BR112013033065B1 - núcleo rígido - Google Patents

núcleo rígido Download PDF

Info

Publication number
BR112013033065B1
BR112013033065B1 BR112013033065-1A BR112013033065A BR112013033065B1 BR 112013033065 B1 BR112013033065 B1 BR 112013033065B1 BR 112013033065 A BR112013033065 A BR 112013033065A BR 112013033065 B1 BR112013033065 B1 BR 112013033065B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
core
cylindrical
rigid
segments
axis
Prior art date
Application number
BR112013033065-1A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112013033065A2 (pt
Inventor
Hiroyuki Onimatsu
Original Assignee
Sumitomo Rubber Industries, Ltd.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sumitomo Rubber Industries, Ltd. filed Critical Sumitomo Rubber Industries, Ltd.
Publication of BR112013033065A2 publication Critical patent/BR112013033065A2/pt
Publication of BR112013033065B1 publication Critical patent/BR112013033065B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29DPRODUCING PARTICULAR ARTICLES FROM PLASTICS OR FROM SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE
    • B29D30/00Producing pneumatic or solid tyres or parts thereof
    • B29D30/06Pneumatic tyres or parts thereof (e.g. produced by casting, moulding, compression moulding, injection moulding, centrifugal casting)
    • B29D30/08Building tyres
    • B29D30/10Building tyres on round cores, i.e. the shape of the core is approximately identical with the shape of the completed tyre
    • B29D30/12Cores
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29DPRODUCING PARTICULAR ARTICLES FROM PLASTICS OR FROM SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE
    • B29D30/00Producing pneumatic or solid tyres or parts thereof
    • B29D30/06Pneumatic tyres or parts thereof (e.g. produced by casting, moulding, compression moulding, injection moulding, centrifugal casting)
    • B29D30/0601Vulcanising tyres; Vulcanising presses for tyres
    • B29D30/0661Rigid cores therefor, e.g. annular or substantially toroidal cores

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Moulds For Moulding Plastics Or The Like (AREA)
  • Tyre Moulding (AREA)
  • Heating, Cooling, Or Curing Plastics Or The Like In General (AREA)

Abstract

Núcleo rígido (1) é dotado de um corpo principal de núcleo (3) compreendendo: uma pluralidade de segmentos de núcleo (9) divididos na direção circunferencial do pneu; um núcleo cilíndrico (5) inserido no furo central do corpo principal de núcleo (3) para impedir o deslocamento de cada segmento de núcleo (9) em direção ao interior na direção radial; e um par de placas laterais (6U, 6L) dispostas em ambos os lados do corpo principal de núcleo (3) direção de centro do eixo para impedir um deslocamento de segmentos de núcleo (9) na direção de centro do eixo por meio de intercalação do corpo principal de núcleo (3) entre as suas superfícies internas. Uma primeira parte em cauda de andorinha (16) é formada na superfície circunferencial externa do núcleo (5) e uma segunda parte em cauda de andorinha (17) para encaixe com a primeira parte em cauda de andorinha (16) é formada na superfície circunferencial interna de cada segmento de núcleo (9). Há uma primeira parte em cauda de andorinha (16) na superfície circunferencial externa do núcleo cilíndrico (5) e uma segunda parte em cauda de andorinha (17) na superfície circunferencial interna de cada segmento de núcleo (9) para intertravamento com a primeira parte em cauda de andorinha (16). Uma das placas laterais (6U, 6L) é fixada a uma primeira extremidade do núcleo cilíndrico (5) e a outra das placas laterais (6U, 6L) é presa removivelmente ao núcleo cilíndrico (5) via um meio de conexão (23) tendo um sistema de bloqueio por esfera.

Description

A presente invenção se refere a um núcleo rígido sendo desmontável de um pneumático e remontável com alta precisão e eficiência.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Recentemente, conforme mostrado na figura 11(A), para aperfeiçoar a precisão de formação de um pneumático, é proposto um método de vulcanização para o pneumático (Documento de Patente 1, por exemplo). Esse metido usa um núcleo rígido (a) tendo uma forma externa que corresponde a uma forma de superfície interna de pneu de um pneu vulcanizado acabado. No núcleo rígido (a), elementos de componentes de pneu, tais como um revestimento interno, uma lona de carcaça, uma lona de cinta, uma borracha de parede lateral e uma borracha de banda de rodagem, são aderidos em um núcleo rígido (a) para formar um pneu não vulcanizado (t). O pneu não vulcanizado (t) é colocado em um molde de vulcanização (b) com o núcleo rígido(a) e vulcanizado entre o núcleo rígido(a) como um molde interno e um molde de vulcanização (b) como um molde externo.
Conforme mostrado na figura 11(B), a fim de colocar o núcleo rígido (a) do pneu vulcanizado em partes após a vulcanização, o corpo principal de núcleo (a1) do núcleo rígido (a) compreende múltiplos segmentos de núcleo (c) divididos na direção circunferencial do pneu. Para mais detalhes, os segmentos de núcleo (c) compreendem múltiplos dos primeiro segmentos de núcleo (c1) e múltiplos dos segundos segmentos de núcleo (c2), que são dispostos alternadamente na direção circunferencial. Cada um dos primeiros segmentos de núcleo (c1) tem uma face dividida nas extremidades circunferenciais inclinadas em direção à parte radialmente interna na direção decrescente da largura. Cada um dos segundos segmentos de núcleo (c2) tem a face dividida nas extremidades circunferenciais inclinadas em direção à parte radialmente interna na direção decrescente da largura. Neste núcleo rígido (a), os segmentos de núcleo (c) são desmontados sequencialmente dos segundos segmentos de núcleo (c2) através de movimento para dentro, na direção radial, de um por um. Portanto, o corpo principal de núcleo (a1) pode ser retirado do pneu vulcanizado em partes.
A extremidade radialmente interna de cada um dos segmentos de núcleo (c) é fixada a uma porção anular de núcleo (d1) de uma armação (d) com um parafuso e é montada angularmente. Conforme mostrado n figura 10(A), a armação (d) é proporcionada em uma primeira extremidade axial da porção anular de núcleo (d1) com uma abertura (f) de modo a permitir remover o parafuso (e) da abertura (f).
Contudo, nesta estrutura, uma remoção automática do parafuso (e) não é alcançada facilmente, tem que haver muitos parafusos para serem apertados. Portanto, as operações de desmontagem e montagem do núcleo rígido (a) levam muito tempo e não menos trabalháveis. Além disso, é difícil decidir o posicionamento de cada um dos segmentos de núcleo (c) e é menos preciso. Portanto, a montagem do núcleo rígido (a) com alta precisão e estabilização é difícil de se obter.
DOCUMENTO DA TÉCNICA CONVENCIONAL
DOCUMENTO DE PATENTE
Documento de Patente 1: Publicação de Pedido de Patente Japonês não Examinado N° 2006 -160236
EXPOSIÇÃO DA INVENÇÃO PROBLEMAS A SEREM RESOLVIDOS PELA INVENÇÃO
A presente invenção objetiva proporcionar um núcleo rígido que pode ser montado e desmontado sem qualquer parafuso com alta precisão, eficiência e estabilização e aperfeiçoar uma automatização da montagem - desmontagem.
MEIOS PARA RESOLVER O PROBLEMA
Para resolver os problemas mencionados acima, a presente invenção da reivindicação 1 se relaciona com um núcleo rígido compreendendo um corpo principal de núcleo anular dotado em uma superfície externa de uma superfície de moldagem formando uma superfície de cavidade de um pneumático. O núcleo rígido compreende o corpo principal de núcleo compreendendo uma pluralidade de segmentos de núcleo divididos na direção circunferencial do pneu e sendo removível para dentro na direção radial, um núcleo cilíndrico inserido em um furo central do corpo principal de núcleo para impedir um deslocamento radialmente para dentro de cada um dos segmentos de núcleo e um par de placas laterais dispostas em ambos os lados do corpo principal de núcleo na direção de centro do eixo para impedir o deslocamento dos segmentos de núcleo na direção de centro do eixo através de intercalação do corpo principal de núcleo entre as superfícies internas. Em uma superfície circunferencial externa do núcleo cilíndrico, há uma primeira parte em cauda de andorinha formada por um dentre um encaixe e uma espiga estendendo-se continuamente na direção de centro do eixo; e em uma superfície circunferencial interna do segmento de núcleo há uma segunda parte em cauda de andorinha formada no outro dentre o encaixe e a espiga estendendo-se na direção de centro do eixo e intertravando com a primeira parte em cauda de andorinha. Uma primeira placa lateral na direção de centro do eixo é fixada a uma primeira extremidade do núcleo cilíndrico. Uma segunda placa lateral na direção de centro do eixo é removível com a segunda extremidade do núcleo cilíndrico via um meio de conexão tendo uma sistema de bloqueio por esfera.
Na reivindicação 2, o meio de conexão compreende uma parte cilíndrica de conexão que se projeta na superfície interna da referida segunda placa lateral e inserida em um furo central do núcleo cilíndrico e uma ferramenta de bloqueio por esfera para bloquear o núcleo cilíndrico com a parte cilíndrica de conexão. A ferramenta de bloqueio por esfera compreende esferas rígidas mantidas em múltiplos de furos atravessantes dispostos na parte cilíndrica de conexão descentralizados na direção circunferencial e passando transversalmente na direção radial e um êmbolo disposto na parte cilíndrica de conexão e se movendo para fora na direção de centro do eixo de modo a empurrar cada uma das esferas rígidas para fora na direção radial e comprimir as esferas rígidas contra uma ranhura circunferencial proporcionada no furo central do núcleo cilíndrico. Uma mola de impulsão impulsiona o êmbolo para fora, na direção de centro do eixo. Uma haste de liberação move o êmbolo para dentro, na direção de centro do eixo, e libera a impulsão para cima da esfera rígida para fora, na direção radial, de modo a liberar o travamento entre o núcleo cilíndrico e a parte cilíndrica de conexão.
Na reivindicação 3, os segmentos de núcleo compreendem primeiros segmentos de núcleo sendo mais largos na direção circunferencial da largura e tendo faces dividias em extremidades circunferenciais inclinadas em direção à parte radialmente interna, na direção da largura circunferencialmente decrescente; e segundos segmentos de núcleo sendo menores na direção circunferencial da largura e tendo faces dividias nas extremidades circunferenciais inclinadas em direção à parte radialmente interna na direção circunferencialmente crescente da largura. Os primeiros segmentos de núcleo e os segundos segmentos de núcleo são dispostos alternadamente na direção circunferencial. Os segmentos de núcleo são móveis para dentro na direção radial.
Na reivindicação 4, cada uma das primeira placa lateral e segunda placa lateral na direção de centro do eixo compreende uma porção de eixo de suporte que se projeta para fora, na direção de centro do eixo.
Para resolver os problemas mencionados acima, o núcleo rígido compreende o núcleo cilíndrico inserido no corpo principal de núcleo e um par de placas laterais dispostas em ambos os lados do corpo principal de núcleo na direção de centro do eixo. Uma primeira porção de extremidade do núcleo cilíndrico é fixada com a primeira placa lateral.
Na superfície circunferencial externa do núcleo cilíndrico, é formada uma primeira parte em cauda de andorinha que se estende na direção de centro do eixo. Na superfície circunferencial interna de cada um dos segmentos de núcleo, é formada uma segunda parte em cauda de andorinha que se estende na direção de centro do eixo. Portanto, na presente invenção, os segmentos de núcleo podem ser guiados pela primeira parte em cauda de andorinha e dispostos em torno do núcleo cilíndrico sequencialmente. Uma vez que a primeira parte em cauda de andorinha e a segunda parte em cauda de andorinha se intertravem, um deslocamento dos segmentos de núcleo pode ser impedido e a montagem é operada de modo altamente preciso e estável.
O núcleo rígido compreende um meio de conexão tendo um sistema de bloqueio por esfera fixando, removivelmente, uma segunda placa lateral com outra extremidade lateral do núcleo cilíndrico. O núcleo rígido na presente modalidade pode fixar a segunda placa lateral sem o uso de parafusos com um toque. Em consequência, as eficiências das operações de montagem e desmontagem são aperfeiçoadas em grande parte e podem contribuir grandemente para uma automação das operações.
O deslocamento dos segmentos de núcleo na direção de centro do eixo pode ser impedido uma vez que as placas laterais são mantidas estreitamente entre as placas laterais. Portanto, na presente modalidade, devido ao intertravamento entre a primeira parte em cauda de andorinha e a segunda parte em cauda de andorinha, à prevenção do deslocamento dos segmentos de núcleo radialmente para dentro pelo núcleo cilíndrico e à prevenção do deslocamento dos segmentos de núcleo na direção de centro do eixo pela intercalação entre as placas laterais, os segmentos de núcleo montados podem ser fixados e o corpo principal de núcleo 3 mantido em uma alta precisão.
BREVE EXPLANAÇÃO DOS DESENHOS
A figura 1 É UMA vista seccional transversal mostrando uma modalidade de um núcleo rígido da presente invenção.
A figura 2 é uma vista de topo mostrando um corpo principal de núcleo com um núcleo cilíndrico.
A figura 3 é uma vista em perspectiva explodida do núcleo rígido.
A figura 4 é uma vista ampliada mostrando um estado intertravado de uma primeira parte em cauda de andorinha e de uma segunda parte em cauda de andorinha. 5(b) são vistas seccionais transversais explicando um meio de conexão.
A figura 6 é uma vista seccional transversal explicando um meio de conexão do núcleo rígido.
As figuras 7(A) a 7(C) são vistas seccionais transversais explicando uma ordem de desmontagem do núcleo rígido.
A figura 8 é uma vista seccional transversal explicando uma desmontagem e uma montagem do corpo principal de núcleo do pneu,
A figura 9 é uma vista de plano explicando a desmontagem e a montagem do corpo principal de núcleo do pneu.
A figura 10 é uma vista seccional transversal explicando uma afixação de uma segunda placa lateral com o núcleo cilíndrico.
A figura 11(A) é uma vista seccional transversal mostrando um método de formação de um pneumático pelo uso do núcleo rígido; e
A figura 11(B) é uma vista lateral do núcleo rígido na direção de centro do eixo.
MELHOR MODO PARA REALIZAÇÃO DA INVENÇÃO.
Daqui em diante, uma modalidade da presente invenção será descrita.
Conforme mostrado na figura 1, o núcleo rígido 1 da presente modalidade compreende um corpo principal de núcleo anular 3. O corpo principal de núcleo 3 é dotado em uma superfície externa com uma superfície de moldagem 2 paa formação de uma superfície de cavidade Ts de um pneumático T. Na superfície de moldagem 2 do núcleo rígido 3, os elementos de componentes são aderidos sequencialmente de modo a formar um pneu não vulcanizado. Os elementos de componentes do pneu incluem um revestimento interno, uma lona de carcaça, uma lona de cinta, uma borracha de parede lateral, uma borracha de banda de rodagem e semelhantes. E, então, o pneu não vulcanizado com o núcleo rígido 1 é colocado em um molde de vulcanização para ser vulcanizado. A figura 1 mostra um estado em que o núcleo rígido 1 é retirado com o pneumático vulcanizado T do molde de vulcanização e é transferido em um eixo de sustentação 4.
O núcleo rígido 1 compreende o corpo principal de núcleo 3, um núcleo cilíndrico 5 e um par de placas laterais 6L, 6U. O núcleo cilíndrico 5 é inserido em um furo central 3H do corpo principal de núcleo 3. O par de placas laterais 6L, 6U é disposto em ambos os lados do corpo principal de núcleo 3 na direção de centro do eixo.
O corpo principal de núcleo 3 é dotado radialmente no interior de uma parte principal 3A compreendendo a superfície de moldagem 2 com uma porção de abaulamento 3B. A porção de abaulamento 3B se projeta em direção ao lado de fora na direção de centro do eixo e compreende uma superfície afunilada 7 inclinada para fora, na direção de centro do eixo com relação à direção radialmente interna. No interior do corpo principal de núcleo 3, há uma porção côncava 8 disposta concentricamente com o corpo principal de núcleo 3. Na porção côncava 8 desta modalidade, um vapor como um meio de calor para calefação de vulcanização é fornecido através de um canal de fluxo (não mostrado) disposto no núcleo cilíndrico 5 na porção côncava 8. Entrementes, a invenção não está limita à modalidade mencionada acima, mas uma fonte de calor para calefação de vulcanização, tal como um aquecedor elétrico pode ser alojada na porção côncava 8. A porção côncava 8 também é usada como uma porção de gancho para enganchar e retirar o corpo principal de núcleo 3 desmontado do pneu T.
Conforme mostrado nas figuras 2 e 3, o corpo principal de núcleo 3 compreende uma pluralidade de segmentos de núcleo 9 divididos na direção circunferencial do pneu. Os segmentos de núcleo 9 incluem uma pluralidade de primeiros segmentos de núcleo 9A e uma pluralidade de segundos segmentos de núcleo 9B, que são dispostos alternadamente na direção circunferencial. Cada um dos primeiros segmentos de circunferenciais inclinadas de modo que a largura dos primeiros segmentos de núcleo se torna estreita à medida que se torna interna na direção radial. Cada um dos segundos segmentos de núcleo 9B tem faces divididas 9S nas extremidades circunferenciais inclinadas de modo que a largura dos segundos segmentos de núcleo se torna mais larga à medida que se torna interna na direção radial. Em consequência, no segmento de núcleo 9, o segundo segmento de núcleo 9B pode ser movido sequencialmente para dentro na direção radial. E, então, o primeiro segmento de núcleo 9A pode ser movido, sequencialmente, para dentro na direção radial. Conforme mostrado nas figuras 8 e 9, o corpo principal de núcleo 3 pode ser retirado da cavidade TH do pneu T através de movimentação sequencialmente, começando do segundo segmento de núcleo 9B para dentro na direção radial.
O núcleo cilíndrico 5 tem uma forma cilíndrica e é inserido no furo central 3H do corpo principal de núcleo 3. Em consequência, o núcleo cilíndrico 5 pode impedir o movimento radialmente para dentro de cada um dos segmentos de núcleo 9. E a primeira extremidade lateral do núcleo cilíndrico 5 é fixada com a superfície interna da primeira placa lateral 6L. Essa modalidade mostra um caso em que o núcleo cilíndrico 5 e a primeira placa lateral 6L são fixado com o parafuso 10 (mostrado na figura 1). Contudo, no momento de retirar o núcleo rígido 1 do pneu T em parte, o núcleo cilíndrico 5 e a primeira placa lateral 6L não devem, necessariamente, ser separados. Portanto, a fixação do parafuso não exerce influência sobre a operação de desmontagem e montagem do núcleo rígido 1. Em consequência, o núcleo cilíndrico 5 e a primeira placa lateral 6L podem ser fixados através de soldagem, por exemplo.
A primeira placa lateral 6L compreende um corpo principal de placa lateral 11 compreendendo uma porção de placa basal em forma de disco 11A proporcionada concentricamente nessa superfície externa na direção de centro do eixo com uma porção de eixo de suporte 12 se projetando para fora, na direção de centro do eixo. A porção de flange 11B é disposta em uma extremidade circunferencialmente externa da porção de placa basal em forma de disco 11A e contata com uma superfície afunilada 7 do corpo principal de núcleo 3. A porção de flange 11B se inclina bem como a superfície afunilada 7. Essa porção de flange 11B ajuda a combinar concentricamente a placa lateral 6F com o corpo principal de núcleo 3 e uma porção de abaulamento 3B do corpo principal de núcleo 3 pode ser mantida entre a porção de flange 11B e o núcleo cilíndrico 5.
Em uma superfície circunferencial externa do núcleo cilíndrico 5, há uma primeira parte em cauda de andorinha 16. Em uma superfície circunferencial interna do segmento de núcleo 9, há uma segunda parte em cauda de andorinha 17. A primeira parte em cauda de andorinha 16 é formada por um dentre um encaixe 14 e uma espiga 15, estendendo-se continuamente na direção de centro do eixo. A segunda parte em cauda de andorinha 17 é formada do outro dentre o encaixe 14 e a espiga 15, estendendo-se na direção de centro do eixo e intertravando com a primeira parte em cauda de andorinha 16. O encaixe 14 é formado como a primeira parte em cauda de andorinha 16 e a espiga 15 é formada como a segunda parte em cauda de andorinha 17, nesta modalidade, mas também é possível formar a espiga 14 como a primeira parte em cauda de andorinha 16 e formar o encaixe 14 como a segunda parte em cauda de andorinha 17. Conforme mostrado na figura 4, cada um dentre o encaixe 14 e a espiga 15 ter uma forma substancialmente trapezoidal onde ambas as superfícies laterais inclinada em direção à ranhura única e uma cabeça de espiga na direção crescente da largura, como é bem conhecido. Esse encaixe 14 e essa espiga 15 encaixam um com o outro e são conectados relativa - movelmente apenas na direção de centro do eixo.
A segunda placa lateral 6U compreende um corpo principal de placa lateral 20 compreendendo uma porção de placa basal em forma de disco 20A e uma porção de flange 20B. A porção de flange 20B é disposta na extremidade externa circunferencial da porção de placa basal 20A e contata com a superfície afunilada 7 do corpo principal de núcleo 3. E o corpo principal de placa lateral 20 é dotado de uma porção de eixo de suporte 21 e uma parte cilíndrica de conexão 22, concentricamente. A porção de eixo de suporte 21 se projeta da superfície externa do corpo principal de placa lateral 20 para fora, na direção de centro do eixo. A parte cilíndrica de conexão 22 se projeta da superfície interna para dentro na direção de centro do eixo e é inserida no furo central 5H do núcleo cilíndrico 5.
A segunda placa lateral 6U e uma segunda extremidade lateral do núcleo cilíndrico 5 são conectadas removivelmente com o meio de conexão 23 tendo o mecanismo de bloqueio por esfera. Esse meio de conexão 23 compreende a parte cilíndrica de conexão 22 projetada na segunda placa lateral 6U e uma ferramenta de bloqueio por esfera 24 para bloquear a parte cilíndrica de conexão 22 com o núcleo cilíndrico 5.
Em particular, conforme mostrado na figura 5, a ferramenta de bloqueio por esfera 24 compreende uma pluralidade de esferas rígidas 25, um êmbolo 26 para empurrar para cima as esferas rígidas 25, uma mola de impulsão 27 para impulsionar o êmbolo 26 e uma haste de liberação 28 para liberar a impulsão das esferas rígidas 25.
E a esfera rígida é disposta descentralizada na direção circunferencial na parte cilíndrica de conexão 22. O êmbolo 26 é disposto na parte cilíndrica de conexão 22 e se move para fora, na direção de centro do eixo de modo a empurrar para cima cada uma das esferas rígidas 25 para fora, na direção radial. A mola de impulsão 27 impulsiona o êmbolo 26 para fora, na direção de centro do eixo. A haste de liberação 28 move o êmbolo 26 para dentro, na direção de centro do eixo de modo a liberar a impulsão radialmente para fora da esfera rígida 25.
Em particular, a parte cilíndrica de conexão 22 compreende uma pluralidade de furos atravessantes 30 que passam transversalmente na direção radial. As esferas rígidas 25 são mantidas em movimento para dentro e para fora da superfície circunferencial externa da parte cilíndrica de conexão 22 pelos furos atravessantes 30. O diâmetro da esfera rígida 25 é maior do que o diâmetro do furo atravessante 30 30 na superfície circunferencial externa da parte cilíndrica de conexão 22.
O êmbolo 26 da presente modalidade compreende uma parte cilíndrica basal 26A e placas laterais 26B e 26C dispostas para dentro e para fora na direção de centro do eixo. A parte cilíndrica basal 26A é inserida na parte cilíndrica de conexão 22 deslizavelmente na direção de centro do eixo. Na superfície circunferencial externa da parte cilíndrica basal 26A, há uma superfície de empurrar para cima 26A1 e uma área rebaixada 26A2 disposta para fora na direção de centro do eixo da superfície de empurrar para cima 26A1. A superfície de empurrar para cima 26A1 empurra radialmente para fora cada uma das esferas rígidas 25. Portanto, cada uma das esferas rígidas 30 é prensada contra a ranhura circunferencial 5Ha disposta no furo central 5H do núcleo cilíndrico 5 de modo a bloquear a parte cilíndrica de conexão 22 com o núcleo cilíndrico 5. A área rebaixada 26A2 faz a esfera rígida 25 descer. Isso libera a impulsão para cima e a parte cilíndrica de conexão 22 e o núcleo cilíndrico 5 podem ser desbloqueados.
Na presente modalidade, o corpo principal de placa lateral 20 é dotado, na superfície interna, com uma painel de circuito impresso 31 concentricamente com a parte cilíndrica de conexão 22. A parte cilíndrica interna 31 é dotada, fixamente, na extremidade interna na direção de centro do eixo com uma peça de tampão 32 que se estende radialmente em direção à parte cilíndrica basal 26A. Entre essa peça de tampão 32 a placa lateral externa 26C, a mola de impulsão 27 está disposta. O êmbolo 27 da presente modalidade pode se mover entre um estágio de limite de movimento Y1 e um estágio de limite de movimento Y2. O estágio de limite de movimento Y1 significa que a placa lateral externa 26C contata com a superfície interna do corpo principal de placa lateral 20, conforme mostrado na figura 5(a). O estágio de limite de movimento Y2 significa que a seção escalonada 33 disposta na superfície circunferencial interna da parte cilíndrica basal 26A contata com a peça de tampão 32, conforme mostrado na figura 5(b), conforme mostrado na figura 5(b). A mola de impulsão 27 impulsiona o êmbolo 26 para fora, na direção de centro do eixo e assenta o êmbolo 26 no estágio de limite de movimento Y1 no estado normal.
A haste de liberação 28 se estende para fora na direção de centro do eixo da placa lateral externa 26C através de um furo de inserção 34 disposto na porção de eixo de suporte 21n. Essa haste de liberação 28 é empurrada para dentro, na direção de centro do eixo, de modo que o êmbolo 26 se move para o estágio de limite de movimento Y2. Portanto, a esfera rígida 25 mencionada acima 25 cai no interior da área rebaixada 26A2. Isso pode liberar o travamento entre a parte cilíndrica de conexão 22 e o núcleo cilíndrico 5. Devido ao desbloqueio, a impulsão da haste de liberação 28, o êmbolo 26 pode se recuperar pela mola de impulsão 27 para o estágio de limite de movimento Y1.
Na presente modalidade, para remover a segunda placa lateral 6U, a porção de eixo de suporte 21 da segunda placa lateral 6U é conectada com o eixo de sustentação 35 via um meio de conexão de núcleo 36. E a hsl 28 é operada via um barra operacional 35A dotada o eixo de sustentação 35.
O meio de configuração de núcleo 36 da presente modalidade tem o mecanismo de bloqueio por esfera. Em termos concretos, conforme mostrado na figura 6, o meio de configuração de núcleo 36 compreende um furo de conexão 46, uma parte cilíndrica de conexão de núcleo 47 e uma ferramenta de bloqueio por esfera 48. O furo de conexão 46 é feito côncavo na extremidade externa da porção de eixo de suporte 21 concentricamente e dotado na superfície circunferencial interna de uma ranhura circunferencial 46A. A parte cilíndrica de conexão de núcleo 47 é feita convexa na porção extrema externa do eixo de sustentação 35 concentricamente e inserida no furo de conexão 46. A ferramenta de bloqueio por esfera 48 bloqueia o furo de conexão 46 com a parte cilíndrica de conexão de núcleo 47.
A ferramenta de bloqueio por esfera 48 compreende esferas rígidas 50, uma peça de pistão 53 e um êmbolo 54. Cada uma das esferas rígidas 50 é disposta descentraliza na parte cilíndrica de conexão de núcleo 47 na direção circunferencial e mantida em múltiplos dos furos atravessantes 49 passando através na direção radial. A peça de pistão 53 é alojada em uma câmara de cilindro 51 dotada do eixo de sustentação 35. A peça de pistão 53 pode ser mover para dentro e para fora na direção de centro do eixo em conjunto com o abastecimento e a drenagem de ar comprimido na câmara de cilindro 51. O êmbolo 54 é disposto no furo central 47H da parte cilíndrica de conexão de núcleo 47 e integralmente conectado com a peça de pistão 53.
O êmbolo 54 pode ser mover devido à peça de pistão 53 no furo central 47H da parte cilíndrica de conexão de núcleo 47 para fora na direção de centro do eixo. Esse movimento ajuda a superfície circunferencial externa do êmbolo 54 a empurrar para cima cada uma das esferas rígidas 50 radialmente para fora. O furo de conexão 46 é feito côncavo na porção extrema externa da porção de eixo de suporte 21 concentricamente e dotado na superfície circunferencial interna de uma ranhura circunferencial 46A; A parte cilíndrica de conexão de núcleo 47 é convexa na porção extrema externa do eixo de sustentação 35 concentricamente e inserida no furo de conexão 46. A ferramenta de bloqueio por esfera 48 trava o furo de conexão 46 com a parte cilíndrica de conexão de núcleo 47. A ferramenta de bloqueio por esfera 48 compreende esferas rígidas 50, uma peça de pistão 53 e um êmbolo 54. Cada uma das esferas rígidas 50 é disposta descentralizada na parte cilíndrica de conexão de núcleo 47 na direção circunferencial e mantida em múltiplos dos furos atravessantes através da direção radial. A peça de pistão 53 está alojada em uma câmara de cilindro 51 dotada do eixo de sustentação 35. A peça de pistão 53 pode ser mover para dentro e para fora na direção de centro do eixo em conjunto com o abastecimento e a drenagem de ar comprimido na câmara de cilindro 51. O êmbolo 54 é disposto no furo central 47H da parte cilíndrica de conexão de núcleo 47 e integralmente conectada com a peça de pistão 53.
O êmbolo 54 pode ser mover devido à peça de pistão 53 no furo central 47H da parte cilíndrica de conexão de núcleo 47 para fora na direção de centro do eixo. Esse movimento ajuda a superfície circunferencial externa do êmbolo 54 a empurrar para cima cada uma das esferas rígidas 50 radialmente para fora. Portanto, cada uma das esferas rígidas 50 é comprimida contra a ranhura circunferencial 46A de modo a bloquear o furo de conexão 46 com a parte cilíndrica de conexão de núcleo 47. O êmbolo 54 pode ser mover devido à peça de pistão 53 no furo central 47H da parte cilíndrica de conexão de núcleo 47 para dentro na direção de centro do eixo. Portanto, a impulsão radialmente para fora da esfera rígida 50 é liberada de modo a desbloquear o furo de conexão 46 e a parte cilíndrica de conexão de núcleo 47. A superfície externa do êmbolo 54 compreende uma superfície afunilada para fora na direção de centro do eixo.
A porção de eixo de suporte 12 da primeira placa lateral 6L e o eixo de sustentação 4 são conectados via o meio de configuração de núcleo 36 na presente modalidade.
Em seguida, uma desmontagem do núcleo rígido 1 da presente modalidade do pneumático T e uma montagem do núcleo rígido 1 será descrita. A figura 1 mostra uma condição em que o núcleo rígido 1 com o pneumático desmontado do molde de vulcanização como descrito acima é movido no eixo de sustentação 4. Conforme mostrado nas figuras 7(A) e 7(B), um eixo de sustentação superior 35 é descido e o eixo de sustentação 35 e a porção de eixo de suporte 21 da placa lateral 6U colocada são conectados pelo uso do meio de conexão de núcleo 36 com um toque. Então, uma barra operacional 35A no eixo de sustentação 35 é operada e a haste de liberação 28 do meio de conexão 23 é empurrada. E o êmbolo 26 se move para dentro na direção de centro do eixo de modo a liberar o bloqueio entre o núcleo cilíndrico 5 e a parte cilíndrica de conexão 22. Portanto, a placa lateral 6U pode ser retirada do núcleo rígido 1. A operação pela barra operacional 35 A pode ser conduzida manual ou remotamente por meios adequados, como por um cilindro. A placa lateral desmontada 6U é transferida para outra parte enquanto está sendo mantida no meio de configuração de núcleo 36 com o eixo de sustentação 35.
Um captor de corpo principal de núcleo anular 40 é levantado de baixo e suporta o corpo principal de núcleo 3 a partir de baixo. Então, o eixo de sustentação 4 é deixado em baixo com a placa lateral 6L. Portanto, a placa alteral 6L e o núcleo cilíndrico 5 são desmontados integralmente do núcleo rígido 1. A placa lateral desmontada 6L e o núcleo cilíndrico 5 são transferidos pra um espaço de montagem K (mostrado na figura 8) com o eixo de sustentação 4, enquanto sendo mantido no meio de conexão de núcleo 36.
Então, conforme mostrado nas figuras 8 e 9, os segmentos de núcleo 9 são retirados um por um, começando do corpo principal de núcleo 3 mantido no captor de corpo principal de núcleo 40. O segmento de núcleo desmontado 9 é transferido para o espaço de montagem K e preso em torno do núcleo cilíndrico 5, serialmente. Um gabarito de sustentação 41 montado em um braço giratório é usado para retirar os segmentos de núcleo 9. O gabarito de sustentação 41 da presente invenção engancha cada um dos segmentos de núcleo 9 com a porção côncava 8 e pendura os segmentos de núcleo 9 após a movimentação dos segmentos de núcleo 9 radialmente para dentro para transferir para o espaço de montagem K. Os
segmentos de núcleo 9 são retirados e montados um por um começando dos segundos segmentos de núcleo 9B como descrito acima. Quer dizer, todos os segundos segmentos de núcleo 9B são retirados; e, então, os primeiros segmentos de núcleo 9A são retirados cada um, separadamente.
Todos os primeiros e segundo segmentos de núcleo 9A, 9B são presos em torno do núcleo cilíndrico 5. Subsequentemente, conforme mostrado na figura 10, um eixo de sustentação 35 com a placa lateral 6U é abaixado no núcleo cilíndrico 5. Dessa maneira, a parte cilíndrica de conexão 22 da placa lateral 6U é inserida no núcleo cilíndrico 5. Portanto, ambos são fixados via o meio de conexão 23 e o núcleo rígido 1 pode ser remontado. Enquanto isso, no momento da inserção, a operação da haste de liberação 28 libera a impulsão para cima para a esfera rígida 25.
O núcleo cilíndrico 5 e cada um dos segmentos de núcleo 9 compreendem as primeira e segunda porções em cauda de andorinha 16, 17, respectivamente. Cada um dos segmentos de núcleo 9 pode ser disposto serialmente em torno do núcleo cilíndrico ao serem guiados pela primeira parte em cauda de andorinha 16. Além disso, a primeira parte em cauda de andorinha 16 e a segunda parte em cauda de andorinha 17 são interbloqueadas, de modo que o deslocamento dos segmentos de núcleo 9 pode ser impedido e se pode montar com alta precisão e estabilização.
O núcleo rígido 1 compreende um meio de conexão 23 tendo o mecanismo de bloqueio por esfera para prender, removivelmente, a segunda placa lateral 6U na direção de centro do eixo à segunda porção extrema do núcleo cilíndrico 5. Esse núcleo rígido 1 pode prender, removivelmente, a segunda placa lateral 6U ao núcleo cilíndrico 5 com um toque, sem usar qualquer parafuso. Portanto, ajudar, consideravelmente, a automatizar as operações de desmontagem e montagem do núcleo rígido 1 grandemente.
O corpo principal de núcleo 3 é mantido estreitamente entre o par de placas laterais 6L, 6U de modo que a movimentação na direção de centro do eixo de cada um dos segmentos de núcleo 9 é impedida. Portanto, os segmentos de núcleo 9, 9 montados devem ser fixados pelo intertravamento entre a primeira parte em cauda de andorinha 16 e a segunda parte em cauda de andorinha 17, pela prevenção do deslocamento radialmente para dentro dos segmentos de núcleo 9 devido ao núcleo cilíndrico 5 e pela prevenção do deslocamento do segmento de núcleo 9 na direção de centro do eixo devido à conservação entre o par de placas laterais 6L, 6U. Desse modo, o núcleo rígido 1 pode manter o corpo principal de núcleo 3 com alta precisão. Além disso, devido à adoção do mecanismo de bloqueio por esfera, a variação na distância entre as placas laterais 6U, 6L, causada pela desmontagem e o núcleo rígido 1 pode ser montado mais precisa e estavelmente. Embora a modalidade especialmente preferida na presente invenção tenha sido descrita em detalhes, é desnecessário dizer que a invenção não está limitada À modalidade concreta mencionada acima, mostrada nos desenhos e várias modificações podem ser feitas EXPLANAÇÃO DA REFERÊNCIA 1 núcleo rígido 2 superfície de moldagem 3 corpo principal de núcleo 4 h furo central 5 núcleo cilíndrico 5h variável característica 5Ha ranhura circunferencial 6L, 6U placas laterais 9 segmento de núcleo 9A primeiro segmento de núcleo 9B segundo segmento de núcleo 9S face dividida 14 encaixe 15 espiga 16 primeira parte em cauda de andorinha  17 segunda parte em cauda de andorinha 12 porção de eixo de suporte 21 porção de eixo de suporte 22 parte cilíndrica de conexão 5 23 meio de conexão 24 ferramenta de bloqueio por esfera 25 esfera rígida 26 êmbolo 27 mola de impulsão 10 28 haste de liberação 30 furo atravessante T pneumático Ts superfície de cavidade

Claims (4)

1. Núcleo rígido (1) compreendendo um corpo principal de núcleo (3) anular dotado em uma superfície externa de uma superfície de moldagem (2) formando uma superfície de cavidade (Ts) de um pneumático (T), em que o núcleo rígido compreende: um corpo principal de núcleo (3) compreendendo uma pluralidade de segmentos de núcleo (9) divididos na direção circunferencial do pneu e sendo removíveis para dentro na direção radial; um núcleo cilíndrico (5) inserido em um furo central (5H) do corpo principal de núcleo (3) para impedir um deslocamento radialmente para dentro de cada um dos segmentos de núcleo (9); um par de placas laterais (6L, 6U) dispostas em ambos os lados do corpo principal de núcleo (3) na direção de centro do eixo para impedir o deslocamento do segmentos de núcleo (9) na direção de centro do eixo através de intercalação do corpo principal de núcleo (3) entre as superfícies internas das referidas placas laterais (6L, 6U); em uma superfície circunferencial externa do núcleo cilíndrico (5), há uma primeira parte de cauda de andorinha (16) formada por um dentre um encaixe (14) e uma espiga (15) estendendo-se continuamente na direção de centro do eixo; e em uma superfície circunferencial interna do segmento de núcleo (9) há uma segunda parte de cauda de andorinha (17) formada do outro dentre o encaixe (14) e a espiga (15) estendendo-se na direção de centro do eixo e intertravando com a primeira parte de cauda de andorinha (16); uma primeira placa lateral (6L) na direção de centro do eixo é fixada a uma primeira extremidade do núcleo cilíndrico (5); e uma segunda placa lateral (6U) na direção de centro do eixo é removível com a segunda extremidade do núcleo cilíndrico (5) via um meio de conexão (23), caracterizado pelo fato do meio de conexão (23) compreender uma parte cilíndrica de conexão (22) que se projeta na superfície interna da referida segunda placa lateral (6U) e inserida em um furo central (5H) do núcleo cilíndrico (5); e uma ferramenta de bloqueio por esfera para bloquear o núcleo cilíndrico (5) com a parte cilíndrica de conexão (22); a referida ferramenta de bloqueio por esfera compreende esferas rígidas (25) mantidas em múltiplos de furos atravessantes (30) dispostos na parte cilíndrica de conexão (22) descentralizados na direção circunferencial e passando transversalmente na direção radial; e um êmbolo (26) disposto na parte cilíndrica de conexão (22) e se movendo para fora na direção de centro do eixo de modo a empurrar cada uma das esferas rígidas (25) para fora na direção radial e comprimir as esferas rígidas (25) contra uma ranhura circunferencial proporcionada no furo central (5H) do núcleo cilíndrico (5); uma mola de impulsão impulsiona o referido êmbolo (26) para fora, na direção de centro do eixo; e uma haste de liberação para mover o referido êmbolo (26) para dentro, na direção de centro do eixo, e liberar a impulsão para cima da esfera rígida (25) para fora, na direção radial, de modo a liberar o travamento entre o núcleo cilíndrico (5) e a parte cilíndrica de conexão (22).
2. Núcleo rígido (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato dos referidos segmentos de núcleo (9) compreenderem: primeiros segmentos de núcleo (9A) sendo mais largos na largura da direção circunferencial da largura e tendo faces divididas em extremidades circunferenciais inclinadas de modo que a largura dos primeiros segmentos de núcleo (9A) se torna estreita à medida que se tornam internas na direção radial; e segundos segmentos de núcleo (9B) sendo menores na largura da direção circunferencial e tendo faces divididas nas extremidades circunferenciais inclinadas de modo que a largura dos segundos segmentos de núcleo (9B) se torna mais larga à medida que se torna interna na direção radial; os primeiros segmentos (9A) e os segundos segmentos (9B) são dispostos de forma alternada na direção circunferencial; e os segmentos de núcleo (9) são móveis para dentro na direção radial.
3. Núcleo rígido (1), de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que cada uma das primeira placa lateral (6L) e segunda placa lateral (6U) na direção de centro do eixo compreender uma porção de eixo de suporte (21) que se projeta para fora na direção de centro do eixo.
4. Núcleo rígido (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato do êmbolo (26) compreender uma parte cilíndrica basal (26A), em que a parte cilíndrica basal (26A) é fornecida com uma área rebaixada (26A2) para que as esferas rígidas (25) caiam nessa área.
BR112013033065-1A 2011-06-23 2012-05-18 núcleo rígido BR112013033065B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2011139748A JP5662883B2 (ja) 2011-06-23 2011-06-23 剛性中子
JP2011-139748 2011-06-23
PCT/JP2012/062822 WO2012176565A1 (ja) 2011-06-23 2012-05-18 剛性中子

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112013033065A2 BR112013033065A2 (pt) 2017-01-24
BR112013033065B1 true BR112013033065B1 (pt) 2020-12-22

Family

ID=47422409

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112013033065-1A BR112013033065B1 (pt) 2011-06-23 2012-05-18 núcleo rígido

Country Status (4)

Country Link
JP (1) JP5662883B2 (pt)
CN (1) CN103635308B (pt)
BR (1) BR112013033065B1 (pt)
WO (1) WO2012176565A1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN115824204B (zh) * 2022-12-16 2023-09-01 上海立羽勘测有限公司 一种管线陀螺仪

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4083672A (en) * 1977-03-28 1978-04-11 The Firestone Tire & Rubber Company Automatic hub and apparatus for disassembly of the hub
JPS55103942A (en) * 1979-02-01 1980-08-08 Bridgestone Corp Forming drum for tyre
JPS56162631A (en) * 1980-05-02 1981-12-14 Sumitomo Rubber Ind Ltd Tire molding drum
JPS59194192A (ja) * 1983-04-20 1984-11-02 フアナツク株式会社 搬送車への流体自動供給装置
JPS6439106U (pt) * 1987-09-03 1989-03-08
JPH07106583B2 (ja) * 1991-09-03 1995-11-15 株式会社コパル アンダーカット部を有する射出成形金型
JP2671287B2 (ja) * 1993-02-04 1997-10-29 泰太郎 藤井 タイヤ
JP2603913Y2 (ja) * 1993-08-23 2000-04-04 株式会社ブリヂストン タイヤ成形ドラム
US6113833A (en) * 1997-07-22 2000-09-05 Bridgestone Corporation Segmented toroidal core for manufacturing pneumatic tires
JP2001198989A (ja) * 2000-01-20 2001-07-24 Bridgestone Corp タイヤ製造用コア
JP4056290B2 (ja) * 2002-04-30 2008-03-05 株式会社ブリヂストン 空気入りタイヤの製造方法および装置
US7621308B2 (en) * 2005-12-02 2009-11-24 The Goodyear Tire & Rubber Company Tire building core latching and transport mechanism
CN201275882Y (zh) * 2008-09-29 2009-07-22 中橡集团曙光橡胶工业研究设计院 燕尾槽式鼓芯结构的成型机头

Also Published As

Publication number Publication date
JP2013006327A (ja) 2013-01-10
BR112013033065A2 (pt) 2017-01-24
JP5662883B2 (ja) 2015-02-04
WO2012176565A1 (ja) 2012-12-27
CN103635308B (zh) 2016-01-20
CN103635308A (zh) 2014-03-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102014025896B1 (pt) tambor para construção de pneu
JP5676484B2 (ja) タイヤの加硫装置
JP4275476B2 (ja) タイヤ製造用コア
BR112013033065B1 (pt) núcleo rígido
EP3099476B1 (en) Tyre mould with a plate for moulding information on a sidewall
JP5695652B2 (ja) 加硫プレス
EP3069840B1 (en) Tire manufacturing method
ES2224551T3 (es) Aparato para vulcanizar cubiertas neumaticas con moldes segmentados.
BR112013028896B1 (pt) Estrutura de sustentação de núcleo rígido
US10449741B2 (en) Rigid core mold removal device and tire manufacturing method
BR112013033099B1 (pt) núcleo rígido
US8366427B2 (en) Tire mold with positive mold opening system
CN106734952B (zh) 电机外壳的铸造模具
BRPI0806033A2 (pt) molde para vulcanização de um esboço de pneumático não vulcanizado
KR101492931B1 (ko) 고무 사출기의 가류 금형 이송장치
JP5837772B2 (ja) 加硫モールドの分解組立装置および、それの使用方法
ES2360583T3 (es) Tambor de construcción de neumáticos.
JP7121643B2 (ja) タイヤ加硫用金型
WO2019224969A1 (ja) タイヤ加硫金型装置
JP2016093994A (ja) タイヤ成型ドラムと成型ドラム組立て分解装置
JP5826666B2 (ja) タイヤバランス測定装置、およびタイヤのダイナミックバランス測定方法
CN103128915A (zh) 斜齿轮模具的复位机构及斜齿轮模具
JP3814163B2 (ja) タイヤ加硫装置における金型交換装置
JP2017065231A (ja) タイヤ加硫用金型及びタイヤ製造方法
TW201431658A (zh) 傳動輪及傳動輪系統

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 18/05/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 12A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2775 DE 12-03-2024 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.