BRPI0620127A2 - dispositivo para o recurvamento por gravidade de pelo menos uma folha de vidro sustentada sobre pelo menos um suporte e processo de recurvamento de pelo menos uma folha de vidro por gravidade sobre vários suportes - Google Patents

dispositivo para o recurvamento por gravidade de pelo menos uma folha de vidro sustentada sobre pelo menos um suporte e processo de recurvamento de pelo menos uma folha de vidro por gravidade sobre vários suportes Download PDF

Info

Publication number
BRPI0620127A2
BRPI0620127A2 BRPI0620127-0A BRPI0620127A BRPI0620127A2 BR PI0620127 A2 BRPI0620127 A2 BR PI0620127A2 BR PI0620127 A BRPI0620127 A BR PI0620127A BR PI0620127 A2 BRPI0620127 A2 BR PI0620127A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
support
bending
shape
glass
change
Prior art date
Application number
BRPI0620127-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Christophe Machura
Serge Chiappetta
Original Assignee
Saint Gobain
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Saint Gobain filed Critical Saint Gobain
Publication of BRPI0620127A2 publication Critical patent/BRPI0620127A2/pt
Publication of BRPI0620127B1 publication Critical patent/BRPI0620127B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C03GLASS; MINERAL OR SLAG WOOL
    • C03BMANUFACTURE, SHAPING, OR SUPPLEMENTARY PROCESSES
    • C03B23/00Re-forming shaped glass
    • C03B23/02Re-forming glass sheets
    • C03B23/023Re-forming glass sheets by bending
    • C03B23/025Re-forming glass sheets by bending by gravity
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C03GLASS; MINERAL OR SLAG WOOL
    • C03BMANUFACTURE, SHAPING, OR SUPPLEMENTARY PROCESSES
    • C03B23/00Re-forming shaped glass
    • C03B23/02Re-forming glass sheets
    • C03B23/023Re-forming glass sheets by bending
    • C03B23/025Re-forming glass sheets by bending by gravity
    • C03B23/027Re-forming glass sheets by bending by gravity with moulds having at least two upward pivotable mould sections

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Re-Forming, After-Treatment, Cutting And Transporting Of Glass Products (AREA)
  • Toys (AREA)
  • Knitting Machines (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO PARA O RECURVAMENTO POR GRAVIDADE DE PELO MENOS UMA FOLHA DE VIDRO SUSTENTADA SOBRE PELO MENOS UM SUPORTE E PROCESSO DE RECURVAMENTO DE PELO MENOS UMA FOLHA DE VIDRO POR GRAVIDADE SOBRE VáRIOS SUPORTES A invenção se refere a um dispositivo para o recurvamento por gravidade de pelo menos uma folha de vidro sustentada sobre pelo menos um suporte que faz parte de um conjunto de recurvamento, diferentes formas desuporte sustentando a dita folha no decorrer do recurvamento, o dito dispositivo compreendendo um sistema de comando da mudança de forma desuporte, o dito sistema de comando compreendendo um meio de controle da velocidade da dita mudança. A invenção também se refere a um processo de recurvamento de folhas de vidro pelo dispositivo.

Description

"DISPOSITIVO PARA O RECURVAMENTO POR GRAVIDADE DE PELO MENOS UMA FOLHA DE VIDRO SUSTENTADA SOBRE PELO MENOS UM SUPORTE E PROCESSO DE RECURVAMENTO DE PELO MENOS UMA FOLHA DE VIDRO POR GRAVIDADE SOBRE VÁRIOS SUPORTES"
A invenção se refere ao recurvamento de folhas de vidro por gravidade sobre uma multiplicidade de suportes.
O recurvamento por gravidade de folhas de vidro é bem conhecido. É possível realizar esse recurvamento sobre um suporte simples, do tipo quadro ou esqueleto, cuja geometria não varia no decorrer do recurvamento. No entanto, se é desejado obter recurvamentos especiais, notadamente especialmente pronunciados, é útil realizar o recurvamento sobre suportes cuja geometria varia no decorrer do recurvamento. São conhecidos assim os suportes do tipo esqueleto articulado que possuem duas partes laterais que se curvam no decorrer do recurvamento (ver US4286980 ou US5167689). Também são conhecidos os conjuntos de recurvamento que compreendem dois suportes periféricos das folhas de vidro e que se substituem inteiramente um ao outro no decorrer do recurvamento. Tais conjuntos foram descritos nas EP448447 e EP705798. Finalmente, a W02004/103922 ensina a utilização sucessiva de dois ou três suportes de recurvamento por gravidade. Geralmente, quando se passa de um suporte para o outro, a concavidade do suporte aumenta, para aumentar progressivamente a concavidade das folhas de vidro. Esses suportes múltiplos servem notadamente para prevenir o contra-recurvamento (concavidade inversa daquela desejada) que pode sobrevir nos cantos da vidraça.
A modificação da forma do suporte, como por exemplo a passagem de um suporte para o outro, é uma etapa delicada na medida em que é conveniente que o vidro não sofra um movimento brusco ou não se desloque lateralmente no momento da mudança de forma de suporte. Ora essa mudança de forma do suporte pode ser mais ou menos brusca, ocasionando às vezes um deslocamento lateral das folhas, e portanto uma reprodutibilidade da vidraça final menos boa, e mesmo uma marca da vidraça. A presente invenção corrige esse problema permitindo para isso uma modificação suave da forma que sustenta o vidro, notadamente uma transição suave de um suporte para o outro se a mudança de forma implica pelo menos dois suportes. O vidro permanece portanto sempre na posição correta e os lotes de fabricação são mais homogêneos. Por outro lado, o risco de marcação do vidro pelo ou pelos suporte(s) é reduzido. A presente invenção se aplica aos dispositivos mono- suportes cuja forma do suporte varia no decorrer do recurvamento ou aos dispositivos multi-suportes que compreendem dois ou três suportes e mesmo mais. Além disso o dispositivo de acordo com a invenção pode também combinar uma substituição de pelo menos dos suportes e a variação da forma de um dos suportes.
A invenção se refere em primeiro lugar a um dispositivo para o recurvamento por gravidade de pelo menos uma folha de vidro sustentada sobre pelo menos um suporte que faz parte de um conjunto de recurvamento, diferentes formas de suporte sustentando a dita folha no decorrer do recurvamento, o dito dispositivo compreendendo um sistema de comando da mudança de forma de suporte, o dito sistema de comando compreendendo um meio de controle da velocidade da dita mudança.
O conjunto de recurvamento é destinado a ser colocado dentro de um forno, notadamente atravessando o interior de um forno, de modo a que a ou as folhas de vidro a recurvar atinjam a temperatura de recurvamento (da ordem de 600°C). De acordo com um aspecto, o forno pode fazer parte do dispositivo de acordo com a invenção.
A mudança de forma intervém depois da obtenção de um recurvamento intermediário. A nova forma intervém então para acentuar o recurvamento . A modificação da forma de suporte é comandada por um sistema de comando que compreende um sistema gerador de movimento e um órgão de transmissão (que pode atravessar uma parede do forno) para transmitir o dito movimento para o conjunto de recurvamento e controlar a mudança de forma. A velocidade da mudança de forma de suporte é regulada pela regulagem da velocidade do movimento gerado pelo sistema gerador de movimento que pode ser colocado no exterior do forno.
A colocação no exterior do forno do sistema gerador de movimento é vantajosa se ele compreende órgãos do tipo eletromecânico que não resistem às temperaturas de recurvamento. Esse movimento é transmitido para o conjunto de recurvamento por um órgão de transmissão. Se o sistema gerador de movimento é colocado no exterior do forno, o órgão de transmissão atravessa uma das paredes do forno (o que engloba as paredes laterais mas também a soleira e a abóbada).
A mudança de forma pode só concernir somente um suporte, notadamente quando ele é do tipo esqueleto articulado, como por exemplo aquele descrito em US4286980. A mudança de forma pode também consistir em uma substituição parcial (como em US5167689) ou total (como em EP705798) de suporte.
A mudança de forma pode ser efetuada por abaixamento ou elevação de um suporte.
A invenção se refere notadamente a um dispositivo para o recurvamento de pelo menos uma folha de vidro por gravidade sobre vários suportes, que compreende um sistema de recurvamento que compreende um primeiro suporte e um segundo suporte, o dito dispositivo compreendendo também um sistema de comando da substituição do primeiro suporte pelo segundo suporte, o sistema de comando compreendendo um meio de controle da velocidade da substituição.
É chamado de primeiro suporte o suporte que sustenta o vidro antes do segundo suporte. Mesmo se, nesse modo de realização, a invenção é sobretudo descrita com dois suportes, o conjunto de recurvamento pode também compreender pelo menos um outro suporte, que intervém antes do primeiro suporte ou depois do segundo suporte.
Geralmente, o segundo suporte apresenta uma concavidade em qualquer lugar mais pronunciada que o primeiro suporte. De fato, ele intervém depois da realização de um certo recurvamento para aprofundar o recurvamento.
No âmbito da invenção, qualquer suporte do vidro, como se for o caso o primeiro e o segundo suporte, faz parte de um conjunto de recurvamento. Esse conjunto de recurvamento pode ser levado a circular através de um forno, notadamente do tipo túnel, de modo a levar o vidro a sua temperatura de recurvamento por gravidade. Quando o vidro atingiu sua temperatura de recurvamento, ele começa a se curvar sob o efeito de seu próprio peso. Depois da obtenção de um primeiro recurvamento intermediário, a modificação de forma de suporte (como a transição do primeiro para o segundo suporte) é acionada pelo sistema de comando, e o vidro prossegue seu recurvamento sobre o suporte modificado (que pode ser o segundo suporte). O recurvamento é interrompido de acordo com um recurvamento final, por resfriamento do vidro. O sistema de comando pode estar parcialmente no exterior do forno. O sistema de comando compreende geralmente um sistema gerador (ou motor) e um órgão de transmissão para fazer a ligação com o conjunto de recurvamento. O sistema gerador gera o movimento de base destinado a acionar a modificação de forma, como uma substituição de suportes. O órgão de transmissão transmite esse movimento de base que provém do sistema gerador para o conjunto de recurvamento para acionar e controlar a modificação. Geralmente, o sistema gerador pode estar no exterior do forno, o que é preferível se ele compreende meios do tipo eletromecânico, por causa das altas temperaturas que reinam no interior do forno (da ordem de 600°C). Nesse caso, o órgão de transmissão atravessa uma parede do forno para poder transmitir a ordem de acionamento que provém do sistema gerador situado no exterior do forno para o conjunto de recurvamento situado no interior do forno. O termo parede deve ser tomado em seu sentido mais geral, pode se tratar de uma das paredes verticais do forno, ou da soleira ou da abóbada.
O sistema gerador de movimento pode ser exterior ao conjunto de recurvamento. Notadamente, esse sistema gerador pode mesmo ser em parte exterior ao forno no qual se encontra o conjunto. Notadamente, o órgão de transmissão, pode vir acionar a transição vindo para isso da abóbada (ou teto) do forno, ou da soleira do forno, ou de pelo menos um dos lados do forno. O conjunto de recurvamento pode ser do tipo carro para se deslocar através de um forno túnel. O carro pode ter rodas, rodas essas que permitem que o carro se desloque sobre trilhos colocados na soleira do forno. Tratando- se de um forno túnel, os trilhos são paralelos ao eixo do forno.
A título de exemplo, o meio de controle da velocidade da modificação de forma (como a substituição de um suporte por um outro) pode compreender a combinação de uma barra horizontal ligada a um dos suportes, de uma peça de superfície inclinada e de um meio de deslocamento horizontal da dita peça de superfície inclinada, a superfície inclinada podendo sustentar a dita barra horizontal para que o movimento horizontal da peça de superfície inclinada se traduza por um movimento vertical do suporte ligado à barra horizontal. Assim, a barra horizontal ligada a um dos suportes, desliza sobre a superfície inclinada e se desloca verticalmente em conseqüência direta da inclinação da dita superfície. E possível portanto levantar ou abaixar o suporte ou a parte de suporte ligada à barra, por um simples deslocamento horizontal da peça com a superfície inclinada. Controlando-se a velocidade de deslocamento horizontal da peça de superfície inclinada, controla-se a velocidade de deslocamento vertical do suporte que leva a barra horizontal. Assim, a invenção se refere também a um dispositivo de acordo com o qual a mudança de forma é efetuada pelo deslocamento vertical de um suporte ou de uma parte de suporte, uma barra horizontal sendo ligada ao dito suporte ou à dita parte de suporte a deslocar, uma superfície inclinada sendo ligada a um órgão de transmissão do movimento que provém do sistema gerador de movimento e que se desloca horizontalmente para empurrar ou reter por deslizamento a dita barra horizontal verticalmente.
O sistema de comando pode substituir em relação ao vidro um primeiro suporte por um segundo suporte no decorrer do recurvamento. Essa substituição é geralmente realizada por deslocamento relativo vertical dos suportes entre si. Geralmente, basta deslocar verticalmente um só dos suportes, seja por abaixamento do primeiro suporte (o segundo permanecendo fixo), seja por elevação do segundo suporte (o primeiro permanecendo fixo). No decorrer dessa operação, o vidro passa do primeiro suporte para o segundo suporte.
No âmbito da presente invenção a folha de vidro e o ou os suportes são geralmente sensivelmente horizontais.
Geralmente, cada suporte faz um perímetro completo para sustentar toda a periferia da folha de vidro. Um tal suporte pode ser chamado de suporte contínuo periférico. No entanto, não está excluído que um dos suportes só seja um ou vários segmento(s) que só sustentam uma parte da periferia da folha de vidro. Um tal suporte pode ser chamado de suporte descontínuo periférico.
Visto de cima e para o caso em que o com junto de recurvamento compreende dois suportes, um dos suportes se encontra geralmente no interior do outro. O primeiro suporte pode, visto de cima, se encontrar no interior do segundo suporte. O segundo suporte pode, visto de cima, se encontrar no interior do primeiro suporte.
Em um modo de realização especialmente adaptado, o movimento vertical relativo de dois suportes é assegurado pelo abaixamento do primeiro suporte, o segundo permanecendo fixo, a uma altura constante, durante todo o recurvamento. A força na origem do abaixamento pode de preferência ser simplesmente a força de gravidade. Nesse caso, o primeiro suporte é primeiro bloqueado na posição alta durante a primeira fase do recurvamento, um desbloqueio sobrevindo no momento oportuno para liberar o primeiro suporte e deixar a força de gravidade agir puxando-o para baixo. Um meio de controle e de desaceleração da queda do primeiro suporte suaviza a transição do primeiro para o segundo suporte. Esse meio de desaceleração pode ser a combinação de uma barra horizontal fixada no primeiro suporte e de uma peça com a superfície inclinada que passa sob a barra, vindo em seu contato e se deslocando horizontalmente. A peça com a superfície inclinada, por intermédio de seu contato com a barra horizontal ligada ao primeiro suporte, vem moderar e conter essa força de gravidade para assegurar um abaixamento controlado e progressivo do primeiro suporte.
Um conjunto de recurvamento de acordo com a invenção pode compreender pelo menos dois sistemas idênticos de acionamento e de controle da modificação de forma (notadamente substituição de suportes), montados no conjunto de modo simétricos em relação à direção de deslocamento do conjunto, e que agem simultaneamente de um lado e de outro do conjunto.
Assim, a intervenção se refere também a um dispositivo de acordo que compreende vários sistemas geradores de movimento para transmitir o movimento em vários lugares diferentes do conjunto de recurvamento.
No âmbito da invenção, cada suporte que deve se deslocar verticalmente é geralmente ligado a um meio de bloqueio lateral desse suporte móvel, de modo que esse suporte só possa se deslocar verticalmente e não horizontalmente. Esse meio de bloqueio lateral pode ser do tipo cruzeta. No lugar de deixar o primeiro suporte cairão mesmo tempo em que se controla sua queda para suavizá-la, é possível proceder de modo inverso. Nesse caso o primeiro suporte é fixo e é o segundo suporte que é levantado. Essa elevação de suporte pode ser realizada a partir de uma barra horizontal fixada no segundo suporte e que desliza para cima em uma superfície inclinada. Esse deslizamento ode ser comandado do exterior do forno: superfície inclinadas são dirigidas para o centro do elemento de recurvamento, entram em contato com essas barras, e depois fazem as mesmas subir por deslizamento no decorrer da progressão horizontal das mesmas.
No âmbito da invenção, qualquer suporte de recurvamento é geralmente do tipo quadro ou esqueleto. Esses suportes podem ser recobertos por tecidos ou tricôs refratários (feitos de fibras metálicas e/ou cerâmica) bem conhecidos pelo profissional para reduzir ainda mais o risco de marcação do vidro pelos ditos suportes.
O conjunto de acordo com a invenção permite recurvar uma folha de vidro ou várias folhas de vidro superpostas (notadamente duas folhas de vidro superpostas), geralmente separadas entre si por um pó bem conhecido pelo profissional para evitar a colagem das mesmas. Notadamente, são recurvadas simultaneamente várias folhas de vidro quando se deseja em seguida uni-las em uma vidraça laminada. O recurvamento simultâneo confere uma melhor identidade ao recurvamento das diferentes folhas que devem ser unidas juntas na mesma vidraça.
De acordo com um modo de realização especialmente adaptado, o movimento vertical relativo de dois suportes é assegurado pelo abaixamento do primeiro suporte, o segundo permanecendo fixo, a uma altura constante, durante todo o recurvamento. A força na origem do abaixamento pode de preferência ser simplesmente a força de gravidade.
É possível no entanto proceder de mondo invertido levantando-se o segundo suporte e deixando-se o primeiro fixo em altura. Qualquer combinação do abaixamento de um suporte e da elevação do outro é possível.
O órgão de transmissão pode atravessar horizontalmente pelo menos uma parede lateral do fomo. No entanto, desse modo, o trajeto (ou progressão) do dito órgão pode ser prejudicado por elementos no interior do conjunto de recurvamento. Para o caso em que se tem necessidade de trajetos especialmente elevados, é possível preferir realizar a transmissão do movimento verticalmente através da soleira do forno. Isso é notadamente preferido quando se deseja levantar desse modo um esqueleto muito recurvado ou as partes articuladas (geralmente laterais) de esqueletos (como o elemento 91 da figura 9, descrita abaixo). É possível assim atingir progressões até por exemplo 650 mm.
Assim, a invenção se refere também a um dispositivo do qual um suporte varia de forma no decorrer do recurvamento. Esse suporte pode ser do tipo esqueleto articulado. Geralmente, a modificação de forma consiste então na elevação de duas partes laterais do suporte de recurvamento. De acordo com a invenção, essa modificação é realizada de modo controlado. É possível efetuar essa modificação por um sistema análogo àqueles já descritos mais acima combinando uma superfície inclinada e uma barra horizontal. Nesse caso, uma barra horizontal se desloca horizontalmente, entra em contato com essa barra e a levanta prosseguindo assim sua progressão na direção do centro do conjunto de recurvamento. Essa modificação de forma pode também ser realizada por transmissão de um movimento vertical, notadamente através da soleira do forno. Nesse caso, a parte a levantar é munida de um batente e uma haste vem empurrar esse batente para cima, levantando assim a parte do suporte a levantar.
Esse suporte com a forma que varia no decorrer do recurvamento pode fazer parte de um conjunto de recurvamento que compreende pelo menos dois suportes. Notadamente, esse suporte que varia de forma no decorrer do recurvamento pode ser o segundo suporte, a dita variação de forma sendo comandada por um segundo sistema de comando (o primeiro comandando a substituição do primeiro suporte pelo segundo) que compreende um meio de controle da velocidade da dita variação e um sistema gerador de movimento posicionado no exterior do forno e um órgão de transmissão que atravessa a soleira do forno para transmitir o dito movimento. Notadamente, a variação de forma do segundo suporte é geralmente acionada depois que a substituição do primeiro suporte pelo segundo ocorreu.
A invenção se refere também ao processo de recurvamento de pelo menos uma folha de vidro por gravidade em vários suportes pelo dispositivo de acordo com a invenção. O processo é especialmente adaptado para o recurvamento simultâneo de várias folhas de vidro, notadamente duas, superpostas. A invenção é especialmente adaptada para a realização de vidraças recurvadas para o automóvel, notadamente os pára-brisas laminados que compreendem várias folhas de vidro separadas por um polímero do tipo polivinilbutiral. Assim, as diferentes folhas que devem ser unidas em uma vidraça laminada podem ser recurvadas simultaneamente colocando-se as mesmas justapostas no conjunto de recurvamento de acordo com a invenção.
Graças à invenção, qualquer mudança de forma de suporte pode ser realizada de modo progressivo e suave, notadamente em pelo menos 3 segundos, e mesmo pelo menos 4 segundos e mesmo pelo menos 5 segundos, e mesmo pelo menos 6 segundos, e mesmo mais.
A figura 1 representa um conjunto de recurvamento 3 que compreende um primeiro suporte 1 e um segundo suporte 2. Esse conjunto é representado em um estado que corresponde à primeira fase de recurvamento, quer dizer que o primeiro suporte está na posição superior para levar a folha de vidro colocada horizontalmente sobre ele. O segundo suporte 2 está na posição inferior, em posição de espera. Esse segundo suporte é fixado à estrutura que sustenta o conjunto e não se move durante todo o recurvamento. Foi representada nessa figura uma parte do sistema de acionamento da substituição do primeiro suporte pelo segundo suporte na posição superior para sustentar o vidro. Essa parte do sistema é ligada de modo fixo ao primeiro suporte e compreende uma barra horizontal 5 (diferente daquela utilizada para controlar a velocidade de abaixamento do primeiro suporte) que pode girar em torno de seu eixo AA', uma palheta 8 fixada a essa barra 5 que pode receber um impulso pelo lado exterior ao conjunto (e portanto pelo lado escondido da palheta na figura 1) acionado a rotação da barra 5 em torno de seu eixo AA', hastes 6 e 7 verticais, fixadas na barra 5 de um lado e outro da palheta, essas haste sendo terminadas em suas extremidades inferiores por rodinhas. Pistas 11 e 12 são ligadas de modo fixo à estrutura 4 e passam sob as rodinhas 9 e 10. Na figura 1, o suporte 1 está na posição alta devido ao fato de que as rodinhas 9 e 10 estão na posição levantadas de modo que as hastes 6 e 7 são verticais e mantêm a barra 5 na posição alta e a palheta 8 na posição vertical. Atrás das rodinhas, batentes 25 e 26 impedem que as rodinhas vão na direção do exterior do conjunto de recurvamento. Um sistema de cruzeta dobrável 24 assegura o bloqueio lateral do suporte 1 sem prejudicar seu deslocamento verticalmente. Esse sistema de cruzeta é fixado por um lado na estrutura 4 e por outro lado no primeiro suporte 1. Ele assegura a mesma posição lateral ao primeiro suporte qualquer que seja sua altura. Um outro sistema de cruzeta equivalente se encontra em frente, montado de modo simétrico no conjunto de recurvamento.
Foi representado na figura 2 o mesmo conjunto que na figura 1 mas depois do acionamento da substituição do primeiro suporte 1 pelo segundo suporte 2. Em conseqüência disso, o suporte 2 se encontra na posição superior adaptada à sustentação do vidro. De fato esse suporte 2 permaneceu fixo, mas o suporte 1 se abaixou. O acionamento da substituição foi começado por um impulso horizontal sobre a palheta 8 do lado oposto ao lado visível nas figuras 1 e 2. Esse impulso provocou a rotação da barra 5 em torno de seu eixo AA' assim como a rotação das hastes 6 e 7 em torno do mesmo eixo, e o rodar das rodinhas 9 e 10 sobre as pistas 11 e 12. Em conseqüência desse movimento e devido ao fato de que as hastes 6 e 7 não estão mais na posição vertical de bloqueio, o suporte 1 caiu sob o efeito da gravidade até um nível inferior ao nível do suporte 2. O sistema de cruzeta 24 está dobrado devido à posição baixa do suporte 1. Para a clareza das figuras 1 e 2, só foi representada uma parte do mecanismo do conjunto de recurvamento. Geralmente, cada conjunto compreende dois mecanismos idênticos montadas confrontantes no conjunto como está representado na figura 10.
Foi representado na figura 3 uma parte do conjunto de acordo com uma vista paralela ao eixo AA'. O conjunto está na posição idêntica ao conjunto da figura 1, quer dizer que o primeiro suporte 1 está na posição alta e o segundo suporte 2 está na posição de espera, as hastes 6 e 7 assim como a palheta 8 (em pontilhados pois ela está escondida por uma haste) estão na posição vertical, as rodinhas 9 e 10 estão no início das pistas 11 e 12. Como se está na fase inicial de recurvamento, a folha de vidro 14 não está ou está pouco recurvada. O conjunto de recurvamento está dentro de um forno de recurvamento do qual uma divisória 13 feita de um matéria refratário está representada. Aberturas foram feitas através dessa divisória de modo a que se possa fazer passar elementos de comando do acionamento e do controle da substituição dos suportes. Esses elementos de comando compreendem um impulsor capaz de exercer o impulso contra a palheta 8, que aciona o abaixamento do primeiro suporte. Na ausência de elementos de controle da velocidade de descida do primeiro suporte, a transição do primeiro para o segundo suporte seria brutal. A queda do primeiro suporte é freada graças à presença da peça 16 que apresenta uma superfície inclinada 17. De fato, justo antes do impulso da palheta 8 pelo impulsor 15, a parte de cima da superfície inclinada está posicionada sob um tubo de recepção 18 ligado de modo fixo ao primeiro suporte. Quando o impulsor empurrou a palheta 8 para começar a fazer o suporte 1 descer, o tubo 18 entra em contato com a parte de cima da superfície inclinada da peça 16. Quando a peça 16 é puxada através da divisória 13 na direção do exterior do forno de recurvamento, o tubo 18 rola ou desliza sobre essa superfície e para a parte de baixo dessa superfície, até o abaixamento total do suporte 1. E compreendido que a velocidade na qual a peça 16 é puxada para o exterior do forno tem uma conseqüência direta sobre a velocidade de substituição do primeiro suporte pelo segundo.
Foram representados na figura 4 os mesmos elementos que na figura 3, mas depois do acionamento da substituição dos suportes. O tubo 18 desceu (por rotação ou por deslizamento) sobre a superfície inclinada 17 e o suporte 1 foi substituído pelo suporte 2 para levar a folha de vidro 14 que aparece mais recurvada do que na figura 3, pois se está em uma fase mais avançada do recurvamento.
A figura 5 representa o sistema de acionamento e de controle da substituição em perspectiva. São reconhecidos os mesmos elementos das figuras precedentes que levam os mesmos números de referência (o segundo suporte 2 não foi representado para favorecer a clareza da representação do mecanismo). E visto em segundo plano que a peça 16 pode ser um par de duas peças que apresentam cada uma delas uma superfície inclinada 17. A acionamento da substituição dos suportes ainda não ocorreu e a palheta 8 está vertical. Os elementos 15 e 16 do acionamento e do controle da substituição dos suportes estão aproximados no segundo plano.
E visto bem com o auxílio das figuras 3 e 4 que é possível facilmente inverter o sistema na medida em que é possível escolher realizar a substituição de um suporte por um outro levantando para isso um dos suportes no lugar de descer um deles. Assim, um processo de recurvamento poderia por exemplo começar na configuração da figura 4, o suporte 1 estando abaixado e se tornando então o "segundo suporte" no sentido da invenção. A vidraça está então nada ou pouco recurvada. O processo de recurvamento é continuado e a superfície inclinada 16 entra em contato com a barra 18 e a levanta prosseguindo assim sua progressão na direção do interior do forno. Quando o suporte 1 é levantado, ele leva o vidro que é mais recurvado, e a rodinha (9, 10) vem se posicionar em seu alojamento na parte de cima da pista (11, 12) para bloquear o suporte 1 na posição alta. Nesse modo de funcionamento, o impulsor 15 é inútil.
A figura 6 representa visto de cima o interior de um forno túnel de recurvamento no interior do qual conjuntos de recurvamento se deslocam. Esses conjuntos de recurvamento podem se deslocar por qualquer meio eletromecânico bem conhecido, na direção da flecha F1. Eles podem por exemplo ser montados sobre rodinhas e circular sobre trilhos, ligados uma atrás dos outros em um trem. Os conjuntos de recurvamento são representados muito esquematicamente com um mínimo de elementos por preocupação com a clareza. Notadamente, não foram representadas as folhas de vidro. Cada conjunto de recurvamento 19, 20, 21 compreende um primeiro suporte 1 e um segundo suporte 2. Também foram representadas as pistas 11 e 12 sobre as quais as rodinhas 9 e 10 podem rodar para provocar a descida do primeiro suporte 1.
No decorrer da travessia do forno túnel, os conjuntos de recurvamento chegam em uma zona de acionamento entre dois postos 22 e 23 de comando da mudança de forma. Esses postos agem de modo simétrico de um lado e de outro do forno túnel. De fato, esses postos são coordenados para agir de modo simultâneo e é possível considerar que eles formam de fato um único posto de comando. Cada posto compreende um sistema gerador de movimento. O órgão de transmissão que comunica o movimento que provém de cada posto atravessa as paredes do forno para interagir com o conjunto de recurvamento quando esse último está na posição correta. Cada posto de comando compreende, como órgão de transmissão, um par de peças 16 de superfície inclinada, e um impulsor 15.
O conjunto de recurvamento 19 ainda não passou na zona de acionamento e suas rodinhas 9 e 10 (não representadas) estão na parte de cima das pistas 11 e 12, em posição bloqueada de modo que seu primeiro suporte está na posição superior.
O conjunto de recurvamento 20 está na zona de acionamento antes do acionamento, e os elementos 15 (impulsor) e 16 (peças de superfície inclinada) de acionamento e de controle da substituição dos suportes estão aproximados. Os postos 22 e 23 comandam a velocidade de progressão e de recuo desses elementos de acionamento e de controle. O controle da velocidade de substituição do primeiro suporte 1 pelo segundo suporte 2 é assegurado pelo controle da velocidade do movimento gerado pelo sistema gerador de movimento incluído em cada posto de comando 22 e 23.
O conjunto de recurvamento 21 já foi submetido à operação de substituição dos suportes. O segundo suporte está portanto na posição superior. As rodinhas 9 e 10 estão na parte de baixo das pistas 11 e 12, e as duas palhetas 8 foram empurradas na direção do interior do conjunto de recurvamento.
A figura 7 representa esquematicamente em vista de lado um dispositivo de acordo com a invenção no qual a transição de um suporte para o outro é comandada por baixo, e no qual o segundo suporte é levantado por ocasião da transição. O primeiro suporte é aqui fixo em relação à estrutura do conjunto de recurvamento. O conjunto de recurvamento compreende um primeiro suporte 1 e um segundo suporte 2. Um batente 76 é fixado ao segundo suporte, o dito batente sendo capaz de receber um impulso que vem da parte de baixo, representado pela flecha F2. Uma haste metálica não representada age de acordo com essa flecha para empurrar o batente 76. Essa haste atravessa a soleira do forno e é acionada sob e no exterior do forno. Nessa variante, a haste metálica transmite ao mesmo tempo o acionamento da transição e o controle da velocidade de transição. De fato, controlando-se do exterior do forno por qualquer meio eletromecânico adaptado a velocidade de subida da haste metálica, controla-se a velocidade de transição do primeiro para o segundo suporte. O segundo suporte pode ser bloqueado na posição alta. De fato, uma haste 71 fixada no segundo suporte ao mesmo tempo em que pode girar em torno de um eixo horizontal 72, se reergue no decorrer da subida do segundo suporte 2. Sua extremidade é munida de rodinhas 73 que rodam sobre a pista 74. Essa pista é fixa em relação à estrutura do conjunto de recurvamento. Quando o segundo suporte está em sua posição final levantada, a haste 71 está vertical e a rodinha 73 é introduzida a canelura de bloqueio 75. Assim, a haste metálica que empurrou o batente 76 de acordo com a flecha F2 pode em seguida se abaixar sem que isso se acompanhe de uma descida do segundo suporte que permanece bloqueado na posição alta.
A figura 8 representa um dispositivo próprio para gerar o impulso vertical da flecha F2 da figura 7. As hastes 81 são moveis verticalmente para exercer esse impulso. Elas atravessam a soleira 83 através das aberturas 82. O movimento vertical das mesmas é comandado por um motor 85 ao qual elas estão ligadas por intermédio de macacos de parafuso 84. Controlando-se a velocidade e a direção de rotação do motor, faz-se subir ou descer mais ou menos rapidamente essas hastes. Em geral, pelo menos duas haste e mesmo quatro hastes acionam um movimento no conjunto de recurvamento.
A figura 9 mostra um dispositivo que combina dois tipos de movimento, um sendo comandado pelos lados do forno, o outro sendo comandado por baixo do forno. O conjunto de recurvamento compreende aqui um primeiro suporte 1 e um segundo suporte 2 do tipo articulado, quer dizer que esse segundo suporte compreende duas partes laterais 91 que podem ser levantadas no decorrer do processo de recurvamento. O vidro é submetido ao processo de recurvamento representado na figura 9, primeiro 9 a) e depois 9 b) e depois 9 c). No início, o vidro (não representado) repousa horizontalmente sobre o primeiro suporte 1. Depois de um primeiro recurvamento sobre esse primeiro suporte, a descida controlada desse primeiro suporte por deslizamento de uma barra 92 sobre uma superfície inclinada 93 (no modelo do mecanismo ilustrado pelas figuras 3 e 4) é provocada, e o vidro se encontra então sustentado pelo segundo suporte do qual as partes laterais 91 ainda não estão levantadas nesse estágio. Depois de um certo recurvamento de acordo com essa configuração, as partes laterais 91 são levantadas por impulso por baixo contra o batente 94 de acordo com a flecha F2 baseado no princípio do mecanismo da figura 8. O vidro toma então sua forma definitiva com duas bordas laterais mais especialmente recurvadas.
A figura 10 representa o conjunto de recurvamento das figuras 1 e 2, completo, na posição como na figura 1. E visto que dois sistemas de acionamento e de controle da transição dos suportes são confrontantes, cada sistema devendo ser acionado por seu lado baseado no princípio da figura 6. Cada sistema compreende sua palheta 8 e suas pistas 11 e 12. Esses dois mecanismos são acionados simultaneamente para provocar a transição do suporte 1 para o suporte 2.

Claims (11)

1. Dispositivo para o recurvamento por gravidade de pelo menos uma folha de vidro sustentada sobre pelo menos um suporte que faz parte de um conjunto de recurvamento, diferentes formas de suporte sustentando a dita folha no decorrer do recurvamento, caracterizado pelo fato de que ele compreende um sistema de comando da mudança de forma de suporte, o dito sistema de comando compreendendo um meio de controle da velocidade da dita mudança.
2. Dispositivo de acordo com a reivindicação precedente, caracterizado pelo fato de que ele compreende um forno e pelo fato de que o sistema de comando compreende um sistema gerador de movimento posicionado no exterior do forno e um órgão de transmissão que atravessa uma parede do forno para transmitir o dito movimento para o conjunto de recurvamento e controlar a mudança de forma.
3. Dispositivo de acordo com a reivindicação precedente, caracterizado pelo fato de que a velocidade da mudança de forma é regulada pela regulagem da velocidade do movimento gerado pelo sistema gerador de movimento posicionado no exterior do forno.
4. Dispositivo de acordo com uma das duas reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que ele compreende vários sistemas geradores de movimento para transmitir o movimento em vários lugares diferentes do conjunto de recurvamento.
5. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a mudança de forma é efetuada pelo deslocamento vertical de um suporte ou de uma parte de suporte, uma barra horizontal sendo ligada ao dito suporte ou à dita parte de suporte a deslocar, uma superfície inclinada sendo ligada a um órgão de transmissão do movimento que provém do sistema gerador de movimento e que se desloca horizontalmente para empurrar ou reter por deslizamento a dita barra horizontal verticalmente.
6. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a mudança de forma compreende a substituição de um primeiro suporte por um segundo suporte de forma diferente.
7. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a mudança de forma compreende a variação de forma de um suporte no decorrer do recurvamento.
8. Dispositivo de acordo com a reivindicação precedente, caracterizado pelo fato de que a mudança de forma compreende a substituição de um primeiro suporte por um segundo suporte de forma diferente, o suporte que varia de forma no decorrer do recurvamento sendo o segundo suporte, a dita variação de forma sendo comandada por um segundo sistema de comando que compreende um meio de controle da velocidade da dita variação e um sistema gerador de movimento posicionado no exterior do forno e um órgão de transmissão que atravessa a soleira do forno para transmitir o dito movimento.
9. Dispositivo de acordo com uma das duas reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a variação de forma do segundo suporte é acionada depois que a substituição do primeiro suporte pelo segundo ocorreu.
10. Processo de recurvamento de pelo menos uma folha de vidro por gravidade sobre vários suportes caracterizado pelo fato de que ele é executado pelo dispositivo de uma das reivindicações precedentes.
11. Processo de acordo com a reivindicação precedente, caracterizado pelo fato de que várias folhas de vidro são superpostas e recurvadas simultaneamente.
BRPI0620127-0A 2005-12-20 2006-12-04 Dispositivo para o recurvamento por gravidade de pelo menos uma folha de vidro sustentada sobre pelo menos um suporte e processo de recurvamento de pelo menos uma folha de vidro por gravidade sobre vários suportes BRPI0620127B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0553969 2005-12-20
FR0553969A FR2894955B1 (fr) 2005-12-20 2005-12-20 Dispositif de bombage de verre par gravite sur plusieurs formes de support a transition de forme controlee
PCT/FR2006/051277 WO2007077371A1 (fr) 2005-12-20 2006-12-04 Dispositif de bombage de verre par gravite sur plusieurs formes de support a transition de forme controlee

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0620127A2 true BRPI0620127A2 (pt) 2011-11-01
BRPI0620127B1 BRPI0620127B1 (pt) 2018-01-30

Family

ID=36746884

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0620127-0A BRPI0620127B1 (pt) 2005-12-20 2006-12-04 Dispositivo para o recurvamento por gravidade de pelo menos uma folha de vidro sustentada sobre pelo menos um suporte e processo de recurvamento de pelo menos uma folha de vidro por gravidade sobre vários suportes

Country Status (12)

Country Link
US (1) US8156764B2 (pt)
EP (1) EP1968905B1 (pt)
JP (1) JP5116690B2 (pt)
KR (1) KR101357780B1 (pt)
CN (1) CN101341099B (pt)
BR (1) BRPI0620127B1 (pt)
EA (1) EA014085B1 (pt)
ES (1) ES2650564T3 (pt)
FR (1) FR2894955B1 (pt)
PL (1) PL1968905T3 (pt)
PT (1) PT1968905T (pt)
WO (1) WO2007077371A1 (pt)

Families Citing this family (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB0624192D0 (en) 2006-12-04 2007-01-10 Pilkington Group Ltd Gravity bending glass sheets
GB0724162D0 (en) 2007-12-11 2008-01-23 Pilkington Group Ltd Gravity bending glass sheets
GB0810001D0 (en) * 2008-06-02 2008-07-09 Pilkington Group Ltd Gravity bending glass sheets
FR2942793B1 (fr) * 2009-03-05 2012-03-23 Saint Gobain Formage d'un vitrage comprenant une ouverture
DE102009012018B4 (de) * 2009-03-10 2018-11-22 Schott Ag Verfahren zur Herstellung von abgewinkelten Glaskeramikbauteilen und nach einem solchen Verfahren hergestelltes Glaskeramikbauteil
US8549885B2 (en) * 2011-11-23 2013-10-08 Corning Incorporated Process and system for precision glass sheet bending
FR2987833B1 (fr) 2012-03-06 2014-03-14 Saint Gobain Support de bombage a articulation
EP2679551A1 (en) * 2012-06-28 2014-01-01 Corning Incorporated Process and system for fine tuning precision glass sheet bending
FR3017865A1 (fr) 2014-02-27 2015-08-28 Saint Gobain Bombage par gravite sur double-support
EP3697734A1 (fr) 2017-10-19 2020-08-26 Saint-Gobain Glass France Bombage de verre par gravite en presence d'un contre-squelette radiatif
FR3093333B1 (fr) 2019-02-28 2023-01-20 Saint Gobain Fabrication de vitrages a contrainte d’extension reduite
FR3094362A1 (fr) * 2019-03-25 2020-10-02 Saint-Gobain Glass France Dispositif de bombage de verre par gravite
US11702356B2 (en) * 2019-04-15 2023-07-18 Corning Incorporated Assemblies and methods for bending glass
FR3110156A3 (fr) 2020-05-14 2021-11-19 Saint-Gobain Glass France Dispositif pour le bombage par gravité d'au moins une feuille de verre comportant au moins un câble métallique destiné à supporter ladite au moins une feuille de verre pendant le bombage

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2659957B1 (fr) * 1990-03-20 1993-07-16 Saint Gobain Vitrage Int Procede et dispositif pour le bombage de feuilles de verre.
FR2709483B1 (fr) * 1993-08-31 1995-10-20 Saint Gobain Vitrage Int Procédé et dispositif pour le bombage de feuilles de verre.
FR2725194B1 (fr) * 1994-10-04 1996-10-31 Saint Gobain Vitrage Procede et dispositif pour le bombage de feuilles de verre
US6076373A (en) * 1997-06-16 2000-06-20 Ppg Industries Ohio, Inc. Apparatus and method for bending glass sheets
JP4811774B2 (ja) * 2001-04-10 2011-11-09 旭硝子株式会社 ガラス板曲げ成形装置および成形方法
KR100825699B1 (ko) * 2002-03-13 2008-04-29 아사히 가라스 가부시키가이샤 유리판의 굽힘성형방법 및 장치
JP4052014B2 (ja) * 2002-05-22 2008-02-27 旭硝子株式会社 ガラス板の曲げ成形方法および装置
FR2855168B1 (fr) * 2003-05-19 2007-03-30 Saint Gobain Bombage de vitrages par gravite sur une multiplicite de supports
BE1015700A3 (fr) * 2003-10-03 2005-07-05 Glaverbel Bombage de vitrage feuillete.

Also Published As

Publication number Publication date
FR2894955B1 (fr) 2008-05-02
CN101341099A (zh) 2009-01-07
PL1968905T3 (pl) 2018-03-30
KR101357780B1 (ko) 2014-02-03
US20090199595A1 (en) 2009-08-13
FR2894955A1 (fr) 2007-06-22
EP1968905B1 (fr) 2017-11-08
PT1968905T (pt) 2017-12-12
ES2650564T3 (es) 2018-01-19
CN101341099B (zh) 2012-11-14
JP5116690B2 (ja) 2013-01-09
BRPI0620127B1 (pt) 2018-01-30
KR20080077635A (ko) 2008-08-25
US8156764B2 (en) 2012-04-17
WO2007077371A1 (fr) 2007-07-12
EA200870075A1 (ru) 2009-02-27
WO2007077371A9 (fr) 2008-07-24
EP1968905A1 (fr) 2008-09-17
JP2009519888A (ja) 2009-05-21
EA014085B1 (ru) 2010-08-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0620127A2 (pt) dispositivo para o recurvamento por gravidade de pelo menos uma folha de vidro sustentada sobre pelo menos um suporte e processo de recurvamento de pelo menos uma folha de vidro por gravidade sobre vários suportes
BRPI0410434B1 (pt) Processo de encurvamento de uma vidraça, e, vidraça
CN102733163A (zh) 高效实用叠衣机
CN115304258B (zh) 一种超白浮法玻璃冷端板降温装置及其使用方法
JPH0794332B2 (ja) ガラス板を所望輪郭に成形する装置並びに方法
ES2566792T3 (es) Soporte de bombeo con articulación
CN116040458A (zh) 一种电力施工用吊架
CN104609196B (zh) 一种自动上下靠模设备
US5049178A (en) Partial press apparatus and method for glass sheet bending
PT93563B (pt) Dispositivo e processo de posicionamento duma chapa de vidro desfilando sobre um transportador
CN112690296B (zh) 一种饼胚烘烤装置
CN109081101B (zh) 一种可旋转的蚊香筛架自动转运装置
CN216269548U (zh) 前舱盖总成及车辆
CN216232492U (zh) 一种微晶玻璃转运车
CN210287132U (zh) 传动装置
CN109278502A (zh) 遮阳帘驱动机构
ES2895734T3 (es) Método para doblar hojas de vidrio en un aparato, y aparato para doblar hojas de vidrio
CN219913210U (zh) 一种电暖气支架
CN201280507Y (zh) 荧光节能灯灯管管通设备
CN208150972U (zh) 一种适用于批量制备石墨烯的化学气相反应沉积装置
ES2353986T3 (es) Conjunto de bastidor soporte de molde.
CN215380312U (zh) 温室遮阳网支撑系统
KR102477276B1 (ko) 상부장 승하강장치
CN218616014U (zh) 壁挂式支架和壁挂式智慧黑板
CN211739885U (zh) 一种浸渍固化炉多方向进料装置

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 17A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2751 DE 26-09-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.