BR112018004070B1 - Ferramenta de corte de metal - Google Patents
Ferramenta de corte de metal Download PDFInfo
- Publication number
- BR112018004070B1 BR112018004070B1 BR112018004070-3A BR112018004070A BR112018004070B1 BR 112018004070 B1 BR112018004070 B1 BR 112018004070B1 BR 112018004070 A BR112018004070 A BR 112018004070A BR 112018004070 B1 BR112018004070 B1 BR 112018004070B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- tool body
- main tool
- transfer element
- transfer
- sliding element
- Prior art date
Links
Images
Classifications
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B23—MACHINE TOOLS; METAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
- B23B—TURNING; BORING
- B23B27/00—Tools for turning or boring machines; Tools of a similar kind in general; Accessories therefor
- B23B27/10—Cutting tools with special provision for cooling
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B23—MACHINE TOOLS; METAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
- B23B—TURNING; BORING
- B23B29/00—Holders for non-rotary cutting tools; Boring bars or boring heads; Accessories for tool holders
- B23B29/03—Boring heads
- B23B29/034—Boring heads with tools moving radially, e.g. for making chamfers or undercuttings
- B23B29/03403—Boring heads with tools moving radially, e.g. for making chamfers or undercuttings radially adjustable before starting manufacturing
- B23B29/03407—Boring heads with tools moving radially, e.g. for making chamfers or undercuttings radially adjustable before starting manufacturing by means of screws and nuts
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B23—MACHINE TOOLS; METAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
- B23C—MILLING
- B23C5/00—Milling-cutters
- B23C5/28—Features relating to lubricating or cooling
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B23—MACHINE TOOLS; METAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
- B23B—TURNING; BORING
- B23B2250/00—Compensating adverse effects during turning, boring or drilling
- B23B2250/12—Cooling and lubrication
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B23—MACHINE TOOLS; METAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
- B23C—MILLING
- B23C2250/00—Compensating adverse effects during milling
- B23C2250/12—Cooling and lubrication
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Mechanical Engineering (AREA)
- Auxiliary Devices For Machine Tools (AREA)
- Cutting Tools, Boring Holders, And Turrets (AREA)
- Milling Processes (AREA)
Abstract
ferramenta de corte de metal com suprimento de refigerante. a presente invenção se refere a uma ferramenta de corte de metal (1) compreendendo um corpo de ferramenta principal (2), um elemento deslizante (4, 6) que é recebido pelo menos parcialmente em uma abertura no corpo de ferramenta principal (2), um suprimento de refrigerante interno sendo disposto para ter capacidade para suprir refrigerante a partir do corpo de ferramenta principal (2) para a aresta de corte e possuindo um canal de refrigerante (8, 10, 17) correndo dentro do corpo de ferramenta principal (2) e bem como dentro do elemento deslizante (4, 6). o corpo de ferramenta principal (2) compreende uma primeira superfície de vedação sobre a qual uma saída do canal de refrigerante do corpo de ferramenta principal (2) é disposta. o elemento deslizante (4, 6) compreende uma segunda superfície de vedação sobre a qual uma entrada do canal de refrigerante do elemento deslizante (4, 6) é disposta. é proporcionado um elemento de aperto com o qual a primeira superfície de vedação e a segunda superfície de vedação são pressionáveis uma contra a outra, por intermédio do que uma conexão vedada entre a saída do canal de refrigerante do corpo de ferramenta principal (2) e a entrada do canal de refrigerante do elemento deslizante (4, 6) é proporcionada.
Description
[001] A presente invenção diz respeito a uma ferramenta de corte de metal compreendendo um corpo de ferramenta principal, um elemento deslizante que é recebido pelo menos parcialmente em uma abertura no corpo de ferramenta principal e que é movível relativamente para o mesmo em uma direção de ajustamento entre uma primeira posição e uma segunda posição e que possui uma aresta de corte ou está suportando uma pastilha de corte possuindo uma aresta de corte, e um suprimento de refrigerante interno sendo disposto para ter capacidade para suprir refrigerante a partir do corpo de ferramenta principal para a aresta de corte.
[002] Tais ferramentas de usinagem são de há muito tempo conhecidas. Por exemplo, uma ferramenta de perfuração é conhecida possuindo um corpo de ferramenta principal, na extremidade do qual é proporcionado um elemento deslizante que é ajustável relativamente para o corpo de ferramenta principal, em que o elemento deslizante é movível na direção radial. O elemento deslizante possui tanto uma porção de corte proporcionada para entrar diretamente em contato com a peça de trabalho a ser usinada, ou quanto um assento para recepção de uma broca de corte.
[003] É prática freqüente proporcionar um suprimento de refrigerante interno dentro do corpo de ferramenta principal, que é conectado sobre uma extremidade para uma bomba de refrigerante e sobre a outra extremidade para uma abertura do corpo de ferramenta principal, na qual um bocal é inserido. O bocal é direcionado ou desorientado (mudado de direção) de maneira tal que borrifo (spray) de refrigerante vem a impactar sobre a aresta de corte. Na medida em que a aresta de corte é localizada sobre o elemento deslizante, a aresta de corte é movível juntamente com o elemento deslizante relativamente para o corpo de ferramenta principal e o bocal sobre a mesma. Isto significa que o borrifo deve cobrir uma área ampla para provisão de refrigerante para a aresta de corte em todas as posições da mesma. Em outras palavras, o borrifo é direcionado ou desorientado de maneira tal que o borrifo cobre todas as posições da aresta de corte, embora a aresta de corte venha a ser localizada em uma posição fixada sobre o elemento deslizante.
[004] Na medida em que a direção do feixe de borrifo não otimizadamente focalizado em direção da aresta de corte em quaisquer das posições da pastilha de corte, mais refrigerante do que necessário deve ser bombeado através do bocal.
[005] Conseqüentemente, é desejável que um canal de refrigerante venha a ser também proporcionado dentro do elemento deslizante, de maneira tal que uma abertura de saída do canal, na que um correspondente bocal pode ser inserido, pode ser proporcionada mais próxima para e em um relacionamento fixado para a aresta de corte. Por conseqüência, na medida em que a aresta de corte é localizada sobre o elemento deslizante, a aresta de corte é movimentada juntamente com a abertura quando o elemento deslizante é movimentado. Em conseqüência disso, a posição relativa da abertura e da aresta de corte irá sempre ser constante. Consequentemente, o borrifo pode ser direcionado para uma região estreita englobando a aresta de corte.
[006] O pedido de patente internacional número WO 2012/123359 A1 apresenta um dispositivo para usinagem de corte de cavacos internos com um bocal para descarga de fluido de corte sobre o cortador. O bocal é conectado com uma cabeça de corte e fluido de corte é proporcionado por intermédio de um tubo para a cabeça de corte. O tubo corre deslizando suavemente relativamente para a cabeça de corte. Esta configuração não pode ser utilizada para aplicações, nas quais refrigerante sob alta pressão deve ser suprido para a aresta de corte, de maneira tal a refrigerar a aresta de corte e para descarregar os cavacos, na medida em que a disposição de deslizamento suave entre o tubo e a cabeça de corte não tem capacidade para resistir a um fluido de alta pressão por um período de tempo mais longo sem vazamentos.
[007] Fundamentado sobre o estado da técnica descrito, consequentemente, o objetivo da presente invenção é o de proporcionar uma ferramenta de corte de metal da espécie estabelecida na parte de abertura deste pedido de patente, com um suprimento de refrigerante aperfeiçoado, que pode ser utilizado também para aplicações nas quais refrigerante com alta pressão deve ser guiado através dos canais de refrigerante.
[008] Em concordância com a presente invenção, este objetivo é conseguido em que o corpo de ferramenta principal, ou um elemento de transferência que possui um canal de refrigerante sendo parte do suprimento de refrigerante interno e que é conectado com o corpo de ferramenta principal, compreende uma primeira superfície de vedação sobre a qual uma saída do canal de refrigerante do corpo de ferramenta principal é disposta; o elemento deslizante, ou um elemento de transferência que possui um canal de refrigerante sendo parte do suprimento de refrigerante interno e que é conectado com o elemento deslizante, compreende uma segunda superfície de vedação sobre a qual uma entrada do canal de refrigerante do elemento deslizante é disposta; e em que é proporcionado um elemento de aperto (elemento de fixação) com o qual a primeira superfície de vedação e a segunda superfície de vedação são pressionáveis uma contra a outra, por intermédio do que uma conexão vedada entre a saída do canal de refrigerante do corpo de ferramenta principal e a entrada do canal de refrigerante do elemento deslizante é proporcionada.
[009] Por exemplo, o elemento de aperto pode ser um parafuso de aperto que é guiado em um orifício rosqueado do corpo de ferramenta principal e repousa sobre o elemento deslizante. Por giro (rotação) do parafuso de aperto a segunda superfície de vedação do elemento deslizante é pressionada contra a primeira superfície de vedação do corpo de ferramenta principal.
[0010] Devido para o fato da medida inventiva de que um elemento de aperto é proporcionado com o qual as duas superfícies de vedação são pressionáveis uma contra a outra, uma conexão vedada pode ser proporcionada entre o corpo de ferramenta principal e o elemento deslizante.
[0011] Em concordância com uma concretização preferida da presente invenção, o corpo de ferramenta principal compreende o elemento de transferência, em que o canal de refrigerante do elemento de transferência compreende uma entrada e saída, a primeira superfície de vedação e a saída do corpo de ferramenta principal são dispostas sobre o elemento de transferência, a saída do canal de refrigerante constitui a saída do corpo de ferramenta principal, e em que a entrada do canal de refrigerante do elemento de transferência está em conexão com o canal de refrigerante do corpo de ferramenta principal.
[0012] O elemento de transferência pode ser conectado para o corpo de ferramenta principal para cada recurso conceptível. É ainda possível que o corpo de ferramenta principal e o elemento de transferência venham a ser integralmente formados. Então, o elemento de transferência é preferivelmente flexível ou maleável, de maneira tal que o elemento de transferência venha a ser facilmente pressionável contra o elemento deslizante.
[0013] Nesta concretização da presente invenção, o elemento de aperto está pressionando a primeira superfície de vedação sobre o elemento de transferência contra a segunda superfície de vedação sobre o elemento deslizante. Em conseqüência disso, uma conexão vedada pode ser proporcionada entre a saída do elemento de transferência e a entrada do canal de refrigerante do elemento deslizante.
[0014] Por exemplo, a entrada do canal de refrigerante do elemento deslizante e da saída do canal de refrigerante do elemento de transferência pode ser localizadas face a face uma para a outra, por intermédio do que uma conexão vedada é estabelecida uma vez que as mesmas são firmemente pressionadas uma contra a outra.
[0015] Como estabelecido anteriormente, o elemento de aperto pode ser um parafuso de aperto (parafuso de fixação), que é guiado em um orifício rosqueado do corpo de ferramenta principal e repousa sobre o elemento de transferência. Em uma outra concretização da presente invenção, o elemento de aperto é uma cunha que é disposta entre o corpo de ferramenta principal e o elemento de transferência e que é movível, de maneira tal que por movimentação da cunha, a força exercida pela cunha em cima do elemento de transferência pode ser variada.
[0016] Em concordância com uma concretização preferida da presente invenção, o elemento de transferência e o corpo de ferramenta principal compreendem superfícies de vedação de cooperação, superfícies de vedação as quais acomodam a entrada do elemento de transferência e uma abertura de canal de refrigerante do corpo de ferramenta principal, respectivamente. As superfícies de vedação com a entrada e a abertura são dispostas de maneira tal que, quando a primeira superfície de vedação e a segunda superfície de vedação são pressionadas uma contra a outra, também as superfícies de vedação de oposição do elemento de transferência e do corpo de ferramenta principal são pressionadas uma contra a outra. Em conseqüência disso, uma conexão de fluido vedada entre o elemento de transferência e o corpo de ferramenta principal é proporcionada.
[0017] A entrada e a saída do elemento de transferência podem ser localizadas sobre a mesma superfície de vedação.
[0018] Vantajosamente, um elemento de vedação é disposto entre o elemento de transferência e o corpo de ferramenta principal e/ou entre o elemento de transferência e o elemento deslizante, em que o elemento de vedação proporciona uma conexão vedada entre a entrada do elemento de transferência e o canal de refrigerante do corpo de ferramenta principal e/ou a saída do elemento de transferência e o canal de refrigerante do elemento deslizante, respectivamente.
[0019] Por exemplo, o elemento de vedação pode ser um O-ring, que é preferivelmente localizado em uma correspondente ranhura (entalhe) proporcionada no elemento de transferência. Por exemplo, a ranhura pode circundar a saída. Em uma concretização preferida adicional da presente invenção, um elemento de vedação adicional circundando a entrada é proporcionado. A ranhura pode também ser proporcionada no elemento deslizante e/ou no corpo de ferramenta principal.
[0020] Por provisão para um elemento de vedação, a força de pressionamento com a qual o elemento de transferência deve ser pressionado contra o elemento deslizante, de maneira tal a obter uma conexão vedada, pode ser reduzida.
[0021] Em uma concretização preferida da presente invenção, o elemento de vedação é disposto para englobar a saída do elemento de transferência e a entrada do canal de refrigerante do elemento deslizante. Em particular, o elemento de vedação pode englobar a respectiva saída e entrada com amplo espaço ao longo da interface de vedação, de maneira tal que a entrada do canal de refrigerante do elemento deslizante sempre permanece dentro da linha de fronteira definida pela periferia interna do elemento de vedação independentemente da posição efetiva do elemento deslizante.
[0022] O elemento de transferência pode ser um corpo cilíndrico ou um corpo substancialmente cilíndrico, que é disposto dentro de uma abertura do corpo de ferramenta principal. Por exemplo, o elemento de transferência pode ser um corpo cilíndrico que é disposto dentro de um furo proporcionado no corpo de ferramenta principal. Em uma tal concretização da presente invenção, o canal de refrigerante pode ser disposto em direção axial dentro do corpo cilíndrico, em que a saída e preferivelmente também a entrada é/são disposta/s sobre a circunferência externa.
[0023] O elemento de transferência pode ser um corpo substancialmente cilíndrico possuindo uma seção externa com uma seção planificada da superfície cilíndrica formando a primeira superfície de vedação. O elemento deslizante compreende uma correspondente superfície planificada formando a segunda superfície de vedação, sobre a qual a entrada do canal de refrigerante do elemento deslizante é disposta. Preferivelmente, a seção transversal da abertura do corpo de ferramenta principal, abertura a qual recebe o elemento de transferência, é adaptada para a seção transversal do elemento de transferência em que a abertura compreende uma correspondente superfície planificada. Esta superfície planificada na abertura de corpo de ferramenta principal constitui aquela das superfícies de vedação de cooperação sobre as quais a abertura do canal de refrigerante do corpo de ferramenta principal é disposta.
[0024] A superfície planificada do elemento de transferência e as correspondentes superfícies planificadas do elemento deslizante e a abertura do corpo de ferramenta principal estão voltando-se uma para a outra, de maneira tal que, por intermédio do elemento de aperto, as superfícies planificadas são pressionáveis uma contra a outra para provisão de uma conexão vedada dos canais de refrigerante dos elementos envolvidos.
[0025] O eixo geométrico do corpo cilíndrico ou do corpo substancialmente cilíndrico do elemento de transferência e a direção de ajustamento do elemento deslizante estão formando um ângulo maior do que 00e preferivelmente maior do que 500e o mais preferivelmente maior do que 750. Em uma concretização preferida da presente invenção, o ângulo mensura 900.
[0026] O corpo de ferramenta principal compreende duas partes, em que a primeira parte do corpo de ferramenta principal possui um eixo para conexão com uma máquina e a segunda parte do corpo de ferramenta principal é montável na primeira parte do corpo de ferramenta principal em pelo menos duas diferentes posições, em que os canais de refrigerante do suprimento de refrigerante correm pelo menos dentro da segunda parte do corpo de ferramenta principal.
[0027] Em uma concretização preferida adicional da presente invenção, a ferramenta compreende um eixo de tração possuindo duas porções rosqueadas, em que o elemento deslizante e o corpo de ferramenta principal cada um possui uma respectiva porção rosqueada, em que a primeira porção rosqueada do eixo de tração coopera com a porção rosqueada do elemento deslizante e a segunda porção rosqueada do eixo de tração coopera com a porção rosqueada do corpo de ferramenta principal de uma maneira tal que quando o eixo de tração é rotacionado em torno de seu eixo geométrico, o elemento deslizante é movimentado na direção de ajustamento relativamente para o corpo de ferramenta principal entre a primeira posição e a segunda posição.
[0028] Em virtude de uma tal disposição, rotação do eixo de tração envolve uma movimentação de translação do eixo de tração com respeito para o corpo de ferramenta principal. A movimentação relativa do elemento deslizante com respeito para o corpo de ferramenta principal é, conseqüentemente, determinada pela adição das movimentações relativas entre o elemento deslizante e o eixo de tração, por um lado, e entre o eixo de tração e o corpo de ferramenta principal, por outro lado.
[0029] Em uma tal concretização preferida da presente invenção, a ferramenta compreende adicionalmente um elemento anti-rotação que é movível em contato com o elemento deslizante, de maneira tal a prevenir rotação do elemento deslizante dentro da abertura do corpo de ferramenta principal em torno do eixo geométrico do elemento deslizante, que deveria também ser o eixo geométrico de qualquer porção rosqueada do mesmo. Em particular, se o elemento deslizante possui uma seção com uma configuração cilíndrica que é posicionada dentro de uma perfuração dentro do corpo de ferramenta principal, um tal elemento anti-rotação é útil para prevenir uma rotação do elemento deslizante em torno do eixo geométrico desta seção cilíndrica. Por exemplo, o elemento anti-rotação pode possuir um membro de bloqueio que pode ser inserido para um recesso do elemento deslizante. Este recesso pode ser uma ranhura (entalhe) no exterior do elemento deslizante.
[0030] Em uma concretização preferida da presente invenção, um dispositivo de posicionamento é proporcionado o qual é movível em contato com o elemento de transferência, em que o corpo de ferramenta principal compreende um elemento elástico, preferivelmente uma bola de borracha, formando um apoio (encosto) resiliente (elástico) para o elemento de transferência na direção de posicionamento. Para posicionamento do elemento de transferência, o último é impulsionado contra o elemento elástico por intermédio do dispositivo de posicionamento quando movimentado em contato com o elemento de transferência. Por exemplo, o elemento de posicionamento e o elemento elástico podem ser dispostos de maneira tal que o elemento de transferência pode ser movimentado ao longo da direção axial para uma posição na qual a entrada do canal de refrigerante do elemento de transferência e a abertura do canal de refrigerante do corpo de ferramenta principal e bem como a saída do canal de refrigerante do elemento de transferência e a entrada do canal de refrigerante do elemento deslizante são localizadas face a face uma para a outra sobre suas respectivas superfícies de vedação que formam a interface de transferência de refrigerante.
[0031] Então, uma conexão vedada dos canais de refrigerante pode ser conseguida por intermédio do dispositivo de aperto pressionando as superfícies de vedação juntamente.
[0032] Por utilização do elemento elástico é proporcionada uma espécie de suporte de flutuação, devido para o fato de que até mesmo depois que o elemento de transferência tenha sido ajustado para a posição desejada (na direção de posicionamento) o elemento de transferência pode ainda ser movimentado e pressionado contra o corpo de ferramenta e o elemento deslizante pelo elemento de aperto.
[0033] Preferivelmente, o dispositivo de posicionamento, o elemento elástico e o elemento de transferência são dispostos e dimensionados de maneira tal que o elemento de transferência é pressionável em direção do corpo de ferramenta e do elemento deslizante ao longo de uma direção de vedação perpendicular para a direção de ajustamento contra o elemento elástico.
[0034] Em uma concretização preferida adicional da presente invenção, o elemento anti-rotação é adicionalmente utilizado como o dispositivo de posicionamento, em que preferivelmente o elemento de anti- rotação compreende uma seção configurada em cunha, em que quando o elemento de anti-rotação é movimentado, a seção configurada em cunha é pressionável contra o elemento de transferência, de maneira tal que o elemento de transferência é pressionado contra o elemento elástico.
[0035] O dispositivo de posicionamento e, conseqüentemente, a seção configurada em cunha podem ser movimentado/as perpendicularmente para o eixo geométrico do elemento de transferência, de maneira tal que por movimentação do dispositivo de posicionamento a seção configurada em cunha pressiona contra uma superfície de extremidade do elemento de transferência, de maneira tal que o elemento de transferência é posicionado em uma direção axial. Por exemplo, o dispositivo de posicionamento pode ser disposto dentro de um furo no corpo de ferramenta principal e pode possuir uma seção rosqueada engatando uma correspondente rosca interna do corpo de ferramenta principal, de maneira tal que a seção rosqueada do dispositivo de posicionamento irá movimentar a seção configurada em cunha.
[0036] Em outras palavras, o elemento de transferência é apertado (fixado) entre o elemento elástico e a seção configurada em cunha do elemento anti-rotação, de maneira tal que por movimentação da seção configurada em cunha a posição do elemento de transferência relativamente para o corpo de ferramenta principal e relativamente para o elemento deslizante na direção axial pode ser ajustada.
[0037] Em uma concretização preferida adicional da presente invenção, um elemento de fixação é proporcionado, que é movível entre uma posição de liberação e uma posição de fixação. Na posição de fixação, o elemento de fixação está em contato com o elemento deslizante e proporciona uma conexão não positiva entre o elemento de fixação e o elemento deslizante. Na posição de liberação, nenhuma conexão não positiva entre o elemento de fixação e o elemento deslizante é proporcionada. Conseqüentemente, na posição de fixação qualquer movimentação entre o elemento deslizante e o corpo de ferramenta principal é prevenida.
[0038] Em particular, no caso em que o elemento deslizante é tracionado por um eixo de tração possuindo uma porção rosqueada, existirá uma pequena folga (pequeno recuo) axial entre o eixo de tração e o elemento deslizante. De maneira tal a trazer o elemento deslizante em uma posição fixada, um elemento de fixação é utilizado.
[0039] Depois que o elemento deslizante tenha sido colocado para a posição desejada, o elemento de fixação é pressionado contra o elemento deslizante, de maneira tal que na posição de fixação, o elemento deslizante não pode ser movimentado relativamente para o corpo de ferramenta principal por rotação do eixo de tração. Se for desejado trazer o elemento deslizante em uma diferente posição, em primeiro lugar o elemento de fixação deve ser removido, de maneira tal que em segundo lugar o elemento deslizante pode ser movimentado para a posição desejada.
[0040] Por exemplo, este elemento de fixação pode pressionar o elemento deslizante contra a seção rosqueada do corpo de ferramenta principal. Posteriormente, o elemento deslizante não pode ser movimentado na direção de ajustamento.
[0041] Devido para o fato desta medida, quaisquer forças de usinagem atuando sobre a aresta de corte (e conseqüentemente também sobre o elemento deslizante) não irão atuar sobre o eixo de tração, mas são transmitidas por intermédio do elemento de fixação para o corpo de ferramenta principal.
[0042] Em uma concretização preferida adicional da presente invenção, o elemento de fixação compreende o elemento de transferência e o elemento de aperto, em que preferivelmente o elemento de aperto é um parafuso de aperto, que é guiado em um orifício rosqueado do corpo de ferramenta principal e repousa sobre o elemento de transferência. Quando o parafuso é girado (rotacionado), o elemento de transferência é pressionado contra o elemento deslizante, que por sua vez é pressionado contra o corpo de ferramenta principal de maneira tal a proporcionar uma conexão não positiva entre o elemento deslizante, por um lado, e o corpo de ferramenta principal, por outro lado.
[0043] Em outras palavras, o elemento de transferência juntamente com o elemento de aperto possui duas funções. Uma primeira função é a de proporcionar uma conexão vedada entre o canal de refrigerante do corpo de ferramenta principal e o canal de refrigerante do elemento deslizante, e, uma segunda função é a de proporcionar aperto (fixação) do elemento deslizante. A rotação do parafuso de aperto assegura que o elemento deslizante venha a ser apertado e que a conexão entre o canal de refrigerante do corpo de ferramenta principal e do elemento deslizante venha a ser vedada.
[0044] Em uma concretização preferida adicional da presente invenção, o elemento deslizante compreende um elemento de bocal possuindo uma rosca externa inserida em uma abertura do canal de refrigerante do elemento deslizante possuindo uma rosca interna. O elemento de bocal possui um canal interno com uma seção transversal decrescente na direção do fluxo de refrigerante.
[0045] Adicionalmente, o exterior do elemento de bocal compreende uma seção rosqueada possuindo a rosca externa e uma seção de manipulação proporcionada com uma seção transversal não circular, por exemplo, uma seção transversal hexagonal, que é intencionada para proporcionar uma superfície alvo para uma ferramenta para aparafusar no elemento de bocal para a abertura. Em contraste com o elemento de bocal do estado da técnica, o canal interno está se projetando sobre a seção rosqueada e está, conseqüentemente, se projetando sobre o elemento deslizante.
[0046] Devido para o fato desta medida, a saída do elemento de bocal pode ser posicionada em maior proximidade para a aresta de corte.
[0047] Vantagens adicionais, características e possíveis utilizações da presente invenção irão se tornar aparentes a partir da descrição aqui posteriormente de concretizações preferidas da presente invenção e dos Desenhos das Figuras acompanhantes.
[0048] Assim, algumas concretizações ilustrando a presente invenção irão agora ser descritas, e em maiores detalhes por intermédio dos desenhos, nos quais: A Figura 1 é uma vista lateral de uma primeira concretização de uma ferramenta de corte de metal em concordância com a presente invenção; A Figura 2 é uma vista a partir de baixo para a concretização em concordância com a Figura 1; A Figura 3 é uma vista de seção em concordância com a linha A -A na Figura 2; A Figura 4 é uma vista de seção em concordância com a linha B - B na Figura 2; A Figura 5 é uma vista de seção em concordância com a linha C - C na Figura 2; A Figura 6 é uma vista em perspectiva do elemento deslizante juntamente com o elemento de transferência; A Figura 7 é uma vista a partir de cima do elemento deslizante; A Figura 8 é uma vista em perspectiva de uma primeira concretização do elemento de transferência; As Figuras 8a - 8c são diferentes vistas do elemento de transferência que é mostrado na Figura 8; A Figura 9 é uma vista em perspectiva de uma segunda concretização do elemento de transferência; As Figuras 9a - 9c mostram, em diferentes vistas, o elemento de transferência em concordância com a Figura 9; A Figura 10 é uma vista lateral de uma segunda concretização inventiva da ferramenta de usinagem; A Figura 11 é uma vista de topo para uma parte do corpo de ferramenta principal da concretização da Figura 10; A Figura 11a é uma vista de seção ao longo da linha B - B na Figura 11; e: A Figura 12 mostra elementos de bocal do estado da técnica e em concordância com a presente invenção.
[0049] A Figura 1 é uma vista lateral de uma primeira concretização da ferramenta de corte de metal (1). A ferramenta de corte de metal (1) compreende um corpo de ferramenta principal (2) com um eixo (3) pelo qual a ferramenta de corte de metal (1) pode ser atada para uma ferramenta de máquina. Dentro do corpo de ferramenta principal (2), é proporcionado um elemento deslizante (4, 5) suportando a pastilha de corte (5) possuindo uma aresta de corte.
[0050] A Figura 2 é uma vista de fundo da concretização que é mostrada na Figura 1. As Figuras 3 - 5 são diferentes vistas de seção ao longo das linhas A - A, B - B e C - C, respectivamente, conforme é definido na Figura 2. As linhas A - A, B - B e C - C são posicionadas, de maneira tal que os canais de refrigerante dentro da primeira parte e da segunda parte do elemento deslizante (Figura 3 e Figura 5) e dentro do elemento de transferência (Figura 4) podem ser observados.
[0051] Como pode ser observado na Figura 4, o elemento deslizante (4, 6) compreende duas partes, uma parte (6) é recebida em uma abertura do corpo de ferramenta principal (2), em que a segunda parte (4) é conectada com a primeira parte e está suportando uma pastilha de corte (5) possuindo uma aresta de corte. Adicionalmente, existe um eixo de tração (16) que pode ser rotacionado por intermédio de um parafuso de ajustamento (26). O eixo de tração (16) possui duas porções rosqueadas, e a primeira parte (6) do elemento deslizante (4, 6) e do corpo de ferramenta principal (2) cada um possui uma respectiva porção rosqueada, em que a primeira porção rosqueada do eixo de tração (16) coopera com a porção rosqueada do elemento deslizante (6) e a segunda porção rosqueada do eixo de tração (16) coopera com a porção rosqueada do corpo de ferramenta principal (2) de uma maneira tal que sobre rotação do eixo de tração (16) em torno de seu eixo geométrico o elemento deslizante (4, 6) pode ser movimentado relativamente para o corpo de ferramenta principal (2) entre uma primeira posição e uma segunda posição. De maneira tal a prevenir uma rotação da primeira parte (6) do elemento deslizante (4, 6) dentro da abertura do corpo de ferramenta principal (2), um elemento anti- rotação (11) é proporcionado como pode ser observado na Figura 3. Este elemento anti-rotação (11) possui uma seção configurada em cunha que entra em contato com uma superfície planificada da primeira parte (6) do elemento deslizante (4, 6). Dentro do corpo de ferramenta principal (2), é proporcionado um canal de refrigerante (8). De maneira tal a transferir o refrigerante a partir do corpo de ferramenta principal (2) para um correspondente canal de refrigerante (10) dentro do elemento deslizante (4, 6), um elemento de transferência (7) é proporcionado. O elemento de transferência (7) é disposto entre uma bola de borracha flexível (12) e a seção configurada em cunha do elemento anti-rotação (11).
[0052] A Figura 5 é uma vista de seção ao longo da linha C - C da Figura 2. A segunda parte (4) do elemento deslizante (4, 6) compreende um canal de refrigerante interno (17) conectado com o canal de refrigerante interno (10) da primeira parte (6) do elemento deslizante (4, 6).
[0053] A Figura 6 e a Figura 7 são uma vista em perspectiva e uma vista lateral do elemento deslizante (4, 6), respectivamente, com o elemento de transferência (7) e o elemento anti-rotação (11). Como se pode observar, a primeira parte (6) do elemento deslizante (4, 6) possui uma seção planificada entrando em contato com a seção configurada em cunha do elemento anti-rotação (11) e possui uma adicional seção planificada entrando em contato com o elemento de transferência (11). O elemento de transferência (11) utilizado nesta concretização da presente invenção é mostrado na Figura 9 e nas Figuras 9a - 9c. Este elemento de transferência (11) possui um canal interno (9), uma entrada (23) e uma saída (22). Adicionalmente, ranhuras redondas (entalhes redondos) (19, 20) estão circundando as aberturas (22, 23). De maneira tal a auxiliar a fabricação do elemento de transferência (7), um furo (21) é proporcionado, através do qual o canal interno (9) pode ser fabricado. Depois da fabricação e antes da utilização, o furo (21) é fechado com um correspondente plugue.
[0054] Como pode ser observado na Figura 3, o elemento de transferência (7) está conectando o canal de refrigerante (8) do corpo de ferramenta principal (2) com o canal de refrigerante (10) do elemento deslizante (4, 6). De maneira tal a proporcionar uma conexão vedada, O-rings são proporcionados dentro das ranhuras circulares (19, 20). Adicionalmente, é proporcionado um parafuso de aperto (parafuso de fixação) (14) que repousa sobre o elemento de transferência (7). Por rotação do parafuso de aperto (14), o elemento de transferência (7) pode ser pressionado contra o corpo de ferramenta principal (2) e o elemento deslizante (4), de maneira tal que os O-rings são comprimidos. Como se pode observar, o parafuso de aperto (14) é posicionado mais próximo para o canal de refrigerante (10) do elemento deslizante (4, 6) do que para o canal de refrigerante (8) do corpo de ferramenta principal (2) com o resultado de que a maior parte da força de aperto irá ser gerada entre o elemento de transferência (7) e o elemento deslizante (4, 6). Na medida em que nesta concretização preferida da presente invenção a tarefa do elemento de transferência (7) não é somente a de proporcionar uma conexão vedada com o corpo de ferramenta principal (2) e o elemento deslizante (4. 6), mas também a de proporcionar uma função de fixação, de maneira tal a prevenir qualquer movimentação axial do elemento deslizante (4, 6) relativamente para o corpo de ferramenta principal (2), é uma vantagem, se a maior parte da força de aperto é direcionada por intermédio do elemento de transferência (7) para o elemento deslizante (4, 6).
[0055] Na medida em que o elemento deslizante (4, 6) pode ser movimentado em uma direção radial entre duas posições e em cada posição o elemento de transferência (7) deverá proporcionar uma conexão selada, nesta concretização preferida da presente invenção, a saída (22) é um orifício alongado. Como uma alternativa, o diâmetro da saída pode ser feito maior do que o diâmetro da entrada do canal de refrigerante (10) do elemento deslizante (4, 6).
[0056] O diâmetro da saída do elemento de transferência (7) ou a extensão da saída na direção de ajustamento é preferivelmente maior do que a distância entre a primeira posição e a segunda posição do elemento deslizante (4, 6).
[0057] Para auxiliar a fabricação desta concretização da presente invenção, o corpo de ferramenta principal (2) compreende um par de furos, que podem ser fechadas com capas (13, 15) depois que o elemento de transferência (7) tenha sido posicionado dentro do corpo de ferramenta principal (2).
[0058] Devido para o fato da provisão do elemento de transferência (7), refrigerante pode ser transferido a partir do corpo de ferramenta principal (2) para o elemento deslizante (4, 6). Dentro do elemento deslizante (4, 6), o canal de refrigerante (10) é conectado com um canal de refrigerante (17) proporcionado na segunda parte do elemento deslizante (4, 6) que termina em uma abertura (18) na qual um correspondente bocal pode ser inserido. A abertura (18) é próxima para a pastilha de corte (5) e nenhuma movimentação relativa entre a abertura (18) e a pastilha de corte (5) é possível, de maneira tal que com um correspondente bocal inserido para a abertura (18), um borrifo efetivo de refrigerante pode ser proporcionado. Devido para o fato do posicionamento do bocal sobre o elemento deslizante (4, 6) a distância entre a aresta de corte e o bocal não irá ser mudada, quando a posição do elemento deslizante (4, 6) é mudada.
[0059] Em uma primeira concretização do elemento de transferência da presente invenção que é mostrada na Figura 9 e nas Figuras 9a - 9c, o elemento de transferência é feito a partir de uma barra cilíndrica possuindo um furo cego escalonado (21, 9). A seção externa (21) do furo cego escalonado é fechada com um plugue (não mostrado). A seção interna (9) do furo cego escalonado forma um canal de refrigerante interno que é conectado com uma entrada (23) e uma saída (22). Adicionalmente, uma lateral (27) do elemento de transferência (7) é planificada, de maneira tal a proporcionar uma superfície de vedação para a conexão com os canais de refrigerante (8, 10) no corpo de ferramenta principal (2) e no elemento deslizante (4, 6). Adicionalmente, uma seção planificada (28) sobre a lateral oposta é proporcionada, de maneira tal a tornar disponível uma correspondente superfície de suporte para o parafuso de aperto (14). Entretanto, devido para o fato do furo (21, 9) e das partes e seções planificadas, o elemento de transferência deve ser construído comparativamente grande, de maneira tal a proporcionar suficiente estabilidade.
[0060] Na Figura 8 e nas Figura 8a - 8c, uma segunda concretização alternativa de um elemento de transferência (7’) da presente invenção é mostrada. Esta concretização da presente invenção pode ser fabricada por impressão em 3D.
[0061] Embora os custos para fabricação desta concretização da presente invenção venham a ser ligeiramente mais altos do que para fabricação da primeira concretização do elemento de transferência da presente invenção, em muitos casos esta concretização da presente invenção é mais adequada, na medida em que o elemento de transferência pode ser construído menor, devido para o fato de que nenhum orifício cego é necessário e a seção transversal do canal de refrigerante (9) dentro do elemento de transferência (7’) não tem que ser circular como pode ser observado na Figura 8b.
[0062] Na Figura 10, uma vista lateral de uma segunda concretização de uma ferramenta de corte de metal (1’) da presente invenção é mostrada. Nesta concretização da presente invenção, o corpo de ferramenta principal compreende duas partes (24, 25). A primeira parte (25) possui um eixo (3) para uma conexão com uma máquina. A segunda parte (24) pode ser montada na primeira parte (25) em pelo menos duas diferentes posições. Similar para a concretização prévia da presente invenção, dentro da segunda parte (24) do corpo de ferramenta principal é proporcionado um elemento deslizante (4, 6) suportando uma pastilha de corte (5).
[0063] Como pode ser observado na Figura 11 e na Figura 11a mostrando uma vista de topo e uma vista de seção transversal da primeira parte (24) do corpo de ferramenta principal, um correspondente elemento de transferência (7) é localizado dentro da segunda parte (24) do corpo de ferramenta principal. A função do elemento de transferência (7) é idêntica para a função do elemento de transferência (7) na concretização prévia da presente invenção.
[0064] Para direcionar o refrigerante eficientemente para a aresta de corte, não é usual aparafusar em um bocal para a saída do canal de refrigerante. Um bocal do estado da técnica é mostrado na Figura 12a. Este bocal conhecido possui um canal interno (29) (não mostrado) com uma área de seção transversal decrescente, que é expandida na abertura de exaustão, para formar um soquete hexagonal (31) (não mostrado). Sobre a superfície externa deste bocal, é proporcionada uma seção rosqueada (30). Com o auxílio de uma correspondente chave hexagonal o bocal pode ser aparafusado na saída do canal de refrigerante.
[0065] Uma outra concretização em concordância com a presente invenção é mostrada na Figura 12b. Este elemento de bocal possui um canal interno (29) (não mostrado) com uma área de seção transversal decrescente na direção do fluxo de refrigerante.
[0066] Adicionalmente, o exterior do elemento de bocal compreende uma seção rosqueada (30) e uma seção de manipulação proporcionada com um hexágono externo (32). Em contraste com o elemento de bocal do estado da técnica, o canal interno está se projetando sobre a seção rosqueada e está, conseqüentemente, se projetando sobre o elemento deslizante, quando o bocal é inserido para a saída do canal de refrigerante do elemento deslizante.
[0067] Em outras palavras, enquanto que na concretização da presente invenção que é mostrada na Figura 12a a saída de bocal está dentro do elemento de bocal, na medida em que o soquete hexagonal é proporcionado no interior do elemento de bocal, a saída de bocal pode se projetar sobre o elemento deslizante na concretização da presente invenção que é mostrada na Figura 12a, na medida em que não existe nenhum soquete hexagonal, mas sim um hexágono externo.
[0068] Com a presente invenção, um suprimento de refrigerante aperfeiçoado a partir do corpo de ferramenta principal para o elemento deslizante é possível. Para montagem da ferramenta, o elemento deslizante (4, 6) juntamente com o eixo de tração (16) é montado no interior do furo do corpo de ferramenta principal (2) (ver a Figura 3). Na próxima etapa, o elemento de transferência (7) é inserido para o furo apropriado de maneira tal que o mesmo toca a bola de borracha (12). Então, o elemento anti- rotação (11) é inserido. O elemento anti-rotação (11) compreende uma seção configurada em cunha e um parafuso de ajustamento que engata uma seção rosqueada do corpo de ferramenta principal. Por rotação do parafuso de ajustamento, a seção configurada em cunha pode ser movimentada perpendicularmente para o eixo geométrico de ferramenta. Por movimentação do elemento anti-rotação (11) a seção configurada em cunha entra em contato com a primeira parte (6) do elemento deslizante e bem como com o elemento de transferência (7). Devido para o fato do contato com o elemento deslizante qualquer rotação do elemento deslizante cilíndrico dentro do corpo de ferramenta principal é prevenida.
[0069] Devido para o fato do contato com o elemento de transferência (7), o elemento de transferência (7) é movimentado em uma direção axial de maneira tal que o mesmo é pressionado contra a bola de borracha (12). As dimensões da bola de borracha (12), do elemento de transferência (7) e da seção configurada em cunha são escolhidas de maneira tal que, se o elemento anti-rotação (11) está em uma posição bloqueada na qual qualquer rotação do elemento deslizante é prevenida, então, o elemento de transferência está em uma posição na qual a entrada do canal de refrigerante do elemento de transferência e a saída do canal de refrigerante do corpo de ferramenta principal e bem como a saída do canal de refrigerante do elemento de transferência e a entrada do canal de refrigerante do elemento deslizante são localizadas opostas umas para as outras, respectivamente.
[0070] Em referida situação, o elemento de transferência assenta folgado sobre o elemento deslizante e o corpo de ferramenta principal de maneira tal que movimentação do elemento deslizante na direção de ajustamento é ainda possível. Depois que o elemento deslizante tenha sido movimentado para a posição desejada na direção de ajustamento, o dispositivo de aperto, a saber, o parafuso de aperto (14) é girado. Em conseqüência disso, o elemento de transferência é pressionado contra o elemento deslizante, por intermédio do que não somente uma conexão vedada dos canais de refrigerante é estabelecida, mas também o elemento deslizante é fixado de maneira tal a eliminar quaisquer folgas (recuos) e para aliviar o eixo de tração durante a seguinte operação de usinagem.
[0071] Se for desejado movimentar o elemento deslizante na direção de ajustamento, deve-se em primeiro lugar liberar o dispositivo de aperto de maneira tal que o elemento deslizante não está mais em um estado fixado. LISTA DE SINAIS DE REFERÊNCIA DA INVENÇÃO 1 ferramenta de usinagem 2 corpo de ferramenta principal 3 eixo 4, 6 elemento deslizante 5 pastilha de corte 7,7’ elemento de transferência 8, 10, 17 canal de refrigerante 9 canal interno 11 elemento anti-rotação 12 bola de borracha 13, 15 capas 14 parafuso de aperto 16 eixo de tração 18; 22, 23 abertura 19, 20 ranhuras (entalhes) 21, 9 furos 24 segunda parte do corpo de ferramenta principal 25 primeira parte do corpo de ferramenta principal 26 parafuso de ajustamento 27 uma lateral do elemento de transferência 28 seção planificada 29 canal interno 30 seção rosqueada 31 soquete hexagonal 32 hexágono externo
Claims (16)
1. Ferramenta de corte de metal compreendendo: um corpo de ferramenta principal (2); um elemento deslizante (4, 6); que é: recebido pelo menos parcialmente em uma abertura no corpo de ferramenta principal (2), e é disposto movível relativamente para o mesmo em uma direção de ajustamento entre uma primeira posição e uma segunda posição e que possui uma aresta de corte ou está suportando uma pastilha de corte (5) possuindo uma aresta de corte; e um suprimento de refrigerante interno; sendo disposto para ter capacidade para suprir refrigerante a partir do corpo de ferramenta principal (2) para a aresta de corte e possuindo um canal de refrigerante (8, 9, 10, 17) correndo dentro do corpo de ferramenta principal (2) e bem como dentro do elemento deslizante (4, 6); caracterizada pelo fato de que: o corpo de ferramenta principal (2), ou um elemento de transferência (7, 7’) que possui um canal de refrigerante (9) sendo parte do suprimento de refrigerante interno e que é conectado com o corpo de ferramenta principal, compreende uma primeira superfície de vedação sobre a qual uma saída do canal de refrigerante (10) do corpo de ferramenta principal (2) é disposta; o elemento deslizante (4, 6), ou um elemento de transferência (7, 7’) que possui um canal de refrigerante (9) sendo parte do suprimento de refrigerante interno e que é conectado com o elemento deslizante, compreende uma segunda superfície de vedação sobre a qual uma entrada do canal de refrigerante do elemento deslizante (4, 6) é disposta; e de que: é proporcionado um elemento de fixação (14) com o qual a primeira superfície de vedação e a segunda superfície de vedação são pressionáveis uma contra a outra, por intermédio do que uma conexão vedada entre a saída do canal de refrigerante do corpo de ferramenta principal e a entrada do canal de refrigerante do elemento deslizante é proporcionada.
2. Ferramenta de corte de metal, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o corpo de ferramenta principal (2) compreende o elemento de transferência (7, 7’), em que o canal de refrigerante (9) do elemento de transferência compreende uma entrada (23) e saída (22), a primeira superfície de vedação e a saída do corpo de ferramenta principal são dispostas sobre o elemento de transferência (7, 7’), a saída do canal de refrigerante do elemento de transferência constitui a saída do corpo de ferramenta principal, e em que a entrada do canal de refrigerante do elemento de transferência (7) está em conexão com o canal de refrigerante do corpo de ferramenta principal.
3. Ferramenta de corte de metal, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que a entrada do canal de refrigerante (9) do elemento de transferência (7, 7’) é disposta sobre a primeira superfície de vedação, em que o elemento de fixação (14) é adotado de maneira tal que com o elemento de fixação, a primeira superfície de vedação é pressionável também contra o corpo de ferramenta principal (2).
4. Ferramenta de corte de metal, de acordo com a reivindicação 2 ou 3, caracterizada pelo fato de que um elemento de vedação é disposto entre o elemento de transferência (7, 7’) e o corpo de ferramenta principal (2) e/ou entre o elemento de transferência (7, 7’) e o elemento deslizante (4, 6), em que o elemento de vedação proporciona uma conexão vedada entre a entrada (23) do elemento de transferência (7, 7’) e o canal de refrigerante (8) do corpo de ferramenta principal (2) e/ou a saída do elemento de transferência (22) e a entrada do canal de refrigerante do elemento deslizante, respectivamente.
5. Ferramenta de corte de metal, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que o elemento de vedação é pelo menos um O-ring, que é preferivelmente localizado em uma correspondente ranhura (19, 20) proporcionada sobre o elemento de transferência (7, 7’) e circundando a saída (22).
6. Ferramenta de corte de metal, de acordo com a reivindicação 4 ou 5, caracterizada pelo fato de que o elemento de transferência (7, 7’) é um corpo cilíndrico, que é disposto dentro de uma abertura do corpo de ferramenta principal (2), em que preferivelmente: o elemento de transferência (7, 7’) possui uma seção externa com uma superfície planificada formando a primeira superfície de vedação, a segunda superfície de vedação é uma superfície planificada localizada sobre o elemento deslizante (4, 6), a abertura do corpo de ferramenta principal compreende uma correspondente superfície planificada, e em que as superfícies planificadas do elemento de transferência (7, 7’) e do elemento deslizante (4, 6), e as superfícies planificadas do elemento de transferência (7, 7’) e da abertura do corpo de ferramenta principal (2) estão voltando-se uma para a outra.
7. Ferramenta de corte de metal, de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato de que o eixo geométrico do corpo cilíndrico do elemento de transferência e a direção de ajustamento estão formando um ângulo maior do que 00e preferivelmente maior do que 500e o mais preferivelmente maior do que 750.
8. Ferramenta de corte de metal, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizada pelo fato de que o corpo de ferramenta principal (2) compreende duas partes, em que a primeira parte do corpo de ferramenta principal possui um eixo (3) para conexão com uma máquina e a segunda parte do corpo de ferramenta principal é montável na primeira parte do corpo de ferramenta principal em pelo menos duas diferentes posições, em que o canal de refrigerante (8, 9, 10, 17) do suprimento de refrigerante corre pelo menos dentro da segunda parte do corpo de ferramenta principal.
9. Ferramenta de corte de metal, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizada pelo fato de que a ferramenta compreende um eixo de tração (16) possuindo duas porções rosqueadas, em que o elemento deslizante (4, 6) e o corpo de ferramenta principal (2) cada um possui uma respectiva porção rosqueada, em que a primeira porção rosqueada do eixo de tração (16) coopera com a porção rosqueada do elemento deslizante (4, 6) e a segunda porção rosqueada do eixo de tração (16) coopera com a porção rosqueada do corpo de ferramenta principal (2) de uma maneira tal que quando o eixo de tração (16) é rotacionado em torno de seu eixo geométrico, o elemento deslizante (4, 6) é movimentado na direção de ajustamento relativamente para o corpo de ferramenta principal (2) entre a primeira posição e a segunda posição.
10. Ferramenta de corte de metal, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizada pelo fato de que a ferramenta compreende um dispositivo de posicionamento (11) que é disposto movível em contato com o elemento de transferência (7, 7’), em que o corpo de ferramenta principal (2) compreende um elemento elástico, preferivelmente uma bola de borracha (12), que é localizada de maneira tal que o elemento de transferência (7, 7’) é pressionado contra o elemento elástico quando o dispositivo de posicionamento (11) é movimentado em contato com o elemento de transferência (7, 7’), em que preferivelmente o dispositivo de posicionamento (11), o elemento elástico e o elemento de transferência (7, 7’) são dimensionados de maneira tal que o elemento de transferência (7, 7’) é pressionável em uma direção de posicionamento perpendicular para a direção de ajustamento contra o elemento elástico.
11. Ferramenta de corte de metal, de acordo com a reivindicação 9 ou 10 , caracterizada pelo fato de que a ferramenta compreende um elemento anti-rotação (11) que é movível em contato com o elemento deslizante (4, 6) de maneira tal a prevenir rotação do elemento deslizante (4, 6) dentro da abertura do corpo de ferramenta principal (2), em que preferivelmente o elemento anti-rotação (11) serve em adição como o dispositivo de posicionamento (11), em que particularmente preferido o elemento anti-rotação (11) compreende uma seção configurada em cunha, em que, quando o elemento anti-rotação (11) é movimentado, a seção configurada em cunha é pressionada contra o elemento de transferência, de maneira tal que o elemento de transferência é pressionado contra o elemento elástico.
12. Ferramenta de corte de metal, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizada pelo fato de que é proporcionado um elemento de fixação, que é movível entre uma posição de liberação e uma posição de fixação, em que na posição de fixação o elemento de fixação está em contato com o elemento deslizante (4, 6) e proporciona uma conexão não positiva entre o elemento de fixação e o elemento deslizante (4, 6) e em que na posição de liberação nenhuma conexão não positiva entre o elemento de fixação e o elemento deslizante (4, 6) é proporcionada, de maneira tal que na posição de fixação qualquer movimentação entre o elemento deslizante (4, 6) e o corpo de ferramenta principal (2) é prevenida.
13. Ferramenta de corte de metal, de acordo com a reivindicação 12, caracterizada pelo fato de que o elemento de transferência (7, 7’) juntamente com o elemento de fixação (14) forma o elemento de fixação, em que preferivelmente o elemento de fixação (14) é um parafuso de aperto, que é guiado em um orifício rosqueado do corpo de ferramenta principal e repousa sobre o elemento de transferência (7, 7’).
14. Ferramenta de corte de metal, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13, caracterizada pelo fato de que o elemento deslizante (4, 6) compreende um elemento de bocal com uma rosca externa inserida no canal de refrigerante do elemento deslizante possuindo uma rosca interna, em que o elemento de bocal possui um canal interno com seção transversal decrescente.
15. Ferramenta de corte de metal, de acordo com a reivindicação 14, caracterizada pelo fato de que o exterior do elemento de bocal compreende uma seção rosqueada (30) e uma seção de manipulação proporcionada com uma seção transversal não circular, por exemplo, uma seção transversal hexagonal (32).
16. Ferramenta de corte de metal, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 15, caracterizada pelo fato de que a ferramenta de corte de metal é uma ferramenta de perfuração ou uma ferramenta de fresagem.
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
EP15183143.5 | 2015-08-31 | ||
EP15183143.5A EP3135410B1 (en) | 2015-08-31 | 2015-08-31 | Metal cutting tool with coolant supply |
PCT/EP2016/065138 WO2017036630A1 (en) | 2015-08-31 | 2016-06-29 | Metal cutting tool with coolant supply |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR112018004070A2 BR112018004070A2 (pt) | 2018-02-28 |
BR112018004070B1 true BR112018004070B1 (pt) | 2021-08-31 |
Family
ID=54014641
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR112018004070-3A BR112018004070B1 (pt) | 2015-08-31 | 2016-06-29 | Ferramenta de corte de metal |
Country Status (6)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US11084102B2 (pt) |
EP (1) | EP3135410B1 (pt) |
JP (1) | JP6987043B2 (pt) |
CN (1) | CN107921549B (pt) |
BR (1) | BR112018004070B1 (pt) |
WO (1) | WO2017036630A1 (pt) |
Families Citing this family (11)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
CN110719822B (zh) * | 2018-05-15 | 2020-08-11 | 住友电工硬质合金株式会社 | 切削刀具和铣削工具 |
EP3623083B1 (en) * | 2018-09-11 | 2022-11-09 | Walter Ag | Turning tool |
EP3670044A1 (en) | 2018-12-20 | 2020-06-24 | AB Sandvik Coromant | A boring tool |
CN113874145A (zh) | 2019-05-29 | 2021-12-31 | 巨皇精密工具公司 | 具有用于夹持可移位工具承载件的机构的镗头 |
US11033970B2 (en) * | 2019-10-16 | 2021-06-15 | Sumitomo Electric Hardmetal Corp. | Cutting insert |
CA3125639A1 (en) * | 2020-07-29 | 2022-01-29 | Sorting Robotics, Inc. | Automated filling of cartridge array with viscous liquid utilizing annular nozzles |
EP4019174A1 (en) * | 2020-12-23 | 2022-06-29 | Seco Tools Tooling Systems | A boring head and a boring tool assembly |
CN113649822A (zh) * | 2021-08-11 | 2021-11-16 | 一汽解放大连柴油机有限公司 | 一种加工设备及加工方法 |
DE202022000109U1 (de) * | 2022-01-06 | 2023-04-17 | Nsh Technology Gmbh | Drehwerkzeug zur spanenden Bearbeitung von unrunden Profilen |
EP4299220A1 (en) * | 2022-06-28 | 2024-01-03 | Seco Tools AB | Boring head and boring tool assembly |
CN118455562A (zh) * | 2024-06-14 | 2024-08-09 | 苏州锋锐精密机电有限公司 | 一种微调式精镗刀 |
Family Cites Families (24)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US3795454A (en) * | 1971-10-01 | 1974-03-05 | S Elchyshyn | Adjustable boring bar with lubricant passages |
JPS62195405U (pt) * | 1986-06-04 | 1987-12-12 | ||
JPH0354805Y2 (pt) * | 1986-12-24 | 1991-12-04 | ||
US4955264A (en) | 1989-05-30 | 1990-09-11 | Kennametal Inc. | Tool assembly with a hydraulic chip-breaking fluid system |
JPH0467907U (pt) * | 1990-10-22 | 1992-06-16 | ||
JPH0516015U (ja) * | 1991-03-07 | 1993-03-02 | 三菱マテリアル株式会社 | 切削工具 |
US5330237A (en) * | 1992-03-04 | 1994-07-19 | Kabushiki Kaisha Toyoda Jidoshokki Seisakusho | Pipe joint for hydraulic pipe |
AU7716098A (en) * | 1997-06-05 | 1998-12-21 | Gregory S. Antoun | Tool holder with integral coolant passage and replaceable nozzle |
US6302004B1 (en) * | 1999-03-12 | 2001-10-16 | Aaron Gawain Taylor | Method and apparatus for increasing the productivity of CNC machine tools |
US6866305B2 (en) * | 2002-07-03 | 2005-03-15 | Spears Manufacturing Co. | Pipe fitting having strengthened starter threads |
US6796207B1 (en) * | 2002-08-09 | 2004-09-28 | Paul W. Long, Jr. | Machine tool support apparatus |
JP2005034954A (ja) * | 2003-07-16 | 2005-02-10 | Tungaloy Corp | 油穴付き切削工具および切削加工方法 |
JP2007111779A (ja) * | 2005-10-18 | 2007-05-10 | Mitsubishi Materials Corp | 穴加工工具 |
SE530579C2 (sv) * | 2006-11-28 | 2008-07-08 | Sandvik Intellectual Property | Verktyg och grundkropp för spånavskiljande bearbetning med flera kanaler |
SE530581C2 (sv) * | 2006-11-28 | 2008-07-08 | Sandvik Intellectual Property | Verktyg och grundkropp för spånavskiljande innefattande två kanaler för en fluid |
KR20090083696A (ko) * | 2008-01-30 | 2009-08-04 | 쌍용자동차 주식회사 | 자동차용 플래어너트 체결구조 |
CN201172110Y (zh) * | 2008-03-28 | 2008-12-31 | 嘉兴永佳精密机械制造有限公司 | 一种精镗头 |
US8992139B2 (en) * | 2009-05-26 | 2015-03-31 | Gkn Aerospace Sweden Ab | Holder for a cutting tool, a cutting tool and a cutting insert |
US8986269B2 (en) * | 2010-11-11 | 2015-03-24 | Ulcerx Medical Inc. | Wound leakage vacuum collection device |
NO333697B1 (no) * | 2011-03-11 | 2013-08-26 | Teeness Asa | Anordning for innvendig sponskjaerende bearbeiding med en dyse for spyling av skjaervaeske mot skjaeret |
DE102011080701A1 (de) * | 2011-08-09 | 2013-02-14 | Komet Group Gmbh | Werkzeugkopf für eine Werkzeugmaschine |
JP5684682B2 (ja) * | 2011-09-21 | 2015-03-18 | 日立アプライアンス株式会社 | 管継手接続構造 |
CN203371056U (zh) * | 2013-07-29 | 2014-01-01 | 成都成林数控刀具有限公司 | 一种新型的双刃镗刀冷却孔结构 |
KR101500152B1 (ko) * | 2013-09-25 | 2015-03-18 | 한국야금 주식회사 | 밀링 절삭 공구 |
-
2015
- 2015-08-31 EP EP15183143.5A patent/EP3135410B1/en active Active
-
2016
- 2016-06-29 WO PCT/EP2016/065138 patent/WO2017036630A1/en active Application Filing
- 2016-06-29 CN CN201680049749.2A patent/CN107921549B/zh active Active
- 2016-06-29 JP JP2018510805A patent/JP6987043B2/ja active Active
- 2016-06-29 US US15/755,638 patent/US11084102B2/en active Active
- 2016-06-29 BR BR112018004070-3A patent/BR112018004070B1/pt active IP Right Grant
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
US20180250753A1 (en) | 2018-09-06 |
JP6987043B2 (ja) | 2021-12-22 |
CN107921549A (zh) | 2018-04-17 |
WO2017036630A1 (en) | 2017-03-09 |
US11084102B2 (en) | 2021-08-10 |
EP3135410B1 (en) | 2022-02-02 |
CN107921549B (zh) | 2020-12-29 |
BR112018004070A2 (pt) | 2018-02-28 |
EP3135410A1 (en) | 2017-03-01 |
JP2018525238A (ja) | 2018-09-06 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BR112018004070B1 (pt) | Ferramenta de corte de metal | |
JP6646011B2 (ja) | 切削工具用ホルダ及び切削工具 | |
US8814155B2 (en) | C frame clamping device having non-rotating anvils | |
SE1550179A1 (sv) | Cylindrical grinding process and as-ground part resulting from such process | |
BRPI0814790B1 (pt) | ferramenta de corte, e, corpo de ferramenta | |
BR102014028352A2 (pt) | cartucho para um suporte de ferramenta de fendilhamento, correspondente suporte de ferramenta de fendilhamento, kit e montagem dos mesmos | |
KR20090031335A (ko) | 조인트부재의 접속구조 | |
BR112019015477B1 (pt) | Ferramenta de usinagem de furo, e, método para ajustar uma altura de uma sapata guia na ferramenta de usinagem de furo | |
JP2016043478A (ja) | 締め付け装置 | |
TWI490417B (zh) | 流體壓機器之連接裝置 | |
CN103770056B (zh) | 一种棘轮扳手 | |
US20150209939A1 (en) | Adjustable Positioning Fixture | |
TW201902633A (zh) | 動力工具專用之工具夾頭 | |
JP4283671B2 (ja) | インサート用の回転可能切削工具および固定配列体 | |
ES2308245T3 (es) | Dispositivo de mandril para fluido y metodo. | |
KR20170009341A (ko) | 금형 냉각수 유로 차단장치의 위치 조절기구 | |
KR101973010B1 (ko) | 관 피팅 장치 | |
ES2807230T3 (es) | Aparato de expansión de tubos para tubos finos de acero inoxidable | |
TWI652151B (zh) | 可快速調整開口之工具 | |
TW201020053A (en) | EDM spindle assembly with fluid seal | |
JP2698757B2 (ja) | 工具ホルダ | |
TWI722226B (zh) | 旋轉氣缸 | |
CN221910776U (zh) | 一种刀具固定装置 | |
CN210435739U (zh) | 一种阀门加工机床上的夹具 | |
FR3061056B1 (fr) | Embout de vissage pour outil de vissage et outil de vissage comportant un tel embout |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B06U | Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette] | ||
B09A | Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette] | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette] |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 29/06/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. |