"APARELHO PARA USO EM UM DISPOSITIVO DE IMPRESSÃO EMÉTODO"
Antecedentes da invenção
Dispositivos de impressão possuem tipicamentereservatórios de material de impressão consumíveis, queprecisam ser substituídos de tempo em tempo conforme omaterial de impressão é consumido durante o processo deimpressão. Por exemplo, tipicamente dispositivos deimpressão a jato de tinta requerem reposição de um oumais cartuchos ou reservatórios de tinta, enquanto quedispositivos de impressão a laser requerem tipicamente areposição de um ou mais cartuchos ou reservatórios detoner.
Em certas instâncias, para o usuário do dispositivo deimpressão pode ser útil saber quando um reservatório dereposição tem sido cheio com material de impressão.
Breve descrição dos desenhos
A descrição detalhada a seguir se refere às figurasanexas.
Figura 1: é um diagrama em bloco ilustrando um ambientede impressão exemplificativo tendo um reservatório com umindicador de quantidade, em concordância com certasconcretizações da presente invenção.
Figura 2: é um diagrama em bloco ilustrando umreservatório tendo um indicador de quantidade, emconcordância com certas concretizações da presenteinvenção.
Figuras 3A - C: são diagramas ilustrativos descrevendodiferentes reservatórios exemplificativos tendoindicadores de quantidade, em concordância com certasconcretizações da presente invenção.
Figuras 5A - D: são diagramas ilustrativos descrevendooutro mecanismo de abertura exemplificativo de umindicador de quantidade exemplificativo antes e após umprocesso de enchimento, em concordância com outras certasconcretizações da presente invenção.
Figuras 6A - D: são diagramas ilustrativos descrevendoainda outro mecanismo de abertura exemplificativo de umindicador de quantidade exemplificativo antes e após umprocesso de enchimento, em concordância com outras certasconcretizações da presente invenção.
Figuras 7A - D: são diagramas ilustrativos descrevendoainda outro mecanismo de abertura exemplificativo de umindicador de quantidade exemplificativo antes e após umprocesso de enchimento, em concordância com outras certasconcretizações da presente invenção.
Descrição detalhada da invenção:
A Figura 1 é um digrama em bloco ilustrando um ambientede impressão 100 exemplificativo tendo um dispositivo deimpressão 102 acoplado a um dispositivo de computação 104através do elo de comunicação 106.
O dispositivo de impressão 102 é representativo dequalquer dispositivo capaz de imprimir informação em umamídia 108 usando um material de impressão consumivel 110.Exemplos de tais dispositivos de impressão incluemimpressoras a jato de tinta, impressoras a laser,copiadoras, máquinas de fac-símile e similares. A mídia108 é representativa de qualquer material que possa serimpresso a ou em. Exemplos de mídia incluem papel,plásticos, tecido, e similares. O material de impressãoconsumível 110 é representativo de qualquer material quepossa ser usado na impressão de informação na mídia 108.
A modo de exemplo, em certas implementaçõesexemplificativas o material de impressão 110 pode incluirmateriais não líquidos como toners e similares.Neste exemplo, o material de impressão 110 é provido emum recipiente 112 que é inserido, ou arranjado de outromodo, para ser usado por um mecanismo de impressão 114.Aqui, o recipiente 112 é arranjado operativamente dentrode um receptáculo 12 0 que é configurado para receber orecipiente 112. 0 dispositivo de impressão 102 pode terum ou mais reservatórios 112, e/ou um ou mais mecanismosde impressão 114. Reservatórios 112 incluem um indicadorde quantidade 212, o qual é descrito em grandes detalhesabaixo. Em certas implementações, o recipiente 112 podeincluir também a memória 12 8 ou algum outro dispositivopara gravar informação sobre o recipiente 112.
0 mecanismo de impressão 114 é representativo de qualquermecanismo que seletivamente imprime informação na mídia108 usando o material de impressão 110. Assim, porexemplo, o mecanismo de impressão 114 pode incluirsistemas de circuito ou outros mecanismos que sãoconfigurados como uma cabeça impressora que seletivamenteejeta gotinhas de fluído na mídia 108 em resposta aosdados de impressão 116. Em outros exemplos, o mecanismode impressão 114 pode incluir sistemas de circuito eoutros mecanismos que são configurados para seletivamenteformar e unificar partículas de toner na mídia 108 emresposta aos dados de impressão 116. Os dados deimpressão 116 podem ser gerados localmente pelodispositivo de impressão 102 ou remotamente pelodispositivo de computação 104.
0 dispositivo de impressão 102, neste exemplo, tambéminclui uma interface de usuário 118. A interface deusuário 118 pode ser configurada para receber as entradasdo usuário, por exemplo, via uma chave de entrada, umatela de toque, um dispositivo apontador, ou outrainterface similar. A interface de usuário 118 pode serconfigurada para prover informação ou retorno ao usuário,por exemplo, através de uma tela, de itens luminosos,mecanismo de áudio, e similares.
O dispositivo de computação 104 é representativo dequalquer dispositivo que seja capaz de interagir com odispositivo de impressão 102 no suporte a um processo deimpressão e/ou a um processo de serviço. No suporte de umprocesso de impressão, por exemplo, o dispositivo decomputação 104 pode prover dados de impressão 116 odispositivo de impressão 102 através do elo decomunicação 106. 0 dispositivo de computação 104 podetambém receber informação sobre o processo de impressão,o dispositivo de impressão, etc., a partir do dispositivode impressão 102 no suporte de um processo de impressão.
Outra informação sobre o dispositivo de impressão, etc.pode ser intercambiada entre o dispositivo de computação104 e o dispositivo de impressão 102 no suporte de umprocesso de serviço. A título de exemplo, um processo deserviço pode ser a reposição do recipiente 112. Aqui,informação sobre a condição ou estado de um reservatóriode reposição pode ser provida para o dispositivo decomputação 104. 0 dispositivo de computação 104 podeentão prover informação ou retro-informação ao usuáriosobre a condição/estado e/ou desempenhar alguma outrafunção baseada na informação.
O dispositivo de computação 104 pode incluir, porexemplo, um computador pessoal, um computador laptop, umcomputador portátil, um dispositivo de assistênciapessoal, um dispositivo de telefone portável, uma câmaradigital, um dispositivo servidor, ou outrodispositivo/ferramenta similar. Apesar de terem sidoilustradas separadas na Figura 1, em certasimplementações o dispositivo de computação 104 e odispositivo de impressão 102 podem ser incorporados em umúnico dispositivo.
O elo de comunicação 106 é representativo de qualquermídia de comunicação e/ou sistema de circuito associadoque suporte o intercâmbio de informação em pelo menos umadireção entre o dispositivo de impressão 102 e odispositivo de computação 104. O elo de comunicação 106,por exemplo, pode empregar técnicas de comunicação come/ou sem fio. Em certas implementações, o elo decomunicação 106 pode incluir uma rede, tal como uma redede área local, uma intranet, a internet, etc..
0 termo "sistema de circuito" como utilizado aqui, de ummodo geral é representativo de qualquer forma dehardware, firmware, instruções programadas de software,e/ou misturas disso, e pode incluir lógica digital e/oucomponentes analógicos como necessitados para realizaruma ou mais das funções desejadas. Em certasimplementações, "sistema de circuito" pode incluir umapluralidade de circuitos distribuídos que estão acopladosoperacionalmente.
Como ilustrado na Figura 1, o dispositivo de impressão102 pode incluir o sistema de circuito 122 que éconfigurado para servir de interface com o recipiente112, e particularmente com o indicador de enchimento 212.Por exemplo, como descrito em grandes detalhes abaixo, emcertas implementações o sistema de circuito 122 pode seracoplado operacionalmente com o indicador de enchimento212 e configurado para determinar se o recipiente 112 temsido enchido com material de impressão 110. Se o sistemade circuito 122 determina que o recipiente 112 foienchido, então o sistema de circuito 11 pode indicar taldeterminação (ou a falta de tal determinação) ao usuárioatravés da interface de usuário 118, por exemplo,utilizando um indicador luminoso, um sinal de áudio, umamensagem na tela, ou similar.
O sistema de circuito 122 também (ou alternativamente)pode prover informação indicativa de tal determinação aoutro sistema de circuito. Por exemplo, o dispositivo decomputação 104 pode incluir o sistema de circuito 124 queestá acoplado operacionalmente para receber informação dosistema de circuito 122 através do elo de comunicação106. A informação pode já indicar uma tal determinação deenchimento, ou pode incluir informação não processadae/ou parcialmente processada coletada do indicador deenchimento 212. Com esta informação, o sistema decircuito 124 pode determinar se o recipiente 112 foicheio com material de impressão 110. Uma vez que osistema de circuito 124 determinou (ou foi provido com)uma tal determinação, então o sistema de circuito 124pode indicar tal determinação, ou a falta de taldeterminação, ao usuário através de uma interface deusuário tal como uma tela ("display") 126, por exemplo,através de uma mensagem de texto. Então, por exemplo, umamensagem pode indicar que o recipiente 112 foi cheio.Outra mensagem pode indicar que o recipiente 112 não foicheio. 0 sistema de circuito 122 pode prover informação,indicativa de tal determinação, também à memória 12 8, sepresente.
Em certas implementações, o sistema de circuito 124 podeser configurado para se acoplar operativamente com oindicador de enchimento 212 usando o sistema de circuito122 para completar essencialmente a conexão decomunicações de acordo com o elo de comunicação 106.
Em ainda outras implementações, todo ou porções dosistema de circuito 122 pode ser provido como parte dorecipiente 112 e/ou do indicador de enchimento 212. Emoutras implementações, o indicador de enchimento 212 podeincluir, ser parte de, ou de outra forma acopladooperativamente na lógica embutida e/ou no sistema decircuito de memória do recipiente 112.
Agora se faz referência à Figura 2, a qual ilustra, commais detalhe, certas características exemplificativas deum recipiente 112 representativo apresentado em forma dediagrama de bloco.
Como mostrado, o recipiente 112 inclui uma carcaça 2 02formando um reservatório 2 04 ali dentro para conter omaterial de impressão 110. O reservatório 204 podeincluir outros materiais ou estruturas ali dentro senecessário. Por exemplo, bolsas, balões, esponjas ououtros materiais absorventes de líquidos podem serprovidos para a retenção do fluído e para outrospropósitos como conhecido da técnica para impressão ajato de tinta, e compartimentos, mecanismos de agitação,etc., como conhecido da técnica podem ser providos paraagitação/movimentação do toner na impressão a laser. Comotambém é conhecido da técnica, o recipiente 112 pode serincorporado em, ou de outro modo incluir um mecanismo decabeça de impressão (não mostrado) em certasimplementações.
A carcaça 202 inclui uma característica de saída (porexemplo, uma porta de saída 2 06) que é configurada parapermitir que o material de impressão 110 seja removido,ou se não acessado, de dentro do reservatório 2 04 emsuporte ao processo de impressão. A carcaça 2 02 tambéminclui uma característica de entrada (por exemplo, umaporta de enchimento 208) que é configurada para permitirque o material de impressão 110 seja depositado, ou senão colocado, no reservatório 204.
A porta de saída 2 06 e a porta de enchimento 208 podemvir em uma variedade de formas, formatos diferentes eincluem vários mecanismos para realizar ou dar suporte àimpressão, manutenção e/ou ao processo de enchimentodependendo do tipo de dispositivo de impressão 102 e/oudo material de impressão 110. Por exemplo, para umaimpressora a jato de tinta a porta de enchimento 208 podeser configurada mecanicamente para manter o fluído semgotejar inadvertidamente para fora do reservatório 2 04,provendo-se um mecanismo de auto-vedação (não mostrado),por exemplo, um septo ou outro elemento similar quepermita uma agulha ou outra implementação entrarmomentaneamente no reservatório 2 04 e introduzir materialde impressão 110 adicional (ou possivelmente diferente)ali dentro.
Para uma impressora a laser a porta de enchimento 2 08pode ser configurada mecanicamente para manter o tonerser gotejar inadvertidamente fora do reservatório 204.
Por exemplo, a porta de enchimento pode incluir ummecanismo selável (não mostrado), por exemplo, uma janelapequena ou porta que tranca ou fecha automaticamente, ououtra elemento similar que permita a introdução dematerial de impressão 110 adicional (ou possivelmentediferente) no reservatório 204.
Esses são apenas alguns exemplos, aqueles comconhecimento da técnica reconhecerão que uma variedade derecursos mecânicos bem conhecidos pode ser utilizada.
Independentemente do(s) mecanismo(s) usado(s) para aporta de enchimento 2 08, haverá pelo menosmomentaneamente uma abertura 210 dentro da porta deenchimento 208 durante o processo de enchimento.
O recipiente 112 inclui ainda um indicador de enchimento212 que é configurado para ser modificado de formadetectável como um resultado de um processo de enchimentoque utiliza a porta de enchimento 208. Assim, porexemplo, em certas implementações exemplificativas, ummecanismo de abertura 214 de um indicador de enchimento212 é alterado permanentemente quando a abertura 210 écriada ou de outra maneira usada pela primeira vez paraencher o reservatório 204. A alteração resultante domecanismo de abertura 214 muda de alguma forma, pelomenos uma característica elétrica detectável do mecanismode abertura 214. A modo de exemplo, um instrumento ouferramenta de enchimento tal como, por exemplo, umaagulha (não mostrada) alteraria o mecanismo de abertura214 antes de passar através da abertura 210. Em certasimplementações, uma alteração assim é permanente.
Por exemplo, a característica elétrica detectável podeincluir uma característica resistiva, uma característicacapacitiva, uma característica indutiva, ou umacombinação disso que seja associada com o mecanismo deabertura 214. Como tal, a característica elétricaexibiria um estado inicial anterior à alteração e umestado diferente após a alteração. Conseqüentemente, umadeterminação pode ser feita então pelo correspondente, ououtro, sistema de circuito na detecção da característicaelétrica como se a porta de enchimento 2 08 tem sido ounão usada durante o processo de enchimento.
Para detectar a característica elétrica do mecanismo deabertura 214 do indicador de enchimento 212, umainterface 216 pode ser provida. A interface 216 podeincluir uma ou mais características condutoras tais como,por exemplo, fios, trilhas, contatos, terminais, antenas,ou similares, que permitem aos sistemas de circuito 122e/ou 124 detectar eletricamente a característica elétricado mecanismo de abertura 214. Como descrito previamenteem certas implementações, a interface 216 pode incluirtodo ou parte do sistema de circuito 122.
Atenção é atraída para as figuras 3A-C, as quais ilustramalguns arranjos alternativos exemplificativos de umindicador de enchimento do recipiente 112.
Na Figura 3A, o indicador de enchimento 212' inclui umainterface 216 arranjada em um lado diferente dorecipiente 112 que o da porta de enchimento 208 e ummecanismo de abertura 214 que está pelo menosparcialmente dentro do reservatório 204. Aqui, porexemplo, durante o processo de enchimento, uma agulha(não mostrada) alteraria o mecanismo de abertura 214 apóspassar através da abertura 210.
Na Figura 3B, o indicador de enchimento 212"' inclui umainterface sem fio 216 que é arranjada para se comunicarcom a porção sem fio 302 correspondente. A porção sem fio302 pode ser parte do sistema de circuito 122 ou 124, porexemplo. A interface sem fio 216 pode incluir componentessem fio, ativos ou passivos. Por exemplo, a interface semfio 216 pode incluir transmissor, dispositivo deidentificação de freqüência de rádio (RFID) ou similar,uma antena, ou sistema de circuito detectável remotamentecapaz de identificar se o mecanismo de abertura 214 foialterado ou não. Apesar de ilustrada neste exemplo comoestando dentro do reservatório 2 04, reconhece-se que ainterface sem fio 216 pode estar toda ou parcialmentearranjada fora do reservatório 204.
A porção sem fio 302 pode ser configurada para transmitirum sinal de interrogação, ou algo similar, que provoqueuma resposta da interface sem fio 216 indicando de algummodo o estado ou condição do mecanismo de abertura 214.
Assim, por exemplo, em certas implementações, quando omecanismo de abertura 214 não foi alterado, a interfacesem fio 216 pode ser capaz de responder em seguidatransmitindo ou refletindo um sinal de retorno. Porém,quando o mecanismo de abertura 214 foi alterado ainterface sem fio 216 pode ser impedida de responder comum sinal de retorno tal. Em outras implementações, esteprocesso pode ser o oposto, de forma que até que omecanismo de abertura 214 seja alterado a interface semfio 216 é incapaz de responder de volta transmitindo ourefletindo um sinal de retorno.
Enquanto os exemplos acima se referem à transmissão desinais eletromagnéticos, em outras implementações ainterface sem fio 216 e a porção sem fio 302 podem usarum acoplamento magnético, indutivo e/ou capacitivo semfio, que realize essencialmente a função de indicar aosistema de circuito 122 e/ou 124 se o mecanismo deabertura 214 foi ou não alterado como um resultadoprovável do recipiente 112 ter sido cheio com material deimpressão 110.
A Figura 3C ilustra que, em certas implementações, oindicador de enchimento 212"' pode ser formado pelo menosparcialmente dentro da estrutura da carcaça 2 02. Aqui,por exemplo, o mecanismo de abertura 214 é arranjadodentro de uma parede 218 da carcaça 2 02 e pelo menos umaporção da interface 216 é acessível fora da carcaça 202.Se a interface 216 fosse sem fio, também poderia serarranjada dentro da parede 218.
Aqueles com conhecimento da técnica reconhecerão que sãopossíveis outros arranjos para prover um indicador deenchimento de um reservatório.
Agora faz-se referência às Figuras 4A-E, as quaisilustram um mecanismo de abertura 400 antes e após tersido alterado durante um processo de enchimento.
A Figura 4A mostra uma porta de enchimento 402 que estáconfigurada para receber uma agulha de enchimentoabrindo-se em uma abertura prolongada 403, quando aagulha é inserida e fechando-se elasticamente uma vez queagulha é retirada. A porta de enchimento 402 pode serconfigurada, por exemplo, de uma borracha flexível, deplástico ou outro material similar. Tais portas e outrassão bem conhecidas da técnica.
A figura 4B ilustra um mecanismo de abertura 400 usando aporta de enchimento da Figura 4A. Aqui, um membroeletricamente condutor 404 é arranjado sobre pelo menosuma porção da porta de enchimento 402 e em particular,sobre pelo menos uma parte da abertura alongada 403. Omembro eletricamente condutor 404 é capaz de conduzireletricidade nesta condição inalterada e pode incluir,por exemplo, um ou mais fios, trilhas, camadas dematerial, etc.. Assim, o membro eletricamente condutor404 exibe uma característica elétrica inicial que édetectável ou determinável eletricamente pelo sistema decircuito 122 e/ou 124.
A Figura 4C ilustra um mecanismo de abertura 400 durantea inserção de uma agulha através da porta de enchimento402. Como mostrado neste exemplo, a abertura alongada 403começa a se abrir a medida que a agulha é forçada atravésdela, adicionando pressão como estresse ou tensão aomembro 404. Para propósitos demonstrativos na Figura 4C,o membro 404 é ilustrado estirado/estreitado comoresultado dessa pressão. Deve-se compreender, porém, queesta é só uma ilustração e que em outros exemplos omembro 404 poder ser mais frágil ou exibir outrasrespostas a tal pressão.
A Figura 4D ilustra o mecanismo de abertura 400 após aagulha 406 ter passado através da porta de enchimento 402e o membro 404. Aqui, a agulha 404 inclui um canal 408através do qual o material de impressão 110 pode serintroduzido no reservatório 204. Como mostrado nesteexemplo, a abertura alongada 403 abriu-se para a agulha406 e durante a inserção da agulha o membro 404 seseparou em duas porções, isto é, o uma primeira porção domembro 404a e uma segunda porção do membro 404b.
A Figura 4E ilustra o mecanismo de abertura 400 depoisque a agulha 406 foi subseqüentemente removida da portade enchimento 402. Como mostrado neste exemplo, aabertura alongada 403 fechou-se e está vedada. O membro404 permanece separado na primeira porção do membro 404ae na segunda porção do membro 404b. Nesta condição, comoilustrado, a primeira porção do membro 404a é isoladaeletricamente da segunda porção do membro 404b.
Conseqüentemente, o membro eletricamente condutor 404exibe agora uma característica elétrica alterada que édetectável ou determinável eletricamente pelo sistema decircuito 122 e/ou 124.
Enquanto a porta de enchimento 402 e o membro 404 sãoilustrados nestes exemplos como estando separados, emcertas implementações podem estar formados integralmentede tal modo que uma vez que a porta de enchimento foiusada ela exibe pelo menos uma característica elétricadetectável diferente.
Agora se faz referência às Figuras 5A-D, as quaisilustram outro exemplar do mecanismo de abertura 500antes e após ser alterado durante o processo deenchimento.
A Figura 5A mostra uma porta de enchimento 402 que éconfigurado para receber uma agulha de enchimento abrindoem uma abertura em forma de furo vedado 503 quando aagulha é inserida e fechando elasticamente uma vez que aagulha é retirada. A porta de enchimento 402 pode serconfigurada de uma borracha flexível, de plástico ououtro material similar, por exemplo.
A Figura 5B ilustra um mecanismo de abertura 500 usando aporta de enchimento da Figura 5A. Aqui, um membroeletricamente condutor 504 é arranjado sobre pelo menosuma porção da porta de enchimento 402 e em particularpróximo da abertura em forma de furo 503. Neste exemplo,o membro eletricamente condutor 5 04 inclui uma porçãoinalterável 506 que é influenciada e através dissoalterada de alguma maneira durante o processo deenchimento para causar uma mudança em pelo menos umacaracterística elétrica detectável do membro 504. Assim,o membro eletricamente condutor 504 exibe umacaracterística elétrica inicial que é detectável oudeterminável eletricamente pelo sistema de circuito 122e/ou 124. A modo de exemplo adicional, em certasimplementações, o membro 504 pode incluir um mecanismointerruptor que faz ou interrompe contatos elétricos, oude alguma outra maneira registra ou identifica que oprocesso de enchimento tem ocorrido.
Enquanto as Figuras 5A-D apresenta um interruptormecanicamente ativado, em outras implementações talmecanismo interruptor pode ou não utilizar estruturasmecânicas que mudam associadas tipicamente cominterruptores. Por exemplo, pode ser usado um mecanismointerruptor de estado sólido. Em outras implementações,uma ou mais camadas de material(ais) condutores ou outrostipos de materiais podem ser puncionados oualternativamente alterados de um jeito que aumente oudiminua a característica elétrica detectável do membro 504.
A Figura 5C ilustra um mecanismo de abertura 500 depoisque a agulha 406 passou através da porta de enchimento402 e afetou a porção alterável 506 e o membro 504. Comomostrado neste exemplo, a abertura em forma de furo 5 03abriu-se para a agulha 406 e durante a inserção da agulhaa porção alterável 506 movimentou-se ou, colocado deoutra forma, foi influenciada através do contato com aagulha 406.
A Figura 5D ilustra um mecanismo de abertura 500 depoisque a agulha foi subseqüentemente removida da porta deenchimento 402. Como mostrado neste exemplo, a aberturaem forma de furo 503 fechou-se e está vedada. O membro504 permanece alterado como ilustrado pelo fato da porçãoalterável 506 estar em uma posição diferente que ailustrada na Figura 5B. Nesta posição/condiçãoresultante, o membro eletricamente condutor 504 agoraexibe uma característica elétrica diferente que édetectável ou determinável eletricamente pelo sistema decircuito 122 e/ou 124.
As Figuras 6A-D ilustram um mecanismo de abertura 600exemplificativo, antes e depois de ser alterado durante oprocesso de enchimento, como pode ser implementado paraum recipiente que contém toner.A Figura 6A mostra uma porta de enchimento 602 formada nacarcaça 2 02 que está configurada para abrir de formamóvel em uma porção articulada 603 ou característicasimilar.
A Figura 6B ilustra um mecanismo de abertura 600 usando aporta de enchimento da Figura 6A. Aqui, um membroeletricamente condutor 604 é arranjado sobre pelo menosuma porção da porta de enchimento 602 . O membroeletricamente condutor 604 é capaz de conduzireletricidade nesta condição inalterada e pode incluir,por exemplo, um ou mais fios, trilhas, camadas dematerial, etc.. Assim, o membro eletricamente condutor604 exibe uma característica elétrica inicial que édetectável ou determinável eletricamente pelo sistema decircuito 122 e/ou 124.
A Figura 6C ilustra um mecanismo de abertura 600 quandoabre para permitir que se adicione material de impressão110 ao reservatório 204. Aqui, a porta de enchimento 602abriu-se balançando a porção articulada 603 para revelaro reservatório 204. Note-se que na Figura 6C a porta deenchimento 602 é ilustrada como uma porta ou janela que ébalançada para cima. Como mostrado neste exemplo, aabertura da porta de enchimento 602 separou o membro 604em duas porções, isto é, a primeira porção do membro 604ae a segunda porção do membro 604b.
A figura 6D ilustra o mecanismo de abertura 600 quandofechado subseqüentemente. 0 membro 604 permanece separadona primeira porção do membro 604a e na segunda porção domembro 604b. Nesta condição, como ilustrado, a primeiraporção do membro 604a é isolada eletricamente da segundaporção do membro 604b. Conseqüentemente, o membroeletricamente condutor 604 exibe agora uma característicaelétrica alterada que é detectável ou determináveleletricamente pelo sistema de circuito 122 e/ou 124.
Enquanto a porta de enchimento 604 e o membro 604 sãoilustrados nestes exemplos como estando separados, emcertas implementações eles podem estar formadosintegralmente de forma que, uma vez que a porta deenchimento foi usada ela exibe pelo menos umacaracterística elétrica detectável diferente.
As Figuras 7A-D ilustra mais outro mecanismo de abertura700 antes e depois se ser alterado durante o processo deenchimento.
A Figura 7A mostra uma porta de enchimento 602 formada nacarcaça 2 02 que é configurada para abrir de forma móvelem uma porção articulada 603 ou outra característicasimilar.
A Figura 7B ilustra um mecanismo de abertura 7 00 usando aporta de enchimento da Figura 7A. Aqui, um membroeletricamente condutor 7 04 é arranjado sobre pelo menosuma porção da porta de enchimento 602. Neste exemplo, omembro eletricamente condutor 7 04 inclui uma porçãoalterável 706 que é influenciada e através disso alteradade alguma maneira durante o processo de enchimento paracausar uma mudança em pelo menos uma característicaelétrica detectável do membro 704. Assim, o membroeletricamente condutor 7 04 exibe uma característicaelétrica inicial que é detectável ou determináveleletricamente pelo sistema de circuito 122 e/ou 124. Amodo de exemplo adicional, em certas implementações, omembro 7 04 pode incluir um mecanismo interruptor que fazou interrompe contatos elétricos ou, de alguma outramaneira, registra ou identifica que o processo deenchimento tem ocorrido.
A Figura 7C ilustra um mecanismo de abertura 700 quando aporta de enchimento 602 é aberta para permitir que omaterial de impressão 110 seja adicionado ao reservatório204. Aqui, a porta de enchimento 602 abriu-se balançandona porção articulada 603 para revelar o reservatório 204.
Note-se que na Figura 7C, a porta de enchimento 602 éilustrada como uma porta ou janela que é balançada paracima. A abertura da porta de enchimento 602 influenciou aporção alterável 706 de alguma forma.
A Figura 7D ilustra o mecanismo de abertura 7 00 depoisque subseqüentemente a porta de enchimento é fechada. 0membro 7 04 permanece alterado como ilustrado pelo fato daporção alterável 706 estar em uma posição diferente que ailustrada na Figura 7B. Nesta posição/condiçãoresultante, o membro eletricamente condutor 7 04 agoraexibe uma característica elétrica diferente que édetectável ou determinável eletricamente pelo sistema decircuito 122 e/ou 124.
Associado com as implementações exemplificativas acima,tem-se um método que inclui a formação do recipiente 112configurado para receber o material de impressão 110através da porta de enchimento 2 08, manter o material deimpressão 110 no reservatório 204, e dispensar o materialde impressão 110 através da porta de saída 206. Estemétodo inclui prover uma quantidade inicial de materialde impressão 110 dentro do recipiente 112, eoperativamente acoplar um indicador de enchimento 212 aorecipiente 112. Aqui, por exemplo, o indicador deenchimento 212 pode incluir um mecanismo de abertura 214,o qual é configurado para ser alterado de formadetectável quando a porta de enchimento 2 08 é usada paradepositar material de impressão 110 dentro doreservatório 204. A interface 216, a qual está acopladaoperativamente ao mecanismo de abertura 214, éconfigurada para permitir a detecção de pelo menos umacaracterística elétrica do mecanismo de abertura 216.Como exemplo, a característica elétrica pode incluir umacaracterística elétrica resistiva, uma característicaelétrica capacitiva, uma característica elétricaindutiva, ou similar.
Outro método exemplificativo associado com asimplementações exemplificativas acima inclui encher orecipiente 112 com uma quantidade de material deimpressão 110 através da porta de enchimento 2 08 de umamaneira que se altere de forma detectável o indicador deenchimento 212. O método pode ainda incluir o acoplamentooperativamente do recipiente 112 a um dispositivo deimpressão 102, a detecção de pelo menos umacaracterística elétrica do mecanismo de abertura 214usando a interface 216, e a determinação de que orecipiente 112 tem sido cheio através da porta deenchimento 208 com base na característica elétricadetectada. O método pode incluir também, na determinaçãode que o recipiente 112 tem sido cheio através da portade enchimento 208, a identificação através de pelo menosuma interface de usuário 118, 12 6 de que o recipiente 112foi cheio.
Apesar de que a revelação acima tem sido descrita emlinguagem específica para característicaestruturais/funcionais e/ou atos metodológicos, deve-seentender que as reivindicações anexas não são limitadasàs características ou aos atos descritos. Se não, que ascaracterísticas e atos específicos são formasexemplificativas de implementar esta revelação.