BRPI0518831B1 - eixo flexível para um veículo motorizado compreendendo uma travessa, travessa de eixo para ligação de dois braços, veículo equipado com tal eixo flexível e método de fabricação de tal travessa - Google Patents
eixo flexível para um veículo motorizado compreendendo uma travessa, travessa de eixo para ligação de dois braços, veículo equipado com tal eixo flexível e método de fabricação de tal travessa Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI0518831B1 BRPI0518831B1 BRPI0518831A BRPI0518831A BRPI0518831B1 BR PI0518831 B1 BRPI0518831 B1 BR PI0518831B1 BR PI0518831 A BRPI0518831 A BR PI0518831A BR PI0518831 A BRPI0518831 A BR PI0518831A BR PI0518831 B1 BRPI0518831 B1 BR PI0518831B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- crosspiece
- section
- fact
- axle
- flexible
- Prior art date
Links
Classifications
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B60—VEHICLES IN GENERAL
- B60G—VEHICLE SUSPENSION ARRANGEMENTS
- B60G21/00—Interconnection systems for two or more resiliently-suspended wheels, e.g. for stabilising a vehicle body with respect to acceleration, deceleration or centrifugal forces
- B60G21/02—Interconnection systems for two or more resiliently-suspended wheels, e.g. for stabilising a vehicle body with respect to acceleration, deceleration or centrifugal forces permanently interconnected
- B60G21/04—Interconnection systems for two or more resiliently-suspended wheels, e.g. for stabilising a vehicle body with respect to acceleration, deceleration or centrifugal forces permanently interconnected mechanically
- B60G21/05—Interconnection systems for two or more resiliently-suspended wheels, e.g. for stabilising a vehicle body with respect to acceleration, deceleration or centrifugal forces permanently interconnected mechanically between wheels on the same axle but on different sides of the vehicle, i.e. the left and right wheel suspensions being interconnected
- B60G21/051—Trailing arm twist beam axles
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B60—VEHICLES IN GENERAL
- B60G—VEHICLE SUSPENSION ARRANGEMENTS
- B60G2206/00—Indexing codes related to the manufacturing of suspensions: constructional features, the materials used, procedures or tools
- B60G2206/01—Constructional features of suspension elements, e.g. arms, dampers, springs
- B60G2206/20—Constructional features of semi-rigid axles, e.g. twist beam type axles
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B60—VEHICLES IN GENERAL
- B60G—VEHICLE SUSPENSION ARRANGEMENTS
- B60G2206/00—Indexing codes related to the manufacturing of suspensions: constructional features, the materials used, procedures or tools
- B60G2206/01—Constructional features of suspension elements, e.g. arms, dampers, springs
- B60G2206/80—Manufacturing procedures
- B60G2206/81—Shaping
- B60G2206/8103—Shaping by folding or bending
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B60—VEHICLES IN GENERAL
- B60G—VEHICLE SUSPENSION ARRANGEMENTS
- B60G2206/00—Indexing codes related to the manufacturing of suspensions: constructional features, the materials used, procedures or tools
- B60G2206/01—Constructional features of suspension elements, e.g. arms, dampers, springs
- B60G2206/80—Manufacturing procedures
- B60G2206/82—Joining
- B60G2206/8201—Joining by welding
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Mechanical Engineering (AREA)
- Vehicle Body Suspensions (AREA)
- Body Structure For Vehicles (AREA)
- Springs (AREA)
- Soil Working Implements (AREA)
- Escalators And Moving Walkways (AREA)
- Superconductors And Manufacturing Methods Therefor (AREA)
- Fittings On The Vehicle Exterior For Carrying Loads, And Devices For Holding Or Mounting Articles (AREA)
- Shafts, Cranks, Connecting Bars, And Related Bearings (AREA)
Abstract
eixo flexível, travessa de eixo, veículo equipado com tal eixo flexível, e método de fabricação de tal travessa. esta invenção se refere a um eixo flexível para veículo motorizado, compreendendo uma travessa (1) que conecta dois braços longitudinais (2), caracterizado pelo fato de que a dita travessa (1) tem uma seção transversal fechada, e pelo fato de que a dita travessa possui, em pelo menos uma região central, uma seção transversal essencialmente trapezoidal (11)
Description
(54) Título: EIXO FLEXÍVEL PARA UM VEÍCULO MOTORIZADO COMPREENDENDO UMA TRAVESSA, TRAVESSA DE EIXO PARA LIGAÇÃO DE DOIS BRAÇOS, VEÍCULO EQUIPADO COM TAL EIXO FLEXÍVEL E MÉTODO DE FABRICAÇÃO DE TAL TRAVESSA (51) Int.CI.: B60G 21/05 (30) Prioridade Unionista: 08/12/2004 FR 04 13084 (73) Titular(es): AUTO CHASSIS INTERNATIONAL SNC. ARCELORMITTAL TUBULAR PRODUCTS VITRY (72) Inventor(es): BRUNO RIFFEIER; PATRICE FABBRO; RAYMOND DESLANDE; JACQUES FOULQUIER “EIXO FLEXÍVEL PARA UM VEÍCULO MOTORIZADO COMPREENDENDO UMA TRAVESSA, TRAVESSA DE EIXO PARA LIGAÇÃO DE DOIS BRAÇOS, VEÍCULO EQUIPADO COM TAL EIXO FLEXÍVEL E MÉTODO DE FABRICAÇÃO DE TAL TRAVESSA”
A invenção se relaciona com o campo de veículos motorizados. Mais precisamente, a invenção diz respeito a eixos flexíveis para veículos motorizados.
Recordemo-nos de que o termo eixo flexível se refere em geral a um eixo projetado para formar um elemento de torção entre duas rodas.
Tipicamente, um eixo flexível consiste de dois braços longitudinais, cada um destes suportando as montagens de roda e conectados por um elemento de ligação transversal conhecido por eixo com travessa, eixo morto ou eixo de perfil.
Durante o planejamento de um eixo, consideram-se duas propriedades do eixo, dentre outras, ao apreciar as qualidades deste: a flexão e a torção.
O princípio dos eixos flexíveis permite reconciliar uma grande rigidez para flexão com uma relativa flexibilidade à torção. Em geral, é por meio da geometria da seção transversal da travessa, por meio de sua inércia de flexão e de torção, que se chega a um denominador comum entre a rigidez à flexão e a flexibilidade (relativa) à torção.
As seções transversais selecionadas para produzir eixos de aço (ou outros materiais isotrópicos) geralmente têm forma de “V”, “U” ou “L”, visto que esses tipos de geode 09/02/2018, pág. 6/23 metria oferecem uma reação interessante entre a inércia de flexão e de torção.
Os últimos anos foram cenário da aplicação em grande escala da técnica dos eixos flexíveis nos segmentos de construção automobilística de pequeno e médio porte, graças às suas diversas vantagens, das quais podemos citar uma excelente relação carga de serviço / arquitetura e economia de implementação, fazendo uso principalmente de montagens de unidades de solda mecânica.
Essas vantagens levaram os projetistas de suspensões a aperfeiçoar continuamente a técnica. Os eixos flexíveis, de fato, estão sujeitos a algumas limitações, uma delas sendo a solução conciliatória delicada entre a rigidez longitudinal e transversal, e a outra, a durabilidade limitada pelas condições de resistência de ambos os componentes, que são sujeitos a grandes deformações elásticas.
A exigência cada vez maior de conforto e manutenção das estradas induzem os projetos de eixos de travessa flexíveis a soluções que consistem em introduzir um elemento de rigidez à torção entre os dois braços posteriores, geralmente chamado de “barra estabilizadora ou “barra de estabilização lateral, com o objetivo de limitar a inclinação do veículo e ao mesmo tempo preservar a grande flexibilidade vertical do sistema de suspensão, assegurando a suavização das imperfeições da estrada para o chassi.
Entretanto, o aumento contínuo do perímetro da aplicação da técnica dos eixos flexíveis a veículos de grande massa (sedãs de grande porte, minivans, monovolumes e até de 09/02/2018, pág. 7/23 mesmo veículos utilitários), sem diminuir a qualidade da viagem, resulta cada vez mais em componentes que funcionam nos limites absolutos de operação, seja pela resistência estática às forças incidentais, seja pela característica de fadiga do metal durante a vida útil do sistema de suspensão.
O elemento de ligação, ou travessa, é assim um dos componentes mais difíceis de se projetar, principalmente em termos de resistência e comportamento.
Hoje, nos eixos de travessa flexíveis, a travessa que liga os braços longitudinais é produzida com duas tecnologias diferentes.
Na primeira, a travessa é fabricada a partir de uma seção curvada (ou aço prensado) de tal forma a obter uma seção transversal em forma de U, em forma de V ou em forma de L. Essas travessas geralmente têm de ser unidas a uma barra estabilizadora, com o intuito de proporcionar rigidez à torção ao eixo.
A segunda tecnologia consiste em integrar a função de rigidez à rolagem na própria travessa.
Neste caso, a travessa é produzida a partir de um tubo, que geralmente tem uma seção circular, e em seguida o tubo é sujeito, pelo menos na parte central, a um processo de deformação em que uma parte da parede é comprimida para dentro em direção a outra parte da parede a fim de proporcionar a torção e flexão de rigidez desejada (exemplo: Peugeot 806 (marca registrada), ilustrado na Figura 1, ou o Opel Zafira (marca registrada), ilustrado na Figura 2).
de 09/02/2018, pág. 8/23
A diversidade da rigidez à rolagem em função das necessidades é obtida modificando-se a seção transversal da travessa.
A presente invenção se aplica a travessas de eixo produzidas de acordo com a segunda tecnologia, atualmente chamadas de “eixos de perfil fechado ou “eixos de seção fechada .
Em geral, ela se aplica a todos os eixos flexíveis que façam o uso de uma travessa composta por um tubo dotado, na região central, de uma concavidade com seção transversal em forma de U ou em forma de V.
O tubo da travessa só é comprimido em uma parte transversal para reduzir a torção, e retém suas seções circulares nas extremidades, de modo a facilitar a conexão aos braços da suspensão por meio de solda.
Além disso, as travessas desses eixos possuem pelo menos uma geratriz retilínea do perfil que liga as duas extremidades.
Esse modelo tradicional de travessas de seção fechada tem como conseqüência o fato de que o centro de torção da seção mediana não pode estar muito afastado do eixo geométrico inicial do tubo, devido à geometria deste. Somente uma rotação da travessa ao redor de seu eixo geométrico transversal permite alguma modificação angular do centro da posição de torção.
Todavia, certas exigências dos fabricantes de veículos em relação ao comportamento do eixo são incompatíveis com uma distância pequena entre o centro de torção do eixo e de 09/02/2018, pág. 9/23 o eixo geométrico do tubo constituído pelos centros das seções circulares em suas extremidades.
De fato, tal é o nível de afastamento induzido por um movimento de rolagem que é necessária uma translação vertical considerável da seção central.
Ademais, essa incompatibilidade é acentuada, em certos casos, por restrições arquitetônicas. Essas restrições nos levam, de fato, a reconsiderar em alguns casos o espaço ocupado pela travessa em relação ao tubo de escape.
A invenção particularmente visa a superar as desvantagens do estado da técnica.
Mais precisamente, a invenção tem por objetivo proporcionar um eixo flexível cuja travessa de perfil fechado permita um aumento considerável na rigidez à torção do eixo em relação às soluções da técnica anterior.
A invenção igualmente intenta proporcionar um eixo que possa ser adaptado a novas arquiteturas, especialmente em reação ao posicionamento do tubo de escape.
A invenção também visa a proporcionar um procedimento de fabricação para a travessa de tal eixo.
Esses objetivos, bem como outros que surgirão no texto a seguir, são alcançados graças à presente invenção, cujo objetivo é obter um eixo flexível para veículos motorizados, e compreende uma travessa que liga dois braços longitudinais, caracterizado pelo fato de que a dita travessa tem uma seção fechada, e em que a dita travessa apresenta, em pelo menos uma região central, uma seção com formato notadamente trapezoidal.
de 09/02/2018, pág. 10/23
Dessa forma, deslocamos significativamente o centro de torção do eixo em relação a um eixo geométrico que corresponde ao eixo geométrico do tubo antes de sua formação.
Portanto, o comportamento do eixo correspondente é em grande medida aperfeiçoado.
De acordo com uma concretização preferida, a dita travessa apresenta uma seção curvada, a dita travessa preferencialmente tendo, em cada uma de suas extremidades, uma seção circular.
De acordo com uma concretização preferida, o centro de inércia da seção central da dita travessa é distante de uma linha reta que passa pelos centros de inércia das seções das extremidades da dita travessa.
Dessa forma, obtêm-se uma curvatura da travessa e seu efeito é acrescentado ao da seção transversal trapezoidal da travessa em sua região central, contribuindo assim para o aumento da distância do centro de torção, e, conseqüentemente, da rigidez do eixo.
Além disso, as seções da extremidade da travessa podem assim ser posicionadas abaixo de um tubo de escape em uma arquitetura de acordo com a qual o curso do tubo de escape passa acima da travessa passando por cima de uma seção da extremidade da travessa no lado esquerdo do veículo.
A invenção também diz respeito a uma travessa pretendida para ligar dois braços longitudinais em um eixo flexível de um veículo motorizado, e caracterizada pelo fato de que ela possui uma seção fechada e pelo fato de que a dita de 09/02/2018, pág. 11/23 travessa apresenta, em pelo menos uma região central, uma seção que é de formato significativamente trapezoidal.
A invenção também diz respeito a um veículo equipado com um eixo flexível para veículo motorizado, que compreende uma travessa ligando dois braços longitudinais, e caracterizado pelo fato de que a dita travessa tem uma seção fechada, e em que a dita travessa apresenta, em pelo menos uma região central, uma seção que é de formato significativamente trapezoidal.
A invenção também diz respeito a um procedimento para produzir uma travessa pretendida para ligar transversalmente os dois braços longitudinais de um eixo flexível de veículo motorizado, e caracterizado pelo fato de que ele tem uma etapa de fabricação que consiste em deformar uma travessa com uma seção fechada de tal forma que a dita travessa apresente, em pelo menos uma região central, uma seção com formato significativamente trapezoidal.
De preferência, o procedimento compreende uma fase de formação da dita travessa que proporciona uma seção de curvatura entre sua região central e suas duas seções de extremidade.
De acordo com uma concretização vantajosa, a dita fase de formação é realizada em duas etapas, uma consistindo em produzir uma pré-deformação em pelo menos uma zona de transição entre a dita região central e uma região de seção circular próxima a pelo menos uma de suas extremidades, a outra etapa consistindo em continuar a deformação na dita região central de modo a conferir sua forma final.
de 09/02/2018, pág. 12/23
Vantajosamente, a dita fase de deformação é realizada por meio de prensagem.
De preferência, o procedimento compreende uma etapa que consiste em curvar a dita travessa de tal maneira que o centro de inércia da seção central da dita travessa esteja distante de uma linha reta passando através do centro de inércia das seções nas extremidades da dita travessa.
Outras características e vantagens da invenção irão transparecer mais claramente quando da leitura da descrição seguinte e de acordo com um modo preferido de produção da invenção, dados aqui somente a título exemplificativo e não limitativo, e nos desenhos anexos, nos quais:
- As Figuras 1 e 2 são vistas de um eixo que compreende uma travessa com seção fechada de acordo com a técnica anterior.
- A Figura 3 é uma vista em perspectiva de um eixo flexível de acordo com a invenção.
- A Figura 4 é uma vista em perspectiva da travessa de um eixo flexível de acordo com a invenção.
- A Figura 5 é uma vista parcial do eixo de acordo com a invenção, conforme ilustrado na Figura 3.
- A Figura 6 é uma vista de duas seções transversais da travessa de um eixo de acordo com a invenção.
Como mencionado antes, o princípio da invenção é o fato de produzir um eixo flexível com o auxílio de uma travessa cuja seção fechada apresenta, pelo menos na região central da travessa, uma seção notadamente trapezoidal.
de 09/02/2018, pág. 13/23
Entende-se por região central uma parte da extensão da travessa mais ou menos estendida, e centralizada entre as duas extremidades da travessa.
Isso é ilustrado na Figura 3, que ilustra tal eixo flexível que compreende uma travessa, conforme anteriormente mencionado, ligando os dois braços longitudinais 2.
Lembre-se de que o eixo está conectado à carroceria do veículo por meio das ligações articuladas com bucha 21 sustentadas nos braços longitudinais 2, estes presentes em suas buchas de extremidade 21, e um cabeçote do eixo 22 pretendido para suportar uma parte de rotação.
Como ilustra a Figura 5, cada cabeçote do eixo 22, de acordo com a presente concretização, é materializado com:
- um assento de mola 221
- uma manilha 222 para fixação de uma barra de estabilização lateral “Panhard bar (marca registrada)
- uma peça de empuxo 223 para um assento de mola.
Cada cabeçote do eixo 22 também possui um meio de fixação 223 pretendido para ligar um amortecedor ao eixo.
Observa-se também que cada braço 2 compreende uma parte dianteira (bucha do mancal 21) fixada por parafusos no cabeçote do eixo 22.
Em referência à Figura 4, uma travessa do eixo de acordo com a invenção tem uma parte central com uma seção trapezoidal 11 (ilustrada pela linha escura na Figura 4).
Além disso, a seção da travessa é formada de tal maneira que ela se modifica progressivamente a partir do de 09/02/2018, pág. 14/23 formato trapezoidal na parte centra até um formato circular nas extremidades 12.
Adicionalmente, a travessa 1 tem uma forma curvada. Em outras palavras, a travessa apresenta uma deformação longitudinal produzida de tal forma que o centro de inércia no nível mediano da travessa seja afastado em relação a uma linha reta que conecta os centros das seções de extremidade circular 12.
Assim, em tal travessa descrita, o centro de torção da seção central, e de todas as seções deformadas conectadas, é afastado para cima ao máximo a fim de obter um centro de torção equivalente o maior possível.
Entende-se por centro de torção equivalente da travessa todas as posições dos centros de torção de todas as seções da travessa.
Uma travessa, tal como ilustrada na Figura 4, é produzida pela deformação por conformação de metal da travessa a fim de obter o afastamento máximo da seção central, conservando ao mesmo tempo o maior raio de curvatura possível durante o controle do processo.
A Figura 6 ilustra, em seção transversal, o posicionamento da seção trapezoidal 11 no plano mediano (note que Y = 0) do eixo em relação às seções de extremidade 12.
Os seguintes elementos são ilustrados nesta Figura:
- I0, que | representa | o centro | de | torção | da | seção |
mediana do eixo; | ||||||
- G0, que | representa | o centro | de | inércia | da | seção |
mediana do eixo;
de 09/02/2018, pág. 15/23
- G1, que representa o centro de inércia da seção de extremidade 12.
Observa-se, como claramente ilustrado, que os pontos I0, G0 e G1 estão alinhados.
Além disso, a deformação por conformação de metal na direção Z faz com que os lados H (entre G0 e G1) e d (entre I0 e G1) sejam determinados de tal forma a otimizar a posição de I0 na direção Z, ou seja, para maximizar a distância d.
Para produzir um eixo da maneira anteriormente descrita, realizam-se etapas que consistem em:
- cortar um tubo de seção circular em um tamanho predeterminado;
- curvar a seção tubular assim dessa forma obtida fixando suas extremidades e aplicando, com o auxílio de uma prensa, uma força significativamente perpendicular ao eixo geométrico da seção tubular;
- deformar a seção curvada de tal modo que ela apresente uma seção arqueada em sua seção central que é significativamente trapezoidal.
Nota-se que a fase de deformação é realizada em duas etapas:
- a primeira consiste em preparar uma zona de transição entre a região central final e a seção circular (isto é, uma região não deformada na extremidade da fase de deformação) e próxima às extremidades da travessa;
de 09/02/2018, pág. 16/23
- a segunda consiste em prensar a travessa prédeformada a fim de obter o formato trapezoidal desejado para a seção central da travessa.
Petição 870180011759, de 09/02/2018, pág. 17/23
Claims (11)
- REIVINDICAÇÕES1. Eixo flexível para um veículo motorizado, que compreende uma travessa (1) que liga dois braços longitudinais, CARACTERIZADO pelo fato de que a dita travessa (1) possui uma seção fechada, e em que a dita travessa tem, em uma região central, uma seção que é de formato trapezoidal (11).
- 2. Eixo flexível, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a travessa (1) tem uma seção curvada.
- 3. Eixo flexível, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a dita travessa (1) tem, em cada uma de suas extremidades, uma seção circular (12).
- 4. Eixo flexível, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de que seu centro de inércia (G0) da seção central da dita travessa é distante de uma linha reta que passa através dos centros de inércia (Gi) das seções de extremidade (12) da dita travessa (1).
- 5. Travessa de eixo pretendida para ligação de dois braços longitudinais no eixo flexível de um veículo motorizado, CARACTERIZADA pelo fato de conter uma seção fechada, e em que a dita travessa possui, em uma região central, uma seção de formato trapezoidal (11).
- 6. Veículo equipado com um eixo flexível para um veículo automotor, que compreende uma travessa (1) que liga dois braços longitudinais, CARACTERIZADO pelo fato de que a dita travessa possui uma seção fechada, e em que a dita trade 09/02/2018, pág. 18/23 vessa possui, em uma região central, uma seção de formato trapezoidal (11).
- 7. Método de fabricação para uma travessa (1) pretendida para ligar dois braços longitudinais (2) em um eixo flexível de um veículo motorizado, CARACTERIZADO pelo fato de compreender uma etapa que consiste em deformar a travessa que tem uma seção fechada, de tal modo que a dita travessa possua, em uma região central, uma seção de formato trapezoidal (11).
- 8. Método de fabricação, de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pelo fato de compreender uma fase de deformação da dita travessa, realizada de tal modo a formar uma seção curvada entre sua região central e suas duas seções de extremidade.
- 9. Método de fabricação, de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADO pelo fato de que a dita fase de deformação é realizada em duas etapas, uma consistindo em realizar uma pré-deformação em pelo menos uma zona de transição entre a dita região central e uma região de seção circular na região de pelo menos uma de suas extremidades; a outra etapa consistindo em continuar a deformação na dita região central a fim de conferi-la sua forma final.
- 10. Método de fabricação, de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADO pelo fato de que a dita fase de deformação é realizada por prensagem.
- 11. Método de fabricação, de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADO pelo fato de compreender uma etapa que consiste em curvar a dita travessa, de tal maneira que o de 09/02/2018, pág. 19/23 centro de inércia da seção central da dita travessa seja distante de uma linha reta que passa através dos centros de inércia das seções de extremidade da dita travessa.Petição 870180011759, de 09/02/2018, pág. 20/234ο d
Applications Claiming Priority (2)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
FR0413084A FR2878786B1 (fr) | 2004-12-08 | 2004-12-08 | Essieu souple comprenant une traverse a section tropezoidale, traverse, vehicule et procede de fabrication correspondants |
PCT/EP2005/056618 WO2006061424A1 (fr) | 2004-12-08 | 2005-12-08 | Essieu souple comprenant une traverse à section trapézoïdale, traverse, véhicule et procédé de fabrication correspondants |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI0518831A2 BRPI0518831A2 (pt) | 2008-12-09 |
BRPI0518831B1 true BRPI0518831B1 (pt) | 2018-07-17 |
Family
ID=35064805
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI0518831A BRPI0518831B1 (pt) | 2004-12-08 | 2005-12-08 | eixo flexível para um veículo motorizado compreendendo uma travessa, travessa de eixo para ligação de dois braços, veículo equipado com tal eixo flexível e método de fabricação de tal travessa |
Country Status (10)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US8047617B2 (pt) |
EP (1) | EP1827880B1 (pt) |
JP (1) | JP5324101B2 (pt) |
CN (1) | CN101072696B (pt) |
AT (1) | ATE497892T1 (pt) |
BR (1) | BRPI0518831B1 (pt) |
DE (1) | DE602005026316D1 (pt) |
FR (1) | FR2878786B1 (pt) |
PL (1) | PL1827880T3 (pt) |
WO (1) | WO2006061424A1 (pt) |
Families Citing this family (16)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
FR2898543A1 (fr) * | 2006-03-20 | 2007-09-21 | Renault Sas | Essieu souple arriere de vehicule automobile a barre panhard et traverse cintree, et vehicule correspondant |
JP2008265677A (ja) * | 2007-04-24 | 2008-11-06 | Mazda Motor Corp | 車体下部構造 |
CA2698249C (en) * | 2007-09-05 | 2016-01-12 | Magna International Inc. | Twist beam with interlock |
DE102007052632A1 (de) * | 2007-11-05 | 2009-05-07 | Benteler Automobiltechnik Gmbh | Verbundlenkerachse |
ITTO20080521A1 (it) * | 2008-07-08 | 2010-01-08 | Sistemi Sospensioni Spa | Traversa per una sospensione posteriore a ponte torcente per autoveicolo e procedimento per la sua fabbricazione |
DE102008047059A1 (de) | 2008-09-15 | 2010-03-18 | Man Nutzfahrzeuge Ag | Achskörper für eine Fahrzeugachse, insbesondere für eine Starrachse eines Kraft- und/oder Nutzfahrzeuges |
IT1391870B1 (it) | 2008-11-12 | 2012-01-27 | Sistemi Sospensioni Spa | Sospensione a ruote indipendenti per veicolo |
EP2199124B1 (en) * | 2008-12-16 | 2012-06-27 | Fiat Group Automobiles S.p.A. | Curved twist-beam axle |
DE102009049117A1 (de) * | 2009-10-12 | 2011-04-14 | GM Global Technology Operations, Inc., Detroit | Reibgeschweißter Verbundlenker |
CN102092259B (zh) * | 2010-12-09 | 2013-02-13 | 浙江福多纳汽车部件有限公司 | 一种变截面车辆纵臂构件的制作方法 |
DE102012000425A1 (de) * | 2012-01-12 | 2013-07-18 | GM Global Technology Operations LLC (n. d. Gesetzen des Staates Delaware) | Hinterradaufhängung für ein Kraftfahrzeug |
US9527120B2 (en) * | 2012-02-01 | 2016-12-27 | Magna International Inc. | Transverse strut and method of forming a transverse strut |
CA2913353C (en) * | 2012-07-03 | 2019-01-29 | Pantero Technologies Inc. | Semi-independent suspension system for a low-floor vehicle |
JP6234842B2 (ja) * | 2014-02-25 | 2017-11-22 | 株式会社エフテック | トーションビーム式サスペンション |
CN105216573B (zh) * | 2014-06-06 | 2017-11-28 | 上海宝钢高新技术零部件有限公司 | 管状扭力梁及成形方法 |
FR3077225B1 (fr) * | 2018-02-01 | 2020-01-24 | Renault S.A.S. | Procede de realisation d'une traverse tubulaire d'essieu non trempee comportant une etape de grenaillage |
Family Cites Families (19)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
GB412173A (en) * | 1932-12-14 | 1934-06-14 | Samuel Whyte | Improvements relating to case-hardening |
FR2590847B1 (fr) * | 1985-12-02 | 1988-05-20 | Vallourec | Essieu semi-rigide pour vehicule |
DE59500210D1 (de) * | 1995-06-30 | 1997-06-05 | Benteler Werke Ag | Verbundlenkerhinterachse |
DE19653959C1 (de) * | 1996-12-21 | 1998-02-05 | Benteler Werke Ag | Querträger und Verfahren zum Herstellen eines Querträgers |
DE19707643C1 (de) * | 1997-02-26 | 1998-12-24 | Ford Global Tech Inc | Verbundlenker-Hinterachse für Kraftfahrzeuge |
JP3716610B2 (ja) * | 1998-03-30 | 2005-11-16 | マツダ株式会社 | 自動車の後輪懸架装置 |
DE29809241U1 (de) * | 1998-05-26 | 1998-08-27 | Benteler Ag, 33104 Paderborn | Verbundlenkerachse |
FR2782474B1 (fr) * | 1998-08-19 | 2000-11-17 | Lorraine Laminage | Traverse d'un train arriere de vehicule automobile |
EP1080954B1 (de) * | 1999-09-02 | 2008-07-02 | Benteler Ag | Querträger als Bestandteil einer Verbundlenkerachse |
DE19941993C1 (de) * | 1999-09-02 | 2000-12-14 | Benteler Werke Ag | Verfahren zur Herstellung eines biegesteifen torsionsweichen Rohrprofils als Querträger für eine Verbundlenkerhinterachse eines Personenkraftwagens |
JP3750521B2 (ja) * | 2000-03-09 | 2006-03-01 | トヨタ自動車株式会社 | 異形断面筒状体の製造方法及びトーションビーム用アクスルビーム |
US6523841B2 (en) * | 2000-05-31 | 2003-02-25 | Benteler Ag | Twist-beam axle for motor vehicles |
DE20101602U1 (de) * | 2001-01-31 | 2001-04-05 | Benteler Automobiltechnik GmbH & Co. KG, 33104 Paderborn | Verbundlenkerachse |
CN2554029Y (zh) * | 2002-07-26 | 2003-06-04 | 李再国 | 弓字形小四轮拖拉机前桥 |
ITTO20020959A1 (it) * | 2002-11-07 | 2004-05-08 | Sistemi Sospensioni Spa | Ponte torcente per la sospensione posteriore di un |
JP2004299513A (ja) * | 2003-03-31 | 2004-10-28 | Suzuki Motor Corp | トーションビーム式サスペンション |
JP4089489B2 (ja) * | 2003-04-10 | 2008-05-28 | トヨタ自動車株式会社 | アクスルビーム |
US7377041B2 (en) * | 2003-06-18 | 2008-05-27 | Donghee Industrial Co., Ltd. | Torsion beam type suspension, method for forming torsion beam, and apparatus for forming torsion beam |
KR20040110247A (ko) * | 2003-06-18 | 2004-12-31 | (주) 동희산업 | 토션 빔식 현가장치 및 토션빔 성형방법 |
-
2004
- 2004-12-08 FR FR0413084A patent/FR2878786B1/fr active Active
-
2005
- 2005-12-03 US US11/792,545 patent/US8047617B2/en active Active
- 2005-12-08 AT AT05813659T patent/ATE497892T1/de not_active IP Right Cessation
- 2005-12-08 WO PCT/EP2005/056618 patent/WO2006061424A1/fr active Application Filing
- 2005-12-08 EP EP05813659A patent/EP1827880B1/fr active Active
- 2005-12-08 CN CN2005800422318A patent/CN101072696B/zh active Active
- 2005-12-08 PL PL05813659T patent/PL1827880T3/pl unknown
- 2005-12-08 BR BRPI0518831A patent/BRPI0518831B1/pt active IP Right Grant
- 2005-12-08 JP JP2007544924A patent/JP5324101B2/ja active Active
- 2005-12-08 DE DE602005026316T patent/DE602005026316D1/de active Active
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
BRPI0518831A2 (pt) | 2008-12-09 |
PL1827880T3 (pl) | 2011-10-31 |
EP1827880B1 (fr) | 2011-02-09 |
US8047617B2 (en) | 2011-11-01 |
CN101072696A (zh) | 2007-11-14 |
WO2006061424A1 (fr) | 2006-06-15 |
JP2008522893A (ja) | 2008-07-03 |
DE602005026316D1 (de) | 2011-03-24 |
CN101072696B (zh) | 2010-09-01 |
JP5324101B2 (ja) | 2013-10-23 |
FR2878786A1 (fr) | 2006-06-09 |
US20080150349A1 (en) | 2008-06-26 |
ATE497892T1 (de) | 2011-02-15 |
EP1827880A1 (fr) | 2007-09-05 |
FR2878786B1 (fr) | 2007-02-23 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BRPI0518831B1 (pt) | eixo flexível para um veículo motorizado compreendendo uma travessa, travessa de eixo para ligação de dois braços, veículo equipado com tal eixo flexível e método de fabricação de tal travessa | |
CA2913353C (en) | Semi-independent suspension system for a low-floor vehicle | |
JP5789510B2 (ja) | 自動車用のトーションビーム式後ろ車軸懸架装置の横部材およびその製造方法 | |
US20040256828A1 (en) | Torsion beam type suspension and forming method for torsion beam | |
MX2012004787A (es) | Barra de torsion de un eje de torsion. | |
US7377041B2 (en) | Torsion beam type suspension, method for forming torsion beam, and apparatus for forming torsion beam | |
JP2008302813A (ja) | ストラット式サスペンション装置 | |
CN110740884B (zh) | 车辆用转向节 | |
CN106794737B (zh) | 用于组合拉杆轴的横梁 | |
JPS6229406A (ja) | 自動車のリヤサスペンシヨン装置 | |
US11247262B2 (en) | Vehicle knuckle | |
JP3196011B2 (ja) | トレーリングアーム式リアサスペンション | |
CN201566437U (zh) | 一种长度可调双横臂式悬架 | |
JP4640847B2 (ja) | サスペンション装置 | |
KR20080009803A (ko) | 커플드토션빔액슬 현가장치 | |
JP3872719B2 (ja) | サスペンション構造のリーフスプリング | |
CN213035622U (zh) | 变壁厚稳定杆 | |
JP6348766B2 (ja) | 車両用サスペンション | |
JP2012121573A (ja) | ストラット式サスペンション装置 | |
CN107921836A (zh) | 包括配备有金属板主体和附接到其上的实心头部的臂的机动车辆车轮悬挂装置 | |
JPH0632126A (ja) | 車輌用ダブルアーム式サスペンション | |
JP5237872B2 (ja) | 車両用サスペンション | |
JPH06247129A (ja) | 車両用スタビライザ | |
JP2006143001A (ja) | アクスルブラケットおよびそれを用いたサスペンション装置 | |
CN117644748A (zh) | 四连杆前空气悬架 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B25A | Requested transfer of rights approved |
Owner name: AUTO CHASSIS INTERNATIONAL SNC (FR) , ARCELORMITTA Free format text: TRANSFERIDO PARTE DOS DIREITOS DE: AUTO CHASSIS INTERNATIONAL SNC. |
|
B06A | Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette] | ||
B09A | Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette] | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette] |