BRPI0608901A2 - dispositivo de eslingar uma peÇa, e, sistema de iÇamento - Google Patents

dispositivo de eslingar uma peÇa, e, sistema de iÇamento Download PDF

Info

Publication number
BRPI0608901A2
BRPI0608901A2 BRPI0608901-1A BRPI0608901A BRPI0608901A2 BR PI0608901 A2 BRPI0608901 A2 BR PI0608901A2 BR PI0608901 A BRPI0608901 A BR PI0608901A BR PI0608901 A2 BRPI0608901 A2 BR PI0608901A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
floating support
sling
frame
vertical axis
spring means
Prior art date
Application number
BRPI0608901-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Claraz Pascal
Datas Jean-Marc
Original Assignee
Airbus France
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Airbus France filed Critical Airbus France
Publication of BRPI0608901A2 publication Critical patent/BRPI0608901A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B66HOISTING; LIFTING; HAULING
    • B66CCRANES; LOAD-ENGAGING ELEMENTS OR DEVICES FOR CRANES, CAPSTANS, WINCHES, OR TACKLES
    • B66C13/00Other constructional features or details
    • B66C13/04Auxiliary devices for controlling movements of suspended loads, or preventing cable slack

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Load-Engaging Elements For Cranes (AREA)
  • Jib Cranes (AREA)
  • Control And Safety Of Cranes (AREA)
  • Invalid Beds And Related Equipment (AREA)
  • Orthopedics, Nursing, And Contraception (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO DE ESLINGAR UMA PEÇA, E, SISTEMA DE IÇAMENTO. O objeto da invenção é um dispositivo de eslingar uma peça (1) compreendendo uma esliga (3) provida com uma parte não extensível (3a, 3b) e uma seção (3c) munida de meios de mola (10, 10') permitindo, em carga, um alongamento ou um encurtamento elástico de uma amplitude determinada limitada da eslinga (3) em resposta a uma variação determinada limitada da carga sobre a peça (1).

Description

"DISPOSITIVO DE ESLINGAR UMA PEÇA, E, SISTEMA DE IÇAMENTO"
A presente invenção refere-se a um dispositivo de eslingar uma peça com compensação de esforço, notadamente adaptado a ser utilizado com um sistema de içamento tal como uma ponte rolante ou uma grua suportando peças eslingadas, assim como a um sistema de içamento compreendendo o mesmo.
No quadro do posicionamento de elementos pesados, como os elementos estruturais de um dispositivo a montar, é comum utilizar, como sistemas de içamento, pontes rolantes suspensas em estruturas de um hangar de montagem ou gruas fixas ou móveis.
Tais sistemas de içamento são destinados à manutenção de elementos de massa freqüentemente de uma centena de quilogramas a várias dezenas de toneladas suportados por eslinga oferecendo, ao mesmo tempo, uma grande precisão de posicionamento seguindo um eixo vertical e um plano horizontal, como é comum quando da montagem de elementos de construções, navios, aeronaves e demais dispositivos como geradores elétricos.
Eles são usados como máquinas-ferramentas para obter uma precisão de posicionamento inferior ao milímetro, até mesmo da ordem de 1/10 de mm de modo a poder unir os elementos de um modo muito preciso sem acarretar esforços nem danos sobre as estruturas a unir.
Uma primeira dificuldade para conservar a precisão de posicionamento seguindo um eixo vertical provém do fato de que os sistemas ou meios de içamento, devido à sua massa e da massa que eles içam, suportam e deslocam, produzem um esforço sobre as estruturas portadoras podendo gerar deslocamentos destas estruturas ou seu assentamento.
Quando se usa um único meio de içamento, os deslocamentos das estruturas portadoras sob o efeito de seus próprios movimentos não prejudicados, por outro lado, quando vários meios de içamento são solidários de uma mesma estrutura portadora, o deslocamento ou a mudança de um dos meios de içamento pode causar uma variação de posicionamento de um outro meio de içamento. Medidas realizadas sobre os complexos de duas pontes rolantes colocaram em evidência movimentos induzidos podendo atingir alguns milímetros, isto a velocidades da ordem de 0,25 mm/s.
No caso onde o deslocamento de um primeiro meio de içamento tal como uma ponte se efetua durante uma operação de montagem, sobre um elemento fixo, de um elemento portador por uma segunda ponte, as variações de altura da segunda ponte devido ao deslocamento da primeira ponte são prejudiciais à união precisa dos referidos elementos durante a montagem.
Uma outra dificuldade, independente do número de meios de içamento, é que os referidos meios ou as estruturas às quais eles são fixados são sensíveis ao vento.
Com efeito, os ventos exercem tensões sobre as estruturas portadoras de hangares de montagem, por exemplo, hangares de montagem de grandes aeronaves tais que eles induzem flexionamentos das referidas estruturas portadoras causando deslocamentos verticais dos guindastes podendo atingir alguns centímetros.
A combinação dos efeitos do vento e dos efeitos devido às interferências entre os meios de içamento pode causar grandes danos aos elementos durante a montagem se ela tiver por conseqüência um deslocamento vertical de um elemento portador em relação a uma estrutura repousando no solo sobre o qual ele está em curso de montagem.
Por exemplo, um içamento da ordem de 50 mm de um elemento durante a montagem sobre um elemento fixo pode causar uma ruptura da eslinga, se o elemento em curso de montagem já tiver sido pelo menos parcialmente fixado ao elemento fixo, ou danos muito consideráveis ao elemento portador ou ao elemento fixo.
Uma solução conhecida consiste em usar um sistema dinâmico de controle de posição das pontes rolantes em função de deslocamentos da estrutura portadora e equipar os guindastes com meios de içamento como uma conseqüência.
Tal solução não é satisfatória devido à complexidade do sistema a empregar: dispositivos de comando, captores, equipamentos de posição requerendo, por outro lado, para seu funcionamento, potências elétricas elevadas instantâneas.
A presente invenção parte de um outro princípio que consiste em limitar os esforços dinâmicos ao nível da ligação do guindaste com uma peça durante a montagem e, para isto, propõe compensar os esforços aplicados sobre a peça suspensa por um alongamento ou um encurtamento da eslinga entre o guindaste e a peça sob o simples efeito dos esforços dinâmicos sobre a peça durante a montagem.
A invenção permite, assim, compensar as variações de altura, induzidas pelos movimentos da estrutura portadora, por um alongamento ou um encurtamento da eslinga, isto no caso onde a peça já está em curso de montagem, ou quando um esforço resistente se opõe ao movimento da peça eslingada.
Para isto, a presente invenção refere-se principalmente a um dispositivo de eslingar uma peça, caracterizado em que ele comporta uma eslinga provida de uma parte não extensível e uma seção munida de meios de mola permitindo, em carga, um alongamento ou um encurtamento elástico de uma amplitude determinada limitada da eslinga em resposta a uma variação determinada limitada da carga sobre a peça.
Assim, de acordo com o dispositivo da invenção, um movimento da estrutura portadora em direção à parte de baixo, seguindo o eixo vertical tendendo a descer a peça, será compensado por uma redução da distância da peça até o guindaste, no caso onde a peça viria ao encontro de um batente de parada contra um elemento fixo em relação ao solo, isto em um patamar pré- definido, de modo que o esforço da peça aplicado sobre o elemento fixo seja mantido abaixo de um valor limite suficientemente baixo para não acarretar desgastes da peça sendo manipulada, sobre o elemento fixo ou sobre qualquer outro elemento ligado à peça ou ao elemento fixo ou disposto entre a peça e o elemento fixo.
Do mesmo modo, um movimento da estrutura portadora voltado para cima, seguindo o eixo vertical tendo tendência a levantar a peça será compensado por um aumento da distância da peça ao guindaste, em um patamar pré-defmido, no caso onde a peça seria totalmente ou parcialmente montada a um elemento fixo em relação ao solo, a fim de que o esforço que a peça aplica sobre o elemento fixo e sobre as montagens seja mantido abaixo do valor limite a fim de evitar qualquer desgaste similar.
A invenção, que comporta meios compensadores de carga modificando a distância da peça ao guindaste em resposta a uma força aplicada à peça seguindo o referido eixo vertical, permite uma recuperação do posicionamento da peça suspensa em um guindaste por um cabo de suspensão seguindo o eixo vertical.
Com vantagem, o dispositivo comporta meios de regulagem da amplitude do alongamento ou do encurtamento da eslinga em função da carga (Fl, F2). Estes meios permitem notadamente adaptar o dispositivo às peças a manipular de massa diferente.
Mais particularmente, os meios de mola fazem parte de um dispositivo compensador de carga, modificando a distância da peça a um guindaste ao qual é unida a eslinga em resposta a uma força aplicada à peça seguindo o eixo vertical da eslinga, e são constituídos por uma armação, um suporte flutuante e referidos meios de mola que mantém o suporte flutuante, na ausência de aplicação de esforço sobre a peça seguindo o eixo vertical, em uma posição de equilíbrio centralizado verticalmente em relação à armação sob o peso da peça.
Demais características e vantagens da invenção serão compreendidas na leitura da descrição seguinte de um exemplo de realização não limitativo da invenção com referência às figuras que representam:
na figura 1: uma vista de lado de um dispositivo de eslingar de acordo com a invenção;
nas figuras 2A e 2B: vistas esquemáticas de face do dispositivo de acordo com a invenção respectivamente sob carga em tração e sob carga em apoio;
na figura 3: uma vista de lado em perspectiva de um exemplo de realizada de um dispositivo compensador de carga de acordo com a invenção;
na figura 4: vistas de detalhes em perspectiva de corte de elementos do dispositivos da figura 3;
na figura 5: o dispositivo da figura 3 em vista de lado;
na figura 6: uma vista de lado em corte de um balanceiro do dispositivo compensador da figura 2.
na figura 7A, 7B e 7C: vistas de lado de detalhes de realização de um dispositivo de acordo com a invenção.
O dispositivo de eslingar de acordo com a figura 1 comporta um guindaste 2 se deslocando sobre um trilho e suportando uma peça 1 mantida por uma eslinga 3.
O guindaste se desloca sobre o trilho de acordo com um dispositivo de comando não representado, pois é tradicional. Do mesmo modo, a eslinga pode ser encurtada ou alongada pelo guindaste de modo a posicionar a peça sustentada em face de uma estrutura no solo sobre a qual ela deve ser montada.
Na prática, este guindaste pode ser substituído por qualquer dispositivo de içamento de uma carga por meio de uma eslinga.
De acordo com a invenção, a eslinga 3 é provida de uma primeira parte não extensível 3a em cima de uma seção 3c munida de meios de mola 10, 10' permitindo, em carga, um alongamento ou um encurtamento elástico de uma amplitude determinada limitada da eslinga 3 em resposta a uma variação determinada limitada da carga sobre a peça 1. A eslinga de acordo com o exemplo representado e, por outro lado, provida com uma segunda parte não extensível 3b em baixo da seção 3c.
Os meios de mola 10, 10', fazem parte de um dispositivo compensador de carga 4, modificando a distância da peça ao guindaste 2 ao qual é unida a eslinga 3, em resposta a uma força Fl, F2 aplicada à peça seguindo um eixo vertical Al da eslinga 3.
Será notado que na ausência de dispositivo compensador, a força Fl é igual aos esforços sendo exercidos sobre a eslinga na sua parte ligada ao guindaste e à estrutura portadora, estes esforços, incontroláveis por natureza, podendo ultrapassar as capacidades da eslinga e que a força F2 é igual ao peso da peça a montar.
O dispositivo compensador é constituído principalmente por uma armação 5, um suporte flutuante 6 e referidos meios de mola 10, 10'.
Os meios de mola mantém o suporte flutuante 6 em uma posição de equilíbrio preferivelmente uma posição para a qual o suporte flutuante 6 é centrado verticalmente em relação à armação 5 sob o peso da peça 1 na ausência de aplicação de esforço sobre a peça seguindo o eixo vertical Al.
Um exemplo esquemático de funcionamento do dispositivo preferido de acordo com a invenção é descrito nas figuras 2a e 2b. Como foi indicado previamente, esta realização tem por fim limitar os esforços sobre a peça e sobre a estrutura no solo no caso de um deslocamento vertical do guindaste causado por um flexionamento da estrutura portadora seja voltado para baixo seja voltado para cima.
A armação 5, o suporte flutuante 6, e os meios de mola 10 constituem um sistema deformável em equilíbrio sob a ação do peso da peça. No equilíbrio, o sistema é regulado com vantagem para que o suporte flutuante seja centralizado verticalmente em relação à armação 5.
De acordo com a figura 2a, a estrutura portadora sofre uma elevação E que movimenta o guindaste para cima.
A peça é içada e vai ao encontro de um batente de parada contra um elemento da estrütura no solo S. Como a peça é parada pela estrutura S, um esforço Fl é transmitido ao dispositivo compensador 4 através do suporte flutuante que é puxado para baixo. Sob este esforço, a mola 10 sofre, no exemplo de realização proposto de uma mola de compressão, um esforço de compressão Cl, C2 e ao se comprimir permite, assim, ao suporte flutuante 6, descer com relação à armação 5, limitando o esforço aplicado pela peça sobre a estrutura.
De acordo com a figura 2b, a estrutura portadora sofre um encurvamento A.
Quando a peça vai ao encontro do batente inferior, a estrutura S aplica sobre a peça um esforço F2 de contra-reação, a tração sobre o suporte móvel diminui, o que afrouxa a mola 10 e faz subir novamente o suporte móvel 6 para reduzir ou limitar a força de apoio da peça sobre a estrutura.
Como será visto mais tarde, com referência notadamente à figura 6, o dispositivo de eslingar comporta meios 16, 16' de regulagem da amplitude do alongamento e do encurtamento da eslinga 3 em função do alongamento e do encurtamento dos meios de mola 10 de modo a poder regular o ponto do centro do suporte flutuante 6 em função do peso da peça 1 a suportar.
Um exemplo do dispositivo é representado em maiores detalhes na figura 3.
A armação 5 comporta um corpo munido de faces dianteiras das quais apenas as partes 20a, 20b, 20c, 20d ao nível dos eixos dos elementos do dispositivo são representadas e uma face traseira 19. O suporte flutuante 6 é montado no espaço interior definido pelas faces dianteira e traseira.
De acordo com a invenção, um dentre a armação 5 e o suporte flutuante 6 é provido com uma extremidade superior 7 de fixação a uma parte não extensível 3a da eslinga 3, a outra sendo munida de uma extremidade inferior provida de meios 7' de retenção da peça suspensa.
De acordo com o exemplo representado, é a armação 5 que é ligada à parte superior não extensível 3 a da eslinga por sua extremidade superior 7, sendo o suporte flutuante 6 provido de meios T de retenção da peça suspensa.
Para permitir a extensão ou a retração da eslinga, o suporte flutuante 6 é montado de modo deslizante na armação 5 seguindo o eixo vertical Al entre os meios de guia 8, 8', 9, 9'.
Os meios de guia 8, 8', 9, 9' comportam, pelo menos, uma cremalheira vertical 8, 8', solidária do suporte flutuante 6 se engrenando em um primeiro pinhão 9, 9', deslocado em relação ao suporte flutuante 6 sobre um eixo perpendicular ao referido eixo vertical Al.
De acordo com o exemplo e notadamente a figura 3, o dispositivo é dobrado e simétrico em relação a um plano passando pelo eixo Al e perpendicular à face traseira 19 da armação, sendo os meios de guia 8, 8', 9, 9' simétricos em relação ao referido eixo vertical Al, de um lado e de outro do suporte flutuante 6. Uma configuração do dispositivo em que o suporte flutuante 6 comporta uma única cremalheira VerticaiI e é deslizante do lado oposto à cremalheira sobre um trilho vertical é, como bem evidente, possível de acordo com a invenção.
Os meios de guia comportam, portanto, pelo menos uma cremalheira 8 e um pinhão 9, se engrenando com a cremalheira 8 e comportando um eixo de rotação 25 solidário da armação 5, perpendicular ao referido eixo vertical Al e às faces dianteira e traseira da armação, de modo a permitir um deslocamento vertical do suporte flutuante na armação.
De acordo com o exemplo, os meios de mola 10, 10', por sua parte, são solidários de um braço 15 de um balanceiro 11 montado sobre uma árvore 12 solidária da armação 5 e paralela ao eixo de rotação 25 do pinhão 9, 9'.
Para adaptar o dispositivo a um patamar de esforços dado, os meios de mola 10, 10' são ligados ao suporte flutuante 6 através de um dispositivo de desmultiplicação compreendendo o referido primeiro pinhão 9, 9', meios de engrenagem 13, 13', 14, 14' acionando, em rotação, o balanceiro 11, 11' sobre um setor angular dado.
Em um exemplo de aplicação, o dispositivo é regulado para limitar o esforço entre a peça Iea estrutura ao solo a um valor de 2% da carga nominal para uma carga compreendida entre 2000 daN e 5000 daN e utiliza, como meios de mola 10, molas a gás de tecnologia conhecida.
E possível modificar o patamar de funcionamento, notadamente o valor dos esforços máximos quando o dispositivo vai ao encontro do batente de parada mecânico, adaptando-se às características dos meios de mola usados.
De acordo com o exemplo, é prevista uma regulagem de uma posição de equilíbrio do dispositivo.
O dispositivo simétrico comporta dois balanceiros acionados em rotação de sentido oposto em torno de árvores 12, 12', solidárias da armação quando dos deslocamentos verticais do suporte flutuante 6 em relação à armação 5 e meios de mola 10, 10' são suspensos por suas duas extremidades entre os braços dos balanceiros 11, 11'.
Quando dos movimentos verticais do suporte flutuante sob a ação de uma variação de carga ao nível da peça 1, os dispositivos de desmultiplicação, simétricos em relação ao eixo vertical Al, comportando os primeiros pinhões 9 e 9' e meios de engrenagem 13, 13', 14, 14', acionam os balanceiros 11, 11' em rotação de sentido oposto sobre um setor angular dado.
Assim a aplicação de uma carga Fl, F2 sobre a peça causa um deslocamento do suporte flutuante 6, acionando os braços 15, 15' em rotação de sentido oposto até obtenção de uma nova posição de equilíbrio do suporte flutuante 6 sob a ação dos meios de mola 10, 10' apertados em compressão ou em extensão de acordo com o sentido da carga Fl, F2 aplicada sobre a peça.
Para permitir um efeito de braço de alavanca, os balanceiros 11, 11' são articulados na armação sobre a árvore 12 ao nível de uma primeira extremidade dos braços 15, 15' e solidários, cada um, nesta extremidade, de um elemento de engrenagem 14, 14' acionado por um dos dispositivos de desmultiplicação simétricos e orientado perpendicularmente aos braços.
Uma vista de um balanceiro é representada na figura 4, esta figura representando os elementos do dispositivo de desmultiplicação comportando as cremalheiras 8, 8' sobre o suporte flutuante 6, um dos pinhões 9, 9' se engrenando com as cremalheiras, sendo este pinhão 9 coaxial com uma coroa de engrenagem 13 que aciona o elemento de engrenagem 14 do balanceiro 11.
Para receber as extremidades dos meios de mola 10, 10', os braços 15, 15' recebem, cada, um suporte móvel 17, 17' suportando os meios de mola 10, 10' e são providos com meios de regulagem 16, 16' sob forma de um parafuso sem fim 21, manobrado por um volante 16, 16', recebendo o suporte móvel 17, 17'.
Estes meios de regulagem permitem equilibrar o dispositivo em função da massa da peça 1 para dar aos braços uma amplitude de movimentação de percurso nos dois sentidos (horário e anti-horário) similar.
Apesar deste fato não ser indispensável ao funcionamento do dispositivo, é vantajoso prever, na construção, que os dois braços 15, 15' sejam paralelos quando não se aplica nenhuma carga sobre o gancho 7'.
Esta disposição permite não precisar comprimir os meios de mola 10, 10' quando da regulagem da posição dos suportes móveis 17, 17', o que torna possível a regulagem sem esforço particular sobre os meios 16 e 16'.
De acordo com uma regulagem preferencial, os suportes móveis 17 e 17' têm posições idênticas sobre os braços 15, 15', respectivamente.
A figura 7A descreve meios de acionamento 27 ligando os parafusos sem fim 21 dos braços 15 e 15' e permitindo regular simultaneamente a posição dos suportes móveis 17 e 17', garantindo um posicionamento idêntico destes suportes nos braços 15 e 15'.
Tais meios de acionamento que, de acordo com o exemplo, são realizados por árvores e articulações de tipo cardan de acordo com a invenção podem ser realizados por correntes ou elementos flexíveis, tal modificação permanecendo no quadro dos conhecimentos gerais do versado na arte.
Uma ação sobre os volantes 16, 16' permite deslocar o suporte móvel 17, 17' ao longo do braço 15 e, assim, aproximar ou afastar o ponto de aplicação do esforço exercido pelos meios de mola 10, 10' da extremidade de articulação dos braços.
Com vantagem, o dispositivo é realizado de tal modo que, para a posição de equilíbrio sob carga, o suporte flutuante 6 tenha uma latitude de movimento de percurso em direção ao alto igual à sua amplitude de movimento de percurso para baixo entre um batente alto 23 e um batente baixo 24.
Na aplicação lembrada previamente, os batentes são atingidos nos máximos de amplitude de percurso fixados, por exemplo, a + 5 cm em torno do valor de equilíbrio para levar em conta os casos extremos admissíveis de flexionamento da estrutura portadora.
Assim, para qualquer flexionamento de estrutura portadora de amplitude inferior, a tensão aplicada pela peça 1 sobre a estrutura ou qualquer elemento interposto entre a peça e a estrutura permanece inferior ao valor definido acima, ou seja uma carga inferior a 100 daN.
Para permitir uma regulagem facilitada do ponto de equilíbrio em função da massa das peças 1 a suportar, agulha 22 solidária de cada suporte móvel 17, 17' se desloca em face de graduações 26 sobre os braços 15, 15'.
Por fim, de modo a evitar as oscilações das peças quando da manobra da ponte rolante ou do guindaste, o dispositivo de acordo com o exemplo prevê que os meios de mola 10, 10' sejam colocados em paralelo com os meios amortecedores 18, 18'.
Em uma forma de realização complementar, meios de medida e/ou de detecção 28, 29, 30 de posição do dispositivo são realizados.
No caso dos meios de detecção de posição, uma detecção de posição extrema, tais como um ou vários captores de fim de curso 28, permite detectar se o esforço chega a um limite determinado.
Um dispositivo com captores de fim de curso 28 ligados a um dispositivo de alarme 33 é representado na figura 6.
Os captores de fim de curso 28 podem estar em contato, indutivos ou outro.
A figura 7A representa, notadamente, uma realização segundo a qual os captores de fim de curso 28 são dispostos em face de elementos de batente 34, 34, sobre a parte móvel do dispositivo.
No caso onde o captor escolhido é um captor de medida 29 dando uma medida da posição da parte móvel do dispositivo, um captor potenciométrico ou um codificador óptico podem ser usados sem que esta lista seja limitativa. Um exemplo de posicionamento de um captor potenciométrico é representado na figura 7C na extremidade do eixo de manutenção de um elemento de engrenagem 14.
Os captores são, com vantagem, ligados a dispositivos tais como os dispositivos de alarme e/ou de acompanhamento de evolução da compensação, estes últimos permitindo alertar aos operadores com antecedência quando, por ocasião de uma operação de montagem, uma evolução da amplitude dos movimentos de compensação traduz uma degradação das condições de segurança.
A detecção, antes de atingir os batentes físicos de parada do dispositivo, de uma evolução prejudicial da amplitude do movimento permite interromper as operações de montagem até o retorno das condições de trabalho com segurança.
Neste caso, o ou os captores de detecção são captores de medida 29 liberando um sinal representativo da posição em tempo real do elemento móvel do dispositivo ligado a um sistema de alarme compreendendo meios de medida e de acompanhamento da evolução da amplitude dos movimentos de compensação comportando meios de detecção de ultrapassagem de um patamar e de geração de um alarme no caso de exceder o referido patamar.
No caso onde o ou os captores são captores de fim de curso 28, o sistema de alarme ao qual eles são ligados pode comportar apenas uma simples detecção de que o batente é atingido ou está prestes a ser atingido e disparar um alarme sobre esta detecção.
De acordo com uma versão simplificada, os meios de detecção são constituídos por marcas de referências tais como indicadores visuais 30 sobre, pelo menos, uma das peças em movimento relativo, como representado nas figuras 7B, 7C.
Por exemplo, a haste 31 ligada ao gancho T que desliza na guia 24 pode apresentar, em suas partes alta e baixa, indicadores de cor que vão aparecer ou desaparecer sob a guia 24, antes que o dispositivo atinja um batente de parada mecânico.
Com vantagem, estes indicadores 30 estão dispostos sobre um nível em recesso sobre a haste cilíndrica para evitar qualquer risco de deterioração por desgaste quando do deslizamento da haste dentro da guia.
De modo equivalente, os indicadores visuais 30, como os representados na figura 7C em frente de um índice 32, sobre os pinhões ou os braços, são possíveis de acordo com a invenção.
A invenção compreende, por outro lado, um sistema de içamento tal como uma grua ou uma ponte rolante compreendendo uma eslinga em duas partes 3a e 3b entre as quais é disposto um dispositivo apropriado.
A invenção não se limita ao exemplo representado e notadamente um dispositivo dissimétrico, para o qual uma extremidade dos meios de mola é solidária da armação, é visado de acordo com a invenção. Além disso, em função das características procuradas para a amplitude de percurso do gancho e dos esforços admissíveis, é possível adaptar as dimensões e o número de estágios dos pinhões conjugando o movimento dos braços 15, 15' com o do suporte flutuante 6.

Claims (22)

1. Dispositivo de eslingar uma peça (1) caracterizado pelo fato de que ele comporta uma eslinga (3) provida de uma parte não extensível (3a, 3b) e de uma seção (3c) munida de meios de mola (10, 10') permitindo, em carga, um alongamento ou um encurtamento elástico de uma amplitude determinada limitada da eslinga (3) em resposta a uma variação determinada limitada da carga sobre a peça (1).
2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que ele comporta uma armação (5), um suporte flutuante (6), os referidos meios de mola (10, 10') mantendo o suporte flutuante (6), em ausência de aplicação de esforço sobre a peça seguindo o eixo vertical (Al) em uma posição de equilíbrio em relação à armação (5) sob o peso da peça (1), e meios (16, 16') de regulagem e de adaptação da posição de equilíbrio do suporte flutuante de acordo com o peso da peça.
3. Dispositivo de acordo a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que ele comporta uma armação (5) e um suporte flutuante (6), meios de mola (10, 10') mantendo o suporte flutuante e fazendo parte de um dispositivo compensador de carga (4), modificando a distância da peça a um guindaste (2) ao qual é unida a eslinga (3) em resposta a uma força (Fl, F2) aplicada à peça seguindo o eixo vertical (Al) da eslinga (3).
4. Dispositivo de acordo a reivindicação 2 ou 3, caracterizado pelo fato de que um dentre a armação (5) e o suporte flutuante (6) é provido de uma extremidade superior (7) de união a uma parte não extensível (3a) da eslinga (3), a outra sendo munida de uma extremidade inferior provida de meios (7') de retenção da peça suspensa, o suporte flutuante (6) sendo montado deslizante na armação (5) seguindo o eixo vertical (Al) entre meios de guia (8, 8', 9, 9').
5. Dispositivo de acordo a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que os meios de guia (8, 8', 9, 9') comportam, pelo menos, uma cremalheira vertical (8, 8') solidária do suporte flutuante (6) se engrenando em um primeiro pinhão (9, 9') deslocado em relação ao suporte flutuante (6) sobre um eixo perpendicular ao referido eixo vertical (Al).
6. Dispositivo de acordo uma das reivindicações 2 a 5, caracterizado pelo fato de que os meios de mola (10, 10') são solidários de um braço (15) de um balanceiro (11) montado sobre uma árvore (12) solidária da armação (5) e perpendicular ao referido eixo vertical (Al) e ligados ao suporte flutuante (6) através de um dispositivo de desmultiplicação (8, 8', 9, - 9', 13, 13', 14, 14').
7. Dispositivo de acordo a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de desmultiplicação comporta o referido primeiro pinhão (9, 9') e comporta meios de engrenagem (13, 13', 14, 14') acionando, em rotação, o balanceiro (11, 11') sobre um setor angular dado.
8. Dispositivo de acordo a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que os meios de guia (8, 8', 9, 9') são simétricos em relação ao referido eixo vertical (Al) de um lado e de outro do suporte flutuante (6).
9. Dispositivo de acordo a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que os meios de mola (10, 10') são suspensos por suas duas extremidades entre os braços dos balanceiros (11, 11') e em que os dispositivos de desmultiplicação, simétricos em relação ao eixo vertical (Al), ligam os balanceiros (11, 11') aos meios de guia de modo que a aplicação de uma carga (Fl, F2) sobre a peça causa um deslocamento do suporte flutuante (6) acionando os braços (15, 15') em rotação de sentido oposto até a obtenção de uma nova posição de equilíbrio do suporte flutuante (6).
10. Dispositivo de acordo a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que os balanceiros (11, 11') são articulados à armação ao nível de uma primeira extremidade dos braços (15, 15') e solidários, cada um, a esta extremidade de um elemento de engrenagem (14, 14') acionado por um dos dispositivos de desmultiplicação simétricos e orientado perpendicularmente aos braços.
11. Dispositivo de acordo a reivindicação 9 ou 10, caracterizado pelo fato de que os braços (15, 15') comportam, cada um, um suporte móvel (17, 17') recebendo meios de mola (10, 10') e meios de regulagem (16, 16') para deslocar o suporte móvel (17, 17') e aproximar ou afastar o ponto de aplicação do esforço exercido pelos meios de mola (10, 10') da extremidade de articulação do braço.
12. Dispositivo de acordo a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que o suporte flutuante (6) é centrado verticalmente em relação à armação (5) sob o peso da peça (1) em ausência de aplicação de esforço sobre a peça seguindo o eixo vertical Al.
13. Dispositivo de acordo uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que os meios de mola (10, 10') são colocados em paralelo com meios amortecedores (18, 18').
14. Dispositivo de acordo uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que ele comporta meios de detecção (28, 29, 30) adaptados para detectar uma posição particular.
15. Dispositivo de acordo a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que os meios de detecção comportam pelo menos um indicador visual.
16. Dispositivo de acordo a reivindicação 14 ou 15, caracterizado pelo fato de que os meios de detecção comportam, pelo menos, um captor de posição.
17. Dispositivo de acordo a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que o captor de posição é um captor de fim de curso (28).
18. Dispositivo de acordo a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que o captor de posição é um captor (29) liberando um sinal representativo da posição em tempo real do elemento móvel do dispositivo.
19. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 16 a 18, caracterizado pelo fato de que o referido pelo menos um captor de posição (28, 29) é ligado a um sistema de alarme (33).
20. Dispositivo de acordo uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o sistema de alarme (33) comporta meios, de medida e de acompanhamento da evolução da amplitude dos movimentos de compensação, comportando meios de detecção de ultrapassagem de um patamar e de geração de um alarme no caso de exceder o referido patamar.
21. Dispositivo de acordo uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que os meios de mola (10, 10') são constituídos por molas a gás.
22. Sistema de içamento caracterizado pelo fato de que ele compreende uma eslinga munida de um dispositivo de eslingar definido de acordo com uma das reivindicações precedentes.
BRPI0608901-1A 2005-05-12 2006-04-27 dispositivo de eslingar uma peÇa, e, sistema de iÇamento BRPI0608901A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0551237 2005-05-12
FR0551237A FR2885610B1 (fr) 2005-05-12 2005-05-12 Dispositif d'elinguage d'une piece avec compensation d'effort et systeme de levage le comprenant
PCT/FR2006/050394 WO2006120363A1 (fr) 2005-05-12 2006-04-27 Dispositif d'élinguage d'une pièce avec compensation d'effort et système de levage le comprenant

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0608901A2 true BRPI0608901A2 (pt) 2012-07-31

Family

ID=35517643

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0608901-1A BRPI0608901A2 (pt) 2005-05-12 2006-04-27 dispositivo de eslingar uma peÇa, e, sistema de iÇamento

Country Status (10)

Country Link
US (1) US7980610B2 (pt)
EP (1) EP1879827B1 (pt)
JP (1) JP5107235B2 (pt)
CN (1) CN101171197B (pt)
AT (1) ATE517838T1 (pt)
BR (1) BRPI0608901A2 (pt)
CA (1) CA2606557C (pt)
FR (1) FR2885610B1 (pt)
RU (1) RU2401241C2 (pt)
WO (1) WO2006120363A1 (pt)

Families Citing this family (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FI123784B (fi) * 2011-03-25 2013-10-31 Konecranes Oyj Järjestely kuormauselimen heilahduksen vaimentamiseksi nosturissa
CN102229404A (zh) * 2011-05-30 2011-11-02 郑霞 吊索缓冲弹簧
CN102358604A (zh) * 2011-09-09 2012-02-22 上海贝洱热系统有限公司 定滑轮重力牵引接触装置
DE102012206590A1 (de) 2012-04-20 2013-10-24 Coperion Gmbh Verfahren zum Betrieb einer Zellenradschleuse sowie Zellenradschleuse zur Durchführung des Verfahrens
CN104495596A (zh) * 2014-12-17 2015-04-08 张雪燕 一种可旋转式吊具装置
JP6613469B2 (ja) * 2015-09-30 2019-12-04 ジャパンマリンユナイテッド株式会社 重量構造物配置装置及び重量構造物配置方法
US10266266B2 (en) * 2016-05-23 2019-04-23 Wing Aviation Llc Payload delivery system with removable spool
DE102018106729A1 (de) 2018-03-21 2019-09-26 Liebherr-Werk Biberach Gmbh Gefederte Hebevorrichtung für einen Kran
CN108545609B (zh) * 2018-04-18 2019-07-02 太原北方重工机械有限公司 一种用于吊起安装钢结构的辅助调整平衡装置
CN110528893B (zh) * 2019-09-06 2021-05-04 广东建科建设咨询有限公司 一种装配式建筑预制构件精准装配设备
CN110884990B (zh) * 2019-11-14 2021-04-09 舟山长宏国际船舶修造有限公司 一种大型起重船超长起重臂吊装稳定结构
CN110950275A (zh) * 2019-12-18 2020-04-03 东阳汉林传感器有限公司 一种基于气液联动传感器的升降装置
US11608251B1 (en) 2021-01-20 2023-03-21 United States Of America As Represented By The Administrator Of Nasa Pneumatically adjustable lifting apparatus
CN113879976B (zh) * 2021-10-26 2023-12-12 温岭市凯恒电动葫芦有限公司 高稳定性安全型电动葫芦
CN113697719B (zh) * 2021-10-27 2021-12-28 南通巴兰仕机电有限公司 一种基于高效平衡举升的举升机
NL2032371B1 (en) * 2022-07-05 2024-01-19 Bomecon Construction & Verhuur B V A balancer device for hoisting, positioning and orientating a load

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1803721A (en) * 1928-12-01 1931-05-05 Burt S Minor Hoisting clevis
US2283354A (en) * 1941-08-15 1942-05-19 Adolph O Stixrud Safety alarm
US2500459A (en) * 1948-05-24 1950-03-14 William S Hoover Work supporting attachment for hoists
US2860908A (en) * 1956-04-12 1958-11-18 Walter R Peterson Hydraulic material handling apparatus
US3512657A (en) * 1967-09-21 1970-05-19 Hydranautics Motion takeup device
US3792787A (en) * 1973-06-19 1974-02-19 Us Army Method of lifting a heavy component for sensitive engagement with another
FR2344490A1 (fr) * 1976-03-18 1977-10-14 Elf Aquitaine Dispositif de compensation des variations de distance entre un objet flottant sur l'eau et le fond de celle-ci
DE3546277A1 (de) * 1985-12-28 1987-07-02 Bomag Menck Gmbh Kompensatorvorrichtung
CH681005A5 (pt) * 1988-03-24 1992-12-31 Recomatic S A
JPH08239200A (ja) * 1995-03-03 1996-09-17 Hirotaka Eng:Kk エアバランス装置
FR2814449B1 (fr) * 2000-09-25 2003-02-07 Christian Salesse Dispositif de deplacement d'une charge
JP3268499B1 (ja) * 2000-11-29 2002-03-25 有限会社山根組 フローテイングクレーン用伸縮吊具

Also Published As

Publication number Publication date
ATE517838T1 (de) 2011-08-15
US7980610B2 (en) 2011-07-19
RU2401241C2 (ru) 2010-10-10
WO2006120363A1 (fr) 2006-11-16
EP1879827A1 (fr) 2008-01-23
JP5107235B2 (ja) 2012-12-26
CA2606557A1 (fr) 2006-11-16
CN101171197B (zh) 2012-06-27
FR2885610A1 (fr) 2006-11-17
EP1879827B1 (fr) 2011-07-27
RU2007146145A (ru) 2009-07-10
CN101171197A (zh) 2008-04-30
CA2606557C (fr) 2013-07-16
JP2008540296A (ja) 2008-11-20
US20090026780A1 (en) 2009-01-29
FR2885610B1 (fr) 2009-01-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0608901A2 (pt) dispositivo de eslingar uma peÇa, e, sistema de iÇamento
JP2008540296A5 (pt)
US4067446A (en) Cable stay crane
CN201647849U (zh) 自动平衡塔式起重机
CN209446782U (zh) 可同时多测线进行隧道衬砌无损检测的检测台车
CN203644404U (zh) 一种核电堆内构件控制棒导向筒组件抽插阻力检测装置
KR900007655A (ko) 가동균형추를 가진 인양능력향상비임 부착장치와 이를 가진 크레인
US4222551A (en) Pulley-block weighing-balance
CN111037607B (zh) 一种四分裂导线检测机器人脱轨检测及防脱轨机构
CN110530789A (zh) 一种摩擦系数检测装置
CN101962154B (zh) 悬吊式大尺度构件空间姿态的调整锁定机构
WO1993016950A1 (en) A crane, a lifting frame for a crane, and a method of lifting a component
CN202221287U (zh) 一种悬挂高度测量装置
CN208218246U (zh) 一种门式起重机的桥架
CN106500655B (zh) 摆角测量装置及吊装设备
DK181549B1 (en) Tag lines for load control of cranes
US11932516B2 (en) Spring lifting device for a crane
CN218937419U (zh) 一种桥梁建设用桥墩垂直度检测装置
CN217520721U (zh) 一种圆弧运动测试设备
CN202766169U (zh) 超起角度检测装置及起重机
CN115258874B (zh) 一种电梯防超速用电气装置
SU550333A1 (ru) Ограничитель угла отклонени грузового полиспаста стрелового крана
CN112209226A (zh) 一种柱上变压器起吊机构、吊装装置及系统
WO2016053210A1 (en) A vertically lifting device
SU1252292A1 (ru) Ограничитель угла наклона грузового каната стрелового крана

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO NO ORIGINAL, TRASLADO OU FOTOCOPIA AUTENTICADA.

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: AIRBUS OPERATIONS SAS (FR)

Free format text: TRANSFERIDO POR INCORPORACAO DE: AIRBUS FRANCE

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]
B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]