BRPI0612551A2 - dispositivo de fixação de um trilho de banco sobre um piso, e aeronave munida desse dispositivo de fixação - Google Patents

dispositivo de fixação de um trilho de banco sobre um piso, e aeronave munida desse dispositivo de fixação Download PDF

Info

Publication number
BRPI0612551A2
BRPI0612551A2 BRPI0612551-4A BRPI0612551A BRPI0612551A2 BR PI0612551 A2 BRPI0612551 A2 BR PI0612551A2 BR PI0612551 A BRPI0612551 A BR PI0612551A BR PI0612551 A2 BRPI0612551 A2 BR PI0612551A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
floor
hardware
rail
aircraft
incorporated
Prior art date
Application number
BRPI0612551-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Alexandre Ricaud
Original Assignee
Airbus France
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Airbus France filed Critical Airbus France
Publication of BRPI0612551A2 publication Critical patent/BRPI0612551A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64CAEROPLANES; HELICOPTERS
    • B64C1/00Fuselages; Constructional features common to fuselages, wings, stabilising surfaces or the like
    • B64C1/18Floors
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64DEQUIPMENT FOR FITTING IN OR TO AIRCRAFT; FLIGHT SUITS; PARACHUTES; ARRANGEMENT OR MOUNTING OF POWER PLANTS OR PROPULSION TRANSMISSIONS IN AIRCRAFT
    • B64D11/00Passenger or crew accommodation; Flight-deck installations not otherwise provided for
    • B64D11/06Arrangements of seats, or adaptations or details specially adapted for aircraft seats
    • B64D11/0696Means for fastening seats to floors, e.g. to floor rails
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02TCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES RELATED TO TRANSPORTATION
    • Y02T50/00Aeronautics or air transport
    • Y02T50/40Weight reduction

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Seats For Vehicles (AREA)
  • Body Structure For Vehicles (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO DE FIXAçAO DE UM TRILHO DE BANCO SOBRE UM PISO, E AERONAVE MUNIDA DESSE DISPOSITIVO DE FIXAçãO. A invenção se refere a um dispositivo de fixação (100) de um trilho (2) de banco, destinado a manter bancos para passageiros sobre um piso (3), caracterizado pelo fato de comportar uma ferragem (101) de ligação, incorporado, por um lado, ao piso e, por outro, ao trilho de banco, essa ferragem estando apta a suportar forças perpendiculares ao plano do piso, e forças paralelas ao plano do piso. A ferragem se estende obliquamente entre o piso e o trilho de banco, uma extremidade baixa (102) da ferragem sendo incorporada ao piso e uma extremidade alta (103) dessa ferragem sendo incorporada ao trilho de banco.

Description

DISPOSITIVO DE FIXAÇÃO DE UM TRILHO DE BANCO SOBRE UM PISO,E AERONAVE MUNIDA DESSE DISPOSITIVO DE FIXAÇÃO
A invenção se refere a um dispositivo de fixação de umtrilho de banco sobre um piso, o trilho de banco sendodestinado a manter fixos sobre o piso bancos parapassageiros. Mais precisamente, a invenção se refere a umdispositivo de fixação, permitindo solidarizar um trilho debanco a um piso de um veículo. O dispositivo, de acordo coma invenção permite, portanto, manter bancos fixos sobre umpiso de um veiculo.
A invenção encontra aplicações notadamente no domínioda aeronáutica. Com efeito, nas aeronaves existe geralmenteum espaço destinado ao transporte de pessoas, que comportabancos nos quais os passageiros podem se sentar. Os bancossão fixados sobre um piso por intermédio de trilhos. Ospróprios trilhos são fixados no piso. Os bancos e ostrilhos de banco devem poder receber choques, notadamentequando ocorre colisão, a fim de serem mantidos em posiçãosobre o piso em todas as circunstâncias.
A invenção também encontra aplicação em todos os tiposde veículos, tais como os veículos automotivos.
A invenção encontra também aplicações nos parques dediversões, para atrações nas quais uma cabine, comportandobancos para passageiros, é submetida a numerosasturbulências.
De maneira geral, a invenção encontra aplicações desdeque o piso sobre o qual o trilho de banco é fixado pode sertornado móvel.
Uma aeronave comporta geralmente pelo menos uma cabinena qual são alinhadas várias fileiras de bancos parapassageiros. Os bancos para passageiros são fixados no pisoda fuselagem por intermédio de uma pluralidade de trilhos.Mais precisamente, os pés dos bancos são fixados nostrilhos. Os trilhos se estendem com mais freqüênciaparalelamente ao eixo da aeronave.
No conjunto da aeronave, os trilhos se apoiam sobretravessas situadas a nível do piso da aeronave, essastravessas sendo fixadas no piso. Todavia, a nível decompartimentos de trem de pouso da aeronave, os trilhosficam muito afastados do piso, de modo que não é possívelfazer apoiar esses trilho sobre travessa. Portanto, éconhecido, a nível dos compartimentos de trem de pouso,manter os trilhos por sistemas de fixação anexos. Assim,cada trilho, a nível dos compartimentos de trem de pouso, éligado ao piso da aeronave por intermédio de uma bielasobre a qual é articulado.
Os trilhos centrais, isto é, os trilhos que não sãoadjacentes às paredes laterais da aeronave, são, por outrolado, mantidos em posição uns em relação aos outros porpainéis-piso. Os painéis-piso são fixados entre doistrilhos centrais adjacentes, e formam um falso piso acimada parte baixa da aeronave que comporta o piso e os trilhosde banco.
No que se refere aos trilhos externos, isto é, ostrilhos adjacentes às paredes laterais da aeronave, sãomantidos não somente por bielas, mas também por elementosanti-colisão. Com efeito, quando há uma colisão, o conjuntodo piso da aeronave é projetado para frente e todas asforças de colisão são levadas sobre os trilhos externos.Por colisão, entende-se uma compressão ou uma aterragembrusca da aeronave, ou um choque que se aproxima, do pontode vista de força, de uma aterragem brusca.
A fim de que os trilhos externos resistam às forças decolisão, é conhecida, portanto, a fixação dos mesmos naparede lateral da aeronave por elementos anti-colisão. Oselementos anti-colisão são incorporados, por um lado, a umaparede lateral da aeronave, e, por outro lado, a uma facelateral externa do trilho externo. Por face lateralexterna, entende-se o lado do trilho voltado para a paredelateral da aeronave.
0 inconveniente desse sistema de dupla fixação dostrilhos externos por bielas e elementos anti-colisão é queele participa do aumento da massa total da aeronave. Poroutro lado, devido à existência desses dois meios defixação independentes, a saber, a biela e o elemento anti-colisão, aumenta-se o tempo necessário à montagem dostrilhos de banco em uma aeronave, assim como os riscos deerros de montagem desses trilhos.
Para resolver esses problemas, a invenção propõe umsistema de fixação dos bancos dos passageiros no piso de umveículo que comporta um trilho de banco, no qual os bancossão fixados, e um dispositivo de fixação entre esse trilhoe o piso. 0 dispositivo de fixação comporta uma peçaprincipal situada entre o piso do veículo e o própriotrilho. A peça principal do dispositivo de fixação estáapta a assegurar uma retoma estrutural do trilho. Maisprecisamente, a peça principal está apta a retomar forçasparalela e perpendicularmente ao eixo do veículo, e em umplano vertical. Assim, o trilho deve mesmo resistir tantoaos choques frontais, tais como aqueles devido a umacolisão, quanto às turbulências e choques aos quais, emgeral, um veículo que voa e/ou rola pode ser submetido.
A peça principal do dispositivo de fixação tem umaforma geral de tipo bumerangue, isto é, em forma de Z. Maisprecisamente, essa peça se estende transversalmente em umplano paralelo ao eixo do veículo e perpendicular ao pisodo veículo. Uma extremidade baixa da peça principal éincorporada ao piso e uma extremidade alta é incorporada aotrilho e a uma parede vertical. A peça principal está aptaa se receber as forças horizontais, paralelos ao piso doveículo, devido mesmo à geometria dessa peça. Com efeito, apeça principal se estende a partir da traseira para adianteira do veículo. Por traseira e dianteira, entende-setraseira e dianteira em relação ao sentido de avanço doveículo considerado. A peça principal pode, por outro lado,se curvar ligeiramente, a fim de receber os choquesverticais perpendiculares ao eixo do veículo.
Por intermédio de uma peça única, de peso inferior aopeso das duas peças do dispositivo do estado da técnicahabitualmente utilizado, é possível retomar o conjunto dasforças, a fim de manter bancos em posição sobre o piso deum veículo. Por outro lado, o dispositivo de fixação dainvenção pode permitir reforçar a rigidez de eventuaisdivisórias verticais de separação fixadas sobre o piso.
A invenção tem, portanto, por objeto um dispositivo defixação de um trilho de banco, destinado a manter bancospara passageiros sobre um piso, caracterizado pelo fato decomportar uma ferragem de ligação incorporada, por um lado,ao piso, e, por outro, ao trilho de banco, essa ferragemestando apta a suportar forças perpendiculares ao plano dopiso, e forças paralelos ao plano do piso.
Em exemplos de realização particulares da invenção, épossível prever total ou parcialmente as seguintescaracterísticas suplementares:
- a ferragem se estende obliquamente entre o piso e otrilho de banco, uma extremidade baixa da ferragem sendoincorporada ao piso e uma extremidade alta dessa ferragemsendo incorporada ao trilho de banco;
- a extremidade alta da ferragem é também incorporadaa uma parede de compartimentação do piso, essa parede sendovertical e perpendicular ao trilho de banco;
o dispositivo de fixação comporta uma peçaintermediária apta a solidarizar a ferragem ao trilho debanco;
- a ferragem é em alumínio;
- a ferragem é dimensionada para resistir a casos decompressões.
Com efeito, em certos casos de vôo, por exemplo, nomomento da decolagem, a aceleração está voltada para trás.
A invenção tem também por objeto uma aeronave munidade pelo menos esse dispositivo de fixação.
A aeronave, de acordo com a invenção, pode tambémcomportar total ou parcialmente as seguintescaracterísticas suplementares:
- o dispositivo de fixação liga um trilho de bancoexterno a um piso que forma o teto de um compartimento detrem de pouso dessa aeronave;
- a aeronave comporta sete dispositivos de fixaçãosucessivos, dispostos ao longo dos trilhos de banco externono nível do piso da aeronave, formando o teto docompartimento de trem de pouso dessa aeronave.
A invenção será mais bem compreendida com a leitura dadescrição que se segue e com o exame das figuras que oacompanham. Estas são apresentadas a título indicativo e demodo nenhum limitativo. As figuras representam:
Figura 1: uma representação esquemática de doisbancos de passageiros fixados ao longo de um mesmo trilho,e forças aos quais os bancos e o trilho podem sersubmetidos;
- Figura 2: uma vista em corte de um piso e de umtrilho de banco no lugar do dispositivo de fixação, deacordo com a invenção;
- Figuras 3A e 3B: uma representação de um exemplo derealização do dispositivo de fixação da invenção,desprovido de trilho de banco (figura 3A) e munido de umtrilho de banco (figura 3B);
- Figura 4A, 4B e 4C: uma representação esquemática deum exemplo de realização particular do dispositivo defixação de acordo com a invenção;
- Figura 5: uma representação esquemática em corte deuma pluralidade de dispositivos de fixação, de acordo com ainvenção, no lugar de um compartimento de trem de pouso deuma aeronave.
Na figura 1 foram representados dois bancos 1 depassageiros mantidos fixos em relação a um piso 3 de umveículo por intermédio de trilhos 2 (um único trilhovisível na figura 1) e de um dispositivo de fixação 4 dostrilhos 2 no piso 3.
Quando há uma colisão, ou mais geralmente de um choquefrontal, é preciso que o trilho 2 possa resistir a forçasde colisão Fl, de maneira que esse trilho 2 e os bancos 1não sejam arrancados do piso 3 e projetados para a frentedo veículo. Os forças de colisão Fl são os forças exercidosparalelamente ao plano Pl do piso 3. É também necessárioque os bancos Ieo trilho 2 possam suportar o peso dospassageiros, assim como as turbulências às quais, em geral,o veículo pode ser submetido. O trilho 2 e os bancos 1devem, portanto, resistir as forças F2, F3 perpendicularesao plano Pl do piso 3.
Também o dispositivo de fixação 4 do trilho 2 no piso3 deve estar apto a retomar forças de colisão Fl e asforças F2, F3 perpendiculares ao plano Pl do piso 3.
Na figura 2, foi representado um exemplo derealização, de acordo com a invenção, de um dispositivo defixação 100 de um trilho 2 de banco sobre o piso 3 de umveículo, tal como uma aeronave.
0 dispositivo de fixação 100 está apto a retomar oconjunto das forças Fl, F2, F3 aos quais os bancos 1 e ostrilhos 2 podem ser submetidos.
0 dispositivo de fixação 100 comporta uma ferragem 101de ligação. Uma extremidade baixa 102 da ferragem 101 éincorporado ao piso 3 da aeronave. Uma extremidade alta 103da ferragem 101 é incorporado ao trilho 2. Por extremidadebaixa 102 da ferragem 101, entende-se a extremidade situadaa nível do piso 3. Por extremidade alta 103, entende-se aextremidade oposta à extremidade'baixa e situada a nível dotrilho 2. A extremidade baixa 102 fica situada embaixo daextremidade alta 103 em relação ao trilho 2. Um corpo 104da ferragem 101 se estende obliquamente a partir daextremidade baixa 102 até a extremidade alta 103.O piso 3 da aeronave comporta parede 5, 6 que seestendem verticalmente sobre o piso 3, entre esse piso 3 eos trilhos 2 , de maneira a formar compartimentos 7 sobre opiso 3 (um único compartimento foi representado na figura2). Mais precisamente, uma parede vertical traseira 5 e umaparede vertical dianteira 6, sobre o piso 3, delimitam umespaço que forma um compartimento 7.
A ferragem de ligação 101 é alojada no compartimento7. A extremidade baixa 102 da ferragem 101 fica situada nasproximidades da parede vertical traseira 5, enquanto que aextremidade alta 103 da ferragem 101 fica situada nasproximidades da parede vertical dianteira 6. A ferragem 101se estende em um comprimento L do compartimento 7, assimcomo na altura h desse compartimento 7. Por comprimento Ldo compartimento 7, entende-se a dimensão do compartimento7 em uma direção paralela do trilho 2. Por altura h docompartimento 7, entende-se a dimensão do compartimento 7perpendicularmente ao trilho 2. A ferragem 101 é, portanto,disposta obliquamente nesse compartimento 7.
A extremidade alta 103 da ferragem 101, incorporado aotrilho 2 externo, é também incorporado à parede verticaldianteira 6 do compartimento 7, por intermédio, porexemplo, de parafuso, ou por soldadura, ou qualquer outromeio de solidarização. A ligação entre a parede verticaldianteira 6 e a ferragem 101 permite enrijecer a parededianteira 6 e, portanto, mais geralmente enrijecer ocomposição 7.
No caso em que o piso 3 comporta vários compartimentos7, a parede vertical dianteira 6 de um primeirocompartimento 7 forma a parede vertical traseira 5 de umsegundo compartimento 7 situado mais à frente em relação aoprimeiro compartimento 7 considerado. Por exemplo, no casoparticular de um piso 3 situado a nível de um compartimentode trem de pouso de uma aeronave, esse piso 3 comporta setecompartimentos 7 sucessivos (figura 5).
Na figura 3A foi representado o dispositivo de fixação100, de acordo com a invenção, desprovido do trilho 2. Maisprecisamente, a figura 3A representa esse dispositivo defixação 100 a nível do compartimento do trem de pouso deuma aeronave, esse dispositivo de fixação 100 sendodestinado a receber um trilho 2 externo.
A ferragem 101 se estende a partir da parede verticaltraseira 5 até à parede vertical dianteira 6 de umcompartimento 7. A extremidade baixa 102 da ferragem 101 éfixada no piso 3 por intermédio de parafusos 105. Aextremidade alta 103 da ferragem 101 é incorporada à paredevertical dianteira 6 do compartimento 7 de trem de pousotambém por intermédio de parafusos 105. Mais precisamente,uma ponta dianteira 106 da extremidade alta 103 da ferragem101 é incorporada â parede vertical dianteira 6 docompartimento 7. A ponta 106 da extremidade alta 103 daferragem 101 se estende em um plano perpendicular à paredevertical dianteira 6 do compartimento 7 e ao plano do piso 3.
0 trilho externo 2 (não representado na figura 3A) édestinado a ser incorporado a uma face superior 107 daextremidade alta 103 da ferragem 101. Por face superior107, entende-se a face voltada para cima, por oposição auma face voltada para baixo, isto é, para o piso 3.
Na figura 3B foi representado o dispositivo de fixação100 da figura 3A, sobre o qual se apóia o trilho externo 2.
O trilho externo 2 é fixado na extremidade alta 103 daferragem 101 por meio de uma peça intermediária 108.
O trilho externo 2 se estende paralelamente à ferragem101 e atravessa a parte superior dos compartimentos 7sucessivos no comprimento L desses compartimentos 7.
Na figura 4A foi representado um aumento dodispositivo de fixação 100 da invenção no lugar daextremidade alta 103 da ferragem 101. A ponta 106 daextremidade alta 103 é incorporado à extremidade livre 111da parede vertical dianteira 6 do compartimento 7. Porextremidade livre 111 da parede 6, entende-se a extremidadeda parede vertical 6 situada a nível do trilho 2 externo,por oposição à extremidade dessa parede 6 incorporado aopiso 3.
A extremidade alta 103 da ferragem 101 é incorporadaao trilho 2 externo por meio do elemento intermediário 108.O elemento intermediário 108 tem uma forma geral em T,conforme foi representado na figura 4B.
A face superior 107 da extremidade alta 103 daferragem 101 é fixada na parte vertical 109 do elementointermediário 108 em Τ. 0 trilho 2 externo é fixado noelemento intermediário 108 pela parte horizontal 110 do T.Assim, o trilho 2 se apóia sobre toda a sua largura 1 sobreo elemento intermediário 108. Por largura 1, entende-se adimensão do trilho 2 paralela ao plano do piso eperpendicular ao eixo longitudinal desse trilhos.
Na figura 4c, pode-se ver em transparência, sob otrilho 2 externo, a parte horizontal 110 do elementointermediário 108.Em um outro exemplo de realização da invenção, épossível fixar o trilho 2 diretamente na ferragem 101 deligação, isto é, sem que nenhum elemento intermediário 108seja utilizado. Nesse caso, é possível prever que a facesuperior 107 da extremidade alta 103 da ferragem 101apresente uma parte plana. Por parte plana, entende-se queface superior 107 se estende em um plano horizontal aoplano do piso 3. Assim, o trilho 2 externo se apóia portoda a largura 1 sobre a face superior 107 plana.
Em um exemplo particular de realização da ferragem 101da invenção, essa ferragem 101 tem um comprimento Laproximadamente igual a 600 mm, um altura h aproximadamenteigual a 151 mm e uma espessura aproximadamente igual a 4mm. A largura 1 da parte horizontal 110 do elementointermediário 108 é aproximadamente igual a 83 mm. No casoem que a parte alta 103 da ferragem 101 é diretamentemontada sobre o trilho 1, a parte superior plana 107 daparte alta 103 da ferragem 101 tem uma larguraaproximadamente igual a 83 mm.
Na figura 5 foi representado um trilho 2 externo nolugar do compartimento de trem de pouso de uma aeronave. 0piso 3 da aeronave forma o teto do compartimento de tremsituado sob esse piso 3. Sobre esse piso 3 são dispostos 7compartimentos que se estendem sucessivamente ao longo dotrilho 2.
Cada compartimento 7 comporta uma ferragem 101 deligação. Um compartimento 7 é delimitado por uma paredevertical traseira 5 e por uma parede vertical dianteira 6,a parede vertical traseira 5 de um compartimento 7dianteiro formando a parede vertical dianteira 6 de umcompartimento 7 traseiro adjacente.
Utilizando-se o dispositivo de fixação 100, de acordocom a invenção, para fixar o trilho 2 externo de umaaeronave no lugar de um compartimento de trem de pouso oumais geralmente para fixar um trilho de banco em um piso deum veículo, diminui-se sensivelmente a massa total dosdispositivos de fixação 100 necessários ã fixação do trilho2 externo.
Com efeito, o peso médio do dispositivo de fixação100, de acordo com a invenção, é de aproximadamente 800 g,enquanto que os dispositivos de fixação do estado datécnica utilizados atualmente pesam aproximadamente 1 kg.
O dispositivo de fixação, de acordo com a invenção,permite reduzir, de maneira não desprezível, a massa totaldo sistema de fixação dos bancos de passageiros sobre umpiso de um veículo.
A ferragem 101 permite, por outro lado, enrijecer asparedes 5, 6 verticais de compartimento do piso 3.
Assim, de maneira geral, o dispositivo de fixação 100da invenção permite absorver as forças de colisão e asforças verticais, assim como reforçar a rigidez doscompartimentos dispostos sobre o piso 3.
Uma peça única, formada pela ferragem 101 de ligação,permite, portanto, exercer três funções que, até hoje, eramexercidas por três peças distintas.

Claims (10)

1. Piso de aeronave, comportando trilhos de banco quese estendem paralelamente uns aos outros, caracterizadopelo fato de um trilho de banco externo ser incorporado aopiso por intermédio de pelo menos um dispositivo de fixaçãoque comporta uma ferragem (101) de ligação, essa ferragemestando apta a suportar forças perpendiculares ao plano dopiso, e forças paralelos ao plano do piso.
2. Piso de aeronave, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de a ferragem (101) de ligação tera forma em Z, uma extremidade baixa (102) da ferragem sendoincorporada ao piso e uma extremidade alta (103) dessaferragem sendo incorporada ao trilho de banco, o corpo(104) da ferragem estendendo-se obliquamente entre aextremidade alta e a extremidade baixa.
3. Piso de aeronave, de acordo com uma dasreivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de odispositivo de fixação comportar uma peça intermediária(108) apta a se incorporar a ferragem ao trilho de banco.
4. Piso de aeronave, de acordo com a reivindicação 3,caracterizado pelo fato de a peça intermediária comportarum plano (110) incorporado ao trilho e uma parte vertical(109) incorporado à extremidade alta da ferragem.
5. Piso de aeronave, de acordo com uma dasreivindicações 1, 2, 3 ou 4, caracterizado pelo fato de aextremidade alta da ferragem apresentar uma face superiorplana 107 sobre a qual o trilho é destinado a se apoiar.
6. Piso de aeronave, de acordo com uma dasreivindicações 1, 2, 3, 4 ou 5, caracterizado pelo fato dea ferragem ser em alumínio.
7. Piso de aeronave, de acordo com uma dasreivindicações 1, 2, 3, 4, 5 ou 6, caracterizado pelo fatode formar o teto de um compartimento de trem de pouso.
8. Piso de aeronave, de acordo com uma dasreivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 7, caracterizado pelofato de ser segmentado em compartimentos (7) por paredes decompartimentação (6) verticais, uma ferragem de ligaçãosendo alojada em cada compartimento.
9. Piso de aeronave, de acordo com a reivindicação 8,caracterizado pelo fato de a extremidade alta de pelo menosuma ferragem ser incorporada a uma parede (6) decompartimento adjacente.
10. Aeronave, caracterizada pelo fato de comportarpelo menos um piso das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7,-8 ou 9.
BRPI0612551-4A 2005-06-30 2006-06-26 dispositivo de fixação de um trilho de banco sobre um piso, e aeronave munida desse dispositivo de fixação BRPI0612551A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0551854A FR2887849B1 (fr) 2005-06-30 2005-06-30 Dispositif de fixation d'un rail de siege sur un plancher, et aeronef muni d'un tel dispositif de fixation
FR0551854 2005-06-30
PCT/FR2006/001485 WO2007003752A1 (fr) 2005-06-30 2006-06-26 Dispositif de fixation d'un rail de siege sur un plancher, et aeronef muni d'un tel dispositif de fixation.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0612551A2 true BRPI0612551A2 (pt) 2010-11-23

Family

ID=36072142

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0612551-4A BRPI0612551A2 (pt) 2005-06-30 2006-06-26 dispositivo de fixação de um trilho de banco sobre um piso, e aeronave munida desse dispositivo de fixação

Country Status (9)

Country Link
US (1) US8123164B2 (pt)
EP (1) EP1896322B1 (pt)
JP (1) JP5001941B2 (pt)
CN (1) CN101213130B (pt)
BR (1) BRPI0612551A2 (pt)
CA (1) CA2612119C (pt)
FR (1) FR2887849B1 (pt)
RU (1) RU2416550C2 (pt)
WO (1) WO2007003752A1 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2900125B1 (fr) * 2006-04-20 2009-01-16 Airbus France Sas Plancher d'aeronef, utilisation d'un tel plancher et troncon d'aeronef muni d'un tel plancher
FR2901536B1 (fr) 2006-05-23 2009-01-30 Airbus France Sas Poutre pour plancher pressurise d'aeronef
FR2906785B1 (fr) * 2006-10-10 2009-12-04 Airbus France Fuselage d'aeronef realise a partir de panneaux longitudinaux et procede de realisation d'un tel fuselage
FR2913412B1 (fr) * 2007-03-05 2012-12-07 Airbus France Container pour le transport aerien de fret et fuselage d'aeronef pour le transport de fret.
DE102007015520A1 (de) 2007-03-30 2008-10-02 Airbus Deutschland Gmbh Unterbodensystem für ein Flugzeug
US8083175B2 (en) * 2007-11-09 2011-12-27 The Boeing Company Loading fitting having intersecting holes in the web side and end
FR2939405B1 (fr) * 2008-12-09 2010-11-26 Airbus France Troncon de fuselage d'aeronef
FR2941437B1 (fr) * 2009-01-29 2011-03-25 Airbus France Aeronef comprenant des traverses de fixation des sieges

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1441984A (en) * 1918-09-20 1923-01-09 Dayton Wright Company Fuselage
US1619372A (en) * 1922-11-03 1927-03-01 Rohrbach Adolf Wing construction for metal airplanes
US2078544A (en) * 1935-05-15 1937-04-27 Hugo Smith J Airplane
US2208683A (en) * 1938-06-18 1940-07-23 Curtiss Wright Corp Airplane cabin arrangement
US2236482A (en) * 1938-09-24 1941-03-25 Messerschmitt Boelkow Blohm Airplane cabin
US2827251A (en) * 1952-04-02 1958-03-18 Doman Helicopters Inc Aircraft frame with large side openings
DE3141869C2 (de) * 1981-10-22 1984-02-02 Messerschmitt-Bölkow-Blohm GmbH, 8000 München Fußbodenkonstruktion für den oberen Laderaum eines Luftfahrzeuges
FR2649665B1 (fr) * 1989-07-12 1991-11-08 Airbus Ind Fuselage de grande capacite pour avion
US5083727A (en) * 1990-01-02 1992-01-28 The Boeing Company Aircraft cabin system for selectivley locating interior units
JP3783093B2 (ja) * 1998-01-27 2006-06-07 いすゞ自動車株式会社 高床式バスの床構造
CN1351944A (zh) * 2001-11-30 2002-06-05 武汉大学 一种喷气式飞机
US6572054B1 (en) * 2001-12-07 2003-06-03 Inflight Canada, Inc. Under floor air cooled housing system for aircraft passenger digital system entertainment boxes and the like
US6554225B1 (en) * 2002-06-14 2003-04-29 The Boeing Company Commercial aircraft low cost, lightweight floor design
JP4430464B2 (ja) * 2003-11-21 2010-03-10 アイシン精機株式会社 ヘッドレスト装置
DE10360807B4 (de) * 2003-12-19 2007-09-06 Airbus Deutschland Gmbh Sitzschiene
FR2866315B1 (fr) * 2004-02-13 2007-04-20 Airbus France Rail de siege pour cabine d'aeronef et procede de fabrication d'un tel rail
US7093797B2 (en) * 2004-03-29 2006-08-22 The Boeing Company Adaptable payload apparatus and methods

Also Published As

Publication number Publication date
EP1896322B1 (fr) 2017-08-09
CA2612119A1 (fr) 2007-01-11
JP5001941B2 (ja) 2012-08-15
CN101213130A (zh) 2008-07-02
FR2887849A1 (fr) 2007-01-05
JP2009500218A (ja) 2009-01-08
RU2008103321A (ru) 2009-08-10
CA2612119C (fr) 2013-12-17
US20090302157A1 (en) 2009-12-10
FR2887849B1 (fr) 2008-11-21
RU2416550C2 (ru) 2011-04-20
CN101213130B (zh) 2010-05-19
EP1896322A1 (fr) 2008-03-12
US8123164B2 (en) 2012-02-28
WO2007003752A1 (fr) 2007-01-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0612551A2 (pt) dispositivo de fixação de um trilho de banco sobre um piso, e aeronave munida desse dispositivo de fixação
BRPI0710167A2 (pt) piso de aeronave, utilização desse piso e seção de aeronave munida desse piso
JPS6129600Y2 (pt)
EP2018316B1 (en) Floor structure for a fuselage
US5649721A (en) Impact protection apparatus
CN105730511B (zh) 一种汽车车身骨架
CN109421498A (zh) 车辆
SE458440B (sv) Bil innefattande en huvudplattform med fraemre och bakre passagerarutrymmen
CN116101479A (zh) 用于飞行器的结构组件以及具有该结构组件的飞行器
CN201009895Y (zh) 用于高速轨道车辆的防撞装置
CN102259701B (zh) 用于起落架的能量吸收系统及设有能量吸收系统的飞行器
WO2011007846A1 (ja) 衝撃吸収構造体
US7258303B2 (en) Aircraft partition designed to separate a cargo part from a cockpit or from a passenger compartment
CN107433913B (zh) 一种用于控制台的安装支架
CN204077811U (zh) 用于车辆的梁及车辆前端结构
CN110712758B (zh) 安装吊挂架及包括其的飞行器
SA117380593B1 (ar) بنية حاجز مروري
CN106985776B (zh) 一种抗撞结构的导向刚度补偿装置
CN204956393U (zh) 用于车辆的座椅及具有其的车辆
CN116601057A (zh) 具有经一体化吸收器的保险杠装置和包括这种装置的车辆
BR112018011922B1 (pt) Cabine de condutor e veículo ferroviário urbano
CN115027557B (zh) 一种前托架、底盘以及电动汽车
CN107635859B (zh) 用于保留副车架的后区段的副车架方法和结构
EP3173332A1 (en) Aircraft interior fitting component system and method for manufacturing an aircraft interior fitting component system
CN209336840U (zh) 一种汽车前端模块

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: AIRBUS OPERATIONS SAS (FR)

Free format text: TRANSFERIDO POR INCORPORACAO DE: AIRBUS FRANCE

B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 9A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2312 DE 28-04-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.