BRPI0706277B1 - composição de tratamento para lavagem de roupa, e, método doméstico de tratamento de produto têxtil - Google Patents

composição de tratamento para lavagem de roupa, e, método doméstico de tratamento de produto têxtil Download PDF

Info

Publication number
BRPI0706277B1
BRPI0706277B1 BRPI0706277A BRPI0706277A BRPI0706277B1 BR PI0706277 B1 BRPI0706277 B1 BR PI0706277B1 BR PI0706277 A BRPI0706277 A BR PI0706277A BR PI0706277 A BRPI0706277 A BR PI0706277A BR PI0706277 B1 BRPI0706277 B1 BR PI0706277B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
dye
treatment composition
laundry treatment
composition according
ppb
Prior art date
Application number
BRPI0706277A
Other languages
English (en)
Inventor
Jayne Michelle Bird
Stephen Norman Batchelor
Original Assignee
Unilever Nv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Unilever Nv filed Critical Unilever Nv
Publication of BRPI0706277A2 publication Critical patent/BRPI0706277A2/pt
Publication of BRPI0706277B1 publication Critical patent/BRPI0706277B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D3/00Other compounding ingredients of detergent compositions covered in group C11D1/00
    • C11D3/40Dyes ; Pigments

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)
  • Coloring (AREA)
  • Treatments For Attaching Organic Compounds To Fibrous Goods (AREA)

Abstract

composição de tratamento para lavagem de roupa, e, metodo domestico de tratamento de produto têxtil. uma composição de tratamento para lavagem de roupa composta de: (i) de 2 a 70% em peso de um tensoativo, e de 0,0001 a 0,1% em peso de um corante de azina, onde o corante tem a seguinte estrutura de núcleo (i), onde r~a~, r~b~, r~d~ e rd são escolhidos de: h, uma cadeia alquila ramificada ou linear c~1~ a c~7~, benzila, fenila, e naftila; o corante é substituído com pelo menos um grupo 503 ou -c00; o anel b não tem um grupo com carga negativa ou sal do mesmo; e o anel a poderá ser ainda substituído para formar uma naftila; o corante opcionalmente é substituído por grupos escolhidos de: amina, metila, etila, hidroxila, metóxi, etóxi, fenóxi, cl, br, 1, f e no~2~.

Description

“COMPOSIÇÃO DE TRATAMENTO PARA LAVAGEM DE ROUPA, E, MÉTODO DOMÉSTICO DE TRATAMENTO DE PRODUTO TÊXTIL” CAMPO DA INVENÇÃO A invenção atual refere-se ao fornecimento de corantes para tecidos.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
Varias roupas se tomam amarelas ao longo de vários ciclos de uso e lavagem, reduzindo o valor estético da roupa. Para manter a aparência branca poderão ser utilizados corantes de aplicação de tonalidade. Parar as utilizações principais de lavagem estes, de preferência, são corante azuis ou violetas do ácido, de classe de corantes reativos diretos ou hidrolisados. Uma quantidade de problemas aparece durante o uso, que são dependentes da classe de corante.
Os corantes diretos ficam mais fortes ao longo de lavagens múltiplas, e isto pode levar a uma cor forte azul ou violeta na roupa. Para fazer com que esta super tonalidade seja aceitável, um nível menor de corante deve ser utilizado, reduzindo o benefício.
Os corantes ácidos têm a vantagem de não ficarem mais fortes ao longo de lavagens múltiplas. No entanto, não foi encontrado nenhum corante ácido que mostre uma deposição elevada em algodão e produza uma tonalidade verdadeira azul ou violeta na roupa. Muitos têm uma cor verde demais para a obtenção de efeitos ótimos de tonalidade. Adicionalmente, vários corantes ácidos que se depositam no algodão também são depositados sobre náilon, e isto leva a um super tonalidade do náilon depois de lavagens múltiplas.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Foi verificado que alguns corantes ácidos de azina embora se depositem bem sobre substratos de algodão, são depositados pobremente sobre náilon e são capazes de produzirem uma tonalidade verdadeira azul no substrato de algodão.
Em um aspecto, a invenção atual apresenta uma composição de tratamento para lavagem de roupa composta de: (i) de 2 a 70% em peso de um tensoativo, e de 0,0001 a 0,1% em peso de um corante de azina, onde o corante tem a seguinte estrutura do núcleo: I), onde Ra, Rb, Rc e são escolhidos de: H, uma cadeia alquila Ci a C7 ramificada ou linear, benzila, fenila, e uma naftila; o corante é substituído com pelo menos um grupo SO3' ou -COO"; o anel B não possui um grupo com carga negativa ou sal do mesmo; e o anel A poderá ser ainda substituído para formar uma naftila; o corante, opcionalmente, é substituído por grupos escolhidos de: amina, metila, etila, hidroxila, metóxi, etóxi, fenóxi, Cl, Br, I, F, e NO2.
Em outro aspecto, a invenção atual apresenta um método doméstico de tratamento de um produto têxtil, o método sendo composto das etapas de: (i) tratamento de um produto têxtil com uma solução aquosa de um corante de azina ácido conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 7, a solução aquosa sendo composta de 1 ppb a 1 ppm do corante e de 0 ppb a 1 ppm de outro corante escolhido de: corantes hidrofóbicos e corantes diretos; e, de 0,0 g/litro a 3 g/litro de um tensoativo; e, (ii) a rinsagem e a secagem do produto têxtil.
De preferência, o método é executado onde a solução aquosa está entre 10 a 30°C. Isto auxilia a deposição do corante de azina.
De preferência, a solução aquosa contém 0,3 a 2,5 g/litro de tensoativo. O pH da solução aquosa, produzido por uma dose unitária da composição de tratamento para lavagem de roupa, está na faixa de 2 a 12. De preferência, o pH da solução aquosa está na faixa de 7 a 11.
De preferência, o corante de azina está presente de 10 ppb a 200 ppb do corante.
De preferência, o corante hidrofóbico está presente na faixa de 10 ppb a 200 ppb.
De preferência, o corante direto está presente na faixa de 2 ppb a 40 ppb.
De preferência, a solução aquosa tem uma concentração iônica maior do que 0,01, mais de preferência, maior do que 0,05. A invenção poderá também ser utilizada para melhorar a cor de roupas pretas e azuis durante a lavagem. A invenção atual também se aplica a pacotes comerciais compostos da composição de tratamento para lavagem de roupa, juntamente com instruções para o seu uso.
Soluções de foto-branqueamento poderão ser utilizadas na invenção atual, mas, de preferência, uma solução de foto- branqueamento não está presente na mesma.
DESCRIÇÃO DETALHADA DOS CORANTES DA INVENÇÃO
Está dentro do escopo da invenção ter-se uma mistura de um corante direto, corantes hidrofóbicos e o corante de azina. Isto não impede a presença de outras classes de corantes.
Os corantes, de preferência, são adicionados em produtos granulares, através de uma suspensão de tensoativo ou através de grânulos dosados posteriormente.
Se é utilizado mais de um corante para uma formulação em pó, é preferível que os corantes de fornecimento de tonalidade sejam granulados em conjunto.
Todos os níveis de corantes referem-se a corante puros. CORANTE DE AZINA
Com referência ao corante de azina de estrutura de núcleo (I), é preferível que o anel A seja adicionalmente substituído para formar uma naftila. O corante, de preferência, é substituído por dois grupos SO'3 e nenhum outro substituinte com carga. Uma pessoa versada na técnica verificará que o cátion metálico que é exemplificado como sódio poderá ser variado facilmente e isso está dentro do escopo da invenção, por exemplo, metais de álcalis terrosos e metais alcalino terrosos e estes são preferidos, especialmente, o potássio e o cálcio.
Uma pessoa versada na técnica verificará que além dos requisitos do corante de azina ser substituído com pelo menos um grupo SO3’ ou -COO" e que o anel B não contém um grupo com carga negativa ou sal do mesmo, a latitude para a variação de substituintes é grande sem afetar a eficácia do corante se depositar sobre algodão, conforme é requerido. Os grupos Ra, Rb, Rc e Rd conforme especificado acima, poderão conter outros substituintes.
Com referência ao anel B não conter um grupo B com carga negativa isto é especialmente um SO3" ou COO".
De preferência, o corante tem a seguinte estrutura: onde Ri, R2, R3 e R4 são escolhidos do grupo consistindo de: H, Me, Et, n-Pr e i-Pr; e o corante, opcionalmente, é substituído por um grupo metóxi.
Um corante preferido tem a seguinte estrutura: Os corantes azina preferidos são: acid blue 98, acid violet 50, e acid blue 59, mais de preferência, acid violet 50 e acid blue 98.
Mais de preferência, o corante de azina é o acid blue 98. O corante de azina está presente na formulação em níveis de 0,00001 a 0,1%, de preferência, de 0,0001 a 0, 01%, mais de preferência, 0,0005 a 0,005%.
Em uma realização preferida da invenção, a formulação principal de lavagem contém outros corante de tonalidade escolhidos de corantes hidrofóbicos, mais de preferência, o violeta solvente 13 ou o violeta disperso 27. Estes corantes produzem benefícios para fibras sintéticas como elastano e poliéster. Os corantes hidrofóbicos, de preferência, são azuis ou violetas.
Os corantes hidrofóbicos, de preferência, estão presentes em níveis de 0,0001 a 0,1%, de preferência, 0,0005 a 0,005% em peso.
Em uma realização preferida da invenção, a formulação principal de lavagem contém outros corantes de tonalidade escolhidos de corantes de violeta direto e azul direto.
Nesta realização, o corante ácido produz um tonalidade nas primeiras lavagem que é visual e agradável. O efeito do corante direto se toma visível somente após lavagens múltiplas e serve para neutralizar o amarelamento a longo prazo.
Desta forma, poderão ser fornecidos para o consumidor, tanto o rejuvenescimento, como a manutenção da brancura.
Os corantes de azina têm a vantagem, em relação aos corantes de trifenilmetano, de serem mais estáveis em pH elevado.
CORANTE fflDROFÓBICO
Os corantes hidrofóbicos são definidos como compostos orgânicos com um coeficiente de extinção máximo maior do que 1.000 1/mol/cm na faixa de comprimento de onda de 400 a 750 nm e não possuem carga em solução aquosa em um pH na faixa de 7 a 11. Os corantes hidrofóbicos são isentos de grupos polares de solubilização. Especialmente, o corante hidrofóbico não contém nenhum ácido sulfônico, ácido carboxílico, ou grupos de amônio quaternário. O corante cromóforo, de preferência, é escolhido do grupo que é composto de: azo; antraquinona; ftalocianina; benzodifiiranos; quinoftalonas; azotiofenos; azobenzotioazóis e, cromóforos de trifenilmetano. Os mais preferidos são os corantes cromóforos azo de antraquinona. Vários exemplos de corantes hidrofóbicos são encontrados nas classes de corantes solventes e dispersos. A fixação da tonalidade de roupas brancas poderá ser feita com qualquer cor, dependendo da preferência do consumidor. Azul e violeta, são tonalidades especialmente preferidas, pelo e em conseqüência, os corantes ou misturas preferidas de corantes, são aqueles que produzem uma tonalidade azul ou violeta sobre o branco. E disponível uma larga faixa de corantes solventes e dispersos adequados. No entanto, estudos toxicológicos detalhados demonstraram que uma quantidade de tais corantes, possivelmente são carcinogênicos, por exemplo, o azul disperso. Tais corantes não são preferidos. Os corantes mais adequados poderão ser escolhidos daqueles corantes solventes e dispersos utilizados em cosméticos. Por exemplo, conforme os listados pela União Européia na Diretiva 76/768/EEC anexo IV parte 1. Por exemplo, o violeta disperso 27 e o violeta solvente 13.
Os corantes hidrofóbicos azo preferidos para uso na invenção atual são: azul disperso 10, 11, 12, 21, 30, 33, 36, 38, 42, 43, 44, 47, 79, 79:1, 79:2, 79:3, 82, 85, 88, 90, 94, 96, 100, 102, 106:1, 121, 122, 124, 125, 128, 130, 133, 137, 138, 139, 142, 146, 148, 149, 165, 165:1, 165:2, 165:3, 171, 173, 174, 175, 177, 183, 187, 189, 193, 194, 200, 201, 202, 205, 206, 207, 209, 210, 211, 212, 219, 220, 222, 224, 225, 248, 252, 253, 254, 255, 256, 257, 258, 259, 260, 264, 265, 266, 267, 268, 269, 270, 278, 279, 281, 283, 284, 285, 286, 287, 290, 291, 294, 295, 301, 303, 304, 305, 313, 315, 316, 317, 319, 321, 322, 324, 328, 330, 333, 335, 336, 337, 338, 339, 340, 341, 342, 343, 344, 345, 346, 351, 352, 353, 355, 356, 358, 360, 366, 367, 368, 369, 371, 373, 374, 375, 376 e 378, violeta disperso 2, 3, 5, 6, 7, 9, 10, 12, 13, 16, 24, 25, 33, 39, 42, 43, 45, 48, 49, 50, 53, 54, 55, 58, 60, 63, 66, 69, 75, 76, 77, 82, 86, 88, 91, 92, 93, 93:1, 94, 95, 96, 97, 98, 99, 100, 102, 103, 104, 106 ou 107, violeta Dianix cc, e corantes com CAS-Nr's 42783-06-02, 210758-046, 104366-25-8, 122063-39-2, 167940-11-6, 52239-04-0, 105076-77-5, 84425-43-4, e 87606-56-2.
Corantes hidrofóbicos de antraquinona preferidos para uso na invenção atual são: violeta solvente 11, 13, 14, 15, 15, 26, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 26, 37, 38, 40, 41, 42, 45, 48, 59; azul solvente 11, 12, 13, 14, 15, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 35, 36, 40, 41, 45, 59, 59:1, 63, 65, 68, 69, 78, 90; violeta disperso 1,4, 8, 11, 11:1, 14, 15, 17, 22, 26, 27, 28, 29, 34, 35,36,38,41,44, 46, 47, 51, 56, 57, 59, 60, 61, 62, 64, 65, 67, 68, 70, 71, 72, 78, 79, 81, 83, 84, 85, 87, 89, 105; azul disperso 2, 3, 3:2, 8, 9, 13, 13:1, 14, 16, 17, 18, 19, 22, 23, 24, 26, 27, 28, 31, 32, 34, 35, 40, 45, 52, 53, 54, 55, 56, 60, 61, 62, 64, 65, 68, 70, 72, 73, 76, 77, 80, 81, 83, 84, 86, 87, 89, 91, 93, 95 97, 98, 103, 104, 105, 107, 108, 109, 111, 112, 113, 114, 115, 116, 117, 118, 119, 123, 126, 127, 131, 132, 134, 136, 140, 141, 144, 145, 147, 150, 151, 152, 153, 154, 155, 156, 158, 159, 160, 161, 162, 163, 164, 166, 167, 168, 169, 170, 176, 179, 180, 180:1, 181, 182, 184, 185, 190, 191, 192, 196, 197, 198, 199, 203, 204, 213, 214, 215, 216, 217, 218, 223, 226, 227, 228, 229, 230, 231, 232, 234, 235, 236, 237, 238, 239, 240, 241, 242, 243, 244, 245, 246, 247, 249, 252, 261, 262, 263, 271, 272, 273, 274, 275, 276, 277, 289, 282, 288, 289, 292, 293, 296, 297, 298, 299, 300, 302, 306, 307, 308, 309, 310, 311, 312, 314, 318, 320, 323, 325, 326, 327, 331, 332, 334, 347, 350, 359, 361, 363, 372, 377 e 379.
Outros corantes hidrofóbicos (diferentes de antraquinona) (diferentes de azo) preferidos para uso na invenção atual são: azul disperso 250, 354, 364, 366, violeta solvente 8, azul solvente 43, azul solvente 57, Blau F Lumogen 650, e violeta F Lumogen 570. O violeta solvente 13 é o mais preferido.
CORANTE DIRETO O corante violeta direto ou azul direto, de preferência, está presente em níveis de 0,00001 a 0,001%, de preferência, de 0,0001 a 0,0005%.
Os seguintes são corantes diretos preferidos que poderão ser utilizados com a invenção atual.
Os corantes diretos preferidos são escolhidos do grupo consistindo de corantes azul direto tris-azo da fórmula: onde pelo menos dois dos anéis naftila A, B e C são substituídos por um grupo sulfonato, o anel C poderá ser substituído na posição 5 por um grupo NH2 ou NHPh, X é um anel fenila ou naftila substituído com até 2 grupos sulfonato e poderá ser substituído na posição 2 com um grupo OH e poderá também ser substituído com um grupo NH2 ou NHPh, Outros corantes diretos preferidos são escolhidos do grupo que é composto dos corantes violeta direto bis-azo da fórmula: onde z é H ou fenila, o anel A, de preferência é substituído por um grupo metila e metóxi nas posições indicadas pelas setas, o anel A poderá também ser um anel naftila, o grupo Y é um anel fenila ou naftila, que é substituído pelo grupo sulfato e poderá ser mono ou di-substituído por grupos metila.
Exemplos não limitantes destes corantes são violeta direto 5, 7, 9, 11, 31, e 51. Outros exemplos não limitantes destes corantes são também azul direto 34, 70, 71, 72, 75, 78, 82, e 120. De preferência, o corante é o violeta direto 9.
TENSOATIVO A composição é composta de 2 a 70% em peso de um tensoativo, mais de preferência, 10 a 30% em peso. Em geral, os tensoativos não iônicos e aniônicos do sistema de tensoativo poderão ser escolhidos dos tensoativos descritos em "Surface Active Agents", vol. 1, por Schwartz & Perry, Intescience 1949, vol. 2 por Schwartz, Perry & Berch, Interscience 1958, na edição atual de "McCutcheon's Emulsifiers and Detergents" publicado pela Manufactuing Confectioners Company ou em "Tenside-Taschenbuch", H. Stache, 2a. Ed., Carl Hauser Verlag, 1981. De preferência, os tensoativos utilizados são saturados.
Compostos detergentes não iônicos adequados que poderão ser utilizados incluem, especialmente, os produtos da reação de compostos tendo um grupo hidrofóbico e um átomo de hidrogênio reativo, por exemplo, álcoois alifáticos, ácidos, amidas ou alquil fenóis com óxidos de alquileno, especialmente óxido de etileno sozinho ou com óxido de propileno. Compostos detergentes não iônicos específicos são os condensados de alquil fenol Ce a C22 - óxido de etileno, geralmente e com 5 a 25 EO, i.e., 5 a 25 unidades de óxido de etileno por molécula, e os produtos da condensação de álcoois lineares ou ramificados secundários ou primários alifáticos C8 a Cj8, geralmente com 5 a 40 EO.
Compostos detergentes aniônicos adequados que poderíam ser utilizados, usualmente são sais alcalino metálicos solúveis em água de sulfatos e sulfonatos orgânicos tendo radicais alquila contendo cerca de 8 a cerca de 22 átomos de carbono, o termo alquila sendo utilizado para incluir a porção alquila de radicais acila maiores. Exemplos de compostos detergentes aniônicos sintéticos adequados são alquil sulfatos de sódio e de potássio, especialmente aqueles obtidos pela sulfatação de álcoois maiores C8 a Ci8, produzidos, por exemplo, de sebo ou óleo de coco, alquil benzeno sulfonatos de sódio e potássio C9 a C2o e especialmente os alquil benzeno sulfonatos lineares Ci0 a C15 especialmente de sódio e potássio; e os alquil gliceril éter sulfatos de sódio, especialmente aqueles éteres dos álcoois maiores derivados de sebo ou óleo de coco e álcoois sintéticos derivados de petróleo. Os compostos detergentes aniônicos preferidos são alquil benzeno sulfonatos Cn a C15 e alquil sulfatos Ci2 a CJ8 de sódio. São também aplicáveis tensoativos, tais como aqueles descritos na EP-A- 328 177 (Unilever), que mostram resistência à produção de sais, os alquil poliglicosídeos tensoativos descritos na EP-A-070 074, e alquil monoglicosídeos.
Os sistemas de tensoativos preferidos são misturas de materiais ativos detergentes aniônicos e não iônicos, especialmente os grupos e os exemplos de tensoativos aniônicos e não iônicos indicados na EP-A- 46 995 (Unilever). É especialmente preferido o sistema de tensoativo que é uma mistura de um sal alcalino metálico de um álcool sulfato primário Ci6 a Ci8 juntamente com um álcool primário Q2 a Ci5 com 3 a 7 etoxilatos EO. O detergente não iônico, de preferência, está presente em quantidades maiores do que 10%, por exemplo, 25 a 90% em peso do sistema de tensoativo. Os tensoativos aniônicos podem estar presentes, por exemplo, em quantidades na faixa de cerca de 5% a cerca de 40% do sistema de tensoativo.
Em outro aspecto que é também preferido, o tensoativo poderá ser um catiônico, de tal forma que a formulação seja um condicionador de tecido.
COMPOSTO CATIÔNICO
Quando a invenção atual é usada como um condicionador de tecido, ela necessita conter um composto catiônico. São mais preferidos os compostos de amônio quaternário. É vantajoso se o composto de amônio quaternário é um composto amônio quaternário tendo pelo menos uma cadeia alquila C\2 a C22· r E preferível que o composto de amônio quaternário tenha a seguinte fórmula: na qual R1 é uma cadeia alquila ou alquenila Ci2 a C22; R2, R3 e R4 são escolhidos, independentemente, de cadeias alquila Ci a C4 e X' é um anion compatível. Um composto preferido deste tipo é o composto de amônio quaternário brometo de cetil trimetil amônio quaternário.
Uma segunda classe de materiais para uso com a invenção atual são o amônio quaternário da estrutura acima, na qual R1 e R2 são escolhidos, independentemente, de uma cadeia alquila ou alquenila C12 a C22; R3 e R4 são escolhidos, independentemente, de cadeias alquila Ci a C4 e X' é um anion compatível.
Uma composição detergente de acordo com a reivindicação 1 na qual a relação entre o material catiônico (ii) e o tensoativo aniônico (iv) é pelo menos 2:1.
Outros compostos amônio quaternários adequados são apresentados na EP 0 239 910 (Procter and Gamble). É preferível que a relação entre o tensoativo catiônico e o não iônico seja de 1:100 a 50:50, mais de preferência, 1:50 a 20:50. O composto catiônico poderá estar presente com 1,5% em peso a 50% em peso do peso total da composição. De preferência, o composto catiônico poderá estar presente com 2% em peso a 25% em peso, uma faixa mais preferida da composição sendo de 5% em peso a 20% em peso. O material de amaciamento, de preferência, está presente em uma quantidade de 2 a 60% em peso da composição total, mais de preferência, de 2 a 40%, mais de preferência, de 3 a 30% em peso.
A composição, opcionalmente, é composta de um silicone. AGENTE FLUORESCENTE A composição, de preferência, é composta de um agente fluorescente (brilho ótico). Os agentes fluorescentes são bem conhecidos e vários de tais agentes fluorescentes são disponíveis comercialmente. Usualmente, estes agentes fluorescentes são fornecidos e utilizados na forma dos seus sais alcalino metálicos, por exemplo, os sais de sódio. A quantidade total de agente ou agentes fluorescentes usada na composição, geralmente é de 0,005 a 2% em peso, mais de preferência, 0,01 a 0,1% em peso. As classes preferidas de fluorescentes são: compostos bifenil di-estiril, como por exemplo, Tinopal (marca comercial) CHS-X, compostos do ácido di-amina estilbeno di-sulfônico, como por exemplo, Tinopal DMS puro Xtra e Blankophor (marca comercial) HRH, e compostos de Pirazolina, como por exemplo Blankophor SN. Fluorescentes preferidos são: 2 (4-estiril-3-sulfofenil)-2H-naftol{l,2-d] triazol de sódio, dissulfonato de 4,4'-bis{[(4-anilino-6-(N-metil-N-2-hidroxietil) amino 1, 3, 5-triazin-2- il)]amino}estilbeno-2-2' dissódico, dissulfonato de 4,4'-bis{[(4-anilino-6-morfolino-1, 3, 5-triazin-2-il)] amino}estilbeno-2-2' dissódico, e 4,4'-bis (2-sulfostiril) bifenil dissódico.
PERFUME
De preferência, a composição contém um perfume. O perfume, de preferência, está na faixa de 0,001 a 3% em peso, mais de preferência, 0,1 a 1% em peso. Vários exemplos adequados de perfumes são apresentados na CTFA (Cosmetic, Toiletry and Fragrance Association) 1992 International Buyers Guide, publicado pela CFTA Publications e a OPD 1993 Chemicals Buyers Directory 80th Annual Edition, publicado pela Schnell Publishing Co. EXPERIÊNCIA
Os corantes de azina utilizados têm as seguintes estruturas: Exemplo 1 Foram testados corantes ácidos em relação ao benefício da tonalidade, lavando-se separadamente panos de algodão e náilon na temperatura ambiente, em 1,8 g/litro de um pó de lavagem básico que continha: 18% de NaLAS, 73% de sais (silicato, tripolifosfato, sulfato, carbonato de sódio), 3% de menores, incluindo perborato, fluorescente e enzimas, o restante sendo impurezas e água. Foi utilizada uma relação entre o licor e o pano de 100:1, as lavagens duraram 30 minutos, e foram conduzidas com e sem a adição de 200 partes por milhão do corante com tonalidade. Todos os corantes foram utilizados conforme recebidos. Depois da lavagem, os panos foram rinsados e então secados. A cor do pano foi então avaliada utilizando-se um refletômetro (UV excluído para todas as medições) e expresso como o valor de ΔΕ em relação ao pano lavado sem o corante. A cor do pano foi expressa no espaço de cor CIELAB como os valores de a* (eixo vermelho - verde) e b* (eixo azul - amarelo).
Os corantes testados e os resultados são apresentados na tabela abaixo para algodão.
Conforme pode ser visto pelos resultados, todos os corantes mostraram alguma deposição no algodão refletido pelos valores de ΔΕ. A melhor deposição de cor (ΔΕ > 3) é dada pelo acid black 1, acid blue 29, acid blue 59 e acid blue 98. O acid blue 59 e o acid blue 98 são menos verdes do que o acid black 1 e o acid blue 29 conforme mostrado pelos valores de a* e b*. O acid blue 98 apresenta as melhores alterações de cor, com a alteração predominante na direção azul (grande redução em b*, pouca alteração em a* em relação ao controle).
Os resultados para náilon são mostrados abaixo Os corantes de azina mostram uma baixa deposição sobre o náilon.
Exemplo 2 Foi criada uma carga de lavagem contendo 80% de lençóis de algodão brancos e 20% de lençóis de poliéster - algodão a 65:35. Estes foram lavados em 2 g/litro do pó de lavagem básico descrito no exemplo 1, rinsados e secados. A relação entre o licor e a roupa era de 16:1. A experiência foi repetida mas com a adição de corantes de tonalidade para o pó de lavagem básico, sendo criadas 2 formulações tonalizantes contendo: (a) 0,005% em peso de acid blue 98 (b) 0,005% em peso de acid blue 98, 0,001% em peso de violeta direto 9 e 0,004% em peso de violeta solvente 13. O violeta solvente 13 foi adicionado através de um grânulo não iônico / zeólito que continha 0,2% de corante. A experiência de lavagem foi repetida com estas formulações. Após a secagem, o espectro de refletância do pano foi registrado (UV excluído para remover o efeito do fluorescente). Os valores K/S com base nos valores de refletância foram calculados através da equação Kubelka-Munk: onde R = % de refletância / 100. K/S é proporcional à carga de corante sobre a roupa.
Como os corantes têm uma absorção ótica máxima na faixa de 550 - 600 nm, os valores de K/S foram somados sobre esta faixa.
As lavagens foram então repetidas e foram tomadas mais medições.
Os resultados dos lençóis de algodão são apresentados abaixo: ΔΚ/S é a diferença entre a roupa lavada com o controle e com a formulação tonalizante Os resultados para (a) mostram que o acid blue 98 não fica mais forte linearmente ao longo de lavagens múltiplas. Depois da terceira lavagem a carga de corante se toma constante. Em experiência análoga com corantes diretos, tais como violeta direto 51 e violeta direto 9, o ΔΚ/S aumenta constantemente com o número de lavagens, indicando um fortalecimento linear do corante. Em (b) é visto o efeito de uma pequena adição de violeta direto 9 na formulação, com o ΔΚ/S aumentando gradualmente ao longo de lavagens múltiplas. O acid blue 98 produz um grande benefício de tonalidade nas primeiras lavagens e o violeta direto 9 neutraliza o amarelamento a longo prazo.
Para o poli-algodão, foram vistos apenas pequenos benefícios com (a); no entanto, com (b), foram observados benefícios de tonalidade devido à adição do violeta solvente 13. Isto foi indicado por intermédio de um ΔΚ/S de 0,0202 depois da quarta lavagem.
Uma solução de 12,5 ppm do acid blue 98 utilizada nestas experiências tinha uma densidade ótica (1 cm) na sua absorção máxima na região visível de 0,67. O violeta solvente 13 e o violeta direto 9 utilizados eram de alta pureza (95% +).
REIVINDICAÇÕES

Claims (16)

1. Composição de tratamento para lavagem de roupa, caracterizada pelo fato de ser composta de: (i) de 2 a 70% em peso de um tensoativo, e de 0,0001 a 0,1% em peso de um corante de azina, onde o corante tem a seguinte estrutura de núcleo: onde Ra, R*,, Rc e Rj são escolhidos de: H, uma cadeia alquila Ci a C7 ramificada ou linear, benzila, fenila, e uma naftila; o corante é substituído com pelo menos um grupo SO3" ou -COO'; o anel B não contém um grupo com carga negativa ou sal do mesmo; e o anel A poderá ainda ser substituído para formar uma naftila; o corante opcionalmente é substituído por grupos escolhidos de: amina, metila, etila, hidroxila, metóxi, etóxi, fenóxi, Cl, Br, I, F, e NO2.
2. Composição de tratamento para lavagem de roupa de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato do anel A ser ainda substituído para formar uma naftila.
3. Composição de tratamento para lavagem de roupa de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato do corante ser substituído por dois grupos SO3" e nenhum outro substituinte com carga.
4. Composição de tratamento para lavagem de roupa de acordo com a reivindicação 1 ou 3, caracterizada pelo fato do corante ter a seguinte estrutura de núcleo: {II} onde Ri, R2, R3 e R4 são escolhidos do grupo consistindo de: H, Me, Et, n-Pr e i-Pr; e o corante, opcionalmente, é substituído por um grupo metóxi.
5. Composição de tratamento para lavagem de roupa de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato do corante ter a seguinte estrutura:
6. Composição de tratamento para lavagem de roupa de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato do corante de azina ser escolhido do grupo: acid blue 98, acid violet 50, e acid blue 59.
7. Composição de tratamento para lavagem de roupa de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato do corante de azina ser acid blue 98.
8. Composição de tratamento para lavagem de roupa de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato da composição conter um outro corante de tonalidade escolhido do grupo consistindo de: corante direto e corante hidrofóbico.
9. Composição de tratamento para lavagem de roupa de acordo com a reivindicação 8, caracterizada pelo fato dos corantes hidrofóbicos serem escolhidos de: violeta solvente 13 e violeta disperso 27.
10. Composição de tratamento para lavagem de roupa de acordo com a reivindicação 8, caracterizada pelo fato do corante direto ser escolhido de: violeta direto 9, 51 e 35.
11. Composição de tratamento para lavagem de roupa de acordo com a reivindicação 8, caracterizada pelo fato do corante direto estar presente em um nível de 0,00001 a 0,001% em peso.
12. Composição de tratamento para lavagem de roupa de acordo com a reivindicação 8, caracterizada pelo fato do corante hidrofóbico estar presente em um nível de 0,00001 a 0,01% em peso.
13. Método doméstico de tratamento de produto têxtil, caracterizado pelo fato de ser composto das etapas de: (i) tratamento de um produto têxtil com uma solução aquosa de um corante de azina ácido como definido em qualquer das reivindicações 1 a 7, a solução aquosa sendo composta de 1 ppb a 1 ppm do corante, e 0 ppb a 1 ppm de outro corante escolhido de: corantes hidrofóbicos e corantes diretos; e, de 0,2 g/litro a 3 g/litro de um tensoativo; e, (ii) a rinsagem e secagem do produto têxtil.
14. Método de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato do corante de azina estar presente com 10 ppb a 200 ppb.
15. Método de acordo com a reivindicação 13 ou 14, caracterizado pelo fato do corante hidrofóbico estar presente na faixa de 10 ppb a 200 ppb.
16. Método de acordo com qualquer das reivindicações 13 a 15, caracterizado pelo fato do corante direto estar presente na faixa de 2 ppb a 40 ppb.
BRPI0706277A 2006-08-10 2007-07-13 composição de tratamento para lavagem de roupa, e, método doméstico de tratamento de produto têxtil BRPI0706277B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP06118742 2006-08-10
EP06118742.3 2006-08-10
PCT/EP2007/057264 WO2008017570A1 (en) 2006-08-10 2007-07-13 Shading composition

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0706277A2 BRPI0706277A2 (pt) 2011-03-22
BRPI0706277B1 true BRPI0706277B1 (pt) 2016-11-01

Family

ID=37496661

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0706277A BRPI0706277B1 (pt) 2006-08-10 2007-07-13 composição de tratamento para lavagem de roupa, e, método doméstico de tratamento de produto têxtil

Country Status (18)

Country Link
US (1) US7902139B2 (pt)
EP (1) EP1945747B1 (pt)
JP (1) JP2009527618A (pt)
CN (1) CN101360813B (pt)
AR (1) AR062282A1 (pt)
AT (1) ATE443753T1 (pt)
AU (1) AU2007283690B2 (pt)
BR (1) BRPI0706277B1 (pt)
CL (1) CL2007002325A1 (pt)
DE (1) DE602007002544D1 (pt)
EG (1) EG25849A (pt)
ES (1) ES2333994T3 (pt)
MX (1) MX277069B (pt)
MY (1) MY146614A (pt)
PH (1) PH12008501163B1 (pt)
PL (1) PL1945747T3 (pt)
WO (1) WO2008017570A1 (pt)
ZA (1) ZA200804295B (pt)

Families Citing this family (81)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2322864T3 (es) * 2004-09-23 2009-06-30 Unilever N.V. Composiciones de tratamiento de ropa sucia.
MY155292A (en) * 2008-05-20 2015-09-30 Unilever Plc Shading composition
ES2430858T3 (es) 2008-06-20 2013-11-22 The Procter & Gamble Company Composición para lavado de ropa
EP2135933B1 (en) 2008-06-20 2013-04-03 The Procter and Gamble Company Laundry composition
PL2382299T3 (pl) 2009-01-26 2013-08-30 Unilever Nv Wprowadzanie barwnika do granulowanej kompozycji do prania
CN102395608B (zh) 2009-04-16 2014-10-22 荷兰联合利华有限公司 聚合物颗粒
CN102414307B (zh) * 2009-05-05 2014-03-26 荷兰联合利华有限公司 遮蔽组合物
US20110005001A1 (en) 2009-07-09 2011-01-13 Eric San Jose Robles Detergent Composition
MX2012004091A (es) * 2009-10-08 2012-04-20 Unilever Nv Composicion matizante.
ES2532473T3 (es) 2009-10-13 2015-03-27 Unilever N.V. Polímeros colorantes
JP5750113B2 (ja) 2009-10-23 2015-07-15 ユニリーバー・ナームローゼ・ベンノートシヤープ 染料ポリマー
EP2343359A1 (en) 2010-01-07 2011-07-13 Unilever PLC Detergent formulation containing spray dried granule
EP2534206B1 (en) 2010-02-09 2014-04-02 Unilever PLC Dye polymers
CN102741387A (zh) 2010-02-12 2012-10-17 荷兰联合利华有限公司 包含双偶氮调色染料的洗衣处理组合物
CN102892875A (zh) 2010-04-29 2013-01-23 荷兰联合利华有限公司 双杂环偶氮染料
GB201011511D0 (en) 2010-07-08 2010-08-25 Unilever Plc Composions comprising optical benefits agents
GB201011515D0 (en) 2010-07-08 2010-08-25 Unilever Plc Surfactant compositions comprising curved lamellar elements as a visual cue
CN103119146B (zh) 2010-09-28 2015-07-22 荷兰联合利华有限公司 含水漂洗处理组合物
WO2012052305A1 (en) 2010-10-22 2012-04-26 Unilever Plc Improvements relating to laundry products
MY163259A (en) 2010-11-01 2017-08-30 Unilever Plc A detergent composition having shading dyes and lipase
WO2012098046A1 (en) 2011-01-17 2012-07-26 Unilever Plc Dye polymer for laundry treatment
CN103562370B (zh) 2011-05-26 2016-08-17 荷兰联合利华有限公司 洗衣液组合物
TW201313840A (zh) * 2011-06-16 2013-04-01 Clariant Int Ltd 用於聚醯胺及羊毛上之含有二聚體酸性染料之酸性染料摻合物
TW201313839A (zh) * 2011-06-16 2013-04-01 Clariant Int Ltd 用於聚醯胺及羊毛上之酸性染料摻合物
WO2012172038A1 (en) 2011-06-17 2012-12-20 Unilever Plc Incorporation of dye into granular laundry composition
EP2734610B1 (en) 2011-07-21 2015-09-09 Unilever PLC Liquid laundry composition
EP2899260A1 (en) 2014-01-22 2015-07-29 Unilever PLC Process to manufacture a liquid detergent formulation
WO2016110378A1 (en) * 2015-01-09 2016-07-14 Unilever Plc Laundry treatment composition comprising a dye
US20160230124A1 (en) 2015-02-10 2016-08-11 The Procter & Gamble Company Liquid laundry cleaning composition
WO2016188693A1 (en) 2015-05-27 2016-12-01 Unilever Plc Laundry detergent composition
BR112017025607B1 (pt) 2015-06-02 2022-08-30 Unilever Ip Holdings B.V. Composição de detergente para lavagem de roupas e método doméstico de tratamento de um tecido
EP3356504B1 (en) 2015-10-01 2019-08-14 Unilever PLC Powder laundry detergent composition
CN108603140B (zh) 2016-02-17 2020-09-08 荷兰联合利华有限公司 增白组合物
BR112018016129B1 (pt) 2016-02-17 2022-06-07 Unilever Ip Holdings B.V. Composição de detergente para lavagem de roupas e método doméstico de tratamento de um tecido
CN109153941A (zh) 2016-05-17 2019-01-04 荷兰联合利华有限公司 液体洗衣洗涤剂组合物
EP3458561B1 (en) 2016-05-17 2020-10-14 Unilever PLC Liquid laundry detergent compositions
CN109790491B (zh) 2016-09-27 2021-02-23 荷兰联合利华有限公司 家用洗衣方法
CN109844083B (zh) 2016-10-18 2021-11-09 联合利华知识产权控股有限公司 增白组合物
DK3378936T3 (da) 2017-03-24 2021-08-16 Clariant Int Ltd Cellulase, som er egnet til anvendelse i detergentsammensætninger
CN110475862B (zh) 2017-03-24 2023-06-23 联合利华知识产权控股有限公司 洗涤剂组合物
BR112020000205B1 (pt) 2017-07-07 2023-10-31 Unilever Ip Holdings B.V. Composição de limpeza para a lavagem de tecidos e método doméstico de tratamento de um tecido
EP3649222B1 (en) 2017-07-07 2024-03-13 Unilever IP Holdings B.V. Whitening composition
WO2019079435A2 (en) 2017-10-20 2019-04-25 Everyone's Earth Inc. BLEACHING COMPOSITIONS FOR FABRIC CONTAINING CELLULOSE
CN111479912B (zh) 2017-11-30 2021-08-10 联合利华知识产权控股有限公司 包含蛋白酶的洗涤剂组合物
JP2021515057A (ja) 2018-02-23 2021-06-17 ユニリーバー・ナームローゼ・ベンノートシヤープ アミノポリカルボキシレートと無機酸とを含む洗剤固体組成物
WO2019192813A1 (en) 2018-04-03 2019-10-10 Unilever N.V. Dye granule
EP3775122A1 (en) 2018-05-17 2021-02-17 Unilever PLC Cleaning composition comprising rhamnolipid and alkyl ether carboxylate surfactants
CN112119147B (zh) 2018-05-17 2023-09-29 联合利华知识产权控股有限公司 清洁组合物
EP3824057B1 (en) 2018-07-17 2023-10-18 Unilever Global IP Limited Use of a rhamnolipid in a surfactant system
CN112703246A (zh) 2018-09-17 2021-04-23 联合利华知识产权控股有限公司 洗涤剂组合物
EP3884026A1 (en) 2018-11-20 2021-09-29 Unilever Global Ip Limited Detergent composition
WO2020104155A1 (en) 2018-11-20 2020-05-28 Unilever Plc Detergent composition
EP3884024A1 (en) 2018-11-20 2021-09-29 Unilever Global Ip Limited Detergent composition
BR112021009837A2 (pt) 2018-11-20 2021-08-17 Unilever Ip Holdings B.V. composição detergente, método de tratamento de um substrato de tecido e uso de uma amida hidrolase de ácido graxo
EP3884025B1 (en) 2018-11-20 2022-06-08 Unilever Global Ip Limited Detergent composition
EP3750978A1 (en) 2019-06-12 2020-12-16 Unilever N.V. Laundry detergent composition
EP3750979A1 (en) 2019-06-12 2020-12-16 Unilever N.V. Use of laundry detergent composition
EP3990603B1 (en) 2019-06-28 2022-12-07 Unilever Global Ip Limited Detergent composition
CN114008184A (zh) 2019-06-28 2022-02-01 联合利华知识产权控股有限公司 洗涤剂组合物
WO2020260006A1 (en) 2019-06-28 2020-12-30 Unilever Plc Detergent compositions
EP3990599B1 (en) 2019-06-28 2023-01-18 Unilever Global Ip Limited Detergent composition
EP3990598A1 (en) 2019-06-28 2022-05-04 Unilever Global IP Limited Detergent composition
US20220372400A1 (en) 2019-06-28 2022-11-24 Conopco, Inc., D/B/A Unilever Detergent composition
EP4017954B1 (en) 2019-08-21 2023-04-05 Unilever IP Holdings B.V. Detergent solid composition
CN114364776A (zh) 2019-09-02 2022-04-15 联合利华知识产权控股有限公司 洗涤剂组合物
AR120142A1 (es) 2019-10-07 2022-02-02 Unilever Nv Composición detergente
BR112022018393A2 (pt) 2020-03-19 2022-11-08 Unilever Ip Holdings B V Método e uso de saponina para inibir a atividade de lipase em uma composição detergente
WO2021185956A1 (en) 2020-03-19 2021-09-23 Unilever Ip Holdings B.V. Detergent composition
WO2021249927A1 (en) 2020-06-08 2021-12-16 Unilever Ip Holdings B.V. Method of improving protease activity
EP4189051B1 (en) 2020-07-27 2024-02-28 Unilever IP Holdings B.V. Use of an enzyme and surfactant for inhibiting microorganisms
EP4204396B1 (en) 2020-08-28 2024-05-29 Unilever IP Holdings B.V. Surfactant and detergent composition
BR112023001773A2 (pt) 2020-08-28 2023-03-28 Unilever Ip Holdings B V Composição detergente e método
US20230287302A1 (en) 2020-08-28 2023-09-14 Conopco, Inc., D/B/A Unilever Detergent composition
WO2022043042A1 (en) 2020-08-28 2022-03-03 Unilever Ip Holdings B.V. Detergent composition
WO2022043045A1 (en) 2020-08-28 2022-03-03 Unilever Ip Holdings B.V. Detergent composition
CN116710543A (zh) 2020-12-17 2023-09-05 联合利华知识产权控股有限公司 清洁组合物
EP4263771A1 (en) 2020-12-17 2023-10-25 Unilever IP Holdings B.V. Use and cleaning composition
EP4359498A1 (en) 2021-06-24 2024-05-01 Unilever IP Holdings B.V. Unit dose cleaning composition
CN117957300A (zh) 2021-09-20 2024-04-30 联合利华知识产权控股有限公司 洗涤剂组合物
WO2023067073A1 (en) 2021-10-21 2023-04-27 Unilever Ip Holdings B.V. Detergent compositions
WO2023144071A1 (en) 2022-01-28 2023-08-03 Unilever Ip Holdings B.V. Laundry composition

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
LU53667A1 (pt) * 1966-07-26 1968-11-29
US3544342A (en) * 1968-03-04 1970-12-01 George R Numrich Jr Bluing compounds and their production
US3644270A (en) * 1969-04-21 1972-02-22 Du Pont Process for coloring polyesters with rhodamine xanthene or benzophenyl safranine dyes
US3762859A (en) * 1971-03-15 1973-10-02 Colgate Palmolive Co Enhancing the apparent whiteness of fabrics by applying an effective amount of an alkali and heat stable water soluble disazo blue dyestuff fabric softening and detergent composition therefor
US3923453A (en) * 1973-12-03 1975-12-02 Velsicol Chemical Corp New dye compositions
JPH05214625A (ja) * 1992-01-31 1993-08-24 Kanebo Ltd 後染用梳毛糸
US5445755A (en) * 1994-05-31 1995-08-29 The Procter & Gamble Company Detergent compositions containing a peroxidase/accelerator system without linear alkylbenzenesulfonate
CA2438800A1 (en) * 2001-03-27 2002-10-10 Ciba Specialty Chemicals Holding Inc. Fabric rinse composition comprising a triazine uv absorber
GB0418919D0 (en) * 2004-08-25 2004-09-29 Unilever Plc Shading dyes
GB0421145D0 (en) * 2004-09-23 2004-10-27 Unilever Plc Laundry treatment compositions
DE102004047156A1 (de) * 2004-09-29 2006-03-30 Stefan Kloth Aufbewahrungs-, Reinigungs- und/oder Pflegelösung für Kontaktlinsen
CA2588068A1 (en) * 2004-11-22 2006-05-26 Unilever Plc Laundry treatment compositions
WO2008090091A1 (en) * 2007-01-26 2008-07-31 Unilever Plc Shading composition

Also Published As

Publication number Publication date
CL2007002325A1 (es) 2008-07-11
PH12008501163B1 (en) 2012-12-06
WO2008017570A1 (en) 2008-02-14
BRPI0706277A2 (pt) 2011-03-22
MY146614A (en) 2012-09-14
CN101360813A (zh) 2009-02-04
MX2008007976A (es) 2008-07-07
ES2333994T3 (es) 2010-03-03
CN101360813B (zh) 2013-06-19
DE602007002544D1 (de) 2009-11-05
MX277069B (es) 2010-07-05
PL1945747T3 (pl) 2010-02-26
AU2007283690B2 (en) 2010-04-08
EP1945747B1 (en) 2009-09-23
US20090217467A1 (en) 2009-09-03
EG25849A (en) 2012-09-10
EP1945747A1 (en) 2008-07-23
ATE443753T1 (de) 2009-10-15
US7902139B2 (en) 2011-03-08
AU2007283690A1 (en) 2008-02-14
ZA200804295B (en) 2009-09-30
JP2009527618A (ja) 2009-07-30
AR062282A1 (es) 2008-10-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0706277B1 (pt) composição de tratamento para lavagem de roupa, e, método doméstico de tratamento de produto têxtil
ES2326901T3 (es) Composiciones de tratamiento de la colada.
ES2306191T3 (es) Composiciones de tratamiento de colada.
ES2443822T3 (es) Composición de matizado
US10106762B2 (en) Treating a textile garment with a hydrophobic dye solution
ES2387142T3 (es) Colorantes de trifenodioxazina
BRPI0807362B1 (pt) composição detergente para lavagem de roupas e método doméstico para tratamento de um artigo têxtil
BR112012018985B1 (pt) método para obtenção de um polímero corante, polímero corante, composição de lavagem, e, método de lavagem de um produto têxtil
US7531494B2 (en) Fabric treatment composition with a fabric substantive dye
EP1984485B1 (en) Laundry treatment compositions
ES2368976T3 (es) Composición oscurecedora.
ES2358465T3 (es) Pigmentos de trifenilmetano y xanteno.
ES2341060T3 (es) Composiciones de tratamiento de colada.

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 13/07/2007, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B25A Requested transfer of rights approved