BR112018012291B1 - método para fabricar um objeto dental - Google Patents
método para fabricar um objeto dental Download PDFInfo
- Publication number
- BR112018012291B1 BR112018012291B1 BR112018012291-2A BR112018012291A BR112018012291B1 BR 112018012291 B1 BR112018012291 B1 BR 112018012291B1 BR 112018012291 A BR112018012291 A BR 112018012291A BR 112018012291 B1 BR112018012291 B1 BR 112018012291B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- abrasion
- preform
- channel
- projectile
- tool
- Prior art date
Links
Images
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61C—DENTISTRY; APPARATUS OR METHODS FOR ORAL OR DENTAL HYGIENE
- A61C13/00—Dental prostheses; Making same
- A61C13/0003—Making bridge-work, inlays, implants or the like
- A61C13/0004—Computer-assisted sizing or machining of dental prostheses
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61C—DENTISTRY; APPARATUS OR METHODS FOR ORAL OR DENTAL HYGIENE
- A61C13/00—Dental prostheses; Making same
- A61C13/0003—Making bridge-work, inlays, implants or the like
- A61C13/0006—Production methods
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61C—DENTISTRY; APPARATUS OR METHODS FOR ORAL OR DENTAL HYGIENE
- A61C13/00—Dental prostheses; Making same
- A61C13/0003—Making bridge-work, inlays, implants or the like
- A61C13/0022—Blanks or green, unfinished dental restoration parts
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61C—DENTISTRY; APPARATUS OR METHODS FOR ORAL OR DENTAL HYGIENE
- A61C13/00—Dental prostheses; Making same
- A61C13/08—Artificial teeth; Making same
- A61C13/083—Porcelain or ceramic teeth
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61C—DENTISTRY; APPARATUS OR METHODS FOR ORAL OR DENTAL HYGIENE
- A61C13/00—Dental prostheses; Making same
- A61C13/08—Artificial teeth; Making same
- A61C13/09—Composite teeth, e.g. front and back section; Multilayer teeth
Landscapes
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Veterinary Medicine (AREA)
- Epidemiology (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Oral & Maxillofacial Surgery (AREA)
- General Health & Medical Sciences (AREA)
- Dentistry (AREA)
- Public Health (AREA)
- Animal Behavior & Ethology (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Manufacturing & Machinery (AREA)
- Chemical & Material Sciences (AREA)
- Ceramic Engineering (AREA)
- Grinding And Polishing Of Tertiary Curved Surfaces And Surfaces With Complex Shapes (AREA)
- Dental Prosthetics (AREA)
- Dental Tools And Instruments Or Auxiliary Dental Instruments (AREA)
- Dental Preparations (AREA)
Abstract
Método para a fabricação de um objeto dental (1) por meio do processamento abrasivo de um projétil (2) feito de cerâmica ou um material plástico que se conecte à cerâmica, havendo variação para a fabricação de uma pré-forma (3) com um contorno externo (4), o qual diverge do contorno final externo (5) do objeto dental fabricado (1), em no mínimo um método abrasivo por meio de uma ferramenta de abrasão (6) em um equipamento de abrasão (7), um canal de abrasão (8) no projétil (2) ou em uma pré-forma anterior (9) já processada a partir do projétil (2), sendo o canal de abrasão (8) moldado em seus arredores (10) com os contornos externos (4) da pré-forma (3), e, para os contornos externos (4), a pré-forma (3) do canal de abrasão (8) será separada no mínimo com uma peça residual (12) do projétil (2) ou da pré-forma anterior (9).
Description
[0001] O presente invento se refere ao método para a fabricação de um objeto dental por meio do processamento abrasivo de um projétil feito de cerâmica ou um material de plástico que se conecte à cerâmica.
[0002] Projétil feito de cerâmica ou de um material plástico que se conecte à cerâmica normalmente não pode ser cortado para a fabricação de objetos dentais em virtude de sua rigidez. O processamento é possível exclusivamente por meio de abrasão, a partir do qual os projéteis de objeto dental são processados. No caso do status técnico, para isto, o projétil será preparado por polimento. Desta forma, até a eventual existência de uma haste de suporte, ou das áreas das paredes do projétil distanciadas do objeto dental, todo o material do projétil, o qual, ao final não é parte do objeto dental, é transformado em poeira polida por meio do processamento por abrasão. Este método leva bastante tempo. Por outro lado, consegue um alto nível de desgaste para o processamento por abrasão com a ferramenta de abrasão utilizada.
[0003] A tarefa deste invento é aperfeiçoar o método acima descrito, de modo que possa ser fabricado de forma mais rápida e com menos desgaste da ferramenta de abrasão.
[0004] Para a resolução desta tarefa, o invento propõe um método conforme a reivindicação de patente 1.
[0005] Em outras palavras, prevê-se que, por meio da abrasão do canal de abrasão nos projéteis ou em uma pré-forma anterior já processada, toda a peça residual do projétil ou da pré- forma anterior seja separada, para se obter primeiramente uma pré-forma quase um produto intermediário antes da fabricação dos contornos externos finais do objeto dental fabricado. Os contornos externos desta pré-forma correspondem, portanto, no mínimo ao todo, e não só ao contorno externo final do objeto dental fabricado. No caso deste método conforme o invento, somente o material que será polido no canal de abrasão será transformado em poeira de abrasão. As peças residuais serão separadas por meio do canal de abrasão como peças ainda maiores e relacionadas ao projétil ou separadas da pré-forma anterior. Isto ocorre essencialmente mais rápido que a descrição acima, no caso do status técnico do método conhecido, pois não é todo o material que será polido, o qual, ao final, não será parte do objeto dental e será transformado em poeira de abrasão. Além da vantagem temporal, no caso deste método, também reduz- se claramente o desgaste na ferramenta de abrasão diante do status técnico. De preferência, no mínimo uma peça residual será separada no caso da apresentação do método conforme o invento de forma completa a partir do projétil ou da pré-forma anterior. Com o canal de abrasão, pode-se obter basicamente inclusive uma junção, por exemplo, em forma de uma redução ou um ponto de interrupção, que possibilitará então a interrupção desejada no mínimo de uma peça residual do projétil ou da pré- forma anterior ao longo do canal de abrasão. A referida separação da peça residual na reivindicação de patente 1 pode ser apresentada também como uma separação parcial.
[0006] Em contraposição aos cortes, os quais sempre são executados com um corte definido, trata-se, no caso da abrasão, de uma forma de processamento de material no qual a ferramenta de abrasão identifica uma variedade de cortes geométricos indefinidos, por exemplo, em forma de perfuradores de abrasão. Estes, na maioria das vezes, possuem alta velocidade quando não estão em contato com o material separado para polimento. No caso do polimento, os inúmeros cortes indefinidos da ferramenta de abrasão separam somente as partículas muito pequenas em forma de poeira de abrasão, enquanto que, nos cortes ou demais formas de processamento, como furadeiras, normalmente origina-se grandes pedaços de cortes.
[0007] O conceito de polimento interno do canal de abrasão no projétil ou na pré-forma anterior designa a forma de partida do canal de abrasão por meio do processamento por abrasão ou polimento. No caso do canal de abrasão, trata-se de uma junção, a qual é conectada ao projétil ou à pré-forma anterior. Sendo o canal de abrasão totalmente montado, a peça residual ou as peças residuais do projétil e/ou da pré-forma anterior são totalmente separadas. De forma preferencial prevê-se que as bordas do canal de abrasão sejam montadas entre si, havendo um trajeto geral do canal de abrasão com um intervalo constante.
[0008] Em especial, as formas de configuração preferenciais do método conforme o invento prevê que a profundidade de inserção da ferramenta de abrasão no projétil ou na pré-forma anterior, no caso da conexão do canal de abrasão, seja tão grande que o canal de abrasão possa ser montado em um único método de polimento. No caso destas formas de configuração, também separa-se no mínimo uma peça residual por meio de um único método de polimento do projétil ou da pré-forma anterior. Outras variantes do invento podem também prever que a profundidade de inserção da ferramenta de abrasão no projétil ou na pré-forma anterior, no caso da conexão do canal de abrasão, seja configurada no tamanho em que o canal de abrasão, em poucos métodos de polimento, no máximo cinco, chegue à profundidade total e, com isto, separe a peça residual do projétil ou da pré-forma anterior. Sendo necessário mais de um método de polimento, o canal de abrasão será primeiramente configurado em um primeiro ou nos primeiros métodos de polimento como profundidade em forma de porca de parafuso ou fluxo. Somente com o último método de polimento será então separado o canal de abrasão para, de preferência de forma completa, separar a peça residual da junção e do projétil e/ou da pré-forma, de preferência, de forma completa.
[0009] A integridade da metade será indicada, de modo que, não somente uma, mas sim várias peças residuais poderão ser separadas por meio de um único canal de abrasão do projétil ou da pré-forma anterior, para se obter a pré-forma. Ao longo de todo o canal de abrasão não deve haver nenhuma peça residual nos lados adjacentes para o contorno externo da pré-forma. Em especial, então, caso o canal de abrasão seja um pouco mais largo e/ou as margens do projétil ou da pré-forma anterior, também pode haver áreas em que não haja absolutamente nenhuma peça residual.
[0010] De forma preferencial, o método para a fabricação de contornos externos finais do objeto dental a ser fabricado conforme o invento será exclusivamente polido. Porém, também há possíveis combinações do invento com outras etapas de trabalho para o processamento do projétil ou da pré-forma anterior.
[0011] No caso da peça residual, trata-se de uma peça do projétil ou da pré-forma anterior, a qual é essencialmente maior, e preferencialmente dez vezes maior, que o tamanho de um grão de polimento da poeira de abrasão originada. O tamanho do grão de poeira de abrasão na ocasião do polimento da cerâmica ou do material plástico que se conecte à cerâmica, possui normalmente um diâmetro de 3μm (micrometros) até 250 μm, frequentemente de 50 μm até 100 μm. No caso da peça residual ou das peças residuais, trata-se de uma peça descartável, a qual será descartada. As peças residuais podem também ser de um tamanho em que possam ser aplicadas como projétil ou pré- forma anterior para a fabricação de outro objeto dental com o método conforme o invento, ou inclusive outro método.
[0012] No caso dos objetos dentais, os quais possam ser fabricados conforme o invento, trata-se em especial de próteses dentárias. Estes são produtos como, por exemplo, dentes artificiais, pontes e semelhantes, os quais são previstos para permanecer de forma permanente na boca do paciente, para que substituam ou complementem os dentes naturais existentes. Com o método conforme o invento pode-se, em especial, fabricar também objetos dentais que sejam equipamentos dentais auxiliares, por exemplo, para a fabricação de próteses dentais ou para dentes provisórios. Estes produtos são necessários para a fabricação ou para a construção de próteses dentárias na boca do paciente, ou somente inseridos na boca do paciente de forma temporária, porém, que não ficam permanentemente na boca dos pacientes.
[0013] Como já foi acima demonstrado, a pré-forma pode ser fabricada com o método conforme o invento a partir de um projétil, porém, também a partir de uma pré-forma anterior. O contorno externo da pré-forma diferencia-se no mínimo nas áreas alcançáveis, tanto nos contornos externos finais do objeto dental por último fabricado, quanto dos contornos externos originais do projétil ou dos contornos externos da pré-forma anterior. O projétil é, portanto, conforme a linguagem usual, por exemplo, no comércio de revenda do produto, identificado com cantos externos bastante diferenciados. Também são conhecidos projéteis em forma de disco e placas, como cubos, quadrados ou demais projéteis existentes no comércio. Uma pré- forma anterior é resultante de quaisquer etapas de processamento de material a partir do projétil. A pré-forma anterior também não identifica mais os mesmos contornos externos que o projétil. Ela também não identifica o mesmo contorno externo que a pré-forma. Com o método conforme o invento, é possível fabricar primeiramente uma pré-forma, para então, preferencialmente por meio do processamento polido, processar os contornos externos finais do objeto dental a ser fabricado. O método conforme o invento pode, porém, ser aplicado de forma interativa em vários passos. Assim, uma pré- forma fabricada primeiramente conforme o invento a partir de um projétil, na ocasião da aplicação do método conforme o invento, pode ser utilizada como pré-forma anterior para a fabricação de outra pré-forma. Este processo pode ser apresentado de forma variada, prevendo-se normalmente que os contornos externos se aproximem no mínimo de uma peça, próxima aos contornos externos finais do objeto dental fabricado, sendo processados como contorno externo da pré-forma anterior a partir da pré-forma. A integridade da metade será indicada, de modo que, no caso de tal processo de fabricação interativo, nem todas as etapas de processo sejam executadas obrigatoriamente conforme o invento. As pré-formas anteriores também podem ser fabricadas de modo diferente. Por exemplo, poderia ser possível o corte de um projétil primeiramente em uma peça, para se fabricar uma pré-forma anterior, a qual será processada então com o método conforme o invento, produzindo uma pré-forma.
[0014] As formas de configuração preferenciais para o invento preveem, em todo caso, que após a fabricação da pré- forma, os contornos externos finais do objeto dental fabricado seja fabricado exclusivamente, ou no mínimo, também por meio de outro polimento da pré-forma. Desta forma, conforme foi dito, a partir da pré-forma são processados os mesmos contornos externos finais do objeto dental fabricado. Da mesma forma podem ocorrer também outras etapas entre si, conforme as quais então as pré-formas fabricadas como pré-formas anteriores sejam processadas para a fabricação de novas pré-formas antes da fabricação do contorno externo final do objeto dental fabricado. A pré-forma anterior também poderia ser descrita, para facilitar a denominação, como forma rudimentar ou forma mecanismo.
[0015] No caso dos materiais a serem processados por meio do invento, trata-se de cerâmica ou de material plástico que se conecte à cerâmica, o qual normalmente é identificado por uma rigidez muito grande e frequentemente também quebradiço. Em especial, trata-se das chamadas cerâmica-vidro, cerâmica dissilicato de lítio, conforme, por exemplo, propostos nos nomes comerciais do Ivoclar e.max e Vita Suprinity, ou materiais de plástico que se conectem à cerâmica com características físicas semelhantes. Como valores de identificação do material para as formas de configuração de tais cerâmicas ou materiais que se conectem à cerâmica, a capacidade de ruptura deve ser inferior ou igual a 15MPam1/2 (ângulo de metro Mega Pascal) e/ou espessuras de ruptura inferiores ou iguais a 0,1% e/ou densidades finais inferiores ou iguais a 6,0g/cm3 (grama por centímetro cúbico) e/ou módulo E inferior ou igual a 120 GPa (Giga Pascal).
[0016] Nos termos de um possível método simples e imediato para a fabricação conforme o invento da referida pré-forma, prevê-se preferencialmente formas de configuração do método conforme o invento, de modo que a ferramenta de abrasão se estenda na direção de todo o trajeto, e durante todo o método de polimento para a fabricação do canal de abrasão ou durante todos os métodos de polimento para a fabricação do canal de abrasão exclusivamente com sua direção de trajeto, os equipamentos sejam organizados de forma paralela entre si. Em outras palavras, durante o ou todos os métodos de polimento para a fabricação do canal de abrasão da ferramenta de abrasão, muda-se tanto a oscilação em seu ângulo de posição quanto relativamente ao projétil ou quanto à pré-forma anterior. Em especial, por meio de tal método, pode-se fabricar os contornos externos da pré-forma, sendo no mínimo a superfície lateral de todo o cilindro. Neste caso, a retirada dos conceitos de cilindro e sua superfície lateral quanto ao significado da definição matemática, significa que a superfície lateral de tal cilindro advém da transferência paralela das linhas ou criações ao longo de uma curva, as quais também são denominadas diretrizes. A superfície lateral pode ser denominada também como superfície cilíndrica, e diferencia-se das superfícies básicas do cilindro de fato. As diretrizes podem ser abertas, ou preferencialmente fechadas.
[0017] Nas formas de configuração preferenciais do método conforme o invento prevê-se que o canal de abrasão seja configurado de modo que os contornos externos finais do objeto dental fabricado permaneçam integralmente dentro ou no máximo nas áreas ao longo do contorno externo da pré-forma. Em outras palavras, estas formas de configuração preveem também que os contornos externos finais não se sobreponham sobre nenhum contorno externo. Isto é válido tanto em bidimensões quanto em uma observação tridimensional.
[0018] Com referência à superfície lateral descrita de um cilindro completo, pode-se prever que, em uma superfície lisa, os níveis ortogonais vistos direcionem uma projeção paralela dos contornos externos finais do objeto dental fabricado neste nível de corte ou dentro de uma linha de corte dos contornos externos da pré-forma com o nível de corte. Os raios de projeção da projeção paralela são direcionados, portanto, de forma favorável paralelamente à direção do trajeto, sendo esta direção do trajeto o da ferramenta de abrasão durante o método de polimento por todo o seu trajeto.
[0019] Para a conexão do canal de abrasão no projétil ou na pré-forma anterior existem diversas possibilidades. Preferencialmente trata-se, em todo caso, no caso da ferramenta de abrasão, de um objeto em uma direção de trajeto, a qual identifique, preferencialmente, no mínimo seu eixo de extensão com uma superfície de rotação simétrica, a qual suporte o grão de polimento ou os vários cortes geométricos indefinidos. Esta superfície pode, por exemplo, ser configurada por uma forma de cilindro liso, em especial por formas cilíndricas lisas e circulares, porém, também em forma de esfera ou ainda de outra forma.
[0020] Em todo caso é possível que a movimentação da ferramenta de abrasão, na ocasião do polimento do canal de abrasão, realize, no projétil ou na pré-forma como uma interferência, uma rotação da ferramenta de abrasão para seus eixos de extensão e um movimento de avanço ao longo da direção da extensão do canal de abrasão. Nesta forma de configuração, a largura do canal de abrasão a ser fabricado corresponde essencialmente à largura da ferramenta de abrasão, ou é minimamente maior.
[0021] Em outras formas de configuração, o movimento da ferramenta de abrasão pode, no caso do polimento do canal de abrasão, se mover no projétil ou na pré-forma anterior, porém, também com interferência de três movimentações. Assim, nestas formas de configuração atuam uma interferência na rotação da ferramenta de abrasão, seus eixos de extensão com um movimento de avanço ao longo da direção da extensão do canal de abrasão, e com um movimento da ferramenta de abrasão com os seus eixos de extensão no mínimo com um componente de movimento ortogonal em direção à extensão do canal de abrasão. Neste caso adverte- se que tanto o movimento de avanço na direção da extensão do canal de abrasão, quanto também o componente de movimento ortogonal na direção da extensão do canal de abrasão são por fim somente um movimento relativo entre o projétil ou a pré- forma anterior, e, por outro lado, a ferramenta de abrasão. Se somente a ferramenta de abrasão ou somente o projétil, ou somente a pré-forma anterior, ou ambos, estiverem em movimento, no caso da execução do método conforme o invento, a escolha se torna livre.
[0022] Também adverte-se, portanto, que a direção da extensão do canal de abrasão não precisa ser incondicionalmente reto ou linear. O canal de abrasão pode ser reto ou curvado, ou a área pode ser meio curva ou meio circular, etc. A direção de extensão do canal de abrasão é, por fim, a direção ao longo do canal de abrasão.
[0023] Os componentes de movimento ortogonal para a direção da extensão do canal de abrasão podem atuar por meio do movimento da ferramenta de abrasão com seus eixos de extensão sobre trilhos fechados para movimentação como, por exemplo, um trilho circular, um trilho em elipse ou retangular. No caso destas formas de configuração, poderíamos também falar em rotações de polimento ou trocóide.
[0024] De forma básica, o método conforme o invento também pode ser executado com equipamentos de polimento, nos quais a movimentação da ferramenta de abrasão e do projétil ou da pré- forma anterior, ou ainda os movimentos relativos executados podem ser controlados manualmente, de modo que o canal de abrasão seja conectado ao projétil ou à pré-forma anterior. Preferencialmente, porém, o método conforme o invento será totalmente controlado por computador com equipamentos de polimentos, ou pelo menos parcialmente automatizado. No caso do status técnico, são conhecidos tanto os controles manuais quanto os computadorizados para os equipamentos de polimento adequados, de modo que isto não precisará ser novamente explicado.
[0025] Além do método conforme o invento, o invento se refere também a um programa de computador para o controle de um equipamento de polimento, o qual será programado para a fabricação do objeto com um método conforme o invento. Trata- se, em outras palavras, de um programa de computador que prevê, ou consegue, executar o método conforme o invento por meio de um equipamento de polimento. Novamente em outras palavras, o programa de computador é programado ou configurado de modo que possa controlar o equipamento de polimento, assim, o método conforme o invento pode ser executado com este equipamento de polimento.
[0026] Outras características e especificidades preferenciais nas formas de configuração do invento constam a partir da descrição de figuras a seguir. Estas mostram:
[0027] Fig. 1 - um projétil em representação parcial em corte transversal com o objeto dental a ser fabricado e a pré- forma;
[0028] Fig. 2 - somente a pré-forma da Fig. 1;
[0029] Fig. 3 - outra pré-forma;
[0030] Fig. 4 - uma visão lateral do projétil com a pré-forma indicada e o canal de abrasão indicado;
[0031] Fig. 5 - uma visão como na Fig. 4 de uma forma deconfiguração alternativa de uma pré-forma;
[0032] Fig. 6 - uma representação da primeira possibilidade de conexão do canal de abrasão;
[0033] Fig. 7 até 11 - representação esquemática de outras possibilidades de conexão de um canal de abrasão;
[0034] Fig. 12 - uma representação esquemática para a fabricação de um canal de abrasão em um método de abrasão;
[0035] Fig. 13 - uma representação esquemática para a fabricação de um canal de abrasão com no mínimo dois métodos de abrasão, e
[0036] Fig. 14 - uma representação de um equipamento de polimento controlado por computador para a implantação do método conforme o invento.
[0037] A Figura 1 mostra primeiramente, como exemplo, um projétil em formato quadrado feito de cerâmica ou de um material plástico que se conecte à cerâmica, a partir do qual o objeto dental 1 será processado com o método de abrasão. Na ocasião do objeto dental 1, trata-se, neste exemplo de apresentação, de uma prótese dental em forma de um dente artificial. Este possui contornos externos finais 5. Como contorno externo 4 ou contorno externo final 5 serão denominadas as respectivas superfícies externas do referido corpo. O projétil 2 está na área em que o objeto dental 1 será processado, representado na Fig. 1 em corte transversal. O objeto dental 1 a ser processado é, conforme conhecido, conectado à haste de suporte 26 com uma área de base 25 do projétil 2. A área de base 25 pode ser removida dentro de um período por meio da remoção da haste de suporte 26.
[0038] No caso do status técnico, todas as áreas do projétil 2, as quais não estão ao final do objeto dental 1, formam a haste de suporte 26 ou as áreas de base 25, transformada pelo processamento por polimento em poeira de polimento. No caso do invento, ao contrário, para a fabricação de uma pré-forma 3 com um contorno externo 4, o qual diverge dos contornos externos finais 5 do objeto dental 1 a ser fabricado, é conectado no mínimo um método de abrasão por meio da ferramenta de abrasão 6 do equipamento de polimento 7 na visão lateral conforme a Fig. 4, representando o canal de abrasão 8 no projétil 2. Nas margens 10 do canal de abrasão 8 é formado, portanto, o contorno externo 4 da pré-forma 3. Nas margens adjacentes 11 do contorno externo 4 da pré-forma 3 do canal de abrasão 8 será separada a peça residual 12 do projétil 2. Desta forma, um pequeno volume, a saber somente o volume do canal de abrasão 8, pode ser polido. Isto economiza tempo e reduz o desgaste da ferramenta de polimento 6. No exemplo apresentado, conforme mostra as Fig. 1 e 2, o contorno externo 4 da pré- forma 3, a qual se diferencia dos contornos externos finais 5 do objeto dental 1, é formado por meio da superfície lateral24 de um cilindro completo e ambas as superfícies deste cilindro juntas. Nas figuras 1 e 2 trata-se de superfícies destes cilindros completos para projeções paralelas 17 dos contornos externos finais 5 do objeto dental 1 em níveis de corte 16. Estes níveis de cortes estão na ortogonal sobre a superfície lateral 24. A integridade da metade será indicada nesta posição, de modo que as projeções paralelas formem uma figura de pontos de uma área tridimensional, em especial uma tridimensão do objeto dental 1, sobre os pontos em níveis indicados, sendo no caso o nível de corte 16, sendo representado na Fig. 1 como raios de projeção 19 paralelos entre si. As projeções paralelas 17 assim criadas e indicadas na Fig. 1 poderiam ser denominadas também como áreas de projeção paralela. Estas projeções paralelas 17 estão limitadas nos níveis de corte 16 por meio das linhas de corte 18. Nas figuras 1 e 2 trata-se, no caso das linhas de corte 18, de linhas de corte cós contornos externos 4 da pré-forma 3 com o respectivo nível de corte 16. A superfície lateral 24, a qual é formada por uma área parcial de todo o contorno externo 4 da pré-forma 3 conforme as Fig. 1 e 2, é originada pela realocação paralela de uma linha ao longo da linha de corte 18. A linha de corte 18 forma, no sentido matemático, uma diretriz para esta realocação paralela. A linha paralela ou criada permanece paralela à direção do trajeto 15 da ferramenta de abrasa 6 montada. Nas Fig. 1 e 2, a projeção paralela 17 é restrita, portanto, à linha de corte 18 do contorno externo 4 da pré-forma 3 com o nível de corte 16. Conforme o invento, pode-se prever também que as projeções paralelas 17 permaneçam dentro de uma linha de corte 18 da área nos arredores. Tal exemplo de apresentação será melhor esclarecido com base na Fig. 5 abaixo. Em todo o caso, seria mais favorável se os contornos externos finais 5 do objeto dental 1 a ser fabricado estivessem dentro ou no máximo nas proximidades ao longo do contorno externo 4 da pré-forma 3. Isto é mostrado no exemplo de apresentação conforme as Fig. 1 e 2 do caso. A Fig. 2 mostra os contornos externos 24 da pré- forma 4 criados pela conexão do canal de abrasão 8 por meio da ferramenta de abrasão 6, os quais constam a partir da soma da superfície lateral 24, do cilindro total e das projeções paralelas 17 nos respectivos níveis de corte 16, conforme mostra a Fig. 1. Por meio da conexão conforme o invento do canal de abrasão 8 no projétil 2, não se pode mais separar a peça residual 12 apresentada do projétil 2. Na ocasião do método de abrasão para a fabricação do canal de abrasão 8, a ferramenta de abrasão 6 foi configurada exclusivamente com seu trajeto de comprimento 15 em direções paralelas entre si. Uma das direções de trajeto de comprimento 15 está esquematizada na Fig. 2 como seta. Simplificando, a ferramenta de abrasão 6 representada na Fig. 1 na ocasião dos cortes do canal de abrasão para a formação dos contornos externos 4 ou da superfície lateral 24 da pré-forma 3 estão sempre na posição paralela à seta 15 na Fig. 2.
[0039] Como já foi apresentado, os contornos externos 4 da pré-forma 3 se diferenciam tanto dos contornos externos do projétil 2 original quanto do contorno externo final 5 do objeto dental 1 a ser fabricado. Na maioria das vezes, o contorno externo 4 da pré-forma 3 possui uma aproximação dos contornos externos finais 5 do objeto dental 1, os quais ainda precisam ser polidos para criar o contorno externo final 5 do objeto dental 1.
[0040] Para se obter isto, agora a pré-forma 3 conforme a Fig. 2 pode ser polida do modo já conhecido, de modo que, ao final, sejam criados os contornos externos finais 5 do objeto dental 1. Porém, também é possível utilizar a pré-forma conforme a Fig. 3 como uma pré-forma anterior 9 e, com isto, como ponto de partida para uma nova utilização do método conforme o invento, aproximando novamente os contornos externos finais 5 do objeto dental 1. Para isto pode-se, por exemplo, inserir um segundo canal de abrasão 8 na pré-forma 3 utilizada, e agora como pré-forma anterior 9, conforme a Fig. 2. Desta forma, uma outra peça residual 12 não representada será separada da pré-forma 3 conforme a Fig. 2. O resultado final desta nova utilização do método conforme o invento está representado na Fig. 3. A pré-forma 3 utilizada a partir da pré-forma anterior 9 conforme a Fig. 2, agora pré-forma 3 criada conforme a Fig. 3, é comparada nos contornos externos 4 com a pré-forma 3 conforme a Fig. 2 próxima aos contornos externos finais 5 do objeto dental 1 conforme a Fig. 1. Esta, porém, não é idêntica à anterior. Os contornos externos finais do objeto dental 1 permanecem, porém, sempre completamente dentro ou no máximo nos arredores do contorno externo 4 da pré-forma 3 conforme a Fig. 3. Na ocasião do polimento do canal de abrasão 8 não explicitado neste exemplo na pré-forma anterior 9 conforme a Fig. 2, a direção do trajeto de comprimento da ferramenta de abrasão 6 será mantida sempre na direção paralela com a seta 27 na Fig. 3. Esta direção 27 está mostrada no exemplo de apresentação na ortogonal sobre a seta 15 na Fig. 3, simbolizando a direção também indicada na Fig. 2. Tratam-se, portanto, de direções paralelas de comprimento 15, nas quais a ferramenta de abrasão 6 foi mantida para a criação do primeiro canal de abrasão 8 para o processamento da pré-forma 3 conforme a Fig. 2. Naturalmente estas direções 15 e 27 não precisam permanecer ortogonais entre si na ocasião das utilizações interativas do método conforme o invento.
[0041] A Fig. 4 mostra agora, em uma representação esquemática, o decorrer do canal de abrasão 8, como conectá- lo ao projétil 2, para a fabricação da pré-forma 3 conforme as Fig. 1 e 2. No caso da Fig. 4, trata-se de uma visão lateral da direção 39 sobre a situação conforme a Fig. 1. Por meio desta utilização do método, a peça residual 12 é separada do projétil 2 por meio do canal de abrasão 8. O que resta é a pré-forma 3 com seus contornos externos 4. Na ocasião da conexão do canal de abrasão 8, a margem 10 do canal de abrasão 8 forma os contornos externos 4 da pré-forma. Na margem adjacente 11 do canal de abrasão 8, a peça residual 12 é separada do projétil 2. A margem 10 do canal de abrasão 8 forma, com isto, a superfície lateral 24 da pré-forma 3 moldada como cilindro completo. Na Fig. 4, as projeções 17 formam as superfícies do cilindro, as quais também podemos chamar de superfícies de projeção. A direção de comprimento 22 do canal de abrasão 8 conectado ao projétil 2 está indicada na Fig. 4. Esta não deve, em caso algum, conforme acima descrito, ser linear ou em linha reta.
[0042] A Fig. 5 mostra, como exemplo, que os contornos externos 4 da pré-forma 3 não precisam obrigatoriamente ter como base uma projeção paralela 17 do último contorno externo final 5 fabricado para o objeto dental 1. Basta que o contorno externo final 5 do objeto dental 1 a ser fabricado esteja completamente dentro ou no máximo nos arredores ao longo do contorno externo 4 da pré-forma 3. Neste sentido, na variante conforme a Fig. 5, por meio da conexão do respectivo canal de abrasão 8, cria-se um contorno externo 4 da pré-forma 3, no qual o contorno externo final 5 e, com isto, também as projeções paralelas 17 do objeto dental 1 são ajustados, sem que haja grande semelhança na forma entre o contorno externo 4 da pré-forma 3 e os contornos externos finais 5 do objeto dental a ser por último fabricado. Inclusive no caso da variante conforme a Fig. 5, o efeito atingido conforme o invento é a separação da peça residual 12 do projétil 2 por meio do canal de abrasão 8. Também no caso da variante conforme a Fig. 5, a partir da pré-forma 3, pode-se polir os contornos externos finais 5 do objeto dental 1 com poucos esforços. Isto ocorre por meio da utilização interativa do método conforme o invento ou por meio da conexão direta dos contornos externos finais 5 na pré-forma 3.
[0043] As variantes na Fig. 4 e na Fig. 5 são comuns, de modo que, assim como em outras formas de configuração preferenciais do invento, prevê-se que as margens adjacentes entre si 10 e 11 do canal de abrasão 8, nas áreas que formam entre si as margens adjacentes 10 e 11 do canal de abrasão 8, sobre todo o percurso do canal de abrasão 8 na direção do comprimento 22 do canal de abrasão 8, haja um intervalo constante entre estes. Isto é válido preferencialmente para as visões laterais, conforme mostrado nas Fig. 4 e 5, a partir da direção 39 sobre a situação conforme a Fig. 1, inclusive a partir da direção paralela à direção do trajeto de comprimento 15 da ferramenta de abrasão 6. Na direção da profundidade de inserção 13 da ferramenta de abrasão 6, como representado nas Fig. 12 e 13, o intervalo formado entre as paredes das margens 10 e 11 do canal de abrasão é constante, mas também pode variar. Se utilizarmos como exemplo uma ferramenta de abrasão 6 em forma de cilindro circular, as paredes formadas pelas margens 10 e 11 do canal de abrasão 8 seriam paralelas entre si, conforme mostram as Fig. 12 e 13. Estas também preveem, portanto, na direção de inserção de profundidade 13 da ferramenta de abrasão 6, um intervalo constante entre si. Se, ao contrário, utilizarmos, por exemplo, uma ferramenta de abrasão 6 com superfície lateral cônica, isto pode levar à formação de paredes nas margens 10 e 11 do canal de abrasão 8 na direção da profundidade de inserção 13 da ferramenta de abrasão 6, não havendo intervalo constante entre si, mas sim, por exemplo, trajetos adjacentes entre si. Também nestas últimas variantes apresentadas prevê-se preferencialmente que as margens 10 e 11 adjacentes entre si do canal de abrasão 8 se formem nas áreas em ambas as margens 10 e 11 adjacentes entre si do canal de abrasão 8, tendo todo o percurso do canal de abrasão 8 na direção do comprimento 22 do canal de abrasão 8 um intervalo constante entre si.
[0044] Com base nas Fig. 6 até 11 são apresentadas agora variantes como a inserção dos canais de abrasão 8 no projétil 2 ou a pré-forma anterior 9. Desta forma, preferencialmente, utiliza-se a respectiva ferramenta de abrasão 6 ao longo do trajeto, conforme representado na Fig. 1, porém, também nas Fig. 12 e 13. Sobre a superfície externa e, em especial, nas superfícies laterais desta ferramenta de abrasão 6, também pode-se classificar uma variedade de grãos de polimento, formando os cortes indefinidos necessários para o polimento.
[0045] Nas Fig. 6 ,7 e 11 está representado o respectivo plano aéreo sobre o canal de abrasão 8. Nesta visão aérea estarão representadas as ferramentas de abrasão 6 da respectiva intersecção esquemática em formato circular, as quais normalmente estão em sua direção de comprimento 15.
[0046] Na variante conforme a Fig. 6 trata-se do movimento da ferramenta de abrasão 6 na ocasião da conexão do canal de abrasão 8 no projétil 2 ou na pré-forma anterior 9, para a sobreposição de dois movimentos. Um possui a rotação 20 da ferramenta de abrasão 6 sobre seus eixos de extensão 21, sendo os eixos de extensão 21 percorridos na direção do trajeto de comprimento. Esta rotação 20 será sobreposta pela variante conforme a Fig. 6 por um movimento de impulsão, o qual ocorrerá ao longo da direção de comprimento 22 do canal de abrasão 8. No caso deste método, a largura do canal de abrasão 8, inclusive o intervalo entre suas margens 10 e 11, é igualmente maior ou somente um pouco menor que o diâmetro da ferramenta de abrasão 6. O movimento de impulsão na direção do trajeto 22 do canal de abrasão 8 é originado por meio do movimento relativo entre a ferramenta de abrasão 6 e o projétil 2, ou pré-forma anterior 9. Se, para a criação deste movimento relativo da ferramenta de abrasão 6, ou do projétil 2, ou da pré-forma anterior 9, houver movimento, ou forem apresentados ambos os movimentos, estes serão por fim secundários.
[0047] As Fig. 7 até 11 servem para representar uma variante por meio da qual a movimentação da ferramenta de abrasão 6, na conexão do canal de abrasão 8 no projétil 2 ou na pré-forma anterior 9, esteja em sobreposição de três movimentos. Adicionalmente a ambas as formas de movimento de rotação 20 e do impulso na direção de trajeto 22 do canal de abrasão 8, nas Fig. 7 até 11 estão previstas ainda uma sobreposição com um movimento da ferramenta de abrasão 6 por meio de seus eixos de extensão 21, com no mínimo um componente de movimento 23 ortogonal para a direção do trajeto 22 do canal de abrasão 8. Desta forma, é criado um canal de abrasão 8 com uma largura, inclusive um intervalo criado entre as margens 10 e 11, o qual normalmente é maior que o diâmetro da ferramenta de abrasão 6. Este método também poderia ser denominado polimento em rotação. Para a surpresa de todos, no caso deste tipo de polimento, obtém-se uma propulsão ainda mais rápida de polimento no caso de menor desgaste da ferramenta de abrasão 6. O movimento adicional com um componente de movimento 23 ortogonal na direção de comprimento 22 já prevê, por si só, formas de configuração preferenciais para um movimento dos eixos de extensão 21 da ferramenta de abrasão 6 sobre um circuito de trilhos fechados. Um exemplo de tais trilhos fechados que pode ser realizado são as apresentações esquemáticas nas Fig. 8 até 10. Na Fig. 8 é apresentado o eixo de extensão 21 da ferramenta de abrasão 6 sobre um trilho circular 28; na Fig. 9 sobre trilhos em elipse 29 e na Fig. 10 sobre trilhos retangulares 30. Inclusive outras formas de trilhos são possíveis. Nas Fig. 8 até 10 são possíveis as indicações de visibilidade da metade, porém, somente nos eixos de extensão 21 da ferramenta de abrasão 6 em posições selecionadas ao longo dos respectivos trilhos 28, 29 e 30.
[0048] Caso realizemos a sobreposição destes três movimentos com um movimento dos eixos de extensão 21 sobre um trilho circular 28 conforme a Fig. 8, ocorreria, caso o movimento dos eixos de extensão 21 fosse rastreado, em geral em trilhos trocóide 31 em forma de um cicloide prolongado. Isto está representado de forma esquematizada na Fig. 11. Poderíamos chamar esta forma de configuração de polimento em rotação também de polimento trocóide.
[0049] Como já foi apresentado no início, prevê-se preferencialmente que o canal de abrasão 8 seja inserido em um único método de abrasão no projétil 2 ou na pré-forma anterior 9, e, com isto, a peça residual 12 ou as peças residuais 12 sejam separadas com este único método de abrasão do projétil 2 ou da pré-forma anterior 9, preferencialmente de forma completa. Para isto, a profundidade de inserção 13 da ferramenta de abrasão 6 é inserida no projétil 2 ou na pré- forma anterior 9 na ocasião da conexão do canal de abrasão, de modo que o canal de abrasão 8 seja moldado em um único método de abrasão em sua profundidade total 14. Isto está apresentado como exemplo na Fig. 12. A ferramenta de abrasão 6 penetra portanto o projétil 2 em sua profundidade total 14. Na Fig. 12 está a ferramenta de abrasão 6 ainda sobre ambos os lados com uma peça sobre o projétil 2.
[0050] De forma alternativa pode-se também prever que sejam necessários vários métodos de polimento para a formação do canal de abrasão 8 em sua profundidade total 14. De preferência, a quantidade de métodos de polimento também é restrita, em alguns casos, a no máximo cinco métodos. A Fig. 13 mostra um exemplo de forma de configuração na qual são necessários dois métodos de polimento para se formar o canal de abrasão 8 em sua total profundidade 14, assim, a peça residual 12 é separada por completo do projétil 2. A Fig. 13 mostra um exemplo de profundidade de inserção 13 no caso do primeiro método de polimento. Conforme a inserção de acordo com a Fig. 13 da profundidade de inserção 13 da ferramenta de abrasão 6, sendo inferior à profundidade total 14, a peça que permanece do canal de abrasão 8 é inserida em um segundo método de polimento. Para isso pode-se, por exemplo, girar o projétil 2 em 180°, assim, consegue-se terminar o outro lado do canal de abrasão 8 com a ferramenta de abrasão. Da mesma forma também é possível realizar o segundo método de polimento no mesmo lado conforme a situação da Fig. 13 representa, caso configuremos a profundidade de inserção 13 da ferramenta de abrasão 6 de forma correspondente, de modo que a profundidade total 14 seja atingida. Além disso, adverte-se que após a fabricação do canal de abrasão 8 em sua profundidade conforme a Fig. 13 deste canal de abrasão 8, também pode-se utilizar pontos de ruptura na retirada da peça residual 12 do projétil 3. O que foi aqui ilustrado é válido obviamente também para a conexão de um canal de abrasão 8 em uma pré-forma anterior 9.
[0051] A Fig. 14 mostra agora esquematizada e como exemplo um computador de controle 38, ou seja, um equipamento de abrasão 7 controlado por meio de computador, por meio do qual é executado o método conforme o invento. O equipamento de abrasão 7 abrange a ferramenta de abrasão 6, a qual é suportada pelo suporte de ferramenta 37 e pode ser girada por seus eixos de extensão para a criação da rotação 20. De forma preferencial, a ferramenta de abrasão 6 pode, juntamente com o suporte de ferramenta 37, inclusive em adição às direções de movimento 35, se movimentarem na cavidade de processamento 32 do equipamento de abrasão 7. O projétil 2 não representado no desenho ou ainda a pré-forma anterior 9 será fixada na estrutura de projétil 36 com um braço de suporte 34. O braço de suporte 34 pode oscilar conforme as formas de configuração em eixos de oscilação 40. O projétil 2 ou a pré-forma anterior 9 na estrutura de projétil 36 pode oscilar para eixos de oscilação 41. Os eixos de oscilação 40 e 41 são organizados entre si preferencialmente na ortogonal. Com tais equipamentos de abrasão já conhecidos 7 pode-se realizar tanto métodos molhados quanto de polimento a seco. A cavidade de processamento 32 pode ser lacrada por meio de uma válvula 33, para impedir a saída de poeira e/ou a umidade durante o método de polimento. O controle do equipamento de abrasão 7 pode ocorrer basicamente de forma manual. De preferência ocorre um controle e, comisto, a implantação do método conforme o invento por meio do equipamento de polimento 7, porém, controlado por computador por meio do computador de controle 38, conforme ilustra a Fig. 14. Para executar o método conforme o invento, o computador de controle 38 funciona com um programa de computador conforme o invento, o qual controla o equipamento de polimento 7, de modo que, por meio do equipamento de polimento 7, o objeto dental possa ser fabricado mediante a implantação do método conforme o invento. Legenda para as indicações com números: 1 Objeto dental 22 Direção de extensão 2 Projétil 23 Componentes de movimento 3 Pré-forma 24 Superfície lateral 4 Contorno externo 25 Área de base 5 Contorno externo final 26 Haste de suporte 6 Ferramenta de abrasão 27 Seta 7 Equipamento de polimento 28 Trilho circular 8 Canal de abrasão 29 Trilho em elipse 9 Pré-forma anterior 30 Trilho retangular 10 Margem 31 Trilho trocóide 11 Margem 32 Cavidade de processamento 12 Peça residual 33 Válvula 13 Profundidade de inserção 34 Braço de suporte 14 Profundidade total 35 Direção de movimento 15 Direção do trajeto de extensão 36 Estrutura de projétil 16 Níveis de corte 37 Suporte de ferramenta 17 Projeção paralela 38 Computador de controle 18 Linha de corte 39 Direção 19 Raios de projeção 40 Eixos de oscilação 20 Rotação 41 Eixos de oscilação 21 Eixos de extensão
Claims (9)
1. Método para fabricar um objeto dental, por meio do processamento por abrasão de um projétil (2) feito de cerâmica ou um material plástico que se conecte à cerâmica, sendo que, para fabricar uma pré-forma (3) com contornos externos (4), os quais se diferenciam dos contornos externos finais (5) do objeto dental a ser fabricado (1), um canal de abrasão (8) é usinado no projétil (2) ou em uma pré-forma anterior (9) já processada feita a partir do projétil (2), em no mínimo um método de abrasão por meio de uma ferramenta de abrasão (6) de um equipamento de polimento (7) sendo que o contorno externo (4) da pré-forma (3) é formado com o canal de abrasão (8) em pelo menos uma de suas margens (10), caracterizadopelo fato de na margem adjacente (11) do canal de abrasão (8), oposta do contorno externo (4) da pré-forma (3), pelo menos uma peça residual (12) é removida do projétil (2) ou da pré-forma anterior (9) pelo menos nas áreas.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de ser configurada uma profundidade de inserção (13) da ferramenta de abrasão (6) no projétil (2) ou na pré-forma anterior (9) na ocasião da conexão do canal de abrasão (8), do tamanho que o canal de abrasão (8) possa criar sua profundidade total (14) em um único método de polimento, ou no máximo em cinco métodos de polimento.
3. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizadopelo fato de após a fabricação da pré-forma (3), os contornos externos finais (5) do objeto dental a ser fabricado (1) serem fabricados exclusivamente ou no mínimo por meio de outro polimento da pré-forma (3).
4. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 3, caracterizado pelo fato de a ferramenta de abrasão (6) ser estendida longitudinalmente em uma direção de extensão longitudinal (15), e durante todo o método de polimento para a fabricação do canal de abrasão (8) ou durante todos os métodos de polimento para a fabricação do canal de abrasão (8), as direções sejam organizadas de forma paralela exclusivamente com suas direções de extensão longitudinal (19) entre si.
5. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 4, caracterizado pelo fato de os contornos externos finais (5) do objeto dental a ser fabricado (1) funcionarem totalmente dentro ou no máximo nas áreas ao longo do contorno externo (4) da pré-forma.
6. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 5, caracterizado pelo fato de os contornos externos (4) da pré-forma (3) serem no mínimo na superfície lateral (24) de um cilindro total.
7. Método, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de visto em um nível de corte ortogonal da superfície lateral (24), uma projeção paralela (17) dos contornos externos finais (5) do objeto dental fabricado (1) a ser produzido neste nível de corte (16) ou dentro de uma linha de corte (18) do contorno externo (4) da pré-forma (3) com o nível de corte (16).
8. Método, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de os raios de projeção (19) da projeção paralela (17) serem direcionados de forma paralela à uma direção de extensão longitudinal (15), na qual a ferramenta de abrasão (6) é estendida longitudinalmente durante o método de polimento em seu trajeto.
9. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 8, caracterizado pelo fato de um movimento da ferramenta de abrasão (6) na ocasião da abrasão do canal de abrasão (8) no projétil (2) ou na pré-forma anterior (9) ser uma alocação de uma rotação (20) da ferramenta de abrasão (6) sobre seus eixos de extensão (21), e de um movimento de impulso ao longo de uma direção de extensão (22) do canal de abrasão (8), ou uma alocação de rotação (20) da ferramenta de abrasão (6) sobre seus eixos de extensão (21), e de um movimento de impulso ao longo de uma direção de extensão (22) do canal de abrasão (8), e de um movimento da ferramenta de abrasão (6) com seus eixos de extensão (21) com no mínimo um componente de movimento (21) ortogonal para a direção de extensão (22) do canal de abrasão (8).
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
EP16153369.0 | 2016-01-29 | ||
EP16153369.0A EP3199124B1 (de) | 2016-01-29 | 2016-01-29 | Verfahren zur herstellung eines dentalen objektes |
PCT/EP2016/077670 WO2017129282A1 (de) | 2016-01-29 | 2016-11-15 | Verfahren zur herstellung eines dentalen objektes |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR112018012291A2 BR112018012291A2 (pt) | 2018-11-27 |
BR112018012291B1 true BR112018012291B1 (pt) | 2020-12-29 |
Family
ID=55274992
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR112018012291-2A BR112018012291B1 (pt) | 2016-01-29 | 2016-11-15 | método para fabricar um objeto dental |
Country Status (10)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US11540907B2 (pt) |
EP (1) | EP3199124B1 (pt) |
JP (2) | JP7099708B2 (pt) |
KR (1) | KR102637215B1 (pt) |
CN (1) | CN108472111B (pt) |
BR (1) | BR112018012291B1 (pt) |
DK (1) | DK3199124T3 (pt) |
ES (1) | ES2677726T3 (pt) |
TR (1) | TR201807945T4 (pt) |
WO (1) | WO2017129282A1 (pt) |
Families Citing this family (5)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
TR201807945T4 (tr) * | 2016-01-29 | 2018-06-21 | Amann Girrbach Ag | Dental bir objenin üretimi için yöntem. |
JP2019076416A (ja) * | 2017-10-25 | 2019-05-23 | Dgshape株式会社 | 歯科用技工物の加工方法 |
EP3653169B1 (en) * | 2018-11-15 | 2023-08-02 | SIRONA Dental Systems GmbH | Method for producing ceramic dental prosthesis parts, cad/cam machining station, and blank made of final-strength dental ceramic |
EP3653167B1 (en) | 2018-11-15 | 2023-01-25 | Sirona Dental Systems GmbH | Method for producing dental fitting bodies and workpiece for this purpose |
EP3804654B1 (en) | 2019-10-08 | 2023-07-26 | DENTSPLY SIRONA Inc. | Method of machining a dental block for manufacturing a dental restoration |
Family Cites Families (18)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
DE3776530D1 (de) * | 1986-04-05 | 1992-03-12 | Nagase Iron Works Co Ltd | Vorrichtung und verfahren zum schleifen von giessformen. |
DE10150647A1 (de) * | 2001-10-13 | 2003-04-30 | Rauter Vita Zahnfabrik | Verfahren und Formelement zur Herstellung von Zahnersatz |
JP4072943B2 (ja) * | 2002-05-31 | 2008-04-09 | 株式会社ミヤナガ | 回転切削工具 |
US7955159B2 (en) * | 2003-08-07 | 2011-06-07 | Ivoclar Vivadent Ag | Machining of ceramic materials |
DE102005035474B4 (de) * | 2005-07-28 | 2019-06-13 | Institut Straumann Ag | Verfahren zum Herstellen von Zahnersatzteilen, Computer, Computerprogramm und computerlesbares Medium |
DE102006021640B3 (de) * | 2006-05-08 | 2007-10-11 | Sirona Dental Systems Gmbh | Verfahren, Rohling, Rohlingssortiment, Zahndatenbank und Rohlingsdatenbank mit vorgefertigter Teilendfläche zur Herstellung von Zahnersatzteilen |
US20090155007A1 (en) | 2007-12-17 | 2009-06-18 | Credo Technology Corporation | Abrasive coated bit |
JP2011194119A (ja) * | 2010-03-23 | 2011-10-06 | Panasonic Corp | 歯科補綴物の加工方法と、それを用いた歯科補綴物の加工装置。 |
WO2012110850A2 (en) | 2010-11-17 | 2012-08-23 | AHN, Kyung, Sook | Tooth preparation guide device and method of preparing tooth for dental prosthesis |
KR20120053455A (ko) | 2010-11-17 | 2012-05-25 | 안경숙 | 치아삭제 유도장치 |
US20120177456A1 (en) * | 2011-01-10 | 2012-07-12 | Yunoh Jung | Method for machining a dental prosthesis |
JP2012192467A (ja) | 2011-03-15 | 2012-10-11 | Nippon Electric Glass Co Ltd | ドリル用ドレッサー |
DE102011101678A1 (de) | 2011-05-16 | 2012-11-22 | Amann Girrbach Ag | Prothesenzahnträger |
DE102012009038A1 (de) * | 2012-05-04 | 2013-11-07 | Hufschmied Zerspanungssysteme Gmbh | Fräser und Fräsverfahren |
EP2692311B1 (en) * | 2012-08-03 | 2016-06-22 | 3M Innovative Properties Company | Dental blank comprising a pre-sintered porous zirconia material , process of its production and dental article formed from said dental blank |
KR101635998B1 (ko) | 2014-04-16 | 2016-07-06 | (주)로봇앤드디자인 | 치아모델의 제조방법 |
US11045291B2 (en) * | 2015-08-03 | 2021-06-29 | James R. Glidewell Dental Ceramics, Inc. | Dental restoration preform and method of making the same |
TR201807945T4 (tr) * | 2016-01-29 | 2018-06-21 | Amann Girrbach Ag | Dental bir objenin üretimi için yöntem. |
-
2016
- 2016-01-29 TR TR2018/07945T patent/TR201807945T4/tr unknown
- 2016-01-29 ES ES16153369.0T patent/ES2677726T3/es active Active
- 2016-01-29 DK DK16153369.0T patent/DK3199124T3/en active
- 2016-01-29 EP EP16153369.0A patent/EP3199124B1/de active Active
- 2016-11-15 BR BR112018012291-2A patent/BR112018012291B1/pt active IP Right Grant
- 2016-11-15 KR KR1020187021067A patent/KR102637215B1/ko active IP Right Grant
- 2016-11-15 US US16/063,906 patent/US11540907B2/en active Active
- 2016-11-15 CN CN201680080501.2A patent/CN108472111B/zh active Active
- 2016-11-15 JP JP2018537518A patent/JP7099708B2/ja active Active
- 2016-11-15 WO PCT/EP2016/077670 patent/WO2017129282A1/de active Application Filing
-
2021
- 2021-08-05 JP JP2021128668A patent/JP2021178205A/ja active Pending
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
EP3199124B1 (de) | 2018-05-09 |
ES2677726T3 (es) | 2018-08-06 |
KR102637215B1 (ko) | 2024-02-15 |
JP2019503234A (ja) | 2019-02-07 |
CN108472111A (zh) | 2018-08-31 |
KR20180108606A (ko) | 2018-10-04 |
EP3199124A1 (de) | 2017-08-02 |
US11540907B2 (en) | 2023-01-03 |
BR112018012291A2 (pt) | 2018-11-27 |
DK3199124T3 (en) | 2018-07-30 |
JP2021178205A (ja) | 2021-11-18 |
TR201807945T4 (tr) | 2018-06-21 |
US20180360576A1 (en) | 2018-12-20 |
WO2017129282A1 (de) | 2017-08-03 |
JP7099708B2 (ja) | 2022-07-12 |
CN108472111B (zh) | 2022-02-11 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BR112018012291B1 (pt) | método para fabricar um objeto dental | |
US5295992A (en) | Patella cutting system | |
ES2734207T3 (es) | Dispositivo de aterectomía rotacional con un sistema de cabezales abrasivos excéntricos | |
JP2004237110A (ja) | 膝全体の関節形成のための脛骨結節の骨切り方法及びそのための器械及び移植片 | |
JP2007510461A (ja) | 多角度はさみブレード | |
TWI572314B (zh) | 用於鑽骨頭組織的工具 | |
EP3096724B1 (en) | Method of manufacturing an ophthalmic surgical instrument and ophthalmic surgical instrument | |
ES2946597T3 (es) | Molde de pala de rotor y procedimiento para la fabricación de una pala de rotor para una turbina eólica | |
BR112012023342B1 (pt) | dente para uma lâmina de um aparelho de corte de cabelo e lâmina de corte | |
KR101764518B1 (ko) | 의료 공구 시스템 | |
US11540853B2 (en) | Ultrasonic surgical instrument and method for manufacturing same | |
BRPI0909403B1 (pt) | Processo de fabricação de um disco com pás monobloco | |
BR102019022882A2 (pt) | Guia de bloco em chanfro de joelho com fenda para serra em rebaixo impresso em 3d | |
JP2019181144A (ja) | 骨切り器具 | |
ES2247739T3 (es) | Procedimiento para el torneado por saltos. | |
JP6526479B2 (ja) | 加工台 | |
JP6975458B2 (ja) | 骨切り器具 | |
KR20180038000A (ko) | 세라믹 뼈 절단기 | |
ES2426071T3 (es) | Procedimiento para la fabricación de un objeto de material esponjoso conformado por recorte | |
KR20220076474A (ko) | 치아 수복물을 제조하기 위한 치아 블록 가공 방법 | |
US20100143867A1 (en) | method for producing a dental restoration | |
WO2019012048A1 (de) | Knochenpositioniervorrichtung für die dysgnathie mit trennwerkzeugführungsvorrichtung / -abschnitt |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B06U | Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette] | ||
B09A | Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette] | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette] |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 15/11/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. |