 2020-11-03

Family

ID=38581161

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0709738-7A BRPI0709738B1 (pt) 2006-04-03 2007-04-03 processo para produção de um componente metálico e elemento estrutural

Country Status (8)

Country Link
US (1) US7871671B2 (pt)
EP (1) EP2008771B1 (pt)
JP (1) JP4699264B2 (pt)
CN (1) CN101410225A (pt)
BR (1) BRPI0709738B1 (pt)
CA (1) CA2649014C (pt)
RU (1) RU2400347C2 (pt)
WO (1) WO2007116871A1 (pt)

Families Citing this family (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5039311B2 (ja) * 2006-03-15 2012-10-03 三菱重工業株式会社 金属部材の製造方法及び構造部材
DE102008035585A1 (de) * 2008-07-31 2010-02-04 Rolls-Royce Deutschland Ltd & Co Kg Verfahren zur Herstellung metallischer Bauteile
JP5396901B2 (ja) * 2009-02-19 2014-01-22 株式会社オートネットワーク技術研究所 金型及びその製造方法
JP5283183B2 (ja) * 2009-04-13 2013-09-04 Udトラックス株式会社 金属製品の表面仕上げ方法
JP4775525B2 (ja) * 2009-09-30 2011-09-21 新東工業株式会社 鋼材製品のショットピーニング処理法
RU2593256C2 (ru) * 2014-06-04 2016-08-10 Владимир Николаевич Семыкин Способ снижения остаточных сварочных напряжений
JP6420095B2 (ja) 2014-08-28 2018-11-07 ブラスト工業株式会社 ブラスト加工装置及びブラスト加工方法
JP6841280B2 (ja) * 2016-06-23 2021-03-10 新東工業株式会社 投射材及びその投射材を用いた熱間鍛造品の表面処理方法
FR3060430B1 (fr) * 2016-12-20 2019-07-19 Institut National Des Sciences Appliquees De Lyon (Insa Lyon) Procede de traitement mecanique d'une paroi reduisant la formation de coke.
JP6929535B2 (ja) * 2017-05-25 2021-09-01 株式会社不二製作所 鉄鋼成品の表面処理方法
RU2676119C1 (ru) * 2017-06-13 2018-12-26 Федеральное государственное бюджетное образовательное учреждение высшего образования "Воронежский государственный технический университет" Способ получения остаточных напряжений растяжения на лицевой и напряжений сжатия на тыльной сторонах сварного соединения толщиной ≤10 мм
RU2677908C1 (ru) * 2018-05-08 2019-01-22 федеральное государственное бюджетное образовательное учреждение высшего образования "Уфимский государственный авиационный технический университет" Способ химико-термической обработки детали из легированной стали
JP7359411B2 (ja) 2019-03-27 2023-10-11 ヤマダインフラテクノス株式会社 鋼橋の予防保全工法
RU2754622C1 (ru) * 2020-07-14 2021-09-06 Государственное предприятие "Запорожское машиностроительное конструкторское бюро "Прогресс" имени академика А.Г. Ивченко" Способ обработки поверхности плоских деталей из сплавов титана
RU2757881C1 (ru) * 2020-10-22 2021-10-22 Публичное акционерное общество "Авиационная холдинговая компания "Сухой" Способ виброударной обработки деталей из титановых сплавов
CN113718187A (zh) * 2021-07-30 2021-11-30 江西昌河航空工业有限公司 一种改善铝合金零件表面喷丸强化的方法

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3073022A (en) * 1959-04-03 1963-01-15 Gen Motors Corp Shot-peening treatments
US4552784A (en) * 1984-03-19 1985-11-12 The United States Of America As Represented By The United States National Aeronautics And Space Administration Method of coating a substrate with a rapidly solidified metal
SU1266720A1 (ru) 1984-12-25 1986-10-30 Предприятие П/Я М-5671 Способ поверхностного упрочнени деталей
JPH10166271A (ja) * 1996-12-09 1998-06-23 Sinto Brator Co Ltd 軽合金製品のショットピーニング方法
CA2317845C (en) * 2000-09-08 2006-12-19 Steven Kennerknecht Shaped metal panels and forming same by shot peening
JP2002301663A (ja) * 2001-04-04 2002-10-15 Isuzu Motors Ltd アルミニウム鋳物の疲労強度向上方法
DE602005024496D1 (de) * 2004-06-10 2010-12-16 Yamaha Motor Co Ltd Titanlegierungsteil und herstellungsverfahren dafür
JP4901135B2 (ja) * 2004-06-10 2012-03-21 ヤマハ発動機株式会社 チタン合金部材およびその製造方法

Also Published As

Publication number Publication date
US7871671B2 (en) 2011-01-18
WO2007116871A1 (ja) 2007-10-18
JP2007277601A (ja) 2007-10-25
CN101410225A (zh) 2009-04-15
RU2400347C2 (ru) 2010-09-27
BRPI0709738A2 (pt) 2011-07-26
US20090092849A1 (en) 2009-04-09
CA2649014C (en) 2012-05-29
EP2008771A1 (en) 2008-12-31
EP2008771B1 (en) 2014-07-02
CA2649014A1 (en) 2007-10-08
JP4699264B2 (ja) 2011-06-08
RU2008142686A (ru) 2010-05-10
EP2008771A4 (en) 2012-10-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0709738B1 (pt) processo para produção de um componente metálico e elemento estrutural
Shahzad et al. Influence of surface treatments on fatigue life of Al 7010 alloy
JP5086756B2 (ja) 金属部材の補修方法
Bhuiyan et al. Corrosion fatigue behavior of conversion coated AZ61 magnesium alloy
Bhuiyan et al. The influence of mechanical surface treatments on fatigue behavior of extruded AZ61 magnesium alloy
Wang et al. Microstructure and nanomechanical behavior of friction stir welded joint of 7055 aluminum alloy
Miao et al. The effect of sand blasting pretreatment on plasma nitriding
Hadzima et al. Shot peening as a pre-treatment to anodic oxidation coating process of AW 6082 aluminum for fatigue life improvement
CA2592523C (en) Surface-treated light alloy member and method for manufacturing same
Forooshani et al. Superhydrophobic copper surfaces by shot peening and chemical treatment
Guo et al. Initiation sites for cracks developed from pits in a shot-peened 12Cr martensitic stainless steel
Abdulstaar et al. Pre‐C orrosion and Surface Treatments Effects on the Fatigue Life of AA6082 T6
Moroni et al. Effect of the surface morphology over the fatigue performance of metallic single lap-shear joints
BRPI0708890B1 (pt) Processo para produção de um componente metálico
Maurya et al. Effect of surface finish on corrosion behavior of polished Al6061 alloy in simulated acid rain environment
He et al. Corrosion fatigue behavior of epoxy-coated Mg–3Al–1Zn alloy in gear oil
JP2003285270A (ja) 軽金属部品の疲労強度上昇方法
Yokoyama et al. Susceptibility to delayed fracture of alpha–beta titanium alloy in fluoride solutions
Zaki et al. Surface pre-treatment of aluminium by cleaning, chemical ething and conversion coating
Ueno et al. ΔKth estimation of aluminum die-casting alloy by means of√ area method
Zakharchenko et al. The influence of coating technologies on stress-strain characteristics of the sample at periodic loading
Fouad et al. Effect of Shot Peening on High Cycling Fatigue of Al 2024-T4
JP4452564B2 (ja) ブラスト加工方法
Zaroog et al. Improving Astm A516 Grade 70 Mechanical Properties by Sandblasting Process
Fujimoto et al. On the wavy crack propagation behavior in internally pressurized brittle tube

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B12B Appeal against refusal [chapter 12.2 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 03/11/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 15A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2664 DE 25-01-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.