BR112016020339B1 - Bloco de isca raticida, método para produzir o bloco de isca raticida e método para controlar roedores - Google Patents

Bloco de isca raticida, método para produzir o bloco de isca raticida e método para controlar roedores Download PDF

Info

Publication number
BR112016020339B1
BR112016020339B1 BR112016020339-9A BR112016020339A BR112016020339B1 BR 112016020339 B1 BR112016020339 B1 BR 112016020339B1 BR 112016020339 A BR112016020339 A BR 112016020339A BR 112016020339 B1 BR112016020339 B1 BR 112016020339B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
bait
block
bait block
rodenticide
polymeric binder
Prior art date
Application number
BR112016020339-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Lars Weichel
Sharon Hughes
Original Assignee
BASF Agro B.V.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by BASF Agro B.V. filed Critical BASF Agro B.V.
Publication of BR112016020339B1 publication Critical patent/BR112016020339B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N43/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds
    • A01N43/02Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds having rings with one or more oxygen or sulfur atoms as the only ring hetero atoms
    • A01N43/04Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds having rings with one or more oxygen or sulfur atoms as the only ring hetero atoms with one hetero atom
    • A01N43/14Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds having rings with one or more oxygen or sulfur atoms as the only ring hetero atoms with one hetero atom six-membered rings
    • A01N43/16Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds having rings with one or more oxygen or sulfur atoms as the only ring hetero atoms with one hetero atom six-membered rings with oxygen as the ring hetero atom

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Agronomy & Crop Science (AREA)
  • Pest Control & Pesticides (AREA)
  • Plant Pathology (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)
  • Catching Or Destruction (AREA)

Abstract

bloco de isca e métodos para a produção do bloco de isca e para o controle de roedores. a presente invenção se refere a um bloco de isca de raticida que compreende um produto alimentar para o roedor que compreende a semente e/ou cereal comestível, pelo menos, um raticida e um ligante polimérico, em que o ligante polimérico compreende um copolímero de um éster (met)acrílico e estireno. os blocos de isca sem cera da presente invenção possuem boa palatabilidade e propriedades de firmeza e possuem estabilidade em temperaturas elevadas e resistência à umidade.

Description

CAMPO DA PRESENTE INVENÇÃO
[001]A presente invenção se refere a um bloco de isca para roedor sem cera, ao seu método de fabricação e à sua utilização no controle de roedores, especialmente, os ratos e camundongos.
ANTECEDENTES DA PRESENTE INVENÇÃO
[002]As populações de roedores, especialmente de ratos e camundongos, principalmente são controladas devido ao dano econômico que provocam. Os ratos e camundongos são responsáveis pelo consumo e deterioração de alimentos / alimentação em grande escala e provocam danos estruturais aos edifícios e outros danos resultantes a partir de seus hábitos de mastigação e escavação. As infestações por ratos e camundongos frequentemente são controladas através da administração de formulações de veneno. Os blocos de iscas frequentemente são utilizados para evitar a dispersão de iscas envenenadas e, devido a que, em geral, são mais resistentes às condições úmidas ou molhadas.
[003]As iscas em bloco raticidas tradicionalmente são fabricadas através da dispersão de matérias primas e um ou mais raticidas em uma cera rígida ou semissólida, normalmente o ligante da cera de parafina. A mistura, em seguida, é moldada ou formada em blocos de tamanho e formato adequados que podem ser colocados em um local próximo dos sinais de atividade do roedor, mas inacessível às crianças e animais não alvo ou em estações invioláveis de isca.
[004] Os roedores possuem dentes incisivos de crescimento contínuo e o comportamento natural dos roedores é roer os materiais rígidos, a fim de desgastar estes dentes para os manterem curtos. Os blocos de roedor à base de cera convencionais não possuem a dureza suficiente para satisfazer o desejo natural dos roedores em roer.
[005] Foi proposto no estado da técnica anterior utilizar outros materiais ligantes diferentes da cera na fabricação de blocos de isca. A publicação GB-A-2115698 descreve uma isca em bloco raticida que essencialmente consiste em acetato de polivinila rígido e frágil, ou em um copolímero rígido e frágil de acetato de vinila e éster do ácido acrílico, éster do ácido metacrílico e/ou acrilonitrila, e um produto alimentar tratado com um veneno raticida e disperso no veículo de polímero. De acordo com a invenção descrita na publicação GB-A-2115698, o componente de polímero consiste em de 4 a 30% em peso da isca em bloco e os exemplos atuais descritos na publicação descrevem as iscas que compreendem 20% em peso de acetato de polivinila, ou copolímero de éster de ácido de acetato / acrílico de vinila ou copolímero de acetato / acrilonitrila de vinila. De acordo com a publicação GB- A-2115698, a isca em bloco possui uma firmeza adequada frágil adequada para roer e possui um elevado nível de patenteabilidade.
[006]A publicação WO-A 1996/03037 descreve uma isca de raticida sob a forma de grânulos aglomerados que compreende uma base de cereal, um raticida anticoagulante e um ligante formador de filme hidrossolúvel. O processo de fabricação da isca de raticida, de acordo com a publicação WO- A 1996/03037, normalmente compreende a mistura dos cereais moídos secos com o raticida e, em seguida, a pulverização da mistura com uma solução aquosa do ligante de formação de filme. A mistura granular úmida, em seguida, pode ser formada em blocos e deixada secar ou, de maneira alternativa, pode ser secada e, em seguida, misturada com gordura ou cera fundida e, em seguida, moldada em blocos que, em seguida, são deixadas resfriar e solidificar. Os exemplos de ligantes de formação de filme, de acordo com esta publicação, incluem os éteres de celulose, amido, álcool de polivinila, pirrolidona de polivinila, diversas gomas tais como a goma de guar, xantana e alfarroba, e poliacrilatos, por conseguinte, o ligante de formação de filme, de preferência, acredita-se ser a celulose de hidroxipropila.
[007]A publicação US-A-2005/0048095 descreve um pesticida que consiste em pellets em formato de disco formado a partir de uma composição que compreende, inter alia, o amido e a uma dispersão aquosa de poliacrilato.
[008] Foi descoberto que os blocos de isca do estado da técnica anterior e seus métodos de fabricação apresentam diversas desvantagens. Por exemplo, na publicação GB-A-2115698 uma grande quantidade, por exemplo, 20% em peso do polímero são utilizados para preparar um bloco rígido e frágil. A firmeza dos blocos de isca na publicação WO-A-96/03037 e na publicação US-A-2005/0.048.095 não é discutida. Os blocos de iscas que contêm a cera ou gordura não apenas não conseguem satisfazer os requisitos de firmeza, mas também apresentam falta de estabilidade em temperaturas elevadas. Além disso, muitos dos blocos de isca, de acordo com a técnica anterior, ainda não são suficientemente palatáveis para os roedores para garantir que mantenham um interesse contínuo na isca. Além disso, alguns processos para a fabricação de blocos de isca da técnica anterior requerem maior tempo de secagem ou tempo de endurecimento e não são suficientemente simples e/ou confiáveis para a operação industrial. Também é desejável que um bloco de isca seja resistente à água uma vez que podem ser expostos às condições molhadas ou úmidas, durante a utilização. Qualquer ligante utilizado para ligar os componentes alimentares do bloco de isca, em conjunto, deve ser capaz de apresentar boas propriedades de adesão a muitos substratos diferentes.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DA INVENÇÃO
[009] É o objeto da presente invenção fornecer os blocos de isca de raticida e um método para a sua fabricação, que superem as desvantagens da técnica anterior.
[010] Em especial, a presente invenção fornece os blocos de isca sem cera que contêm quantidades baixas de ligante polimérico e que possuem boa palatabilidade e propriedades de firmeza e que possuem estabilidade em temperaturas elevadas e resistência à umidade.
[011] Consequentemente, a presente invenção fornece um bloco de isca de raticida que compreende um produto alimentar para o roedor que compreende as sementes comestíveis e/ou cereais, pelo menos, um raticida, e um ligante polimérico, em que o ligante polimérico compreende um copolímero de um éster (met)acrílico e estireno.
[012] Em uma realização, o ligante polimérico compreende um copolímero de um éster de ácido acrílico e/ou ácido metacrílico e estireno. De preferência, o éster é um éster de hidrocarbila alifático C4-C12 de ácido acrílico e/ou um éster de hidrocarbila alifático C4-C12 de ácido metacrílico. De maior preferência, o éster é um éster de alquila C4-C12 de ácido acrílico e/ou um éster de alquila C4-C12 de ácido metacrílico. De acordo com uma outra realização, o ligante polimérico compreende um copolímero de um éster de ácido acrílico e/ou ácido metacrílico, por exemplo, conforme descrito acima, com o estireno e, adicionalmente, com o ácido acrílico e/ou ácido metacrílico. Esse ligante polimérico pode compreender um copolímero dos monômeros descrito acima e, além disso, outros monômeros, tais como um ou mais compostos monoetilenicamente insaturados.
[013] O bloco de isca da presente invenção normalmente não contém um ligante de cera. Consequentemente, as desvantagens observadas no estado da técnica anterior, decorrente da utilização de um ligante de cera, por conseguinte, são evitadas.
[014] Foi surpreendentemente descoberto que os blocos de isca de raticida, de acordo com a presente invenção, são altamente palatáveis para os roedores, em especial, os ratos, e ainda possuem uma firmeza adequada e estabilidade elevada, apesar da utilização de apenas um baixo teor de ligante polimérico.
[015] O bloco de isca de raticida da presente invenção compreende um produto alimentar para o roedor. O produto alimentar contém as sementes comestíveis ou cereais ou suas misturas. Os exemplos de sementes comestíveis incluem a semente de papoula, semente de girassol e semente de gergelim. O termo “cereal” se refere ao grão ou semente comestível de culturas, em geral, aquelas da família Poaceae, que são colhidas para seu grão seco ou semente. Os exemplos de cereais incluem, mas não estão limitados à semente de trigo, cevada, milho, sorgo, aveia, arroz, centeio, painço e alpiste. Normalmente, o bloco de isca da presente invenção irá conter uma quantidade superior a uma semente e/ou cereal, de maneira a apresentar ao roedor diferentes sabores no mesmo bloco.
[016] O cereal utilizado no bloco de isca estará sob a forma de grãos ou sementes integrais, grãos ou sementes moídas, grãos ou sementes cortadas ou trituradas e suas misturas. Os exemplos de grãos cortados ou triturados incluem a aveia da cabeça de alfinete, trigo cortado e grãos de milho. Normalmente, o bloco de isca da presente invenção irá conter uma mistura de grãos ou semente integrais com o grão ou semente moída ou cortada, a fim de apresentar ao roedor uma variedade de texturas de mastigação e mordidas no mesmo bloco. Foi descoberto que uma mistura de semente de alpiste com os grãos de trigo cortados apresenta ao roedor uma mistura de sabores e texturas que é suficientemente atraente para o roedor manter o interesse.
[017]A quantidade total de cereais nos blocos de isca normalmente é a partir de 50 a 99% em peso, de preferência, a partir de 70 a 98% e, de maior preferência, a partir de 70 a 90% em peso.
[018] Os blocos de isca da presente invenção, pelo menos, contêm uma substância ativa de raticida. A substância ativa de raticida pode ser um raticida anticoagulante ou um raticida não anticoagulante. Os exemplos de raticidas anticoagulantes que podem ser utilizados no bloco de isca da presente invenção incluem um ou mais de difenacume, brodifacume, flocumafeno, bromadiolona, difetialona, varfarina, cumatetralila, clorofacinona, difacinona, coumaclor, coumafurila e pindona. Os raticidas anticoagulantes, de preferência, para a utilização na presente invenção são o difenacume ou flocumafeno. Os exemplos de raticidas não anticoagulantes que podem ser utilizados no bloco de isca da presente invenção incluem a vitamina D, incluindo o ergocalciferol (vitamina D2) ou colecalciferol (vitamina D3), alfacloralose e norbormida. De preferência, o raticida não anticoagulante, caso utilizado, é o ergocalciferol ou colecalciferol ou uma sua mistura. Normalmente, a substância ativa de raticida utilizada no bloco de isca da presente invenção será selecionada a partir do difenacume, flocumafeno e colecalciferol.
[019] Normalmente, um raticida anticoagulante será utilizado na presente invenção em uma quantidade no intervalo a partir de 0,001 a 0,03% em peso, de preferência, a partir de 0,001 e 0,025% e, de maior preferência, a partir de 0,0025 a 0,025% em peso, com base no peso total do bloco de isca. Se o bloco de isca da presente invenção contiver a Vitamina D (colecalciferol) como a substância ativa de raticida, este normalmente será utilizado em uma quantidade de 500 a 1.000 ppm (de 0,05 a 0,1% em peso). A quantidade real utilizada, naturalmente, irá depender da identidade da substância ativa de raticida e das espécies alvo.
[020] Em uma realização da presente invenção, a substância ativa de raticida é fornecida, no bloco de isca, sobre ou em, ou parte da semente ou cereal. Em geral, é conhecida no estado da técnica, a utilização como uma isca para roedor, os grãos de trigo ou grãos de trigo cortados tratados com um raticida tal como o difenacoume. Por conseguinte, de acordo com tal realização, a semente, grão ou grão cortado no bloco de isca é prétratado com a substância ativa de raticida antes da incorporação no bloco.
[021] Foi mostrado na publicação WO 2007/031796 que a palatabilidade e eficácia de uma isca para roedor é aumentada através da apresentação ao roedor de uma mistura de uma pluralidade de partículas com isca (isto é, as partículas que contêm o raticida) com uma pluralidade de partículas sem isca (as partículas que não contêm o raticida), em que as partículas sem isca possuem um sabor diferente do sabor das partículas com isca e em que as partículas sem isca são distinguidas das partículas com isca, pelo menos, através de uma característica física selecionado a partir de tamanho, formato, textura de superfície e textura interna. Este conceito pode ser utilizado no bloco de isca da presente invenção. De acordo com uma realização da presente invenção, por conseguinte, o bloco de isca contém uma pluralidade de partículas com isca, tais como a semente ou cereal, tratado com um raticida e uma pluralidade de partículas sem isca, tais como a semente ou cereal, que não contêm o raticida, em que as partículas sem isca possuem um sabor diferente do sabor das partículas com isca e em que as partículas sem isca são distinguidas das partículas com isca, pelo menos, através de uma característica física selecionada a partir do tamanho, formato, textura de superfície e textura interna. A isca para roedor particulada que compreende essa mistura de partículas com isca e sem isca está disponível sob o nome “FortecTM” da BASF plc.
[022] No bloco de isca da presente invenção, o produto alimentar que compreende a semente e/ou cereal está ligado entre si através de um ligante polimérico. O ligante polimérico utilizado na presente invenção compreende um copolímero à base de um éster (met)acrílico e estireno. O termo “éster (met)acrílico”, se refere a um éster selecionado a partir de um éster de ácido acrílico, um éster de ácido metacrílico e suas misturas.
[023] Em uma realização, o ligante polimérico compreende um copolímero de um éster de ácido acrílico e/ou ácido metacrílico e estireno. De preferência, o éster é um éster de hidrocarbila alifático C4-C12 de ácido acrílico e/ou um éster de hidrocarbila alifático C4-C12 de ácido metacrílico. De maior preferência, o éster é um éster de alquila C4-C12 de ácido acrílico e/ou um éster de alquila C4-C12 de ácido metacrílico. De acordo com uma outra realização, o ligante polimérico compreende um copolímero de um éster de ácido acrílico e/ou ácido metacrílico, por exemplo, conforme descrito acima, com o estireno e, adicionalmente, com o ácido acrílico e/ou ácido metacrílico. Esse ligante polimérico pode compreender um copolímero dos monômeros descrito acima e, além disso, outros monômeros, tais como um ou mais compostos monoetilenicamente insaturados.
[024] No copolímero descrito acima do ligante polimérico, o componente de éster (met)acrílico, de preferência, é um éster de alquila C4-C12 de éster (met)acrílico, de maior preferência um éster de alquila C4-C12. De acordo com uma realização especialmente de preferência da presente invenção, o componente de éster (met)acrílico do copolímero descrito acima é o (met)acrilato de 2-etilexila.
[025] Normalmente, o ligante polimérico será formado a partir de uma composição de monômero que contém a partir de 25 a 75% em peso, de preferência, a partir de 40 a 65% em peso do componente de éster (met)acrílico, e a partir de 20 a 60%, de preferência, a partir de 30 a 50% em peso de estireno. No caso em que ácido (met)acrílico, também está presente na composição de monômeros, normalmente será utilizado em uma quantidade de até 10%, de preferência, inferior a 5% em peso. No caso em que a composição de monômeros contém quaisquer compostos monômeros adicionais, estes normalmente estarão presentes na composição de monômeros em uma quantidade de até 10%, de preferência, inferior a 5%, em peso. Foi alcançado resultados especialmente bons utilizando um ligante polimérico produzido a partir de uma composição de monômero que contém 50% em peso de acrilato de 2-etilexila, 46% em peso de estireno, 2% em peso de ácido acrílico e 2% em peso de monômeros adicionais.
[026] O ligante polimérico, descrito acima, normalmente estará presente no bloco de isca em uma quantidade a partir de 1 a 18% em peso com base no peso total do bloco de isca, de preferência, a partir de 2 a 10% e, de maior preferência, a partir de 3 a 10% em peso. Conforme mencionado acima, a boa firmeza, estabilidade elevada e resistência à umidade dos blocos de isca, da presente invenção, podem ser alcançados utilizando apenas um baixo teor de ligante polimérico.
[027] O bloco de isca também pode conter um ou mais componentes, tais como os agentes de adoçante (por exemplo, o açúcar) e o óleo vegetal, componentes alimentares adicionais, pigmentos ou corantes, agentes aromatizantes, conservantes, restringente de paladar (por exemplo, o benzoato de denatônio) e agente de liberação (por exemplo, o estearato de magnésio). Tais componentes adicionais são bem conhecidos para o técnico no assunto.
[028] O bloco de isca da presente invenção pode ser fabricado através de um processo que compreende a mistura da semente e/ou cereal em conjunto com o raticida e com uma dispersão aquosa do ligante polimérico, moldando a mistura em um bloco e, em seguida, secando o bloco moldado.
[029] Conforme mencionado acima, em uma realização a semente ou cereal, ou sua parte, pode ser prétratado com a substância ativa de raticida antes de ser misturado com a dispersão aquosa do ligante polimérico e quaisquer outros componentes.
[030] O ligante polimérico, conforme descrito acima, é adicionado no processo de fabricação, na forma de uma dispersão aquosa. A dispersão aquosa do ligante polimérico utilizada no processo de fabricação pode ser produzida através da polimerização em emulsão aquosa radicalmente iniciada dos compostos etilenicamente insaturados. A implementação de polimerizações em emulsão radicalmente iniciadas de monômeros etilenicamente insaturados em um meio aquoso foi descrita muitas vezes anteriormente e, por conseguinte, é suficientemente bem conhecida para o técnico no assunto. A referência, a este respeito, pode ser feita à polimerização em emulsão, em Encyclopedia of Polymer Science and Engineering, volume 8, páginas 659 e seguintes (1987); D.C. Blackley, em High Polymer Lattices, volume 1, páginas 35 e seguintes. (1966); H. Warson, The Applications of Synthetic Resin Emulsions, capítulo 5, páginas 246 e seguintes. (1972); D. Diederich, Chemie in unserer Zeit 24, páginas de 135 a 142 (1990); Emulsion Polymerization, Interscience Publishers, Nova Iorque (1965); patente DEA 40.03.422; e Dispersionen synthetischer Hochpolymerer, F. Holscher, Springer-Verlag, Berlim (1969). A polimerização em emulsão aquosa radicalmente iniciada habitualmente ocorre de tal maneira que os monômeros etilenicamente insaturados são dispersos no meio aquoso, em geral, com a utilização adicional de agentes dispersantes auxiliares, tais como os emulsionantes e/ou coloides de proteção, e são polimerizados por meio de, pelo menos, um iniciador de polimerização de radicais hidrossolúveis. Nas dispersões aquosas de polímeros resultantes, os níveis residuais de monômeros etilenicamente insaturados que não reagiram, frequentemente são reduzidos através dos métodos físicos, de maneira conhecida pelo técnico no assunto [vide, por exemplo, patentes EP-A 771.328, DE-A 1962/4.299, DE-A 1962/1.027, DE-A 1974/1.184, DE-A 1974/1.187, DE-A 1980/5.122, DE-A 1982/8.183, DE-A 1983/9.199, DE-A 1984/0.586, e 1984/7.115], o teor de sólidos poliméricos é ajustado para um nível desejado através da diluição ou concentração. Normalmente, a dispersão aquosa irá possuir um teor de ligante polimérico (isto é, o teor de sólidos) no intervalo a partir de 50 a 80% em peso, de preferência, a partir de 50 a 70%, de maior preferência, a partir de 50 a 65% e, de maior preferência ainda, a partir de 50 a 60% em peso.
[031]A dispersão aquosa normalmente é adicionada em uma quantidade tal que o bloco final contém de 1 a 18%, de preferência, de 2 a 10%, de maior preferência, de 3 a 10%, de maior preferência ainda, de 3 a 8% em peso de ligante polimérico com base no peso total do bloco de isca. Foi descoberto que são obtidos bons resultados com a utilização de 7,5% em peso (com base no peso total da formulação) de uma dispersão aquosa que contém 52% em peso de ligante polimérico. Por conseguinte, em tal formulação a quantidade efetiva de agente ligante polimérico é inferior a 4% em peso com base no peso total da formulação.
[032] De maneira conveniente, a dispersão aquosa do ligante polimérico pode ser misturada com os outros componentes da formulação de bloco de isca em um misturador ou liquidificador industrial para assegurar que a dispersão de ligante seja homogeneamente distribuída por toda a mistura. Os misturadores ou liquidificadores deste tipo que podem ser utilizados na presente invenção são bem conhecidos pelo técnico no assunto. A mistura, quando formada, pode ser alimentada aos moldes de dimensões desejadas ou extrudida e cortada em blocos. Os blocos moldados, formatados ou formados, em seguida, são submetidos às condições de secagem para remover o excesso de umidade. O estágio de secagem pode ser realizado à temperatura ambiente ou pode ser auxiliado pela aplicação de calor, caso desejado.
[033]A presente invenção ainda fornece um método para o controle de roedores, que compreende a colocação de um bloco de isca de raticida, de acordo com as reivindicações de 1 a 11, nas imediações da atividade de roedor.
EXEMPLO 1
[034] Um ligante polimérico sob a forma de uma dispersão aquosa foi preparado com a composição de monômero que contém 50% em peso de acrilato de 2-etilexila, 46% em peso de estireno, 2% em peso de ácido acrílico e 2% em peso de outros monômeros.
[035] Um frasco de 4L de vidro equipado com o agitador e dispositivos de medição (4) foi carregado de 20 a 25° C (temperatura ambiente) e sob uma atmosfera de nitrogênio com 530 g de água deionizada e com 21,2 g de 33% em peso de uma dispersão aquosa de semente de poliestireno (diâmetro médio de partícula de 32 nm), e esta carga inicial foi aquecida a 85° C com agitação. Quando esta temperatura foi alcançada, 10,0 g de alimento (2) foram medidos ao longo de 5 minutos. Posteriormente, iniciando ao mesmo tempo, a quantidade total de alimento (1) e o restante de alimento (2) foi medida com agitação, a temperatura acima foi mantida. O restante do alimento (2) foi continuamente medido e a uma taxa de fluxo constante ao longo de 3 horas e 15 minutos, enquanto que um alimento (1) foi medido no início com uma taxa de medição de 2,74 g/min, aumentada ao longo de 15 minutos a 11g/min e, em seguida, posteriormente, com a taxa de medição constante de 11 g/min. ALIMENTO 1 EMULSÃO AQUOSA DE - 28,0 g de ácido acrílico; - 14,0 g de viniltrietoxissilano; - 637 g de estireno; - 707 g de acrilato de etilexila; - 140 g de uma força de 15% em peso de solução aquosa de lauril sulfato de sódio; - 14,0 g de monômeros adicionais; - 5,6 g de uma força de 25% em peso de solução aquosa de hidróxido de sódio; - 365 g de água deionizada. ALIMENTO 2 SOLUÇÃO AQUOSA DE - 93,3 g de água deionizada; - 7,0 g de persulfato de sódio.
[036]A mistura de polimerização, em seguida, foi deixada para a pós-polimerização a 80° C durante 2 horas, e foi resfriada até à temperatura ambiente. Um pH de 7,8 foi ajustado através da adição de força de 25% em peso da solução aquosa de hidróxido de sódio. A dispersão aquosa de polímero obtida possuía um teor de sólidos de 51,8% em peso, com base no peso total da dispersão aquosa. Foi descoberto que diâmetro médio numérico das partículas era 187 nm.
[037] O teor de sólidos, em geral, foi determinado através da secagem de uma quantidade definida da dispersão aquosa de polímero (cerca de 0,8 g) para um peso constante a uma temperatura de 130° C (cerca de 2 horas) utilizando o analisador de umidade HR73 de Mettler Toledo. As duas medições foram realizadas em cada caso. O valor reportado representa o valor médio das medidas.
[038] O diâmetro médio numérico de partícula das partículas de polímero, em geral, foi determinado através da dispersão dinâmica de luz em de 0,005 a 0,01% em peso de dispersão aquosa de polímero a 23° C, utilizando um Autosizer IIC de Malvern Instruments, Inglaterra. O valor reportado é o diâmetro médio da avaliação cumulante (média do cumulante Z) da função de autocorrelação medida (padrão ISO 13321).
[039] Um bloco de isca de raticida sem cera foi produzido utilizando a dispersão de polímero preparada acima. A formulação utilizada para a fabricação do bloco de isca é mostrado na Tabela abaixo.
Figure img0001
Figure img0002
1 O Difenacume foi adicionado sob a forma de trigo cortado pré- tratado com o difenacume. O líquido mestre continha 0,5% de ingrediente ativo; 2 * A dispersão aquosa do ligante é uma dispersão aquosa que contém 51,8% de sólidos em peso da dispersão aquosa.
[040]A formulação acima foi bem misturada e, em seguida, compactada dentro de um molde preparado. A mistura moldada, em seguida, foi retirada do molde e submetida à secagem. O bloco de isca, produzido dessa maneira, possuía integridade e não se esfarelou ou rompeu facilmente.
EXEMPLO 2
[041] De acordo com o procedimento descrito acima no Exemplo 1, um bloco de raticida sem cera foi produzido utilizando a formulação apresentada na Tabela abaixo.
Figure img0003
* A flocumafeno foi adicionado sob a forma de trigo cortado pré- tratado com a flocumafeno. O líquido mestre continha 0,5% de ingrediente ativo; ** A dispersão aquosa de ligante é uma dispersão aquosa que contém 51,8% de sólidos em peso da dispersão aquosa.
[042]A formulação acima foi bem misturada e, em seguida, compactada dentro de um molde preparado. A mistura moldada, em seguida, foi retirada do molde e submetida à secagem. O bloco de isca, produzido dessa maneira, possuía integridade e não se esfarelou ou rompeu facilmente.

Claims (15)

1. BLOCO DE ISCA RATICIDA, caracterizado por compreender um produto alimentar para o roedor que compreende semente e/ou cereal comestível, pelo menos, um raticida, e um ligante polimérico, em que o ligante polimérico compreende um copolímero de um éster (met)acrílico e estireno, em que o bloco de isca não contém um ligante de cera.
2. BLOCO DE ISCA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo ligante polimérico compreender um copolímero de um éster de alquila C4-C12 (met)acrílico e estireno.
3. BLOCO DE ISCA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 2, caracterizado pelo ligante polimérico estar presente em uma quantidade de 1 a 18%em peso com base no peso total do bloco de isca.
4. BLOCO DE ISCA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo ligante polimérico ser formado a partir de uma composição de monômeros que contém de 25 a 75% em peso do componente de éster (met)acrílico, e de 20 a 60%em peso de estireno.
5. BLOCO DE ISCA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo ligante polimérico conter na composição de monômeros, compostos de monômeros adicionais, em uma quantidade de até 10%em peso.
6. BLOCO DE ISCA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo componente de éster (met)acrílico ser um éster de alquila C4 a C10.
7. BLOCO DE ISCA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo produto alimentar compreender uma ou mais sementes comestíveis selecionadas a partir da semente de alpiste, semente de papoula, semente de girassol e semente de sésamo.
8. BLOCO DE ISCA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo produto alimentar compreender um ou mais cereais selecionados a partir de trigo, cevada, milho, sorgo, aveia, arroz, centeio e painço.
9. BLOCO DE ISCA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo cereal ser grãos ou sementes inteiras, grãos ou sementes moídas, grãos ou sementes cortadas ou trituradas ou a mistura de qualquer um destes.
10. BLOCO DE ISCA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pela quantidade total de cereais no bloco de isca ser de 50 a 99% em peso.
11. BLOCO DE ISCA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado por conter uma pluralidade de partículas com isca que contêm um raticida e uma pluralidade de partículas sem isca que não contêm um raticida, em que as partículas sem isca possuem um sabor diferente do sabor das partículas com isca e em que as partículas sem isca são distinguidas das partículas com isca, pelo menos, através de uma característica física selecionada a partir do tamanho, formato, textura de superfície e textura interna.
12. BLOCO DE ISCA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado pelo raticida ser selecionado a partir de difenacume, brodifacume, flocumafena, bromadiolona, difetialona, varfarina, cumatetralila, clorofacinona, difacinona, coumaclor, coumafuril, pindona, vitamina D, ergocalciferol, colecalciferol, alfacloralose e norbormida.
13. BLOCO DE ISCA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado por ser obtenível através da mistura do produto alimentar, que compreende semente e/ou cereal comestível, com o raticida e com uma dispersão aquosa do ligante polimérico, moldando ou modelando a mistura para formar um bloco e, em seguida, secando o bloco.
14. MÉTODO PARA PRODUZIR O BLOCO DE ISCA RATICIDA, conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 13, caracterizado por compreender as etapas de misturar o produto alimentar, que compreende a semente e/ou cereal comestível, com o raticida e com uma dispersão aquosa do ligante polimérico, moldando ou modelando a mistura, para formar um bloco e, em seguida, secando o bloco.
15. MÉTODO PARA CONTROLAR ROEDORES, caracterizado por compreender a colocação de um bloco de isca raticida, conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 13, nas imediações da atividade dos roedores.
BR112016020339-9A 2014-03-04 2015-02-11 Bloco de isca raticida, método para produzir o bloco de isca raticida e método para controlar roedores BR112016020339B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP14157596 2014-03-04
EP14157596.9 2014-03-04
PCT/EP2015/052848 WO2015132054A1 (en) 2014-03-04 2015-02-11 Wax-free rodent block bait with styrene-acrylate binder

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112016020339B1 true BR112016020339B1 (pt) 2021-08-17

Family

ID=50190333

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112016020339-9A BR112016020339B1 (pt) 2014-03-04 2015-02-11 Bloco de isca raticida, método para produzir o bloco de isca raticida e método para controlar roedores

Country Status (9)

Country Link
EP (1) EP3113607B1 (pt)
JP (1) JP6632539B2 (pt)
CN (1) CN106061246A (pt)
AU (1) AU2015226404B2 (pt)
BR (1) BR112016020339B1 (pt)
ES (1) ES2691522T3 (pt)
MX (1) MX2016011386A (pt)
PT (1) PT3113607T (pt)
WO (1) WO2015132054A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ITUA20164617A1 (it) * 2016-06-23 2017-12-23 Dr Tezza S R L Nuove composizioni rodenticide agglomerate
CN108353867A (zh) * 2018-04-26 2018-08-03 贵州省烟草公司贵阳市公司 一种杀虫采集瓶
IT201900022827A1 (it) * 2019-12-03 2021-06-03 Indupharma S R L Esca rodenticida

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS4913971B2 (pt) * 1971-11-30 1974-04-04
FR2331285A1 (fr) * 1975-11-17 1977-06-10 Lipha Nouvelles compositions rodenticides
JPS5943921B2 (ja) * 1979-03-12 1984-10-25 日東電工株式会社 耐崩壊性固形殺鼠剤の製造方法
DE3367500D1 (de) * 1982-02-26 1987-01-02 Ciba Geigy Ag Rodenticidal bait
GB8900313D0 (en) * 1989-01-06 1989-03-08 Agricultural Genetics Co Seed coatings
DE60005321T2 (de) * 1999-04-12 2004-07-08 Imperial Chemical Industries Plc Agrochemische formulierungen
WO2003094612A1 (de) * 2002-05-07 2003-11-20 Bayer Cropscience Aktiengesellschaft Rodentizide ködersysteme
MY143382A (en) * 2005-11-18 2011-05-13 Basf Se Aqueous rodenticide formulations
AU2008309681A1 (en) * 2007-10-01 2009-04-16 Basf Se Rodenticide mixture

Also Published As

Publication number Publication date
ES2691522T3 (es) 2018-11-27
EP3113607B1 (en) 2018-07-18
EP3113607A1 (en) 2017-01-11
WO2015132054A1 (en) 2015-09-11
MX2016011386A (es) 2017-04-06
CN106061246A (zh) 2016-10-26
JP2017508745A (ja) 2017-03-30
AU2015226404B2 (en) 2018-07-12
JP6632539B2 (ja) 2020-01-22
PT3113607T (pt) 2018-10-31
AU2015226404A1 (en) 2016-09-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
RU2324349C2 (ru) Родентицидные приманочные системы
JPS58150501A (ja) 新殺鼠剤組成物
BR112016020339B1 (pt) Bloco de isca raticida, método para produzir o bloco de isca raticida e método para controlar roedores
WO2014064272A1 (en) Wax-free rodenticidal bait block
CN105050408B (zh) 杀啮齿动物软饵组合物
EP0088051B1 (de) Rodentizide Köder
EP3259988B1 (en) New agglomerate rodenticide compositions
RU2289925C1 (ru) Родентицидное средство
EP3383176A1 (en) Molluscicidal composition containing encapsulated aliphatic aldehyde
JP4717303B2 (ja) 殺鼠剤組成物
US20180206483A1 (en) Use of polymers for the production of a rodenticidal product, rodenticidal product and process for the production thereof
CN108576042A (zh) 一种防治花生病虫害的微囊粒剂
JPH0586364B2 (pt)
CN104286015A (zh) 含有噻虫嗪和二嗪磷的杀虫组合物
CN104472580B (zh) 一种用于防治橡胶树六点始叶螨、蚧壳虫的烟雾复合制剂及其制备方法和应用
CN105875682A (zh) 一种平衡生态不育灭鼠剂及其制备方法
JP2003212701A (ja) ネズミ用毒餌剤及びその安定化方法
CA3016928A1 (en) Pecking block and method of preparation thereof
JPH03287505A (ja) ゲル状防虫・殺虫・殺菌剤組成物
FR2959101A1 (fr) Nouvelle composition a base d'oeufs et leurs utilisations pour l'alimentation des insectes
KR20060003223A (ko) 수면 부유성 확산제제
CN105685091A (zh) 一种含有二嗪磷的农药片剂制作方法
BG1066U1 (bg) Инсектицидно средство за унищожаване на хлебарки

Legal Events

Date Code Title Description
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B15G Petition not considered as such [chapter 15.7 patent gazette]

Free format text: PETICAO NO 870180010276 DE 06/02/2018 NAO CONHECIDA POR FALTA DE PAGAMENTO DA RETRIBUICAO NO PRAZO LEGAL, CONFORME ART. 219 DA LPI

B152 Others concerning applications: decision cancelled [chapter 15.32 patent gazette]

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 15.7 NA RPI NO 2620 DE 23/03/2021 PARA A PETICAO NO 870180010276 DE 06/02/2018 POIS O PAGAMENTO FOI RECONHECIDO MANUALMENTE PELA SEARC APOS MENSAGEM DE FALE CONOSCO NO 914483

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 11/02/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.