BR112014030271B1 - máquina de jateamento de granalha - Google Patents

máquina de jateamento de granalha Download PDF

Info

Publication number
BR112014030271B1
BR112014030271B1 BR112014030271-5A BR112014030271A BR112014030271B1 BR 112014030271 B1 BR112014030271 B1 BR 112014030271B1 BR 112014030271 A BR112014030271 A BR 112014030271A BR 112014030271 B1 BR112014030271 B1 BR 112014030271B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
door
shot blasting
blasting machine
projection
opening
Prior art date
Application number
BR112014030271-5A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112014030271A2 (pt
Inventor
Shoichi Yamamoto
Ryo Tatematsu
Takeshi Sugiura
Kyouji Yamashita
Original Assignee
Sintokogio, Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sintokogio, Ltd filed Critical Sintokogio, Ltd
Publication of BR112014030271A2 publication Critical patent/BR112014030271A2/pt
Publication of BR112014030271B1 publication Critical patent/BR112014030271B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B24GRINDING; POLISHING
    • B24CABRASIVE OR RELATED BLASTING WITH PARTICULATE MATERIAL
    • B24C9/00Appurtenances of abrasive blasting machines or devices, e.g. working chambers, arrangements for handling used abrasive material

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Apparatus For Disinfection Or Sterilisation (AREA)
  • Devices For Use In Laboratory Experiments (AREA)
  • Specific Sealing Or Ventilating Devices For Doors And Windows (AREA)
  • Auxiliary Devices For Machine Tools (AREA)

Abstract

MÁQUINA DE JATEAMENTO DE GRANALHA O propósito da presente invenção é prover uma máquina de jateamento de granalha que pode inibir o derramamento e queda de material de projeção fora de uma câmara de projeção. A máquina de jateamento de granalha da invenção projeta um material de projeção em uma peça de trabalho dentro de uma câmara de projeção e realiza acabamento superficial, cuja máquina de jateamento de granalha é provida com um gabinete dentro do qual uma câmara de projeção é formada, uma parte de abertura provida no gabinete para inserir/remover a peça de trabalho, e uma porta que é anexada no gabinete de maneira a ser livremente móvel, e que abre e fecha a parte de abertura, e no interior da porta fica arranjado um mecanismo de prevenção de adesão do material de projeção para impedir a adesão do material de projeção.

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
[001] A presente invenção refere-se a uma máquina de jateamento de granalha e, mais particularmente, a uma máquina de jateamento de granalha em que o material de projeção é jateado em uma peça de trabalho dentro de uma câmara de projeção.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
[002] É conhecida uma máquina de jateamento de granalha na qual material de projeção é jateado em peças de trabalho para realizar um tratamento superficial à medida que múltiplas peças de trabalho são agitadas dentro de uma câmara de projeção (câmara de limpeza de granalha) provida dentro de um gabinete (vide documento de patente 1).
[003] Uma abertura para carregar e descarregar peças de trabalho é formada na câmara de projeção e uma porta para fechar a abertura é anexada na abertura.
REFERÊNCIAS DA TECNOLOGIA ANTERIOR DOCUMENTOS DE PATENTE
[004] Documento de patente 1: Publicação do pedido de patente japonês não examinado 2011-79120
SUMÁRIO DA INVENÇÃO PROBLEMA QUE A INVENÇÃO PROCURA SOLUCIONAR
[005] Em uma máquina de jateamento de granalha assim construída,quando o tratamento superficial de uma peça de trabalho dentro da câmara de projeção é completado, a porta provida na câmara de projeção é aberta e a peça de trabalho processada é removida por uma abertura para carregamento/descarregamento da peça de trabalho. Entretanto, tem ocorrido um problema que, quando a porta é aberta, material de projeção que adere ou é depositado no interior da porta derrama e cai fora da câmara de limpeza.
[006] Com este problema em mente, a presente invenção tem o objetivo de prover uma máquina de jateamento de granalha capaz de restringir o derramamento e queda de material de projeção fora da câmara de projeção.
MEIOS PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA
[007] A invenção é uma máquina de jateamento de granalha para realizar tratamento superficial projetando material de projeção em uma peça de trabalho dentro de uma câmara de projeção, compreendendo: um gabinete dentro do qual a câmara de projeção é formada; uma abertura disposta no gabinete, para carregar e descarregar peças de trabalho; e uma porta anexada movelmente no gabinete para abrir e fechar a abertura; em que um mecanismo de prevenção de adesão de material de projeção para impedir a adesão de material de projeção é provido no lado de dentro da porta.
[008] Na invenção assim constituída, uma câmara de projeção é provida dentro de um gabinete, e a câmara de projeção é aberta através da abertura. Existe uma porta anexada no gabinete, e a porta é capaz de mover entre uma posição fechada e uma posição aberta. Assim, colocando a porta em uma posição fechada, a abertura é bloqueada pela porta e, movendo a porta para posição aberta, a abertura é aberta.
[009] Aqui, um mecanismo de prevenção de adesão de material de projeção é provido no lado de dentro da porta, e material de projeção, que espalhou em direção à porta durante processamento de jateamento de granalha dentro da câmara de projeção, é impedido de aderir no lado de dentro da porta.
[0010] Assim, provendo um mecanismo de prevenção de adesão de material de projeção em uma parte saliente da superfície interna da porta (o lado da câmara de projeção), por exemplo, acúmulo de material de projeção nesta parte saliente é restringido.
[0011] Portanto, derramamento e queda de material de projeção fora da câmara de projeção quando a porta abre podem ser restringidos.
[0012] Em uma outra modalidade preferida da invenção, um revestimento interno e um elemento de fixação para fixar o dito revestimento interno na porta são providos na superfície interna da porta; e o mecanismo de prevenção de adesão de material de projeção é constituído por uma superfície angulada formada na superfície da extremidade superior do elemento de fixação.
[0013] De acordo com esta constituição, um revestimento interno é provido na superfície interna da porta, e este revestimento interno é fixado na porta por um elemento de fixação. Em virtude de a superfície angulada que forma o mecanismo de prevenção de adesão de material de projeção ser formada na superfície da extremidade superior de um elemento de fixação, acúmulo de material de projeção na superfície da extremidade superior do elemento de fixação para fixar o revestimento interno na porta pode ser restringido.
[0014] Em uma outra modalidade preferida da invenção, o elemento de fixação é um elemento em forma de chapa alongado disposto na superfície interna da porta de maneira a estender-se na direção vertical; e a superfície angulada é orientada de forma que a borda em um lado da mesma na direção da largura do elemento de fixação é baixa.
[0015] De acordo com esta constituição, o elemento de fixação é um elemento em forma de chapa alongado, disposto para estender-se verticalmente. Uma vez que o revestimento interno é fixado na porta por um elemento de fixação como este, ondulação para cima do revestimento interno é restringido. Portanto, ondulação para cima do revestimento interno é restringido, e acúmulo de material de projeção na superfície da extremidade superior do elemento de fixação é também restringido.
[0016] Em uma outra modalidade preferida da invenção, a superfície angulada é orientada de forma que o lado central na direção da largura da porta é baixo.
[0017] De acordo com esta constituição, a superfície angulada é orientada de forma que o lado central na direção da largura da porta é baixo e, portanto, material de projeção que atinge a superfície interna da porta pode ser coletado pela superfície angulada no centro na direção da largura da câmara de projeção.
[0018] Uma outra modalidade preferida da invenção compreende adicionalmente: um mecanismo de agitação, disposto na porção inferior da câmara de projeção, para agitar peças de trabalho alojadas na câmara de projeção dispondo-as em uma correia de agitação para movê-las para a frente e para trás, em que a correia de agitação é orientada para mover ao longo de um caminho em forma de L, e a ponta da porção horizontal do dito caminho em forma de L é disposta adjacente à superfície interna da porta; por meio do que uma porção de retorno é provida na superfície interna da porta para restringir colisões com o lado da porta pelas peças de trabalho dispostas na correia de agitação causadas pelo movimento para frente e para trás da dita correia de agitação; e um interstício é formado entre a dita porção de retorno e a correia de agitação.
[0019] De acordo com esta constituição, o mecanismo de agitação com uma correia de agitação na qual peças de trabalho são dispostas é provido dentro da câmara de projeção. Rotação desta correia de agitação no sentido horário agita as peças de trabalho e, neste estado, as peças de trabalho são submetidas a tratamento superficial pela projeção do material de projeção na direção das peças de trabalho. Além do mais, quando a correia de agitação é rotacionada no sentido anti-horário depois do término do tratamento superficial, peças de trabalho são movimentadas para o lado da abertura, e são removidas da abertura.
[0020] De acordo com esta constituição, colisões com a porta pelas peças de trabalho que são agitadas pela correia de agitação são restringidas pela porção de retorno provida na superfície interna da porta.
[0021] Além disso, um interstício é formado entre a porção de retorno e a correia de agitação, de forma que acúmulo de material de projeção entre a porção de retorno e a correia de agitação é restringido, e derramamento e queda de material de projeção da câmara de projeção são adicionalmente restringidos.
[0022] Isto é, quando a porção de retorno faz contato com a correia de agitação, fica mais fácil para o material de projeção acumular nesta parte de contato e, quando a porta move-se da posição fechada para a posição aberta, material de projeção acumulado nesta parte de contato derrama e cai, direcionado para a câmara de projeção pela porção de retorno. Entretanto, se um interstício for formado entre a porção de retorno e a correia de agitação na constituição referida, acúmulo de material de projeção entre a porção de retorno e a correia de agitação é restringido, e derramamento e queda de material de projeção da câmara de projeção é adicionalmente restringido.
[0023] Em uma outra modalidade preferida da invenção: a correia de agitação é uma correia sem-fim; e a sua trilha é uma trilha sem-fim.
[0024] Em uma outra modalidade preferida da invenção: a porção de retorno é anexada na porta com um interstício formado entre a porta e a porção de retorno.
[0025] De acordo com esta constituição, acúmulo de material de projeção entre a porção de retorno e a porta é restringido por causa da formação de um interstício entre a porção de retorno e a porta. Derramamento e queda de material de projeção da câmara de projeção é assim adicionalmente restringido.
[0026] Em uma outra modalidade preferida da invenção: um primeiro elemento de vedação para fazer contato com o revestimento interno quando a porta fecha a abertura é provido em torno do perímetro da abertura no gabinete; e um segundo elemento de vedação para selar o gabinete e a porta quando a porta está fechando a abertura é provido no lado externo do primeiro elemento de vedação.
[0027] De acordo com esta constituição, o espaço entre o gabinete e a porta é selado pelo primeiro elemento de vedação quando a porta fecha a abertura.
[0028] Durante projeção de material de projeção em uma peça de trabalho, material de projeção que é jateado dentro da câmara de projeção colide no primeiro elemento de vedação e revestimento interno, portanto o primeiro elemento de vedação e o revestimento interno devem ser compreendidos de um material de dureza relativamente alta. Consequentemente, existe uma possibilidade de que as características de vedação entre o gabinete e a porta se degradem.
[0029] Entretanto, na constituição anterior, um segundo elemento de vedação é provido no lado externo do primeiro elemento de vedação a fim de selar o gabinete e a porta quando a porta está fechando a abertura. Assim, quando material de projeção pula fora entre o primeiro elemento de vedação e o revestimento interno, vazamento do material de projeção para o lado de fora é restringido pelo segundo elemento de vedação.
[0030] Uma outra modalidade preferida da invenção compreende: uma seção de controle para controlar a abertura e fechamento da porta; por meio do que, quando a porta está sendo movimentada de uma posição fechada na qual a abertura é fechada para uma posição aberta na qual a abertura é aberta, a seção de controle implementa um controle de forma que a porta é movimentada da posição fechada para a posição aberta, então para temporariamente, então movimentada para a posição aberta.
[0031] De acordo com esta constituição, material de projeção aderido ou empilhado na superfície traseira da porta cai dentro da câmara de projeção quando a porta para temporariamente.
[0032] Em uma outra modalidade preferida da invenção, a seção de controle controla a rotação da correia de agitação; e, quando a porta é movimentada da posição aberta para fechada, a seção de controle implementa um controle de forma que a correia de agitação é girada no sentido horário, então a porta é movimentada da posição fechada para a posição aberta, após o que a porta para temporariamente, e é então novamente movimentada para a posição fechada, depois do que a porta é movimentada para a posição aberta.
[0033] De acordo com esta constituição, a porta pode ser movimentada para a posição aberta depois que o material de projeção tiver sido completamente removido da peça de trabalho.
[0034] Retornando a porta temporariamente para a posição fechada, material de projeção que adere ou de outra forma fica na porta pode ser levado a cair na câmara de projeção.
[0035] Uma outra modalidade preferida da invenção compreende: uma chapa de recebimento que forma a porção inferior da abertura e projeta-se do gabinete em uma posição abaixo da porta; por meio do que a porta e a chapa de recebimento se sobrepõem na direção de cima para baixo na posição onde a porta para temporariamente quando move da posição fechada.
[0036] De acordo com esta constituição, uma chapa de recebimento é disposta diretamente por baixo da porta na posição na qual a porta para temporariamente. Portanto, material de projeção que adere ou de outra forma fica na porta pode ser levado a cair na câmara de projeção, mediada pela chapa de recebimento, na posição na qual a porta para temporariamente. Assim, material de projeção que adere ou de outra maneira fica na porta pode ser efetivamente impedido de derramamento e queda da câmara de projeção quando a porta abre.
[0037] Uma outra modalidade preferida da invenção compreende: um mecanismo de guia do material de projeção mantido entre a porta e a abertura, para guiar material de projeção que cai quando a porta é aberta, para o fundo da câmara de projeção. Em uma constituição como esta, material de projeção que cai quando a porta é aberta adere nas peças de trabalho dentro da câmara de projeção, e é impedido de ser carregado para fora da máquina de jateamento de granalha.
[0038] Em uma outra modalidade preferida da invenção, o mecanismo de guia do material de projeção compreende uma chapa de endireitamento de fluxo provida na porção de retorno, e uma chapa de recebimento provida na extremidade inferior da abertura.
EFEITO DA INVENÇÃO
[0039] A invenção assim constituída fornece uma máquina de jateamento de granalha capaz de restringir a queda de material de projeção fora da câmara de projeção.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0040] Fig. 1: Uma vista em perspectiva mostrando o estado no qual uma porta usada em uma máquina de jateamento de granalha da primeira modalidade da presente invenção é disposta na posição aberta.
[0041] Fig. 2: Uma vista em perspectiva mostrando a máquina de jateamento de granalha da primeira modalidade.
[0042] Fig. 3: Uma vista em elevação frontal da máquina de jateamento de granalha da Fig. 2.
[0043] Fig. 4: Uma vista em elevação lateral direita da máquina de jateamento de granato da Fig-2.
[0044] ] Fig. 5: Uma vista plana da máquina de jateamento de granalha da Fig. 2. da Fig. 2.
[0045] Fig. 6: Uma vista em perspectiva de um avental articulado usado na máquina de jateamento de granalha da Fig. 2.
[0046] Fig. 7: Uma vista em elevação frontal de uma unidade de porta usada na máquina de jateamento de granalha da Fig. 2.
[0047] Fig. 8: Uma vista em elevação lateral esquerda da unidade de porta da Fig. 7.
[0048] Fig-Uma vista em elevação lateral direita da unidade de porta da Fig. 7.
[0049] Fig-10: Uma vista secional transversal feita ao longo de uma linha 10-10 na Fig-7.
[0050] Fig-11 Um diagrama visto na direção da seta 11 na Fig. 7.
[0051] Fig-12: (A) é uma vista em perspectiva mostrando o estado no qual uma porta na máquina de jateamento de granalha da Fig. 2 é disposta na posição fechada; (B) é uma vista em perspectiva mostrando o estado no qual a porta mostrada em (A) é movimentada para uma posição semiaberta. (C) é uma vista em perspectiva mostrando o estado intermediário quando a porta é movimentada do estado (B) para a posição aberta; (D) é uma vista em perspectiva mostrando o estado intermediário quando a porta é movimentada do estado (C) para a posição aberta. (E) é uma vista em perspectiva mostrando o estado no qual a porta é disposta na posição aberta.
[0052] Fig. 13: (A) é uma vista em elevação lateral com a porta em uma máquina de jateamento de granalha de acordo com uma segunda modalidade da invenção disposta na posição fechada; (B) é uma vista em elevação lateral na qual a porta foi movimentada do estado (A) para uma posição semiaberta. (C) é uma vista em elevação lateral com a porta movimentada do estado (B) para a posição fechada; (D) é uma vista em elevação lateral na qual a porta é movimentada do estado (C) para a posição aberta.
[0053] Fig. 14: Uma seção transversal geral mostrando a constituição de uma máquina de jateamento de granalha de acordo com uma outra modalidade da invenção.
[0054] Fig. 15: Um diagrama mostrando o fluxo de material de projeção na constituição da Fig. 14.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[0055] A seguir, referindo-se aos desenhos, uma máquina de jateamento de granalha de acordo com uma modalidade preferida da invenção será explicada. Primeiro, uma máquina de jateamento de granalha 10, que é a primeira máquina de jateamento de granalha concebida da invenção, será explicada. Note que, no diagrama, a seta FR indica a frente da máquina de jateamento de granalha 10; a seta RH indica a direita da máquina de jateamento de granalha 10; e a seta UP indica o topo da máquina de jateamento de granalha 10.
[0056] Como mostrado nas Figs. 2 a 5, a máquina de jateamento de granalha 10 compreende um gabinete 12, uma unidade de projeção 46 e uma seção de controle 86.
[0057] O gabinete 12 é disposto aproximadamente na porção central na direção de frente para trás da máquina de jateamento de granalha 10. Este gabinete é aproximadamente em forma de caixa, e a porção de topo de uma parede dianteira 14 do gabinete 12 é disposta para inclinar de forma que o seu lado inferior fique posicionado na frente.
[0058] Como mostrado nas Figs. 12(C) a (E), uma câmara de projeção 16 é formada dentro do gabinete 12. A câmara de projeção 16 é capaz de comunicar com o exterior através de uma abertura 18 formada na parede dianteira 14 do gabinete 12. Uma unidade de porta 52 é provida na parede dianteira 14, e uma porta 54 é provida na unidade de porta 52 de maneira a ser móvel, é fechada de maneira a poder abrir e fechar a abertura 18.
[0059] Também, como mostrado na Fig. 7, um par de trilhos guias 20 para guiar o movimento de abertura e fechamento da porta 54 é provido na parede dianteira 14 do gabinete 12. Os trilhos guias 20 são dispostos para estender na direção vertical ao longo da parede dianteira 14 do gabinete 12 em ambas as porções laterais na direção da largura da parede dianteira 14. Cada qual dos trilhos guias 20 tem uma seção transversal em forma de U, e a borda da abertura da forma de U é orientada para ficar voltada para o interior da parede dianteira 14 na direção da largura.
[0060] Além do mais, como mostrado na Fig. 10, um revestimento de vedação 22 (primeiro elemento de vedação) formado de chapa de aço é disposto na circunferência interna da abertura 18 no gabinete 12. O revestimento de vedação 22 é disposto de forma a salientar-se para a frente do gabinete 12 no interior de cada lado da abertura 18, exceto o lado inferior.
[0061] Um engaxetamento 24 (segundo elemento de vedação), formado de um material elástico tal como esponja, é disposto em uma posição exterior ao revestimento de vedação 22. Este engaxetamento 24 é aproximadamente em forma de Z em seção transversal, e é aderido na parede dianteira 14 do gabinete 12 em uma posição exterior ao revestimento de vedação 22.
[0062] Como mostrado nas Figs. 8 e 9, uma chapa de recebimento 26 é disposta na parede dianteira 14 do gabinete 12. A chapa de recebimento 26 tem uma forma aproximadamente de V em seção transversal, e é disposta para estender-se na direção da largura da abertura 18 de maneira a constituir a porção de extremidade inferior da abertura 18. A parte de extremidade de base da chapa de recebimento 26 projeta-se para a frente da parede dianteira 14, e aceita e faz contato com a parte de extremidade inferior da porta 54 quando a porta 54, provida na abertura 18, é disposta na posição fechada mostrada pela linha cheia na Fig. 8.
[0063] Além disso, como mostrado na Fig. 6, um avental articulado 30 (unidade de agitação) é disposto dentro da câmara de projeção 16 no gabinete 12. Este avental articulado 30 compreende um rolo de acionamento 32, rolos escravos 36, 38, um par de revestimentos internos 40, e um avental articulado 42 (correia de agitação).
[0064] O rolo de acionamento 32 tem uma forma aproximadamente cilíndrica, e é suportado rotacionalmente no seu eixo em ambas as paredes laterais do gabinete 12 de forma que o eixo estende-se na direção da largura do gabinete 12. Uma porção de extremidade deste rolo de acionamento 32 é ligada em um motor de acionamento do avental articulado 34 (vide Fig. 2) disposto no gabinete 12, e o rolo de acionamento 32 é rotacionado pelo acionamento do motor de acionamento do avental articulado 34.
[0065] O rolo escravo 36 é disposto abaixo do rolo de acionamento 32, e o rolo escravo 38 é disposto no lado da abertura 18, em uma posição aproximadamente na mesma altura que o rolo escravo 36. Também, esses rolos escravos 36, 38 são aproximadamente cilíndricos, e são rotacionalmente suportados em seus eixos pelas duas paredes laterais do gabinete 12 de forma que seus eixos estendem-se paralelos ao eixo do rolo de acionamento 32. A distância entre o eixo do rolo de acionamento 32 e o eixo do rolo escravo 36 é estabelecida aproximadamente na mesma distância entre o eixo do rolo escravo 36 e o eixo do rolo escravo 38.
[0066] Os revestimentos internos 40 têm uma forma aproximadamente cilíndrica na qual o comprimento do diâmetro exterior é aproximadamente igual à distância entre o rolo de acionamento 32 e o rolo escravo 36, e são respectivamente suportados rotacionalmente pelas paredes laterais do gabinete 12. Também, os revestimentos internos 40 são dispostos entre o rolo de acionamento 32 e o rolo escravo 38.
[0067] O avental articulado 42 é uma correia sem-fim. Este avental articulado 42 é enrolado no rolo de acionamento 32 e no par dos rolos escravos 36, 38 e, ficando em contato em ambas as bordas laterais pela porção circunferencial externa dos revestimentos internos 40, é impelido a mover através de uma trilha sem-fim aproximadamente em forma de L, como mostrado na Fig. 6.
[0068] Por esta constituição, o avental articulado 42 move ao longo da trilha sem-fim aproximadamente em forma de L, que é aberta em direção à abertura 18. As porções de borda em ambos os lados do avental articulado 42 são convexamente curvas para baixo em uma forma de arco ao longo do perímetro externo dos revestimentos internos 40, e a porção horizontal curvando convexamente para baixo neste avental articulado 42 torna-se a porção de agitação (avental articulado) 44. Em virtude de o rolo escravo 38 ser disposto adjacente à superfície interna da porta 54, a ponta da porção de agitação 44 fica também adjacente à superfície interna da porta 54.
[0069] Durante o processamento de jateamento de granalha, uma peça de trabalho é colocada na porção de agitação 44, o avental articulado 42 é rotacionado no sentido horário (a direção da seta A na Fig. 6) pelo acionamento do motor de acionamento do avental articulado 34, e as peças de trabalho são agitadas na porção de agitação 44. Ao mesmo tempo, a rotação do avental articulado 42 no sentido anti-horário pelo acionamento do motor de acionamento do avental articulado 34 faz com que a peça de trabalho seja transportada para a abertura 18.
[0070] Como mostrado nas Figs. 2 e 4, a unidade de projeção 46 é colocada na porção superior do gabinete 12. A unidade de projeção 46 é uma unidade de projeção centrífuga; material de projeção (granalha) tais como esferas de aço ou similares é jateado em direção a uma peça de trabalho em uma câmara de projeção pela rotação de uma hélice (não mostrada), por meio disto realizando tratamento superficial na peça de trabalho.
[0071] Note que o material de projeção jateado na câmara de projeção 16 pela unidade de projeção 46 cai dentro da câmara de projeção 16. Este material de projeção é recuperado por um elevador de caçamba 48, então suprido em um separador 50 provido no topo do gabinete 12, e uma separação de impurezas é realizada pelo separador 50. Material de projeção separado é novamente suprido na unidade de projeção 46.
[0072] Em seguida, a unidade de porta 52 e a seção de controle 86 que formam uma parte do gabinete supradescrito 12 serão explicados. Como mostrado nas Figs 7 a 9, a unidade de porta 52 compreende uma porta 54 e um mecanismo de articulação 58.
[0073] A porta 54 é disposta, em uma posição mostrada pela linha cheia nas Figs. 8 e 9 (a posição fechada), na frente na parede dianteira 14 do gabinete 12, de maneira a poder fechar a abertura 18 no gabinete 12. Esta porta 54 é um corpo de painel aproximadamente retangular, disposto em uma inclinação de forma que sua porção inferior fique posicionada no exterior do gabinete 12. A porção de extremidade inferior da porta 54 é inclinada de forma que o lado inferior fica posicionado no interior do gabinete 12, e esta porção de extremidade inferior, como anteriormente descrito, é alojada na posição fechada no lado superior da chapa de recebimento 26 no gabinete 12. Note que a porção de extremidade inferior dobrada é posicionada sob o rolo escravo inferior 38 quando a porta 54 é fechada.
[0074] Um seguidor de carne 56 é instalado na extremidade inferior de ambas as bordas laterais da porta 54. Os seguidores de carne 56 são rotacionalmente anexados na porta 54 pelo eixo que estende-se no eixo da largura da porta 54. Além do mais, cada seguidor de came 56 é disposto dentro dos trilhos guias 20 no gabinete 12 e, por meio disto, a porção de extremidade inferior da porta 54 é capaz de mover para cima e para baixo ao longo dos trilhos guias 20.
[0075] A máquina de jateamento de granalha 10 compreende um mecanismo de articulação 58 para ligar a porta 54 no gabinete 12. O mecanismo de articulação 58 compreende um par de braços 60, e os braços 60 são aproximadamente em forma de L, vistos pelo lado. As extremidades de base dos braços 60 são ligadas no gabinete 12 de maneira a ser rotacionáveis em torno de um primeiro eixo 62 estendendo-se através da direção da largura da porta 54 (vide Fig. 7). Ao mesmo tempo, as porções de extremidade dos braços 60 são ligadas na porta 54 de maneira a ficarem rotacionáveis em torno de um segundo eixo 64 (vide Fig. 7) estendendo-se através da direção da largura da porta 54.
[0076] Um motor de acionamento da porta 66, que é equipado com um redutor de velocidade, é ligado nas porções de base dos braços 60, e acionado por um motor de acionamento da porta 66 (vide Figs. 7 e 9) permite movimento dos braços 60 em torno das porções de extremidade inferior. Assim, os braços 60 são girados pelo acionamento do motor de acionamento da porta 66, com a porta 54 disposta em uma posição fechada, por meio disto fazendo com que a porta 54 mova para cima para a posição na qual a abertura 18 está completamente aberta (vide Fig. 8(4) e Fig. 9(4)), através das posições (2) e (3) mostradas na Fig. 9, com o segundo eixo 64 seguindo o caminho arqueado descrito pela ponta dos braços 60, e os seguidores de carne da extremidade inferior 56 seguindo os trilhos guias 20.
[0077] Além do mais, como mostrado na Fig. 8, um sensor de posição aberta 68 e um sensor de posição fechada 70 são instalados no gabinete 12 e, quando a porta 54 é movimentada para a posição aberta ou a posição fechada, os braços 60 pressionam tanto o sensor de posição aberta 68 quanto sensor de posição fechada 70. Por meio disto, o fato de que a porta 54 movimentou para a posição aberta ou a posição fechada é detectada pelo sensor de posição aberta 68 e o sensor de posição fechada 70.
[0078] Ao mesmo tempo, como mostrado nas Figs. 1 e 10, um revestimento interno 72 é anexado na superfície interna da porta 54 (a superfície no lado do gabinete 12). O revestimento interno 72 é formado por uma folha de borracha aproximadamente retangular com dureza relativamente alta. Note que a Fig. 10 representa o estado no qual a porta 54 é disposta em uma posição semiaberta, descrita a seguir. Quando a porta 54 é disposta na posição fechada, a borda dianteira do revestimento de vedação 22 faz contato com o revestimento interno 72, e o engaxetamento 24 faz contato com o revestimento interno 72, de forma que uma vedação é feita entre o gabinete 12 e a porta 54.
[0079] Também, como mostrado na Fig. 1, quatro primeiras chapas de fixação 74 (elementos de fixação) são providas no lado de dentro da porta 54. As primeiras chapas de fixação 74 são retângulos de forma aproximadamente alongada, e são fabricadas usando chapa metálica. As primeiras chapas de fixação 74 são anexadas na porta 54 usando elementos de aperto tais como pernos, mediados pelo revestimento interno 72.
[0080] As primeiras chapas de fixação 74 são corpos aproximadamente retangulares de grande comprimento; sendo respectivamente dispostas, quando vistas em elevação frontal, ao longo da direção de cima para baixo nas duas porções de borda na direção da largura do revestimento interno 72 e em uma posição interior das mesmas, elas são arranjadas em intervalos iguais na direção da largura do revestimento interno 72.
[0081] Usando esta constituição, o revestimento interno 72 é fixado na porta 54 pelas primeiras chapas de fixação 74, e as primeiras chapas de fixação 74 projetam-se do revestimento interno 72 em direção ao lado da câmara de projeção 16.
[0082] As primeiras superfícies anguladas 78 (mecanismo de prevenção de adesão de material de projeção 76) são formadas na porção de extremidade superior das primeiras chapas de fixação 74. Como mostrado na Fig. 1, essas primeiras superfícies anguladas 78 inclinam-se de forma que a sua extremidade direita fique mais baixa. Note que as primeiras superfícies anguladas 78 podem também ser constituídas de forma que a sua extremidade esquerda fique mais baixa.
[0083] Além do mais, quatro segundas chapas de fixação (elementos de fixação) 80 são anexadas no interior da porção de extremidade inferior 54a da porta 54. Segundas chapas de fixação 80 são fabricadas de chapa metálica, e são presas na porta 54 usando um perno ou outro elemento de aperto, mediada pelo revestimento interno 72. Desta maneira, o revestimento interno 72 é também fixado na porta 54 pelo segundo chapas de fixação 80, e as segundas chapas de fixação 80 projetam-se do revestimento interno 72 até o lado da câmara de projeção 16. Também, as segundas chapas de fixação 80 são formadas em uma forma retangular aproximadamente alongada e dispostas de forma a estender para cima e para baixo, ainda sendo respectivamente dispostas abaixo de cada qual das primeiras chapas de fixação 74.
[0084] As segundas superfícies anguladas 82 (mecanismo de prevenção de adesão de material de projeção 76) são formadas na porção de extremidade superior das segundas chapas de fixação 80. Como mostrado na Fig. 1, as segundas superfícies anguladas 82 inclinam-se de forma que a sua extremidade direita fique mais baixa. Note que as segundas superfícies anguladas 82 podem também ser constituídas de forma que a sua extremidade esquerda fique mais baixa.
[0085] Um revestimento 84 que constitui uma porção de retorno é anexado no lado de dentro da porta 54. O revestimento de retorno 84 é um corpo de chapa aproximadamente retangular e, como mostrado na Fig. 1, é fixado na porta 54 através de uma braçadeira ou similares, não mostrada, em uma orientação na qual o lado inferior se separa da porta 54. Também, como mostrado na Fig. 11, o revestimento de retorno 84 é angulado de maneira a separar cada vez mais da porta 54 em direção à base, e a sua porção de extremidade inferior é dobrada para baixo de maneira a ficar disposta no lado superior da porção de agitação 44 do avental articulado 42. Assim, quando uma peça de trabalho disposta na porção de agitação 44 é agitada pelo avental articulado 30, colisão da peça de trabalho na porta 54 é limitada pelo revestimento de retorno 84. Um interstício G1 é formada entre a borda do revestimento de retorno inferior 84 e o avental articulado 42, e um interstício G2 é formado entre a borda superior do revestimento de retorno 84 e a porta 54 (revestimento interno 72).
[0086] Como mostrado na Fig. 2, a seção de controle 86 é anexada em uma unidade de armação 88 disposta na frente do gabinete 12. O motor de acionamento do avental articulado 34, o motor de acionamento da porta 66, o sensor de posição aberta 68, o sensor de posição fechada 70 e similares são eletricamente conectados na seção de controle 86. A seção de controle 86 compreende um dispositivo de controle equipado com um microprocessador ou similares, e controla a totalidade da máquina de jateamento de granalha 10. Uma seção operacional, não mostrada, é eletricamente conectada na seção de controle 86, e rotação do avental articulado 42 e operações da máquina de jateamento de granalha 10 tais como abertura e fechamento a porta 54 são controladas pela operação da seção operacional.
[0087] A porta 54 opera da maneira mostrada a seguir pelo controle da seção de controle 86. Isto é, quando a porta 54 é movimentada da posição fechada (Fig. 12(A)) para a posição aberta (Fig. 12(E)), a porta 54 para temporariamente na posição mostrada na Fig. 12(B) (a "posição semiaberta"). Nesta posição semiaberta, a porção da borda inferior da porta 54 é disposta no lado superior da chapa de recebimento 26 e, quando vista de cima, a porção da borda inferior da porta 54 e a chapa de recebimento 26 se sobrepõem na direção de cima para baixo. Depois que a porta 54 tiver parado temporariamente, a porta 54 é movimentada da posição semiaberta para a posição aberta (Fig. 12(C) e (D), então a porta 54 é movimentada para a posição aberta.
[0088] A seguir, a operação e efeito da máquina de jateamento de granalha 10 na presente modalidade serão explicados.
[0089] Na máquina de jateamento de granalha 10 aqui constituída, peças de trabalho são carregadas pela abertura 18 no gabinete 12 na câmara de projeção 16 com a porta 54 disposta na posição aberta, então são dispostas na porção de agitação 44 do avental articulado 30. Pela operação da seção operacional, a porta 54 é movimentada da posição aberta para a posição fechada, e a abertura 18 é fechada.
[0090] Neste estado, o motor de acionamento do avental articulado 34 é acionado pelo controle da seção de controle 86, e o avental articulado 42 é rotacionado no sentido horário. Peças de trabalho dispostas na porção de agitação 44 do avental articulado 30 são assim agitadas. Tratamento superficial das peças de trabalho é realizado pela projeção de material de projeção pela unidade de projeção 46 em direção às peças de trabalho.
[0091] Quando material de projeção é jateado em direção a uma peça de trabalho, material de projeção espalha no interior da câmara de projeção 16. Uma vez que a porta 54 é disposta em um ângulo de forma que sua borda inferior fique posicionada no lado dianteiro, material de projeção que colide no revestimento interno 72, etc. da porta 54 cai na câmara de projeção 16. Uma vez que as bordas superiores das primeiras chapas de fixação 74 e as segundas chapas de fixação 80 são dadas às primeiras superfícies anguladas 78 e segundas superfícies anguladas 82, material de projeção que chega na extremidade superior das primeiras chapas de fixação 74 e das segundas chapas de fixação 80 na porta 54 é guiado por essas superfícies anguladas e cai.
[0092] Depois que o tratamento superficial de peças de trabalho é completado, o motor de acionamento do avental articulado 34 é parado. Em seguida, pela operação da seção operacional, a porta 54 é movimentada da posição fechada para uma posição semiaberta, e para temporariamente em uma posição semiaberta (Fig. 12(B)). Em virtude de a porta 54 para temporariamente em uma posição semiaberta, material de projeção que adere ou não no lado de dentro da porta 54 cai na chapa de recebimento 26 ou dentro da câmara de projeção 16. Em seguida, a porta 54 move de uma posição semiaberta para a posição aberta (Fig. 12(E)).
[0093] Com a porta 54 disposta na posição aberta, o motor de acionamento do avental articulado 34 é acionado e o avental articulado 42 é rotacionado no sentido anti-horário pelo controle da seção de controle 86, e as peças de trabalho são movimentadas para o lado da abertura 18 e descarregadas na abertura 18.
[0094] Aqui, o revestimento interno 72 é anexado na porta 54, e o revestimento interno 72 é fixado na porta 54 pelas primeiras chapas de fixação 74 e as segundas chapas de fixação 80. As primeiras superfícies anguladas 78 são formadas na porção de extremidade superior das primeiras chapas de fixação 74, e as segundas superfícies anguladas 82 são formadas na porção de extremidade superior das segundas chapas de fixação 80. Quando material de projeção disperso no interior da câmara de projeção 16 atinge as primeiras superfícies anguladas 78 e as segundas superfícies anguladas 82, o material de projeção é guiado para baixo ao longo das primeiras superfícies anguladas 78 e as segundas superfícies anguladas 82 e cai. Isto restringe o acúmulo de material de projeção na extremidade superior das primeiras chapas de fixação 74 e das segundas chapas de fixação 80 projetando-se do revestimento interno 72 em direção à câmara de projeção 16. Portanto, quando a porta 54 abre e a abertura 18 no gabinete 12 abre, material de projeção que adere ou é empilhado na extremidade superior das primeiras chapas de fixação 74 e das segundas chapas de fixação 80 é impedido de cair fora da câmara de projeção 16.
[0095] Além disso, as primeiras chapas de fixação 74 e as segundas chapas de fixação 80 são pelo menos dispostas ao longo da direção de cima para baixo de ambas as porções de borda na direção da largura do revestimento interno 72. Uma vez que ambas as porções de borda na direção da largura do revestimento interno 72 são assim fixadas na porta 54 pelas primeiras chapas de fixação 74 e pelas segundas chapas de fixação 80, ondulação para cima do revestimento interno 72 é restringida, e acúmulo de material de projeção nas primeiras chapas de fixação 74 e nas segundas chapas de fixação 80 pode ser restringido.
[0096] Um interstício G1 é formado entre o revestimento de retorno 84 e o avental articulado 42. Assim, acúmulo de material de projeção entre o revestimento de retorno 84 e o avental articulado 42 é restringido, e derramamento de material de projeção da câmara de projeção 16 pode ser ainda adicionalmente restringido.
[0097] Isto é, quando o revestimento de retorno 84 faz contato com o avental articulado 42, material de projeção é propenso a acumular nesta parte de contato. Quando a porta 54 é movimentada da posição fechada para a posição aberta, o material de projeção acumulado nesta parte de contato pode derramar e cair fora da câmara de projeção 16. A este respeito, um interstício G1 é formado entre o revestimento de retorno 84 e o avental articulado 42, portanto acúmulo de material de projeção entre o revestimento de retorno 84 e o avental articulado 42 é restringido, e derramamento e queda de material de projeção da câmara de projeção 16 pode ser ainda adicionalmente restringido.
[0098] Além disso, em virtude de um interstício G2 ser formada entre o revestimento de retorno 84 e a porta 54, acúmulo de material de projeção entre o revestimento de retorno 84 e a porta 54 pode ser restringido. Assim, o derramamento e queda de material de projeção da câmara de projeção 16 quando a porta 54 abre pode ser ainda adicionalmente restringido.
[0099] Quando a porta 54 é disposta na posição fechada, o revestimento de vedação 22 faz contato com o revestimento interno 72, e o espaço entre o gabinete 12 e a porta 54 é selado.
[00100] Em máquina de jateamento de granalha 10, quando material de projeção é jateado em uma peça de trabalho, o material de projeção que espalha dentro da câmara de projeção 16 faz contato com o revestimento de vedação 22 e o revestimento interno 72, portanto, o revestimento de vedação 22 e o revestimento interno 72 têm que ser constituídos de um material de dureza relativamente alta. Por este motivo, é possível que as características de vedação entre o gabinete 12 e a porta 54 degradem, comparadas com o caso em que o revestimento de vedação 22 é constituído por um material de dureza relativamente baixa.
[00101] Aqui, um engaxetamento 24 é instalado no exterior do revestimento de vedação 22; o espaço entre a porta 54 e o gabinete 12 é também selado por este engaxetamento 24. Assim, mesmo se o material de projeção vazar entre o revestimento de vedação 22 e o revestimento interno 72, vazamento de material de projeção para fora da câmara de projeção 16 pode ser restringido pelo engaxetamento 24.
[00102] Além do mais, depois que a porta 54 move da posição fechada para a posição aberta, a porta 54 para temporariamente em uma posição semiaberta, então é movimentada para a posição aberta. Por meio disto, material de projeção restante na porta 54 pode ser impelido a cair dentro da câmara de projeção 16 com a porta 54 em um estado temporariamente parado. Portanto, derramamento e queda de material de projeção da câmara de projeção 16 podem ser restringidos utilizando a operação de abertura e fechamento da porta 54.
[00103] Também, nesta posição semiaberta, a porção da borda inferior da porta 54 é disposta no lado superior do chapa de recebimento 26 e, quando vista de cima, a porção da borda inferior da porta 54 e a chapa de recebimento 26 se sobrepõem na direção de cima para baixo. Isto é, em uma posição semiaberta, a chapa de recebimento 26 é disposta diretamente sob a porta 54. Por este motivo, em uma posição semiaberta, material de projeção que atingiu a porta 54 através da chapa de recebimento 26 pode ser impelido a cair dentro da câmara de projeção 16. Assim, quando a porta 54 é aberta, material de projeção que atingiu a porta 54 pode ser efetivamente restringido de ser levado para fora da câmara de projeção 16.
(Segunda modalidade)
[00104] Exceto pela maneira na qual o controle é exercido pela seção de controle 86 quando a porta 54 é movimentada da posição fechada para a posição aberta, uma máquina de jateamento de granalha 100 da segunda modalidade é constituída da mesma maneira que a máquina de jateamento de granalha 10 da primeira modalidade, como mostrado a seguir.
[00105] Isto é, na máquina de jateamento de granalha 100 da segunda modalidade, o avental articulado 42 é rotacionado no sentido horário na posição fechada (Fig. 13(A)) pela seção de controle 86 antes de a porta 54 ser movimentada da posição fechada para a posição aberta. Depois que o avental articulado 42 é rotacionado no sentido horário, a porta 54 é movimentada da posição fechada para uma posição semiaberta, e para temporariamente em uma posição semiaberta (Fig. 13(B)). Além disso, depois de parar temporariamente em uma posição semiaberta, a porta 54 é novamente movimentada para a posição fechada (Fig. 13(C)), e é adicionalmente movimentada para uma posição aberta (Fig. 13(D)).
[00106] Portanto, a máquina de jateamento de granalha 100 da segunda modalidade pode também proporcionar a mesma ação e efeito da máquina de jateamento de granalha 10 da primeira modalidade.
[00107] Além disso, com a máquina de jateamento de granalha 100 da segunda modalidade, como anteriormente descrito, o avental articulado 42 está rotacionado no sentido horário antes de a porta 54 mover da posição aberta para a posição fechada, de forma que peças de trabalho são agitadas pelo avental articulado 30 sem material de projeção ser jateado na câmara de projeção 16. Assim, a porta 54 pode ser movimentada para uma posição semiaberta depois que material de projeção tiver sido totalmente removido das peças de trabalho.
[00108] Na máquina de jateamento de granalha 100 da segunda modalidade, como anteriormente descrito, a porta 54 é novamente retornada de uma posição semiaberta para a posição fechada e, portanto, material de projeção remanescente na porta 54 na posição fechada pode ser levado a cair na câmara de projeção 16.
[00109] Esta invenção não está limitada às modalidades supradescritas, e várias mudanças ou transformações são possíveis dentro do escopo da filosofia técnica apresentada nas reivindicações.
[00110] Na máquina de jateamento de granalhas de cada qual das modalidades apresentadas, múltiplas primeiras chapas de fixação 74 e segundas chapas de fixação 80 são dispostas para alinhar com a direção de cima para baixo da porta. Entretanto, as primeiras chapas de fixação e segundas chapas de fixação podem também ser dispostas de forma a inclinar em direção ao centro da porta 54 na direção da largura relativa à direção de cima para baixo quando vista em elevação frontal. Isto é, é possível, por exemplo, dispor múltiplas primeiras chapas de fixação e segundas chapas de fixação simetricamente para a esquerda e direita em relação à direção da largura da porta, inclinando-as de forma que elas fiquem dispostas em aproximadamente uma forma de V quando vistas em elevação frontal. Neste caso, as superfícies laterais (superfície da extremidade superior) da primeira chapa de fixação e da segunda chapa de fixação funcionam como as "superfícies anguladas" da invenção, e material de projeção pode cair no lado da câmara de projeção pelas superfícies laterais das primeiras chapas de fixação e segundas chapas de fixação.
[00111] Em cada qual das modalidades apresentadas, primeiras superfícies anguladas 78 e segundas superfícies anguladas 82 são dispostas de forma a inclinar na direção esquerda para direita (largura). Entretanto, é também aceitável posicionar primeiras superfícies anguladas e segundas superfícies anguladas em um ângulo na direção de frente para trás da máquina (isto é, a direção da porta voltada para dentro na máquina) de forma que o lado da borda na porta 54 fique posicionado acima, e a borda no lado da câmara de projeção 16 fique posicionada abaixo.
[00112] Além disso, em cada qual das modalidades apresentadas, a porta 54 para temporariamente em uma posição semiaberta pelo controle da seção de controle 86, mas é também aceitável uma constituição na qual a porta 54 é movimentada para a posição aberta sem parar temporariamente em uma posição semiaberta.
[00113] Além disso, em cada qual das modalidades apresentadas, a fim de manter as peças de trabalho no lado da câmara de projeção durante processamento de jateamento de granalha, um revestimento de retorno 84 é instalado, compreendido de um corpo de chapa retangular orientado em um ângulo de forma que o seu lado da borda inferior separe da porta.
[00114] Entretanto, como mostrado na Fig. 14, é também aceitável, no lugar do revestimento de retorno 84, prover uma porção de retorno 94 compreendendo uma chapa de retorno retangular 90 orientada em um ângulo de forma que a sua extremidade inferior separe da porta 54, e uma chapa de endireitamento de fluxo 92, instalada no lado da porta da chapa de retorno 90 e orientada em um ângulo de forma que a sua extremidade inferior aproxime-se da porta. A chapa de retorno 90 e a chapa de endireitamento de fluxo 92 são anexadas no lado traseiro da porta 54 por uma braçadeira 96, por exemplo. Mais especificamente, a chapa de retorno 90 é anexada no lado traseiro da porta 54 pela braçadeira 96 de forma que a porção de extremidade superior 90a separa uma distância predeterminada da porta 54.
[00115] Em uma constituição como esta, é preferível instalar uma chapa de recebimento em forma de chapa V 98 como mostrado na Fig. 14, em lugar da chapa de recebimento 26, que é em forma de V na seção transversal. Nesta chapa de recebimento em forma de chapa 98, a parte da borda de avanço projeta-se significativamente mais para fora do que a parte da borda de avanço da chapa de recebimento de seção transversal em forma de V 26, e o interstício é eliminado com relação à porta 54.
[00116] Em uma máquina de jateamento de granalha, material de projeção prensado durante a operação de projeção entre a porta e a parede dianteira do gabinete 14 cai quando a porta é aberta.
[00117] Na porção de retorno supraconstituída 94, a porção de extremidade superior 90a da chapa de retorno 90 é separada da porta 54 uma distância predeterminada e, portanto, quando material de projeção que ficou prensado entre a porção superior da porta 54 e a parede dianteira do gabinete 14 durante a operação de projeção cai quando a porta 54 é aberta, ele entra entre a porção de extremidade superior 90a da chapa de retorno 90 e a porta 54 no espaço entre a chapa de retorno 90 e a porta 54, é defletida para o lado de trás da porta 54 pela chapa de endireitamento de fluxo 92, e é adicionalmente guiado para a base da porção de agitação (avental articulado) 44 pela superfície traseira da porção inferior dobrada no lado da porta do gabinete 54, e pela chapa de recebimento em forma de chapa 98.
[00118] Em decorrência disto, material de projeção que foi prensado entre a porta 54 e a parede dianteira do gabinete 14 durante processamento de jateamento de granalha não cai na porção de agitação (avental articulado) 44 onde peças de trabalho são alojadas, por meio disto impedindo que material de projeção prensado entre a porta 54 e a parede dianteira do gabinete 14 caia na porção de agitação (avental articulado) 44, aderindo nas peças de trabalho dentro da porção de agitação (avental articulado) 44, e sendo descarregado no exterior da máquina de jateamento de granalha. Usando uma constituição como esta, a chapa de retorno 90 permite a prevenção de colisão da peça de trabalho com a porta 54 durante processamento de jateamento de granalha, e adicionalmente restringe a descarga de material de projeção quando a porta é aberta. EXPLICAÇÃO DOS NÚMEROS DE REFERÊNCIA 10: máquina de jateamento de granalha (máquina de processamento de granalha) 12: gabinete 16: câmara de projeção 18: abertura 22: revestimento de vedação (primeiro elemento de vedação) 24: engaxetamento (segundo elemento de vedação) 30: avental articulado (unidade de agitação) 42: correia sem-fim (correia de agitação) 46: unidade de projeção 54: porta 72: revestimento interno 74: primeiras chapas de fixação (elementos de fixação) 76: mecanismo de guia 78: primeiras superfícies anguladas (superfícies anguladas) 80: segundas chapas de fixação (elementos de fixação) 82: segundas superfícies anguladas (superfícies anguladas) 84: revestimento de retorno 86: seção de controle 100: máquina de jateamento de granalha Gl: interstício G2: interstício

Claims (15)

1. Máquina de jateamento de granalha (10), para realizar tratamento superficial pela projeção de material de projeção em uma peça de trabalho dentro de uma câmara de projeção, compreendendo: um gabinete (12) dentro do qual a câmara de projeção (16) é formada; uma abertura (18) disposta no gabinete (12), para carregar e descarregar peças de trabalho; e uma porta (54) anexada movelmente no gabinete (12), para abrir e fechar a abertura (18); em que um mecanismo de prevenção de adesão de material de projeção (76) para impedir a adesão de material de projeção é provido no lado de dentro da porta (54), caracterizada pelo fato de que: um revestimento interno (72) e um elemento de fixação (80, 74) para fixar o revestimento interno (72) na porta (54), são providos na superfície interna da porta (54); e o mecanismo de prevenção de adesão de material de projeção (76) é constituído por uma superfície angulada formada na superfície da extremidade superior do elemento de fixação (80, 74).
2. Máquina de jateamento de granalha (10) de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que: o elemento de fixação (80, 74) é um elemento em forma de chapa alongado disposto na superfície interna da porta (54) de maneira a estender-se na direção vertical; e, a superfície angulada é orientada de forma que a borda em um lado desta na direção da largura do elemento de fixação (80,74) fique baixa.
3. Máquina de jateamento de granalha (10) de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que a superfície angulada é orientada de forma que o lado central na direção da largura da porta (54) fique baixo.
4. Máquina de jateamento de granalha (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada pelo fato de que: compreende um mecanismo de agitação, disposto na porção inferior da câmara de projeção (16), para agitar peças de trabalho alojadas na câmara de projeção (16) dispondo-as em uma correia de agitação (42) para movê-las para a frente e para trás, em que a correia de agitação (42) é orientada para mover ao longo de um caminho em forma de L, e a ponta da porção horizontal do caminho em forma de L é disposta adjacente à superfície interna da porta (54); uma porção de retomo (84) é provida na superfície interna da porta (54) para suprimir colisões com o lado da porta (54) pelas peças de trabalho dispostas na correia de agitação (42) causadas pelo movimento para frente e para trás da correia de agitação (42); e, um interstício (Gl) é formado entre a porção de retomo (84) e a correia de agitação (42).
5. Máquina de jateamento de granalha (10) de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que a correia de agitação (42) é uma correia sem-fim e a sua trilha é uma trilha sem-fim.
6. Máquina de jateamento de granalha (10) de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de que a porção de retomo (84) é anexada na porta (54) com um interstício (G2) formado entre a porta (54) e a porção de retomo (84).
7. Máquina de jateamento de granalha (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada pelo fato de que: um primeiro elemento de vedação (22), para fazer contato com o revestimento interno (72) quando a porta (54) fecha a abertura (18), é provido em tomo do perímetro da abertura (18) no gabinete (12); e, um segundo elemento de vedação (24), para selar o gabinete (12) e a porta (54) quando a porta (54) está fechando a abertura (18), é provido no lado externo do primeiro elemento de vedação (22).
8. Máquina de jateamento de granalha (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada pelo fato de que compreende uma seção de controle (86) para controlar a abertura (18) e fechamento da porta (54), por meio do que, quando a porta (54) está sendo movimentada de uma posição fechada na qual a abertura (18) é fechada para uma posição aberta na qual a abertura (18) é aberta, a seção de controle (86) implementa um controle de forma que a porta (54) é movimentada da posição fechada para a posição aberta, então para temporariamente, então movimentada para a posição aberta.
9. Máquina de jateamento de granalha (10) de acordo com a reivindicação 8, caracterizada pelo fato de que a seção de controle (86) controla a rotação da correia de agitação (42), e, quando a porta (54) é movimentada da posição fechada para a aberta, a seção de controle (86) implementa um controle de forma que a correia de agitação (42) é girada no sentido horário, então a porta (54) é movimentada da posição fechada para a posição aberta, após o que a porta (54) para temporariamente, então novamente movimentada para a posição fechada, depois do que a porta (54) é movimentada para a posição aberta.
10. Máquina de jateamento de granalha (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 ou 8, caracterizada pelo fato de que compreende uma chapa de recebimento (26) que forma a porção inferior da abertura (18) e projeta-se do gabinete (12) em uma posição abaixo da porta (54), por meio do que a porta (54) e a chapa de recebimento (26) se sobrepõem na direção de cima para baixo na posição onde a porta (54) para temporariamente quando movimenta da posição fechada.
11. Máquina de jateamento de granalha (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada pelo fato de que compreende um mecanismo de guia do material de projeção (76) mantido entre a porta (54) e a abertura (18) para guiar material de projeção que cai quando a porta (54) é aberta para o fundo da câmara de projeção (16).
12. Máquina de jateamento de granalha (10) de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que compreende um mecanismo de guia do material de projeção (76) para guiar material de projeção, mantido entre a porta (54) e a abertura (18) e que cai quando a porta (54) é aberta, para o fundo da câmara de projeção (16).
13. Máquina de jateamento de granalha (10) de acordo com a reivindicação 12, caracterizada pelo fato de que a correia de agitação (42) é uma correia sem-fim; e a sua trilha é uma trilha sem-fim.
14. Máquina de jateamento de granalha (10) de acordo com a reivindicação 13, caracterizada pelo fato de que a porção de retomo é anexada na porta (54) com um interstício (Gl) formado entre a porta (54) e a porção de retomo.
15. Máquina de jateamento de granalha (10) de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pelo fato de que o mecanismo de guia do material de projeção (76) compreende uma chapa de endireitamento de fluxo (92) provida na porção de retomo (94), e uma chapa de recebimento (26) provida na extremidade inferior da abertura (18).
BR112014030271-5A 2012-08-06 2013-06-19 máquina de jateamento de granalha BR112014030271B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2012173714 2012-08-06
JP2012-173714 2012-08-06
PCT/JP2013/066830 WO2014024572A1 (ja) 2012-08-06 2013-06-19 ショット処理装置

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112014030271A2 BR112014030271A2 (pt) 2017-07-18
BR112014030271B1 true BR112014030271B1 (pt) 2020-07-28

Family

ID=50067813

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112014030271-5A BR112014030271B1 (pt) 2012-08-06 2013-06-19 máquina de jateamento de granalha

Country Status (7)

Country Link
US (1) US9381616B2 (pt)
JP (1) JP6099000B2 (pt)
KR (1) KR102098976B1 (pt)
CN (1) CN103796798B (pt)
BR (1) BR112014030271B1 (pt)
MX (1) MX352287B (pt)
WO (1) WO2014024572A1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2955569B1 (fr) * 2010-01-28 2012-01-20 Arkema France Dispositif constitue de futs connectes destine au transport de matieres dangereuses
KR20190013742A (ko) * 2016-06-02 2019-02-11 신토고교 가부시키가이샤 숏 처리 장치
JP7092149B2 (ja) * 2017-11-30 2022-06-28 新東工業株式会社 ショット処理装置及びショット処理方法
CN108466179B (zh) * 2018-06-12 2024-05-14 天津圣弘业环保科技有限公司 一种爬壁抛丸打磨机器人
CN109968211A (zh) * 2019-03-14 2019-07-05 宁波科鑫腐蚀控制工程有限公司 一种防飞砂效果好的钢管外抛丸室及防飞砂方法
TWI716286B (zh) * 2020-02-19 2021-01-11 鋐輝機械有限公司 噴砂機
JP7422047B2 (ja) 2020-10-20 2024-01-25 株式会社スギノマシン ウォータージェット加工装置

Family Cites Families (26)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2429742A (en) * 1944-10-12 1947-10-28 American Wheelabrator & Equipm Treating surfaces of workpieces with abrasives
JPS6034272A (ja) * 1983-07-30 1985-02-21 Toyoda Autom Loom Works Ltd エプロン式ショットブラストにおける出入口部の砂漏れ防止装置
US4598501A (en) * 1983-10-28 1986-07-08 Aga Ab Cryogen shot blast deflashing system with bellows return conduit
US5049260A (en) * 1990-08-29 1991-09-17 Spears Richard L Blast cleaning wet media feed and separation system
JP3173190B2 (ja) * 1992-10-20 2001-06-04 ソニー株式会社 パウダービーム加工機
JPH0680549U (ja) * 1993-04-23 1994-11-15 株式会社モリタ製作所 サンドブラスター
JP2893668B2 (ja) * 1994-04-06 1999-05-24 株式会社アルプスエンジニアリング ブラスト加工装置
US5676588A (en) * 1995-10-12 1997-10-14 Aga Ab Rotating drum cryogen shot blast deflashing system
US5846338A (en) * 1996-01-11 1998-12-08 Asyst Technologies, Inc. Method for dry cleaning clean room containers
JPH09234672A (ja) * 1996-02-29 1997-09-09 Sony Corp パウダービーム加工機におけるパウダーシール装置
JP3505051B2 (ja) 1996-11-21 2004-03-08 ジャパン・エア・ガシズ株式会社 ショットブラストバリ取り装置
US5944509A (en) * 1997-09-26 1999-08-31 Masters; Clarke S. Candle decorating method and article of manufacture
JP3924312B2 (ja) * 1998-06-25 2007-06-06 澁谷工業株式会社 ブラスト加工装置
US6283839B1 (en) * 1999-05-11 2001-09-04 Aga Gas, Inc. Cryogen shot blast deflashing system
US6364748B1 (en) * 2001-02-20 2002-04-02 Skat Blast, Inc. Abrasive recovery blasting cabinet
US6719612B2 (en) * 2001-05-14 2004-04-13 Universal Ice Blast, Inc. Ice blast cleaning cabinet
JP4204826B2 (ja) * 2002-09-02 2009-01-07 大陽日酸株式会社 ショットブラスト装置
ITPD20020309A1 (it) * 2002-12-04 2004-06-05 Solvay Chimica Italia Spa Impianto per pulitura industriale con cabina
TWI241892B (en) 2003-03-07 2005-10-21 Kao Corp Foamable water-in-oil type emulsion composition
CN100366167C (zh) * 2003-03-07 2008-02-06 花王株式会社 起泡性油包水型乳化组合物
WO2006109674A1 (ja) 2005-04-06 2006-10-19 Sintokogio, Ltd. ショットブラスト装置
WO2007072553A1 (ja) * 2005-12-20 2007-06-28 Nissanki Co., Ltd 投射機およびブラスト装置
US20090156102A1 (en) * 2007-12-12 2009-06-18 Rivir Michael E Pivoting hopper for particle blast apparatus
JP2011079120A (ja) * 2009-09-08 2011-04-21 Sintokogio Ltd ショットブラスト方法およびその設備
CN102548713B (zh) * 2009-11-27 2015-01-14 新东工业株式会社 用于喷射磨料的机器
JP2014039962A (ja) 2010-12-24 2014-03-06 Sintokogio Ltd ショット処理装置

Also Published As

Publication number Publication date
US20150151407A1 (en) 2015-06-04
JPWO2014024572A1 (ja) 2016-07-25
CN103796798A (zh) 2014-05-14
US9381616B2 (en) 2016-07-05
JP6099000B2 (ja) 2017-03-22
MX2014015110A (es) 2015-03-05
MX352287B (es) 2017-11-16
KR102098976B1 (ko) 2020-04-08
WO2014024572A1 (ja) 2014-02-13
CN103796798B (zh) 2016-12-14
BR112014030271A2 (pt) 2017-07-18
KR20150039709A (ko) 2015-04-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112014030271B1 (pt) máquina de jateamento de granalha
KR950014041B1 (ko) 자동차 차체를 위한 열기 건조시스템
EP3147035B1 (en) Painting method and painting facility
US9546048B2 (en) Drum dispenser
JP2011079120A (ja) ショットブラスト方法およびその設備
US1627336A (en) Self-cleaning dump body
BRPI0607636B1 (pt) Máquina de lançamento de fragmentos para limpeza de peças de trabalho
JP5720444B2 (ja) ショット処理装置
US2548111A (en) Conveyer discharge mechanism
EP3424641A1 (en) Shot processing apparatus
RU2007107613A (ru) Загрузочное устройство для ленточной агломерационной машины
US1366103A (en) Elevator
KR102213967B1 (ko) 원료 이송 장치
JP7092149B2 (ja) ショット処理装置及びショット処理方法
JP5181233B2 (ja) 粉粒体運搬車
JP2005087321A (ja) 衣類の投入装置
JP4570243B2 (ja) コンテナからの粉状体排出装置
US740395A (en) Mechanical oven.
JP3305580B2 (ja) 物品投入装置
KR102133114B1 (ko) 슈트부의 분진비산방지장치
US1060349A (en) Dump for elevating devices.
RU2182881C1 (ru) Вертикальный ковшовый элеватор
JP3734861B2 (ja) ばら物運搬用パイプコンベヤにおける粉塵飛散防止装置
JP2636078B2 (ja) 塵芥貯留装置
US1253343A (en) Machine for dumping material.

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 19/06/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.