BRPI0704022B1 - lâmina para instalação de fabricação de papel - Google Patents

lâmina para instalação de fabricação de papel Download PDF

Info

Publication number
BRPI0704022B1
BRPI0704022B1 BRPI0704022A BRPI0704022A BRPI0704022B1 BR PI0704022 B1 BRPI0704022 B1 BR PI0704022B1 BR PI0704022 A BRPI0704022 A BR PI0704022A BR PI0704022 A BRPI0704022 A BR PI0704022A BR PI0704022 B1 BRPI0704022 B1 BR PI0704022B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
strip
wear
plates
blade according
wire
Prior art date
Application number
BRPI0704022A
Other languages
English (en)
Inventor
Bartelmuss Heinz
Bartelmuss Klaus
Original Assignee
Bartelmuss Heinz
Bartelmuss Klaus
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Bartelmuss Heinz, Bartelmuss Klaus filed Critical Bartelmuss Heinz
Publication of BRPI0704022A2 publication Critical patent/BRPI0704022A2/pt
Publication of BRPI0704022B1 publication Critical patent/BRPI0704022B1/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21FPAPER-MAKING MACHINES; METHODS OF PRODUCING PAPER THEREON
    • D21F1/00Wet end of machines for making continuous webs of paper
    • D21F1/48Suction apparatus
    • D21F1/483Drainage foils and bars

Abstract

lâmina para instalação de fabricação de papel. urna lâmina para uma instalação de produção de papel tem um lado que fica voltado para o arame formado com uma tira resistente ao desgaste. a tira resistente ao desgaste é formada com chapas que são organizadas em camadas e formadas por material cerâmico. a tira resistente ao desgaste é formada por uma série de camadas que são dispostas umas sobre as outras, cada uma de chapas delgadas que são situa- das próximo umas das outras. as camadas de material cerâmico são ligadas umas às outras por camadas adesivas.

Description

"LÂMINA PARA INSTALAÇÃO DE FABRICAÇÃO DE PAPEL" Referência Cruzada a Pedido Correlato Este pedido reivindica a prioridade, de acordo com 35 ü.S.C. § 119, do pedido de patente austríaco A 1710/2006, depositado a 16 de outubro de 2006; o pedido anterior é com este incorporado em sua totalidade à guisa de referência. Antecedentes da Invenção Campo da Invenção A presente invenção refere-se a uma lâmina, também referida como raspador de arame ou tira secadora, para instalações de produção de papel. A lâmina é configurada em seu lado que fica voltado para o arame, com uma tira resistente ao desgaste formada por chapas que são dispostas perto umas das outras e são feitas de material cerâmico.
As instalações para fabricação de papel ou para produção de papel são configuradas com pelo menos um fio que ■ pode ser movido ao longo da instalação, uma massa ou pasta de.papél sendo aplicada ao arame no início da instalação. O fluido, em particular água, que é contido na massa de papel, é descarregado por sobre uma primeira região do movimento do arame. O material de papel que fica situado sobre o arame é secado sobre outras regiões do movimento deste último, o material de papel sendo em seguida levantado do arame e sendo processado adicionalmente. Aqui, o arame é guiado por sobre lâminas, ou raspadores, . que servem em primeiro lugar para sustentar o arame, e servem em segundo lugar para remover o fluido que emerge da massa de papel do lado inferior do arame ou para exercer uma ação de sucção sobre a massa de pa- pel. Lâminas deste tipo são dispostas de maneira intercambi-ável na instalação que é fixada na armação, de modo que seja possível a substituição delas a qualquer momento por uma nova lâmina.
Os arames da técnica anterior são fabricados a partir de uma tela de arame feita de material de plástico. Devido à dureza deste material, também devido à velocidade de aproximadamente 30 m/seg, à qual o arame é movido por sobre a lâmina, e finalmente devido à agressividade dos fluidos que emergem da massa de papel, as lâminas que sustentam o arame são submetidas a um desgaste muito elevado, razão pela qual elas têm que ser configuradas com um revestimento resistente ao desgaste no lado voltado para o arame.
Para isso, as lâminas conhecidas que são fabricadas, por exemplo, a partir de um material de plástico reforçado com fibra de vidro são cobertas em seu lado voltado para o arame ao longo de todo o seu comprimento com chapas que são feitas de material cerâmico, em particular a partir do óxido de alumínio, por meio do que uma tira resistente ao desgaste é formada. Estas chapas conhecidas têm, por exemplo, uma largura que corresponde à lâmina, um comprimento que corresponde ao dobro da largura e uma espessura de aproximadamente 5 mm a 8 mm.
As chapas deste tipo que são fabricadas a partir de um material cerâmico e são fabricadas em um processo de sinterização são em primeiro lugar muito dispendiosas em termos de sua fabricação. Em segundo lugar, elas podem ser usinadas unicamente com grande gasto, em conseqüência do que custos elevados são igualmente necessários. Uma vez que o material cerâmico que é usado na fabricação delas é além disso muito quebradiço, estas chapas são submetidas a um grande risco de fraturas e rachaduras durante seu uso para revestimento de lâminas, fraturas ou rachaduras estas que têm, portanto, que ser evitadas, uma vez que o arame que é movido por sobre elas é danificado pelas bordas que são consequentemente formadas. ' Pode ser causada, portanto, a danificação das chapas em conseqüência de fraturas das mesmas, uma vez que as superfícies das chapas são aquecidas de maneira pronunciada devido ao fio que é movido por sobre elas, e uma vez que ás chapas que são fabricadas a partir de material cerâmico têm uma condutividade térmica muito baixa, razão pela qual grandes tensões térmicas ocorrem em chapas deste tipo.’ Uma outra desvantagem no uso de chapas deste tipo, que são fabricadas a partir de um material cerâmico para revestimento de uma lâmina, consiste no fato de que há intervalos de junção que se estendem na direção de movimento do arame, em consequência do que a ação de remoção da lâmina, que se estende em sentido transversal com relação ao arame, não tem a uniformidade desejada sobre a largura do arame.
Sumário da Invenção É, por conseguinte, um objeto da invenção apresentar um raspador para uma. instalação para produção de papel que supera as desvantagens acima mencionadas dos dispositivos e métodos deste tipo geral conhecidos até agora e que proporciona um raspador também aperfeiçoado.
Com os objetos precedentes e outros em vista, é apresentado, de acordo com a invenção, uma lâmina para uma instalação para fabricação de papel, que compreende: uma tira transportadora; uma tira resistente ao desgaste montada na tira transportadora em um lado dela configurado para ficar voltado na direção de um arame; a tira resistente ao desgaste incluindo uma série de chapas de material cerâmico, as chapas sendo dispostas em uma série de camadas, cada uma formada por uma série de chapas cerâmicas delgadas dispostas em adjacência e sendo ligadas umas às outras por meio de uma camada adesiva.
Em outras palavras, os objetos da invenção são alcançados pelo' fato de que a tira resistente ao desgaste é formada por uma série de camadas que ficam dispostas umas sobre as outras de chapas delgadas que são situadas umas perto das outras, são fabricadas a partir de um material cerâmico e são ligadas umas às outras por camadas adesivas.
Em conseqüêncía de uma configuração deste tipo da tira resistente ao desgaste, tensões térmicas substancialmente mais baixas são causadas nas chapas primeiro devido às espessuras consideravelmente menores das chapas individuais que são construídas umas sobre as outras, em comparação com as chapas convencionais fabricadas a partir de um material cerâmico. Além disto, uma tira resistente ao desgaste deste tipo que é construída é substancialmente mais elástica, devido às camadas adesivas que ficam situadas entre as chapas individuais, do que é o caso para as tiras resistentes ao desgaste que compreendem chapas individuais que são dispostas próximo umas das outras e são fabricadas a partir de um material cerâmico, razão pela qual o risco de danos resultantes de rachaduras ou fraturas a uma tira resistente ao desgaste deste .tipo que é construída é substancialmente menor do que no caso das tiras resistentes ao desgaste anteriormente conhecidas.
As chapas das camadas que ficam dispostas umas so- . bre as outras são de preferência configuradas com projeções e·recessos que são atribuídos umas aos outros, em conseqüên- ' cia do que elas são também travadas umas nas outras mecanicamente. Além disto, os intervalos de junção das chapas que ficam situadas em camadas que ficam diretamente dispostas próximo uma das outras são de preferência deslocados uns com relação aos outros.
De acordo com uma primeira modalidade preferida, as chapas da tira resistente ao desgaste ficam situadas aproximadamente no plano do arame. De acordo com uma segunda modalidade preferida, as chapas da tira resistente ao desgaste são orientadas em sentido transversal com relação ao arame, em conseqüência do que os lados estreitos das chapas da tira resistente ao desgaste ficam dispostos em oposição ao arame. A tira resistente ao desgaste pode ser ligada à tira transportadora de lâmina por ligação adesiva. Além disto, a lâmina pode ser configurada com um dispositivo de fixação para prender a tira resistente ao desgaste, dispositivo de fixação este que consiste de· preferência em que, sobre sua superfície que é atribuída ao arame, a lâmina é configu- rada com uma tira detentora e com uma tira de fixação presa de modo a poder soltar-se, sendo possível a fixação da tira resistente ao desgaste entre a tira detentora e a tira de fixação. Além disto, a tira resistente ao desgaste pode ser presa à tira transportadora pela configuração da tira transportadora, no lado voltado para o arame, ao longo de seu comprimento, com uma ranhura ou com uma tira, e pela configuração da tira resistente ao desgaste, no lado voltado para a tira transportadora da lâmina, com uma tira e uma ranhura diametralmente opostas, a respectiva tira sendo inserida na ranhura. · 'A tira resistente ao desgaste pode ter um corte transversal retangular ou trapezoidal. Aqui, a tira resistente ao desgaste pode conter em primeiro lugar chapas de corte transversal retangular e em segundo lugar chapas de corte transversal trapezoidal, as chapas de corte transversal trapezoidal sendo de preferência situadas sobre pelo menos uma das duas superfícies externas.
De acordo com uma outra modalidade preferida, as chapas que são dispostas nas camadas individuais podem ser fabricadas a partir de materiais cerâmicos de diferentes du-rezas. Aqui, em particular, as chapas que entram em contato diretamente com o arame e as primeiras chapas da tira resistente ao desgaste na direção de movimento do arame podem ser fabricadas a partir de um material cerâmico muito duro, ao passo que as demais chapas podem ser fabricadas a partir de materiais cerâmicos comparativamente menos duros e, portanto, um pouco menos quebradiços.
Outros aspectos que são considerados como característicos da invenção são apresentados nas reivindicações anexas.
Embora a invenção seja mostrada e descrita aqui como corporif içada em uma lâmina para uma instalação para produção de papel, ela não se destina, contudo, a ser limitada aos detalhes mostrados, uma vez que diversas modificações e alterações estruturais podem ser feitas nela sem que se abandone o espirito da invenção e dentro do alcance e faixa de equivalentes das reivindicações. A construção e o método de funcionamento da invenção, contudo, juntamente com objetos e vantagens adicionais dela, serão melhor entendidos a partir da descrição seguinte de modalidades especificas, lidas em conexão com os desenhos anexos.
Breve Descrição dos Desenhos A Figura 1 é uma vista em perspectiva parcial, de topo, de uma primeira modalidade exemplar de uma lâmina de acordo com a invenção;
As Figuras 2-4 são vistas semelhantes de três variações da primeira modalidade exemplar mostrada na Figura 1; A Figura 5 é uma vista em perspectiva parcial, de topo de uma segunda modalidade exemplar da lâmina de acordo com a invenção; e .
As Figuras 6-8 são vistas semelhantes de três variações da segunda modalidade exemplar da lâmina mostrada na Figura 5.
Descrição Detalhada da Invenção Com referência agora às Figuras dos desenhos em detalhe e em primeiro lugar, particularmente, à Figura 1 deles, é mostrada uma lâmina, que pode ser também referida como tira raspadora, limpador, lâmina de tela, ou simplesmente raspador, ou mesmo lâmina de arame. Uma tira transportadora 1 é fabricada, por exemplo, a partir de plástico reforçado com fibra de vidro e é instalada em seu lado que é atribuído, ao arame de uma instalação para produção de papel com uma tira resistente ao desgaste 2. Ά tira resistente ao desgaste 2 compreende uma série de chapas 21, que são construídas no topo umas das outras e são fabricadas a partir de um material cerâmico. As chapas 21 são presas à superfície da lâmina 1 e umas às outras por meio de camadas adesivas 3.
Na modalidade que é mostrada, a tira resistente ao desgaste 2 é formada por três camadas de chapas 21, as chapas 21 que ficam diretamente dispostas umas sobre as outras sendo deslocadas umas com relação às outras. , Devido ao fato de que, em primeiro lugar, as chapas 21 têm uma espessura muito reduzida (de cerca de 0,5 mm a 1 mm ou até um máximo de 3 mm) e, em segundo lugar, as camadas adesivas 3 ficam situadas entre as chapas 21, é apresentada uma lâmina 1 com uma tira resistente ao desgaste 2 que é substancialmente mais elástica e, portanto, bem menos suscetível de fratura do que as tiras resistentes ao desgaste da técnica anterior, que têm apenas uma única camada de chapas substancialmente mais espessas. Consequentemente, a tira resistente ao desgaste inédita é danificada ■ com uma freqüência substancialmente menor do que no caso das tiras resistentes ao desgaste conhecidas anteriormente. Isto é conseguido pelo fato de que, em primeiro lugar, apenas tensões térmicas pequenas ocorrem nas chapas 21 individuais devido à sua espessura muito reduzida e, em segundo lugar, a tira resistente ao desgaste 2 tem uma elasticidade substancialmente maior, devido à construção em camadas e às camadas adesivas 3, que ficam situadas entre as chapas 21 individuais, do que é o caso para as tiras resistentes ao desgaste conhecidas, que compreendem chapas individuais substancialmente mais espessas, que ficam dispostas próximo umas das outras e são fabricadas a partir de um material cerâmico. A tira transportadora 1 da lâmina de acordo com a Figura 1 é configurada, em seu lado voltado para longe das chapas 21, ao longo de todo o seu comprimento, com uma ranhura rebaixada 11, por meio da qual ela pode ser presa, de modo. a poder soltar-se, a uma tira transportadora que é apresentada na instalação para produção de papel, em conse-qüência do que ela pode ser substituída a qualquer momento por uma nova lâmina. A lâmina la de acordo com a Figura 2 difere da lâmina 1 de acordo com a Figura 1 apenas no sentido de que, em seu lado voltado para longe das chapas 21, é configurada, ao longo de todo o seu comprimento, com uma base 12 que é rebaixada em ambos os lados, em conseqüência do que ela pode ~ ser empurrada para dentro de uma ranhura afim de uma tira transportadora e pode ser presa desta maneira a esta última. A lâmina la de acordo com a Figura 3 difere da lâ- mina la de acordo com a Figura 2 no sentido de que as chapas 21a individuais da tira resistente ao desgaste 2a são configuradas, em sua região central em seu lado superior em cada caso, com uma ranhura 22 e, em seu lado inferior em cada caso, com uma tira saliente 23, que é diametralmente oposta à ranhura 22, as tiras 23 projetando-se para dentro das ranhuras 22 das chapas 21a, que em cada caso ficam dispostas embaixo. Além disto, a lâmina la é igualmente configurada, em seu lado superior, com uma ranhura 13, para dentro da qual a chapa 21a adjacente se projeta. Consequentemente, além das camadas adesivas 3 que ficam situadas entre as camadas individuais das chapas 21a, é efetuado o travamento mecânico das chapas 21a individuais umas nas outras. A lâmina 1b de acordo com a Figura 4 difere das variantes de desenho de acordo com as Figuras de 1 a 3 no sentido de que as chapas 21 e 21b da tira resistente ao desgaste 2b têm diferentes cortes transversais na medida em que as chapas 21b superiores têm um corte transversal trapezoidal em sentido transversal à extensão longitudinal da tira resistente ao desgaste 2b, a espessura das chapas 21b sendo reduzida na direção de movimento do arame, ao passo que as demais chapas 21 têm um corte transversal uniforme sobre toda a área de superfície. Esta lâmina lb é também configurada com uma ranhura de fixação 11. A segunda modalidade que é mostrada na Figura 5 de uma lâmina lc de acordo com a invenção difere da primeira modalidade de uma lâmina de acordo com as Figuras de 1 a 4 no sentido de que as superfícies das chapas 21c da tira re- sistente ao desgaste 2c não são dispostas em sentido aproximadamente paralelo ao arame, mas em vez disso são orientadas em sentido, transversal com relação ao arame, do que resulta que este último entra em contato com as superfícies de ex. tremidade das chapas 21c. Aqui, as chapas 21c são também ligadas umas às outras por meio de camadas adesivas 3, que ficam situadas entre elas.
Aqui, esta tira resistente ao desgaste 2c é presa à lâmina lc no sentido de que a lâmina lc é configurada, em seu lado superior voltado para o arame, com uma ranhura 13', para dentro da qual se projeta uma tira 24, que se projeta a partir da tira resistente ao desgaste 2c. De modo a ser presa a uma tira transportadora, a lâmina lc é configurada com uma base 12, que é rebaixada em ambos os lados.
As variantes de desenho de acordo com as Figuras 6 e 7 diferem da modalidade de acordo com a Figura 5 no tipo de fixação das tiras resistentes ao desgaste 2d na lâmina lc. Para isto, a lâmina lc é configurada, em seu lado atribuído ao arame, com uma tira detentora 14 e, além disto, é apresentada uma tira de fixação 15, que é presa, de modo a poder ser solta, à lâmina lc, sendo possível a fixação da tira resistente ao desgaste 2d entre a tira detentora 14 e a tira de fixação 15. Consequentemente, a tira resistente ao desgaste 2d pode ser removida da lâmina lc de maneira muito simples e pode ser substituída por uma nova tira resistente ao. desgaste 2d.
Aqui, a tira resistente ao desgaste 2d difere da tira resistente ao desgaste 2c de acordo com a Figura 5 no sentido de que ela é formada por chapas 21d de corte transversal trapezoidal que ficam dispostas no lado externo e por pelo menos uma camada de chapas 21 de corte transversal retangular, que ficam situadas entre as chapas 21d = Aqui, as chapas 21 e 21d são também ligadas umas às outras por meio de camadas adesivas 3. A variante de desenho de acordo com a Figura 3 difere das variantes de desenho de acordo com as Figuras 6 e 7 no sentido de que a lâmina ld, que é configurada com uma ranhura 11, com uma tira detentora 14 e com uma tira de fixação 15, é dotada de uma tira resistente ao desgaste 2e, 'que compreende uma série de camadas de chapas 21c, que são ligadas adesivamente umas às outras e têm todas corte transversal retangular. ' ' Esta segunda modalidade que é mostrada nas Figuras de 5 a 8 de uma lâmina de acordo com a invenção assegura em primeiro lugar as vantagens da primeira modalidade, a saber, a fragilidade reduzida da tira resistente ao desgaste, em conseqüência do que o risco de danos a esta última é reduzido. Uma vez que as chapas individuais da tira resistente ao desgaste são deslocadas umas com relação às outras na direção longitudinal da tira, elas, em segundo lugar, não têm intervalos de junção continua na direção de movimento do arame sobre a superfície que encosta no arame, em consequência do que a lâmina tem o mesmo efeito ao longo de todo o seu comprimento.
As chapas 21, 21a, 21b e 21c individuais podem ser fabricadas a partir do carboneto de silicio ou óxido de alu- mínio, do óxido de zircônio ou nitreto de silício. Aqui, o carboneto de silício representa o material de cerâmica mais duro e mais quebradiço. 0 óxido de alumínio é um pouco menos duro e quebradiço, e o óxido de zircônio e o nitreto de silício são um pouco menos duros e quebradiços que o óxido de alumínio. Aqui, as camadas individuais da tira resistente ao desgaste podem ser fabricadas a partir de diferentes materiais cerâmicos. As chapas que entram em contato com o arame ou as chapas sobre as quais o arame se desloca são de prefe-. rência fabricadas a partir de um material cerâmico muito duro, ao passo que as chapas que ficam dispostas embaixo ou as chapas que seguem a direção de movimento do’ arame são fabricadas a partir de um material cerâmico um pouco menos duro. Conseqüentemente, a tira resistente ao desgaste tem uma resistência ao desgaste muito elevada e, além disto, alta e-lasticídade.
REIVINDICAÇÕES

Claims (16)

1. Lâmina (1) para instalação para fabricação de papel, que compreende: uma tira transportadora; uma tira resistente ao desgaste (2) montada na tira transportadora em um lado dela configurado para ficar voltado na direção de um arame; CARACTERIZADA por a tira resistente ao desgaste (2) incluir uma série de chapas (21) de material cerâmico, cada uma tendo uma espessura de 0,5 mm a 3 mm, as ditas chapas sendo dispostas em pelo menos três camadas, cada uma formada por uma série das ditas chapas (21) cerâmicas dispostas adjacentes uma a outra em uma direção longitudinal da dita tira resistente ao desgaste (2) ; e camadas adesivas ligando as ditas placas cerâmicas umas às outras.
2. Lâmina de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que as chapas (21a) das camadas da tira resistente ao desgaste (2a) são formadas com projeções (23) e recessos (22) afins, as projeções (23) e os recessos (22) travando as chapas umas nas outras mecanicamente.
3. Lâmina de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que as chapas (21) dentro de cada camada definem junções entre elas, e pelo fato de que as junções das respectivas camadas que ficam dispostas diretamente no topo umas das outras são deslocadas umas com relação às outras com relação à vertical.
4. Lâmina de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que as chapas (21) da tira resistente ao desgaste (2) são dispostas aproximadamente no plano do arame.
5. Lâmina de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que as chapas (21c) da tira resistente ao desgaste (2c) são orientadas em sentido transversal com relação ao arame, os lados estreitos das chapas (21c) da tira resistente ao desgaste (2c) ficando dispostos em oposição ao arame.
6. Lâmina de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que a tira transportadora e a tira resistente ao desgaste (2) são ligadas uma à outra por meio de adesivo.
7. Lâmina de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA por compreender um dispositivo de fixação (14, 15) para prender a tira resistente ao desgaste (2d) à tira transportadora.
8. Lâmina de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADA pelo fato de que a tira transportadora, no seu lado atribuído ao arame, é formada com uma tira detentora (14) e com uma tira de fixação presa de modo a poder ser solta (15), a tira detentora e a tira de fixação sendo configuradas de modo a fixarem a tira resistente ao desgaste entre elas.
9. Lâmina de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que a tira resistente ao desgaste (2b, 2d) tem um corte transversal trapezoidal.
10. Lâmina de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADA pelo fato de que a tira resistente ao desgaste (2d) inclui primeiras chapas de corte transversal retangular (21) e segundas chapas de corte transversal trapezoidal (21d).
11. Lâmina de acordo com a reivindicação 10, CARACTERIZADA pelo fato de que as segundas chapas são dispostas sobre pelo menos uma de duas superfícies externas da tira resistente ao desgaste (2c).
12. Lâmina de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que: a tira transportadora, no lado dela voltado para o arame, é formada com uma ranhura ou com uma tira ao longo de todo o comprimento dela; e a tira resistente ao desgaste (2), no lado dela voltado para a tira transportadora, é formada com uma tira e uma ranhura diametralmente opostas; e pelo fato de que a respectiva tira é inserida na respectiva ranhura.
13. Lâmina de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que as chapas (21) que são dispostas nas camadas individuais são fabricadas a partir de material cerâmico de dureza mutuamente diferente.
14. Lâmina de acordo com a reivindicação 13, CARACTERIZADA pelo fato de que as chapas (21) que entram em contato com o arame e as primeiras chapas da tira resistente ao desgaste (2) na direção de movimento do arame são fabricadas a partir de materiais cerâmicos comparativamente menos duros que o material cerâmico muito duro.
15. Lâmina de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que as chapas (21) de material cerâmico têm uma espessura de entre 0,5 mm e 3 mm.
16. Lâmina de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que as chapas (21) de material cerâmico têm uma espessura de entre 0,5 mm e 1 mm.
BRPI0704022A 2006-10-16 2007-09-06 lâmina para instalação de fabricação de papel BRPI0704022B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
AT17102006 2006-10-16

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0704022A2 BRPI0704022A2 (pt) 2009-01-06
BRPI0704022B1 true BRPI0704022B1 (pt) 2017-05-16

Family

ID=39167583

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0704022A BRPI0704022B1 (pt) 2006-10-16 2007-09-06 lâmina para instalação de fabricação de papel

Country Status (9)

Country Link
US (1) US8152969B2 (pt)
EP (1) EP1916331B1 (pt)
JP (1) JP4859794B2 (pt)
CN (1) CN101165268B (pt)
AT (1) ATE442476T1 (pt)
BR (1) BRPI0704022B1 (pt)
CA (1) CA2600589C (pt)
DE (1) DE502007001483D1 (pt)
ES (1) ES2329843T3 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2150651B1 (en) * 2007-05-23 2015-03-18 AstenJohnson, Inc. Papermaking machine dewatering blade incorporating attachment mechanism
EP2202355B1 (de) * 2008-12-18 2012-03-21 Klaus Bartelmuss Einrichtung zur lösbaren Befestigung einer Siebleiste in einer Anlage zur Erzeugung von Papier
FI121797B (fi) * 2009-09-24 2011-04-15 Metso Paper Inc Vedenpoistoelementti kuiturainakonetta varten
US9045859B2 (en) * 2013-02-04 2015-06-02 Ibs Of America Adjustment mechanism
CN103603221A (zh) * 2013-11-25 2014-02-26 四川省井研轻工机械厂 用于造纸机的鸭嘴式吸水箱
AT524317B1 (de) * 2021-06-08 2022-05-15 Bartelmuss Ing Klaus Abstreifleiste und Bausatz zur Verwendung in einer Anlage zur Erzeugung einer Papierbahn
CN114182565B (zh) * 2021-11-02 2024-04-02 浙江曲泉科技有限公司 一种耐磨刮水板及制备方法

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AT311163B (de) 1969-05-29 1973-11-12 Ng Heinrich Bartelmuss Stützeinheit für die Transportbahn von Vliesen aus breiigem Material
JPS4942202A (pt) * 1972-03-04 1974-04-20
US3870597A (en) * 1972-05-24 1975-03-11 Beloit Corp Drainage foil having a foil blade insert
US3869344A (en) * 1972-07-19 1975-03-04 Int Paper Co Flexible ceramic member having a pre-loaded tensile force applying means
USRE29418E (en) * 1973-07-10 1977-09-27 International Paper Company Flexible ceramic member having a pre-loaded tensile force applying means
US4265706A (en) 1978-11-02 1981-05-05 Albany International Corp. Drainage device with bonded wear surface and method of fabrication
US4334958A (en) * 1980-08-25 1982-06-15 Fred W. Meyers Production of conveyor support bars for paper making machinery
JPS599038Y2 (ja) * 1981-03-25 1984-03-21 日立化成工業株式会社 抄紙機用脱水ブレ−ド
JPS5845399A (ja) * 1981-09-10 1983-03-16 Electroplating Eng Of Japan Co メツキ装置
DE3306457C2 (de) 1983-02-24 1986-05-07 Feldmühle AG, 4000 Düsseldorf Entwässerungselement für den Naßteil einer Papiermaschine
JP2971194B2 (ja) * 1991-06-20 1999-11-02 三菱重工業株式会社 フォイルブレード
JP2001073288A (ja) * 1999-08-31 2001-03-21 Kyocera Corp 抄紙機の抄網支持部材
FI115654B (fi) * 2003-02-27 2005-06-15 Metso Paper Inc Laitteisto ja menetelmä terän vaihtamiseksi päällystyslaitteella ja päällystyslaitteen terä
CN2690438Y (zh) * 2004-03-05 2005-04-06 陕西科技大学 一种新型造纸涂布陶瓷刮刀
AT500283B8 (de) * 2004-03-17 2007-02-15 Bartelmuss Klaus Ing Siebleiste für papiererzeugungsanlagen
CN100387775C (zh) * 2006-04-13 2008-05-14 山东科技大学 耐磨型造纸涂布刮刀

Also Published As

Publication number Publication date
EP1916331A1 (de) 2008-04-30
ATE442476T1 (de) 2009-09-15
US20080087398A1 (en) 2008-04-17
JP4859794B2 (ja) 2012-01-25
BRPI0704022A2 (pt) 2009-01-06
US8152969B2 (en) 2012-04-10
CA2600589C (en) 2012-06-19
ES2329843T3 (es) 2009-12-01
EP1916331B1 (de) 2009-09-09
DE502007001483D1 (de) 2009-10-22
JP2008095269A (ja) 2008-04-24
CA2600589A1 (en) 2008-04-16
CN101165268A (zh) 2008-04-23
CN101165268B (zh) 2012-01-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0704022B1 (pt) lâmina para instalação de fabricação de papel
ES2363862T3 (es) Placa de montaje para un dispositivo de aserrado por hilo, dispositivo de aserrado por hilo que comprende la misma y procedimiento de aserrado por hilo llevado a cabo mediante el dispositivo.
BR112016024821B1 (pt) Tapete de separação para uma estrutura de revestimento de superfície que pode ser coberta com elementos de revestimento
CA2528256A1 (en) Profiled rail and method for producing a profiled rail
ATE327150T1 (de) Gelenk zur verbindung einer längsseite mit einer oberseite von bauteilen sowie flexibles band zur verwendung für ein derartiges gelenk
JP2005515939A5 (pt)
JP2010524149A5 (pt)
ES2358459T3 (es) Dispositivo para la aplicación de medios fluidos sobre una banda de material.
ATE369782T1 (de) Wischvorrichtung, wischbezug und träger für eine wischvorrichtung
ATE433701T1 (de) Wischvorrichtung zum wischen von zu reinigenden flächen
ES2400234T3 (es) Procedimiento para fabricar placas aislantes de techo, placas aislantes de techo y dispositivo para llevar a cabo el procedimiento
EP2261432A3 (en) Expansion joint and method
EP0403213B1 (en) Improvements in or relating to intumescent fire seals
ITMI952230A1 (it) Cuscino
ATE546609T1 (de) Befestigungsclip für ein tragprofil einer verschattungsanlage
DE29903327U1 (de) Streifenförmige Materialbahn für eine First- oder Gratabdeckung sowie Vorrichtung zur Herstellung derselben
US419675A (en) Manufacture of pads for cleaning and polishing the teeth
TWM352557U (en) Anvil block for stamping and cutting plastic floor boards
JP3944476B2 (ja) ダイヤモンドバンドソー
CN106641687B (zh) 一种高强度的复合玻璃
GB0624510D0 (en) Tape
JP2001349035A (ja) 水切り胴縁構造、水切り胴縁およびその製造方法
ITPN20120029A1 (it) Macchina lava-asciuga pavimenti con bandella del tergitore a lunga durata d¿esercizio
US754578A (en) Means for covering the valleys of tiled roofs.
EP0940524A3 (de) Verschlusselement für Wand- oder Deckenverkleidungen

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 16A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2738 DE 27-06-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.