BRPI0616299A2 - detector de vazamento - Google Patents

detector de vazamento Download PDF

Info

Publication number
BRPI0616299A2
BRPI0616299A2 BRPI0616299-1A BRPI0616299A BRPI0616299A2 BR PI0616299 A2 BRPI0616299 A2 BR PI0616299A2 BR PI0616299 A BRPI0616299 A BR PI0616299A BR PI0616299 A2 BRPI0616299 A2 BR PI0616299A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
radiation
line
leak
leak detector
signal
Prior art date
Application number
BRPI0616299-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Heiko Buehring
Original Assignee
Airbus Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Airbus Gmbh filed Critical Airbus Gmbh
Publication of BRPI0616299A2 publication Critical patent/BRPI0616299A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01NINVESTIGATING OR ANALYSING MATERIALS BY DETERMINING THEIR CHEMICAL OR PHYSICAL PROPERTIES
    • G01N22/00Investigating or analysing materials by the use of microwaves or radio waves, i.e. electromagnetic waves with a wavelength of one millimetre or more
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01MTESTING STATIC OR DYNAMIC BALANCE OF MACHINES OR STRUCTURES; TESTING OF STRUCTURES OR APPARATUS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • G01M3/00Investigating fluid-tightness of structures
    • G01M3/40Investigating fluid-tightness of structures by using electric means, e.g. by observing electric discharges

Abstract

DETECTOR DE VAZAMENTO. É proporcionado um detector de vazamento para detectar um vazamento (402) em uma linha (101), onde o detector de vazamento compreende um dispositivo de transmissão (100) para gerar radiação a ser acoplada dentro da linha (101) Por meio de um dispositivo de recepção (107, 108, 404), a radiação (403) que emergiu a partir da linha (101) através de um vazamento (402) é recebida, com o resultado que o vazamento (402) se torna detectável.

Description

"DETECTOR DE VAZAMENTO"
Este pedido reivindica o beneficio da data de de-pósito do Pedido de Patente Alemão 10 2005 048 762.2 deposi-tado em 12 de outubro de 2005, cuja revelação é incorporadapor meio deste documento por referência.
A presente invenção relaciona-se com o campo téc-nico geral de tecnologia de sensores. Em particular, a pre-sente invenção relaciona-se com um detector de vazamento pa-ra detectar um vazamento em uma linha, com uma disposiçãopara detectar uma figa em uma linha, e com um método paradetectar um vazamento em uma linha.
Em várias aeronaves modernas, algum ar pneumáticoé removido dos motores em posições determinadas. Utilizar oar, o qual normalmente é referido como "ar de sangria", apartir dos motores deste modo evita ter que utilizar um com-pressor. Geralmente.falando, tal ar de sangria possui umapressão relativamente alta (até 3,447 bars (50 PSI)), e des-de que ele é pego a partir de um dos estágios de compressãodo motor, ele possui uma alta temperatura correspondente deaproximadamente 300° C. Após ser esfriado para aproximada-mente 200° C até 260° C, o ar se torna disponível para vá-rios consumidores na aeronave por meio de linhas. Entre ou-tras coisas, o ar de sangria é utilizado para o ar condicio-nado e como ar de serviço.
Para este efeito, o ar de sangria quente, o qualestá sob considerável pressão, tem que ser transportado apartir dos motores para os consumidores por meio de um sis-tema de encanamento. No caso de uma falha, por exemplo, nocaso de um cano danificado, este ar quente emana a partir docano na localização da falha, onde ele pode atuar diretamen-te sobre a parte circundante. Como resultado disto, compo-nentes estruturais de uma célula ou de um compartimento, oualguns outros componentes sensíveis, tal como linhas detransmissão de força, linhas hidráulicas ou de combustível,podem ser consideravelmente aquecidos. Sob tais circunstân-cias, tal considerável aquecimento pode ter várias conse-qüências em relação à segurança da aeronave.
Por esta razão, são atualmente conhecidos sensoresde linha para detectar rompimentos ou vazamentos nos siste-mas de linha ou nas linhas, sensores de linha estes que sãoinstalados ao longo de todas as canalizações. Os ditos sen-sores de linha compreendem linhas cilíndricas, com algunsmilímetros de espessura, compreendendo um núcleo e um invó-lucro. Existe um material especial entre o núcleo e o invó-lucro. A resistência elétrica deste enchimento é muito altano caso de temperaturas que estão abaixo da temperatura deresposta. Durante o processo de fabricação dos sensores dotipo chapa fina, a temperatura de resposta pode ser determi-nada dentro de certos limites.
Entretanto, a resistência elétrica do enchimentodescontinuamente aumenta por algumas décadas quando a tempe-ratura de resposta tiver sido excedida. Esta alteração naresistência pode ser medida e detectada por um sistema.
Os sensores são instalados ao longo de regiõescríticas das canalizações e são aquecidos pelo ar quente queemana. Quando a temperatura de resposta tiver sido alcança-da, o vazamento é detectado como resultado de uma alteraçãona resistência, e o abastecimento de ar para a seção afetadaé desativado por meio de componentes eletrônicos adicionais.
No passado, a detecção de vazamento era realizadapor meio de tais sensores de linha. Entretanto, por exem-plo, um uso crescente de plásticos sensíveis à temperaturana engenharia de aeronaves necessita rápida desativação dasseções danificadas da canalização. Por esta razão, atual-mente, o requerimentos que têm que ser satisfeitos são maisrigorosos; eles somente podem ser satisfeitos com dificul-dade pela tecnologia convencional.
A partir do tempo que ocorre um vazamento em umalinha, até o tempo em que este vazamento é detectado, sobcertas circunstâncias, por passar um tempo muito longo. A-dicionalmente, se os canos forem direcionados lado a lado,um rompimento em um cano pode primeiro ativar os sensores dooutro cano de modo que por conseqüência, ou canalizações er-radas ou ambas canalizações têm que ser desativadas.
É um objetivo da presente invenção proporcionar umsistema confiável para detectar um vazamento em uma linha.
De acordo com uma modalidade ilustrativa da inven-ção, um detector de vazamento para detectar um vazamento emuma linha, é proporcionado. Nesta disposição, o detector devazamento compreende um dispositivo de transmissão para ge-rar radiação, e um dispositivo de recepção. A radiação ge-rada por se acoplada dentro da linha. 0 dispositivo de re-cepção é projetado para receber a radiação que emergiu apartir da linha através de um vazamento, e por conseqüênciao vazamento se torna detectável.
De acordo com outra modalidade ilustrativa da pre-sente invenção, uma disposição para detectar um vazamento emuma linha é proporcionada, disposição que compreende um de-tector de vazamento com as características descritas acima,bem como uma linha.
Ainda de acordo com outra modalidade ilustrativada presente invenção, é proporcionado um método para detec-tar um vazamento em uma linha, onde, no método, a radiação éacoplada dentro da linha e - no caso onde existe um vazamen-to - por meio da recepção da radiação que emergiu através daposição de vazamento, o vazamento é detectado.
De acordo com uma modalidade ilustrativa da inven-ção, é portanto possível detectar um vazamento por meio deradiação introduzida dentro da linha. A linha pode ser umcano, sistema de canalização ou geralmente um sistema de li-nhas. A radiação pode ser uma quantidade física que diferedo material a ser transportado na linha. Neste contexto, otermo material pode em particular também se referir a vaporou a ar quente ou a algum outro material a ser transportado.Em outras palavras, um vazamento não é (somente) detectadopela medição da energia direta fisicamente atuando, por e-xemplo, o ar de sangria quente a partir da turbina da aero-nave. Ao invés disso, para detecção, um parâmetro do pro-cesso é utilizado, o qual difere do material fisicamente a-tuando, por exemplo, radiação por meio da qual um ponto de-feituoso pode ser detectado. Deste modo, o processo de de-tecção pode ser separado do processo de transporte. Portan-to, é possível projetar e dimensionar o dispositivo de re-cepção para detectar este parâmetro do processo de medição,por exemplo, a radiação.
Como resultado do dito acima, a reação de detecçãopode ser produzida independente da substância que realmentetem que ser transportada. Por exemplo, o material a sertransportado pode ser um fluido quente. Na verdade, o vaza-mento de fluido a partir de uma linha, em particular, um ca-no da linha, pode ser detectado pelo aquecimento de um sen-sor. Entretanto, isto pode resultar em atraso de tempo en-tre o vazamento do material e a detecção do material a par-tir do cano, porque, por exemplo, o sensor de temperaturaprimeiro tem que ser aquecido para alcançar uma temperaturaparticular antes que a exibição ou reação possa acontecer.
Se de uma maneira vantajosa, por exemplo, a radia-ção for utilizada para detecção, e assim o processo de de-tecção é produzido independente da substância que realmentetem que ser transportada, ou de seu estado de agregação oudo material, o processo de detecção pode ser acelerado. En-quanto no caso de detecção via aquecimento, passa algum tem-po até que o sensor seja aquecido até a temperatura de ati-vação, a radiação, tal como ondas eletromagnéticas, por e-xemplo, pode se propagar na velocidade da luz, e o caso devazamento a partir de um cano, também pode ser detectado ra-pidamente.
De forma vantajosa, com o uso da radiação, um tem-po de reação ou a velocidade de detecção do vazamento queocorreu, pode ser aperfeiçoado. Por conseqüência, por exem-pio, um cano defeituoso pode ser desativado em tempo, antes,por exemplo, do ar de sangria emanando de uma maneira nãodesejada a partir do cano, causar dano ao ambiente circun-dante.
De acordo com uma modalidade ilustrativa adicionalda presente invenção, o dispositivo de recepção é dispostofora da linha. Deste modo, a radiação emanando a partir docano pode ser detectada.
De acordo com uma modalidade ilustrativa adicionalda presente invenção, tanto o dispositivo de transmissão co-mo o dispositivo de recepção estão conectados com um dispo-sitivo de avaliação. Nesta disposição, o dispositivo de a-valiação pode controlar o dispositivo de transmissão; emparticular, o dispositivo de avaliação pode determinar o si-nal transmitido a partir do dispositivo de transmissão. A-dicionalmente, o dispositivo de avaliação possui informaçõesa cerca do formato ou da seqüência de tempo do sinal trans-mitido.
Desde que o dispositivo de avaliação também estáconectado com o dispositivo de recepção, o dispositivo deavaliação pode receber informação a cerca do sinal recebido.Portanto, é possível comparar o sinal transmitido com o si-nal recebido. Com o uso de formas de codificação particula-res ou de formas de modulação, é portanto possível alocar umsinal transmitido para um sinal recebido e deste modo, esta-belecer que o sinal transmitido e o sinal recebido têm amesma origem. Esta conexão pode ser utilizada para obterinformação a cerca da resposta de tempo ou dos tempos detrânsito de um sinal transmitido dentro de uma linha, atéque o dito sinal alcance um dispositivo de recepção, e a di-ta conexão pode ser utilizada para aperfeiçoar a confiabili-dade do detector de vazamento e para tornar os mesmo maisresistente aos erros operacionais.
Baseado no tempos de trânsito, considerando o tem-po de trânsito teórico, de um sinal em uma linha ou em umaregião circundando a linha, pode ser obtida informação acerca da localização de uma falha que ocorreu. Para propó-sitos de manutenção, pode ser vantajoso se, baseado no tempode trânsito, a localização de um vazamento puder ser deter-minada de modo a melhor localizar uma falha ou ponto defei-tuoso em um cano. Por conseqüência, uma unidade de avalia-ção pode ser utilizada não somente para determinar se ocor-reu um vazamento em uma linha, mas em adição, a localizaçãodo ponto defeituoso pode ser feita possível. Somente detec-tar a ocorrência de uma falha pode ser requerido de modo àsimplesmente desativar um sistema defeituoso durante o vôo.A localização do ponto defeituoso é extremamente útil paratrabalho de manutenção.
De acordo com uma modalidade ilustrativa adicionalda presente invenção, a radiação pode ser radiação eletro-magnética (por exemplo, microondas), radiação acústica (porexemplo, ultra-som) ou radiação radioativa (por exemplo, ra-diação gama). Desde que na maioria dos casos as linhas sãoutilizadas para transportar substancias cuja propagação de-pende de uma velocidade do fluxo, a radiação pode ser um pa-râmetro do processo que pode ser igualmente detectado, cujapropagação ou velocidade de propagação é entretanto indepen-dente da substância transportada, ou do estado de agregaçãoda dita substancia. Como uma regra, a velocidade do fluxode material é menor do que a velocidade de propagação da ra-diação. De forma vantajosa, se a radiação for utilizada, amedição pode acontecer enquanto o material está sendo transportado .
Entretanto, a medição também pode ser realizadaquando o cano está em um estado não utilizado ou seco. Ahabilidade de detectar falhas sem ter que operar o sistemareal pode por sua vez ter vantagens no contexto de trabalhode manutenção.
De modo a estar apto a detectar vazamentos em umsistema de linhas, é portanto possível impedir ter que rea-lizar o processo para o qual a linha é utilizada como umsistema de distribuição. De modo a detectar qualquer vaza-mento em um sistema de linhas ou sistema de canalização paraar de sangria, é portanto possível evitar ter que operar aturbina a partir da qual o ar de sangria é obtido. Por ou-tro lado, não é obstáculo se o processo de detecção for rea-lizado durante a operação do transporte real do material.Portanto, é possível verificar a linha em relação a quais-quer vazamentos também enquanto o ar de sangria flui atravésda linha.
De acordo com uma modalidade ilustrativa adicionalda presente invenção, o dispositivo de avaliação é conectadocom o dispositivo de recepção por meio de um barramento elé-trico. Nesta disposição, com o uso de um barramento, umadisposição de vários receptores ao longo de uma linha ou ca-no pode ser implementada. Vários receptores podem ser co-nectados uns com os outros por meio de uma linha de barra-mento, e cada receptor dos vários receptores pode reportarum vazamento para o dispositivo de avaliação, o qual podeser disposto como um dispositivo de avaliação central. Des-te modo, também é possível monitorar sistemas de linhas ex-tensivos.
Ainda de acordo com outra modalidade ilustrativada presente invenção, um dispositivo de avaliação pode serconectado com um dispositivo de recepção ou com vários dis-positivos de recepção, em cada caso por meio de uma conexãoindividual. Devido à conexão direta entre o dispositivo derecepção e o dispositivo de avaliação, o dispositivo de ava-liação pode estabelecer uma alocação para os respectivos re-ceptores e para os sinais transmitidos pelos mesmos. Destemodo, por exemplo, é possível determinar a localização, emparticular, a região, de um vazamento. Um receptor é fre-qüentemente utilizado, para monitorar uma seção particular docano. Por meio de um receptor que está associado com umaseção particular do cano enviando um sinal para um disposi-tivo de avaliação central, o dispositivo de avaliação cen-tral pode detectar a região defeituosa da linha e desativara mesma de uma maneira direcionada.
Ainda de acordo com outra modalidade ilustrativada presente invenção, o dispositivo de transmissão pode ex-citar um modo na linha. No contexto deste Pedido de Paten-te, o termo "modo" pode, em particular, se referir a qual-quer formato de onda determinado pela geometria da disposi-ção. As ondas podem ser ondas estacionárias, as quais,quando excitadas pela excitação correspondente, se formamdentro da linha. Utilizando os modos, o comportamento deressonância de estruturas geométricas particulares com a in-teração da excitação fisica, pode ser utilizado para infor-mação de transporte. Enquanto um modo é uma onda estacioná-ria dentro do condutor, o modo torna possível transportarsinais em uma direção particular.
Se a linha for um cano, e se o cano tiver proprie-dades condutivas, o cano pode ser considerado como um condu-tor oco para ondas eletromagnéticas. Em outras palavras, apartir de certas freqüências com as quais os sinais são aco-plados dentro do condutor oco, freqüências estas que sãoprincipalmente na forma de ondas eletromagnéticas estacioná-rias de espectro HF (alta freqüência), estas ondas podem,entretanto, ter uma direção de propagação ao longo da dire-ção longitudinal do cano. Com estas ondas, a informação po-de ser distribuída através do cano. Tal distribuição de in-formação pode essencialmente acontecer independentemente dasubstância que é transportada.
De acordo com uma modalidade ilustrativa adicionalda presente invenção, o dispositivo de avaliação é dispostopara modular um sinal em uma onda portadora, e o sinal modu-lado pode ser extraído pelo dispositivo de recepção a partirde uma radiação recebida. Em termos concretos, isto signi-fica que uma onda estacionária formada em um condutor ocopode transmitir um sinal que foi modulado sobre esta onda.Para este efeito, o sinal modulado pode ser modulado com ra-diação de alta freqüência, com o resultado de que o sinalmodulado pode ser transmitido.
0 sinal modulado recebe uma onda portadora que po-5 de ter uma freqüência mais alta do que o sinal modulado.Portanto, é possível determinar um formato particular do si-nal pela modulação, enquanto pela mistura do mesmo com a on-da portadora, este sinal modulado pode ser convertido parauma faixa de freqüência mais alta. Neste contexto, o termo10 "mistura" pode, em particular, designar um método, conhecidona tecnologia de transmissão, para aumentar um sinal de bai-xa freqüência para uma faixa de freqüência mais alta.
A faixa de freqüência mais alta pode ser na magni-tude da radiação de alta freqüência, isto é, por exemplo, na- 15 faixa de 10 GHz até 20 GHz. Um sinal com tal freqüência al-ta pode excitar um modo correspondente em uma linha ou canoou em um condutor oco, modo este que torna possível alcançarboa transmissão. Neste contexto, o termo "boa transmissão"se refere à transmissão com a menor atenuação possível.20 No contexto de ondas eletromagnéticas, é feita uma
distinção entre as assim chamadas ondas elétricas transver-sais (TE) , magnéticas transversais (TM) e eletromagnéticastransversais (TEM). De forma correspondente, existem os mo-dos associados. As ondas TE não possuem componente elétrico25 na direção de propagação, enquanto as ondas TM não possuemcomponente magnético na direção de propagação. As ondas TEMsão ondas eletromagnéticas que, na direção de propagação,não possuem um componente elétrico nem um componente magné-tico. Com o uso de transmissores adequados, ondas corres-pondentes podem ser excitadas. Um modo que é excitado den-tro do cano da linha depende da respectiva freqüência dotransmissor.
De acordo com uma modalidade ilustrativa adicionalda presente invenção, a radiação utilizada pode ser a radia-ção HF eletromagnética.
De acordo com uma modalidade ilustrativa adicionalda presente invenção, um sinal de baixa freqüência (LF) émodulado na radiação HF. Pela modulação de um sinal LF naradiação HF, o sinal LF é transformado ou dobrado para umafaixa de freqüência mais alta. A freqüência do sinal LF po-de ser inferior à freqüência requerida para excitar um modopara propagar uma onda eletromagnética no cano da linha.Por meio da modulação ou da mistura do sinal LF na radiaçãoHF, é possível alcançar uma situação onde o sinal LF étransformado para uma faixa de freqüências na qual um modocorrespondente no condutor pode ser excitado. Por exemplo,uma assim chamada onda TE3.,0 ou um modo TEi,0, cuja freqüênciaé mais baixa, esta onda ou modo pode ser calculado para cadadiâmetro do cano, por exemplo, 15,24 centímetros (6 polega-das), 20,32 centímetros (8 polegadas) ou 22,86 centímetros(9 polegadas), pode ser excitado. Portanto, o sinal LF podeser transmitido por meio de uma seção do cano.
De acordo com uma modalidade ilustrativa adicionalda presente invenção, o sinal LF pode ser um sinal dente deserra ou um sinal triangular. Os sinais dente de serra ousinais triangulares são fáceis de gerar e são fáceis de re-cuperar. Por meio da forma do sinal LF determinada pelodispositivo de avaliação, um sinal detectado pode ser facil-mente novamente reconhecido. A modulação triangular e a mo-dulação de dente de serra são métodos que são utilizados natecnologia de radar de modulação de freqüência de onda con-tinua (CWFM) como utilizada nos altimetros de radar comerci-almente disponíveis.
De acordo com uma modalidade ilustrativa adicionalda presente invenção, a radiação eletromagnética pode ser umsinal codificado modulado na radiação HF eletromagnética. 0sinal codificado, por exemplo, pode ser uma função pseudo-aleatória ou pseudo-ruído (PN) . Isto pode tornar possívelreduzir a saída de transmissão enquanto um sinal pode entre-tanto ser reconhecido novamente devido à correlação do sinalpoder ser detectada mesmo no ruído. Esta disposição utilizaum método que trabalha com codificação de espalhamento es-pectral .
De acordo com uma modalidade ilustrativa adicionalda presente invenção, a radiação pode ser pulsada. A radia-ção pulsada pode requerer menos energia do que a radiaçãocontínua que é transmitida em energia constante. Com o usoda radiação pulsada, a qual é, por exemplo, transmitida umavez por segundo, um tempo de reação adequado pode ser pro-porcionado. A radiação pulsada repetida uma vez por segundopode ser adequada para satisfazer o requerimento de detectarum vazamento dentro de segundos após ele ter sido causado, ereagir- a tal vazamento.
De acordo com uma modalidade ilustrativa adicionalda presente invenção, o dispositivo de recepção pode ser umsensor HF. Um sensor HF pode ser projetado para detectarondas eletromagnéticas de alta freqüência.
De acordo com uma modalidade ilustrativa adicionalda presente invenção, o dispositivo de recepção pode ser umaantena. Uma antena pode receber e avaliar a radiação HF.
De acordo com uma modalidade ilustrativa adicionalda presente invenção, o detector de vazamento compreende umelemento de envoltório para envolver a linha. Entre a linhae o elemento de envoltório, o dispositivo de recepção é dis-posto. O elemento de envoltório pode isolar o cano da li-nha, ao mesmo tempo em que ele também pode ser utilizado pa-ra guiar a radiação que surgiu do cano da linha como resul-tado de um vazamento. Sem o envoltório, a radiação poderiase propagar livremente para dentro do espaço. Desde que umdispositivo de recepção é disposto fora da linha e desde quenão é possível prever a localização de um vazamento, podeser vantajoso proporcionar um dispositivo na forma de um e-lemento de envoltório que pode conduzir a radiação vazada nadireção de um elemento de recepção. Deste modo, pode sergarantido que a radiação que é para ser detectada realmentealcança o dispositivo de recepção e proporciona ao disposi-tivo de recepção energia adequada para detecção.
Uma linha monitorada por um detector de vazamentopode ser designada para guiar um fluxo de material. 0 termo"fluxo de material" também se refere a vapor ou ao ar desangria.
De acordo com uma modalidade ilustrativa adicionalda invenção, a linha pode ser um cano ou uma linha de ar desangria. Esta linha pode ser completamente feita de materi-al eletricamente condutivo ou, se a dita linha não for com-pletamente feita de material eletricamente condutivo, elapode compreender um revestimento feito de material eletrica-mente condutivo. Com o uso de material revestido, o condu-tor oco pode ser definido, no qual uma onda eletromagnéticapode se propagar.
De acordo com uma modalidade ilustrativa adicionalda presente invenção, a própria linha pode ser envolvida pe-lo material eletricamente condutivo. Deste modo, uma ondaeletromagnética na região externa, isto é, fora do cano dalinha da linha, pode ser conduzida para adiante. Nesta dis-posição, o condutor pode ser um condutor interno, e o invó-lucro pode ser um condutor externo de uma linha coaxial. Emuma linha coaxial, também, os modos podem ser excitados.Separados dos sinais de alta freqüência, os sinais de baixafreqüência também podem ser transmitidos por meio de uma li-nha coaxial. De modo a guiar a radiação, o envoltório podeser feito de material eletricamente condutivo ou ele podecompreender um revestimento eletricamente condutivo.
De acordo com outra modalidade, um método de altafreqüência para percepção continua durante o vôo de danojunto a uma canalização de ar de sangria em uma aeronave, é criado.
Várias modificações das modalidades ilustrativasda invenção foram descritas com referência ao detector devazamento e à disposição para detectar um vazamento em umalinha. Estas modalidades também se aplicam ao método paradetectar um vazamento em uma linha.
Abaixo, modalidades ilustrativas da presente in-venção são escritas com referência às figuras.
A Fig. 1 apresenta um diagrama de blocos de umadisposição para detectar um vazamento em uma linha, de acor-do com uma modalidade ilustrativa da presente invenção.
A Fig. 2 apresenta uma seção longitudinal de umcano da linha com um invólucro de acordo com uma modalidadeilustrativa da presente invenção.
A Fig. 3 apresenta uma seção transversal de um ca-no adicional com um envoltório de acordo com uma modalidadeilustrativa da presente invenção.
A Fig. 4 apresente uma seção longitudinal de umcano da linha com um envoltório e um dispositivo de recep-ção, de acordo com uma modalidade ilustrativa da presenteinvenção.
Nas descrições seguintes das Figs. 1 até 4, osmesmos caracteres de referência são utilizados para elemen-tos idênticos ou correspondentes.
A Fig. 1 apresenta um diagrama de blocos de umadisposição para detectar um vazamento em uma linha. O ca-ractere de referência 101 apresenta uma linha. 0 fluxo dematerial que se propaga através da linha não é apresentadona Fig. 1. O fluxo de material é somente indicado pela di-reção 113. Por exemplo, o fluxo de material pode ser ar desangria que foi retirado, para propósito de abastecimentointerno, a partir de um motor. A linha 101 é direcionadaatravés de componentes estruturais da estrutura de célula103 de uma aeronave. Estes componentes de suporte, tal comopor exemplo, armações, nervuras ou vigas, são utilizados pa-ra reforço estrutural de um componente da aeronave, tal co-mo, por exemplo, uma asa ou fuselagem. Os componentes es-truturais da estrutura da célula dividem três regiões, osassim chamados compartimentos 104, 105, 106, através dosquais a linha 101 é direcionada. A disposição da linha 101e dos compartimentos 104, 105, 106, na Fig. 1, é simétrica,isto é, a linha 101 é uma canalização redonda que é cercadaem todos os lados pelos compartimentos 104, 105, 106.
O comprimento dos compartimentos depende do res-pectivo projeto; ele pode variar, por exemplo, da faixa de1 m até 5 m, ou 2,8 m até 10 m. A própria linha não é in-terrompida pelas partes estruturais da estrutura da célula103. Somente a região externa da linha ou do sistema de li-nhas 101 é divida nos compartimentos 104, 105, 106. O com-primento total da linha 101 pode, por exemplo, ficar na fai-xa de 20 m até 50 m ou de 40 m até 100 m. A linha 101 é en-volvida pelo invólucro 102. Na Fig. 1, o invólucro 102 in-clui somente parte do comprimento da linha 101 que é dire-cionada nos compartimentos 104, 105, 106. Entretanto, o in-vólucro 102 também pode incluir o comprimento total da linha101, somente sendo interrompido pelos componentes estrutu-rais da estrutura de célula 103.
Nos compartimentos 104 e 105, dois receptores 107e 108 são dispostos. Os receptores 107, 108 são conectadoscom o dispositivo de avaliação 110 por meio da linha de bar-ramento 109. Apesar da Fig. 1 somente apresentar dois re-ceptores 107, 108, receptores adicionais podem ser conecta-dos com a linha de barramento 109. Existe uma opção (nãoapresentada no diagrama) de conectar cada receptor 107, 108diretamente com a unidade de avaliação central por meio deuma linha individual.
O dispositivo de avaliação 110 gera radiação dealta freqüência que ele torna disponível para o transmissor100 por meio da conexão 111. O transmissor 100 acopla a ra-diação de alta freqüência dentro da linha 101 por meio dodispositivo de acoplamento HF 112. O sinal HF 111 pode serum sinal HF simples sem modulação ou um sinal LF que foi mo-dulado para radiação HF no dispositivo de avaliação. Adi-cionalmente, é possível, por meio da conexão 111, proporcio-nar um sinal LF para o transmissor, e realizar o processo demistura no transmissor 100.
Devido ao acoplamento HF do transmissor dentro dalinha 101, a radiação HF, apresentada pelas setas 113, sepropaga na linha 101, na direção apresentada na FIG. 1 naforma de uma onda eletromagnética. Contanto que a linha 101esteja vedada, isto é, não esteja vazando, a radiação HF 113dentro da linha 101 é alimentada passando pelos receptores107, 108. Os receptores não recebem qualquer radiação HF.
Se, em qualquer dos compartimentos 104 ou 105, umvazamento ou um ponto defeituoso na linha 101 ocorrer, a ra-diação HF 113 emerge a partir da linha 101 e se propaga en-tre o invólucro 102 e a linha 101 na direção 113 da radiaçãoHF com tal propagação acontecendo fora da linha 101. A pro-pagação a partir de um compartimento 104, 105, é parada pe-los componentes estruturais da estrutura da célula 103. Porconseqüência, existem regiões da célula 104, 105, 106, nasquais existe uma falha e assim a radiação HF eletromagnéticana região externa do cano da linha 101, e existem regiões dacélula 104, 105, 106 onde não existe radiação HF.
O receptor HF 107, 108, que está associado com oscompartimentos correspondentes 104, 105, 106, detecta a pre-sença da radiação HF, recebe o sinal HF por meio da entradaHF 114 ou 115, avalia o dito sinal HF e por meio da linha LF116, 117, coloca um sinal de baixa freqüência (LF) no barra-mento 109. O sinal LF pode ser um sinal que o dispositivode avaliação central 110 misturou sobre a radiação HF, ouele pode ser um sinal de alarme simples. Um sinal de alarmesomente pode se diferenciar entre os estados de "HF detecta-do" ou "HF não detectado". Em outras palavras, um sinal dealarme coloca o barramento em um potencial definido, de modoque o dispositivo de avaliação 110, o qual pode estar dis-posto de forma central, somente pode detectar que em algumlugar em um receptor do barramento 109, um vazamento foi de-tectado. O dispositivo de avaliação central 110 por conse-qüência pode reagir.
Os receptores 107, 108, podem, por exemplo, sercondutores do tipo tira com diodos Schottky. Se, ao invésdo barramento, cada receptor 107, 108 estiver conectado di-retamente com o dispositivo de avaliação central 110 pormeio de uma linha individual, podem ser extraídas conclusõescom respeito à posição da falha, pelo menos em relação aqual compartimento 104, 105, 106, está defeituoso.
O dispositivo de avaliação central 110 detecta aradiação da dada freqüência. 0 tamanho do vazamento podeser estimado, por meio da amplitude do sinal recebido, nodispositivo de avaliação central 110. Por esta razão, aconversão de analógico para digital da amplitude do sinalrecebido acontece nos receptores 107, 108. No bit Κ, o qualé transmitido pelos receptores 107, 108, para o dispositivode avaliação central 110 na forma de um sinal binário, odispositivo de avaliação central 110 pode estimar o tamanhodo vazamento. O dispositivo de avaliação 110 pode modular osinal de transmissão 111 no domínio do tempo. Por conse-qüência, a saída da transmissão pode ser reduzida porque,como resultado de uma correlação realizada no dispositivo deavaliação 110, o sinal também pode ser detectado no ruído.Por modulação temporal, a sensibilidade da disposição tambémé aumentada, de modo que vazamentos menores também podem serdetectados. No caso de vazamentos menores, a saída no si-nal detectado, saída esta que fica disponível fora da linha101, é baixa. Nesta disposição, vazamentos pequenos se re-lacionam com a freqüência aplicada. Isto significa que osvazamentos, cujos diâmetros são pequenos em relação ao com-primento de onda HF, são designados vazamentos menores. Nosvazamentos menores, a radiação HF rica em energia alcança oexterior do cano 101.
Com estes sinais de baixa energia, a modulaçãotemporal do sinal ajuda a aperfeiçoar a sensibilidade dadisposição, por exemplo, pela codificação, tal como o uso demodulação de freqüência pseudo-aleatória ou modulação de es-palhamento de espectro.
Em particular, quando a região entre o invólucro102 e a linha 101 é preenchida com material isolante, as ve-locidades de propagação tanto das ondas no condutor interno113 como no espaço entre os condutores 101 e 102 são dife-rentes. A correlação de sinal no dispositivo de avaliação110 ajuda a indiretamente medir a localização do dano. Poresta razão, a diferença de tempo de trânsito entre o trans-missor 100 e o receptor 107, 108, é medida e a partir damesma, no caso de velocidades de propagação conhecidas nointerior da linha 101 e no espaço entre a linha 101 e o in-vólucro 102, é extraída uma conclusão quanto à localizaçãoonde o cano está danificado. Por esta razão, um sinal LFcom uma freqüência na faixa de 50 até 20.000 Hz é retornadoa partir dos receptores 107, 108, com o uso de linhas indi-viduais (não apresentadas na Fig. 1), para o dispositivo deavaliação 110. No dispositivo de avaliação 110, o sinaltransmitido é comparado com o sinal recebido e é avaliado.Uma modulação adequada é, por exemplo, uma modulação de den-te de serra ou uma modulação triangular quanto a um sinalLF, o qual é modulado com a freqüência de transmissão HF compouca oscilação.
A Fig. 2 apresenta uma seção longitudinal do canoda linha 101 com um invólucro 102. A seção longitudinal a-presenta que o invólucro 102 essencialmente segue paraleloao alinhamento do cano 101. O isolamento 201 é disposto en-tre o invólucro 102 e o cano da linha 101. O cano 101 com-preende um material condutivo, por exemplo, titânio ou umaliga de titânio. Entretanto, a condutividade também podeser alcançada pela utilização de um revestimento de um mate-rial não condutivo que compreende um revestimento condutivo.
A espessura do isolamento térmico 201 fica na faixa de 0,01m (0,5 polegadas) até 0,05 m (2 polegadas). O isolamentotérmico compreende um material não condutivo, por exemplo,lã de vidro. O invólucro 102 pode ser uma folha metálicafina condutiva de titânio que fica na faixa de espessura de0,5 até 3 mm. Em adição, sensores convencionais de tempera-tura podem ser instalados nos furos 202, os quais estão si-tuados ao longo do eixo longitudinal, furos estes que podemficar na faixa de 0,5 até 2 mm de diâmetro. Estes sensoresconvencionais de temperatura podem ser utilizados para su-plementar o detector de vazamento. Entretanto, os sensoresadicionais de temperatura ou as linhas sensoras de tempera-tura não são essenciais.
A Fig. 3 apresenta a seção transversal de uma ca-nalização de acordo com a Fig. 2. A canalização ou cano in-terno 101, compreende um diâmetro na faixa de 0,17 m (6,5polegadas) até 0,23 m (9 polegadas) ou de 0,15 m (6 polega-das) até 0,2 m (8 polegadas). 0,17 m (6,5 polegadas) e 0,23m (9 polegadas) são diâmetros típicos de cano. Dependendodo material selecionado, a resistência da parede do cano 101fica na faixa de 0,4 mm até 1 mm.
A Fig. 4 apresenta uma seção longitudinal detalha-da de uma linha de acordo com uma modalidade ilustrativa dapresente invenção. A Fig. 4 apresenta a linha 101 que, pormeio de um dispositivo elétrico ou elétrico-pneumático 401,isola uma região do cano para o fluxo direto de material,tal como, por exemplo, ar de sangria. O isolamento, por e-xemplo, pode ser alcançado por uma válvula eletricamente o-perada. Por meio dos transmissores 100, no cano interno101, uma onda eletromagnética é acoplada, onda esta que semove na direção longitudinal para longe da válvula 401, pa-ralela ao direcionamento do cano. Nesta disposição, um con-dutor fino pode ser instalado no corpo da válvula, feito dematerial metálico. Se requerido, o eixo geométrico de ati-vação da válvula pode ser utilizado como tal condutor de a-coplamento.
A Fig. 4 apresenta um vazamento 402 na parede docano da linha 101. O modo de propagação da radiação HF 113pode ser, por exemplo, um modo TEi,o de uma onda eletromagné-tica. Na região do dano ou do vazamento 402, parte da radi-ação HF 113 se acopla dentro da região externa 201 entre alinha 101 e o invólucro 102.
A linha eletricamente condutiva 101, junto com oinvólucro eletricamente condutivo 102, forma uma linha coa-xial. Por causa do acoplamento devido ao vazamento 402 nocondutor axial, um modo de uma onda eletromagnética 403 tam-bém é excitado. Ele se estende, como uma onda eletromagné-tica, entre o condutor externo 102 da linha coaxial e o con-dutor interno 101 da linha coaxial. A qualidade do acopla-mento 402 com a região externa 201 depende do tamanho do va-zamento 402 e da freqüência utilizada para a radiação HF113, bem como dos dados geométricos tanto da linha 101 comoda linha coaxial 101, 102. A qualidade é uma medida utili-zada na tecnologia de alta freqüência, medida esta que per-mite conclusões com relação à qualidade do acoplamento.
Quanto maior for a freqüência da radiação HF 113,5 mais curto é o comprimento de onda e menor o furo 402 quepode ser detectado por meio de tal radiação. Devido ao es-paço interno 201 corresponder a um condutor coaxial (condu-tor interno 101 e condutor externo 102), não existem limita-ções para baixo na freqüência das ondas de propagação. Por-10 tanto, as perdas durante a propagação da energia acoplada
403 são relativamente baixas nesta região. As ondas se pro-pagam no espaço até que elas eventualmente alcancem o aéreo
404 e sejam transportadas para o receptor 107 por meio dalinha 114. A partir da radiação HF recebida, o receptor 107
15 extrai um sinal LF , o qual, por meio da linha de barramentoou da linha individual 109, ele envia para a detecção parauma unidade de avaliação (não apresentada na Fig. 4).
A armação ou nervura 103 separa os dois comparti-mentos 104 e 105. Enquanto na região do compartimento 10420 na qual o vazamento 402 ocorreu a radiação HF é transportadapara longe da região externa 201, na região externa 201 docompartimento 105 não existe radiação HF porque na região docompartimento 105 não existe vazamento. 0 aéreo 404 que éutilizado para receber a radiação HF é disposto na parte es-25 trutural da estrutura de célula 103. 0 dito aéreo 404 rece-be toda a radiação HF que na região do compartimento 104 al-cança a região externa 201.
A detecção da radiação HF essencialmente pode a-contecer assim que o vazamento 402 ocorre, porque a veloci-dade de detecção depende somente da velocidade de propagaçãoda onda eletromagnética na linha 101 e no espaço 201. Apropagação das ondas eletromagnéticas acontece quase na ve-5 locidade da luz.
Em termos concretos, isto significa que para al-cançar a detecção, não é necessário, por exemplo, que o com-partimento 104 seja primeiro aquecido até uma certa tempera-tura, porque os vazamentos não são detectados pelo aqueci-10 mento de um sensor, isto é, eles não são detectados pela me-dição da energia que possui um efeito físico. Por conse-qüência, o relato rápido do dano pode ser feito possível. Ovazamento não é detectado pelo aquecimento de um sensor, is-to é, pela medição da energia que possui um efeito físico;15 ao invés disso, um defeito no cano interno 101 é detectadocomo resultado de acoplamento eletromagnético. Por conse-qüência, o relato imediato do dano é possível.
Desde que a radiação HF de vazamento 403 é guiadana região interna 201 como resultado da condução do efeito20 de condução coaxial do condutor externo 102 e do condutorinterno 101, influenciando uma disposição paralela para de-tecção de vazamento, ou a influência de um cano que vaza queé disposto em paralelo, pode ser impedida, como resultado,uma reação segura para a falha pode ser feita possível.25 Qualquer dano sofrido por um cano não levará a uma detecçãoerrônea no cano não danificado que é direcionado paralelo aocano danificado, o que torna assim possível reagir de formaconfiável a uma falha.Desde que a energia é acoplada dentro de todo oespaço oco e portanto pode ser amplamente medida independen-temente do local real de instalação do receptor, a posiçãodo dano não é particularmente importante. A posição do danonão é assim particularmente importante porque a energia éacoplada dentro de todo o espaço ou compartimento oco, eportanto, a medição pode ser empreendida amplamente de formaindependente do local concreto de instalação do receptor.No caso de sensores atualmente conhecidos, d e modo a tornarpossível a rápida detecção, o j ato de ar quente deve dire-tamente alcançar o sensor por emergir através dos furos noisolamento 202.
Dependendo do dano ocorrido, alcançar um sensordiretamente nem sempre é possível.
Desde que a detecção não depende do materialtransportado, mas ao invés disso acontece por meio de um pa-râmetro de processo adicionalmente aplicado, o vazamentotambém pode ser detectado quando o cano não está em uso.
Não é necessário que o ar emergente alcance ossensores o mais precisamente possível de modo a garantir umaresposta rápida pelos sensores.
Se os canos forem direcionados lado a lado, comono caso da asa do A380, pode ser impedida uma situação ondeum rompimento em um cano primeiro ative os sensores do outrocano, com as correspondentes medidas incorretas de isolamen-to, ou onde ambos sensores são ativados, com o resultado deque ambos sistemas de canalização têm que ser desativados.Pode ser impedida uma situação onde, caso o ar emergente nãoalcance os sensores diretamente, primeiro toda a área cir-cundante tenha que ser aquecida até a temperatura de respos-ta antes de um vazamento poder ser detectado, o que poderialevar a um dano local considerável.
Abaixo, o projeto de uma canalização moderna édescrito, como apresentado nas Figs. 2 e 3. Neste núcleoestá o cano real 101, o qual é fabricado de titânio ou deuma liga de titânio. Tais canos existem em vários diâme-tros, por exemplo, com 0,17 m (6,5 polegadas) e 0,23 m (9polegadas). Dependendo do material utilizado, a espessurada parede fica na faixa de 0,4 mm até 1 mm. O isolamentotérmico 201 com aproximadamente 0,025 m (1 polegada) é colo-cado ao redor do cano. 0 dito isolamento térmico compreendeum material não condutivo, por exemplo, lã de vidro. Umachapa fina condutiva de titânio 102 proporciona uma cobertu-ra em direção ao exterior. Ao longo do eixo geométrico lon-gitudinal, existem pequenos furos 202 na chapa de titânio.Furos estes 202 que possuem vários mm de espessura, acimados quais a linha de sensor de temperatura normalmente é di-recionada.
A Fig. 4 novamente apresenta a canalização acima.No lado esquerdo, existe o dispositivo elétrico (ou elétri-co-pneumático) 401 para isolar a seção do cano que segue nolado direito, com tal isolamento acontecendo, por exemplo,por uma válvula eletricamente operando. 0 caractere de re-ferência 103 na Fig. 4 indica este tempo e novamente que oisolamento / invólucro do cano tem que ser interrompido nes-tas posições nas quais o cano passa através dos componentesestruturais da estrutura da célula 103.
Modalidades ilustrativas da presente invenção po-dem proporcionar que o condutor interno possa ser utilizadocomo um condutor elétrico oco para transportar ondas elétri-5 cas transversais (TE) ou magnéticas transversais (TM). Poresta razão, a válvula 401 é modificada. Um condutor fino100 é instalado no corpo da válvula (normalmente fabricadode metal) ; entretanto, se requerido, o eixo de ativação daválvula pode ser utilizado como tal condutor de acoplamento.10 Este condutor é alimentado com corrente de alta freqüência apartir de um transmissor 100, o qual é disposto próximo daválvula 401. A freqüência do transmissor 100 é selecionadade modo que com um diâmetro de cano conhecido da linha 101,resulte em propagação não atenuada. Uma opção é assim cha-15 mada onda TEi,0, cuja freqüência é inferior; onde a ditafreqüência pode ser calculada para cada diâmetro (0,15 m (6polegadas), 0,2 m (8 polegadas), 0,23 m (9 polegadas), etc).
Desde que o cano interno é direcionado a partir dafonte direto para o consumidor sem qualquer abertura em di-20 reção ao exterior, a onda eletromagnética avançando permane-ce dentro do cano interno. Portanto, no caso normal, nuncaexiste qualquer radiação HF que possa ser medida na camadade isolamento 201. Na própria camada de isolamento 201, aqual forma o espaço oco entre o condutor interno 101 e o i-25 solamento de metal 102, os sensores HF 107, 108 são dispos-tos em posições criticas.
Tipicamente, em frente de cada interrupção no in-vólucro externo, por exemplo, como resultado dos dutos 103,um detector 107, 108, e um.receptor devem estar no local. 0sinal de salda pode ser um sinal de alarme simples (HF de-tectada, não detectada) ou ele pode ser um sinal LF (demodu-lação de impressões de sinal para propósitos de localiza-5 ção).
A interconexão pode acontecer, por exemplo, pormeio de um sistema de barramento 109 ou por meio de uma fia-ção individual (não apresentada).
Se, no caso de uma falha, o cano interno 402 for10 danificado, então o condutor interno 101 acopla alguma radi-ação HF 403 no espaço 201. Nesta disposição, a qualidade doacoplamento essencialmente depende da forma e do tamanho dodano. Devido ao espaço interno 201 corresponder a um condu-tor coaxial (condutor interno e condutor externo) não existe15 limitação para baixo na freqüência das ondas que se propa-gam. Portanto, as perdas durante a propagação da energiaacoplada 403 são relativamente baixas nesta região. Estasondas se propagam no espaço interno até que elas eventual-mente alcancem os receptores 107, 108, e sejam detectadas.20 Os ditos receptores 107, 108, reconhecem a recepção e destemodo registram o dano do cano 402.
Na forma mais simples, resulta um diagrama de co-nexão de substituição elétrica como apresentado na Fig. 1.A avaliação central 110 controla o transmissor 100, o qual25 no caso apresentado, acopla a radiação de saida regulada detempo constante de freqüências definidas dentro do cano in-terno. Nas posições dedicadas 103 no espaço interno, oscircuitos receptores 107, 108, são dispostos. Os sinais desaída são transmitidos para a avaliação central por meio deum barramento 109 ou por meio de linhas individuais. Nopresente caso, a avaliação consiste de detecção pura de ra-diação da dada freqüência, talvez em adição à diferenciação5 imprecisa da amplitude (bit K) de modo a grosseiramente es-timar a extensão do vazamento.
Em uma forma expandida, o sinal do remetente podeser modulado com o tempo. Por um lado, deste modo, é possí-vel significativamente reduzir a saída de transmissão devido10 ao sinal poder ser detectado pela correlação, mesmo no ruído(compare, por exemplo, a tecnologia GPS) . Além disso, asensibilidade da disposição é altamente aperfeiçoada de modoque mesmo vazamentos menores podem ser detectados.
Por outro lado, geralmente falando, as velocidades15 de propagação das ondas no condutor interno e no espaço in-terno diferem de forma significativa. A correlação de sinalpode portanto ajudar a indiretamente medir a localização dodano. Por esta razão, a diferença de tempo de trânsito en-tre o transmissor e o receptor é medida, e a partir da mes-20 ma, no caso de velocidades conhecidas de propagação no canointerno e no espaço interno, são extraídas conclusões em re-lação à localização do dano do cano. Geralmente falando, osinal de saída dos receptores é um sinal LF (50 até 20.000Hz) que tem que ser enviado com a qualidade correspondente25 para a avaliação central. Lá, a avaliação real acontece.
Por exemplo, a modulação de dente de serra ou amodulação triangular da freqüência de transmissão com poucaoscilação é uma modulação adequada. Isto é conhecido natecnologia de radar CWFM, como utilizada nos altimetros deradar comercialmente disponíveis. Também imaginável, é amodulação de freqüência pseudo-aleatória, como utilizada natecnologia GPS.
Em adição, deve ser salientado que "compreendendo"não exclui outros elementos ou etapas, e "um" ou "o" não ex-clui um membro plural. Adicionalmente, deve ser salientadoque as características ou as etapas que foram descritas comreferência a uma das modalidades ilustrativas acima, também10 podem ser utilizadas em combinação com outras característi-cas ou etapas de outras modalidades ilustrativas descritasacima. Os caracteres de referência nas reivindicações nãosão para serem interpretados como limitação.

Claims (29)

1. Detector de vazamento para detectar um vaza-mento (402) em uma linha (101), onde a linha (101) é dire-cionada através de componentes estruturais de uma estruturade célula (103) de uma aeronave, o detector de vazamentosendo CARACTERIZADO por compreender:um dispositivo de transmissão (100) para gerar ra-diação a ser acoplada dentro da linha (101);um dispositivo de recepção (107, 108, 404) parareceber radiação (403) que emergiu a partir da linha (101)através de um vazamento (402) de modo que o vazamento (402)se torne detectável;onde o dispositivo de recepção para receber a ra-diação é disposto em uma parte estrutural da estrutura decélula (103).
2. Detector de vazamento, de acordo com a reivin-dicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o dispositivo derecepção (107, 108) é disposto fora da linha (101).
3. Detector de vazamento, de acordo com a reivin-dicação 1 ou 2, CARACTERIZADO por adicionalmente compreenderum dispositivo de avaliação (110);onde o dispositivo de transmissão (100) e o dispo-sitivo de recepção (107, 108 e 404) são acoplados com o dis-positivo de avaliação (110);onde o dispositivo de avaliação (110) é dispostopara avaliar a radiação (403) recebida no dispositivo de re-cepção (107, 108, 404) .
4. Detector de vazamento, de acordo com qualqueruma das reivindicações 1 até 3, CARACTERIZADO pelo fato deque a radiação (113, 403) é selecionada do grupo consistindode radiação eletromagnético, radiação acústica e radiaçãoradioativa.
5. Detector de vazamento, de acordo com a reivin-dicação 3 ou 4, CARACTERIZADO pelo fato de que o dispositivode avaliação (110) é conectado com pelo menos um dispositivode recepção (107, 108, 404), por um barramento (109).
6. Detector de vazamento, de acordo com a reivin-dicação 3 ou 4, CARACTERIZADO pelo fato de que o dispositivode avaliação (110) é conectado com o dispositivo de recepção(107, 108) por uma conexão individual (109).
7. Detector de vazamento, de acordo com qualqueruma das reivindicações 1 até 6, CARACTERIZADO pelo fato deque o dispositivo de transmissão (100) é disposto para exci-tar um modo de radiação na linha (101).
8. Detector de vazamento, de acordo com qualqueruma das reivindicações 1 até 7, CARACTERIZADO pelo fato deque o dispositivo de transmissão (100) é disposto para gerara radiação como um sinal modulado em uma onda portadora, si-nal este que pode ser extraído pelo dispositivo de recepção(107, 108, 404) a partir da radiação recebida.
9. Detector de vazamento, de acordo com qualqueruma das reivindicações 1 até 8, CARACTERIZADO pelo fato deque a radiação (113, 403) é radiação HF eletromagnética.
10. Detector de vazamento, de acordo com qualqueruma das reivindicações 1 até 9, CARACTERIZADO pelo fato deque a radiação (113, 403) é radiação HF eletromagnética comum sinal LF modulado sobre a mesma.
11. Detector de vazamento, de acordo a reivindi-cação 10, CARACTERIZADO pelo fato de que o sinal LF é sele-cionado do grupo consistindo de um sinal dente de serra e deum sinal triangular.
12. Detector de vazamento, de acordo com qualqueruma das reivindicações 1 até 9, CARACTERIZADO pelo fato deque a radiação (113, 403) compreende um sinal codificado mo-dulado sobre a radiação HF eletromagnética.
13. Detector de vazamento, de acordo com qualqueruma das reivindicações 1 até 12, CARACTERIZADO pelo fato deque a radiação (113, 403) é pulsada.
14. Detector de vazamento, de acordo com qualqueruma das reivindicações 1 até 13, CARACTERIZADO pelo fato deque o dispositivo de recepção (107, 108, ,404) é um sensorHF.
15. Detector de vazamento, de acordo com a rei-vindicação 14, CARACTERIZADO pelo fato de que o dispositivode recepção (107, 108, 404) é uma antena.
16. Detector de vazamento, de acordo com qualqueruma das reivindicações 1 até 15, CARACTERIZADO por adicio-nalmente compreender um elemento de invólucro (102) para en-volver a linha (101);onde o dispositivo de recepção (107, 108, 404) édisposto no elemento de invólucro (102).
17. Disposição para detectar um vazamento em umalinha, CARACTERIZADA pelo fato de que a disposição compreen-de:um detector de vazamento de acordo com qualqueruma das reivindicações 1 até 16; ea linha (101).
18. Disposição, de acordo com a reivindicação 17,CARACTERIZADA pelo fato de que a linha (101) é disposta paraguiar um fluxo de material.
19. Disposição, de acordo com a reivindicação 17ou 18, CARACTERIZADA pelo fato de que a linha (101) é um ca-no .
20. Disposição, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 17 até 19, CARACTERIZADA pelo fato de que alinha (101) é uma linha de ar de sangria.
21. Disposição, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 17 até 20, CARACTERIZADA pelo fato de que alinha (101) compreende um material eletricamente condutivo.
22. Disposição, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 17 até 21, CARACTERIZADA pelo fato de que alinha (101) compreende um revestimento fabricado de materialeletricamente condutivo.
23. Disposição, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 17 até 22, CARACTERIZADA pelo fato de que alinha (101) é envolvida por um material eletricamente condu-tivo.
24. Método para detectar um vazamento em uma Ii-nha, CARACTERIZADO pelo fato de que o método compreende:gerar uma radiação;acoplar a radiação dentro da linha;receber a radiação que emergiu através do vazamen-to;detectar o vazamento baseado na radiação que emer-giu através do vazamento.
25. Método, de acordo com a reivindicação 24,CARACTERIZADO por adicionalmente compreender:receber a radiação que emergiu através do vazamen-to fora da linha.
26. Método, de acordo com a reivindicação 24 ou 25, CARACTERIZADO por adicionalmente compreender:avaliar a radiação recebida em um dispositivo deavaliação.
27. Método, de acordo com qualquer uma das rei-vindicações 2 4 até 2 6, CARACTERIZADO por adicionalmente com-preender:excitar um modo de radiação na linha.
28. Método, de acordo com qualquer uma das rei-vindicações 24 até 27, CARACTERIZADO por adicionalmente com-preender:gerar a radiação por meio de modular um sinal so-bre uma onda portadora.
29. Método, de acordo com qualquer uma das rei-vindicações 24 até 28, CARACTERIZADO por adicionalmente com-preender :gerar a radiação como radiação pulsada.
BRPI0616299-1A 2005-10-12 2006-10-11 detector de vazamento BRPI0616299A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102005048726.2 2005-10-12
DE102005048726A DE102005048726B4 (de) 2005-10-12 2005-10-12 Lecksucher
PCT/EP2006/009822 WO2007042277A1 (en) 2005-10-12 2006-10-11 Leak detector

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0616299A2 true BRPI0616299A2 (pt) 2011-06-14

Family

ID=37562086

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0616299-1A BRPI0616299A2 (pt) 2005-10-12 2006-10-11 detector de vazamento

Country Status (9)

Country Link
US (2) US7921694B2 (pt)
EP (2) EP2270462A3 (pt)
JP (1) JP2009511884A (pt)
CN (2) CN101283258B (pt)
BR (1) BRPI0616299A2 (pt)
CA (1) CA2621035A1 (pt)
DE (1) DE102005048726B4 (pt)
RU (1) RU2411477C2 (pt)
WO (1) WO2007042277A1 (pt)

Families Citing this family (35)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2007205794A (ja) * 2006-01-31 2007-08-16 Kubota Corp 多重管の欠陥検査方法及び装置
US7980136B2 (en) 2008-09-16 2011-07-19 King Fahd University Of Petroleum And Minerals Leak and contamination detection micro-submarine
US8289173B2 (en) 2010-02-22 2012-10-16 King Fahd University Of Petroleum And Minerals Leak detection band
WO2011133046A1 (en) * 2010-04-19 2011-10-27 Tecom As C/O Christian Michelsen Research As Inline measuring apparatus and method
TWI433061B (zh) * 2010-05-27 2014-04-01 Nat Univ Chung Cheng Electromagnetic spill detection alarm
FR2964456B1 (fr) * 2010-09-08 2013-05-10 Commissariat Energie Atomique Dispositif de detection de fuite et revetement d'organe de transport ou de stockage de fluide comportant ce dispositif de detection
CN102162765B (zh) * 2011-01-26 2012-06-06 南京航空航天大学 飞机高温高压导管中高温气体泄漏探测系统及方法
US8708554B2 (en) 2011-05-12 2014-04-29 Arrowhead Products Corporation Leak detection apparatus for aircraft bleed air systems
FR2977938B1 (fr) 2011-07-13 2014-04-11 Airbus Operations Sas Conduit d'air chaud sous pression d'un aeronef equipe d'un dispositif de detection d'une fuite
US9157878B2 (en) * 2011-10-13 2015-10-13 Thermal Wave Imaging, Inc. System and method for detecting aberrations in a conduit
US8869599B2 (en) 2012-01-23 2014-10-28 Massachusetts Institute Of Technology Leak detection system based on force transduction
EP2706338B1 (en) * 2012-09-10 2019-04-17 GE Oil & Gas UK Limited Detection apparatus and method
US20160097746A1 (en) * 2013-04-19 2016-04-07 Gutermann Ag Method for evaluating acoustic sensor data in a fluid carrying network and evaluation unit
DE102014203929A1 (de) * 2014-03-04 2015-09-10 Siemens Aktiengesellschaft Vorrichtung und Verfahren zur Detektion von Leckagen
GB201409036D0 (en) 2014-05-21 2014-07-02 Wellstream Int Ltd Detection apparatus and method
CN104235466B (zh) * 2014-08-29 2016-08-31 江苏国胶化学科技有限公司 一种防噪音气动调节阀
WO2016130113A1 (en) 2015-02-10 2016-08-18 Halliburton Energy Services Inc. System and method for leak detection
WO2016130119A1 (en) 2015-02-11 2016-08-18 Lone Star Leak Detection, Llc Liquid level monitoring for reservoirs
JP6501553B2 (ja) * 2015-02-18 2019-04-17 三菱航空機株式会社 配管構造および航空機
JP6654350B2 (ja) * 2015-02-18 2020-02-26 三菱航空機株式会社 配管構造および航空機
JP6501552B2 (ja) 2015-02-18 2019-04-17 三菱航空機株式会社 配管構造、航空機、およびリーク検知にロバスト性を与える方法
CN104713688A (zh) * 2015-04-02 2015-06-17 山东省科学院海洋仪器仪表研究所 水下仪器舱水密性检测装置及水密性检测方法
KR101600756B1 (ko) * 2015-07-24 2016-03-07 현대파이프(주) 폴리에틸렌 상수관 매설/누수위치 감지시스템
CN105403370B (zh) * 2015-10-30 2018-01-02 沈阳黎明航空发动机(集团)有限责任公司 一种燃烧室喷嘴的气密试验装置及方法
US10078031B2 (en) 2016-02-16 2018-09-18 Massachusetts Institute Of Technology Compliant leak detection system
US10845007B2 (en) 2016-10-17 2020-11-24 Massachusetts Institute Of Technology In-pipe leak detection systems, devices, and methods
US10338742B2 (en) * 2017-03-02 2019-07-02 Microsoft Technology Licensing, Llc Detection method for a digitizer
CA3054311A1 (en) 2017-04-05 2018-10-11 Tenova Goodfellow Inc. Method and apparatus for acoustically detecting fluid leaks
CN110462299B (zh) * 2017-04-06 2022-08-09 开利公司 中至低全球变暖潜能值制冷剂泄漏检测器及其操作方法
EP3483634A1 (en) 2017-11-10 2019-05-15 Heath Consultants Incorporated Systems and methods for detecting buried non-conductive pipes
CN108303217B (zh) * 2018-02-08 2020-05-19 江苏九九久科技有限公司 换热器内漏氟化氢的监测装置
CN110319978A (zh) * 2018-03-29 2019-10-11 深圳市水务(集团)有限公司 阀门密闭性检测方法、装置、终端设备及存储介质
DE102018113092B3 (de) * 2018-06-01 2019-11-21 Rolls-Royce Deutschland Ltd & Co Kg Gasturbinentriebwerk und Verfahren zum Ermitteln einer Leckage
US11112328B2 (en) * 2019-04-29 2021-09-07 Baker Hughes Oilfield Operations Llc Temperature based leak detection for blowout preventers
CN111949988B (zh) * 2020-07-03 2022-04-22 中国电子科技网络信息安全有限公司 一种针对物理隔离计算机的电磁漏洞主动检测系统及方法

Family Cites Families (43)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB760791A (en) 1952-10-20 1956-11-07 Glenfield & Kennedy Ltd Surge relief valve
DE1959840A1 (de) * 1969-11-28 1971-06-03 Klug Friedrich A Dipl Math Dip Verfahren zur Dichtigkeitskontrolle an Pipe-Lines
US3771350A (en) * 1971-12-30 1973-11-13 Aviat Inc Pipeline leak detector
JPS5177382A (ja) * 1974-12-27 1976-07-05 Asahi Chemical Ind Nijukanhoshikiryutaiyusokanno roeikashonotanchihoho
US4039938A (en) * 1976-09-08 1977-08-02 Bell Telephone Laboratories, Incorporated Method and apparatus for detecting faults in buried insulated conductors
DE2932088A1 (de) 1979-08-08 1981-02-26 Messerschmitt Boelkow Blohm Verfahren zum behandeln eines ring- oder schlauchfoermigen elastischen halteelementes zum fixieren von rohrleitungen u.dgl. maschinenteilen in geraeten, maschinen o.dgl., insbesondere flugzeugen
US4747309A (en) * 1980-10-02 1988-05-31 Imperial Chemical Industries Plc Structures and methods of testing them with linear microphones
JPH0627558B2 (ja) 1983-11-01 1994-04-13 三洋電機株式会社 電動弁の制御方法
US4655607A (en) * 1983-12-19 1987-04-07 Santa Barbara Research Center High speed hot air leak sensor
JPS61120035A (ja) * 1984-11-16 1986-06-07 Mitsutoshi Endo 埋設配管の異常検出方法
DE3721205A1 (de) * 1987-06-26 1989-01-05 Pfaudler Werke Ag Verfahren zur feststellung eines schadens einer korrosionsschutzschicht und messeinrichtung zur durchfuehrung dieses verfahrens
JPH0252279A (ja) * 1988-08-16 1990-02-21 Satoru Morimoto 埋設非金属管探知装置
JP2574449B2 (ja) * 1989-02-17 1997-01-22 株式会社巴技術研究所 バタフライ弁
JPH04309832A (ja) * 1991-04-08 1992-11-02 Toshiba Corp 放射線洩れ検出装置
JPH05177382A (ja) 1991-12-25 1993-07-20 Nippon Steel Weld Prod & Eng Co Ltd C−Si−Mn系ガスシールドアーク溶接用ソリッドワイヤ
SE506195C2 (sv) * 1993-03-29 1997-11-17 Goesta Lange Hydrofonsystem för övervakning av ledningsnät
JP2544888B2 (ja) * 1993-07-28 1996-10-16 株式会社湘南合成樹脂製作所 管ライニング材の検査方法
CN2181688Y (zh) * 1994-02-07 1994-11-02 陆厚平 管道泄漏自动报警装置
JPH0933379A (ja) * 1995-07-14 1997-02-07 Tokyo Gas Co Ltd 電磁波による管の検査方法
EP0745841B1 (en) * 1994-12-16 2002-04-03 Tokyo Gas Co., Ltd. A method and apparatus for inspecting a pipe using electromagnetic radiation
JPH0933378A (ja) * 1995-07-14 1997-02-07 Tokyo Gas Co Ltd 電磁波による管の検査方法
JPH08166228A (ja) * 1994-12-16 1996-06-25 Tokyo Gas Co Ltd 管検査装置
US6005396A (en) * 1994-12-16 1999-12-21 Tokyo Gas Co., Ltd. Method for inspecting the elements of piping systems by electromagnetic waves
JPH0961377A (ja) * 1995-08-21 1997-03-07 Tokyo Gas Co Ltd 電磁波による埋設金属管の検査方法
JPH08233680A (ja) * 1995-02-28 1996-09-13 Nohmi Bosai Ltd 漏れ検知方法及び装置
DE19604821C1 (de) * 1996-02-10 1997-10-02 Michael Hesky Gmbh Vorrichtung zur Leckerfassung bei Rohrleitungen
CH691932A5 (de) * 1996-12-27 2001-11-30 Wagamet Ag Armatur mit integrierbarer, permanenter Lecküberwachung.
US6138512A (en) * 1997-07-30 2000-10-31 Iowa State University Research Foundation, Inc. Method and apparatus for determining source location of energy carried in the form of propagating waves through a conducting medium
US5892163A (en) * 1998-01-27 1999-04-06 Geophysical Survey Systems, Inc. Sewer and pipeline inspection transporter tool
JP2000088693A (ja) * 1998-09-11 2000-03-31 Mitsubishi Heavy Ind Ltd 配管の検査方法およびその検査装置
JP2000214042A (ja) * 1999-01-27 2000-08-04 Mec:Kk 無圧式漏れ検査装置
JP2001298252A (ja) * 2000-04-17 2001-10-26 Nikkiso Co Ltd プリント基板検査方法および装置
US6449953B1 (en) * 2000-04-28 2002-09-17 General Electric Company Methods for reducing gas turbine engine emissions
CN1293366A (zh) * 2000-12-19 2001-05-02 石油大学(北京)机电工程学院 管道防护泄漏检测装置及方法
GB0126453D0 (en) * 2001-11-03 2002-01-02 Rps Water Services Ltd Valve key
JP2003205899A (ja) * 2002-01-16 2003-07-22 Honda Motor Co Ltd 飛行機における空気調和装置の配置構造
FI20020854A (fi) * 2002-05-06 2003-11-07 Sakari Kuikka Laitteisto ja menetelmä viemäriputkien tarkastamiseksi
CN1488875A (zh) * 2002-10-10 2004-04-14 李本来 断流管道密封检测自关阀
JP4406292B2 (ja) 2004-01-20 2010-01-27 株式会社フジキン 流体通路のウォータハンマーレス開放方法及びこれを用いたウォータハンマーレス開放装置
JP2005221348A (ja) * 2004-02-04 2005-08-18 Laserfront Technologies Inc リーク検出機能付配管及びリーク検出装置
JP4626230B2 (ja) * 2004-09-02 2011-02-02 東海ゴム工業株式会社 燃料用ホース
CN100399019C (zh) * 2004-11-05 2008-07-02 上海奥达光电子科技有限公司 地下管道腐蚀与泄漏智能在线检测系统
RU46579U1 (ru) 2005-03-11 2005-07-10 Общество С Ограниченной Ответственностью "Проект-Ресурс" Система обнаружения повреждений трубопровода

Also Published As

Publication number Publication date
DE102005048726A1 (de) 2007-04-26
CN101283258B (zh) 2011-06-15
US7921694B2 (en) 2011-04-12
US20110155933A1 (en) 2011-06-30
RU2008118426A (ru) 2009-11-20
CN102269642A (zh) 2011-12-07
CA2621035A1 (en) 2007-04-19
EP1934572A1 (en) 2008-06-25
WO2007042277A1 (en) 2007-04-19
EP2270462A2 (en) 2011-01-05
DE102005048726B4 (de) 2010-09-16
JP2009511884A (ja) 2009-03-19
RU2411477C2 (ru) 2011-02-10
CN102269642B (zh) 2014-04-16
EP2270462A3 (en) 2014-08-20
US20090223284A1 (en) 2009-09-10
US8365581B2 (en) 2013-02-05
CN101283258A (zh) 2008-10-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0616299A2 (pt) detector de vazamento
JP6453304B2 (ja) 電気ネットワーク保護装置
US9110165B2 (en) Measuring device of process automation technology for ascertaining and monitoring a chemical or physical process variable in a high temperature process in a container
CN101291848B (zh) 引气供应系统和向飞机供应引气的方法
US6909977B2 (en) Method for diagnosing degradation in aircraft wiring
US10359322B2 (en) Method and device for detecting hot points in a facility, especially for detecting leaks in air ducts
BR102013020747A2 (pt) Aparelho de detecção e método
JP6681806B2 (ja) 線状熱センサをテストする装置及び方法
US10823076B2 (en) Device for monitoring a turbine engine of an aircraft
KR101103677B1 (ko) 부분방전 검출 기능을 갖는 유입 변압기 및 부분방전 검출방법
Sallem et al. Method and device for hot air leak detection in aircraft installation by wire diagnosis
Chaturvedi et al. Fire detection system and spurious (false) fire warning of the aircraft-an overview
Miyazaki et al. Long-distance 275-kV GIL monitoring system using fiber-optic technology
KR20190000554A (ko) Of케이블 수용 전력구 부대설비 통합 관리 장치 및 컴퓨터 판독가능 기록 매체
SALLEM et al. Method and Device for Hot Air leak Detection in aircraft Installation by reflectometry Wire Diagnosis
CN205643604U (zh) 一种新型高压电缆故障诊断装置
JPH0460473A (ja) ガス絶縁電力機器の予防保全装置
CN113009296A (zh) 一种基于单个局部放电传感器的高压电缆局部放电源点检测定位方法
EP3575761A1 (en) Overheat detection system and insulation muff comprising an overheat detection system
JPH0682152B2 (ja) レーダ装置
ITRM20070133A1 (it) Sistema di rivelazione e localizzazione di variazioni di temperatura mediante tecniche ecometriche su portanti metallici e relativo metodo

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: AIRBUS OPERATIONS GMBH (DE)

Free format text: NOME ALTERADO DE: AIRBUS DEUTSCHLAND GMBH

B08F Application fees: application dismissed [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 7A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2260 DE 29/04/2014.