BRPI0616151A2 - compostos orgánicos - Google Patents

compostos orgánicos Download PDF

Info

Publication number
BRPI0616151A2
BRPI0616151A2 BRPI0616151-0A BRPI0616151A BRPI0616151A2 BR PI0616151 A2 BRPI0616151 A2 BR PI0616151A2 BR PI0616151 A BRPI0616151 A BR PI0616151A BR PI0616151 A2 BRPI0616151 A2 BR PI0616151A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
formula
bond
methyl
compound
acid
Prior art date
Application number
BRPI0616151-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Samuel Derrer
Andreas Natsch
Original Assignee
Givaudan Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Givaudan Sa filed Critical Givaudan Sa
Publication of BRPI0616151A2 publication Critical patent/BRPI0616151A2/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C57/00Unsaturated compounds having carboxyl groups bound to acyclic carbon atoms
    • C07C57/02Unsaturated compounds having carboxyl groups bound to acyclic carbon atoms with only carbon-to-carbon double bonds as unsaturation
    • C07C57/03Monocarboxylic acids
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C59/00Compounds having carboxyl groups bound to acyclic carbon atoms and containing any of the groups OH, O—metal, —CHO, keto, ether, groups, groups, or groups
    • C07C59/01Saturated compounds having only one carboxyl group and containing hydroxy or O-metal groups
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11BPRODUCING, e.g. BY PRESSING RAW MATERIALS OR BY EXTRACTION FROM WASTE MATERIALS, REFINING OR PRESERVING FATS, FATTY SUBSTANCES, e.g. LANOLIN, FATTY OILS OR WAXES; ESSENTIAL OILS; PERFUMES
    • C11B9/00Essential oils; Perfumes
    • C11B9/0007Aliphatic compounds
    • C11B9/0015Aliphatic compounds containing oxygen as the only heteroatom
    • C11B9/0019Aliphatic compounds containing oxygen as the only heteroatom carbocylic acids; Salts or esters thereof

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Fats And Perfumes (AREA)
  • Cosmetics (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)

Abstract

COMPOSTOS ORGáNICOS. Composição de sabor ou fragrância que contém ácidos 3-hidróxi -4-metilalcanóicos, ácido 4-metilalqu-3-enóico e/ou seus ésteres de fórmula (I) em que R^ 1^, R^ 2^ e R^ 3^ têm o mesmo significado como determinado na descrição, é descrita.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "COMPOSTOSORGÂNICOS".
A presente invenção refere-se a ácidos 3-hidróxi-4-metilalcanó-icos, ácidos 4-metilalqu-3-enóicos e seus ésteres, e a composições de sabore fragrância que contêm um ou mais destes compostos.
Na indústria de sabor e fragrância há uma demanda contínuapor ingredientes de ocorrência natural, que são adequados para a criação decomposições de sabor e fragrância.
Dentro do escopo de pesquisa extensa em odor corporal huma-no, uma nova classe de ácidos metil-alcanóico/alquenóicos foram descober-tos que são libertados por Να-acil-glutamina-aminoacilase a partir de secre-ções de axila inodoras. Surpreendentemente, foi constatado que estes com-postos possuem sinais de odor semelhante a fruta, madeira, agréstico epungente, adequados para uso em composições de sabor e fragrância.
Conseqüentemente, a presente invenção fornece em um deseus aspectos, uma composição de sabor ou fragrância que compreendemum composto de fórmula (I)
<formula>formula see original document page 2</formula>
em que
isopropila;
R1 é hidrogênio ou Ci-C3 alquila, por exemplo, metila, etila ou
R2 é C2-C5 alquila linear ou ramificada, por exemplo, etila, n-pro-pila, n-butila e n-pentila; e
I) R3 é hidrogênio e a ligação entre C-3 e C-4 junto com a linhapontilhada representa uma ligação dupla, em que a ligação dupla é de confi-guração E ou Z; ou
II) R3 é hidroxila e a ligação entre C-3 e C-4 é uma ligação simples.
Uma composição particularmente preferida de acordo com a inven-ção pode compreender um composto de fórmula (I) selecionado a partir deácido 3-hidróxi-4-metilexanóico, ácido 3-hidróxi-4-metileptanóico, ácido 3-hi-dróxi-4-metiloctanóico, 3-hidróxi-4-metilexanoato de isopropila, 3-hidróxi-4-metiloctanoato de metila, 3-hidróxi-4-metileptanoato de etila, ácidos (E)-4-metil-oct-3-enóico, ácido (Z)-4-metil-oct-3-enóico, ácido (E)-4-metil-non-3-enóico,ácido (Z)-4-metil-non-3-enóico, 4-metil-oct-3-enoato de etila e 4-metil-non-3-enoato de metila.
Compostos de fórmula (I) podem ser empregado em combina-ção com outras moléculas odorantes ou aromatizantes conhecidas selecio-nadas a partir da faixa extensa de moléculas naturais e sintéticas atualmentedisponível e/ou na mistura com um ou mais ingredientes ou excipientes con-vencionalmente empregados junto com odorantes ou aromatizantes emcomposições de fragrância ou sabor, por exemplo materiais carreadores, eoutros agentes auxiliares geralmente empregados na técnica. Tais ingredientessão, por exemplo, descritos em "Perfume and Flavor Materials of Natural Ori-gin", S. Arctander, Ed., Elizabeth, N.J., 1960; "Perfume and Flavor Chemicals",S. Arctander, Ed., Vol. I & II, Allured Publishing Corporation, Carol Stream,USA, 1994.
Em uma modalidade, os compostos de fórmula (I) podem serempregados nas aplicações de fragrância, por exemplo, em qualquer campode perfumaria fina e funcional, tais como perfumes, produtos de domésticos,produtos de lavanderia, produtos de cuidados corporais, por exemplo, deso-dorizantes e cosméticas. Estes compostos são particularmente bem adap-tados à criação de perfumes masculinos.
Em outra modalidade, os compostos de fórmula (I) podem serempregados em aplicações de sabor e são úteis na modificação por exem-plo, de sabores diários de Ieiteria tais como sabores de queijo ou manteiga,leite, carne de boi, galinha, carne, temperos e sabores de fruta exóticas, porexemplo papaia, maracujá, manga e Durião.
Em aplicações de aromatizante, os compostos da fórmula (I) po-dem estar presentes em composições em quantidades que variam a partirde 1 ppm até 30 % em peso, mais preferivelmente a partir de 1,5 ppm a cer-ca de 25 % em peso com base na composição de sabor e cerca de 0,1 ppba cerca de 1 % em peso, preferivelmente cerca de 1 ppb a cerca de 0,5 %em peso com base no produto final, tal como margarina, gorduras de cozi-nha, óleos, padaria ou sabões, iogurtes, doces, chiclete ou produtos farma-cêuticos.
Quando empregado em aplicações de fragrância, os compostosda fórmula (I) podem ser empregados em quantidades, por exemplo, a partirde cerca de 0,0001 a cerca de 1 por cento em peso. As concentrações pre-feridas no campo de fragrância agradável variam entre cerca de 0,001 e 0,01por cento em peso. Entretanto, os valores não deveriam ser Iimitantes dapresente invenção, uma vez que o perfumista experiente também pode obterefeitos com concentrações ainda mais baixas ou pode criar novas combina-ções com quantidades ainda mais altas.
Em um outro aspecto, os compostos de fórmula (I) em que R1 éhidrogênio e R2 é um resíduo de C2-C5 alquila linear, podem ser empregadospara a reconstituição do odor de axila para a avaliação dos efeitos de deso-dorização de composições de mascaramento de odor, tais como desodori-zantes.
Devido aos ácidos recentemente descobertos, agora é possívelreproduzir o odor de axila humana com precisão junto com os compostosque já foram descritos na literatura por Natsch. e outros, Chemistry and Bio-diversity, 2004, 1(7), 1058 - 1072.
Conseqüentemente, a presente invenção refere-se em um outroaspecto, a uma reconstituição da secreção de axila do corpo humano clivadacompreendendo
a) ácido 3-hidróxi-3-metilexanóico;
b) ácido 3-metil-hex-2(E)-enóico;
c) pelo menos um composto de fórmula (I)
<formula>formula see original document page 4</formula>
em que R1 é hidrogênio;R3 é hidroxila e a ligação entre C-3 e C-4 é uma ligação simples; e
R2 é etila, n-propila, n-butila ou n-pentila; ou
R3 é hidrogênio e a ligação entre C-3 e C-4 junto com a linhapontilhada representa uma ligação dupla em que a ligação dupla é da confi-guração E ou Z; e R2 é n-butila ou n-pentila;
d) opcionalmente pelo menos um composto de enxofre sele-cionado a partir da lista de 3-sulfanilexan-1-ol, 2-metil-3-sulfanilbutan-1-ol, 3-sulfanil-pentan-1-ol e 3-metil-3-sulfanil-hexan-1-ol; e
e) opcionalmente pelo menos um composto esteróide selecio-nado a partir da lista de 5oc-androst-16-en-3-ona e 5oc-androst-16-en-3a-ol.
Em uma certa modalidade, a reconstituição compreende cercade 70 a cerca de 85 % em peso de a) mais b); cerca de 5 a 15 % em pesode pelo menos um composto de fórmula (I) como definido sob c); até 1 % empeso, por exemplo 0,1 - 1% em peso, de pelo menos um composto comodefinido sob d); e até 1% em peso, por exemplo, 0,1 -1 % em peso, de pelomenos um composto como definido sob e). Para a avaliação de efeitos de-sodorizantes, uma composição diluída que compreende cerca de 1 a 0,1 %em peso da reconstituição pode ser empregada. Para a diluição, solventestais como dipropilenoglicol ou etanol são adequados.
Em uma outra modalidade, a presente invenção refere-se a ummétodo de reconstituir odor de axila com a finalidade de avaliação do efeitodesodorizante de uma composição de mascaramento de odor que compre-ende a etapa de misturar a reconstituição de secreção de axila de corpo hu-mano clivada como definido acima, com a composição de mascaramento deodor e em seguida avaliar imediatamente ou depois de um certo tempo, porexemplo, após 4 a 6 horas, o odor da mistura.
O termo nreconstituição", quando aqui empregado, refere-se àreprodução de um odor de axila humana que está muito próximo do odor deocorrência natural, porém não é necessariamente exatamente igual ao real.
Os compostos de fórmula (I) podem ser sintetizados a partir demateriais de partida geralmente disponíveis e reagentes de acordo com pro-tocolos sintéticos conhecidos na técnica.Segue agora uma série de exemplos não Iimitantes que ilustram
a invenção.
Exemplo 1: Ácido 3-hidróxi-4-metilexanóico
Sob uma atmosfera de nitrogênio, uma solução agitada de diiso-propilamina (10,1 g, 0,1 mol) em tetraidrofurano (50 ml) foi resfriada a 0°C esolução de n-butillítio (2,7 N em heptano, 27 ml, 0,1 mol) foi adicionada emgotas dentro de 10 minutos. A solução resultante foi permitida aquecer emtemperatura ambiente e a agitação continuou a esta temperatura duranteaproximadamente 30 minutos. A solução de diisopropilamida de lítio assimobtida foi em seguida resfriada a -10°C e uma solução de ácido acético (3,0g, 0,05 mol) em tetraidrofurano (15 ml) foi adicionada em gotas e sob agita-ção vigorosa dentro de 15 minutos. Subseqüentemente, a mistura foi aque-cida lentamente a 35°C e mantida nesta temperatura durante 20 minutos. Asuspensão resultante foi re-resfriada a -20°C e uma solução de 2-metil-butiraldeído (0,05 mol, 4,3 g) foi adicionada dentro de 10 minutos à mesmatemperatura. A mistura foi subseqüentemente permitida aquecer em tempe-ratura ambiente e continuou agitando durante aproximadamente 1 hora an-tes de extinguir a reação derramando-a em gelo/água (250 ml). As partesneutras foram em seguida extraídas com MTBE (2 χ 100 ml). A fase aquosafoi acidifiçada com ácido sulfúrico (2 N, 70 ml) e extraída com MTBE (3 χ100 ml). As fases orgânicas foram lavadas com água (2 χ 50 ml) e salmoura(50 ml), secadas em sulfato de sódio e concentrada em vácuo para obter oácido 3-hidróxi-4-metilexanóico bruto (2,8 g, 38%, mistura de dois diastereoi-sômeros).
IV (película): ~3400m (br, OH), ~3500-2500m (br, CO-OH),2963S, 2934m, 2878m, 1706vs (CO), 1462w, 1405m, 1278m, 1180s, 1051m,1012m.
1H-RMN (400 MHz, CDCI3): 8,1-7,3 (2H, br s, OH e CO-OH); 4,02-3,88 (1H,m, CH(3)); 2,55-2,41 (2H, CH2(2)); 1,61-1,42 (2H, m, CH(4) e CHH(5); 1,24-í,12 (1H, m, CHH(5); 0,96-0,86 (6H, m, Me-C(A) e CH3(6)).
13C-RMN (100 MHz, CDCI3): diastereoisômero principal: 178,0 (s, CO); 71,2(d, C(3)); 39,7 (d, C(4)); 38,7 (t, C(2)); 25,3 (t, C(5)); 13,7 (q, Me-C(4)); 11,6(q, C(7)); diastereoisômero secundário: 178,1 (s, CO); 71,7 {d, C(3)); 39,7 (q,C (4)); 37,7 (t, C(2)); 24,9 (t, C(5)); 14,3 (q, Me-C(4)); 11,4 (q, C(7)). EM (El):128 (2, [M- H20]+), 110 (4, [M-2H20]+), 89 (100), 71 (77), 57 (29), 43 (46), 29(28).
Descrição de odor: técnico, etéreo, ácido, pungente, ligeiramentede fruta.
Exemplo 2: Ácido 3-hidróxi-4-metileptanóico
Obtido de acordo com o procedimento geral como descrito noExemplo 1 a partir de ácido acético e 2-metil-pentanal (5,0 g) como um óleoamarelo (4,0 g, 50%, mistura de dois diastereoisômeros).
IV (película): ~3500-2500m (br, OH e CO-OH), 2959s, 2931 m,2874m, 1708vs (CO), 1459w, 1407m, 1288m, 1182s, 1035m.1H-RMN (400 MHz, CDCI3): 8,0-7,4 (2H, br s, OH e CO-OH)] 4,01-3,89 (1H,m, CH(3)); 2,56-2,41 (2H, CH2(2)); 1,72-1,04 (5H, vários m, CH(4), CH2(5) eCH2(6)); 0,95-0,82 (6H, m, Me-C(4) e CH3(7)).
13C-RMN (100 MHz, CDCI3): diastereoisômero principal: 177,6 (s, CO); 71,5(d, C(3)); 38,6 (t, C(2»; 37,6 (d, C(4)); 34,8 (f, C(5)); 20,2 (f, C(6»; 14,2 (q,Me-C(4)); 14,1 (q, C(7)); diastereoisômero secundário: 177,7 (s, CO); 72,0(d, C(3)); 37,7 (q, C(4)); 37,6 (f, C(2)); 34,4 (t, C(5)); 20,1 (f, C(6)); 14,6 (q,/We-C(4)); 14,0 (q, C(7)). EM (El): 161 (2, [M+ H]+), 124 (5, [M-2H20]+), 89(100), 71 (57), 43 (56).
Descrição de odor: de fruta, de suco, de suor, ligeiramente ácido.Exemplo 3: Ácido 3-hidróxi-4-metiloctanóico
Obtido de acordo com o procedimento geral como descrito no
Exemplo 1 a partir de ácido acético e 2-metil-hexanal (5,7 g) como um óleoamarelo (4,1 g, 47%, mistura de diastereoisômeros).
IV (película): ~3500-2400m (br, CO-OH), 3380m (br, OH), 2957s,2928s, 2873m, 1708vs (CO), 1461w, 1406m, 1286m, 1182s, 1040m.1H-RMN (400 MHz, CDCI3): 7,3-6,5 (2H, br s, OH e CO-OH); 4,02-3,86 (1H,m, CH(3)); 2,61-2,42 (2H, CH2(2)); 1,77-1,08 (7H, vários m, CH(4), CH2(5),CH2(6) e CH2(7); 0,96-0,83 (6H, m, Me-C(4) e CH3(6)).13C-RMN (100 MHz, CDCI3): diastereoisômero principal: 178,1 (s, CO); 71,4(d, C(3)); 38,7 (t, C(2»; 38,0 (d, C(4)); 32,3 (t, C(5)); 29,4 (t, C(6)); 22,9 (t,C(7)); 14,8 (q, Me-C(4)); 14,0 (q, C(8)); diastereoisômero secundário: 178,2(s, CO); 71,9 (d, C(3)); 38,1 (d, C(4)); 37,7 (f, C(2)); 31,9 (t, C(5)); 29,3 (t,C(6); 22,9 (t, C(7)); 14,4 (q, Me-C(4)); 14,2 (q, C(8)). EM (El): 156 (1, [/W-H20]+), 114 (7, [M-HOAc]+), 89 (100), 71 (44), 54 (23), 43 (68), 29 (14).
Descrição de odor: de fruta, pêssego-abricó, de suor, cumínico,ligeiramente animálico.
Exemplo 4: 3-Hidróxi-4-metilexanoato de isopropila
Obtido seguindo o procedimento geral do Exemplo 1, porémempregando-se apenas 1 equivalente de diisopropilamida de lítio e omitindo-se a preparação por separação/acidificação de base de ácido. Desta manei-ra obtido a partir de acetato de isopropila (10,2 g) e 2-metil-butiraldeído (8,6g) foi um óleo incolor (9,7 g, 52%) depois da destilação de Kugelrohr.
IV (película): ~3470m (br, OH), 2965m, 2936m, 2878m, 1713s(CO), 1465w, 1405m, 1374m, 1277m, 1178s, 1105vs, 1058m, 958m. 1H-RMN (400 MHz, CDCI3): 5,06 (1H, hept, CH(CH3)2)); 3,97-3,74 (1H, m,CH(3)); 3,11 e 2,96 (1H, d, J = 4,3, OH); 2,48-2,33 (2H, m, CH2(2)); 1,59-1,13 (3H, vários m, CH(4) e CH2(5)); 1,25 (6H, d, J= 6,6, CH(CH3)2); 0,98-0,88 (6H, m, Me-C(4) e CH3(6)). 13C-RMN (100 MHz, CDCI3): diastereoisô-mero principal: 173,0 (s, CO); 70,9 (d, C(3)); 68,0 (dC(1')); 39,7 (d, C(4));39,1 (t, C(2)); 25,4 (t, C(5)); 21,7 (q, Me2-C(V))-, 13,7 (q, Me-C(4)); 11,7 (q,C(6)). diastereoisômero secundário: 173,0 (s, CO); 71,5 (d, C(3)); 68,0 (dC(1')); 39,7 (d, C(4)); 38,1 (t, C(2)); 24,9 (t, C(5)); 21,7 (q, Me2-C(V)); 14,3 (q,Me-C(4)); 11,4 (q, C(6)). EM (El): 189 (1, [M+ H]+), 170 (1, [M-H20]+), 145(4), 131 (27), 111 (16), 102 (8), 89 (100), 71 (32), 57 (28), 43 (62), 29 (21).
Descrição de odor: de fruta, de madeira, serragem, ligeiramentede pinho, ligeiramente de suor.
Exemplo 5: 3-Hidróxi-4-metiloctanoato de metila
Ácido 3-hidróxi-4-metiloctanóico (1,2 g) foi dissolvido em metanol(15 ml) e tratado com trimetilsilila diazometano (solução, 2M em hexano, 10ml) em um período de 60 minutos. Em seguida, a reação foi extinguida pelaadição de ácido acético (4 ml) e a mistura concentrada em vácuo. O bruto foipurificado por cromatografia em sílica-gel, eluindo com hexano/acetato deetila (7:1) para obter o 3-hidróxi-4-metiloctanoato de metila requerido comoum óleo incolor (0,8 g, 62%, mistura de diastereoisômeros).
IV (película): 3475m (br, OH), 2956s, 2928s, 2873m, 1724vs(CO), 1438s, 1379m, 1278s, 1168vs, 1048m, 989s. 1H-RMN (400 MHz, CD-Cl3): 4,09-3,83 (1H, m, CH(3)); 3,71 (3H, s, O-Me))] 3,03 e 2,89 (1H, 2s,OH)); 2,49-2,38 (2H, CH2(2)); 1,65-1,07 (7H, vários m, CH(4), CH2(5), CH2(6)e CH2(7); 0,93-0,84 (6H, m, Me-C(4) e CH3(6)). 13C-RMN (100 MHz1 CDCI3):diastereoisômero principal: 173,8 (s, CO); 71,2 {d, C(3)); 51,7 (q, O-Me));38,6 (f, C(2)); 38,0 (d, C(4)); 32,4 (t, C(5)); 29,3 (f, C(6)); 22,9 (f, C(7)); 14,8(q, Me-C(A))] 14,0 {q, C(8)); diastereoisômero secundário: 178,2 (s, CO);71,7 (d, C(3)); 51,7 (q, O-Me))] 38,1 (d, C(4)); 37,6 (t, C(2)); 31,9 (t, C(5));29,4 (f, C(6)); 22,9 (f, C(7)); 14,2 (g, Me-C(4)); 14,0 (q, C(8)). EM (El): 170 (1,[M-H2OD, 141 (4), 128 (7), 103 (100), 85 (6), 71 (38), 61 (25), 43 (68).
Descrição de odor: de suor, cumínico.
Exemplo 6: 3-Hidróxi-4-metileptanoato de etila
Obtido seguindo o procedimento geral do Exemplo 1, porémempregando apenas 1 equivalente de diisopropilamida de lítio e omitindo-sea preparação por separação/acidificação de base de ácido. Desse modoobtido a partir de acetato de etila (17,6 g) e 2-metil-valeraldeído (20,3 g) foium óleo incolor (9,0 g, 24%) depois da destilação de Kugelrohr.IV (película): 3466m (br, OH), 2959s, 2931 m, 2874m, 1717vs (CO), 1466w,1372m, 1285S, 1177vs, 1024vs, 984m. 1H-RMN (400 MHz, CDCI3): 4,17 (2H,q, J= 7,2, OCH2CH3)); 3,91-3,88 (1H, m, CH(3)); 3,04 e 2,89 (1H, 2s, OH));2,51-2,37 (2H, m, CH2(2)); 1,65-1,04 (5H, vários m, -CH(4), CH2(5) eCH2(6)); 1,28 (3H, t, J = 7,2, OCH2CH3)); 0,92-0,85 (6H, m, Me-C(4) eCH3(7)). 13C-RMN (100 MHz, CDCI3): diastereoisômero principal: 173,5 (s,CO); 71,2 (d, C(3)); 60,6 (f, OC(1')); 38,8 (t, C(2)); 37,7 (d, C(4)); 34,9 (t,C(5)); 20,3 (í, C(6)); 14,8 (q, C(2")); 14,2 (q, Me-C(4)); 14,1 (q, C(7)); diaste-reoisômero secundário: 173,5 (s, CO); 71,7 (d, C(3)); 60,6 (f, OC(1')); 37,8 (t,C(2)); 37,7 (d, C(4)); 34,5 (í, C(5)); 20,2 (t, C(6)); 14,8 (q, C(2")); 14,2 (q, Me-C(4)); 14,1 (q, C(7)). EM (El): 170 (5, [M-H2OJ+), 125 (19), 117 (100), 99 (16),89 (44), 71 (75), 55 (27), 43 (46), 29 (26).
Descrição de odor: agréstico, de madeira-pinho, ligeiramente
cipreste.
Exemplo 7: Ácido (E/Z)-4-metil-oct-3-enóico
Sob uma atmosfera de nitrogênio, um frasco foi carregado com2-hexanona (25 g, 0,25 mol), cloreto de (2-carboxietiI)trifeηiIfosfôηio (100 g,0,27 mol), tetraidrofurario (250 ml) e 1-metil-2-pirrolidinona (250 ml) e a mis-tura resfriada a 0°C. Sob agitação, hidreto de sódio (20 g, 0,5 mol) foi adicio-nado em pequenas porções durante um período de 30 minutos, durante oqual a temperatura foi permitida subir para 25°C e evolução de hidrogênio foiobservada. Aquecimento suave a 30-35°C foi aplicado até a reação ligeira-mente exotérmica tenha começado e mais nenhum aquecimento foi neces-sário para manter a temperatura acima de 30°C durante cerca de 1 hora. Aagitação foi continuada durante 5 horas em temperatura ambiente, depois daqual a evolução de hidrogênio cessou e a mistura castanha tornou-se maisfluida novamente. Esta mistura foi em seguida derramada em gelo/água (1kg) e extraída com MTBE/hexano (1:1, 3 χ 400 ml). A fase aquosa foi acidi-ficada em pH 2 com ácido sulfúrico diluído (-300 ml) e extraída com hexano(2 χ 300 ml). As fases orgânicas combinadas foram lavadas com águaquente (2 χ 200 ml) e secada em sulfato de sódio (repousando durante anoite, durante a qual a maior parte do óxido de trifenilfosfina restante precipi-tou e foi filtrada). O solvente foi removido sob pressão reduzida e tambémsecado a 0,01 KPa (0,1 mbar) durante 5 horas para produzir a mistura brutadesejada de ácido (E)-4-metil-oct-3-enóico e ácido (Z)-4-metil-oct-3-enóico[19,2 g, 50%, relação de E:Z = 2:1 (análise por GLC), contendo óxido de tri-fenilfosfina residual] como um óleo amarelo-pálido.
IV (película): ~3400-2400m (br, CO-OH), 2958m, 2929s, 2860m,1705vs (CO), 1412m, 1379w, 1294m, 1218m, 1129w.1H-RMN (400 MHz1 CDCI3): 11,2 (1H, br s, OH); 5,30 (1H, tt, J = 7,2, 1,4, =CH); 3,09 (1H, dd, J = 7,2, 0,8, CH2(2)); 2,02 (2H, t, J = 7,2, CH2(5)); 1,74(0,33·3Η, s, = CHMe, isômero Z); 1,63 (0,66-3H, s, = CHMe, isômero E);1,42-1,23 (4H, vários m, CH2(6) e CH2(7)); 0,91 (0,33·3Η, t, J= 7,2, CH3(8,isômero Z)); 0,89 (0,66·3Η, t, J = 7,2, CH3(8, isômero E)).13C-RMN (100 MHz, CDCI3): isômero Z: 179,2 (s, CO); 140,3 (s, C(4)); 115,2(s, C(3)); 33,3 (t, C(2)); 31,7 (t, C(5)); 29,9 (t, C(6)); 23,3 (q, C(4)-Me); 22,6 (t,C(7)); 13,9 (Q, C(8)); isômero E: 179,2 (s, CO); 140,1 (s, C(4)); 114,6 (s,C(3)); 39,2 (í, C(5)); 33,5 (t, C(2)); 29,9 (f, C(6)); 22,3 (f, C(7)); 16,2 (q, C(4)-Me); 13,9 (g, C(8)). EM (El): isômero E: 156 (18, M+), 114 (34), 96 (61), 81(53), 69 (94), 55 (100), 43 (44), 41 (81). GC/EM (El): isômero Z: 156 (20,M+), 114 (47), 96 (66), 81 (58), 69 (100), 55 (98), 43 (44), 41 (80).
Descrição de odor da mistura isomérica: pungente, verde, ácido,10 semelhante a suor moderado.
Exemplo 8: Ácido (E/Z)-4-metil-non-3-enóico
Obtido seguindo o procedimento geral como descrito no Exem-plo 7 a partir de cloreto de (2-carboxietil) trifenilfosfônio e 2-heptanona (34,4g) como um óleo amarelo (1,1 g, 2%, mistura de isômeros E:Z), depois de15 cromatografia em sílica-gel.
IV (película): ~3400-2400m (br, CO-OH), 2957m, 2927s, 2859m,1706vs (CO), 1412m, 1379w, 1294m, 1220m, 1157w 938m. 1H-RMN (400MHz, CDCI3): 11,4 (1H, br s, OH); 5,31 (1H, tt, J = 8,6, 1,5, = CH); 3,09 (1H,dd, J = 7,3, 1,0, CH2(2)); 2,02 (2H, t, J = 8,6, CH2(5)); 1,74 (0.45-3H, s, =20 CHMe, isômero Z); 1,63 (0,55·3Η, s, = CHMe, isômero E); 1,45-1,18 (6H,vários m, CH2(6), CH2(7) e CH2(8)); 0,88 (3H, t, J= 7,1, CH3(8)). 13C-RMN(100 MHz, CDCI3): isômero Z: 179,1 (s, CO); 140,3 (s, C(4)); 115,2 (d, C(3));33,3 (t, C(2)); 31,9 (t, C(7); 31,7 (f, C(5)); 27,4 (t, C(6)); 23,3 (q, C(4)-/We);22,5 (t, C(8)); 14,0 (q, C(9)); isômero E: 179,2 (s, CO); 140,1 (s, C(4)); 114,625 (s, C(3)); 39,5 (t, C(5)); 33,5 (í, C(2)); 31,5 (í, C(7)); 27,4 (t, C(6)); 22,5 (t,C(8)); 16,2 (q, C(4)-Me); 14,0 {q, C(9)). EM (El): isômero E: 170 (15, Mf),152 (4), 127 (9), 114 (47), 96 (35), 81 (38), 69 (100), 55 (89), 41 (76). GC-EM(El): isômero Z: 170 (24, Mf), 152 (6), 127 (8), 114 (45), 96 (36), 81 (39), 69(100), 55 (93), 41 (78).30 Descrição de odor: de óleo, de peixe, semelhante a costus, ligei-
ramente de madeira, semelhante a cabra.Exemplo 9: 4-metil-oct-3-enoato de etila
Uma mistura de ácido 4-metil-3-octenóico (2,3 g), dicicloexil car-bodiimida (3,4 g), 4-dimetilaminopiridina (90 mg) e etanol (1 ml) em dicloro-metano (100 ml) foi agitada em temperatura ambiente durante 20 horas. Aprecipitação foi filtrada e o filtrado concentrado em vácuo. O bruto foi purifi-cado por cromatografia em sílica-gel, eluindo com hexano/acetato de etila(100:1) para proporcionar 4-metil-oct-3-enoato de etila como um óleo amare-lo-pálido (1,5 g, 54%).
IV (película): 2958m, 2930m, 2860w, 1736vs (CO), 1447w,1367w, 1313m, 1255m, 1154s, 1029s. 1H-RMN (400 MHz, CDCI3): 5,32 (1H,tt, J = 7,1, 1,5, = CH); 4,14 (3H, q, J= 7,3, OCH2-Me)); 3,03 (1H, d, J = 8,1,CH2(2)); 2,02 (2H, t, J = 9,0, CH2(5)); 1,73 (0,4-3H, s, = CHMe, isômero Z);1,62 (0,6·3Η, s, = CHMe, isômero E); 1,41-1,24 (4H, vários m, CH2(6) eCH2(7)); 1,26 (3H, t, J = 7,3, OCH2-Me)); 0,91-0,73 (m, CH3(8)). 13C-RMN(100 MHz, CDCI3): isômero Z: 172,5 (s, CO); 139,5 (s, C(4)); 116,1 (s, C(3));60,4 (t, OCH2-Me)); 33,6 (t, C(2»; 31,7 (t, C(5)); 29,9 (t, C(6)); 23,4 (q, C(4)-Me)\ 22,6 (t, C(7)); 14,2 (t, OCH2-Me)) ;13,9 {q, C(8)); isômero E: 172,5 (s,CO); 139,3 (s, C(4)); 115,5 (s, C(3)); 60,4 (f, OCH2-Me)); 39,2 (f, C(2)); 33,8(t, C(5)); 30,0 (t, C(6)); 22,2(t, C(7)); 16,2 (q, C(4)-Me)·, 14,2 (t, OCH2-Me));13,9 (q, C(8));). EM (El): isômero E: 184, (20, Mf), 155 (3), 142 (18), 111(23), 96 (57), 81 (28), 69 (100), 55 (96), 41 (42), 29 (37). GC-EM (El): isôme-ro Z: 184 (17, M+), 155 (5), 142 (21), 110 (29), 96 (63), 81 (35), 69 (92), 55(100), 41 (42), 29 (36).
Descrição de odor: etéreo, de fruta, floral.
Exemplo 10: 4-Metil-non-3-enoato de metila
Ácido 4-metil-non-3-enóico (0,7 g) foi dissolvido em metanol (5ml) e tratado com trimetilsilil diazometano (solução, 2M em hexano, 4 ml).
Em seguida a reação foi extinguida pela adição de ácido acético (várias go-tas) e a mistura concentrada em vácuo. O bruto foi purificado por cromato-grafia em sílica-gel, eluindo com hexano/acetato de etila (50:1) para obter o4-metil-non-3-enoato de metila requerido como um óleo incolor (0,5 g, 72%,mistura de diastereoisômeros).IV (película): 2955m, 2982s, 2858w, 1740vs (CO), 1435m,1378w, 1318w, 1257m, 1194m, 1157s, 1018m. 1H-RMN (400 MHz1 CDCI3):5,32 (1H, tt, J = 8,0, 1,5, = CH); 3,68 (3H, s, O-Me)); 3,05 (1H, d, J = 7,6,CH2(2)); 2,01 (2H, t, J = 7,8, CH2(5)); 1,73 (0.46-3H, s, = CHMe, isômero Z);1,62 (0,54·3Η, s, = CHMe, isômero E); 1,46-1,20 (6H, vários m, CH2(6),CH2(7) e CH2(8)); 0,91-0,73 (m, CH3(9)). 13C-RMN (100 MHz, CDCI3): isôme-ro Z: 172,9 (s, CO); 139,7 (s, C(4)); 115,9 (s, C(3)); 51,6 {q, O-Me))] 33,3 {t,C(2)); 31,9 (t, C(5)); 31,7 (t, C(6)); 27,4 (f, C(7)); 23,4 (q, C(4)-Me)·, 22,6 (t,C(8)); 13,9 (q, C(9)); isômero E: 172,9 (s, CO); 139,5 (s, C(4)); 115,3 (s,C(3)); 51,6 (q, O-Me)); 39,5 (f, C(2)); 33,5 (t, C(5)); 31,7 (í, C(6)); 27,4 (t,C(7)); 23,4 (q, C(4)-/We); 22,5 (t, C(8)); 14,0 (q, C(8));). EM (El): isômero E:184, (24, M·"), 152 (12), 128 (38), 110 (64), 96 (57), 81 (52), 69 (100), 55(98), 41 (56), 29 (24). GC-EM (El): isômero Z: 184 (21, Mf), 152 (8), 128(34), 110 (55), 96 (48), 81 (39), 69 (100), 55 (96), 41 (47), 29 (18).
Descrição de odor: de fruta, de vinho, metálico, ligeiramente se-melhante a queijo, graxo-verde, ligeiramente de fruta.
Exemplo 11: Composições de fraqrãncia
A) Partes por peso
glicolato de Alilamila 2
Ambrofix (Givaudan) a 10% em DPG 45
Boisambreno Forte (l-(etoximetóxi)-ciclododecano) 15
Diidro mircenol (2,6-dimetiloct-7-en-2-ol) 80
Galaxolide® 50 PHT (1,3,4,6,7,8-hexaidro-4,6,6,7,8,8- hexametil-ciclopenta-gama-2-benzopiran) 200
Sandalore® (5-(2,2,3-trimetil-3-ciclopentenil)-3-metilpentan-2-ol) 35Isobutil quinoleína-2 (2-(2-metilpropil)quinolina) 2
Óleo essencial de noz moscada da Indonésia 25
Cicloexal 120
Metil cedril cetona (CAS 32388-55-9) 120
Óleo essencial de manjericão 2
Iso E Super® (7-acetil, 1,2,3,4,5,6,7,8-octaidro-1,1,6,7-tetrametil naftaleno) 100Cetona de Almíscar (4'-terc-Butil-2l,6'-dimetil-3,)5'-
dinitroacetofenona) 4
Óleo essencial de beergamota 45
Vanillina a 10% em DPG 5
Cyclal C (2,4-Dimetilcicloex-3-enocarbaldeído) a 10% em DPG 4
Óleo essencial de mandarim 15
3-Fenilprop-2-enal 1
Cumarina pura crist. 2
Dipropileno glicol (DPG) 69
A adição de 9 partes de ácido (E/Z)-4-metil-3-octenóico a 10%
em DPG torna a composição anterior mais sensual e atraente. Dá um efeito
agréstico-animálico, realça a combinação, carnal, de madeira, de almíscar,picante e mantém o frescor adorável da fragrância.
Partes em peso
Acetila isoeugenol crist. 8
Adoxal (2,6,10-trimetil-9-undecenal) a 10% em DPG 1
Aldeído C 12 Láurico (dodecenal) a 10% em DPG 1
Peche puro (5-heptildiidro-2(3H)-furanona) 3
Radjanol (2-etil-4-(2,2,3-trimetil-3-ciclopenten-1 -il)-2-buten-1 -ol) 10
propionato de benzila 5
Diidro mircenol bruto 35
2-Metilbutirato de Etila a 10% em DPG 1
Florhydral® (3-(3-isopropilfenil)butanal) 3
Florol® (tetraidro-4-metil-2-(2-metilpropil)-2H-piran-4-ol) 45
N 112 (1-(4-hidroxifenil)-butan-3-ona) 5
Nirvanolide ((10Z)-13-metiloxaciclopentadec-10-en-2-ona) 150
Irone Alpha (CAS 79-69-6) a 1 % em DPG 25
Jasmolactone (Firmenich) a 10% em DPG 25
Majantol (fenil)-propanol de 2,2-dimetil-3-(3-metil) 35Precyclemone B (1-metil-4-(4-metil-3-pentenil)-3-cicloexeno-
1 -carbaldeído) a 10% em DPG 25<table>table see original document page 15</column></row><table>
A adição de 10 partes de 3-hidróxi-4-metil-octanoato de metila a10% em DPG à composição acima ajuda a desenvolver a sensualidade desua combinação de floral-almiscar. Também enriquece a característica supe-rior de fruta e aumenta o toque apimentado.
Exemplo 12: Aplicações de sabor
A) Sabor de Ghee
<table>table see original document page 15</column></row><table>
Ao sabor de ghee padrão acima, de cerca de 30 ppm a cerca de8 % em peso de ácido 4-metil-3-hidróxi-betanóico ou cerca de 500 ppm acerca de 25 % em peso de ácido 3-hidróxi-4-metil-hexanóico podem ser adi-cionados. A composição de sabor resultante pode ser adicionada, por e-xemplo, para gorduras de cozinha ou óleo e margarina em uma faixa de cer-ca de 20 a 2000 ppm.Β) Sabor de manteiga
partes em peso
Ácido decanóicoButano-2,3-dionaDecalactona deltaDodecalaetona deltaÓleo vegetalqsp
Ao sabor de manteiga padrão acima, cerca de 10 ppm a cercade 1 % em peso de ácido 4-metil-3-hidróxi-betanóico ou cerca de 100 ppm acerca de 10 % em peso de ácido 3-hidróxi-4-metil-hexanóico podem ser adi-cionados. A composição de sabor resultante pode ser adicionada, por e-xemplo, a gorduras de cozinha ou óleo e margarina em uma faixa de cercade 20 a 2000 ppm ou por exemplo a bolinhos, biscoitos ou bolos em umafaixa de cerca de 200 a 10000 ppm.OSabor de queijo
Partes por peso
Ácido acéticoÁcido butíricoÁcido octanóico
30,0250,0100,0170,030,030,020,010,05,00,50,5
20 Ácido decanóico
Ácido dodecanóicoÁcido tetradecanóicoÁcido hexadecanóicoÁcido metil-4 octanóico
Decanoato de etila
Decalactona deltaDodecalactona gamaÓleo vegetal
qsp 1000,0
Ao sabor de queijo padrão acima, cerca de 20 ppm a cerca de 5% em peso de ácido 4-metil-3-hidróxi-betanóico ou cerca de 500 ppm a cer-ca de 20 % em peso de ácido 3-hidróxi-4-metil-hexanóico podem ser adicio-nados. A composição de sabor resultante pode ser adicionada, por exem-plo, a gorduras de cozinha ou óleos e margarina em uma faixa de cerca de20 a 8000 ppm ou por exemplo a bolinhos, biscoitos ou bolos em uma faixade cerca de 200 a 10000 ppm.

Claims (8)

1. Fragrância ou composição de sabor que compreende umcomposto de fórmula (I)<formula>formula see original document page 18</formula>em queR1 é hidrogênio ou Ci-C3 alquila;R2 é C2-C5 alquila linear ou ramificada; eI) R3 é hidrogênio e a ligação entre C-3 e C-4 junto com alinha pontilhada representa uma ligação dupla, em que a ligação dupla é deconfiguração E ou Z; ouII) R3 é hidroxila e a ligação entre C-3 e C-4 é uma ligaçãosimples.
2. Produto fragranciado que compreende um composto de fór-mula (I) como definido na reivindicação 1, em uma quantidade que varia apartir de 0,0001 a 1 % em peso.
3. Produto de acordo com a reivindicação 2, em que o produto éselecionado a partir da lista que consiste em perfume, produtos domésticos,produtos de lavanderia, produtos de cuidado corporal e cosméticos.
4. Produto de acordo com â reivindicação 3, em que o produtode cuidado corporal é um desodorizante.
5. Aplicação de aromatizante que compreende um composto defórmula (I) como definido na reivindicação 1, em uma quantidade que varia apartir de 1 ppm até 30 % em peso.
6. Aplicação de aromatizante de acordo com a reivindicação 5,que compreende um composto de fórmula (I) como definido na reivindicação-1, em uma quantidade que varia a partir de 0,1 ppb até 1 % em peso combase no produto final
7. Método de melhorar uma composição de sabor ou fragrânciaque compreendem a etapa de adicionar a esta um ou mais compostos dafórmula (I) como definido na reivindicação 1.
8. Reconstituição de secreção de axila do corpo humano quecompreendea) ácido 3-hidróxi-3-metilexanóico;b) ácido 3-metil-hex-2(E)-enóico;c) pelo menos um composto de fórmula (I)<formula>formula see original document page 19</formula>em que R1 é hidrogênio;R3 é hidroxila e a ligação entre C-3 e C-4 é uma ligação simples; eR2 é etila, n-propila, n-butila ou n-pentila; ouR3 é hidrogênio e a ligação entre C-3 e C-4 junto com a linhapontilhada representa uma ligação dupla em que a ligação dupla é da confi-guração E ou Z; e R2 é n-butila ou n-pentila;d) opcionalmente pelo menos um composto de enxofre selecio-nado a partir da lista de 3-sulfanilexan-1-ol, 2-metil-3-sulfanilbutan-1-ol, 3-sulfanil-pentan-1 -ol e 3-metil-3-sulfanil-hexan-1 -ol; ee) opcionalmente pelo menos um composto esteróide seleciona-do a partir da lista de 5oc-androst-16-en-3-ona e 5oc-androst-16-en-3a-ol.
BRPI0616151-0A 2005-09-21 2006-09-15 compostos orgánicos BRPI0616151A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB0519171.3 2005-09-21
GBGB0519171.3A GB0519171D0 (en) 2005-09-21 2005-09-21 Organic compounds
PCT/CH2006/000502 WO2007033508A2 (en) 2005-09-21 2006-09-15 Organic compounds

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0616151A2 true BRPI0616151A2 (pt) 2011-06-07

Family

ID=35249094

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0616151-0A BRPI0616151A2 (pt) 2005-09-21 2006-09-15 compostos orgánicos

Country Status (7)

Country Link
US (1) US20080260670A1 (pt)
EP (1) EP1926531A2 (pt)
JP (1) JP2009509008A (pt)
CN (1) CN101267860A (pt)
BR (1) BRPI0616151A2 (pt)
GB (1) GB0519171D0 (pt)
WO (1) WO2007033508A2 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2008138547A2 (en) * 2007-05-11 2008-11-20 Fraunhofer-Gesellschaft zur Förderung der angewandten Forschung e.V. Improved infant formula containing an aroma composition for use as fragrance
GB0822091D0 (en) * 2008-12-03 2009-01-07 Givaudan Sa Organic compounds
GB0906009D0 (en) * 2009-04-07 2009-05-20 Givaudan Sa Organic compounds
GB201707639D0 (en) 2017-05-12 2017-06-28 Givaudan Sa Improvements in or relating to organic compounds

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3862219A (en) * 1971-10-20 1975-01-21 Ethyl Corp Process for the preparation of alkali-metal salts of carboxyalkoxy succinates
DE3345375A1 (de) * 1983-12-15 1985-06-27 Basf Ag, 6700 Ludwigshafen Verfahren zur herstellung von 4-substituierten but-3-en-l-carbonsaeuren und von deren estern
JPH0645571B2 (ja) * 1986-07-11 1994-06-15 日東電工株式会社 新規光学活性ヒドロキシエステル
JPS63174982A (ja) * 1987-01-16 1988-07-19 Nitto Electric Ind Co Ltd 新規光学活性エポキシエステル
AU2003268776A1 (en) * 2002-10-04 2004-04-23 Kao Corporation Indicator for assessing body odor, process for producing the same, body odor assessment method, method of assessing efficaciousness of deodorant and kit for conveniently assesing body odor

Also Published As

Publication number Publication date
US20080260670A1 (en) 2008-10-23
GB0519171D0 (en) 2005-10-26
WO2007033508A2 (en) 2007-03-29
CN101267860A (zh) 2008-09-17
EP1926531A2 (en) 2008-06-04
WO2007033508A3 (en) 2007-08-23
JP2009509008A (ja) 2009-03-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7390779B2 (en) Cycloalkanecarboxylic acid derivatives as fragants with musk characteristics
US4033993A (en) Cycloalkyl carbonates
ES2297694T3 (es) Esteres de oxicarbonilmetilo de acidos carboxilicos aliciclicos y su utilizacion como odorantes.
US4521331A (en) Method of imparting a pleasant odor
US4080309A (en) Carbonic acid ester perfumes
BRPI0616151A2 (pt) compostos orgánicos
DE69030346T2 (de) Schwefel enthaltende acyclische Terpene
US5141921A (en) Perfume composition
JP3352849B2 (ja) 香料組成物又は香料添加製品、匂い特性を授与し、これを改善し、増大させるか又は変性させる方法、及び環式ジエステル
ES2274281T3 (es) Esteres y su utilizacion en perfumeria.
BRPI0616232A2 (pt) 6-metàxi-2,6-dimetiloctanal e seu uso como um ingrediente de fragrÂncia
US6924262B2 (en) Use of unsaturated esters as perfuming ingredients
JP3574744B2 (ja) イソ酪酸エチルバニリン
JP2008308456A (ja) 新規香料成分及び香料組成物
ES2285133T3 (es) Composicion de fragancias.
JP2003012637A (ja) チオ誘導体、付香組成物およびフレーバリング組成物、およびこれらを含有する付香された製品およびフレーバ付けされた製品、ならびに匂い特性およびフレーバー特性を付与、改善、強化もしくは変性する方法
US4104202A (en) Perfume compositions and process for preparing same
JP5689070B2 (ja) アルファ−分岐アルケン酸ならびにアルファ−分岐アルカン酸およびアルケン酸のフレグランスとしての使用
EP1149820B1 (de) 2-,5-,6-,7-,8-Substituierte Oct-2-en-4-one
KR20070039070A (ko) 4-헵텐-2-일 살리실레이트 및 그의 방향 성분으로서의 용도
US4428870A (en) Perfume composition containing phenylethynyl carbinols
US4362882A (en) 4-Methyl-2,5-dioxabicyclo-[4,4,0]-decan-3-one, its preparation and use in perfume compositions and as an odorant
JP2006510685A (ja) フレグランス化合物としてのアルキルスルファニル−ベンゼン
US4536349A (en) Furan derivatives useful as aroma compounds
JP2771241B2 (ja) 3―および4―(4―ヒドロキシ―4―メチルペンチル)―3―シクロヘキセン―1―カルボキシアルデヒドジエチルアセタールを含有する香料組成物

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2161 DE 05/06/2012.

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: A61K 8/365 (2006.01), A61Q 15/00 (2006.01), A61Q 1