BRPI0505598B1 - estrutura de montagem de sensor de oxigênio - Google Patents

estrutura de montagem de sensor de oxigênio Download PDF

Info

Publication number
BRPI0505598B1
BRPI0505598B1 BRPI0505598A BRPI0505598A BRPI0505598B1 BR PI0505598 B1 BRPI0505598 B1 BR PI0505598B1 BR PI0505598 A BRPI0505598 A BR PI0505598A BR PI0505598 A BRPI0505598 A BR PI0505598A BR PI0505598 B1 BRPI0505598 B1 BR PI0505598B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
oxygen sensor
exhaust
oxygen
engine
sensor
Prior art date
Application number
BRPI0505598A
Other languages
English (en)
Inventor
Mamoru Uraki
Ryutaro Yamazaki
Takeru Abe
Tatsuo Hayashi
Tomoya Kono
Toru Takeda
Original Assignee
Honda Motor Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Honda Motor Co Ltd filed Critical Honda Motor Co Ltd
Publication of BRPI0505598A publication Critical patent/BRPI0505598A/pt
Publication of BRPI0505598B1 publication Critical patent/BRPI0505598B1/pt

Links

Classifications

    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02TCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES RELATED TO TRANSPORTATION
    • Y02T10/00Road transport of goods or passengers
    • Y02T10/10Internal combustion engine [ICE] based vehicles
    • Y02T10/40Engine management systems

Landscapes

  • Measuring Oxygen Concentration In Cells (AREA)
  • Exhaust Silencers (AREA)

Abstract

"estrutura de montagem de sensor de oxigênio". ao se dispor um sensor de oxigênio (150) sem um aquecedor para a detecção do peso específico de oxigênio em um gás de exaustão de um motor (110) no motor (110), o qual inclui uma câmara de combustão e uma passagem de admissão e uma passagem de exaustão as quais são comunicadas com a câmara de combustão, o sensor de oxigênio (150) é montado em uma porção reta (51a) de um coletor de exaustão (51c) montado em uma abertura de exaustão (11oa), a qual é conectada de forma comunicável a uma janela de exaustão do motor (110) em um estado no qual o sensor de oxigênio (150) é montado de forma oblíqua em direção a um lado de jusante a partir de um lado de montante de um gás de exaustão.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "ESTRUTURA DE MONTAGEM DE SENSOR DE OXIGÊNIO".
Campo Técnico [001] A presente invenção refere-se à estrutura de montagem de um sensor de oxigênio e, mais particularmente, à estrutura de montagem de um sensor de oxigênio para a detecção do peso específico de oxigênio no interior de um gás de exaustão de motor de uma motocicleta. Técnica Antecedente [002] Em geral, em um motor de uso em veículo, de um ponto de vista de melhoria da acurácia de controle de combustível, para a purificação de um gás de exaustão ou para a obtenção de uma economia de combustível baixa ou similar, como um dispositivo de suprimento de combustível, foi proposto um dispositivo de suprimento de combustível o qual adota um dispositivo de injeção de combustível no lugar de um carburador (por exemplo, veja a literatura de patente 1). Ainda, recentemente, foi proposto um dispositivo de suprimento de combustível o qual adota um dispositivo de injeção de combustível no lugar de um carburador também em uma motocicleta.
[003] Espera-se que o motor de uso em veículo seja projetado e controlado de modo que a combustão de combustível possa ser realizada tão eficientemente quanto possível. Contudo, quando um estado de combustão ideal não é obtido, devido a condições de flutuação, tais como uma temperatura ambiente, uma relação de mistura de ar -combustível ou similar, um gás de exaustão contém monóxido de carbono (CO), óxido de nitrogênio (NOx) e um hidrocarboneto (HC) não queimado nocivos.
[004] Assim sendo, com respeito ao motor de uso em veículo convencional, para não mencionar um controle acurado de uma relação entre ar e combustível (uma relação de mistura de ar - combustí- vel; A/F), a qual usa um sensor de oxigênio feito de zircônia estabilizada, foi proposto um motor de uso em veículo o qual pode reduzir o monóxido de carbono (CO), óxido de nitrogênio (NOx) ou um hidrocar-boneto (HC) não queimado no interior de um gás de exaustão pela realização de um controle de uma passagem de fluxo de entrada de ar e mistura, um controle de sincronismo de ignição baseado em um controle eletrônico ou similar.
Literatura de Patente 1 JP-A-6-323187 [005] O documento EP1055808 refere-se a uma posição superior para a montagem de um sensor de gases de exaustão, para detecção da concentração de 02, emitida de um motor para um tubo de exaustão. A montagem do sensor de gás de exaustão da motocicleta é feita em uma motocicleta, onde o motor é equipado com um bloco de cilindro e inserido em um eixo de um cilindro dentro de um plano perpendicular a partir da parte dianteira para a parte traseira de uma estrutura do veículo, um cárter é acoplado ao bloco de cilindros e tem uma projeção direita que se projeta mais para o lado do que uma superfície lateral direita, correndo em uma direção esquerda para a direita do bloco de cilindros, e uma cabeça de cilindro acoplada ao bloco de cilindro no lado oposto ao cárter é montada na estrutura do veículo, e um tubo de exaustão que se estende da frente para trás ao longo da parte inferior da projeção direita está ligado a uma porta de exaustão fornecida na cabeça do cilindro, um sensor de gases de exaustão é equipado a parede lateral superior do tubo de exaustão, em uma posição para frente a partir da projeção direita do cárter e voltada para fora a partir da superfície do lado esquerdo do bloco de cilindros. De acordo com esta configuração, o sensor de gás de exaustão está equipado ao tubo de exaustão de modo a projetar-se mais para o lado do que a superfície do lado direito do bloco de cilindro e mais para frente do que uma projeção direita com a qual o cárter está equipado e para o lado direito do bloco de cilindro.
[006] Já o documento DE10320247 refere-se a uma motocicleta do tipo scooter com um sensor de gases de exaustão que é concebido de tal modo que este seja impedido de colidir com pedras ou outros obstáculos na superfície do solo, sem a necessidade de um componente de proteção. O primeiro aspecto descrito neste documento reside em um motor que compreende um corpo do motor com uma unidade de cilindro, a qual é voltada para frente e ligeiramente inclinada para cima, de modo que são alinhados horizontalmente, um mecanismo de transmissão, referente à direção de marcha da motocicleta, adjacente ao corpo do motor, que está disposto de forma fixa sobre um chassis do veículo, e um veio inferior é fornecido no painel do veículo, o qual está disposto na parte inferior do corpo da motocicleta. A fim de esconder o motor, um par de apoios para os pés do condutor e um apoio para os pés do passageiro são dispostos em ambos os lados do eixo inferior, que se estende para frente ou para trás, lateralmente para fora, caracterizada pelo fato de uma extremidade estar ligada a unidade de cilindro do tubo de exaustão do motor, ligado sob o suporte do pé do condutor e ligado a um silenciador próximo ao apoio para os pés do passageiro, e em que o sensor de gás de exaustão está montado perto da peça de ligação entre os gases de exaustão e o silenciador e, com base na largura do corpo do veículo no lado interior do apoio para os pés do passageiro.
[007] O documento JP2001041076 refere-se a uma estrutura de fixação de sensor de gás de exaustão em uma motocicleta. De acordo com o presente documento a estrutura de fixação reúne dois de quatro tubos de exaustão estendidos a partir da face frontal do motor com duas frentes coletoras, o sensor de gás de escape está ligado a um coletor de frente entre os coletores de frente. O motor é fornecido com o virabrequim estendido na direção transversal de um corpo do veícu- Io, um equipamento de volante-magnético é fornecido em uma extremidade, e um aparelho de embreagem é fornecido na outra extremidade. O coletor de frente equipado com o sensor de gases de exaustão acima mencionado está disposto no lado oposto com o aparelho de embreagem nos dois lados do centro do corpo do veículo, e o sensor de gases de exaustão é ainda disposto em posição que não interfira na forma de plana do mecanismo de cárter de óleo fornecido por parte do motor. Adicionalmente, o sensor de gases de exaustão está disposto atrás de ignição magnética revestida que cobre o equipamento do volante magnético pela lateral, e que organiza substancial mente em paralelo com o fio de extensão de um ângulo de inclinação em que o corpo do veículo constitui o sensor de gases de exaustão.
Exposição da Invenção Problemas que a Invenção Deve Resolver [008] Aqui, o sensor de oxigênio o qual usa a zircônia estabilizada realiza uma operação de detecção como se segue. O oxigênio contido no gás de exaustão recebe elétrons de um eletrodo e se torna íons de oxigênio. Os íons de oxigênio passam através de uma camada de zircônia e descarregam os elétrons e, assim, os íons de oxigênio ficam na camada de zircônia em uma forma de oxigênio. O sensor de oxigênio detecta uma quantidade de uma corrente elétrica a qual é gerada entre os eletrodos em proporção a uma reação de oxidação l redução de oxigênio como uma quantidade de uma corrente elétrica a qual é proporcional ao peso específico de oxigênio.
[009] O sensor de oxigênio, o qual usa a zircônia estabilizada exibe a resistência interna extremamente grande em uma temperatura baixa e, assim, houve um inconveniente de o movimento dos íons de oxigênio ser obstruído e a quantidade de corrente elétrica se tornar pequena.
[0010] Assim sendo, convencional mente, como o sensor de oxigê- nio, um sensor de oxigênio equipado com aquecedor, o qual inclui um aquecedor para aquecimento de um corpo de sensor de oxigênio tendo uma camada de zircônia estabilizada foi usado.
[0011] Contudo, o sensor de oxigênio equipado com aquecedor se torna de formato dimensionado grande, desse modo dando origem a um inconveniente de a propriedade de layout ser piorada e um custo ser empurrado para cima na montagem do sensor de oxigênio em uma motocicleta.
[0012] Assim sendo, é um objetivo da presente invenção prover a estrutura de montagem de um sensor de oxigênio a qual pode reduzir um custo, enquanto assegura uma propriedade alta de layout.
Meios para Resolução do Problema [0013] Para se vencer o inconveniente mencionado acima, em uma estrutura de montagem de um sensor de oxigênio, a qual dispõe o sensor de oxigênio para detecção do peso específico de oxigênio em um gás de exaustão a partir de um motor no motor, a presente invenção é caracterizada pelo fato de o sensor de oxigênio ser disposto em um coletor de exaustão o qual é montado em uma abertura de exaustão do motor nas vizinhanças da abertura de exaustão.
[0014] Devido a uma constituição como essa, o sensor de oxigênio rapidamente chega a uma temperatura ótima para a realização da detecção do peso específico de oxigênio usando um gás de exaustão à alta temperatura, e pode realizar uma medição acurada do peso específico de oxigênio de forma rápida e ótima.
[0015] Neste caso, o sensor de oxigênio pode ter um lado de detecção de oxigênio e um lado de fiação, e pode permitir que o lado de fiação seja disposto em um lado de cabeçote do motor.
[0016] Ainda, o coletor de exaustão pode ter uma porção curvada em uma porção intermediária do mesmo, e o sensor de oxigênio pode ser disposto no interior da porção curvada.
[0017] Mais ainda, o sensor de oxigênio pode ser constituído como um sensor de oxigênio sem um aquecedor.
Vantagem da Invenção [0018] De acordo com a presente invenção, um sensor de oxigênio é disposto no coletor de exaustão, o qual é montado na janela de exaustão do motor nas vizinhanças da janela de exaustão onde uma temperatura do gás de exaustão é relativamente alta e, assim, o sensor de oxigênio rapidamente chega a uma região de temperatura de ativação no momento de acionamento do motor, por meio do que é possível detectar o peso específico de oxigênio no gás de exaustão de forma rápida e acurada.
Melhor Modo para Realização da Invenção [0019] Em seguida, as modalidades preferidas da presente invenção são explicadas em conjunto com os desenhos.
[0020] Na explicação a seguir, "dianteiro", "traseiro", "esquerdo", "direito", "para cima", "para baixo" são determinados de acordo com as direções como visto a partir de um condutor e Fr indica um lado dianteiro, Rr indica um lado traseiro, L indica um lado esquerdo, e R indica um lado direito.
[0021] A figura 1 é uma vista lateral esquerda de uma motocicleta de uma modalidade da presente invenção.
[0022] Uma motocicleta 10 é um veículo do tipo scooter. A motocicleta 10 inclui um quadro de corpo de veículo 11, um garfo dianteiro 13, o qual é montado em um tubo de direção 12 do quadro de corpo de veículo 11, uma roda dianteira 14, a qual é montada no garfo dianteiro 13, um punho 15, o qual é conectado ao garfo dianteiro 13, uma unidade de potência do tipo oscilante 16, a qual é montada em uma porção superior traseira do quadro de corpo de veículo 11, uma roda traseira 17, a qual é montada em uma porção traseira da unidade de potência 16, uma suspensão traseira 18, a qual suspende a unidade de potência 16 na porção superior traseira do quadro de corpo de veículo 11, uma porção de armazenamento 21, a qual é montada na porção superior traseira do quadro de corpo de veículo 11, um assento 22, o qual é montado na porção superior da porção de armazenamento 21, um tanque de combustível 23, o qual é montado na porção superior traseira do quadro de corpo de veículo 11, e uma cobertura de corpo 30, a qual cobre o quadro de corpo de veículo 11.
[0023] A porção de armazenamento 21 é formada como uma caixa de armazenamento a qual armazena vários artigos P, tal como um capacete ou similar.
[0024] A cobertura de corpo 30 inclui uma cobertura dianteira 31, a qual cobre uma porção dianteira do tubo de direção 12, uma blindagem de perna 32, a qual cobre uma porção de perna de um condutor, um apoio para os pés 33, o qual permite que o condutor coloque seus pés sobre ele, uma cobertura inferior 34, a qual é disposta abaixo do apoio para os pés 33 e cobre uma porção inferior do quadro de corpo de veículo 11, e uma cobertura de lado traseiro 35, a qual cobre uma porção média traseira do quadro de corpo de veículo 11.
[0025] Ainda, a motocicleta 10 inclui uma suspensão dianteira 41, um farol 42, um medidor 43, um para-lama dianteiro 44, uma cobertura de punho 45, um estribo 46 e um para-lama traseiro 47.
[0026] A figura 2 é uma vista lateral de uma porção traseira de uma motocicleta desta modalidade de uma maneira aumentada.
[0027] O quadro de corpo de veículo 11 é constituído como um quadro dividido em dois, o qual é dividido em dois na direção longitudinal em um quadro dianteiro 60, o qual forma uma porção dianteira do quadro de corpo de veículo 11 e um quadro traseiro 70, o qual forma uma porção traseira do quadro de corpo de veículo 11 abaixo do apoio para os pés 33. Um subquadro 80 é fixo à porção de extremidade traseira do quadro traseiro 70 usando-se parafusos.
[0028] A unidade de potência 16 é disposta abaixo da porção de armazenamento 21 e do assento 22. A unidade de potência 16 inclui um motor 110 o qual é disposto em uma porção dianteira da mesma e uma transmissão continuamente variável 171, a qual é disposta em uma porção traseira da mesma. O motor (motor de combustão interna) 110 é constituído por um motor do tipo arrefecido a água de cilindro único de quatro tempos, no qual os cilindros são dispostos de forma substancialmente horizontal na direção para frente do corpo de veículo, enquanto a transmissão continuamente variável 171 é constituída como uma transmissão do tipo de cinta.
[0029] Na figura 2, um depurador de ar 131 é montado no lado esquerdo da roda traseira 17 e na porção superior traseira da unidade de potência 16.
[0030] Ainda, um tubo de exaustão 51 para o motor e um silencioso 52 são conectados a uma abertura de exaustão 110A, a qual é montada de forma comunicável em uma janela de exaustão do motor 110.
[0031] O tubo de exaustão 51 para o motor inclui uma porção de tubo reta 51A e uma porção curvada 51B. O tubo de exaustão de uso de motor 51 também inclui um coletor de exaustão 51C, o qual é conectado à abertura de exaustão 110A conectada de forma comunicável à janela de exaustão e um tubo de exaustão 51 D, o qual é conectado ao coletor de exaustão 51C.
[0032] A figura 3 é uma vista plana de uma porção traseira de uma motocicleta desta modalidade de uma maneira aumentada.
[0033] Na figura 3, um radiador 53 para o motor é integralmente montado em um lado direito da unidade de potência 16.
[0034] Ainda, o subquadro 80 inclui colunas de acomodação eretas esquerda e direita 81, 81 e uma escora de conexão 82, a qual se conecta às colunas de acomodação 81, 81, enquanto uma vela de ig- nição 54 é disposta no lado esquerdo do cabeçote de cilindro 115.
[0035] A figura 4 é uma vista lateral que mostra uma periferia da unidade de potência.
[0036] No motor 110, o bloco de cilindro 112 e o cilindro (não mostrado nos desenhos) disposto no interior do bloco de cilindro 112 se estendem de forma substancialmente horizontal em direção a uma porção dianteira do corpo de veículo a partir do cárter 111, onde um cabeçote de cilindro 115 é unido de forma fixa a uma extremidade dianteira do bloco de cilindro 112 usando-se parafusos. Ainda, no motor 110, uma cobertura de cabeçote 117 é unida de forma fixa a uma extremidade dianteira do cabeçote de cilindro 115, usando-se parafusos.
[0037] Um sistema de admissão de ar 130 do motor 110 inclui, como mostrado na figura 4, um depurador de ar 131, um tubo de conexão 132 (tubo de conexão) o qual é conectado a uma saída do depurador de ar 131, um corpo de estrangulador 133 o qual é conectado a uma extremidade a jusante do tubo de conexão 132, um tubo de entrada 134 o qual é conectado a uma extremidade a jusante do corpo de estrangulador 133, e uma passagem de admissão de ar 122, a qual é conectada a uma extremidade a jusante do tubo de entrada 134.
[0038] No sistema de admissão de ar 130, o depurador de ar 131, o tubo de conexão 132, o corpo de estrangulador 133 e o tubo de entrada 134 são dispostos acima do motor 110 em um estado substancialmente horizontal a partir da porção traseira até a porção dianteira do corpo de veículo. Ainda, uma extremidade a jusante do tubo de entrada 134 é conectada à passagem de admissão de ar 122 do motor 110.
[0039] O corpo de estrangulador 133 é conectado à extremidade a montante do tubo de entrada 134 e, ao mesmo tempo, é disposto substancialmente acima do cárter 111. Ainda, o corpo de estrangulador 133 incorpora uma válvula de estrangulamento 135 ali. A válvula de estrangulamento 135 é disposta em um lado a montante da passa- gem de admissão 122 e controla uma área em seção transversal de uma passagem de fluxo da passagem de admissão 122.
[0040] Um dispositivo de injeção de combustível 140 é disposto acima do cabeçote de cilindro 115. O dispositivo de injeção de combustível 140 é um injetor o qual injeta um combustível em resposta a um sinal de injeção o qual é obtido pelo cálculo de uma unidade de controle eletrônica não mostrada nos desenhos. O dispositivo de injeção de combustível 140 inclui, por exemplo, um bocal de válvula atuada por solenoide. Um tubo de alimentação 142 é montado para um encaixe de ajuste em uma porção de entrada de combustível de uma extremidade superior do dispositivo de injeção de combustível 140. Uma mangueira de combustível 146 é conectada ao dispositivo de injeção de combustível 140 através do tubo de alimentação 142.
[0041] A abertura de exaustão 110A a qual é conectada de forma comunicável à janela de exaustão mencionada acima é disposta abaixo do cabeçote de cilindro 115. Em uma porção curvada 51A do coletor de exaustão 51C, a qual é conectada à abertura de exaustão 110A de forma comunicável conectada à janela de exaustão, um sensor de oxigênio 150 é montado, onde o sensor de oxigênio 150 detecta um peso específico de oxigênio no gás de exaustão a partir do motor 110 e permite um controle de uma relação ar - combustível ótima em uma unidade de controle eletrônica não mostrada nos desenhos.
[0042] Aqui, a estrutura do sensor de oxigênio 150 é explicada.
[0043] A figura 5 é uma vista em seção transversal do sensor de oxigênio, enquanto a figura 6 é uma vista como visto em uma direção de seta a partir da superfície de extremidade em seção transversal tomada ao longo da linha A-A na figura 5.
[0044] Um sensor de oxigênio 150 é constituído como um sensor de oxigênio sem um aquecedor. O sensor de oxigênio 150 inclui um suporte 151 para suporte do sensor de oxigênio 150 inteiro no momen- to da montagem do sensor de oxigênio 150 no coletor de exaustão 51C.
[0045] Uma porção de flange 151A é montada em uma porção intermediária de uma periferia externa do suporte 151 e uma porção roscada 151B para montagem é formada em uma porção de extremidade distai do suporte 151.
[0046] Em um lado de extremidade distai do interior do suporte 151, um tubo de zircônia 152 é mantido, onde platina, a qual constitui um eletrodo, é aplicada a porções das superfícies interna e externa do tubo de zircônia 152. Aqui, o tubo de zircônia 152 é formado usando-se, por exemplo, óxido de zircônio (Zr02) como um componente principal. Uma periferia do tubo de zircônia 152 é coberta com um protetor 153, o qual tem uma pluralidade de orifícios 154A. O protetor 153 tem uma estrutura duplicada composta por um cilindro externo 154 e um cilindro interno 155, onde um filtro 156 para captura de artigos nocivos é disposto entre o cilindro externo 154 e o cilindro interno 155. Uma placa de contato metálica 157 é montada em uma porção de extremidade próxima do tubo de zircônia 152.
[0047] Um lado de superfície (lado esquerdo, na figura 5) da placa de contato 157 é eletricamente conectado ao tubo de zircônia 152 em um estado em que uma porção de extremidade distai de uma bucha de isolamento cerâmica 158, a qual é fixa na porção de extremidade próxima do suporte 151, é colocada em contato com um lado de superfície da placa de contato 157.
[0048] Por outro lado, uma porção de linha de cabo 159 é eletricamente conectada a um lado de superfície traseira (lado direito, na figura 5) da placa de contato 157. A bucha de isolamento 158 e a porção de linha de cabo 159 são cobertas com um invólucro 160, o qual é adaptado no suporte 151. Ainda, uma linha de sinal de saída 161 é guiada para fora a partir de uma extremidade do invólucro 160.
[0049] No sensor de oxigênio 150, o ar atmosférico é introduzido como um gás de referência em um lado de superfície interna 152A do tubo de zircônia 152 e um gás de exaustão o qual constitui um objeto a ser detectado é introduzido em um lado de superfície externa 152B. Como resultado, uma força eletromotriz correspondente a uma relação entre o peso específico de oxigênio no ar atmosférico e o peso específico de oxigênio no gás de exaustão é gerada entre os eletrodos revestidos com platina.
[0050] Para ser mais específico, os íons de oxigênio se movem do lado de ar atmosférico o qual exibe uma alta voltagem parcial de oxigênio para o lado de gás de exaustão, desse modo gerando a força eletromotriz. Esta força eletromotriz é aumentada juntamente com o aumento da diferença de concentração.
[0051] Assim sendo, uma relação de ar - combustível é controlada de uma maneira ótima correspondente ao peso específico de oxigênio no gás de exaustão, o qual é detectado por uma unidade de controle elétrica não mostrada nos desenhos em resposta a um sinal de detecção o qual é extraído para uma linha de sinal de saída 161 com base na força eletromotriz.
[0052] Ainda, o tubo de zircônia 152 o qual constitui o sensor de oxigênio 150 exibe uma resistência interna extremamente grande a uma baixa temperatura e, assim, o movimento de íons de oxigênio é interrompido e a força eletromotriz é diminuída, por meio do que o erro de medição é aumentado, ou é impossível realizar a medição em si.
[0053] Em seguida, a estrutura de montagem do sensor de oxigênio é explicada.
[0054] A figura 7 é uma vista explanatória mostrando um estado de montagem do sensor de oxigênio.
[0055] Como mostrado na figura 7, o sensor de oxigênio 150 é roscado em uma porção de montagem 51E, a qual é formada na por- ção de tubo reta 51A do coletor de exaustão 51C. Aqui, a porção de flange 151A do suporte 151 do sensor de oxigênio 150 é colocada em contato com uma superfície de extremidade da porção de montagem 51E.
[0056] Assim sendo, o sensor de oxigênio 150 é montado no coletor de exaustão 51C nas vizinhanças da abertura de exaustão 110A, a qual é conectada de forma comunicável à janela de exaustão e, assim, apesar do fato de o sensor de oxigênio sem um aquecedor ser usado como o sensor de oxigênio 150, é possível rapidamente aquecer o tubo de zircônia 152, usando-se um gás de exaustão à alta temperatura e rapidamente realizar a medição acurada.
[0057] Ainda, o sensor de oxigênio 150 usa o sensor sem um aquecedor e, assim, é possível reduzir o custo e, ao mesmo tempo, um tamanho do sensor de oxigênio pode ser miniaturizado por uma quantidade correspondente à não presença do aquecedor no sensor, por meio do que o sensor de oxigênio é aplicável a uma motocicleta ou similar, o que é requerido para satisfazer a uma demanda por compa-cidade adicional e recebe uma restrição em um layout do mesmo. Ainda, também é desnecessário prover um circuito de controle para o controle de um aquecedor e, assim, um controle pode ser simplificado e um custo também pode ser reduzido.
[0058] A figura 8 é uma vista em seção transversal explanatória que mostra um estado de montagem do sensor de oxigênio.
[0059] Como mostrado na figura 8, uma porção de montagem 51E é formada em uma porção de tubo reta 51A de um coletor de exaustão 51C por soldagem, e em uma superfície periférica interna da porção de montagem 51E, uma porção roscada 51F (roscas fêmea) a qual corresponde a uma porção roscada 151B (roscas macho) do sensor de oxigênio 150 é formada.
[0060] Aqui, a porção de montagem 51E é soldada de forma oblí- qua à porção de tubo reta 51A do coletor de exaustão 51C, e o sensor de oxigênio 150 tem, em um estado montado, um lado de protetor 153 (lado de detecção de oxigênio) inserido de forma oblíqua no interior do coletor de exaustão 51C em um estado em que o lado de protetor 153 (lado de detecção de oxigênio) é dirigido para um lado de jusante a partir de um lado de montante do gás de exaustão (a direção de uma seta X na figura 8). Isto é, um lado de linha de sinal de saída 161 (lado de fiação) do sensor de oxigênio 150 é posicionado no lado de cabeçote de cilindro 115 do motor 110.
[0061] Assim sendo, o sensor de oxigênio 150 pode ser montado na porção de tubo reta 51A do coletor 51C, onde o fluxo do gás de exaustão tem pouca turbulência e, ao mesmo tempo, o sensor de oxigênio 150 tem, em um estado montado, o lado de protetor 153 (lado de detecção de oxigênio) inserido de forma oblíqua no interior do coletor de exaustão 51C em um estado em que o lado de protetor 153 é dirigido para um lado de jusante a partir de um lado de montante do gás de exaustão (a direção de uma seta X na figura 8) e, assim, a resistência de passagem de fluxo do gás de exaustão no interior do coletor de exaustão 51C pode ser reduzida, por meio do que o fluxo do gás de exaustão não é interrompido e a medição acurada do peso específico de oxigênio pode ser realizada.
[0062] Ainda, para comparar com um caso em que o sensor de oxigênio 150 é montado na superfície periférica externa do coletor de exaustão 51C de uma maneira vertical, é possível reduzir uma quantidade de uma projeção do sensor de oxigênio 150 na direção lateral da motocicleta 10. Assim sendo, a fiação de uma linha de sinal de saída 161 é facilitada e, ao mesmo tempo, um espaço de montagem pode ser reduzido. Particularmente, é possível obter estes efeitos vantajosos em veículos os quais não podem garantir um espaço de montagem grande, como uma motocicleta (incluindo um veículo de três ro- das), [0063] Como será explicado abaixo, de acordo com esta modalidade, mesmo quando o sensor de oxigênio sem um aquecedor é adotado como o sensor de oxigênio, é possível permitir que o tubo de zir-cônia chegue à dada temperatura ótima para medição usando-se o gás de exaustão. Assim sendo, apesar do fato de o sensor de oxigênio sem um aquecedor ser adotado, é possível rapidamente começar a detecção do peso específico de oxigênio, [0064] Ainda, pela adoção do sensor de oxigênio 150 sem o aquecedor, é possível reduzir o custo e, ao mesmo tempo, um tamanho do sensor de oxigênio pode ser miniaturizado por uma quantidade correspondente à não presença do aquecedor no sensor, por meio do que o sensor de oxigênio também é aplicável a uma motocicleta ou similar, na qual é requerido que se satisfaça uma demanda por compacidade adicional e que recebe a restrição em um layout da mesma, se comparado com um veículo de quatro rodas, Ainda, também é desnecessário prover um circuito de controle para o controle de um aquecedor e, assim, um controle pode ser simplificado e um custo também pode ser reduzido, [0065] Na explanação descrita acima, o sensor de oxigênio 150 é montado na porção de tubo reta 51A do coletor de exaustão 51C conectada à abertura de exaustão 110A, o qual é conectado de forma comunicável à janela de exaustão. Contudo, é possível permitir que o sensor de oxigênio 150 seja montado na abertura de exaustão 110A, a qual é conectada de forma comunicável à janela de exaustão.
Breve Descricão dos Desenhos [0066] Figura 1 - Uma vista lateral esquerda de uma motocicleta da modalidade.
[0067] Figura 2 - Uma vista lateral de uma porção traseira de uma motocicleta desta modalidade de uma maneira aumentada.
[0068] Figura 3 - Uma vista plana de uma porção traseira de uma motocicleta desta modalidade de uma maneira aumentada.
[0069] Figura 4 - Uma vista lateral que mostra uma periferia da unidade de potência.
[0070] Figura 5 - Uma vista em seção transversal do sensor de oxigênio.
[0071] Figura 6 - Uma vista como visto em uma direção de seta a partir de uma superfície de extremidade de seção transversal tomada ao longo da linha A-A na figura 5.
[0072] Figura 7 - Uma vista explanatõria que mostra um estado de montagem do sensor de oxigênio.
[0073] Figura 8 - Uma vista explanatória que mostra um estado de montagem do sensor de oxigênio de uma maneira em seção transversal.
Descrição dos Números de Referência e Sinais 10: motocicleta 11: quadro de corpo de veículo 16: unidade de potência do tipo oscilante 21: porção de armazenamento 22: assento 51 A: porção de tubo reta 51B: porção curvada 51C: coletor de exaustão 51 D: tubo de exaustão 51E: porção de montagem 110: motor 11QA: abertura de exaustão 111: cárter 112: bloco de cilindro 113: cilindro 115: cabeçote de cilindro 116: câmara de combustão 121: válvula de admissão 122: passagem de admissão 122a: extremidade a jusante de passagem de admissão 128: passagem de refrigerante 130: sistema de admissão 131: depurador de ar 132: tubo de conexão 133: corpo de estrangulador 134: tubo de entrada 135: válvula de estrangulamento 140: dispositivo de injeção de combustível 150: sensor de oxigênio 151: suporte 151 A: porção de flange 152: tubo de zircônia 153: protetor 154: cilindro externo 155: cilindro interno 156: filtro 157: placa de contato 158: bucha de isolamento 159: porção de linha de cabo 160: invólucro 161: linha de sinal de saída 171: transmissão continuamente variável do tipo de cinta REIVINDICAÇÕES

Claims (3)

1. Estrutura de montagem de um sensor de oxigênio, a qual dispõe o sensor de oxigênio (150) para a detecção do peso específico de oxigênio em um gás de exaustão a partir de um motor (110) no motor, em que: o sensor de oxigênio (150) é disposto em um coletor de exaustão (51C) o qual é montado em uma abertura de exaustão (110A) do motor (110) nas vizinhanças da abertura de exaustão (110A), caracterizada pelo fato de que o sensor de oxigênio (150) inclui um lado de detecção de oxigênio, e o lado de detecção de oxigênio é inserido no interior do coletor de exaustão (51C) de forma oblíqua a partir de um lado a montante para um lado a jusante da abertura de exaustão (110A).
2. Estrutura de montagem de um sensor de oxigênio (150), de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que: o coletor de exaustão (51C) tem uma porção de tubo reta a qual é conectada ao lado de abertura de exaustão (110A) e uma porção curvada (51B) a qual é continuamente conectada a um lado a jusante da porção de tubo reta (51 A), e o sensor de oxigênio (150) é disposto na porção de tubo reta (51 A).
3. Estrutura de montagem de um sensor de oxigênio (150), de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que: o sensor de oxigênio (150) é constituído por um sensor de oxigênio (150) sem um aquecedor.
BRPI0505598A 2004-12-20 2005-12-16 estrutura de montagem de sensor de oxigênio BRPI0505598B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2004367474A JP4477481B2 (ja) 2004-12-20 2004-12-20 酸素濃度センサの取付構造

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0505598A BRPI0505598A (pt) 2006-09-19
BRPI0505598B1 true BRPI0505598B1 (pt) 2016-12-06

Family

ID=36671845

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0505598A BRPI0505598B1 (pt) 2004-12-20 2005-12-16 estrutura de montagem de sensor de oxigênio

Country Status (4)

Country Link
JP (1) JP4477481B2 (pt)
CN (1) CN1792700A (pt)
BR (1) BRPI0505598B1 (pt)
TW (1) TWI286181B (pt)

Families Citing this family (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2008026237A (ja) * 2006-07-24 2008-02-07 Toyota Motor Corp ガスセンサの取付構造
JP2008063977A (ja) 2006-09-05 2008-03-21 Yamaha Motor Co Ltd 自動二輪車
JP4826458B2 (ja) * 2006-12-11 2011-11-30 株式会社デンソー ガスセンサ取付構造
JP2010234949A (ja) * 2009-03-31 2010-10-21 Keihin Corp 酸素濃度センサの取り付け構造
JP5644124B2 (ja) * 2010-02-02 2014-12-24 スズキ株式会社 自動二輪車の排気ガスセンサ取付構造
JP2011203131A (ja) * 2010-03-25 2011-10-13 Keihin Corp 酸素濃度センサ入力装置
JP2011208586A (ja) * 2010-03-30 2011-10-20 Toyota Motor Corp 排気マニホールド
JP5585213B2 (ja) * 2010-05-28 2014-09-10 スズキ株式会社 内燃機関の排気ガス通路構造
TWI383093B (zh) * 2010-07-13 2013-01-21 Sanyang Industry Co Ltd Configuration Structure of Oxygen Sensor for Internal Combustion Engine
JP2012107591A (ja) * 2010-11-18 2012-06-07 Suzuki Motor Corp 排気管への部品の取付構造
JP2012251794A (ja) 2011-05-31 2012-12-20 Yamaha Motor Co Ltd 酸素センサの活性判定システム
JP2012251795A (ja) * 2011-05-31 2012-12-20 Yamaha Motor Co Ltd 酸素センサの活性判定システム
JP5508462B2 (ja) * 2011-06-14 2014-05-28 日本特殊陶業株式会社 ガスセンサ
JP5952246B2 (ja) * 2013-09-30 2016-07-13 本田技研工業株式会社 自動二輪車における排気ガスセンサ保護構造
JP2019002301A (ja) * 2017-06-13 2019-01-10 スズキ株式会社 排気装置
JP6687651B2 (ja) * 2018-02-09 2020-04-28 本田技研工業株式会社 鞍乗型車両
WO2024176328A1 (ja) * 2023-02-21 2024-08-29 本田技研工業株式会社 内燃機関の排気装置

Also Published As

Publication number Publication date
TW200624658A (en) 2006-07-16
CN1792700A (zh) 2006-06-28
JP2006170938A (ja) 2006-06-29
BRPI0505598A (pt) 2006-09-19
JP4477481B2 (ja) 2010-06-09
TWI286181B (en) 2007-09-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0505598B1 (pt) estrutura de montagem de sensor de oxigênio
TW561262B (en) Tipping detecting device for a motorcycle
ES2960945T3 (es) Vehículo para montar a horcajadas
US5271480A (en) Device for protecting oxygen sensor of motocycle
ES2800679T3 (es) Vehículo de tipo silla de montar y unidad de motor de cuatro tiempos monocilíndrico
US8181733B2 (en) Motorcycle equipped with an exhaust gas purifying apparatus with improved layout
ES2793998T3 (es) Vehículo y conjunto de motor de cuatro tiempos y un solo cilindro
JP2001213373A (ja) スクータ型車両
ES2703008T3 (es) Vehículo para montar a horcajadas
BRPI0901566A2 (pt) estrutura de montagem de um sensor de gás de exaustão para motocicleta
BRPI0505202B1 (pt) Aparelho para controlar relação ar-combustível de motor
JP2015068292A (ja) 自動二輪車における排気ガスセンサ保護構造
JP2011174428A (ja) 自動二輪車の吸気温センサ配置構造
TWI700429B (zh) 跨坐型車輛及單缸四衝程引擎單元
ES2621882T3 (es) Vehículo del tipo de montar a horcajadas
JP2018155218A (ja) 鞍乗型車両
US9057315B2 (en) Oxygen sensor heat sinking boss
ES2739802T3 (es) Vehículo del tipo que se monta a horcajadas
ES2720580T3 (es) Unidad de motor
JP2005219743A (ja) スクータ型車両
JP3965888B2 (ja) V型エンジンの二次空気供給装置
WO2021205549A1 (ja) 鞍乗型車両
BR112019019234A2 (pt) motor de combustão interna para veículo do tipo para montar
WO2023189962A1 (ja) 鞍乗型車両
CN109844287B (zh) 用于两轮车辆的感测元件的安装

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 06/12/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.