BR112018069800B1 - Detector de roda para detectar uma roda de um veículo ferroviário - Google Patents

Detector de roda para detectar uma roda de um veículo ferroviário Download PDF

Info

Publication number
BR112018069800B1
BR112018069800B1 BR112018069800-8A BR112018069800A BR112018069800B1 BR 112018069800 B1 BR112018069800 B1 BR 112018069800B1 BR 112018069800 A BR112018069800 A BR 112018069800A BR 112018069800 B1 BR112018069800 B1 BR 112018069800B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
module
channel
wheel
detector
decision
Prior art date
Application number
BR112018069800-8A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112018069800A2 (pt
Inventor
Marek Górnioczek
Dariusz Zielinski
Andrzej Kopacz
Grzegorz Musiol
Adam Szczeponik
Kamil Binczyk
Wojciech Kolton
Aleksandra Sawodni
Original Assignee
Bombardier Transportation (Zwus) Polska Sp. Z O. O
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Bombardier Transportation (Zwus) Polska Sp. Z O. O filed Critical Bombardier Transportation (Zwus) Polska Sp. Z O. O
Publication of BR112018069800A2 publication Critical patent/BR112018069800A2/pt
Publication of BR112018069800B1 publication Critical patent/BR112018069800B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B61RAILWAYS
    • B61LGUIDING RAILWAY TRAFFIC; ENSURING THE SAFETY OF RAILWAY TRAFFIC
    • B61L1/00Devices along the route controlled by interaction with the vehicle or train
    • B61L1/02Electric devices associated with track, e.g. rail contacts
    • B61L1/08Electric devices associated with track, e.g. rail contacts magnetically actuated; electrostatically actuated
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B61RAILWAYS
    • B61LGUIDING RAILWAY TRAFFIC; ENSURING THE SAFETY OF RAILWAY TRAFFIC
    • B61L1/00Devices along the route controlled by interaction with the vehicle or train
    • B61L1/16Devices for counting axles; Devices for counting vehicles
    • B61L1/163Detection devices
    • B61L1/165Electrical
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B61RAILWAYS
    • B61LGUIDING RAILWAY TRAFFIC; ENSURING THE SAFETY OF RAILWAY TRAFFIC
    • B61L1/00Devices along the route controlled by interaction with the vehicle or train
    • B61L1/16Devices for counting axles; Devices for counting vehicles
    • B61L1/162Devices for counting axles; Devices for counting vehicles characterised by the error correction
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B61RAILWAYS
    • B61LGUIDING RAILWAY TRAFFIC; ENSURING THE SAFETY OF RAILWAY TRAFFIC
    • B61L27/00Central railway traffic control systems; Trackside control; Communication systems specially adapted therefor
    • B61L27/30Trackside multiple control systems, e.g. switch-over between different systems

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Automation & Control Theory (AREA)
  • Train Traffic Observation, Control, And Security (AREA)
  • Arrangements For Transmission Of Measured Signals (AREA)
  • Electric Propulsion And Braking For Vehicles (AREA)
  • Measurement Of Length, Angles, Or The Like Using Electric Or Magnetic Means (AREA)
  • Measuring Fluid Pressure (AREA)
  • Length Measuring Devices With Unspecified Measuring Means (AREA)

Abstract

A invenção refere-se a um detector de rodas (CK) para detectar uma roda de um veículo ferroviário, cujo detector de roda (CK) compreende dois canais de detector, em que a) cada canal (A, B) compreende uma unidade de bobina (MC_A, MC_B) que é conectada a um módulo de medição e alimentação (MP_A, MP_B) do respectivo canal (A, B) para alimentar a unidade de bobina (MC_A, MC_B) com um sinal de saída do módulo de medição e alimentação (MP_A, MP_B), em que um módulo de decisão (MD_A, MD_B) do respectivo canal (A, B) é conectado de maneira bidirecional ao módulo de medição e alimentação (MP_A, MP_B), b) o módulo de medição e alimentação (MP_A, MP_B) de cada canal (A, B) compreende um módulo de medição de temperatura (PT_A, PT_B) e/ou um módulo de medição de vibração mecânica (PP_A, PP_B), que é/são conectado(s) a uma entrada/entradas de um módulo de decisão (MD_A, MD_B) do canal (A, B), c) os módulos de decisão (MD_A, MD_B) são conectados entre si através de uma interface digital bidirecional, d) o módulo de decisão (MD_A) de um dos canais é conectado através de uma interface digital bidirecional (IMD) a um módulo de transmissão de dados (MT) para comunicação entre o detector de roda (CK) e um sistema de supervisão através de uma linha de transmissão de dados (D).

Description

[001] A invenção se refere a um detector de roda para detectar uma roda de um veículo ferroviário, que, em particular, pode ser utilizada em estações ferroviárias e linhas ferroviárias para detectar a falta de ocupação da seção de via, isto é, a ausência de veículos na seção de via, a fim de gerenciar o tráfego de veículo ferroviário.
[002] Circuitos de via, detectores de roda e laços de indução são usados em sistemas para detectar a falta de ocupação da seção de via de acordo com a técnica anterior.
[003] Um tipo de detector de roda da técnica anterior funciona com base em análise - com o uso de uma unidade eletrônica de via lateral - do sinal transmitido por uma cabeça receptora do detector de roda que está localizada dentro de um campo magnético que está sendo gerado por meio de uma cabeça transmissora do detector de roda, em que as cabeças são montadas em lados opostos do trilho sobre o qual uma roda pode correr e passar o detector.
[004] O Documento de Patente Polonês PL 199810 B descreve uma cabeça de dois canais integrada de um detector para detectar uma roda de veículo ferroviário, cabeça esta que tem uma cabeça de transmissão com dois conjuntos capacitivos-indutivos ressonantes na forma de um circuito de ressonância (corrente) paralelo e quatro cabeças de recepção de bobina. Pares das bobinas da cabeça de recepção estão localizados assimetricamente em relação às bobinas da cabeça de transmissão. Tal arranjo das bobinas na cabeça de recepção garante que o envoltório do sinal seja conformado apropriadamente durante a passagem de diferentes tipos de rodas, por exemplo, rodas pequenas, rodas atípicas ou rodas que são movidas para longe da cabeça de trilho.
[005] Outro Documento de Patente Polonês PL 209435 B descreve um circuito eletrônico ao lado da linha de um detector para detectar uma roda de um veículo ferroviário, cujo detector compreende uma parte de transmissão incluindo cabeças de transmissão, uma parte de recepção que inclui cabeças de recepção e um circuito microprocessador.
[006] Ambas a parte de transmissão e a parte de recepção têm moduladores que são controlados pelos sinais transmitidos do circuito microprocessador, entretanto, o modulador na parte de recepção é conectado a um pré-amplificador e uma mudança de amplificação do pré-amplificador é controlada a partir do circuito microprocessador. O pré-amplificador é por sua vez conectado ao circuito que multiplica o sinal de entrada a partir das cabeças de recepção por meio do sinal de controle (sinal de comando) do circuito microprocessador. O circuito de multiplicação é conectado a um circuito de multiplicação adicional que multiplica o sinal de entrada das cabeças de recepção pelo sinal que alimenta as cabeças de transmissão, que é modificado no transformador de fase que é controlado a partir do circuito microprocessador. O sinal proveniente do outro circuito multiplicador é transmitido ao circuito de sinal de entrada a partir das cabeças de recepção e do sinal proveniente do circuito microprocessador.
[007] O projeto consistindo de apenas uma cabeça que é fixada a um trilho e que permite detectar uma passagem de um flange de roda é uma outra solução de projeto que é implementada em detectores de roda de acordo com a técnica anterior. Mais frequentemente, o princípio de como a função dos detectores de roda de um lado é que os parâmetros elétricos de circuitos elétricos mudam, por exemplo, dos circuitos de ressonância que estão dentro dos detectores de roda - na presença de um condutor elétrico, aqui de uma roda. O princípio acima mencionado do detector de roda funciona com uma cabeça também é amplamente implementado nos projetos de detectores de metal em um número de diferentes indústrias. Um exemplo de tal solução técnica está contido na EP 1479587 A2 de acordo com a qual dois sensores indutivos independentes estão localizados em um recinto comum - um primeiro e em seguida o outro - no sentido do comprimento ao longo dos trilhos. Cada um dos circuitos do detector compreende uma bobina do detector que pode ou não ter um núcleo de aço e compreende um circuito oscilador. Uma bobina do detector juntamente com um capacitor forma um circuito oscilante que gera um campo magnético variável em torno dele. Quando o flange de roda alcança a zona de operação da bobina do detector, oscilações do circuito oscilante serão atenuadas como resultado de serem privadas de energia pelos flanges da roda de aço devido a correntes parasitas induzidas dentro da roda. Em consequência, a amplitude de tensão do circuito oscilador irá mudar e/ou a frequência de ressonância do circuito oscilador irá mudar a frequência na maioria dos detectores, isto resulta em uma mudança no consumo de potência do detector para operar o circuito oscilador. Um sinal de corrente correspondente é transmitido através de uma ligação de dois fios a um dispositivo na instalação de segurança. Assim, o sinal é transformado, por exemplo, usando circuitos comparadores nos sinais de controle (sinais de comando) e é transmitido para processamento adicional levando em conta diferentes tarefas dentro da instalação de segurança.
[008] A invenção refere-se a um detector de roda para detectar uma roda de um veículo ferroviário que é instalado próximo à cabeça de trilho. A finalidade do detector de roda é detectar a passagem de um flange de uma roda de um veículo ferroviário e transmitir dados sobre a passagem da roda para um sistema de supervisão, por exemplo, um sistema de intertravamento, um sistema de cruzamento de nível ou um sistema de bloqueio de linha. Para assegurar o funcionamento apropriado e seguro do detector de roda, deseja-se manter parâmetros estáveis de desempenho do detector de roda dentro do respectivo espectro de condições ambientais que ocorrem nas proximidades de um trilho. Mudanças de temperatura e vibrações são condições ambientais que têm impacto sobre o desempenho de detectores de roda que são montados em um trilho. A imunidade do detector de roda à interferência eletromagnética que está presente na área do lado da linha é uma característica significativa do detector da roda.
[009] Devido a um grande número de variantes de trilhos e um grau diferente de desgaste e deterioração de trilhos sobre os quais o detector de roda pode ser montado, é vantajoso ajustar os parâmetros de desempenho do detector de roda no local de sua instalação. O ajuste do detector de roda deve garantir que os parâmetros declarados pelo fabricante do detector de roda que funciona nos tipos de trilhos especificados pelo fabricante serão atendidos.
[0010] O circuito elétrico de uma unidade detectora de roda que é compatível com a invenção é um circuito de dois canais e existe uma unidade de bobina em cada um dos canais do detector de roda e a unidade de bobina (em particular de maneira unidirecional) conectada a um módulo de medição e alimentação do respectivo canal para alimentar a unidade de bobina com um sinal de saída do módulo de medição e alimentação, em que um módulo de decisão do respectivo canal é conectado de maneira bidirecional (com relação à transmissão de dados e/ou sinais) ao módulo de medição e alimentação.
[0011] O módulo de medição e alimentação de cada canal compreende um módulo de medição de temperatura, por exemplo, compreendendo, em cada caso, pelo menos um sensor de temperatura, e um módulo de medição de vibração mecânica, por exemplo, compreendendo, em cada caso, pelo menos um sensor de aceleração, em que o módulo de medição de temperatura e/ou módulo de medição de vibração é/são conectado(s) a uma entrada/entradas de um módulo de decisão. O pelo menos um sensor de aceleração permite a medição da aceleração, isto é, uma quantidade que caracteriza vibrações mecânicas. A aceleração medida pode ser transmitida do detector de roda para outra parte (por exemplo, uma denominada camada superior) do sistema detector de roda, em particular, a fim de informar ao usuário se as vibrações estão em uma faixa aceitável.
[0012] Os módulos de decisão dos dois canais são conectados um ao outro através de uma interface digital bidirecional e, além disso, o módulo de decisão do primeiro canal é conectado através de uma interface digital bidirecional ao módulo de transmissão de dados a fim de garantir a comunicação entre o detector de roda e o sistema de supervisão através de uma linha de transmissão de dados.
[0013] Em particular, existem dois circuitos na unidade de bobina do primeiro canal e os circuitos influenciam um ao outro por meio de bobinas que estão localizadas ao longo da cabeça de trilho. A conexão e o arranjo geométrico de bobinas relevantes na unidade de bobina no segundo canal são os mesmos que são descritos em relação ao primeiro canal.
[0014] Fonte de energia para ambos os canais do detector de roda pode ser, por exemplo, provida por blocos de fonte de energia independentes que são conectados à linha de fonte de energia.
[0015] Módulo de medição e alimentação de pelo menos um dos canais pode compreender um amplificador, uma saída do amplificador pode ser conectada à unidade de bobina do canal e uma entrada do amplificador pode ser conectada a uma saída do módulo de decisão do canal.
[0016] Na unidade de bobina no primeiro canal do detector de roda apenas um dos circuitos pode ser conectado à saída do amplificador e pode ser alimentado pelo sinal proveniente da saída do amplificador. O sinal de entrada para o amplificador, por sua vez, pode ser adquirido a partir da saída do módulo de decisão. A informação sobre a potência que o amplificador extrai através do trajeto de fonte de energia é transmitida através de um módulo de medição de potência para o módulo de decisão.
[0017] A informação sobre os parâmetros do sinal de saída proveniente do amplificador é transmitida para o módulo de decisão usando um módulo de medição de parâmetros. Na unidade de bobina no segundo canal do detector de roda, no entanto, apenas um dos circuitos é conectado à saída do amplificador neste canal e é alimentado pelo sinal de saída a partir deste amplificador. O sinal de entrada para o amplificador é adquirido a partir da saída do módulo de decisão deste canal. A informação acerca da potência extraída pelo amplificador através do trajeto de fonte de energia é transmitida para o módulo de decisão através do módulo de medição de potência deste canal. A informação acerca dos parâmetros do sinal de saída proveniente do amplificador deste canal é transmitida ao módulo de decisão deste canal do detector de roda através do módulo de medição de parâmetros.
[0018] Módulos dos dois canais podem ser localizados dentro de um recinto em comum, em particular, incluindo módulos de fonte de energia, módulos de transmissão de dados, módulo de medição e alimentação, módulos de medição e/ou módulos de decisão para analisar mudanças na temperatura medida e/ou vibração mecânica medida. Os módulos podem ser localizados um após o outro ao longo do trilho.
[0019] Exemplos da invenção são ilustrados nos Desenhos, nos quais as figuras mostram: fig. 1 diagrama de blocos de módulos de um detector de roda para detectar rodas de um veículo ferroviário, fig. 2 diagrama de blocos de unidades de bobina juntamente com diagramas de blocos de módulos de medição e alimentação em cada um dos canais do detector de roda, fig. 3 ma vista lateral de um arranjo das unidades de bobina e de itens indutivos em relação a um trilho e fig. 4 vista superior do arranjo da fig. 3
[0020] Como mostrado nos Desenhos, o circuito elétrico do bloco detector de roda, isto é, CK é um circuito de dois canais. A divisão do detector da roda CK em dois canais A e B é mostrada na fig. 1 dos Desenhos. Existem unidades de bobina MC_A e MC_B, respectivamente, em cada canal de detector de roda CK, que são conectadas de forma unidirecional aos módulos de medição e de alimentação MP_A e MP_B, respectivamente, aos quais, por sua vez, os módulos de decisão MD_A e MD_B respectivamente são conectados de maneira bidirecional. Ambas as unidades de medição de temperatura PT_A e PT_B, respectivamente, e módulos para a medição de vibração mecânica PP_A e PP_B, respectivamente, são conectados a entradas nos circuitos de decisão MD_A e MD_B, e ao mesmo tempo os canais A e B são energizados respectivamente pelos blocos de fonte de energia MZ_A e MZ_B que são conectados a linha de fonte de energia P. Os módulos de decisão MD_A e MD_B são conectados entre si por meio de uma interface digital bidirecional IMD, enquanto que adicionalmente o módulo de decisão MD_A é conectado através de uma interface digital bidirecional ao módulo de transmissão de dados MT, o qual garante a comunicação entre o detector de roda e o sistema de supervisão através da ligação de transmissão D. Existe uma unidade de bobina MC_A no Canal A do detector da roda, enquanto que no canal B existe uma unidade de bobina MC_B. Diagramas de blocos de unidades de bobina são mostrados na figura 2 nos Desenhos.
[0021] Existem dois circuitos, isto é, O1_A e O2_A na unidade de bobina MC_A no primeiro canal. Os circuitos O1_A e O2_A influenciam um ao outro através das bobinas L1A e L2A que estão localizadas ao longo da cabeça de trilho SZ e ao longo do flange de roda K como mostrado na fig. 3 e na fig. 4 nos Desenhos. Tal localização garante que a influência de um campo magnético que é gerada pela corrente que flui no trilho e no material rodante seja compensada.
[0022] Na unidade de bobina MC_B as conexões dos circuitos relevantes O1_B e O2_B e o arranjo geométrico das bobinas relevantes L1B e L2B são as mesmas que no módulo MC_A. Na unidade de bobina MC_A somente um dos circuitos O1_A é conectado à saída do amplificador WM_A e é alimentado por meio do sinal de saída SWM_A do amplificador WM_A de acordo com o diagrama de blocos mostrado na figura 2 dos Desenhos.
[0023] O sinal de entrada SMM_A para o amplificador WM_A é adquirido da saída do módulo de decisão MD_A e este processo é apresentado em uma forma simplificada na fig. 2 dos Desenhos. Os dados WPM_A acerca do valor de potência que é extraída através do trajeto de fonte de energia ZWM_A pelo amplificador WM_A são transmitidos ao módulo de decisão MD_A através do módulo de medição de potência PM_A e é mostrado na fig. 2 dos Desenhos. Os dados WAM_A acerca de pelo menos um parâmetro, por exemplo, uma amplitude de uma tensão e/ou de uma corrente, do sinal de saída SWM_A a do amplificador WM_A é gerado por meio de um módulo de medição de parâmetro PAM_A e são transmitidos do módulo de medição de parâmetro PAM_A para um módulo de decisão MD_A. Isto é mostrado em uma forma esquemática na fig. 2 dos Desenhos.
[0024] Na unidade de bobina MC_B somente um dos circuitos O1_B é conectado à saída do amplificador WM_B e é alimentado pelo sinal SWM_B De acordo com o diagrama de blocos na fig. 2 dos Desenhos. O sinal de entrada SMM_B para o amplificador WM_B é adquirido da saída do módulo de decisão MD_B e é mostrado em uma forma esquemática na fig. 2 dos Desenhos. Os dados WPM_B acerca do valor da potência que é extraída através do trajeto de fonte de energia ZWM_B pelo amplificador WM_B são transmitidos através do módulo de medição de potência PM_B para o módulo de decisão MD_B, como é mostrado na figura 2 dos Desenhos. Dados WAM_B acerca de pelo menos um parâmetro, por exemplo uma amplitude de uma tensão e/ou de uma corrente do sinal de saída SWM_B do amplificador WM_B é gerada por meio de um módulo de medição de parâmetros PAM_B e são transmitidos do módulo de medição de parâmetros PAM_B para um módulo de decisão MD_B. Isto é mostrado de forma esquemática na fig. 2 dos Desenhos.
[0025] Existe um transformador L1A-L2A na unidade de bobina do primeiro canal MC_A como mostrado na fig. 3 e na fig. 4 dos Desenhos. O transformador L1A-L2A foi criado por meio de enrolamento das bobinas L1A e L2A na carcaça comum. De forma similar, existe um transformador L1B- L2B na unidade de bobina da figura T segundo canal MC B e é também mostrado na fig. 3 e fig. 4 do Desenho. O transformador L1B-L2B foi criado por meio de enrolamento das bobinas L1B e L2B sobre a carcaça comum.
[0026] Fixação apropriada do detector de roda e manutenção de posição inalterada do detector de roda durante seu funcionamento padrão é o pré-requisito para funcionamento apropriado e seguro dessa peça de equipamento. O funcionamento padrão do detector de roda deve começar após o processo de ajuste do detector da roda como definido pelo fabricante ter sido completado.
[0027] O projeto do recinto de detector de roda e da fixação do detector de roda a um trilho garante que os transformadores L1A-L2A e L1B- L2B sejam posicionados em paralelo ao trilho e, portanto, é possível de forma eficaz compensar a interferência gerada pelo campo magnético que a corrente que flui no trilho gera - ela é apresentada de uma maneira esquemática na fig. 3 e na fig. 4 nos Desenhos. O projeto do recinto e da fixação do detector de roda ao trilho permite a colocação dos transformadores L1A-L2A e L1B-L2B próximos à cabeça de trilho, no lado sobre o qual passa o flange de roda, como mostrado na fig. 3 e na fig. 4 dos Desenhos. A distância entre os transformadores e a cabeça de trilho é definida pelo fabricante.
[0028] Além disso, o projeto do recinto e da fixação do detector de roda ao trilho faz com que este seja possível o posicionamento do recinto de detector da roda dentro da distância definida pelo fabricante a partir do topo da cabeça de trilho, garantindo assim funcionamento livre de conflitos de detectores de roda durante a passagem de rodas.
[0029] A montagem do detector de roda no trilho na posição que é definida pelo fabricante, que consiste em colocar os transformadores L1A- L2A e L1B-L2B dentro da distância definida a partir da cabeça de trilho, resulta no estabelecimento de valores dos parâmetros dos circuitos elétricos nas unidades de bobina MC_A e MC_B e no estabelecimento das indicações de WPM_A, WPM_B de valor da potência extraída. Graças à manutenção da posição inalterada do detector de roda que é obtido devido ao uso de um projeto estável de uma fixação de um detector de roda, é assegurado que valores constantes dos parâmetros elétricos dos circuitos nas unidades de bobina MC_A e MC_B são mantidos e as indicações constantes WPM_A, WPM_B dos valores de potência que é extraída durante o período de tempo entre o ajuste e a inspeção periódica do sistema. Torna-se possível aplicar o método de verificação cíclica da exatidão da posição do detector de roda através da verificação cíclica do valor WPM_A, WPM_B da potência extraída no algoritmo do desempenho do detector da roda.
[0030] Uma interface digital bidirecional IMD é usada no método de verificação cíclica do valor WPM_A, WPM_B de extração de potência. A interface bidirecional IMD conecta os módulos de decisão MD_A e MD_B e permite a transmissão do valor WPM_A para o módulo de decisão MD_B e o valor WPM_B para o módulo de decisão MD_A. Graças à transmissão dos valores WPM_A e WPM_B entre os módulos de decisão, cada um dos módulos de decisão verifica os valores da potência extraída WPM_A, WPM_B de dois canais em uma base cíclica, que torna possível reduzir a probabilidade de falha ao detectar a mudança inaceitável na posição do detector de roda.
[0031] As condições descritas acima para a montagem do detector de roda em um trilho garantem o movimento desobstruído do flange da roda sobre as unidades de bobina MC_A, MC_B. Quando um condutor elétrico na forma de um flange de roda aparece acima da unidade de bobina MC_A, leva à mudança do valor dos parâmetros elétricos do circuito nesta unidade de bobina e à mudança do valor WPM_A da potência extraída.
[0032] Quando um condutor elétrico na forma de um flange de roda aparece acima da unidade de bobina MC_B, leva à mudança do valor dos parâmetros elétricos do circuito nesta unidade de bobina e a mudança do valor WPM_B da potência extraída. A passagem da roda sobre as unidades de bobina MC_A e MC_B causa a geração de uma sequência de mudanças nos valores dos sinais WPM_A e WPM_B. Uma das condições de transmissão de dados sobre uma passagem de uma roda a partir do detector de roda através da ligação de transmissão de dados D é que cada um dos módulos de decisão MD_A e MD_B detecta a passagem de uma roda.
[0033] O método de detecção da passagem da roda que é registrada nos algoritmos do desempenho dos módulos de decisão MD_A e MD_B é baseado no princípio de detecção por cada um dos módulos de decisão da sequência de sinais WPM_A e WPM_B como definido pelo fabricante.
[0034] Uma interface digital bidirecional IMD é também usada no método de detecção da sequência de sinais WPM_A, WPM_B. A interface bidirecional IMD conecta os módulos de decisão MD_A e MD_B e permite a transmissão do valor WPM_A para o módulo de decisão MD_B e o valor WPM_B para o módulo de decisão MD_A. Graças à transmissão de valores WPM_A e WPM_B entre os módulos de decisão, cada um dos módulos de decisão verifica os valores WPM_A e WPM_B da potência extraída a partir de dois canais em uma base cíclica, que torna possível reduzir a probabilidade de um resultado errado da análise da sequência de mudanças em WPM_A, WPM_B e assim reduz a probabilidade de detectar de forma inapropriada a passagem de uma roda pelo detector de roda, levando assim a baixa - como requerido para sistemas de controle de tráfego ferroviário -probabilidade de envio de informação errada sobre as passagens de rodas para o sistema de supervisão.

Claims (5)

1. Detector de roda (CK) para detectar uma roda de um veículo ferroviário, detector de roda (CK) este que compreende dois canais de detector, em que a) cada canal (A, B) compreende uma unidade de bobina (MC_A, MC_B) que é conectada a um módulo de medição e alimentação (MP_A, MP_B) do respectivo canal (A, B) para alimentar a unidade de bobina (MC_A, MC_B) com um sinal de saída do módulo de medição e alimentação (MP_A, MP_B), em que um módulo de decisão (MD_A, MD_B) do respectivo canal (A, B) é conectado de maneira bidirecional ao módulo de medição e alimentação (MP_A, MP_B), caracterizado pelo fato de que b) o módulo de medição e alimentação (MP_A, MP_B) de cada canal (A, B) compreende um módulo de medição de temperatura (PT_A, PT_B) e/ou um módulo de medição de vibração mecânica (PP_A, PP_B) que é/são conectado(s) a uma entrada/entradas do módulo de decisão (MD_A, MD_B) do canal (A, B), c) os módulos de decisão (MD_A, MD_B) são conectados um com o outro através de uma interface digital bidirecional, d) o módulo de decisão (MD_A) de um dos canais é conectado através de uma interface digital bidirecional (IMD) a um módulo de transmissão de dados (MT) para comunicação entre o detector de roda (CK) e um sistema de supervisão através de uma linha de transmissão de dados (D).
2. Detector de roda (CK) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que cada canal (A, B) é energizado durante operação por meio de um bloco de fonte de energia (MZ_A, MZ_B) que é conectável a uma linha de fonte de energia (P).
3. Detector de roda (CK) de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o módulo de medição e alimentação (MP_A,MP_B) de pelo menos um dos canais (A, B) compreende um amplificador (WM_A, WM_B), em que uma saída do amplificador (WM_A, WM_B) é conectada à unidade de bobina (MC_A, MC_B) do canal (A, B) e em que uma entrada do amplificador (WM_A, WM_B) é conectada a uma saída do módulo de decisão (MD_A, MD_B) do canal (A, B).
4. Detector de roda (CK) de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que • uma primeira entrada do módulo de decisão (MD_A, MD_B) de cada canal (A, B) é conectada a um módulo de medição de potência (PM_A, PM_B) do módulo de medição e alimentação (MP_A, MP_B) para transferir um sinal (WPM_A, WPM_B) acerca de um valor de potência que é extraído através de um trajeto de fonte de energia (ZWM_A, ZWM_B) pelo amplificador (WM_A, WM_B) para o módulo de decisão (MD_A, MD_B) do canal (A, B) e/ou, • uma segunda entrada do módulo de decisão (MD_A, MD_B) de cada canal (A, B) é conectada a um módulo de medição de parâmetros (PAM_A, PAM_B) do módulo de medição e alimentação (MP_A, MP_B) para transferir um sinal (WAM_A, WAM_B) para o módulo de decisão (MD_A, MD_B) do canal (A, B) acerca de valores de uma amplitude de uma tensão e/ou de uma corrente de um sinal de saída (SWM_A, SWM_B) do amplificador (WM_A, WM_B) para a unidade de bobina (MC_A, MC_B).
5. Detector de roda (CK) de acordo com a reivindicação 3 ou 4, caracterizado pelo fato de que a unidade de bobina (MC_A, MC_B) de pelo menos um dos canais (A, B) compreende um par de circuitos elétricos e um dos circuitos é alimentado pelo sinal de saída (SWM_A, SWM_B) do amplificador (WM_A, WM_B), enquanto que o outro circuito é energizado por meio de um campo que é gerado por meio de pelo menos um transformador que consiste em bobinas (L1A-L2A).
BR112018069800-8A 2016-04-28 2017-04-27 Detector de roda para detectar uma roda de um veículo ferroviário BR112018069800B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PL417024A PL229703B1 (pl) 2016-04-28 2016-04-28 Zintegrowany układ czujnika do wykrywania koła pojazdu szynowego
PLP.417024 2016-04-28
PCT/EP2017/060137 WO2017186886A1 (en) 2016-04-28 2017-04-27 Wheel detector for detecting a wheel of a rail vehicle

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112018069800A2 BR112018069800A2 (pt) 2019-01-29
BR112018069800B1 true BR112018069800B1 (pt) 2023-04-18

Family

ID=58668873

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112018069800-8A BR112018069800B1 (pt) 2016-04-28 2017-04-27 Detector de roda para detectar uma roda de um veículo ferroviário

Country Status (16)

Country Link
US (1) US10875554B2 (pt)
EP (1) EP3448734B1 (pt)
AU (1) AU2017256764B2 (pt)
BR (1) BR112018069800B1 (pt)
CA (1) CA3021172C (pt)
EA (1) EA034028B1 (pt)
ES (1) ES2848283T3 (pt)
HR (1) HRP20202049T1 (pt)
LT (1) LT3448734T (pt)
MY (1) MY190420A (pt)
PL (1) PL229703B1 (pt)
PT (1) PT3448734T (pt)
RS (1) RS61458B1 (pt)
TW (1) TWI635978B (pt)
WO (1) WO2017186886A1 (pt)
ZA (1) ZA201805803B (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102016211354A1 (de) * 2016-06-24 2017-12-28 Siemens Aktiengesellschaft Sendereinrichtung, Sensoreinrichtung und Verfahren zum Erfassen einer Magnetfeldänderung
CN108995677B (zh) * 2018-07-11 2021-03-12 北京铁时达电气自动化设备有限公司 股道自动化监控管理方法

Family Cites Families (24)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3359417A (en) * 1966-11-18 1967-12-19 Servo Corp Of America Directional relay
ZA718461B (en) * 1971-12-17 1973-03-28 J Van Mill Improved method and apparatus for conveying information from a moving object to a stationary object
US3964703A (en) * 1975-03-17 1976-06-22 Computer Identics Corporation Magnetic object detection
US4518918A (en) * 1982-09-28 1985-05-21 Sprague Electric Company Ferromagnetic article detector with dual Hall-sensors
AU574090B2 (en) * 1984-08-20 1988-06-30 Electromatic Pty. Ltd. Vehicle detection system
DE3870879D1 (de) * 1988-10-13 1992-06-11 Siemens Ag Anordnung zur beruehrungsfreien erfassung der drehzahl eines rotierenden zahnrades.
EP0525235B1 (de) * 1991-07-31 1998-06-03 Micronas Intermetall GmbH Hallsensor mit Selbstkompensation
US5398894B1 (en) * 1993-08-10 1998-09-29 Union Switch & Signal Inc Virtual block control system for railway vehicle
DE9420736U1 (de) * 1994-12-13 1995-02-09 Siemens AG, 80333 München Einrichtung zum Vermeiden von Fehlzählungen bei der Achszählung im Eisenbahnwesen
JP2687105B2 (ja) * 1995-05-02 1997-12-08 株式会社京三製作所 2元3位形交流軌道回路装置
DE19709840C2 (de) 1997-02-28 2001-10-04 Siemens Ag Einrichtung für die Achszählung zum Unterscheiden von Radbeeinflussungen und Nicht-Radbeeinflussungen
WO1999011497A1 (en) * 1997-09-04 1999-03-11 L.B. Foster Company Railway wheel counter and block control systems
JP3597386B2 (ja) * 1998-06-22 2004-12-08 日本信号株式会社 車軸検知器
JP4159825B2 (ja) * 2002-08-20 2008-10-01 日本信号株式会社 移動体制御システム
US6663053B1 (en) * 2002-08-30 2003-12-16 Introl Design, Inc. Sensor for railcar wheels
AT413373B (de) 2003-03-27 2006-02-15 Frauscher Josef Schaltungsanordnung zum abgleichen von induktiven sensoren
PL199810B1 (pl) 2003-11-12 2008-11-28 Bombardier Transp Zwus Polska Zespolona dwukanałowa głowica czujnika koła pojazdu szynowego
PL209435B1 (pl) 2005-04-01 2011-09-30 Bombardier Transp Zwus Polska Społka Z Ograniczoną Odpowiedzialnością Układ elektroniki przytorowej czujnika koła pojazdu szynowego
US7481400B2 (en) 2005-07-01 2009-01-27 Portec, Rail Products Ltd. Railway wheel sensor
HUE031279T2 (hu) * 2006-08-29 2017-06-28 Siemens Schweiz Ag Eljárás és berendezés moduláris alkalmazkodó rendszerhez vasútbiztonsági berendezések vezérlésére és felügyeletére
DE102007023475B4 (de) * 2007-05-15 2009-07-09 Siemens Ag Radsensor
DE102009009449A1 (de) * 2009-02-13 2010-08-26 Siemens Aktiengesellschaft Radsensor, Eisenbahnanlage mit zumindest einem Radsensor sowie Verfahren zum Betreiben einer Eisenbahnanlage
DE102009053257B4 (de) 2009-11-05 2013-10-02 Siemens Aktiengesellschaft Radsensor
CN103552581B (zh) * 2013-11-12 2016-01-13 哈尔滨理工大学 车轮传感器

Also Published As

Publication number Publication date
HRP20202049T1 (hr) 2021-03-19
CA3021172A1 (en) 2017-11-02
US20190152499A1 (en) 2019-05-23
AU2017256764A1 (en) 2018-09-27
EP3448734B1 (en) 2020-11-18
BR112018069800A2 (pt) 2019-01-29
PT3448734T (pt) 2021-01-06
PL417024A1 (pl) 2017-11-06
LT3448734T (lt) 2021-03-10
RS61458B1 (sr) 2021-03-31
TWI635978B (zh) 2018-09-21
ES2848283T3 (es) 2021-08-06
WO2017186886A1 (en) 2017-11-02
US10875554B2 (en) 2020-12-29
PL229703B1 (pl) 2018-08-31
TW201742772A (zh) 2017-12-16
MY190420A (en) 2022-04-21
EA201892342A1 (ru) 2019-03-29
ZA201805803B (en) 2019-07-31
CA3021172C (en) 2023-05-23
EP3448734A1 (en) 2019-03-06
AU2017256764B2 (en) 2019-09-05
EA034028B1 (ru) 2019-12-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US6371417B1 (en) Railway wheel counter and block control systems
US20190086364A1 (en) System for Detecting a Break in a Rail
BR112018069800B1 (pt) Detector de roda para detectar uma roda de um veículo ferroviário
CN105818838B (zh) 一种计轴传感器及计轴检测方法
CN109311493B (zh) 发送器装置、传感器装置和用于采集磁场变化的方法
CN103552581B (zh) 车轮传感器
PT2112045E (pt) Disposição e método para detectar tráfego ferroviário
KR100684465B1 (ko) 철도 차량의 속도 측정 방법 및 그 장치
Nai et al. Design and optimization of positioning and speed measuring system in engineering application for medium-low speed maglev train
EA027383B1 (ru) Способ регистрации прохождения колесных пар подвижного состава и устройство для его осуществления
CN205396128U (zh) 一种列车车辆在线检测装置
US20210229716A1 (en) Methods and systems for ultra-wideband (uwb) based rail line sensing and safety
RU2477237C1 (ru) Устройство для контроля температуры нагрева подшипников осей вагона
KR20160066994A (ko) 차륜검지센서의 탈락을 검지할 수 있는 차축카운터시스템
Aknin et al. Eddy current sensor for the measurement of a lateral displacement. Applications in the railway domain
KR101834859B1 (ko) 이동체의 이동속도 및 위치 연산기능검증을 위한 검증 장치 및 방법
JP6896250B2 (ja) オープン形コイルの渦電流形センサ及びこれを用いたレール変位測定方法
Yang et al. High reliable unilateral inductive axle counting sensor system and applications
IT201800001942U1 (it) Un innovativo trasformatore amperometrico integrato per applicazioni ai circuiti di binario
WO2023196267A1 (en) Grade crossing control system and method for determining track circuit impedance
Steyn Electromagnetic Compatibility of Power Electronic Locomotives and Railway Signalling Systems
KR20170109980A (ko) 거리 측정 센서를 이용한 레일 간격 이상 지점 위치제공 시스템
BR112017011977B1 (pt) Sistema para detectar a presença de um fim de trilho em um trilho de uma linha férrea, método para detectar a presença de um fim de trilho em um trilho de uma linha férrea, e veículo sobre trilhos

Legal Events

Date Code Title Description
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 27/04/2017, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS