BR112012019993A2 - método de transmissão de sinal de referência, aparelho de estação móvel e aparelho de estação de base - Google Patents

método de transmissão de sinal de referência, aparelho de estação móvel e aparelho de estação de base Download PDF

Info

Publication number
BR112012019993A2
BR112012019993A2 BR112012019993-5A BR112012019993A BR112012019993A2 BR 112012019993 A2 BR112012019993 A2 BR 112012019993A2 BR 112012019993 A BR112012019993 A BR 112012019993A BR 112012019993 A2 BR112012019993 A2 BR 112012019993A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
srs
station apparatus
subframe
scheduling grant
mobile station
Prior art date
Application number
BR112012019993-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Yoshihisa Kishiyama
Teruo Kawamura
Daisuke Nishikawa
Original Assignee
Ntt Docomo, Inc.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ntt Docomo, Inc. filed Critical Ntt Docomo, Inc.
Publication of BR112012019993A2 publication Critical patent/BR112012019993A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/20Control channels or signalling for resource management
    • H04W72/21Control channels or signalling for resource management in the uplink direction of a wireless link, i.e. towards the network
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/12Wireless traffic scheduling
    • H04W72/1263Mapping of traffic onto schedule, e.g. scheduled allocation or multiplexing of flows
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L5/00Arrangements affording multiple use of the transmission path
    • H04L5/003Arrangements for allocating sub-channels of the transmission path
    • H04L5/0048Allocation of pilot signals, i.e. of signals known to the receiver
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/12Wireless traffic scheduling
    • H04W72/1263Mapping of traffic onto schedule, e.g. scheduled allocation or multiplexing of flows
    • H04W72/1268Mapping of traffic onto schedule, e.g. scheduled allocation or multiplexing of flows of uplink data flows
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/20Control channels or signalling for resource management
    • H04W72/23Control channels or signalling for resource management in the downlink direction of a wireless link, i.e. towards a terminal

Abstract

MÉTODO DE TRANSMISSÃO DE SINAL DE REFERÊNCIA, APARELHO DE ESTAÇÃO MÓVEL E APARELHO DE ESTAÇÃO BASE Com o intuito de usar de modo eficiente os recursos de rádio usados na transmissão de SRS, um recurso é que um aparelho de estação de base (eNode B) transmita uma concessão de programação incluindo instruções para transmissão de SRS (Sinal de Referência Sonoro), e que um aparelho de estação móvel (UE) transmita um SR correspondente à concessão de programação. O SRS é transmitido no mesmo subquadro, em outro subquadro ou em um subquadro anterior pelo número predeterminado de subquadros como, imediatamente antes, ou antes de um subquadro de um PUSCH (Canal Compartilhado em Enlace Ascendente Físico) que o aparelho UE é instruído na concessão de agendamento instrui a transmitir.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MÉTODO DE TRANSMISSÃO DE SINAL DE REFERÊNCIA, APARELHO DE ESTAÇÃO MÓVEL E APARELHO DE ESTAÇÃO BASE".
Campo da Técnica A presente invenção refere-se a um método de transmissão de sinal de referência, a um aparelho de estação móvel e a um aparelho de es- tação base, e, mais particularmente, se refere a um método de transmissão de sinal de referência, a um aparelho de estação móvel e a um aparelho de estação base no sistema de comunicação móvel de próxima geração. Antecedentes da Técnica Em redes de UMTS (Sistema de Telecomunicações Móveis Uni- - versais), para o propósito de aperfeiçoar a eficiência espectral e aperfeiçoar . adicionalmente as taxas de dados, adotando-se o HSDPA (Acesso de Paco- te em Enlace Descendente de Alta Velocidade) e o HSUPA (Acesso de Pa- “15 coteem Enlace Ascendente de Alta Velocidade), isto é realizado explorando- & se os recursos máximos do sistema com base em W-CDMA (Acesso Múlti- plo por Divisão de Código em Banda Larga). Em uma rede de UMTS, para o propósito de aumentar adicionalmente as taxas de dados de alta velocidade, proporcionando-se um pequeno retardo, ou algo do gênero, estudou-se a Evolução a Longo Prazo (LTE) (por exemplo, vide o Documento de Não Pa- tente 1).
No sistema 3G, uma banda fixa de 5 MHz é substancialmente usada, e é possível obter taxas de transmissão de no máximo aproximada- mente 2 Mbps em enlace descendente. Entretanto, no sistema de esquema deLTE, utilizando-se bandas variáveis variando de 1,4 MHz a 20 MHz, é possível obter taxa de transmissão de no máximo 300Mbps em enlace des- cendente e cerca de 75Mbps em enlace ascendente. Além disso, na rede UMTS, pelo propósito de aumentar adicionalmente a banda larga e a alta velocidade, os sistemas sucessores ao LTE foram estudados (por exemplo, LTE Avançado (LTE-A)). Por exemplo, em LTE-A, programa-se para aumen- tar 20 MHz que é a banda de sistema máxima em especificações de LTE até cerca de 100 MHz.
No sistema de esquema de LTE (sistema de LTE), um aparelho de estação base mede a qualidade de canal em enlace ascendente com ba- se em um SRS (Sinal de Referência Sonoro) para medição de qualidade de canal transmitida a partir de um aparelho de estação móvel, realiza um a- — gendamento para o aparelho de estação móvel transmitir um sinal de canal de dados (PUSCH: Canal Compartilhado em Enlace Ascendente Físico), e lança instruções em um PDCCH (Canal de Controle em Enlace Descendente Físico). Neste caso, o SRS para mediação de qualidade de canal é multiple- xado em um último símbolo em alguns dos subquadros que constituem um quadro de rádio em enlace ascendente, e é transmiítido periodicamente em intervalos de 5 mseg a partir do aparelho de estação móvel até o aparelho 7 de estação base. . Literatura da Técnica Anterior Literatura de Não Patente E) Literatura de Não Patente 1 3GPP, TR25.912 (V7.1.0), "Feasibi- : lity study for Evolved UTRA and UTRAN", Set. de 2006
SUMÁRIO DA INVENÇÃO Problema Técnico No entanto, no sistema de LTE, mesmo quando não existir um sinalde canal de dados (PUSCH) transmitido a partir do aparelho de estação móvel em enlace ascendente, o SRS é transmitido periodicamente ao apare- lho de estação base. Portanto, os recursos de rádio para uso em transmis- são de SRS são fixadamente usados independentemente da presença ou ausência de um sinal de canal de dados (PUSCH), e existe o problema de queédifícilusaros recursos de rádio de modo eficiente.
A presente invenção foi concebida tendo em vista este proble- ma, e um objetivo da invenção consiste em proporcionar um método de transmissão de sinal de referência, um aparelho de estação móvel e um apa- relho de estação base para permitir que os recursos de rádio usados na transmissão de SRS sejam usados de modo eficiente.
Solução ao Problema Um método de transmissão de sinal de referência da invenção é caracterizado por ter as etapas de transmitir uma concessão de agendamen- | to incluindo uma instrução para transmissão de um Sinal de Referência So- noro (SRS) a partir de um aparelho de estação base, e transmitir o SRS de um aparelho de estação móvel em resposta à instrução para transmissão do SRS incluídas na concessão de agendamento.
Um método de transmissão de sinal de referência da invenção é caracterizado por ter as etapas de transmitir uma concessão de agendamen- to em enlace ascendente incluindo uma instrução para transmissão do Sinal de Referência Sonoro (SRS) a partir de um aparelho de estação base, e transmitiro SRS a partir de um aparelho de estação móvel, em resposta à instrução para transmissão do SRS incluídas na concessão de agendamento É em enlace ascendente. . De acordo com este método, visto que o aparelho de estação móvel! transmite um SRS em resposta à instrução para transmissão do SRS “15 incluídas na concessão de agendamento em enlace ascendente, é possível . controlar dinamicamente um subquadro no qual o SRS é multiplexado, e, desse modo, é possível usar eficientemente os recursos de rádio usados na transmissão do SRS.
Um aparelho de estação móvel da invenção é caracterizado por tera seção de recepção configurada para receber uma concessão de agen- damento em enlace ascendente incluindo uma instrução para transmissão de um SRS a partir de um aparelho de estação base, a seção de multiplexa- ção configurada para multiplexar o SRS em um símbolo predeterminado em resposta à instrução para transmissão do SRS incluídas na concessão de agendamento em enlace ascendente, e a seção de transmissão configurada para transmitir o SRS multiplexado nas seções de multiplexação ao aparelho de estação base.
De acordo com esta configuração, visto que o SRS é transmitido apenas no caso de receber uma notificação da concessão de agendamento em enlace ascendente incluindo a instrução para transmissão do SRS, é possível controlar dinamicamente um subquadro no qual o SRS é multiple- xado, e, desse modo, é possível usar eficientemente os recursos de rádio usados na transmissão do SRS.
Um aparelho de estação base da invenção é caracterizado por ter a seção de geração configurada para gerar uma concessão de agenda- mento em enlace ascendente incluindo uma instrução para transmissão de umSRS,ea seção de transmissão configurada para transmitir a concessão de agendamento em enlace ascendente gerada na seção de geração a um aparelho de estação móvel.
De acordo com esta configuração, visto que a concessão de a- gendamento em enlace ascendente incluindo a instrução para transmissão do SRS é transmitida, o aparelho de estação base é capaz de instruir a transmissão do SRS pela concessão de agendamento em enlace ascenden- 7 te, é possível controlar dinamicamente um subquadro no qual o SRS é mul- . tiplexado, e, desse modo, é possível usar eficientemente os recursos de rá- dio usados na transmissão do SRS. “15 Vantagens Técnicas da invenção . De acordo com a invenção, é possível proporcionar um método de transmissão de sinal de referência, um aparelho de estação móvel e um aparelho de estação base para permitir que os recursos de rádio usados na transmissão de SRS sejam usados de modo eficiente. Breve Descrição dos Desenhos A figura 1 é um diagrama que serve para explicar um método de transmissão de SRSs em um sistema de LTE; A figura 2 é um diagrama que serve para explicar os SRSs transmitidos em um método de transmissão de sinal de referência de acordo comum primeiro aspecto da invenção; A figura 3 é um diagrama que serve para explicar os SRSs transmitidos em um método de transmissão de sinal de referência de acordo com um segundo aspecto da invenção; A figura 4 é um diagrama que serve para explicar os SRSs transmitidos em um método de transmissão de sinal de referência de acordo com um terceiro aspecto da invenção; A figura 5 é um diagrama que serve para explicar um subquadro cm um SRS multiplexado em um método de transmissão de sinal de refe- rência de acordo com um quarto aspecto da invenção;
A figura 6 contém diagramas que servem para explicar um sim- bolo para multiplexar um SRS no método de transmissão de sinal de refe-
—rênciade acordo com o quarto aspecto da invenção;
A figura 7 é um diagrama que serve para explicar um subquadro com um SRS multiplexado no método de transmissão de sinal de referência de acordo com o primeiro aspecto da invenção;
A figura 8 é um diagrama que serve para explicar um símbolo para multiplexar um SRS em um método de transmissão de sinal de referên- cia de acordo com um quinto aspecto da invenção; Í A figura 9 é um diagrama que serve para explicar um símbolo . para multiplexar um SRS em um método de transmissão de sinal de referên- cia de acordo com um sexto aspecto da invenção; 5 A figura 10 é um diagrama que serve para explicar um símbolo . para multiplexar um SRS em um método de transmissão de sinal de referên- cia de acordo com um sétimo aspecto da invenção;
A figura 11 é um diagrama que serve para explicar um símbolo para multiplexar um SRS in a método de transmissão de sinal de referência de acordocom um oitavo aspecto da invenção;
A figura 12 é um diagrama que serve para explicar uma configu- ração de um sistema de comunicação móvel de acordo com uma modalida- de da invenção;
A figura 13 é um diagrama de blocos que serve para ilustrar uma configuração completa de um aparelho de estação móvel de acordo com a modalidade;
A figura 14 é um diagrama de blocos que serve para ilustrar uma configuração completa de um aparelho de estação base de acordo com a modalidade;
A figura 15 é um diagrama de blocos funcional de uma seção de processamento de sinal de banda básica que, de acordo com a modalidade, tem o aparelho de estação móvel ;
A figura 16 é um diagrama de blocos funcional de uma seção de processamento de sinal de banda básica que, de acordo com a modalidade, tem o aparelho de estação base;
A figura 17 é um diagrama que serve para explicar um símbolo para multifacetar um SRS em um método de transmissão de sinal de refe- rência de acordo com um nono aspecto da invenção;
A figura 18 é um diagrama que serve para explicar um símbolo para multifacetar um SRS em um método de transmissão de sinal de refe- rência de acordo com um décimo aspecto da invenção;
A figura 19 contém diagramas para explicar uma concessão de agendamento transmitida em um método de transmissão de sinal de refe- ' rência de acordo com um décimo primeiro aspecto da invenção; . A figura 20 contém diagramas que servem para explicar as in- formações de potência de transmissão e as informações de controle de po- “15 tência de transmissão estendida transmitidas no método de transmissão de : sinal de referência de acordo com o décimo primeiro aspecto da invenção;
A figura 21 é um diagrama que serve para explicar um SRS transmitido no método de transmissão de sinal de referência de acordo com o décimo primeiro aspecto da invenção;
A figura 22 é um diagrama de blocos funcional de uma seção de processamento de sinal de banda básica que, de acordo com uma modifica- ção da invenção, tem um aparelho de estação móvel; e
A figura 23 é um diagrama de blocos funcional de uma seção de processamento de sinal de banda básica que, de acordo com uma modifica- çãodainvenção, tem um aparelho de estação base.
Descrição das Modalidades A figura 1 é um diagrama que serve para explicar um método de transmissão Sinais de Referência Sonoros (SRSs) em um sistema de LTE.
Conforme mostrado na figura 1, no sistema de LTE, um SRS para medição de qualidade de canal é multiplexado em um último símbolo em alguns dos subquadros (subquadros tn a $n+9) que constituem um quadro de rádio de enlace ascendente (UL), e é transmitido periodicamente em intervalos de 5 mseg a partir de um aparelho de estação móvel UE até um aparelho de es- tação base eNode B.
A figura 1 mostra o caso onde um SRS é multiplexado em um último símbolo de cada um dos subquadros ftn+1 e fn+6. Entretanto, um sinal de canal de dados (PUSCH: Canal Compar- tilhado em Enlace Ascendente Físico) é transmítido 4 TTIs (Intervalos de Tempo de Transmissão) depois, após receber uma notificação de uma con- cessão de agendamento em enlace ascendente (UL) em um PDCCH (Canal Compartilhado em Enlace Descendente Físico). No presente documento, o subquadro é uma unidade de tempo de transmissão de um pacote de dados submetido a uma codificação de correção de erros (codificação de canal), e é igual a 1 TT1. Portanto, mediante o recebimento da notificação de uma " concessão de agendamento em UL, o PUSCH é transmitido 4 subquadros . depois.
A figura 1 mostra ocaso onde dentre os subquadros (número de subquadro tm a fm+9) que constituem um quadro de rádio em enlace des- “15 cendente (DL), uma concessão de agendamento em UL é notificada em - subquadros fm a ttm+2 e ffm+4, e em resposta à concessão de agendamen- to em UL, o PUSCH é transmitido em subquadros ifnt+4 a fn+6 e fn+8 em enlace ascendente (UL). Conforme mostrado na figura 1, o SRS é transmitido indepen- dentemente da presença ou ausência do PUSCH transmitido em cada sub- quadro, e, portanto, mesmo se não existir uma notificação da concessão de agendamento em UL e o PUSCH não é transmitido, o SRS é transmitido ao aparelho de estação base eNode B periodicamente em enlace ascendente (UL). A partir do ponto de vista de utilizar eficientemente os recursos de rá- dio, para o SRS com o propósito de medir a quantidade de canal no apare- lho de estação base eNode B, é preferível que o SRS seja medido quando o PUSCH for transmitido.
No entanto, no sistema de LTE, visto os recursos de rádio usados na transmissão de SRS são fixadamente usados independen- temente da presença ou ausência do PUSCH, é difícil usar eficientemente os recursos de rádio.
Os inventores da invenção notaram que os recursos de rádio são usados de modo esbanjador porque o SRS é transmitido indepen- dentemente da presença ou ausência do PUSCH, e chegaram na invenção.
Em outras palavras, em um método de transmissão de sinal de referência de acordo com a invenção, ao invés de transmitir o SRS periodi- camente, controlando-se dinamicamente a presença ou ausência de trans- missão de SRS, este é destinado a usar de modo eficiente os recursos de rádio usados em transmissão de SRS.
De modo mais específico, instruindo- se um aparelho de estação móvel UE a transmitir o SRS pela concessão de agendamento em UL que serve para instruir o UE a transmitir o PUSCH, o subquadro no qual se multiplexa o SRS é dinamicamente controlado, é tor- na-se possível usar de modo eficiente os recursos de rádio usados na transmissão de SRS.
Um método de transmissão de sinal de referência de acordo f com a invenção deve incluir 1 bit (nas partes que se seguem do presente . documento, referido como um "bit de identificação de transmissão") para identificar a presença ou ausência de transmissão (transmissão LIGA- “15 DA/DESLIGADA) de SRS em um aparelho de estação móvel UE em uma - concessão de agendamento em UL notificada em um PDCCH a partir de um aparelho de estação base eNode B.
O aparelho de estação móvel UE con- trola a temporização de transmissão do SRS dinamicamente em resposta ao bit de identificação de transmissão.
Através disto, é possível controlar dina- micamente o subquadro no qual o SRS é multiplexado em resposta ao bit de identificação de transmissão da concessão de agendamento em UL, e, des- se modo, é possível usar os recursos de rádio usados na transmissão de SRS.
Em um método de transmissão de sinal de referência de acordo comum primeiro aspecto da invenção, um aparelho de estação base eNode B seleciona uma concessão de agendamento em UL, na qual "1" indicativo de transmissão LIGADA é designada ao bit de identificação de transmissão, e instrui um aparelho de estação móvel UE se transmite ou não um SRS pe- la concessão de agendamento em UL selecionada, e o aparelho de estação móvel UE transmite o SRS no mesmo subquadro do PUSCH que a conces- são de agendamento em UL incluindo o bit de identificação de transmissão instrui a transmitir.
A figura 2 é um diagrama que serve para explicar os SRSs transmitidos no método de transmissão de sinal de referência de acordo com o primeiro aspecto. A figura 2 mostra o caso onde o aparelho de estação base eNode B selecionada concessões de agendamento em UL de subqua- drosimeimt+4 como uma concessão de agendamento em UL incluindo instrução(instruções) para transmissão de SRS (em outras palavras, o bit de identificação de transmissão de transmissão LIGADA). Mediante o recebi- mento da notificação da concessão de agendamento em UL incluindo instru- ções para transmissão de SRS, o aparelho de estação móvel UE transmite o SRS ao aparelho de estação base eNode B junto ao PUSCH transmitido nos subquadros ttn+4 e ftn+8 que são 4 subquadros mais tarde em resposta à ' concessão de agendamento em UL.
No método de transmissão de sinal de referência de acordo com : o primeiro aspecto, o SRS é transmitido no mesmo subquadro do PUSCH “15 quea concessão de agendamento em UL incluindo instruções para trans- . missão instrui a transmitir, e, portanto, é multiplexado no último símbolo de cada um dos subquadros fn+4 e ftn+8. Em outras palavras, o SRS é suces- sivamente muiltiplexado subsequente ao PUSCH atribuído aos subquadros tn+4 e fn+8. O aparelho de estação base eNode B mede a qualidade de —canalcom base no SRS que é sucessivamente multiplexado após o PUSCH, e realiza um agendamento para transmissão de PUSCH no aparelho de es- tação móvel UE. Portanto, o aparelho de estação base é capaz de medir a qualidade de canal em uma temporização onde o PUSCH é realmente transmitido, e, portanto, é capaz de realizar um agendamento enquanto re- fleeteoestado de canalreal. Ademais, o aparelho de estação base eNode B seleciona a con- cessão de agendamento em UL incluindo instruções para transmissão de SRS, em consideração à presença ou ausência de um intervalo da conces- são de agendamento em UL incluindo instruções para transmissão de SRS que foram transmitidas previamente, e similares. Por exemplo, quando um intervalo predeterminado (por exemplo, 4 TTIS5) tiver decorrido desde a con- cessão de agendamento em UL incluindo instruções para transmissão que foi transmitida previamente, a concessão de agendamento em UL incluindo instruções para transmissão de SRS é selecionada como uma concessão de agendamento em UL que será transmitida posteriormente.
Ademais, o méto- do de selecionar a concessão de agendamento em UL incluindo instruções para transmissão de SRS é capaz de ser modificado conforme apropriado, que é o mesmo dos métodos de transmissão de sinal de referência de acor- do com o segundo e terceiro aspectos, descritos a seguir.
Em um método de transmissão de sinal de referência de acordo com um segundo aspecto da invenção, um aparelho de estação base eNode B seleciona uma concessão de agendamento em UL, na qual "1" indicativo de transmissão LIGADA é designada ao bit de identificação de transmissão, 7 e instrui um aparelho de estação móvel UE se transmite ou não um SRS pe- R la concessão de agendamento em UL selecionada, e o aparelho de estação móvel UE transmite o SRS em um subquadro imediatamente antes de um “15 —subquadro do PUSCH que a concessão de agendamento em UL incluindo o : bit de identificação de transmissão instrui a transmitir.
A figura 3 é um diagrama que serve para explicar os SRSs transmitidos no método de transmissão de sinal de referência de acordo com o segundo aspecto.
Conforme na figura 2, a figura 3 mostra o caso onde o aparelho de estação base eNode B seleciona concessões de agendamento em UL de subquadros fim e fém+4 como uma concessão de agendamento em UL incluindo instruções para transmissão de SRS.
Mediante o recebi- mento da notificação da concessão de agendamento em UL incluindo instru- ções para transmissão de SRS, o aparelho de estação móvel UE transmite o SRS ao aparelho de estação base eNode B em subquadros fn+3 e Hn+7 que são, respectivamente, subquadros imediatamente anteriores ffn+4 e fn+8 para transmitir o PUSCH em resposta à concessão de agendamento em DL.
No método de transmissão de sinal de referência de acordo com o segundo aspecto, o SRS é transmitido em um subquadro imediatamente antes de um subquadro do PUSCH que a concessão de agendamento em UL incluindo instruções para transmissão instrui a transmitir, e, portanto, é multiplexado no último símbolo de cada um dos subquadros Mn+3 e Entro.
Em outras palavras, o SRS é sucessivamente multiplexado antes do PUSCH atribuído aos subquadros ftn+4 e ffn+8. O aparelho de estação base eNode B mede a qualidade de canal com base no SRS que é sucessivamente mul- tiplexado antes do PUSCH, e realiza um agendamento para transmissão de PUSCH no aparelho de estação móvel UE.
Portanto, o de estação base é capazes de medir a qualidade de canal em uma temporização onde o PUS- CH é realmente transmitido, e, portanto, é capaz de realizar um agendamen- to enquanto reflete o estado de canal real.
Em um método de transmissão de sinal de referência de acordo com um terceiro aspecto da invenção, um aparelho de estação base eNode 2 B seleciona uma concessão de agendamento em UL, na qual"1" indicativo . de transmissão LIGADA é designada ao bit de identificação de transmissão, e instrui um aparelho de estação móvel UE se transmite ou não um SRS a- “15 través da concessão de agendamento em UL selecionada, e o aparelho de . estação móvel UE transmite o SRS em um subquadro anterior pelo número predeterminado de subquadros antes do subquadro do PUSCH que a con- cessão de agendamento em UL incluindo o bit de identificação de transmis- são instrui a transmitir.
A figura 4 é um diagrama que serve para explicar os SRSs transmitidos no método de transmissão de sinal de referência de acordo com o terceiro aspecto.
Conforme nas figuras 2 e 3, a figura 4 mostra o caso on- de o aparelho de estação base eNode B seleciona concessões de agenda- mento em UL subquadros im e ttm+4 como uma concessão de agendamen- toem UL incluindo instruções para transmissão de SRS.
Mediante o recebi- mento da notificação da concessão de agendamento em UL incluindo instru- ções para transmissão de SRS, o aparelho de estação móvel UE transmite o SRS ao aparelho de estação base eNode B em subquadros fn+1 e fn+5 que são subquadros anteriores pelo número predeterminado de subquadros (no presente documento, 3 subquadros) antes de os subquadros ffn+4 e tn+8 transmitirem o PUSCH em resposta à concessão de agendamento em UL.
No método de transmissão de sinal de referência de acordo com o terceiro aspecto, o SRS é transmitido em um subquadro 3-subquadro an- tes do subquadro do PUSCH que o aparelho UE é instruído transmitir na concessão de agendamento em UL incluindo instruções para transmissão, e, portanto, é multiplexado no último símbolo de cada um dos subquadros ftn+1 e tin+5. Em outras palavras, o SRS é multiplexado antes do PUSCH atribuí- do aos subquadros tfn+4 e ftn+8. O aparelho de estação base eNode B me- de a qualidade de canal com base no SRS que é multiplexado antes do PUSCH, e realiza um agendamento para transmissão de PUSCH no apare- lhode estação móvel UE. Portanto, o aparelho de estação base é capaz de medir a qualidade de canal em uma temporização que se aproxima da tem- * porização na qual o PUSCH é realmente transmitido, e é capaz de refletir o . conteúdo de agendamento na concessão de agendamento em UL subse- quente incluindo instruções para transmissão. 5 A descrição será fornecida utilizando-se um exemplo específico - conforme mostrado na figura 4. O aparelho de estação base eNode B mede a qualidade de canal com base no SRS multiplexado no último símbolo do subquadro tn+1 transmitido a partir do aparelho de estação móvel UE, e com base em um resultado de medição da qualidade de canal, realiza um agendamento para transmissão de PUSCH no aparelho de estação móvel UE. No presente documento, é possível realizar um agendamento antes do subquadro ftm+4 ao qual a concessão de agendamento em UL incluindo instruções para transmissão de SRS é atribuída a seguir, e, desse modo, é possível refletir o conteúdo deste agendamento na concessão de agenda- —mentoem UL do subquadro fm+4.
Ademais, no método de transmissão de sinal de referência de acordo com o terceiro aspecto, mostra-se um caso onde o aparelho de esta- ção móvel UE transmite o SRS em um subquadro anterior pelo número pre- determinado de subquadros antes do subquadro do PUSCH que a conces- são de agendamento em UL incluindo instruções para transmissão instrui a transmitir, porém, também é possível transmitir o SRS em um subquadro posterior pelo número predeterminado de subquadros após o subquadro do
PUSCH que a concessão de agendamento em UL incluindo instruções para transmissão instrui a transmitir. Portanto, proporcionando-se uma temporiza- ção de transmissão de SRS com flexibilidade, é possível ajustar a interferên- cia interusuários, e similares. O método de transmissão de sinal de referên- ciade acordo com o terceiro aspecto consiste em transmitir o SRS em um subquadro anterior ou posterior pelo número predeterminado de subquadros antes ou após o subquadro do PUSCH que a concessão de agendamento em UL instrui a transmitir.
Em um método de transmissão de sinal de referência de acordo comum quarto aspecto da invenção, um aparelho de estação base eNode B seleciona uma concessão de agendamento em UL, na qual "1" indicativo de Y transmissão LIGADA é designada ao bit de identificação de transmissão, e - instrui um aparelho de estação móvel UE se transmite ou não um SRS pela concessão de agendamento em UL selecionada, e com referência a um “15 —subquadro anterior pelo número predeterminado de subquadros antes do . subquadro do PUSCH que a concessão de agendamento em UL incluindo o bit de identificação de transmissão instrui a transmitir, o aparelho de estação móvel UE transmite o SRS em um primeiro subquadro transmissível de SRS a partir do subquadro de referência. A figura 5 é um diagrama que serve para explicar os SRSs transmitidos no método de transmissão de sinal de referência de acordo com o quarto aspecto. Conforme nas figuras 2 e 3, a figura 5 mostra o caso onde o aparelho de estação base eNode B seleciona as concessões de agenda- mento em UL de subquadros ttm e ftm+4 como uma concessão de agenda- —mentoem UL incluindo instruções para transmissão de SRS. Além disso, em enlace ascendente, os subquadros (ftn+1, fn+4, fin+7) tem permissão para transmitir o SRS. Visto que a transmissão de SRS é restrita em subquadros usados na transmissão de informações de radiodifusão e informações de controle de RRC, os subquadros com permissão para transmitir o SRS são, de antemão, limitados. No exemplo conforme mostrado na figura 5, o apare- lho de estação móvel UE recebe a concessão de agendamento em UL inclu- indo instruções para transmissão de SRS no subquadro tm em enlace des-
cendente, e transmite o PUSCH no subquadro tn+4 para quatro subquadros depois do subquadro tm.
Como uma referência, utilizando-se o subquadro n+1 que é um subquadro anterior subquadro x (na figura, x=3) a partir do subquadro tn+4 para transmitir o PUSCH, o SRS é transmitido no primeiro —subquadro transmissível de SRS incluindo o subquadro de referência fn+1. No exemplo conforme mostrado na figura 5, o subquadro de referência fn+1 é o primeiro subquadro transmissível de SRS.
Além disso, o aparelho de estação móvel UE recebe a concessão de agendamento em UL incluindo instruções para transmissão de SRS no subquadro %fm+4 em enlace des- cendente, e transmite o PUSCH no subquadro ffn+8 para quatro subquadros depois do subquadro fm+4. Como uma referência, utilizando-se um sub- : quadro ttn+5 que é um subquadro anterior 3-subquadro a partir do subqua- : dro fn+8 para transmitir o PUSCH, o SRS é transmitido no primeiro subqua- dro transmissível de SRS do subquadro de referência tn+5. No exemplo “15 conforme mostrado na figura 5, o subquadro de referência ffn+5 não é o pri- . meiro subquadro transmissível de SRS.
O primeiro subquadro transmissível de SRS a partir do subquadro de referência ftn+5 é um subquadro ffn+7, e o
SRS é transmitido no subquadro fn+7. Portanto, aplicando-se a regra para transmitir o SRS no primeiro subquadro transmissível de SRS a partir do subquadro de referência, mes- mo quando as informações de radiodifusão e as informações de controle de RRC forem transmitias em um subquadro anterior para um número prede- terminado de subquadros antes do subquadro para transmitir o PUSCH, é possível evitar uma colisão com o SRS.
Nos métodos de transmissão de sinal de referência de acordo com o primeiro ao quarto aspectos, o subquadro para transmitir o SRS é es- | pecíficado em resposta à concessão de agendamento em UL incluindo ins- truções para transmissão de SRS (por exemplo, no método de transmissão de sinal de referência de acordo com o primeiro aspecto,4 subquadros de- pois) Neste caso, como um método de especificar um subquadro para transmitir o SRS, a informação para especificar o subquadro pode ser incluí- do na concessão de agendamento em UL.
Alternativamente, a informação para especificar o subquadro pode ser definido no aparelho de estação mó- vel UE pelas especificações, de tal modo que o subquadro seja especificado pelas especificações em resposta à recepção da concessão de agendamen- to em UL. No caso de especificar um subquadro para transmitir o SRS em resposta à informação incluída na concessão de agendamento em UL, tam- bém é possível comutar entre os métodos de transmissão de sinal de refe- rência de acordo com o primeiro ao quarto aspectos para aplicação. Ademais, no sistema de LTE, as informações de recurso (nas partes que se seguem do presente documento, referidas como "informações demultiplexação de SRS") para multiplexar os SRSs a partir de uma plurali- dade de aparelhos de estação móvel UE no mesmo símbolo são notificadas ' a cada aparelho de estação móvel UE por sinalização de RRC. Por exemplo, : as informações de multiplexação de SRS incluem informações de posição (Comb: 1 bit) indicando se o subquadro para multiplexar o SRS é um sub- “15 quadro de número ímpar ou um subquadro de número par, um grau de des- . locamento (Deslocamento cíclico: 3 bits) atribuído a cada aparelho de esta- ção móvel UE em multiplexação de código do SRS, largura de banda (2 bits) almejada para multiplexar o SRS, e uma posição de frequência (bit indeter- minado) para multiplexar o SRS.
No método de transmissão de sinal de referência de acordo com a invenção que serve para controlar dinamicamente a temporização de transmissão de SRS, é preferível notificar tais informações de multiplexação de SRS com uma concessão de agendamento em UL (PDCCH). No entanto, no caso de incluir todas as informações de multiplexação de SRS na con- cessão de agendamento em UL para notificação, é concebível que a quanti- dade de informações atribuída à concessão de agendamento em UL aumen- te, e que a eficiência de geração da concessão de agendamento em UL, e similares, se deteriore no aparelho de estação base eNode B. Portanto, no método de transmissão de sinal de referência de acordo com a invenção, as informações de multiplexação de SRS são notificadas utilizando-se tanto sinalização de camada superior (sinalização de RRC) como a concessão de agendamento em UL (PDCCH).
Por exemplo, no método de transmissão de sinal de referência de acordo com a invenção, as informações de posição (Comb: 1 bit) do sub- quadro para multiplexar o SRS e a largura de banda (2 bits) almejada para muiltiplexar o SRS são notificadas pela sinalização de RRC, enquanto o grau de deslocamento (Deslocamento cíclico: 3 bits) atribuído a cada aparelho de estação móvel UE, e a posição de frequência (bit variável) para multiplexar o SRS são notificados com a concessão de agendamento em UL (PDCCH). Neste caso, é possível notificar o aparelho de estação móvel UE das infor- mações de multiplexação de SRS incluídas na concessão de agendamento em UL (PDCCH) mais precoce do que as informações de multiplexação de SRS incluídas na sinalização de RRC, e o aparelho de estação móvel UE é ' capaz de realizar imediatamente um controle utilizando-se as informações . de multiplexação de SRS.
Ademais, as informações de multiplexação de SRS atribuídas à sinalização de RRC e à concessão de agendamento em “15 UL (PDCCH) não são particularmente limitadas, é são capazes de serem
. modificadas conforme apropriado.
Além disso, no caso de notificar as informações de multiplexa- ção de SRS utilizando-se tanto uma sinalização de camada superior como o PDCCH, é preferível notificar as informações de multiplexação de SRS transmitidas no PDCCH utilizando-se outros bits de controle no PDCCH.
Os aspectos de utilizar outros bits de controle incluem tanto sobregravar outros bits de controle com as informações de multiplexação de SRS como utilizar outros bits de controle como as informações de multiplexação de SRS.
Por exemplo, como um exemplo, descreve-se o caso onde a largura de banda (2 bits)ea posição de frequência (bit variável) são notificadas utilizando-se a sinalização de RRC, e instruções para transmissão de SRS, as informações de posição (Comb: 1 bit) do subquadro e o grau de deslocamento (Desloca- mento cíclico: 3 bits) são notificadas utilizando-se o PDCCH.
Nas instruções para transmissão de SRS, é utilizado 1 bit reservado no PDCCH.
As infor- mações de posição (Comb: 1 bit) do subquadro e o grau de deslocamento (Deslocamento cíclico: 3 bits) que são informações de recurso restantes são | sobregravados em outros bits de controle.
Alternativamente, os outros bits de controle são usados.
A figura 6 mostra uma configuração de formato (formato DCI O) de uma concessão de agendamento em UL transmitida no PDCCH. A figura 6A mostra um formato quando as instruções para transmissão de SRS esti- verem DESLIGADAS, e a figura 68B mostra um formato quando as instruções para transmissão de SRS estiverem LIGADAS. Conforme mostrado na figura 6A, no formato DCI 0, o primeiro 1 bit é um indicador para identificar o For- mato DCI 1 ou o Formato DCI O. O segundo bit é um bit de controle indicati- vo da presença ou ausência de salto de frequência em um canal de controle em enlace ascendente. O terceiro ao nono bits são bits de controle para in- formações de atribuição de bloco de recurso indicativas das posições de ç bloco de recurso atribuídas ao usuário. Subsequentes aos bits, os bits de . controle para informações de MCS para os blocos de recurso atribuídos e versão de redundância (RV) são atribuídos, e dispõe-se 1 bit de um identifi- “15 —cador (indicador de dados novos) para distinguir entre os dados novos e os . dados de retransmissão. Além disso, dispõem-se os bits de controle para um comando de controle de potência de transmissão (TPC) do PUSCH e deslo- camento cíclico (CS para DMRS) para um sinal de referência de demodula- ção, e dispõe-se uma solicitação de CQI. Após a solicitação de CQI, adicio- nam-se2 bits como bits de enchimento. O primeiro bit dos bits de enchimen- to é usado para instruções para transmissão de SRS. A transmissão de SRS é DESLIGADA quando o bit de controle for "0", enquanto é LIGADA quando o bit de controle for "1". Conforme mostrado na figura 6B, quando a instrução para transmissão de SRS for LIGADA, "1" é ajustado no primeiro bit dos bits de enchimento. As informações de posição (Comb: 1 bit) do subquadro são sobregravados no bit de controle (segundo bit) indicativo ad presença ou ausência de salto de frequência. Para o grau de deslocamento (Desloca- mento cíclico: 3 bits), utilizam-se os bits de controle do deslocamento cíclico (CS para DMRS) para um sinal de referência de demodulação que são o mesmo número de bits do grau de deslocamento. Em outras palavras, o grau de deslocamento para multiplexação de SRS e o deslocamento cíclico (CS para DMRS) para um sinal de referência de demodulação são ligados e se tornam o mesmo valor de bit. Desta forma, é possível notificar as infor- mações de multiplexação de SRS transmitidas no PDCCH utilizando-se ou- tros bits de controle no PDCCH, e é possível evitar que o número de bits da concessão de agendamento em UL (formato DCI 0) aumente.
Além disso, nos métodos de transmissão de sinal de referência de acordo com o primeiro ao quarto aspectos, o SRS é mutiplexado no últi- mo símbolo do subquadro particular em resposta à concessão de agenda- mento em UL notificada a partir do aparelho de estação base eNode B. Por exemplo, conforme mostrado na figura 7, o SRS é multiplexado no último símbolo do subquadro correspondente. O PUSCH é multiplexado em um bloco de recurso (Nrg) atribuído ao aparelho de estação móvel UE. O DMRS ' (Sinal de Referência de Demodulação) é multiplexado em um terceiro símbo- - lo em cada partição no bloco de recurso (Neg) atribuído ao aparelho de esta- ção móvel UE. Ademais, a figura 7 mostra o subquadro no qual o SRS no “15 método de transmissão de sinal de referência de acordo com o primeiro as- . pecto é multiplexado. No presente documento, descreve-se o método de transmissão de sinal de referência de acordo com o primeiro aspecto como um exemplo, e os métodos de transmissão de sinal de referência de acordo com o segundo ao quarto aspectos também ocorrem da mesma maneira.
No entanto, nos métodos de transmissão de sinal de referência de acordo com o primeiro ao quarto aspectos, visto que um símbolo com permissão para multiplexar o SRS é limitado ao último símbolo de um sub- quadro, e, portanto, por exemplo, quando o aparelho de estação móvel UE for posicionado na extremidade da célula para o qual o aparelho UE perten- ce,tal evento pode ocorrer onde o aparelho de estação móvel UE for des- provido de potência de transmissão e onde o aparelho de estação base e- Node B não for capaz de receber o SRS de modo apropriado. Para suportar esse evento, nos métodos de transmissão de sinal de referência de acordo com o quinto ao oitavo aspectos da invenção, o SRS é multiplexado em uma pluralidade de símbolos diferentes do último símbolo.
No método de transmissão de sinal de referência de acordo com o quinto aspecto da invenção, o SRS é multiplexado sobrepondo-se com o
DMRS do subquadro correspondente. A figura 8 é um diagrama que serve para explicar um símbolo para multiplexar o SRS no método de transmissão de sinal de referência de acordo com o quinto aspecto da invenção. Confor- me mostrado na Figura 8, no quinto método de transmissão de sinal de refe- rência, o SRS é multiplexado no terceiro símbolo de cada uma das partições que constituem o subquadro correspondente, e é transmitido ao aparelho de estação base eNode B simultaneamente ao DMRS. Ademais, é possível a- tualizar a multiplexação do SRS sobreposto com o DMRS, por exemplo, utili- zando-se um código ortogonal ao DMRS, e similares. Portanto, no método de transmissão de sinal de referência de acordo com o quinto aspecto, visto que uma pluralidade de SRSs (2 SRSs) é - multiplexada e transmitida no subquadro especificado pela concessão de . agendamento em UL incluindo instruções para transmissão de SRS, torna- se mais fácil que o aparelho de estação base eNode B receba apropriada- “15 menteo SRS, comparado ao cão de multiplexar o SRS apenas no último - símbolo.
No método de transmissão de sinal de referência de acordo com o sexto aspecto da invenção, o SRS é multiplexado sobrepondo-se com o PUSCH do subquadro correspondente. A figura 9 é um diagrama que serve para explicar um símbolo para multiplexar o SRS no método de transmissão de sinal de referência de acordo com o sexto aspecto da invenção. Confor- me mostrado na figura 9, no sexto método de transmissão de sinal de refe- rência, o SRS é multiplexado em todos os símbolos exceto o terceiro símbo- lo de cada uma das partições que constituem o subquadro correspondente e o últimosímbolo do subquadro correspondente, e é transmitido ao aparelho de estação base eNode B simultaneamente ao PUSCH. Neste caso, é prefe- rível transmitir o SRS com uma potência de transmissão inferior ao PUSCH. Portanto, no método de transmissão de sinal de referência de acordo com o sexto aspecto, visto que uma pluralidade de SRSs (11 SRSs) é multiplexada e transmitida no subquadro especificado pela concessão de agendamento em DL incluindo as instruções para transmissão de SRS, tor- na-se mais fácil que o aparelho de estação base eNodeB receba apropria-
damente o SRS, comparado ao caso de multiplexar o SRS apenas no último símbolo.
Além disso, visto que o SRS é mutiplexado com o PUSCH, torna-se mais difícil exercer o efeito em precisão de medição da qualidade de canal no aparelho de estação base eNode B, comparado ao caso de multiplexar o SRScomobDMRS.
No método de transmissão de sinal de referência de acordo com o sétimo aspecto da invenção, o SRS é multiplexado sobrepondo-se com o DMRS e o PUSCH do subquadro correspondente.
Em outras palavras, este método corresponde a um método de transmissão de sinal de referência ob- tido combinando-se o método de transmissão de sinal de referência de acor- do com o quinto aspecto, e o método de transmissão de sinal de referência 7 de acordo com o sexto aspecto.
A figura 10 é um diagrama que serve para . explicar um símbolo para multiplexar o SRS no método de transmissão de sinal de referência de acordo com o sétimo aspecto da invenção.
Conforme “15 mostrado na figura 10, no sétimo método de transmissão de sinal de refe- . rência, o SRS é multiplexado em todos os símbolos exceto pelo último sim- bolo do subquadro correspondente, e é transmítido ao aparelho de estação base eNode B juntamente com o PUSCH e o DMRS.
Portanto, no método de transmissão de sinal de referência de —acordocom o sétimo aspecto, visto que uma pluralidade de SRSs (13 SRSs) é multiplexada e transmitida no subquadro especificado pela concessão de agendamento em UL incluindo instruções para transmissão de SRS, torna- se mais fácil que o aparelho de estação base eNode B receba apropriada- mente o SRS, comparado ao caso de multiplexar o SRS apenas no último símbolo.
Particularmente, visto que o SRS é multiplexado em todos os sim- bolos exceto o último símbolo do subquadro, é possível tornar ainda mais fácil que o aparelho de estação base eNode B receba os SRS, comparado ao caso de multiplexar o SRS apenas com o PUSCH ou apenas com o D- MRS.
No método de transmissão de sinal de referência de acordo com o oitavo aspecto da invenção, o SRS é multiplexado em um bloco de recurso diferente do bloco de recurso atribuído ao aparelho de estação móvel UE no subquadro correspondente.
A figura 11 é um diagrama que serve para expli- car um símbolo para multiplexar o SRS no método de transmissão de sinal de referência de acordo com o oitavo aspecto da invenção.
Conforme mos- trado na figura 11, no oitavo método de transmissão de sinal de referência, o SRSé multiplexado em todos os símbolos exceto no último símbolo do sub- quadro no bloco de recurso (Nrg') diferente do bloco de recurso (Nrm) atribu- ído ao aparelho de estação móvel UE, e é transmítido ao aparelho de esta- ção base eNode B juntamente com o PUSCH e o DMRS.
Portanto, no método de transmissão de sinal de referência de acordo com o oitavo aspecto, visto que uma pluralidade de SRSs (13 SRSs) é multiplexada e transmitida no subquadro especificado pela concessão de 7 agendamento em DL incluindo instruções para transmissão de SRS, torna- ' se mais fácil que o aparelho de estação base eNode B receba apropriada- mente o SRS, comparado ao caso de multiplexar o SRS apenas no último “15 símbolo.
Além disso, visto que o SRS é multiplexado no bloco de recurso - (Ngs) diferente do bloco de recurso (Nrs) atribuído ao aparelho de estação móvel UE, é possível suprimir a interferência no PUSCH, comparado ao ca- so de multiplexar com o PUSCH.
Ademais, no caso de selecionar dinamicamente símbolos para multiplexar o SRS, também é possível selecionar símbolos para multiplexar o SRS a partir do ponto de vista de precisão de demodulação do sinal de canal de dados (PUSCH) no aparelho de estação base eNode B.
Em geral, no sinal de canal de dados, há uma tendência que a precisão de demodula- ção se deteriore em símbolos nas porções de extremidade de um subqua- dro.
Portanto, é preferível, conforme em uma Modalidade, multiplexar o SRS irrelevante ao sinal de canal de dados em símbolos onde a precisão de de- modulação se deteriora.
Descrevem-se, abaixo, os aspectos para multiplexar o SRS.
Em um método de transmissão de sinal de referência de acordo comum nono aspecto da invenção, o SRS é multiplexado em um símbolo de início do PUSCH no subquadro correspondente.
A figura 17 é um diagrama | que serve para explicar um símbolo para multiplexar o SRS no método de transmissão de sinal de referência de acordo com o nono aspecto da inven- ção. Conforme mostrado na figura 17, no nono método de transmissão de sinal de referência, o SRS é multiplexado no bloco de recurso (Nre) atribuído ao aparelho de estação móvel UE no símbolo de início (0-ésimo símbolo) do —subquadro correspondente, e é transmitido ao aparelho de estação base eNode B juntamente com o PUSCH.
Portanto, no método de transmissão de sinal de referência de acordo com o nono aspecto, o SRS é multiplexado no símbolo de início do PUSCH e transmitido no subquadro especificado pela concessão de agen- damento em UL incluindo instruções para transmissão de SRS. No caso de transmitir o sinal de canal de dados (PUSCH), visto que o SRS é multiplexa- do no símbolo onde a precisão de demodulação tende a se deteriorar, é possível suprimir a deterioração de precisão de demodulação do sinal de ] canal de dados, enquanto utiliza eficientemente os recursos de rádio. “5 Em um método de transmissão de sinal de referência de acordo : com um décimo aspecto da invenção, o SRS é multiplexado por sobreposi- ção com um símbolo de início do PUSCH no subquadro correspondente. A figura 18 é um diagrama que serve para explicar um símbolo para multiple- xar o SRS no método de transmissão de sinal de referência de acordo com o décimo aspecto da invenção. Conforme mostrado na figura 18, no décimo método de transmissão de sinal de referência, o SRS é multiplexado em um bloco de recurso (Nrg") com uma banda larga incluindo o bloco de recurso (Nrs ) atribuído ao aparelho de estação móvel UE no símbolo de início (0- ésimo símbolo) do subquadro correspondente, e é transmitido ao aparelho deestaçãobase eNode B juntamente com o PUSCH.
Portanto, no método de transmissão de sinal de referência de acordo com o décimo aspecto, o SRS é muiltiplexado no símbolo de início do PUSCH e transmitido no subquadro especificado pela concessão de agen- damento em UL incluindo instruções para transmissão de SRS. No caso de transmitir o sinal de canal de dados (PUSCH), as conforme no método de transmissão de sinal de referência de acordo com o nono aspecto, é possí- vel suprimir a deterioração de precisão de demodulação do sinal de canal de dados, enquanto utiliza de modo eficiente os recursos de rádio. Além disso, no método de transmissão de sinal de referência de acordo com o décimo aspecto, é possível medir a qualidade de canal com base no SRS multiple- xado no bloco de recurso (Nrg") com uma banda larga incluindo o bloco de recurso (Nrg) atribuído ao aparelho de estação móvel UE, e, desse modo, é possível aperfeiçoar a precisão da qualidade de canal.
Nos métodos de transmissão de sinal de referência de acordo com o primeiro ao décimo aspectos conforme descrito anteriormente, o apa- relho de estação móvel UE transmite o SRS em resposta a instruções para transmissão de SRS incluídas na concessão de agendamento em UL. No entanto, conforme descrito em um método de transmissão de sinal de refe- rência de acordo com um décimo primeiro aspecto, o aparelho de estação . móvel UE pode transmitir o SRS em resposta a instruções para transmissão de SRS incluídas em uma concessão de agendamento diferente da conces- “15 —sãode agendamento em UL.
- No método de transmissão de sinal de referência de acordo com o décimo primeiro aspecto, proporciona-se uma concessão de agendamento para SRS, e o aparelho de estação móvel UE transmite o SRS em resposta a instruções para transmissão de SRS incluídas na concessão de agenda- —mentoparaSRS.
A figura 19 contém digramas para explicar uma configuração de formato da concessão de agendamento (também referida como uma con- cessão de SRS aperiódica) para o SRS usado no método de transmissão de sinal de referência de acordo com o décimo primeiro aspecto da invenção. A figura 19A ilustra uma configuração de formato da concessão de agenda- mento em UL, e a figura 19B ilustra uma configuração de formato da con- cessão de agendamento for SRS. A concessão de agendamento em UL da figura 19A tem a mesma configuração da concessão de agendamento em UL do caso onde as instruções para transmissão de SRS são DESLIGADAS — conforme mostrado na figura 6A. A concessão de agendamento para SRS conforme mostrado na figura 19B serve para notificar o aparelho de estação móvel UE de informações de agendamento para transmitir o SRS conforme descrito de modo específico abaixo.
Conforme mostrado na figura 19B, o TXBW (TxBandwidth) do 1º e do 2º bits da concessão de agendamento para SRS é uma largura de ban- da de transmissão do SRS.
A posição de frequência do 3º ao 7º bits é uma posição de frequência para transmitir o SRS.
O Comb do 8º bit consiste em informações de posição de um subquadro para transmitir o SRS.
O CS (des- locamento cíclico) do 9º ao 11º bits é um grau de deslocamento do desloca- mento cíclico do SRS.
A BW (Largura de Banda) de Salto do 12º e do 13º bits é uma banda para salto de frequência.
A duração do 14º e do 15º bits é um período de transmissão do SRS.
As informações de recurso supramen- cionadas para transmitir o SRS são notificadas pela sinalização de RRC no " princípio, por causa das restrições da quantidade de informações da con- BR cessão de agendamento em UL, nos métodos de transmissão de informa- ções de referência de acordo com o primeiro ao décimo aspectos.
No méto- “15 do de transmissão de informações de referência de acordo com o décimo : primeiro aspecto, visto que se proporciona a concessão de agendamento para SRS, é possível notificar o aparelho de estação móvel UE das informa- ções de recurso para transmitir o SRS no PDCCH.
Além disso, conforme mostrado na figura 19B, a concessão de agendamento para SRS é capaz de incluir as informações de controle de transmissão (por exemplo, informações de controle de potência de transmis- são estendida (TPC Estendido), temporização de informações de controle de transmissão (TA), descrita mais adiante, etc.) para controlar a transmissão não somente do SRS, mas também do sinal de canal de dados (PUSCH). Ademais, a concessão de agendamento para SRS pode incluir as informa- ções de controle de potência de transmissão estendida (TPC Estendido) ou a temporização de informações de controle de transmissão (TA), descrita mais adiante, ou pode incluir ambas as informações.
O TPC Estendido do 16º ao 19º bits da figura 19B consiste em informações de controle de potência de transmissão estendida para controlar a potência de transmissão do SRS e/ou do sinal de canal de dados (PUSCH) na faixa de controle estendida.
A figura 20 contém diagramas para explicar
25/53 ! as informações de controle de potência de transmissão estendida (TPC Es- tendido). A figura 20A mostra o conteúdo das informações de controle de potência de transmissão (TPC) incluídas na concessão de agendamento em DL da figura 19A. As informações de controle de potência de transmissão (TPC)de?2 bits aumentam e diminuem a potência de transmissão em 4 ní- veis. Entretanto, a figura 20B mostra o conteúdo das informações de contro- le de potência de transmissão estendida (TPC Estendido) incluídas na con- cessão de agendamento para SRS da figura 19B. As informações de contro- le de potência de transmissão estendida (TPC) de 4 bits aumentam e dimi- nuem a potência de transmissão em 16 níveis. De acordo com as informa- ções de controle de potência de transmissão estendida (TPC Estendido), r visto que o número de bits aumenta de 2 bits para 4 bits, é possível controlar potência de transmissão do SRS e/ou do sinal de canal de dados (PUSCH) : em uma faixa de controle mais ampla do que as informações de controle de “15 potência de transmissão (TPC). Ademais, as informações de controle de po- . tência de transmissão estendida (TPC Estendido) não se limitam a 4 bits, e podem ser 3 bits, ou 5 bits ou mais. O TA (Avanço de Temporização) do 20º a 23º bits da figura 19B é a temporização de informações de controle de transmissão para controlar a temporização de transmissão do SRS e/ou do sinal de canal de dados (PUSCH). Ademais, a temporização de informações de controle de trans- missão (TA) é geralmente incluída em uma resposta de RACH transmitida a partir do aparelho de estação base eNode B no momento do acesso inicial de um aparelho de estação móvel UE. A temporização de informações de controle de transmissão (TA) é notificada ao aparelho de estação móvel UE também pela concessão de agendamento para SRS, e, desse modo, é pos- sível evitar a ocorrência de erros de controle de temporização de transmis- são que são causados pelo tempo decorrido desde o acesso inicial.
Um 24º bit da figura 19B é um bit de controle usado nas instru- ções para transmissão de SRS. Na concessão de agendamento para SRS, ajusta-se "1" indicativo de transmissão de solicitação de SRS. Conforme descrito anteriormente, a concessão de agendamento
26/53 | para SRS é capaz de incluir as informações de controle de transmissão para controlar a transmissão não somente do SRS, mas também do sinal de ca- nal de dados (PUSCH), além das informações de recurso para transmitir o SRS.
De acordo com tal concessão de agendamento para SRS, também
—quandoo aparelho de estação móvel UE retomar a transmissão do sinal de canal de dados (PUSCH) após suspendê-la, é possível ajustar adequada- mente a potência de transmissão e a temporização de transmissão do sinal de canal de dados (PUSCH). Reportando-se à figura 21, descreve-se, de modo especifico, um controle de potência de transmissão e um controle de temporização de transmissão do sinal de canal de dados (PUSCH) utilizan- do-se a concessão de agendamento para SRS no aparelho de estação mó-
: vel UE. > A figura 21 é um diagrama que serve para explicar o controle de potência de transmissão e o controle de temporização de transmissão do “15 sinal de canal de dados (PUSCH) utilizando-se a concessão de agendamen- - to (também, referida como uma concessão SRS aperiódica) para o SRS transmitido no método de transmissão de sinal de referência de acordo com o décimo primeiro aspecto.
Conforme mostrado na figura 21, quando existir um sinal de canal de dados (PUSCH) transmitido a partir do aparelho de es-
tação móvel UE em enlace ascendente, o aparelho de estação base eNode B transmite uma concessão de agendamento em UL em enlace descenden- te.
O aparelho de estação móvel UE controla a potência de transmissão do sinal de canal de dados (PUSCH) em enlace ascendente de acordo com o controle de potência de transmissão (TPC) incluído na concessão de agen-
—damento em UL.
Na figura 21, a concessão de agendamento em UL é transmitida ao aparelho de estação móvel UE em subquadros tm a ftm+2 em enlace descendente.
De acordo com o controle de potência de transmis- são (TPC) incluído na concessão de agendamento em UL, o aparelho de estação móvel UE controla a potência de transmissão do sinal de canal de dados (PUSCH) transmitido em subquadros tn a tn+2. Entretanto, quando a transmissão do sinal de canal de dados (PUSCH) transmitido a partir do apa- relho de estação móvel UE em enlace ascendente for suspensa e, então,
retomada, existe um caso onde a potência de transmissão e a temporização de transmissão do sinal de canal de dados (PUSCH) não são adequadamen- te ajustadas.
Portanto, conforme mostrado na figura 21, quando o aparelho de estação móvel UE retomar a transmissão do sinal de canal de dados (PUS- CH), o aparelho de estação base eNode B transmite a concessão de agen- damento para SRS ao aparelho de estação móvel UE, em resposta a uma Solicitação de Agendamento (não mostrada) recebida a partir do aparelho de estação móvel UE. De acordo com as informações de controle de transmis- são estendido (TPC Estendido) e as informações de temporização de trans- missão (TA) incluídas na concessão de agendamento para SRS, o aparelho ' de estação móvel UE controla a potência de transmissão e a temporização ' de transmissão do sinal de canal de dados (PUSCH) em enlace ascendente. Na figura 21, a concessão de agendamento para SRS é transmitida ao apa- “15 —relho de estação móvel UE em um subquadro fm+s em enlace descenden- - te. De acordo com as informações de controle de transmissão estendido (TPC Estendido) e as informações de temporização de transmissão (TA) incluídas na concessão de agendamento para SRS, o aparelho de estação móvel UE controla a potência de transmissão e a temporização de transmis- sãodo sinal de canal de dados (PUSCH) dos quais a transmissão é retoma- da em um subquadro itn+s+3. No presente documento, as informações de controle de transmissão estendido (TPC Estendido) e as informações de temporização de transmissão (TA) são ajustadas em valores adequados pe- lo SRS que é transmitido periodicamente ou em resposta às instruções para transmissão de SRS após suspender a transmissão do sinal de canal de da- dos (PUSCH). Além disso, nas informações de controle de transmissão es- tendido (TPC Estendido), a faixa de controle de potência de transmissão é aumentada. Consequentemente, conforme mostrado na figura 21, também quando o aparelho de estação móvel UE retomar a transmissão do sinal de — canal de dados (PUSCH) após suspendê-la, o aparelho de estação móvel UE é capaz de ajustar adequadamente a potência de transmissão e a tem- porização de transmissão. Ademais, visto que as instruções para transmis-
são de SRS estão incluídas na concessão de agendamento para SRS transmitida no subquadro ffm+s em enlace descendente, o aparelho de es- tação móvel UE transmite o SRS em um subquadro tftn+s em enlace ascen- dente, Descreve-se, abaixo, de modo específico, uma Modalidade da invenção com referência aos desenhos em anexo. No presente documento, descreve-se o caso de utilizar o aparelho de estação base e o aparelho de estação móvel que suportam um sistema de esquema de LTE-A (sistema de LTE-A).
Reportando-se à figura 12, descreve-se um sistema de comuni- cação móvel 1 tendo aparelhos de estação móvel (UEs) 10 e um aparelho ' de estação base (eNode B) 20 de acordo com uma Modalidade da invenção. BR A figura 12 é um diagrama que serve para explicar uma configuração do sis- tema de comunicação móvel 1 tendo aparelhos de estação móvel 10 e um “15 aparelho de estação base 20 de acordo com uma Modalidade da invenção. - Ademais, o sistema de comunicação móvel 1 conforme mostrado na figura 12 é um sistema que inclui, por exemplo, o sistema de LTE ou SUPER 36. Além disso, o sistema de comunicação móvel 1 pode ser denominado como IMT-Avançado ou pode ser denominado como 4G.
Conforme mostrado na figura 12, o sistema de comunicação móvel 1 inclui o aparelho de estação base 20 e uma pluralidade de apare- lhos de estação móvel 10 (101, 102, 103,...,10,,, n é um número inteiro onde n>0) que se comunica com o aparelho de estação base 20. O aparelho de estação base 20 é conectado a um aparelho de estação superior 30, e o a- —parelho de estação superior 30 é conectado a uma rede de núcleo 40. O a- parelho de estação móvel 10 se comunica com o aparelho de estação base 20 em uma célula 50. Ademais, por exemplo, o aparelho de estação superior inclui um aparelho de porta de acesso, um controlador de rede de rádio (RNC), uma entidade de gerenciamento de mobilidade (DIME), etc., porém, 30 nãoselimitaaestes.
Cada um dos aparelhos de estação móvel 10 (101, 102, 103,...,10,) tem a mesma configuração, função e estado, e é descrito como
29/53 | um aparelho de estação móvel 10 exceto onde especificado em contrário na descrição a seguir. Além disso, por móvitos de conveniência de descrição, a mesma é dada enquanto se supõe que o equipamento que realiza a comuni- cação via rádio com o aparelho de estação base 20 seja o aparelho de esta- çãomóveli0,e, mais genericamente, o equipamento pode ser um equipa- mento de usuário (UE) que incluindo os aparelhos de estação móvel e os aparelhos de terminal fixo.
No sistema de comunicação móvel 1, como um esquema de a- cesso via rádio, aplica-se OFDMA (Acesso Múltiplo por Divisão de Frequên- cia Ortogonal) em enlace descendente, enquanto aplica-se SC-FDMA (A- cesso Múltiplo por Divisão de Frequência de Portadora Única) ou OFDM dis- r perso em DFT agrupado em enlace ascendente. OFDMA é um esquema de : transmissão de múltiplas portadoras que serve para dividir uma banda de frequência em uma pluralidade de bandas de frequência estreitas (subporta- “15 doras),e mapear dados a cada subportadora para realizar comunicação.
- SC-FDMA é um esquema de transmissão de portadora única que serve para dividir a banda de sistema em bandas compostas por um bloco de recursos único ou consecutivo para cada terminal de tal modo que uma pluralidade de terminais use bandas mutuamente diferentes, e, desse modo, reduzindo a interferência entre os terminais. OFDM disperso em DFT agrupado é um es- quema que serve para atribuir um grupo (grupamento) de subportadoras a- grupadas não contínuas em um único UE de estação móvel, aplicar um OFDM disperso em DFT a cada grupamento, e, desse modo, obter acessos múltiplos em enlace ascendente.
No presente documento, descrevem-se canais de comunicação no sistema de LTE. Em enlace descendente, utiliza-se o PDSCH comparti- lhado entre os aparelhos de estação móvel 10, e os canais de controle L1/L2 em enlace descendente (PDCCH, PCFICH e PHICH). No PDSCH, transmi- tem-se dados de usuário, isto é, sinais de dados normais. Os dados de transmissão estão incluídos nos dados de usuário. Ademais, a concessão de agendamento em UL que inclui o bit de identificação de transmissão confor- me descrito anteriormente é notificada ao aparelho de estação móvel 10 no canal de controle L1/L2 (PDCCH).
Em enlace ascendente, utiliza-se o PUSCH compartilhado entre os aparelhos de estação móvel 10, e o PUCCH que é um canal de controle em enlace ascendente. Os dados de usuário são transmitidos no PUSCH.
Entretanto, no PUCCH, transmitem-se as informações de qualidade de rádio (CQ!I: Indicador de Qualidade de Canal) em enlace descendente, etc.
Reportando-se à figura 13, descreve-se toda a configuração do aparelho de estação móvel 10 de acordo com esta Modalidade. O terminal de LTE e o terminal de LTE-A têm a mesma configuração de parte do princí- piode hardware, e não serão distinguidos na descrição. O aparelho de esta- ção móvel 10 é dotado de uma antena de transmissão/recepção 11, uma ' seção de amplificação 12, uma seção de transmissão/recepção 13, uma se- . ção de processamento de sinal de banda básica 14, e uma seção de aplica- ção 15. A seção de recepção é composto pela antena de transmis- “15 —são/recepção 11, pela seção de amplificação 12, pela seção de transmis- - são/recepção 13, e por uma parte da seção de processamento de sinal de banda básica 14.
Em relação aos dados em enlace descendente, um sinal de ra- diofrequência recebido na antena de transmissão/recepção 11 é amplificado 20 naseçãode amplificação 12, submetido à conversão de frequência na seção de transmissão/recepção 13, e convertido em um sinal de banda básica. o sinal de banda básica é submetido a um processamento de FFT, decodifica- ção de correção de erros, processamento de recepção de controle de re- transmissão, etc. na seção de processamento de sinal de banda básica 14. 25 Dentre os dados em enlace descendente, os dados de usuário em enlace descendente são transferidos à seção de aplicação 15. A seção de aplicação realiza um processamento referente às camadas maiores que a camada física e a camada de MAC e similares. Além disso, dentre os dados em en- lace descendente, as informações de radiodifusão também são transferidas paraaseção de aplicação 15. Entretanto, a seção de aplicação 15 insere dados de usuário em enlace ascendente à seção de processamento de sinal de banda básica 14.
A seção de processamento de sinal de banda básica 14 realiza um proces- samento de transmissão de controle de retransmissão (H-ARQ (ARQ Híbri- do)), codificação de canal, processamento de DFT, processamento de IFFT, etc. nos dados para transferir à seção de transmissão/recepção 13. A seção de transmissão/recepção 13 realiza um processamento de conversão de frequência que serve para converter o sinal de banda básica emitido a partir da seção de processamento de sinal de banda básica 14 em um sinal com uma banda de radiofrequência, e, então, o sinal é amplificado na seção de amplificação 12, e transmitido a partir da antena de transmissão/recepção
11.
Reportando-se à figura 14, descreve-se a seguir toda a configu- ' ração do aparelho de estação base 20 de acordo com esta Modalidade. O . aparelho de estação base 20 é dotado de uma antena de transmis- são/recepção 21, uma seção de amplificação 22, uma seção de transmis- “15 —são/recepção 23, uma seção de processamento de sinal de banda básica . 24, uma seção de processamento de chamada 25, e uma interface de traje- tória de transmissão 26. A seção de transmissão é composta pela antena de transmissão/recepção 21, pela seção de amplificação 22, pela seção de transmissão/recepção 23, e por uma parte da seção de processamento de sinalde banda básica 24.
Os dados de usuário transmitidos a partir do aparelho de esta- ção base 20 até o aparelho de estação móvel 10 em enlace descendente são inseridos à seção de processamento de sinal de banda básica 24 atra- vês da interface de trajetória de transmissão 26 a partir do aparelho de esta- ção superior 30 posicionado superior ao aparelho de estação base 20.
A seção de processamento de sinal de banda básica 24 realiza um processamento de camada de PDCP, uma segmentação e concatena- ção de dados de usuário, um processamento de transmissão de camada de RLC (Controle de Link de Rádio), tal como um processamento de transmis- são de controle de retransmissão RLC, um controle de retransmissão MAC (Controle de Acesso Médio), por exemplo, um processamento de transmis- são de HARQ (Solicitação de Repetição Automática Híbrida), agendamento,
seleção de formato de transmissão, codificação de canal, processamento de Transformada Rápida Inversa de Fourier (IFFT) e processamento de pré- codificação nos dados. Além disso, em relação aos sinais do Canal de Con- trole em Enlace Descendente Físico que consiste em um canal de controle em enlace descendente, realiza-se um processamento de transmissão, tal como uma codificação de canal e uma Transformada Rápida Inversa de Fourier, e o resultado é transferido para a seção de transmissão/recepção
23. A seção de transmissão/recepção 23 realiza um processamento de conversão de frequência que serve para converter o sinal de banda bási- ca emitido a partir da seção de processamento de sinal de banda básica 24 7 em um sinal com uma banda de radiofrequência, e, então, o sinal é amplifi- > cado na seção de amplificação 22 e transmítido a partir da antena de trans- missão/recepção 21. "5 Entretanto, em relação aos sinais transmítidos a partir do apare- - lho de estação móvel 10 até o aparelho de estação base 20 em enlace as- cendente, um sinal de radiofrequência recebido na antena de transmis- são/recepção 21 é amplificado na seção de amplificação 22. Então, o sinal é submetido à conversão de frequência na seção de transmissão/recepção 23, convertido, desse modo, em um sinal de banda básica, e é inserido à seção de processamento de sinal de banda básica 24.
A seção de processamento de sinal de banda básica 24 realiza um processamento de FFT, um processamento de IDFT, uma decodificação de correção de erros, um processamento de recepção de controle de re- transmissão MAC, e um processamento de recepção de camada de RLC e camada de PDCP nos dados de usuário incluídos no sinal de banda básica de entrada, e transfere o resultado para o aparelho de estação superior 30 através da interface de trajetória de transmissão 26. A seção de processamento de chamada 25 realiza um proces- —samento de chamada, tal como ajustar e liberar o canal de comunicação, gerenciamento de status do aparelho de estação base 20, e gerenciamento de recursos de rádio.
33/53 | A figura 15 é um diagrama de blocos funcional da seção de pro- cessamento de sinal de banda básica 14 que o aparelho de estação móvel 10 tem de acordo com esta Modalidade. Ademais, por motivos de conveni- ência em descrição, na seção de processamento de sinal de banda básica 14 conforme mostrado na figura 15, mostra-se apenas a configuração rela- cionada aos métodos de transmissão de sinal de referência de acordo com a invenção, porém, supõe-se que a seção 14 seja dotada de uma configuração proporcionada em uma seção de processamento de banda básica normal.
Além disso, na descrição a seguir, supõe-se que o "SRS Dinâmico" se refira aum SRS do qual a temporização de transmissão é controlada dinamica- mente pelo método de transmissão de sinal de referência de acordo com a ' invenção, e que o "SRS semiestático" se refira a um SRS (isto é, o SRS no - sistema de LTE) que é periodicamente transmitido sem que seja dinamica- mente controlado.
"15 Uma concessão de agendamento em enlace ascendente trans- - mitida a partir do aparelho de estação base em enlace descendente é inseri- da em uma seção de demodulação/decodificação de concessão de agen- damento 140, e é demodulada e decodificada. Então, o resultado de demo- dulação/decodificação da concessão de agendamento em enlace ascenden- teé emitido a uma seção de geração de sinal de canal de dados 146 e a uma seção de mapeamento de PUSCH 148, descrita posteriormente. Ade- mais, a concessão de agendamento em UL inclui informações de atribuição de bloco de recurso em enlace ascendente, ID do aparelho de estação mó- vel 10, tamanho de dados, esquema de modulação, informações de potência —detransmissão em enlace ascendente, e informações de DMRS. No método de transmissão de sinal de referência de acordo com o quarto aspecto da invenção, a concessão de agendamento em UL da configuração de formato conforme mostrado na figura 6A ou 6B é decodificada. Neste ponto, uma interpretação de uma parte de bits de controle é comutada, baseada em se as instruções para transmissão de SRS são "0" (DESLIGADAS) ou "1" (LI- GADAS). Quando as instruções para transmissão de SRS forem "0" (DES- LIGADAS), os bits de controle são identificados na mesma interpretação como em LTE.
Entretanto, quando as instruções para transmissão de SRS forem "1" (LIGADAS), os bits de controle indicativos de um grau de deslo- camento de DMRS em LTE são interpretados como bits de controle indicati- vos de um grau de deslocamento (Deslocamento cíclico: 3 bits) de SRS. i Como resultado da demodulação e decodificação da concessão de agendamento em UL, quando a concessão de agendamento em UL inclu- ir instruções para transmissão de SRS Dinâmico, o resultado PE notificado a uma seção de geração de sinal de SRS Dinâmico 141. Ademais, a presença ou ausência de instruções para transmissão de SRS Dinâmico é determina- da pela presença ou ausência do bit de identificação de transmissão supra- mencionado.
Além disso, quando a concessão de agendamento em UL in- ? cluir informações de multiplexação de SRS, as informações de multiplexação . de SRS são emitidas a uma seção de mapeamento de SRS Dinâmico 142. Ademais, quando as informações de multiplexação de SRS forem notificadas “15 pela sinalização de RRC, as informações de multiplexação de SRS também - são emitidas à seção de mapeamento de SRS Dinâmico 142. No método de transmissão de sinal de referência de acordo com o quarto aspecto da in- venção, as informações de subquadro transmissível de SRS são submeti- das, de antemão, a uma sinalização de RRC, e são fornecidas à seção de “mapeamento de SRS Dinâmico 142. Entretanto, no caso de receber uma concessão de agendamento em UL sem incluir instruções para transmissão de SRS Dinâmico, isto é, uma concessão de agendamento em UL no sistema de LTE, o resultado é notificado a uma seção de geração de sinal de SRS semiestático 143. Além disso, quando as informações de multiplexação de SRS forem notificadas pela sinalização de RRC, as informações de multiplexação de SRS são emi- tidas à seção de mapeamento de SRS semiestático 144. A seção de geração de sinal de SRS Dinâmico 141 gera o SRS Dinâmico em resposta às instruções para transmissão incluídas na conces- são de agendamento em UL.
A seção de mapeamento de SRS Dinâmico 142 mapeia o SRS Dinâmico gerado na seção de geração de sinal de SRS Dinâmico 141 aos recursos de rádio, com base nas informações de multiple-
35/53 | xação de SRS notificadas pela concessão de agendamento em DL, ou in- formações de multiplexação de SRS notificadas pela sinalização de RRC. À seção de mapeamento de SRS Dinâmico 142 constitui a seção de multiple- xação. O SRS Dinâmico é multiplexado em um símbolo predeterminado sendo mapeado aos recursos de rádio pela seção de mapeamento de SRS Dinâmico 142. Então, o SRS Dinâmico mapeado aos recursos de rádio é emitido a uma seção de Transformada Rápida Inversa de Fourier (IFFT) 145.
Por exemplo, quando o SRS Dinâmico for gerado de acordo com o método de transmissão de sinal de referência de acordo com o primeiro aspecto, o SRS Dinâmico é multiplexado no último símbolo do mesmo sub- quadro como o PUSCH que a concessão de agendamento em UL incluindo , instruções para transmissão instrui a transmitir. Além disso, quando o SRS . Dinâmico for gerado de acordo com o método de transmissão de sinal de referência de acordo com o segundo aspecto, o SRS Dinâmico é multiplexa- "15 dono último símbolo de um subquadro imediatamente antes do subquadro . do PUSCH que a concessão de agendamento em UL incluindo instruções para transmissão instrui a transmitir. Além disso, quando o SRS Dinâmico for gerado de acordo com o método de transmissão de sinal de referência de acordo com o terceiro aspecto, o SRS Dinâmico é multiplexado no último símbolo de um subquadro anterior pelo número predeterminado de subqua- dros antes do subquadro do PUSCH que a concessão de agendamento em UL incluindo instruções para transmissão instrui a transmitir. Ainda adicio- nalmente, quando o SRS Dinâmico for gerado de acordo com o método de transmissão de sinal de referência de acordo com o quarto aspecto, com referência a um subquadro anterior (ou posterior) pelo número predetermi- nado de subquadros antes (ou após) o subquadro do PUSCH que a conces- são de agendamento em UL incluindo instruções para transmissão instrui a transmitir, o SRS Dinâmico é multiplexado no último símbolo de um primeiro subquadro transmissível de SRS a partir do subquadro de referência. Os —subquadros transmissíveis de SRS são submetidos, de antemão, à sinaliza- ção de RRC. Além disso, quando o SRS Dinâmico for gerado de acordo com o método de transmissão de sinal de referência de acordo com o quinto as- pecto, o SRS Dinâmico é multiplexado por sobreposição com o DMRS do subquadro correspondente. Além disso, quando o SRS Dinâmico for gerado de acordo com o método de transmissão de sinal de referência de acordo | como sexto aspecto, o SRS Dinâmico é multiplexado por sobreposição com o PUSCH do subquadro correspondente. Ainda adicionalmente, quando o SRS Dinâmico for gerado de acordo com o método de transmissão de sinal de referência de acordo com o sétimo aspecto, o SRS Dinâmico é multiple- xado por sobreposição com o PUSCH e no DMRS do subquadro correspon- dente. Ademais, quando o RS Dinâmico for gerado de acordo com o método de transmissão de sinal de referência de acordo com o oitavo aspecto, o F SRS Dinâmico é multiplexado em um bloco de recurso diferente do bloco de - recurso atribuído ao aparelho de estação móvel 10 no subquadro correspon- dente. Além disso, quando o SRS Dinâmico for gerado de acordo com o mé- “15 todode transmissão de sinal de referência de acordo com o nono aspecto, o . SRS Dinâmico é multiplexado em um símbolo de início do PUSCH no sub- quadro correspondente. Além disso, quando o SRS Dinâmico é gerado de acordo com o método de transmissão de sinal de referência de acordo com o décimo aspecto, o SRS Dinâmico é multiplexado por sobreposição com um símbolo de início do PUSCH no correspondente subquadro. A seção de geração de sinal de SRS semiestático 143 gera um SRS semiestático em resposta à concessão de agendamento em UL. A se- ção de mapeamento de SRS semiestático 144 mapeia o SRS semiestático com base nas informações de multiplexação de SRS notificadas pela sinali- zaçãode RRC. Neste caso, o SRS semiestático é mapeado a um último símbolo de um ultimo subquadro por 4 subquadros após receber a notifica- ção da concessão de agendamento em UL. Então, o SRS semiestático ma- peado aos recursos de rádio é emitido à seção de Transformada Rápida In- versa de Fourier (IFFT) 145. Entretanto, os dados de transmissão indicados a partir da cama- da superior são inseridos à seção de geração de sinal de canal de dados
146. A seção de geração de sinal de canal de dados 146 gera um sinal de canal de dados (PUSCH) em enlace ascendente com base nas informações incluídas na concessão de agendamento em enlace ascendente.
O sinal de canal de dados é submetido à codificação de canal em uma seção de codifi- cação/modulação de canal, não mostrada, e é emitido a uma seção de Transformada Discreta de Fourier (DFT) 147. Então, o sinal é submetido a uma transformada discreta de Fourier na seção de DFT 147, transformado, assim, no sinal no domínio de frequência a partir do sinal de série de tempo, e é emitido à seção de mapeamento de PUSCH 148. A seção de mapeamento de PUSCH 148 realiza um mapeamen- tono sinal de canal de dados (PUSCH) com base no bloco de recurso infor- mações de atribuição incluído na concessão de agendamento em enlace A ascendente.
Então, o sinal de canal de dados (PUSCH) mapeado é emitido . à seção de Transformada Rápida Inversa de Fourier (IFFT) 145. Na seção de IFFT 145, em relação ao sinal de canal de dados a “15 —partirda seção de mapeamento de PUSCH 1481 e o SRS semiestático a . partir da seção de mapeamento de SRS semiestático 144 ou o SRS Dinâmi- co a partir da seção de mapeamento de SRS Dinâmico 142, os sinais são submetidos a uma transformada rápida inversa de Fourier, transformados, assim, no sinal de série de tempo a partir dos sinais no domínio de frequên- cia, esão emitidos a uma seção de adição de prefixo cíclico 149. A seção de adição de prefixo cíclico 149 adiciona um prefixo cíclico ao sinal de trans- missão de série de tempo.
O sinal de transmissão dotado de um prefixo ci- clico é emitido à seção de transmissão/recepção 13. O sinal de transmissão inserido à seção de transmissão/recepção 13 é transmítido ao aparelho de estação base 20 em enlace ascendente através da seção de amplificação 12 e da antena de transmissão/recepção 11. Portanto, no aparelho de estação móvel 10 de acordo com esta Modalidade, visto que o SRS Dinâmico é multiplexado em um subquadro particular em resposta a uma concessão de agendamento em UL incluindo instruções para transmissão de SRS Dinâmico, é possível controlar dinami- camente um subquadro para multiplexar o SRS Dinâmico, e, portanto, con- forme comparado ao caso de multiplexar o SRS periodicamente independen-
temente da presença ou ausência do PUSCH, é possível usar eficientemen- | te os recursos de rádio usados na transmissão de SRS Dinâmico. A figura 16 é um diagrama de blocos funcional da seção de pro- cessamento de sinal de banda básica 24 que o aparelho de estação base 20 tem de acordo com esta Modalidade. Ademais, por motivos de conveniência de descrição, na seção de processamento de sinal de banda básica 24 con- forme mostrado na figura 16, mostra-se somente a configuração relacionada aos métodos de transmissão de sinal de referência de acordo com a inven- ção, porém, supõe-se que a seção 24 seja dotada de uma configuração pro- —porcionada em uma seção de processamento de banda básica normal. Em um sinal de recepção inserido à seção de processamento de 7 sinal de banda básica 24, um prefixo cíclico adicionado ao sinal de recepção . é removido em uma seção de remoção de CP 240, e o sinal é submetido a uma transformada de Fourier em uma seção de transformada rápida de Fou- rier (FFT) 241, e é transformado no sinal no domínio de frequência. Dentre - os sinais de recepção transformados nos sinais no domínio de frequência, o sinal de recepção referente ao PUSCH é emitido a uma seção de demape- amento de PUSCH 242, e é demapeado no domínio de frequência na seção de demapeamento de PUSCH 242.
O sinal de recepção demapeado na seção de demapeamento de PUSCH 242 é emitido a uma seção de transformada discreta inversa de Fourier (IDFT) 245. A seção de transformada discreta inversa de Fourier (IDFT) 245 realiza um processamento de transformada discreta inversa de Fourier no sinal de recepção, e restaura o sinal no domínio de frequência ao sinal no domínio de tempo. Então, o sinal de recepção que é o sinal no do- miínio de tempo é demodulado e decodificado em uma seção de demodula- ção/decodificação de canal de dados 246, com base no formato de trans- missão (taxa de codificação, esquema de modulação), e os dados de repro- dução são reproduzidos.
Entretanto, dentre os sinais de recepção transformados nas in- formações no domínio de frequência na seção de transformada rápida de Fourier 241, o sinal de recepção referente ao SRS semiestático é emitido a
39/53 | uma seção de demapeamento de SRS semiestático 243, e o sinal de recep- ção referente ao SRS Dinâmico é emitido a uma seção de demapeamento de SRS Dinâmico 244. Neste caso, o sinal de recepção referente ao SRS semiestático é recebido quando o aparelho de estação móvel 10 for um ter- —minaldeLTE. Entretanto, o sinal de recepção referente ao SRS Dinâmico é recebido quando o aparelho de estação móvel 10 é um terminal de LTE-A ao qual se aplica o método de transmissão de sinal de referência de acordo com a invenção.
O sinal de recepção referente ao SRS semiestático é demapea- dono domínio de frequência na seção de demapeamento de SRS semiestá- tico 243, e é emitido a uma seção de medição de qualidade de canal em en- : lace ascendente 247. De modo similar, o sinal de recepção referente ao SRS .: Dinâmico é demapeado no domínio de frequência na seção de demapea- mento de SRS Dinâmico 244. No método de transmissão de sinal de refe- "15 rência de acordo com o quarto aspecto da invenção, as informações de sub- - quadro transmissível de SRS são proporcionadas à seção de demapeamen- to de SRS Dinâmico 244, e o SRS que foi multiplexado no subquadro trans- missível de SRS é demapeado. O SRS demapeado é emitido à seção de medição de qualidade de canal em enlace ascendente 247. A seção de me- dição de qualidade de canal em enlace ascendente 247 mede a qualidade de canal em enlace ascendente com base no sinal de recepção referente ao SRS semiestático ou SRS Dinâmico demapeado no domínio de frequência. As informações de qualidade de canal medidas são emitidas a um programador em enlace ascendente 248. O programador em enlace as- —cendente 248 realiza um agendamento para o aparelho de estação móvel 10 transmitir um PUSCH, com base nas informações de qualidade de canal. As informações de agendamento determinadas no programador em enlace as- cendente 248 são emitidas a uma seção de geração de sinal de concessão de agendamento 249.
Por exemplo, quando o SRS Dinâmico for transmitido a partir do aparelho de estação móvel 10 de acordo com o método de transmissão de sinal de referência de acordo com o primeiro ou segundo aspecto, a seção de medição de qualidade de canal em enlace ascendente 247 mede a quali- dade de canal com base no SRS Dinâmico multiplexado sucessivamente (subsequente/antes do) ao PUSCH, e com base no resultado de medição, o programador em enlace ascendente 248 realiza o agendamento. Portanto, é possível medir a qualidade de canal em uma temporização na qual o PUS- CH é realmente transmitido, e, desse modo, é possível realizar um agenda- | mento enquanto reflete o estado de canal real. Além disso, quando o SRS Dinâmico for transmítido a partir do aparelho de estação móvel 10 de acordo com o método de transmissão de sinal de referência de acordo com o terceiro aspecto,a seção de medição de qualidade de canal em enlace ascendente 247 mede a qualidade de canal É com base no SRS Dinâmico multiplexado antes do PUSCH, e com base no ' resultado de medição, o programador em enlace ascendente 248 realiza um agendamento. Portanto, é possível medir a qualidade de canal em uma tem- "15 —porização que se aproxima da temporização na qual o PUSCH é realmente . transmitido, enquanto reflete o conteúdo de agendamento em uma conces- são de agendamento em UL subsequente incluindo instruções para trans- missão. Ademais, quando o SRS Dinâmico for transmitido a partir do apare- lho de estação móvel 10 de acordo com o método de transmissão de sinal dereferência de acordo com o quarto aspecto, visto que o SRS é transmitido somente em um subquadro limitado de antemão que não colide com as in- formações de radiodifusão, as informações de controle de RRC e similares, é possível evitar confiavelmente que o SRS se colida com as informações de radiodifusão, informações de controle de RRC e similares.
Além disso, quando o SRS Dinâmico for transmítido a partir do aparelho de estação móvel 10 de acordo com o método de transmissão de sinal de referência de acordo com o quinto ao oitavo aspectos, a seção de medição de qualidade de canal em enlace ascendente 247 mede a qualida- de de canal com base no SRS Dinâmico multiplexado em uma pluralidade de símbolos, e com base no resultado de medição, o programador em enla- ce ascendente 248 realiza um agendamento. Portanto, conforme comparado ao caso de multiplexar o SRS somente no último símbolo, o aparelho de es-
tação base 20 é capaz de receber apropriadamente o SRS Dinâmico, e é capaz de realizar adequadamente um agendamento com base no SRS Di- nâmico. Ainda adicionalmente, quando o SRS Dinâmico for transmitido a — partirdo aparelho de estação móvel 10 de acordo com o método de trans- missão de sinal de referência de acordo com o nono ou décimo aspecto, a seção de medição de qualidade de canal em enlace ascendente 247 mede a qualidade de canal com base no SRS Dinâmico multiplexado em um símbolo no qual a precisão de demodulação pode se deteriorar quando um sinal de canalde dados for transmitido, e com base no resultado de medição, o pro- gramador em enlace ascendente 248 realiza um agendamento. Portanto, é : possível usar de modo eficiente os recursos de rádio enquanto suprime a - deterioração de precisão de demodulação do sinal de canal de dados. Parti- cularmente, quando o SRS Dinâmico for transmitido a partir do aparelho de “15 estação móvel 10 de acordo com o método de transmissão de sinal de refe- - rência de acordo com o décimo aspecto, visto que é possível medir a quali- dade de canal com base no SRS multiplexado no bloco de recurso (Nrg") com uma banda larga incluindo o bloco de recurso (Nm) atribuído ao apare- lho de estação móvel 10, é possível aperfeiçoar a precisão de medição da qualidade de canal.
A seção de geração de sinal de concessão de agendamento 249 constitui a seção de geração, e com base nas informações de agendamento input a partir do programador em enlace ascendente 248, gera um sinal de concessão de agendamento em UL incluindo instruções (bit de identificação de transmissão) para transmissão de SRS Dinâmico. Entretanto, quando o aparelho de estação móvel 10 for um terminal que suporta o sistema de LTE, a seção de geração de sinal de concessão de agendamento 249 gera um sinal de concessão de agendamento em UL que não inclui instruções (bit de identificação de transmissão) para transmissão de SRS Dinâmico. Além dis- so,aseção de geração de sinal de concessão de agendamento 249 é capaz de incluir uma parte das informações de multiplexação de SRS no sinal de concessão de agendamento em UL. No método de transmissão de sinal de
42/53 | referência de acordo com o quarto aspecto da invenção, a seção 249 gera uma concessão de agendamento em UL indicada pelo formato conforme mostrado na figura 6A ou 6B. O sinal de concessão de agendamento em UL gerado na seção de geração de sinal de concessão de agendamento 249 é transmitido ao aparelho de estação móvel 10 em enlace descendente atra- vés da seção de transmissão/recepção 23, da seção de amplificação 22 e da antena de transmissão/recepção 21. Ademais, a seção de transmissão são compreendidos pela seção de transmissão/recepção 23, pela seção de am- plificação 22 e pela antena de transmissão/recepção 21.
Portanto, no aparelho de estação base 20 de acordo com esta Modalidade, visto que uma concessão de agendamento em UL incluindo " instruções para transmissão de SRS Dinâmico é transmitida ao aparelho de BR estação móvel 10, é possível proporcionar instruções para transmissão de SRS Dinâmico pela concessão de agendamento em UL, desse modo, é pos- “15 —sível controlar dinamicamente um subquadro para multiplexar o SRS Dinâ- - mico, e, portanto, é possível usar eficientemente os recursos de rádio usa- dos na transmissão de SRS.
Além disso, o aparelho de estação base mede a qualidade de canal com base no SRS Dinâmico multiplexado em um subquadro particular em resposta à concessão de agendamento em UL incluindo instruções para transmissão, realiza um agendamento para transmissão de PUSCH no apa- relho de estação móvel 10, desse modo, é capaz de medir a qualidade de canal em uma temporização na qual o PUSCH é realmente transmitido ou em uma temporização próxima à temporização, e, portanto, é capaz de rea- lizarum agendamento enquanto reflete o estado de canal real.
Além disso, quando o SRS Dinâmico for multiplexado em uma pluralidade de símbolos em um subquadro particular, conforme comparado ao caso de multiplexar o SRS somente no último símbolo, o aparelho de es- tação base 20 é capaz de receber apropriadamente o SRS Dinâmico, e é capaz de realizar um agendamento de alta precisão associada à qualidade de canal com base no SRS Dinâmico.
Descreve-se a seguir uma modificação da Modalidade da inven-
ção voltada para a diferença da Modalidade supramencionada. Esta modifi- | cação é relacionada ao controle de potência de transmissão e ao controle de ! temporização de transmissão do sinal de canal de dados (PUSCH) utilizan- do-se a concessão de agendamento para SRS transmitido no método de transmissão de sinal de referência de acordo com o décimo primeiro aspec- to. Ademais, nesta modificação, supõe-se que "SRS aperiódico" se refira a um SRS do qual a temporização de transmissão é controlada dinamicamen- te, e que "SRS periódico" se refira a um SRS que seja periodicamente transmitido sem ser dinamicamente controlado. O "SRS Aperiódico" pode ser igual ao "SRS Dinâmico" da Modalidade supramencionada, e o "SRS Periódico" pode ser igual ao "SRS semiestático" da Modalidade supramen- ' cionada. Além disso, nesta modificação, supõe-se que a "concessão de SRS .: Aperiódico" se refira a uma concessão de agendamento para SRS que é transmitida no método de transmissão de sinal de referência de acordo com odécimo primeiro aspecto. . A figura 22 é um diagrama de blocos funcional da seção de pro- cessamento de sinal de banda básica 14 que o aparelho de estação móvel 10 tem de acordo com a modificação. Ademais, por motivos de conveniência de descrição, na seção de processamento de sinal de banda básica 14 con- forme mostrado na figura 22, mostra-se somente a configuração relacionada ao método de transmissão de sinal de referência de acordo com o décimo primeiro aspecto da invenção, porém, supõe-se que a seção 14 seja dotada de uma configuração proporcionada em uma seção de processamento de banda básica normal.
Conforme mostrado na figura 22, uma seção de demodula- ção/decodificação de concessão de agendamento 1400 demodula e decodi- fica uma concessão de agendamento transmitida a partir do aparelho de es- tação base 20. De modo mais específico, a seção de demodula- ção/decodificação de concessão de agendamento 1400 comuta o método de interpretação da concessão de agendamento baseado em se a concessão de agendamento demodulada inclui ou não instruções para transmissão de SRS Aperiódico.
44/53 | Por exemplo, quando a concessão de agendamento que é de- modulada e decodificada não incluir instruções para transmissão de SRS Aperiódico (isto é, "solicitação de SRS Aperiódico" for ajustada para "0" con- forme mostrado na figura 19A) e o formato DCI indicado em um primeiro bit for"0",a seção de demodulação/decodificação de concessão de agenda- mento 1400 interpreta a concessão de agendamento como a concessão de agendamento em UL mostrada na figura 19A, e adquire informações de alo- cação de recurso de rádio (atribuição de bloco de recurso e alocação de re- curso de salto), informações de esquema de modulação/codificação (MCS e RV), informações de retransmissão (NDI), informações de controle de potên- cia de transmissão (TPC), etc. A seção de demodulação/decodificação de . concessão de agendamento 1400 insere as informações de esquema de . modulação/codificação (MCS e RV) e as informações de retransmissão (ND!) adquiridas em uma seção de geração de sinal de canal de dados "15 1406, insere as informações de alocação de recurso de rádio (atribuição de . bloco de recurso e alocação de recurso de salto) em uma seção de mapea- mento de PUSCH 1408, e insere as informações de controle de potência de transmissão (TPC) em uma seção de controle de potência de transmissão
1411.
Entretanto, quando a concessão de agendamento que é demo- dulada e decodificada incluir instruções para transmissão de SRS Aperiódico (isto é, "solicitação de SRS Aperiódico" for ajustada para "1" conforme mos- trado na figura 19B), a seção de demodulação/decodificação de concessão de agendamento 1400 interpreta a concessão de agendamento como uma concessão de SRS Aperiódico mostrada na figura 19B, e adquire a largura de banda de transmissão (TxBW), a posição de frequência, as informações de posição do subquadro (Comb), o grau de deslocamento cíclico (CS), as informações de controle de potência de transmissão estendida (TPC Esten- dido), a temporização de informações de controle de transmissão (TA), etc.
A seção de demodulação/decodificação de concessão de agendamento 1400 emite o grau de deslocamento cíclico (CS) a uma seção de geração de sinal de SRS Aperiódico 1401, emite a largura de banda de transmissão
45/53 | (TxBW), a posição de frequência, as informações de posição do subquadro (Comb) e similares a um seção de mapeamento de SRS Aperiódico 1402, emite a temporização de informações de controle de transmissão (TA) a uma seção de controle de temporização de transmissão 1410, e emite as infor- —mações de controle de potência de transmissão estendida (TPC Estendido) a uma seção de controle de potência de transmissão 1411.
Quando o grau de deslocamento cíclico (CS) e similares incluí- dos na concessão de SRS Aperiódico for inserido a partir da seção de de- modulação/decodificação de concessão de agendamento 1400, a seção de geração de sinal de SRS Aperiódico 1401 gera o SRS Aperiódico.
A seção de mapeamento de SRS Aperiódico 1402 mapeia o ' SRS Aperiódico gerado na seção de geração de sinal de SRS Aperiódico : 1401 aos recursos de rádio, de acordo com as informações incluídas na concessão de SRS Aperiódico inserida a partir da seção de demodula- "15 —ção/decodificação de concessão de agendamento 1400. A seção de mape- . amento de SRS Aperiódico 1402 emite o SRS Aperiódico mapeado aos re- cursos de rádio a uma seção de transformada rápida inversa de Fourier (IFFT) 1405.
Uma seção de geração de sinal de SRS Periódico 1403 gera o SRS Periódico em intervalos predeterminados. Uma seção de mapeamento de SRS Periódico 1404 mapeia o SRS Periódico gerado na seção de gera- ção de sinal de SRS Periódico 1403 aos recursos de rádio. A seção de ma- peamento de SRS Periódico 1404 emite o SRS Periódico mapeado aos re- cursos de rádio à seção de IFFT 1405.
A seção de geração de sinal de canal de dados 1406 gera o si- nal de cana! de dados em enlace ascendente (PUSCH) para transmitir os dados de transmissão inseridos a partir da camada superior, com base nas informações incluídas na concessão de agendamento em UL inserida a par- tir da seção de demodulação/decodificação de concessão de agendamento 1400, e emite o sinal de canal de dados gerado a uma seção de transforma- da discreta de Fourier (DCT) 1407.
A seção de DCT 1407 realiza um processamento de transforma-
da discreta de Fourier no sinal de canal de dados (PUSCH) inserido a partir da seção de geração de sinal de canal de dados 1406. A seção de DFT 1407 emite o sinal de canal de dados no domínio de frequência transforma- | do a partir do domínio de tempo à de mapeamento de PUSCH 1408. i A seção de mapeamento de PUSCH 1408 mapeia o sinal de ca- nal de dados inserido a partir da seção de DFT 1407 aos recursos de rádio indicados pela concessão de agendamento em UL inserida a partir da seção de demodulação/decodificação de concessão de agendamento 1400. A se- ção de mapeamento de PUSCH 1408 emite o sinal de canal de dados ma- peado aos recursos de rádio à seção de IFFT 1405. Em relação ao sinal de canal de dados inserido a partir da seção r de mapeamento de PUSCH 1408, o SRS Periódico inserido a partir da se- - ção de mapeamento de SRS Periódico 1404, e o SRS Aperiódico inserido a partir da seção de mapeamento de SRS Aperiódico 1402, a seção de IFFT “15 1405 realiza o processamento de transformada rápida inversa de Fourier no . sinal.
A seção de IFFT 1405 emite o sinal de canal de dados (PUSCH), SRS Periódico ou SRS Aperiódico no domínio de tempo transformado a partir do domínio de frequência a uma seção de adição de CP (Prefixo Cíclico) 1409 como um sinal de transmissão.
A seção de adição de CP 1409 adiciona um prefixo cíclico ao si- nal de transmissão no domínio de tempo inserido a partir da seção de IFFT 1405 para emitir à seção de controle de temporização de transmissão 1410. A seção de controle de temporização de transmissão 1410 con- trola a temporização de transmissão do sinal de transmissão emitido a partir da seção de adição de CP 1409, de acordo com a temporização de informa- ções de controle de transmissão (TA). No presente documento, a temporiza- ção de informações de controle de transmissão (TA) consiste em informa- ções indicativas da temporização de transmissão do sinal de transmissão, e é incluída em uma resposta RACH transmitida a partir do aparelho de esta- çãobase20 no momento do acesso inicial do aparelho de estação móvel 10. Além disso, a temporização de informações de controle de transmissão (TA) também é incluída na concessão de SRS Aperiódico que é transmitida a par-
47/53 | tir do aparelho de estação base 20 em intervalos inconstantes. Quando a temporização de informações de controle de transmissão (TA) incluída na concessão de SRS Aperiódico for inserida a partir da seção de demodula- ção/decodificação de concessão de agendamento 1400, a seção de controle detemporização de transmissão 1410 controla a temporização de transmis- são do sinal de transmissão, de acordo com a temporização de informações de controle de transmissão (TA) incluída na concessão de SRS Aperiódico. A seção de controle de potência de transmissão 1411 controla a potência de transmissão do sinal de transmissão, de acordo com as informa- ções de controle de potência de transmissão (TPC) ou informações de con- trole de potência de transmissão estendida (TPC Estendido). No presente " documento, conforme descrito anteriormente, as informações de controle de : potência de transmissão (TPC) são as informações de 2 bits incluídas na concessão de agendamento em UL, e servem para aumentar ou diminuir a “15 potência de transmissão em 4 níveis. Entretanto, conforme descrito anteri- - ormente, as informações de controle de potência de transmissão estendida (TPC Estendido) são as informações de 4 bits incluídas na concessão de SRS Aperiódico, e servem para aumentar ou diminuir a potência de trans- missão em 16 níveis.
De modo mais específico, a seção de controle de potência de transmissão 1411 controla a potência de transmissão do sinal de transmis- são na temporização | de acordo com a equação a seguir.
Ppuscu(i>amintP, 10/0910, (Meusca(i))+Po puscn(I)+a.PL+Atr (1)+(9i) No presente documento, P cmax é a potência de transmissão máxima, Meuscu(i) é uma largura de banda de transmissão na temporização ii, Po puscn(i) é a potência de recepção alvo na temporização i quando a per- da de propagação for suposta como sendo igual a "0", a é um fator de pon- deração de um TPC fracional, PL é um valor de medição da perda de propa- gação, Arr (i) é um deslocamento na temporização i dependente do MCS (Esquema de Modulação e Codificação) , e f (() é um valor de correção na temporização i pelas informações de controle de potência de transmissão (TPC) supramencionadas ou pelas informações de controle de potência de transmissão estendida (TPC Estendido). | A seção de controle de potência de transmissão 1411 aumenta ' ou diminui o valor de correção f (i) na temporização i em 4 níveis conforme mostrado na figura 20A, quando as informações de controle de potência de transmissão (TPC) incluídas na concessão de agendamento em UL forem inseridas a partir da seção de demodulação/decodificação de concessão de agendamento 1400. Entretanto, a seção de controle de potência de trans- missão 1411 aumenta ou diminui o valor de correção f (i) na temporização i em 16 níveis conforme mostrado na figura 20B, quando as informações de controle de potência de transmissão estendida (TPC Estendido) incluídas na concessão de SRS Aperiódico forem inseridas a partir ad seção de demodu- 7 lação/decodificação de concessão de agendamento 1400.
. O sinal de transmissão com a potência de transmissão controla- da na seção de controle de potência de transmissão 1411 é inserido à seção detransmissão/recepção 13 da figura 13, e é transmítido ao aparelho de es- : tação base 20 através da seção de amplificação 12 e da antena de trans- missão/recepção 11.
Portanto, no aparelho de estação móvel 10 de acordo com à modificação, quando a transmissão do sinal de canal de dados (PUSCH) for suspensa e, então, retomada, o aparelho de estação móvel 10 é capaz de ajustar adequadamente a potência de transmissão do sinal de canal de da- dos (PUSCH) após um lapso de tempo predeterminado, de acordo com as informações de controle de potência de transmissão estendida (TPC Esten- dido) incluídas na concessão de SRS Aperiódico transmitida a partir do apa- —relhode estação base 20. De modo similar, o aparelho de estação móvel 10 é capaz de ajustar adequadamente a temporização de transmissão do sinal de canal de dados (PUSCH) após um lapso de tempo predeterminado, de acordo com a temporização de informações de controle de transmissão (TA) incluídas na concessão de SRS Aperiódico transmitida a partir do aparelho deestaçãobase20.
A figura 23 é um diagrama de blocos funcional da seção de pro- cessamento de sinal de banda básica 24 que o aparelho de estação base 20 tem. Ademais, por motivos de conveniência de descrição, na seção de pro- | cessamento de sinal de banda básica 24 conforme mostrado na figura 23, | mostra-se somente a configuração relacionada ao método de transmissão de sinal de referência de acordo com o décimo primeiro aspecto da inven- ção, porém, supõe-se que a seção 24 seja dotada de uma configuração pro- porcionada em uma seção de processamento de banda básica normal.
Uma seção de remoção de CP 2400 remove um prefixo cíclico de um sinal de recepção inserido a partir da seção de processamento de sinal de banda básica 24 da figura 14 para emitir a uma seção de transfor- mada rápida de Fourier (FFT) 2401. A seção de FFT 2401 realiza um processamento de transforma- É da rápida de Fourier no sinal de recepção inserido a partir da seção de re- cepção de CP 2400. Dentre os sinais de recepção no domínio de frequência transformado a partir do domínio de tempo, a seção de FFT 2401 emite o sinal de recepção referente ao PUSCH a uma seção de demapeamento de - PUSCH 2402, emite o sinal de recepção referente ao SRS Periódico a uma seção de demapeamento de SRS Periódico 2403, e emite o sinal de recep- ção referente ao SRS Aperiódico a uma seção de demapeamento de SRS Aperiódico 2404. A seção de demapeamento de PUSCH 2402 demapeia o sinal de recepção referente ao PUSCH inserido a partir da seção de FFT 2401 no | domínio de frequência. A seção de demapeamento de PUSCH 2402 emite o sinal de recepção demapeado a uma seção de transformada discreta inversa de Fourier (IDFT) 2405. A seção de IDFT 2405 realiza um processamento de transfor- mada discreta inversa de Fourier no sinal de recepção inserido a partir da seção de demapeamento de PUSCH 2402. A seção de IDFT 2405 emite o sinal de recepção no domínio de tempo transformado a partir do domínio de frequência a uma seção de demodulação/decodificação de canal de dados
2405. A seção de demodulação/decodificação de canal de dados 2406 realiza um processamento de demodulação e um processamento de decodi-
ficação no sinal de recepção inserido a partir da seção de IDFT 2405 com base no formato de transmissão (esquema de modulação, taxa de codifica- ção). Os dados de recepção são reproduzidos pelo processamento de de- modulação e pelo processamento de decodificação. i A seção de demapeamento de SRS Periódico 2403 demapeia o sinal de recepção referente ao SRS Periódico inserido a partir da seção de FFT 2401 no domínio de frequência. A seção de demapeamento de SRS Periódico 2403 emite o sinal de recepção demapeado a uma seção de medi- ção de qualidade de canal em enlace ascendente 2407. A seção de demapeamento de SRS Aperiódico 2404 demapeia o sinal de recepção referente ao SRS Aperiódico inserido a partir da seção : de FFT 2401 no domínio de frequência. A seção de demapeamento de SRS ' Aperiódico 2404 emite o sinal de recepção demapeado à seção de medição de qualidade de canal em enlace ascendente 2407. A seção de medição de qualidade de canal em enlace ascen- . dente 2407 mede a qualidade de canal em enlace ascendente, com base no sinal de recepção referente ao SRS Periódico ou no sinal de recepção refe- rente ao SRS Aperiódico. A seção de medição de qualidade de canal em enlace ascendente 2407 emite a qualidade de canal em enlace ascendente medida a uma seção de controle de potência de transmissão/temporização de transmissão 2410.
A seção de controle de potência de transmissão/temporização de transmissão 2410 gera as informações de controle de potência de trans- missão (TPC), as informações de controle de potência de transmissão es- tendida (TPC Estendido), e a temporização de informações de controle de transmissão (TA), com base na qualidade de canal em enlace ascendente inserida a partir da seção de medição de qualidade de canal em enlace as- cendente 2407. As informações de controle de potência de transmissão (TPC) servem para controlar a potência de transmissão do sinal de canal de dados em enlace ascendente (PUSCH) em 4 níveis com base na qualidade de canal em enlace ascendente. Entretanto, as informações de controle de potência de transmissão estendida (TPC Estendido) servem para controlar a potência de transmissão do SRS Aperiódico e o sinal de canal de dados em enlace ascendente (PUSCH) em uma faixa de controle estendida (por e- xemplo, 16 níveis) mais ampla do que nas informações de controle de po- tência de transmissão (TPC), com base na qualidade de canal em enlace ascendente, e são geradas quando um acionador de transmissão da con- cessão de SRS Aperiódico for detectado. Assim como o acionador de trans- missão da concessão de SRS Aperiódico, por exemplo, existe um evento no qual uma seção de geração de sinal de concessão de agendamento 2409 recebe uma solicitação de agendamento a partir do aparelho de estação móvel 10 após um lapso de tempo predeterminado desde a última solicita ção de agendamento (isto é, o aparelho de estação móvel 10 retoma a ' transmissão suspensa do sinal de canal de dados (PUSCH)). Além disso, a . temporização de informações de controle de transmissão (TA) serve para controlar a temporização de transmissão do sinal de canal de dados em en- “15 lace ascendente (PUSCH) com base na qualidade de canal em enlace as- . cendente, e é gerada quando o acionador de transmissão da concessão de SRS Aperiódico for detectado. Ademais, a seção de controle de potência de transmissão/temporização de transmissão 2410 constitui a seção de controle de potência de transmissão e a seção de controle de temporização de transmissão.
Um programador em enlace ascendente 2408 realiza um agen- damento para o aparelho de estação móvel 10 transmitir um PUSCH, com base na qualidade de canal em enlace ascendente medida na seção de me- dição de qualidade de canal em enlace ascendente 2407. O programador em enlace ascendente 2408 emite as informações de agendamento deter- minadas pelo agendamento, e as informações de controle de potência de transmissão (TPC), as informações de controle de potência de transmissão estendida (TPC Estendido), e a temporização de informações de controle de transmissão (TA) determinada na seção de controle de potência de trans- missão/temporização de transmissão 2410 à seção de geração de sinal de concessão de agendamento 2409.
A seção de geração de sinal de concessão de agendamento
2409 constitui a seção de geração, e com base nas informações de agen- damento inseridas a partir do programador em enlace ascendente 2408, ge- ra uma concessão de agendamento.
De modo mais específico, a seção de geração de sinal de concessão de agendamento 2409 gera uma concessão de agendamento em UL conforme mostrado na figura 19A, em resposta a uma solicitação de agendamento a partir do aparelho de estação móvel 10. ! Entretanto, a seção de geração de sinal de concessão de agendamento 2409 gera uma concessão de SRS Aperiódico conforme mostrado na figura 19B, quando o acionador de transmissão da concessão de SRS Aperiódico conforme descrito anteriormente for detectado.
O sinal de concessão de a- gendamento em UL ou o sinal de concessão de SRS Aperiódico gerado na - seção de geração de sinal de concessão de agendamento 2409 é transmiti- . do ao aparelho de estação móvel 10 em enlace descendente através da se- ção de transmissão/recepção 23, da seção de amplificação 22 e da antena "15 detransmissão/recepção 21. Ademais, a seção de transmissão/recepção 23, . a seção de amplificação 22 e a antena de transmissão/recepção 21 constitu- em a seção de transmissão. | Portanto, o aparelho de estação base 20 de acordo com a modi- ficação é capaz de medir a qualidade de canal em enlace ascendente com baseno SRS Periódico que é transmitido periodicamente a partir do apare- lho de estação móvel 10, mesmo durante um período no qual não existe um sinal de canal de dados (PUSCH) transmitido a partir do aparelho de estação móvel 10. Consequentemente, o aparelho de estação base 20 é capaz de ajustar as informações de controle de potência de transmissão estendida (TPC Estendido), ou a temporização de informações de controle de trans- missão (TA), enquanto reflete a temporização de estado de canal mais pró- ximo na qual o aparelho de estação móvel 10 retoma a transmissão do sinal de canal de dados (PUSCH). Além disso, o aparelho de estação base 20 é capaz de ajustar as informações de controle de potência de transmissão es- tendida (TPC Estendido) com a faixa de controle aumentada de potência de transmissão, e, portanto, também quando o aparelho de estação móvel 10 retomar a transmissão suspensa do sinal de canal de dados (PUSCH) (isto é, também quando o estado de canal em enlace ascendente for significati- vamente diferente daquele na última transmissão do sinal de canal de dados (PUSCH)), é capaz de ajustar adequadamente a potência de transmissão do sinal de canal de dados (PUSCH) em uma faixa de controle mais ampla.
Nas descrições supramencionadas, a presente invenção é des- crita especificamente utilizando-se a Modalidade supramencionada, porém, | fica óbvio a um indivíduo versado na técnica que a invenção não se limita à Modalidade descrita na Descrição.
A invenção é capaz de ser praticada co- mo aspectos modificados e alterados sem que se divirja do assunto em questão e do escopo da invenção definido pelas descrições do escopo das reivindicações.
Consequentemente, as descrições da Descrição são desti- " nadas para explicação ilustrativa, e não apresentam qualquer significado : restritivo à invenção.
O presente pedido se baseia no Pedido de Patente Japonês "15 —No.2010-030372 depositado em 15 de fevereiro de 2010, no Pedido de Pa- . tente Japonês No.2010-087380 depositado em 5 de abril de 2010, no Pedido de Patente Japonês No.2010-105940 depositado em 30 de abril de 2010, e no Pedido de Patente Japonês No.2010-141019 depositado em 21 de junho de 2010, estando os conteúdos destes expressamente aqui incorporados a título de referência.

Claims (11)

REIVINDICAÇÕES
1. Método de transmissão de sinal de referência compreendendo as etapas de: transmitir uma concessão de agendamento de uplink incluindo umainstrução para transmissão de SRS (Sinal de Referência Sonoro) a par- tir de um aparelho de estação base; e transmitir um SRS a partir de um aparelho de estação móvel, em resposta às instruções para transmissão de SRS incluído na concessão de agendamento de uplink, em que o aparelho de estação móvel transmite o SRS, em um subquadro de um PUSCH (Canal Compartilhado de Uplink Físico) que a concessão de agendamento de uplink instrui a transmitir em um primeiro subquadro transmissível por SRS entre os últimos subquadros por um núme- ro predeterminado de subquadros após o subquadro do PUSCH.
2. Método de transmissão de sinal de referência, de acordo com a reivindicação 1, em que o aparelho de estação móvel transmite o SRS em um subquadro imediatamente anterior ao subquadro do PUSCH que a con- cessão de agendamento de uplink instrui a transmitir.
3. Método de transmissão de sinal de referência, de acordo com a reivindicação 1, em que o aparelho de estação móvel transmite o SRS em um subquadro anterior pelo número predeterminado de subquadros antes do subquadro do PUSCH que a concessão de agendamento de uplink instrui a transmitir.
4. Método de transmissão de sinal de referência, de acordo com areivindicação 1, em que o aparelho de estação base notifica o aparelho de estação móvel das informações de recurso para multiplexar o SRS utilizando tanto a concessão de agendamento de uplink quanto à sinalização de cama- da superior.
5. Método de transmissão de sinal de referência, de acordo com a reivindicação 1, em que quando o aparelho de estação base notífica, u- sando a concessão de agendamento de uplink, o aparelho de estação móvel de uma parte das informações de recurso para multiplexar os SRSs a partir de uma pluralidade de aparelhos de estação móvel incluindo o aparelho de estação móvel em um mesmo símbolo, a parte das informações de recurso sendo notificada usando outro bit de controle que constitui a concessão de agendamento de uplink.
6. Aparelho de estação móvel compreendendo: uma seção de recepção configurada para receber uma conces- são de agendamento de uplink incluindo uma instrução para transmissão de um Sinal de Referência Sonora (SRS) a partir de um aparelho de estação base; uma seção de transmissão configurada para transmitir o SRS em um subquadro de um Canal Compartilhado de Uplink Físico (PUSCH) que a concessão de agendamento de uplink instrui a transmitir ou em um primeiro subquadro transmissível por SRS dentre os últimos subquadros por um número predeterminado de subquadros após o subquadro de PUSCH.
7. Aparelho de estação móvel, de acordo com a reivindicação 6, em que o SRS é multiplexado em um último símbolo no subquadro do PUS- CH que a concessão de agendamento de uplink instrui a transmitir.
8. Aparelho de estação móvel, de acordo com a reivindicação 6, em que o SRS é multiplexado em um último símbolo em um subquadro ime- diatamente antes do subquadro do PUSCH que a concessão de agenda- mento de uplink instrui a transmitir.
9. Aparelho de estação base, compreendendo: uma seção de transmissão configurada para transmitir uma con- cessão de agendamento de uplink incluindo uma instrução para transmissão deum Sinal de Referência Sonora (SRS) para um aparelho de estação mó- vel; e uma seção de recepção configurada para receber o SRS trans- mitido a partir do aparelho de estação móvel em resposta à instrução para transmissão, em que o SRS é transmitido a partir do aparelho de estação mó- vel em um subquadro de um Canal Compartilhado de Uplink Físico (PUS- CH) que a concessão de agendamento de uplink instrui a transmitir ou em um primeiro subquadro transmissível por SRS dentre os últimos subquadros por um número predeterminado de subquadros após o subquadro de PUS- CH.
10. Aparelho de estação base, de acordo com a reivindicação 9, emque a seção de transmissão é configurada para transmitir informações de recurso para multiplexar o SRS para o aparelho de estação móvel usando tanto a concessão de agendamento de uplink quanto a sinalização de cama- da superior.
11. Sistema de comunicação de rádio compreendendo: um aparelho de estação base tendo: uma seção de transmissão configurada para transmitir uma concessão de agendamento de uplink incluindo uma instrução para transmissão de um Sinal de Referência Sonora (SRS); e uma seção de recepção configurada para receber o SRS transmitido a partir do aparelho de estação móvel em resposta à ins- trução para transmissão; e um aparelho de estação móvel tendo: uma seção de recepção configurada para receber uma concessão de agendamento de uplink a partir do aparelho de es- tação base; uma seção de transmissão configurada para transmitir o SRS em um subquadro de um Canal Compartilhado de Uplink Físico (PUSCH) que a concessão de agendamento de uplink ins- trui a transmitir ou em um primeiro subquadro transmissível por SRS dentre os últimos subquadros por um número predetermi- nado de subquadros após o subquadro de PUSCH.
BR112012019993-5A 2010-02-15 2011-02-15 método de transmissão de sinal de referência, aparelho de estação móvel e aparelho de estação de base BR112012019993A2 (pt)

Applications Claiming Priority (9)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2010030372 2010-02-15
JP2010087380 2010-04-05
JP2010-087380 2010-04-05
JP2010105940 2010-04-30
JP2010-105940 2010-04-30
JP2010-141019 2010-06-21
JP2010141019A JP5132723B2 (ja) 2010-02-15 2010-06-21 参照信号送信方法、移動局装置及び基地局装置
JP2010-030372 2010-12-20
PCT/JP2011/053079 WO2011099613A1 (ja) 2010-02-15 2011-02-15 参照信号送信方法、移動局装置及び基地局装置

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112012019993A2 true BR112012019993A2 (pt) 2020-08-18

Family

ID=44367876

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112012019993-5A BR112012019993A2 (pt) 2010-02-15 2011-02-15 método de transmissão de sinal de referência, aparelho de estação móvel e aparelho de estação de base

Country Status (8)

Country Link
US (1) US8797990B2 (pt)
EP (2) EP3579648B1 (pt)
JP (1) JP5132723B2 (pt)
KR (1) KR101554620B1 (pt)
CN (1) CN102754508B (pt)
AU (1) AU2011215189B2 (pt)
BR (1) BR112012019993A2 (pt)
WO (1) WO2011099613A1 (pt)

Families Citing this family (33)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2704341B1 (en) * 2011-04-25 2017-10-18 LG Electronics Inc. Efficient transmission of reference signals in wireless communication systems using carrier aggregation
CN106102150B (zh) 2011-08-17 2019-08-13 华为技术有限公司 终端发射上行信号的方法和终端
RU2014110364A (ru) * 2011-08-19 2015-09-27 Ска Ипла Холдингз Инк Система мобильной связи, оборудование инфраструктуры, терминал мобильной связи и способ передачи данных пользователя по восходящему каналу произвольного доступа
JP5990815B2 (ja) * 2011-11-07 2016-09-14 シャープ株式会社 基地局、端末、通信システムおよび通信方法
US9420553B2 (en) 2012-01-18 2016-08-16 Lg Electronics Inc. Method and apparatus for operating plural time alignment timers in wireless communication system using coordinated multipoint technology
EP2807776B1 (en) * 2012-01-24 2022-06-22 Interdigital Patent Holdings, Inc. Systems and methods for improved uplink coverage
EP2813024A1 (en) * 2012-02-10 2014-12-17 Nokia Solutions and Networks Oy Method and apparatus for transmitting a reference signal in a communication system
EP2903374A4 (en) * 2012-09-27 2016-06-08 Sharp Kk END DEVICE, COMMUNICATION PROCESS AND INTEGRATED CIRCUIT
US9655103B2 (en) * 2012-11-02 2017-05-16 General Dynamics C4 Systems, Inc. Method and apparatus for communicating in an increased coverage area to a wireless communication unit
US9131368B2 (en) * 2012-11-02 2015-09-08 General Dynamics C4 Systems, Inc. Method and apparatus for communicating in an increased coverage area to a wireless communication unit
CN103856309B (zh) * 2012-12-07 2017-05-10 中兴通讯股份有限公司 一种协同小区的探测参考信号资源配置方法及装置
KR102004544B1 (ko) * 2013-02-06 2019-07-26 노키아 테크놀로지스 오와이 무선 통신 시스템에서 채널측정 기준신호 전송 방법 및 장치
CN110430032B (zh) 2013-04-12 2022-04-12 北京三星通信技术研究有限公司 一种多子帧调度中的上行功率控制方法
US9270435B2 (en) * 2013-05-09 2016-02-23 Nokia Solutions And Networks Oy Sounding reference signal (SRS) usage
WO2014189304A1 (ko) * 2013-05-22 2014-11-27 엘지전자 주식회사 무선통신 시스템에서 단말의 통신 방법 및 이러한 방법을 이용하는 단말
KR20150022476A (ko) 2013-08-23 2015-03-04 삼성전자주식회사 디스플레이장치 및 그 제어방법
CN104468019B (zh) * 2013-09-13 2018-05-11 华为终端有限公司 信号资源的指示方法和设备
JP6376757B2 (ja) * 2014-01-14 2018-08-22 株式会社Nttドコモ ユーザ端末、無線基地局及び無線通信方法
CN105917709B (zh) * 2014-01-15 2020-05-19 Lg电子株式会社 控制无线通信中的上行链路功率的方法和装置
KR101838840B1 (ko) 2014-05-09 2018-03-14 후지쯔 가부시끼가이샤 무선 통신 시스템, 기지국 및 단말기
US10659967B2 (en) * 2014-06-10 2020-05-19 Qualcomm Incorporated Channel usage beacon signal transmissions based on uplink transmissions over an unlicensed radio frequency spectrum band
CN111770038A (zh) * 2014-12-16 2020-10-13 富士通株式会社 下行信道估计方法、装置、通信系统以及终端
US10356801B1 (en) * 2015-02-25 2019-07-16 Sprint Spectrum L.P. Systems and methods for improving spectral efficiencies in a wireless communication network
US10149255B2 (en) 2015-05-01 2018-12-04 Qualcomm Incorporated Low latency uplink power control
WO2017015813A1 (zh) * 2015-07-27 2017-02-02 华为技术有限公司 通信方法和网络设备
US11026142B2 (en) * 2016-01-20 2021-06-01 Qualcomm Incorporated Techniques for providing uplink-based mobility
CN107135053B (zh) * 2016-02-26 2019-08-16 北京佰才邦技术有限公司 探测参考信号的传输方法、装置及终端
WO2018058389A1 (zh) * 2016-09-28 2018-04-05 华为技术有限公司 一种传输探测参考信号的方法、终端设备和网络设备
CN109863800A (zh) * 2016-10-31 2019-06-07 华为技术有限公司 上行传输方法、终端设备和接入网设备
US10425205B2 (en) * 2016-12-22 2019-09-24 Qualcomm Incorporated Sounding reference signal transmission in low latency wireless transmissions
WO2018143882A1 (en) * 2017-02-06 2018-08-09 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Methods and apparatuses for determining a placement and duration of a transient period of an on/off time mask for uplink transmission
US10862640B2 (en) * 2017-03-24 2020-12-08 Qualcomm Incorporated Dynamic transient period configurations for shortened transmission time intervals
US20180368104A1 (en) * 2017-06-14 2018-12-20 Futurewei Technologies, Inc. System and Method for Indicating Scheduling Grants

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP4818942B2 (ja) * 2007-01-19 2011-11-16 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 基地局装置及び通信制御方法
EP3471443B1 (en) * 2007-08-14 2019-12-25 Panasonic Corporation Radio communication device and radio communication method
JP5046904B2 (ja) * 2007-12-13 2012-10-10 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 移動通信システム、基地局装置、ユーザ装置及び方法
JP5174554B2 (ja) * 2008-06-23 2013-04-03 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 移動通信方法、移動局及び無線基地局
JP2010028192A (ja) * 2008-07-15 2010-02-04 Panasonic Corp 無線送信装置及び無線送信方法
JP2010030372A (ja) 2008-07-28 2010-02-12 Mitsuba Corp ワイパ装置
JP5689220B2 (ja) 2008-10-01 2015-03-25 太陽誘電株式会社 圧電駆動素子及び圧電駆動装置
JP5396815B2 (ja) 2008-10-29 2014-01-22 日本ゼオン株式会社 重合性化合物、重合性液晶化合物、重合性液晶組成物、液晶性高分子及び光学異方体
JP2010141019A (ja) 2008-12-10 2010-06-24 Toshiba Corp 隔膜式コンサベータを有する油入変圧器
KR101807874B1 (ko) * 2010-03-05 2017-12-12 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서 비주기적 사운딩 참조 신호 전송 방법 및 장치
WO2011139053A2 (en) * 2010-05-01 2011-11-10 Pantech Co., Ltd. Apparatus and method for transmitting sounding reference signal in wireless communication system supporting multiple component carriers
JP4938123B1 (ja) * 2010-10-04 2012-05-23 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 無線基地局装置、移動端末装置、無線通信方法及び無線通信システム

Also Published As

Publication number Publication date
CN102754508A (zh) 2012-10-24
JP2011250386A (ja) 2011-12-08
KR101554620B1 (ko) 2015-09-21
AU2011215189A1 (en) 2012-09-13
US8797990B2 (en) 2014-08-05
WO2011099613A1 (ja) 2011-08-18
EP2538738A4 (en) 2017-06-21
EP3579648B1 (en) 2021-04-07
US20130039305A1 (en) 2013-02-14
EP3579648A8 (en) 2020-02-19
JP5132723B2 (ja) 2013-01-30
AU2011215189B2 (en) 2014-12-11
EP3579648A1 (en) 2019-12-11
CN102754508B (zh) 2015-08-26
KR20120127440A (ko) 2012-11-21
EP2538738A1 (en) 2012-12-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112012019993A2 (pt) método de transmissão de sinal de referência, aparelho de estação móvel e aparelho de estação de base
ES2955572T3 (es) Planificación de canal de enlace ascendente para retener ocupación de canal para un espectro inalámbrico sin licencia
TWI449366B (zh) A wireless base station apparatus, a mobile terminal apparatus, a wireless communication method, and a wireless communication system
JP6878278B2 (ja) 端末、無線通信方法、基地局及びシステム
KR102046638B1 (ko) 협동 다중 포인트 수신을 위한 상향 링크 제어정보 전송
US11659553B2 (en) Radio sidelink communications
JP5606836B2 (ja) 無線通信システム及び移動端末装置
JP6944927B2 (ja) 端末、無線通信方法、基地局及びシステム
JP2021029057A (ja) 端末、基地局、無線通信方法及びシステム
JP2018537024A (ja) レイテンシ低減を伴うフレキシブル時分割複信(tdd)サブフレーム構造
KR20090118077A (ko) 이동국, 기지국 장치, 무선통신 시스템 및 통신 제어방법
WO2016117643A1 (ja) ユーザ端末、無線基地局及び無線通信方法
US11337187B2 (en) Terminal and radio communication method
JP6883516B2 (ja) 端末及び無線通信方法
JP2019537291A (ja) 無線通信ネットワークのためのノード及び動作方法
JP5269236B2 (ja) 参照信号送信方法、移動局装置、基地局装置及び無線通信システム
JP7454075B2 (ja) 端末、無線通信方法及びシステム
US20220393794A1 (en) Timer handling in multiple active grant configurations
KR20150018702A (ko) 셀룰러 이동 통신 시스템에서 스케쥴링 요청 방법 및 장치
JP7227000B2 (ja) 端末、基地局、無線通信方法及びシステム

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: ARQUIVADO O PEDIDO DE PATENTE, NOS TERMOS DO ARTIGO 86, DA LPI, E ARTIGO 10 DA RESOLUCAO 113/2013, REFERENTE AO NAO RECOLHIMENTO DA 9A RETRIBUICAO ANUAL, PARA FINS DE RESTAURACAO CONFORME ARTIGO 87 DA LPI 9.279, SOB PENA DA MANUTENCAO DO ARQUIVAMENTO CASO NAO SEJA RESTAURADO DENTRO DO PRAZO LEGAL, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12 DA RESOLUCAO 113/2013.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2591 DE 01-09-2020 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.

B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]