BRPI0612544A2 - estabilização de produtos de bebidas à base de malte e lúpulo - Google Patents

estabilização de produtos de bebidas à base de malte e lúpulo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0612544A2
BRPI0612544A2 BRPI0612544-1A BRPI0612544A BRPI0612544A2 BR PI0612544 A2 BRPI0612544 A2 BR PI0612544A2 BR PI0612544 A BRPI0612544 A BR PI0612544A BR PI0612544 A2 BRPI0612544 A2 BR PI0612544A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
magnesium
combinations
product according
beverage product
zinc
Prior art date
Application number
BRPI0612544-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Kimberley H Gray
Original Assignee
Wild Flavors Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Wild Flavors Inc filed Critical Wild Flavors Inc
Publication of BRPI0612544A2 publication Critical patent/BRPI0612544A2/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C12BIOCHEMISTRY; BEER; SPIRITS; WINE; VINEGAR; MICROBIOLOGY; ENZYMOLOGY; MUTATION OR GENETIC ENGINEERING
    • C12CBEER; PREPARATION OF BEER BY FERMENTATION; PREPARATION OF MALT FOR MAKING BEER; PREPARATION OF HOPS FOR MAKING BEER
    • C12C5/00Other raw materials for the preparation of beer
    • C12C5/02Additives for beer
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C12BIOCHEMISTRY; BEER; SPIRITS; WINE; VINEGAR; MICROBIOLOGY; ENZYMOLOGY; MUTATION OR GENETIC ENGINEERING
    • C12HPASTEURISATION, STERILISATION, PRESERVATION, PURIFICATION, CLARIFICATION OR AGEING OF ALCOHOLIC BEVERAGES; METHODS FOR ALTERING THE ALCOHOL CONTENT OF FERMENTED SOLUTIONS OR ALCOHOLIC BEVERAGES
    • C12H1/00Pasteurisation, sterilisation, preservation, purification, clarification, or ageing of alcoholic beverages
    • C12H1/12Pasteurisation, sterilisation, preservation, purification, clarification, or ageing of alcoholic beverages without precipitation
    • C12H1/14Pasteurisation, sterilisation, preservation, purification, clarification, or ageing of alcoholic beverages without precipitation with non-precipitating compounds, e.g. sulfiting; Sequestration, e.g. with chelate-producing compounds
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23VINDEXING SCHEME RELATING TO FOODS, FOODSTUFFS OR NON-ALCOHOLIC BEVERAGES AND LACTIC OR PROPIONIC ACID BACTERIA USED IN FOODSTUFFS OR FOOD PREPARATION
    • A23V2002/00Food compositions, function of food ingredients or processes for food or foodstuffs

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Bioinformatics & Cheminformatics (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Biochemistry (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Genetics & Genomics (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Non-Alcoholic Beverages (AREA)

Abstract

ESTABILIZAçãO DE PRODUTOS DE BEBIDAS à BASE DE MALTE E LúPULO. A presente invenção refere-se a produtos de bebida à base de flores secas de lúpulo ou à base de malte, tais como cerveja, "ale", coolers de malte e alternativas. Essas composições contêm uma estabilização de mistura compreendendo um metal (na forma de lons, sais ou áxidos) tal como zinco ou magnésio, ou sozinho ou juntamente com um componente auxiliar tal como ácido ascórbico. Esses produtos de bebida não formam aroma fora de padrão quanto eles são expostos a luz solar ou luz fluorescente. Isto provê fabricação mais eficiente e económica dos produtos, produz produtos mais fáceis de despachar, e elimina a necessidade de materiais de embalagem opacos dispendiosos.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "ESTABILIZAÇÃO DE PRODUTOS DE BEBIDAS À BASE DE MALTE E LÚPULO".
Antecedentes da Invenção
Este pedido de patente é baseado no e reivindica prioridade doPedido de Patente Provisório U.S. ns 60/690.205, depositado em 14 de ju-nho de 2005, incorporado aqui por referência.
A presente invenção refere-se a bebidas à base de flores se-cas de lúpulos e à £>ase de malte, tal como cerveja, foram fermentadas eforam consumidas desde os tempos antigos e são hoje o objeto de umapopularidade crescente. O mercado de cerveja é agora um mercado glo-bal que fornece ampla disponibilidade geográfica de cervejas de muitospaíses. É muito fácil agora conseguir um restaurante ou loja nos EstadosUnidos e pedir uma cerveja produzida, por exemplo, na Bélgica, Alema-nha, Canadá, México, Japão ou índia, bem como uma ampla variedade decervejas de produção americana a partir de pequenas cervejarias, bemcomo grandes cervejarias. Além dos produtos produzidos por grandescervejarias, há um número crescente de cervejas produzidas por peque-nos cervejeiros "planejadores". A partir de seu consumo em eventos es-portivos para gourmet degustadores de cerveja, e todos os pontos entre,a popularidade mundial de cerveja está se crescendo. O mercadoglobal, que exige ^despacho e disponibilidade de cervejas ao redor domundo, torna a esUbilidade de prateleira de cerveja particularmente im-portante.
Ao meçtno tempo, bebidas alcoólicas à base de malte de dife-rentes cervejas arématizadas (as assim chamadas "alternativas") estãocrescendo rapidamente em popularidade. Essas bebidas, tal como Ml-KE1S(R) Hard Lemonade or SMIRNOFF(R) ICE(R), tendem a atrair um pú-blico mais jovem, uma vez que elas não têm o "amargor" (por exemplo, ogosto amargo) que bebidas de licor que contém muito álcool freqüentemente têm.
Produtcfc à base de malte e produtos à base de flores secas delúpulos são suscetíveis a formação de aroma fora do padrão quando elessão expostos a luz solar, luz ultravioleta ou fluorescente. O aroma fora dopadrão em cervejas de lúpulo resulta da fotodegradação de isoumulonas em2-metilbut-2-eno-1-tiol. CS. Burns, A. Heyerick, D. de Keukeleire, M.D.E.Forbes, Chem. Eur. J. 2001, 7(21 ):2553-4561.
Esforços atuais para tratar essa questão incluem embalagem dacerveja em garrafas escuras ou o uso (por exemplo, por Miller BrewingCompany) de flores secas de flores secas de lúpulo (ácido tetra-hidro-iso-alfa) que evitam essa reação. Extrato de malte é também conhecido comosendo uma fonte de compostos contendo enxofre e proteínas que sofremreações fotoquímicas para produzir aromas fora do padrão.
A presente invenção provê um meio de custo eficaz para preve-nir ou minimizar a formação de aromas fora do padrão, causados por expo-sição a luz, em produtos de bebida à base de flores secas de lúpulo e/ou àbase de malte. Esses produtos incluem cerveja, "ale", cerveja light, licor demalte, "lager", "lameic", bebidas maltadas (alcoólicas e não-alcoólicas), "coo-lers" de malte e alternativas (bebidas alcoólicas não-cerveja à base de malteflavorizadas).
Bebidas à base de laticínios, embora um tipo diferente de bebi-da, são também conhecidas como sofrendo formação de aroma fora do pa-drão quanto expostas a luz ultravioleta ou fluorescente. Aquela formaçãofora do padrão é pensado resultar de um de dois mecanismos: (1) oxidaçãode lipídio; ou (2) degradação catalisada por riboflavina de aminoácidos deleite (isto é, fotooxidação de metimina para dar mentional). Numerosas a-bordagens foram sugeridas para tratar formação de aroma fora do padrãoem bebidas, por exemplo, produtos de bebida à base de laticínios.
O Pedido de Patente Publicado Japonês 2000228952, Hiroshi eoutros, publicado em 22 de agosto de 2000, descreve a adição de vitamina E(tocoferol), a de 5 a 5000 ppm, a uma bebida contendo leite para prevenir ageração de aromas fora de padrão.
O Pedido de Patente Publicado 2003/0129403, Beaverson e ou-tros, publicado em 10 de julho de 2003, descreve embalagem absorvente deodor que é produzida a partir de uma resina e inclui, dentro daquela resina,ciclodextrina e partículas de zinco nanodimensionadas. A embalagem é es-pecificamente mostrada absorver sabores fora do padrão induzidos pela luzem produtos de laticínios. A abordagem tomada por este referência deveser constrastada com aquela do presente desenvolvimento pelo fato de quea embalagem descrita não previne a formação dos odores como o faz o pre-sente desenvolvimento, certamente liga os odores depois que eles são for-mados. O pedido de patente ensina que é preferido que as partículas demetal contidas na resina estejam substancialmente livres de sus compostosde oxido. A Publicação de PCT WO 93/10174 é citada como descrevendouma película termoplástica que contém pó de alumínio, manganês ou zinco.
A patente U.S. nQ 5.888.563, Mehansho e outros, concedida em30 de março de 1999, descreve uma bebida à base de soja ou de leite que éformulada para minimizar odores fora do padrão causados pela inclusão desuplementos minerais, tal como ferro. A bebida utiliza um emulsificador ca-paz de forma uma estrutura de bicamadas para prover o resultado desejado.
Fumarato de ferro e fumarato de zinco são entre os suplementos incluídosnas bebidas. O exemplo Ill descreve uma bebida à base de leite que con-tém ácido ascórbico, zinco e ferro; os níveis e as proporções usados dessesmateriais não são descritos no exemplo.
O pedido de Patente Publicado U.S. 2003/0194468, Konkoly eoutros, publicado em 16 de outubro de 2003, descreve um método para aprodução de uma bebida de laticínio nutriconalmente fortificada. O pedidode patente ensina a inclusão de vitaminas e minerais em níveis de suple-mento de dieta na bebida. A bebida é uma bebida de laticínio cultivada àbase de iogurte.
O pedido de Patente Publicado U.S. 2002/0155194, Mehansho eoutros, publicado em 24 de outubro de 2002, descreve a estabilização decomposições de laticínio que utilizam arabínoglactano para prover fibra epara estabilizar a composição. O pedido de patente ensina que a inclusão dealguns minerais (por exemplo, ferro) pode levar à formação de aromas forado padrão nas composições. É ensinado que as composições podem serfortificadas com vitaminas e minerais a níveis de suplementação.A patente U.S. ne 5.529.926, Maat, concedida em 25 de junho de1996, descreve uma seqüência de DNA para um polipeptídeo tendo ativida-de de sulfidril oxidase (SOX). É ensinado que este polipeptídeo pode serusado para remover os sabores de queimado durante a esterilização detemperatura ultra-alta de leite.
Combinações de metais (por exemplo, zinco ou magnésio) comascorbatos, eritobatos ou álcoois de açúcar foram descritas para o uso paraestabilizar produtos de bebida derivados de laticínios. Ver o pedido de Pa-tente nQ de série 11/011,642, Gray e outros, depositado em 14 de dezembrode 2004.
Sumário da Invenção
A presente invenção refere-se a bebidas à base de flores secasde lúpulo ou à base de malte compreendendo:
(a) base de bebida líquida à base de flores secas de lúpulo ou à base demalte; e
(b) uma estabilização de mistura compreendendo:
i. de cerca de 0,000001% a cerca de 0,2% (com base no peso dabebida, de preferência de cerca de 0,000001% a cerca de 0,1%)de um metal (na forma de íons, compostos de metal, óxidos, com-plexos, quelatos, ou formas não-iônicas) selecionado de zinco,magnésio, cálcio, cromo, cobre, ferro, selênio, manganês e suascombinações; e
ii. de cerca de 0,01% a cerca de 2,5% (de preferência de cerca de0,01% a cerca de 1,5%) de um componente auxiliar selecionadode ácido ascórbico, ácido eritórbico, ascorbatos, eritorbatos, álco-ois de açúcar e suas combinações.
Metais preferidos (presentes na forma de íons ou compostos)incluem zinco, magnésio e manganês, e componentes auxiliares preferidosincluem ácido ascórbico e inositol.
A presente invenção também refere-se a produtos de bebida àbase de flores secas de lúpulo ou à base de malte compreendendo:
(a) base de bebida à base de flores secas de lúpulo ou à base de malte; e(b) de cerca de 0,000001% a cerca de 0,2% (de preferência de cerca de0,000001% a cerca de 1%) de um metal (presente na forma de íons,compostos de metal, óxidos, complexos, quelatos ou formas não-iônicas) selecionado de zinco, magnésio, cálcio, cromo, cobre, ferro,selênio, manganês e suas combinações.
Metais preferidos incluem zinco, magnésio e manganês.
Os produtos de bebida da presente invenção em geral serãoselecionados de cerveja, "ale", cerveja light, licor de malte, "larger", bebidasmaltadas suaves (tanto alcoólica quanto não-alcoólica), coolers de malte ealternativas.
Todas as razões e percentagens observadas aqui são "em peso"a não ser que de outra maneira especificada. Como usado nas reivindica-ções, as percentagens para o componente de "metais" são com base no pe-so dos próprios metais, não o composto total usado para introduzir os metaispara dentro das composições.
Descrição Detalhada da Invenção
A presente invenção refere-se a produtos de bebida à base deflores secas de lúpulo ou à base de malte, que minimizam a formação dearoma fora do padrão quando submetidos a luz solar ou luz fluorescente. Ascomposições incluem vários componentes necessários incluindo base debebida à base de flores secas de lúpulo ou à base de malte, e um compo-nente de estabilização que compreende um metal ou uma mistura de metais(presentes na forma de íons ou compostos de metal, complexos, óxidos,quelatos, ou formas não-iônicas) com um componente auxiliar, tal como áci-do ascórbico. Esses componentes, bem como componentes adicionais op-cionais que podem ser incluídos nas composições da presente invenção,são descritos abaixo.
O componente básico dos produtos da presente invenção é umabebida à base de flores secas de lúpulo e/ou à base de malte. Esses mate-riais incluem, por exemplo, cerveja, "ale", cerveja light, licor de malte, "lar-ger", bebidas maltadas suaves (tanto alcoólica quanto não-alcoólica), coo-lers de malte e alternativas. Essses produtos são bem-conhecidos e poderi-am ser produzidos por aqueles versados na técnica. Esses produtos tendema formar aroma fora do padrão quanto expostos a luz solar ou luz fluorescen-te e que é a questão que a presente invenção trata.
No processo de produção de cerveja, grão de cevada maltada éseca e é triturada e é misturada, e é adicionado a água. Neste processo, oamido no grão transforma em açúcar. Flores secas de lúpulo são adiciona-das à solução e a solução é fervida. A solução é filtrada para remover sóli-dos (por exemplo, flores secas de lúpulo em excesso); a solução restante échamada mosto de cerveja. O mosto de cerveja é resfriado, levedura é adi-cionada, e a fermentação é realizada. Durante a fermentação, a leveduraconverte o açúcar na solução em álcool e dióxido de carbono. A fermenta-ção pode levar três a quatorze dias para completar. O produto resultante éfiltrado, dióxido de carbono é adicionado para carbonatar a bebida, e a cer-veja é colocada nos tanques e barris e é deixada que se amadureça. Outrosdetalhes do processo de fermentação são ensinados, por exemplo, em Bam-forth, Beer- Tap into the Art and Science of Brewing, 2nd ed., 2003, OxfordUniversity Press; Goldammer, The Brewer1S Handbook, 2000, Apex Publj-shers; ambos os quais são incorporados aqui por referência.
Os metais que podem ser usados para estabilizar as composi-ções e prevenir a formação de aromas fora do padrão incluem zinco, mag-nésio, cálcio, cromo, cobre, ferro, selênio, manganês, e suas misturas. Me-tais preferidos incluem zinco, magnésio, cálcio, cromo, cobre, ferro, selênio,manganês, e suas misturas. Esses metais são incluídos nas composiçõesem sua forma iônica ou como compostos, tais como óxidos; eles podem serintroduzidos para dentro das composições em sua forma de óxido ou naforma de vários sais, tais como gluconatos, ascorbatos, citratos ou lactatos.
Por exemplo, como usado aqui, "zinco" destina-se a incluir qualquer com-posto contendo zinco, incluindo um sal, complexo, ou outra forma de zinco.Formas aceitáveis de zinco são bem conhecidas na técnica. O zinco quepode ser usado na presente invenção pode estar em quaisquer forma co-mumente usadas tais como, por exemplo, Iactato de zinco, sulfato de zinco,cloreto de zinco, acetato de zinco, gluconato de zinco, ascorbato de zinco,citrato de zinco, aspartato de zinco, picolinato de zinco, aminoácido zincoquelado e oxido de zinco. Óxido de zinco e gluconato de zinco são meiospreferidos de introdução de zinco para dentro das composições da presenteinvenção. Os outros íons de metal listados acima podem ser introduzidospara dentro das composições da presente invenção em seu sal ou formas deóxido ou complexas como descritos acima para zinco. Os metais podem serusados sozinhos ou em misturas uns com outros.
Quando óxido de zinco é usado como a fonte para zinco, o óxidode zinco está incluído nas composições a níveis de desde cerca de 0,0002%a cerca de 0,5%, de preferência de cerca de 0,0004% a cerca de 0,05%(com base na quantidade do óxido incluído). Óxido de magnésio, pentaidratotribásico de fosfato de magnésio, carbonato de magnésio, gluconato demagnésio, ascorbato de magnésio, e malato de magnésio estão incluídosnas composições, quando usados, a níveis de desde cerca de 0,0005% acerca de 0,2%, e é de preferência usado a níveis de cerca de 0,0007% acerca de 0,05%. Sais de cálcio, tais como óxido de cálcio, Iactato de cálcio,hidróxido de cálcio, ou cloreto de cálcio, podem ser usados nas composiçõesa níveis de desde cerca de 0,05% a cerca de 0,75%, de preferência de cercade 0,0075% a cerca de 0,5%. Zinco, magnésio e manganês são metais pre-feridos para o uso na presente invenção, com zinco e manganês sendo par-ticularmente preferidos.
Componentes de estabilização auxiliar usados na presente in-venção incluem ácido ascórbico, alcoóis de açúcar, ácido eritórbico, ascor-batos, eritorbatos, e suas misturas. Assim, por exemplo, eritorbato de sódioou palmitato de ascorbila pode ser usado no lugar de ácido eritórbico ou áci-do ascórbico. Alcoóis de açúcar (polióis) são bem-conhecidos na técnica esão derivados de moléculas de açúcar. Eles incluem, por exemplo, sorbitol,manitol, xilitol, lactitol, maltitol, isomalte, hidrolisados de amido hidrogena-dos, eritritol, inulina, galactitol, inositol, ribitol, ditioeritritol, ditiotreitol, e glice-rol. Manitol, inositol, xilitol, e eritritol são alcoóis de açúcar preferidos para ouso na presente invenção. Um material auxiliar preferido é ácido ascórbico.Quando usado, ácido eritórbico ou ascórbico ou seus sais de ácido estãopresentes nas composições a de cerca de 0,01% a cerca de 0,3%, de prefe-rência de cerca de 0,02% a cerca de 0,15%. Misturas de materiais auxiliarespodem ser usados nas composições da presente invenção. Preferidas sãomisturas de metais (na forma de íons, sais, óxidos, complexos, quelatos, ouformas não-iônicas) com materiais auxiliares. Misturas particularmente prefe-ridas são misturas de magnésio, manganês e/ou zinco (na forma de íons,sais, óxidos, complexos, quelatos, ou formas não-iônicas) juntamente comácido ascórbico. Em tais misturas, o zinco, manganês e/ou magnésio sãocada um tipicamente usado a níveis de desde cerca de 0,0004% a cerca de0,03%; e o ácido ascórbico é usado a níveis de desde cerca de 0,02% a cer-ca de 0,15%, de preferência de cerca de 0,02% a cerca de 0,08%.
Composições exemplares da presente invenção incluem um me-tal selecionado de: de cerca de 0,0013% a cerca de 0,34% magnésio, decerca de 0,000013% a cerca de 0,0034% manganês, de cerca de0,000025% a cerca de 0,0031% de ferro (ferroso ou férrico), de cerca de0,0000048% a cerca de 0,00048% de cobre, de cerca de 0,0065% a cercade 0,65% de cálcio, de cerca de 0,00037% a cerca de 0,037% de zinco, esuas combinações; e um composto auxiliar selecionado de 0,01% a cerca de1% de açúcar de álcool, de cerca de 0,001% a cerca de 0,2% de ácido as-córbico, e suas combinações.
Fontes de magnésio incluem, por exemplo, óxido de magnésio,carbonato de magnésio, citrato de magnésio, gluconato de magnésio, ascor-bato de magnésio, malato de magnésio, magnésio lactate, succinato demagnésio, hidróxido de magnésio, cloreto de magnésio, estearato de mag-nésio, sulfato de magnésio, fosfato de magnésio, e suas combinações. Mate-riais preferidos incluem óxido de magnésio, carbonato de magnésio, ascor-bato de magnésio, malato de magnésio, fosfato de magnésio, e suas combi-nações. Naturalmente, outras fontes podem ser usadas para magnésio, epara os outros metais descritos abaixo.
Fontes de manganês incluem, por exemplo, gluconato de man-ganês, ascorbato de manganês, Iactato manganês, sulfato manganês, car-bonato de manganês, óxido de manganês, cloreto de manganês, citrato demanganês, e suas combinações. Materiais preferidos incluem gluconato demanganês, sulfato de manganês, citrato de manganês, e suas combinações.
Alcoóis de açúcar úteis na presente invenção incluem, por e-xemplo, manitol, inositol, eritritol, xilitol, sorbitol, lactitol, maltitol, isomalte,hidrolisados de amido hidrogenados, inulina, galactitol, ribitol, ditioeritritol,ditiotreitol, glicerol, e suas combinações. Inositol, xilitol, manitol e/ou eritritolsão preferidos.
Fontes de ferro para o uso na presente invenção incluem, porexemplo, citrato de amônio férrico, cloreto férrico, fosfato férrico, sulfato fér-rico, ascorbato ferroso, carbonato ferroso, sulfato ferroso, gluconato ferroso,Iactato ferroso, fumarato ferroso, e suas combinações. Materiais preferidosincluem citrato de amônio férrico, gluconato ferroso e/ou sulfato ferroso.
Fontes de cobre para o uso na presente invenção incluem, porexemplo, citrato de cobre, acetato de cobre, sulfato de cobre, gluconato decobre, e suas combinações. Gluconato de cobre é preferido.
Fontes de cálcio para o uso na presente invenção incluem, porexemplo, Iactato de cálcio, calcium citrato de cálcio, sulfato de cálcio, hidró-xido de cálcio, carbonato de cálcio, acetato de cálcio, gluconato de cálcio,oxido de cálcio, proprionato de cálcio, estearato de cálcio, cloreto de cálcio,e suas combinações. Lactato de cálcio e/ou citrato de cálcio são preferidos.
Fontes de zinco para o uso na presente invenção incluem, porexemplo, oxido de zinco, Iactato de zinco, citrato de zinco, picolinato de zin-co, sulfato de zinco, estearato de zinco, gluconato de zinco, e suas combina-ções. Óxido de zinco e/ou gluconato de zinco são preferidos.
Quando certos componentes de estabilização estão incluídonas composições da presente invenção, particularmente quanto eles estãoincluídos a níveis altos, componentes de mascaração de sabor podem seradicionados para mascarar quaisquer aromas fora do padrão que acompa-nham o uso daqueles materiais auxiliares de estabilização. Por exemplo, ouso de níveis muito altos de ácido ascórbico ou ferro podem resultar em a-romas fora do padrão na composição. Ingredientes de mascaramento desabor são bem-conhecidos na técnica e incluem, por exemplo, extratos debaunilha, extratos de alcaçus, glicirrizina, taumatina, e misturas daquelesmateriais. Tais componentes de mascaramento de sabor são, por exemplo,descritos em Modifying Bitterness: Mechanism, Ingredients and Applications,edited by G. Roy, Technomic Publishing Company, Inc., 1997, Lancaster,PA, incorporado aqui por referência.
As composições da presente invenção podem também incluiroutros componentes convencionalmente conhecidos e usados em produtosde bebida. Exemplos de tais materiais incluem, por exemplo, agentes flavori-zantes, agentes de aromatização, conservantes, emulsificadores componen-tes de carbonatação e outros componentes seguros e compatíveis.
Um ou mais agentes de aromatização podem ser úteis nas com-posições da presente invenção a fim de aumentar sua palatabilidade. Isto éparticularmente útil nas bebidas alternativas tal como, por exemplo, limonadaque contém muito álcool, cidra de maçã que contém muito álcool. Qualqueragente de flavorizante natural ou sintético pode ser usado na presente in-venção, contanto que ele seja seguro para o consumo e seja comptível comos outros componentes na composição. Por exemplo, um ou mais saboresbotânicos e/ou de fruta podem ser utilizados. Tais sabores podem ser sabo-res sintéticos ou naturais. Sabores de fruta particularmente preferidos sãosabores exóticos e lactônicos tais como, por exemplo, sabores de fruta demaracujá, sabores de manga, sabores de abacaxi, saobres de cupuaçu, sa-bores de goiaba, sabores de coco, sabores de mamão, sabores de pêssegoe saboers de damasco. Além desses sabores, uma variedade de outros sa-bores de fruta podem ser utilizados, tais como, por exemplo, sabores de ma-çã, sabores cítricos, sabores de uva, sabores de framboesa, sabores de a-rando, sabores de cereja, sabores de taranja, e similares. Esses sabores defruta podem ser derivados de fontes naturais tais como sucos de fruta e ó-Ieos de sabor, ou podem ser alternativamente sinteticamente preparados.
Sabores botânicos preferidos incluem, por exemplo, chá preto,chá branco, vermelho, "oolong" e verde), aloe vera, guaraná, ginseng, "ging-ko", espinheiro, hibisco, "rosehips", camomila, hortelã-pimenta, erva-doce,gengibre, alcaçus, semente de lótus, "schizandra", palmito serrado, sarsapa-rilha, açafrão, mosto de St. John, cúrcuma, cardamono, noz-moscada, cascade cássia, "buchu", canela, jasmin, feno, crisântemo, castanheiro de água,cana-de-açúcar, lichia, brotos de bambu, baunilha, café, e similares. Entreesses preferidos são chá, guaraná, ginseng, "gingko" e café. Os agentes desabor podem também compreender uma combinação de vários sabores.Sabores de "sorvete", tais como baunilha, chocolate, morango, moca e men-ta, para nomear alguns, que também podem ser usados.
Quantidades pequenas de um ou mais agentes de coloraçãopodem ser utilizados nas composições da presente invenção. Corantes deFD&C (por exemplo, amarelo n9 5, azul ne 2, vermelho n5 40) e e/ou IacasFD&C são de preferência usados. Adicionalmente, uma mistura de corantesde FD&C ou corante de Iaca de FD&C em combinação com outros coloran-tes alimentícios ou de alimento podem ser usados. Riboflavina e beta caro-teno podem também ser usados. Adicionalmente, outros agentes de colora-ção naturais podem ser usados incluindo, por exemplo, extratos de fruta,vegetais e/ou de planta tais como uva, groselha preta, "aronia", cenoura,raiz de beterraba, repolho roxo, hibisco, antocianinas, betalinas, turmérico,curcumina, "aneto", carotenóides, cochonila, ácido carmínico e carmim. Aquantidade de agente de coloração usada variará, dependendo da identida-de dos agentes usados e da intensidade de cor desejada no produto acaba-do. Esses materiais são usados a seus níveis estabelecidos na técnica con-vencional.
Conservantes podem ou não podem ser necessários para o usonas presentes composições. Técnicas tais como processamento asséstico,de enchimento à quente, pasteurização em túnel, de retorta de temperaturaultra-alta (UHT), e/ou enchimento limpo podem ser utilizados para evitar anecessidade de conservantes. Um ou mais conservantes pode, no entanto,opcionalmente ser adicionados às presentes composições a seus níveis es-tabelecidos na técnica. Conservantes preferidos incluem, por exemplo, con-servantes de sorbato, benzaoato, e polifosfatos (por exemplo, hexametapoli-fosfato de sódio).
Dióxido de carbono pode ser introduzido para dentro das bebi-das da presente invenção para alcançar carbonatação. A bebida carbonata-da pode ser colocada em um recipiente, tal como uma garrafa ou uma lata, eentão selada. Qualquer metodologia de carbonatação convencional podeser utilizada para produzir composições de bebida carbonatadas da presenteinvenção. A quantidade de dióxido de carbono introduzida para dentro dabebida dependerá do sistema de sabor particular utilizado e da quantidadede carbonatação desejada.
As composições da presente invenção tipicamente têm um pHentre cerca de 2,5 e cerca de 9,0. O pH pode ser ajustado por manipulaçãodos níveis de componente (por exemplo, ácido láctico ou fosfatos).
As presentes composições podem ser produzidas por processosconvencionais conhecidos na técnica. A mistura de metais (na forma de í-ons/sais, óxidos, complexos, quelatos ou formas não-iônicas) e componen-tes de estabilização auxiliares pode ser produzida a partir de uma combina-ção da forma em pó desses componentes. De preferência, os pós serão detamanho de partícula similar para facilitar uma combinação homogênea.Essa combinação pode, por sua vez, ser misturada com sabor em pó e/ououtros pós presentes no produto para auxiliar no processamento do produtoacabado. A mistura de componentes de metal (na forma de íons/sais, óxi-dos, complexos, quelatos ou formas não-iônicas) e componentes de estabili-zação auxiliares pode ser adicionada diretamente durante o processamentoao produto, acabado como componentes individuais.
A seguir são exemplos não-limitantes das composições da pre-senté" invenção. As composições dao preparadas utilizando-se métodosconvencionais. Os seguintes exemplos são providos para ilustrar a invençãoe não destinam-se a limitar o seu escopo de maneira alguma.
Exemplos
Usando-se o procedimento de fabricação descrito acima, as se-guintes composições são produzidas. Elas podem ser testadas usando-seum procedimento como se segue. Depois da etapa de pasteurização, a be-bida acabada é mantida em uma das três condições de armazenagem paraavaliação: controle (refrigerado, nenhuma exposição a luz); caixa de luz fluo-rescente refrigerada (cerca de (45°F) 7,2°C (mínimo cinco dias antes da ava-liação); e caixa de luz (dez horas, testador de luz solar, Atlas Suntest, ModelXLS+, fabricado por Atlas Material Testing Technology, LLC, Chicago, Illinois).
Amostras resfriadas são avaliadas cegamente por um painel di-rigido de pelo menos cinco pessoas em uma classificação modificada. Seisa oito amostras estão incluídas em cada seção de degustação. Uma amos-tra de "controle" não-estabilizada, codificada está também incluída em cadasessão. Asmostras mantidas no escuro são degustadas e são comparadascom amostras expostas a luz. O teste pode continuar por vários períodos detempo (por exemplo, 10 horas, sete dias, duas semanas, um mês, dois me-ses). Os degustadores classificam as amostras de "1" a "8" (para oito amos-tras) ou de "1" a "6" (para seis amostras), com "1" sendo o melhor e "8" (ou"6") sendo o pior. Todas as classificações são adicionadas juntas para daruma contagem de classificação combinada para cada amostra. Classifica-ções mais baixas do que a classificação de controle são consideradas aper-feiçoamentos.
A base de malte usada nesses exemplos é não-alcoólica e éproduzida pelo seguinte procedimento:
A cevada é macerada por cerca de três dias e umidade aumen-tada para 43%. Os grãos macerados são então drenados e são deixadosque germine por 7-10 dias a temperatura razoavelmente baixa. Pequenasradículas se desenvolvem abaixo da casca. Quando o crescimento alcançouentre três quartos e comprimento total do grão, germinação é parada por"secagem no forno", isto é, secar os grãos por aquecimento. Malte antes desecagem no forno é conhecido como malte verde. Secagem no forno é cui-dadosamente controlada, remoção de umidade para um nível relativamentebaixo sem destruir quantidades excessivas de enzimas mas conferindo cor esabor caracerísticos. Ele é usado como o malte de base na maioria das mis-turas da "ale" e pode compreender até 100% do malte para a fabricação decerveja total.
Uma bebida à base de malte contendo álcool pode ser produzidapor adição de uma etapa de fermentação ao procedimento acima.
Exemplo 1
<table>table see original document page 15</column></row><table>
Os produtos são produzidos como segue:Base de malte é colocada na garrafa com minerais e álcoois deaçúcar. Água carbonatada é adicionada para produzir a bebida final e a gar-rafa é lacrada.
Exemplo 2
<table>table see original document page 15</column></row><table>
Exemplo 3
<table>table see original document page 15</column></row><table>Exemplo 4
<table>table see original document page 16</column></row><table>
Exemplo 5
<table>table see original document page 16</column></row><table>
Exemplo 6
<table>table see original document page 16</column></row><table>
Exemplo 7
<table>table see original document page 16</column></row><table>Exemplo 8
<table>table see original document page 17</column></row><table>

Claims (38)

1. Produto de bebida à base de flores secas de lúpulo ou à basede malte compreendendo:(a) uma bebida à base de flores secas de lúpulo ou à base de malte; e(b) uma mistura de estabilização compreendendo:(i) de cerca de 0,000001% a cerca de 0,2% de um metal, na formade íons, sais, óxidos, complexos, quelatos ou formas não-iônicas,selecionados de zinco, magnésio, cálcio, cromo, cobre, ferro, se-lênio, manganês, e suas combinações; e(ii) de cerca de 0,01% a cerca de 2,5% de um componente auxiliarselecionados de ácido ascórbico, ácido eritórbico, álcoois de açú-car, ascorbatos, eritorbatos, e suas combinações.
2. Produto de bebida de acordo com a reivindicação 2, em que abebida é selecionada de cerveja, "ale", cerveja light, licor de malte, "larger",bebidas maltadas alcoólicas, bebidas maltadas não-alcoólicas, suaves, coo-Iers de malte, e alternativas.
3. Produto de bebida de acordo com a reivindicação 2, em que ocomponente auxiliar compreende ácido ascórbico, um ascorbato, ácido eri-tórbico, um eritorbato, ou suas combinações.
4. Produto de bebida de acordo com a reivindicação 2, em que ometal compreende zinco, magnésio, manganês, ferro, e suas combinações.
5. Produto de bebida de acordo com a reivindicação 3, em que ometal é selecionada de zinco, magnésio, manganês, ferro, e suas combinações.
6. Produto de bebida de acordo com a reivindicação 3, que adi-cionalmente contém uma quantidade eficaz de um componente de masca-ramento de sabor.
7. Produto de bebida de acordo com a reivindicação 1, em que ocomponente auxiliar compreende um álcool de açúcar selecionado de mani-tol, inositol, eritritol, xilitol, sorbitol, lactitol, maltitol, isomalte, hidrolisados deamido hidrogenados, inulina, galactitol, ribitol, ditioeritritol, ditiotreitol, glicerol,e suas combinações.
8. Produto de bebida de acordo com a reivindicação 4, em queo componente auxiliar compreende a álcool de açúcar selecionado de mani-tol, inositol, eritritol, xilitol, sorbitol, lactitol, maltitol, isomalte, hidrolisados deamido hidrogenados, inulina, galactitol, ribitol, ditioeritritol, ditiotreitol, glicerol,e suas combinações.
9. Produto de bebida de acordo com a reivindicação 1, em que ometal é selecionada de zinco, magnésio, cálcio, cobre, ferro, manganês, esuas combinações.
10. Produto de bebida de acordo com a reivindicação 1, quecontém um metal selecionado de: de cerca de 0,0013% a cerca de 0,34% demagnésio, de cerca de 0,000013% a cerca de 0,0034% de manganês, decerca de 0,000025% a cerca de 0,0031% de ferro (ferroso ou férrico), decerca de 0,0000048% a cerca de 0,00048% de cobre, de cerca de 0,0065%a cerca de 0,65% cálcio, de cerca de 0,00037% a cerca de 0,037% de zinco,e suas combinações; e um componente auxiliar selecionado de 0,01% a cer-ca de 1% de álcool de açúcar, de cerca de 0,001% a cerca de 0,2% de ácidoascórbico, e suas combinações.
11. Produto de bebida de acordo com a reivindicação 10, emque o metal é magnésio que é adicionado ao produto na forma de um mate-rial selecionado de óxido de magnésio, carbonato de magnésio, citrato demagnésio, gluconato de magnésio, ascorbato de magnésio, malato de mag-nésio, Iactato de magnésio, succinato de magnésio, hidróxido de magnésio,cloreto de magnésio, estearato de magnésio, sulfato de magnésio, fosfato demagnésio, e suas combinações.
12. Produto de bebida de acordo com a reivindicação 11, emque o magnésio é adicionado ao produto na forma de um material selecio-nado de óxido de magnésio, carbonato de magnésio, ascorbato de magné-sio, malato de magnésio, fosfato de magnésio, e suas combinações.
13. Produto de bebida de acordo com a reivindicação 10, emque o metal é manganês que é adicionado ao produto na forma de um mate-rial selecionado de gluconato de manganês, ascorbato de manganês, Iactatode manganês, sulfato de manganês, carbonato de manganês, óxido demanganês, cloreto de manganês, citrato de manganês, e suas combinações.
14. Produto de bebida de acordo com a reivindicação 13, emque o manganês é adicionado ao produto na forma de um material selecio-nado de gluconato de manganês, sulfato de manganês, citrato de manga-nês, e suas combinações.
15. Produto de bebida de acordo com a reivindicação 10, emque o material auxiliar é um álcool de açúcar que é adicionado ao produto naforma de um material selecionado de manitol, inositol, eritritol, xilitol, sorbitol,lactitol, maltitol, isomalte, hidrolisados de amido hidrogenados, inulina, galac-titol, ribitol, ditioeritritol, ditiotreitol, glicerol, e suas combinações.
16. Produto de bebida de acordo com a reivindicação 15, emque o álcool de açúcar é adicionado ao produto na forma de um material se-lecionado de inositol, xilitol, manitol, eritritol, e suas combinações.
17. Produto de bebida de acordo com a reivindicação 10, emque o metal é ferro que é adicionado ao produto na forma de um materialselecionado de citrato de amônio férrico, cloreto férrico, fosfato férrico, sulfa-to férrico, ascorbato ferroso, carbonato ferroso, sulfato ferroso, gluconatoferroso, Iactato ferroso, fumarato ferroso, e suas combinações.
18. Produto de bebida de acordo com a reivindicação 17, emque o ferro é adicionado ao produto na forma de um material selecionado decitrato de amônio férrico, gluconato ferroso, Iactato ferroso, e suas combinações.
19. Produto de bebida de acordo com a reivindicação 10, emque o metal que é cobre é adicionado ao produto na forma de um materialselecionado de citrato de cobre, acetato de cobre, sulfato de cobre, glucona-to de cobre, e suas combinações.
20. Produto de bebida de acordo com a reivindicação 19, emque o cobre é adicionado ao produto na forma de gluconato de cobre.
21. Produto de bebida de acordo com a reivindicação 10, emque o metal é cálcio que é adicionado ao produto na forma de um materialselecionado de Iactato de cálcio, citrato de cálcio, sulfato de cálcio, hidróxidode cálcio, carbonato de cálcio, acetato de cálcio, gluconato de cálcio, oxidode cálcio, propionato de cálcio, estearato de cálcio, cloreto de cálcio, e suascombinações.
22. Produto de bebida de acordo com a reivindicação 21, emque o cálcio é adicionado ao produto na forma de um material selecionadode Iactato de cálcio, citrato de cálcio, e suas combinações.
23. Produto de bebida de acordo com a reivindicação 10, emque o metal é zinco que é adicionado ao produto na forma de um materialselecionado de zinco oxido, Iactato de zinco, citrato de zinco, picolinato dezinco, zinco sulfato, cloreto de zinco, estearato de zinco, gluconato de zinco,e suas combinações.
24. Produto de bebida de acordo com a reivindicação 23, emque o zinco é adicionado ao produto na forma de um material selecionado dezinco oxido, gluconato de zinco, e suas combinações.
25. Produto de bebida de acordo com a reivindicação 2, na for-ma de cerveja.
26. Produto de bebida de acordo com a reivindicação 25, emque o componente auxiliar compreende um material selecionado de ácidoascórbico, um ascorbato, ou suas combinações.
27. Produto de bebida de acordo com a reivindicação 25, emque o metal compreende um material selecionado de magnésio, zinco, man-ganês, ferro, e suas combinações.
28. Produto de bebida de acordo com a reivindicação 25, queadicionalmente contém uma quantidade eficaz de um componente de mas-caramento de sabor.
29. Produto de bebida de acordo com a reivindicação 25, emque o componente auxiliar compreende um álcool de açúcar selecionado demanitol, inositol, eritritol, xilitol, sorbitol, lactitol, maltitol, isomalte, hidrolisa-dos de amido hidrogenados, inulina, galactitol, ribitol, ditioeritritol, ditiotreitol,glicerol, e suas combinações.
30. Produto de bebida de acordo com a reivindicação 25, quecontém um metal selecionado de: de cerca de 0,0013% a cerca de 0,34% demagnésio, de cerca de 0,00003% a cerca de 0,003% de manganês, de cercade 0,0000025% a cerca de 0,00025% de ferro (terroso ou férrico), de cercade 0,0065% a cerca de 0,65% cálcio, de cerca de 0,00039% a cerca de- 0,039% de zinco, e suas combinações; e um componente auxiliar seleciona-do de 0,1% a cerca de 10% álcool de açúcar, de cerca de 0,001% a cerca de- 0,2% de ácido ascórbico, e suas combinações.
31. Produto de bebida de acordo com a reivindicação 30, emque o metal é magnésio e é adicionado ao produto na forma de um materialselecionado de oxido de magnésio, carbonato de magnésio, fosfato de mag-nésio, e suas combinações.
32. Produto de bebida de acordo com a reivindicação 30, emque o metal é manganês e é adicionado ao produto na forma de um materialselecionado de gluconato de manganês, citrato de manganês, e suas com-binações.
33. Produto de bebida de acordo com a reivindicação 30, emque o componente auxiliar é álcool de açúcar e é adicionado ao produto naforma de inositol.
34. Produto de bebida de acordo com a reivindicação 30, emque o metal é ferro e é adicionado ao produto na forma de gluconato ferroso.
35. Produto de bebida de acordo com a reivindicação 30, emque o metal é cálcio e é adicionado ao produto na forma de citrato de cálcio.
36. Produto de bebida de acordo com a reivindicação 30, emque o metal é zinco e é adicionado ao produto na forma de um material sele-cionado de zinco oxido, gluconato de zinco, e suas combinações.
37. Produto de bebida de acordo com a reivindicação 1, quecompreende cerca de 0,000001% a cerca de 0,1% do metal, e de cerca de 0,01 % a cerca de 1,5% do componente auxiliar.
38. Produto de bebida à base de flores secas de lúpulo ou à ba-se de malte compreendendo:(a) a bebida à base de flores secas de lúpulo ou à base de malte; e(b) de cerca de 0,000001% a cerca de 0,2% de metal na forma de íons,sais, óxidos, complexos, quelatos ou formas não-iônicas, selecionados dezinco, magnésio, cálcio, cobre, ferro, manganês, e suas combinações.
BRPI0612544-1A 2005-06-14 2006-06-14 estabilização de produtos de bebidas à base de malte e lúpulo BRPI0612544A2 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US69020505P 2005-06-14 2005-06-14
US60/690,205 2005-06-14
US11/423,738 US20060286207A1 (en) 2005-06-14 2006-06-13 Stabilization of malt-based and hops-based products
US11/423,738 2006-06-13
PCT/US2006/023241 WO2006138419A1 (en) 2005-06-14 2006-06-14 Stabilization of malt-based and hops-based products

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0612544A2 true BRPI0612544A2 (pt) 2010-11-23

Family

ID=36997576

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0612544-1A BRPI0612544A2 (pt) 2005-06-14 2006-06-14 estabilização de produtos de bebidas à base de malte e lúpulo

Country Status (5)

Country Link
US (1) US20060286207A1 (pt)
JP (1) JP2008543310A (pt)
BR (1) BRPI0612544A2 (pt)
MX (1) MX2007016137A (pt)
WO (1) WO2006138419A1 (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CA2710579C (en) * 2008-02-08 2014-05-27 Colgate-Palmolive Company Beverage comprising arginine
EP2260856A1 (en) 2009-05-12 2010-12-15 URSAPHARM Arzneimittel GmbH Immune stimulating composition comprising an extract of aronia sp. in combination with selenium and/or zinc
US20110111086A1 (en) * 2009-11-11 2011-05-12 Lusk Lance T Method of Improving Flavor Stability In Fermented Beverages
JP5675093B2 (ja) * 2009-12-28 2015-02-25 麒麟麦酒株式会社 後味が改善された発酵麦芽飲料およびその製造方法
US8536106B2 (en) 2010-04-14 2013-09-17 Ecolab Usa Inc. Ferric hydroxycarboxylate as a builder
JP5778567B2 (ja) * 2011-01-24 2015-09-16 富士フイルム株式会社 経口用組成物
JP5677688B2 (ja) * 2013-02-28 2015-02-25 サッポロビール株式会社 ビールテイスト飲料及びその製造方法
JP6328892B2 (ja) * 2013-08-05 2018-05-23 アサヒビール株式会社 未発酵のノンアルコールビールテイスト飲料の泡持ち改善方法、及びノンアルコールビールテイスト飲料の製造方法
GB201321923D0 (en) * 2013-12-11 2014-01-22 Snowdonia Res Sarl Mineral water composition containing bioavailable iron
JP5820922B1 (ja) * 2014-12-15 2015-11-24 サントリーホールディングス株式会社 ビールテイストアルコール飲料
WO2019193673A1 (ja) * 2018-04-04 2019-10-10 サントリーホールディングス株式会社 光劣化が抑制されたビールテイスト飲料およびその製造方法
WO2019193674A1 (ja) * 2018-04-04 2019-10-10 サントリーホールディングス株式会社 光劣化が抑制されたビールテイスト飲料およびその製造方法
WO2020262487A1 (ja) * 2019-06-25 2020-12-30 健二 坂本 発泡酒風味の飲料を提供するための組成物
WO2024046843A1 (en) 2022-09-02 2024-03-07 Heineken Supply Chain B.V. Liquid beer concentrate
WO2024112613A1 (en) * 2022-11-22 2024-05-30 Ceria, Inc. Prevention and reversal of the formation of undesirable aromas and flavors in beverages and food products

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CH370631A (de) * 1957-05-03 1963-07-15 Heinrich Dr Vogler Verfahren zur Herstellung eines als Zusatz zu Nahrungsmitteln und Getränken bestimmten Präparates
US3418135A (en) * 1964-09-30 1968-12-24 Schlitz Brewing Co J Light-insensitive malt beverage and process of producing the same
EP0183858B1 (de) * 1984-11-22 1988-09-14 Holsten-Brauerei AG Bier und Verfahren zu dessen Herstellung
US4738856A (en) * 1985-05-13 1988-04-19 Nutrition Technologies, Inc. Beverage and method for making a beverage for the nutritional supplementation of calcium in humans
DE4138808C1 (pt) * 1991-11-26 1993-04-01 Feldschloesschen Brauerei Gmbh, 4236 Hamminkeln, De
EP0565172A1 (en) * 1992-04-10 1993-10-13 Quest International B.V. Cloning and expression of DNA encoding a ripening form of a polypeptide having sulfhydryl oxidase activity
US5707670A (en) * 1996-08-29 1998-01-13 The Procter & Gamble Company Use of bilayer forming emulsifiers in nutritional compositions comprising divalent mineral salts to minimize off-tastes and interactions with other dietary components
SE523771C2 (sv) * 1999-05-21 2004-05-18 Probi Ab Sportdryck innehållande mikronäringsämnen i kombination med levande laktobaciller
US6706295B2 (en) * 2000-09-29 2004-03-16 The Procter & Gamble Co. Compositions comprising arabinogalactan and a defined protein component
US6894085B2 (en) * 2001-09-17 2005-05-17 Cellresin Technologies, Llc Barrier material with nanosize metal particles
US20030134007A1 (en) * 2002-01-16 2003-07-17 Donhowe Erik Thurman Product and process of making an alcohol containing sport drink
US20030157218A1 (en) * 2002-02-20 2003-08-21 Donhowe Erik Thurman Product and process of making a protein, vitamin, mineral and antioxidant fortified sport beer
US20030194468A1 (en) * 2002-04-12 2003-10-16 Amy Konkoly Dairy beverage and method of preparation thereof
US20040219274A1 (en) * 2003-04-29 2004-11-04 Cook Phillip Michael Beverages containing water-soluble vitamin E
US20050129825A1 (en) * 2003-12-16 2005-06-16 Gray Kimberley H. Stabilization of milk-based products

Also Published As

Publication number Publication date
MX2007016137A (es) 2008-03-11
US20060286207A1 (en) 2006-12-21
JP2008543310A (ja) 2008-12-04
WO2006138419A1 (en) 2006-12-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0612544A2 (pt) estabilização de produtos de bebidas à base de malte e lúpulo
EP3262954B1 (en) Clear beverage containing citrus flavor
AU2005327332B2 (en) Non-alcoholic beverage enriched with 1H216O
RU2424733C2 (ru) Чайные экстракты для ослабления неприятного вкуса некалорийных подсластителей
EP2347663B1 (en) Carbonated drink having high gas pressure
US20090104320A1 (en) Stabilization of Milk-Based Products
EP2190306A1 (en) Non-alcoholic wine beverage
WO2001097624A1 (fr) Boisson acide a base de lait
TWI574626B (zh) Light tea drink
RU2343800C1 (ru) Безалкогольный низкокалорийный напиток
JP2020028244A (ja) 香味改善剤
ES2900850T3 (es) Modulación del amargor y de la sensación en la boca a través de mezclas sinérgicas de ácidos grasos de cadena larga
JP2007504828A (ja) 麦芽飲料のフレーバー寿命を延長するためにシソ科ハーブ調合物を使用する方法
US6245373B1 (en) Acidified fruit and iced tea beverages incorporating high intensity sweetener blends
JP2022136561A (ja) 飲料
CN101233222A (zh) 麦芽-基和酒花-基产品的稳定化
JP7029926B6 (ja) ビールテイスト飲料、ビールテイスト飲料の製造方法、及び、ビールテイスト飲料の香味向上方法
JP2022136558A (ja) 飲料
RU2289618C2 (ru) Слабоалкогольный напиток
WO2016175113A1 (ja) 炭酸感が改善された炭酸飲料
JP7283892B2 (ja) アルコール飲料、アルコール飲料の製造方法、及び、香味向上方法
JP2017184633A (ja) 容器詰め炭酸アルコール飲料
JP2022170544A (ja) 酸性飲料、及び、酸性飲料の青色退色抑制方法
JP2022136559A (ja) 飲料
JP2020178603A (ja) ビールテイスト飲料、ビールテイスト飲料の製造方法、及び、ビールテイスト飲料の香味向上方法

Legal Events

Date Code Title Description
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal acc. article 33 of ipl - extension of time limit for request of examination expired