BRPI0501073B1 - Processo e sistema de controle computadorizado de manutenção automotiva - Google Patents

Processo e sistema de controle computadorizado de manutenção automotiva Download PDF

Info

Publication number
BRPI0501073B1
BRPI0501073B1 BRPI0501073-0A BRPI0501073A BRPI0501073B1 BR PI0501073 B1 BRPI0501073 B1 BR PI0501073B1 BR PI0501073 A BRPI0501073 A BR PI0501073A BR PI0501073 B1 BRPI0501073 B1 BR PI0501073B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
vehicle
specification file
information
fact
vehicle specification
Prior art date
Application number
BRPI0501073-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Furendal Tomas
Lindström Johan
Edstam Mikael
Original Assignee
Scania Cv Ab
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Scania Cv Ab filed Critical Scania Cv Ab
Publication of BRPI0501073A publication Critical patent/BRPI0501073A/pt
Publication of BRPI0501073B1 publication Critical patent/BRPI0501073B1/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06QINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY [ICT] SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES; SYSTEMS OR METHODS SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • G06Q50/00Information and communication technology [ICT] specially adapted for implementation of business processes of specific business sectors, e.g. utilities or tourism
    • G06Q50/40Business processes related to the transportation industry
    • GPHYSICS
    • G07CHECKING-DEVICES
    • G07CTIME OR ATTENDANCE REGISTERS; REGISTERING OR INDICATING THE WORKING OF MACHINES; GENERATING RANDOM NUMBERS; VOTING OR LOTTERY APPARATUS; ARRANGEMENTS, SYSTEMS OR APPARATUS FOR CHECKING NOT PROVIDED FOR ELSEWHERE
    • G07C5/00Registering or indicating the working of vehicles
    • G07C5/006Indicating maintenance
    • GPHYSICS
    • G07CHECKING-DEVICES
    • G07CTIME OR ATTENDANCE REGISTERS; REGISTERING OR INDICATING THE WORKING OF MACHINES; GENERATING RANDOM NUMBERS; VOTING OR LOTTERY APPARATUS; ARRANGEMENTS, SYSTEMS OR APPARATUS FOR CHECKING NOT PROVIDED FOR ELSEWHERE
    • G07C5/00Registering or indicating the working of vehicles
    • G07C5/008Registering or indicating the working of vehicles communicating information to a remotely located station

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Business, Economics & Management (AREA)
  • Primary Health Care (AREA)
  • Tourism & Hospitality (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Human Resources & Organizations (AREA)
  • Marketing (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Strategic Management (AREA)
  • Economics (AREA)
  • General Business, Economics & Management (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Theoretical Computer Science (AREA)
  • Vehicle Cleaning, Maintenance, Repair, Refitting, And Outriggers (AREA)
  • Management, Administration, Business Operations System, And Electronic Commerce (AREA)
  • Testing And Monitoring For Control Systems (AREA)
  • Medicines Containing Antibodies Or Antigens For Use As Internal Diagnostic Agents (AREA)
  • Combined Controls Of Internal Combustion Engines (AREA)

Abstract

"veículo e método para um veículo". um aparelho, um método e um programa de computador (6) para manutenção de um veículo motorizado são descritos. o aparelho (6) compreende um módulo de ajuste de parâmetros, para derivar um conjunto de parâmetros de um arquivo de especificação do veículo (25), cujo conjunto de parâmetros é usado para programar pelo menos uma unidade de controle eletrônica no veículo.

Description

(54) Título: PROCESSO E SISTEMA DE CONTROLE COMPUTADORIZADO DE MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA (51) Int.CI.: B60K 35/00; G07C 5/08; G06F 11/277 (30) Prioridade Unionista: 30/03/2004 SE 0400828-0 (73) Titular(es): SCANIA CV AB (72) Inventor(es): TOMAS FURENDAL; JOHAN LINDSTRÕM; MIKAEL EDSTAM
PROCESSO E SISTEMA DE CONTROLE COMPUTADORIZADO DE MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA
CAMPO TÉCNICO
A presente invenção se refere a um aparelho, um método e um programa de computador para manutenção de um veículo motorizado compreendendo um barramento de comunicação.
DESCRIÇÃO DA TÉCNICA ANTERIOR
Para aumentar a eficiência e flexibilidade, a tecnologia de transporte foi desenvolvida no sentido de um maior uso de soluções de rede, para controlar vários tipos de unidades e processos nos veículos. Por exemplo, o padrão Rede Controladora de Área (CAN) especifica um meio amplamente usado de executar tal rede em caminhões, ônibus e outros veículos. Além do mais, uma ferramenta de barramento chamada Keyword 2000 possibilita interligar diferentes CANs para formar uma rede de conjunção (uma rede Keyword 2000). Desse modo, a rede comum pode incluir múltiplas CANs, que são operadas e controladas simultaneamente.
Os denominados sistemas de diagnóstico a bordo (OBD) podem ser usados para realizar esses testes, se uma unidade de controle específica conectada a uma CAN está operando adequadamente. Um recurso de diagnóstico a bordo, tal como um visor de vídeo montado no painel de instrumentos pode proporcionar acesso às informações geradas pelo sistema OBD.
Pode haver várias unidades de controle de veículos dispostas em cada CAN e que são controladas pela rede. É bem conhecido ter módulos de componentes de veículos dispostos de 06/11/2017, pág. 12/54 para controlar vários componentes de veículos, tais como luzes, freios e transmissão automática. Usualmente, os módulos dos componentes dos veículos são programáveis, de modo que as funções do veículo podem ser ligeiramente corrigidas, dependendo das necessidades do comprador. Nos módulos dos veículos, são armazenados, usualmente, códigos de falha, que indicam quando qualquer componente do veículo tiver sido operado erroneamente.
Devido à complexidade dos veículos modernos e ao grande número de funções disponíveis para os consumidores, os códigos dos módulos dos veículos ficaram muito caros. Quando os veículos estão em uso, pode ser possível conectar um computador ao veículo e recuperar informações dos módulos dos veículos. Essas informações podem incluir os códigos de falha já mencionados, bem como os códigos dos módulos dos veículos. No entanto, os extensos códigos dos módulos dos veículos torna incômodo para o pessoal de serviço obter uma visão geral de como o veículo está previsto funcionar.
Durante a vida útil de um veículo, é comum que o seu proprietário faça, de algum modo, modificações nele, bem como reparos nele. Se o veículo for modificado ou reparado de tal modo que um módulo de controle seja substituído com um módulo de controle fora do padrão, fica difícil para que o pessoal de serviço repare o veículo no futuro, pois o manual técnico não está mais de acordo com o veículo.
Na patente US 6.434.455, um sistema de serviço logístico é descrito, que incorpora um módulo de veículo reprogramável. No módulo de veículo, códigos de falha são arde 06/11/2017, pág. 13/54 mazenados que indicam quando o componente do veículo tiver sido operado erroneamente. De acordo com a patente U.S. 6.434.455, o veículo pode ser conectado a um computador de serviço e, por sua vez, a um servidor central. O computador de serviço pode ler informações do temperatura e enviá-las para o servidor central. No servidor central, as informações de serviço também podem ser salvas. Essas informações de serviço podem ser recuperadas quando o veículo estiver em uma parada de trabalho, para que seja possível rastrear a história do veículo. A dita patente U.S. é, no entanto, omissa quanto aos problemas com as dificuldades para que o pessoal de serviço leia os códigos dos módulos dos veículos e também quanto aos problemas com as modificações de rastreamento feitas no veículo.
No artigo Exact configuration onboard, DaimlerChrysler AG, ERA Conference, 1999, Coventry, p. 5.2.1 ff, o problema com a documentação de diferentes módulos de um veículo é descrito. De acordo com o documento, esse problema é solucionado por armazenamento da documentação do produto no próprio veículo. A documentação do produto pode incluir as modificações feitas no veículo, bem como as informações do serviço feito no veículo. Esse documento ainda não soluciona o problema das informações técnicas de ficarem bem acessíveis para o pessoal de serviço.
Além do mais, a técnica anterior não descreve como a documentação do produto ou as informações técnicas devem ser armazenadas, para facilitar qualquer reprogramação do de 06/11/2017, pág. 14/54 veículo no caso de qualquer unidade de controle ser substituída com uma unidade de controle fora do padrão.
Desse modo, há uma necessidade para um veículo e um método para esse veículo, que solucione pelo menos um dos problemas indicados acima.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
A presente invenção objetiva proporcionar um aparelho, um método e um programa de computador para solucionar pelo menos um dos problemas indicados acima.
Um objeto da presente invenção é proporcionar um aparelho, um método e um programa de computador para manutenção de um veículo motorizado, que proporcione um meio para modificações descomplicadas do veículo.
Outro objeto da presente invenção é proporcionar um aparelho, um método e um programa de computador para manutenção, com os quais uma pessoa de serviço pode ler facilmente as especificações no veículo.
Um outro objeto da presente invenção é proporcionar um aparelho, um método e um programa de computador para proporcionar fácil atualização das unidades de controle eletrônicas (ECUs), que vão ser usadas nos veículos motorizados.
Pelo menos um dos objetos mencionados acima é atingido com um aparelho, um programa de computador ou um método de acordo com as reivindicações em anexo.
Outros objetos e vantagens são evidentes das reivindicações dependentes.
de 06/11/2017, pág. 15/54
Um aparelho para manutenção de um veículo motorizado é proporcionado, cujo veículo motorizado compreende pelo menos um componente de veículo controlável, um barramento de dados, uma memória conectada ao barramento de dados para armazenar um arquivo de especificação de veículo, e pelo menos uma unidade de controle eletrônica programável disposta para controlar pelo menos um dos componentes do veículo controláveis. Cada unidade de controle eletrônica é conectada ao barramento de dados e é programada com um respectivo conjunto de parâmetros, o aparelho compreendendo um conector de aparelho para conexão do aparelho ao barramento de dados do veículo motorizado. O aparelho é caracterizado pelo fato de que o aparelho compreende um módulo de ajuste de parâmetros, para obter o conjunto de parâmetros do arquivo de especificação do veículo. Quando o aparelho é conectado ao barramento de dados por meio do conector do aparelho e por recebimento de um comando de programação, é disposto para ler o arquivo de especificação do veículo da memória, para obter o conjunto de parâmetros do arquivo de especificação do veículo, usando o módulo de programação, e programar a unidade de controle eletrônica com o conjunto de parâmetros derivado pelo barramento de dados.
Um veículo a ser submetido à manutenção por um aparelho de acordo com a presente invenção compreende várias unidades de controle eletrônicas, que controlam diferentes funções em um veículo. O arquivo de especificação do veículo é armazenado em pelo menos uma unidade de controle eletrônica, mas pode ser também armazenado em mais do que um lugar de 06/11/2017, pág. 16/54 no veículo. O arquivo de especificação do veículo pode compreender informações sobre as unidades de controle eletrônicas no veículo, informações técnicas no veículo e especificações de produto para as funções do veículo.
Um aparelho de acordo com a presente invenção proporciona uma solução consistente para manutenção do veículo. Por ter um arquivo de especificação do veículo, do qual é possível obter os conjuntos de parâmetros usados para programar as ECUs, uma pessoa de manutenção observa facilmente o que funciona com o veículo. Além do mais, por ter um módulo de ajuste de parâmetros, para obter os parâmetros do veículo, é apenas uma questão de atualização do módulo de ajuste de parâmetros, para que seja possível usar as novas unidades de controle eletrônicas, que tenham atingido o mercado após liberação do veículo. Em suma, um aparelho de acordo com a invenção proporciona liberdade para modificar o veículo motorizado.
O aparelho pode ser disposto para ler informações de cada uma das unidades de controle eletrônicas conectadas ao barramento de dados do conector do aparelho. Isso proporciona uma possibilidade de recriar pelo menos uma parte do arquivo de especificação do veículo, no caso do arquivo de especificação do veículo ser corrompido.
As informações das unidades de controle eletrônicas podem compreender um número de identificação de cada unidade de controle eletrônica. Essas informações podem ser usadas para controlar eletronicamente que unidades de conde 06/11/2017, pág. 17/54 trole eletrônicas são iguais as especificadas pelo arquivo de especificação do veículo.
O aparelho também pode compreender um conector de comunicação para conexão do aparelho a um servidor central. Esse pode ser usado para proporcionar atualizações do módulo de ajuste de parâmetros ao aparelho.
O aparelho pode ser disposto para ler o arquivo de especificação do veículo da memória pelos conector do aparelho e barramento de dados e enviar o arquivo de especificação do veículo como um correio eletrônico (e-mail) pelo conector de comunicação a um servidor central, por um comando de um usuário. O envio do arquivo de especificação do veículo como um correio eletrônico é um modo efetivo, rápido e confiável para proporcionar o arquivo de especificação do veículo a um servidor central.
O módulo de ajuste de parâmetros pode ser implementado com um programa de computador dentro do aparelho, em que o aparelho é disposto para receber uma atualização no módulo de ajuste de parâmetros por meio do conector de comunicação, e em que o aparelho é disposto para implementar a atualização para o módulo de ajuste de parâmetros. Como uma alternativa para implementar o módulo de ajuste de parâmetros, como um programa de computador, é naturalmente também possível implementar o módulo de ajuste de parâmetros como uma eletrônica embutida no hardware. A implementação na forma de um programa de computador proporciona, no entanto, uma solução muito mais flexível.
de 06/11/2017, pág. 18/54
Por disposição do aparelho para receber o conector de comunicação, é descomplicado atualizar o módulo de ajuste de parâmetros.
O arquivo de especificação do veículo pode compreender pelo menos um dos tipos de informações do grupo compreendendo informações das dimensões do veículo, informações do chassi do veículo, informações do motor do veículo, informações do comprimento dos cabos no veículo, informações da disposição dos cabos no veículo, a disposição dos cabos, informações dos componentes elétricos no veículo e informações das atualizações do veículo. A lista mencionada acima não é exaustiva, mas outros tipos de informações podem ser incluídas no arquivo de especificação do veículo.
O aparelho pode compreender um dispositivo de entrada de usuário para introduzir informações de um usuário. O dispositivo de entrada de usuário pode ser um teclado comum, mas o dispositivo de entrada pode ser também qualquer outra forma de dispositivo de entrada conhecido das pessoas versadas na técnica, por exemplo, um microfone, um painel digitalizador ou uma tela de toque.
O aparelho compreende uma interface gráfica de usuário, que é disposta para controlar um visor conectado ao aparelho. O visor pode ser naturalmente qualquer tipo de visor conhecido de uma pessoa versada na técnica.
Após os veículos terem deixado a fábrica, diferentes erros de construção podem ser encontrados naqueles de determinadas séries. Esses erros de construção são usualmente corrigidos por chamada para os veículos das séries em uma de 06/11/2017, pág. 19/54 denominado alerta de campanha. É, freqüentemente, o caso em que os proprietários dos veículos não percebem o alerta de campanha. Desse modo, muitos veículos não são modificados de modo necessário. Portanto, há uma necessidade para um aparelho que cuide do problema. Para essa finalidade, o aparelho pode ser disposto para receber, pelo conector de comunicação, modificações de alerta a serem feitas em um tipo de veículo e um identificador de alerta identificando esses veículos. Quando conectado a um veículo, o aparelho é disposto para ler o arquivo de especificação do veículo do veículo, comparar o identificador de alerta com o identificador no arquivo de especificação do veículo, comparar as modificações de alerta com o arquivo de especificação do veículo, se os identificadores correspondentes entre si identificam modificações que ainda precisam ser feitas. Com esse aparelho, o problema com erros de construção não corrigidos é diminuído pois a maior parte dos veículos é submetida à manutenção regularmente e, desse modo, os erros de construção podem ser então corrigidos nessas ocasiões.
Quando o veículo está em manutenção em uma oficina, o pessoal dela pode obter informações no veículo do arquivo de especificação do veículo. Isso pode ser muito valioso, para que seja possível corrigir alguns problemas com o veículo, pois as informações no arquivo de especificação do veículo podem proporcionar orientação se há ainda quaisquer modificações a serem feitas no veículo. Se as modificações foram feitas em uma oficina não autorizada, é provável que o arquivo de especificação do veículo não tenha sido atualizade 06/11/2017, pág. 20/54 do. Desse modo, a modificação pode ser detectada pela discrepância entre o arquivo de especificação do veículo e o estado do veículo físico. Se, por exemplo, uma unidade de controle eletrônica (ECU) tiver sido substituída com uma ECU fora do padrão, isso pode ser detectado por comparação das informações no arquivo de especificação do veículo com a ECU efetiva disposta no veículo.
Quando quaisquer modificações são feitas no veículo uma oficina autorizada, o arquivo de especificação do veículo é modificado conseqüentemente.
Ainda que apenas uma versão do arquivo de especificação do veículo seja armazenada no veículo, como descrito acima, é possível ter duas versões armazenadas no veículo em dois diferentes locais. Isso tem a vantagem de que se o arquivo de especificação do veículo for corrompido de algum modo, é mais provável que as informações corretas possam ser recriadas. Para tal armazenamento do arquivo de especificação do veículo, o aparelho pode ser disposto de modo que, quando conectado a um veículo, lê o arquivo de especificação do veículo de duas diferentes memórias conectadas ao barramento de dados do veículo, e compara o arquivo de especificação do veículo, para determinar se alguns dos arquivos de especificação do veículo foi alterado, e transmite um sinal indicativo de qualquer discrepância entre os arquivos de especificação do veículo no visor.
O aparelho pode ser ainda disposto para controlar pelo menos uma soma de verificação de cada um dos arquivos de especificação do veículo, para controlar que arquivo de de 06/11/2017, pág. 21/54 especificação do veículo está correto, no caso de haver uma discrepância entre os arquivos de especificação do veículo. Isso permite que o aparelho verifique qual dos arquivos de especificação do veículo é o correto. Cada arquivo de especificação do veículo pode ter mais do que uma soma de verificação. Isso possibilita o controle das partes do arquivo de especificação do veículo e possibilita ainda combinar uma parte correta da primeira versão do arquivo de especificação do veículo com uma parte correta da segunda versão do arquivo de especificação do veículo.
O aparelho pode ser ainda disposto para recuperar informações da quilometragem do veículo do arquivo de especificação do veículo, usar a quilometragem do veículo e o módulo de programação para proporcionar informações de regras de manutenção e transmitir as regras de manutenção para o visor. Um aparelho disposto desse modo pode proporcionar, automaticamente, regras de manutenção no visor e facilitar que uma pessoa de manutenção obtenha informações no que tem que ser feito no veículo. Alternativamente, a quilometragem pode ser proporcionada ao aparelho como uma entrada pelo dispositivo de entrada.
De acordo com um segundo aspecto da presente invenção, meios de memória legível por computador, nos quais um programa de computador para manutenção de um veículo motorizado é armazenado, cujo veículo motorizado compreende pelo menos um componente de veículo controlável, um barramento de dados, uma memória conectada ao barramento de dados para armazenar um arquivo de especificação do veículo, e pede 06/11/2017, pág. 22/54 lo menos uma unidade de controle eletrônica programável disposta para controlar pelo menos um dos componentes do veículo controláveis, em que cada unidade de controle eletrônica é conectada ao barramento de dados e é programada com um respectivo conjunto de parâmetros. O programa de computador compreende instruções, que quando processadas em um computador, permitem que o computador se comunique com o barramento de dados do veículo motorizado. O programa de computador é caracterizado pelo fato de que também compreende um módulo de programação para obter o conjunto de parâmetros do arquivo de especificação do veículo, e que o programa, ao receber um comando de programação, faz com que o computador envie sinais, para leitura do arquivo de especificação do veículo da memória, pelo barramento de dados, para obter o conjunto de parâmetros do arquivo de especificação do veículo, usando o módulo de programação, e programar a unidade de controle eletrônica com o conjunto de parâmetros derivado, por envio deles pelo barramento de dados. Esse programa de computador pode ser implementado em um computador comum, para implementar o aparelho de acordo com a invenção. Os aspectos descritos acima em relação ao aparelho de acordo com a invenção podem, quando aplicável, ser também implementados em um programa de computador de acordo com a invenção com as mesmas vantagens descritas em relação ao aparelho.
De acordo com um terceiro aspecto da presente invenção, um método é proporcionado para manutenção de um veículo motorizado, compreendendo pelo menos um componente de veículo programável, um barramento de dados, uma memória code 06/11/2017, pág. 23/54 nectada ao barramento de dados para armazenar um arquivo de especificação do veículo, e pelo menos uma unidade de controle eletrônica programável disposta para controlar pelo menos um dos componentes do veículo programáveis, em que cada unidade de controle eletrônica é conectada ao barramento de dados e é programada com um respectivo conjunto de parâmetros. O método é caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de proporcionar um módulo de ajuste de parâmetros, para obter o conjunto de parâmetros do arquivo de especificação do veículo, ler o arquivo de especificação do veículo da memória por meio do barramento de dados do veículo motorizado, obter o conjunto de parâmetros do arquivo de especificação do veículo usando o módulo de ajuste de parâmetros, e programar a unidade de controle eletrônica com o conjunto de parâmetros derivado pelo barramento de dados. Esse método é preferivelmente implementado usando um aparelho como descrito acima.
Os aspectos descritos acima em relação ao aparelho de acordo com a invenção podem, quando aplicável, ser também implementados em um método de acordo com a invenção, com as mesmas vantagens descritas em relação ao aparelho.
Nos veículos da técnica anterior, as ECUs são programadas com um grande número de códigos, para obter as funções desejadas. De acordo dom a presente invenção, o arquivo de especificação do veículo descreve o veículo em uma linguagem de alto nível. O arquivo de especificação do veículo é depois transformado em códigos para programar as ECUs. Por ter o veículo definido em uma linguagem de alto nível no arde 06/11/2017, pág. 24/54 quivo de especificação do veículo, é muito mais fácil para o pessoal de manutenção ler e modificar o arquivo de especificação do veículo.
Nem é necessário mencionar que os aspectos mencionados acima da invenção podem ser combinados na mesma modalidade. A seguir, as modalidades preferidas da invenção vão ser descritas com referência aos desenhos.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A Figura 1 mostra um veículo motorizado de acordo com uma modalidade da presente invenção.
A Figura 2 mostra uma distribuição principal dos barramentos no veículo na Figura 1.
A Figura 3 mostra esquematicamente o arquivo de especificação do veículo de acordo com uma modalidade da presente invenção.
A Figura 4 mostra um fluxograma de uma verificação de consistência do veículo de acordo com uma modalidade da presente invenção.
A Figura 5 mostra as funções dos módulos de programas, quando da leitura do arquivo de especificação do veículo do veículo.
A Figura 6 mostra a função dos módulos de programa, quando da programação de peças sobressalentes.
A Figura 7 mostra a função dos módulos de programação para a exibição de unidade de controle eletrônica do bloco UFC.
A Figura 8 exibe a função dos módulos de programa para exibir listas de cabos.
de 06/11/2017, pág. 25/54
A Figura 9 mostra as etapas de processo para investigação de uma necessidade para uma modificação devido a uma campanha.
A Figura 10 mostra as etapas do processo conduzidas quando da manutenção do veículo.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Na descrição a seguir das modalidades preferidas da presente invenção, vai-se fazer referência às figuras nas quais os componentes similares foram designados com os mesmos números de referência.
Na Figura 1, um veículo motorizado 1 de acordo com uma modalidade da presente invenção é mostrado. Na Figura 1, o veículo motorizado é mostrado como um caminhão, mas o veículo motorizado pode ser também qualquer outro tipo de veículo motorizado. O veículo motorizado compreende vários componentes controláveis do veículo 2, em que cada um dos componentes do veículo 2 é controlado por uma unidade de controle eletrônica programável (ECU) 3. As unidades de controle eletrônicas (ECUs) são todas conectadas a um barramento de dados 4. Na Figura 1, todas as ECUs são conectadas a um barramento de dados 4 comum, mas como vai ser descrito abaixo, é possível ter as ECUs agrupadas e cada grupo de ECUs conectado a um respectivo barramento de dados. O número de grupos e barramentos de dados podem ser quaisquer números. Os componentes do veículo 2 podem ser, por exemplo, a luz traseira 13 ou a luz dianteira 14 do veículo motorizado 1.
Outros possíveis componentes, que podem ser controlados por uma ECU são a caixa de transmissão, o dispositivo de controde 06/11/2017, pág. 26/54 le de clima, os mecanismos de levantamento de vidros, etc. Também é mostrado na Figura 1 um conector do veículo 5, que é conectado ao barramento de dados 4 e que é conectável a um aparelho 6 para manutenção do veículo motorizado 1. Conectada ao barramento de dados 4, há também uma unidade de controle eletrônica central (CECU) 7, que compreende uma memória 8, para armazenar um arquivo de especificação do veículo. Mostra-se também na Figura 1 o aparelho 6 para manutenção do veículo motorizado 1 e um servidor central 21, no qual o aparelho 6 para manutenção é conectado por um conector de comunicação 18. A conexão a um servidor central 21 possibilita enviar dados relativos ao veículo motorizado 1 para o servidor central 21 e enviar dados relativos ao veículo 1 do servidor central 21 para o veículo motorizado. A conexão entre o conector do veículo 5 e o aparelho 6, bem como a conexão entre o aparelho 6 e o servidor central 21, podem ser sem fio. As conexões sem fio podem ser proporcionadas de qualquer modo conhecido daqueles versados na técnica.
Na Figura 2, uma disposição principal de uma rede de dados 12 em um veículo motorizado 1 é mostrada. A rede de dados compreende um primeiro barramento de dados 9, um segundo barramento de dados 10 e um terceiro barramento de dados 11, em que todos os três barramentos 9, 10, 11 são conectados a uma segunda unidade de controle eletrônica central (CECU) 7, que é, por sua vez, conectada a um conector do veículo 5, disposto no veículo para conexão de um aparelho 6 para manutenção aos barramentos de dados 9, 10, 11.
de 06/11/2017, pág. 27/54
Uma memória 8 é disposta dentro da CECU 7, na qual vários dados podem ser salvos. De acordo com a invenção, um arquivo de especificação do veículo é salvo na memória 8.
O APARELHO PARA MANUTENÇÃO DO VEÍCULO MOTORIZADO
A disposição principal do aparelho 6, para manutenção do veículo motorizado, é mostrada na Figura 1. O aparelho 6 compreende vários módulos 23, 24, que são implementados por programas de computador dentro do aparelho. Um visor 16 é conectado ao aparelho para exibição das informações para o pessoal de manutenção usando o aparelho 6. O aparelho 6 para manutenção compreende ainda um conector de comunicação 18, para conexão do aparelho 6 a uma rede, tal como a Internet ou qualquer outra rede. O aparelho 6 pode comunicar-se com um servidor central pelo conector de comunicação
18. O aparelho 6 também compreende um dispositivo de entrada
19, tal como um teclado, para introduzir informações da pessoa de manutenção usando o aparelho 6.
O aparelho 6 para manutenção é dotado de uma entrada 20 para um circuito de proteção contra cópia 22, usado para proporcionar acesso aos módulos do aparelho, cujos módulos podem ser implementados por programas de computador. O acesso ao aparelho pode ser permitido em diferentes níveis de autorização, dependendo do código compreendido dentro do circuito de proteção contra cópia 22. O sistema de codificação usado no circuito de proteção contra cópia e no aparelho pode ser quaisquer dos sistemas de codificação conhecidos daqueles versados na técnica. A codificação do circuito de de 06/11/2017, pág. 28/54 proteção contra cópia pode ser implementada em hardware ou software.
Quando uma pessoa de manutenção introduz o seu circuito de proteção contra cópia pessoal no aparelho 6, o aparelho 6 lê o código do circuito de proteção contra cópia e permite acesso da pessoa de manutenção a um nível de autorização correspondente ao código do circuito de proteção contra cópia. Um primeiro nível de autorização pode, por exemplo, autorizar uma pessoa de serviço apenas às informações lidas do veículo motorizado, enquanto um segundo nível de autorização pode autorizar a uma pessoa de manutenção alterar uma quantidade limitada de dados no veículo motorizado. Finalmente, um terceiro nível de autorização pode autorizar uma pessoa de manutenção a alterar todas as informações possíveis no veículo motorizado.
Naturalmente, pode haver vários níveis de autorização para acesso ao aparelho.
O ARQUIVO DE ESPECIFICAÇÃO DO VEÍCULO
O arquivo de especificação do veículo 25 é mostrado esquematicamente na Figura 3 e é dividido em vários blocos por razões de programação. Cada bloco no arquivo de especificação do veículo tem a sua própria soma de verificação, as suas próprias identificação e informações da versão, de modo que cada bloco pode ser tratado separadamente.
À parte das informações comuns para todos os blocos, como mencionado acima, a cabeçalho 26 do arquivo de especificação do veículo 25 também compreende ponteiros para os outros blocos dentro do arquivo de especificação do veíde 06/11/2017, pág. 29/54 culo 25, de modo que todos os blocos podem ser facilmente acessados. O cabeçalho também compreende um nome de identificação, que identifica o arquivo de especificação do veículo 25 e um número de versão. Se, no futuro, outros blocos são incluídos no arquivo de especificação do veículo 25, o número da versão é atualizado. Além do mais, o cabeçalho compreende uma impressão digital que tem informações em quem criou o arquivo de especificação do veículo 25 e quando foi criado por gravação da data, identificação na aplicação que criou o arquivo de especificação do veículo 25, a versão da aplicação e o número de série de uma chave USB, que é usada para fins de autorização.
Também se inclui no arquivo de especificação do veículo 25 um bloco ECU 27, um bloco FPC 28, um bloco XPC, um bloco UFC 30, um bloco CABL 31 e um bloco de versão 32, que vai ser, por sua vez, explicado a seguir em mais detalhes.
O bloco ECU 27 compreende uma lista pelas ECUs do veículo. Essa lista inclui o endereço de cada ECU, um número de identificação para cada ECU, parâmetros de função descrevendo possíveis funções para cada ECU, o número de peça de cada ECU, os valores da soma de verificação e de ajuste da configuração. Em cada ECU, um número de identificação do veículo (VIN) é programado. Com os dados no bloco ECU e o VIN é possível verificar se as ECUs são programadas adequadamente. Se uma ECU é movimentada de um veículo para outro, isso pode ser detectado pois o VIN na ECU é incorreto. Se uma ECU é programada com um programa incompatível, isso pode ser de 06/11/2017, pág. 30/54 também detectado pois a soma de verificação fica incorreta. Além do mais, se uma ECU tiver desaparecido ou estiver não funcional, podem ser coletadas informações relevantes na ECU do bloco ECU. Quando uma ECU é substituída com uma nova, pode ser facilmente substituída e programada usando as informações do arquivo de especificação do veículo 25.
O bloco FPC 28 compreende uma especificação de produto do veículo. Essa especificação de produto contém informações em que tipo de veículo está e compreende as características funcionais do produto do veículo. É usada durante a produção do veículo e é abstrata pelo fato de que não compreende números de artigos nas partes, mas tem informações no veículo de uma perspectiva funcional. Os exemplos dessas características funcionais do produto é a distância entre eixos do veículo, a configuração das rodas, isto é, o número de rodas em cada eixo e o tamanho delas, o tamanho do tanque de combustível, o tipo de caixa de transmissão e a cor do veículo. Devido ao projeto do bloco FPC 28, os valores das diferentes características funcionais do produto não podem ser salvos no bloco FPC 28. No bloco FPC 28, apenas são salvos os códigos que representam diferentes valores. A tarefa principal para o bloco FPC 28 é servir como dados, quando da programação de peças sobressalentes ou quando do ajuste das ECUs. A programação de uma ECU sobressalente significa uma configuração integral de todas as funções configuráveis em uma ECU. Em um veículo normal, cerca de 1.000 parâmetros são configurados de cerca de 100 características funcionais do produto. A conversão das características funcionais do prode 06/11/2017, pág. 31/54 duto em parâmetros de configuração é feita pelo aparelho para programação do veículo.
O bloco XPC 29 compreende as informações relativas ao veículo, cujas informações não podem ficar contidas dentro do bloco FPC 28, isto é, os valores para as diferentes características do produto. Desse modo, as informações de valores correspondentes aos diferentes códigos no bloco FPC 28 são armazenadas no bloco XPC 29. O bloco XPC 29 pode ser usado para armazenar diferentes novas informações, quando surgirem demandas para armazenamento de novas informações. As informações no bloco XPC 29 podem ser usadas na programação de ECUs sobressalentes. Os exemplos nas informações no bloco XPC 29 são as informações na relação de engrenagens da transmissão final e os volumes dos tanques de combustível esquerdo e direito. À parte das informações que podem ser usadas para a programação de uma ECU sobressalente, um bloco XPC 29 pode também compreender informações de caráter administrativo.
O bloco UFC 30 compreende informações das funções experimentadas pelo usuário do veículo, tal como a função de uma caixa de transmissão automática, a função do sistema de ventilação e a função do controle de cruzeiro. O bloco UFC 30 também compreende as informações das implementações de cada uma das funções para o veículo. Por informações de implementação, quer-se mencionar as informações de como as ECUs são programadas para proporcionar as funções. Quando o veículo é conectado ao aparelho para manutenção, as informações no bloco UFC 30 são exibidas ao técnico de manutenção.
de 06/11/2017, pág. 32/54
Todas as funções do sistema elétrico e as informações da implementação delas estão compreendidas dentro do bloco UFC 30. Estas informações individualizadas torna mais fácil seguir as falhas. As informações no bloco UFC 30 são apenas referências às informações na forma de imagens gráficas e descrevem o texto que é implementado no aparelho para manutenção.
O bloco CABL 31 compreende todas as informações dos cabos do veículo. Estas informações incluem os dados dos comprimentos dos cabos e como são conectados. Como no caso com o bloco CABL 31, essa é uma quantidade individualizada de informações na forma de uma lista dos cabos que estão incorporados no veículo. As informações no bloco CABL 31, juntamente com as informações para manutenção, proporcionam a um técnico de manutenção informações suficientes para um seguimento das falhas rápido e confiável.
O bloco de versão 32 contém informações das modificações feitas no veículo. Estas informações são valiosas por possibilitarem o controle das especificações originais do veículo. Quando o veículo é reconstruído em uma oficina autorizada, um novo bloco de versão 32 é criado, que indica o que foi feito no veículo, juntamente com uma nova impressão digital, com informações de qual aplicação foi usada para atualizar o bloco da versão 32, informações da versão da aplicação, a data de atualização e o número de série da chave USB.
Finalmente, o arquivo de especificação do veículo também compreende um bloco de campanha 33, que é similar de 06/11/2017, pág. 33/54 ao bloco da versão 32, mas que compreende informações das campanhas feitas que vão ser conduzidas em vez de reconstruções. As informações no bloco de campanha 33 indica que modificações foram feitas no veículo.
ATUALIZAÇÃO DO ARQUIVO DE ESPECIFICAÇÃO DO VEÍCULO
Há várias razões para atualização do arquivo de especificação do veículo 25. Uma dessas razões pode ser a falha de uma das ECUs. No caso do tipo de ECU que tenha falhado estar fora do estoque, tem que ser substituída por outra que seja compatível com a velha. No entanto, é freqüentemente o caso que os conjuntos de parâmetros, usados para programar a ECU, diferem entre diferentes ECUs. Desse modo, quando da substituição da ECU defeituosa com uma nova ECU compatível, o conjunto de parâmetros tem que ser atualizado. No entanto, para que seja possível substituir a ECU com uma nova ECU, a nova ECU tem que ser suportada pelo módulo de ajuste de parâmetros no aparelho para manutenção. Esse suporte é proporcionado pelo módulo de ajuste de parâmetros, que compreende informações de um grande número de diferentes ECUs e como os seus conjuntos de parâmetros devem ser dispostos para proporcionar diferentes funções.
Em alguns casos, uma nova versão da ECU suporta mais funções do que a versão original da ECU. Nesse caso, os parâmetros são ajustados de modo que as suas funções originais são obtidas. Alternativamente, se o hardware permitir que novas funções sejam implementadas, isso pode ser feito também.
de 06/11/2017, pág. 34/54
Como um primeiro exemplo, a substituição de uma ECU quebrada 3 de controle de uma caixa de transmissão vai ser descrita. Quando o veículo motorizado estiver na oficina, vai ser conectado ao aparelho 6, para manutenção do veículo motorizado 1. O aparelho vai ler o arquivo de especificação do veículo 25 do veículo motorizado e identificar os números de identificação de todas as ECUs 3 no veículo do arquivo de especificação do veículo 25. Os números de identificação vão ser exibidos no visor conectado ao aparelho para manutenção.
É possível identificar a ECU quebrada de várias diferentes maneiras conhecidas de uma pessoa versada na técnica. Isso pode ser feito, por exemplo, por comparação de uma descrição de falha, proporcionada por um usuário do veículo motorizado, com diferentes cenários de falha. Se a própria ECU 3 não estiver respondendo, essa pode ser também uma indicação de que a ECU 3 está quebrada. Além do mais, uma ECU 3 quebrada pode ser identificada por códigos de falha, que podem ser registrados com um sistema de detecção de falha, separado da rede 12 de ECUs 3 ou integrado com a essa rede 12.
Quando a ECU 3, que vai ser substituída, tiver sido identificada, a pessoa de manutenção, usando o aparelho 6 para manutenção, pode selecionar a ECU 3 no aparelho 6 usando o dispositivo de entrada 19 e o visor. Após ter selecionado uma ECU 3 específica, o aparelho 6 pode sugerir uma ECU 3 substituta, que pode ser usada em lugar da ECU 3 quebrada. Após ter substituído a ECU 3, a pessoa de manutenção pode de 06/11/2017, pág. 35/54 introduzir informações, pelo dispositivo de entrada 19, no aparelho 6 de que a ECU 3 foi substituída. Depois, a atualização do conjunto de parâmetros para a ECU 3 substituída pode começar. Desse modo, o aparelho 6 para manutenção deriva de um novo parâmetro usando o arquivo de especificação do veículo 25 do veículo motorizado 1, juntamente com as informações na ECU 3. O conjunto de parâmetros derivado é depois transferido do aparelho 6 para manutenção para o veículo motorizado.
Em um segundo exemplo de quando uma atualização do arquivo de especificação do veículo 25 é necessária, a modificação do veículo motorizado vai ser descrita. Primeiramente, o proprietário do veículo motorizado 1 modifica o veículo motorizado 1 por adição de um segundo eixo traseiro. Após modificação do veículo motorizado 1, este pode ser conectado ao aparelho 6 para manutenção, que lê o arquivo de especificação do veículo 25 da memória 8 da ECU central 7. O aparelho para manutenção depois atualiza o bloco da versão do arquivo de especificação. Há duas alternativas para atualização do arquivo de especificação do veículo 25. De acordo com uma primeira alternativa para reconstruções pequenas e freqüentes, o arquivo de especificação do veículo 25 é lido do veículo e é enviado para uma base de dados de reconfiguração. Isso resulta em uma exibição de uma lista de possíveis reconstruções que são mostradas à pessoa que vai reconstruir o veículo. Após ter reconstruído o veículo e programado as ECUs necessárias, o arquivo de especificação do veículo 25 reconstruído é salvo novamente no veículo. De acordo com uma de 06/11/2017, pág. 36/54 segunda alternativa, o arquivo de especificação do veículo 25 é enviado para uma central de manutenção com um pedido para uma reconstrução específica de um veículo. Na central de manutenção, um novo arquivo de especificação do veículo 25 é proporcionado, que é enviada de volta para a pessoa que está modificando o veículo, para salvá-lo no veículo.
MANUTENÇÃO DO VEÍCULO
O arquivo de especificação do veículo 25 é também muito valioso, quando da manutenção do veículo motorizado 1. Quando o veículo motorizado 1 está em manutenção em uma oficina, a pessoa responsável pelo serviço conecta o aparelho 6, para manutenção do veículo, no veículo motorizado 1. O aparelho 1 lê o arquivo de especificação do veículo 25 da memória 8 da ECU central 7, na etapa 1001 na Figura 10. A quilometragem do veículo é centralizada no aparelho 6 pelo homem de manutenção com o dispositivo de entrada ou é lida automaticamente do aparelho 1 do veículo motorizado, na etapa 1002. A quilometragem pode ser armazenada na memória 8 da ECU central 7. Do bloco da versão do arquivo de especificação do veículo 25, o aparelho 6 extrai, na etapa 1003, informações da manutenção que foi feita no veículo motorizado 1 e um número de identificação para identificar a pessoa que executou a manutenção no veículo motorizado 1. O aparelho 6 determina, na etapa 1004, a manutenção que vai ser feita no veículo motorizado 1, com base no número de identificação e na quilometragem do veículo motorizado 1. O aparelho 6 então compara a manutenção que vai ser feita com a manutenção que já foi executada no veículo motorizado 1 e exibe a discrede 06/11/2017, pág. 37/54 pância no visor 16, na etapa 1005. Após a manutenção ter sido feita, o arquivo de especificação do veículo 25 é atualizado e armazenado na memória 8 na etapa 1006.
ALERTA DE CAMPANHA
Após um veículo motorizado 1 ter sido vendido, diferentes erros de construção podem ser descobertos em uma série de veículos motorizados 1. Esses erros de construção são freqüentemente corrigidos durante as chamadas campanhas, quando os proprietários de veículos de uma série específica de veículos motorizados são alertados da necessidade de corrigir erros de construção. É freqüentemente o caso que apenas uma minoria dos proprietários vão às oficinas com os seus veículos motorizados 1, após terem atendido esse alerta de campanha. De acordo com uma modalidade da presente invenção, a execução dessas campanhas é checada, quando o veículo motorizado 1 está em uma oficina para manutenção ou reparo.
Conseqüentemente, quando o veículo motorizado é, por alguma razão, conectado ao aparelho 6, é checado se as operações definidas em diferentes campanhas foram executadas. Em mais detalhes, o arquivo de especificação do veículo 25 é lido da memória 8 da ECU central 7 e é comparado com as informações relativas à campanha relacionada ao veículo motorizado 1.
Na Figura 9, o processo de investigação de uma necessidade para uma modificação, devido a uma campanha, é mostrado. Em uma primeira etapa 901, o bloco de campanha é lido do veículo 1. Em uma segunda etapa 902, o bloco de campanha é comparado com as informações em todas as campanhas de 06/11/2017, pág. 38/54 que tenham sido divulgadas, para determinar que campanhas não foram executadas no veículo. Em uma terceira etapa 903, exibe-se no visor 16 que campanhas vão ser ainda executadas no veículo. As informações na campanhas são recebidas pelo aparelho 6 do servidor central 21.
VERIFICAÇÃO DE CONSISTÊNCIA
Para checar que o sistema elétrico do veículo consiste de ECUs programadas adequadamente, uma verificação de consistência pode ser feito. A verificação de consistência compreende várias etapas, que vão ser explicadas abaixo, em conjunto com o fluxograma na Figura 4.
Sob algumas circunstâncias, o veículo motorizado 1 pode ser submetido a diferentes condições, durante as quais há um risco de que o arquivo de especificação do veículo 25 seja corrompido. Isso significa que não é possível estar-se seguro do conteúdo do arquivo de especificação do veículo 25. De acordo com uma modalidade da presente invenção, esse problema pode ser diminuído proporcionando-se duas cópias do arquivo de especificação do veículo 25 dentro do veículo, salvas em diferentes locais. A primeira versão do arquivo de especificação do veículo 25 pode ser salva na memória 8 da ECU central 7. A segunda versão do arquivo de especificação do veículo 25 pode ser salva em qualquer uma das outras
ECUs.
Em uma primeira etapa 401, o arquivo de especificação do veículo 25 é recuperado da ECU central 7, bem como a outra ECU na qual o arquivo de especificação do veículo 25 é salvo. A consistência das duas versões do arquivo de espede 06/11/2017, pág. 39/54 cificação do veículo pode ser checada por comparação delas. Desse modo, se houver uma discrepância entre as duas diferentes versões do arquivo de especificação do veículo 25, pode-se determinar que pelo menos uma delas está incorreta. Se este for o caso, as somas de verificação do arquivo de especificação do veículo 25 são checadas. Como o arquivo de especificação do veículo 25 tem uma soma de verificação para cada bloco, é possível checar cada bloco separadamente.
É naturalmente, possível controlar as somas de verificação, antes da comparação dos arquivos de especificação do veículo 25, mas como o arquivo de especificação do veículo 25 não tem qualquer soma de verificação para todos os blocos, essa operação vai tomar mais tempo.
No caso em que ambas as versões do arquivo de especificação do veículo 25 estarem corrompidas, o aparelho 6 pode ser disposto para recuperar algumas informações de cada uma das ECUs, para recriar pelo menos parte do arquivo de especificação do veículo 25. Desse modo, os blocos tendo uma soma de verificação correta podem ser recuperados de um dos arquivos de especificação do veículo 25, enquanto os outros blocos podem ser recuperados do outro arquivo de especificação do veículo 25, sob a condição de que tenham somas de verificação corretas. As informações lidas de cada uma das ECUs podem ser, por exemplo, um número de identificação das ECUs.
Em uma segunda etapa 402, controla-se se é possível conectar-se com todas as ECUs, que estão definidas no arquivo de especificação do veículo 25. Se uma ECU está falde 06/11/2017, pág. 40/54 tando, há razões para acreditar-se que não funciona também de outros modos.
Em uma terceira etapa 403, checa-se se todas as ECUs têm o mesmo número de identificação do veículo que o arquivo de especificação do veículo 25. No caso em que qualquer uma das ECUs tem um diferente número de identificação do veículo, é provável que se origine de outro veículo. Desse modo, tem, provavelmente, que ser reprogramada para funcionar adequadamente. No caso do número de identificação do veículo estar faltando, é provável que uma ECU sobressalente tenha sido inserida, sem que tenha sido programada. Esse fato é exibido à pessoa que faz manutenção do veículo.
Em uma quarta etapa 404, checa-se se as ECUs têm os números dos artigos que são definidos no arquivo de especificação do veículo 25. Há apenas uma pequena probabilidade de que o número de identificação do veículo estar correto, mas que o número do artigo esteja incorreto. No entanto, a razão principal para que se tenha os números dos artigos salvos no arquivo de especificação do veículo 25 é que é possível pedir facilmente os componentes corretos, quando têm que ser substituídos.
Em uma quinta etapa 405, um controle de uma soma de verificação é feita. Com base nos parâmetros das ECUs que são programadas, uma soma de verificação é criada, que é salva sob as respectivas ECUs. Essa soma de verificação é corrigida apenas se as ECUs tiverem sido programadas com um aparelho autorizado para manutenção.
de 06/11/2017, pág. 41/54
Ainda que as etapas no fluxograma tenham sido descritas em uma determinada ordem, é óbvio para uma pessoa versada na técnica que as etapas podem ser conduzidas em uma ordem arbitrária.
EXPEDIÇÃO DO ARQUIVO DE ESPECIFICAÇÃO DO VEÍCULO
Há situações nas quais um homem de manutenção não pode reparar o veículo por ele mesmo. Para essa e outras situações, o aparelho 6 pode compreender um conector de comunicação 18, que é conectado à Internet. O aparelho pode ser conectado a um servidor central 21 pelo conector de comunicação 18.
À parte de enviar informações do aparelho para o servidor central 21, as informações também podem ser enviadas na direção oposta. Um exemplo dessa transmissão é quando o programa de computador no aparelho tem que ser atualizado. A razão para essa atualização pode ser que novas versões de ECUs 3 têm que liberadas ou que novas funções têm que ser implementadas nos veículos motorizados 1. As atualizações para os programas podem ser enviadas do servidor central 21, via a Internet, pelo conector de comunicações 18 para o aparelho 6.
Quando há uma razão para que o homem de manutenção envie algumas informações para o servidor central 21, pode fazê-lo pelo conector de comunicação 18. Como um exemplo, o arquivo de especificação do veículo 25 pode ser enviado em um correio eletrônico para o servidor central 21.
Como descrito acima, o arquivo de especificação do veículo 25 é lido do veículo com um aparelho. O aparelho é de 06/11/2017, pág. 42/54 controlado por vários módulos de programa. A função desses diferentes módulos de programa vai ser descrita a seguir.
Na Figura 5, a leitura do arquivo de especificação do veículo é mostrada. Um primeiro módulo de programa 503 proporciona a leitura do arquivo de especificação do veículo 505 do veículo 501. Para que seja possível ler o arquivo de especificação do veículo do veículo 501, o primeiro módulo de programa 503 tem que ser proporcionado com uma chave eletrônica 502. Um segundo módulo de programa 504 tem uma biblioteca eletrônica, que é usada para interpretar o arquivo de especificação do veículo e exibir uma versão legível para o operador do computador.
Na Figura 6, exibe-se a programação das peças sobressalentes. Um primeiro módulo de programa 602 lê o arquivo de especificação do veículo indicado 603 do veículo 601. Um segundo módulo de programa indicado 604 converte o arquivo de especificação do veículo 603 em um formato legível. O primeiro módulo de programa 602 também lê a identificação para a nova ECU do veículo 601 e a envia para um terceiro módulo de programa denotado 605. O terceiro módulo de programa 605 fica em contato com uma base de dados denotada 606. Com as informações da identidade da ECU, o arquivo de especificação do veículo e a base de dados 606, o terceiro módulo de programa 605 deriva os dados do programa que vão ser usados para a programação da ECU.
Na Figura 7, a exibição das informações do bloco
UFC 30 é feita. O bloco UFC 30 do arquivo de especificação do veículo 704 é lido por um primeiro módulo de programa 701 de 06/11/2017, pág. 43/54 e é enviado para um segundo módulo de programa 702, que, por uso de uma base de dados 703, proporciona texto e gráficos para o operador do computador.
Na Figura 8, o processo para exibir as listas de cabos é mostrado. Um primeiro módulo de programa 801 é usado para ler o bloco CABL 31 do arquivo de especificação do veículo 802. O bloco CABL 31 é enviado para um segundo módulo de programa 803, que usa uma base de dados 804 para coletar texto e gráficos conectados ao bloco CABL 31. Uma representação gráfica é então mostrada ao operador do computador.
Ainda que o uso de uma chave eletrônica não seja descrito em conjunto com as Figuras 6 a 8, é óbvio para uma pessoa versada nessa técnica que essa chave eletrônica pode ser usada também nesses casos.
A presente invenção não é limitada pelas modalidades preferidas descritas acima, mas pode ser emendada de muitos modos, sem que se afaste dos âmbito e espírito da presente invenção. A presente invenção é limitada apenas pelas reivindicações em anexo, como definidas abaixo.
O veículo motorizado 1 pode ter, por exemplo, menos do que as seis rodas mostradas no veículo motorizado 1 ilustrado na Figura 1.
Ainda que o armazenamento de duas cópias do arquivo de especificação do veículo 25 seja apenas descrito em relação à descrição da verificação de consistência, uma pessoa versada na técnica vai entender que essa abordagem pode ser usada também em outros exemplos descritos acima.
de 06/11/2017, pág. 44/54

Claims (23)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Sistema para manutenção de um veículo motorizado compreendendo pelo menos um componente de veículo controlável (2), um barramento de dados (4), uma memória (8) conectada ao barramento de dados (4) para armazenar um arquivo de especificação de veículo (25), e pelo menos uma unidade de controle eletrônica programável (3) disposta para controlar pelo menos um dos componentes do veículo controláveis (2), em que cada unidade de controle eletrônica (3) é conectada ao barramento de dados (4) e é programada com um respectivo conjunto de parâmetros, cujo aparelho (6) compreende um conector de aparelho (17) para conexão do aparelho (6) ao barramento de dados (4) do veículo motorizado (1), o aparelho (6) compreende um módulo de ajuste de parâmetros, para obter o conjunto de parâmetros do arquivo de especificação do veículo (25), e que o aparelho (6), quando conectado ao barramento de dados por meio do conector do aparelho (17) e por recebimento de um comando de programação, é disposto para ler o arquivo de especificação do veículo (25) da memória (8), para obter o conjunto de parâmetros do arquivo de especificação do veículo (25), usando o módulo de programação, e programar a unidade de controle eletrônica com o conjunto de parâmetros derivado através do barramento de dados (4), CARACTERIZADO pelo fato de que o arquivo de especificação do veículo (25) é dividido em vários blocos que podem ser facilmente acessados e tratados separadamente, cada bloco tem a sua própria soma de verificação, identificação e informações da versão, de modo que de 19/03/2018, pág. 8/16 cada bloco possui cabeçalho (26) compreendendo ponteiros para os outros blocos.
  2. 2. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o aparelho (6) é disposto para ler informações de cada uma das unidades de controle eletrônicas (3) conectada ao barramento de dados (4) através do conector do aparelho (28).
  3. 3. Sistema, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de que as informações das unidades de controle eletrônicas (3) compreendem um número de identificação de cada unidade de controle eletrônica (3).
  4. 4.Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 4, CARACTERIZADO pelo fato de que o aparelho
    (6) compreende um conector de comunicação (18) para conexão do aparelho a um servidor central (21) . 5.Sistema, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO pelo fato de que o aparelho , por meio de um comando de um usuário, é disposto para ler o arquivo de es-
    pecificação do veículo (25) da memória (8) através do conector do aparelho (17) e barramento de dados (4) e enviar o arquivo de especificação do veículo (25), como um correio eletrônico, através do conector de comunicação (18) para um servidor central (21).
  5. 6.Sistema, de acordo com a reivindicação 4 ou 5,
    CARACTERIZADO pelo fato de que o módulo de ajuste de parâmetros é implementado com um programa de computador dentro do aparelho e em que o aparelho é disposto para receber uma atualização para o módulo de ajuste de parâmetros (23), por de 19/03/2018, pág. 9/16 meio do conector de comunicação (18), e em que o aparelho (6) é disposto para implementar a atualização para o módulo de ajuste de parâmetros (23).
  6. 7.Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADO pelo fato de que o arquivo de especificação do veículo (25) compreende pelo menos um dos tipos de informações do grupo compreendendo informações das dimensões do veículo, informações do chassi do veículo, informações do motor do veículo, informações do comprimento dos cabos no veículo, informações da disposição dos cabos no veículo, a disposição dos cabos, informações dos componentes elétricos no veículo e informações das atualizações do veículo.
  7. 8.Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADO pelo fato de que o aparelho (6) compreende um dispositivo de entrada de usuário (19) para introduzir informações de um usuário.
  8. 9.Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADO pelo fato de que o aparelho compreende uma interface gráfica de usuário (24), que é disposta para controlar um visor (16) conectado ao aparelho (6).
  9. 10.Sistema, de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADO pelo fato de que o aparelho (6) é disposto para receber, através do conector de comunicação (18), modificações de alerta a serem feitas em um tipo de veículo e um identificador de alerta para identificar esses veículos, por conexão a um veículo motorizado (1), para ler o arquivo de de 19/03/2018, pág. 10/16 especificação do veículo (25) do veículo motorizado (1), para comparar as modificações de alerta com o arquivo de especificação do veículo (25), se os identificadores correspondem-se entre si, para identificar modificações ainda remanescentes a serem feitas, e transmitir uma notificação para um usuário dessas modificações a serem feitas.
  10. 11.Sistema, de acordo com a reivindicação 9 ou 10, CARACTERIZADO pelo fato de que, quando é conectado a um veículo, é disposto para ler o arquivo de especificação do veículo (25) de duas memórias diferentes conectadas ao barramento de dados do veículo, e que compara os arquivos de especificação do veículo (25), para determinar se qualquer um dos arquivos de especificação do veículo (25) foi alterado e transmite um sinal indicativo de qualquer discrepância entre os arquivos de especificação do veículo (25) no visor (16).
  11. 12.Sistema, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fato de que o aparelho, no caso de haver uma discrepância entre os arquivos de especificação do veículo (25), é disposto ainda para controlar uma soma de verificação de cada um dos arquivos de especificação do veículo (25), para controlar qual arquivo de especificação do veículo (25) está correto.
  12. 13.Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 9 a 12, CARACTERIZADO adicionalmente pelo fato de ser disposto ainda para recuperar informações da quilometragem do veículo do arquivo de especificação do veículo (25), para usar a quilometragem do veículo e o módulo de de 19/03/2018, pág. 11/16 programação para proporcionar informações das regras de manutenção e transmitir as regras de manutenção no visor (16).
  13. 14. Sistema de controle computadorizado para manutenção de um veículo motorizado (1) é armazenado, cujo veículo motorizado (1) compreende pelo menos um componente de veículo controlável (2), um barramento de dados (4), uma memória (8) conectada ao barramento de dados (4) para armazenar um arquivo de especificação do veículo (25), e pelo menos uma unidade de controle eletrônica programável disposta para controlar pelo menos um dos componentes do veículo controláveis (2), em que a pelo menos uma unidade de controle eletrônica (3) é conectada ao barramento de dados (4) e é programada com um respectivo conjunto de parâmetros, cujo programa de computador compreende instruções, que quando processadas em um computador (6), permitem que o computador (6) se comunique com o barramento de dados (4) do veículo motorizado (1), o programa também compreende um módulo de programação para obter o conjunto de parâmetros do arquivo de especificação do veículo (25) a partir da memória (8), através do barramento de dados (4), para obter o conjunto de parâmetros do arquivo de especificação do veículo (25), e que o programa de computador, ao receber um comando de programação, faz com que o computador (6) envie sinais, para leitura do arquivo de especificação do veículo (25), usando o módulo de ajuste de parâmetros (23) e programação da unidade de controle eletrônica (3) com o conjunto de parâmetros derivado, por envio dos mesmos através do barramento de dados (4), de 19/03/2018, pág. 12/16
    CARACTERIZADO pelo fato de que o arquivo de especificação do veículo (25) é dividido em vários blocos que podem ser facilmente acessados e tratados separadamente, cada bloco tem a sua própria soma de verificação, identificação e informações da versão, de modo que cada bloco possui cabeçalho (26) compreendendo ponteiros para os outros blocos.
  14. 15. Sistema, de acordo com a reivindicação 14, CARACTERIZADOS pelo fato de que o programa, por meio de um comando de um usuário, faz com que o computador (6) leia o arquivo de especificação do veículo (25) da memória (8) através do barramento de dados (4) e envie o arquivo de especificação do veículo (25), como um correio eletrônico, para um servidor central (21).
  15. 16.Sistema, de acordo com a reivindicação 14 ou 15, CARACTERIZADOS pelo fato de que o computador é disposto pelo programa para receber uma atualização para o módulo de ajuste de parâmetros (23) de um servidor central (21), e em que o computador (6) é disposto para implementar a atualização para o módulo de ajuste de parâmetros (23).
  16. 17. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações 14 a 16, CARACTERIZADOS pelo fato de que o arquivo de especificação do veículo (25) compreende pelo menos um dos tipos de informações do grupo compreendendo informações das dimensões do veículo, informações do chassi do veículo, informações do motor do veículo, informações do comprimento dos cabos no veículo, informações da disposição dos cabos no veículo, a disposição dos cabos, informações dos de 19/03/2018, pág. 13/16 componentes elétricos no veículo e informações das atualizações do veículo.
  17. 18.Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 14 a 17, CARACTERIZADOS pelo fato de que o computador é disposto pelo programa de computador para transmitir sinais para controlar um visor (16) conectado ao computador.
  18. 19.Sistema, de acordo com a reivindicação 18, CARACTERIZADOS pelo fato de que o computador (6) é disposto pelo programa para receber modificações de alerta a serem feitas em um tipo de veículo e um identificador de alerta para identificar esses veículos, por conexão do computador a um veículo, para ler o arquivo de especificação do veículo (25) do veículo, para comparar o identificador de alerta com o identificador no arquivo de especificação do veículo (25), para comparar as modificações de alerta com o arquivo de especificação do veículo (25), se os identificadores correspondem-se entre si, para identificar modificações ainda remanescentes a serem feitas, e transmitir um sinal para um usuário dessas modificações a serem feitas.
  19. 20.Sistema, de acordo com a reivindicação 18 ou 19, CARACTERIZADOS pelo fato de que, quando são conectados a um veículo motorizado (1), são dispostos para ler o arquivo de especificação do veículo (25) de duas memórias diferentes conectadas ao barramento de dados (4) do veículo motorizado (6) e que compara os arquivos de especificação do veículo (25) para determinar se qualquer um dos arquivos de especificação do veículo (25) foi alterado e transmitir um sinal de 19/03/2018, pág. 14/16 indicativo de qualquer discrepância entre os arquivos de especificação do veículo (25) no visor (16).
  20. 21.Sistema, de acordo com a reivindicação 20, CARACTERIZADOS pelo fato de que o computador, no caso em que há discrepância entre os arquivos de especificação do veículo (25), é disposto ainda pelo programa de computador, para controlar uma soma de verificação de cada um dos arquivos de especificação do veículo (25), para controlar qual arquivo de especificação do veículo (25) está correto.
  21. 22.Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 18 a 21, CARACTERIZADOS pelo fato de que o computador (6) é disposto, pelo programa de computador, para recuperar informações da quilometragem do veículo motorizado (1) do arquivo de especificação do veículo (25), para usar a quilometragem do veículo motorizado (1) e o módulo de programação (23) para proporcionar informações das regras de manutenção e transmitir as regras de manutenção, como um sinal, para um visor (16).
  22. 23. Processo para manutenção de um veículo motorizado, compreendendo pelo menos um componente de veículo programável (2), um barramento de dados (4), uma memória (8) conectada ao barramento de dados (4) para armazenar um arquivo de especificação do veículo (25), e pelo menos uma unidade de controle eletrônica programável (3) disposta para controlar pelo menos um dos componentes do veículo programáveis (2), em que a pelo menos uma unidade de controle eletrônica (3) é conectada ao barramento de dados (4) e é programada com um respectivo conjunto de parâmetros, o método de 19/03/2018, pág. 15/16 compreende as etapas de proporcionar um módulo de ajuste de parâmetros (23), para obter o conjunto de parâmetros do arquivo de especificação do veículo (25), ler o arquivo de especificação do veículo (25) da memória através do barramento de dados (4) do veículo motorizado (1), obter o conjunto de parâmetros do arquivo de especificação do veículo (25) usando o módulo de ajuste de parâmetros (23), e programar a unidade de controle eletrônica (3) com o conjunto de parâmetros derivado através do barramento de dados (4),
    CARACTERIZADO pelo fato de que o arquivo de especificação do veículo (25) é dividido em vários blocos que podem ser facilmente acessados e tratados separadamente, cada bloco tem a sua própria soma de verificação, identificação e informações da versão, de modo que cada bloco possui cabeçalho (26) compreendendo ponteiros para os outros blocos.
  23. 24.Processo, de acordo com a reivindicação 23, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende a etapa de conectar um aparelho (6) ao barramento de dados do veículo motorizado (1), e em que a derivação do conjunto de parâmetros do arquivo de especificação do veículo (25) é feita no aparelho (6).
    de 19/03/2018, pág. 16/16 • * ···»·«* · • · ····♦· ·
BRPI0501073-0A 2004-03-30 2005-03-29 Processo e sistema de controle computadorizado de manutenção automotiva BRPI0501073B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
SE0400828-0 2004-03-30
SE0400828A SE526826C2 (sv) 2004-03-30 2004-03-30 Apparat, förfarande och datorläsbart minnesmedium på vilket är lagrat ett datorprogram för underhåll av ett motorfordon

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0501073A BRPI0501073A (pt) 2005-11-01
BRPI0501073B1 true BRPI0501073B1 (pt) 2018-07-03

Family

ID=32105787

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0501073-0A BRPI0501073B1 (pt) 2004-03-30 2005-03-29 Processo e sistema de controle computadorizado de manutenção automotiva

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP1583039B1 (pt)
KR (4) KR20060045045A (pt)
BR (1) BRPI0501073B1 (pt)
NO (1) NO332046B1 (pt)
SE (1) SE526826C2 (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102006017644B4 (de) * 2006-04-12 2008-04-17 Dr.Ing.H.C. F. Porsche Ag Erfassung und Diagnose von Fahrzeugdaten
KR101583838B1 (ko) * 2010-06-30 2016-01-08 현대자동차주식회사 네트워크를 이용한 와이어링 회로 검증 시스템 및 방법
US9268882B2 (en) 2011-01-20 2016-02-23 Paccar Inc System and method for analyzing a powertrain configuration
RU2587430C2 (ru) * 2011-03-29 2016-06-20 Вольво Ластвагнар Аб Защищенный пакет данных ремонта
DE102012025033B4 (de) 2012-12-19 2018-03-15 Audi Ag Verfahren zur Ferndiagnose eines Fehlerzustands in einem Kraftfahrzeug mittels einer fahrzeugexternen Serveranordnung
SE539785C2 (sv) 2013-12-02 2017-11-28 Scania Cv Ab Installation av trådlösa noder i motorfordon
CN107835760B (zh) * 2015-06-30 2020-08-28 日立汽车系统株式会社 车辆数据重写控制装置以及车辆数据重写认证系统
KR102464013B1 (ko) 2017-08-18 2022-11-04 주식회사 엘지에너지솔루션 표준 부품 관리 시스템 및 방법
KR102552488B1 (ko) * 2017-12-14 2023-07-06 현대자동차주식회사 차량 제어기의 앱 관리 장치 및 그 방법
CN111428892B (zh) * 2020-03-24 2024-01-02 深圳市易孔立出软件开发有限公司 一种车辆控制单元更换方法、系统及电子设备和存储介质

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3313481C2 (de) * 1983-04-14 1985-02-14 Daimler-Benz Ag, 7000 Stuttgart Einrichtung zur Kennzeichnung und Indentifizierung von Kraftfahrzeugen
DE19728083A1 (de) * 1997-07-02 1999-02-04 Mc Micro Compact Car Ag Fahrzeug-Datenkommunikationssystem
US6370449B1 (en) * 1999-06-14 2002-04-09 Sun Microsystems, Inc. Upgradable vehicle component architecture
US6434455B1 (en) * 1999-08-06 2002-08-13 Eaton Corporation Vehicle component diagnostic and update system
DE10021733A1 (de) * 2000-05-04 2001-11-29 Siemens Ag Integriertes, Datenbank-gestütztes Dokumentations- und Management-System für Kraftfahrzeuge
KR100362260B1 (ko) * 2000-07-13 2002-11-23 김재우 네트워크를 이용한 자동차 진단과 정비서비스 방법 및 그장치
BR0113353A (pt) * 2000-08-18 2004-10-19 Nnt Inc Sistema e método para o diagnóstico remoto de veìculos, monitoramento, configuração reprogramação
DE10323384A1 (de) * 2003-05-23 2004-12-16 Daimlerchrysler Ag Diagnosesystem

Also Published As

Publication number Publication date
KR20140044343A (ko) 2014-04-14
KR20120112299A (ko) 2012-10-11
SE0400828L (sv) 2005-10-01
SE0400828D0 (sv) 2004-03-30
NO20051499D0 (no) 2005-03-21
KR101476806B1 (ko) 2015-01-02
BRPI0501073A (pt) 2005-11-01
KR101379942B1 (ko) 2014-04-01
EP1583039A1 (en) 2005-10-05
KR20130073921A (ko) 2013-07-03
KR20060045045A (ko) 2006-05-16
NO332046B1 (no) 2012-06-11
EP1583039B1 (en) 2018-07-04
NO20051499L (no) 2005-10-03
SE526826C2 (sv) 2005-11-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0501073B1 (pt) Processo e sistema de controle computadorizado de manutenção automotiva
EP1800195B1 (en) Prioritized test procedure and step display using statistical feedback
US20070100519A1 (en) Diagnostic system
Shavit et al. Firmware update over the air (FOTA) for automotive industry
McCord Automotive Diagnostic Systems: Understanding OBD I and OBD II
DE112016005099T5 (de) Verfahren und Systeme zum Clustern von Reperatur-Aufträgen basierend auf aus Reperatur-Aufträgen zusammengetragenen Folgerungen
JP2003281198A (ja) 電子パーツリストシステム及び電子パーツリストの作成方法
DE102014214287A1 (de) System und Verfahren zum Codieren einer Software einer elektronischen Steuerung für eine Fahrzeugsteuerung
CN115016428A (zh) 一种应用于特种车辆的立体化多级诊断系统及方法
WO2006063919A2 (de) Erkennung und anzeige von modifikationen an softwareständen für motorsteuergerätesoftware
WO2018226454A1 (en) Analyzing vehicles based on common circuit elements
US20080104511A1 (en) Automatic software application menu generation
EP2081157B1 (de) Elektroniches Wartungsbuch und Verfahren zum Betreiben eines elektronischen Wartungsbuchs
KR101980116B1 (ko) 와이어링 설계요청서 업로드 장치 및 방법
JP2019052961A (ja) テストグループ識別情報の自動生成方法、プログラム、電子制御装置、及び車両
US20110015887A1 (en) Method for manufacturing and testing the functionality in manufacturing
JP7172748B2 (ja) 電子制御装置及び検査システム
JP4055384B2 (ja) 車両用故障診断装置
CN116822036A (zh) 一种汽车线束设计方法
US20220308858A1 (en) Vehicle program update management system, reprogramming terminal, and vehicle program update management method
Ward Guidelines for the development of automotive software
Zhai et al. Analysis of Current Challenges of Automotive Software in the View of Manufacturing
KR101980118B1 (ko) 와이어링 설계요청서 업로드 장치 및 방법
KR101980120B1 (ko) 와이어링 설계요청서 업로드 장치 및 방법
KR101980122B1 (ko) 와이어링 설계요청서 업로드 장치 및 방법

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: B60K 35/00

Ipc: B60K 35/00 (2006.01), G07C 5/08 (2006.01), G06F 11

Ipc: B60K 35/00 (2006.01), G07C 5/08 (2006.01), G06F 11

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]