BR112017007819B1 - Estrutura de piso de veículo - Google Patents

Estrutura de piso de veículo Download PDF

Info

Publication number
BR112017007819B1
BR112017007819B1 BR112017007819-8A BR112017007819A BR112017007819B1 BR 112017007819 B1 BR112017007819 B1 BR 112017007819B1 BR 112017007819 A BR112017007819 A BR 112017007819A BR 112017007819 B1 BR112017007819 B1 BR 112017007819B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
floor
section
vehicle
support
corner
Prior art date
Application number
BR112017007819-8A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112017007819A2 (pt
Inventor
Yoshihito Terao
Toshitsugu Misaki
Kyosuke Wakimoto
Original Assignee
Mitsubishi Jidosha Kogyo Kabushiki Kaisha
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Mitsubishi Jidosha Kogyo Kabushiki Kaisha filed Critical Mitsubishi Jidosha Kogyo Kabushiki Kaisha
Publication of BR112017007819A2 publication Critical patent/BR112017007819A2/pt
Publication of BR112017007819B1 publication Critical patent/BR112017007819B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62DMOTOR VEHICLES; TRAILERS
    • B62D25/00Superstructure or monocoque structure sub-units; Parts or details thereof not otherwise provided for
    • B62D25/20Floors or bottom sub-units

Abstract

ESTRUTURA DE PISO DE VEÍCULO. A presente invenção refere-se a uma estrutura de piso de veículo, onde os pisos laterais (34) prolongam-se ao longo do piso dianteiro (3) e curvam-se para ambos os lados exteriores da seção de suporte (5). As seções laterais de suporte (55) prolongam-se continuamente a partir dos pisos laterais (34) até o piso traseiro (4). Os elementos de reforço de quina (11) são ligados de modo a se curvar a partir do piso dianteiro (3) e da seção de suporte até os pisos laterais (34) e as seções laterais de suporte. Os suportes inferiores (12) prolongam-se a partir dos estribos laterais (31) na direção da largura de um veículo, e são ligados às superfícies inferiores das seções do piso dianteiro, nas quais os elementos de reforço de quina estão localizados.

Description

CAMPO TÉCNICO
[0001] A forma de realização aqui descrita refere-se geralmente a uma estrutura de piso de veículo dotada de elementos de reforço que reduzem o afundamento do piso de um veículo, o qual é causado por uma colisão frontal.
ANTECEDENTES DA ARTE
[0002] Se um veículo causa uma colisão frontal, ele absorve a energia da colisão por dobramento e deformação de parte de uma armação de um corpo de veículo, ou pela distribuição de uma carga de colisão pela transmissão desta para a armação.
[0003] Em uma estrutura de piso de um carro descrito no documento de patente 1, a fim de se reduzir uma carga agindo concentradamente sobre um lado de colisão e um lado de colisão oposto a um painel de piso quando ocorre uma colisão frontal de deslocamento, uma emenda é ligada como um elemento de reforço para uma área que está inclinada para fora e para trás a 45° na direção da largura do carro em relação a uma seção de ligação entre um túnel de piso e um elemento transversal de piso. A emenda é proporcionada a partir da área do painel de piso para uma seção inclinada do painel de piso que está inclinada para cima em direção à traseira do carro.
[0004] Deve notar-se que uma carga que atua sobre o painel de piso quando ocorre uma colisão frontal precisa ser considerada como a carga total de uma carga de colisão que é transmitida a partir de um lado dianteiro através de um elemento lateral dianteiro e uma carga que atua devido a uma força de inércia que é aplicada a um assento afixado no painel de piso e ao peso de um ocupante sentado neste assento. Uma vez que a posição do ocupante no assento desgasta um cinto de segurança, uma carga que atua para empurrar para baixo um lado dianteiro do assento é aplicada pela colisão frontal na parte do painel de piso que está afixado ao assento. Quando o painel do piso é empurrado para baixo, o ocupante possui a sensação de que ele ou ela é jogado para fora para o lado dianteiro.
[0005] Em uma estrutura de piso de um veículo descrito no documento de patente 2, um elemento de assento transversal que se prolonga na direção da largura do interior de um veículo e ao qual um banco traseiro está ligado é afixado a uma superfície superior de um painel de piso, e um elemento de reforço que se prolonga para uma seção de extremidade do elemento de assento transversal que está localizado em uma extremidade sua na direção da largura do interior do veículo é afixado a uma longarina (estribo lateral) e a um lado da superfície inferior do painel de piso. Além disso, uma força que empurra para baixo o elemento de assento transversal quando ocorre uma colisão frontal é transmitida para a longarina pelo elemento de reforço para reduzir a deformação do painel de piso.
LISTA DE CITAÇÕES Literatura de Patentes Literatura de Patentes 1 JP 20 14-136544 A Literatura de Patentes 2 JP 200 4 -32 2767 Um SUMARIO DA INVENÇÃO Problema técnico
[0006] No documento de patente 2, um elemento de assento transversal é afixado como um elemento separado a uma superfície superior de um painel de piso plano, e um elemento de reforço é afixado como outro elemento separado a uma superfície inferior do painel de piso. No entanto, no caso de se proporcionar mais um elemento de reforço para reduzir o afundamento do painel de piso, o elemento de reforço não pode ser ligado em uma posição desejada, uma vez que não é estabelecida uma relação apropriada entre esta posição e as posições em que outros elementos de reforço são ligados; e se for proporcionado, torna-se difícil assegurar um percurso de transmissão para uma carga, uma vez que os outros elementos de reforço estão presentes. Assim, muitos pontos precisam ser estudados. Por exemplo, os locais em que os outros elementos de reforço estão ligados precisam ser alterados, ou a ordem na qual eles são montados precisa ser alterada. Eles precisam ser reestudados juntamente com uma estrutura perimetral.
[0007] Em vista do acima, a forma de realização aqui descrita proporciona uma estrutura de piso do veículo, a qual pode reduzir o afundamento que é causado por uma colisão frontal pela adição de elementos de reforço sem alterar grandemente os elementos de reforço existentes.
Solução para o problema
[0008] Uma estrutura de piso de veículo de acordo com uma forma de realização da presente invenção compreende uma seção de túnel, um piso dianteiro, uma seção de suporte (kick-up portion), um piso traseiro, estribos laterais, pisos laterais, seções laterais de suporte, elementos de reforço de quina, e suportes inferiores. A seção de túnel está localizada em uma seção central ao longo da direção de deslocamento de um veículo. O piso dianteiro se prolonga em ambos os lados da seção de túnel. A seção de suporte é formada contínua com a seção de túnel e uma extremidade traseira do piso dianteiro. O piso traseiro se prolonga para trás a partir da seção de suporte. As extremidades superiores dos estribos laterais são ligadas às extremidades laterais exteriores de um piso dianteiro na direção de deslocamento do veículo. Os pisos laterais se prolongam ao longo do piso dianteiro e se curvam para ambos os lados exteriores da seção de suporte. As seções laterais de suporte são contínuas formadas a partir dos pisos laterais até o piso traseiro. Os elementos de reforço de quina estão situados para se curvar a partir do piso dianteiro e da seção de suporte até os pisos laterais e as seções laterais de suporte, e são ligadas aos lados da superfície superior. Os suportes inferiores prolongam-se desde os estribos laterais na direção da largura do veículo, e estão ligados a superfícies inferiores de parte do piso dianteiro, sobre a qual estão localizados os elementos de reforço de quina.
[0009] Neste caso, em pelo menos um local, um associado dentre os elementos de reforço de quina e um associado dentre os suportes inferiores são soldados um ao outro em um estado de três camadas em que o piso dianteiro e um dos pisos laterais associados são mantidos entre eles.
[0010] Além disso, é preferível que um elemento de reforço superior também seja fornecido. O elemento de reforço superior é ligado a uma superfície superior de uma área em que uma seção de ligação entre uma extremidade traseira da seção de túnel e a seção de suporte e as imediações da seção de ligação está presente, e que se prolonga a partir da extremidade traseira do piso dianteiro até uma extremidade dianteira do piso traseiro.
Efeitos vantajosos da invenção
[0011] Em uma estrutura de piso do veículo de acordo com uma forma de realização, os elementos de reforço de quina são ligados às superfícies superiores dos pisos laterais que se prolongam a partir de um piso dianteiro e se curvam para ambos os lados exteriores de uma seção de suporte, e suportes inferiores são ligados às superfícies inferiores dos pisos laterais. Deste modo, é possível reduzir o encurvamento e o afundamento de ambas as extremidades da seção de suporte e das seções laterais de suporte em relação ao piso dianteiro e aos pisos laterais. Neste caso, na estrutura de piso de veículo em que os elementos de reforço de quina e os suportes inferiores são soldados uns aos outros em um estado de três camadas, na qual o piso dianteiro e os pisos laterais são mantidos entre eles, os elementos de reforço de quina e os suportes inferiores são diretamente ligados uns aos outros, aumentando assim a rigidez para uma carga que atua para empurrar para baixo o piso dianteiro e os pisos laterais.
[0012] Além disso, a estrutura de piso de veículo de acordo com a forma de realização compreende ainda um elemento de reforço superior ligado a uma superfície superior de uma área em que uma seção de ligação entre uma extremidade traseira de uma parte do túnel e a seção de suporte e as imediações da seção de ligação estão presentes, e que se prolonga a partir da extremidade traseira do piso dianteiro até uma extremidade dianteira do piso traseiro. A seção de suporte é dividida em seções esquerda e direita em uma seção ligada à seção de túnel. Assim, em razão do elemento de reforço superior, parte da seção de suporte à qual a seção de túnel está ligada é reforçada. Por conseguinte, é possível reduzir o afundamento de parte do piso dianteiro que está em proximidade com a seção de túnel.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0013] A FIG. 1 é uma vista em perspectiva que ilustra uma estrutura de piso de veículo de acordo com uma primeira forma de realização da presente invenção.
[0014] A FIG. 2 é uma vista em perspectiva ampliada de um lado da extremidade traseira de uma seção de túnel da estrutura de piso de veículo, tal como ilustrado na FIG. 1.
[0015] A FIG. 3 é uma vista em perspectiva ampliada de uma seção de quina periférica na FIG. 2.
[0016] A FIG. 4 é uma vista em corte transversal da seção de quina periférica da estrutura de piso de veículo, que é tomada ao longo da linha F4-F4 na FIG. 3.
[0017] A FIG. 5 é uma vista em planta da estrutura de piso de veículo, tal como ilustrado na FIG. 1.
[0018] A FIG. 6 é uma vista em corte transversal da estrutura de piso de veículo, que é tomada ao longo da linha F6-F6 na FIG. 5.
[0019] A FIG. 7 é uma vista em corte transversal da estrutura de piso de veículo, que é tomada ao longo da linha F7-F7 na FIG. 5.
Modo de realização da invenção
[0020] Um painel de piso 1 que possui uma estrutura de piso do veículo de acordo com uma forma de realização da presente invenção será explicado em relação às FIGs. 1 a 7. A FIG. 1 é uma vista em perspectiva de todo o painel de piso 1 que possui a estrutura de piso do veículo. O painel de piso 1 como ilustrado na FIG. 1 inclui uma seção de túnel 2 fornecida ao longo de uma direção de deslocamento de um veículo, e um piso dianteiro 3 se prolonga de ambos os lados da seção de túnel 2. No painel de piso 1, uma seção de suporte 5 é proporcionada entre o piso dianteiro 3 e um piso traseiro 4 de tal modo que a parte da seção de suporte 5 que está mais próxima do piso traseiro 4 está localizada a um nível mais elevado do que a outra seção da seção de suporte 5, o piso dianteiro 3 sendo um piso sobre o qual um banco dianteiro está instalado, o piso traseiro 4 sendo um piso sobre o qual um banco traseiro está instalado. O painel de piso 1 possui uma estrutura que não é facilmente deformada mesmo se receber uma força que empurre para baixo a seção de suporte 5 com uma força de inércia que atue sobre o banco traseiro e sobre um ocupante sentado no banco traseiro quando uma colisão frontal ocorre.
[0021] Em vista do acima, o painel dianteiro 1 como ilustrado na FIG. 1 compreende uma seção de túnel 2, o piso dianteiro 3, a seção de suporte 5, o piso traseiro 4, estribos laterais 31, pisos laterais 34, seções laterais de suporte 55, elementos de reforço de quina 11 e suportes inferiores 12. Por conveniência para explicar a forma de realização, “dianteira” e “traseira” são definidas em relação à direção de deslocamento do veículo; “direita” e “esquerda” são definidas como visto por um ocupante viajando no veículo; e “superior” e “inferior” são definidos em relação à gravidade. Além disso, “dentro” e “fora” são definidos em relação à direção da largura do veículo.
[0022] Tal como ilustrado na FIG. 1, a seção de túnel 2 está localizada em uma seção central ao longo da direção de deslocamento do veículo. O piso dianteiro 3 é contínuo com as extremidades inferiores dos lados esquerdo e direito da seção de túnel 2, e se prolonga para a esquerda e para a direita a partir de ambos os lados direito e esquerdo deste. A FIG. 2 é uma vista em perspectiva que ilustra globalmente a seção de suporte 5 e a suas imediações. A seção de suporte 5 é contínua formada com as extremidades traseiras da parte do túnel 2 e com o piso dianteiro 3, e inclui uma parede dianteira 51 que se prolonga para cima a partir de uma extremidade traseira do piso dianteiro 3 até um nível em que uma seção superior 21 da seção de túnel 2 está localizada. O piso traseiro 4 se prolonga para trás a partir da seção de suporte 5.
[0023] Além disso, como ilustrado nas FIGs. 1 e 2, os estribos laterais 31 estão localizados ao longo da direção de deslocamento do veículo e para fora do piso dianteiro 3 sobre os lados direito e esquerdo deste, respectivamente; e as extremidades superiores dos estribos laterais 31 são ligadas às extremidades exteriores do piso dianteiro 3. Além disso, no painel de piso 1 possuindo a estrutura de piso de veículo de acordo com a forma de realização, os pisos laterais 34 se prolongam ao longo do piso dianteiro 3 e se curvam para ambos os lados exteriores da seção de suporte 5. As seções laterais de suporte 55 são formadas pelas paredes laterais 54 que se prolongam continuamente a partir dos pisos laterais 34 até o piso traseiro 4. As seções que se prolongam continuamente a partir da seção de suporte 5 até as seções laterais de suporte 55, e as seções que se prolongam continuamente a partir do piso dianteiro 3 até os pisos laterais 34 serão referidas coletivamente como seções de quina 50.
[0024] Como ilustrado nas FIGs. 1 e 2, os elementos de reforço de quina 11 e os suportes inferiores 12 estão afixados para reforçar as seções de quina 50. A FIG. 3 é uma vista em perspectiva ampliada de uma seção de quina 50 e suas imediações. Tal como ilustrado na FIG. 3, um elemento de reforço de quina 11 é formado de tal maneira a fazer se curvar a partir do piso dianteiro 3 e de uma parede dianteira 51 da seção de suporte 5 até um piso lateral 34 e uma parede lateral 54 de uma seção lateral de suporte 55, e está ligado às superfícies superiores do piso dianteiro 3 e do piso lateral 34, a uma superfície dianteira da parede dianteira 51 e a uma superfície lateral externa da parede lateral 54.
[0025] Além disso, como ilustrado nas FIGs. 2 e 3, uma longarina lateral 31 se prolonga para uma posição localizada para fora do piso lateral 34. Além disso, tal como ilustrado nas FIGs. 3 e 4, um suporte inferior 12 se prolonga a partir da longarina lateral 31 até uma superfície inferior de parte do piso dianteiro 3 em que o elemento de reforço de quina 11 está localizado, e é ligado à longarina lateral 31 e ao piso 3. A FIG. 4 é uma vista em corte do suporte inferior 12 e a suas imediações, que é tomada ao longo da direção da largura do veículo. O suporte inferior 12 se prolonga em uma direção ao longo da parede dianteira 51 da seção de suporte 5, e está afixado à seção de suporte de quina 50 por baixo. Como ilustrado nas FIGs. 3 e 4, em uma área onde o elemento de reforço de quina 11 e o suporte inferior 12 são empilhados em conjunto, eles estão ligados um ao outro (por exemplo, solda a ponto) em um estado de três camadas em que o piso dianteiro 3 e o piso lateral 34 são mantidos entre eles. Em relação à forma de realização, é dada a seguinte explicação fazendo referência, a título de exemplo, ao caso em que os elementos acima estão ligados uns aos outros por solda a ponto, a qual é comumente utilizada neste campo técnico.
[0026] Em razão da estrutura acima, o elemento de reforço de quina 11 e o suporte inferior 12 são diretamente ligados um ao outro, e uma carga é então transmitida diretamente entre o elemento de reforço de quina 11 e o suporte inferior 12. Além disso, a parede dianteira 51 da seção de suporte 5 está ligada indiretamente ao estribo lateral 31; isto é, eles são ligados uns aos outros pelo elemento de suporte inferior 12. Deste modo, uma carga que atua sobre a seção de suporte 5 é transmitida para o estribo lateral 31, e a carga que atua sobre o estribo lateral 31 é transmitida para um estribo lateral 31 localizado no lado oposto do mesmo através da seção de suporte 5. Além disso, uma carga que atua sobre o piso traseiro 4 é transmitida a partir da seção de quina 50 para o estribo lateral 31 pelo elemento de reforço de quina 11 e pelo suporte inferior 12. Neste momento, é possível reduzir o afundamento da seção de quina 50 e do piso traseiro 4, uma vez que o estribo lateral 31 possui uma rigidez suficiente.
[0027] Nas figuras, T indica áreas nas quais cada elemento é ligado um ao outro em um estado de três camadas por solda a ponto, e W indica áreas nas quais cada um dos elementos são ligados uns aos outros em um estado de duas camadas por solda a ponto. Deve ser observado que, na FIG. 4, um elemento situado logo abaixo de uma seção ligada (seção T de três camadas por solda a ponto) entre o elemento de reforço de quina 11 e o suporte inferior 12 é um elemento lateral 9.
[0028] Além disso, o painel de piso 1 que possui a estrutura de piso de veículo de acordo com a forma de realização, como ilustrado nas FIGs. 1, 2 e 5, inclui um elemento de reforço superior 7. A FIG. 5 é uma vista em planta de uma área a partir do piso dianteiro 3 até a seção de suporte 5 e as imediações da área. O elemento de reforço superior 7 é ligado a uma superfície superior de uma área que inclui uma seção de ligação entre a extremidade traseira da seção de túnel 2 e a seção de suporte 5 e as imediações da seção de ligação, e que se prolonga a partir da extremidade traseira do piso dianteiro 3 até uma extremidade dianteira 41 do piso traseiro 4. Para ser mais específico, o elemento de reforço superior 7 é formado ao longo da forma de uma área que inclui a parte superior 21 e as paredes laterais 22 da seção de túnel 2, as seções de piso dianteiro 3 que estão localizadas em ambos os lados da extremidade traseira da seção de túnel 2, e que são contínuas com a seção de suporte 5, as paredes dianteiras 51 da seção de suporte 5, e a extremidade dianteira 41 do piso traseiro 4, as paredes dianteiras 51 estando localizadas em ambos os lados da seção de túnel 2; e o elemento de reforço superior 7 é afixado a estes elementos por solda a ponto. A parede dianteira 51 da seção de suporte 5 é dividida em seções esquerda e direita pela disposição da seção de túnel 2. Em razão da disposição do elemento de reforço superior 7, uma carga que atua na parede dianteira 51 do suporte na direção da largura do veículo pode ser facilmente transmitida para o lado oposto.
[0029] A estrutura de piso de veículo de acordo com a forma de realização, como ilustrada nas FIGs. 5 e 6, compreende ainda os elementos de reforço inferiores 6. A FIG. 6 é uma vista em corte da seção de túnel, que está localizada na frente do elemento de reforço superior 7, e é tomada na direção da largura do veículo; e a FIG. 7 é uma vista em corte tomada ao longo da seção central da seção de túnel 2 na direção de deslocamento do veículo. Tal como ilustrado na FIG. 6, os elementos de reforço da seção inferior 6 são ligados às superfícies inferiores das áreas que se prolongam continuamente a partir da seção de túnel 2 até o piso dianteiro 3, ou seja, as paredes laterais esquerda e direita 22 da seção de túnel 2 e as superfícies inferiores de seções do piso dianteiro 3, que se prolongam continuamente a partir das extremidades inferiores das paredes laterais 22 até as extremidades inferiores do piso dianteiro 3. Adicionalmente, como ilustrado na FIG. 7, um elemento transversal traseiro 53 está ligado a uma seção traseira da seção de suporte 5, com um elemento de reforço 52 interposto entre eles.
[0030] Os elementos de reforço da seção inferior 6, tal como ilustrado na FIG. 5, são assimétricos e emparelhados uns com os outros, e estão também dispostos de uma maneira assim chamada em forma de V, de tal modo que a distância entre eles na direção da largura do veículo diminui gradualmente à medida que ficam mais próximos da seção de suporte 5. Os elementos de reforço da seção inferior 6 se prolongam para se sobrepor com o elemento de reforço superior 7 nas extremidades traseiras 61 dos elementos de reforço da seção inferior 6 e uma extremidade dianteira 71 do elemento de reforço superior 7. A extremidade traseira 61 dos elementos de reforço da seção inferior 6 são soldados à extremidade dianteira 71 do elemento de reforço superior 7 em um estado de três camadas no qual o piso dianteiro 3 é mantido entre eles. As extremidades traseiras 61 dos elementos de reforço da seção inferior podem se prolongar de modo que estejam em proximidade com a seção do suporte 5. Os elementos de reforço da seção inferior 6 emparelhados uns com os outros estão ligados uns aos outros pelo elemento de reforço superior 7.
[0031] Além disso, o painel de piso 1 que possui a estrutura de piso do veículo de acordo com a forma de realização inclui um elemento de reforço de túnel 8 na seção superior 21 da seção de túnel 2. O elemento de reforço de túnel 8 cobre a seção superior 21 da seção de túnel 2 de modo a prolongar-se ao longo das extremidades superiores 62 dos elementos de reforço da seção inferior 6, que são fornecidos para se prolongar ao longo de um lado interior da seção de túnel 2. Ambas as seções de extremidade exterior 81 do elemento de reforço de túnel 8, o qual se prolonga na direção de deslocamento do veículo, são ligadas às extremidades superiores 62 dos elementos de reforço da seção inferior 6 por solda a ponto, em um estado de três camadas em que as paredes laterais 22 da seção de túnel 2 são mantidas entre elas.
[0032] Na estrutura de piso de veículo que possui a estrutura acima, se um veículo provoca uma colisão frontal, uma carga que depende das massas de um assento traseiro instalado no piso traseiro 4 e de um ocupante sentado no banco traseiro é aplicada ao piso traseiro 4, e atua sobre o piso traseiro 4 e atua nessa direção para empurrar para baixo a parte de suporte 5. Para as seções de quina 50, que estão localizadas nas extremidades esquerda e direita da seção de suporte 5, os elementos de reforço quina 11 e os suportes inferiores 12 estão ligados. Uma vez que a seção de suporte 5 é formada continuamente com o piso dianteiro 3, a carga atua de forma concentrada em uma seção curvada. No entanto, uma vez que os elementos de reforço de quina 11 são ligados às seções de quina 50, a carga é distribuída para todas as seções de quina 50. Além disso, os suportes inferiores 12 são ligados aos elementos de reforço de quina 11, com o piso dianteiro 3 e os pisos de quina 34 retidos entre eles, e suportam a carga distribuída pelos elementos de reforço de quina 11. Por conseguinte, é possível reduzir a deformação do painel de piso 1 que ocorre de modo que o piso traseiro 4 e a seção de suporte 5 afundem.
[0033] Adicionalmente, uma vez que o painel de piso 1 inclui o elemento de reforço superior 7, o qual é contínuo com a extremidade traseira da seção de túnel 2, e ligado a uma seção central da seção de suporte 5, ele pode também reduzir o afundamento da parte do painel de piso 1 que está próxima da seção de túnel 2. Além disso, a elementos de reforço da seção inferior 6 são fornecidos como um par de elementos de reforço da seção inferior em áreas que se prolongam continuamente a partir das paredes laterais 22 da seção de túnel 2 até o piso dianteiro 3, e as extremidades traseiras 61 dos elementos de reforço da seção inferior 6 encontram-se ligados à extremidade dianteira 71 do elemento de reforço superior 7 por solda a ponto, em um estado de três camadas em que o piso dianteiro 3 e as paredes laterais 22 da seção de túnel 2 são retidos entre eles. Assim, as cargas de colisão transmitidas através dos elementos de reforço da seção inferior 6 são diretamente transmitidas ao elemento de reforço superior 7, e atuam em uma direção de modo a empurrar para cima a seção de suporte 5. Por conseguinte mais o afundamento do painel de piso 1.
[0034] O exposto é uma explicação do painel de piso 1 que possui a estrutura de piso de veículo de acordo com a forma de realização. Na forma de realização, em razão da disposição dos elementos de reforço de quina 11 e dos suportes inferiores 12, o painel de piso 1 pode possuir uma rigidez tal que seja suficiente para suportar cargas que atuam sobre as seções de quina 50 da seção de suporte 5 em uma direção em que elas sofreriam afundamento quando ocorresse uma colisão frontal. Além disso, o elemento de reforço superior 7, os elementos de reforço de parte inferior 6 e o elemento de reforço de túnel 8 aumentam ainda mais um efeito vantajoso obtido devido ao ter-se proporcionado elementos de reforço de quina 11 e suportes inferiores 12. Além disso, mesmo se um ou mais elementos de reforço que não os elementos de reforço acima forem adicionados, eles não alteram a essência da forma de realização aqui descrita. Nesta forma de realização, na explicação acima do caso em que os elementos são ligados uns aos outros, uma técnica utilizando solda a ponto é referida a título de exemplo. Contudo, a maneira de se unir os elementos entre si não se limita à solda a ponto. Os elementos podem ser ligados uns aos outros por soldagem tal como soldagem TIG, soldagem MIG ou soldagem a laser, e podem também ser ligados uns aos outros por outro método tal como adesão ou soldagem, desde que seja obtida uma força de ligação suficiente. LISTA DE SINAIS DE REFERÊNCIA 1. . . . Painel de piso (possuindo estrutura de piso do veículo), 2 . . . Seção de túnel, 3 . . . Piso dianteiro, 31 . . . Estribo lateral, 34 . . . Piso lateral, 4 . . . Piso traseiro, 41 . . . Extremidade dianteira, 5 . . . Seção de suporte, 51 . . . Parede dianteira, 54 . . . Parede lateral, 55 . . . Seção de suporte lateral, 7 . . . Elemento de reforço da seção superior, 11 . . . Elemento de reforço de quina, 12 . . . Suporte inferior, T . . . Seção em que a junção (solda a ponto) é realizada no estado de três camadas

Claims (4)

1. Estrutura de piso de veículo, caracterizada por compreender: uma seção de túnel (2) proporcionada em uma seção central em uma direção de deslocamento de um veículo; um piso dianteiro (3) prolongando-se de ambos os lados da seção de túnel; uma seção de suporte (5) formada continuamente com uma extremidade traseira da seção de túnel e uma extremidade traseira do piso dianteiro; um piso traseiro (4) prolongando-se para trás a partir da seção de suporte; estribos laterais (31) prolongando-se na direção de deslocamento do veículo, e incluindo as extremidades superiores ligadas às extremidades exteriores do piso dianteiro, respectivamente; pisos laterais (34) prolongando-se ao longo do piso dianteiro, e respectivamente curvando-se para ambos os lados exteriores da seção de suporte; seções laterais de suporte (55) continuamente formadas, respectivamente, a partir dos pisos laterais até o piso traseiro; elementos de reforço de quina (11) formados para se curvar a partir do piso dianteiro e da parte de suporte até os pisos laterais e as seções laterais de suporte, e ligadas pelos lados da superfície superior dos mesmos, respectivamente; e suportes inferiores (12) prolongando-se respectivamente a partir dos estribos laterais na direção da largura do veículo até os lados da superfície inferior de seções do piso dianteiro, em que os elementos de reforço de quina estão localizados.
2. Estrutura de piso de veículo de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelos elementos de reforço de quina (11) e pelos suportes inferiores (12) serem soldados uns aos outros, respectivamente, em pelo menos um local, em um estado de três camadas, no qual o piso dianteiro (3) e os pisos laterais (34) são mantidos entre os elementos de reforço de quina e os suportes inferiores, respectivamente.
3. Estrutura de piso de veículo de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por compreender ainda um elemento de reforço superior (7) ligado a uma superfície superior de uma área que inclui uma seção de ligação entre uma extremidade traseira da seção de túnel (2) e a seção de suporte (5) e as imediações da seção de ligação, e que se prolonga a partir de uma extremidade traseira do piso dianteiro (3) até uma extremidade dianteira (41) do piso traseiro (4).
4. Estrutura de piso de veículo de acordo com a reivindicação 2, caracterizada por compreender ainda um elemento de reforço superior (7) ligado a uma superfície superior de uma área, que inclui uma seção de ligação entre uma extremidade traseira da seção de túnel (2) e a seção de suporte (5) e as imediações da seção de ligação, e que se prolonga a partir de uma extremidade traseira do piso dianteiro (3) até uma extremidade dianteira (41) do piso traseiro (4).
BR112017007819-8A 2014-10-14 2015-10-09 Estrutura de piso de veículo BR112017007819B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2014-209842 2014-10-14
JP2014209842A JP6384257B2 (ja) 2014-10-14 2014-10-14 車両フロア構造
PCT/JP2015/078817 WO2016060091A1 (ja) 2014-10-14 2015-10-09 車両フロア構造

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112017007819A2 BR112017007819A2 (pt) 2018-01-16
BR112017007819B1 true BR112017007819B1 (pt) 2022-12-27

Family

ID=55746637

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112017007819-8A BR112017007819B1 (pt) 2014-10-14 2015-10-09 Estrutura de piso de veículo

Country Status (6)

Country Link
JP (1) JP6384257B2 (pt)
CN (1) CN106852138B (pt)
BR (1) BR112017007819B1 (pt)
PH (1) PH12017500715A1 (pt)
RU (1) RU2660334C1 (pt)
WO (1) WO2016060091A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP6417842B2 (ja) * 2014-10-14 2018-11-07 三菱自動車工業株式会社 配索構造を有した車両フロア構造
JP7275836B2 (ja) * 2019-05-15 2023-05-18 マツダ株式会社 電動車両の下部車体構造
JP7318323B2 (ja) * 2019-06-07 2023-08-01 マツダ株式会社 車両の下部車体構造

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6227610B1 (en) * 1998-02-19 2001-05-08 Honda Giken Kogyo Kabushiki Kaisha Cross member of an automobile body
JP3915957B2 (ja) * 1999-02-08 2007-05-16 日野自動車株式会社 キャブオーバ型トラックのキャブ
JP2004322767A (ja) * 2003-04-23 2004-11-18 Hino Motors Ltd 車両のフロア構造
JP3988745B2 (ja) * 2004-05-06 2007-10-10 日産自動車株式会社 車体フロア構造
FR2931784B1 (fr) * 2008-05-28 2010-05-14 Peugeot Citroen Automobiles Sa Doublure pour rigidifier un capot de vehicule et capot equipe de cette doublure
US8292356B2 (en) * 2009-03-17 2012-10-23 Mazda Motor Corporation Lower vehicle-body structure of vehicle
JP5272877B2 (ja) * 2009-04-24 2013-08-28 トヨタ自動車株式会社 車両の下部構造
US8985681B2 (en) * 2012-06-21 2015-03-24 Honda Motor Co., Ltd. Vehicle body floor structure
JP2014136544A (ja) * 2013-01-18 2014-07-28 Toyota Motor Corp 自動車のフロア構造

Also Published As

Publication number Publication date
PH12017500715B1 (en) 2017-10-09
CN106852138B (zh) 2019-02-22
CN106852138A (zh) 2017-06-13
RU2660334C1 (ru) 2018-07-05
WO2016060091A1 (ja) 2016-04-21
JP2016078540A (ja) 2016-05-16
PH12017500715A1 (en) 2017-10-09
JP6384257B2 (ja) 2018-09-05
BR112017007819A2 (pt) 2018-01-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112016004227B1 (pt) Estrutura de corpo de veículo
US9873462B2 (en) Vehicle floor portion structure
JP6264864B2 (ja) 車両下部構造
JP6372057B2 (ja) トレーリングアーム取付部構造
US20170057555A1 (en) Vehicle body structure
BR112017007819B1 (pt) Estrutura de piso de veículo
JP6816676B2 (ja) 車体上部構造
JP6110834B2 (ja) 車体側部構造
JP5063287B2 (ja) 車体前部構造
JP5109969B2 (ja) カウルトップサイド結合構造
JP5144708B2 (ja) 自動車のフロア構造
JP2007131260A (ja) 車両のダッシュパネル補強構造
JP6431897B2 (ja) トーションビーム式サスペンション
JP6020932B2 (ja) 自動車の車体構造
US10106198B2 (en) Vehicle upper body structure
CN106476879B (zh) 转向支承梁结构
JP2009179295A (ja) 自動車の後部フロア構造
JP6527314B2 (ja) 車両のアンダーフロアフレームシステム
JP2015112898A (ja) 車両下部構造
JP5941898B2 (ja) 車体後部構造
JP6977524B2 (ja) 車両上部構造
JP6807047B2 (ja) 車両用構造体
JP2010030546A (ja) 車両用フロア構造
JP2021008238A (ja) 車体下部構造
JP7137904B2 (ja) 車両構造

Legal Events

Date Code Title Description
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 09/10/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS