BRPI0611306A2 - processo para isolar metilglicinanitrila-n,n-diacetonitrila de uma emulsão aquosa - Google Patents

processo para isolar metilglicinanitrila-n,n-diacetonitrila de uma emulsão aquosa Download PDF

Info

Publication number
BRPI0611306A2
BRPI0611306A2 BRPI0611306-0A BRPI0611306A BRPI0611306A2 BR PI0611306 A2 BRPI0611306 A2 BR PI0611306A2 BR PI0611306 A BRPI0611306 A BR PI0611306A BR PI0611306 A2 BRPI0611306 A2 BR PI0611306A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
mgdn
aqueous
mixture
process according
temperature
Prior art date
Application number
BRPI0611306-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Bernd Judat
Matthias Rauls
Alfred Oftring
Katrin Friese
Original Assignee
Basf Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Basf Ag filed Critical Basf Ag
Publication of BRPI0611306A2 publication Critical patent/BRPI0611306A2/pt
Publication of BRPI0611306B1 publication Critical patent/BRPI0611306B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C253/00Preparation of carboxylic acid nitriles
    • C07C253/32Separation; Purification; Stabilisation; Use of additives
    • C07C253/34Separation; Purification
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C255/00Carboxylic acid nitriles
    • C07C255/01Carboxylic acid nitriles having cyano groups bound to acyclic carbon atoms
    • C07C255/24Carboxylic acid nitriles having cyano groups bound to acyclic carbon atoms containing cyano groups and singly-bound nitrogen atoms, not being further bound to other hetero atoms, bound to the same saturated acyclic carbon skeleton
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C255/00Carboxylic acid nitriles
    • C07C255/01Carboxylic acid nitriles having cyano groups bound to acyclic carbon atoms
    • C07C255/24Carboxylic acid nitriles having cyano groups bound to acyclic carbon atoms containing cyano groups and singly-bound nitrogen atoms, not being further bound to other hetero atoms, bound to the same saturated acyclic carbon skeleton
    • C07C255/25Aminoacetonitriles

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)

Abstract

PROCESSO PARA ISOLAR METILGLICINANITRILA-N,N-DIACETONITRILA DE UMA EMULSãO AQUOSA. A invenção diz respeito a um processo para isolar metil glicina nitrila-N,N-diacetonitrilas (MGDN) de um emulsão aquosa que contém MGDN com um teor de MGDN de 3 a 50 % em peso em um cristalizador, o processo inventivo é caracterizado por (a) resfriar a emulsão aquosa, começando a partir de uma temperatura acima do ponto de solidificação, até uma temperatura abaixo do ponto de solidificação, a taxa de resfriamento na média temporal não excedendo 5 K/h, até substancialmente a quantidade total do MGDN emulsificado solidificar; e (b) continuar a resfriar a suspensão aquosa obtida e/ou concentrá-la, a taxa de resfriamento sendo mais alta do que aquela na etapa (a).

Description

"PROCESSO PARA ISOLAR METILGLICINANITRILA-N,N-DIACETONITRILA DE UMA EMULSÃO AQUOSA"
A invenção diz respeito a um processo para isolarmetilglicinanitrila-N,N-diacetonitrila de uma mistura aquosa bruta, como éobtida na preparação de metilglicinanitrila-N,N-diacetonitrila.
Os aminopolifosfonatos, policarboxilatos ou aminopoli-carboxilatos, tais como ácido etilenodiaminotetracético (EDTA)5 que sãofreqüentemente usados como agentes complexantes em detergentesdomésticos são biodegradáveis somente até um certo grau. Uma alternativabarata é fornecida pelos derivados do ácido glicina-N,N-diacético, tal como oácido metilglicina-N,N-diacético (MGDA), que é não tóxico e facilmentebiodegradável. O uso de MGDA e dos derivados do ácido glicina-N,N-diacético relacionados, em detergentes e as suas sínteses são descritos na WO-A 94/29421 e US 5.849.950. Para a produção barata dos derivados do ácidoglicina-N,N-diacético, altas demandas são feitas no rendimento das etapas desíntese individuais e pureza dos intermediários isolados.
O MGDA é preparado através da reação de iminodiaceto-nitrila com acetaldeído e ácido cianídrico ou de alfa-alaninonitrila comformaldeído e ácido cianídrico, e da hidrólise alcalina do MGDN obtido comoum intermediário com uma solução de hidróxido de sódio para obter o sal detrissódio de MGDA. De modo a obter altos rendimentos de MGDA, édesejável isolar o MGDN como um intermediário e usá-lo como umasubstância pura na etapa de hidrólise que segue. Na US 5.849.950, exemplo 2,o MGDN é cristalizado a partir da mistura de produto bruta da reação deHCN, formaldeído e alaninonitrila que é obtida em uma etapa precedente insitu a partir de acetaldeído, HCN e amônia, resfriando-se a mistura deprodutos.
A mistura aquosa bruta que compreende MGDN podecompreender uma série de componentes secundários. Quando o MGDN épreparado através da reação de Strecker de pH controlado a partir deiminodiacetonitrila (IDN) com acetaldeído e ácido cianídrico, o IDN pode serusado como uma matéria prima cristalina ou ser obtido através da reação depH controlado de urotropina com HCN em uma solução aquosa e serconvertido a MGDN sem isolamento. Como componentes secundários, amistura bruta de MGDN aquosa então compreende sulfato de amônio,acetaldeído cianoidrina, formaldeído cianoidrina,metilenobisiminodiacetonitrila (MBIDN), nitrilotriacetonitrila (NTN), eedutos não convertidos.
O MGDN tem solubilidade dependente de temperatura muitoelevada em água. Por exemplo, somente cerca de 0,5 % em peso de MGDNdissolve a 10°C em água ou em uma solução de sulfato de amônio aquosa. Aaproximadamente 60°C, a solubilidade é ainda de cerca de 5 % em peso.Acima de aproximadamente 60°C, uma emulsão de MGDN e sua soluçãoaquosa com mais do que 5 % em peso de MGDN dissolvido é presente.Nenhum diagrama de fase do sistema de água-MGDN é conhecido.
Devido a dependência à alta temperatura da solubilidade doMGDN em água, o MGDN pode ser isolado de sua solução aquosacristalizando-se com resfriamento e separação de sólido/liquido subseqüente.No decorrer do resfriamento de uma solução ou emulsão aquosas de MGDN,MGDN precipita como um sólido na forma de cristais finos semelhantes aagulha que aglomeram. O líquido precursor incorporado nos aglomeradoscompreendem, como impurezas, todos os componentes secundários da síntesede MGDN, de modo que os cristais úmidos removidos por filtração têm umacor marrom escuro. Na cristalização por resfriamento, as incrustaçõesadicionalmente ocorrem nas paredes do cristalizador.
E um objetivo da invenção fornecer um processo melhoradopara remover o MGDN da mistura de produtos bruta aquosa obtida na suapreparação.O objetivo é alcançado através de um processo para isolarmetilglicinanitrila-N,N-diacetonitrila (MGDN) de uma emulsão aquosa quecompreende MGDN e tem um teor de MGDN de 3 a 50 % em peso em umcristalizador, que compreende as etapas:
(a) a emulsão aquosa é, começando de uma temperatura acima doponto de solidificação, resfriada até uma temperatura abaixo doponto de solidificação, a taxa de resfriamento calculada em médiacom o tempo não excedendo 5 K/h, até substancialmente todo oMGDN emulsificado solidificar,
(b) a suspensão aquosa resultante é novamente resfriada e/ouconcentrada, e a taxa de resfriamento pode ser maior do que naetapa (a).
E essencial que a mistura de produtos bruta que compreendeMGDN e é presente acima do ponto de solidificação do MGDN como umaemulsão de MGDN como uma fase orgânica dispersada em uma solução desaturada aquosa como uma fase aquosa contínua seja resfriada abaixo doponto de solidificação na etapa (a), calculada em média com o tempo,somente de modo muito lento, isto é com uma taxa de resfriamento baixa(expressada em K/h). O ponto de solidificação é aquela temperatura em que oMGDN da pureza dada solidifica, isto é as gotículas de MGDN emulsificadasna fase aquosa solidificam. Este ponto pode, dependendo do tipo e daquantidade de impurezas presentes no MGDN, variar alguns 0C e éaproximadamente de 65°C para o MGDN puro.
A taxa de resfriamento na etapa (a), calculada em média com otempo, é de < 5 K/h, preferivelmente de 3 K/h. A taxa de resfriamento pode aprincípio ser tão pequena o quando desejado; para propósitos práticos, esta éno geral de 1 K/h a 5 K/h. A taxa de resfriamento instantânea pode serconstante ou variar contanto que, até o tempo em que virtualmente atotalidade do MGDN emulsificado foi convertida do estado líquido para osólido (cristalino), isto é, uma suspensão se formou a partir da emulsão, a taxade resfriamento calculada em média com o tempo não exceda o valor delimite especificado. Por exemplo, a emulsão pode primeiro ser rapidamenteresfriada, a uma razão que momentaneamente excede de modo significante ovalor de limite especificado, e subseqüentemente ser resfriada novamente comuma taxa de resfriamento muito inferior que está distintamente abaixo dovalor de limite especificado, ou a temperatura é subseqüentemente mantidasubstancialmente constante por um período, até virtualmente todo o MGDNemulsificado solidificar. Por exemplo, a emulsão pode ser "rapidamente"resfriada, por exemplo com um taxa de resfriamento instantânea de > 5 K/h, auma temperatura de até IO0C abaixo do ponto de solidificação, que é seguidopor um "tempo de contenção" durante o qual a temperatura ésubstancialmente mantida constante até virtualmente todo o MGDNemulsificado solidificar. Por exemplo, este tempo de contenção pode ser de0,5 a 2 horas.
A emulsão aquosa pode ser resfriada na etapa (a) permitindo-se que a água evapore e/ou removendo-se o calor por intermédio da parede docristalizador.
Na etapa (b) que segue, a suspensão aquosa resultante pode sernovamente resfriada/ou concentrada, e a taxa de resfriamento pode ser maiordo que na etapa (a).
O resfriamento lento da suspensão na etapa (a) garante que oMGDN emulsificado já se solidificou e está presente na forma cristalina antesque exista uma cristalização significante do MGDN dissolvido da soluçãocomo um resultado de outro resfriamento da mistura de MGDN/água. Destemodo, a solidificação do MGDN emulsificado e a cristalização do MGDNdissolvido da solução são separados a tempo. Isto substancialmente elimina anova formação de sementes de cristal, como um resultado de que a formaçãode finos é prevenida. O MGDN então cristaliza da solução completamente demodo predominante nos já presentes cristais de MGDN grossos. Este efeitonão ocorre quando o resfriamento excessivamente rápido resultaessencialmente na solidificação das gotículas de MGDN emulsificado e nacristalização do MGDN dissolvido simultâneas.
Durante a operação de cristalização, a preferência é dada àevaporação da água da mistura aquosa por pelo menos algum tempo, no casoo qual esta operação de evaporação pode ser acompanhada pelo resfriamentoe/ou pela concentração da mistura. Como um resultado da evaporação, umazona de supersaturação se forma, essencialmente unindo a interface espaciallíquido/gás da mistura aquosa, em que existe uma cristalização aumentada deMGDN da solução. Quando outras sementes de cristais são formadas, estassão formadas somente na zona relativamente estreita de supersaturação naadjacência da interface, de modo que seu número é controlado. Estas sãosubseqüentemente transportadas no interior da suspensão, onde elas sedesenvolvem porém apenas em baixa supersaturação.
A preferência deve ser dada ao resfriamento permitindo-se aágua evaporar no resfriamento removendo-se o calor por intermédio da parededo vaso, contanto que o resfriamento evaporativo é ainda tecnicamentepossível sem qualquer problema. Isto também previne que os cristais deMGDN sejam depositados na parede do cristalizador, e que haja incrustaçãoda parede do cristalizador. É no geral possível, sem qualquer problema quantoa existir um resfriamento evaporativo até uma temperatura da mistura aquosade aproximadamente 30°C.
A mistura pode ser resfriada e a fração de água da mistura sermantida substancialmente constante. A mistura é resfriada através da retiradade calor através da operação de evaporação quando a operação de evaporaçãoé substancialmente realizada (ou pelo menos parcialmente) de modoadiabático. O teor de água da mistura de MGDN é mantido substancialmenteconstante em virtude da condensação do vapor d'água e escoado de volta paraa mistura (trabalhando com "refluxo total"). A evaporação foi realizada pelaredução da pressão para uma pressão abaixo da pressão parcial do vapor deágua na mistura na temperatura particular.
Alternativamente, a mistura pode ser concentrada evaporando-se a água, em que caso a temperatura sejam mantida substancialmenteconstante, isto é, a operação de evaporação é realizada substancialmente demodo isotérmico.
A mistura pode ser resfriada ou concentrada evaporando-se aágua. Estas duas operações podem ser realizadas de modo simultâneo ousucessivamente. Ambas as operações ocorrem sucessivamente quando aoperação de evaporação é realizada adiabaticamente e a água evaporada não écompletamente reposta, isto é, por exemplo, existe somente o refluxo parcialda água condensada ou nenhum refluxo. Não obstante, também é possível porexemplo primeiro realizar uma evaporação isotérmica com um aumento naconcentração e depois uma evaporação adiabática, em que caso seja possíveltrabalhe com refluxo total, refluxo parcial ou sem refluxo.
Em uma forma de realização do processo de acordo com ainvenção, o resfriamento é efetuado na etapa (b) resfriando-se por evaporação,caso este em que o mesmo é realizado até a temperatura da mistura tem caídopelo menos até 30°C. E além disso preferido remover o calor por intermédioda parede do cristalizador tão logo a temperatura caia abaixo deaproximadamente 30°C ou mais baixo. Além disso é preferido manter umataxa de resfriamento na etapa (b) que, calculada em média com o tempo, é depelo menos 5 K/h, preferivelmente de > 7,5 K/h, em particular na faixa de 10a 30 K/h.
A preferência é dada ao resfriamento na etapa (b) para umatemperatura abaixo de 20°C. Isto obtém a cristalização substancial do MGDNdissolvido.
De acordo com a invenção, os cristais maiores são formadosem toda parte. Não obstante, menos líquido precursor se aderem a estes; emparticular, nenhum líquido precursor pode ser "incorporado" nos aglomeradosdos cristais ultrafinos, ou o líquido precursor que se adere pode serprontamente removido, por exemplo através de filtração simples oucentrifugação. Isto reduz consideravelmente a complexidade da purificação. Aincrustação das paredes do cristalizador também é eficazmente prevenida.
A concentração de MGDN da mistura de produtos brutaaquosa é no geral de 3 a 50 % em peso, preferivelmente de 15 a 40 % empeso, mais preferivelmente de 20 a 35 % em peso. Um teor de MGDNdissolvido de 1 % em peso corresponde a uma temperatura de cristalização deaproximadamente 20°C, um teor de MGDN dissolvido de 5 % em peso parauma temperatura de cristalização de aproximadamente 55°C. A 10°C, asolubilidade em água de MGDN ainda é de cerca de 0,5 % em peso.
Somente a um baixo teor de MGDNs da mistura de no geralaté 10 % em peso, pode ser apropriado no início da operação de cristalizaçãorealizar uma então chamado "alça de semeadura", isto é, primeiro parareaquecer a mistura alguns 0C após a formação dos cristais de modo aredissolver uma porção dos cristais formados, e subseqüentemente resfriá-lanovamente.
Em uma forma de realização do processo de acordo com ainvenção, a mistura aquosa é resfriada na etapa (b) evaporando-se água, nodecurso de que a concentração de MGDN da mistura é mantidasubstancialmente constante. Esta variante também pode ser referida como a"cristalização a vácuo por resfriamento" que é realizada com refluxo total.
Em uma outra forma de realização do processo de acordo coma invenção, a mistura aquosa é concentrada na etapa (b) evaporando-se água,no decurso de que a temperatura da mistura é mantida substancialmenteconstante. Esta variante também pode ser referida como "cristalizaçãoevaporativa isotérmica".Em uma outra forma de realização do processo de acordo coma invenção, a etapa (b) compreende tanto o resfriamento quanto aconcentração da mistura aquosa, essas duas operações prosseguindo de modosimultâneo ou sucessivamente. Em uma variante preferida desta forma derealização, uma cristalização por resfriamento a vácuo é realizada somentecom refluxo parcial do vapor da água condensado ou sem refluxo.
O modelo do cristalizador em que o processo de acordo com ainvenção é realizado pode ser de qualquer modelo. Este pode, por exemplo,ser um cristalizador de reservatório agitado, cristalizador de circulação deforça, cristalizador de tubo guia ou cristalizador de leito fluidizado, porexemplo do tipo Oslo. O processo de acordo com a invenção pode serrealizado por batelada, de modo semicontínuo ou contínuo. Este épreferivelmente realizado por batelada, por exemplo em um cristalizador detanque agitado.
Os cristais podem ser removidos através da separação desólido/líquido com qualquer dispositivo de separação sólido/líquido, porexemplo um filtro de sucção, um filtro rotatório, um filtro de correia, umacentrífuga impulsora, uma centrífuga de depósito ou outros. Os cristaisremovidos podem ser subseqüentemente lavados, por exemplo com água oucom a mistura de partida da cristalização como um líquido de lavagem.
A mistura bruta aquosa dos produtos que compreende MGDNda qual o MGDN é isolado através do processo de acordo com a invenção éno geral obtida por
1. Reagir a iminodiacetonitrila (IDN) com o HCN e acetaldeído nasolução aquosa. A iminodiacetonitrila pode ser obtida como umaemulsão aquosa em um estágio precedente de urotropina e ácidocianídrico ou a partir de formaldeído cianoidrina e amônia.
2. Reagir a alaninonitrila com HCN e formaldeído em uma soluçãoaquosa. A alaninonitrila pode ser obtida em um estágio precedente apartir de acetaldeído, HCN e amônia ou acetaldeído cianoidrina eamônia.
A preferência é dada a obter-se uma mistura aquosa bruta deprodutos que compreendem MGDN como segue:
1a. A iminodiacetonitrila (IDN) é convertida reagindo-se a urotropina,que pode ser obtida in situ a partir de amônia e formaldeído, comácido cianídrico a um pH de 5,5 a 6,3, preferivelmente de 5,7 a 6,1,mais preferivelmente de 5,8 a 6,0, e uma temperatura na faixa de 20a 90°C, preferivelmente de 25 a 80°C. A razão molar de amônia:
formaldeído:ácido cianídrico é no geral de 1:1,5:1,5 a 1,9; aconcentração de IDN na emulsão aquosa resultante é no geral de 15a 40 % em peso, preferivelmente de 20 a 35 % em peso.
Subseqüentemente, o pH da emulsão de IDN aquosa é ajustadocom ácido mineral para de 2 a 1,0, preferivelmente de 1,8 a 1,5, maispreferivelmente de 1,8 a 1,7. A emulsão de IDN acidificada é depois reagidacom acetaldeído e ácido cianídrico para fornecer o MGDN. A razão molar doIDN:acetaldeído:HCN é no geral de 1:1 a 1,2:1 a 1,2, preferivelmente de 1:1,0a 1,1:1,1 a 1,2; a temperatura na reação é no geral de 40 a 90°C,preferivelmente de 50 a 80°C. A concentração do MGDN da emulsão aquosaresultante é no geral de 20 a 50 % em peso, preferivelmente de 25 a 40 % empeso. Antes da cristalização ser realizada, a preferência é dada a diluir aemulsão aquosa com água a um teor de MGDN de 15 a 40 % em peso,preferivelmente de 20 a 35 % em peso.
A IDN também pode ser preparada reagindo-se o formaldeídocianoidrina com amônia. Alternativamente, o material de partida usado comoo reagente pode ser IDN cristalino que é emulsificado em água.
2a. Alfa-alaninonitrila (AN) é preparada reagindo-se o excesso deamônia com acetaldeído e HCN ou reagindo-se o acetaldeídocianoidrina com o excesso de amônia, a amônia sendo usada comouma solução aquosa, na forma gasosa ou na forma líquida. A reaçãopode ser realizada sob pressão. O excesso de amônia é
preferivelmente retirado por destilado sob pressão reduzida. A ANbruta é reagida com formaldeído e ácido cianídrico para fornecer oMGDN. Para esta finalidade, o pH de uma solução de AN aquosa éajustado com ácido mineral para de 2 a 1,0, preferivelmente de 1,8a 1,5, e mais preferivelmente de 1,8 a 1,7. A razão molar deAN:formaldeído:HCN é no geral de 1:1,0 a 1,2:1,0 a 1,2; atemperatura na reação é no geral de 40 a 90°C, preferivelmente de50 a 80°C. A concentração de MGDN da emulsão aquosa resultanteé no geral de 20 a 50 % em peso, preferivelmente de 25 a 40 % empeso. Antes da cristalização ser realizada, a emulsão aquosa épreferivelmente diluída com água a um teor de MGDN de 15 a40 % em peso, preferivelmente de 20 a 35 % em peso.
A invenção é ilustrada em detalhes pelos exemplos queseguem.
Exemplos
Preparação de uma emulsão de MGDN aquosa bruta
Exemplo 1
A IDN é preparada reagindo-se uma solução de 173,9 g (1,241mol) de urotropina em 535 g de água com 210,9 g (7,814 moles) de ácidocianídrico. Para regular o pH de 5,8 a 5,9, um total de 188 g de ácido sulfuricoa 50 % em peso são medidos. Isto resulta em 1090 g de uma solução aquosaque compreende 336,3 g (3,54 moles) de IDN (95 % de rendimento com baseem formaldeído). O pH da solução é ajustada a 1,8 e sua temperatura a 60°Cadicionando-se 60 g (0,306 mol) de ácido sulfurico a 50 % em peso.Subseqüentemente, 105,1 g (3,894 moles) de HCN e 171,6 g (3,894 moles) deacetaldeído são medidos dentro de 75 minutos. A temperatura cresce paraaproximadamente 80°C. A mistura é agitada a 80°C por um adicional de 60minutos. Durante a adição dos reagentes e durante a pós-reação, o pH caiupara aproximadamente 1,2. Isto resulta em aproximadamente 1440 g de umaemulsão de MGDN a aproximadamente 36 % em peso que compreende 515 gde MGDN (3,469 moles; 98 % de rendimento com base em EDN).
Isolamento do MGDN da emulsão bruta
Exemplo Comparativo
Um recipiente agitado revestido de 1 1 feito de vidro como umcristalizador é inicialmente carregado com 1120 g de uma emulsão de MGDNaquosa a 8 % em peso a 70°C com agitação. O fluido de controle detemperatura no revestimento é usado para resfriar a solução até 61°C. Istoforma um grande número de sementes de cristal. Após o aquecimento até64°C exatamente abaixo do ponto de solidificação, uma porção destassementes desapareceram novamente. Subseqüentemente, a mistura é resfriadaaté 10°C resfriando-se com salmoura a um taxa de resfriamento de 10 K/hcom agitação. Os cristais precipitados são removidos com um filtro de sucção.Como pode ser visto sob um microscópio (figura 1), os cristais compreendem,além de cristais como agulhas de aproximadamente 100 μπι de comprimento,predominantemente finos de tamanho <10 μηι. Visto que os cristais tendem aaglomerar e o líquido precursor adere entre os cristais, os cristais úmidospermanecem na cor marrom intenso do líquido precursor. As paredes dorecipiente do cristalizador têm graves incrustações.
Exemplo 2
O recipiente agitado revestido de 1 litro é inicialmentecarregado com 1970 g de uma emulsão de MGDN aquosa a 22 % em peso a70°C. O fluido de controle de temperatura no revestimento é usado pararesfriar a solução até 57°C. Isto forma as sementes de cristal. O aquecimentoaté 58°C trouxe uma porção do sólido formado de volta à solução.Subseqüentemente, vácuo é aplicado e a água é evaporada a uma taxa deevaporação de 250 g/h a 58°C e 170 mbar por duas horas e meia.Posteriormente, a pressão no cristalizador é novamente reduzida para 40mbar. O vapor de água removido é depois condensado e flui como umcondensado em sua totalidade de volta ao cristalizador. Dentro de 2,5 horasadicionais, a suspensão é resfriada através do resfriamento com salmoura daparede do recipiente a uma taxa de 20 K/h de 30°C para uma temperaturafinal de 10°C. A suspensão fria formada é filtrada com um filtro de sucção. Atorta do filtro úmida bege é lavada com 1,5 vezes a quantidade de água,depois do que ela adquire uma cor levemente amarelada. A análise de númerode cor de uma solução a 1 % em peso dos cristais em acetonitrila forneceu umnúmero de cor Hazen de 48. Como pode ser visto sob o microscópio (figura2), a maioria dos cristais consistem de cristais semelhantes a agulha espessoscom comprimento de 100 a 200 μηι e espessura de 20 a 40 μηι. Nenhum finostendo um tamanho de < 1 μηι pode ser visto.
Exemplo 3
O cristalizador do exemplo 1 é inicialmente carregado com1300 g de uma emulsão de MGDN aquosa a 30 % em peso a 70°C. Após atemperatura ter caído abaixo do ponto de solidificação e uma fase decontenção de 40 minutos a 60°C, a solução é resfriada até 10°C a uma taxa de12,5 K/h dentro de 4 horas evaporando-se a uma pressão de 170 a 40 mbar ecom refluxo total do vapor de água condensado. De aproximadamente 3O0C, ocalor é removido resfriando-se com salmoura por intermédio do revestimentodo cristalizador. A suspensão é carregada em uma centrífuga de copo empeneira e centrifugada a 2000 min"1. Os cristais bege claros são obtidos. Sob omicroscópio (figura 3), os cristais semelhantes a agulha espessos tendo umcomprimento de até 1 mm e uma espessura de até 100 μηι podem ser vistos.Nenhum finos tendo um tamanho de < 1 μηι pode ser visto. A análise denúmero de cor da solução dos cristais a 1 % em peso em acetonitrila forneceuum número de cor de Hazen de 65.

Claims (7)

1. Processo para isolar metilglicinanitrila-N,N-diacetonitrila(MGDN) de uma emulsão aquosa que compreende MGDN e tem um teor deMGDN de 3 a 50 % em peso em um cristalizador, caracterizado pelo fato deque compreende as etapas:(a) a emulsão aquosa é, começando de uma temperatura acima doponto de solidificação, resinada até uma temperatura abaixo doponto de solidificação, a taxa de resfriamento calculada em médiacom o tempo não excedendo 5 K/h, até substancialmente atotalidade do MGDN emulsificado solidificar,(b) a suspensão aquosa resultante é novamente resfriada e/ouconcentrada, e a taxa de resfriamento pode ser maior do que naetapa (a).
2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que a mistura aquosa é resfriada na etapa (a) permitindo-se que aágua evapore e/ou remo vendo-se o calor por intermédio da parede docristalizador.
3. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que a mistura aquosa é resfriada e/ou concentrada na etapa (b)permitindo-se que a água evapore.
4. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o calor é removido por intermédio daparede do cristalizador na etapa (b) abaixo de uma temperatura de < 30°C.
5. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 4, caracterizado pelo fato de que a taxa de resfriamento calculada emmédia com o tempo na etapa (b) é pelo menos de 5 K/h.
6. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 5, caracterizado pelo fato de que o resfriamento é efetuado na etapa (b) auma temperatura abaixo de 20°C.
7. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 6, caracterizado pelo fato de que a mistura bruta que compreende MGDNé obtida reagindo-se metilglicinanitrila com HCN e formaldeído.
BRPI0611306-0A 2005-05-06 2006-05-03 Processo para isolar metilglicinanitrila-n,n-diacetonitrila de uma emulsão aquosa BRPI0611306B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102005021056A DE102005021056A1 (de) 2005-05-06 2005-05-06 Verfahren zur Isolierung von Methylglycinnitril-N,N-diacetonitrilen aus einem wässrigen Rohgemisch
DE102005021056.2 2005-05-06
PCT/EP2006/062008 WO2006120144A1 (de) 2005-05-06 2006-05-03 Verfahren zur isolierung von methylglycinnitril-n,n-diacetonitrilen aus einem wässrigen rohgemisch

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0611306A2 true BRPI0611306A2 (pt) 2011-02-22
BRPI0611306B1 BRPI0611306B1 (pt) 2015-08-11

Family

ID=36717122

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0611306-0A BRPI0611306B1 (pt) 2005-05-06 2006-05-03 Processo para isolar metilglicinanitrila-n,n-diacetonitrila de uma emulsão aquosa

Country Status (23)

Country Link
US (1) US7754911B2 (pt)
EP (1) EP1883623B1 (pt)
JP (1) JP4714266B2 (pt)
KR (1) KR20080007390A (pt)
CN (1) CN101171232B (pt)
AT (1) ATE506344T1 (pt)
AU (1) AU2006245831B2 (pt)
BR (1) BRPI0611306B1 (pt)
CA (1) CA2607246A1 (pt)
DE (2) DE102005021056A1 (pt)
DK (1) DK1883623T3 (pt)
ES (1) ES2362302T3 (pt)
IL (1) IL186981A (pt)
MX (1) MX2007013698A (pt)
MY (1) MY144193A (pt)
NO (1) NO20075642L (pt)
PL (1) PL1883623T3 (pt)
PT (1) PT1883623E (pt)
RU (1) RU2389720C2 (pt)
TW (1) TWI367202B (pt)
UA (1) UA84524C2 (pt)
WO (1) WO2006120144A1 (pt)
ZA (1) ZA200710629B (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2308834A1 (de) * 2009-10-05 2011-04-13 Basf Se Verfahren zur Isolierung von Methylglycinnitril-N,N-diacetonitril
CN103694135A (zh) * 2014-01-08 2014-04-02 浙江胡涂硅有限公司 一种2,4,5-三氟苯乙腈的提纯方法
CN107108476A (zh) 2014-12-23 2017-08-29 阿克苏诺贝尔化学品国际有限公司 丙氨酸n‑乙酸前体的晶体、其制备方法及其应用
MX2017014525A (es) 2015-05-13 2018-03-12 Basf Se Procesos para elaborar mezclas de agentes quelantes.
WO2018086984A1 (en) 2016-11-10 2018-05-17 Basf Corporation Process for increasing the production of hydrocarbons from hydrocarbon bearing reservoirs
JP7095067B2 (ja) 2017-06-28 2022-07-04 ビーエーエスエフ ソシエタス・ヨーロピア 錯化剤の製造方法
WO2019228849A1 (en) * 2018-05-30 2019-12-05 Basf Se Process for making solid methylglycine diacetate (mgda) alkali metal salt, and solid particles
US20230008538A1 (en) * 2021-06-30 2023-01-12 Ascend Performance Materials Operations Llc Process for preparing nitrile intermediates for nitrogen-containing chelators

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2405966A (en) * 1944-02-01 1946-08-20 Du Pont Synthesis of nitriles
GB2111848A (en) * 1981-12-21 1983-07-13 Hydrocarbon Research Inc Coal hydrogenation process and apparatus having increased solids retention in ebullated bed reactor
DE3246494A1 (de) 1982-12-16 1984-06-20 Bayer Ag, 5090 Leverkusen Diskontinuierliches verfahren zur kristallisation einer substanz aus einer homogenen loesung
DE4319935A1 (de) * 1993-06-16 1994-12-22 Basf Ag Verwendung von Glycin-N,N-diessigsäure-Derivaten als Komplexbildner für Erdalkali- und Schwermetallionen
DE19518986A1 (de) * 1995-05-29 1996-12-05 Basf Ag Verfahren zur Herstellung von Glycin-N,N-diessigsäure-Derivaten durch Umsetzung von Glycinderivaten oder deren Vorstufen mit Formaldehyd und Cyanwasserstoff oder von Iminodiacetonitril oder Imindodiessigsäure mit entsprechenden Aldehyden und Cyanwasserstoff in wäßrig-saurem Medium
DE19736476A1 (de) * 1997-08-21 1999-02-25 Basf Ag Verfahren zur Herstellung von langkettigen Glycin-N,N-diessigsäure-Derivaten
DE10026139A1 (de) * 2000-05-26 2001-11-29 Basf Ag Verfahren zur Steuerung der Partikelgröße in der Kristallisation von Dimethylolalkansäuren

Also Published As

Publication number Publication date
CN101171232A (zh) 2008-04-30
AU2006245831A1 (en) 2006-11-16
DK1883623T3 (da) 2011-07-25
WO2006120144A1 (de) 2006-11-16
US20080194858A1 (en) 2008-08-14
ATE506344T1 (de) 2011-05-15
EP1883623A1 (de) 2008-02-06
UA84524C2 (ru) 2008-10-27
AU2006245831B2 (en) 2011-02-24
RU2389720C2 (ru) 2010-05-20
BRPI0611306B1 (pt) 2015-08-11
MY144193A (en) 2011-08-15
ZA200710629B (en) 2009-08-26
CA2607246A1 (en) 2006-11-16
PL1883623T3 (pl) 2011-09-30
MX2007013698A (es) 2008-01-21
IL186981A (en) 2011-10-31
DE502006009352D1 (de) 2011-06-01
US7754911B2 (en) 2010-07-13
TW200706524A (en) 2007-02-16
JP4714266B2 (ja) 2011-06-29
IL186981A0 (en) 2008-02-09
EP1883623B1 (de) 2011-04-20
RU2007144862A (ru) 2009-06-20
NO20075642L (no) 2008-01-29
JP2008540380A (ja) 2008-11-20
TWI367202B (en) 2012-07-01
DE102005021056A1 (de) 2006-11-09
PT1883623E (pt) 2011-05-09
ES2362302T3 (es) 2011-07-01
CN101171232B (zh) 2012-06-13
KR20080007390A (ko) 2008-01-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0611306A2 (pt) processo para isolar metilglicinanitrila-n,n-diacetonitrila de uma emulsão aquosa
RU2399611C2 (ru) Способ получения трищелочных солей метилглицин-n,n-диуксусной кислоты с незначительным содержанием побочных продуктов
BR112013016810B1 (pt) métodos para produção de l-metionina e produtos correlatos
WO2000053283A1 (en) Co-crystallization process
CN101384547A (zh) 甲基磺草酮的结晶工艺
JP2013506652A (ja) メチルグリシンニトリル−n,n−ジアセトニトリルの単離方法
US5338530A (en) Recovery of glycine and Glauber&#39;s salt from waste crystal liquors
EP2931699A1 (en) Crystalline particles of glutamic acid n,n-diacetic acid
US8183408B2 (en) Process for production of N-carbamoyl-tert-leucine
CA2026374C (en) Recovery of ida and glauber&#39;s salt from waste crystal liquors
FI80385C (fi) Foerfarande foer extraktion av ett aemne fraon vattenloesning.
US3253026A (en) Resolution of amino acid salts
US3207782A (en) Process for crystallization of alkali metal glutamates
JPH06306029A (ja) 新規フェニルアラニン塩結晶とその製造法

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO NO ORIGINAL, TRASLADO OU FOTOCOPIA AUTENTICADA.

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 03/05/2006, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time
B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)