BRPI0709315A2 - método para promover um perfil de aquecimento controlado, sistema para aquecer uma peça de trabalho, método para aquecimento uniforme por resistência e aparelho para o aquecimento uniforme por resistência e aparelho para o aquecimento uniforme por resistência - Google Patents

método para promover um perfil de aquecimento controlado, sistema para aquecer uma peça de trabalho, método para aquecimento uniforme por resistência e aparelho para o aquecimento uniforme por resistência e aparelho para o aquecimento uniforme por resistência Download PDF

Info

Publication number
BRPI0709315A2
BRPI0709315A2 BRPI0709315-2A BRPI0709315A BRPI0709315A2 BR PI0709315 A2 BRPI0709315 A2 BR PI0709315A2 BR PI0709315 A BRPI0709315 A BR PI0709315A BR PI0709315 A2 BRPI0709315 A2 BR PI0709315A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
electrodes
workpiece
flow
correlated
article
Prior art date
Application number
BRPI0709315-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Tad Machrowicz
Original Assignee
Noble Advanced Tech Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Noble Advanced Tech Inc filed Critical Noble Advanced Tech Inc
Publication of BRPI0709315A2 publication Critical patent/BRPI0709315A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H05ELECTRIC TECHNIQUES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • H05BELECTRIC HEATING; ELECTRIC LIGHT SOURCES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; CIRCUIT ARRANGEMENTS FOR ELECTRIC LIGHT SOURCES, IN GENERAL
    • H05B3/00Ohmic-resistance heating
    • H05B3/02Details
    • HELECTRICITY
    • H05ELECTRIC TECHNIQUES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • H05BELECTRIC HEATING; ELECTRIC LIGHT SOURCES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; CIRCUIT ARRANGEMENTS FOR ELECTRIC LIGHT SOURCES, IN GENERAL
    • H05B3/00Ohmic-resistance heating
    • H05B3/0014Devices wherein the heating current flows through particular resistances
    • HELECTRICITY
    • H05ELECTRIC TECHNIQUES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • H05BELECTRIC HEATING; ELECTRIC LIGHT SOURCES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; CIRCUIT ARRANGEMENTS FOR ELECTRIC LIGHT SOURCES, IN GENERAL
    • H05B3/00Ohmic-resistance heating

Landscapes

  • Control Of Resistance Heating (AREA)
  • Heat Treatment Of Articles (AREA)
  • Resistance Heating (AREA)

Abstract

MéTODO PAPA PROVER UM PERFIL DE AQUECIMENTO CONTROLADO, SISTEMA PAPA AQUECER UMA PEçA DE TRABALHO, MéTODO PARA AQUECIMENTO UNIFORME POR RESISTENCIA E APARELHO PARA O AQUECIMENTO UNIFORME POR RESISTêNCIA. Um método para prover um perfil de aquecimento controlado em um artigo sendo aquecido em um processo de aquecimento por resistência é provido. O método inclui contatar um artigo com uma pluralidade de eletrodos, selecionar um primeiro grupo correlacionado que inclua pelo menos dois eletrodos, e estabelecer um fluxo de corrente elétrica entre os eletrodos do primeiro grupo correlacionado. O método também inclui selecionar um segundo grupo correlacionado que inclua pelo menos dois eletrodos, o segundo grupo correlacionado diferindo do primeiro grupo correlacionado. Um fluxo de corrente elétrica também é estabelecido entre os eletrodos do segundo grupo correlacionado com o propósito de prover um perfil de aquecimento controlado para um artigo passando por aquecimento por resistência. A corrente elétrica entre os eletrodos do segundo grupo correlacionado pode ser estabelecida após o fluxo de corrente elétrica ser estabelecido entre os eletrodos do primeiro grupo correlacionado. Em adição, o fluxo de corrente elétrica entre os eletrodos do primeiro grupo correlacionado pode ser terminado antes do fluxo de corrente elétrica ser estabelecido entre os eletrodos do segundo grupo correlacionado. O método também pode incluir a etapa adicional de selecionar um terceiro grupo correlacionado compreendido de pelo menos dois da citada pluralidade de eletrodos e estabelecer um fluxo de corrente elétrica entre os eletrodos do terceiro grupo correlacionado. Uma etapa de controlar pelo menos uma seqúência, duração, e magnitude de fluxo de corrente entre os eletrodos dos vários grupos correlacionados pode ser incluída. Em adição, o fluxo de corrente entre os eletrodos dos vários grupos correlacionados pode ser controlado por um programa pré-selecionado, O fluxo de corrente também pode ser controlado por uma resposta a um parâmetro medido do artigo, por exemplo, a temperatura e/ou a resistência elétrica do artigo.

Description

"MÉTODO PARA PROVER UM PERFIL DE AQUECIMENTO CONTROLADO,SISTEMA PARA AQUECER UMA PEÇA DE TRABALHO, MÉTODO PARAAQUECIMENTO UNIFORME POR RESISTÊNCIA E APARELHO PARA OAQUECIMENTO UNIFORME POR RESISTÊNCIA".
Campo da invenção
Esta invenção relaciona-se geralmente com aquecimento porresistência. Mais especificamente, a invenção relaciona-se com métodos e aparelho para aquecer uniformementeartigos conformados irregularmente por aquecimento porresistência elétrica.
Antecedentes da invenção
O aquecimento por resistência elétrica é um métodoefetivo e eficiente em energia para aquecer artigoseletricamente condutivos, tais como peças de trabalho demetal. Neste processo, uma corrente elétrica é passadaatravés da peça de trabalho. Controlando a magnitude dacorrente, a quantidade de aquecimento pode serprontamente regulada.
Em geral, os métodos de aquecimento por resistênciaprovêem um aquecimento confiável e uniforme de peças detrabalho; entretanto, problemas particulares podem serapresentados por peças de trabalho que têm um formatoirregular ou incluem aberturas, porções afinadas, ououtras características nelas. Estas irregularidades podeminterromper a trajetória da corrente e impedir oaquecimento uniforme de ocorrer. Por exemplo, aberturaspodem resultar em uma concentração de corrente próximo deseus perímetros, e dessa forma provocar pontos quentes.
Do mesmo modo, uma seção transversal afinada ou porçãotransversal de um artigo pode concentrar corrente e criarpontos quentes. Estabelecer um fluxo uniforme de correnteatravés de uma peça de trabalho conformada irregularmenteé freqüentemente difícil, uma vez que a corrente tende aadotar a trajetória mais curta através da peça detrabalho; e portanto, particulares regiões podem ficar"sombreadas" e sub-aquecidas. Este problema éparticularmente significativo quando peças de trabalhorelativamente finas, tais como componentes estruturais deveículos a motor, estão sendo fabricadas.
Em resposta ao problema registrado acima, Amosky napatente U.S. n° 3.737.618 divulgou um processo de doisestágios para aquecer um tubo com fendas. Em um primeiroestágio do processo, quatro conjuntos de eletrodos sãoligados às porções extremas do tubo e energizados parapré-aquecer as regiões extremas. Em um segundo estágio,dois dos conjuntos de eletrodos são removidos do tubo talque as regiões extremas e a área como uma fenda sejamaquecidas simultaneamente. Também, Gomez na patente U.S.n° 6.897.407 divulga um processo de dois estágios no qualum primeiro conjunto de eletrodos pré-aquece uma peça detrabalho enquanto um segundo conjunto de eletrodospermite corrente se desviar de regiões de seçãotransversal pequena. 0 primeiro estágio envolve passarcorrente através da peça de trabalho com as regiõesmenores condutivamente em ponte tal que as citadasregiões sejam aquecidas em uma menor extensão. No segundoestágio, os eletrodos de desvio são removidos e toda apeça de trabalho é aquecida.
Ambos os métodos acima da técnica anterior envolvemprocessamento de múltiplos estágios em peças de trabalhosimétricas. Logo, estes sistemas não podem fornecer ocontrole necessário para aquecer peças altamenteirregulares; e, a natureza de dois estágios dos processosda técnica anterior complica seu uso em processosautomatizados de alta velocidade. Portanto, seráapreciado que existe uma necessidade de um método eaparelho de um estágio através dos quais o aquecimentopor resistência elétrica possa ser utilizado para aqueceruniformemente peças de trabalho que incluemcaracterísticas irregulares e onde um parâmetro medido dapeça de trabalho ajuda a controlar o sistema deaquecimento. Como será explicado em detalhes aqui abaixo,a presente invenção atende a esta necessidade.
Sumário da invençãoUm método para prover um perfil de aquecimento controladoem um artigo sendo aquecido em um processo de aquecimentopor resistência é provido. 0 método inclui contatar oartigo com uma pluralidade de eletrodos, selecionar umprimeiro grupo correlacionado que inclua pelo menos doiseletrodos, e estabelecer um fluxo de corrente elétricaentre os eletrodos do primeiro grupo correlacionado. 0método também inclui selecionar um segundo grupocorrelacionado que inclua pelo menos dois eletrodos, osegundo grupo correlacionado diferindo do primeiro grupocorrelacionado. Um fluxo de corrente elétrica também éestabelecido entre os eletrodos do segundo grupocorrelacionado com o propósito de prover um perfil deaquecimento controlado para um artigo passando poraquecimento por resistência.
A corrente elétrica entre os eletrodos do segundo grupocorrelacionado pode ser estabelecida após o fluxo decorrente elétrica ser estabelecido entre os eletrodos doprimeiro grupo correlacionado. Em adição, o fluxo decorrente elétrica entre os eletrodos do primeiro grupocorrelacionado pode ser terminado antes que o fluxo decorrente elétrica seja estabelecido entre os eletrodos dosegundo grupo correlacionado. 0 método também podeincluir a etapa adicional de selecionar um terceiro grupocorrelacionado compreendido de pelo menos dois da citadapluralidade de eletrodos e estabelecer um fluxo decorrente elétrica entre os eletrodos do terceiro grupocorrelacionado.
Uma etapa de controle de pelo menos uma seqüência,duração, e magnitude de fluxo de corrente entre oseletrodos dos vários grupos correlacionados pode serincluída. Em adição, o fluxo de corrente entre oseletrodos dos vários grupos correlacionados pode sercontrolado por um programa pré-selecionado. O fluxo decorrente também pode ser controlado por uma resposta a umparâmetro medido do artigo, por exemplo, a temperaturae/ou a resistência elétrica do artigo. Membros formadoresde ponte podem ser usados para controlar o fluxo decorrente na região de aberturas e/ou porções afinadas dapeça de trabalho.
Descrição resumida dos desenhos
A figura 1 é uma vista de topo de um artigo com eletrodosligados ao mesmo de acordo com a presente invenção;
A figura 2 é uma vista de topo de um eletrodo de canto deacordo com a presente invenção;
A figura 3 é um diagrama esquemático de um controlador,uma série de eletrodos, um suprimento de energia e umsensor de acordo com a presente invenção;
A figura 4 é um vista de seção transversal lateral de umartigo com um membro tampão de enchimento de acordo com apresente invenção;
A figura 5 é uma vista de seção transversal lateral de umartigo com um membro tampão de enchimento de acordo com apresente invenção;
A figura 6 é uma vista de seção transversal lateral de umartigo com um membro integral de enchimento de acordo coma presente invenção;
A figura 7 é uma vista de seção transversal lateral de umartigo com uma porção embutida e um membro de enchimentode acordo com a presente invenção;
A figura 8 é uma vista de seção transversal lateral de umartigo com uma porção embutida e um membro de enchimentode acordo com a presente invenção; e
A figura 9 é uma vista lateral de um artigo com uma seçãotransversal reduzida e junções de fios ligadas ao mesmode acordo com a presente invenção.
Descrição detalhada da invenção
Como detalhado acima, é freqüentemente difícilestabelecer um fluxo uniforme de corrente através depeças de trabalho conformadas irregularmente. A presenteinvenção prove um sistema multieletrodo e método onde umapluralidade de eletrodos são fixados a uma peça detrabalho e grupos correlacionados destes eletrodos sãoenergizados de acordo com várias seqüências para aqueceruniformemente a peça de trabalho.
Referindo-se agora à figura 1, lá é mostrada umaimplementação particular da presente invenção, como usadapara aquecer uma peça de trabalho conformadairregularmente 10. A peça de trabalho é contatada por umasérie de eletrodos 12a-12i que são fixados ao perímetroda peça de trabalho 10. Cada um dos eletrodos 12a-12i éseletivamente conectável a uma fonte de corrente elétricae/ou um aterramento. A conexão selecionável pode serestabelecida através de um painel de distribuição, umcontrolador, ou similar, como será aparente àqueles deexperiência na técnica.
Na operação da presente invenção, grupos desteseletrodos, tais grupos denominados aqui "gruposcorrelacionados", são seletivamente energizados tal que ofluxo de corrente através da peça de trabalho possa sercontrolado e dirigido. Por exemplo, os eletrodos 12a e12f podem ser energizados de modo a fazer uma correnteelétrica fluir ao longo de substancialmente toda alargura da peça de trabalho 10. Esta trajetória decorrente pode não aquecer adequadamente o canto da peçade trabalho na região dos eletrodos 12c e 12b, e estaárea pode ser aquecida por uma corrente estabelecidaentre os eletrodos 12b e/ou 12c e 12f. Similarmente, estaregião pode ser aquecida por uma corrente passando entreos eletrodos 12i e 12d. Em alguns casos, uma trajetóriade corrente pode ser estabelecida utilizando mais quedois eletrodos. Por exemplo, uma trajetória de correnteentre o eletrodo 12b e cada um de 12i e 12h pode serutilizada para aquecer a região naquele canto da peça detrabalho. Na alternativa um eletrodo projetado para seencaixar nos cantos tais como um eletrodo de canto liae/ou Ilb mostrado na figura 2 podem ser utilizados paraaquecer uma região de canto da peça de trabalho. No usoda presente invenção, várias combinações de eletrodospodem ser energizadas em seqüência, e em alguns casossimultaneamente, de modo a rapidamente e eficientementetrazer a peça de trabalho 10 a uma temperatura uniforme.
O controle do sincronismo, duração e magnitude dos pulsosde corrente aplicados à peça de trabalho pode serajustado de acordo com parâmetros medidos, ou um programaarmazenado de modo a prover e manter uma temperaturauniforme na peça de trabalho.
Referindo-se agora à figura 3, lá é mostrada uma outracaracterística da presente invenção compreendendo umcontrolador 14 que está em comunicação com umapluralidade de eletrodos 12a-12e e um suprimento deenergia 16. O controlador 14 opera para energizarseletivamente vários grupos dos eletrodos 12a-12e via osuprimento de energia 16 de modo a executar o método dapresente invenção e pode ser operável para controlar pelomenos um de a seqüência, duração e/ou magnitude de fluxode corrente entre os eletrodos dos vários gruposcorrelacionados. O controlador também pode energizar oseletrodos de acordo com um programa pré-selecionadoarmazenado nele.
Em outros casos, o sistema adicionalmente inclui umsensor, tal com um sensor de temperatura 18 que tambémestá em comunicação com o controlador. 0 sensor detemperatura pode ser um pirômetro óptico, uma câmerasensível a infravermelho, um arranjo de termopar, ouqualquer outro tal dispositivo operativo para detectar atemperatura da peça de trabalho e fornecer um sinal decontrole que permita o controlador controlarapropriadamente a energização dos eletrodos. Em casosparticulares, o sensor de temperatura fornece um sinalindicativo da distribuição de energia térmica na peça detrabalho. Este sinal carrega informações indicativas depontos quentes e áreas frias na peça de trabalho, e lendoapropriadamente este sinal, o controlador podeseletivamente energizar e desenergizar particularesgrupos de eletrodos de modo a prover e manter um perfilde temperatura desejado através do dispositivo.Tipicamente, este perfil será um perfil uniforme detemperatura; entretanto, em alguns casos, pode sernecessário manter um perfil não uniforme pré-selecionado,e tal pode ser realizado pelo presente sistema.
Como é conhecido na técnica, um número de parâmetros oupropriedades físicas de um corpo de metal pode variarcomo uma função da temperatura daquele metal, e taisparâmetros podem ser detectados e usados como parte dosistema de controle da presente invenção. Por exemplo,metais exibem uma diminuição de resistência elétrica àmedida que sua temperatura aumenta. O perfil espacial daresistência elétrica da peça de trabalho pode serprontamente medido e usado para controlar o aquecimento.
Por exemplo, os eletrodos mencionados anteriormentetambém podem funcionar como sondas para medir aresistência na peça de trabalho e portanto funcionam comoum arranjo sensor. As propriedades magnéticas do ferro eoutras ligas ferromagnéticas também variam como umafunção de sua temperatura, e estas propriedades tambémpodem ser medidas e similarmente usadas para prover umsinal de controle.
Naqueles casos onde uma batelada de peças de trabalhoconfiguradas similarmente são processadasseqüencialmente, um conjunto de perfis de controle podeser estabelecido baseado em analisar uma, ou um númerorelativamente pequeno de, peças de trabalho, e estesperfis podem ser armazenados no controlador e usados paraprocessar peças de trabalho subseqüentes sem requerermedições de temperatura discretas para cada uma.
A presença de uma porção afinada ou de outro modoestreitada de um furo ou outra abertura em uma peça detrabalho pode apresentar particulares problemas em umprocesso de aquecimento por resistência. Por exemplo, apeça de trabalho 10 da figura 1 inclui um furo 20 nela.
Corrente fluindo através da região tendo o furo 20definido nela tende a se concentrar em vários pontos aolongo do perímetro do furo, produzindo assim pontosquentes em algumas áreas. Em alguns casos, este problemapode ser aliviado usando grupos de eletrodos apropriadosque efetivamente "guiem" a corrente ao redor da abertura.
Entretanto, em alguns casos, esta solução é difícil ouimpraticável. Portanto, de acordo com um aspectoadicional da presente invenção, um membro de enchimentoeletricamente condutivo é disposto de modo a desviarcorrente através da abertura e dessa forma prover umfluxo uniforme e aquecimento uniforme conseqüente.
Referindo-se agora à figura 4, lá é mostrada uma porçãoda peça de trabalho 10 com um membro de enchimento 22disposto de modo a preencher o furo 2 0 e prover paracorrente fluir através dele. O membro de enchimento 22pode ser feito de qualquer material eletricamentecondutivo, e preferivelmente deve ser não reativo com apeça de trabalho. Um membro de enchimento pode ser feitopara ser mais grosso do que a peça de trabalho; emboramembros de enchimento relativamente grandes possamprovocar dissipação térmica que pode afetar auniformidade da temperatura da peça de trabalho, e poresta razão a capacidade térmica do membro de enchimentodeve ser levada em conta ao projetar os sistemas dapresente invenção. O membro de enchimento não necessitacontatar toda a periferia da peça de trabalho em todos oscasos. O grau de contato dependerá da direção do fluxo decorrente e da natureza da própria abertura. Comoilustrado na figura 4, o membro de enchimento 22 émostrado como sendo na forma de um plugue que pode serelevado e abaixado para contatar peças de trabalho àmedida que elas são introduzidas dentro do aparelho. Comomostrado, o plugue encaixa diretamente dentro daabertura; entretanto, em outros casos, o plugue podeincluir uma aba ou outra característica para ajudar noposicionamento e estabelecimento de contato. Por exemplo,a figura 5 mostra um sistema no qual o plugue 24 é ummembro afunilado.
De acordo com a presente invenção, o membro de enchimentopode ser inserido dentro da peça de trabalho antes delaser colocada dentro do aparelho, ou ele pode ser inseridoapós colocar a peça de trabalho no aparelho. Em algunscasos, o membro de enchimento é colocado e extraídoautomaticamente da peça de trabalho pelo aparelho. Emainda outros casos, o membro de enchimento pode realmenteser uma porção da própria peça de trabalho. Em taiscasos, o membro de enchimento pode ser definido por umaporção enfraquecida da peça de trabalho presa ao restanteda peça de trabalho por uma alma fina, e em alguns caos,perfurada. Seguindo o tratamento térmico, este membro deenchimento integral pode ser removido por uma operação depuncionamento ou similar, e em alguns casos, estaoperação de puncionamento é preferivelmente executadaenquanto a peça de trabalho ainda está a uma temperaturaelevada, enquanto em outros casos, ela pode ser executadaapós operações de endurecimento ou similares. A figura 6mostra uma seção transversal de uma peça de trabalho 4 0tendo um membro de enchimento integral 42 retido nela poruma porção de alma afinada 44.
Em alguns casos um artigo a ser aquecido por aquecimentopor resistência terá uma área embutida ou cavidade dentrode tal artigo a qual cria uma região afinada ondeaquecimento não uniforme pode ocorrer. A presenteinvenção permite aquecimento uniforme em tal área comomostrado na figura 7. A um artigo 50 com uma áreaembutida 54 é proporcionado aquecimento uniforme porresistência próximo à citada área embutida 54 pelainserção de um membro de enchimento 52. O membro deenchimento 52 é similar aos membros de enchimento 22 e 24mencionados acima e permite corrente elétrica passaratravés dele.
A área embutida 54 do artigo 50 também pode formar pontecom um membro de enchimento 56 como mostrado na figura 8.
O membro de enchimento 56 contém uma pluralidade de fiosou folhas 58 que cobrem a distância, área e/ou volume daregião embutida 54. 0 membro de enchimento 52 o faz domesmo modo.Voltando à figura 9, uma configuração diferente dapresente invenção é mostrada onde um artigo 60 tem umaredução de seção transversal a partir de uma seçãoespessa 62 para uma seção fina 64. Por exemplo, e parapropósitos ilustrativos somente, o artigo 60 pode serrepresentativo de um parafuso, assentador de pregos ouamostra de tração mecânica passando por um tratamentotérmico de aquecimento por resistência. A presenteinvenção permite o aquecimento uniforme ao longo doartigo 60 ligando um membro de enchimento compreendendouma pluralidade de eletrodos formadores de pontes 68 àárea 66. Os eletrodos 68 ligados à área 66 podem estar emconexão com o controlador 14. Um ou mais dos eletrodos 68também pode servir como um sensor 18 (figura 3) onde atemperatura e/ou resistência elétrica da área 66 émonitorada.
Em vista dos ensinamentos apresentados aqui, seráapreciado que outras modificações e variações destainvenção serão aparentes àqueles experientes na técnica.
Os desenhos, discussão e descrição anteriores sãoilustrativos de configurações específicas, mas não sãointencionados a serem limitações à prática da mesma. Sãoas reivindicações seguintes, incluindo as equivalentes,que definem o escopo da invenção.

Claims (26)

1. Método para prover um perfil de aquecimentocontrolado, em um artigo sendo aquecido em um processo deaquecimento por resistência, caracterizado pelo fato decompreender as etapas de:-contatar o artigo com uma pluralidade de eletrodos, acitada pluralidade compreendendo pelo menos trêseletrodos;-prover um controlador operável para controlar a correnteentre a citada pluralidade de eletrodos de acordo com ouum programa pré-selecionado ou um parâmetro medido doartigo;-selecionar um primeiro grupo correlacionado de pelomenos dois da citada pluralidade de eletrodos;-estabelecer um fluxo de corrente elétrica entre oseletrodos do citado primeiro grupo correlacionado;-selecionar um segundo grupo correlacionado compreendendopelo menos dois da citada pluralidade de eletrodos, ocitado segundo grupo correlacionado diferindo do citadoprimeiro grupo correlacionado;-estabelecer um fluxo de corrente elétrica entre oseletrodos do segundo grupo correlacionado; e-controlar o fluxo de corrente elétrica entre oseletrodos do primeiro grupo correlacionado e o segundogrupo correlacionado com o controlador de acordo com oprograma pré-selecionado ou um parâmetro medido doartigo, com o propósito de prover um perfil deaquecimento controlado em um artigo sendo aquecido em umprocesso de aquecimento por resistência.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de o fluxo de corrente elétrica entre oseletrodos do segundo grupo correlacionado serestabelecido após o fluxo de corrente elétrica serestabelecido entre os eletrodos do citado primeiro grupocorrelacionado.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de o fluxo de corrente elétrica entre oseletrodos do primeiro grupo correlacionado ser terminadoantes que o fluxo de corrente elétrica seja estabelecidoentre os eletrodos do segundo grupo correlacionado.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de o fluxo de corrente elétrica entre oseletrodos do primeiro grupo correlacionado ser terminadoapós o fluxo de corrente elétrica ser estabelecido entreos eletrodos do segundo grupo correlacionado.
5. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de o fluxo de corrente elétrica entre oseletrodos do primeiro grupo correlacionado ser terminadoantes do fluxo de corrente elétrica entre os eletrodos dosegundo grupo correlacionado ser terminado.
6. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de a citada pluralidade de eletrodoscompreender mais que três eletrodos.
7. Método, de acordo com a reivindicação 6, caracterizadopelo fato de incluir a etapa adicional de selecionar umterceiro grupo correlacionado compreendendo pelo menosdois da citada pluralidade de eletrodos; eestabelecer um fluxo de corrente elétrica entre oseletrodos do terceiro grupo correlacionado.
8. Método, de acordo com a reivindicação 7, caracterizadopelo fato de o controlador controlar pelo menos um de aseqüência, duração, e magnitude do fluxo de correnteentre os eletrodos dos citados grupos correlacionados.
9. Método, de acordo com a reivindicação 8, caracterizadopelo fato de o controlador controlar o citado fluxo decorrente de acordo com um programa pré-selecionado.
10. Método, de acordo com a reivindicação 8,caracterizado pelo fato de o controlador controlar ocitado fluxo de corrente em resposta a um parâmetromedido do citado artigo.
11. Método, de acordo com a reivindicação 10,caracterizado pelo fato de o citado parâmetro compreendera temperatura.
12. Método, de acordo com a reivindicação 10,caracterizado pelo fato de o citado parâmetro compreendera variação espacial de temperatura do citado artigo.
13. Método, de acordo com a reivindicação 10,caracterizado pelo fato de o citado parâmetro compreendera resistência elétrica do citado artigo.
14. Método, de acordo com a reivindicação 10,caracterizado pelo fato de o citado parâmetro compreendera variação espacial de resistência elétrica do citadoartigo.
15. Método, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de o citado artigo incluir umaabertura ou porção afinada definida nele e o citadométodo incluir a etapa adicional de dispor um membro deenchimento eletricamente condutivo em contato com acitada abertura ou porção afinada, o citado membro deenchimento sendo operativo para conduzir uma correnteelétrica através da citada abertura ou porção afinada.
16. Sistema para aquecer uma peça de trabalho,caracterizado pelo fato de compreender:uma pluralidade de eletrodos compreendendo pelo menostrês eletrodos, os citados eletrodos sendo configuradospara contatar a citada peça de trabalho;um controlador operativo, quando os citados eletrodosestão em contato com a citada peça de trabalho, paraseletivamente estabelecer de acordo com ou um programapré-selecionado ou um parâmetro medido da citada peça detrabalho:I. um primeiro fluxo de corrente entre um primeiro grupocorrelacionado compreendendo pelo menos dois da citadapluralidade de eletrodos; eII. um segundo fluxo de corrente entre um segundo grupocorrelacionado compreendendo pelo menos dois da citadapluralidade de eletrodos.
17. Sistema, de acordo com a reivindicação 16,caracterizado pelo fato de o citado controlador seradicionalmente operativo para controlar pelo menos umacaracterística dos citados fluxos de corrente, a citadacaracterística selecionada do grupo consistindo de aseqüência, sincronismo, duração, magnitude e combinaçõesdos mesmos, dos citados fluxos de corrente.
18. Sistema, de acordo com a reivindicação 17,caracterizado pelo fato de o citado controlador seroperativo para controlar a citada pelo menos umacaracterística de acordo com um programa pré-selecionado.
19. Sistema, de acordo com a reivindicação 17,caracterizado pelo fato de incluir um sensor que éoperável para medir pelo menos uma propriedade física dacitada peça de trabalho, e o citado controlador seroperável para controlar a citada pelo menos umacaracterística de acordo com a propriedade física medidada citada peça de trabalho.
20. Sistema, de acordo com a reivindicação 19,caracterizado pelo fato de o citado sensor ser operativopara medir a temperatura da citada peça de trabalho.
21. Sistema, de acordo com a reivindicação 19,caracterizado pelo fato de o citado sensor ser operativopara medir a distribuição espacial da temperatura dacitada peça de trabalho.
22. Sistema, de acordo com a reivindicação 19,caracterizado pelo fato de o citado sensor ser operativopara medir a resistência elétrica da citada peça detrabalho.
23. Sistema, de acordo com a reivindicação 19,caracterizado pelo fato de o citado sensor ser operativopara medir a distribuição espacial da resistênciaelétrica da citada peça de trabalho.
24. Sistema, de acordo com a reivindicação 16,caracterizado pelo fato de a citada peça de trabalhoincluir uma abertura ou porção afinada definida nela e ocitado sistema incluir um atuador operativo para disporum membro de enchimento eletricamente condutivo tal que ocitado membro de enchimento esteja em contato com pelomenos uma porção do perímetro da abertura ou porçãoafinada tal que um fluxo de corrente elétrica possapassar através dele.
25. Método para aquecimento uniforme por resistência, deuma peça de trabalho tendo uma abertura ou porção afinadadefinida nela, caracterizado pelo fato de compreender:prover um membro de enchimento eletricamente condutivo;dispor o citado membro de enchimento em comunicaçãoelétrica com pelo menos uma porção do perímetro daabertura ou porção afinada na citada peça de trabalho; eestabelecer um fluxo de corrente elétrica através dacitada peça de trabalho com o que o citado fluxo decorrente aquece resistivamente a citada peça de trabalhoe o citado membro de enchimento permite pelo menos umaporção da citada corrente desviar da citada abertura ouporção afinada.
26. Aparelho para o aquecimento uniforme por resistência,de uma peça de trabalho tendo uma abertura ou porçãoafinada definida nela, caracterizado pelo fato decompreender:um primeiro e um segundo eletrodos operativos paraestabelecer comunicação elétrica com a citada peça detrabalho;uma fonte de corrente elétrica em comunicação elétricacom o citado primeiro e citado segundo eletrodos, acitada fonte de corrente sendo seletivamente operávelpara estabelecer um fluxo de corrente elétrica através deuma peça de trabalho que está em comunicação elétrica como citado primeiro e segundo eletrodos; eum membro de enchimento eletricamente condutivoconfigurado para ser disposto em comunicação elétrica compelo menos uma porção do perímetro de uma abertura ouporção afinada na citada peça de trabalho com o quequando a citada corrente elétrica é passada através dacitada peça de trabalho, o citado membro de enchimentopermite a citada pelo menos uma porção de correntedesviar da citada abertura ou porção afinada.
BRPI0709315-2A 2006-03-16 2007-03-16 método para promover um perfil de aquecimento controlado, sistema para aquecer uma peça de trabalho, método para aquecimento uniforme por resistência e aparelho para o aquecimento uniforme por resistência e aparelho para o aquecimento uniforme por resistência BRPI0709315A2 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US78280106P 2006-03-16 2006-03-16
US60/782.801 2006-03-16
US11/685,877 US7714253B2 (en) 2006-03-16 2007-03-14 Method and apparatus for the uniform resistance heating of articles
US60/685.877 2007-03-14
PCT/US2007/064181 WO2007109546A2 (en) 2006-03-16 2007-03-16 Method and apparatus for the uniform resistance heating of articles

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0709315A2 true BRPI0709315A2 (pt) 2011-07-05

Family

ID=38516698

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0709315-2A BRPI0709315A2 (pt) 2006-03-16 2007-03-16 método para promover um perfil de aquecimento controlado, sistema para aquecer uma peça de trabalho, método para aquecimento uniforme por resistência e aparelho para o aquecimento uniforme por resistência e aparelho para o aquecimento uniforme por resistência

Country Status (6)

Country Link
US (1) US7714253B2 (pt)
EP (1) EP2000004A2 (pt)
JP (1) JP2009530495A (pt)
KR (1) KR20080110820A (pt)
BR (1) BRPI0709315A2 (pt)
WO (1) WO2007109546A2 (pt)

Families Citing this family (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2007084089A2 (en) 2006-01-18 2007-07-26 Mehmet Terziakin Method for delaying of cooling and hardening of desired zones of a sheet during a hot metal stamping process
US8653399B2 (en) * 2008-01-29 2014-02-18 Honda Motor Co., Ltd Steel sheet heat treatment/stamp system and method
JP4563469B2 (ja) * 2008-05-16 2010-10-13 トヨタ自動車株式会社 プレス加工方法及びプレス加工品
JP5403068B2 (ja) * 2009-10-16 2014-01-29 トヨタ自動車株式会社 通電加熱方法及び通電加熱装置
JP2011189402A (ja) * 2010-03-17 2011-09-29 Jfe Steel Corp 金属板の抵抗加熱方法
JP5569218B2 (ja) * 2010-07-27 2014-08-13 トヨタ自動車株式会社 通電加熱方法
JP5569219B2 (ja) * 2010-07-27 2014-08-13 トヨタ自動車株式会社 通電加熱方法
JP5790473B2 (ja) * 2011-12-14 2015-10-07 トヨタ自動車株式会社 通電加熱方法および通電加熱装置
JP6142409B2 (ja) * 2012-08-06 2017-06-07 高周波熱錬株式会社 通電加熱方法
JP6194526B2 (ja) * 2013-06-05 2017-09-13 高周波熱錬株式会社 板状ワークの加熱方法及び加熱装置並びにホットプレス成形方法
DE102014102033B4 (de) * 2014-02-18 2016-09-22 Gottfried Wilhelm Leibniz Universität Hannover Verfahren zum konduktiven Erwärmen eines Blechs und Erwärmungseinrichtung dafür
DE102014104398B4 (de) * 2014-03-28 2016-06-16 Benteler Automobiltechnik Gmbh Erwärmungsvorrichtung zum konduktiven Erwärmen einer Blechplatine
JP6427397B2 (ja) * 2014-11-20 2018-11-21 高周波熱錬株式会社 加熱方法及び加熱装置並びにプレス成形品の作製方法
JP6384417B2 (ja) * 2015-07-17 2018-09-05 トヨタ自動車株式会社 通電加熱装置および通電加熱方法
JP6299693B2 (ja) 2015-07-17 2018-03-28 トヨタ自動車株式会社 通電加熱装置(方法)
US11028470B2 (en) * 2017-01-27 2021-06-08 Battelle Memorial Institute Method for heat-treating metal materials

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1979111A (en) 1931-10-12 1934-10-30 Gen Electric Metal heating
US2972043A (en) 1956-10-08 1961-02-14 Bochumer Ver Fuer Gusstahlfabr Resistance heating process and apparatus
US3737616A (en) 1969-03-28 1973-06-05 Mitsubishi Heavy Ind Ltd Apparatus for manufacturing spherical metallic vessels or hemispherical vessel heads
US3737618A (en) * 1971-09-07 1973-06-05 Park Ohio Industries Inc Method and apparatus for resistance heating slotted tubes
FR2154985A5 (pt) 1971-10-01 1973-05-18 Honeywell Bull
JPH044587A (ja) * 1990-04-20 1992-01-09 Victor Co Of Japan Ltd 抵抗体通電加熱方法
SE9602257L (sv) 1996-06-07 1997-12-08 Plannja Hardtech Ab Sätt att framställa ståldetalj
DE10212820C1 (de) * 2002-03-22 2003-04-17 Benteler Automobiltechnik Gmbh Verfahren und Einrichtung zum elektrischen Widerstandserwärmen von metallischen Werkstücken
DE10212819B4 (de) 2002-03-22 2004-07-08 Benteler Automobiltechnik Gmbh Verfahren zur Herstellung eines metallischen Bauteils
US7429711B2 (en) * 2004-09-17 2008-09-30 Noble Advanced Technologies, Inc. Metal forming apparatus and process with resistance heating

Also Published As

Publication number Publication date
WO2007109546A3 (en) 2008-03-20
US7714253B2 (en) 2010-05-11
EP2000004A2 (en) 2008-12-10
JP2009530495A (ja) 2009-08-27
KR20080110820A (ko) 2008-12-19
WO2007109546A2 (en) 2007-09-27
US20070215588A1 (en) 2007-09-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0709315A2 (pt) método para promover um perfil de aquecimento controlado, sistema para aquecer uma peça de trabalho, método para aquecimento uniforme por resistência e aparelho para o aquecimento uniforme por resistência e aparelho para o aquecimento uniforme por resistência
EP1016487A3 (en) Heating apparatus for welding operation and method therefor
ES2824429T3 (es) Soldadura entre los extremos de un cable de acero, método y aparato para implementar dicha soldadura
JP2007178166A (ja) ヒータ断線検知方法
JP2006144126A (ja) 高周波焼入れ工程監視回路
JP2010108896A (ja) 高周波加熱用コイル
US6166360A (en) Heat treating of metallurgic article with varying aspect ratios
GB2107066A (en) Determining the cooling characteristics of a quenching medium
JPH0114538B2 (pt)
KR20030007602A (ko) 플루오르 중합체의 적외선 용접
US5968394A (en) Constant current needle annealing
US9024227B2 (en) Heat pipe waterless resistance welding electrode
JP2009004482A (ja) 配線基板の製造方法
KR20050050824A (ko) 베이크 장치에서의 웨이퍼 안착 상태를 감지하여 인터락을제어하기 위한 시스템 및 그의 제어 방법
CN207330998U (zh) 一种用于汽轮机螺栓真空热处理的定位装置
JPH0223827B2 (pt)
Huang et al. Investigation of welding procedure of 9 Cr-1 Mo steel for manufacturing petrochemical equipment
JP6537164B2 (ja) ラックバーの通電加熱装置
JPH0832926B2 (ja) 熱処理方法
JPH09302418A (ja) 焼入れ装置
KR100456918B1 (ko) 자용성합금 용사코팅의 재용융장치
SU1189888A1 (ru) Способ определени момента прогрева твердого тела
JP2000226615A (ja) 小内径の中空部品内面高周波焼入方法および装置
JPS62280323A (ja) 金属材料の熱処理方法
JP2009035792A (ja) 熱処理方法及び熱処理装置

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 4A E 5A ANUIDADE(S).

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2167 DE 17/07/2012.