BRMU8702113U2 - disposição construtiva introduzida em papel reprográfico que garante a originalidade documental - Google Patents

disposição construtiva introduzida em papel reprográfico que garante a originalidade documental Download PDF

Info

Publication number
BRMU8702113U2
BRMU8702113U2 BRMU8702113U BRMU8702113U2 BR MU8702113 U2 BRMU8702113 U2 BR MU8702113U2 BR MU8702113 U BRMU8702113 U BR MU8702113U BR MU8702113 U2 BRMU8702113 U2 BR MU8702113U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
lines
background
latent image
paper
originality
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Hiroaki Kobayashi
Original Assignee
Hiroaki Kobayashi
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Hiroaki Kobayashi filed Critical Hiroaki Kobayashi
Priority to BRMU8702113 priority Critical patent/BRMU8702113U2/pt
Publication of BRMU8702113U2 publication Critical patent/BRMU8702113U2/pt

Links

Landscapes

  • Printing Methods (AREA)

Abstract

DISPOSIçãO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM PAPEL REPROGRáFICO QUE GARANTE A ORIGINALIDADE DOCUMENTAL. Compreendido pelo fato de ser impressa sobre uma parte da superfície do papel (1) a imagem latente (2) "NomoNonomo" em meio-tom com 150 linhas a 10%, juntamente com o fundo (3) no espaço em branco ao seu redor com 50 linhas a 10% para que tenha a mesma densidade, onde aplica-se por cima destes o padrão decorativo (4) (padrões de fundo ou gráficos) com tinta invisível em tonalidade clara que não seja reproduzível por fotocópia, de maneira que, em oposição à imagem latente (2) produzida por meios-tons de 150 linhas a 10%, os microcomponentes do fundo (3) que ficam ao seu redor são linhas compostas por 50 linhas a 10% - sua característica distintiva principal é a diferença formal dos seus componentes, sendo que a ilustração n0 5 mostra outra forma de execução, desta vez com a imagem latente (2) impressa com 50 linhas a 10% e o fundo (3) com meios-tons de 150 linhas a 10%.

Description

"DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM PAPEL REPROGRÁFICO QUE GARANTE A ORIGINALIDADE DOCUMENTAL"
Trata a presente patente de modelo de utilidade de uma nova disposição construtiva introduzida em papel reprográfico que garante a originalidade de documentos, de concepção inovadora e dotado de importantes melhoramentos tecnológicos e funcionais, segundo modernos conceitos gráficos e de acordo com as normas e especificações exigidas, revestindo-se de características próprias e requisitos fundamentais de novidade e ato inventivo, fazendo resultar uma série de reais e extraordinárias vantagens técnicas, práticas e econômicas.
OBJETIVOS DA PRESENTE PATENTE
Impressão própria para impedir sua reprodução em fotocopiadoras, por meio da impressão de uma imagem latente produzida por microcomponentes na superfície do papel, simultaneamente a impressão de um fundo no espaço em branco ao redor desta imagem utilizando microcomponentes distintos dos anteriores e sobrepor a impressão de padrões decorativos utilizando tinta invisível clara que não é reproduzida em cópias.
Os microcomponentes da imagem latente são meios-tons que não são reproduzidos por fotocopiadoras e os microcomponentes do fundo são linhas que podem ser reproduzidas por fotocopiadoras.
Os microcomponentes da imagem latente são linhas que podem ser reproduzidas por fotocopiadoras e os microcomponentes do fundo são meios-tons que não são reproduzidos por fotocopiadoras.
EXPLICAÇÃO DETALHADA DO MODELO DE UTILIDADESeu objeto refere-se a impressos de qualidade superior, adequados à proteção anti-falsificação por fotocopiadoras.
Existem propostas anteriores para impedir a falsificação de documentos importantes como títulos de crédito em fotocopiadoras coloridas, imprimindo-se na superfície do papel avisos de alerta como "VOID", não distinguíveis a olho nu que, quando fotocopiados, tornam-se distintos e visíveis em relação ao fundo.
É conhecida ainda uma técnica predecessora que compõe o fundo com minúsculos meios-tons é o aviso de alerta com meios-tons com o dobro do tamanho, além de sobrepor uma camuflagem decorativa para que não seja possível distinguir o fundo e o aviso de alerta a olho nu.
Contudo, antes desta técnica imaginaram-se documentos com avisos de alerta constituídos por meios-tons com alguma diferença de tamanho em relação ao fundo, mas havia o problema de serem facilmente visíveis a olho nu em uma observação mais cuidadosa.
Deste modo, a camuflagem é válida ao oferecer dificuldades para se distinguir o aviso de alerta, mas não se prestou ao uso em larga escala ao criar variados pontos inconvenientes.
Em primeiro lugar, o documento citado acima possui uma máscara mista composta pelo aviso de alerta, o fundo ao seu redor e a camuflagem. Por ser uma máscara mista, obviamente a chapa é uma só - conforme a ilustração n° 1, está claro que, após a impressão, a camada de tinta B aplicada na superfície do papel A tem apenas uma cor por camada e a impressão obtida é algo desinteressante, formado por meios-tons de diferentes tamanhos distribuídos de maneira monótona.Em segundo lugar, no impresso obtido por essa composição por chapas existe a desvantagem de não se poder distinguir claramente o aviso de alerta. Ou seja, ao combinar pontos de meios-tons de mesmo formato, mas de tamanhos muito diferentes, é possível distinguir o aviso de alerta a olho nu. Para evitar isso, limita-se o tamanho dos pontos do aviso de alerta ao dobro dos utilizados no fundo, mas isto causa problemas na reprodução após a cópia, além de restar vestígios do aviso de alerta e parte da camuflagem, deixando-o visualmente desagradável.
Em terceiro, não é possível ter liberdade de design porque a camuflagem é impressa com aviso de alerta, tornando impossível a aplicação de qualquer efeito decorativo ao impresso, o que inclusive prejudicaria a aparência da parte escrita e a tornaria impraticável.
O presente modelo de utilidade oferece impressos que não apresentam as desvantagens das técnicas citadas até aqui.
Explica-se o presente modelo de utilidade através das ilustrações de n° 2 e n° 4: imprime-se sobre uma parte da superfície do papel (1) a imagem latente (2) "NomoNonomo" em meio-tom com 150 linhas a 10%, juntamente com o fundo (3) no espaço em branco ao seu redor com 50 linhas a 10% para que tenha a mesma densidade, onde aplica-se por cima destes o padrão decorativo (4) (padrões de fundo ou gráficos) com tinta invisível em tonalidade clara que não seja reproduzível por fotocópia.
Deste modo, em oposição à imagem latente (2) produzida por meios-tons de 150 linhas a 10%, os microcomponentes do fundo (3) que ficam ao seu redor são linhas compostas por 50 linhas a 10% - sua característica distintiva principal é a diferençaformal dos seus componentes. Se for observado com cuidado antes de aplicar o padrão decorativo (4), pode-se distinguir tenuamente a imagem latente (2), mas depois de se aplicar o padrão decorativo (4), ambos ficam ocultos, impossibilitando sua percepção a olho nu - ou seja, somente o padrão (4) parece existir sobre a superfície do papel. Como este padrão (4) tem uma coloração muito clara que não pode ser reproduzida por fotocopiadoras, ao submetê-la a um destes equipamentos ela não é copiada, ao contrário do fundo (3), impresso em linhas.
O contraste com a imagem latente (2) que não pode ser copiada resulta numa clara diferença de densidades, fazendo com que as letras "NomoNonomo" sejam facilmente perceptíveis de modo que se saiba que se trata de uma cópia (ilustração n° 6).
A ilustração n° 5 mostra outra forma de execução, desta vez com a imagem latente (2) impressa com 50 linhas a 10% e o fundo (3) com meios-tons de 150 linhas a 10%. Se submetida esta amostra a fotocopiadora, a diferença de densidade faz com que a imagem latente (2) seja reproduzida e o fundo (3) não, tornando a imagem (2) claramente perceptível.
Como visto nas duas demonstrações acima, o presente modelo de utilidade tem como característica principal a composição entre a reprodução do fundo ou da imagem latente impressos em linhas e a não reprodução destes quando impressos em metos-tons, mas o formato dos meios-tons e linhas não é limitado aos demonstrados aqui.
Assim, a composição deste modelo de utilidade é: sobre o papel (1) imprimir a imagem latente (2) formada por microcomponentes simultaneamente ao fundo (3) no espaço embranco ao redor da imagem 2, com microcomponentes distintos dos utilizados nesta última e finalmente aplicar o padrão decorativo (4) com tinta invisível em tonalidade clara que não pode ser reproduzida por fotocópia. Na ilustração n° 3 vê-se o esquema do corte lateral que mostra a camada de tinta monocromática da imagem latente (2) e fundo (3) sobre a superfície do papel (1) e, sobre este, a camada de tinta do padrão decorativo (4). Neste método as chapas são divididas entre a imagem latente e o padrão decorativo, distinguindo-o das técnicas predecessoras citadas anteriormente. Ao utilizar chapas distintas, o desenho e cor do padrão decorativo (4) podem ser escolhidos livremente e, uma vez formatado no padrão adequado à impressão, seu emprego em um largo espectro de impressos é extremamente útil.
Uma vez selecionado e aplicado, o padrão decorativo (4) tem a capacidade de assimilar as linhas, resultando na ocultação completa da imagem latente e do fundo, dificultado completamente sua distinção a olho nu. Impresso em cor clara que não pode ser reproduzida em fotocopiadoras, o padrão decorativo (4) permite que a imagem latente 2 destaque-se do fundo nas cópias graças à diferença entre as densidades.
A originalidade reside na completa diferença formal dos microcomponentes que constituem a imagem latente 2 e o fundo (3), o que a distingue das técnicas predecessoras que eram combinações de pontos de mesmo formato. Esta completa distinção formal entre os microcomponentes é o que torna clara a diferença entre as cópias resultantes das duas técnicas.
Ao escolher formatos diferentes para os componentes, não há mais necessidade de ser limitado pelo tamanho dos pontos como acontecia nas técnicas predecessoras, permitindomaior variedade de impressão na superfície do papel (1), além do padrão decorativo (4) proporcionar melhor estética e aparência à superfície de impressão, resultando em uma vasta gama de utilização nos mais variados documentos.
Para que se tenha uma clara visualização da nova disposição construtiva introduzida em papel reprográfico que garante a originalidade de documentos em questão, acompanham os desenhos ilustrativos anexos, aos quais se fazem referências a fim de melhor elucidar a descrição detalhada que se segue:
A Figura 1 representa um esquema simplificado de corte de um impresso que recebeu aplicação das técnicas predecessoras de proteção antifalsificação;
A Figura 2 representa um esquema plano de impresso que recebeu a aplicação do presente modelo de utilidade, onde (1) é o papel, (2) é a imagem latente, (3) é o fundo e (4) o padrão decorativo;
A Figura 3 representa um corte ampliado da ilustração acima, onde (1) é o papel, (2) é a imagem latente, (3) é o fundo e (4) o padrão decorativo;
A Figura 4 representa um esquema plano antes da aplicação do padrão decorativo, onde (1) é o papel, (2) é a imagem latente, (3) é o fundo;
A Figura 5 representa um esquema plano da outra forma de execução, onde (1) é o papel, (2) é a imagem latente, (3) é o fundo;
A Figura 6 representa um esquema plano da cópia de um impresso onde foi utilizada o presente modelo de utilidade, onde (1) é o papel, e (3) é o fundo.
Não se tem conhecimento de nenhum modelode papel reprográfico de segurança para cópia de documentos que reúna conjuntamente, todas as características construtivas e funcionais acima relatadas, e que direta ou indiretamente, é ou foi tão efetivo quanto o papel objeto da presente patente.
Trata-se portanto, de um produto de grande importância ao fim visado, que consiste de uma nova maneira de se obter um papel reprográfico que garante a originalidade de documentos, satisfazendo plenamente os objetivos propostos e cumprindo de maneira prática e eficiente as funções destinadas, proporcionando uma série de vantagens inerentes à sua aplicabilidade, revestindo-se de características próprias, inovadoras e dotadas com requisitos fundamentais de novidade e ato inventivo, exigidos para merecer a proteção de patente de modelo de utilidade.

Claims (3)

1.
- "DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM PAPEL REPROGRÁFICO QUE GARANTE A ORIGINALIDADE DOCUMENTAL" caracterizado pelo fato de ser impressa sobre uma
parte da superfície do papel (1) a imagem latente (2) "NomoNonomo" em meio-tom com 150 linhas a 10%, juntamente com o fundo (3) no espaço em branco ao seu redor com 50 linhas a 10% para que tenha a mesma densidade, onde aplica-se por cima destes o padrão decorativo (4) (padrões de fundo ou gráficos) com tinta invisível em tonalidade clara que não seja reproduzível por fotocópia, de maneira que, em oposição à imagem latente (2) produzida por meios-tons de 150 linhas a 10%, os microcomponentes do fundo (3) que ficam ao seu redor são linhas compostas por 50 linhas a 10% - sua característica distintiva principal é a diferença formal dos seus componentes, sendo que a ilustração n° 5 mostra outra forma de execução, desta vez com a imagem latente (2) impressa com 50 linhas a 10% e o fundo (3) com meios-tons de 150 linhas a 10%.
BRMU8702113 2007-08-21 2007-08-21 disposição construtiva introduzida em papel reprográfico que garante a originalidade documental BRMU8702113U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8702113 BRMU8702113U2 (pt) 2007-08-21 2007-08-21 disposição construtiva introduzida em papel reprográfico que garante a originalidade documental

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8702113 BRMU8702113U2 (pt) 2007-08-21 2007-08-21 disposição construtiva introduzida em papel reprográfico que garante a originalidade documental

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRMU8702113U2 true BRMU8702113U2 (pt) 2009-04-14

Family

ID=40612404

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU8702113 BRMU8702113U2 (pt) 2007-08-21 2007-08-21 disposição construtiva introduzida em papel reprográfico que garante a originalidade documental

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU8702113U2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CA2084597C (en) Security printed documents
HU227269B1 (en) Authenticatable printed matter, and method for producing the same
JP4247906B2 (ja) 画像形成体
JP3030534U (ja) 微小文字を有する印刷物
JP4415542B2 (ja) 潜像を有する印刷物およびその顕像化方法
JP2007130855A (ja) 個体数の少ない重要書類用セキュリティシート用紙及びその製造システム
BRMU8702113U2 (pt) disposição construtiva introduzida em papel reprográfico que garante a originalidade documental
JPH11291610A (ja) 凹版潜像及び該潜像の作成方法
JP2021011098A (ja) 複写防止用紙及びその製造方法
JPH09109543A (ja) 複写防止印刷物およびその製造方法
JPH10278408A (ja) 複写防止印刷物
JP4016707B2 (ja) 像変化機能を有する媒体
JP3221035U (ja) 複写偽造防止印刷物
JP3223150U (ja) 不正複写抑止ノート
JP2004262167A (ja) 偽造防止帳票
JP2005171429A (ja) 透かし入り用紙
KR20080110117A (ko) 위조방지용지
JP6776472B1 (ja) 偽造防止印刷物
JP2000118119A (ja) 複写防止模様の作成方法及びその印刷物
JP2007253600A (ja) 複写識別パタンの製作技術と複写識別用紙
JP2004174829A (ja) 改ざん防止用紙
JP4100034B2 (ja) 像変化機能を有する媒体
JP2008105241A (ja) 偽造防止印刷物
JP2006264292A (ja) 複写による偽造防止用の印刷基材
JPS6210124Y2 (pt)

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal acc. article 33 of ipl - extension of time limit for request of examination expired