BR112014020551B1 - Capacitor eletrolítico - Google Patents

Capacitor eletrolítico Download PDF

Info

Publication number
BR112014020551B1
BR112014020551B1 BR112014020551-5A BR112014020551A BR112014020551B1 BR 112014020551 B1 BR112014020551 B1 BR 112014020551B1 BR 112014020551 A BR112014020551 A BR 112014020551A BR 112014020551 B1 BR112014020551 B1 BR 112014020551B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
anode
sheet
capacitor element
face
output terminal
Prior art date
Application number
BR112014020551-5A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112014020551A2 (pt
Inventor
Hirotsugu ASHINO
Original Assignee
Nippon Chemi-Con Corporation
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nippon Chemi-Con Corporation filed Critical Nippon Chemi-Con Corporation
Publication of BR112014020551A2 publication Critical patent/BR112014020551A2/pt
Publication of BR112014020551B1 publication Critical patent/BR112014020551B1/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01GCAPACITORS; CAPACITORS, RECTIFIERS, DETECTORS, SWITCHING DEVICES, LIGHT-SENSITIVE OR TEMPERATURE-SENSITIVE DEVICES OF THE ELECTROLYTIC TYPE
    • H01G9/00Electrolytic capacitors, rectifiers, detectors, switching devices, light-sensitive or temperature-sensitive devices; Processes of their manufacture
    • H01G9/004Details
    • H01G9/02Diaphragms; Separators
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01GCAPACITORS; CAPACITORS, RECTIFIERS, DETECTORS, SWITCHING DEVICES, LIGHT-SENSITIVE OR TEMPERATURE-SENSITIVE DEVICES OF THE ELECTROLYTIC TYPE
    • H01G9/00Electrolytic capacitors, rectifiers, detectors, switching devices, light-sensitive or temperature-sensitive devices; Processes of their manufacture
    • H01G9/004Details
    • H01G9/08Housing; Encapsulation
    • H01G9/12Vents or other means allowing expansion

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Power Engineering (AREA)
  • Microelectronics & Electronic Packaging (AREA)
  • Fixed Capacitors And Capacitor Manufacturing Machines (AREA)
  • Electric Double-Layer Capacitors Or The Like (AREA)

Abstract

CAPACITOR ELETROLÍTICO. A presente invenção fornece um capacitar eletrolítico altamente confiável no qual evita-se o curto circuito no interior de um elemento do capacitar e uma válvula de pressão é operada seguramente na região de tensão desejada. Em um capacitar eletrolítico no qual um elemento do capacitar formado pelo enroscamento de uma folha do anodo em uma folha do catodo, cada uma delas conectada a um terminal de saída com um separador intermediário é alojado em um invólucro externo, quando um canal de descarga do gás que elimina o gás gerado no interior do elemento é formado pelo menos na face da circunferência externa da folha do anodo, o gás interno gerado dentro do elemento do capacitar pode ser eliminado para fora do elemento por meio de uma superfície da extremidade do elemento do capacitar e o curto circuito causado pelo contato entre a folha do anodo, a folha do catodo, ou seu terminal de saída devido à deformação do elemento do capacitar pode ser inibido.

Description

Campo Técnico
[001]A presente invenção refere-se a um capacitor eletrolítico no qual a estrutura interna de um elemento do capacitor é aperfeiçoada.
Fundamentos da Técnica
[002]Por convenção, um capacitor eletrolítico é formado: formando um elemento do capacitor pelo enrolamento de uma folha de anodo em uma folha de catodo com um separador intermediário entre elas; impregnando o elemento do capacitor com um eletrólito para acionamento; alojando o elemento do capacitor em um invólucro externo de alumínio ou material similar; e vedando a extremidade aberta do invólucro externo utilizando um membro de vedação.
[003]Nesse tipo de capacitor eletrolítico, em alguns casos, uma fuga de corrente é gerada dentro do elemento do capacitor quando em uso, resultando na geração de um gás, como o hidrogênio, em razão da eletrólise de um componente do eletrólito. Como o capacitor eletrolítico possui uma estrutura confinada, a pressão interna é aumentada quando algum gás é ali gerado, resultando na deformação de um membro de vedação ou do invólucro externo ou eventualmente sua possível ruptura. Por esta razão, é empregada uma válvula de pressão na qual: um capacitor eletrolítico compreende uma parte mecanicamente frágil pela aplicação de diversos sulcos na superfície inferior de um invólucro externo; e quando a pressão interna é aumentada, a tensão é concentrada na parte mecanicamente frágil para romper o invólucro externo ao longo dos sulcos, aliviando desta maneira o aumento da pressão interna (vide, por exemplo, Literatura de Patente 1).
[004]Emprega-se ainda uma válvula de pressão na qual: um furo atravessante é fornecido em um membro de vedação; o furo atravessante é bloqueado por um membro elástico, como a borracha, por exemplo; e um membro elástico é rompido para aliviar o aumento da pressão interna quando a pressão interna do capacitor eletrolítico é aumentada. Lista de Citação Literatura de Patente Literatura de Patente 1: Publicação do Pedido de Patente do Japão N° 2001-244154
Sumário da Invenção Problemas Solucionados pela Invenção
[005]A propósito, como nas nações emergentes ocorre instabilidade de tensão, é necessário que um componente eletrônico continue a ser acionado mesmo nos momentos em que ocorre oscilação de tensão. Existe um case em que a tensão não é instável como antes mencionado, em particular, um caso em que uma sobretensão acima da tensão nominal é aplicada a um capacitor eletrolítico. Por meio desta aplicação de sobretensão, torna-se possível a ocorrência de curto-circuito no interior do elemento do capacitor. Tal curto-circuito influencia a ação de uma válvula de pressão. Em outras palavras, na ação de uma válvula de pressão, a tensão operacional da válvula de pressão é dispersada em função da presença ou da ausência de curto-circuito.
[006]Consequentemente, o objetivo da presente invenção é fornecer um capacitor eletrolítico altamente confiável no qual evita-se curto-circuito no interior de um elemento do capacitor e uma válvula de pressão é operada seguramente na região de tensão desejada.
Meios para Solução dos Problemas
[007]Para atingir este objetivo, o capacitor eletrolítico da presente invenção é um capacitor eletrolítico no qual um elemento do capacitor formado pelo enrolamento de uma folha de anodo em uma folha de catodo, cada uma delas conectada a um terminal de saída (a lead-out terminal) com um separador intermediário, é alojado em um invólucro externo, em que um canal de descarga do gás que elimina o gás gerado no interior do elemento é formado pelo menos na face da circunferência externa da folha de anodo.
[008]O capacitor eletrolítico da presente invenção é caracterizado pelo fato de que a folha de anodo tem uma tensão suportável igual ou acima de 250 V.
[009]O capacitor eletrolítico da presente invenção é caracterizado pelo fato de que a folha de anodo tem uma espessura que corresponde a quatro vezes ou mais a espessura da folha de catodo.
[010]O capacitor eletrolítico da presente invenção é caracterizado pelo fato de que um terminal de saída é conectado à face da circunferência externa da folha de anodo.
[011]O capacitor eletrolítico da presente invenção é caracterizado pelo fato de que um papel protetor no qual se forma um canal de descarga do gás é disposto entre o terminal de saída que é conectado à folha de anodo em um separador oposto.
[012]O capacitor eletrolítico da presente invenção é caracterizado pelo fato de que o terminal de saída é ainda conectado à face da circunferência interna da folha de catodo, e o papel protetor é disposto entre o terminal de saída e o terminal de saída que está conectado à face da circunferência externa da folha de anodo.
Efeito da Invenção
[013]De acordo com o capacitor eletrolítico da presente invenção, qualquer um dos efeitos adiante é/são obtido(s). (1)Um gás gerado no interior de um elemento do capacitor pode ser eliminado de uma superfície da extremidade do elemento do capacitor, permitindo assim inibir o curto-circuito gerado pelo contato entre uma folha de anodo, uma folha de catodo e um terminal de saída das mesmas ou pela redução do isolamento de um separador. (2)Ao conferir uma deformação ao elemento do capacitor, tal como o intumescimento do elemento do capacitor em forma de barril, é possível inibir o curto-circuito gerado pelo contato entre uma folha de anodo, uma folha de catodo e um terminal de saída das mesmas ou pela redução do isolamento de um separador. (3)Ao fornecer um canal de descarga do gás pelo menos sobre a face da circunferência externa da folha de anodo, o gás gerado dentro do elemento do capacitor mais provavelmente não permanecerá no interior do elemento do capacitor, sendo eliminado a partir de uma superfície da extremidade do elemento do capacitor para o meio externo. Em particular, como a folha de anodo é mais rígida que a folha de catodo e provavelmente agirá sobre a face da circunferência externa do elemento do capacitor devido à resiliência mesmo quando enroscado, a configuração do presente pedido é preferencialmente aplicada à face do anodo. (4)Uma folha de anodo para aplicações de média a alta tensão, na qual um orifício de cauterização em forma de túnel é formado através de cauterização AC, apresenta dureza elevada a resiliência de enrolamento da folha de anodo já mencionada é extrema. Em particular, como, em uma folha de anodo com tensão suportável igual ou acima de 250 V, a espessura de uma camada de filme de óxido formada na superfície de uma folha metálica é igual ou acima de 0,3 μm, a dureza da folha de anodo é elevada, e a ação sobre a parte externa da folha de anodo devido à resiliência do enrolamento é marcante, a configuração do presente pedido é utilizada adequadamente para folhas do anodo que apresentem tensão suportável igual ou acima de 250 V. (5)Ao inibir o curto-circuito no interior de um elemento do capacitor, uma válvula de pressão pode ser operada com segurança em uma região de tensão predeterminada, fornecendo deste modo um capacitor eletrolítico altamente confiável. (6)Como um terminal de saída permanece conectado a uma folha de anodo sobre a face da circunferência externa, é possível garantir um vão entre a folha de anodo e um separador, e o gás gerado dentro do elemento do capacitor é eliminado eficientemente a partir de uma superfície da extremidade do elemento do capacitor. Mesmo quando uma folha de anodo é empurrada em direção à face da circunferência externa pelo gás gerado dentro do elemento do capacitor, como o terminal de saída é conectado à folha de anodo sobre a face da circunferência externa, é provável que a folha de anodo seja menos danificada pelo terminal de saída do que nos casos em que o terminal de saída é disposto na face da circunferência interna da folha de anodo, e com isso obtém-se um capacitor eletrolítico altamente confiável. (7)Um papel protetor no qual é formado um canal de descarga do gás pode ser disposto em um terminal de saída que é conectado a uma folha de anodo. (8)Um terminal de saída é conectado a uma folha de catodo na face da circunferência interna, e o papel protetor é disposto entre uma folha de anodo e a folha de catodo de tal sorte que o papel protetor oponha-se ao terminal de saída e um terminal de saída, o qual está conectado à folha de anodo na face da circunferência externa, e deste modo os dois terminais de saída podem ser cobertos por um papel protetor.
Breve Descrição dos Desenhos
[014]A Figura 1 é um desenho ilustrativo de um exemplo de um elemento do capacitor do Exemplo antes de este ser alojado em um invólucro.
[015]A Figura 2A é uma vista de topo de um elemento do capacitor do Exemplo Modificado 1, a Figura 2B é uma evolução de um elemento do capacitor desenvolvido.
[016]A Figura 3A é uma vista de topo de um elemento do capacitor do Exemplo Modificado 2, a Figura 2B é uma evolução de um elemento do capacitor desenvolvido.
Descrição das Modalidades
[017]A seguir, consta a descrição dos modos de realização de um capacitor eletrolítico de acordo com a presente invenção que se baseia nos Exemplos.
Exemplos
[018]Os capacitores eletrolíticos de acordo com os Exemplos são descritos fazendo menção às Figuras 1 a 3. Como ilustra a Figura 1, uma folha de anodo 2 é confeccionada em um metal com ação de válvula, por exemplo, o alumínio. Sua superfície é áspera devido a um tratamento por cauterização, e uma camada de filme de óxido é formada na superfície. A folha de catodo 3 é confeccionada em um metal com ação de válvula, por exemplo, o alumínio, de modo similar à folha de anodo 2, e sua superfície é áspera devido a um tratamento por cauterização. Um terminal de saída 4 na face do anodo produzido em alumínio ou material similar, bem como um terminal de saída 5 na face do catodo produzido em alumínio ou material similar são eletricamente conectados a ambos os eletrodos utilizando um método de união tal como, por exemplo, costura, soldagem a frio, ou soldagem ultrassônica. Exemplos de terminais de saída 4 a 5 incluem: aqueles que incluem uma porção achatada que é conectada a uma folha do eletrodo em uma parte de saída (fio CP) para união externa; e aqueles formados por uma tira que tem uma face conectada a uma folha do eletrodo e a outra face conectada a um terminal externo para a saída externa que é fornecida separadamente em um membro de vedação.
[019]Um separador 6 que é intercalado entre a folha de anodo 2 e a folha de catodo 3 é de natureza eletricamente isolante, sendo produzido em cânhamo de Manila, papel kraft, papel de esparto, papel de cânhamo de sisal, papel de cânhamo, cobre, raiom, algodão ou uma mistura desses papeis; fibra sintética, pano não tecido ou uma mistura desses papeis; ou materiais similares, e os exemplos de estrutura dos mesmos incluem uma única estrutura e uma estrutura dupla na qual um material de alta densidade (papel de alta densidade) 9 e um material de baixa densidade (papel de baixa densidade) 10 são unidos em conjunto. Como papel de alta densidade 9, a preferência é pelo uso do papel kraft, e como papel de baixa densidade 10, cânhamo de Manila ou papel de esparto são utilizados de maneira adequada. A densidade do papel de baixa densidade 10 está preferencialmente entre 0,3 e 0,5g/cm3, e a densidade do papel de alta densidade 9 está preferencialmente entre 0,7 e 0,9g/cm3. Particularmente, quando o papel de baixa densidade 10 é utilizado para um canal de descarga de um gás gerado dentro do elemento do capacitor 1 mencionado abaixo, a densidade do papel de baixa densidade 10 está preferencialmente na faixa supramencionada entre 0,3 e 0,5g/cm3.
[020]O elemento do capacitor 1 é constituído pela folha de anodo 2 e pela folha de catodo 3, cada uma delas sendo uma tira com um comprimento predeterminado e a cada uma conecta-se pelo menos um terminal de saída 4, 5. Sua constituição ocorre enroscando as folhas e intercalando um separador 6 entre a folha de anodo 2 e a folha de catodo 3. O elemento do capacitor 1 é impregnado com um eletrólito para acionar o capacitor e permanece alojado em um invólucro externo 8 cuja forma possui um fundo cilíndrico, e a porção aberta do mesmo é comprimida e vedada por um membro de vedação 11 confeccionado com um corpo elástico ou um membro compósito de um corpo elástico e um corpo rígido.
[021]Aqui, quando aplicada determinada sobretensão acima da tensão nominal a um capacitor eletrolítico que utiliza esse tipo de elemento do capacitor 1 enroscado, gera-se gás no interior do elemento do capacitor 1. Muito embora o elemento do capacitor 1 permaneça enroscado e retido sob determinada força fixa e uniforme por meio de uma fita de interrupção do enrolamento, ocorre uma ação de intumescimento na face da circunferência externa devido ao gás interno. Isso é causado pela compressão da folha de anodo 2 e da folha de catodo 3 de encontro à face da circunferência externa por ser menos provável que o gás gerado seja eliminado da superfície da extremidade do elemento do capacitor 1 nas adjacências do centro do elemento do capacitor 1. Em outras palavras, o elemento do capacitor 1 é deformando assumindo a forma de um barril. Acredita-se que, em virtude deste intumescimento das adjacências do centro do elemento do capacitor 1, a folha de anodo 2 e a folha de catodo 3 que constituem o elemento do capacitor 1 ajam sobre a face da circunferência externa, a folha de anodo particularmente rígida 2 e os terminais de saída 4, 5 empurram e rompem o separador oposto 6 que será colocado em contato com o outro eletrodo oposto ou elemento similar ou para causar a redução do isolamento do separador 6, ocasionando um curto-circuito.
[022]Via de regra, a face de alta densidade superfície do separador 6 que tangencia a face da circunferência externa da folha de anodo 2 ou a folha de catodo 3 é oposta à face da circunferência externa da folha de anodo 2 ou a folha de catodo 3 no que diz respeito à compressão do separador 6 devido à ação de intumescimento em direção à parte externa da folha de anodo 2 ou folha de catodo 3 quando um gás interno é gerado, e as propriedades isolantes ou de resistência do separador 6 são acentuadas, inibindo o curto-circuito. No entanto, foi constatado que, ao ser aplicada uma tensão acima da tensão nominal, como a folha de anodo 2 ou a folha de catodo 3 estão em forte contato com a superfície do separador 6 sobre a face de alta densidade devido ao intumescimento da folha de anodo 2 ou da folha de catodo 3 em direção à face da circunferência externa, o gás interno gerado permanece no interior do elemento do capacitor 1 e é menos provável que venha a ser eliminado da superfície da extremidade do elemento do capacitor 1.
[023]Em particular, como a folha de anodo 2 possivelmente agirá sobre a face da circunferência externa do elemento do capacitor 1 em virtude de sua resiliência depois de enroscada, é provável que o fenômeno supracitado venha a ocorrer. A resiliência da folha de anodo 2 varia em função de sua dureza e é menos provável que o gás interno seja eliminado pelo elemento do capacitor 1, particularmente quando emprega-se uma folha de anodo 2 para aplicações de média a alta tensão em que um orifício de cauterização em forma de túnel é formado pela cauterização AC. Isso depende do estado de um orifício de cauterização através do método de cauterização e das circunstâncias do filme de óxido que é formado com o uso de tratamento químico. Particularmente, no caso da folha de anodo 2 dotada de uma tensão suportável igual ou acima de 250 V, a espessura de uma camada de filme de óxido formada na superfície de uma folha metálica também é igual ou acima de 0,3 μm, a dureza da folha de anodo 2 é alta, e a ação da folha de anodo 2 em direção à parte externa devido à sua resiliência é marcante.
[024]Em alguns casos, é menos provável que o gás venha a ser eliminado também em decorrência da espessura da folha de anodo 2 e da folha de catodo 3. Acredita-se que isto ocorra porque, em particular quando a espessura da folha de anodo 2 é quatro vezes ou mais a espessura da folha de catodo 3, a resiliência de enrolamento da folha de anodo é consideravelmente maior que a resiliência da folha de catodo e o grau de aderência entre a folha de anodo 2 e um separador é elevado. A espessura da folha de anodo 2 está entre 90 e 120 μm, e a espessura da folha de catodo 3 está entre 15 e 30 μm.
[025]Por esta razão, nos Exemplos, um canal de descarga para um gás interno gerado dentro do elemento do capacitor 1 é fornecido na superfície do separador 6 adjacente à face da circunferência externa da folha de anodo 2 e a folha de catodo 3. Para o canal de descarga do gás, uma superfície irregular, processamento de afundamento, e o processamento do sulco são realizados sobre a face da circunferência interna do separador 6 adjacente à superfície da folha de anodo 2 e a folha de catodo 3 sobre a face da circunferência externa até a superfície da extremidade do elemento do capacitor 1, e deste modo o gás interno pode ser passado ao longo da direção do eixo geométrico do elemento do capacitor 1 e ser eliminado da superfície da extremidade. Salvo a realização de um processamento físico no separador, o separador 6 pode ser confeccionado para ter uma estrutura dupla de baixa densidade e de alta densidade e a superfície sobre a face de baixa densidade pode ser disposta para tangenciar a face da circunferência externa da folha de anodo 2 e da folha de catodo 3. Devido à superfície do separador 6 sobre a face de baixa densidade, o gás interno é eliminado da superfície da extremidade do elemento do capacitor 1. Particularmente e preferencialmente, as fibras do papel de baixa densidade são formadas de modo a não estarem orientadas na direção de enrolamento de um elemento. Quando as fibras do papel de baixa densidade são orientadas na direção de enrolamento de um elemento, é menos provável que o gás seja eliminado. Ao fornecer desta maneira um canal de descarga do gás, o intumescimento do elemento do capacitor 1 em forma de barril pode ser inibido, e o curto-circuito do elemento do capacitor 1 pode ser evitado. Desse modo, a operação de uma válvula de pressão do capacitor eletrolítico permanece estável, possibilitando o fornecimento de um capacitor eletrolítico altamente confiável.
[026]A seguir será descrito um capacitor eletrolítico do Exemplo Modificado 1 da presente Exemplo. A Figura 2A é uma vista de topo de um elemento do capacitor 1, a Figura 2B é um desenho ilustrativo de um elemento do capacitor desenvolvido 1 da Figura 2A. Como ilustra a Figura 2A, o elemento do capacitor 1 é formado pelo enrolamento de uma folha de anodo 2 em uma folha de catodo 3, cada uma delas conectada a um terminal de saída 4, 5 com um separador 6 intermediário. A Figura 2B ilustra uma parte explodida onde o terminal de saída 4 da face do anodo e o terminal de saída 5 da face do catodo são conectados. Na Figura 2B, a face inferior do desenho representa a face da circunferência interna (face central) X do elemento do capacitor 1, e a face superior do desenho representa a face da circunferência externa Y do elemento do capacitor 1. A folha de anodo 2 tem o terminal de saída 4 da face do anodo conectado à superfície do elemento do capacitor 1 sobre a face da circunferência externa Y, e a folha de catodo 3 tem o terminal de saída 5 da face do catodo conectado à superfície do elemento do capacitor 1 sobre a face da circunferência interna X. A folha de anodo 2 (cauterização AC: tensão de formação 250 V), o separador 6 dotado de uma estrutura dupla, a folha de catodo 3, e o separador 6 dotado de uma estrutura dupla são dispostos na ordem mencionada desde a face da circunferência interna X do elemento do capacitor 1. Aqui, o separador 6 tem uma estrutura dupla de alta densidade (papel de alta densidade 9) e de baixa densidade (papel de baixa densidade 10: modo em que as fibras não estão na direção do enrolamento de um elemento), e um papel de baixa densidade 10 do separador 6 é disposto na face da circunferência externa Y de cada da folha de anodo 2 e a folha de catodo 3 do elemento do capacitor 1.
[027]Como antes mencionado, como o papel de baixa densidade 10 do separador 6 é disposto na superfície da folha de anodo 2 sobre a face da circunferência externa Y do elemento do capacitor 1, mesmo quando utilizada a folha de anodo 2 com dureza elevada, o gás gerado dentro do elemento do capacitor 1 é eliminado eficientemente a partir de uma superfície da extremidade do elemento do capacitor através do papel de baixa densidade 10. Como o terminal de saída 4 da face do anodo é conectado à folha de anodo 2 na face da circunferência externa Y do elemento do capacitor 1 e o terminal de saída 4 tem uma espessura, pode-se garantir a presença de um vão entre a folha de anodo 2 e o separador 6, e com isso o gás gerado dentro do elemento do capacitor 1 é eliminado ainda mais eficientemente da superfície da extremidade do elemento do capacitor 1. Quando o terminal de saída 4 da face do anodo é disposto na folha de anodo 2 sobre a face da circunferência interna X, se a folha de anodo 2 for empurrada em direção à face da circunferência externa Y em razão do gás gerado dentro do elemento do capacitor 1, o terminal de saída 4 da face do anodo também é empurrado em direção à face da circunferência externa Y. Como neste caso o terminal de saída 4 é fornecido na folha de anodo sobre a face da circunferência interna X, uma porção quadrada do terminal de saída 4 empurra a folha de anodo 2 e pode danificar a superfície da folha de anodo rígida e frágil. No entanto, como no Exemplo Modificado 1 o terminal de saída 4 da face do anodo é disposto na folha de anodo 2 sobre a face da circunferência externa Y, obtém-se um capacitor eletrolítico altamente confiável isento do dano já mencionado ou dano similar da folha de anodo 2. No Exemplo Modificado 1, muito embora o terminal de saída 5 da face do catodo seja formado sobre a face da circunferência interna X da folha de catodo 3, uma vez que a própria folha de catodo 3 é mais delgada e mais elástica que a folha de anodo 2, mesmo quando a folha de catodo 3 é empurrada pelo terminal de saída 5 da face do catodo devido ao gás gerado dentro do elemento do capacitor 1, a influência desta tração é reduzida.
[028]A seguir, consta a descrição de um capacitor eletrolítico do Exemplo Modificado 2 do presente Exemplo. A Figura 3A é uma vista de topo de um elemento do capacitor 1, e a Figura 3B é um desenho ilustrativo de um elemento do capacitor desenvolvido 1 da Figura 3A. O Exemplo Modificado 2 é similar ao Exemplo Modificado 1, exceto pelo fato de o papel protetor 7 e o separador 6 estarem dispostos entre o terminal de saída 4 conectado à superfície da folha de anodo 2 do elemento do capacitor 1 na face da circunferência externa Y do elemento do capacitor 1 e o terminal de saída 5 conectado à superfície do elemento do capacitor 1 da folha de catodo 3 na face da circunferência interna X.
[029]O papel protetor 7 pode ser imprensado entre o terminal de saída 4 da face do anodo e o separador 6 ou entre o terminal de saída 5 da face do catodo e o separador 6. O papel protetor 7 pode ser disposto no separador 6 utilizando material adesivo. No Exemplo Modificado 2, o papel protetor 7 é disposto na superfície do separador 6 sobre a face da folha de anodo utilizando material adesivo. Exemplos de material adesivo para a fixação do papel protetor 7 incluem um material adesivo à base de fenol, epóxi, ciano acrilato, poliamida, acrílico, silicone, borracha, um material fundido a quente. Dentre estes, o polipropileno ou álcool polivinílico é empregado de maneira adequada. O papel protetor 7 é confeccionado em material similar ao do separador já mencionado, empregando materiais que apresentam uma única estrutura ou uma estrutura dupla na qual um material de alta densidade e um material de baixa densidade são unidos em conjunto. Um canal de descarga do gás para eliminar um gás gerado dentro do elemento do capacitor 1 também pode ser formado no papel protetor 7. No canal de descarga do gás, o processamento irregular, o processamento de afundamento e o processamento do sulco podem ser executados como já mencionado. O papel protetor 7 pode ter uma estrutura dupla de baixa densidade e de alta densidade, e a face de baixa densidade pode ser disposta na superfície da circunferência externa da folha de anodo (vide Figura 3B).
[030]No Exemplo Modificado 2, como ilustra a Figura 3B, o papel protetor 7 é aderido ao separador 6 por meio de um material adesivo. Em particular, o terminal de saída 4 da face do anodo e o terminal de saída 5 da face do catodo são conectados às superfícies opostas da folha de anodo 2 e da folha de catodo 3 (a superfície da folha de anodo sobre a face da circunferência externa Y e a superfície da folha de catodo sobre a face da circunferência interna X), respectivamente, e o papel protetor na forma de tira contínua 7 é disposto sobre o separador 6 de modo a facear os dois terminais de saída 4, 5 dos eletrodos, em outras palavras, de modo a permanecer unido em conjunto aos dois terminais de saída 4, 5 dos eletrodos. Além da ação decorrente do Exemplo Modificado 1, no Exemplo Modificado 2, a compressão em direção ao separador 6 pelos terminais de saída 4, 5 de ambos os eletrodos também devido ao intumescimento em direção à face da circunferência externa Y do elemento do capacitor 1 por um gás interno é protegida pelo papel protetor 7, e a ocorrência de curto-circuito pode ser inibida. Ao dispor o papel protetor 7 de modo a facear os terminais de saída 4, 5 de ambos os eletrodos, o próprio papel protetor pode ser formado por uma lâmina sem que um papel protetor seja disposto individualmente para cada terminal de saída, o que resulta na simplificação da estrutura. Lista dos Sinais de Referência 1Elemento do capacitor 2Folha de anodo 3Folha de catodo 4Terminal de saída na face do anodo 5Terminal de saída na face do catodo 6Separador 7Papel protetor 8Invólucro externo 9Papel de alta densidade 10Papel de baixa densidade 11Membro de vedação

Claims (5)

1. Capacitor eletrolítico, no qual um elemento de capacitor formado pelo enrolamento de uma folha de anodo e uma folha de catodo, cada uma delas estando conectada a um terminal de saída (a lead-out terminal) com um separador entre elas alojado em um invólucro externo, em que um canal de descarga de gás que elimina um gás gerado a partir do interior do elemento é formado pelo menos no lado circunferencial interno do separador adjacente à superfície do lado circunferencial externo da folha de anodo, CARACTERIZADO pelo fato de que quando uma sobretensão acima de uma tensão nominal é aplicada a um capacitor eletrolítico, em que um terminal de saída é conectado ao lado circunferencial externo da folha de anodo.
2. Capacitor eletrolítico, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a folha de anodo tem uma tensão suportável igual ou acima de 250 V.
3. Capacitor eletrolítico, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, CARACTERIZADO pelo fato de que a folha de anodo tem uma espessura que é quatro vezes a espessura da folha de catodo ou maior.
4. Capacitor eletrolítico, de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADO pelo fato de que um papel protetor, no qual um canal de descarga de gás é formado, é disposto entre o terminal de saída que é conectado à folha de anodo e um separador oposto.
5. Capacitor eletrolítico, de acordo com a reivindicação 3 ou 4, CARACTERIZADO pelo fato de que um terminal de saída é ainda conectado ao lado circunferencial interno da folha de catodo, e o papel protetor é disposto entre o terminal de saída e o terminal de saída que é conectado ao lado circunferencial externo da folha de anodo.
BR112014020551-5A 2012-02-21 2013-02-21 Capacitor eletrolítico BR112014020551B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2012035660 2012-02-21
JP2012-035660 2012-02-21
PCT/JP2013/054261 WO2013125613A1 (ja) 2012-02-21 2013-02-21 電解コンデンサ

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112014020551A2 BR112014020551A2 (pt) 2022-07-12
BR112014020551B1 true BR112014020551B1 (pt) 2022-10-11

Family

ID=49005793

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112014020551-5A BR112014020551B1 (pt) 2012-02-21 2013-02-21 Capacitor eletrolítico

Country Status (5)

Country Link
JP (1) JP6284036B2 (pt)
CN (1) CN104321843B (pt)
BR (1) BR112014020551B1 (pt)
IN (1) IN2014DN07074A (pt)
WO (1) WO2013125613A1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP6433216B2 (ja) * 2014-09-25 2018-12-05 日立エーアイシー株式会社 アルミニウム電解コンデンサ
WO2016157823A1 (ja) * 2015-03-30 2016-10-06 日本ケミコン株式会社 コンデンサおよびその製造方法
JP6996158B2 (ja) * 2017-08-17 2022-01-17 日本ケミコン株式会社 コンデンサおよびその製造方法
CN111448632B (zh) * 2017-12-20 2022-09-16 日本贵弥功株式会社 封口板、电容器以及封口板的制造方法

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2943290B2 (ja) * 1990-09-10 1999-08-30 松下電器産業株式会社 アルミ電解コンデンサ
JP3291016B2 (ja) * 1992-03-03 2002-06-10 ルビコン株式会社 電解コンデンサ
JPH0645202A (ja) * 1992-07-01 1994-02-18 Far East Eng Kk コンデンサ及びその製造方法
JP2003173930A (ja) * 2001-12-05 2003-06-20 Rubycon Corp 電解コンデンサ
DE10302119A1 (de) * 2003-01-21 2004-07-29 Epcos Ag Elektrode für eine elektrochemische Zelle, Elektrodenwickel und elektrochemische Zelle
JP4484056B2 (ja) * 2004-12-28 2010-06-16 エルナー株式会社 アルミニウム固体電解コンデンサ素子
EP1962306A4 (en) * 2005-11-15 2014-04-02 Nippon Chemicon ELECTROLYTIC CAPACITOR
JP2008047633A (ja) * 2006-08-11 2008-02-28 Saga Sanyo Industries Co Ltd 電解コンデンサおよびその製造方法
JP2009152514A (ja) * 2007-12-20 2009-07-09 Jcc Engineering Co Ltd 電子部品及びその製造方法
JP2009206242A (ja) * 2008-02-27 2009-09-10 Nichicon Corp 固体電解コンデンサ
JP2009212283A (ja) * 2008-03-04 2009-09-17 Hitachi Aic Inc 電解コンデンサおよびその製造方法
JP2011040698A (ja) * 2009-08-17 2011-02-24 Jcc Engineering Co Ltd 電子部品及びその製造方法

Also Published As

Publication number Publication date
CN104321843B (zh) 2018-03-02
JPWO2013125613A1 (ja) 2015-07-30
IN2014DN07074A (pt) 2015-04-10
JP6284036B2 (ja) 2018-02-28
WO2013125613A1 (ja) 2013-08-29
CN104321843A (zh) 2015-01-28
BR112014020551A2 (pt) 2022-07-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8085525B2 (en) Electric double layer capacitor including current collector having a plurality of apertures therein
BR112014020551B1 (pt) Capacitor eletrolítico
KR102341595B1 (ko) 가요성 금속 접촉 집전체를 갖는 전기화학적 에너지 저장 장치 및 제조 방법
CN208256822U (zh) 电极组件及二次电池
KR20100033937A (ko) 권회형 전해 콘덴서 및 그 제조 방법
EP3447780B1 (en) Electronic component
EP3800696A1 (en) Secondary battery, battery module and electric vehicle
JP2019125725A (ja) コンデンサ
KR101077496B1 (ko) 양극적층형전기이중층축전지
JP2016157538A (ja) 蓄電デバイスおよび蓄電デバイスの製造方法
TWI687950B (zh) 壓力閥和電解電容器
JP4697402B2 (ja) 電解コンデンサ
JP4798478B2 (ja) 電解コンデンサ
JP5235599B2 (ja) 電解コンデンサおよび電解コンデンサの製造方法
WO2016188239A1 (zh) 安全锂离子电池
CN109904354B (zh) 利用绝缘液解决电池内部短路问题的电池壳及电池
JP2009231551A (ja) 電解コンデンサ及びその製造方法
JP7292003B2 (ja) 電解コンデンサ及びこの製造方法
JP6274687B1 (ja) 電気化学セル
JP2009277748A (ja) コンデンサ
JP3921957B2 (ja) 積層型電気二重層キャパシタ
JP7272861B2 (ja) 巻回形蓄電デバイスおよびその製造方法
WO2024019130A1 (ja) 蓄電デバイス、および蓄電デバイスの状態検知方法
JP6227742B2 (ja) コンデンサ
JP4900765B2 (ja) 電解コンデンサ

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 21/02/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS