BR112016025902B1 - Artigo de espuma - Google Patents

Artigo de espuma Download PDF

Info

Publication number
BR112016025902B1
BR112016025902B1 BR112016025902-5A BR112016025902A BR112016025902B1 BR 112016025902 B1 BR112016025902 B1 BR 112016025902B1 BR 112016025902 A BR112016025902 A BR 112016025902A BR 112016025902 B1 BR112016025902 B1 BR 112016025902B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
foam
article according
foam article
layer
test
Prior art date
Application number
BR112016025902-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Henry Hojnacki
Mark Weierstall
Original Assignee
Proprietect L.P.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Proprietect L.P. filed Critical Proprietect L.P.
Publication of BR112016025902B1 publication Critical patent/BR112016025902B1/pt

Links

Images

Abstract

ARTIGO DE ESPUMA. É descrito um artigo de espuma que compreende: uma espuma de base com uma superfície texturada; uma cobertura de acabamento que cobre pelo menos uma parte da superfície texturada, sendo que a cobertura de acabamento engloba: (i) uma camada exterior acabada que inclui uma parte exterior e uma parte interior do contacto do ocupante; (ii) uma camada amortecedora compressível fixada relativamente à parte interior da camada exterior acabada; e (iii) uma camada de contacto fixada relativamente à camada compressível e configurada para estar em contacto com a superfície texturada da espuma de base, possuindo a camada de contacto um módulo secante em 5% de alongamento de pelo menos cerca de 7 quando medido de acordo com ASTM D3574-11 modificado, Teste E, Teste Tênsil. É também descrito um artigo de espuma que compreende: uma espuma de base com uma superfície texturada; uma cobertura de acabamento com uma camada exterior acabada; e opcionalmente, uma camada de contacto interposta entre o elemento de espuma e a cobertura de acabamento, estando a camada de contacto em contacto com pelo menos uma parte da superfície texturada da espuma de base e compreendendo um material de contacto; o artigo de espuma tem uma pontuação de (...).

Description

[001] REFERÊNCIA CRUZADA PARA PEDIDO RELACIONADO
[002] A presente aplicação reivindica o benefício, sob 35 U.S.C. §119(e), do Pedido de Patente Provisório S.N. 61/989,076 arquivado em 6 de maio de 2014, cujos conteúdos são aqui incluídos para referência.
[003] ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[004] ÂMBITO DA INVENÇÃO
[005] Num dos aspetos, a presente invenção refere-se a um artigo de espuma. Noutro dos seus aspetos, a presente invenção refere-se a um elemento de assento de veículos.
[006] DESCRIÇÃO DA TÉCNICA ATUAL
[007] Os assentos dos passageiros nos veículos, tais como automóveis, são normalmente fabricados a partir de um material de espuma (normalmente uma espuma de poliuretano) que é moldado para a forma pretendida e coberto com uma cobertura de acabamento apropriado. O material espumado é selecionado para proporcionar conforto ao passageiro, providenciando um assento resiliente, e a cobertura do acabamento é selecionada para proporcionar as propriedades estéticas pretendidas.
[008] Em anos recentes, os assentos, tais como os assentos de um veículo, foram desenvolvidos para conferir uma ou mais das seguintes características ao assento: conforto, controlo climático, deteção do ocupante e idêntico.
[009] Uma área que recebeu uma particular atenção é a provisão de densidade dual ou componentes do assento de firmeza dual que são mais densos ou firmes nas partes periféricas do assento, conferindo assim ao ocupante uma sensação de conforto ou “envolvimento”. Isto é sobretudo importante em veículos de performance que são concebidos de modo a realizarem curvas a alta velocidade. No entanto, existe um desafio para equilibrar o suporte providenciado pelo assento com conforto para o ocupante.
[010] A densidade dual ou os elementos do assento de firmeza dual são caros em termos de produção e, em muitos casos, alteram a sensação da superfície de suporte do assento apenas em áreas onde é considerado ser importante ter diferentes propriedades de firmeza. Por outras palavras, a convencional densidade dual ou os elementos do assento de firmeza dual são normalmente usados como uma abordagem por alto para fornecer uma densidade ou firmeza variável.
[011] Além disso, a densidade dual (ou múltipla) ou os assentos de firmeza dual (ou múltipla) requerem a utilização de dois ou mais tipos de espuma (p. ex. moldado, de elevação livre, rebordo e idêntico) que são normalmente produzidos separadamente e fixados em conjunto, aumentando o tempo de produção e os custos do produto de assento final. Em alternativa, certos assentos de firmeza dual (múltipla) são feitos por moldagem ou fixam de outro modo um inserto (p. ex. componentes de fios, flexolator e idêntico) a um substrato de espuma.
[012] A publicação internacional n.° WO 2006/102751 [San Miguel et al. (San Miguel)] anuncia um elemento de assento em espuma, um molde para a sua produção e um método para fabricar o molde. O elemento do assento de espuma de San Miguel compreende uma superfície de assento, onde são criadas uma ou mais superfícies texturadas, que são as mesmas ou diferentes. A provisão dessas superfícies texturadas permite obter numa única parte da densidade o conforto de “firmeza dual” (ou firmeza múltipla) ou a sensação de isso ser convenientemente conseguido usando peças de espuma de múltipla densidade num elemento de assento. Uma das vantagens da abordagem de San Miguel é o facto de ser possível conferir ao elemento de assento um toque de sensação suave como alternativa ao convencional chamado estofamento adicional.
[013] Enquanto os ensinamentos em San Miguel representam um avanço tecnológico, continua a haver espaço para melhoramentos.
[014] Especificamente, quando se aplicam os ensinamentos de San Miguel a assentos de veículos, é convencional criar a ou as superfícies texturadas na chamada superfície do assento do veículo. Ao fazê-lo, existe a probabilidade de a superfície texturada poder ser sentida ou vista através da cobertura de acabamento usada para cobrir o elemento do assento de espuma - isto também é conhecido em termos técnicos por “trespassar”. Isto é particularmente um problema quando a cobertura de acabamento é permeável ao ar - p. ex., uma cobertura de acabamento de tecido. As empresas automóveis têm aumentado constantemente as especificações e requisitos para adaptar e acabar assentos de veículos e a ocorrência de “trespassar” num assento de veículo é considerada uma desvantagem que é inaceitável. Correspondentemente, tem havido desafios para expandir os ensinamentos de San Miguel aos assentos de veículos comerciais.
[015] Correspondentemente, seria desejável ter um artigo de espuma que, por um lado, mantivesse a vantagem técnica de San Miguel (isto é, a capacidade de ter diferentes zonas de conforto ou sensação numa superfície de um elemento de espuma, usando para isso uma espuma de densidade única) e, por outro, evitasse ou atenuasse a ocorrência de “leitura” na superfície A do elemento de espuma quando é adaptada a assentos de veículos, particularmente quando esses assentos utilizam uma cobertura de acabamento permeável ao ar, tal como uma cobertura de acabamento de tecido.
[016] Seria sobretudo vantajoso se pudesse ser implementado um melhoramento sem exigir um grande aumento de capital.
[017] RESUMO DA INVENÇÃO
[018] Um objetivo da presente invenção é evitar ou atenuar pelo menos uma das desvantagens acima mencionadas da tecnologia anterior.
[019] Outro objetivo da presente invenção é providenciar um artigo de espuma inovador.
[020] Correspondentemente, num dos seus aspetos, a presente invenção providencia um artigo de espuma, que inclui:
[021] uma espuma de base com uma superfície texturada;
[022] uma cobertura de acabamento que cobre pelo menos uma parte da superfície texturada, compreendendo a cobertura de acabamento: (i) uma camada exterior acabada que inclui uma parte exterior e uma parte interior do contacto do ocupante; (ii) uma camada amortecedora compressível fixada relativamente à parte interior da camada exterior acabada; e (iii) uma camada de contacto fixada relativamente à camada compressível e configurada para estar em contacto com a superfície texturada da espuma de base, possuindo a camada de contacto um módulo secante em 5% de alongamento de pelo menos cerca de 7 quando medido de acordo com ASTM D3574-11 modificado, Teste E, Teste Tênsil.
[023] Noutro dos seus aspetos, a presente invenção providencia um artigo de espuma, que inclui:
[024] uma espuma de base com uma superfície texturada;
[025] uma cobertura de acabamento com uma camada de contacto acabada; e
[026] opcionalmente, uma camada de contacto interposta entre o elemento de espuma e a cobertura de acabamento, estando a camada de contacto em contacto com pelo menos uma parte da superfície texturada da espuma de base e incluindo um material de contacto;
[027] o artigo de espuma com uma pontuação de leitura de pelo menos 20 quando medido de acordo com ASTM D3575-11 I2 modificado (procedimento B).
[028] Por conseguinte, relativamente a um primeiro aspeto da invenção, os presentes inventores descobriram uma abordagem, segundo a qual é possível obter os benefícios descritos em San Miguel, ao mesmo tempo que evitar ou atenua a ocorrência da “leitura”. Especificamente, os presentes inventores descobriram que as propriedades extensíveis da camada de contacto utilizada no presente artigo de espuma são importantes para evitar ou atenuar a “leitura”. Mais especificamente, os presentes inventores descobriram que a ocorrência de “leitura” pode ser evitada ou atenuada quando se usa a camada de contacto com um módulo secante em 5% de alongamento de pelo menos cerca de 7 quando medido de acordo com ASTM D3574-11 modificado, Teste E, Teste Tênsil (definido em mais detalhe abaixo). Contrariamente, a camada de contacto tem um módulo secante em 5% de alongamento de menos de aproximadamente 7 quando medido de acordo com o ASTM D357411 modificado, Teste E, Teste Tênsil, ocorrendo normalmente a “leitura”. Não querendo ficar associado a nenhuma teoria ou modo de ação em particular, acredita-se que a ocorrência da “leitura” pode ser evitada ou atenuada se a camada de contacto tiver suficientes propriedades extensíveis para criar um chamado “efeito de rede” quando a camada de contacto é interposta entre a camada exterior acabada da cobertura de acabamento e a superfície texturada do bloco de espuma. É criado um “efeito de rede” quando a cobertura de acabamento é mantida numa configuração relativamente esticada quando o artigo de espuma é sujeito a compressão. Acredita-se que é criado um maior “efeito de rede” quando a camada de contacto tem um módulo secante em 5% de alongamento de pelo menos aproximadamente 7 quando medido de acordo com ASTM D3574-11 modificado, Teste E, Teste Tênsil - acredita-se que isto cria um espaçamento maior entre a cobertura de acabamento e a superfície texturada do bloco de espuma, evitando ou atenuando assim a ocorrência de “leitura”. Acredita-se que é criado um menor “efeito de rede” quando a camada de contacto tem um módulo secante em 5% de alongamento de menos de aproximadamente 7 quando medido de acordo com ASTM D3574-11 modificado, Teste E, Teste Tênsil - acredita-se que isto cria um espaçamento menor entre a cobertura de acabamento e a superfície texturada do bloco de espuma, encorajando assim a ocorrência de “leitura”. Deste modo, a ocorrência de “leitura” acima descrita é evitada ou atenuada no presente artigo de espuma.
[029] Relativamente a um segundo aspeto da invenção, os presentes inventores descobriram que é possível selecionar uma combinação de uma espuma de base com uma superfície texturada; uma cobertura de acabamento com uma camada exterior acabada; e opcionalmente, uma camada de contacto interposta entre o elemento de espuma e a cobertura de acabamento, estando a camada de contacto em contacto com pelo menos uma parte da superfície texturada da espuma de base e compreendendo um material de contacto para fornecer o artigo de espuma que tem uma pontuação de leitura de pelo menos 20 quando medido de acordo com ASTM D3575-11 I2 modificado (procedimento B).
[030] Obviamente, os profissionais na matéria reconhecem outras vantagens acrescidas do presente elemento de assento com base na presente especificação.
[031] BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[032] As versões da presente invenção serão descritas com referência aos desenhos anexos, nos quais:
[033] As Figuras 1-3 ilustram vários detalhes dos exemplos descritos aqui em baixo.
[034] DESCRIÇÃO DETALHADA VERSÕES PREFERENCIAIS
[035] Assim sendo, numa primeira versão, a presente invenção refere-se a um artigo de espuma que compreende: uma espuma de base com uma superfície texturada; uma cobertura de acabamento que cobre pelo menos uma parte da superfície texturada, sendo que a cobertura de acabamento engloba: (i) uma camada exterior acabada que inclui uma parte exterior e uma parte interior do contacto do ocupante; (ii) uma camada amortecedora compressível fixada relativamente à parte interior da camada exterior acabada; e (iii) uma camada de contacto fixada relativamente à camada compressível e configurada para estar em contacto com a superfície texturada da espuma de base, possuindo a camada de contacto um módulo secante em 5% de alongamento de pelo menos cerca de 7 quando medido de acordo com ASTM D3574-11 modificado, Teste E, Teste Tênsil. Os modelos privilegiados do primeiro modelo da invenção podem incluir uma ou uma combinação de quaisquer duas ou mais das seguintes características:
[036] a camada de contacto tem um módulo secante em 5% de alongamento de pelo menos 10 em pelo menos uma das direções 1-4 no ASTM D3574-11 modificado, Teste E, Teste Tênsil;
[037] a camada de contacto tem um módulo secante em 5% de alongamento de pelo menos 10 em pelo menos duas das direções 1-4 no ASTM D3574-11 modificado, Teste E, Teste Tênsil;
[038] a camada de contacto tem um módulo secante em 5% de alongamento de pelo menos 10 em pelo menos três das direções 1-4 no ASTM D3574-11 modificado, Teste E, Teste Tênsil;
[039] a camada de contacto tem um módulo secante em 5% de alongamento de pelo menos 10 em cada direção 1-4 no ASTM D3574-11 modificado, Teste E, Teste Tênsil;
[040] a camada de contacto tem um módulo secante em 5% de alongamento de pelo menos 15 em pelo menos duas das direções 1-4 no ASTM D3574-11 modificado, Teste E, Teste Tênsil;
[041] a camada de contacto tem um módulo secante em 5% de alongamento de pelo menos 15 em pelo menos três das direções 1-4 no ASTM D3574-11 modificado, Teste E, Teste Tênsil;
[042] a camada de contacto tem um módulo secante em 5% de alongamento de pelo menos 15 em cada direção 1-4 no ASTM D3574-11 modificado, Teste E, Teste Tênsil;
[043] a camada de contacto é tecido;
[044] a camada de contacto é não tecido;
[045] a camada de contacto tem a forma de um tecido ou tela;
[046] a camada de contacto tem a forma de uma película (p. ex. película soprada, película extrudida, película fundida, etc.);
[047] a camada de contato inclui uma camada de polímero (p. ex. olefina termoplástica, borracha de poliuretano, etc.);
[048] a camada de polímero inclui um poliéster;
[049] a camada de polímero inclui um polipropileno;
[050] a camada de polímero inclui uma mistura de poliéster e polipropileno;
[051] a camada de polímero inclui um nylon;
[052] a camada amortecedora compressível tem uma espessura mínima de 3 mm aproximadamente;
[053] a camada amortecedora compressível tem uma espessura entre 3 mm e 20 mm;
[054] O artigo de espuma definido nas reivindicações 1-17, em que a camada amortecedora compressível tem uma espessura entre 3 mm e 18 mm;
[055] a camada amortecedora compressível tem uma espessura entre 3 mm e 15 mm;
[056] a camada amortecedora compressível tem uma espessura entre 6 mm e 18 mm;
[057] a camada amortecedora compressível tem uma espessura entre 6 mm e 15 mm;
[058] a camada de contacto compreende uma configuração laminada com duas ou mais subcamadas fixadas relativamente uma à outra;
[059] a camada de contacto está fixada a uma superfície interior da cobertura de acabamento e é movível relativamente à superfície texturada do elemento de espuma;
[060] a camada de contacto está fixada à superfície texturada do elemento de espuma e é movível relativamente a uma superfície interior da cobertura de acabamento;
[061] a espuma de base compreende uma espuma à base de isocianato;
[062] a espuma de base compreende uma espuma de poliuretano;
[063] a espuma de poliuretano tem uma densidade entre 30 kg/m3 e 80 kg/m3 aproximadamente;
[064] a espuma de poliuretano tem uma densidade entre 35 kg/m3 e 70 kg/m3 aproximadamente;
[065] a espuma de poliuretano tem uma densidade entre 40 kg/m3 e 60 kg/m3 aproximadamente;
[066] a espuma de poliuretano tem uma densidade entre 45 kg/m3 e 55 kg/m3 aproximadamente;
[067] a espuma de poliuretano tem uma densidade aproximada de 50 kg/m3;
[068] a camada amortecedora compressível compreende uma camada de espuma;
[069] a camada amortecedora compressível compreende uma camada de espuma à base de isocianato;
[070] a camada amortecedora compressível compreende uma camada de espuma de poliuretano;
[071] a camada de espuma de poliuretano tem uma densidade maior ou igual a cerca de 1 pcf;
[072] a camada de espuma de poliuretano tem uma densidade entre 1 pcf e 4 pcf aproximadamente;
[073] a camada de espuma de poliuretano tem uma densidade entre 1,2 pcf e 3,5 pcf aproximadamente;
[074] a camada de espuma de poliuretano tem uma densidade entre 1,5 pcf e 3,0 pcf aproximadamente;
[075] a camada de espuma de poliuretano tem uma densidade entre 1,7 pcf e 1,9 pcf aproximadamente;
[076] a camada amortecedora compressível adere à parte interior da camada exterior acabada;
[077] a camada amortecedora compressível está laminada com a parte interior da camada exterior acabada;
[078] a camada amortecedora compressível está laminada por chama à parte interior da camada exterior acabada;
[079] a razão entre a Indentação de Força-Deformação medida de acordo com ASTM D3574, teste B1 (IFD) da espuma de base e a IFD da camada amortecedora compressível situa-se entre 7 N/lb a 17 N/lb aproximadamente;
[080] a razão entre a IDF da espuma de base e a IFD da camada amortecedora compressível situa-se entre 8 N/lb a 15 N/lb aproximadamente;
[081] a razão entre a IDF da espuma de base e a IFD da camada amortecedora compressível situa-se entre 10 N/lb a 13 N/lb aproximadamente;
[082] a razão entre a densidade da camada amortecedora compressível e a IFD da espuma de base é inferior ou igual a 3000 pcf/N ou superior ou iguala 5000 pcf/N;
[083] a razão entre a densidade da camada amortecedora compressível e a IFD da espuma de base é inferior ou igual a 2000 pcf/N ou superior ou iguala 6000 pcf/N;
[084] a razão entre a densidade da camada amortecedora compressível e a IFD da espuma de base é inferior ou igual a 2500 pcf/N ou superior ou iguala 5500 pcf/N;
[085] a razão entre a densidade da camada amortecedora compressível e a IFD da espuma de base é inferior ou igual a 3000 pcf/N ou superior ou iguala 5000 pcf/N;
[086] a razão entre a densidade da camada amortecedora compressível e a IFD da espuma de base é inferior ou igual a 3500 pcf/N ou superior ou iguala 4500 pcf/N;
[087] a razão entre a densidade da espuma de base e a IFD da camada amortecedora compressível é superior ou igual a 0,90 (kg/m3)/lb;
[088] a razão entre a densidade da espuma de base e a IFD da camada amortecedora compressível é superior ou igual a 1,20 (kg/m3)/lb;
[089] a razão entre a densidade da espuma de base e a IFD da camada amortecedora compressível é superior ou igual a 1,25 (kg/m3)/lb;
[090] a razão entre a densidade da espuma de base e a IFD da camada amortecedora compressível é superior ou igual a 1,40 (kg/m3)/lb;
[091] Numa primeira versão, a presente invenção refere-se a um artigo de espuma que compreende: uma espuma de base com uma superfície texturada; uma cobertura de acabamento com uma camada exterior acabada; e opcionalmente, uma camada de contacto interposta entre o elemento de espuma e a cobertura de acabamento, estando a camada de contacto em contacto com pelo menos uma parte da superfície texturada da espuma de base e compreendendo um material de contacto; o artigo de espuma tem uma pontuação de leitura de pelo menos 20 quando medido de acordo com ASTM D3575-11 I2 modificado (procedimento B). Os modelos privilegiados do primeiro modelo da invenção podem incluir uma ou uma combinação de quaisquer duas ou mais das seguintes características:
[092] a camada de contato inclui uma camada de polímero (p. ex. olefina termoplástica, borracha de poliuretano, etc.);
[093] a camada de polímero inclui um poliéster;
[094] a camada de polímero inclui um polipropileno;
[095] a camada de polímero inclui uma mistura de poliéster e polipropileno;
[096] a camada de polímero inclui um nylon;
[097] a camada de polímero é tecido;
[098] a camada de polímero é não tecido;
[099] a camada de polímero tem a forma de um tecido ou tela;
[100] a camada de contacto tem a forma de uma película (p. ex. película soprada, película extrudida, película fundida, etc.);
[101] a camada de contacto tem a forma de uma cera;
[102] a camada de contacto está fixada a uma superfície interior da cobertura de acabamento e é movível relativamente à superfície texturada do elemento de espuma;
[103] a camada de contacto está fixada à superfície texturada do elemento de espuma e é movível relativamente a uma superfície interior da cobertura de acabamento;
[104] a espuma de base compreende uma espuma à base de isocianato;
[105] o elemento de espuma compreende uma espuma de poliuretano;
[106] o artigo de espuma compreende ainda uma camada de espuma intermédia disposta entre a camada exterior acabada e a camada de contacto;
[107] a camada de espuma intermédia compreende uma espuma à base de isocianato;
[108] a camada de espuma intermédia compreende uma camada de espuma de poliuretano; e/ou
[109] a camada de espuma intermédia está laminada a uma superfície interior da cobertura de acabamento.
[110] Os modelos privilegiados do primeiro modelo e o segundo modelo da invenção podem incluir uma ou uma combinação de quaisquer duas ou mais das seguintes características:
[111] a artigo de espuma compreende ainda um elemento de quadro fixado relativamente ao elemento de espuma;
[112] o artigo de espuma tem a forma de um assento de veículo;
[113] o assento de veículo compreende um encosto do assento de veículo;
[114] o assento de veículo compreende uma parte inferior do assento de veículo;
[115] o assento de veículo é ventilado;
[116] a superfície texturada compreende várias partes altas e várias partes baixas;
[117] cada parte alta compreende uma parte apical;
[118] a parte apical compreende uma primeira parte pontiaguda;
[119] a parte apical compreende uma primeira parte arredondada;
[120] a parte apical compreende uma primeira parte achatada;
[121] cada parte baixa compreende uma parte nadir;
[122] a parte nadir compreende uma segunda parte pontiaguda;
[123] a parte nadir compreende uma segunda parte arredondada;
[124] a parte nadir compreende uma segunda parte achatada;
[125] cada parte alta compreende uma parte apical e cada parte baixa compreende uma parte nadir;
[126] a parte apical e a parte nadir compreendem o mesmo perfil;
[127] a parte apical e a parte nadir compreendem um perfil diferente;
[128] a parte apical compreende uma primeira parte pontiaguda;
[129] a parte apical compreende uma primeira parte arredondada;
[130] a parte apical compreende uma primeira parte achatada;
[131] a parte nadir compreende uma segunda parte pontiaguda;
[132] a parte nadir compreende uma segunda parte arredondada;
[133] a parte nadir compreende uma segunda parte achatada;
[134] cada parte alta nas várias partes altas é substancialmente alongada;
[135] as várias partes altas estão dispostas substancialmente paralelas entre si;
[136] cada parte baixa nas várias partes baixas é substancialmente alongada;
[137] as várias partes altas compreendem uma primeira série de partes altas alongadas e uma segunda série de partes altas alongadas, encontrando- se a primeira e a segunda séries dispostas de um modo transversal uma em relação à outra;
[138] as várias partes altas compreendem uma primeira série de partes altas alongadas e uma segunda série de partes altas alongadas, encontrando- se a primeira e a segunda séries dispostas de um modo não paralelo uma em relação à outra;
[139] as várias partes altas compreendem uma primeira série de partes altas alongadas e uma segunda série de partes altas alongadas, encontrando- se a primeira e a segunda séries dispostas de um modo ortogonal uma em relação à outra;
[140] as várias partes baixas compreendem uma primeira série de partes baixas alongadas e uma segunda série de partes baixas alongadas, encontrando-se a primeira e a segunda séries dispostas de um modo transversal uma em relação à outra;
[141] as várias partes baixas compreendem uma primeira série de partes baixas alongadas e uma segunda série de partes baixas alongadas, encontrando-se a primeira e a segunda séries dispostas de um modo não paralelo uma em relação à outra;
[142] as várias partes baixas compreendem uma primeira série de partes baixas alongadas e uma segunda série de partes baixas alongadas, encontrando-se a primeira e a segunda séries dispostas de um modo ortogonal uma em relação à outra;
[143] cada parte alta nas várias partes altas é substancialmente alongada e cada parte baixa nas várias partes baixas é substancialmente alongada:
[144] as várias partes altas e as várias partes baixas estão dispostas numa relação substancialmente paralelas;
[145] as várias partes altas estão englobadas nas várias projeções substancialmente ao alto;
[146] uma secção transversal de cada projeção compreende um retângulo;
[147] uma secção transversal de cada projeção compreende um trapezoide;
[148] uma secção transversal de cada projeção compreende um trapezoide bilateralmente simétrico;
[149] uma secção transversal de cada projeção compreende uma forma ogival;
[150] uma secção transversal de projeções adjacentes compreende uma forma de recorte;
[151] uma secção transversal das partes baixas entre projeções adjacentes compreende uma forma de recorte;
[152] cada projeção compreende uma forma de abóbada de claustro;
[153] as várias projeções compreendem substancialmente a mesma forma;
[154] as várias projeções compreendem substancialmente a mesma dimensão;
[155] as várias projeções compreendem substancialmente a mesma forma e a mesma dimensão;
[156] as várias projeções compreendem diferentes formas;
[157] as várias projeções compreendem diferentes dimensões;
[158] as várias projeções compreendem diferentes formas e diferentes dimensões;
[159] as várias projeções compreendem substancialmente a mesma forma e diferentes dimensões;
[160] as várias projeções compreendem diferentes formas e a mesma dimensão;
[161] pelo menos duas partes baixas estão interligadas uma à outra;
[162] as várias partes baixas estão interligadas entre si;
[163] pelo menos duas partes baixas estão independentes uma da outra;
[164] as várias partes baixas estão independentes uma da outra;
[165] pelo menos duas partes altas estão interligadas uma à outra;
[166] as várias partes alta estão interligadas entre si;
[167] pelo menos duas partes altas estão independentes uma da outra;
[168] as várias partes altas estão independentes uma da outra;
[169] a superfície texturada compreende um primeiro padrão canelado;
[170] a superfície texturada compreende um primeiro padrão canelado e um segundo padrão canelado dispostos numa relação transversal entre si;
[171] a superfície texturada compreende um primeiro padrão canelado e um segundo padrão canelado dispostos numa relação ortogonal entre si;
[172] o texturado compreende um primeiro padrão serrilhado;
[173] a superfície texturada compreende um primeiro padrão serrilhado e um segundo padrão serrilhado dispostos numa relação transversal entre si;
[174] a superfície texturada compreende um primeiro padrão serrilhado e um segundo padrão serrilhado dispostos numa relação ortogonal entre si;
[175] a superfície texturada compreende várias partes texturadas, englobando cada parte texturada várias partes altas e várias partes baixas;
[176] as várias partes altas em cada secção são as mesmas;
[177] as várias partes baixas em cada secção são as mesmas;
[178] as várias partes altas e as várias partes baixas em cada secção são as mesmas;
[179] as várias partes altas em cada secção são as diferentes;
[180] as várias partes baixas em cada secção são as diferentes;
[181] as várias partes altas e as várias partes baixas em cada secção são as diferentes;
[182] o artigo de espuma compreende ainda pelo menos uma ranhura que separa pelo menos uma parte de um par de partes texturadas adjacentes das várias partes texturadas;
[183] a espuma de base compreende uma densidade uniforme; e/ou
[184] a espuma de base compreende uma densidade variável.
[185] Os modelos da presente invenção serão agora descritos com referência aos seguintes Exemplos que não devem ser entendidos como limitativos do âmbito da invenção.
[186] Nos Exemplos, os seguintes termos têm os significados indicados:
[187] “pbw” refere-se a partes por peso;
[188] “IFD” refere-se à Indentação Força-Deformação medida de acordo com ASTM D3574, Teste B1; e
[189] “pcf” refere-se a libras por pé cúbico.
[190] Nos Exemplos são utilizados os seguintes materiais:
[191] Material exterior da cobertura de acabamento: foi usado um material da cobertura de acabamento de tecido disponível no comércio sob o nome de marca Splinter™ na cobertura de acabamento de teste (descrita em mais detalhe abaixo);
[192] Espuma laminada #1 (LF-1): uma espuma de placa de poliuretano com uma densidade de 1,7 pcf e com IFD de 40 libras a 25% de compressão;
[193] Espuma laminada #2 (LF-2): uma espuma de placa de poliuretano com uma densidade de 1,7 pcf e com IFD de 25 libras a 25% de compressão;
[194] Espuma laminada #3 (LF-3): uma espuma de placa de poliuretano com uma densidade de 1,9 pcf e com IFD de 55 libras a 25% de compressão;
[195] Espuma laminada #4 (LF-4): uma espuma de placa de poliuretano com uma densidade de 2,7 pcf e com IFD de 120 libras a 25% de compressão;
[196] Camada de contacto #1 (CL-1): uma camada de tela de tecido disponibilizada no comércio por Acme Mills (Grau TB16);
[197] Camada de contacto #2 (CL-2): uma camada de tela de tecido disponibilizada no comércio por Mallon (Grau 1700);
[198] Camada de contacto #3 (CL-3): uma camada de tela de tecido disponibilizada no comércio por American Textil (Grau 13/17);
[199] Camada de contacto #4 (CL-4): uma camada de tela de não tecido disponibilizada no comércio por Haynes (Grau 9803X);
[200] Espuma de bloco #1 (BF-1): uma espuma de poliuretano moldada com uma superfície texturada em forma de diamante, uma densidade de 35 kg/m3 e uma IFD de 300 N a 50% de compressão;
[201] Espuma de bloco #2 (BF-2): uma espuma de poliuretano moldada com uma superfície texturada em forma de diamante, uma densidade de 35 kg/m3 e uma IFD de 600 N a 50% de compressão;
[202] Espuma de bloco #3 (BF-3): uma espuma de poliuretano moldada com uma superfície texturada em forma de diamante, uma densidade de 50 kg/m3 e uma IFD de 300 N a 50% de compressão;
[203] Espuma de bloco #4 (BF-4): uma espuma de poliuretano moldada com uma superfície texturada em forma de diamante, uma densidade de 50 kg/m3 e uma IFD de 600 N a 50% de compressão;
[204] Espuma de bloco #5 (BF-5): uma espuma de poliuretano moldada com uma superfície texturada em forma de diamante, uma densidade de 42 kg/m3 e uma IFD de 471 N a 50% de compressão;
[205] Cada camada de contacto foi sujeita a um ASTM D3574-11 modificado, Teste E, Teste Tênsil. Foi usado o seguinte protocolo (o termo “ASTM D3574-11 modificado, Teste E, Teste Tênsil”, tal como é usado ao longo desta especificação, deve ser entendido para designar o seguinte protocolo):
[206] realizar o teste conforme descrito por ASTM D3574-11, teste E, exceto a amostra de teste deve ser 80 x 25 x a espessura do material;
[207] deve juntar adesivo às extremidades da amostra de teste, que diretamente corresponde à superfície de contacto das faces da fita que retém a amostra (a fita é adicionada à amostra por duas razões: (i) para evitar que o aperto danifique a amostra de teste, causando a rutura prematura ou cisalhamento da amostra durante o teste; e (ii) para assegurar que a amostra seja segurada no local entre as superfícies de aperto);
[208] testar o material em quatro direções conforme ilustrado na Figura 1 (na Figura 1, as Direções 1 e 2 são as direções principais do material, enquanto as Direções 3 e 4 são designadas por direções de cisalhamento uma vez que existem 45 graus em relação às Direções 1 e 2);
[209] as direções principais são determinadas por normas aceites pela indústria e incluem critérios, tais como a direção da fibra ou a direção da máquina;
[210] produzir uma cura tênsil e determinar o ponto da curva tênsil onde alcança 5% de alongamento (Ponto A) - ver Figura 2 que ilustra os resultados do teste para uma camada de contacto de amostra (CL-4);
[211] estender uma linha a partir da origem do gráfico de teste que divide em dois o ponto A; e
[212] calcular o âmbito desta linha para determinar o módulo secante em megapascal (MPa) a 5% de alongamento.
[213] Note-se que o CL-4 era um material não tecido. Assim sendo, não tinha uma direção de fibra ou uma direção de máquina detetável. Não obstante, foi sujeito ao mesmo tipo de teste ao escolher arbitrariamente duas direções ortogonais entre si - estas direções foram anotadas como sendo as direções principais. As duas direções de cisalhamento foram escolhidas rodando cada direção principal em 45 graus. A abordagem pode ser aplicável a qualquer camada de contacto não tecido (ou qualquer camada de contacto que não tem uma direção de fibra e/ou direção de máquina discernível).
[214] Os resultados do teste tênsil de cada camada de contacto são reportados no Quadro 1. Tal como se pode ver, CL-1 e CL-4 tinham um módulo secante em 5% de alongamento superior a 7 em todas as quatro direções. Contrariamente, o CL-2 tinha um módulo secante em 5% de alongamento inferior a 7 em todas as quatro direções e o CL-3 tinha um módulo secante em 5% de alongamento superior a 7 em apenas duas das quatro direções (as duas direções principais). O efeito destes resultados será discutido mais abaixo:
[215] A cobertura de acabamento de teste foi produzida por laminação por chama: (i) o material exterior da cobertura de acabamento a um lado da espuma laminada, e (ii) a camada de contacto ao outro lado da espuma laminada. A cobertura do acabamento de teste foi depois fixada ao bloco de espuma, de modo a que a superfície texturada no bloco de espuma era orientada como a chamada superfície A do resultante bloco de espuma coberto (ver mais detalhes em baixo).
[216] O bloco de espuma coberto foi sujeito a um ASTM D3574-11, I2 modificado; Teste de Fadiga Dinâmico por Corte de Rolos à Força Constante (Procedimento B). Foi usado o seguinte protocolo (o termo “ASTM D3574-11, I2 modificado (Procedimento B))”, tal como é usado ao longo desta especificação, deve ser entendido para designar o seguinte protocolo):
[217] realizar o teste de corte de rolos com as seguintes modificações processuais e observações de teste adicionadas:
[218] usar um rolo 267 N;
[219] tirar fotografias da superfície da amostra de espuma de bloco, do laminado de espuma no interior da cobertura de acabamento de teste e do bloco de espuma de cobertura antes do teste;
[220] colocar uma nova cobertura de acabamento de teste sobre a superfície A do bloco de espuma;
[221] a amostra da cobertura de acabamento de teste tem de ser suficientemente grande para cobrir a superfície A do bloco de espuma, estender para baixo os seus lados para a base da mesa de cisalhamento de rolos;
[222] fixar a cobertura de acabamento à base de teste para segurá-la no local durante o teste - ver Figura 3;
[223] realizar o teste conforme prescrito em ASTM D3574-11 (procedimento B);
[224] devem ser tiradas fotografias e devem ser feitas observações a 100, 500, 1000, 2000, 6000 e 10 000 ciclos, ponto no qual o teste para durante esse dia;
[225] Recomece o teste no dia seguinte e tire fotografias/faça observações a 18 000 e 20 000 ciclos;
[226] em cada paragem de ciclo, tire fotografias e faça observações relativas à leitura na superfície da cobertura, incluindo o nível de intensidade de leitura como se segue (isto vai produzir 8 pontos de dados):
[227] NV: sem leitura visível (pontuação = 4);
[228] L: ligeira leitura (tem de olhar para o acabamento num ângulo ou escrutinar para ver) (pontuação =3), ou
[229] M: leitura média (visível) (pontuação =2), ou
[230] H: leitura pesada (claramente visível com um rápido olhar ou à distância) (pontuação =1);
[231] soma os pontos dos dados do passo anterior e reporta a soma como “pontuação de leitura”;
[232] espera 60-65 minutos e tira fotografias do bloco de espuma de cobertura, da superfície A do bloco de espuma e do laminado de espuma no interior da cobertura do acabamento de teste; e
[233] anota qualquer deterioração da laminação da cobertura do acabamento ou superfície de espuma.
[234] Os resultados no teste de leitura feito em vários blocos de espuma cobertos são reportados no Quadro 2, que define uma conceção ortogonal da matriz de experiências.
[235] A invenção tem sido descrita com referência aos modelos e exemplos ilustrativos, mas não pretende ser limitativa. Assim sendo, serão evidentes aos profissionais na matéria, relativamente a esta descrição, várias modificações dos modelos ilustrativos, assim como, outros modelos da invenção. Refere-se, pois, que as reivindicações anexas cobrem qualquer uma dessas modificações ou modelos. Além disso, todas as reivindicações são, deste modo, incorporadas por referência na descrição dos modelos privilegiados.
[236] Todas as publicações, patentes e pedidos de patente mencionadas aqui estão incorporadas na sua totalidade por referência, na mesma extensão como se cada publicação, patente ou pedido de patente individual fosse específica e individualmente indicada para ser incorporada aqui por referência na sua totalidade. Quadro 1
Figure img0001
Figure img0002
Figure img0003

Claims (43)

1. Artigo de espuma, caracterizado por compreender: uma espuma de base com uma superfície texturada; uma cobertura de acabamento que cobre pelo menos uma parte da superfície texturada, compreendendo a cobertura de acabamento: (i) uma camada exterior acabada que inclui uma parte exterior e uma parte interior do contato do ocupante; (ii) uma camada amortecedora compressível fixada relativamente à parte interior da camada exterior acabada; e (iii) uma camada de contato fixada relativamente à camada compressível e configurada para estar em contato com a superfície texturada da espuma de base, possuindo a camada de contato um módulo secante em Megapascales (MPa) a 5% de alongamento de pelo menos 7 quando medido de acordo com ASTM D3574-11 modificado, Teste E, Teste Tênsil.
2. Artigo de espuma de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a camada de contato ter um módulo secante em Megapascales (MPa) a 5% de alongamento de pelo menos 10 em pelo menos uma das direções 1-4 no ASTM D3574-11 modificado, Teste E, Teste Tênsil, em pelo menos duas das direções 1-4 no ASTM D3574-11 modificado, Teste E, Teste Tênsil, em pelo menos três das direções 1-4 no ASTM D3574-11 modificado, Teste E, Teste Tênsil ou em cada uma das direções 1-4 no ASTM D3574-11 modificado, Teste E, Teste Tênsil.
3. Artigo de espuma de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a camada de contato ter um módulo secante em Megapascales (MPa) a 5% de alongamento de pelo menos 15 em pelo menos duas das direções 1-4 no ASTM D3574-11 modificado, Teste E, Teste Tênsil, em pelo menos três das direções 1-4 no ASTM D3574-11 modificado, Teste E, Teste Tênsil, em cada uma das direções 1-4 no ASTM D3574-11 modificado, Teste E, Teste Tênsil.
4. Artigo de espuma de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por a camada de contato ser tecido ou não tecido e sua forma ser selecionada entre um tecido ou tela, uma película, e compreender uma camada de polímero que compreende os polímeros selecionados entre um poliéster, um polipropileno, uma mistura de poliéster e polipropileno ou um nylon.
5. Artigo de espuma de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por a camada amortecedora compressível ter uma espessura entre 3 mm e 20 mm, entre 3 mm e 18 mm, entre 3 mm e 15 mm, 6 mm e 18 mm ou entre 6 mm e 15 mm.
6. Artigo de espuma de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado por a camada de contato compreender uma configuração laminada com duas ou mais subcamadas fixadas relativamente uma à outra e estar fixada a uma superfície interior da cobertura de acabamento e ser movível relativamente à superfície texturada do elemento de espuma.
7. Artigo de espuma de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado por a camada de contato estar fixada a uma superfície texturada do elemento de espuma e ser movível relativamente à superfície interior da cobertura de acabamento.
8. Artigo de espuma de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado por a espuma de base compreender uma espuma à base de isocianato ou uma espuma de poliuretano.
9. Artigo de espuma de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por a espuma de poliuretano ter uma densidade entre 30 kg/m3 e 80 kg/m3, entre 35 kg/m3 e 70 kg/m3, entre 40 kg/m3 e 60 kg/m3, e entre 45 kg/m3 e 55 kg/m3.
10. Artigo de espuma de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado por a camada amortecedora compressível compreender uma camada de espuma, à base isocianato ou poliuretano.
11. Artigo de espuma de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por a camada de espuma de poliuretano ter uma densidade maior ou igual a 16,02 kg/m3, ter uma densidade entre 16,02 kg/m3 e 64,08 kg/m3, ter uma densidade entre 19,22 kg/m3 e 56,07 kg/m3, ter uma densidade entre 24,03 kg/m3 e 48,06 kg/m3, ter uma densidade entre 27,23 kg/m3 e 30,44 kg/m3.
12. Artigo de espuma de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado por a camada amortecedora compressível estar unida por adesão à parte interior da camada exterior acabada ou estar laminada à parte interior da camada exterior acabada por uma chama na parte interior da camada exterior acabada.
13. Artigo de espuma de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado por a razão entre a Indentação de Força-Deformação medida de acordo com ASTM D3574, teste B1 (IFD) da espuma de base e a IFD da camada amortecedora compressível situar-se entre 15,43 N/kg a 37,48 N/kg, entre 17,64 N/kg a 33,07 N/kg, ou entre 22,04 N/kg a 28,66 N/kg.
14. Artigo de espuma de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13, caracterizado por a razão entre a densidade da camada amortecedora compressível e a IFD da espuma de base ser inferior ou igual a 48.060 kg/m3/N ou superior ou igual a 80.100 kg/m3/N, ser inferior ou igual a 32.040 kg/m3/N ou superior ou igual a 96.120 kg/m3/N, ser inferior ou igual a 40.050 kg/m3/N ou superior ou igual a 88.110 kg/m3/N, ser inferior ou igual a 48.060 kg/m3/N ou superior ou igual a 80.100 kg/m3/N, ser inferior ou igual a 56.070 kg/m3/N ou superior ou igual a 72.090 kg/m3/N.
15. Artigo de espuma de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 14, caracterizado por a razão entre a densidade da espuma de base e a IFD da camada amortecedora compressível ser superior ou igual a 1,98 (kg/m3)/kg, ser superior ou igual a 2,64 (kg/m3)/kg, ser superior ou igual a 2,76 (kg/m3)/kg, ser superior ou igual a 3,09 (kg/m3)/kg.
16. Artigo de espuma, caracterizado por compreender: uma espuma de base com uma superfície texturada; uma cobertura de acabamento com uma camada de contato acabada; e opcionalmente, uma camada de contato interposta entre o elemento de espuma e a cobertura de acabamento, estando a camada de contato em contato com pelo menos uma parte da superfície texturada da espuma de base e incluindo um material de contato; artigo de espuma com uma pontuação de leitura de pelo menos 20 quando medido de acordo com ASTM D3575-11 I2 modificado (procedimento B).
17. Artigo de espuma de acordo com a reivindicação 16, caracterizado por a camada de contato incluir uma camada de polímero que compreende um polímero selecionado dentre um polipropileno, uma mistura de poliéster e polipropileno ou um nylon.
18. Artigo de espuma de acordo com qualquer uma das reivindicações 16 a 17, caracterizado por a camada de polímero ser tecido ou um não tecido e sua forma ser selecionada dentre um tecido ou tela, uma película, ou uma cera.
19. Artigo de espuma de acordo com qualquer uma das reivindicações 16 a 18, caracterizado por a camada de contato estar fixada a uma superfície interior da cobertura de acabamento e ser movível relativamente à superfície texturada do elemento de espuma, ou estar fixada a uma superfície texturada do elemento de espuma e ser movível relativamente à superfície interior da cobertura de acabamento.
20. Artigo de espuma de acordo com qualquer uma das reivindicações 16 a 18, caracterizado por a espuma de base compreender uma espuma à base de isocianato e elemento de espuma compreender uma espuma de poliuretano.
21. Artigo de espuma de acordo com qualquer uma das reivindicações 16 a 20, caracterizado por compreender ainda uma camada de espuma intermédia disposta entre a camada exterior acabada e a camada de contato e a camada de espuma intermédia compreender uma espuma à base de isocianato ou uma espuma de poliuretano.
22. Artigo de espuma de acordo com a reivindicação 21, caracterizado por a camada de espuma intermédia estar laminada à parte interior da cobertura de acabamento e compreender ainda um elemento de quadro fixado relativamente ao elemento de espuma.
23. Artigo de espuma de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 22, caracterizado por ter a forma selecionada dentre a de um assento de veículo, um encosto de assento de veículo, uma parte inferior do assento de veículo.
24. Artigo de espuma de acordo a reivindicação 23, caracterizado por o assento de veículo ser ventilado.
25. Artigo de espuma de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 24, caracterizado por a superfície texturada compreender várias partes altas compreendendo uma parte apical com uma primeira parte pontiaguda, uma primeira parte arredondada, uma primeira parte achatada e várias partes baixas onde cada parte baixa compreende uma parte nadir, uma segunda parte pontiaguda e uma segunda parte arredondada.
26. Artigo de espuma de acordo com a reivindicação 25, caracterizado por a parte apical e a parte nadir compreenderem o mesmo perfil ou um perfil diferente.
27. Artigo de espuma de acordo com qualquer uma das reivindicações 25 a 26, caracterizado por cada parte alta nas várias partes altas ser substancialmente alongada, as várias partes altas estarem dispostas substancialmente paralelas entre si e cada parte baixa nas várias partes baixas ser substancialmente alongada.
28. Artigo de espuma de acordo com qualquer uma das reivindicações 26 a 27, caracterizado por as várias partes altas compreendem uma primeira série de partes altas alongadas e uma segunda série de partes altas alongadas, encontrando- se a primeira e a segunda séries dispostas de um modo transversal uma em relação à outra, dispostas de um modo não paralelo uma em relação à outra.
29. Artigo de espuma de acordo com a reivindicação 25, caracterizado por as várias partes altas compreendem uma primeira série de partes altas alongadas e uma segunda série de partes altas alongadas, encontrando-se a primeira e a segunda séries dispostas de um modo ortogonal uma em relação à outra, dispostas de um modo transversal uma em relação à outra, ou dispostas de um modo não paralelo uma em relação à outra ou dispostas de um modo ortogonal uma em relação à outra.
30. Artigo de espuma de acordo com qualquer uma das reivindicações 25 a 27, caracterizado por cada parte alta nas várias partes altas ser substancialmente alongada e cada parte baixa nas várias partes baixas ser substancialmente alongada e as várias partes altas estarem compreendidas em várias projeções substancialmente ao alto e as várias partes baixas estarem dispostas numa relação substancialmente paralela.
31. Artigo de espuma de acordo com a reivindicação 30, caracterizado por uma secção transversal de cada projeção compreender uma forma selecionada dentre retângulo, trapezoide, trapezoide bilateralmente simétrico, ou ogival.
32. Artigo de espuma de acordo com a reivindicação 31, caracterizado por uma secção transversal das projeções adjacentes compreender uma forma de recorte, e uma secção transversal das partes baixas entre as projeções adjacentes compreender uma forma de recorte.
33. Artigo de espuma de acordo com a reivindicação 32, caracterizado por cada projeção compreender uma forma de abóbada de claustro.
34. Artigo de espuma de acordo com qualquer uma das reivindicações 32 a 33, caracterizado por as várias projeções compreenderem substancialmente a mesma forma, a mesma dimensão, formas diferentes e/ou dimensões diferentes.
35. Artigo de espuma de acordo com qualquer uma das reivindicações 32 a 34, caracterizado por as várias projeções compreenderem diferentes formas e a mesma dimensão.
36. Artigo de espuma de acordo com qualquer uma das reivindicações 32 a 35, caracterizado por pelo menos duas partes baixas estarem interligadas entre si, ou estarem independentes entre si e as várias partes baixas estarem interligadas entre si, ou estarem independentes entre si.
37. Artigo de espuma de acordo com qualquer uma das reivindicações 25 a 36, caracterizado por pelo menos duas partes altas estarem interligadas entre si, ou estarem independentes entre si e as várias partes altas estarem interligadas entre si ou estarem independentes entre si.
38. Artigo de espuma de acordo com qualquer uma das reivindicações 25 a 36, caracterizado por a superfície texturada compreender um primeiro padrão canelado, um primeiro padrão canelado e um segundo padrão canelado dispostos numa relação transversal entre si, um primeiro padrão canelado e um segundo padrão canelado dispostos numa relação ortogonal entre si.
39. Artigo de espuma de acordo com qualquer uma das reivindicações 25 a 36, caracterizado por a superfície texturada compreender um primeiro padrão serrilhado, um primeiro padrão serrilhado e um segundo padrão serrilhado dispostos numa relação transversal entre si, um primeiro padrão serrilhado e um segundo padrão serrilhado dispostos numa relação ortogonal entre si, várias partes texturadas, compreendendo cada parte texturada várias partes altas e várias partes baixas.
40. Artigo de espuma de acordo com a reivindicação 39, caracterizado por as várias partes altas em cada secção serem as mesmas e as várias partes baixas em cada secção serem as mesmas.
41. Artigo de espuma de acordo com a reivindicação 40, caracterizado por as várias partes altas e as várias partes baixas em cada secção serem as mesmas ou diferentes.
42. Artigo de espuma de acordo com a reivindicação 40, caracterizado por compreender ainda pelo menos uma ranhura que separa pelo menos uma parte de um par de partes texturadas adjacentes das várias partes texturadas.
43. Artigo de espuma de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 42, caracterizado por a espuma de base compreender uma densidade uniforme e uma densidade variável.
BR112016025902-5A 2014-05-06 2015-05-06 Artigo de espuma BR112016025902B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US61/989,076 2014-05-06

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112016025902B1 true BR112016025902B1 (pt) 2021-12-14

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP5015921B2 (ja) 改良された枕、マットレス等
ES2263967T3 (es) Acolchado de espuma flexible de melamina y sus aplicaciones.
US20150320220A1 (en) Seating unit with auxetic user support
ES2711645T3 (es) Elemento de asiento de espuma y proceso y molde para su producción
WO2017006556A1 (ja) エンボス加工用複合材およびエンボス加工品
TW201026256A (en) Pre-conditioned foam pad
CN105377078A (zh) 座椅坐垫
US10233073B2 (en) Three-dimensional striped structure
CN105584449B (zh) 交通工具座椅
JP6199529B2 (ja) エンボス加工用複合材およびエンボス加工品
BR112019013637A2 (pt) cobertura de revestimento para guarnição e de assento ou encosto de um veículo automotivo, bem como guarnição para os mesmos
JP2016141297A (ja) シートカバー用表皮材及びシートカバー並びに車両用シート
US10576853B2 (en) Method of manufacturing a seat back cushion assembly
BR112016025902B1 (pt) Artigo de espuma
PT105527A (pt) Painel de amortecimento para passadeira de corrida
ES2818253T3 (es) Artículo de espuma
MX2013010814A (es) Elemento de acojinamiento y estructura de asiento.
BR112019018895A2 (pt) manta compósita ativada para dispositivos absortivos
BE1021042B1 (nl) Schuimstructuur en kussen dat voorzien is van een dergelijke schuimstructuur
EP3225460A1 (en) Cushion assembly
JP6450976B2 (ja) 乗物用シート
JP2005505449A (ja) 発泡体で裏打ちされた複合布
JP6098388B2 (ja) 乗物用シート
BR112021005743A2 (pt) artigo de espuma compósito, revestimento de teto de veículo, teto-solar, quebra-sol, bandeja de embalagem e método para preparar um artigo de espuma compósito
JP2007159628A (ja) 車両用シート構造