BRPI0304520B1 - método de fornecer serviço de dados de pacote em um sistema de telecomunicação sem fio - Google Patents

método de fornecer serviço de dados de pacote em um sistema de telecomunicação sem fio Download PDF

Info

Publication number
BRPI0304520B1
BRPI0304520B1 BRPI0304520A BR0304520A BRPI0304520B1 BR PI0304520 B1 BRPI0304520 B1 BR PI0304520B1 BR PI0304520 A BRPI0304520 A BR PI0304520A BR 0304520 A BR0304520 A BR 0304520A BR PI0304520 B1 BRPI0304520 B1 BR PI0304520B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
service
message
reply message
page
data
Prior art date
Application number
BRPI0304520A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0304520A (pt
Inventor
Beom-Sik Bae
Robert J Marks
Original Assignee
Samsung Electronics Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Samsung Electronics Co Ltd filed Critical Samsung Electronics Co Ltd
Publication of BR0304520A publication Critical patent/BR0304520A/pt
Publication of BRPI0304520B1 publication Critical patent/BRPI0304520B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W52/00Power management, e.g. TPC [Transmission Power Control], power saving or power classes
    • H04W52/02Power saving arrangements
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W76/00Connection management
    • H04W76/10Connection setup
    • H04W76/19Connection re-establishment
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W68/00User notification, e.g. alerting and paging, for incoming communication, change of service or the like
    • H04W68/02Arrangements for increasing efficiency of notification or paging channel

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Abstract

"método de fornecer serviço de dados de pacote em um sistema de telecomunicação sem fio". um método de determinar se um serviço de dados de pacote sem fio pode ser ativado em um estado dormente. para ativar um entre uma pluralidade de serviços de dados de pacote no estado dormente, a bs transmite para uma ms uma mensagem de página contendo um sr id que identifica o serviço a ser ativado. se a instância do serviço para o serviço estiver indisponível, a ms transmite para a bs uma mensagem de resposta indicando que o serviço nao pode ser reconectado. a bs então termina imediatamente, assim economizando recursos de rádio e melhorando o desempenho do sistema.

Description

MÉTODO DE FORNECER SERVIÇO DE DADOS DE PACOTE EM ΌΜ SISTEMA DE TELECOMUNICAÇÃO SEM FIO
HISTÓRICO DA INVENÇÃO
1. CAMPO DA INVENÇÃO A presente invenção relaciona-se genericamente a um sistema de telecomunicação sem fio e, em particular, a um método de determinar se um serviço de dados de pacote sem fio pode ser ativado em um estado dormente com nenhum canal de tráfego conectado entre uma estação base (BS) e uma estação móvel (MS).
2. DESCRIÇÃO DA TECNOLOGIA RELACIONADA
Sistemas de telecomunicação sem fio como o de acesso múltiplo de divisão por código (CDMA) 2000 fornecem comunicação móvel de terceira geração. Esses sistemas de comunicação móvel de terceira geração suportam serviço de dados de pacote de alta velocidade incluindo filmes bem como o serviço de voz, quando comparado com os sistemas de comunicação móveis tradicionais de segunda geração.
Se o tráfego não é intercambiado entre uma BS e uma MS por um tempo predeterminado após os canais de rádio serem conectados para um serviço de dados de pacote, eles intercambiam mensagens de sinalização e então entram em um estado dormente. 0 estado dormente refere-se a um estado em que nenhum canal de tráfego está conectado entre a BS e a MS, todos os canais na Camada 1 e na Camada 2 são liberados, e informação sobre os canais da Camada 1 e da Camada 2 é apagada. Entretanto, a MS mantém uma instância de serviço para o serviço de dados de pacote no estado dormente. Uma instância de serviço é definida como um processo para permitir que o serviço de dados de pacote prossiga e gerenciar informação de conexão relacionada, especificamente informação de conexão do protocolo ponto-a-ponto (PPP) . A instância de serviço é identificada por um identificador de referência de serviço (SR ID).
No estado dormente, apenas a informação de conexão PPP ê gerenciada. Quando da geração de dados de transmissão no estado dormente, a BS e a MS entram em um estado de reconexão e efetuam a mesma operação que a realizada para o estabelecimento de uma chamada inicial, excluindo o estabelecimento da conexão PPP. Se o serviço de dados de pacote pode ser ativado no estado de reconexão, a BS e a MS transicionam para um estado ativo e intercambiam pacotes.
Para ativar um serviço particular no estado dormente, a BS notifica a MS de apenas uma opção de serviço que indica o tipo do serviço. Poderá ocorrer que dois ou mais serviços tendo a mesma opção de serviço estão em andamento entre a BS e a MS. Por exemplo, com a MS conectada a um computador laptop, a MS e o computador laptop efetuam um serviço de vídeo por demanda (VOD) e um serviço de protocolo de transferência de arquivo (FTP), respectivamente, pela mesma conexão sem fio. Neste caso, a MS processa duas instâncias de serviço para o VOD e para o FTP. Embora as instâncias de serviço tenham o mesmo número de opção de serviço, por exemplo, 33, indicando o serviço de dados de pacote de alta velocidade, eles utilizam conexões PPP separadas.
Após estabelecer canais de tráfego e transicionar para o estado ativo, a MS identifica o serviço a ser ativado por um SR ID recebido da BS, e determina se uma instância de serviço correspondente está disponível. Se a MS estiver desconectada, do computador laptop no estado dormente, o serviço FTP está indisponível. Quando a BS solicita a ativação do serviço FTP pelo SR ID que identifica o serviço FTP, a MS libera os canais de tráfego designados, considerando que a instância do serviço FTP está indisponível.
Como a BS não notifica a MS do SR ID que indica o serviço a ser ativado antes da designação do canal de tráfego, os canais de tráfego são designados e mensagens são intercambiados para uma conexão de serviço entre elas mesmo se a MS não puder reiniciar a instância de serviço para o serviço. Assim, mensagens de sinalização desnecessárias e tráfego continuam a ser gerados até o serviço ser terminado e a MS e a BS ocuparem os canais de tráfego designados até eles confirmarem a indisponibilidade da ativação do serviço. Como resultado, recursos de rádio são gastos e um retardo de tempo desnecessário é produzido até a terminação do serviço.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Portanto, é um objeto da presente invenção fornecer um método de determinar se um de uma pluralidade de serviços de dados pode ser ativado em um estado dormente em um sistema de comunicação de dados de pacote sem fio. E outro objeto da presente invenção fornecer um método de terminar um serviço indisponível, assim reduzindo o gasto de recursos de rádio em um sistema de comunicação de dados de pacote sem fio. É um outro objeto da presente invenção fornecer um método de terminar rapidamente um serviço indisponível com influência mínima em um sistema de comunicação de dados de pacote sem fio.
Os objetos acima e outros objetos são atingidos por um método de determinar se um de uma pluralidade de serviços de dados fornecidos de uma BS para uma MS pode ser reconectado em um estado dormente em que as instâncias de serviço são mantidas para os serviços de dados com nenhum canal de tráfego conectado em um sistema de comunicação de dados de pacote sem fio. A BS transmite para a MS uma Mensagem de Página contendo um SR ID que identifica um serviço de dados a ser ativado entre os serviços de dados. A MS então determina se a instância de serviço do serviço indicado pelo SR ID está disponível. Se a instância de serviço não estiver disponível, a MS transmite uma mensagem de resposta indicando a rejeição do serviço para a BS.
DESCRIÇÃO SUCINTA DOS DESENHOS
Os objetos acima e outros objetos, recursos e vantagens da presente invenção tornar-se-ão mais aparentes da seguinte descrição detalhada quando tomada em conjunto com os desenhos acompanhantes, em que: A Figura 1 é um diagrama que ilustra um fluxo de mensagem de sinalização para iniciar um serviço de dados de pacote normalmente após a transição de um estado dormente para um estado ativo em um sistema CDMA2000 ao qual a presente invenção é aplicada. A Figura 2 é um diagrama que ilustra um fluxo de mensagem de sinalização convencional para terminar um serviço quando o serviço não pode ser ativado em um estado dormente no sistema CDMA2000. A Figura 3 é um fluxograma que ilustra uma operação de uma MS em correspondência com os fluxos de sinais ilustrados nas Figuras 1 e 2. A Figura 4 é um fluxograma que ilustra uma operação de uma MS em correspondência com os fluxos de sinal ilustrados nas Figuras 1 e 2. A Figura 5 ilustra a estrutura de uma mensagem de Pagina convencional. A Figura 6 ilustra o formato de um campo SERVICE_OPTION na Mensagem de Página. A Figura 7 ilustra uma designação exemplar de números de opção de serviço. A Figura 8 ilustra uma estrutura de uma Mensagem de Resposta de Página convencional. A Figura 9 é um diagrama que ilustra um fluxo de mensagem de sinalização para terminar o serviço se o serviço não pode ser ativado no estado dormente de acordo com a presente invenção. A Figura 10 ilustra a estrutura de uma Mensagem de Página ainda incluindo um campo SR ID de acordo com uma versão da presente invenção. A Figura 11 ilustra um exemplo dos números de opção de serviço indicando SR IDs de acordo com outra versão da presente invenção. A Figura 12 ilustra uma designação de números de opção de serviço para representar SRT IDs de acordo com a segunda versão da presente invenção.
A Figura 13 é um fluxograma que ilustra uma operação da BS em correspondência com o fluxo de sinal ilustrado na Figura 9. E A Figura 14 ê um fluxograma que ilustra uma operação da MS em correspondência com o fluxo de sinal ilustrado na Figura 9.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS VERSÕES PREFERIDAS
Versões preferidas da presente invenção serão aqui descritas abaixo com referência aos desenhos acompanhantes. Na descrição seguinte, funções ou construções bem conhecidas não são descritas em detalhe pois elas obscureceriam a invenção em detalhes desnecessários. Particularmente, detalhes específicos como a estrutura de uma Mensagem de Página e números de opção de serviço que indicam tipos de serviço são fornecidos para a compreensão abrangente da presente invenção. Portanto, é obviamente compreendido por aqueles habilitados na tecnologia que a presente invenção pode ser implementada sem eles ou com algumas modificações neles feitas. A presente invenção fornece um método de determinar se um de uma pluralidade de serviços em estado dormente pode ser reconectado em um sistema de comunicação de dados de pacote sem fio. Mais especificamente, para ativar o serviço no estado dormente, a BS transmite uma mensagem inicial contendo um SR ID que identifica o serviço para uma MS. Antes de descrever a decisão sobre a disponibilidade da reconexão do serviço, as operações da BS e da MS para fornecer serviço de dados de pacote em um sistema CDMA2000 convencional serão descritas primeiro. A MS é conectada a um nó de serviço de dados de pacote (PDSN) por conexão sem fio à BS. 0 PDSN é responsável por conectar a rede de comunicação móvel com uma rede de comunicação de pacote como a Internet, e gerencia instâncias de serviço entre a MS e outros vários pontos terminais. A Figura 1 é um diagrama que ilustra um fluxo de mensagem de sinalização para iniciar normalmente um serviço de dados de pacote após a transição de um estado dormente para um estado ativo em um sistema CDMA2000 ao qual a presente invenção é aplicada. Uma pluralidade de serviços continuados entre a BS e a MS estão no estado dormente e a MS mantém instâncias de serviço para os serviços.
Com referência à Figura 1, quando da geração de um pacote para um serviço particular em estado dormente 10, a BS transmite uma Mensagem de Página para a MS em um canal de radiochamada para ativar o serviço na etapa 101. A Mensagem de Página contém um número de opção de serviço que indica o tipo de serviço. Tipos de serviço são classificados em uma chamada de voz que envolve várias codificações de voz, uma chamada de dados que suporta várias velocidades de dados, e uma chamada de teste de acordo com a implementação do sistema.
Na etapa 102, a MS transmite uma Mensagem de Resposta de Página à BS em resposta â Mensagem de Página. A Mensagem de Resposta de Página contém um número de opção de serviço que indica um serviço a ser ativado quando o serviço está no estado dormente. A Mensagem de Página tem aqui a intenção do mesmo uso que a conexão de serviço inicial. A BS designa canais de tráfego de encaminhamento e reverso. A BS então transmite â MS uma Mensagem de Designação de Canal de Tráfego contendo informação de designação de canal de tráfego na etapa 103 e dados nulos no canal de tráfego de encaminhamento na etapa 104.
Quando do recebimento da Mensagem de Designação de Canal de Tráfego, a MS estabelece os canais de tráfego de encaminhamento e reverso, verifica a recepção do tráfego de encaminhamento (isto é, dados nulos), e transmite um preâmbulo no canal de tráfego reverso para a BS na etapa 105. Na etapa 106, a BS transmite uma Ordem de Confirmação BS para a MS. Assim, os canais de tráfego de encaminhamento e reverso estão completamente estabelecidos e a BS e a MS transicionam para um estado ativo 20.
Para reconectar o serviço, a BS transmite uma Mensagem de Conexão do Serviço contendo um SR ID que identifica o serviço para a MS na etapa 107. A MS então determina se uma instância de serviço para o serviço está disponível. Se estiver disponível, a MS transmite uma Mensagem de Término de Conexão do Serviço para a BS na etapa 108. Assim, o serviço de dados de pacote é iniciado e pacotes para o serviço são intercambiados entre a BS e a MS, conforme indicado pelo número de referência 30.
Se a BS determina que os parâmetros do serviço devem ser renegociados após transicionar para o estado ativo 20, ela transmite uma Mensagem de Solicitação de Serviço contendo novos parâmetros de serviço para a MS antes de transmitir a Mensagem de Conexão do Serviço. Como a mensagem de Solicitação de Serviço inclui o SR ID, a MS pode determinar se a instância de serviço está disponível pelo SR ID. Se o serviço está disponível, a MS transmite uma Mensagem de Resposta de Serviço para a MS e espera o recebimento da Mensagem de Conexão do Serviço para a reconexão do serviço. O SR ID é um valor de 3 bits que indica uma instância de serviço para um serviço em particular. Se o SR ID é 0, ele indica sinalização. Se o SR ID é 7, ele indica um serviço nulo. Portanto, o SR ID é fixado a um valor não utilizado entre 1 a 6, para uma instância de serviço, que é gerado toda vez que o serviço é conectado por uma conexão sem fio. A instância de serviço é um processo para gerenciar toda informação necessária para permitir que o serviço prossiga, isto é, informação de configuração relacionada ao serviço como um número de opção do serviço, um número de opção de multiplex (MUX), informação de protocolo de enlace de rádio (RLP), e uma tabela de mapeamento lógico-para-físico (LPM). Quando o serviço for completamente liberado, a instância de serviço é apagada e seu SR ID está disponível para qualquer outra instância de serviço. 0 SR ID está incluído no cabeçalho de uma unidade de datagrama de pacote (PDU) para o fim de indicar o serviço de um pacote transmitido entre a BS e a MS.
Ao contrário, se a instância de serviço correspondente ao SR ID não estiver disponível, a MS efetua uma operação ilustrada na Figura 2, considerando que o serviço não pode ser reconectado. A Figura 2 é um diagrama que ilustra um fluxo de mensagem de sinalização convencional para terminar o serviço quando o serviço não pode ser reconectado no estado dormente no sistema CDMA2000. As etapas 101 a 106 são efetuadas da mesma maneira que a representada com referência à Figura 1, e assim não será aqui descrita.
Com referência à Figura 2, quando a MS determina que a instância de serviço que corresponde ao SR ID não está disponível na etapa 110, ela transmite uma Ordem de Rejeição para a BS na etapa 111. A BS então transmite uma Ordem de Liberação para a MS e libera os canais de tráfego já designados na etapa 112. A MS também transmite uma Ordem de Liberação para a BS e retira a instância de serviço, tornando o SR ID disponível para uma instância de serviço diferente na etapa 113.
As operações da BS e da MS em correspondência com os fluxos de sinal ilustrados nas Figuras 1 e 2 são representados nas Figuras 3 e 4, respectivamente.
Com referência à Figura 3, quando da geração de um novo pacote para um serviço em particular no estado dormente na etapa 200, a BS transmite a Mensagem de Página contendo o número de opção do serviço do serviço para a MS em um canal de radiochamada na etapa 201. A MS então determina do número de opção do serviço se o serviço pode ser reconectado na etapa 202. Se o número de opção do serviço é '0x0000', a MS determina que a reconexão do serviço não está disponível. Como a disponibilidade do serviço já foi verificada na conexão inicial do serviço, a Mensagem de Resposta de Página tem o número de opção do serviço fixado na Mensagem de Página. Portanto, quando o serviço é ativado no estado dormente, a BS sempre determina da Mensagem de Resposta de Página se o serviço está disponível.
Na etapa 203, a BS designa canais de tráfego para o serviço e transmite dados de tráfego nulos para a MS no canal de tráfego de encaminhamento. A BS então transmite a Mensagem de Designação de Canal para a MS na etapa 204. Quando do recebimento de um preâmbulo da MS no canal de tráfego reverso na etapa 205, a BS transmite a Ordem de Confirmação BS para a MS na etapa 206.
Na etapa 207, a BS transmite para a MS a Mensagem de Conexão do Serviço contendo o SR ID que indica o serviço a ser reconectado e espera o recebimento de uma resposta da MS. Quando do recebimento da Mensagem de Término de Conexão do Serviço da MS na etapa 208, a BS inicia a intercambiar pacotes com a MS, considerando que a conexão de serviço está disponível. Caso contrário, se a BS não receber a Mensagem de Término de Conexão do Serviço na etapa 208, ela espera o recebimento da Ordem de Rejeição da MS na etapa 209. Quando do recebimento da Ordem de Rejeição, a BS transmite a Ordem de Liberação para a MS na etapa 210 e recebe a Ordem de Liberação da MS na etapa 211. A BS então libera os canais de tráfego e termina o serviço.
Com referência à Figura 4, a MS, monitorando o canal de radiochamada na etapa 300, recebe a Mensagem de Página da BS na etapa 301. Se o endereço do destinatário incluído na Mensagem de Página for diferente daquela da MS na etapa 302, a MS retorna para a etapa 3 00 e monitora o canal de radiochamada. Se eles são idênticos, a MS determina do número de opção de serviço incluído na Mensagem de Página se o tipo do serviço a ser reconectado pode ser suportado. Como a MS determinou suportar o tipo de serviço, quando o serviço é reconectado no estado dormente, o serviço é inicialmente conectado. Portanto, a MS sempre determina se o tipo de serviço é suportável. A MS então transmite a Mensagem de Resposta de Página para a MS na etapa 303. A Mensagem de Resposta de Página contém o número de opção do serviço fixado na Mensagem de Página para indicar a disponibilidade do tipo de serviço. Quando do recebimento da Mensagem de Designação de Canal na etapa 304, a MS estabelece canais de tráfego de encaminhamento e reverso de acordo com a informação de designação incluída na Mensagem de Designação de Canal na etapa 305. A MS recebe dados de tráfego nulos no canal de tráfego de encaminhamento, assim conformando o estabelecimento normal do canal de tráfego de encaminhamento na etapa 306 e transmite um preâmbulo no canal de tráfego reverso para a BS na etapa 307. A MS continua a transmissão do preâmbulo, considerando que os canais de tráfego de encaminhamento e reverso não foram estabelecidos, até a MS receber a Ordem de Confirmação BS da BS na etapa 308.
Quando do recebimento da Mensagem de Conexão de Serviço da BS na etapa 309, a MS determina se a instância de serviço para o serviço identificado por um SR ID incluído na Mensagem de Conexão de Serviço entre uma pluralidade de serviços em andamento, está disponível. Se a instância de serviço está disponível, a MS transmite a Mensagem de Término da Conexão do Serviço para a BS na etapa 311 e inicia a intercambiar pacotes com a BS. Caso contrário, se a instância de serviço não está disponível na etapa 310, a MS transmite a Ordem de Rejeição para a BS na etapa 312. Quando do recebimento da Ordem de Liberação na etapa 313, a MS transmite a Ordem de Liberação para a BS na etapa 314. A MS então libera os canais de tráfego e termina a instância de serviço.
As Figuras 5 a 8 ilustram as estruturas da Mensagem de Página e da Mensagem de Resposta de Página convencionais, utilizadas para iniciar um serviço de dados de pacote no estado dormente. Especificamente, a Figura 5 ilustra um formato da Mensagem de Página convencional. Como está ilustrado na Figura 5, a Mensagem de Página convencional contém um campo SERVICE OPTION de 16 bits tendo o número de opção do serviço. A Figura 6 ilustra o formato do campo SERVICE_OPTION. Com referência à Figura 6, 1 bit é designado ao Proprietary Indicator, 3 bits are utilizados para a Service Option Revision, e os demais 12 bits indicam o Base Service Option Number. Os 15 bits, não incluindo o Proprietary Indicator, são utilizados para indicar um número de opção do serviço. A Figura 7 ilustra um exemplo de números de opção de serviço. Tipos de serviço que incluem uma chamada de voz de 8 kbps, uma chamada de loopback, etc., são representados com o uso dos números de opção do serviço. Na Figura 7, 4.105 a 32.767 são reservados. A Figura 8 ilustra um formato da Mensagem de Resposta de Página convencional. Com referência à Figura 8, a Mensagem de Resposta de Página convencional contém um campo SERVICE_OPTION que indica o número de opção do serviço.
Como é descrito acima, quando da geração de um pacote para um serviço no estado dormente, a BS transmite a Mensagem de Página para a MS para solicitar a reconexão do serviço. Como a Mensagem de Página é configurada para uma conexão de serviço inicial, ela contém apenas um número de opção do serviço que indica o tipo do serviço a ser conectado. Com uma pluralidade de serviços conectados por uma única conexão sem fio, cada serviço é identificado por seu SR ID. Portanto, na presente invenção a Mensagem de Página é configurada para ainda incluir um SR ID de modo que a disponibilidade de um serviço em particular é rapidamente determinado. A Figura 9 é um diagrama que ilustra um fluxo de mensagem de sinalização para terminar o serviço quando o serviço não pode ser reconectado em um estado dormente de acordo com a presente invenção. Com referência à Figura 9, quando da geração de um novo pacote para um serviço em particular no estado dormente 10, a BS transmite para a MS uma Mensagem de Página contendo um número de opção de serviço que indica o tipo de serviço e um SR ID que identifica o serviço na etapa 401. O formado da Mensagem de Página será descrito posteriormente em detalhe. A MS determina, com referência ao SR ID, se uma instância de serviço para o serviço está disponível. Se a instância de serviço está disponível, a MS transmite para a MS, uma Mensagem de Resposta de Página contendo o SR ID ou o número de opção do serviço. A MS então designa canais de tráfego e inicia o serviço de dados de pacote ao renegociar parâmetros de serviço quando necessário.
Alternativamente, se a instância de serviço está indisponível, a MS transmite para a MS a Mensagem de Resposta de Página indicando a rejeição da conexão do serviço, por exemplo, '0x0000', ou a Ordem de Rejeição na etapa 402, e libera o serviço conforme indicado pelo número de referência 40. Como os canais de tráfego não foram ainda designados, a BS e a MS não precisam intercambiar as Ordens de Liberação. A Figura 10 ilustra o formato da Mensagem de Página incluindo um campo de informação SR_ID de acordo com uma versão da presente invenção. Quando comparada com a Mensagem de Página geral ilustrada na Figura 5, a Mensagem de Página da presente invenção inclui um campo SR_ID de 3 bits que indica um SR ID além de um campo SERVICE_OPTION de 16 bits.
Afora a reconexão do serviço no estado dormente, a Mensagem de Página também é utilizada para a conexão de chamada inicial. Portanto, o acréscimo de um campo de informação à Mensagem de Página causa uma carga desnecessária na conexão de chamada inicial. Assim, pode ser contemplado como outra versão que a Mensagem de Página é configurada para incluir um SR ID sem qualquer modificação na Mensagem de Página convencional ao designar parte dos números de opção de serviço reservados conforme ilustrado na Figura 7, para representar SR IDs. A Figura 11 ilustra o formato do campo SERVICE_OPTION para fornecer um SR ID de acordo com a segunda versão da presente invenção. 0 primeiro bit do campo SERVICE_OPTION de 16 bits é sempre 0. O segundo ao décimo terceiro bits são todos ls para indicar que o campo representa um SR ID, e os outros 3 bits são designados para indicar o SR ID de uma instância de serviço dormente. A figura 12 ilustra uma designação de números de opção do serviço para representar SR IDs de acordo com a segunda versão da presente invenção. Com referência â Figura 12, os números de opção do serviço 0x7FF8 (32.760) a 0x7FFF (32.767) são designados para representar SR IDs 0 a 7. Por exemplo, se um computador laptop estiver conectado à MS, e a MS móvel e o laptop efetuarem VOD e FTP, respectivamente, através de uma única conexão sem fio, a MS processa duas instâncias de serviço para o VOD e o FTP. Embora as instâncias de serviço tenham o mesmo número de opção de serviço indicando um serviço de dados de pacote de alta velocidade, por exemplo, 33, eles estão conectados a servidores correspondentes através de uma BS pelo uso de conexões separadas, normalmente conexões PPP e têm seus próprios SR IDs específicos.
Se nenhum pacote for gerado para ambos os serviços por um tempo predeterminado, a MS libera canais de tráfego de rádio e transiciona para o estado dormente, mantendo as instâncias de serviço. Quando da geração de um pacote para o FTP no estado dormente, a BS solicita a MS para reativar o FTP pelo SR ID que identifica o FTP. 0 SR ID é incluído em uma Mensagem de Página inicial transmitida para a MS no estado dormente.
Se o usuário desconectou a MS do laptop, a MS não pode utilizar mais a instância do serviço FTP. Assim, a MS transmite uma Mensagem de Resposta de Página indicando a rejeição da conexão do serviço, ou uma Ordem de Rejeição para a BS e a BS então termina o FTP.
Alternativamente, a instância de serviço poderá estar indisponível quando um cronômetro efetivo fixado para um tempo predeterminado, expirar. Quando do recebimento de uma Mensagem de Página solicitando a reconexão da instância do serviço, a MS transmite uma Mensagem de Resposta de Página indicando a rejeição da conexão do serviço ou uma Ordem de Rejeição para a BS. A BS então termina o serviço.
As Figuras 13 e 14 são fluxogramas que ilustram as operações da BS e da MS em correspondência com o fluxo de sinal ilustrado na Figura 9. Com referência à Figura 13, quando da geração de um novo pacote para um serviço no estado dormente na etapa 500, a BS transmite para a MS a Mensagem de Página contendo o SR ID do serviço em um canal de radiochamada na etapa 501. 0 SR ID está fixado em um campo de informação separado, ou está fixado para um número de opção de serviço predeterminado em um campo SERVICE_OPTION. Quando do recebimento da Mensagem de Resposta de Página da MS na etapa 502, a BS determina de um número de opção do serviço incluído na Mensagem de Resposta de Página se o serviço pode ser reconectado, isto é, se uma instância de serviço para o serviço está disponível, na etapa 503. Se o número de opção do serviço for '0x0000' indicando a indisponibilidade do serviço, a BS termina o serviço. Se o número de opção do serviço for qualquer outro valor, a BS designa canais de tráfego de encaminhamento e reverso para o serviço e inicia a transmitir dados de tráfego nulos no canal de encaminhamento na etapa 504. Na etapa 505, a BS transmite a Mensagem de Designação de Canal contendo informação da designação de canal de tráfego para a MS. Quando do recebimento de um preâmbulo no canal de tráfego reverso na etapa 506, a BS transmite a Ordem de l Confirmação BS para a MS, notificando a designação de canal de tráfego terminada na etapa 507. A BS transmite a Mensagem de Conexão de Serviço para a MS na etapa 508. Quando a BS recebe a Mensagem de Término da Conexão do Serviço da MS na etapa 509, ela inicia a intercambiar pacotes com a MS.
Com referência à Figura 14, a MS monitora o canal de radiochamada no estado dormente na etapa 600. Quando do recebimento da Mensagem de Página contendo um endereço de destinatário e o SR ID de um serviço a ser conectado na etapa 601, a MS determina se seu endereço é idêntico ao endereço de destinatário recebido na etapa 602. Se eles são diferentes, a MS retorna à etapa 600 para continuar a monitorar o canal de radiochamada. Se os endereços são idênticos, a MS determina de um número de opção do serviço, isto é, o SR ID incluído na Mensagem de Página, se o serviço pode ser reconectado, isto é, se uma instância de serviço para o serviço ainda está disponível, na etapa 603. Se o serviço não estiver disponível, a MS vai para a etapa 612.
Caso contrário, se o serviço está disponível na etapa 603, a MS transmite uma Mensagem de Resposta de Página para a BS na etapa 604. A Mensagem de Resposta de Página contém o número de opção do serviço (isto é, o SR ID) incluído na Mensagem de Página para notificar a disponibilidade da reconexão do serviço.
Quando do recebimento da Mensagem de Designação do Canal da BS na etapa 605, a MS estabelece canais de tráfego de encaminhamento e reverso de acordo com a informação de designação incluída na Mensagem de Designação de Canal na etapa 606. Após confirmar o estabelecimento normal do canal de encaminhamento ao receber dados de tráfego nulos no canal de tráfego de encaminhamento na etapa 607, a MS inicia a transmitir um preâmbulo no canal de tráfego reverso na etapa 608. Se a MS recebe a Ordem de Confirmação BS da BS na etapa 609, ela determinar que os canais de tráfego de encaminhamento e reverso foram estabelecidos com sucesso.
Quando do recebimento da Mensagem de Conexão de Serviço da BS na etapa 610, a MS transmite a Mensagem de Término da Conexão de Serviço para a BS na etapa 611 e inicia a intercambiar pacotes com a BS.
Como foi indicado acima, se a instância de serviço estiver indisponível na etapa 603, a MS transmite a Mensagem de Resposta de Página contendo um número de opção de serviço fixado para '0x0000' para a BS, indicando a indisponibilidade do serviço na etapa 612. Pode ser ainda contemplado como outra versão que se a instância de serviço está indisponível, a MS transmite uma Ordem de Rejeição em resposta à Mensagem de Página. A MS então termina a instância de serviço.
De acordo com a presente invenção conforme descrita acima, uma instância de serviço para um serviço em particular é terminada de imediato quando ficar determinado que o serviço não pode ser reconectado em um estado dormente. Portanto, o consumo dos recursos de rádio é reduzido e o desempenho do sistema é melhorado. Ademais, a Mensagem de Página geral ainda é utilizada sem qualquer modificação simplesmente ao designar alguns dos números de opção do serviço para representar SR IDs que identificam instâncias de serviço correspondentes. Como resultado, a presente invenção é aplicável aos sistemas existentes.
Embora a invenção tenha sido mostrada e descrita com referência a certas versões preferidas da mesma, será compreendido por aqueles habilitados na tecnologia que várias mudanças na forma e nos detalhes poderão ser nela feitas sem desviar do espírito e escopo da invenção conforme definidos pelas reivindicações apensas.

Claims (17)

1. Método para determinar em uma estação base (BS) se um entre uma pluralidade de serviços de dados fornecidos a uma estação móvel (MS) pode ser reconectado em um estado dormente em que instâncias do serviço são mantidas para os serviços de dados sem nenhum canal de tráfego conectado em um sistema de comunicação de dados de pacote sem fio, o método caracterizado pelo fato de compreender as etapas de: transmitir uma mensagem de página contendo um identificador de referência do serviço (SR ID) que identifica um serviço de dados a ser ativado entre os serviços de dados para a MS; receber uma mensagem de resposta para a mensagem de página da MS; e reconectar ou terminar o serviço de dados de acordo com a mensagem de resposta.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o serviço de dados ser terminado se a mensagem de resposta indicar rejeição de serviço.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a BS entrar em estado ativo e conectar os canais de tráfego para a MS se a mensagem de resposta indicar reconexão do serviço.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a mensagem de página incluir o SR ID em um campo do número de opção do serviço indicando o tipo de serviço a ser ativado.
5. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a mensagem de página incluir o SR ID em um campo específico do SR ID.
6. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a mensagem de resposta ser uma mensagem de resposta de página.
7. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a mensagem de resposta ser uma urdem de rejeição indicando a indisponibilidade da reconexão do serviço.
8. Método de determinar em uma estação móvel (MS) se um entre uma pluralidade de serviços de dados recebidos de uma estação base (BS) pode ser reconectado em um estado dormente em que as instâncias de serviço são mantidas para os serviços de dados com nenhum canal de tráfego conectado em um sistema de comunicação de dados de pacote sem fio, o método caracterizado pelo fato de compreender as etapas de: receber uma mensagem de página contendo um identificador de referência de serviço (SR ID) que identifica um serviço de dados a ser ativado entre os serviços de dados da BS; determinar se a instância de serviço do serviço indicado pelo SR ID está disponível; e transmitir para a BS uma mensagem de resposta de acordo com o resultado da determinação.
9. Método, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de a mensagem de resposta indicar a reconexão do serviço se a instância do serviço estiver disponível.
10. Método, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de ainda compreender a etapa de conectar os canais de tráfego â BS, entrar em estado ativo, e reconectar o serviço de dados após a etapa de transmitir a mensagem de resposta.
11. Método, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de a mensagem de resposta indicar rejeição do serviço se a instância de serviço estiver indisponível.
12. Método, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de ainda compreender a etapa de terminar o serviço de dados após a etapa de transmitir a mensagem de resposta.
13. Método, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de a mensagem de página incluir o SR ID em um campo do número de opção do serviço que indica um tipo do serviço a ser ativado.
14. Método, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de a mensagem de página incluir o SR ID em um campo específico do SR ID.
15. Método, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de na etapa de determinar a MS determina se o computador do usuário que efetua o serviço por uma conexão à BS através da MS é conectado normalmente à MS.
16. Método, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de a mensagem de resposta ser uma mensagem de resposta de página.
17. Método, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de a mensagem de resposta ser uma ordem de rejeição que indica a indisponibilidade da reconexão do serviço.
BRPI0304520A 2002-04-13 2003-04-14 método de fornecer serviço de dados de pacote em um sistema de telecomunicação sem fio BRPI0304520B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
KR20020020254A KR100594140B1 (ko) 2002-04-13 2002-04-13 무선통신시스템의 패킷 데이터 서비스 방법
PCT/KR2003/000758 WO2003090379A1 (en) 2002-04-13 2003-04-14 Method of providing packet data service in a wireless telecommunication system

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0304520A BR0304520A (pt) 2004-07-27
BRPI0304520B1 true BRPI0304520B1 (pt) 2016-06-21

Family

ID=19720335

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0304520A BRPI0304520B1 (pt) 2002-04-13 2003-04-14 método de fornecer serviço de dados de pacote em um sistema de telecomunicação sem fio

Country Status (13)

Country Link
US (1) US7519015B2 (pt)
EP (1) EP1353480B1 (pt)
JP (1) JP4038482B2 (pt)
KR (1) KR100594140B1 (pt)
CN (1) CN1297078C (pt)
AU (1) AU2003225378B2 (pt)
BR (1) BRPI0304520B1 (pt)
CA (1) CA2449927C (pt)
DE (1) DE60305565T2 (pt)
FR (1) FR2838910B1 (pt)
GB (1) GB2389012B (pt)
RU (1) RU2263411C2 (pt)
WO (1) WO2003090379A1 (pt)

Families Citing this family (25)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2004221759A (ja) * 2003-01-10 2004-08-05 Nec Corp 移動通信システム及びそれに用いる無線端末並びに無線制御装置及びその動作制御方法
CN1886994A (zh) * 2003-08-15 2006-12-27 北方电讯网络有限公司 用于有效地同时重新激活cdma2000网络中多个待用业务实例的方法和设备
US7317920B2 (en) * 2003-08-15 2008-01-08 Samsung Electronics Co., Ltd. System and method for providing fast call set-up in a wireless communication system
US8868118B2 (en) * 2005-04-08 2014-10-21 Qualcomm Incorporated Multiplexing on the reverse link feedbacks for multiple forward link frequencies
US7570453B2 (en) 2005-12-07 2009-08-04 Samsung Electronics Co., Ltd. Method and apparatus reducing data damage from mechanical shock in a hard disk drive
KR100708363B1 (ko) * 2005-05-16 2007-04-17 엘지노텔 주식회사 패킷서비스통지기능이 구비된 더불유씨디엠에이 시스템 및 그 제어방법
CN100403846C (zh) * 2005-05-26 2008-07-16 华为技术有限公司 提供用户信息业务中的信息交互方法
CN101366306B (zh) * 2005-09-21 2012-07-11 Lg电子株式会社 用于在多载波无线网络中复用多个反向反馈信道的方法和装置
CN101137195B (zh) * 2006-08-28 2011-04-20 华为技术有限公司 一种发送来自分组域的业务寻呼的方法
KR100841146B1 (ko) 2006-11-16 2008-06-24 엘지노텔 주식회사 도먼트 상태의 이동국에 svd 서비스를 제공하기 위한방법 및 시스템
EP2542013A3 (en) * 2007-01-22 2013-04-24 Fujitsu Limited Discontinuous communication
US20090028127A1 (en) * 2007-07-26 2009-01-29 Gordon Kent Walker Methods and apparatus for providing computational load allocation in a network environment
US20100232309A1 (en) * 2009-03-13 2010-09-16 Qualcomm Incorporated Methods and systems for dynamic call blocking in wimax idle mode
US8533809B1 (en) * 2009-05-29 2013-09-10 Sprint Spectrum L.P. Forced state-change to facilitate blacklist evaluation
EP2446673B1 (en) * 2009-06-24 2016-03-23 Telefonaktiebolaget LM Ericsson (publ) Energy efficient base station entering sleep mode
EP2309810A1 (en) 2009-10-08 2011-04-13 Thomson Telecom Belgium Method for checking the presence of a mobile device in a cell
US9992745B2 (en) * 2011-11-01 2018-06-05 Qualcomm Incorporated Extraction and analysis of buffered audio data using multiple codec rates each greater than a low-power processor rate
EP3748631B1 (en) 2011-12-07 2024-04-03 QUALCOMM Incorporated Low power integrated circuit to analyze a digitized audio stream
US9451469B2 (en) * 2012-07-23 2016-09-20 Intel Corporation Apparatus and method for tunneled GPM
US9681283B2 (en) 2013-03-14 2017-06-13 Tracfone Wireless, Inc. Packet-based usage tracking for a wireless device
JP2016127383A (ja) * 2014-12-26 2016-07-11 株式会社Nttドコモ ユーザ装置、基地局、移動通信システム、及び機能利用制御方法
KR102455314B1 (ko) * 2017-03-25 2022-10-14 후아웨이 테크놀러지 컴퍼니 리미티드 이중 sim 이중 활성을 구현하는 통신 방법, 및 단말
KR20210037353A (ko) * 2019-09-27 2021-04-06 삼성전자주식회사 페이징 메시지를 수신하는 전자 장치 및 전자 장치의 동작 방법
CN114070763B (zh) * 2020-07-29 2023-09-26 富泰华工业(深圳)有限公司 基于改进的rest协议的测试方法、客户端、服务器及介质
EP4324268A1 (en) * 2021-11-04 2024-02-21 Ofinno, LLC Support for network service

Family Cites Families (27)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6301242B1 (en) * 1998-07-24 2001-10-09 Xircom Wireless, Inc. Communication system with fast control traffic
KR100251742B1 (ko) * 1997-12-30 2000-04-15 윤종용 무선패킷 데이터서비스를 개선하기 위한 휴지상태 관리방법
US6208634B1 (en) * 1998-03-30 2001-03-27 Nortel Networks Limited Methods and apparatus for CDMA wireless call setup time/service negotiation optimization
US6400712B1 (en) * 1998-05-26 2002-06-04 Qualcomm Incorporated Fast circuit switched data architecture and method
FI107861B (fi) * 1998-08-28 2001-10-15 Nokia Mobile Phones Ltd Naapurisolumittaukset solun uudelleenvalintaa varten
KR100285723B1 (ko) * 1998-09-21 2001-04-02 윤종용 패킷데이터서비스장치의데이터경로시험장치및방법
KR20010037640A (ko) * 1999-10-19 2001-05-15 윤종용 이동통신시스템에서 패킷데이터 서비스 장치 및 방법
KR100717394B1 (ko) * 1999-11-23 2007-05-11 삼성전자주식회사 부호분할다중접속 이동통신시스템의 부가채널 해제 방법
US6654363B1 (en) * 1999-12-28 2003-11-25 Nortel Networks Limited IP QOS adaptation and management system and method
US7197017B1 (en) * 2000-01-04 2007-03-27 Qualcomm, Incorporated Method and apparatus for channel optimization during point-to-point protocol (PPP) session requests
US6654360B1 (en) * 2000-01-10 2003-11-25 Qualcomm Incorporated Method and system for providing dormant mode wireless packet data services
ES1045052Y (es) * 2000-01-11 2000-12-16 Marteluz S L Monedero dual con conversor de moneda.
US6954445B1 (en) * 2000-02-28 2005-10-11 Nortel Networks Limited Method for transmitting CDMA short data bursts
US6912214B2 (en) * 2000-04-07 2005-06-28 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Optimized packet-resource management
JP2002057707A (ja) * 2000-08-10 2002-02-22 Nippon Telegr & Teleph Corp <Ntt> パケット転送レート制御方法及びパケット転送レート制御装置
KR100338661B1 (ko) * 2000-08-18 2002-07-13 윤종용 무선 패킷 데이터시스템의 도먼트상태 관리장치 및 방법
KR100342501B1 (ko) * 2000-08-19 2002-06-28 윤종용 무선 패킷 데이터시스템의 도먼트상태 관리장치 및 방법
US7245931B2 (en) * 2000-09-15 2007-07-17 Nortel Networks Limited Method and system for using common channel for data communications
US6845236B2 (en) * 2000-11-01 2005-01-18 Lg Electronics Inc. Method for concurrent multiple services in a mobile communication system
KR100370041B1 (ko) * 2000-12-20 2003-01-30 엘지전자 주식회사 이동통신 시스템에서의 동시 서비스 방법
US7180879B2 (en) * 2001-08-17 2007-02-20 Ragulan Sinnarajah Method and apparatus for call setup latency reduction
US7061880B2 (en) * 2001-10-11 2006-06-13 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Systems and methods for multicast communications
WO2003061221A1 (en) * 2002-01-08 2003-07-24 Motorola, Inc. Packet data serving node initiated updates for a mobile communication system
US7961682B2 (en) * 2002-04-11 2011-06-14 Qualcomm Incorporated Handoff between base stations of different protocol revisions in a CDMA system
US7551613B2 (en) * 2002-09-06 2009-06-23 Motorola, Inc. Method of supporting reactivation of a dormant session using stored service configurations
US7047001B2 (en) * 2002-12-02 2006-05-16 Qualcomm Inc. Method and apparatus for mobile-terminated short data burst communication
US7227848B2 (en) * 2002-12-06 2007-06-05 Motorola, Inc. Method and apparatus for supporting multiple packet data service connections

Also Published As

Publication number Publication date
RU2003136092A (ru) 2005-05-27
DE60305565T2 (de) 2006-11-02
KR20030081835A (ko) 2003-10-22
EP1353480B1 (en) 2006-05-31
CA2449927A1 (en) 2003-10-30
JP2005520452A (ja) 2005-07-07
DE60305565D1 (de) 2006-07-06
GB2389012A (en) 2003-11-26
CN1524358A (zh) 2004-08-25
WO2003090379A1 (en) 2003-10-30
CA2449927C (en) 2007-09-18
AU2003225378A1 (en) 2003-11-03
US7519015B2 (en) 2009-04-14
KR100594140B1 (ko) 2006-06-28
EP1353480A1 (en) 2003-10-15
CN1297078C (zh) 2007-01-24
AU2003225378B2 (en) 2006-02-09
GB0308400D0 (en) 2003-05-21
GB2389012B (en) 2004-12-08
BR0304520A (pt) 2004-07-27
FR2838910A1 (fr) 2003-10-24
JP4038482B2 (ja) 2008-01-23
RU2263411C2 (ru) 2005-10-27
FR2838910B1 (fr) 2009-11-20
US20030193964A1 (en) 2003-10-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0304520B1 (pt) método de fornecer serviço de dados de pacote em um sistema de telecomunicação sem fio
JP4439918B2 (ja) 帯域クラスの取得と無線通信システム内の割当てのための方法及び装置
US20030128676A1 (en) Method of keeping-alive session and packet control function for the same
US6466544B1 (en) GPRS MAC procedures to support real-time services
BRPI0107490B1 (pt) método para processar uma originação de chamada fixa para móvel de dados em pacotes, equipamento de estação de assinante sem fio, método para originação de chamada de dados em pacotes e estação de assinante
BRPI0406406B1 (pt) “Método e sistema para fornecer informação de situação para o serviço de difusão/multicast em um sistema de comunicação móvel”
BRPI0615128A2 (pt) método para transmissão e recepção de um serviço de mbms em sistema de comunicação móvel
JP2001521350A (ja) 無線通信システムにおけるデータの経路設定誤りを防止する方法及び装置
JP4235178B2 (ja) 多重パケット・データ・サービス接続をサポートするための方法及び装置
BRPI0517991B1 (pt) método de transmitir dados de multi-difusão associados com um serviço de multi-difusão, e, rede sem fio configurada para transmitir dados de multi-difusão associados com um serviço de multi-difusão
US8300600B2 (en) System and method for releasing quality of service resources in mobile communication network
JP7123138B2 (ja) 通信方法及び通信装置
US8849351B2 (en) Vacating low usage packet data sessions in a wireless communication system
US20050036463A1 (en) Method and apparatus for efficient simultaneous re-activation of multiple dormant service instances in a CDMA2000 network
US20070153753A1 (en) Method of allocating mobile station identifiers in a distributed radio access network
WO2008022518A1 (fr) Procédé d&#39;acquisition d&#39;information concernant le démarrage à la charge de sgsn d&#39;un tunnel simple par ggsn
WO2019192364A1 (zh) 地址分配方法、装置、核心网、节点、网络系统及介质
KR100924835B1 (ko) IPv6 전역 주소 할당 방법 및 그 시스템
JP2001136194A (ja) リモートアクセスサーバ装置
CN118827281A (zh) Vn组信息处理方法、网元、计算机程序产品及存储介质
US20130117456A1 (en) Method and apparatus for managing connection
JP2003234770A (ja) ポリシーサーバ、IPネットワークシステム及び加入者QoS制御方法
JP2004236070A (ja) Ipアドレス管理装置及びipアドレス管理方法、コンピュータプログラム
CN115499941A (zh) F-teid资源优先级的确定方法、装置和设备
JP2001075904A (ja) 通信装置及び通信システム

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 21/06/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 19A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2666 DE 08-02-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.