BR112016017121B1 - Dispositivo para fixar tubo e fio elétrico - Google Patents

Dispositivo para fixar tubo e fio elétrico Download PDF

Info

Publication number
BR112016017121B1
BR112016017121B1 BR112016017121-7A BR112016017121A BR112016017121B1 BR 112016017121 B1 BR112016017121 B1 BR 112016017121B1 BR 112016017121 A BR112016017121 A BR 112016017121A BR 112016017121 B1 BR112016017121 B1 BR 112016017121B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
connecting element
tube
hole
electric wire
fixing
Prior art date
Application number
BR112016017121-7A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112016017121A2 (pt
Inventor
Chan Joo Maeng
Dae Woong Lee
Original Assignee
Hanon Systems
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Hanon Systems filed Critical Hanon Systems
Priority claimed from KR1020150120314A external-priority patent/KR102378176B1/ko
Publication of BR112016017121A2 publication Critical patent/BR112016017121A2/pt
Publication of BR112016017121B1 publication Critical patent/BR112016017121B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60RVEHICLES, VEHICLE FITTINGS, OR VEHICLE PARTS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60R16/00Electric or fluid circuits specially adapted for vehicles and not otherwise provided for; Arrangement of elements of electric or fluid circuits specially adapted for vehicles and not otherwise provided for
    • B60R16/02Electric or fluid circuits specially adapted for vehicles and not otherwise provided for; Arrangement of elements of electric or fluid circuits specially adapted for vehicles and not otherwise provided for electric constitutive elements
    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02GINSTALLATION OF ELECTRIC CABLES OR LINES, OR OF COMBINED OPTICAL AND ELECTRIC CABLES OR LINES
    • H02G3/00Installations of electric cables or lines or protective tubing therefor in or on buildings, equivalent structures or vehicles
    • H02G3/22Installations of cables or lines through walls, floors or ceilings, e.g. into buildings

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Installation Of Indoor Wiring (AREA)
  • Air-Conditioning For Vehicles (AREA)

Abstract

dispositivo para fixar tubo e fio elétrico. a presente invenção refere-se a um dispositivo para fixar um tubo e um fio elétrico que bloqueia de modo fixo um furo de fixação formado em um teto de veículo por meio de um membro de um primeiro elemento de conexão adaptado para passar o tubo através do mesmo e um segundo elemento de conexão adaptado para passar o fio elétrico através do mesmo, assim reduzindo o número de furos de fixação formados no teto de veículo e atingindo montagem fácil. de acordo com a presente invenção, o dispositivo inclui: um primeiro elemento de conexão tendo um primeiro furo passante adaptado para passar o tubo através do mesmo e uma parte oca formada em uma dada região do mesmo; e um segundo elemento de conexão tendo um segundo furo passante adapta-do para passar o fio elétrico através do mesmo, em que o segundo elemento de conexão tem a forma correspondente à parte oca, de tal maneira que seja integralmente formado com o primeiro elemento de conexão, de modo que o primeiro elemento de conexão e o segundo elemento de conexão bloqueiem um furo de fixação formado em uma dada região de um veículo.

Description

RELATÓRIO DESCRITIVO Campo Técnico
[001] A presente invenção refere-se a dispositivo para fixar um tubo e um fio elétrico e, mais particularmente, a um dispositivo para fixar um tubo e um fio elétrico que bloqueia de modo fixo um furo de fixação formado em um teto de veículo por meio de um membro de um primeiro elemento de conexão adaptado para passar o tubo através do mesmo e um segundo elemento de conexão adaptado para passar o fio elétrico através do mesmo, reduzindo, assim, o número de furos de fixação formados no teto de veículo e realizando fácil montagem.
Fundamentos da Técnica
[002] Geralmente, um condicionador de ar para um veículo é um dispositivo que resfria ou aquece o interior do veículo no verão ou inverno ou remove o gelo coberto no vidro do para-brisa em caso de chuva ou no inverno, a fim de fornecer visualizações dianteira e traseira claras para o motorista. Para este fim, o condicionador de ar introduz o ar externo no veículo ou circula o ar interno do veículo para aquecer ou resfriar o ar externo ou interno, aquecendo e resfriando, assim, o interior do veículo.
[003] O condicionador de ar inclui um compressor, um condensador, uma válvula de expansão e um evaporador. O resfriamento do veículo é conduzido de uma maneira que um refrigerante se move na ordem do compressor, do condensador, da válvula de expansão e do evaporador. O compressor é geralmente localizado adjacente a um motor para receber potência do motor e, assim, servir para comprimir um refrigerante gasoso até alta temperatura e alta pressão. O refrigerante comprimido até a alta temperatura e alta pressão através do compressor é introduzido no condensador ao longo de um tubo de conexão, em troca de calor com o ar externo e, então, liquefeito. O refrigerante liquefeito é pulverizado através da válvula de expansão numa forma de nuvem feita misturando líquido e gás. Quando o refrigerante de alta pressão é expandido muito calor é perdido e, por conseguinte, o refrigerante se torna um refrigerante de baixa temperatura. O refrigerante de baixa temperatura é introduzido no evaporador através do tubo de conexão e, então, evaporado pelo calor do ar externo introduzido no interior do veículo de fora do veículo, de modo que o ar externo de baixa temperatura seja fornecido para o interior do veículo.
[004] No caso de um pequeno veículo, o condicionador de ar é disposto no interior de um módulo de extremidade dianteira do veículo, mas no caso de um veículo grande a distância entre a dianteira e a traseira do veículo é relativamente longa, de forma que o condicionador de ar esteja localizado em uma posição diferente daquela do pequeno veículo. No caso do condicionador de ar para o veículo grande, geralmente, um módulo de resfriamento tendo um condensador é montado na parte superior de um teto de veículo e um evaporador está localizado na parte debaixo do teto do veículo.
[005] Um condicionador de ar convencional para um veículo grande é divulgado no Pedido de Patente Coreano Publicado 10-20110004038 (datado de 13 de janeiro de 2011) o qual é ilustrado na FIG. 1. A FIG. 1 é uma vista em corte mostrando o condicionador de ar convencional, em que as posições do módulo de resfriamento e do evaporador dispostos no interior do veículo grande são ilustradas esquematicamente. Com referência à FIG. 1 mostrando o condicionador de ar convencional para o veículo grande, uma unidade condensadora C é montada em cima de um teto de veículo R e uma unidade evaporadora E está localizada na parte debaixo do teto de veículo R. A unidade condensadora C é conectada com a unidade evaporadora E, por meio de um tubo comprimido 25. Isto é, o refrigerante descarregado da unidade condensadora C passa através de uma válvula de expansão 50 via tubo comprimido 25 e, então, é introduzido na unidade evaporadora E.
[006] Neste momento, o teto de veículo R tem um furo de fixação formado no mesmo, de tal maneira a passar um tubo conectando a unidade condensadora C disposta em cima do mesmo e a unidade evaporadora E disposta no lado debaixo do mesmo através do mesmo. A FIG. 1 mostra apenas um tubo comprimido 25 passando através do furo de fixação formado no teto de veículo R, mas de acordo com práticas convencionais o teto de veículo R tem outro furo de fixação formado no mesmo de modo a passar um fio elétrico fornecendo eletricidade para um ventilador soprador 23 da unidade condensadora C. Além disso, elementos de conexão separados são fixados aos furos de fixação para a fixação e estanqueidade do tubo e do fio elétrico passando através dos furos de fixação do teto de veículo R, de modo que o tubo e o fio elétrico passem através dos elementos de conexão para conectar a unidade condensadora C e a unidade evaporadora E entre si.
[007] De acordo com as práticas convencionais, no entanto, os furos de fixação respectivos passando o tubo e o fio elétrico através do mesmo devem ser formados no teto de veículo, tornando, assim, os processos de fabricação complicados e, ainda, uma pluralidade de elementos de vedação para a estanqueidade a água dos elementos de conexão deve ser exigida, assim aumentando o número de peças.
Divulgação Problema Técnico
[008] Por conseguinte, a presente invenção foi feita para resolver os problemas acima mencionados e é um objeto da presente invenção fornecer um dispositivo para fixar um tubo e um fio elétrico e, mais particularmente, a um dispositivo para fixar um tubo e um fio elétrico que bloqueia de modo fixo um furo de fixação formado num teto de veículo por meio de um membro de um primeiro elemento de conexão adaptado para passar o tubo através do mesmo e um segundo elemento de conexão adaptado para passar o fio elétrico através do mesmo, assim reduzindo o número de furos de fixação formados no teto de veículo e atingindo montagem fácil.
Solução Técnica
[009] Para realizar o objetivo acima mencionado, de acordo com a presente invenção, é fornecido um dispositivo para fixar um tubo e um fio elétrico, o dispositivo incluindo: um primeiro elemento de conexão tendo um primeiro furo passante adaptado para passar o tubo através do mesmo e uma parte oca formada em uma dada região do mesmo; e um segundo elemento de conexão tendo um segundo furo passante adaptado para passar o fio elétrico através do mesmo, em que o segundo elemento de conexão tem a forma correspondente à parte oca, de tal maneira que seja integralmente formado com o primeiro elemento de conexão, de modo que o primeiro elemento de conexão e o segundo elemento de conexão bloqueiem um furo de fixação formado em uma dada região de um veículo.
Efeitos Vantajosos
[0010] De acordo com a presente invenção, o dispositivo para fixar um tubo e um fio elétrico é configurado em que o primeiro elemento de conexão adaptado para passar o tubo através do mesmo e o segundo elemento de conexão adaptado para passar o fio elétrico através do mesmo são formados integralmente entre si, assim reduzindo o número de furos de fixação formados no teto do veículo, diminuindo o número de peças e encurtando o tempo consumido para processamento.
[0011] Além disso, o primeiro elemento de conexão tem uma parte escalonada, de maneira que, quando o primeiro elemento de conexão é fixado ao teto de veículo, é rigidamente fixado ao mesmo, sem escapar do furo de fixação do teto de veículo.
[0012] Mais ainda, a parte oca do primeiro elemento de conexão é aberta num lado do mesmo, permitindo, assim, que o segundo elemento de conexão seja facilmente destacável da parte oca. Além disso, o primeiro elemento de conexão tem primeiras partes correspondentes formadas côncava ou convexamente em dadas regiões da superfície periférica interna da parte oca da mesma e o segundo elemento de conexão tem segundas partes correspondentes formadas na superfície periférica externa das mesmas para as formas correspondentes às primeiras partes correspondentes, de modo que quando o primeiro elemento de conexão e o segundo elemento de conexão são fixados entre si o segundo elemento de conexão não é separado do primeiro elemento de conexão.
[0013] Além disso, o segundo elemento de conexão tem um par de batentes estendidos de cima e do lado debaixo do mesmo, de modo que o segundo elemento de conexão não escapa do primeiro elemento de conexão. Além disso, a parte escalonada do primeiro elemento de conexão tem primeiros furos de fixação formados na mesma, de modo que o primeiro elemento de conexão seja fixado ao teto do veículo por meios de fixação separados inseridos nos primeiros orifícios de fixação, melhorando, assim, a montagem do primeiro elemento de conexão.
[0014] Além disso, um elemento de fixação é formado em cima da parte escalonada do primeiro elemento de conexão, aumentando, assim, a estanqueidade ao ar do mesmo. Além disso, o primeiro elemento de conexão tem uma parte de mostrador adjacente ao primeiro furo passante e protuberante de cima da mesma, de modo a exibir a direção da formação de um segundo tubo.
[0015] Além disso, não há nenhuma necessidade de unificar os fios individuais em um cordão, reduzindo, dessa maneira, o tempo de trabalho e os custos de material e é conseguida a estanqueidade à água nos fios individuais, evitando, assim, basicamente a introdução de água. Além disso, alguns dos fios individuais são trocados por outros novos, se necessário, conseguindo, dessa maneira, fácil manutenção.
Descrição dos Desenhos
[0016] A FIG. 1 é uma vista em seção mostrando um condicionador de ar convencional para um veículo grande.
[0017] A FIG. 2 é uma vista em perspectiva mostrando um dispositivo para fixar um tubo e um fio elétrico de acordo com uma primeira modalidade da presente invenção.
[0018] A FIG. 3 é uma vista em perspectiva separada mostrando o dispositivo para fixar um tubo e um fio elétrico de acordo com a primeira modalidade da presente invenção.
[0019] A FIG. 4 é uma vista em seção mostrando o dispositivo para fixar um tubo e um fio elétrico de acordo com a primeira modalidade da presente invenção.
[0020] A FIG. 5 é uma vista em seção mostrando uma variação da FIG. 4.
[0021] A FIG. 6 é uma vista em perspectiva mostrando uma variação da FIG. 2.
[0022] A FIG. 7 é uma vista lateral da Fig. 6.
[0023] A FIG. 8 é uma vista em perspectiva mostrando outra variação da FIG. 2.
[0024] A FIG. 9 é uma vista esquemática mostrando o dispositivo para fixar um tubo e um fio elétrico de acordo com a primeira modalidade da presente invenção.
[0025] A FIG. 10 é uma vista esquemática mostrando uma variação da FIG. 9.
[0026] A FIG. 11 é uma vista em perspectiva mostrando um dispositivo para fixar um tubo e um fio elétrico de acordo com uma segunda modalidade da presente invenção.
[0027] A FIG. 12 é uma vista em seção tomada ao longo da linha A-A da FIG. 11.
[0028] A FIG. 13 é uma vista em seção tomada ao longo da linha B-B da FIG. 11.
[0029] A FIG. 14 é uma vista em seção ampliada mostrando uma parte “C” da FIG. 11.
[0030] A FIG. 15 é uma vista em seção mostrando o estado em que o fio elétrico da FIG. 11 é separado. Modo da Invenção
[0031] Adiante, uma explicação sobre um dispositivo para fixar um tubo e um fio elétrico de acordo com a presente invenção será dada em detalhes com referência os desenhos em anexo.
[0032] A FIG. 2 é uma vista em perspectiva mostrando um dispositivo para fixar um tubo e um fio elétrico de acordo com uma primeira modalidade da presente invenção, a FIG. 3 é uma vista em perspectiva separada mostrando o dispositivo para fixar um tubo e um fio elétrico de acordo com a primeira modalidade da presente invenção, a FIG. 4 é uma vista em seção que mostra o dispositivo para fixar um tubo e um fio elétrico de acordo com a primeira modalidade da presente invenção, a FIG. 5 é uma vista em seção mostrando uma variação da FIG. 4, a FIG. 6 é uma vista em perspectiva que mostra uma variação da FIG. 2 e a FIG. 7 é uma vista lateral da FIG. 6.
[0033] Como mostrado nas FIGS. de 2 a 7, um dispositivo 1000 para fixar um tubo 300 e um fio elétrico 400 de acordo com uma primeira modalidade da presente invenção inclui: um primeiro elemento de conexão 100 tendo um primeiro furo passante 110 e uma parte oca 120 formados no mesmo; um segundo elemento de conexão 200 tendo um segundo furo passante 210 formado no mesmo; o tubo 300 passando através do primeiro furo passante 110; e o fio elétrico 400 passando através do segundo furo passante 210.
[0034] O primeiro elemento de conexão 100 é fixado a um furo de fixação H formado em um teto de veículo R de tal modo a permitir ao tubo 300 conectar um condensador C e um evaporador E para passar através do primeiro furo passante 110. O primeiro elemento de conexão 100 geralmente é feito de um material de alumínio e tem o primeiro furo passante 110 formado por perfuração da parte superior para a parte inferior do mesmo, de forma que o tubo 300 atravesse o primeiro furo passante 110.
[0035] Neste momento, o primeiro elemento de conexão 100 tem uma parte escalonada 130 formada no mesmo de tal maneira a ser fixado ao teto de veículo R.
[0036] Em mais detalhes, o primeiro elemento de conexão 100 tem a parte escalonada 130 salientemente formada das bordas superiores ou inferiores do mesmo. A parte escalonada 130 serve para impedir que o primeiro elemento de conexão 100 escape do furo de fixação H do teto de veículo R e, ao mesmo tempo, serve para permitir que o primeiro elemento de conexão 100 seja montado ao teto de veículo R através da formação de primeiros furos de fixação 131, como será discutido mais tarde. Neste momento, se as bordas superiores se projetarem do primeiro elemento de conexão 100, o primeiro elemento de conexão 100 é fixado ao furo de fixação H em direção ao lado debaixo do teto de veículo R a partir da parte superior do teto de veículo R e, ao contrário, se as bordas inferiores se projetarem do primeiro elemento de conexão 100, o primeiro elemento de conexão 100 é fixado ao furo de fixação H em direção à parte superior do teto de veículo R a partir do lado debaixo do teto de veículo R.
[0037] Além disso, o primeiro elemento de conexão 100 tem a parte oca 120 formada na posição perto do primeiro furo passante 110. A parte oca 120 é formada até uma extremidade lateral do primeiro elemento de conexão 100 de tal forma a ser aberta para o exterior e tem uma parte de espaço formada na mesma de tal modo a permitir que o primeiro elemento de conexão 100 seja preso ao segundo elemento de conexão 200 como será discutido mais tarde.
[0038] Por outro lado, o dispositivo 1000 para fixar o tubo 300 e o fio elétrico 400 de acordo com a primeira modalidade da presente invenção inclui o segundo elemento de conexão 200 adaptado para permitir que o fio elétrico 400 passe através do mesmo. O segundo elemento de conexão 200 geralmente é feito de um material elástico como borracha e tem o segundo furo passante 210 formado por perfuração da parte superior para a parte inferior do mesmo, de modo que o tubo 400 atravesse o segundo furo passante 210.
[0039] Neste momento, o dispositivo 1000 de acordo com a primeira modalidade da presente invenção fixa o primeiro elemento de conexão 100 e o segundo elemento de conexão 200 uns aos outros.
[0040] Mais detalhadamente, o segundo elemento de conexão 200 é formado na forma correspondente à parte oca 120 do primeiro elemento de conexão 100 de tal forma a ser preso de modo inserível na parte oca 120 do primeiro elemento de conexão 100. Por conseguinte, o dispositivo 100 de acordo com a presente invenção não tem nenhum furo de fixação H para passar o fio elétrico 400 através do mesmo no teto de veículo R, reduzindo, assim, o número de peças e conseguindo fácil fabricação.
[0041] Neste caso, o primeiro elemento de conexão 100 tem primeiras partes correspondentes 121 formadas côncava ou convexamente em dadas regiões da superfície periférica interna da parte oca 120 das mesmas e o segundo elemento de conexão 200 tem segundas partes correspondentes 220 formadas na superfície periférica externa das mesmas nas formas correspondentes às primeiras partes correspondentes 121. Como mostrado na FIG. 3, as primeiras partes correspondentes 121são formadas de modo côncavo e as segundas partes correspondentes 220 são formadas convexamente. A formação das primeiras partes correspondentes 121 e das segundas partes correspondentes 220 impede o segundo elemento de conexão 200 de escapar do primeiro elemento de conexão 100, intensificando, assim, a força de fixação entre os mesmos.
[0042] Além disso, o dispositivo 100 de acordo com a presente invenção tem um par de batentes 230 estendidos da parte superior e da parte inferior do segundo elemento de conexão 200 de tal modo a serem trazidos para contato próximo com a parte superior e a parte inferior do primeiro elemento de conexão 100. A FIG. 4 é uma vista em seção tomada ao longo da linha A-A da FIG. 2, em que os batentes 230 entram em contato direto com a parte superior e a parte inferior do primeiro elemento de conexão 100. Os batentes 230 servem para impedir que o segundo elemento de conexão 200 escape do primeiro elemento de conexão 100, intensificando, assim, a força de fixação entre os mesmos.
[0043] Neste momento, se o segundo elemento de conexão 200 tendo as segundas partes correspondentes 220 e o par de batentes 230 for fixado ao primeiro elemento de conexão 100, o segundo elemento de conexão 200 é inserido de modo fixo na parte oca 120 do lado do primeiro elemento de conexão 100 por meio da elasticidade do segundo elemento de conexão 200 e das segundas partes correspondentes 220.
[0044] Com referência à FIG. 5, o dispositivo 100 de acordo com a presente invenção inclui um primeiro tubo 310 e um segundo tubo 320 adaptados para passarem através do primeiro furo passante 110, de modo que o primeiro tubo 310 e o segundo tubo 320 passem através do primeiro furo passante 110 e sejam presos ao mesmo.
[0045] Em mais detalhes, o dispositivo 100 de acordo com a presente invenção inclui o primeiro tubo 310 conectando o primeiro elemento de conexão 100 e o condensador C uns com os outros e o segundo tubo 320 conectando o primeiro elemento de conexão 100 e o evaporador E uns com os outros, de modo que o primeiro tubo 310 seja inserido no primeiro furo passante 110 em direção ao lado debaixo do primeiro elemento de conexão 100 da parte superior do primeiro elemento de conexão 100, enquanto o segundo tubo 320 está sendo inserido no primeiro furo passante 110 em direção à parte superior do primeiro elemento de conexão 100 do lado debaixo do primeiro elemento de conexão 100, e o primeiro tubo 310 e o segundo tubo 320 são presos ao primeiro elemento de conexão 100. Neste momento, o primeiro tubo 310 e o segundo 320 são presos ao primeiro elemento de conexão 100 por meio de brasagem e depois eles são presos ao primeiro elemento de conexão 100, em seguida, o primeiro furo passante 110 do primeiro elemento de conexão 100 serve como uma passagem através da qual passa um refrigerante.
[0046] Como resultado, o dispositivo 100 de acordo com a presente invenção prende o primeiro elemento de conexão 100 no teto do veículo R e, então, prende o tubo 300 conectando o condensador C e o evaporador E ao primeiro elemento de conexão 100, permitindo, assim, que a ordem do processo seja mais livremente determinada.
[0047] Neste momento, o primeiro elemento de conexão 100 tem uma parte de fixação escalonada 111 formada no interior do primeiro furo passante 110 para fixar as posições do primeiro tubo 310 e do segundo tubo 320 quando presos uns aos outros. A parte de fixação escalonada 111 é formada convexamente da parte superior e do lado debaixo do primeiro furo passante 110 em direção ao centro do primeiro furo passante 110 e serve para ajustar as profundidades de inserção do primeiro tubo 310 e do segundo tubo 320. Por conseguinte, o primeiro tubo 310 e o segundo tubo 310 são assentados na parte de fixação escalonada 111 e fixados ao primeiro elemento de conexão 100 por meio de brasagem.
[0048] Com referência às FIGS. 6 e 7, o dispositivo 1000 de acordo com a presente invenção inclui os primeiros furos de fixação 131 formados na parte escalonada 130 do primeiro elemento de conexão 100, de modo que o primeiro elemento de conexão 100 seja fixado ao teto de veículo R por meios de fixação separados B inseridos nos primeiros orifícios de fixação 131. Neste momento, o teto de veículo R ainda inclui furos de fixação h formados em posições correspondentes aos primeiros furos de fixação 131. Os meios de fixação B incluem parafusos, rebites e similares e, além dos mesmos, o dispositivo 1000 de acordo com a presente invenção pode ter vários elementos de fixação.
[0049] Além disso, as superfícies periféricas internas dos primeiros furos de fixação 131 são formadas correspondentemente às superfícies periféricas externas dos meios de fixação B. Por exemplo, se os meios de fixação B usados no dispositivo 1000 da presente invenção forem um parafuso, são formadas roscas de parafuso ao longo das superfícies periféricas internas dos primeiros furos de fixação 131.
[0050] Por conseguinte, o primeiro elemento de conexão 100 é fixado ao teto de veículo R através dos primeiros furos de fixação 131, realizando, assim, a melhoria de montagem do mesmo.
[0051] Mais ainda, o dispositivo 1000 de acordo com a primeira modalidade da presente invenção inclui um elemento de vedação 500 disposto na parte superior da parte escalonada 130 do primeiro elemento de conexão 100 para manter a estanqueidade ao ar contra o exterior do teto de veículo R. O elemento de vedação 500 é formado na parte superior da parte escalonada 130 do primeiro elemento de conexão 100, embora circundando as bordas do primeiro elemento de conexão 100.
[0052] Pela formação do elemento de vedação 500 de modo correspondente, o dispositivo 1000 de acordo com a primeira modalidade da presente invenção impede que água e matérias estranhas sejam introduzidas no mesmo do lado de fora do teto de veículo R e, ao mesmo tempo, o dispositivo 1000 precisa de um elemento de vedação 500 através da integração do primeiro elemento de conexão 100 e do segundo elemento de conexão 200, reduzindo, assim, o número de peças e o custo de material.
[0053] Além disso, o elemento de vedação 500 tem segundos furos de fixação 510 formados nas posições correspondentes aos primeiros furos de fixação 131 do primeiro elemento de conexão 100. Por conseguinte, os meios de fixação B passam através dos primeiros furos de fixação 131 e dos segundos furos de fixação 510 para permitir que o primeiro elemento de conexão 100 seja fixado ao teto de veículo R. Da mesma forma que os primeiros furos de fixação 131, neste momento, as superfícies periféricas internas dos segundos furos de fixação 510 são formadas correspondentemente às superfícies periféricas externas dos meios de fixação B.
[0054] Por outro lado, o primeiro elemento de conexão 100 tem uma parte de mostrador 140 localizada adjacente ao primeiro furo passante 110, de tal forma a se projetar de cima do mesmo. Neste momento, a parte de mostrador 140 serve para exibir a direção da formação do segundo tubo 320. Quando o primeiro elemento de conexão 100 é fixado ao teto de veículo R, correspondentemente, a direção de fixação do primeiro elemento de conexão 100 não é invertida.
[0055] A FIG. 8 é uma vista em perspectiva mostrando outra variação da FIG. 2. Com referência à FIG. 8, o primeiro elemento de conexão 100 ainda tem um terceiro furo passante 150 se existirem dois evaporadores E no interior do veículo.
[0056] Isto é, o dispositivo 1000 de acordo com a presente invenção é configurado em que o tubo 300 conectado ao condensador C localizado no exterior do veículo passa através do primeiro furo passante 110 e do terceiro furo passante 150 do primeiro elemento de conexão 100 de tal maneira a ser conectado aos dois evaporadores E localizados no interior do veículo. Por conseguinte, mesmo que haja dois evaporadores E, o dispositivo 1000 de acordo com a presente invenção forma apenas um furo de fixação H no teto de veículo R.
[0057] Com referência a seguir às FIGS. 9 e 10, será dada uma breve explicação sobre um sistema de resfriamento geral.
[0058] Um refrigerante gasoso que é comprimido até alta temperatura e alta pressão por meio de um compressor (não mostrado) preso a um motor do veículo para receber potência do motor, é transportado para o condensador C localizado em cima do teto de veículo R ao longo de um tubo de conexão de refrigerante (não mostrado) e resfriado por ar externo. O refrigerante líquido resfriado pelo condensador C atravessa o primeiro elemento de conexão 100 e uma válvula de expansão V ao longo do tubo 300 e, então, é introduzido no evaporador E localizado no interior do veículo. O refrigerante introduzido no evaporador E resfria o ar introduzido no veículo de fora do veículo e o veículo é resfriado pelo ar resfriado. O refrigerante que sofre troca de calor com o ar externo é circulado repetidamente através do compressor, do condensador C, da válvula de expansão V e do evaporador E.
[0059] Neste momento, o dispositivo 1000 de acordo com a presente invenção inclui apenas uma válvula de expansão V ou uma pluralidade de válvulas de expansão V correspondendo ao número de evaporadores E. Com referência à FIG. 10, o dispositivo 1000 de acordo com a presente invenção é configurado em que o tubo 300 conectado ao condensador C é ramificado em dois tubos no interior do veículo e os respectivos tubos são conectados às válvulas de expansão V correspondentemente conectadas aos evaporadores E.
[0060] Além disso, o dispositivo 1000 de acordo com a presente invenção pode ser configurado em que apenas uma válvula de expansão V é disposta em cima do teto de veículo R (no exterior do mesmo) e o tubo 300 é ramificado em dois tubos no interior do veículo de forma a ser conectado correspondentemente aos dois evaporadores E.
[0061] No caso do dispositivo 1000 de acordo com a presente invenção como mostrado na FIG. 8, mais ainda, o tubo 300 é ramificado em dois tubos em cima do teto de veículo R e depois de os dois tubos atravessarem o primeiro furo passante 110 e o terceiro furo passante 150 eles são conectados aos evaporadores E.
[0062] Como o dispositivo 1000 de acordo com a presente invenção é formado integralmente, como mostrado na FIG. 9, apenas um furo de fixação H é formado no teto de veículo R de modo a passar o tubo 300 e o fio elétrico 400 através do mesmo do interior do veículo para o exterior do veículo, assim reduzindo o número de peças e o custo de material e atingindo fácil montagem.
[0063] Por outro lado, a FIG. 11 é uma vista em perspectiva mostrando um dispositivo para fixar um tubo e um fio elétrico de acordo com uma segunda modalidade da presente invenção, a FIG. 12 é uma vista em seção tomada ao longo da linha A-A da FIG. 11, a FIG. 13 é uma vista em seção tomada ao longo da linha B-B da FIG. 11, a FIG. 14 é uma vista em seção ampliada mostrando uma parte “C” da FIG. 11 e a FIG. 15 é uma vista em seção mostrando o estado em que o fio elétrico da FIG. 11 é separado.
[0064] Como mostrado nas FIGS. 11 a 15, um dispositivo para fixar um tubo e um fio elétrico de acordo com uma segunda modalidade da presente invenção inclui um segundo elemento de conexão 200 como será discutido abaixo.
[0065] O segundo elemento de conexão 200 é fixado a uma carroceria de veículo e adaptado para passar anéis de fio conectando dispositivos elétricos internos e externos entre si através do mesmo, assim melhorando o desempenho de estanqueidade a água. O segundo elemento de conexão 200 inclui um corpo 710 e uma pluralidade de pelas estanques a água 800.
[0066] O corpo 710 é montado de modo fixo à carroceria do veículo e tem uma pluralidade de furos passantes 711. Fios individuais 701 atravessam a pluralidade de furos passantes 711. O número de furos passantes 711 é formado de modo correspondente ao número de fios individuais 701 atravessando os furos passantes 711. Sob a configuração acima mencionada, por conseguinte, não há nenhuma necessidade para unificar os fios individuais em um cordão, reduzindo, assim, o tempo de trabalho e o custo de material.
[0067] De acordo com a segunda modalidade da presente invenção, os quatro furos passantes 711 são formados adjacentes um ao outro, mas eles podem ser adequadamente formados de modo disperso de acordo com posições desejadas.
[0068] As peças estanques a água individuais 800 são adaptadas para permitir que os fios individuais 701 atravessando os furos passantes 711 sejam estanques a água. As peças estanques a água individuais 800 servem para individualmente preencher as folgas entre os furos passantes 711 e os fios individuais 701, resolvendo, assim, os problemas de estanqueidade a água que ocorrem na configuração em que os fios individuais 701 atravessam os respectivos furos passantes 711.
[0069] Isto é, as partes estanques a água individuais 800 removem as fraquezas geradas da configuração em que os fios individuais 701 atravessam os respectivos furos passantes 711 de modo a reduzir o tempo de trabalho e o custo do material e, de modo correspondente, a formação das peças estanques a água individuais 800 permite ao desempenho estanque a água ser mais melhorado.
[0070] Mais detalhadamente, cada peça estanque a água individual 800 tem uma parte saliente 810. A parte saliente 810 tem uma forma de um cilindro estendido salientemente do corpo 710 numa direção longitudinal do furo passante 711 por um dado comprimento A. A parte saliente 810 é adaptada para circundar a superfície periférica externa de cada fio individual 701 para permitir que a folga entre o fio individual correspondente 701 e o furo passante 711 seja preenchida.
[0071] Ainda mais, a parte saliente 810 é adaptada para suportar estavelmente o fio individual correspondente 701, de modo que mesmo que o fio individual 701 seja repentinamente dobrado a folga entre o fio individual correspondente 701 e o furo passante 711 não é formada. Se o fio individual 701 for repentinamente dobrado no estado de passar através do furo passante 711, o fio individual 701 se move ao longo da folga gerada na direção radial do furo passante 711 e, neste momento, a parte saliente 801 circunda a superfície periférica externa do fio individual 710 pelo dado comprimento A, assim evitando que o fio individual 701 se mova ao longo da folga.
[0072] Além disso, cada peça estanque a água individual 800 inclui um tubo selável a quente 820. O tubo selável a quente 820 circunda a superfície periférica externa da parte saliente 810, de tal forma a ser estendido numa direção na qual o fio individual 701 é puxado para preencher a folga entre o fio individual 701 e o furo passante 711. A fim de compor a estanqueidade a água da parte saliente 810 contra a folga entre o fio individual 701 e o furo passante 711, o tubo selável a quente 820 circunda a parte saliente 810 e o fio individual 701 novamente para permitir que a folga entre o fio individual 701 e o furo passante 711 seja secundariamente preenchida.
[0073] Pela configuração em que o tubo selável a quente 820 circunda a superfície periférica externa da parte saliente 810, neste caso, a parte saliente 810 serve como uma parte de assentamento para o tubo selável a quente 820.
[0074] Além disso, o furo passante 711 tem uma seção de encaixe de força 716 tendo um diâmetro menor do que o fio individual 701. O diâmetro do furo da seção de encaixe de força 716 está na faixa de 90 a 95% do diâmetro do fio individual 701, de modo que o fio individual 701 seja encaixado forçosamente no furo passante 711. Neste caso, o corpo 710 é feita de um material de borracha, de modo que os fios individuais 701 sejam encaixados nos furos passantes 711 pela deformação elástica do corpo 710.
[0075] Mais ainda, cada furo passante 711 tem uma seção expandida 717 tendo um diâmetro maior do que a seção de encaixe de força 716 e uma seção cônica 718 expandida no diâmetro em direção à extremidade da seção expandida 717. A seção de encaixe de força 716 é formada adjacente à parte saliente 810 na direção longitudinal do furo passante 711 e a seção expandida 717 é formada no lado oposto à parte saliente 810 na direção longitudinal do furo passante 711.
[0076] Por conseguinte, o fio individual 701 é rigidamente fixado ao corpo 710 pela parte saliente 810 e pela seção de encaixe de força 716 de um lado do furo passante 711 na direção longitudinal do furo passante 711 e é dobrado até uma direção desejada através da seção expandida 717 do outro lado do furo passante 711. Se o fio individual 701 for repentinamente dobrado em uma parte estirada do furo passante 711, a seção cônica 718 permite que a seção curvada seja suave para evitar que o fio individual 701 seja deformado e ainda impedir que a folga na direção radial do furo passante 711 seja gerada.
[0077] Embora a presente invenção tenha sido descrita com referência às modalidades ilustrativas particulares, ela não será restrita pelas modalidades, mas somente pelas Reivindicações anexas. Deve ser tido em consideração que aqueles versados na técnica podem mudar ou modificar as modalidades sem afastamento do escopo e do espírito da presente invenção.

Claims (17)

1. Dispositivo, (1000), Para Fixar Tubo, (300), e Fio Elétrico, (400), o dispositivo (1000) compreendendo: um primeiro elemento de conexão (100) tendo um primeiro furo passante (110) adaptado para passar o tubo (300) através do mesmo e uma parte oca (120) formada numa dada região do mesmo; e um segundo elemento de conexão (200) tendo um segundo furo passante (210) adaptado para passar o fio elétrico (400) através do mesmo, caracterizado por que o segundo elemento de conexão (200) tem uma forma correspondente à parte oca (120), de tal forma a ser formado integralmente com o primeiro elemento de conexão (100), de modo que o primeiro elemento de conexão (100) e o segundo elemento de conexão (200) bloqueiem um furo de fixação formado em uma dada região de um veículo.
2. Dispositivo, (1000), Para Fixar Tubo, (300), e Fio Elétrico, (400), de acordo com a Reivindicação 1, caracterizado por que o furo de fixação é formado na região dada de um teto de veículo e o tubo (300) conecta um condensador disposto no exterior do teto do veículo com um evaporador disposto no interior do veículo, enquanto o fio elétrico (400) fornece energia para um conjunto de ventilador e capuz.
3. Dispositivo, (1000), Para Fixar Tubo, (300), e Fio Elétrico, (400), de acordo com a Reivindicação 1, caracterizado por que o primeiro elemento de conexão (100) tem uma parte escalonada (130) formada salientemente a partir de uma parte superior ou uma parte inferior da mesma.
4. Dispositivo, (1000), Para Fixar Tubo, (300), e Fio Elétrico, (400), de acordo com a Reivindicação 3, caracterizado por que o tubo (300) tem um primeiro tubo (310) conectado ao condensador e um segundo tubo (320) conectado ao evaporador e o primeiro tubo (310) e o segundo tubo (320) são inseridos integralmente no primeiro furo passante (110) a partir de uma parte superior e inferior do primeiro elemento de conexão (100).
5. Dispositivo, (1000), Para Fixar Tubo, (300), e Fio Elétrico, (400), de acordo com a Reivindicação 3, caracterizado por que a parte oca (120) do primeiro elemento de conexão (100) é aberta em um lado da mesma.
6. Dispositivo, (1000), Para Fixar Tubo, (300), e Fio Elétrico, (400), de acordo com a Reivindicação 5, caracterizado por que o primeiro elemento de conexão (100) tem primeiras partes correspondentes (121) formadas côncava ou convexamente em dadas regiões da superfície periférica interna da parte oca (120) das mesmas e o segundo elemento de conexão (200) tem segundas partes correspondentes (220) formadas em uma superfície periférica externa das mesmas correspondentes às primeiras partes correspondentes (121).
7. Dispositivo, (1000), Para Fixar Tubo, (300), e Fio Elétrico, (400), de acordo com a Reivindicação 6, caracterizado por que o segundo elemento de conexão (200) tem um par de batentes (230) estendidos a partir de uma parte superior e inferior do mesmo, de tal modo a serem trazidos para contato próximo com a parte superior e a parte inferior do primeiro elemento de conexão (100).
8. Dispositivo, (1000), Para Fixar Tubo, (300), e Fio Elétrico, (400), de acordo com a Reivindicação 3, caracterizado por que a parte escalonada (130) do primeiro elemento de conexão (100) tem primeiros furos de fixação (131) formados em dadas regiões do mesmo, de forma que o primeiro elemento de conexão (100) é fixado ao teto de veículo por meios de fixação separada inseridos nos primeiros orifícios de fixação (131).
9. Dispositivo, (1000), Para Fixar Tubo, (300), e Fio Elétrico, (400), de acordo com a Reivindicação 8, caracterizado por que ainda compreende um elemento de vedação (500) formado na forma correspondente a uma região na qual a parte escalonada (130) do primeiro elemento de conexão (100) é formada e tendo segundos furos de fixação (510) formados por perfuração de modo correspondente aos primeiros furos de fixação (131) de tal forma que são dispostos entre a parte escalonada (130) do primeiro elemento de conexão (100) e o teto de veículo.
10. Dispositivo, (1000), Para Fixar Tubo, (300), e Fio Elétrico, (400), de acordo com a Reivindicação 9, caracterizado por que o primeiro elemento de conexão (100) tem uma parte de mostrador (140) adjacente ao primeiro furo passante (110) e protuberante de cima da mesma, de maneira a exibir a direção da formação do segundo tubo (320).
11. Dispositivo, (1000), Para Fixar Tubo, (300), e Fio Elétrico, (400), de acordo com a Reivindicação 1, caracterizado por que o primeiro elemento de conexão (100) tem ainda um terceiro furo passante (150) adaptado para passar o tubo (300) através do mesmo.
12. Dispositivo, (1000), Para Fixar Tubo, (300), e Fio Elétrico, (400), de acordo com a Reivindicação 1, caracterizado por que o segundo elemento de conexão 200 compreende: um corpo (710) tendo uma pluralidade de furos passantes (711) adaptados para passar fios individuais (701) através dos mesmos; e uma pluralidade de peças estanques a água individuais (800) adaptadas para permitir estanqueidade a água aos fios individuais (701) atravessando os furos passantes (711).
13. Dispositivo, (1000), Para Fixar Tubo, (300), e Fio Elétrico, (400), de acordo com a Reivindicação 12, caracterizado por que cada peça estanque a água individual (800) tem uma parte saliente (810) estendida salientemente do corpo (710) numa direção longitudinal do furo passante (711), de tal forma a circundar uma superfície periférica externa de cada fio individual (701).
14. Dispositivo, (1000), Para Fixar Tubo, (300), e Fio Elétrico, (400), de acordo com a Reivindicação 13, caracterizado por que cada peça estanque a água individual (800) compreende um tubo selável a quente (820) adaptado para circundar a superfície periférica externa da parte saliente (810), de tal forma a ser estendido numa direção na qual o fio individual (701) é puxado para preencher a folga entre o fio individual (701) e o furo passante (711).
15. Dispositivo, (1000), Para Fixar Tubo, (300), e Fio Elétrico, (400), de acordo com a Reivindicação 13, caracterizado por que o furo passante (711) tem uma seção de encaixe de força (716) tendo um diâmetro menor do que o fio individual (701) e uma seção expandida (717) tendo um diâmetro maior do que a seção de encaixe de força (716).
16. Dispositivo, (1000), Para Fixar Tubo, (300), e Fio Elétrico, (400), de acordo com a Reivindicação 15, caracterizado por que o furo passante (711) tem uma seção cônica (718) expandida no diâmetro em direção à extremidade da seção expandida (717).
17. Dispositivo, (1000), Para Fixar Tubo, (300), e Fio Elétrico, (400), de acordo com a Reivindicação 15, caracterizado por que a seção de encaixe de força (716) é formada adjacente à parte saliente (810) na direção longitudinal do furo passante (711) e a seção expandida (717) é formada no lado oposto à parte saliente (810) na direção longitudinal do furo passante (711).
BR112016017121-7A 2015-03-11 2015-08-26 Dispositivo para fixar tubo e fio elétrico BR112016017121B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
KR20150033740 2015-03-11
KR10-2015-0033740 2015-03-11
PCT/KR2015/008932 WO2016143961A1 (ko) 2015-03-11 2015-08-26 배관 및 전선 고정 장치
KR1020150120314A KR102378176B1 (ko) 2015-03-11 2015-08-26 배관 및 전선 고정 장치
KR10-2015-0120314 2015-08-26

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112016017121A2 BR112016017121A2 (pt) 2017-08-08
BR112016017121B1 true BR112016017121B1 (pt) 2022-03-29

Family

ID=56880542

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112016017121-7A BR112016017121B1 (pt) 2015-03-11 2015-08-26 Dispositivo para fixar tubo e fio elétrico

Country Status (2)

Country Link
BR (1) BR112016017121B1 (pt)
WO (1) WO2016143961A1 (pt)

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2002301927A (ja) * 2001-04-05 2002-10-15 Denso Corp 車両用空調装置
JP2007067970A (ja) * 2005-08-31 2007-03-15 Kojima Press Co Ltd アンテナ及びアンテナケーブル取り付け構造
KR200428606Y1 (ko) * 2006-07-19 2006-10-16 대호일렉콤(주) 급전선 일체형 슬림 클램프
KR100823344B1 (ko) * 2007-06-11 2008-04-28 한국단자공업 주식회사 커넥터 장착구조
KR100760639B1 (ko) * 2007-07-10 2007-09-20 (주)공간이. 엔. 지 건축물용 전기 단자함 고정구
KR101096412B1 (ko) 2009-07-07 2011-12-21 갑을오토텍(주) 버스용 천정형 에어컨 장치

Also Published As

Publication number Publication date
BR112016017121A2 (pt) 2017-08-08
WO2016143961A1 (ko) 2016-09-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102014008653B1 (pt) Dispositivo para arrefecer um pistão, mecanismo motor de combustão interna e método de fabricação
BR112016012419B1 (pt) conjunto de radiador e condensador
US10122156B2 (en) Device for fixing pipe and electric wire
BR112014019694A2 (pt) Unidade externa de aparelho de refrigeração
JP2016526145A (ja) 接続モジュール、熱交換器、および対応する熱交換アセンブリ
US6393855B1 (en) Methods and devices for retaining a heating element within a refrigeration cabinet
ES2310778T3 (es) Conjunto de carter de unidad de cvaa.
WO2019181180A1 (ja) 配管支持機構付空調装置
BR112016017121B1 (pt) Dispositivo para fixar tubo e fio elétrico
CN104329865A (zh) 一种风扇以及具有该风扇的翅片热交换器和冰箱
JP2007083747A (ja) 車両用空調装置に用いられる防塵用キャップ
KR20110131998A (ko) 차량 공조장치용 증발기 파이프 고정부재
US20200412207A1 (en) Cooling jacket and cooling unit
KR20100029627A (ko) 차량용 공조장치의 서미스터 장착구조
ES2548477T3 (es) Conjunto intercambiador de calor y método para montar un conjunto intercambiador de calor
JP2010030600A (ja) 車両用空調装置に用いられる防塵用キャップ
KR20200094389A (ko) 써미스터 고정장치
JP2017190918A (ja) 蒸発器
KR101607926B1 (ko) 차량용 증발기의 서미스터 고정구
KR101765989B1 (ko) 루프용 배관 및 전선 고정 장치
KR101692272B1 (ko) 차량용 공조장치
KR101240838B1 (ko) 버스의 천장형 공기조화장치
KR100518885B1 (ko) 냉장고의 면상히터 고정구조
KR101105571B1 (ko) 증발기 파이프와 팽창밸브 연결구조
KR20160059504A (ko) 차량용 증발기의 온도센서 홀딩장치

Legal Events

Date Code Title Description
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/08/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.