BRPI0708700A2 - composições biocidas contendo 1,2-benzisotiazolin-3-ona e 1,2-dibromo-2,4-di-cianobutano - Google Patents

composições biocidas contendo 1,2-benzisotiazolin-3-ona e 1,2-dibromo-2,4-di-cianobutano Download PDF

Info

Publication number
BRPI0708700A2
BRPI0708700A2 BRPI0708700-4A BRPI0708700A BRPI0708700A2 BR PI0708700 A2 BRPI0708700 A2 BR PI0708700A2 BR PI0708700 A BRPI0708700 A BR PI0708700A BR PI0708700 A2 BRPI0708700 A2 BR PI0708700A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
formula
composition according
group
dibromo
benzisothiazolin
Prior art date
Application number
BRPI0708700-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Uwe Falk
Marcus Michael Walter
Original Assignee
Clariant Int Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Clariant Int Ltd filed Critical Clariant Int Ltd
Publication of BRPI0708700A2 publication Critical patent/BRPI0708700A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N43/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds
    • A01N43/72Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds having rings with nitrogen atoms and oxygen or sulfur atoms as ring hetero atoms
    • A01N43/80Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds having rings with nitrogen atoms and oxygen or sulfur atoms as ring hetero atoms five-membered rings with one nitrogen atom and either one oxygen atom or one sulfur atom in positions 1,2

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Agronomy & Crop Science (AREA)
  • Pest Control & Pesticides (AREA)
  • Plant Pathology (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)

Abstract

COMPOSIçõES BIOCIDAS CONTENDO 1,2-BENZISOTIAZOLIN-3-ONA E 1 ,2-DIBROMO-2,4-DI-CIANOBUTANO. A presente invenção refere-se às composições bioçidicas na forma de soluções, contendo a) 1,2-benzisotiazolin-3-ona (fórmula (I)) e/ou um sal do mesmo, preferivelmente o sal alcalino ou de amónio do mesmo, em particular um sal de lítio, sódio ou potássio; b) 1 ,2-dibromo-2,4-dicianobutano (fórmula (II)); e) pelo menos um solvente da fórmula (III) R^ 1^ - (O-A)~ (X+y)~ - O-R^ 2^ (III) em que e R2 são cada qual independentemente hidrogênio ou um grupo alquila saturado ou insaturado, linear ou ramificado com 1 a 8 átomos de carbono, (O-A) é um grupo alcóxi selecionado de um grupo elilenóxi (EO), um grupo propilenóxi (PO), um grupo butilenóxi e/ou um grupo feniletóxi, x representa um número variando de 1 a 15 e y representa um número variando de 0 a 10.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "COMPOSI-ÇÕES BIOCIDAS CONTENDO 1,2-BENZISOTIAZOLIN-3-ONA E 1,2-DIBROMO-2,4-DI-CIANOBUTANO".
A presente invenção refere-se às composições biocidas na for-ma de soluções, compreendendo 1,2-benzisotiazolin-3-ona, 1,2-dibromo-2,4-dicianobutano e pelo menos um solvente selecionado do grupo dos gli-cóis, poliglicóis e seus éteres, e seu uso como conservantes.
Biocidas são empregados em muitos campos de aplicação a fimde controlar ou prevenir o desenvolvimento de microorganismos e dessemodo garantir a preservação de produtos e materiais. Campo importante deaplicação é a preservação de pinturas acrílicas ou adesivos com base emágua, ou o tratamento de superfícies. Para os conservantes terem um amploespectro de ação contra uma tal variedade de microorganismos tais comobactérias, fungos, mofos e algas, produtos que são combinações de diversassubstâncias ativas biocidas são empregados na maioria dos casos.
Composições biocidas de 1,2-benzisotiazolin-3-ona e 1,2-dibro-mo-2,4-dicianobutano são empregadas amplamente como substâncias ati-vas antibacterianas e antifúngicas, por exemplo na indústria de construção,na indústria têxtil, na indústria de couro, na indústria de papel, na indústriaelétrica e na indústria alimentícia, porém também em cosméticos e agricultu-ra. Igualmente, as duas substâncias ativas são preferivelmente empregadasem pinturas e adesivos, emulsões de água-em-óleo e lubrificantes.
EP-A-98410 descreve o efeito sinergístico de 1,2-benzisotiazo-lin-3-ona e 1,2-dibromo-2,4-dicianobutano sobre microorganismos e reivin-dica seu uso em uma ampla faixa de formulações, e menciona concentra-ções vantajosas das duas substâncias ativas para diferentes aplicações. Assubstâncias ativas biocidas podem ser incorporadas na formulação ou pre-paração seqüencialmente ou conjuntamente, em forma sólida ou na formade uma dispersão.
JP-A-6 119 704 descreve composições biocidas das substânciasativas 1,2-benzisotiazolin-3-ona (BIT) e 1,2-dibromo-2,4-dicianobutano naforma de dispersões em xileno ou na forma de pós fluíveis.Dispersões de composições biocidas estão sujeitas à separaçãode fase ou aglutinação sob flutuações de temperatura e armazenagem pro-longada: elas, como sólidos, são difíceis de incorporar homogeneamente emformulações. Vantajosas para o usuário são soluções de viscosidade baixaque são bombeáveis e vaporizáveis, usadas amigavelmente e bem-toleradasem termos ecológicos e toxicológicos.
GB-A-1 191 253 e GB-A-1 330 531 descrevem soluções BIT emuma mistura solvente de água e aminas. Aminas têm um odor forte, são al-tamente voláteis e inadequadas para uma variedade de aplicações, por e-xemplo na indústria alimentícia.
1,2-Benzisotiazolin-3-ona é moderadamente solúvel em água.US-4 188 376 descreve que 1,2-benzisotiazolin-3-ona pode ser dissolvidoem uma mistura de propileno glicol/água ou uma mistura de dietileno gli-col/água, onde estas soluções são apenas estáveis com um conteúdo desubstância ativa abaixo de 5% em peso. Soluções de concentração maiselevada estão sujeitas à precipitação. Entretanto, composições biocidas co-mercialmente empregadas que são vantajosas são aquelas com concentra-ções de substância ativa acima de 5%.
1,2-dibromo-2,4-dicianobutano é moderadamente solúvel em20 solventes tais como glicerol ou 2-etilhexanol, facilmente solúveis em outrossolventes freqüentemente utilizados tais como sulfóxido de dimetila ou N-metilpirrolidona, porém quimicamente instáveis.
O problema a ser solucionado foi portanto fornecer soluções de1,2-benzisotiazolin-3-ona e 1,2-dibromo-2,4-dicianobutano que são fisica-mente e quimicamente estáveis. Além disso, as soluções devem ser bem-toleradas ecologicamente e toxicologicamente, ter pontos de ebulição acimade IOO0C e, em particular, devem ser capazes de ser facilmente incorpora-das em formulações aquosas.
Surpreendentemente, foi descoberto que este problema é soiu-cionado utilizando-se um solvente selecionado do grupo dos glicóis, poligli-cóis e seus éteres.
A invenção portanto refere-se às composições biocidas na formade soluções, compreendendo
a) 1,2-benzisotiazolin-3-ona
<formula>formula see original document page 4</formula>
e/ou um sal do mesmo, preferivelmente seu sal de amônio ou metal de álca-li, em particular seu sal de lítio, sódio ou potássio,b) 1,2-dibromo-2,4-dicianobutano
<formula>formula see original document page 4</formula>
c) pelo menos um solvente da fórmula Ill
R1 - (0-A)(X+y) - O-R2 (III)
em que
R1 e R2 independentemente um do outro são hidrogênio ou umgrupo alquila saturado ou insaturado, de cadeia linear ou ramificada tendo 1a 8 átomos de carbono,
(O-A) é um grupo alcóxi selecionado entre grupo etilenóxi (EO),grupo propilenóxi (PO), grupo butilenóxi e/ou pentilenóxi,χ é um número de 1 a 15 ey é um número de O a 10.
Em uma modalidade, (O — A)(x+y) é um grupo alcóxi homogêneocompreendendo (x+y) = 1
Para 25 unidades alcóxi. Em uma outra modalidade, (0-A)(x+y) éum grupo alcóxi misto da fórmula -(O-A1)x-(O-A2)y- que pode ser dispostorandomicamente ou em blocos e em que χ e y têm os significados mencio-nados acima. Neste caso, (O-A1) é uma unidade etilenóxi e (O-A2) é umaunidade propilenóxi, uma unidade butilenóxi ou uma unidade feniletóxi. Semais do que uma unidade (O-A2) estiver presente, então (O-A2) poderá uni-formemente ser unidades propilenóxi, unidades butilenóxi ou unidades feni-letóxi, ou misturas das mesmas.
Um grupo feniletóxi é destinado a significar, no presente contex-to, a unidade estrutural formada pela adição de feniloxirano.
R1 e R2 preferivelmente independentemente um do outro sãogrupos alquila tendo 1 a 4 átomos de carbono, preferivelmente metila.
χ preferivelmente é um número de 1 a 10, em particular de 2 a 8.
y preferivelmente é um número de 1 a 5.
Em uma modalidade preferida da invenção, R1 é hidrogênio eR2 é um grupo alquila de cadeia linear ou ramificada tendo 1 a 8 átomos decarbono, χ é um número entre 2 e 12 e y é 0.
Em uma outra modalidade preferida da invenção, R1 é hidrogê-nio, R2 é n-butila, χ é um número de 2 a 6, preferivelmente 3 a 6, e y é o nú-mero 0.
Em uma outra modalidade preferida da invenção, R1 é hidrogê-nio, R2 é metila, χ é um número de 2 a 12, preferivelmente um número de 6a 8, e y é zero.
Em uma outra modalidade preferida da invenção, R1 e R2 sãohidrogênio.
Em uma outra modalidade preferida da invenção, R1 e R2 sãohidrogênio, (O-A) é um grupo etilenóxi (EO), χ é um número de 1 a 15, prefe-rivelmente 2 a 12, especialmente preferivelmente 3 a 10, e y é zero.
Solventes preferidos são etileno glicol, dietileno glicol, trietilenoglicol, tetraetileno glicol, pentaetileno glicol, hexaetileno glicol, heptaetilenoglicol, octaetileno glicol, propileno glicol, dipropileno glicol, tripropileno glicol,polipropileno glicol, etileno propileno glicol, polietileno polipropileno glicol, etilglicol, propil glicol, isopropil glicol, n-butil glicol, i-butil glicol, t-butil glicol, metildiglicol, metil poliglicol, etil diglicol, propil diglicol, butil diglicol, etil triglicol,propil triglicol, butil triglicol, butil poliglicol, éter monoetílico de propileno gli-col, éter mono-n-propílico de propileno glicol, éter n-butílico de propileno gli-col, metildipropileno glicol, éter dimetílico de monoetileno glicol (monoglime),éter dimetílico de dietileno glicol (diglime), éter dimetílico de trietileno glicol(triglime), éter dietílico de trietileno glicol, éter dimetílico de trietilenoglicol (tetraglime), éter fenílico de propileno glicol, éter dibutílico depolietileno glicol; éter dialílico de polietileno glicol; éter alilmetílico depolietileno glicol; éter alilmetílico de polialquileno glicol.
A invenção além disso refere-se a um processo para a prepara-ção de uma solução, compreendendo 1,2-benzisotiazolin-3-ona da fórmula Ie 1,2-dibromo-2,4-dicianobutano da fórmula Il dissolvendo-se as duas subs-tâncias ativas biocidas em um solvente da fórmula III.
A invenção além disso refere-se ao uso de uma composição naforma de soluções, compreendendo 1,2-benzisotiazolin-3-ona da fórmula I,1,2-dibromo-2,4-dicianobutano da fórmula Il e pelo menos um solvente dafórmula III, como conservante.
A invenção preferivelmente refere-se às composições biocidasna forma de soluções, compreendendo 1,2-benzisotiazolin-3-ona da fórmulaI ou seu sal em quantidades maiores do que 1% em peso, preferivelmentena faixa de 1,5% em peso a 30% em peso, especialmente preferivelmentena faixa de 5% em peso a 10% em peso, e 1,2-dibromo-2,4-dicianobutanoda fórmula Il em quantidades maiores do que 1% em peso, preferivelmentena faixa de 1,5% em peso a 40% em peso, especialmente preferivelmentena faixa de 2% em peso a 30% em peso, muito especialmente preferivel-mente 3 a 10% em peso. Todas as porcentagens são porcentagem por pe-so, em cada caso baseado no peso total da solução.
A invenção além disso preferivelmente refere-se às composiçõesbiocidas na forma de soluções, compreendendo 1,2-benzisotiazolin-3-ona dafórmula I ou seu sal e 1,2-dibromo-2,4-dicianobutano da fórmula II, onde asrelações de peso de 1,2-benzisotiazolin-3-ona para 1,2-dibromo-2,4-diciano-butano são na faixa de 1:10 a 10:1, preferivelmente 1:5 a 5:1, especialmentepreferivelmente na faixa de 3:1 a 1:1.
As composições de acordo com a invenção podem compreenderoutras substâncias ativas biocidas que são capazes de destruir microorga-nismos tais como bactérias, algas ou fungos.
São também adequadas outras isotiazolinas da fórmula Vl a ou<formula>formula see original document page 7</formula>
e seus derivados que podem ter ligados a eles substituintes nas posições 2,3, 4 e/ou 5. Tais substituintes podem ser, por exemplo, grupos hidrocarbone-tos de cadeia linear, ramificada ou cíclica, átomos de halogênio ou gruposcarbonila. Grupos hidrocarbonetos preferidos são Cr a Ci2-alquila, gruposfenila e sistemas aromáticos fundidos.
Outros derivados preferidos de isotiazolina são isotiazolinonasda fórmula Vll
<formula>formula see original document page 7</formula>
que podem ter ligados a eles substituintes como as isotiazolinas descritasacima.
Isotiazolinas biocidicamente ativas são, por exemplo, isotiazoli-nas não halogenadas. Isotiazolinas não halogenadas adequadas são, porexemplo, 2-metil-3-isotiazolina, 2-metil-4-isotiazolin-3-ona, 2-etil-3-isotiazo-lina, 2-propil-3-isotiazolina, 2-isopropil-3-isotiazolina, 2-butil-3-isotiazolina(onde butila pode ser n-butila, isobutila ou terc-butila), 2-n-octil-3-isotiazolina.
Outras isotiazolinas biocidicamente ativas são, por exemplo, iso-tiazolinas halogenadas. Isotiazolinas halogenadas adequadas são, por e-xemplo, 5-cloro-2-metil-3-isotiazolina, 5-cloro-2-metil-4-isotiazolin-3-ona ou4,5-dicloro-2-(n-octil)-4-isotiazolin-3-ona.
Outras substâncias ativas biocidas preferidas são triazinas, porexemplo 1,3,5-tris(2-hidroxietil)hexaidro-S-triazina, 1,5-trimetil-[2H, 4H, 6H]-hexaidro-1,3,5-S-triazina, metileno-bis-morfolina, oxazolidina, butilcarbamatode 3-iodo-2-propinila, 2-bromo-2-nitropropanodiol, glutaraldeído, glutardialde-ído, 1-óxido de 2-piridinatiol de sódio, ésteres alquílicos de ácido p-hidro-xibenzóico, tris(hidroximetil)nitrometano, dimetiloldimetilhidantoína, 1,6-diidróxi-2,5-dioxaexano; 3-(3,4-diclorofenil)-1,1-dimetiluréia (diurônio); N-ciclopropil-N'-(1,1 -dimetiletil)-6-(metiltio)-1,3,5-triazina-2,4-diamina; benzimi-dazol-2-ilcarbamato de metila (carbendazim); N-(1,1-dimetiletil)-N'-etil-6-(metiltio)-1,3,5-triazina-2,4-diamina (terbutrina); 4-cloro-3,5-dimetilfenol; 2,4-dicloro-3,5-dimetilfenol; 2-benzil-4-clorofenol; 2,2'-diidróxi-5,5'-diclorodifenil-metano; p-terc-amilfenol; o-fenilfenol; o-fenilfenol de sódio; p-cloro-m-cresol;2-(tiocianometiltio)benzotiazol; 3,4,4'-triclorocarbanilida; zinco 1 -hidróxi-2-piridinationa; 1 -(4-clorofenil)-4,4-dimetil-3-(1 H-1,2,4-triazol-1 -ilmetil)pentan-3-ol (tebuconazol), 1-[2-(2,4-diclorofenil)-4-propil-1,3-dioxolan-2-ilmetil)-1H-1,2,4-triazol (propiconazol), butilcarbamato de 3-iodo-2-propinila, 2-bromo-2-nitropropanodiol, formaldeído; uréia; glioxal; 2,2'-ditiobis(N-óxido de piridina),3,4,4-trimetiloxazolidina, 4,4-dimetiloxazolidina, N-hidroximetil-N-metilditio-carbamato de potássio, adamantano, N-triclorometiltioftalimida, 2,4,5,6-tetracloroisoftalonitrilo, 2,4,5-triclorofenol, ácido deidroacético, naftenato decobre, octoato de cobre, oxido de tributilestanho, naftenato de zinco, 8-quinolato de cobre.
Além disso são adequados biocidas do grupo dos compostos deamônio quaternário, preferivelmente cloretos de alquildimetilamônio tais co-mo, por exemplo, cloreto de cocodimetilamônio, cloretos de dialquildimetila-mônio tais como, por exemplo, cloreto de dicocodimetilamônio, cloretos dealquildimetilbenzilamônio tais como, por exemplo, cloreto de Ci2/i4"dimetil-benzilamônio ou cloreto de cocodimetildiclorobenzilamônio.
A preparação da composição biocida, na forma de uma solução,de acordo com a invenção pode ser realizada de diferentes maneiras. Asubstância ativa 1,2-benzisotiazolin-3-ona pode ser dissolvida, com agitação,em um solvente da fórmula Ill e esta solução pode ser adicionada a umasolução que contém 1,2-dibromo-2,4-dicianobutano e um solvente da fórmu-la III. Da mesma maneira, é possível dissolver 1,2-benzisotiazolin-3-ona sóli-da em uma solução de 1,2-dibromo-2,4-dicianobutano e um solvente da fór-mula III.
A preparação da composição biocida, na forma de uma solução,de acordo com a invenção é preferivelmente realizada de uma tal maneiraque a 1,2-benzisotiazolin-3-ona é adicionada ao solvente e dissolvida comagitação. Por conseguinte, o 1,2-dibromo-2,4-dicianobutano é adicionado edissolvido com agitação. O processo de dissolução pode ser acelerado a-quecendo-se suavemente.
A invenção especialmente preferivelmente refere-se às compo-sições biocidas na forma de soluções, compreendendo 1 a 10 porcento porpeso de 1,2-benzisotiazolin-3-ona, 1 a 10 porcento por peso de 1,2-dibromo-2,4-dicianobutano e, como solvente, polietileno glicol com 7 unidades de gli-col.
A invenção além disso especialmente preferivelmente refere-seàs composições biocidas na forma de soluções, compreendendo 3 a 10 por-cento por peso de 1,2-benzisotiazolin-3-ona, 2 a 8 porcento por peso de 1,2-dibromo-2,4-dicianobutano e, como solvente, dietileno glicol.
A invenção além disso especialmente preferivelmente refere-seàs composições biocidas na forma de soluções, compreendendo 1 a 10 por-cento por peso de 1,2-benzisotiazolin-3-ona, 1 a 10 porcento por peso de1,2-dibromo-2,4-dicianobutano e, como solvente, butil poliglicol com 2 a 6unidades de glicol.
Em uma modalidade preferida as composições biocidas de acor-do com a invenção podem compreender, além dos solventes da fórmula (III),até 60% em peso, preferivelmente até 40% em peso, de outros solventes.Tais outros solventes são selecionados do grupo consistindo em
- os alcoóis, por exemplo metanol, etanol, n-propanol, i-propanol,n-butanol, i-butanol, t-butanol, n-pentanol, n-hexanol, 2-metoxietanol, 2-buto-xietanol, 2-(2-butoxietoxil)etanol, 3-metoxibutanol, l-metóxi-2-propanol, álcoolsec-butílico, álcool terc-butílico, álcool iso-butílico, 2-etilhexanol, 2-propoxi-etanol, álcool benzílico, álcool fenetílico, 1,2,6-hexanotriol.
- os alcanos, por exemplo pentano, hexano, heptano,
- os alcanos clorinados, por exemplo cloreto de metileno, diclore-to de etileno;
- os aromáticos, por exemplo benzeno, tolueno, xileno;- os nitrilos, por exemplo acetonitrilo;
- as amidas, por exemplo dimetilformamida, N,N-dimetilaceta-mida, amida hexametilfosfórico;
- as cetonas, por exemplo acetona, etil metil cetona, metil isobutilcetona, metil isobutil cetona, metil amil cetona, metil isoamil cetona, 2-butanona,
- os éteres, por exemplo éter isopropílico,
- os acetatos, por exemplo acetato de etila, acetato de propila,acetato de i-propila, acetato de butila, acetato de i-butila, acetato de 2-metoxietila, acetato de 1 -metóxi-2-propila, diacetato de etileno glicol,
- os lactatos, por exemplo Iactato de metila, Iactato de etila,
- os fosfatos, por exemplo hexafluorofosfato de triexil(tetradecil)fosfônio, tetrafluorofosfato de triexil (tetradecil) fosfônio,
- as aminas, por exemplo monoetanolamina, dietanolamina, trie-tanolamina,
- os polióis são, por exemplo, alcoóis poliídricos da fórmula IV
R3(OH)y IV
em que
R3 é um grupo hidrocarboneto com 3 a 40, preferivelmente até20, átomos de carbono, e
Y é um número inteiro de 3 a 40, preferivelmente até 20,e em que cada átomo de carbono presente em R3 não transporta mais doque um ou nenhum grupo OH, em particular glicerol, trimetiloletano, trimeti-lolpropano, poliglicerol ou misturas dos mesmos,
e além disso tetraidrofurano, 1,4-dioxano, sulfóxido de dimetila,carbonato de dietila, carbonato de propileno, piridina, picolina, lutidina, coli-dina, cicloexanona e/ou água, e monoisobutirato de 2,2,4-trimetil-1,3-pentanodiol (éster Texanol).
Em uma outra, modalidade especialmente preferida, o solventepara as biocidas a) e b) é uma mistura de um composto da fórmula Ill comglicerol na relação de peso de 5:1 a 1:5. Na fórmula III, R1 e R2 preferivel-mente são hidrogênio, χ preferivelmente é um número de 4 a 14, em particu-lar 8, e y preferivelmente é zero.
As composições de acordo com invenção são geralmente em-pregadas em tais quantidades de peso que de 0,0001% em peso a 5% empeso preferivelmente 0,0002% em peso a 3% em peso especialmente prefe-rivelmente 0,0005% em peso a 1% em peso, das duas substâncias ativasbiocidas juntamente são empregadas, com base no substrato a ser tratadoou no produto final que foi tratado.
Se apropriado, as composições biocidas de acordo com a inven-ção podem compreender emulsificantes ou dispersantes.
Dispersantes e emulsificante adequados são produtos de adiçãode 2 a 30 mois de oxido de etileno e/ou até 5 mois de óxido de propilenocom alcoóis graxos de cadeia linear tendo 8 a 22 átomos de carbono, comácidos graxos tendo 12 a 22 átomos de carbono e com alquilfenóis tendo 8 a15 átomos de carbono no grupo alquila; mono- ou diésteres de ácido C12-C18-graxo de produtos de adição de 1 a 30 mois de óxido de etileno com gli-cerol; mono- e diésteres de glicerol e mono- e diésteres de sorbitano de áci-dos graxos saturados e insaturados tendo 6 a 22 átomos de carbono e seusprodutos de adição de óxido etileno; produtos de adição de 15 a 60 mois deóxido de etileno com óleo de rícino e/ou óleo de rícino hidrogenado; ésteresde poliol, em particular ésteres de poliglicerol tais como, por exemplo, poliri-cinoleato de poliglicerol e poli-12-hidroxiestearato de poliglicerol.
Ésteres de ácido graxo líquido preferidos são Iaurato de poligli-ceril-2 PEG-10 e sesquiisoestearato de poligliceril-2.
Além disso adequados são ésteres de ácido mono-, di- ou trial-quilfosfórico etoxilados e não etoxilados e ésteres de ácido alquilarilfosfórico,por exemplo ésteres de ácido isotridecilfosfórico e seus sais, ésteres de áci-do tri-sec-butilfenolfosfórico e seus sais, e ésteres de ácido tristirilfenilfosfóri-co e seus sais.
É também possível empregar emulsificantes catiônicos tais co-mo mono-, di- e trialquilquats e seus derivados poliméricos.
Misturas de compostos de duas ou mais destas classes de subs-tâncias são também adequadas. Os produtos de adição de óxido de etilenoe/ou óxido de propileno com alcoóis graxos, ácidos graxos, alquilfenóis, mo-noésteres e diésteres de glicerol e monoésteres e diésteres de sorbitano deácidos graxos ou com óleo de rícino são produtos comercialmente disponí-veis conhecidos. Estes tomam a forma de misturas homólogas cujo graumédio de alcoxilação corresponde à relação entre as quantidades das subs-tâncias óxido de etileno e/ou óxido de propileno e de substrato, com cujasquantidades a reação de adição é realizada.
As composições biocidas de acordo com a invenção podemcompreender de 0,1 a 40% em peso, preferivelmente 1 a 30% em peso, es-pecialmente preferivelmente 3 a 20% em peso, de um ou mais emulsifican-tes ou dispersantes, com base nas composições biocidas finalizadas.
As composições biocidas de acordo com a invenção podem adi-cionalmente compreender tensoativos, espessantes, agentes antigelifican-tes, solubilizantes, agentes que concedem proteção contra temperaturasbaixas, agentes antiespumantes, tampões, agentes umectantes, agentes decomplexação, sequestrantes, eletrólitos, agentes de ajuste, substâncias odo-ríferas e colorantes.
Em uma outra modalidade, as composições de acordo com a in-venção podem compreender tensoativos aniônicos.
Tensoativos aniônicos preferidos são sulfatos de alquila de ca-deia linear ou ramificada, alquilsulfonatos, carboxilatos de alquila, fosfatos dealquila, sulfosucinatos de alquila e tauratos de alquila, sulfonatos de alquiléster, arilalquilsulfonatos e sulfatos de alquil éter.
Sulfatos de alquila são ácidos ou sais solúveis em água da fór-mula ROSO3M em que R preferivelmente é um radical Ci0-C24-hidrocarbo-neto, especialmente preferivelmente um radical alquila ou hidroxialquila ten-do 10 a 20 átomos de carbono e particularmente preferivelmente um radicalC12-C18-alquila ou -hidroxialquila. M é hidrogênio ou um cátion, preferivel-mente um cátion de metal de álcali (por exemplo sódio, potássio, lítio) ouamônio ou amônio substituído, por exemplo um cátion de metil-, dimetil- etrimetilamônio ou um cátion de amônio quaternário tais como cátion de te-trametilamônio e dimetilpiperidínio e cátions de amônio quaternário deriva-dos de alquilaminas tais como etilamina, dietiiamina, trietilamina e suas mis-turas.
Os sulfatos de alquil éter são ácidos ou sais solúveis em água dafórmula RO(A)mSO3M em que R preferivelmente é um radical Ci0-C24-alquilaou -hidroxialquila não substituído, especialmente preferivelmente um radicalCi2-C2o-alquila ou -hidroxialquila e particularmente preferivelmente um radi-cal Ci2-Ci8-alquila ou -hidroxialquila. A é uma unidade etóxi ou propóxi,m é um número maior do que O, tipicamente entre 0,5 e 6, especialmentepreferivelmente entre 0,5 e 3, e M é um átomo de hidrogênio ou um cátion,preferivelmente um cátion de metal (por exemplo sódio, potássio, lítio, cálcio,magnésio), amônio ou um cátion de amônio substituído. Exemplos de cá-tions de amônio substituído são metil-, dimetil-, trimetilamônio e cátions deamônio quaternário tais como cátions de tetrametilamônio e dimetilpiperidí-nio, e aqueles que são derivados de alquilaminas tais como etilamina, dieti-lamina, trietilamina ou misturas dos mesmos. Exemplos que podem sermencionados são C12-Ci8-alquilpolietoxilato (1,0)sulfato, Ci2-Ci8-alquilpoli-etoxilato (2,25)sulfato, Ci2-Ci8-alquilpolietoxilato (3,0)sulfato, Ci2-C18-alquil-polietoxilato (4,0)sulfato, o cátion sendo sódio ou potássio.
Alquilsulfonatos que são também adequados são aqueles comcadeias C6-C22-alquila de cadeia linear ou ramificada, por exemplo sulfona-tos de parafina primária, sulfonatos de parafina secundária, alquilarilsulfona-tos, por exemplo alquilbenzenossulfonatos de cadeia linear com cadeias C5-C20-alquila, alquilnaftalenossulfonatos, condensados de naftalenossulfonatoe formaldeído, lignossulfonato, sulfonatos de alquil éster, isto é ésteres decadeia linear sulfonados de ácidos C8-C20-carboxílicos (isto é ácidos graxos),C8-C24-olefinsulfonatos, ácidos policarboxílicos sulfonados, preparados porsulfonação dos pirolisados de citratos de metal alcalino-terroso.
Outros tensoativos aniônicos adequados são selecionados entresulfatos de alquilglicerol, sulfatos de acilglicerol graxos, sulfatos de oleilglice-rol, sulfatos de éter de alquilfenol, fosfatos de alquila, fosfatos de alquil éter,isetionatos tais como acilisetionatos, N-aciltauretos, alquilsucinamatos, sul-fossucinatos, em particular sulfossucinatos de di-nonila ou di-octila, monoés-teres dos sulfossucinatos (especialmente Ci2-Ci8-monoésteres saturados einsaturados) e diésteres dos sulfossucinatos (especialmente Ci2-Ci8-diéste-res saturados e insaturados), sarcosinatos de acila, sulfatos de alquilpolissa-carídeos tais como sulfatos de alquilpoliglicosídeos, sulfatos de alquila pri-mária ramificada e polietoxicarboxilatos de alquila, tais como aqueles dafórmula RO(CH2CH2O)kCH2COO M+ onde R é um grupo C8-C22-alquila, k éum número de O a 10 e M é um cátion de formação de sal, solúvel.
Tensoativos não-iônicos que são preferivelmente adequados sãoetoxilatos de álcool graxo (alquilpolietileno glicóis), alquilfenol polietileno gli-cóis, alquilmercaptano polietileno glicóis, etoxilatos de amina graxa (alquila-minopolietileno glicóis), etoxilatos de ácido graxo (acilpolietileno glicóis), eto-xilatos de polipropileno glicol (por exemplo Pluronics®), alquilolamidas deácido graxo (polietileno glicóis amida de ácido graxo), amidas de ácido graxode N-alquil- e N-alcoxipolihidróxi, alquilpolissacarídeos, ésteres de sacarose,ésteres de sorbitol e éteres de poliglicol.
Tensoativos anfotéricos adequados são preferivelmente anfoa-cetatos, especialmente preferivelmente monocarboxilatos e dicarboxilatostais como cocoanfocarboxipropionato, ácido cocoamidocarboxipropiônico,cocoanfocarboxiglicinato (também referido como cocoanfodiacetato) e coco-anfoacetato.
Exemplos de tensoativos catiônicos que são adequados são clo-reto ou brometo de di(Cio-C24)-alquildimetilamônio, preferivelmente cloretoou brometo de di(Ci2-Ci8)-alquildimetilamônio; cloreto ou brometo de (Ci0-C24)-alquildimetiletilamônio; cloreto ou brometo de (Ci0-C24)-alquiltrimetil-amônio, preferivelmente cloreto ou brometo de cetiltrimetilamônio, e cloretoou brometo de (C20-C22)alquiltrimetilamônio; cloreto ou brometo de (Ci0-C24)-alquildimetilbenzilamônio, preferivelmente cloreto de (Ci2-Ci8)-alquildimetil-benzilamônio; cloreto ou brometo de N-(C10-Ci8)-alquilpiridínio, preferivel-mente cloreto ou brometo de N-(Ci2-Ci6)-alquilpiridínio; cloreto, brometo ousulfato de monoalquila de N-(Ci0-Ci8)alquilisoquinolínio; cloreto de N-(Ci2-Ci8)alquilpolioilaminoformilmetilpiridínio; cloreto, brometo ou sulfato de mo-noalquila de N-(Ci2-C18)-alquil-N-metilmorfolínio; cloreto, brometo ou sulfatode monoalquila de N-(Ci2-Ci8)-alquil-N-etilmorfolínio; cloreto de (Ci6-Ci8)alquilpentaoxetilamônio; cloreto de diisobutilfenoxietoxietildimetilbenzilamô-nio; sais de Ν,Ν-dietilaminoetilestearilamida e -oleilamida com ácido hidro-clórico, ácido acético, ácido lático, ácido cítrico, ácido fosfórico; cloreto, bro-meto ou sulfato de monoalquila de N-acilaminoetil-N,N-dietil-N-metil-amônioe cloreto, brometo ou sulfato de monoalquila de N-acilaminoetil-N,N-dietil-N-benzilamônio, onde acila é preferivelmente estearila ou oleíla.
As composições biocidas de acordo com a invenção podemcompreender de 0,1 a 40% em peso, preferivelmente 1 a 30% em peso, es-pecialmente preferivelmente 3 a 20% em peso, de um ou mais tensoativos,com base nas composições biocidas finalizadas.
Espessantes que são preferivelmente empregados são carboxi-metilcelulose e hidroxietilcelulose, goma xantan, goma guar, ágar-ágar, algi-natos e tiloses, além destes, monoésteres e diésteres de polietileno glicol depeso molecular elevado de ácidos graxos, óleo de rícino hidrogenado, saisde ácidos graxos de cadeia longa, por exemplo estearatos de sódio, potás-sio, alumínio, magnésio e titânio, ou sais de sódio e/ou potássio de ácidobeênico, porém também poliacrilatos, álcool polivinílico e polivinilpirrolidona,e polissacarídeos. São também adequados copolímeros com base em ácidoacriloildimetiltáurico, como descrito em EP-A-1 060 142, EP-A-1 028 129,EP-A-1 116 733.
Os espessantes podem preferivelmente ser empregados nascomposições biocidas de acordo com a invenção em quantidades de 0,01 a5% em peso e em particular em quantidades de 0,5 a 2% em peso, com ba-se nas composições biocidas finalizadas.
Solubilizantes adequados são toluenossulfonato de sódio, cu-menossulfonato de sódio, xilenossulfonato de sódio, ácidos alcanofosfônicose ácidos alquenildicarbônicos, e seus anidridos.
Os estabilizantes de temperatura baixa podem ser todas assubstâncias habituais que podem ser empregadas para este propósito.Exemplos que podem ser mencionados são uréia, glicerol e propileno glicol.
Peróxido de hidrogênio pode ser qualquer peróxido inorgânicoque libera peróxido de hidrogênio em solução aquosa, tal como, por exem-plo, perborato de sódio (monoidrato e tetraidrato) e percarbonato de sódio.
Antiespumantes adequados são alcoxilatos de alquil éster de á-cido graxo; organopolissiloxanos tais como polidimetilsiloxanos e suas mistu-ras com sílica opcionalmente silanizada, ultrafina; parafinas; ceras e cerasmicrocristalinas e suas misturas com sílica silanizada. Misturas de uma vari-edade de inibidores de espuma, por exemplo aquelas de óleo de silicone,parafina líquida e/ou ceras, são também vantajosas.
Tampões adequados são todos os ácidos costumeiros e seussais. Tampões de fosfato, tampões de carbonato e tampões de citrato sãomencionados por preferência.
Agentes umectantes que podem ser empregados são etoxila-tos/propoxilatos alcoólicos.
Além disso, as composições de acordo com a invenção preferi-velmente compreendem agentes neutralizantes e agentes de ajuste paraajustar as composições para uma viscosidade de 100 a 2000 mPas, preferi-velmente aproximadamente 600 mPas. Agentes de ajuste preferidos sãosais inorgânicos, especialmente preferivelmente sais de amônio ou sais demetal, em particular de haletos, óxidos, carbonatos, hidrogencarbonatos,fosfatos, sulfatos e nitratos, em particular cloreto de sódio. Agentes neutrali-zantes preferidos são NaOH e KOH.
As composições de acordo com a invenção podem compreendersais inorgânicos e orgânicos como eletrólitos. Substâncias adequadas sãoos haletos, nitratos, fosfatos, carbonatos, hidrogencarbonatos, sulfatos, sili-catos, acetatos, óxidos, citratos ou polifosfatos de metais de álcali, metaisalcalino-terrosos, metais ou amônio. Exemplos que são preferivelmente em-pregados são CaCI2, MgCI2, LiCIj KCI, NaCI, K2SO4, K2CO3, MgSO4,Mg(N03)2, ZnCI2, ZnO, MgO, ZnSO4, CuSO4, Cu(NO3)2-
Sais orgânicos adequados são sais de amônio ou sais de metal,preferivelmente de ácido glicólico, ácido lático, ácido cítrico, ácido tartárico,ácido mandélico, ácido salicílico, ácido ascórbico, ácido pirúvico, ácido fumá-rico, ácido retinóico, ácidos sulfônicos, ácido benzóico, ácido cójico, ácido defruta, ácido málico, ácido glucônico, ácido galacturônico. As composições deacordo com a invenção podem também compreender misturas de uma vari-edade de sais como eletrólito.
As preparações de acordo com a invenção podem compreendereletrólitos em quantidades de 0,01 a 50% em peso, preferivelmente 0,1 a20% em peso, especialmente preferivelmente 0,5 a 10% em peso, com basena composição biocida.
Exemplos de sequestrantes adequados são tripolifosfato de só-dio (STPP), ácido etilenodiaminatetraacético (EDTA), seus sais, ácido nitrilo-triacético (NTA), poliacrilato, fosfonato, por exemplo ácido 1-hidroxietano-1,1-difosfônico (HEDP), sais de ácido polifosfóricos tais como ácido etileno-diaminatetrametilenofosfônico (EDTMP) e ácido dietilenotriaminapentameti-lenofosfônico (DTPMP), ácido oxálico, sal de ácido oxálico, ácido cítrico,zeolita, carbonatos e policarbonatos.
Agentes de complexação adequados são fosfonatos, aminofos-fonatos e aminocarboxilatos.
As composições biocidas de acordo com a invenção são preferi-velmente empregadas para preservação de pinturas, esmaltes, emulsões depolímero, lubrificantes refrescantes, auxiliares de metaloplastia, formulaçõesde proteção de safra, produtos químicos de construção, detergentes, plásticoe adesivos.
Além disso, as composições biocidas de acordo com a invençãopodem ser utilizadas como desinfetantes, diretamente ou em diluição.
Além disso, as composições biocidas de acordo com a invençãopodem ser incorporadas nos materiais de revestimento para superfícies. Su-perfícies que são revestidas com tais materiais de revestimento são dessemodo equipadas com propriedades biocidas.
As taxas de aplicação mencionadas acima das substâncias ati-vas biocidas aplicam-se a todas as aplicações mencionadas acima.
As composições biocidas preferivelmente têm um pH de 1 a 13,especialmente preferivelmente 3 a 9, em particular 4 a 8.Exemplos
Os exemplos que seguem são destinados a ilustrar a invençãoem maiores detalhes. Todas as porcentagens são por peso, a menos que deoutra maneira especificada.
Tabela 1: Solubilizantes de substâncias ativas biocidas em diferentes solventes
<table>table see original document page 18</column></row><table><table>table see original document page 19</column></row><table><table>table see original document page 20</column></row><table>
Para determinar as solubilidades das substância(s) ativa(s), 50%em peso de substância ativa/mistura de substância ativa e 50% em peso desolvente foram agitados durante 15 minutos a 25°C. Se nenhuma solução forobtida, em cada caso 5% em peso de solvente serão adicionados, e a mistu-ra será agitada durante 15 minutos a 25°C até uma solução clara resultar.<table>table see original document page 21</column></row><table><table>table see original document page 22</column></row><table>Tabela 4: Estabilidade de armazenagem de substâncias ativas biocidasem diferentes solventes a +25°C e +40°C após armazenagem de 28 dias.
1,2-Benzisotiazolin-3-ona/1,2-dibromo-2,4-dicianobutano em dietileno glicol
<table>table see original document page 23</column></row><table>
1,2-Benzisotiazolin-3-ona/1,2-dibromo-2,4-dicianobutano em polietileno glicol
<table>table see original document page 23</column></row><table>
1,2-Benzisotiazolin-3-ona/1,2-dibromo-2,4-dicianobutano em 3:1 de polietile-no glicol 400/glicerol
<table>table see original document page 23</column></row><table>
A comparação dos Exemplos 63 e 65 mostra claramente que acombinação das 1,2-benzisotiazolin-3-ona e 1,2-dibromo-2,4-dicianobutanobiocidas é particularmente estável em uma mistura de PEG400 e glicerol.Exemplos de formulação:
Exemplo 66
Pasta Nipacide BIT - 10,00 (conteúdo de substância ativa de 7,5%)
1,2-Dibromo-2,4-dicíanobutano - 4,04% (conteúdo de substânciaativa de 4,0%)
Poliglicol 300 - até 100%
Aparência da formulação, a 20°C, imediatamente: clara, nenhumcristalAparência da formulação, após armazenagem de 14 dias a54°C: clara, nenhum cristal
Aparência da formulação, após armazenagem de 14 dias a 5°C:clara, nenhum cristal
Exemplo 67
Pasta Nipacide BIT - 8,50 (conteúdo de substância ativa de6,4%)
1,2-Dibromo-2,4-dicianobutano - 4,04% (conteúdo de substânciaativa de 4,0%)
Dietilenoglicol-até 100%
Aparência da formulação, a 20°C, imediatamente: clara, nenhumcristal
Aparência da formulação, após armazenagem de 14 dias a54°C: clara, nenhum cristal
Aparência da formulação, após armazenagem de 14 dias a 5°C:clara, nenhum cristal
Nome químico dos produtos comerciais empregados:
Nipacide BIT: 1,2-benzisotiazolin-3-ona
Polietileno glicol 300: polietileno glicol (7 unidades de etileno gli-col)
TEGDNE: éter dimetílico de tetraetileno glicol.
Poliglicol M350: éter monometílico de polietileno glicol
Poliglicol D21/150: etileno propileno glicol.

Claims (17)

1. Composição biocida na forma de uma solução, compreendendo:a) 1,2-benzisotiazolin-3-ona<formula>formula see original document page 25</formula>e/ou um sal do mesmo, preferivelmente seu sal de amônio ou metal de álca-li, em particular seu sal de lítio, sódio ou potássio,b) 1,2-dibromo-2,4-dicianobutano<formula>formula see original document page 25</formula>c) pelo menos um solvente da fórmula IllR1 - (0-A)(X+y) - O-R2 (III)em queR1 e R2 independentemente um do outro são hidrogênio ou umgrupo alquila saturado ou insaturado, de cadeia linear ou ramificada tendo 1a 8 átomos de carbono,(O-A) é um grupo alcóxi selecionado entre grupo etilenóxi (EO),grupo propilenóxi (PO), grupo butilenóxi e/ou feniletóxi,χ é um número de 1 a 15 ey é um número de O a 10.
2. Composição de acordo com a reivindicação 1, compreenden-do 1,2-benzisotiazolin-3-ona da fórmula I ou seu sal em quantidades de 1%em peso a 30% em peso e 1,2-dibromo-2,4-dicianobutano da fórmula Il emquantidades de 1% em peso a 40% em peso, em cada caso com base nopeso total da solução.
3. Composição de acordo com a reivindicação 1 e/ou 2, com-preendendo 1,2-benzisotiazolin-3-ona da fórmula I ou seu sal e 1,2-dibromo--2,4-dicianobutano da fórmula Il na relação de peso de 1,2-benzisotiazolin-3-ona para 1,2-dibromo-2,4-dicianobutano na faixa de 1:10 a 10:1.
4. Composição de acordo com uma ou mais das reivindicações 1a 3, em que (O - A)(x+y) é um grupo alcóxi homogêneo compreendendo (x+y)= 1 a 25 unidades alcóxi.
5. Composição de acordo com uma ou mais das reivindicações 1a 3, em que (O - A)(x+y) é um grupo alcóxi misto da fórmula -(O-A1)x-(O-A2)y-que pode ser disposto randomicamente ou em blocos e em que χ é um nú-mero de 1 a 15 e y é um número de O a 10, e (O-A1) é uma unidade etile-nóxi e (O-A2) é uma unidade propilenóxi, uma unidade butilenóxi ouuma unidade feniletóxi.
6. Composição de acordo com uma ou mais das reivindicações-1 a 5, em que R1 é um grupo alquila tendo 1 a 4 átomos de carbono.
7. Composição de acordo com uma ou mais das reivindicações 1a 6, em que R2 é um grupo alquila tendo 1 a 4 átomos de carbono.
8. Composição de acordo com uma ou mais das reivindicações 1a 7, em que χ é um número de 1 a 10.
9. Composição de acordo com uma ou mais das reivindicações 1a 8, em que y é um número de 1 a 5.
10. Composição de acordo com uma ou mais das reivindicações-1 a 5, em que R1 é hidrogênio e R2 é um grupo alquila de cadeia linear ouramificada tendo 1 a 8 átomos de carbono, χ é um número entre 2 e 12 e y é 0.
11. Composição de acordo com uma ou mais das reivindicações-1 a 5, em que R1 é hidrogênio, R2 é n-butila, χ é um número de2a6eyéonúmero 0.
12. Composição de acordo com uma ou mais das reivindicações-1 a 5, em que R1 é hidrogênio, R2 é metila, χ é um número de 2 a 12 e y ézero.
13. Composição de acordo com uma ou mais das reivindicações-1 a 5, 8 e 9, em que R1 e R2 são hidrogênio.
14. Composição de acordo com uma ou mais das reivindicações- 1 a 5, em que R1 e R2 são hidrogênio, (O-A) é um grupo etilenóxi (EO)1 χ éum número de 1 a 15, preferivelmente 2 a 12, e y é zero.
15. Composição de acordo com uma ou mais das reivindicações 1 a 4, 8, 13, 14, em que o solvente C) é misturado com um álcool polivalenteda fórmula IVR3(OH)y IVem queR3 é um grupo hidrocarboneto com 3 a 4 átomos de carbono, ey é um número inteiro de 3 a 40,e em que cada átomo de carbono contido em R3 porta no máximo um, ounenhum, grupo OH.
16. Composição de acordo com a reivindicação 15, em que oálcool polivalente é glicerol.
17. Uso de uma composição como definida em uma ou maisdas reivindicações 1 a 16 como conservante.
BRPI0708700-4A 2006-03-09 2007-02-26 composições biocidas contendo 1,2-benzisotiazolin-3-ona e 1,2-dibromo-2,4-di-cianobutano BRPI0708700A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102006010941A DE102006010941A1 (de) 2006-03-09 2006-03-09 Biozide Zusammensetzungen
DE102006010941.4 2006-03-09
PCT/EP2007/001629 WO2007101576A2 (de) 2006-03-09 2007-02-26 Biozide zusammensetzungen enthaltend 1,2-benzisothiazolin-3-on und 1,2-dibromo-2,4 -dicyanobutan

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0708700A2 true BRPI0708700A2 (pt) 2011-06-07

Family

ID=38335989

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0708700-4A BRPI0708700A2 (pt) 2006-03-09 2007-02-26 composições biocidas contendo 1,2-benzisotiazolin-3-ona e 1,2-dibromo-2,4-di-cianobutano

Country Status (10)

Country Link
US (1) US20090105320A1 (pt)
EP (1) EP1998617A2 (pt)
JP (1) JP2009529507A (pt)
CN (1) CN101431897A (pt)
AU (1) AU2007222692A1 (pt)
BR (1) BRPI0708700A2 (pt)
DE (1) DE102006010941A1 (pt)
MX (1) MX2008011453A (pt)
RU (1) RU2008140182A (pt)
WO (1) WO2007101576A2 (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102005045002A1 (de) * 2005-09-21 2007-03-29 Clariant Produkte (Deutschland) Gmbh Biozide Zusammensetzungen
CN101489391B (zh) * 2006-07-25 2014-09-03 陶氏环球技术有限责任公司 稳定、低voc、低粘度的杀生制剂及制备这种制剂的方法
DE102007037013A1 (de) * 2007-08-06 2009-02-19 Clariant International Ltd. Biozide Zusammensetzungen
TW200932107A (en) * 2008-01-18 2009-08-01 Dow Global Technologies Inc Stable, low VOC, low viscous biocidal formulations and method of making such formulations
DK2583555T3 (en) * 2008-04-11 2015-08-10 Omya Int Ag The use of a composition having biocidal activity to aqueous compositions and a process for bacterial stabilizing such aqueous compositions
JP5210360B2 (ja) * 2009-07-30 2013-06-12 ローム アンド ハース カンパニー 相乗的殺微生物組成物
JP5520272B2 (ja) * 2010-11-18 2014-06-11 ダウ グローバル テクノロジーズ エルエルシー 1,2−ベンゾイソチアゾリン−3−オンとトリス(ヒドロキシメチル)ニトロメタンとの相乗的抗微生物組成物
JP5677368B2 (ja) * 2011-06-17 2015-02-25 ダウ グローバル テクノロジーズ エルエルシー 水性分散物
US8466184B2 (en) * 2011-10-27 2013-06-18 Titan Chemicals Limited Biocide
EP2951156A1 (en) 2012-11-28 2015-12-09 Grünenthal GmbH Specific carboxamides as kcnq2/3 modulators

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4830657A (en) * 1982-06-21 1989-05-16 Calgon Corporation Synergistic antimicrobial combination
EP0098410B1 (en) * 1982-06-21 1985-11-21 Merck & Co. Inc. Synergistic antimicrobial combination
JPS6019704A (ja) * 1983-07-15 1985-01-31 Hokko Chem Ind Co Ltd 防腐防かび剤
GB9009529D0 (en) * 1990-04-27 1990-06-20 Ici Plc Biocide composition and use
GB9300936D0 (en) * 1993-01-19 1993-03-10 Zeneca Ltd Stable liquid compositions and their use
US5585033A (en) * 1995-07-21 1996-12-17 Huls America Inc. Liquid formulations of 1,2-benzisothiazolin-3-one
US6610282B1 (en) * 1998-05-05 2003-08-26 Rohm And Haas Company Polymeric controlled release compositions
EP0980648A1 (de) * 1998-08-20 2000-02-23 Thor Chemie Gmbh Synergistische Biozidzusammensetzung
JP2000080002A (ja) * 1998-09-02 2000-03-21 Shintoo Fine Kk 工業用抗菌剤組成物および抗菌方法
DE10112755A1 (de) * 2001-03-16 2002-10-02 Bode Chemie Gmbh & Co Kg Synergistische biozide Wirkstoffkombinationen, Zusammensetzungen, solche Wirkstoffkombinationen enthaltend, und Verwendung solcher Zusammensetzungen als Konservierungsmittel
FR2826270B1 (fr) * 2001-06-22 2005-01-28 Oreal Lingette et ses utilisations dans le domaine cosmetique
JP2003342103A (ja) * 2002-05-29 2003-12-03 Sakura Color Prod Corp 防黴剤スプレー
US7105555B2 (en) * 2004-04-06 2006-09-12 Isp Investments Inc. Stable, neutral pH VOC-free biocidal compositions of 1,2-benzisothiazolin-3-one

Also Published As

Publication number Publication date
WO2007101576A3 (de) 2008-04-10
RU2008140182A (ru) 2010-04-20
MX2008011453A (es) 2008-09-24
AU2007222692A1 (en) 2007-09-13
JP2009529507A (ja) 2009-08-20
DE102006010941A1 (de) 2007-09-13
CN101431897A (zh) 2009-05-13
EP1998617A2 (de) 2008-12-10
WO2007101576A2 (de) 2007-09-13
US20090105320A1 (en) 2009-04-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0708700A2 (pt) composições biocidas contendo 1,2-benzisotiazolin-3-ona e 1,2-dibromo-2,4-di-cianobutano
BRPI0616382A2 (pt) composições biocidas
ES2445033T3 (es) Composición herbicida que comprende una sal de glifosato y una betaína
US8496952B2 (en) Antimicrobial compositions comprising silver chloride and benzoisothiazoline
CA2733644C (en) Concentrated hydrogen peroxide disinfecting solutions
ES2268328T3 (es) Concentrado herbicida acuoso que comprende un tensioactivo de tipo betania.
EP1767091A2 (de) Biozide Zusammensetzungen
WO2000057702A1 (en) Aqueous fungicide dispersion
DE69636504T2 (de) Wässrige Zusammensetzungen enthaltend eine Haloalkynyl-Verbindung und einen Puffer zur Verleihung biozider Eigenschaften und zur Stabilisierung der Endformulierungen
JP2004307483A (ja) 殺微生物組成物
AU8595198A (en) Composition for inhibiting microbial adhesion on surfaces
EP1767093A2 (de) Biozide Zusammensetzungen enthaltend ein Isothiazolinbiozid und N-Methyl-2-Pyrrolidon
RU2020100237A (ru) Стабилизированные протиоконазолсодержащие композиции с низким содержанием 2-(1-хлорциклопропил)-1-(2-хлорфенил)-3-(1н-1,2,4-триазол-1-ил)пропан-2-ола
RU2752162C2 (ru) Стабильные водные дисперсии биоцидов
DE102007009450A1 (de) Antimikrobielle Zusammensetzungen
SE457059B (sv) Komposition foer dispergering av oljeflaeckar
DE102007037013A1 (de) Biozide Zusammensetzungen
ES2231198T3 (es) Compuesto sinergico constituido por biocidas.
WO1999046989A1 (en) Compositions of tetrakis (hydroxymethyl) phosphonium salts with an antifoaming agent
JP2004307482A (ja) 殺微生物組成物
US20160021884A1 (en) Stable solutions of 1,2-benzisothiazolin-3-one
DE102008063093A1 (de) Antimikrobielle Zusammensetzungen
JPWO2008146436A1 (ja) 安定な殺微生物組成物
JPH02311401A (ja) 海生生物付着防止用水性製剤

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: CLARIANT FINANCE (BVI) LIMITED (VG)

Free format text: TRANSFERIDO DE: CLARIANT INTERNATIONAL LTD.

B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal acc. article 33 of ipl - extension of time limit for request of examination expired