BR9911912B1 - composição para administração oral em aves domésticas poedeiras contendo l-pidolato de cálcio e utilização de l-pidolato de cálcio na produção da mesma. - Google Patents

composição para administração oral em aves domésticas poedeiras contendo l-pidolato de cálcio e utilização de l-pidolato de cálcio na produção da mesma. Download PDF

Info

Publication number
BR9911912B1
BR9911912B1 BRPI9911912-9A BR9911912A BR9911912B1 BR 9911912 B1 BR9911912 B1 BR 9911912B1 BR 9911912 A BR9911912 A BR 9911912A BR 9911912 B1 BR9911912 B1 BR 9911912B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
calcium
pidolate
composition
laying poultry
poultry
Prior art date
Application number
BRPI9911912-9A
Other languages
English (en)
Other versions
BR9911912A (pt
Inventor
Remy Laurenceau
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR9911912A publication Critical patent/BR9911912A/pt
Publication of BR9911912B1 publication Critical patent/BR9911912B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23KFODDER
    • A23K50/00Feeding-stuffs specially adapted for particular animals
    • A23K50/70Feeding-stuffs specially adapted for particular animals for birds
    • A23K50/75Feeding-stuffs specially adapted for particular animals for birds for poultry
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23KFODDER
    • A23K20/00Accessory food factors for animal feeding-stuffs
    • A23K20/10Organic substances
    • A23K20/116Heterocyclic compounds
    • A23K20/132Heterocyclic compounds containing only one nitrogen as hetero atom

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Animal Husbandry (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Birds (AREA)
  • Fodder In General (AREA)
  • Feed For Specific Animals (AREA)
  • Medicines Containing Material From Animals Or Micro-Organisms (AREA)
  • Dental Preparations (AREA)
  • Curing Cements, Concrete, And Artificial Stone (AREA)
  • Materials For Medical Uses (AREA)
  • Road Paving Structures (AREA)
  • Artificial Fish Reefs (AREA)
  • Acyclic And Carbocyclic Compounds In Medicinal Compositions (AREA)
  • Coloring Foods And Improving Nutritive Qualities (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "COMPOSI- ÇÃO PARA ADMINISTRAÇÃO ORAL EM AVES DOMÉSTICAS POEDEI- RAS CONTENDO L-PIDOLATO DE CÁLCIO E UTILIZAÇÃO DE L-PIDO- LATO DE CÁLCIO NA PRODUÇÃO DA MESMA".
A presente invenção refere-se, de maneira geral, à utilização do L- pidolato de cálcio para a obtenção de um agente que melhore a qualidade da casca dos ovos, em particular, a resistência mecânica e o aspecto, e em parti- cular, uma composição administrável nas aves domésticas poedeiras, visando reforçar a qualidade da casca dos ovos produzidos por essas aves domésticas.
As criações avícolas foram transformadas, depois de vários a - nos, em criações industriais intensivas, em detrimento das condições de cri- ação (redução do espaço, ausência de luz natural, etc.). Essa evolução é traduzida, para as aves domésticas poedeiras adultas, por uma diminuição da qualidade das cascas dos ovos postos. Essa baixa da qualidade das cas- cas dos ovos e, em particular, da resistência mecânica dessas cascas, gerou um aumento considerável da percentagem de ovos quebrados, rachados ou microrrachados, provocando uma perda considerável na criação ou durante o transporte. Por outro lado, essa diminuição da qualidade das cascas de ovos obriga o criador a reduzir a duração de vida produtiva da criação poe- deira, pois essa degradação da qualidade se revela mais particularmente, a partir da sexagésima semana de vida da criação poedeira.
Embora o processo de elaboração da casca de ovo não seja perfeitamente bem-conhecido, foi apesar de tudo demonstrado que um for- necimento suplementar em elementos nutritivos, em particular em cálcio, em fósforo e em vitamina D3 na ração alimentícia das aves domésticas poedei- ras podia ter efeitos benéficos sobre as propriedades funcionais da casca. É por isso que diferentes composições alimentícias suplementadas foram de- senvolvidas. Essas composições foram notadamente descritas nas patentes FR-A-2.354.056, EP-A-0.383.116, EP-A-0.420.878, EP-A-0.594.862, WO- 96.35339, FR-A-2.633.158.
Conforme mostra a lista dos documentos acima, as soluções foram diversas e variadas. Todavia, todas essas soluções mostraram seus limites, já que, além das doses prescritas nos documentos precitados, não se obtém em geral nenhum efeito suplementar sobre a resistência mecânica da casca. Por outro lado, cada uma das composições propostas acima apre- senta inconvenientes ligados seja à dose de elementos ativos que deve ser utilizada, seja à dificuldade de utilizar o elemento ativo em virtude das carac- terísticas intrínsecas desse elemento ativo, seja à administração desse ele- mento ativo, em virtude do gosto desse elemento ativo não apreciado pelas aves domésticas poedeiras. Esses inconvenientes geram seja limitações mecânicas ligadas às doses e, por conseguinte, aos custos gerados pela suplementação, seja problemas técnicos ligados, por exemplo, às máquinas necessárias à fabricação das composições, seja problemas de recusa de ingestão por essas aves domésticas poedeiras.
Uma finalidade da presente invenção é, portanto, propor, como agente que melhore a qualidade, em particular a resistência mecânica e o aspecto das cascas de ovos, um sal organo cálcico, jamais utilizado até hoje na alimentação animal.
Uma outra finalidade da presente invenção é propor uma com- posição administrável nas aves domésticas poedeiras com vistas a melhorar a qualidade, em particular a resistência mecânica, a resistência à contami- nação bacteriana e o aspecto das cascas de ovos, essa composição, sim- ples de preparar, contendo o elemento ativo insípido em quantidade muito pequena.
Uma outra finalidade da presente invenção é propor uma com- posição administrável nas aves domésticas poedeiras com vistas a melhorar a qualidade, em particular a resistência mecânica e o aspecto das cascas de ovos, cujo elemento ativo age imediatamente, desde o primeiro dia de sua administração nas aves domésticas poedeiras.
Para isso, a invenção tem ainda por objetivo a utilização do L- pidolato de cálcio para a obtenção de um agente que melhore a qualidade da casca dos ovos, em particular a resistência mecânica e o aspecto.
A invenção tem ainda por objetivo uma composição administrá- vel nas aves domésticas poedeiras, caracterizada pelo fato de conter, como elemento ativo que melhore a qualidade da casca dos ovos, em particular a resistência mecânica e o aspecto, pelo menos o L-pidolato de cálcio.
A escolha do L-pidolato de cálcio permite obter, com dose muito fraca, um efeito imediato sobre as propriedades funcionais da casca. Resul- tam daí possibilidades de intervenção perfeitamente adaptadas a uma cria- ção em massa.
De acordo com uma forma de realização preferida da invenção, a composição é constituída de uma mistura de L-pidolato de cálcio, e de pelo menos um suporte, geralmente hidrófobo, para formar uma pré-mistura ali- mentícia diretamente incorporável ao resto da alimentação das aves domés- ticas poedeiras.
A composição alimentícia é, devido às características intrínsecas do L-pidolato de cálcio, fácil de preparar. O suporte é um componente que evita os riscos ligados à higroscopia do L-pidolato de cálcio e permite a ob- tenção de uma mistura homogênea.
A invenção será bem compreendida com a leitura da descrição a seguir de exemplos de realização, com referência à figura única, que repre- senta uma tabela mostrando a influência do L-pidolato de cálcio sobre a per- centagem de ovos desclassificados, assim como sobre a cor e o aspecto das cascas de ovos.
A invenção se baseia em uma constatação das presentes reque- rentes, a saber: o efeito imediato e com fraca dose de L-pidolato de cálcio sobre a solidez das cascas de ovos. Deve ser observado que, na literatura, o L-pidolato de cálcio é ainda denominado piroglutamato de cálcio ou pirroli- dona carboxilato de cálcio. Da mesma forma, a síntese do L-pidolato de cál- cio é bem-conhecida. Essa síntese compreende uma primeira etapa de cicli- zação estereoespecífica em meio aquoso do ácido L-glutâmico em ácido L- pidólico, depois uma segunda etapa de reação do ácido L-pidólico com um oxido ou um carbonato metálico em meio aquoso.
Os mecanismos de incorporação do cálcio na casca do ovo não são bem-conhecidos. Em conseqüência, até hoje, as requerentes não po- dem explicar, de maneira precisa, o modo de ação do L-pidolato de cálcio, embora a hipótese a mais provável consista em presumir que o L-pidolato de cálcio exerce principalmente uma função de promotor da assimilação do cál- cio no metabolismo que leva à constituição das cascas de ovos e, de forma mais secundária, uma função de fonte específica de cálcio na ração alimen- tícia das aves domésticas poedeiras.
A invenção consiste, portanto, em sua generalidade, em utilizar o L-pidolato de cálcio para a obtenção de um agente que melhore a qualida- de da casca dos ovos, em particular a resistência mecânica e o aspecto. Embora os modos de utilização desse L-pidolato de cálcio possam ser diver- sos e variados, o único modo de utilização que será descrito a seguir é a- quele no qual o L-pidolato de cálcio é administrado nas aves domésticas po- edeiras. Todavia, outras utilizações tais como uma aplicação direta do L- pidolato de cálcio na superfície da casca do ovo são igualmente incluídas na presente invenção.
O L-pidolato de cálcio é um produto cristalizado solúvel na água. Suas características permitem, portanto, preparar facilmente uma composi- ção administrável nas aves domésticas poedeiras, e contendo como elemen- to ativo que melhora a qualidade da casca dos ovos, em particular a resis- tência mecânica e o aspecto, pelo menos o L-pidolato de cálcio. Essa admi- nistração do L-pidolato de cálcio nas aves domésticas poedeiras é feita, de preferência, através da alimentação dessas aves domésticas seja em mistu- ra no alimento completo, seja em dissolução na água potável.
O modo de realização o mais simples consiste em preparar uma composição constituída de uma mistura de L-pidolato de cálcio e de pelo menos um suporte para formar uma pré-mistura alimentícia diretamente in- corporável ao resto da alimentação das aves domésticas poedeiras. Devido ao fato do L-pidolato de cálcio ser muito higroscópico, a solução que consis- te em preparar uma pré-mistura alimentícia é preferida. Com efeito, o L- pidolato de cálcio, em virtude de seu caráter higroscópico, deve ser associa- do a um produto que evite qualquer tomada em massa. Este será mais difi- cilmente o caso para um alimento pronto. Por outro lado, a incorporação de um acréscimo em um fabricante de alimentos deve ser no mínimo de 5% para produzir um alimento homogêneo. Em conseqüência, em virtude das dosagens preconizadas, é preferível misturar o L-pidolato de cálcio a um suporte para formar uma pré-mistura alimentícia que será ela própria poste- riormente incorporada a outras matérias-primas que constituem o alimento pronto. Geralmente, nessa pré-mistura alimentícia, o L-pidolato de cálcio é pulverulento e o suporte está no estado desidratado. A título de exemplo, pode-se citar uma composição na qual o suporte é o carbonato de cálcio desidratado, eventualmente suplementado com farinha de alga desidratada ou uma argila alimentícia. Assim, quando as doses de L-pidolato de cálcio a serem administradas nas aves domésticas poedeiras são relativamente fra- cas, prepara-se um pré-mistura constituída de L-pidolato de cálcio no estado pulverulento: 3% e de carbonato de cálcio no estado de pó desidratado: 97%. Um acréscimo de 5% a 10% dessa pré-mistura em um alimento produz um alimento pronto de 150 a 300 ppm de L-pidolato de cálcio. Quando, ao contrário, a dose de L-pidolato de cálcio que deve ser administrada no ani- mal é mais elevada, prepara-se uma pré-mistura alimentícia constituída de L-pidolato de cálcio : 16%, carbonato de cálcio sob a forma de pó desidrata- do: 84%. Nesse caso, um acréscimo dessa pré-mistura de 5% a uma com- posição alimentícia clássica produz um alimento com 800 ppm de L-pidolato de cálcio e um acréscimo de 7,5% dessa pré-mistura produz um alimento com 1200 ppm. Na prática, o L-pidolato de cálcio é integrado à ração diária das aves domésticas poedeiras em uma proporção que permite atingir uma taxa de 150 a 1200 ppm de L-pidolato de cálcio nessa ração, segundo o es- tado de degradação da casca.
Nos exemplos fornecidos acima, é possível substituir a utilização de carbonato de cálcio puro no estado desidratado por uma mistura de car- bonato de cálcio sob a forma de pó desidratado associado a um pó de alga desidratada ou por um argila alimentícia. Em todos os exemplos descritos acima, o L-pidolato de cálcio está presente no estado pulverulento, sob a forma de cristais da ordem do mícron.
Todavia, outras formas de realização do L-pidolato de cálcio po- dem ser consideradas. Assim, o L-pidolato de cálcio pode ser encapsulado. Os testes que foram feitos permitem demonstrar que, sob essa forma micro- encapsulada, a uma concentração em L-pidolato de cálcio idêntica, obtém- se um efeito suplementar sobre a qualidade da casca de ovo sob a forma microencapsulada em relação à forma pulverulenta. O L-pidolato de cálcio microencapsulado é, do mesmo modo que o L-pidolato de cálcio no estado pulverulento, misturado ao carbonato de cálcio ou a uma mistura de carbo- nato de cálcio e de pó de alga ou a uma argila alimentícia.
Outros modos de administração do L-pidolato de cálcio nas aves domésticas poedeiras podem igualmente ser considerados. Assim, o L- pidolato de cálcio pode estar no estado pulverulento, para poder ser direta- mente dissolvido na água potável das aves domésticas poedeiras. Esse L- pidolato de cálcio pode ainda ser contido em uma composição constituída de uma mistura de L-pidolato de cálcio, de ácido cítrico e de bicarbonato de só- dio para formar uma composição efervescente incorporável na água potável das aves domésticas poedeiras. Essa composição efervescente poderia ser constituída como a seguir:
L-pidolato de cálcio: 50% Ácido cítrico + bicarbonato de sódio: 50%. Pode-se ainda pensar em preparar uma composição constituída de uma mistura de L-pidolato de cálcio como elemento ativo, e de uma solu- ção aquosa para formar uma solução bebível diretamente incorporável à á- gua potável das aves domésticas poedeiras. A título de exemplo, a composi- ção dessa solução bebível poderia ser tal como a seguir: 150 a 200 g de L- pidolato de cálcio por litro de água. Essa solução seria incorporada à água potável das aves domésticas poedeiras a uma proporção de 0,6 a 4,5 litros para 1000 litros de água potável.
Os três modos de realização descritos acima, nos quais se utili- za a água potável das aves domésticas poedeiras para administrar o L- pidolato de cálcio nessas aves domésticas poedeiras, podem ser uma solu- ção que venha em complemento de um modo de administração no qual o L- pidolato de cálcio é administrado em mistura com o alimento.
Para demonstrar a eficácia do L-pidolato de cálcio, testes foram feitos em um galinheiro equipado com uma ventilação estática e constituído de gaiolas de 50 χ 35 cm para cinco galinhas, a criação sendo feita sobre mistura com excremento. O teste foi feito em 19.300 galinhas. A colocação em postura era feita na décima nona semana em galinhas pesando 1,650 kg. Os resultados desse teste estão de acordo com aqueles da tabela 1. A percentagem dos desclassificados corresponde à percentagem de ovos com cascas fendidas, cada ovo tendo sido seriamente examinado no espelho, a fim de detectar qualquer ruptura de casca (rachaduras, buracos, etc.). A per- centagem de cascas de ovos não rachadas foi calculada a partir dos ovos sobre os quais nenhuma ruptura da casca foi observada no espelho. Para cada teste, o fornecimento de L-pidolato de cálcio foi compatibilizado. O for- necimento em cálcio por outros elementos nutritivos foi reduzido para consi- derar o fornecimento em cálcio feito por intermédio do L-pidolato de cálcio, de maneira a provar que o efeito obtido não estava ligado ao fornecimento suplementar em cálcio. Conforme mostra a tabela 1, desde a manhã seguin- te em que o L-pidolato de cálcio foi administrado nas aves domésticas poe- deiras, constatou-se uma diminuição da percentagem de ovos desclassifica- dos. Constata-se por outro lado que o efeito do L-pidolato de cálcio sobre a qualidade, em particular a resistência mecânica das cascas de ovos, se ate- nua para desaparecer completamente desde o segundo dia, após o final do tratamento. Ao contrário, as melhorias fornecidas pelo L-pidolato de cálcio, em particular sobre a cor do ovo, já que se constata uma quantidade menor de ovos brancos ou de aspecto craquelado, persistem oito a dez dias, após a parada do tratamento. Como o resultado é imediatamente quantificável, quando da triagem dos ovos no produtor, é fácil ajustar a suplementação em L-pidolato de cálcio. Os testes representados na tabela 1 foram feitos no in- verno, durante o período de outubro-novembro. Esses testes mostram que uma administração nas aves domésticas poedeiras de L-pidolato de cálcio permite manter a percentagem de ovos desclassificados com um valor sen- sivelmente constante.
A deterioração da qualidade de casca se acentua entre qüinqua- gésima quinta e a sexagésima quinta semana. As galinhas são geralmente sacrificadas nas sexagésima oitava - septuagésima semanas. Outros testes mostraram que a degradação da qualidade da casca entre a sexagésima e a septuagésima segunda semanas pode ser estabilizada por fornecimento de L-pidolato de cálcio. Em conseqüência, a duração da exploração da galinha pode, portanto, ser prolongada com o objetivo de melhorar a rentabilidade da criação, reduzindo-se a carga de diminuição galinha/ovo.
Nos testes feitos correspondentes à tabela 1, o L-pidolato de cálcio foi administrado nas galinhas poedeiras no alimento, após preparo de uma pré-mistura, conforme o que foi precisado acima. Os testes demons- tram claramente o efeito do L-pidolato de cálcio sobre a solidez da casca, em particular sobre sua resistência mecânica e a título subsidiário sobre seu aspecto. Os diferentes testes permitem concluir as seguintes preconizações de uso:
a dose recomendada de L-pidolato de cálcio no alimento oscila entre 150 e 1200 ppm. Os fatores a serem considerados são:
- a idade das galinhas no começo do tratamento, depois durante o tratamento; o fornecimento aumenta com a idade;
- a qualidade da casca buscada;
- a hora de distribuição: a eficácia máxima sendo obtida, quando o consumo ocorre em final de dia, 16-17 horas;
- a temperatura ambiente.
Os diferentes testes deixam pensar que a administração de L- pidolato de cálcio deve ser iniciada a partir da quadragésima quinta semana no verão e da qüinquagésima semana no inverno. As taxas de incorporação podem ser tais como a seguir:
Começo do tratamento:
45â semana no verão - 50â semana no inverno : 150 - 200 ppm
50â - 55â semana 200 ppm
55â - 60â semana 200 a 300 ppm 60â - 65â semana 200 a 400 ppm
65â - 70â semana 400 a 800 ppm
Além disso: aumento da duração de exploração: 800 a 1200 ppm. Deve ser observado que desvios consideráveis são observados entre as criações. A taxa de incorporação deve ser, portanto, modulada, em fun- ção dos resultados.
É evidente que os valores numéricos fornecidos acima foram dados apenas a título de exemplo, e não limitam de modo nenhum o alcance da invenção.

Claims (3)

1. Composição para administração oral em aves domésticas po- edeiras, caracterizada pelo fato de que compreende, como elemento ativo aperfeiçoador da resistência mecânica e do aspecto da casca dos ovos, L-pidolato de cálcio, e se apresenta na forma de L-pidolato de cálcio encap- sulado, ou de uma mistura de L-pidolato de cálcio e de pelo menos um su- porte para formar uma pré-mistura alimentícia, o referido suporte sendo car- bonato de cálcio desidratado suplementado com farinha de alga desidratada ou uma argila alimentícia, ou na forma de uma mistura de L-pidolato de cál- cio, de ácido cítrico e de bicarbonato de sódio para formar uma composição efervescente incorporável à água potável das aves domésticas poedeiras.
2. Utilização do L-pidolato de cálcio na produção de uma com- posição para administração oral em aves domésticas poedeiras, caracteriza- da pelo fato de ser como agente que melhora a qualidade da casca dos o- vos, especificamente a resistência mecânica e o aspecto da casca dos avos.
3. Utilização de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que a composição oral para aves domésticas poedeiras é adminis- trada às aves domésticas poedeiras, seja na proporção de 150 a 1200 ppm de L-pidolato de cálcio em ração alimentar cotidiana, seja na proporção de 90 a 900 mg de L-pidolato de cálcio/L de água potável.
BRPI9911912-9A 1998-07-08 1999-07-05 composição para administração oral em aves domésticas poedeiras contendo l-pidolato de cálcio e utilização de l-pidolato de cálcio na produção da mesma. BR9911912B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR9808743 1998-07-08
FR9808743A FR2780861B1 (fr) 1998-07-08 1998-07-08 Composition pour volailles pondeuses contenant du l-pidolate de calcium
PCT/FR1999/001619 WO2000002461A1 (fr) 1998-07-08 1999-07-05 Composition pour volailles pondeuses contenant du l-pidolate de calcium

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR9911912A BR9911912A (pt) 2001-03-27
BR9911912B1 true BR9911912B1 (pt) 2011-09-06

Family

ID=9528415

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI9911912-9A BR9911912B1 (pt) 1998-07-08 1999-07-05 composição para administração oral em aves domésticas poedeiras contendo l-pidolato de cálcio e utilização de l-pidolato de cálcio na produção da mesma.

Country Status (12)

Country Link
US (1) US6362215B1 (pt)
EP (1) EP1093336B1 (pt)
JP (1) JP2002520003A (pt)
AT (1) ATE326858T1 (pt)
AU (1) AU4623299A (pt)
BR (1) BR9911912B1 (pt)
CA (1) CA2336168C (pt)
DE (1) DE69931492T2 (pt)
ES (1) ES2265686T3 (pt)
FR (1) FR2780861B1 (pt)
PT (1) PT1093336E (pt)
WO (1) WO2000002461A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPWO2005074708A1 (ja) * 2004-02-06 2007-09-13 ユニチカ株式会社 産卵鶏用飼料添加剤及び該剤を含有する飼料
FR2967913A1 (fr) * 2010-11-29 2012-06-01 Vetalis Composition galenique adaptee a l'administration a un animal non-humain, utilisations de celle-ci et methodes associees
DE102011000828A1 (de) 2011-02-18 2012-08-23 Frank Zelyk Verfahren für die Verbesserung der Calciumaufnahme bei Nutztieren

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3735264C1 (de) * 1987-10-17 1988-08-25 Degussa Verfahren zur Herstellung von Erdalkalimetallsalzen der L-2-Pyrrolidon-5-carbonsaeure
FR2724844B1 (fr) * 1994-09-23 1997-01-24 Innothera Lab Sa Association therapeutique vitamino-calcique, son procede d'obtention et son utilisation
KR100394034B1 (ko) * 1995-05-28 2003-11-17 니시무라 마사히꼬 용이흡수성 칼슘을 함유하는 조성물 및 그의 제조방법
US6103276A (en) * 1997-01-06 2000-08-15 Pilgrim's Pride Corporation Methods of producing meat and egg products with enhanced nutritional quality

Also Published As

Publication number Publication date
ATE326858T1 (de) 2006-06-15
AU4623299A (en) 2000-02-01
EP1093336A1 (fr) 2001-04-25
CA2336168C (fr) 2009-09-08
BR9911912A (pt) 2001-03-27
US6362215B1 (en) 2002-03-26
ES2265686T3 (es) 2007-02-16
JP2002520003A (ja) 2002-07-09
FR2780861A1 (fr) 2000-01-14
FR2780861B1 (fr) 2000-09-08
WO2000002461A1 (fr) 2000-01-20
PT1093336E (pt) 2006-10-31
DE69931492T2 (de) 2007-04-26
EP1093336B1 (fr) 2006-05-24
CA2336168A1 (fr) 2000-01-20
DE69931492D1 (de) 2006-06-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5087472A (en) Feed compositions for domestics animals containing hydroxymethylbutyrate
SU997646A1 (ru) Кормова добавка
ES2233360T3 (es) Empleo de creatina como aditivo a piensos.
SU682099A3 (ru) Способ получени кормового средства
US6355281B1 (en) Microgranule for animal feeding
US4764531A (en) Method of feeding ketoisocaproate to laying chickens
JPS5991850A (ja) 強化した飼料及び工業生産混合飼料の製法
PT1064853E (pt) Alimentos compostos em grânulos pequenos, para juvenis
CN1322484A (zh) 动物营养素
BR112020016976A2 (pt) Ração para animais enriquecida com polihalita
BR9911912B1 (pt) composição para administração oral em aves domésticas poedeiras contendo l-pidolato de cálcio e utilização de l-pidolato de cálcio na produção da mesma.
JPH10508197A (ja) 養殖魚のための餌、高品質の魚を提供する方法、その餌を調製するための添加成分の使用
US4666891A (en) Method of stimulating animal growth by administering feed and inosine complex
RU2202223C2 (ru) Кормовая добавка для сельскохозяйственной птицы для получения яйца с повышенным содержанием йода и способ ее скармливания
CN1269154A (zh) 一种浓缩蛋鸡饲料
JPS5831901B2 (ja) 無機質防菌防腐用飼料添加剤
RU2088110C1 (ru) Кормовая добавка для повышения яйценоскости кур-несушек и способ ее применения
JPH03284621A (ja) 固形組成物
CN109566865A (zh) 一种螃蟹用饲料及其制备方法与应用
RU2044493C1 (ru) Способ кормления молодняка крупного рогатого скота
RU2033052C1 (ru) Способ кормления сельскохозяйственной птицы
RU2009644C1 (ru) Корм для животных
RU2054266C1 (ru) Способ выращивания цыплят-бройлеров и поросят
SU416921A3 (pt)
CN116491605A (zh) 一种种鹌鹑育雏期浓缩料及配制方法

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 06/09/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: A23K 50/75 (2016.01), A23K 20/132 (2016.0

B21A Patent or certificate of addition expired [chapter 21.1 patent gazette]

Free format text: PATENTE EXTINTA EM 06.09.2021