BRPI0702460B1 - composição cosmética, usos de uma composição cosmética e processo de tratamento dos cabelos - Google Patents

composição cosmética, usos de uma composição cosmética e processo de tratamento dos cabelos Download PDF

Info

Publication number
BRPI0702460B1
BRPI0702460B1 BRPI0702460-6A BRPI0702460A BRPI0702460B1 BR PI0702460 B1 BRPI0702460 B1 BR PI0702460B1 BR PI0702460 A BRPI0702460 A BR PI0702460A BR PI0702460 B1 BRPI0702460 B1 BR PI0702460B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
composition
weight
hair
present
chosen
Prior art date
Application number
BRPI0702460-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Véronique Mahe
Jean-Michel Sturla
Original Assignee
L'oreal
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=37667389&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0702460(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by L'oreal filed Critical L'oreal
Publication of BRPI0702460A publication Critical patent/BRPI0702460A/pt
Publication of BRPI0702460B1 publication Critical patent/BRPI0702460B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K8/00Cosmetics or similar toiletry preparations
    • A61K8/18Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition
    • A61K8/72Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic macromolecular compounds
    • A61K8/73Polysaccharides
    • A61K8/732Starch; Amylose; Amylopectin; Derivatives thereof
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K8/00Cosmetics or similar toiletry preparations
    • A61K8/18Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition
    • A61K8/72Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic macromolecular compounds
    • A61K8/84Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic macromolecular compounds obtained by reactions otherwise than those involving only carbon-carbon unsaturated bonds
    • A61K8/86Polyethers
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61QSPECIFIC USE OF COSMETICS OR SIMILAR TOILETRY PREPARATIONS
    • A61Q19/00Preparations for care of the skin
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61QSPECIFIC USE OF COSMETICS OR SIMILAR TOILETRY PREPARATIONS
    • A61Q5/00Preparations for care of the hair
    • A61Q5/12Preparations containing hair conditioners

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Dermatology (AREA)
  • Birds (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Cosmetics (AREA)
  • Polysaccharides And Polysaccharide Derivatives (AREA)

Abstract

“COMPOSIÇÃO COSMÉTICA, USOS DE UMA COMPOSIÇÃO COSMÉTICA E PROCESSO DE TRATAMENTO DOS CABELOS” A presente invenção se refere a novas composições cosméticas que compreendem em um meio aquoso cosmeticamente aceitável: - de 0,1 a 2% de pelo menos um amido e - de 0,1 a 1% em peso em relação ao peso total da composição de pelo menos um diéster de ácido carboxílico que possui de 8 a 30 átomos de carbono e de polietilenoglicol. Essa associação confere uma textura fundente às composições cosméticas, essas composições são fáceis de enxaguar. Os cabelos tratados com essa composição possuem um toque macio e sem resíduos. Estas composições são utilizadas em particular para a lavagem e/ou o condicionamento das matérias queratínicas tais como os cabelos ou a pele.

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
[001] A presente invenção se refere a novas composições cosméticas que compreendem em um meio cosmeticamente aceitável pelo menos um éster de ácido carboxílico particular e pelo menos um amido.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[002] É fato bem conhecido que cabelos que foram sensibilizados (ou seja, estragados e/ou fragilizados) em graus diversos sob a ação de agentes atmosféricos ou sob a ação de tratamentos mecânicos ou químicos, como colorações, descolorações e/ou permanentes, são muitas vezes difíceis de desembaraçar e de pentear, e que carecem de maciez.
[003] Já se propôs para o tratamento das matérias queratínicas e em particular dos cabelos, composições cosméticas que contêm polissacarídeos espessantes tais como em particular o amido ou as celuloses.
[004] Essas composições apresentam porém inconvenientes como problemas de enxaguabilidade, problemas de estabilidade a pH ácido, dificuldades de distribuição sobre as matérias queratínicas bem como propriedades cosméticas insuficientes.
[005] Os produtos de cuidado capilar que os usuários buscam são aqueles que podem ser dosados ou pegos facilmente com a mão. Para isso, esses produtos devem apresentar uma certa consistência. De fato, um produto líquido é muito mais difícil de dosar e escoa facilmente entre os dedos. Em compensação, ele é melhor para ser aplicado nos cabelos e se distribui de modo homogêneo. Infelizmente, os produtos espessos são geralmente difíceis de espalhar nos cabelos e conferem um cuidado não homogêneo à cabeleira. Além disso, os produtos, sejam eles espessos ou líquidos, podem não levar à percepção de um efeito de tratamento suficiente.
[006] Em suma, constatou-se que as composições cosméticas atuais não são inteiramente satisfatórias.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DA INVENÇÃO
[007] A Depositante descobriu agora que a associação de um amido com ésteres carboxílicos particulares permite corrigir esses inconvenientes.
[008] Assim, depois de realizar muitas pesquisas sobre a questão, a Depositante descobriu agora que o uso de composições, em particular capilares, à base de ésteres particulares e de amido, permitia limitar, e mesmo eliminar, os problemas mencionados acima.
[009] Essa associação confere uma textura fundente às composições cosméticas. As composições se distribuem rápida e facilmente na cabeleira permanecendo ao mesmo tempo na superfície do cabelo. Além disso, elas também são muito fáceis de enxaguar.
[010] Os cabelos tratados com essa composição possuem um toque macio e sem resíduos.
[011] Os cabelos são fáceis de desembaraçar e ficam lisos da raiz até a ponta, a conservação do penteado melhora.
[012] As composições da presente invenção possuem um bom efeito de tratamento que somado às propriedades de textura e de distribuição do produto provocam no usuário uma sensação de cuidado profundo.
[013] Já se propôs no pedido FR 2824733 associar amidos a ésteres graxos líquidos, entretanto, as composições obtidas não apresentam boas propriedades de uso. Em particular, a facilidade de distribuição do produto e o efeito de tratamento experimentado não são ainda satisfatórios.
[014] Além disso, as composições da presente invenção aplicadas sobre a pele, em particular na forma de um banho espumante ou de gel ducha, conferem uma melhora da sensação de maciez da pele.
[015] Assim, de acordo com a presente invenção, são agora propostas novas composições cosméticas, que compreendem em um meio aquoso cosmeticamente aceitável, - de 0,1 a 2% em peso em relação ao peso total da composição de pelo menos um amido, e - de 0,1 a 1% em peso em relação ao peso total da composição de pelo menos um diéster de ácido carboxílico que possui de 8 a 30 átomos de carbono e de polietilenoglicol, em que o referido diéster possui de 80 a 350 mols de óxido de etileno.
[016] Outro objeto da presente invenção consiste no uso de amido em, ou para a fabricação de uma composição cosmética que compreende um diéster tal como definido acima.
[017] Outro objeto da presente invenção se refere ao uso para o condicionamento das fibras queratínicas, em particular dos cabelos, de uma composição cosmética tal como definida acima.
[018] Um objeto da presente invenção consiste no uso para o tratamento e/ou o condicionamento das fibras queratínicas, em particular dos cabelos, de uma composição cosmética que compreende, em um meio cosmeticamente aceitável, - de 0,1 a 2% em peso em relação ao peso total da composição de pelo menos um amido, e - de 0,1 a 1% em peso em relação ao peso total da composição de pelo menos um diéster de ácido carboxílico que possui de 8 a 30 átomos de carbono e de polietilenoglicol.
[019] Os diferentes objetos da presente invenção serão agora detalhados. Os significados e as definições dos compostos utilizados na presente invenção dados acima são válidos para todos os objetos da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[020] Os amidos utilizáveis na presente invenção são mais particularmente macromoléculas em forma de polímeros constituídos por unidades elementares que são unidades anidroglicose. O número dessas unidades e sua junção permitem distinguir a amilose (polímero linear) e a amilopectina (polímero ramificado). As proporções relativas de amilose e de amilopectina, bem como seu grau de polimerização, variam em função da origem botânica dos amidos.
[021] As moléculas de amidos utilizados na presente invenção podem ter como origem botânica os cereais ou ainda os tubérculos.
[022] Assim, os amidos são, por exemplo, escolhidos entre os amidos de milho, de arroz, de mandioca, de aveia, de tapioca, de cevada, de batata, de trigo, de sorgo, de ervilha.
[023] Pode-se também utilizar os hidrolisados dos amidos citados acima. O amido provém de preferência da batata.
[024] Os amidos apresentam-se geralmente em forma de um pó branco, insolúvel na água fria, cujas partículas elementares possuem um tamanho que varia de 3 a 100 mícrons.
[025] Os amidos utilizados na composição da presente invenção podem ser modificados por uma ou mais das seguintes reações: pré- gelatinização, oxidação, reticulação, esterificação, tratamentos térmicos.
[026] De maneira mais particular, essas reações podem ser realizadas da seguinte maneira: - pré-gelatinização fazendo-se explodir os grânulos de amido (por exemplo, secagem e cozimento em um tambor secador); - oxidação com oxidantes fortes que conduzem à introdução de grupos carboxila na molécula de amido e à despolimerização da molécula de amido (por exemplo tratando uma solução aquosa de amido com hipoclorito de sódio); - reticulação com agentes funcionais capazes de agir com os grupos hidroxila das moléculas de amido que vão ficar assim ser ligadas entre si (por exemplo com grupos gliceril e/ou fosfato); - esterificação em meio alcalino para o enxerto de grupos funcionais, em particular acila com C1-C6 (acetil), hidroxialquilados com C1-C6 (hidroxietila, hidroxipropil), carboximetil, octenilsucínico.
[027] Pode-se obter em particular por reticulação com compostos fosforados fosfatos de monoamido (do tipo Am-O-PO-(OX)2), fosfatos de diamido (do tipo Am O-PO-(OX)-O-Am) ou mesmo de triamido (do tipo Am-O-PO- (O- Am)2) ou suas misturas.
[028] X representa em particular os metais alcalinos (por exemplo sódio ou potássio), os metais alcalino-terrosos (por exemplo cálcio, magnésio), os sais de amônia, os sais de aminas como os da monoetanolamina, a dietanolamina, a trietanolamina, o amino-3 propanodiol-1,2, os sais de amônios provenientes dos aminoácidos básicos como a lisina, a arginina, a sarcosina, a onitrina, a citrulina.
[029] Os compostos fosforados podem ser por exemplo tripolifosfato de sódio, ortofostato de sódio, oxicloreto de fósforo ou trimetafosfato de sódio.
[030] Serão particularmente utilizados fosfatos de diamido ou compostos ricos em fosfato de diamido como o produto proposto sob as referências Prejel VA-70-T AGGL (fosfato de diamido de mandioca hidroxipropilado gelatinizado) ou Prejel TK1 (fosfato de diamido de mandioca gelatinizado) ou Prejel 200 (fosfato de diamido de mandioca acetilado gelatinizado) pela Avebe ou Structure Zea da National Starch (fosfato de diamido de milho gelatinizado).
[031] De acordo com a presente invenção, pode-se também utilizar amidos anfóteros, amidos anfóteros esses que contêm um ou mais grupos aniônicos e um ou mais grupos catiônicos. Os grupos aniônicos e catiônicos podem estar ligados ao mesmo sítio reativo da molécula de amido ou a sítios reativos diferentes; de preferência, eles estão ligados ao mesmo sítio reativo. Os grupos aniônicos podem ser de tipo carboxílico, fosfato ou sulfato e de preferência carboxílico. Os grupos catiônicos podem ser de tipo amina primária, secundária, terciária ou quaternária.
[032] Os amidos anfóteros são escolhidos em particular entre os compostos com as seguintes fórmulas:
Figure img0001
fórmulas nas quais: St-O representa uma molécula de amido, R, idêntico ou diferente, representa um átomo de hidrogênio ou um radical metila, R’, idêntico ou diferente, representa um átomo de hidrogênio, um radical metila ou um grupo -COOH, n é um número inteiro igual a 2 ou 3, M, idêntico ou diferente, representa um átomo de hidrogênio, um metal alcalino, ou alcalino-terroso, tais como Na, K, Li ou NH4, um amônio quaternário ou uma amina orgânica, R” representa um átomo de hidrogênio ou um radical alquila com 1 a 18 átomos de carbono.
[033] Esses compostos estão descritos em particular nas patentes US 5,455,340 e US 4,017,460 que estão incluídas a título de referência.
[034] Utilizam-se particularmente os amidos de fórmulas (I) ou (II). São mais particularmente utilizados os amidos modificados por ácido 2-cloroetil aminodipropiônico, ou seja, os amidos de fórmulas (I) ou (II) nas quais R, R’, R’’ e M representam um átomo de hidrogênio e n é igual a 2.
[035] O ou os amidos são utilizados de preferência em uma quantidade que varia de 0,1 a 1% em peso em relação ao peso total da composição.
[036] Os diésteres de ácido carboxílico que possuem de 8 a 30 átomos de carbono e de polietilenoglicol possuem em geral de 80 a 350 mols de óxido de etileno (PEG).
[037] De acordo com a presente invenção, os diésteres de ácido carboxílico que possuem de 8 a 30 átomos de carbono e de polietilenoglicol apresentam geralmente a seguinte fórmula geral: R1-CO(O-CH2-CH2)n - OOCR2 (I) na qual: R1 representa um grupo alquila ou alcenila que possui 8 a 30 átomos de carbono, linear ou ramificado, saturado ou insaturado, R2 representa um grupo alquila que possui de 8 a 30 átomos de carbono, linear ou ramificado, saturado ou insaturado, n é um número que varia de 80 a 350.
[038] De preferência, R1 é um grupo alquila linear que possui de 12 a 20 átomos de carbono.
[039] De preferência, R2 é um grupo alquila linear que possui de 12 a 20 átomos de carbono.
[040] De preferência, n é um número compreendido entre 100 e 300.
[041] De preferência, a relação em peso da parte hidrófila (-(O- CH2-CH2)nO) para a parte hidrófoba (R1 e R2) está compreendida entre 8 e 1000.
[042] Utilizam-se de preferência um composto de fórmula (I) na qual R1 e R2 representam um grupo alquila linear que possui de 12 a 20 átomos de carbono, de preferência de 16 a 20 átomos de carbono e n está compreendido entre 100 e 300. Pode-se, por exemplo, citar o diestearato de PEG 150 (n = 150) e o diestearato de PEG 259 (n = 250).
[043] Esses compostos são em particular vendidos com o nome Emanon 3299R pela KAO e com o nome Kessco PEG 6000 DS pela Akzo.
[044] De acordo com a presente invenção, o ou os diésteres de ácido carboxílico e o PEG podem representar de preferência de 0,1% a 0,5% em peso, do peso total da composição final.
[045] De acordo com um modo de realização particularmente preferido, as composições de acordo com a presente invenção compreendem, ainda, pelo menos um agente benéfico para os cabelos tais como em particular os silicones, os óleos vegetais, animais, minerais ou de síntese, as ceras, as ceramidas, as pseudoceramidas, os polímeros catiônicos, os tensoativos em particular catiônicos, os ésteres graxos diferentes dos da presente invenção, os filtros solares, as vitaminas e suas misturas.
[046] Os silicones utilizáveis de acordo com a presente invenção são em particular poliorganossiloxanos insolúveis na composição e podem se apresentar em forma de óleos, de ceras, de resinas ou de gomas.
[047] Os organopolissiloxanos estão definidos mais detalhadamente na obra de Walter Noll « Chemistry and Technology of Silicones » (1968) Academic Press. Eles podem voláteis ou não voláteis.
[048] Quando forem voláteis, os silicones são escolhidos mais particularmente entre aqueles que possuem um ponto de ebulição compreendido entre 60°C e 260°C, e mais particularmente ainda: (i) os silicones cíclicos que comportam de 3 a 7 átomos de silício e de preferência de 4 a 5. Trata-se, por exemplo, do octametilciclotetrassiloxano comercializado em particular com o nome de “Volatile Silicone 7207” pela Union Carbide ou “Silbione 70045 V 2” pela Rhône Poulenc, o decametilciclopentassiloxano comercializado com o nome de “Volatile Silicone 7158” pela Union Carbide, “Silbione 70045 V 5” pela Rhône Poulenc, bem como suas misturas.
[049] Pode-se também citar os ciclopolímeros do tipo dimetilsiloxanos metilalquilsiloxano, como o “Silicone Volatile FZ 3109”, comercializado pela Union Carbide, de estrutura química:
Figure img0002
[050] Pode-se também citar as misturas de silicones cíclicos com compostos orgânicos derivados do silício, tais como a mistura de octametilciclotetrassiloxano e de tetrametilsililpentaeritritol (50/50) e a mistura de octametilciclotetrassiloxano e de oxi-1,1’(hexa-2,2,2’,3,3’-trimetilsililóxi) bis- neopentano; (ii) os silicones voláteis lineares com 2 a 9 átomos de silício e que possuem uma viscosidade inferior ou igual a 5.10-6m2/s a 25° C. Trata-se, por exemplo, do decametiltetrassiloxano comercializado em particular com o nome de “SH 200” pela Toray Silicone. Silicones que entram nessa classe estão também descritos no artigo publicado em Cosmetics and toiletries, Vol. 91, Jan. 76, P. 27-32 - Todd & Byers “Volatile Silicone fluids for cosmetics”.
[051] Utilizam-se, de preferência silicones não voláteis, e mais particularmente, polialquilsiloxanos, poliarilsiloxanos, polialquilarilsiloxanos, gomas e resinas de silicones, poliorganossiloxanos modificados por grupos organofuncionais bem como suas misturas.
[052] Esses silicones são escolhidos mais particularmente entre os polialquilsiloxanos entre os quais se pode citar em especial os polidimetilsiloxanos com grupos terminais trimetilsilila com uma viscosidade de5.10-6m2/s a 2,5 m2/s a 25°C e, de preferência, a 1.10-5 a 1 m2-/s. A viscosidade dos silicones é medida por exemplo a 25°C de acordo com a norma ASTM 445 Apêndice C.
[053] Entre esses polialquilsiloxanos, pode-se citar a título não limitativo os seguintes produtos comerciais: - os óleos Silbione das séries 47 e 70 047 ou os óleos Mirasil comercializados pela Rhône Poulenc, tais como por exemplo o óleo 70 047 V 500 000; - os óleos da série Mirasil comercializados pela Rhône Poulenc; - os óleos da série 200 da Dow Corning, tais como mais particularmente o DC200 de viscosidade 60 000 Cst; - os óleos Viscasil da General Electric e certos óleos das séries SF (SF 96, SF 18) da General Electric.
[054] Pode-se também citar os polidimetilsiloxanos com grupos terminais dimetilsilanol (Dimethiconol segundo a denominação CTFA) como os óleos da série 48 da Rhône Poulenc.
[055] Nessa classe de polialquilsiloxanos, pode-se também citar os produtos comercializados com o nome de “Abil Wax 9800 e 9801” pela Goldschmidt que são polialquil (C1-C20) siloxanos.
[056] Os polialquilarilsiloxanos são escolhidos particularmente entre os polidimetil metilfenilsiloxanos, os polidimetil difenilsiloxanos lineares e/ou ramificados de viscosidade de 1.10-5 a 5.10-2m2/s a 25°C.
[057] Entre esses polialquilarilsiloxanos pode-se citar a título de exemplo os produtos comercializados com os seguintes nomes: - os óleos Silbione da série 70 641 de Rhône Poulenc; - os óleos das séries Rhodorsil 70 633 e 763 da Rhône Poulenc; - o óleo Dow Corning 556 Cosmetic Grad Fluid da Dow Corning; - os silicones da série PK da Bayer como o produto PK20; - os silicones das séries PN, PH da Bayer como os produtos PN1000 e PH1000; - alguns óleos das series SF da General Electric como SF 1023, SF 1154, SF 1250, SF 1265.
[058] As gomas de silicone utilizáveis de acordo com a presente invenção são em particular polidiorganossiloxanos com massas moleculares médias em número elevadas compreendidas entre 200.000 e 1.000.000 utilizados sozinhos ou em mistura em um solvente. Esse solvente pode ser escolhido entre os silicones voláteis, os óleos polidimetilsiloxanos (PDMS), os óleos polifenilmetilsiloxanos (PPMS), as isoparafinas, os poliisobutilenos, o cloreto de metileno, o pentano, o dodecano, os tridecanos ou suas misturas.
[059] Pode-se citar mais particularmente os seguintes produtos: - polidimetilsiloxano, - as gomas polidimetilsiloxanos/metilvinilsiloxano, - polidimetilsiloxano/fenilmetilsiloxano, - polidimetilsiloxano/difenilsiloxano/metilvinilsiloxano.
[060] Produtos mais particularmente utilizáveis de acordo com a presente invenção são misturas tais que; - as misturas formadas a partir de um polidimetilsiloxano hidroxilado em extremidade de cadeia (denominado dimeticonol segundo a nomenclatura do dicionário CTFA) e de um poli-dimetilsiloxano cíclico (denominado ciclometicona segundo a nomenclatura do dicionário CTFA) tal como o produto Q2 1401 comerciado pela Dow Corning; - as misturas formadas a partir de uma goma polidimetilsiloxano com um silicone cíclico como o produto SF 1214 Silicone Fluid da General Electric. Esse produto é uma goma SF 30 correspondente a uma dimeticona, com um peso molecular médio em número de 500 000 solubilizada no óleo SF 1202 Silicone Fluid correspondente ao decametilciclopentassiloxano; - as misturas de dois PDMS de viscosidades diferentes, e mais particularmente de uma goma PDMS e de um óleo PDMS, como o produto SF 1236 da General Electric. O produto SF 1236 é a mistura de uma goma SE definida acima com uma viscosidade de 20 m2/s e de um óleo SF 96 com uma viscosidade de 5.10-6 m2/s. Esse produto comporta de preferência 15% de goma SE 30 e 85 % de um óleo SF 96.
[061] As resinas de organopolissiloxanos utilizáveis de acordo com a invenção são sistemas siloxânicos retilculados que contêm as unidades: R2SiO2/2, R3SiO1/2, RSiO3/2 e SiO4/2, nos quais R representa um grupo hidrocarbonado que possui de 1 a 16 átomos de carbono ou um grupo fenila. Entre esses produtos, os mais particularmente preferidos são aqueles nos quais R representa um radical alquila inferior com C1-C4, mais particularmente metila, ou um radical fenila.
[062] Pode-se citar entre essas resinas o produto comercializado com o nome de “Dow Corning 593” ou os comercializados com os nomes de “Silicone Fluid SS 4230 e SS 4267” pela General Electric, e que são silicones de estrutura dimetil/trimetil siloxano.
[063] Pode-se também citar as resinas do tipo trimetil siloxi silicato comercializadas em particular com os nomes de X22-4914, X21-5034 e X21-5037 pela Shin-Etsu.
[064] Os silicones organomodificados utilizáveis de acordo a presente invenção são silicones tais como definidos anteriormente e comportam em sua estrutura um ou mais grupos organofuncionais fixados através de um radical hidrocarbonado.
[065] Entre os silicones organomodificados pode-se citar os poliorganossiloxanos que comportam: - grupos polietilenóxi e/ou polipropilenóxi que comportam eventualmente grupos alquila com C6-C24, como os produtos denominados dimeticona copoliol comercializado pela Dow Corning com o nome de DC 1248 ou os óleos Silwet L 722, L 7500, L 77, L 711 da Union Carbide e o alquil (C12) meticona copoliol comercializado pela Dow Corning com o nome de Q2 5200; grupos aminados substituídos ou não como os produtos comercializados com o nome de GP 4 Silicone Fluid e GP 7100 pela Genesee ou os produtos comercializados com os nomes de Q2 8220 e Dow Corning 929 ou 939 pela Dow Corning. Os grupos aminados substituídos são em particular grupos aminoalquila com C1-C4; - grupos tióis como os produtos comercializados com os nomes “GP 72 A” e “GP 71” pela Genesee; - grupos alcoxilados como o produto comercializado com o nome de “Silicone Copolymer F-755” pela Sws Silicones e Abil Wax 2428, 2434 e 2440 pela Goldschmidt; - grupos hidroxilados como os poliorganossiloxanos com funções hidroxila descritos no pedido de patente francesa FR-A-85 16334 que correspondem à fórmula (IX):
Figure img0003
na qual os radicais R3 idênticos ou diferentes são escolhidos entre os radicais metila e fenila; sendo que pelo menos 60 % molar dos radicais R3 representam metila; o radical R’3 é um membro bivalente hidroxicarbonado com C2-C18; p está compreendido entre 1 e 30 inclusivamente; q está compreendido entre 1 e 150 inclusivamente; - grupos aciloxialquila como por exemplo os poliorganossiloxanos descritos na patente US-A-4957732 e que correspondem à fórmula (X):
Figure img0004
na qual: R4 representa um grupo metila, fenila, -OCOR5 hidroxila, sendo que apenas um dos radicais R4 por átomos de silício pode ser OH; R’4 representa metila, fenila; sendo que pelo menos 60 % em proporção molar do conjunto dos radicais R4 e R’4 representam metila; R5 representa alquila ou alcenila com C8-C20; R” representa um radical alquileno hidrocarbonado bivalente, linear ou ramificado com C2-C18; r está compreendido entre 1 e 120 inclusivamente; p está compreendido entre 1 e 30; q é igual a 0 ou inferior a 0,5 p, sendo que p + q está compreendido entre 1 e 30; os poliorganossiloxanos de fórmula (VI) podem conter grupos:
Figure img0005
em proporções que não ultrapassam 15% da soma p + q + r. - grupos aniônicos do tipo carboxílico como por exemplo nos produtos descritos na patente EP 186 507 da empresa Chisso Corporation, ou de tipo alquilcarboxílicos como os que estão presentes no produto X-22-3701E da Shin-Etsu; 2-hidroxialquilsulfonato; 2-hidroxialquiltiossulfato como os produtos comercializados pela Goldschmidt com os nomes de “Abil S201” e“Abil S255”. - grupos hidroxiacilamino, como os poliorganossiloxanos descritos no pedido EP 342 834. Pode-se citar, por exemplo, o produto Q2-8413 da Dow Corning.
[066] De acordo com a presente invenção, pode-se também utilizar silicones que compreendem uma porção polissiloxano e uma porção constituída por uma cadeia orgânica não-siliconada, sendo que uma das duas porções constitui a cadeia principal do polímero e a outra está enxertada na referida cadeia principal. Esses polímeros estão descritos nos pedidos de patente EP-A- 0 412 704, EP-A-0 412 707, EP-A-0 640 105 e WO 95/00578, EP-A-0582 152 e WO 93/23009 e nas patentes US 4,693,935, US 4,728,571 e US 4,972,037. Esses polímeros são, de preferência, aniônicos ou não-iônicos.
[067] Esses polímeros são, por exemplo,copolímeros suscetíveis de ser obtidos por polimerização radicalar a partir da mistura de monômeros constituída por: a) 50 a 90 % em peso de acrilato de terciobutila; b) 0 a 40 % em peso de ácido acrílico; c) 5 a 40 % em peso de macrômero siliconado de fórmula:
Figure img0006
sendo que v é um número que varia entre 5 e 700; as porcentagens em peso são calculadas em relação ao peso total dos monômeros.
[068] Outros exemplos de polímeros siliconados enxertados são, em particular, polidimetilsiloxanos (PDMS) nos quais estão enxertados, por meio de um membro de ligação de tipo tiopropileno, unidades poliméricas mistas do tipo ácido poli(met)acrílico e do tipo poli(met)acrilato de alquila e polidimetilsiloxanos (PDMS) nos quais estão enxertados, por meio de um membro de ligação de tipo tiopropileno, unidades poliméricas do tipo poli(met)acrilato de isobutila.
[069] De acordo com a presente invenção, pode-se também utilizar poliuretanos siliconados, em particular os descritos nos pedidos de patente EP 0 751 162, EP 0 619 111.
[070] De acordo com a presente invenção, todos os silicones podem também ser utilizados em forma de emulsões, de nanoemulsões ou de microemulsões.
[071] Os poliorganossiloxanos particularmente de acordo com a presente invenção são: - os silicones não voláteis escolhidos na família dos polialquilsiloxanos com grupos terminais trimetilsilila como os óleos com uma viscosidade compreendida entre 0,2 e 2,5 m2/s a 25° C, tais como os óleos da série DC200 da Dow Corning, em particular o de viscosidade 60 000 cSt das séries Silbione 70047 e 47 e mais particularmente o óleo 70 047 V 500 000 comercializado pela Rhône Poulenc,os polialquilsiloxanos com grupos terminais dimetilsilanol como os dimeticonol ou os polialquilarilsiloxanos como o óleo Silbione 70641 V 200 comercializado pela Rhône Poulenc; - a resina de organopolissoloxano comercializada com o nome de Dow Corning 593; - os polissiloxanos com grupos aminados como as amodimeticonas ou as trimetilsililamodimeticonas.
[072] Os polímeros catiônicos utilizáveis de acordo com a presente invenção podem ser escolhidos entre todos aqueles já conhecidos em si por melhorar as propriedades cosméticas dos cabelos, em particular os que estão descritos no pedido de patente EP-A- 0 337 354 e nos pedidos de patentes francesas FR-A- 2 270 846, 2 383 660, 2 598 611, 2 470 596 e 2 519 863.
[073] De maneira ainda mais geral, na acepção da presente invenção, a expressão “polímero catiônico” representa qualquer polímero que contenha grupos catiônicos e/ou grupos ionizáveis em grupos catiônicos.
[074] Os polímeros catiônicos preferidos são escolhidos entre aqueles que contêm unidades que comportam grupos amina primárias, secundárias, terciárias e/ou quaternárias que podem fazer parte da cadeia principal polimérica, ou então ser portados por um substituinte lateral diretamente ligado a ela.
[075] Os polímeros catiônicos utilizados possuem geralmente uma massa molecular média em número compreendida entre 500 e 5.106 aproximadamente, e de preferência compreendida entre 103 e 3.106 aproximadamente.
[076] Entre os polímeros catiônicos, pode-se citar mais particularmente os polímeros do tipo poliamina, poliaminoamida e poliamônio quaternário. Trata-se de produtos conhecidos.
[077] Entre todos os polímeros catiônicos suscetíveis de serem utilizados de acordo com a presente invenção, prefere-se utilizar os derivados de éter de celulose quaternários como os produtos vendidos com o nome de “JR 400” pela Union Carbide Corporation, os ciclopolímeros catiônicos, em particular os homopolímeros ou copolímeros de cloreto de dimetildialilamônio, vendidos com os nomes de “Merquat 100”, “Merquat 550” e “Merquat S” pela Calgon, os polímeros quaternários de vinilpirrolidona e de vinilimidazol, os homopolímeros ou copolímeros reticulados de sais de metacriloiloxialquil(C1-C4)trialquil(C1- C4)amônio e suas misturas.
[078] De acordo com a presente invenção, os agentes benéficos podem representar de 0,001 % a 20% em peso, de preferência de 0,01% a 10% em peso e mais particularmente de 0,1 a 5 % em peso em relação ao peso total da composição final.
[079] As composições da presente invenção contêm ainda vantajosamente pelo menos um agente tensoativo que está geralmente presente em uma quantidade compreendida entre 0,01% e 50% em peso aproximadamente, de preferência entre 0,1% e 40% e mais preferencialmente ainda entre 0,5 % e 30 %, em relação ao peso total da composição.
[080] Esse agente tensoativo pode ser escolhido entre os agentes tensoativos aniônicos, anfóteros, não-iônicos, catiônicos ou suas misturas.
[081] Os tensoativos apropriados para realização da presente invenção são em particular os seguintes: (I) TENSOATIVO(S) ANIÔNICO(S)
[082] Sua natureza não possui, de acordo com a presente invenção, caráter realmente crítico.
[083] Assim, a título de exemplo de tensoativos aniônicos utilizáveis, sozinhos ou em misturas, na presente invenção, pode-se citar em particular (lista não limitativa) os sais (em particular sais de metais alcalinos, especialmente de sódio, sais de amônio, sais de aminas, sais de aminoálcoois ou sais de magnésio) dos seguintes compostos: os alquilsulfatos, os alquilétersulfatos, alquilamidoétersulfatos, alquilarilpoliétersulfatos, monoglicerídeos sulfatos; os alquilsulfonatos, alquilfosfatos, alquilamida sulfonatos, alquilarilsulfonatos, α-olefina-sulfonatos, parafina-sulfonatos; os alquil sulfosucinatos; os alquil étersulfosucinatos, os alquil amida sulfosucinatos; os alquilsulfosucinamatos; os alquil sulfoacetatos; os alquiléterfosfatos; os acil- sarcosinatos; os acilisetionatos e os N-aciltauratos, sendo que o radical alquila ou acila de todos esses diferentes compostos comporta de preferência de 8 a 24 átomos de carbono, e o radical arila representa de preferência um grupo fenila ou benzila. Entre os tensoativos aniônicos também utilizáveis, pode-se ainda citar os sais de ácidos graxos como os sais dos ácidos oléico, ricinoléico, palmítico, esteárico, os ácidos de óleo de copra ou de óleo de copra hidrogenado; os acil-lactilatos cujo radical acila comporta de 8 a 20 átomos de carbono. Pode-se também utilizar tensoativos fracamente aniônicos, como os ácidos de alquil D galactosido urônicos e seus sais, bem como os ácidos alquil (C8-C24) éteres carboxílicos polioxialquilenados, os ácidos alquil (C8-C24) amido éter carboxílicos polioxialquilenados e seus sais, em particular os que comportam de 2 a 50 grupos de óxido de etileno, e suas misturas.
[084] Entre os tensoativos aniônicos, prefere-se utilizar de acordo com a presente invenção os sais de alquilsulfatos e de alquilétersulfatos e suas misturas. (II)TENSOATIVO(S) NÃO-IÔNICO(S)
[085] Os agentes tensoativos não-iônicos são também compostos bem conhecidos em si (ver em particular a esse respeito “Handbook of Surfactants” por M.R. PORTER, edições Blackie & Son (Glasgow and London), 1991, pg 116-178) e sua natureza não possui, de acordo com a presente invenção, caráter crítico. Assim, eles podem ser escolhidos em particular (lista não limitativa) entre os álcoois, os alfa-dióis, os alquilfenóis ou os ácidos graxos polietoxilados, polipropoxilados ou poliglicerolados, com uma cadeia graxa que comporta, por exemplo, de 8 a 18 átomos de carbono, sendo que o número de grupos de óxido de etileno ou óxido de propileno pode variar em particular de 2 a 50 e o número de grupos glicerol pode variar em particular de 2 a 30. Pode-se também citar os copolímeros de óxido de etileno e de propileno, os condensados de óxido de etileno e de propileno com álcoois graxos; as amidas graxas polietoxiladas que possuem, de preferência, de 2 a 30 mols de óxido de etileno, as amidas graxas poligliceroladas que comportam em média 1 a 5 grupos glicerol e em particular 1,5 a 4; as aminas graxas polietoxiladas que possuem de preferência de 2 a 30 mols de óxido de etileno; os ésteres de ácidos graxos de sorbitano oxietilenados que possuem de 2 a 30 mols de óxido de etileno; os ésteres de ácidos graxos da sucrose, os ésteres de ácidos graxos de polietilenoglicol, os alquilpoliglicosidos, os derivados da N-alquil glucamina, os óxidos de aminas como os óxidos de alquil (C10-C14) aminas ou os óxidos de N-acilaminopropilmorfolina. Deve-se notar que os alquilpoliglicosidos constituem tensoativos não-iônicos particularmente apropriados para a presente invenção. (III) TENSOATIVO(S) ANFÓTERO(S)
[086] Os agentes tensoativos anfóteros, cuja natureza não possui caráter crítico de acordo com presente invenção, podem ser em particular (lista não limitativa) derivados de aminas secundárias ou terciárias alifáticas, nos quais o radical alifático é uma cadeia linear ou ramificada que comporta de 8 a 22 átomos de carbono e contém pelo menos um grupo aniônico hidrossolubilizante (por exemplo carboxilato, sulfonato, sulfato, fosfato ou fosfonato); pode-se citar ainda as alquil (C8-C20) betaínas, as sulfobetaínas, as alquil (C8-C20) amidoalquil (C1-C6) betaínas ou as alquil (C8-C20) amidoalquil (C1-C6) sulfobetaínas.
[087] Entre os derivados de aminas, pode-se citar os produtos comercializados com o nome de Miranol, como os descritos nas patentes US-2 528 378 e US-2 781 354 e de estruturas: R2-CONHCH2CH2-N(R3)(R4)(CH2COO-) (2) na qual: R2 representa um radical alquila derivado de um ácido R2-COOH presente no óleo de copra hidrolisado, um radical heptila, nonila ou undecila, R3 representa um grupo beta-hidroxietila e R4 um grupo carboximetila; e R2-CONHCH2CH2-N(B)(C) (3) na qual: B representa -CH2CH2OX’; C representa -(CH2)z - Y’, sendo z = 1 ou 2, X’ representa o grupo -CH2CH2-COOH ou um átomo de hidrogênio Y’ representa -COOH ou o radical -CH2 - CHOH - SO3H R5 representa um radical alquila de um ácido R9 - COOH presente no óleo de copra ou no óleo de linho hidrolisado, um radical alquila, em particular com C7, C9, C11 ou C13, um radical alquila com C17 e sua forma iso, um radical C17 insaturado.
[088] Esses compostos estão classificados no dicionário CTFA, 5a edição, 1993, com as denominações Cocoanfoacetato Dissódico, Lauroanfoacetato Dissódico, Caprilanfoacetato Dissódico, Capriloanfoacetato Dissódico, Cocoanfodipropionato Dissódico, Lauroanfodipropionato Dissódico, Caprilanfodiproprionate Dissódico, Capriloanfodipropionato Dissódico, Ácido Lauroanfodipropiônico, Ácido Cocoanfodipropiônico.
[089] A título de exemplo, pode-se citar o cocoanfoacetato comercializado com o nome comercial de Miranol C2M concentrado pela Rhône Poulenc. (iv) OS TENSOATIVOS CATIÔNICOS PODEM SER ESCOLHIDOS ENTRE: (A) os sais de amônio quaternários de fórmula geral (IV) indicada a seguir:
Figure img0007
na qual X- é um ânion escolhido no grupo dos halogenetos (cloreto, brometo ou iodeto) ou alquil(C2-C6)sulfatos mais particularmente metilsulfato, fosfatos, alquil-ou-alquilarilsulfonatos, ânions derivados de ácido orgânico como o acetato ou o lactato, e a) os radicais R1 a R3, que podem ser idênticos ou diferentes, representam um radical alifático, linear ou ramificado, que comporta de 1 a 4 átomos de carbono, ou um radical aromático como arila ou alquilarila. Os radicais alifáticos podem comportar heteroátomos como em particular o oxigênio, o nitrogênio, o enxofre, os halogênios. Os radicais alifáticos são escolhidos, por exemplo, entre os radicais alquila, alcóxi, alquilamida.
[090] R4 representa um radical alquila, linear ou ramificado, que comporta de 16 a 30 átomos de carbono.
[091] De preferência o tensoativo catiônico é um sal (por exemplo cloreto) de behenil trimetil amônio. b) os radicais R1 e R2, que podem ser idênticos ou diferentes, representam um radical alifático, linear ou ramificado, que comporta de 1 a 4 átomos de carbono, ou radical aromático como arila ou alquilarila. Os radicais alifáticos podem comportar os heteroátomos como em particular o oxigênio, o nitrogênio, o enxofre, os halogênios. Os radicais alifáticos são escolhidos, por exemplo, entre os radicais alquila, alcóxi, alquilamida e hidroxialquila, que comportam de 1 a 4 átomos de carbono; R3 e R4, idênticos ou diferentes, representam um radical alquila, linear ou ramificado, que comportam de 12 a 30 átomos de carbono, sendo que o referido radical compreende pelo menos uma função éster ou amida.
[092] R3 e R4 são escolhidos em particular entre os radicais alquil(C12-C22)amido alquila(C2-C6), alquil(C12-C22)acetato.
[093] De preferência, o tensoativo catiônico é um sal (por exemplo cloreto) de estearamidopropil dimetil (miristilacetato) amônio. B) - os sais de amônio quaternário de imidazolínio como, por exemplo, o de fórmula (V) indicada a seguir:
Figure img0008
na qual R5 representa um radical alcenila ou alquila que comporta de 8 a 30 átomos de carbono, por exemplo, derivados dos ácidos graxos do sebo, R6 representa um átomo de hidrogênio, um radical alquila com C1-C4 ou um radical alcenila ou alquila que comporta de 8 a 30 átomos de carbono, R7 representa um radical alquila com C1-C4, R8 representa um átomo de hidrogênio, um radical alquila com C1-C4, X é um ânion escolhido no grupo dos halogenetos, fosfatos, acetatos, lactatos, alquilsulfatos, alquil-ou-arilsulfonatos. De preferência, R5 e R6 representam uma mistura de radicais alcenila ou alquila que comporta de 12 a 21 átomos de carbono, por exemplo, derivados dos ácidos graxos do sebo, R7 representa metila, R8 representa hidrogênio. Esse produto é, por exemplo o Quaternium-27 (CTFA 1997) ou o Quaternium-83 (CTFA 1997) comercializados com os nomes de “Rewoquat” W 75”, W90, W75PG, W75HPG pela Witco. C) - os sais de diamônio quaternário de fórmula (VI):
Figure img0009
na qual R9 representa um radical alifático que comporta aproximadamente de 16 a 30 átomos de carbono, R10, R11, R12, R13 e R14, idênticos ou diferentes, são escolhidos entre o hidrogênio ou um radical alquila que comporta de 1 a 4 átomos de carbono, e X é um ânion escolhido no grupo dos halogenetos, acetatos, fosfatos, nitratos e metilsulfatos. Esses sais de diamônio quaternário compreendem em particular o dicloreto de propano-sebo diamônio. D) - os sais de amônio quaternário que contêm pelo menos uma função éster de fórmula (VII) a seguir: 
Figure img0010
na qual: - R15 é escolhido entre os radicais alquilas com C1-C6 e os radicais hidroxialquilas ou di-hidroxialquilas com C1-C6; - R16 é escolhido entre: - o radical
Figure img0011
- os radicais R20 hidrocarbonados com C1-C22 lineares ou ramificados, saturados ou insaturados, - o átomo de hidrogênio, - R18 é escolhido entre: - o radical
Figure img0012
- os radicais R22 hidrocarbonados com C1-C6 lineares ou ramificados, saturados ou insaturados, - o átomo de hidrogênio, - R17, R19 e R21, idênticos ou diferentes, são escolhidos entre os radicais hidrocarbonados com C7-C21, lineares ou ramificados, saturados ou insaturados; - n, p e r, idênticos ou diferentes, são inteiros que valem de 2 a 6; - y é um inteiro que vale de 1 a 10; - x e z, idênticos ou diferentes, são inteiros que valem de 0 a 10; - X- é um ânion simples ou complexo, orgânico ou inorgânico; desde que a soma x + y + z valha de 1 a 15, e que quando x valer 0, R16 representa então R20 e que quando z valer 0, R18 representa então R22.
[094] São mais particularmente utilizados os sais de amônio de fórmula (VII) na qual: - R15 representa um radical metila ou etila; - x e y são iguais a 1; - z é igual a 0 ou 1; - n, p e r são iguais a 2; - R16 é escolhido entre: o radical
Figure img0013
- os radicais metila, etila ou hidrocarbonados com C14-C22 - o átomo de hidrogênio; - R17, R19 e R21, idênticos ou diferentes, são escolhidos entre os radicais hidrocarbonados com C7-C21, lineares ou ramificados, saturados ou insaturados; - R18 é escolhido entre: o radical
Figure img0014
- o átomo de hidrogênio.
[095] Esses compostos são, por exemplo, comercializados com os nomes de Dehyquart pela Cognis, Stepanquat pela Stepan, Noxamium pela Ceca, Rewoquat WE 18 pela Rewo-Witco.
[096] Entre os sais de amônio quaternário, prefere-se o cloreto de behenil trimetilamônio, ou ainda o cloreto de estearamidopropildimetil (miristil acetato) amônio comercializado com o nome de “Ceraphyl 70” pela Van Dyk, o Quaternium-27 e o Quaternium-83 comercializados pela Witco, o metossulfato de dicetearoiletil hidroxil metil amônio, comercializado em particular pela Cognis com o nome Dehyquart F75.
[097] O meio aquoso cosmeticamente aceitável compreende apenas água ou uma mistura de água e de um solvente cosmeticamente aceitável escolhido entre os álcoois com C1-C4, tais como o etanol, o isopropanol, o tercio-butanol ou o n-butanol; os polióis como o propilenoglicol; os éteres de polióis; os alcanos com C5-C10, as cetonas com C3-4 como a acetona e a metiletilcetona; os acetatos de alquila com C1-C4, como o acetato de metila, o acetato de etila e o acetato de butila; o dimetoxietano, o dietóxi etano; e suas misturas.
[098] A concentração de solventes cosmeticamente aceitáveis diferentes da água (quando estiverem presentes) varia geralmente de 0,1 a 40% em peso, de preferência de 0,5 a 20% em peso em relação ao peso total da composição.
[099] A composição compreende de preferência de 30 a 99 % de água, em particular de 50 a 95 % de água e mais particularmente de 70 a 95 % em peso de água em relação ao peso total da composição.
[0100] O pH das composições da presente invenção está compreendido entre 4 e 8, e de preferência entre 5 e 7.
[0101] A composição da presente invenção pode também conter pelo menos um aditivo escolhido entre os espessantes, os perfumes, os agentes perolizantes, os conservantes, as vitaminas, as provitaminas, os polímeros aniônicos ou não-iônicos, a proteínas, os hidrolisados de proteínas, o ácido metil-18 eicosanóico, os hidroxiácidos, as vitaminas, as provitaminas como o pantenol, e qualquer outro aditivo classicamente utilizado no campo cosmético que não afete as propriedades da composição de acordo com a presente invenção.
[0102] O técnico no assunto tomará todos os cuidados ao escolher os eventuais aditivos e sua quantidade para que eles não prejudiquem as propriedades das composições da presente invenção.
[0103] Esses aditivos estão eventualmente presentes na composição de acordo com a presente invenção em proporções que podem variar de 0,001 a 20% em peso em relação ao peso total da composição. A quantidade precisa de cada aditivo é facilmente determinada pelo técnico no assunto de acordo com sua natureza e sua função.
[0104] As composições de acordo com a presente invenção podem ser mais particularmente utilizadas para o cuidado ou o tratamento das matérias queratínicas como os cabelos, a pele, os cílios, as sobrancelhas, as unhas, os lábios, o couro cabeludo e mais particularmente os cabelos.
[0105] As composições de acordo com a presente invenção podem apresentar-se em forma de condicionador com ou sem enxágue, de composições para permanente, relaxamento, coloração ou descoloração, ou ainda em forma de composições com enxágue, para ser aplicadas antes ou depois de uma coloração, uma descoloração, uma permanente ou um relaxamento ou ainda entre as duas etapas de uma permanente ou de um relaxamento.
[0106] De acordo com um modo de realização preferido da presente invenção, a composição pode ser utilizada como condicionador.
[0107] Quando a composição se apresentar sob a forma de um condicionador ou de uma composição de cuidado eventualmente com enxágue, ela contém vantajosamente pelo menos um tensoativo catiônico, cuja concentração está compreendida entre 0,1 e 10% em peso e de preferência de 0,5 a 5% em peso em relação ao peso total da composição.
[0108] Ela pode também conter um ou mais tensoativos anfóteros ou não-iônicos.
[0109] A presente invenção tem ainda por objeto um processo de tratamento das matérias queratínicas como a pele ou os cabelos, caracterizado pelo fato de que consiste em aplicar sobre as matérias queratínicas uma composição cosmética, conforme descrita anteriormente, e em efetuar eventualmente um enxágue com água.
[0110] Assim, esse processo de acordo com a presente invenção permite a conservação do penteado, o tratamento, o cuidado da pele, dos cabelos, ou de qualquer outra matéria queratínica e mais particularmente dos cabelos.
[0111] As composições de acordo com a presente invenção podem também se apresentar em forma de loções aquosas ou hidroalcoólicas para o cuidado da pele e/ou dos cabelos.
[0112] As composições cosméticas de acordo com a presente invenção podem se apresentar em forma de gel, de leite, de creme, de emulsão, de loção espessada ou de espuma e ser utilizadas para a pele, as unhas, os cílios, os lábios e mais particularmente os cabelos.
[0113] As composições podem ser condicionadas sob diversas formas, em particular em potes, frascos, tubos, vaporizadores, frascos bomba ou em recipientes aerossóis a fim de assegurar uma aplicação da composição em forma vaporizada ou em forma de espuma. Essas formas de condicionamento são indicadas, por exemplo, quando se deseja obter um spray, um laquê ou uma espuma para o tratamento dos cabelos.
[0114] Em tudo o que foi dito acima e no que será dito a seguir, as porcentagens estão expressas em peso.
[0115] A presente invenção vai ser agora mais completamente ilustrada com os exemplos a seguir que não a limitam de forma alguma aos modos de realização descritos.
[0116] Nos exemplos, MA significa matéria ativa. EXEMPLOS EXEMPLOS 1 E 2
[0117] Foram realizados dois condicionadores de acordo com a presente invenção com a seguinte composição:
Figure img0015
[0118] As composições 1 e 2 possuem uma textura cremosa e muito fundente quando aplicadas em cabelos úmidos e conferem também uma presença(percepção) sensorial de tratamento aos cabelos. As composições 1 e 2 são fáceis de enxaguar. Os cabelos ficam macios e lisos
[0119] As composições A, B e C são cremosas mas não levam à percepção de um efeito de tratamento suficiente. EXEMPLO 3
[0120] Realizou-se um condicionador de acordo com a presente
Figure img0016
[0121] A composição 3 possui uma textura cremosa e muito fundente quando aplicada em cabelos úmidos e confere também uma presença(percepção) sensorial de tratamento aos cabelos. A composição 3 é fácil de enxaguar. Os cabelos ficam macios e lisos.
[0122] As composições D, E, F são cremosas mas não levam à percepção de um efeito de tratamento suficiente.

Claims (16)

1. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA, caracterizada por compreender em um meio cosmeticamente aceitável: - de 0,1 a 2% em peso em relação ao peso total da composição de pelo menos um amido, selecionado entre fosfatos de diamido; e - de 0,1 a 1% em peso em relação ao peso total da composição de pelo menos um diéster de ácido carboxílico e de polietilenoglicol, os quais apresentam a seguinte fórmula: R1-CO(O-CH2-CH2)n - OOCR2 (I) em que: R1 e R2 representam grupos alquila lineares que possuem de 16 a 20 átomos de carbono; e n é um número que varia de 100 a 300.
2. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelos amidos serem escolhidos entre os amidos de milho, de arroz, de mandioca, de aveia, de tapioca, de cevada, de batata, de trigo, de sorgo e de ervilha.
3. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo amido ser modificado por uma ou mais das seguintes reações: pré- gelatinização, oxidação, reticulação, esterificação, tratamentos térmicos.
4. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por R1 e R2 representarem um grupo alquila linear que possui de 12 a 20 átomos de carbono.
5. COMPOSIÇÃO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo amido estar presente em uma concentração que varia de 0,1% a 1% em peso em relação ao peso total da composição.
6. COMPOSIÇÃO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizada pelo diéster de ácido carboxílico estar presente em uma concentração que varia de 0,1% a menos de 0,5% em peso em relação ao peso total da composição.
7. COMPOSIÇÃO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizada por compreender ainda pelo menos um agente benéfico para os cabelos escolhido entre os óleos vegetais, animais, minerais ou de síntese, as ceras, as ceramidas, as pseudoceramidas, os silicones, os polímeros catiônicos, os tensoativos, os ésteres graxos diferentes dos diéster de ácido carboxílico que possuem de 8 a 30 átomos de carbono e de polietilenoglicol, os filtros solares e as vitaminas.
8. COMPOSIÇÃO, de acordo a reivindicação 7, caracterizada pelo agente benéfico para os cabelos estar presente em uma concentração que varia de 0,001% a 20% em peso em relação ao peso total da composição, de preferência de 0,01% a 10% em peso.
9. COMPOSIÇÃO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizada por compreender ainda pelo menos um agente tensoativo escolhido entre os tensoativos aniônicos, não-iônicos, anfóteros, catiônicos e suas misturas.
10. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 9, caracterizada por compreender ainda pelo menos um agente tensoativo escolhido entre os tensoativos catiônicos e suas misturas.
11. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 10, caracterizada pelo(s) agente(s) tensoativo(s) catiônico(s) estar(em) presente(s) em uma concentração que varia de 0,1 a 10% em peso, preferivelmente de 0,5 a 5% em peso em relação ao peso total da composição.
12. COMPOSIÇÃO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizada por se apresentar em forma de condicionador, de composição para a permanente, o relaxamento, a coloração ou a descoloração dos cabelos, de composição com enxágue a ser aplicada entre as duas etapas de uma permanente ou de um relaxamento.
13. USO DE UMA COMPOSIÇÃO, conforme definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado por ser para o cuidado das matérias queratínicas, em particular dos cabelos.
14. USO, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado por ser para o tratamento e/ou o condicionamento dos cabelos.
15. USO DE UMA COMPOSIÇÃO, conforme definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado por ser na forma de condicionador.
16. PROCESSO DE TRATAMENTO DOS CABELOS, caracterizado por consistir em aplicar sobre os referidos cabelos uma composição cosmética, conforme definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 12.
BRPI0702460-6A 2006-06-30 2007-06-25 composição cosmética, usos de uma composição cosmética e processo de tratamento dos cabelos BRPI0702460B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0652730 2006-06-30
FR0652730A FR2903017B1 (fr) 2006-06-30 2006-06-30 Compositions cosmetiques contenant un amidon et un diester gras de peg et leurs utilisations

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0702460A BRPI0702460A (pt) 2008-02-19
BRPI0702460B1 true BRPI0702460B1 (pt) 2021-02-02

Family

ID=37667389

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0702460-6A BRPI0702460B1 (pt) 2006-06-30 2007-06-25 composição cosmética, usos de uma composição cosmética e processo de tratamento dos cabelos

Country Status (9)

Country Link
US (1) US8771659B2 (pt)
EP (1) EP1872773B1 (pt)
AT (1) ATE463232T1 (pt)
BR (1) BRPI0702460B1 (pt)
DE (1) DE602007005730D1 (pt)
ES (1) ES2342119T3 (pt)
FR (1) FR2903017B1 (pt)
MX (1) MX2007007546A (pt)
PL (1) PL1872773T3 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2935267B1 (fr) * 2008-08-29 2015-02-27 Oreal Utilisation d'une composition comprenant un polymere associatif pour nettoyer les cheveux humains
US11590069B1 (en) 2013-11-04 2023-02-28 Jeffrey Alan Deane Pet cleansing composition
FR3121045A1 (fr) * 2021-03-25 2022-09-30 Roquette Freres compositions pour le coiffage et le soin des cheveux comportant un amidon de légumineuse
DE102022200988A1 (de) 2022-01-31 2023-08-03 Beiersdorf Aktiengesellschaft Emulsion zum Stylen der Haare und zur Haarpflege
FR3123212A1 (fr) * 2022-05-25 2022-12-02 Roquette Freres Compositions pour le coiffage et le soin des cheveux comportant un amidon de légumineuse

Family Cites Families (38)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4217914A (en) * 1974-05-16 1980-08-19 L'oreal Quaternized polymer for use as a cosmetic agent in cosmetic compositions for the hair and skin
US4422853A (en) * 1974-05-16 1983-12-27 L'oreal Hair dyeing compositions containing quaternized polymer
US5196189A (en) * 1974-05-16 1993-03-23 Societe Anonyme Dite: L'oreal Quaternized polymer for use as a cosmetic agent in cosmetic compositions for the hair and skin
IT1050562B (it) 1974-05-16 1981-03-20 Oreal Agente cosmetico a base di polimeri quaternizzati
US4948579A (en) * 1974-05-16 1990-08-14 Societe Anonyme Dite: L'oreal Quaternized polymer for use as a cosmetic agent in cosmetic compositions for the hair and skin
US4017460A (en) * 1975-12-10 1977-04-12 National Starch And Chemical Corporation Novel starch ethers
LU76955A1 (pt) * 1977-03-15 1978-10-18
FR2470596A1 (fr) 1979-11-28 1981-06-12 Oreal Composition destinee au traitement des fibres keratiniques a base de polymeres amphoteres et de polymeres cationiques
LU83876A1 (fr) 1982-01-15 1983-09-02 Oreal Composition cosmetique destinee au traitement des fibres keratiniques et procede de traitement de celles-ci
US5139037A (en) * 1982-01-15 1992-08-18 L'oreal Cosmetic composition for treating keratin fibres, and process for treating the latter
US4728571A (en) * 1985-07-19 1988-03-01 Minnesota Mining And Manufacturing Company Polysiloxane-grafted copolymer release coating sheets and adhesive tapes
FR2589476B1 (fr) 1985-10-30 1988-06-17 Rhone Poulenc Spec Chim Additif silicone pour polychlorure de vinyle
LU86429A1 (fr) 1986-05-16 1987-12-16 Oreal Compositions cosmetiques renfermant un polymere cationique et un polymere anionique comme agent epaississant
US4693935A (en) * 1986-05-19 1987-09-15 Minnesota Mining And Manufacturing Company Polysiloxane-grafted copolymer pressure sensitive adhesive composition and sheet materials coated therewith
EP0342834B1 (en) 1988-05-17 1995-01-25 Dow Corning Limited Treatment of fibrous materials
FR2641185B1 (fr) * 1988-12-29 1991-04-05 Oreal Composition de rasage pour la peau a base de polyorganosiloxanes a fonction acyloxyalkyle et procede de mise en oeuvre
EP0412707B1 (en) 1989-08-07 1994-02-09 The Procter & Gamble Company Hair conditioning and styling compositions
DE69033073T2 (de) 1989-08-07 1999-11-25 Procter & Gamble Haarpflege- und Fixierungsmittel
US4972037A (en) * 1989-08-07 1990-11-20 Minnesota Mining And Manufacturing Company Polysiloxane-grafted copolymer topical binder composition with novel fluorochemical comonomer and method of coating therewith
JPH07508027A (ja) 1992-05-12 1995-09-07 ミネソタ マイニング アンド マニュファクチャリング カンパニー 化粧品及びパーソナルケア製品におけるポリマー
CZ277394A3 (en) 1992-05-15 1995-08-16 Procter & Gamble Adhesives containing grafted polysiloxane polymer and cosmetic mixtures prepared therefrom
EP0582152B1 (en) 1992-07-28 2003-04-16 Mitsubishi Chemical Corporation A hair cosmetic composition
EP0619111B2 (en) 1993-04-06 2005-09-14 National Starch and Chemical Investment Holding Corporation Use of polyurethanes with carboxylate functionality for hair fixative applications
US5476901A (en) 1993-06-24 1995-12-19 The Procter & Gamble Company Siloxane modified polyolefin copolymers
US5455340A (en) * 1994-02-02 1995-10-03 National Starch And Chemical Investment Holding Corporation Starches modified with amino-multicarboxylates
FR2736057B1 (fr) 1995-06-27 1997-08-01 Oreal Polycondensats sequences polyurethanes et/ou polyurees a greffons silicones, compositions cosmetiques les contenant et utilisations
DE19627498A1 (de) 1996-07-08 1998-01-15 Nat Starch Chem Invest Stärkehaltige Reinigungs- und Pflegemittel
TW550084B (en) * 1996-08-30 2003-09-01 Ajinomoto Kk Hair care products
BR9811789A (pt) * 1997-09-12 2000-09-05 Procter & Gamble Artigo de limpeza e condicionamento para tratamento pessoal de utilização única, descartável e processos para manufaturar esse artigo e para limpar e condicionar a pele ou cabelo com esse artigo
DE19921707A1 (de) * 1999-05-12 2000-11-16 Guenther Manfred Kosmetische Zusammensetzung und Verfahren zu ihrer Herstellung
FR2824733B1 (fr) * 2001-05-18 2005-12-09 Oreal Compositions cosmetiques contenant un amidon et un ester et leurs utilisations
US6987195B2 (en) * 2001-10-17 2006-01-17 Croda, Inc. Esters of aromatic alkoxylated alcohols and fatty carboxylic acids
DE10210461A1 (de) * 2002-03-09 2003-09-18 Beiersdorf Ag Antitranspirante kosmetische Zubereitungen
DE10216497A1 (de) 2002-04-11 2003-10-30 Beiersdorf Ag Haarshampoo
DE10216506A1 (de) * 2002-04-11 2003-10-30 Beiersdorf Ag Kosmetische und dermatologische waschaktive Zubereitungen, enthaltend ein oder mehrere vorgelatinisierte, quervernetzte Stärkederivate und ein oder mehrere ethoxylierte Öle
DE10237459A1 (de) 2002-08-16 2004-02-26 Beiersdorf Ag Wirkstoffhaltige kosmetische Zubereitung
US7541320B2 (en) * 2004-01-23 2009-06-02 Unilever Home & Personal Care Usa, Division Of Conopco, Inc. Mild, viscous cleansing composition with versatile compatibility and enhanced conditioning
EP1904022A1 (de) 2005-06-21 2008-04-02 Henkel Kommanditgesellschaft Auf Aktien O/w-emulsionen mit polysacchariden und hydrophob modifizierten polyolen

Also Published As

Publication number Publication date
ATE463232T1 (de) 2010-04-15
ES2342119T3 (es) 2010-07-01
FR2903017B1 (fr) 2010-08-13
US20080152605A1 (en) 2008-06-26
EP1872773A1 (fr) 2008-01-02
FR2903017A1 (fr) 2008-01-04
US8771659B2 (en) 2014-07-08
PL1872773T3 (pl) 2010-08-31
DE602007005730D1 (de) 2010-05-20
BRPI0702460A (pt) 2008-02-19
MX2007007546A (es) 2009-02-18
EP1872773B1 (fr) 2010-04-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP2714000B1 (en) Composition comprising an alkoxysilane and a modified starch, and cosmetic use thereof
RU2229874C1 (ru) Косметические композиции, содержащие аминированный силикон и компонент с кондиционирующим действием, и их применения
US20060182702A1 (en) Composition containing a cation, a cationic polymer, a solid compound and a starch, and cosmetic treatment process
US20050069511A1 (en) Cosmetic compositions containing a starch and an ester and the use thereof
JP4131487B2 (ja) 両性デンプンとカチオン性コンディショナーを含有する化粧品用組成物及びその用途
JP4064419B2 (ja) アニオン性界面活性剤、両性又は非イオン性界面活性剤及び多糖類を含む洗浄化粧品組成物とその用途
US7740873B2 (en) Composition comprising a quaternary silicone and a liquid fatty alcohol and method of treatment
BRPI0100265B1 (pt) Composição cosmética detergente e condicionante que contém um amido anfótero particular, seus usos e processo de lavagem e de condicionamento das matérias queratínicas
JP2006219493A (ja) カチオン、カチオン性ポリマー、固体化合物、及びデンプンを含む化粧品組成物並びに美容処理方法
PL211335B1 (pl) Kompozycja kosmetyczna do mycia i pielęgnacji substancji keratynowych, jej zastosowanie i sposób traktowania substancji keratynowych
US20040120914A1 (en) Composition containing a quaternary silicone, a cation and two cationic polymers and method of use
JP4053429B2 (ja) スターチホスファートとカチオン性ポリマーを含有する化粧品用組成物とその用途
ES2627955T3 (es) Utilización de una composición cosmética que contiene un alcano lineal volátil y un polímero asociativo no iónico para el acondicionamiento del cabello
BRPI0702460B1 (pt) composição cosmética, usos de uma composição cosmética e processo de tratamento dos cabelos
US7928087B2 (en) Cosmetic compositions containing fructan and a cationic polymer and their uses
MXPA06001276A (en) Composition containing a cation, a cationic polymer, a solid compound and a starch, and cosmetic treatment process

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: INDEFIRO O PEDIDO DE ACORDO COM O ARTIGO 8O C/C 13 DA LPI.

B12B Appeal against refusal [chapter 12.2 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 02/02/2021, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.