BR112020002390A2 - processo de conversão da monoureia cíclica de compostos de etileno amina em composto de etileno amina - Google Patents

processo de conversão da monoureia cíclica de compostos de etileno amina em composto de etileno amina Download PDF

Info

Publication number
BR112020002390A2
BR112020002390A2 BR112020002390-6A BR112020002390A BR112020002390A2 BR 112020002390 A2 BR112020002390 A2 BR 112020002390A2 BR 112020002390 A BR112020002390 A BR 112020002390A BR 112020002390 A2 BR112020002390 A2 BR 112020002390A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
urea
cyclic
amine
teta
reaction
Prior art date
Application number
BR112020002390-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Michiel Jozef Thomas RAAIJMAKERS
Sara Erika TÖNNERFORS
Antoon Jacob Berend Ten Kate
Eike Nicolas Kantzer
Rens VENEMAN
Slavisa JOVIC
Rolf Krister EDVINSSON
Karl Fredrik LAKE
Hendrik Van Dam
Ina EHLERS
Original Assignee
Nouryon Chemicals International B.V.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nouryon Chemicals International B.V. filed Critical Nouryon Chemicals International B.V.
Publication of BR112020002390A2 publication Critical patent/BR112020002390A2/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C209/00Preparation of compounds containing amino groups bound to a carbon skeleton
    • C07C209/62Preparation of compounds containing amino groups bound to a carbon skeleton by cleaving carbon-to-nitrogen, sulfur-to-nitrogen, or phosphorus-to-nitrogen bonds, e.g. hydrolysis of amides, N-dealkylation of amines or quaternary ammonium compounds
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C209/00Preparation of compounds containing amino groups bound to a carbon skeleton
    • C07C209/82Purification; Separation; Stabilisation; Use of additives
    • C07C209/86Separation

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Nitrogen And Oxygen Or Sulfur-Condensed Heterocyclic Ring Systems (AREA)

Abstract

A presente invenção refere-se a um processo de conversão da monoureia cíclica de compostos de etileno amina (U-EA) em composto de etileno amina (EA) por meio da realização de uma etapa de separação reativa, utilizando uma mistura de reação que contém a monoureia cíclica, em que uma monoureia cíclica (U-EA) reage com outra monoureia cíclica (U-EA) para transferir para ela sua unidade de ureia e o composto de etileno amina (EA) obtido sem unidade de ureia é separado da mistura de reação.

Description

PROCESSO DE CONVERSÃO DA MONOUREIA CÍCLICA DE COMPOSTOS DE ETILENO AMINA EM COMPOSTO DE ETILENO AMINA
[001] A presente invenção refere-se a um processo de conversão de monoureia cíclica de um composto de etileno amina no composto de etileno amina correspondente por meio de um processo de separação reativa.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[002] Dois átomos de nitrogênio adjacentes ligados por uma unidade de alquileno e uma porção carbonila formam alquileno ureia cíclica. Quando o alquileno for etileno, a etileno amina (EA) na qual dois átomos de nitrogênio são ligados de forma intramolecular por uma porção carbonila é denominada no presente UEA. Substituição da ponte de carbonila por dois átomos de hidrogênio gera a etileno amina correspondente. Por exemplo: EU↔EDA, UDETA↔DETA, UAEEA↔AEEA, UTETA↔L-TETA e UTEPA↔L-TEPA. Algumas aminas superiores abrigam mais de uma porção carbonila, tais como DUTETA, a diureia de L-TETA. A porção carbonila pode ligar átomos de nitrogênio em duas moléculas separadas. Por exemplo, H2NC2H4NH- CO-NHC2H4NH2 e substituição da porção carbonila por dois átomos de hidrogênio gera no presente duas EDA. Com relação aos nomes das moléculas, EDA indica etilenodiamina, DETA indica dietilenotriamina, L-TETA indica trietilenotetra-amina linear, L-TEPA indica tetraetilenopenta-amina linear, L-PEHA indica pentaetileno-hexamina linear e AEEA indica aminoetiletanolamina. Quando houver uma única ureia cíclica na molécula, esta é indicada pela adição de U em frente ao nome;
UTETA, por exemplo, indica a ureia cíclica de L-TETA, enquanto, quando houver duas ureias cíclicas na molécula, esta é indicada por DU, ou seja, DUTETA indica a diureia cíclica interna de L- TETA. Caso haja um número indicado para U, este designa o grupo amino no qual o grupo U está localizado. U1TETA é a ureia monocíclica de L-TETA em que a ureia encontra-se entre a primeira (terminal) e a segunda unidade de amina e U2-TETA é a ureia monocíclica de L-TETA, em que a ureia encontra-se entre o segundo e o terceiro grupo amina na molécula de TETA (ou seja, é formada uma ureia cíclica interna). DUTETA ou DU1,3TETA é a ureia dicíclica de L-TETA, em que as unidades de ureia cíclica encontram-se inerentemente entre o primeiro e o segundo grupo amina e entre o terceiro e o quarto grupo amina, respectivamente. DUTEPA existe em duas versões, DU1,3-TEPA e DU1,4-TEPA. Existe uma exceção a esta denominação, na qual, em vez de UEDA, utiliza-se a abreviação EU, que representa etilenoureia. É possível que, entre dois grupos amina em uma alquileno amina, dois grupos alquileno estejam presentes, resultando em uma chamada unidade cíclica (quando contiver dois etilenos, essa unidade cíclica é denominada unidade de piperazina). Isso é indicado pela adição de C na frente do nome; CTETA, por exemplo, indica L-TETA em que uma unidade - HN-C2H4-NH- está presente como . Caso haja um número indicado com o C, ele se refere ao grupo amina no qual o grupo cíclico está localizado. N-[(2-aminoetil)-2- aminoetil]piperazina, por exemplo, indica C1-TETA no presente.
[003] O pedido de patente pendente PCT/EP2017/052944 refere-se a um processo de conversão de alquileno ureias nas suas alquileno aminas correspondentes, em que o processo é realizado por meio de reação com um composto de amina e o composto de amina é uma amina primária, amina secundária cíclica ou amina terciária bicíclica.
[004] Embora já tenha sido inesperadamente descoberto que aminas, que são bases muito mais fracas que as bases cáusticas inorgânicas descritas anteriormente, são eficazes na conversão de alquileno ureias cíclicas nas suas alquileno aminas (lineares) correspondentes em bons rendimentos, concluiu-se agora que é possível remover uma unidade de ureia de um composto de etileno amina em um processo de separação reativo no qual uma etileno amina que contém ureia cíclica reage com outra e aceita a unidade de ureia enquanto remove simultaneamente o composto de etileno amina livre de ureia.
[005] A presente invenção agora fornece um processo de conversão da monoureia cíclica de compostos de etileno amina (U-EA) em composto de etileno amina (EA) por meio da realização de uma etapa de separação reativa, utilizando uma mistura de reação que contém a monoureia cíclica, em que uma monoureia cíclica (U-EA) reage com outra monoureia cíclica (U-EA) para transferir para ela a sua unidade de ureia e o composto de etileno amina (EA) obtido sem unidade de ureia é separado da mistura de reação.
[006] A reação em que todos ou pelo menos uma parte substancial dos grupos de ureia terminam sobre parte das moléculas e, ao mesmo tempo, também cria moléculas livres de ureia somente pode ocorrer se as condições forem tais que, após a transferência da ureia de uma molécula para outra, a molécula livre de ureia seja removida da mistura de reação, pois, caso contrário, a mistura de reação se assentaria novamente com distribuição mais ou menos homogênea de todas as unidades de ureia ao longo das moléculas disponíveis. A presente invenção refere-se, portanto, ao reconhecimento de que essas condições são disponíveis ao tomar-se a monoureia cíclica de etileno amina tal como TETA ou TEPA como matéria- prima para o processo de separação reativa, estabelecendo que o ponto de ebulição de qualquer U-EA, tal como UTETA ou UTEPA, é mais alto que o da EA correspondente, tal como TETA ou TEPA, respectivamente, e que a transferência de ureia entre moléculas tem lugar sob condições nas quais parte da mistura de reação é transferida para a fase de vapor, em realizações correspondentes a condições muito próximas dos pontos de ebulição das moléculas.
[007] O processo de acordo com a presente invenção pode ser representado pela fórmula de reação abaixo: 2 U-EA EA ↑ + DU –EA (em que a seta para cima indica que a EA é separada da mistura de reação).
[008] Em realização preferida, o composto de etilenoamina EA é trietilenotetra-amina (TETA) e/ou tetraetileno penta-amina (TEPA); de preferência superior é TETA e a mistura de reação preferencialmente contém, portanto, uma monoureia cíclica de TETA e/ou TEPA, respectivamente, de preferência superior uma monoureia cíclica de TETA.
[009] Em uma realização, TETA ou TEPA podem estar parcialmente presentes na forma de análogo tal como UPEEDA e a reação encontra parcialmente lugar, por exemplo, como UPEEDA + UTETA => PEEDA + DUTETA, em que PEEDA indica N-[(2- aminoetil)-2-aminoetil]piperazina.
[0010] Inesperadamente, ao utilizar-se o processo de acordo com a presente invenção, produto de alquileno amina é formado com alta eficiência e simultaneamente separado da mistura de reação em bom rendimento, utilizando condições relativamente suaves. Os compostos livres de ureia podem ser preparados e isolados como uma fração sob temperaturas relativamente baixas, especialmente compostos livres de ureia que são relativamente voláteis. Como alquileno ureias cíclicas são utilizadas para converter alquileno ureias cíclicas nas suas alquileno aminas correspondentes, a degradação das alquileno aminas é evitada em grande parte, como poderá ocorrer durante o tratamento com bases fortes como NaOH ou ácidos fortes como HCl. O processo de acordo com a presente invenção possui uma vantagem adicional de que não é necessário adicionar água ou qualquer outro adjuvante e a alquileno diureia respectivamente obtida pode também ser recuperada na forma de produtos.
[0011] Exemplos de processos de separação reativa são processos dirigidos por diferenças da volatilidade, tais como cintilação reativa, destilação de membrana, evaporação de membrana, extração ou destilação reativa, em que é preferida destilação reativa.
[0012] Em realização preferida do processo, a mistura de reação contém menos de 10% em peso, de maior preferência menos de 7% em peso, de preferência ainda maior menos de 5% em peso de água com base no peso total da mistura de reação.
[0013] Em outra realização preferida na qual está presente quantidade de água maior que a necessária em uma composição de alquileno ureias cíclicas e, opcionalmente, o composto de amina, prefere-se realizar em primeiro lugar uma etapa na qual o excesso de água é removido. Esta etapa pode envolver evaporação de água, cintilação, remoção, extração, adsorção ou outras etapas físicas, bem como técnicas de extração de água de substâncias conhecidas pelos técnicos no assunto, preferencialmente por meio de uma etapa de destilação.
[0014] A reação pode ser realizada sob quaisquer condições que permitam a transferência da unidade de ureia e vaporização da etileno amina “vazia” livre de ureia envolvida. O processo de acordo com a presente invenção é preferencialmente realizado sob temperatura de pelo menos 150 °C, preferencialmente pelo menos 200 °C, de maior preferência pelo menos 230 °C e, de preferência superior, pelo menos 250 °C. Preferencialmente, a temperatura durante o processo não excede 400 °C, de maior preferência 350 °C.
[0015] A necessidade de pressão depende da temperatura de operação e da composição. A operação deverá ser preferencialmente de menos de 1 bara. De maior preferência, a destilação é realizada abaixo de 100 mbara. De preferência ainda maior, abaixo de 10 mbara.
[0016] Em outra realização preferida, a reação é realizada sob pressão de pelo menos 0,1 mbar.
[0017] Os técnicos no assunto serão capazes de otimizar as condições, ou seja, temperatura, pressão e compostos auxiliares, tais como gases de extração, dependendo das etileno aminas a serem separadas.
[0018] O processo de acordo com a presente invenção, em algumas realizações, é realizado pelo período de um minuto a doze horas. Preferencialmente, a separação reativa é conduzida em menos de dez horas, de maior preferência em menos de oito horas e, de preferência superior, menos de cinco horas.
[0019] O processo de acordo com a presente invenção pode conter uma etapa subsequente na qual qualquer composto de ureia DU-EA é formado ou, de forma mais geral, a fração remanescente (pesada) do processo de separação reativa que contém os compostos DU-EA é hidrolisada com água, opcionalmente contendo uma base ou ácido, para liberar um ou mais dos seus grupos carbonila que podem ser reciclados em seguida no processo ou dele separados, por exemplo, na forma de dióxido de carbono ou um de seus derivados iônicos (tais como carbonato de hidrogênio ou sal de carbonato). Dever-se- á observar que, em realizações da presente invenção, a unidade de ureia cíclica do composto de ureia recém-formado é removida com mais facilidade com uma etapa de hidrólise que a ureia do composto de ureia cíclica inicial. Além disso, os compostos de ureia cíclica recém-formados, em algumas realizações, são menos suscetíveis à degradação durante essa hidrólise que os compostos de ureia cíclica iniciais. Estes dois fenômenos tornam o processo de acordo com a presente invenção muito favoráveis para essas realizações.
[0020] Em realização preferida adicional, o grupo carbonila liberado, ou seja, frequentemente dióxido de carbono, é removido continuamente do processo, o que amplificará o processo. O dióxido de carbono pode ser removido, por exemplo, trabalhando-se em uma unidade reatora apropriada que compreende ou é conectada a uma seção para remoção ativa de CO2 por meio de dessorção, tal como por meio de destilação, extração ou cintilação, com ou sem membrana.
[0021] Em realizações preferidas, a etapa subsequente acima de hidrólise de diureia formada para liberar dióxido de carbono é realizada por pelo menos uma etapa na qual os materiais são extraídos. Os técnicos no assunto saberão que essa etapa de extração é adequadamente realizada com fluxo suficientemente alto de gás veículo e garantindo-se boa mistura e contato apropriado entre gás e líquido, de forma que a quantidade máxima de dióxido de carbono seja removida do sistema; de qualquer forma, o dióxido de carbono deverá ser removido ou isolado para que não se recombine com o composto de ureia ou qualquer outro composto de amina.
[0022] Em outra realização preferida da presente invenção, o composto de amina ou qualquer composto de ureia formado por meio da reação entre o composto de amina e o composto de ureia cíclica são reciclados de volta para o processo ou separados.
[0023] Embora compostos adicionais possam estar presentes na mistura de reação durante a realização do processo de acordo com a presente invenção, esses compostos incluem, em algumas realizações, etileno aminas adicionais e etanol aminas. De maior preferência, caso etileno aminas adicionais e etanol aminas estejam presentes, estas possuem peso molecular mais alto que a TETA ou TEPA preparada.
[0024] Exemplos de compostos adicionais que podem estar presentes durante o processo de acordo com a presente invenção incluem U2TETA, DETA, UDETA, HEDETA, HETETA, UHETETA, DUHETETA, TEPA, UTEPA, DUTEPA, PEHA, DUPEHA, TUPEHA, análogos C1, C2 e C3 (o que indica, conforme indicado acima, que uma das unidades de etileno está presente como unidade de dietileno/unidade de piperazina, em que o número indica a amina na qual esta unidade de piperazina está localizada a partir da amina terminal) dos componentes mencionados acima ou análogos C1 e C2 de TETA, tais como N-[(2-aminoetil)2-
aminoetil]piperazina ou N,N’-bis-(2-aminoetil)piperazina), AEEA e seus correspondentes de ureia e carbamato ou ureias lineares tais como dietileno ureia AEEAUAEEA, EDAUAEEA, EDAUTETA, TETAUTETA e outros análogos de ureia linear de combinações dos componentes acima.
[0025] O processo pode ser conduzido em um reator em bateladas, preferencialmente em operação em bateladas alimentadas ou em um sistema em operação contínua tal como em um processo de reator de fluxo contínuo.
[0026] Na produção de substâncias em larga escala, prefere-se o emprego de um processo contínuo. O processo contínuo pode ser, por exemplo, um processo de passagem única ou de reciclagem. Em um processo de passagem única, um ou mais dos reagentes passam através do equipamento de processo uma vez e, em seguida, o efluente resultante do reator é enviado para purificação ou processamento adicional.
[0027] Neste esquema, a alquileno ureia cíclica e, possivelmente, adjuvantes tais como água podem ser alimentados para o equipamento conforme o desejado em um único ponto ou em múltiplos pontos ao longo de todo o equipamento de processo, que pode incluir reatores de tanque em agitação contínua, tubos, canos, colunas de destilação reativa, unidades de extração reativa ou suas combinações.
[0028] Em realizações nas quais se utiliza um aparelho de destilação reativa, o aparelho pode compreender uma coluna de destilação reativa que compreende pelo menos um componente interno da coluna, em que essa coluna, por um lado, é conectada a uma unidade de refrigeração e, por outro lado, é conectada a um refervedor, em que esse aparelho é equipado com uma entrada para fornecer a mistura de amina e uma ou mais saídas para diferentes frações de destilado. O processo pode ser operado em modo de bateladas, modo de bateladas alimentadas ou de forma contínua.
[0029] O processo de acordo com a presente invenção tipicamente depende de uma série de parâmetros de reação, tais como a pressão na coluna, composição exata a ser separada, como a presença/ausência de componentes relativamente voláteis, tais como gases de extração, e componentes menos voláteis, a razão em massa entre H2O e ureia cíclica, a quantidade e/ou o tipo de bandejas da coluna de destilação reativa, ponto(s) de alimentação dos fluxos de alimentação, temperatura da unidade de refrigeração e/ou refervedor e o tempo de permanência do líquido na mencionada coluna.
[0030] Preferencialmente, a coluna de destilação reativa compreende pelo menos um componente interno da coluna. Exemplos desse componente interno da coluna são bandejas ou embalagens. A quantidade de bandejas da coluna de destilação reativa também é um parâmetro de reação importante, pois elas determinam a eficácia do processo de separação dos reagentes e produtos que tem lugar na coluna, simultaneamente com as reações. Preferencialmente, a quantidade de bandejas na coluna é de pelo menos 1, de maior preferência pelo menos 2, de preferência superior pelo menos 5, preferencialmente no máximo 80, de maior preferência no máximo 60 e, de preferência superior, no máximo 40. Os técnicos no assunto compreenderiam adicionalmente que o tamanho das bandejas e o volume do líquido que cada bandeja pode conter podem variar e também influenciarão a reação e/ou a eficácia da separação.
[0031] De forma desejável, a coluna terá bandejas, mas qualquer dispositivo de contato entre gás e líquido poderá ser apropriado. Alternativamente, embalagens convencionais apropriadas, tais como anéis Rashig, anéis Pall, cintas ou embalagens estruturadas de qualquer tipo poderão ser utilizadas no lugar de bandejas. As diferentes seções na coluna poderão ser equipadas com diferentes tipos de embalagens e/ou bandejas.
[0032] A temperatura da unidade de refrigeração é menor que a temperatura do refervedor e é selecionada de forma que produtos com baixo ponto de ebulição, tais como o composto de etileno amina formado, possam deixar a coluna e os reagentes e produtos com alto ponto de ebulição permanecem no sistema. A unidade de refrigeração pode compreender apenas uma unidade de refrigeração ou pode compreender uma série de subunidades de refrigeração, em que cada subunidade possui uma temperatura específica. Uma realização preferida dessa unidade de refrigeração compreende primeira e segunda subunidades de refrigeração. Em realização preferida, uma unidade de refrigeração é um condensador.
[0033] Os técnicos no assunto são capazes de selecionar o esquema de unidade de separação e reator apropriado determinando o rendimento geral, o consumo de energia e a produção de resíduos.
[0034] A presente invenção é ilustrada pelos exemplos abaixo. EXEMPLO 1
[0035] Realizou-se destilação em bateladas carregando-se uma coluna de destilação com 0,301 mol de L- TETA, 0,287 mol de DUTETA e 0,55 mol de U1TETA. O total de moles de grupos de ureia no sistema foi igual a 1,2 mol. A coluna de destilação em bateladas continha um conjunto de anéis de tela de fios de aço inoxidável. Utilizou-se comprimento de coluna de 25 cm, correspondente a cerca de dez estágios teóricos, durante os experimentos. O calor foi fornecido à seção inferior por uma placa de aquecimento elétrico com uma camisa metálica sobre ela. O refrigerador superior foi resfriado com água de resfriamento sob temperatura de cerca de 10 °C. Um sifão frio foi colocado entre o refrigerador e a bomba a vácuo que foi resfriada com uma mistura de etanol e gelo seco. A coluna de destilação foi operada por dez horas sob pressões de 3 a 20 mbar e temperaturas de 200 a 250 °C. As frações superiores coletadas durante a destilação e as frações inferiores inicial e final foram analisadas utilizando GC-FID (cromatografia de gases utilizando um detector de ionização de chama).
[0036] Os dados de análise GC fornecidos na Tabela 1 abaixo demonstram que a quantidade de L-TETA recuperada sobre o topo da coluna de destilação, 0,41 mol, foi maior que a quantidade de L-TETA adicionada no início do experimento no fundo da coluna, 0,30 mol. A L-TETA adicional obtida por meio de conversão parcial de U1TETA em L-TETA representa, portanto, 0,11 mol adicional de L-TETA. O rendimento máximo teórico de L-TETA que poderá ser obtido neste experimento foi calculado como sendo de 0,576 mol. O rendimento de L-TETA neste experimento foi, portanto, de 70,8%. TABELA 1
[0037] Análise GC de separação reativa de mistura de TETA no Exemplo 1:
Início (mol) Final (mol) L-TETA no fundo 0,301 0,072 DUTETA no fundo 0,287 U1TETA no fundo 0,550 U no fundo 1,2 1,2 L-TETA no topo 0,408 EXEMPLO 2
[0038] Realizou-se uma etapa de remoção de água em uma mistura contendo 0,9% em peso de L-TEPA, 19,2% em peso de U1TEPA, 9,6% em peso de U2TEPA, 48,5% em peso de DU1TEPA, 11,9% em peso de DU2TEPA e 12% em peso de H2O por meio de aquecimento da mistura de reação a temperaturas de 100-150 °C em um frasco com fundo abaulado. Após a etapa de remoção da água, 100 gramas da mistura remanescente contendo 1,0 g de L- TEPA, 21,3 g de U1TEPA, 10,7 g de U2TEPA, 53,8 g de DU1TEPA e 13,2 g de DU2TEPA foram transferidos para uma coluna de destilação em bateladas. O total de moles de grupos de ureia no sistema foi igual a 704 mmol. A Tabela 2 fornece a mistura inicial e final da etapa de remoção de água neste Exemplo 2. TABELA 2
[0039] Análise da composição na etapa de remoção de água da mistura de TEPA: Composição da Início (% em Fração após remoção da mistura de reação peso) água (% em peso) L-TEPA 0,9 1,0 U1TEPA 19,2 21,3 U2TEPA 9,6 10,7 DU1,3TEPA 48,5 53,8
Composição da Início (% em Fração após remoção da mistura de reação peso) água (% em peso) DU1,4TEPA 11,9 13,2 H2O 12 Topo da composição H2O 98% Outros 2%
[0040] A composição obtida na etapa de remoção de água acima foi destilada. Utilizou-se uma coluna de destilação em bateladas que contém um conjunto de anéis de tela de fio de aço inoxidável com comprimento de coluna de 25 cm, correspondente a cerca de dez estágios teóricos durante o experimento. O calor foi fornecido à seção inferior por uma placa de aquecimento elétrico com uma camisa metálica sobre ela. O refrigerador superior foi resfriado com água de resfriamento sob temperatura de cerca de 10 °C. Um sifão frio foi colocado entre o refrigerador e a bomba a vácuo que foi resfriada com uma mistura de etanol e gelo seco. A coluna de destilação foi operada por dez horas sob pressões de 3 a 17 mbar e temperaturas de 220 a 280 °C. As frações superiores coletadas durante a destilação e as frações inferiores inicial e final foram analisadas utilizando-se GC-FID (cromatografia de gases utilizando um detector de ionização de chama).
[0041] Os dados de análise GC demonstram que a quantidade de L-TEPA recuperada sobre o topo da coluna de destilação, 49 mmol, foi maior que a quantidade de L-TEPA adicionada no início do experimento no fundo da coluna, 5 mmol. A L-TEPA adicional obtida por meio de conversão parcial de
UTEPA em L-TEPA representa, portanto, 44 mol adicionais de L- TEPA. O rendimento máximo teórico de L-TEPA que poderá ser obtido neste experimento foi calculado como sendo de 80 mmol. O rendimento de L-TEPA neste experimento foi, portanto, de 62%.
[0042] Os resultados da destilação reativa encontram-se resumidos na Tabela 3 abaixo. TABELA 3
[0043] Análise GC de separação reativa de mistura de TEPA no Exemplo 2: Início da Final da Fundo da composição destilação (mmol) destilação (mmol) L-TEPA (fundo) 5,3 0,7 U1TEPA (fundo) 99 4,9 U2TEPA (fundo) 49,5 7,4 DU1,3TEPA (fundo) 223 289 DU1,4TEPA (fundo) 54 80 Topo da composição L-TEPA (topo) 49
[0044] Este Exemplo 2 não apenas exibe o processo de acordo com a presente invenção para composições de tetraetileno penta-amina (TEPA), mas também demonstra que o processo funciona com concentrações molares relativamente altas de derivados de ureia.
[0045] A mistura obtida como fração inferior ao final da destilação no Exemplo 2 foi tratada com uma solução de hidróxido de sódio, após o quê a quantidade de TEPA (ou seja, tetraetilenopenta-amina sem unidade de etileno ureia cíclica) sobre (U)TEPA total aumentou.

Claims (9)

REIVINDICAÇÕES
1. PROCESSO DE CONVERSÃO DA MONOUREIA CÍCLICA DE COMPOSTOS DE ETILENO AMINA (U-EA) EM COMPOSTO DE ETILENO AMINA (EA), por meio da realização de uma etapa de separação reativa, caracterizado por utilizar uma mistura de reação que contém a monoureia cíclica, em que uma monoureia cíclica (U- EA) reage com outra monoureia cíclica (U-EA) para transferir para ela sua unidade de ureia e o composto de etileno amina (EA) obtido é separado da mistura de reação.
2. PROCESSO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo composto de etileno amina (EA) ser trietileno tetra-amina (TETA) ou tetraetileno penta-amina (TEPA).
3. PROCESSO, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo composto de etilenoamina EA ser trietilenotetra-amina (TETA).
4. PROCESSO, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pela reação ser realizada em menos de 10% em peso de água com base no peso total da mistura de reação.
5. PROCESSO, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pela reação ser realizada sob temperatura de pelo menos 150 °C.
6. PROCESSO, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pela reação ser realizada sob pressão de menos de 1 bara.
7. PROCESSO, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por conter uma etapa subsequente na qual qualquer composto de ureia DU-EA formado por meio da reação entre pelo menos dois compostos de ureia cíclica é hidrolisado com água, ou água que contém uma base, para liberar seu grupo carbonila para fornecer dióxido de carbono ou um de seus derivados iônicos.
8. PROCESSO, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo dióxido de carbono ou seu derivado iônico serem separados.
9. PROCESSO, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por qualquer composto de ureia DU-EA formado por meio de reação entre pelo menos dois compostos de ureia cíclica ser reciclado de volta para o processo de separação reativa.
BR112020002390-6A 2017-08-11 2018-08-07 processo de conversão da monoureia cíclica de compostos de etileno amina em composto de etileno amina BR112020002390A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP17185940 2017-08-11
EP17185940.8 2017-08-11
PCT/EP2018/071316 WO2019030188A1 (en) 2017-08-11 2018-08-07 METHOD FOR CONVERTING CYCLIC MONO-UREA FROM ETHYLENEAMINE COMPOUND TO ETHYLENEAMINE COMPOUND

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112020002390A2 true BR112020002390A2 (pt) 2020-09-08

Family

ID=59677022

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112020002390-6A BR112020002390A2 (pt) 2017-08-11 2018-08-07 processo de conversão da monoureia cíclica de compostos de etileno amina em composto de etileno amina

Country Status (7)

Country Link
US (1) US10968164B2 (pt)
EP (1) EP3665159B1 (pt)
CN (1) CN110997640B (pt)
BR (1) BR112020002390A2 (pt)
MX (1) MX2020001448A (pt)
TW (1) TWI768094B (pt)
WO (1) WO2019030188A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP3652154B1 (en) * 2017-07-10 2021-05-12 Nouryon Chemicals International B.V. Process to prepare ethylene amines and ethylene amine derivatives
CA3071903A1 (en) * 2017-08-11 2019-02-14 Nouryon Chemicals International B.V. Multi-step process for converting cyclic alkyleneureas into their corresponding alkyleneamines
WO2020161146A1 (en) * 2019-02-07 2020-08-13 Nouryon Chemicals International B.V. Process for manufacturing alkyleneamine compounds

Family Cites Families (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2812333A (en) * 1954-09-27 1957-11-05 Union Carbide Corp Process for the preparation of 1-(2-hydroxyethyl) imidazolidine-2
JPS59161338A (ja) * 1983-03-04 1984-09-12 Toyo Soda Mfg Co Ltd エチレンアミン類炭酸塩水溶液からエチレンアミン類を得る方法
US5491263A (en) * 1993-12-21 1996-02-13 The Dow Chemical Company Aminoethylation process for production of substituted ethylene diamines
CN101384543B (zh) * 2006-02-14 2013-03-20 巴斯夫欧洲公司 蒸馏分离含有单乙二醇和二亚乙基三胺的混合物的方法
WO2009083580A1 (en) * 2008-01-03 2009-07-09 Akzo Nobel N.V. Process to prepare ethylene amines
WO2017137531A1 (en) * 2016-02-12 2017-08-17 Akzo Nobel Chemicals International B.V. Process to prepare higher ethylene amines and ethylene amine derivatives
JP6496088B2 (ja) * 2016-02-12 2019-04-03 アクゾ ノーベル ケミカルズ インターナショナル ベスローテン フエンノートシャップAkzo Nobel Chemicals International B.V. 環状アルキレン尿素をそれらの対応するアルキレンアミンに変換するプロセス
JP6671489B2 (ja) * 2016-02-12 2020-03-25 ヌーリオン ケミカルズ インターナショナル ベスローテン フェノーツハップNouryon Chemicals International B.V. 高級エチレンアミンおよびエチレンアミン誘導体を調製する方法
EP3555043B1 (en) * 2016-12-15 2021-10-27 Nouryon Chemicals International B.V. Process for manufacturing hydroxyethyl ethylene amines
EP3555041B1 (en) * 2016-12-15 2022-02-02 Nouryon Chemicals International B.V. Process for manufacturing ethylene amines
EP3652154B1 (en) * 2017-07-10 2021-05-12 Nouryon Chemicals International B.V. Process to prepare ethylene amines and ethylene amine derivatives
KR102623954B1 (ko) * 2017-07-10 2024-01-10 누리온 케미칼즈 인터내셔널 비.브이. 직쇄 및 비-직쇄 에틸렌아민의 혼합물의 제조 방법
US10800731B2 (en) * 2017-07-10 2020-10-13 Nouryon Chemicals International B.V. Process to prepare higher ethylene amines or urea derivatives thereof
TWI761572B (zh) * 2017-08-11 2022-04-21 荷蘭商安科智諾貝爾化學國際公司 將環狀伸烷基脲轉變成其相應之伸烷基胺之二步驟方法
MX2020001592A (es) * 2017-08-11 2020-07-21 Nouryon Chemicals Int Bv Proceso para convertir alquilenureas ciclicas en sus alquilenaminas correspondientes.
CA3071903A1 (en) * 2017-08-11 2019-02-14 Nouryon Chemicals International B.V. Multi-step process for converting cyclic alkyleneureas into their corresponding alkyleneamines
MX2020001589A (es) * 2017-08-11 2020-07-20 Nouryon Chemicals Int Bv Proceso para la preparacion de alquilenureas ciclicas.
WO2019030189A1 (en) * 2017-08-11 2019-02-14 Akzo Nobel Chemicals International B.V. A REACTIVE SEPARATION METHOD FOR CONVERTING CYCLIC ALKYLENE UREA TO THEIR CORRESPONDING ALKYLENE AMINES

Also Published As

Publication number Publication date
MX2020001448A (es) 2020-07-13
WO2019030188A1 (en) 2019-02-14
TW201920063A (zh) 2019-06-01
US20200223785A1 (en) 2020-07-16
TWI768094B (zh) 2022-06-21
CN110997640B (zh) 2023-07-28
US10968164B2 (en) 2021-04-06
EP3665159B1 (en) 2022-12-28
CN110997640A (zh) 2020-04-10
EP3665159A1 (en) 2020-06-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4112050A (en) Process for removing carbon dioxide containing acidic gases from gaseous mixtures using a basic salt activated with a hindered amine
US20200165187A1 (en) Multi-step process for converting cyclic alkyleneureas into their corresponding alkyleneamines
BR112020002390A2 (pt) processo de conversão da monoureia cíclica de compostos de etileno amina em composto de etileno amina
TWI761569B (zh) 將環狀伸烷基脲轉變成其相應之伸烷基胺之反應性分離方法
RU2010146077A (ru) Способ получения изоцианатов с использованием диарилкарбоната
JP7268017B2 (ja) エチレンアミンの製造方法
BR112020006435B1 (pt) Processo de preparação de etilenoaminas e/ou alcanolaminas
BR112020006431B1 (pt) Processo para remover nmeda de uma mistura
US9102586B2 (en) Method for producing DADPM
EP0184408B1 (en) Diaminoalcohols, their preparation and their use as acid gas removal agents
EP4151618A1 (en) Obtaining aliphatic amines from compositions
WO2023041768A1 (en) Method for the processing and transport of hexane-1,6-diamine or pentane-1,5-diamine
BR112020006442B1 (pt) Processo de purificação de etilenodiamina
CN107777705A (zh) 液氨原料的处理方法

Legal Events

Date Code Title Description
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B11D Dismissal acc. art. 38, par 2 of ipl - failure to pay fee after grant in time